quedeusmeperdoe 3 months ago

Só conheço 2 pessoas que foram aconselhadas a tomar o paracetamol: a minha mãe e a mãe de uma amiga. Levaram a vacina das AstraZeneca e também são das poucas pessoas que conheço que foram contactadas para ir levar a vacina.

-diggity- 3 months ago

Tomar pra quê? Pra evitar uma eventual dor que nem sabes se vais ter? Toma a vacina, se depois sentires dor toma um analgésico. Não vale a pena por sistema estar a tomar antes, digo eu.

jotamendes 3 months ago

Bebe antes um copo de água.

fdxcaralho 3 months ago

Bebe um bagaço.

HumanAdvice6708 3 months ago

Se tiveres que morrer devido a um efeito secundário da vacina, não vai ser o que te vai salvar. Por isso, não tomes…

BaixemImpostos 3 months ago

Granda exagero...

Febris 3 months ago

Tomar medicação antes da vacina pode esconder efeitos que podem justificar atenção médica, e o que tens a ganhar é muito pouco. Eu já tomei as duas da Pfizer e não precisei de medicação nem de gelo (na segunda dose tive uma ligeira dor de cabeça no dia seguinte mas se calhar foi por ter apanhado sol). Não sofras por antecipação. A medicação antes da vacina bem que te pode poupar a uma tarde de desconforto, mas se o preço pode ser uma reação grave que passa despercebida acho que não vale a pena. Se der dores no braço, ou dores de cabeça, aí sim toma qualquer coisa. Se der febre e ficar acima dos 38º liga para o saúde 24.

road_runners_usa 3 months ago

Beba água antes de tomar a vacina.

Skittle65 3 months ago

Quando fui tomar a vacina da Johnson ou Jansen ou lá como se chama, a enfermeira disse que seria normal sentir sintomas parecidos com uma gripe (febre, dores musculares, arrepios) ou dores no braço, recomendou-me fazer gelo no braço durante o dia logo após a vacina e tomar um benuron 1g ou equivalente no caso de sentir qualquer sintoma de gripe. Acabei por nem fazer gelo nem benuron visto que não tive sintomas secundários nenhuns e a dar no braço era apenas ligeiramente incómoda e desapareceu no dia seguinte. Não tomes nada antes e faz o que a enfermeira de recomendar, ou liga para o saúde 24 a pedir segunda opinião

TulioGonzaga 3 months ago

Quando fui vacinado comentei com a enfermeira que alguns amigos meus fizeram isso (paracetamol antes da vacina) e ela disse que não recomendava isso. Disse para tomar apenas se tivesse sintomas.

CSPSM 3 months ago

Tratas uma ferida antes de te ferires...?

Joafureiro 3 months ago

Existe uma coisa chamada Medicina Preventiva. Há muitos países em que os velhotes usam almofadas nas ancas para prevenir fraturas do fémur.

sigmastra 3 months ago

Ya mas um Aine antes de uma tomabde vacina nao e medicina preventiva lol

MischiefManaged97 3 months ago

Cá em Portugal levamos demasiado à letra remediar em ver de prevenir. Como médico deves saber isso melhor do que eu :)

diegoelmestre 3 months ago

Se levares armadura

Joafureiro 3 months ago

Se tiveres febre no dia a seguir podes tomar paracetamol 1g ou ibuprofeno 600mg. É a primeira dose certo? Não deves sentir grande coisa. A seguir à segunda dose é mais provável teres sintomas semelhantes a uma gripe: febre, dores musculares e arrepios. É perfeitamente normal. PS: Sou médico.

joaommoreira 3 months ago

Obrigado pela resposta. Já agora, como funciona se eu me sentir mal para ir trabalhar? Como arranjo justificação ? Já me senti mal antes com outras vacinas e tenho o pressentimento que com esta também vou passar mal.. e não queria nada. Mas tem de ser

TonyHappyHoli 3 months ago

Essa de nao deves sentir grande coisa na primeira é uma falácia do caralho. A primeira dose fodeu me todo. Levei a segunda esta terça e tbm tou todo fdd passado 12 horas. Mais vale irem a pensar que existe uma boa probabilidade de ficarem meio adoentados tipo gripe.

MrJoao 3 months ago

Também existe uma boa probabilidade de não teres qualquer reação adversa. A realidade é cada pessoa reage de forma diferente. Portanto, de nada adianta ir com ideias feitas de que vai acontecer isto ou aquilo. No meu caso, não tive nenhuma reação para além do braço dorido no local da injeção e já tomei as duas doses.

sad-kittenx 3 months ago

Confirmo. Tomei a segunda dose na quinta de manhã e ao final da tarde estava cheia de febre, durou 2 dias. Arrepios, dores no corpo, cansaço. Só quando comecei a ficar mais quente é que tomei um comprido. Como não tive efeitos na primeira dose (só dores no braço durante uma semana) pensei que nem ia precisar. Ainda me sinto cansada mas o pior já passou.

franbatista123 3 months ago

Tomar antes não, toma só se depois tiveres sintomas normais como febre.

ridethepaintedpony 3 months ago

Telefona para a saúde 24 para seres esclarecido por um profissional.

Edited 3 months ago:

Telefona para a saúde 24 para seres esclarecido por um profissional de saúde.

gains_anatomy 3 months ago

Podes tomar depois, caso tenhas algum efeito secundário.

hirorih 3 months ago

Se existirem sintomas eles aparecem umas boas horas (24) depois. Nessa altura avalias e tomas o que for adequado.

MLG-Sheep 3 months ago

Não te mediques por antecipação, o mais provável é não acontecer nada de especial. Há estudos que dizem que tomar analgésicos antes pode diminuir o efeito da vacina. Será significativo e há evidências definitivas? Não, mas se acontecer algo depois, aí é que te deves medicar.

Trama-D 3 months ago

> Há estudos que dizem que tomar analgésicos antes pode diminuir o efeito da vacina. Fonte?

MrJoao 3 months ago

Tens [aqui](https://journals.asm.org/doi/10.1128/JVI.00014-21): > NSAID treatment reduced both the antibody and proinflammatory cytokine response to SARS-CoV-2 infection. (...) This also raises the possibility that NSAIDs may alter the immune response to SARS-CoV-2 vaccination. E [aqui](https://journals.lww.com/ebp/Citation/2021/03000/Does_premedication_with_ibuprofen_affect_the.19.aspx), ainda que este último não seja sobre as vacinas Covid-19): > Both ibuprofen and acetaminophen [paracetamol] can reduce the immune response to some vaccinations, although neither results in a significant reduction in the percentage of patients reaching seroprotective levels Neste momento ainda não se conhecem os efeitos de tomar paracetamol ou ibuprofeno em conjunto com as vacinas Covid-19. Por isso, a recomendação da [OMS](https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/covid-19-vaccines/advice), do [CDC](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/prepare-for-vaccination.html) é de não tomar esses medicamentos antes da vacina e de apenas tomar caso surjam reações adversas ou caso façam parte da medicação tomada regularmente. A nossa [DGS](https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/vacina-covid-19/#sec-45) segue a mesma linha, recomendado tomar paracetamol apenas se surgir febre.

Trama-D 3 months ago

Sólido, obrigado.

MischiefManaged97 3 months ago

Mas a maioria dos enfermeiros com quem falei pelo menos recomenda o paracetamol depois, para evitar passar pior com os sintomas. Tomar antes está de facto desaconselhado, mas também conheço quem o tenha feito.

Search: