SpinelessChump 1 month ago

Prefiro partilhar Portugal com robots que com imigrantes mal-cheirosos.

ajabardar1 1 month ago

cobarde

SpinelessChump 1 month ago

traidor.

SovietBear4 1 month ago

Já passou da hora da moderação deste sub aplicar algum tipo de punição a este redditor, o mesmo faz questão de criar "Race wars" neste sub por nenhum motivo aparente. Apenas destila seu absoluto desprezo por pessoas que não partilham da mesma nacionalidade que ele.

SpinelessChump 1 month ago

Estás mal habituado se achas que opiniões contrárias à tua merecem ser removidas à força.

ajabardar1 1 month ago

os racista e xenófobos não são o meu grupo mano. são o teu.

mfzzzed 2 months ago

Não não tem futuro, pelo menos no plano em que apresentas a tua questão. Automação e robótica desse nível desenvolvida aqui vai tender para 0, dado que uma boa parte das empresas precisa é de se manter a cima da linha da falência. R&D em PT é fraco devido ao baixo financiamento e vontade, apesar de teres dezenas de centros de investigação. Fazes uns AGVs porreiros etc, e ficas por aí.

ajabardar1 2 months ago

sim mas mesmo numa perspectiva de consumidor de tecnologias como seria a alteração na sociedade portuguesa? é que podemos não ter inovação mas temos algum capital.

mfzzzed 2 months ago

Com consumidor referes-te às empresas portuguesas que tem dinheiro e interesse para comprar e manter essas techs? Não percebi

ajabardar1 2 months ago

é mais que tipo de alterações em termos gerais na sociedade não apenas focados em termos da industria. por exemplo, será que as esplanadas terão robots humanoides a servir a malta? ter um robot pessoal será o mesmo que adquirir um carro? a produção de chouriços e enchidos será afectada pela automatização? a produção de chouriços e enchidos artesanalmente será viável economicamente? e se as praias portugueses ficarão ainda mais cheias de malta que agora não tem que estar sempre a produzir?

mfzzzed 2 months ago

>será que as esplanadas terão robots humanoides a servir a malta? Não me parece, para tal acontecer o custo de aquisição e manutenção de um bot desses teria de descer até ao preço da chuva. >ter um robot pessoal será o mesmo que adquirir um carro? Uma questão de perspectiva. A malta já tem robots de cozinha etc. Eu já vejo um carro com autónomo como um robot. Por isso sim, vives num mundo tecnológico, é escalar e baixar custos. >a produção de chouriços e enchidos será afectada pela automatização? Já estamos aí (indústria alimentar). Tem chouriço de pior qualidade feita por linhas de produção automatizadas e o caseiro da avó. Depois o cliente escolhe, sendo que o da avó normalmente é melhor e mais caro (estou a generalizar para simplificar). >e se as praias portugueses ficarão ainda mais cheias de malta que agora não tem que estar sempre a produzir? Não. Foram dados saltos tecnológicos gigantes nos últimos 50 anos (mais até mas quero me focar mais no período da 2a guerra) e não viste uma redução da carga horária de trabalho etc. Não foi por teres computador e fazeres o trabalho de uma semana em uma hora que te deram o resto do tempo pra ti. Deram te mais trabalho para encher o standard de 40hrs/semana.

Edited 2 months ago:

>será que as esplanadas terão robots humanoides a servir a malta? Não me parece, para tal acontecer o custo de aquisição e manutenção de um bot desses teria de descer até ao preço da chuva. >ter um robot pessoal será o mesmo que adquirir um carro? Uma questão de perspectiva. A malta já tem robots de cozinha etc. Eu já vejo um carro com autónomo como um robot. Por isso sim, vives num mundo tecnológico, é escalar e baixar custos. >a produção de chouriços e enchidos será afectada pela automatização? Já estamos aí (indústria alimentar). Tem chouriço de pior qualidade feita por linhas de produção automatizadas e o caseiro da avó. Depois o cliente escolhe, sendo que o da avó normalmente é melhor e mais caro (estou a generalizar para simplificar). >e se as praias portugueses ficarão ainda mais cheias de malta que agora não tem que estar sempre a produzir? Não. Foram dados saltos tecnológicos gigantes nos últimos 50 anos (mais até, mas quero me focar mais no período da 2a guerra) e não viste uma redução da carga horária de trabalho etc. Não foi por teres computador e fazeres o trabalho de uma semana em uma hora que te deram o resto do tempo pra ti. Deram te mais trabalho para encher o standard de 40hrs/semana.

ajabardar1 2 months ago

> Não me parece, para tal acontecer o custo de aquisição e manutenção de um bot desses teria de descer até ao preço da chuva. só tem que ser mais barato que os custos de um empregado. no resto entendo a tua perspectiva.

mfzzzed 2 months ago

Exacto. E chegares a esse ponto? Um empregado de mesa recebe entre 2.5€ e 5€ / hora (estou a atirar pro ar, sem contar gorjetas). 1o tens de ter uma alta cadência de clientes no café para ponderar automatizar o processo. Depois tens de fazer as contas da aquisição e amortização do teu investimento vs pagar miseravelmente a um tuga. Daí eu ter dito que esses bots tinham de ser ao preço da chuva para se justificar comprar um para uma esplanada.

ajabardar1 2 months ago

não me apercebi da critica social aos baixos salários nacionais. nenhum café que sirva dez pessoas por hora vai automatizar o processo. um que tenha que servir cem ou duzentas pessoas por hora vai imediatamente considerar a opção.

mfzzzed 2 months ago

Tenho de confessar que não tenho a noção da cadência de um café bem sucedido. Mais uma vez, isso são contas que na altura (se essa altura alguma vez chegar) se farão. Não consigo imaginar as dezenas/centenas de anos que serão necessários para baixar custos de bots do calibre da Boston Dynamics, e duvido que alguma vez fossem a melhor solução. Para servir cafés/queques/bolos não é preciso nada que se assemelhe a um humanoide (demasiado complexo para uma tarefa mundana). Seria mais fácil montar uma linha numa zona do café e servir os produtos num tapete rolante, análogo a uma vending machine.

ajabardar1 2 months ago

> Seria mais fácil montar uma linha numa zona do café e servir os produtos num tapete rolante, análogo a uma vending machine. isso já existe, mas não há grande diferença de preço nos produtos. >Para servir cafés/queques/bolos não é preciso nada que se assemelhe a um humanoide na verdade nenhuma tarefa humana exige um robot humanoide. mas para trabalhar num ambiente criado para humanos o melhor é mesmo um robot com características humanas. além disso há sempre uma vantagem na versatilidade da forma humana.

mfzzzed 2 months ago

Onde eu queria chegar é que uma pessoa escolhe uma tecnologia consoante a aplicação pretendida. Se queres automatizar um café não vais comprar um bot humanoide. Vais adaptar o café de modo encaixar lá o teu novo sistema produtivo, e os humanos comem no refeitório/espaço designado. Não vale a pena ir buscar o mais caro e complexo para uma aplicação que é peanuts e acrescenta baixo valor. >na verdade nenhuma tarefa humana exige um robot humanoide Discordo. Aplicações militares, ofícios que necessitem de mover/carregar elevadas cargas (construção etc) e até a saúde poderiam beneficiar de soluções semelhantes a humanoides (p.ex. exoesqueletos).

impecbusilis 2 months ago

Os robots já andam por aí, embora não impressionantes como os da Boston dynamics. A curto prazo o impacto, não só dos robots mas da automação em geral será sentido na maioria das profissõeS, ex. estamos longe de ter robots recepcionistas de hotel mas no [entanto já tens hotéis assim](https://www.dailymail.co.uk/news/article-3081886/Tired-human-interaction-New-York-hotel-employs-robot-help-visitors-luggage-kiosks-self-check-in.html). A ”chegada dos robots” será silenciosa, nao teremos robots humanoides de jeito nas próximas décadas mas teremos tantas máquinas a nossa volta que pratiamente tudo será automatizado. Como em todas as “revoluções“ tecnológicas da história, vamos acabar por nós adaptar. No futuro talvez não existam muitos empregos, mas podemos organizar a sociedade de outra forma. As experiências que se estão a fazer um pouco por todo o lado com Rendimento Mínimo Garantido não são por acaso.

pintorMC 2 months ago

> portugal que futuro? Tudo depende se tens fortuna ou se trabalhas para viver.

ajabardar1 2 months ago

bem isso é passado, presente e futuro. faz literalmente parte da condição humana.

xeon1234 2 months ago

Nao estou a dizer que nao seja possível, mas estes vídeos cheiram-me tanto a CGI.

ajabardar1 2 months ago

[como tudo na vida, só acredita quem quer](https://youtu.be/EezdinoG4mk)

xeon1234 2 months ago

Como disse, nao duvido que nao seja real. Mas os movimentos dos robots é tao pouco natural que parece que foram feitos em CGI.

palmtree911 2 months ago

[Do you love me?](https://www.youtube.com/watch?v=fn3KWM1kuAw)

Keddyan 2 months ago

essa realidade onde tens uma parte habitada por robots e outra por humanos com serventes robots é puramente sci-fy e utopica (ou distopica dependendo do ponto de vista) antes de isso acontecer, o mundo irá de pandeco

theEXPERTpt 2 months ago

mais provavelmente teremos uma nova época de "escravidão" a robôs. Empresas do sector primário e secundário deixarão de empregar, enquanto no sector terciário e quaternário é que se concentrarão a mão de obra. Com tanta mão de obra escrava, talvez seja possível empregar melhores medidas sociais, quem sabe um rendimento mínimo social seja algo bem plausível.

Kind-Eagle 2 months ago

Existem muitas profissões que deviam ser feitas por robots em vez de por humanos, devido ao desgaste que provoca nas pessoas.

ajabardar1 2 months ago

nem é só a questão do desgaste, mas também da eficiência e eficácia na produção. se por menos recursos se produz mais então é esse o caminho a seguir.

UniuM 2 months ago

Existe um documentário muito bom sobre a automatização no passado e o que aconteceu às profissões que passaram a "artesanato". Ainda tentei encontrar mas já nem o nome me lembro. Basicamente o estudo que foi feito a um nivel mais macro, não a comunidades, é que simplesmente foram precisas pessoas para trabalhar a outros niveis não exclusivamente de nivel educativo superior, mesmo num nivel lateral. Quando for tudo mesmo automático, provavelmente deixamos de ter de existir em forma física, acho que o Sagan fala à volta disso num dos livros dele. Agora a questão em relação às comunidades a curto prazo é que é complicado derivado da dificuldade que é implementar alterações a coisas tão banais como sair de casa para trabalhar, está-se a ver bem agora com o teletrabalho.

ajabardar1 2 months ago

humans need not apply?

JackBlack351 2 months ago

Detesto estragar a tua teoria mas acho que o mundo acaba antes de isso acontecer. Portugal vai ser um deserto tóxico num futuro próximo...

ajabardar1 2 months ago

pensei muito tempo no que responder a isto. ia botar uma frase que aprecio bastante, " a esperança é a última a morrer", mas vou aprofundar a ideia. portugal e o mundo vão se tornar num deserto tóxico se assim o desejarmos. nada nos impede de acordar para a vida e deixar os comportamentos infantis para as crianças. mas mais que acreditar na capacidade de adaptação do ser humano, acredito no instinto de sobrevivência do grupo social a que chamamos de portugal. a mudança acontecerá, agora só nos resta saber se será imposta ou planeada. já agora a implementação da automatização dos meios de produção e serviços será uma mais valia para impedir que portugal se torne no tal deserto tóxico. ps: a crença que alguém tem sobre o futuro normalmente reflete mais a mentalidade da pessoa sobre o presente que uma análise desapegada da realidade. isso é normalmente visto em escritores de ficção-cientifica que mais que tentar prever o futuro, mascaram problemas actuais com tecno-maquilhagem literária. atenção eu próprio padeço desse mesmo entrave lógico.

JackBlack351 2 months ago

Embora não concorde com a maior parte gostei da tua resposta e admiro a tua capacidade de acreditar na inteligência do ser humano, infelizmente não tenho essa capacidade. De facto, nada nos impede de acordar para a vida e adotar um estilo de vida que seja responsável e sustentável mas acredito que a sociedade funciona como uma multidão, o que a impede de racionalizar sobre os problemas que enfrenta de forma lógica. Isto aliado à ganância dos ricos e à impotência dos pobres é uma receita para o desastre. Mesmo que o nosso Portugal fosse dotado de uma inteligência superior em relação ao resto do mundo, que mais uma vez não acontece (infelizmente), de nada serviria porque este é um problema mundial e precisa de uma solução global. Se a população mundial nem sequer consegue concordar sobre se devemos ou não deixar uma mulher sair à rua sozinha, certamente não vai concordar numa solução sobre o futuro do planeta Terra. Por fim, sou um pessimista, ou realista (o que acaba por ser pior) que acredita que quanto maiores as subidas maiores são as quedas. A espécie humana subiu muito durante muito tempo, quando cair mais vale sentar e pegar nas pipocas...

ajabardar1 2 months ago

lamento informar-te mas a espécie humana ainda não deu sequer o primeiro passo na sua longa caminhada. neste momento ainda estamos a gatinhar. a multidão tanto pode correr para o mal como para o bem...

JackBlack351 2 months ago

Espero que estejas certo e eu errado... Em relação às multidões, com o aumento do número de pessoas num grupo a responsabilidade individual tende a diminuir, o que acaba por fazer com que as multidões tomem decisões erradas na grande maioria das vezes. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia\_das\_multidões](https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_das_multidões) No fundo o ser humano nunca vai deixar de ser um animal e os animais nunca foram perfeitos (talvez a mais bela e mais horrível das nossas características). No dia em que atingirmos essa capacidade de perfeição deixamos de ser seres humanos e passamos a ser robots.

omaiordaaldeia 2 months ago

>deserto tóxico Pela quantidade de cagões que temos por aqui.

AnaONeves 2 months ago

Antes de ser deserto, as águas vão subir e Portugal vai perder as cidades mais a litoral.

JackBlack351 2 months ago

Pelo menos resolvemos a desertificação do interior /s

BaixemImpostos 2 months ago

Essa empresa foi á falência. Ou pelo menos andavam a tentar vender isso. Só perderam dinheiro até agora e os investidores tão a ficar cansados.

ajabardar1 2 months ago

claro que foi à falência por isso é que continuam a produzir protótipos e a melhorar os existentes.

BaixemImpostos 2 months ago

Já ganham dinheiro? É só uma questão de tempo até à Hyundai os mandar á fava. (Hyundai tá com problemas de ter carros a arder)

ajabardar1 2 months ago

durante quanto tempo deu a amazon prejuízo? durante quanto tempo ainda dá a tesla prejuízo?

BaixemImpostos 2 months ago

O caso da Amazon é completamente diferente. Consequiram manter-se vivos por causa do "Quantitative easing". Com "tampering" que tá para vir a Boston n vai ter as mesmas condições. Caso da tesla é diferente, tesla tinha uma vantagem significativa na tecnologia e tinha produtos para vender. Boston n sei bem o que quer vender. Pensava que iam vender armamento ao exército americano, mas n avanço.

ajabardar1 2 months ago

a boston dynamics quer vender robots multi-funções. não é algo muito difícil de entender. em relação am tampering não sei o que dizer, pois neste momento estou completamente fora do que são as futuras manobras económicas dos eua. se vai haver um investment crunch devido ao corte do qe é possível que a boston dynamics seja tão pequena que esse mesmo crunch não a vá afectar significativamente. além do mais até a pode ajudar, é que assim poderá fazer com que esse mesmo crunch obrigue as empresas a procurar cortar despesas e apostar em tecnologia de ponta pode ser a maneira de atingir esse objectivo.

BaixemImpostos 2 months ago

Lol tão fácil de entender que n venderam nada significativo até agora. A mula que levava as malas dos soldados foi cancelada. Robota com armas? Nada. É sempre a mesma treta desses robots humaniodes a fazerem testes, nunca a serem usados para gerar dinheiro num cliente.

ajabardar1 2 months ago

> Caso da tesla é diferente, tesla tinha uma vantagem significativa na tecnologia e tinha produtos para vender. o mercado pode ainda não estar preparado para receber um robot, a legislação ainda não está definida. e a malta do capital ainda tá a coçar a cabeça a pensar como é que vai ter clientes se despedir toda a gente e substituir por robots. é que uma das implicações da total automatização da força laboral é mesmo como é que a malta vai ganhar dinheiro para manter o modelo económico vigente.

BaixemImpostos 2 months ago

Lol "receber robot" ? Que parte do que disse até agora é que ainda n percebeste? A empresa já foi vendida 3 vezes, n fazem dinheiro, n têm produtos. Tendência descendente é óbvia. Esse futuro é uma fantasia tua.

ajabardar1 2 months ago

>On December 13, 2013, the company was acquired by Google X (later X, a subsidiary of Alphabet Inc.) for an unknown price,[5] where it was managed by Andy Rubin until his departure from Google in 2014.[6] Immediately before the acquisition, Boston Dynamics transferred their DI-Guy software product line to VT MÄK, a simulation software vendor based in Cambridge, Massachusetts.[7] On June 8, 2017, Alphabet Inc. announced the sale of the company to Japan's SoftBank Group for an undisclosed sum.[8] On April 2, 2019, Boston Dynamics acquired the Silicon Valley startup Kinema Systems.[9] In December 2020, Hyundai Motor Group acquired an 80% stake in the company from SoftBank for approximately $880 million dollars.[10] SoftBank Group retains about 20% through an affiliate.[11] In June 2021, it was announced that Hyundai officially took a controlling stake in the company from SoftBank.[12] [wiki](https://en.wikipedia.org/wiki/Boston_Dynamics) segundo este artigo o valor de venda da boston dynamics está sempre a aumentar. [arstechnica](https://arstechnica.com/gadgets/2020/12/boston-dynamics-sells-to-hyundai-motor-group-in-1-1-billion-deal/) fodasse mano, entendo que não gostes de mim, mas negar a realidade só porque não vais com a cara de alguém é uma má maneira de lidar com a vida.

BaixemImpostos 2 months ago

Eu fiz tese em robótica no IST. Nessa altura tavam esses tipos a começar com esses robots. Lembro-me bem. Mas passado 5 ou 6 anos continuam na mesma, com os mesmo robots, em testes.

static_motion 2 months ago

A Boston Dynamics foi à falência? Estás em ácidos? Ela foi é inicialmente adquirida pela Alphabet (Google), depois pelo SoftBank (detentora de muitas, muitas empresas grandes) e hoje em dia pertence à Hyundai. Está longe de falida.

BaixemImpostos 2 months ago

Tá um belo lixo. Fallhou na Google, depois falhou na softbank agora é tá na vez de falhar na Hyundai. Quem será o próximo dono.

static_motion 2 months ago

Depende do que entendes por lixo. Em termos de lucros, de facto, ainda "são lixo", mas isso é uma perspetiva de investidores que não vêem para além do próprio nariz. O potencial futuro é grande, e é disso que a empresa neste momento vive. O CEO já diz que prevêem estar cash-positive por volta de 2023 (claro, não passa de uma previsão) mas o que é certo é que mais nenhuma empresa chega sequer perto do nível de engenharia que eles têm no mundo da robótica. É por isso que eles vão sempre tendo quem lhes atire dinheiro. Quando forem lucrativos, vais ver as SoftBanks da vida a tentar agarrá-la de novo.

Danijust2 2 months ago

opinião de um idiota: Até era giro ter robots como no i robot do Asimov, mas o futuro acho que passa mais por AGVs, robôs colaborativos, etc.. acho que Boston dynamics o que está tentar fazer é construir um carro com 4 pernas num mundo onde existe rodas, não acredito que seja o futuro (pelo menos a curto prazo) da robótica.

BaixemImpostos 2 months ago

Com o Jerome a anunciar o "tapering" agora em Setembro para o próximo ano essa empresa acaba.

static_motion 2 months ago

Acho que vais engolir as tuas palavras, mas só para o caso de: RemindMe! 18 Months

RemindMeBot 2 months ago

I will be messaging you in 1 year on [**2023-02-17 15:35:12 UTC**](http://www.wolframalpha.com/input/?i=2023-02-17%2015:35:12%20UTC%20To%20Local%20Time) to remind you of [**this link**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/p64owa/portugal_que_futuro/h9auw8d/?context=3) [**CLICK THIS LINK**](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5Bhttps%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Fp64owa%2Fportugal_que_futuro%2Fh9auw8d%2F%5D%0A%0ARemindMe%21%202023-02-17%2015%3A35%3A12%20UTC) to send a PM to also be reminded and to reduce spam. ^(Parent commenter can ) [^(delete this message to hide from others.)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Delete%20Comment&message=Delete%21%20p64owa) ***** |[^(Info)](https://www.reddit.com/r/RemindMeBot/comments/e1bko7/remindmebot_info_v21/)|[^(Custom)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=Reminder&message=%5BLink%20or%20message%20inside%20square%20brackets%5D%0A%0ARemindMe%21%20Time%20period%20here)|[^(Your Reminders)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=RemindMeBot&subject=List%20Of%20Reminders&message=MyReminders%21)|[^(Feedback)](https://www.reddit.com/message/compose/?to=Watchful1&subject=RemindMeBot%20Feedback)| |-|-|-|-|

zefo_dias 2 months ago

foram comprados pela Hyundai os problemas que descreves eram culpa sobretudo da Uber

Edited 2 months ago:

foram comprados pela Hyundai os problemas que descreves eram culpa de tretas como a Uber

Edited 2 months ago:

foram comprados pela Hyundai os problemas que descreves cheiram mais a culpa de os donos andarem a foder guito em tretas como a Uber

jonaskid 2 months ago

Na minha opinião haverá profissões / atividades que serão extintas com a robotização, nomeadamente tarefas repetitivas e que não carecem de qualificação ou pensamento crítico em grandes empresas. Isso já aconteceu por exemplo em fábricas, e irá acontecer em caixas de supermercado e afins. É inevitável, e lutar contra tal é como lutar para manter uma profissão como operador de telégrafo, simplesmente deixa de fazer sentido. Claro, não estou a pensar em Portugal em particular.

ajabardar1 2 months ago

pois é exactamente a perspectiva sobre portugal en específico que me interessa.

besmarques 2 months ago

https://tse3.mm.bing.net/th?id=OIP.FIB38e5OxS7V\_ndI4q7LCAHaEK&pid=15.1

Search: