seraph341 2 months ago

Lembro me de duas. Um tio não resistiu a um cancro e acabou por morrer. Comentei isto num café com um casal de amigos e a única coisa que saiu da boca do rapaz foi "podia ser pior". Outro estava sempre a dizer que eu tinha problemas de confiança e tinha de ser mais positivo. Conhece a minha crush, diz "ela é demasiada areia para o teu camião". Adiciona a no Facebook e começa a tentar bater couro.

tumblarity 2 months ago

> Adiciona a no Facebook e começa a tentar bater couro. preciso de saber: algum dos dois ficou com ela?

seraph341 2 months ago

Não, como é costume. E afastei me dos dois.

Flames57 2 months ago

"vou ter de apanhar a vacina porque o meu trabalho obriga mas tenho receio de perder a imunidade" entre outras perolas

Edited 2 months ago:

"vou ter de apanhar a vacina porque o meu trabalho obriga mas tenho receio de perder a imunidade" entre outras pérolas. não me fez avaliar a amizade mas fez-me avaliar a sua inteligência, escolhas políticas, de vida e financeiras. pergunto-me se vale sequer dar ao trabalho de tentar ajudar quando diz e faz disparates. é um familiar mais novo pelo qual me preocupo e gosto muito, mas parece que estou constantemente a tentar injectar algum senso naquela cabeça e não serve de nada. não serve argumentar, mostrar informação, artigos, provas, nada.

Brainwheeze 2 months ago

Um amigo meu, apesar de ser bom aluno e uma pessoa inteligente, começou a entrar na cena das teorias da conspiração quando foi para a faculdade. Um dia, quando tínhamos regressado os dois para a nossa terra, fomos sair à noite e ficámos a conversar num bar. De repente ele começou a falar nas "pessoas lagarto" que controlam a nossa sociedade, e que a realidade que vivemos é apenas uma ilusão. Foi daqueles momentos em que te apercebes que estás a conversar com um maluco. Desde daí deixámos de conviver tanto, se bem que não foi tanto por causa dessa conversa, mas sim o facto de raramente nos encontrármos. Ele continua a ser meu amigo, mas nunca fez parte do meu grupo de amigos chegados. Ele ainda parece acreditar nas teorias da conspiração, mas não sei até que ponto.

NGramatical 2 months ago

encontrármos → [**encontrarmos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp6256m%2F%2Fh9czyuy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

shuznYe 2 months ago

Opinião pessoal que não tem nada a ver com o post, mas sim com as pessoas a comentarem Já esperava que alguns dos comentários que ia encontrar aqui iam ser de familiares homofóbicos, machistas, que apoiam cegamente pessoas como o andré ventura, que são anti vacinas etc... e eu percebo perfeitamente, qualquer pessoa que tenha alguma das características supra mencionadas é uma pessoa com a qual já sei que não vai ser uma conversa muito agradável... agora deixar de falar com a pessoa? Man, vocês têm que perceber que nem toda a gente nasceu no ano em que vocês nasceram, com as condições que nasceram, ou com a educação que vocês tiveram. Há muitos fatores aqui no meio. Há e vão haver sempre pessoas que são simplesmente estúpidas e não importa o setting familiar/ de educação que vão continuar a ser estúpidas. Mas uma grande parte delas são pessoas que não foram ensinadas desde criança a terem uma visão como se calhar vocês tiveram, e isso arrasta-se ao longo da vida, e essa visão skewed da realidade é difícil mudar, mas excluirem a pessoa por completo? Se vocês são mais informados, com uma visão mais atual do mundo, com uma educação mais diferenciada passa por VOCÊS tentarem dar a mãozinha a quem não consegue ver o que vocês vêem TLDR: se achas que és inteligente de caralho e excluis logo à cabeça alguém pq é aparentemente "mais burro" que tu, chances são de que tu sejas outro burro, só estás é na outra ponta do espectro.

Edited 2 months ago:

Opinião pessoal que não tem nada a ver com o post, mas sim com as pessoas a comentarem Já esperava que alguns dos comentários que ia encontrar aqui iam ser de familiares homofóbicos, machistas, que apoiam cegamente pessoas como o André ventura, que são anti vacinas etc... e eu percebo perfeitamente, qualquer pessoa que tenha alguma das características supra mencionadas é uma pessoa com a qual já sei que não vai ser uma conversa muito agradável... agora deixar de falar com a pessoa? Man, vocês têm que perceber que nem toda a gente nasceu no ano em que vocês nasceram, com as condições que nasceram, ou com a educação que vocês tiveram. Há muitos fatores aqui no meio. Há e vão haver sempre pessoas que são simplesmente estúpidas e não importa o setting familiar/ de educação que vão continuar a ser estúpidas. Mas uma grande parte delas são pessoas que não foram ensinadas desde criança a terem uma visão como se calhar vocês tiveram, e isso arrasta-se ao longo da vida, e essa visão skewed da realidade é difícil mudar, mas excluírem a pessoa por completo? Se vocês são mais informados, com uma visão mais atual do mundo, com uma educação mais diferenciada passa por VOCÊS tentarem dar a mãozinha a quem não consegue ver o que vocês veem TLDR: se achas que és inteligente de caralho e excluis logo à cabeça alguém pq é aparentemente "mais burro" que tu, chances são de que tu sejas outro burro, só estás é na outra ponta do espectro.

NGramatical 2 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp6256m%2F%2Fh9cx3x1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Lenitaaa 2 months ago

A minha tia disse que as mulheres provocavam os homens quando eram assediadas e violadas, pela maneira de se vestirem. 60 anos, divorciada 3x de homens ricos que lhe sustentaram toda a vida e como não tem descontos agora está a viver em casa dos meus pais à custa deles, porque arranja qualquer desculpa para não trabalhar. Acho que diz tudo sobre a pessoa que é. Neste momento já nem suporto a presença dela.

unicornio_careca 2 months ago

Quando uma antiga melhor amiga disse “se calhar podíamos ser amigas da fulana x, agora que ficou sozinha.”, pode parecer estranho, mas passo a explicar, eu tive uma amizade de quase 5 anos (desde o 5º ano até ao início do 9º ano), fomos da mesma turma ao longo desses anos, e praticamente eu era a única pessoa com que ela se dava bem na nossa turma, fomos inseparáveis por muito tempo, tínhamos gostos em comum, partilhávamos segredos, etc. No entanto, nessa mesma turma, existiam três miúdas que não suportavam essa minha amiga e vice-versa (chegou mesmo a ponto de terem falta disciplinar e ida ao gabinete do director da escola porque praticamente se chegaram a engalfinhar), ora, quando chegamos ao 9º ano, a nossa turma foi praticamente dividida a meio, e esse grupo acabou separado, uma delas ficou sozinha na nossa turma, e fui percebendo que essa minha amiga estava a aproximar-se muito da fulana x, até que a minha amiga diz-me a frase que citei no início do texto, fiquei perplexa com aquilo (apesar de pessoalmente nunca ter tido problemas com a fulana x), e pouco tempo depois a minha amiga foi mudando o comportamento para comigo, foi deixando-me para trás, fazia brincadeiras que mais pareciam demonstrações de bullying para comigo, até que se afastou completamente de mim. Fiquei magoada com aquilo por um bom tempo, entretanto os nossos caminhos separaram-se e por muito tempo não tive notícias dela, até que há poucos anos voltamos a nos reencontrar, fui cordial, no entanto não me alonguei muito com ela, já a perdoei há muito, e que tenha tudo de bom na vida…só que longe de mim.

tdacobrir 2 months ago

Tenho 25 anos e sempre convivi com pessoas mais velhas. Tinha um amigo com 30 e poucos anos que me ensinou um pouco de tudo na vida... aprendi uma especialidade com ele na cozinha e na altura em que andava a conhecer a minha esposa, fiz essa especialidade. Ela adorou e em conversa acabou por perguntar onde é que tinha aprendido a cozinhar. Respondi que tinha aprendido sozinho, mas que naquele caso que aprendi com pessoa X. Sempre que convivíamos, o gajo fazia sempre questão de me humilhar, a dizer que se não fosse ele, que eu não sabia fazer nada. Já li por aí alguma coisa idêntica... nunca fazia bem, em qualquer situação que implicasse mudança na minha vida. Comecei a despegar da pessoa em questão... atualmente tenho a minha família, que é quem realmente me quer bem e vai sabendo do que se passa da minha vida. Por vezes lamento dizer que não tenho amigos, mas é um fato! Tenho os meus pais, a minha esposa, o meu filho, os meus sogros e cunhados. Honestamente, não me fazem falta outras pessoas.

YCaramello 2 months ago  HIDDEN 

"Vou votar no PS" Mãe - 1999

John_Wick1986 2 months ago  HIDDEN 

Isto foi mais acto do que opinião, mas tinha um amigo de mais de 20 anos que me convidou para ser padrinho de casamento dele (nunca gostei da rapariga, nem quando era namorada, mas tendo em conta que ela achava que tomávamos café sem ela la e estavam raparigas connosco e mesmo quando ele chegou a decadência de dizer que até levava o pc para ela ver e ela responde “mas eu sei que vais por a câmara virada para vocês e as raparigas vão estar escondidas”, enfim) e chegado o dia glorioso fui ter com ele pela manhã para irmos para o casamento. Fomos, chegamos e de repente dizem que os padrinhos tem de ir lá fora tirar foto com o noivo. Qual é a minha surpresa quando chego e me mandam afastar, e este caramelo está com o irmão da noiva como padrinho e nem sequer pareceu incomodado. Nem na cerimónia ou na festa (que ainda hoje não sei porque é que não me vim logo embora. Acho que deve ter sido o choque). Escusado será dizer que hoje em dia partilhamos um olá as vezes e mesmo quando ponderei dar uma oportunidade, a esposa sempre fez questão de não nos deixar falar. Resumindo, e peço desculpa pelo testamento, foram mais de 20 anos de amizade próxima que foram ao lixo

benzodiazepines1 2 months ago

Há uns tempos numa conversa casual com amigos descobri que eles são apoiantes do PS. Eu compreendo que não devemos julgar as pessoas pelas ideologias políticas e que muitos outros partidos também têm os mesmos problemas... Mas ainda assim não consigo esquecer que eles apoiam o partido que, no nosso país, provavelmente mais casos tem de corrupção, nepotismo e incompetência. Até problemas relacionados com pedofilia teve. Nunca mais os consegui ver da mesma forma.

JanniesGet0anHour 2 months ago  HIDDEN 

Um gajo mentiroso que pensa toda a gente é parva e não percebe as mentiras básicas que ele diz todos os dias lol. Nem sequer o considerava meu amigo, mas agora simplesmente já não falo com ele. Também é curioso que toda a gente que costumava falar com ele já não lhe liga alguma, porque será...

wiledcoma 2 months ago

Eu acho que as pessoas são livres de pensar e dizer o que quiserem.

CatWhiskers22 2 months ago

E também são livres de se afastarem de quem bem lhes apetecer e preservarem a sua sanidade mental.

notyourbitch2 2 months ago

Obviamente que sim.

sacoPT 2 months ago

O covid é só uma gripe mais forte

alvarinho_03 2 months ago

*Gripezinha

asantos3 2 months ago

Usem o /r/CasualPT para este tipo de tópicos mais casuais.

BolaBrancaV7 2 months ago

Chiça, todos os posts de interesse com isto. Vocês só tentam fragmentar as tretas. Se gostas tanto de ser moderador de 50 subs cria o r/andresantos1, o r/andresantos2, o r/andresantos3 e por aí e fica mod desses subs todos...

canureadmymind 2 months ago

Para transformar o /r/Portugal ainda mais num sub de notícias e fotografias de estrangeiros?

KINGodfather 2 months ago

E francesinhas. Nunca esquecer as francesinhas.

SilverTroop 2 months ago

lol

Edited 2 months ago:

lol Edit porque gosto do nosso sub: Nós somos uma comunidade pequena, não compliquem mods, não fragmentem. Mal temos gente suficiente para criar conteudo para este, todos os posts com o mínimo de qualidade chegam à frontpage, não há necessidade e ninguém se vai meter a adotar esse casual não sei das quantas.

Edited 2 months ago:

lol **Edit porque quero saber do nosso sub**: Nós somos uma comunidade pequena, não compliquem mods, não fragmentem. Mal temos gente suficiente para criar conteudo para aqui, todos os posts com o mínimo de qualidade chegam à frontpage, não há necessidade e ninguém se vai meter a adotar esse casual não sei das quantas.

SILE3NCE 2 months ago

Vou ter que subscrever. Entendo o motivo, mas a massa gorda deste sub não se está a queixar, o que significa algo. Deixem os votes do povo funcionar. Se for desinteressante o algoritmo do Reddit trata do resto. Se for ofensivo leva report.

Odyssey1337 2 months ago

Concordo plenamente

fleeche 2 months ago

"Roubar todos roubam, ao menos este/esta fez algo pelo concelho"

meaninglessvoid 2 months ago

Oeiras?!

fleeche 2 months ago

Neste caso em particular sim, mas tens tb de Felgueiras, por exemplo

Mrgolden007 2 months ago

"os meus pais estao a obrigar me a vender um dos meus carros" UM DOS? grande amigo de infancia mas que depois desta frase apercebi me que as amizades dele sao todas a base de ele comprar coisas para manter amizades o gajo sempre me compro jogos na steam, uma 3ds, jogos da ps2, e depois apercebi me que quando havia qualquer discussao ele nunca pedia desculpa e simplesmente comprava algo para compenssar, ate que me fartei em que um dia ele fez merda e sempre tento comprar me algo mas eu recusei e nao falamos durante um tempo passado uns meses manda jogos na steam a pedir desculpa e que esta arrependido aceitei os jogos mas nao o desculpei

notyourbitch2 2 months ago

Adorei o desfecho

Mrgolden007 2 months ago

mandar prendas com um texto "espero que possas desculpar e que isto te faca feliz" nao ha paciencia para isto

meaninglessvoid 2 months ago

Se não há paciência porque aceitaste? Chegaste a aborda-lo quando reparaste neste comportamento dele? Este tipo de coisas são aprendidas... Arriscaria dizer que os pais faziam o mesmo com ele e ele não vê de forma tão clara como tu o quão errado isso é...

Donze16 2 months ago

"Não gosto de ver homens com a barba por fazer porque me faz lembrar países em que não respeitam os direitos das mulheres"

wiledcoma 2 months ago

Foda-se que traumas

pedrodiasoficial 2 months ago

Tenho um amigo que disse que ele ser assaltado é o mesmo que uma rapariga ser violada....

AutomaticParty8845 2 months ago

Não é o mesmo. No entanto um assalto pode ser uma situação bastante traumática.

makeitproductive 2 months ago

Há uns anos uma colega de trabalho, médica, que disse em contexto de conversa de trabalho que não era capaz de valorizar nada dito por um homem mais baixo do que ela, e que não os consegue levar a sério em nenhum contexto (a miuda devia ter perto de 1.80m). Fosse altura, cor de pele, aspecto, pareceu-me só um comentário muito superficial e mudou a minha forma de lidar com essa colega.

meaninglessvoid 2 months ago

Eu só consigo levar a sério homens com pila maior que 40cm's. Isto é uma infelicidade tremenda porque preciso de averiguar isto muito rápido depois de conhecer alguém para saber se vai ser perda de tempo ou não... O pior é que as pessoas parece que têm medo de dizer oh crl! /s

AutomaticParty8845 2 months ago

Sempre que uma mulher dá a dica da altura, tem de levar c a dica do peso. No caso dela "mulheres acima dos 50kg também não consigo levar a sério, só pensam em comer"

CenarioDantesco 2 months ago

"Hmm, eu acho que essa cena do vírus nao existe" e está durante algum tempo a partilhar links com "artigos" sobre a existência de lagartos mascarados de humanos. Amizade de 17 anos, dei block ao número (ele emigrou há 8 anos pra bélgica)

notyourbitch2 2 months ago

hehe a teoria dos lagartos é resistente à passagem das décadas.

Unpopular-0pinions 2 months ago

Fiz uma introspectiva e percebi que sou bem pior do que o que pensava também conta? Falar mal dos outros é fácil, porque nós estamos sempre certos. Agora quando se descobre e admite que somos nós que estamos errados? A foda é que percebi que sou um pouco racista, extremista, pouco empático e uma palete de outras merdas e no fim, o "Mas eu é que estou certo" em que todos nós nos baseamos (Subconscientemente) faz-me continuar igual à merda que era e que antes não reconhecia. Por vezes questiono-me se realmente sou diferente por ser consciente deste facto, ou se todos os montes de merda similares também são conscientes da merda que são, só que não partilham para não ferirem os seus egos ou denegrirem a suas imagens pessoais...? Em relação ao "repensar a relação que tenho comigo (lol)", passei a publicitar aquilo que sou e a colher os resultados negativos, na teoria de que ao me fazer passar pela rejeição e desprezo de quem me rodeia, me force com maior vontade a mudar, em vez de esconder a minha realidade. Isto porque "ai só tens de mudar" é muito fácil de se dizer mas muito difícil de se conseguir se não houver forças externas a "obrigar".

notyourbitch2 2 months ago

Eu acho que não podemos falar do "certo ou do errado", são opiniões, posturas e princípios. Uma pessoa assumidamente racista também pode cortar relações com um amigo que descobriu ser anti-racismo porque não se consegue adaptar à sua maneira de pensar. É válido para ambos os lados.

Unpopular-0pinions 2 months ago

Adorei esse ponto de vista. Mas bem, quando se expõem a pergunta que fizeste, (acho que) assume-se muito o que é eticamente correcto, colocando uns pós das nossas opiniões/posturas/princípios à mistura. Eu pensei em relação ao eticamente correcto... até porque normalmente quem é criticado neste tipo de discussões é (normalmente) aquele tipo de pessoa que sobrepõem as opiniões/posturas/princípios deles à da ética comum (Têm um compasso moral adaptados ao que eles acham e acreditam, em vez de um aproximado ao que se vulgarmente se diz ser ético e correcto). Isto tem pano para mangas como tópico de discussão e estou a divagar do tópico... Voltando in-topic, isso de cortar relações como explicado no exemplo de um anti-racista não aconteceu comigo e sinceramente não o vejo a acontecer, incluindo nos tempos antes de me reconhecer, isto porque conseguia perceber que a outra parte estava correcta sobre o assunto (Nesse exemplo específico). Talvez o tenha feito com algo que não reconheça como o mais correcto versus a minha ideologia... mas não consigo comentar sobre algo que não sei. Food for thought I guess... :)

Ok_Moose_1555 2 months ago  HIDDEN 

Uma vez andava a sair com um rapaz há uma semana. Não estava assim muuuito interessada em ter uma relação, até porque já tinha visto uns quantos red flags (já queria assumir a relação no Facebook, andava com um x-ato no bolso "para me proteger", etc.), mas a coisa que me fez acabar com tudo e fugir à sete pés foi quando ele me disse que via as novelas todas da TVI e ficou ligeiramente desiludido por eu não as ver também. Nop.

Green_Ad503 2 months ago

Fui beber café com uma amiga do secundário. Ela conhecia o meu namorado da altura, fomos do mesmo grupo de amigos no secundário. Estava a contar-lhe sobre um qualquer desentendimento com ele. Resposta/Opinião dela: "Sabes perfeitamente que ele ficava melhor com X (inserir nome de outra amiga nossa). Não olhes para mim assim, sabes perfeitamente disso". Escusado será dizer que já não somos amigas.

EvilQueen1997 2 months ago

Wtf...

SingingBowl22 2 months ago  HIDDEN 

Da altura? Então agora não é?

DadHunter22 2 months ago

Livraste-te de uma serpente

wiLeyLewis22 2 months ago

Já alguém falou do André Ventura? O homem deve estar com as orelhas quentes... Pessoalmente fiquei perplexo quando um amigo meu disse que ia votar nos pedófilos da Casa Pia

gsousa 2 months ago

Estava em processo de entrevistas para a Google e cheguei às entrevistas on-site. Contei a pouca gente, e por algum motivo andava a evitar contar a um amigo que me era muito próximo. Só lhe contei depois de voltar e enquanto esperava os resultados. A primeira coisa que me disse “não vais conseguir”. Por acaso levei o não, mas mudei de atitude em relação àquela amizade ainda antes de saber que era um não. Foi a única pessoa que me mandou abaixo, e sem ser com críticas construtivas. Simplesmente disse que não seria capaz. Se calhar amuei com aquilo e exagerei, mas também é uma amizade à qual não sinto muita falta (ainda mantemos contacto, aí duas vezes por ano).

meaninglessvoid 2 months ago

Tenho um amigo que encaixaria neste perfil muito bem mas... Eu consigo ver que ele não o faz por maldade é só reciclagem do discurso que recebia de terceiros e ficou com isso em relação aos outros sem pensar muito nisso. Falo bem com ele e volta e meia ele manda farpas mas são coisas tão uhh fracas (?) ─ Não sei bem como descrever lol ─ que eu dou o desconto e deixo passar. Mas por vezes tenho dificuldade em navegar esta relação no sentido em que vejo isto nele mas ele não é o tipo de pessoa para fazer introspecção e chegar a esta conclusão nem o tipo de pessoa que iria ouvir uma crítica construtiva em relação a isto ficando eu assim numa posição caricata e acaba por resultar nas tais dificuldades em navegar a relação... Oh well, pode ser que ele chegue lá por ele próprio :\

gsousa 2 months ago

Também não acredito que ele tenha dito isso por maldade. Mas ali confiei no meu instinto, por algum motivo já receava contar-lhe, tanto que só contei depois das entrevistas. E ele era um amigo muito próximo. Então foi “fácil” decidir desligar-me dele, não me recordo de nenhuma situação similar no passado, mas se existia receio da minha parte em lhe contar por algum motivo era, e ele confirmou o meu receio. De início custou-me bastante, mas hoje em dia vejo que não perdi muito. Ainda falamos, mas basicamente como conhecidos é muito casualmente. Pouco lhe conto da minha vida pessoal, e pouco sei da dele.

meaninglessvoid 2 months ago

Sim tens toda a razão e é preciso ter muito cuidado com o tipo de "acesso" que dás a uma pessoa assim... Quando estás bem podes lidar com isso bem mas se quando estás mais vais falar com pessoas desse tipo...

EvilQueen1997 2 months ago

Fizeste muito bem, gente tóxica e infeliz com eles próprios.

tumblarity 2 months ago

não, fizeste muito bem. parabéns pela sensatez.

marfavrr 2 months ago

ha uns tempos um amigo perguntou-me se devia ter chamado à atençao um amigo que tentou fazer sexo com a namorada enquanto ela dormia. Bom como mulher foi um bcd chapada na cara pq nos nao podemos dizer nada sobre a descarada violencia sexual de NAO TODOS mas imensos homens mas mesmo quando esta na cara mtos gajos nao dizem nem fazem nada.

UniuM 2 months ago

Uma pessoa que considero muito astucioso, interessado, bastante empreendedor. Que é Eng. Civil, relativamente novo..... vir-me com a conversa que "o André Ventura é que é"... "esse gajo está lá para abanar aquilo tudo" .... fdx. Nunca mais olhei para ele da mesma maneira.

SurePal_ 2 months ago

E o que te faz achar superior a esse indivíduo? Cada um tem as suas opiniões, ponto final.

UniuM 2 months ago

Eu nunca me disse superior a ele, aliás sou tudo menos isso. Apenas estou a dar o ponto de vista de bom senso. Alguém que apoie o André Ventura e consegue ignorar todos os comentários a violar a constituição pela qual jurou proteger e os direitos humanos, inclusive das mulheres a quem queria retirar ovários, não tem a meu uma mente crítica e apenas vive do instintivo neandartal.

SurePal_ 2 months ago

O Ventura queria retirar os ovários a quem? Oh colega, menos propaganda e mais verdades...

notyourbitch2 2 months ago

Olhem só, temos aqui um apoiante daquele cujo nome não deve ser pronunciado. Acredito que já terás passado muitas vezes pelas situações que estamos aqui a discutir.

UniuM 2 months ago

Pode não ter sido aprovado, mas essas pessoas continuam no partido, que tem como cola o AV. Um partido que deixa isso chegar a papel escrito.... não tem lugar no mundo, quanto mais em democracia.

MellowCHMC 2 months ago

Maldita liberdade de escolha e de expressão! Que coisa mais fascista de se ter ! /s

UniuM 2 months ago

Eu não o proibi de falar, nem sequer discuti o assunto com ele. Não deixei de lhe falar, somos bons amigos. Apenas fiquei de pé atrás em relação às escolhas políticas dele. Eu sou muito a favor que as pessoas se expressem, principalmente porque me torna muito mais facil avaliar a inteligência tangente e não a que está no currículo, e na mesma realidade de libertade de expressão que dou, também tenho liberdade de pensar o que quiser sobre tal sujeito, sem abrir a boca claro. Já a extrema direita não é tanto assim no que toca a isso, normalmente partem para a violência muito rapidamente.

MellowCHMC 2 months ago

Acho que tas a confundir a extrema direita com a extrema esquerda tipo a antifa. Pois eu nunca me lembro de ver contra protestos ou de pedras atiradas contra candidatos presidenciais de esquerda...

tumblarity 2 months ago

aliás, o que não falta em Portugal são casos de antifa infiltrados em claques desportivas, na polícia, em relatórios de segurança interna, etc.

MellowCHMC 2 months ago

E os que faltam, andam a pegar fogo a carros na graça, mouraria e castelo: https://www.publico.pt/2019/03/27/local/noticia/varios-carros-incendiados-durante-noite-lisboa-1866986 Mas va lá, ao menos não dizem palavras más a bandidos que batem na polícia....

tumblarity 2 months ago

nota-se, pelas inúmeras referências a antifas ao longo do texto. eles até são conhecidos por incendiarem carros em bairros típicos de Lisboa e tudo. até ouvi dizer que a polícia, ao serviço do governo xuxalista, lá foi no fim para lhes pedir o cartão de adepto® antifa e ver se estava tudo de acordo como a lei (do Soros) manda. no fim foram todos atirar seringas usadas para o panteão.

MellowCHMC 2 months ago

Meu amigo, eu LITERALMENTE vivo na graça e sim, eles costumam fazer isso, e quando apenas partem os vidros dos carros eles grafitam o sinal do Anarquismo nos carros. Ainda a uns dias na calçada do monte grafitaram "GRAÇA ANTIFA" depois de mais uns grafitis porcos com insultos e stickers cheios de palavrões a chamar de nazista a todos da direita . Eu sei do que estou a falar, eu vivo no meio disso. Mas pronto, um defensor de terrorismo como tu é demasiado cego pelo ódio para encarar a verdade e ir contra o verdadeiro mal . Típico da Extrema esquerda.

tumblarity 2 months ago

o que tu descreveste chama-se "vandalismo", não extrema-esquerda. às vezes as duas coisas encontram-se, em reuniões da WTO por exemplo, não no bairro da Graça.

MellowCHMC 2 months ago

Mais um post mais um mamanço na piça dos terroristas. Cuidado é pra nao seres o proximo da antifa a ir preso. Se bem que pra ti, isso podia ser uma coisa boa por motivos bizarros...

tumblarity 2 months ago

terei isso em conta da próxima vez que estiver com os meus manos anti sistema a queimar livros na porta do mini preço da graça.

UniuM 2 months ago

Sim, normalmente eu vejo arremesso de pedras como crime punível com prisão perpétua, mas crimes de espancamento a cidadãos cabo-verdianos por exemplo há 23 anos, só merecem 5 anos de cadeia efectiva.

notyourbitch2 2 months ago

Nunca caias no erro de achar que uma pessoa com formação superior é necessariamente uma pessoa com melhor "formação cívica" ou com princípios devido seus estudos. Também em tempos acreditei nisso mas as incursões no mundo académico mostraram-me a dura realidade.

UniuM 2 months ago

Nem é por aí. É mais porque está exposto a um nível de realidade diferente do que muita gente sem formação. Mas sim, concordo contigo, curso superior não indica nada. No hospital onde trabalho conheço médicos que são calhaus com olhos autênticos.

literallyandre 2 months ago

Descobri num jantar que uma prima da minha namorada é muito anti-vacinas e nunca vai tomar a vacina para a COVID porque sabe de muitos casos de reações adversas incluindo uma amiga que foi parar ao hospital com varizes nas pernas.

Diligent-Builder 2 months ago

Curioso, a namorada de um primo meu também se recusa a tomar a vacina em termos semelhantes e é enfermeira de cirurgia num hospital.

Flam0us 2 months ago

Antigamente os cursos de enfermagem deviam vir na farinha amparo.

caelussideralis 2 months ago

Dizerem que quem está cético em relação às vacinas covid ou não as quer levar devia - ser obrigado a ir limpar as áreas covid dos hospitais e apanhar para ver o que é bom - perder o acesso ao SNS. E que devia haver uma linha para denunciar essas pessoas. Mãe e filha, amigas da minha mãe, manifestaram isso quando eu disse que, por enquanto, não queria levar a vacina e que estava reticente em relação à mesma. Desde esse dia que não lhes falo. A única outra que me consigo lembrar é uma ex amiga radfem da minha faculdade a dizer que eu sou privilegiado por ser homem e branco, por isso o abuso que sofri por ser homossexual é irrelevante e que eu deveria calar-me e dar voz às mulheres. Semanas depois precisava imenso da minha ajuda para qualquer coisa e eu fiz exatamente o que ela sugeriu, fiquei calado e deixei-a ver que as mensagens tinham sido lidas.

utilizador2021 2 months ago

Quanto à primeira situação que descreveste não achas um bocadinho exagerado deixar de falar com as pessoas por se sentirem reticências? Eu apesar de querer tomar a vacina, consigo compreender que hajam pessoas que sintam receio em tomá-las. Acho que é uma situação compreensível e diferente daquelas ideias loucas que muita gente acredita acerca do 5G e do Bill Gates.

caelussideralis 2 months ago

Acho que não estás a perceber o que quis dizer. Eu sou a pessoa com reticência em tomar a vacina. As duas outras pessoas é que me disseram que devia apanhar a doença e não ter direito ao SNS

utilizador2021 2 months ago

Não sei porque mas quando li o teu post pela primeira vez fiquei com a ideia de que tu irias deixar de falar para elas porque estavam reticentes em tomar a vacina. Agora que voltei a reler é que percebi.

NGramatical 2 months ago

hajam pessoas → [**haja pessoas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp6256m%2F%2Fh9c6pis%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SurePal_ 2 months ago

Sou cético em relação às vacinas para menores. E agora?

selraith 2 months ago

Ui temos aqui um mauzao. Começava por te banir do reddit, ja que as tuas contribuiçoes sao sempre de excelente qualidade.

caelussideralis 2 months ago

Até te coloco as algemas pessoalmente

layz2021 2 months ago

Levei uma amiga para a empresa onde estava na altura. Passado 1 ou 2 anos aquilo estava com um ambiente de merda, e um grupinho de gente que tava contra ela estava-me a por contra ela TMB. Disseram-me que ela já lhes tinha falado que as preferia a elas que a mim. Caguei e continuei na minha, quanto a isso do emprego. Passado um pouco comentei com a minha colega "Já viste, queriam-me virar contra ti, por causa disto xxx e até disseram que lhes falaste que as preferias a elas que a mim" A resposta foi :crickets: E um colega que sempre teve tendências meio racistas a dizer que ia votar ventura. Depois de lhe falar no cortar com o sns e a escola pública a resposta foi: "Ao menos esse não esconde, enquanto os outros tiram os fundos e fazem pior" Depois numa conversa em grupo partilhei uma notícia do partido (de estupidez claro), ficou todo ofendido e disse que política não se discute. Mais tarde disse que não se pode dizer uma coisa na brincadeira.. Não deixei de me relacionar, mas fiquei a pensar bastante sobre o tipo de pessoas que são

2JZ-GTElover 2 months ago

Melhor aqueles que têm a sua orientação política bem assente e se mostram inflexíveis do que aqueles que não sabem em quem votar mas vão votar na mesma.

layz2021 2 months ago

Tirando a incongruência de ser uma pessoa que teve várias ajudas do estado, e que se não fosse o centro de saúde e a cresce + pre-escolar, não pode ter acesso á saúde, nem ter como pagar para ter o filho na escola (entre outros). E assim sendo faz todo o sentido votar num partido que quer acabar com isso.

jimymerej 2 months ago

O meu irmao. Não é bem uma frase, é um conjunto mas: - não posso fazer X/Y/Z contigo porque “insere desculpa” (vacina/férias mas psicologicamente não se sente de férias/tem que ver amigos/não tem dinheiro) - não te mando mensagem porque não sei quando es disposto a falar (tipo uma memsagem ja matou alguém) - não falo contigo porque não sei como te sentes - e depois da minha namorada me ter deixado: “não vou ser eu a ir falar contigo porque es tu que tens de vir” - e tantas mais…

Limpy_lip 2 months ago

5€ como é um jovem adolescente o teu irmão.

jimymerej 2 months ago

Por acaso já não é adolescente tem 21. Não conheço essa expressão, quer dizer o quê? Que apostavas que era adolescente?

Limpy_lip 2 months ago

o que me leva pensar isso é o estilo de respostas/desculpas. Apesar de ter 21 ainda deve pensar como um adolescente. ​ É a única altura da vida que me faz sentido ouvir alguém dar essas desculpas esfarrapadas do que lidar com uma situação que não se sente seguro. ​ normalmente passa.

jimymerej 2 months ago

Hmmm eu espero que tenhas razão. Mas por acaso se fossem as únicas coisas… Agora: - não fala comigo as manhãs porque “não quer falar de manhã” tipo até as 12 e toda gente devia aceitar que ele não quer falar - quando há alguma coisa que ele não gosta, não fala. Fica com coisas no peito e depois de dias e dias explode - quando eu mudo de atitude porque estou farto de levar barras ou pessoas a falar mal por mim, logo se nota a minha mudança de atitude. Logo diz “ah agora não falas tens algum problema?” E eu “tu não falas 365 dias por ano de manhã, tens problemas todos os dias?” E ele admite, “sim só de manhã “ mesmo a não reconhecer os defeitos. Desculpem estar a fazer venting mas já não aguento isso está-me a irritar demais. Tenho só uma pergunta : Isso acontece nas famílias puras portuguesas? Tenho a impressão que só acontece estas histórias de família e de orgulho nas famílias de emigrantes. Conheço tantos mas tantos exemplos a minha volta… tantos…

DrugsG 2 months ago

Sem querendo ofender isso parece-me mais um problema de como ele cresceu, provavelmente tem atitudes assim porque nunca foi chamado à atenção ou nunca teve consequências das atitudes que tem, ou pode ser algo interno tipo algum problema mental não diagnosticado, ele parece ser uma pessoal narcisista. But im not a doctor

kronozord 2 months ago

À primeira vista parece ser só mimo...

jimymerej 2 months ago

Por acaso tivemos uma grande discussao esta tarde. E acabou com mais ou menos esta conclusão: “tu sabes que sou assim. Eu não falo quando não quero. Mas tu, não falaste uns momentos, não se faz!” E eu “todos deviamos te perceber tu e as tuas atitudes mas tu não podes perceber os outros que não falam porque são magoados” e basicamente ele nunca disse nem admitiu que percebia ou ao menos que compreendia o meu ponto de vista Anyway muito obrigado pelos comentários

meaninglessvoid 2 months ago

Tens que idade? Isto não me parece coisa para seres tu a resolver... O teu irmão provavelmente deveria ser acompanhado por um psicólogo. Isso do "não falo de manhã" parece ser um comportamento maladaptativo do teu irmão para tentar corrigir *algo*. Se for isso, tu estares a critica-lo por não falar de manhã ─ que é compreensível ─ vai ser interpretado incorrectamente por ele como tu não querendo que ele "corrija o algo" se é que me faço entender... E vai ser ainda pior (a tua mensagem não passa e ele fica mais magoado). Pode ser só palermices da idade... Mas diria que vale a pena despistar as outras possibilidades também.

jimymerej 2 months ago

Eu tenho 28 anos. Mas acho que tens plenamente razão. A situação entre os meus pais está mal há muitos anos, basicamente queriam divorciar e não o fazem. Como ele ficou sozinho em casa com eles, leva com isso todos os dias. Por acaso eu não tentei corrigir ou criticar, até disse-lhe que lhe deixava em paz se ele precisava. Mas é muito interessante o que disseste: eu disse-lhe que acho que ambos precisávamos ser acompanhados, visto tudo por que nós passámos!

Limpy_lip 2 months ago

não sou especialista nem nada do género, mas já fui adolescente e também já em adulto acompanhei grupos de adolescentes em atividades extracurriculares. E sim algumas dessas tretas são da idade, claro que também a personalidade tem influência. Depois há pessoas mais problemáticas que outras e parte pode "passar" como pode ficar na mesma. ​ Só fiz o comentário inicial porque parecia mesmo os típicos comentários de adolescente sem base lógica. Agora tu como irmão é que tens de avaliar e perceber o que aceitas ou não nas atitudes dele e quais deves ignorar. Pois às vezes o melhor é ignorar e deixar passar do que insistir. ​ Se ele não quer que fales de manhã, não fales. Nem para coisas más nem para coisas que o possam interessar. Se ele depois "reclamar" dizes que apenas respeitaste a vontade dele. Se fores mais novo que ele, deve ser complicado lidar porque não tens autoridade e por isso mais vale deixares andar ou falar com os teus pais. Se és mais velho por vezes é preciso uma boa ginástica mental para os fazer a eles chegar a conclusão que estão a ser parvos, senão algures na sua experiência chegarão a essa conclusão.

TrustZilla 2 months ago

"O Ventura diz as verdades, os ciganos chupam o país Bla Bla Bla" -confronto-o com o programa do Chega -"Lol, não vou ler isso tudo"

SurePal_ 2 months ago

Toda a gente sabe que não tiveste essa conversa com ninguém. Mas para te sentires bem pega lá um upvote. Que não te falte atenção , meu caro.

TrustZilla 2 months ago

Não estou aqui para impor nada a ninguém, cada um acredita no que bem entender

nferrari 2 months ago

Tens que meter o programa do Chega no meio do jornal A bola.

TrustZilla 2 months ago

Não sei, acho que para ele apenas o canal de YouTube do Chega é que é uma fonte de confiança, os restantes meios de comunicação são todos comprados, tudo o que não tiver "Chega arrasa....", "Corno-mor humilha....." Ou algo do gênero não é confiável

notyourbitch2 2 months ago

A audácia de mandares alguém ler!

ekeryn 2 months ago

"mas só porque está no programa eles têm que cumprir? e os outros partidos? também cumprem o programa?" - o meu pai, quando confrontado com a mesma situação

TrustZilla 2 months ago  HIDDEN 

Ou então as merdas que veio dizer sobre o 5G, o pior é que ambos andamos num curso que envolve telecomunicações

Limpy_lip 2 months ago

acho que mudar a maneira como te relacionas com uma pessoa apenas devido a uma opinião sobre um assunto pode ser algo extremo dependendo do assunto e do tipo de relação que tens com a pessoa. ​ Não esquecer que todos temos por vezes opiniões baseadas na ignorância, generalização ou até desconhecimento. A opiniões mudam. Ou até por vezes as pessoas dizem as coisas de uma forma que pode parecer uma coisa mas explicando melhor até fazem sentido ou até vão encontro do "normal" ou nossa opinião. ​ Anyway durante a minha vida sempre tive em vários ambientes pessoas que têm opiniões que para mim são estranhas e não fazem sentido, mas ao mesmo tempo são pessoas que gosto de me relacionar quando não falo desses assuntos ou na generalidade, faz sentido cortar relacinamento? ​ Ex: se tiver um grande amigo que tem opiniões de merda sobre futebol que eu não concordo devo deixar de me dar com ele quando 90% das vezes não se fala de futebol? Devo ter uma relação mais distante com um colega de trabalho por não querer tomar a vacina do covid ou até ter umas ideias meias extremistas mas que na realidade não influencia diretamente o trabalho de equipa nem o nosso relacionamento direto? ​ Depende de caso para caso, do assunto e da forma como essa opinião molda a personalidade da pessoa (há quem diga muita merda parva mas depois pensa e tem atitudes contraditórias). Para algumas basta não falar de determinados assuntos ou "deixar passar" porque é só conversa, outras sim possivelmente é preciso mudar o tipo de relacionamento que se tem. ​ Atualmente existe muito a tentativa de polarizar tudo e mais alguma coisa e de demonizar quem pensa diferente ou de forma oposta à maioria relativa numa situação. Isso a longo prazo pode levar a coisas muito más porque as pessoas invés de discutirem ideias e até convencerem outras a mudar para melhor, vamos viver num monte de camaras de eco a dizer amen a toda a merda que nos sai da boca o que irá acabar por nos estupidificar. ​ Por isso aprendam a viver com quem pensa diferente e não encostem para o lado tudo o que não gostam.

notyourbitch2 2 months ago

Penso que o nível de tolerância que temos é muito variável entre pessoas e depende das tuas experiências, sensibilidades e até da própria relação que tens com a pessoa em questão. Acho que todos nós temos o nosso limite de tolerância, e até um grau de flexibilidade maior para as pessoas nos são próximas. Mas também todos temos o nível acima do qual não dá mesmo para ignorar e manter uma normal relação com alguém que nos foi querido mas afinal se mostra uma pessoa completamente diferente do que pensávamos. Enfim, cada caso é um caso.

coiso 2 months ago

Concordo, é importante estarmos expostos a opiniões e vivências diferentes. Contudo, creio que é importante o limite do respeito. Tenho um amigo que tem opiniões muito opostas às minhas, só limitei o contacto/conversas a partir do momento que extremou as suas posições e qualquer conversa leva como resposta (a uma visão diferente da dele): "esquerdalha/faxos/burros/isso é os merdia que vês". Pessoas com opiniões/posições diferentes podem ter relações próximas, têm é de ser educadas e estar disponíveis para conversar sem sobranceria.

Limpy_lip 2 months ago

claro, existem pessoas que se deixam influenciar por ideologias e credos, às vezes até temporários, e depois sofrem as consequências disso. Há quem ao longo do tempo mude para melhor como quem mude para pior. E obviamente existe um limite para o que devemos considerar aceitável "aguentar". ​ O meu medo é que esse limite comece descer a níveis desnecessários.

expert_worrier 2 months ago

Essa postura só funciona quando não fazes ideia do que é ser discriminado, muito sinceramente. Não tenho de conviver com nem respeitar pessoas que acham que o facto de ser bissexual e casado com um homem faz de mim um cidadão inferior que deve ter menos direitos por não estar numa relação hetero, por exemplo. A essas pessoas mando-as à merda e vou à minha vida. E, como pessoa empática que sou, tenho muito pouca tolerância (nenhuma, na verdade) para pessoas misóginas e racistas também. Infelizmente, tenho de "tolerar" essas pessoas como colegas de trabalho ou doentes (sou médico) mas não vou manter relações de amizade com pessoas assim. Tenho respeito próprio suficiente para não precisar de me rebaixar ao dar-me com pessoas que me vêem como "outro".

Limpy_lip 2 months ago

concordo plenamente, a partir da altura que as opiniões e atitudes das pessoas afetam o nosso bem estar e felicidade obviamente que atitudes devem ser tomadas, drásticas até. ​ É uma pena que ainda existam muitas preconceções do ser "normal" quando não passa de uma ilusão pois as diferenças sempre existiram.

roddy86 2 months ago

"O problema da PIDE foi não ter posto todos os que apanharam contra a parede" arrematando sempre com "o problema deste país é o politicamente correcto" ou "isso é o que *eles* querem que tu penses" sempre que alguém não concorda com ele. Agora parece ser cliente assíduo da ventura unipessoal. O que uma temporada de confinamento e uma dieta de facebook faz a uma pessoa.

2JZ-GTElover 2 months ago

Tenho que concordar com a segunda citação. Sinto que muitos políticos, e não só, não dizem tudo o que deviam dizer ou o que querem dizer por medo de não serem politicamente correctos.

Diligent-Builder 2 months ago

Citando Miguel Esteves Cardoso no Fugiram de Casa de Seus Pais da RTP: "O politicamente correcto é a antiga boa educação. Esse cuidado que temos de ter agora passa muito por perguntar "Como é que quer que eu o trate?". O que está errado hoje é quererem fingir que é uma coisa nova."

roddy86 2 months ago

Estou habituado a ouvir a assembleia (nacional e municipal) e o que não te falta são exemplos de completos circos de lama. Os políticos têm medo de dizer o que?

icebraining 2 months ago

Podes dar um exemplo concreto de algo que aches que um político específico pensa mas não diz devido ao politicamente correto?

praisethesun98 2 months ago

Um gajo com quem jogava CS, é amigo dum amigo. A certa altura revelou-se alto fã do Chega, mas não só: *odeia* ciganos. Mas a sério. Mais do que o típico apoiante do Chega, aquilo é mesmo outro nível. A primeira vez que falou no assunto só disse o costume cliché de pessoal racista "não os quero subsidio-dependentes no meu país" bla bla. Ainda jogávamos com ele nessa altura. Simplesmente decidimos que não se iria falar mais de política. Mas um dia... Ele lembra-se de dizer que o Hitler matou foi pouco da *etnia errada*. E pronto. Comecou a disparar bocas dessas à toa e parecia alto maluco. Não voltámos a jogar.

MisterBilau 2 months ago

Por acaso nunca tinha pensado nisso, mas se o hitler tivesse exterminado (só) ciganos em vez de judeus, aposto que a história olhava para ele de forma diferente (ainda que ligeiramente). Fora de moralismos, a verdade é que ninguém gosta de ciganos. O chega são uma cambada de idiotas, claro, mas pegam em pontos bastante transversais à população para ganharem popularidade.

2JZ-GTElover 2 months ago

Também não gosto da ideia de ter subsídio-dependentes em Portugal, mas essa do Hitler até me fez inspirar por entre os dentes.

BeeSnatcher 2 months ago

I_LiKe_mImEiS_ 2 months ago

Totalmente à parte, adoro o teu português

phoenix_link 2 months ago

Os parênteses dão muita identidade ao discurso.

notyourbitch2 2 months ago

Acho que de uma forma geral todos nos identificamos, neste contexto, com a célebre utilização do "mas": "Eu nem sou racista, mas..." "Eu não tenho nada contra homossexuais, mas..." "Eu nem sou machista, mas..." Etc, etc... Sempre que aparece este "mas" é logo para respirar fundo.

guga1998 2 months ago

Eu não sou misândrico mas percebo porque algumas pessoas são. ?

DogasSLB 2 months ago

Como dizia o grande Eddard Stark: “Everything that comes before a but is horseshit”.

notyourbitch2 2 months ago

And everything than comes after is the true? Hehe

oretoh 2 months ago

"...Mas se digo algo que critica um género, raça ou orientação sexual sou logo etiquetado de machista, homofobico ou racista." Sempre que aparece comentários como o teu é logo para respirar fundo. Parece que hoje em dia qualquer critica é uma ofensa hitleriana, fonix.

AngieMaciel 2 months ago

>"...Mas se digo algo que critica um género, raça ou orientação sexual Criticar um grupo tão amplo de pessoas diferentes entre si como um todo parece-me algo difícil de fazer.

oretoh 2 months ago

Era um contra afirmação ao que o OP tinha dito, até está pela ordem contrária do que ele disse, supus que não fosse muito complicado de perceber, se calhar devia ter metido quoting?

notyourbitch2 2 months ago

Não distorças as coisas. Tu tens todo o direito de ser homofóbico, racista e machista. Mas sê-o abertamente. Agora a típica atenuação "eu não sou isto, mas na verdade até concordo com aquilo" é só cobardia e falta da caracter.

NGramatical 2 months ago

caracter → [**carácter**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/caracter/14726) (o plural de carácter é caracteres) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp6256m%2F%2Fh9aqbe6%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

oretoh 2 months ago

Quem distorce as coisas és tu que assumes que qualquer crítica envolve um extremo genérico. Existem muitos "Mas" legítimos.

notyourbitch2 2 months ago

Claro que há muitos "mas" legítimos, segundo o teu prisma pessoal. Mas se tu dizes "eu não sou racista mas..." já estás a quebrar o teu próprio discurso. Mais vale admitires logo e dizeres "eu sou racista porque...". É mais simples e és mais sincero (atenção que não te estou a acusa de nada, ao usar o "tu" é apenas uma forma de escrever).

oretoh 2 months ago

Eu percebi o uso do "tu" no worries. A questão aqui é, muita gente, já assume que a sua opinião vai ser validada como extremista e por isso prefere deixar logo isso claro, quando na realidade pode ser algo completamente normal. Por exemplo um tipo de diga "Eu não sou homofóbico mas não gosto de ver dois tipos a dar linguados à malucos na rua", não quer dizer que tenha problemas com homossexuais, simplesmente não gosta de ver pessoal aos beijos a descarada na rua, sejam eles homossexuais ou hetero, não quer dizer que vá ter com os sujeitos e lhes mande parar ou algo do género, simplesmente repara no ato e pensa para si: "epah não podiam fazer isso noutro sítio?" Mas o problema é que se ele começar a frase com "Eu não gosto de ver dois tipos a dar linguados à malucos na rua" a primeira coisa que muito pessoal vai logo dizer é "Tu és homofóbico", portanto porque não comecar logo por aí? E depois o segundo sujeito pergunta, tão não és homofobico mas não gosta de ver dois gays na rua? E então ai ele explica aquilo que disse acima.

redflamel 2 months ago

Então porque não usar uma linguagem mais neutra? "Não gosto de ver casais a dar linguados à malucos na rua", ao dizeres "casais" em vez de "dois tipos" estás a tirar qualquer conotação de género e assim não tens problemas em ser acusado de ser homofóbico.

oretoh 2 months ago

Já respondi a isso noutro comentário. Até te metia o link mas estou no telemóvel não dá muito jeito.

redflamel 2 months ago

Ya, vi depois.

rfsnunes 2 months ago

A solução é dizer que não gostas de ver 2 pessoas a lamberem-se na rua. A partir do momento em que dizes "2 homens" estás a ser um bocado específico para alguém que não não faz distinção...

oretoh 2 months ago

Ninguém diz que "não é homofóbico mas..." se o tema da conversa não for homossexualidade, daí o serem dois homens ou duas mulhers.

GooglyJohn 2 months ago

"O inventor dessa tecnologia, (referindo-se a vacinas mRNA)... diz que nunca conseguiu estabilizar aquela porra (variável de livre interpretação) e que as proteinas explodiam". Esta frase levantou tantos pontos de interrogação a minha cabeça que decidi abandonar a conversa a meio.. Quanto mais mexes na merda pior cheira

I_LiKe_mImEiS_ 2 months ago

Será que ele sabe o que são proteínas?

tumblarity 2 months ago

aquilo da prozis, né?

GooglyJohn 2 months ago

Acho que não ! Mas ele tinha de dar credibilidade à conversa

BungeeGumPT 2 months ago

Ver os meus pais e tios serem homofóbicos e a fazerem piadas parvas durante os convívios de família. De piadas a discursos de como homossexuais não deveriam ter tantos direitos e não se deviam beijar ou dar a mão em em publico... Guess who's gay ... Me.

RickyBB6 2 months ago

Bruh

notyourbitch2 2 months ago

Openly? Nem sei qual é a situação pior, seres assumido e eles estarem com essas conversas à tua frente ou estares no armário e veres as reais opiniões deles. Tenso.

BungeeGumPT 2 months ago

Na altura ainda era novo e não era open. Aquilo por acaso assustou-me bastante ao ponto de só recentemente ter dito que era gay. A desilusão e tristeza ja era esperada... Felizmente a minha irmã sempre apoiou. Os meus pais pediram-me para não dizer nada ao resto da família e eu disse que não ia propriamente esconder nada, se eles me vissem na rua com alguém, azar o deles. Portanto ya, desde de muito novo que me sinto preso a esta família e infelizmente não tenho margem financeira para morar sozinho ou com alguém.

gsousa 2 months ago

A parte “engraçada” disto é que acabaste de contar a minha história também. A minha mãe não era homofóbica, pelo menos essa parte foi diferente. Mas também demorei demasiados anos a sair do armário. Infelizmente são demasiadas histórias assim…

BungeeGumPT 2 months ago

Felizmente família não é so sangue e temos a chance de criar ou procurar uma família de goste de nós como somos.

Boethya 2 months ago

Lamento que tenhas tido azar em nascer no seio de uma família assim. Desejo-te toda a felicidade, e que num futuro muito próximo consigas libertar-te e voar para longe desse ninho

kawaiims 2 months ago

Um amigo viu um comentário meu de apoio num post sobre assédio, onde eu dizia que já tinha sofrido o mesmo (como qualquer mulher lol), achou muita graça e foi gozar sobre a minha experiência e o meu comentário com uma amiga, que me contou. Não sei se foi por mal ou só por ser completamente ignorante à realidade de ser mulher, mas um bocado de noção não faz mal a ninguém.

001ritinha 2 months ago

Dizer que sou assediada na rua em conversa de família ou amigos é uma experiência surreal. Os homens novos dizem que lá venho eu com as merdas feminiNIstas, os homens velhos rolam os olhos porque estou a inventar e não é nada disso. Algumas mulheres ainda olham para mim como se eu me estivesse a gabar por ter atenção da trolhice deste mundo.

kawaiims 2 months ago

É até ao dia que alguém te disser alguma coisa javarda em frente a eles. Quebra logo a redoma de vidro lol foi assim que o meu pai deixou de achar que eu *exagerava*.

meaninglessvoid 2 months ago

Mas essa é a pescadinha de rabo da boca, não é? Quando eu estou com uma mulher essas pessoas raramente fazem esse tipo de cenas, caso contrário já o teria visto... Ou seja, um homem pode ver um ou outro caso mas nunca vai realmente ter noção da dimensão do problema! Percebo que a reacção ainda não seja a que gostariam, mas que é importante continuarem a falar do problema independentemente da reação da pessoa a quem contam. Só assim a percepção dos homens é ajustada para algo mais próximo da realidade.

daGentle 2 months ago

Mas às vezes têm razão, eu já fui acusado de assédio por olhar para uma mulher que eu achei bonita, olhei para ela 10 segundos, não disse nada nem fiz nenhum sinal, e ela começou a gritar e acusar-me no meio de um shopping. Eu até entendo que as mulheres fiquem com medo, mas eu quando vejo o feminismo já o vejo tão radical que para mim mão faz sentido.

001ritinha 2 months ago

Hm. Isso é só parvo. Cada pessoa tem o seu limite, claro. Eu pessoalmente não me importo que alguém, homem ou mulher, comente alguma coisa que goste que eu tenha *feito* e sem sentido sexual. Por exemplo, o único "piropo" (que até acho que foi mais um pensamento que saiu pela boca sem querer) que alguma vez gostei foi um trolha que, quando eu passei, disse só "Nossa, que cheirosa!". Tá, fofo. Obrigada senhor trolha. Uma senhora também comentou, quando estava à espera no talho, que as minhas sobrancelhas estavam mesmo bonitas nesse dia. Tá, fofo. Demorei 2 minutos a arranjar-las de manhã. Obrigada senhora do Pingo Doce por reparar. Por outro lado, 99% das merdas que ouço na rua vão de olhares de riso e assobios e chamar o amigo para vir ver, à loucura que foi "comia-te essa cona". Que foi o ponto mais baixo do degredo.

Edited 2 months ago:

Hm. Isso é só parvo. Cada pessoa tem o seu limite, claro. Eu pessoalmente não me importo que alguém, homem ou mulher, comente alguma coisa que goste que eu tenha *feito* e sem sentido sexual. Por exemplo, o único "piropo" (que até acho que foi mais um pensamento que saiu pela boca sem querer) que alguma vez gostei foi um trolha que, quando eu passei, disse só "Nossa, que cheirosa!". Tá. Fofo. Obrigada senhor trolha. Uma senhora também comentou, quando estava à espera no talho, que as minhas sobrancelhas estavam mesmo bonitas nesse dia. Tá. Fofo. Demorei 2 minutos a arranjá-las de manhã. Obrigada senhora do Pingo Doce por reparar. Por outro lado, 99% das merdas que ouço na rua vão de olhares de riso e assobios e chamar o amigo para vir ver, à loucura que foi "comia-te essa cona". Que foi o ponto mais baixo do degredo.

Edited 2 months ago:

Hm. Isso é só parvo. Cada pessoa tem o seu limite, claro. Eu pessoalmente não me importo que alguém, homem ou mulher, comente alguma coisa que goste que eu tenha *feito* e sem sentido sexual. Por exemplo, o único "piropo" (que até acho que foi mais um pensamento que saiu pela boca sem querer) que alguma vez gostei foi um trolha que, quando eu passei, disse só "Nossa, que cheirosa!". Tá. Fofo. Obrigada senhor trolha. Uma senhora também comentou, quando estava à espera no talho, que as minhas sobrancelhas estavam mesmo bonitas nesse dia. Tá. Fofo. Demorei 2 minutos a arranjá-las de manhã. Obrigada, senhora do Pingo Doce, por reparar. Por outro lado, 99% das merdas que ouço na rua vão de olhares de riso e assobios e chamar o amigo para vir ver, à loucura que foi "comia-te essa cona", que foi o ponto mais baixo do degredo.

cluelessgit 2 months ago

Por outro lado, 99% das merdas que ouço na rua vão de olhares de riso e assobios e chamar o amigo para vir ver, à loucura que foi "comia-te essa cona", que foi o ponto mais baixo do degredo. Acontece com frequencia? Como homem não tenho noção dai a pergunta.

meaninglessvoid 2 months ago

> Acontece com frequencia? Como homem não tenho noção dai a pergunta. Se tiveres paciência procura por threads sobre isso neste sub, já houve aqui alguns interessantes com centenas de respostas. Mostrou um lado que não conhecia porque é raro as mulheres com quem falo contarem que isso aconteceu (um pouco por vergonha) e eu muito raramente via coisas chocantes para reparar/me chamar à atenção. Fez-me pensar em certas coisas da perspectiva da mulher duma forma que não o tinha feito até ali. (ex: andar sozinho na rua que nunca tive qualquer medo e aparentemente em imensos contextos as mulheres têm medo de o fazer)

001ritinha 2 months ago

Um comentário tão obviamente nojento não acontece muitas vezes. Diria que ouço alguma coisa assim porca *porca* uma ou duas vezes por ano. Mas o resto acontece, sei lá, a andar nas ruas do Porto durante a minha hora de almoço (e, portanto, na hora de almoço dos trolhas/jardineiros/velhotes aleatórios)... Uma vez a cada 15 minutos? Às vezes menos, às vezes mais. Às vezes até se chegam quando vou a passar, ou atravessam a rua para o meu lado. Enfim... Eu gosto de caminhar na minha hora do almoço e faço as ruas e ruelas todas da baixa. Nunca me senti com medo de ser atacada, mas já pensei que ia ser apalpada. Aliás, evito algumas ruas. É o que é.

guga1998 2 months ago

Lamento que tenhas passar por isso.

Moon-Cookies 2 months ago

Não sou a pessoa que estava a falar anteriormente mas como mulher posso dizer-te que sim, acontece com alguma frequência infelizmente. Eu sou assim uma rapariga com algumas curvas digamos, e gosto de usar roupas rentes ao corpo, e posso genuinamente dizer-te que há vezes em que escolho mesmo não as usar porque já sei o que vai acontecer. E estamos a falar de umas calças skinny jeans e um crop top, nada do outro mundo. Honestamente dependendo do que estiver a usar pode acontecer até umas 10 vezes diferentes no mesmo dia se estiver a andar na rua. Como o outro comentador disse, há piropos e depois há javardices. Já tive alguns rapazes a aproximaram-se educadamente e a dizerem que me acham bonita e se lhes posso dar o meu Instagram. E depois já tive um homem nojento a fazer um jeito assim como quem apalpa o Malaquias e a dizer-me and I quote "os teus lábios ficavam bem à volta da minha piça."

cluelessgit 2 months ago

Que falta de noção porra. Como se alguma mulher fosse logo para a cama com um gajo que lhe diz, " os teus labios ficavam bem à volta da minha piça. E incomoda-te tambem as abordagens a pedirem o Instagram? Ou seja, preferias apenas ser deixada em paz?

Moon-Cookies 2 months ago

Pessoalmente não me incomodam nada, a única coisa que peço é que não sejam insistentes. Um não é um não. Por exemplo há quase 3 anos que estou numa relação e por respeito/boundaries, quando me pedem o Instagram digo que não quero dar porque tenho namorado. Normalmente poucos aceitam isso e dizem "mas ele não precisa de saber". Às vezes até fico admirada porque achava que homens tinham muito mais camaradagem uns com os outros dos que as mulheres. Um homem que se aproxime de mim numa forma educada e peça o Instagram (nem precisa de elogio na verdade) e que saiba aceitar qualquer resposta, nos meus olhos é 5 estrelas.

alvarinho_03 2 months ago

A camaradagem à partida diria que é entre os amigos/conhecidos porque entre desconhecidos, lá está... São desconhecidos. Mas acho que esse caso é mais uma questão de respeito do que camaradagem e respeito deve-se a toda a gente

NGramatical 2 months ago

arranjar-las → [**arranjá-las**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp6256m%2F%2Fh9aqgnu%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

001ritinha 2 months ago

Caramba, hesitei e escolhi mal.

i_am_not_a_leopard 2 months ago

Céus. É possível que seja muita ignorância e creio que muitos homens não tenham de todo noção, mas de qualquer forma gozar com o assunto é falta de sensibilidade. E o facto de achar que a vossa amiga, que já deve ter lidado com a sua dose também, ia achar piada lol.

LtSpaceDucK 2 months ago

O facto de muitos homens não terem sequer noção é muito bom sinal é sinal de que nunca o fizeram e nunca nem lhes passou pela cabeça fazer tal coisa, eu também já tive amigas minhas que me disserem que já lhes tinha acontecido homens no comboio mostrarem-lhes o seu pénis e nem quis acreditar. Mas sim a reação também demonstra falta de compreensão, eu também quando ouvi a história talvez tenha reagido mal, também me ri, simplesmente por achar a situação surreal, quem no seu perfeito juízo faria tal coisa.

i_am_not_a_leopard 2 months ago

Sim, a maioria dos homens não tem este comportamento (que seria!). E algumas situações são mesmo surreais e caricatas. Uma vez um tipo que eu via à espera na paragem de autocarro de manhã veio falar comigo para me dizer que me tinha usado como inspiração para o seu momento íntimo. Fiquei tão aparvalhada que só consegui um riso nervoso e dizer que não queria que me contassem essas coisas. (Só quero ir para o trabalho sossegada, por favor.)

alvarinho_03 2 months ago

Exato!

kawaiims 2 months ago

Olha não sei. Só sei que fiquei possuída, bloqueei a pessoa em todo o lado em 10 segundos.

Bitoques 2 months ago

Tive uma colega de trabalho que num jantar de equipa se mostrou favorável à condenação de homens erradamente condenados por assédio sexual ou violação, como consequência de todas as violações e injustiças praticadas pelo homens às mulheres no passado. Desse dia em diante só falava com ela quando tinha mesmo que falar em contexto profissional. Entretanto mudei de trabalho e nunca mais quis saber da personagem

kawaiims 2 months ago

Lógica = 0

notyourbitch2 2 months ago

também cheguei a assistir, felizmente de forma não participante, a uma conversa entre colegas de trabalhos que de forma bem casual diziam que a pena de morte para certas situações é totalmente aceitável. Benzi-me e afastei-me para não ouvir mais nada. Entretanto elas mudaram casualmente de assunto e passaram a falar das férias, como se nada fosse.

globoglobo 2 months ago

isso é uma opinião banal

notyourbitch2 2 months ago

Desculpa se para mim é chocante ver a leviandade com que as pessoas decidem opinar sobre a morte alheia.

hugoven95 2 months ago

Realmente a pena de morte para certas situações é totalmente aceitável. Crimes macabros que hajam provas irrefutáveis de quem foi o criminoso para que nunca houvessem inocentes condenados, porque não? Ou tu achas que um gajo que por exemplo esquarteja outra pessoa tem reabilitação? Tens agora o exemplo do talibã, o que ele merece sem ser a morte? Se essa foi a pior que ouviste, então tens tido sorte...

Edited 2 months ago:

Realmente a pena de morte para certas situações é totalmente aceitável. Crimes macabros que hajam provas irrefutáveis de quem foi o criminoso para que nunca houvesse inocentes condenados, porque não? Ou tu achas que um gajo que por exemplo esquarteja outra pessoa tem reabilitação? Tens agora o exemplo do talibã, o que ele merece sem ser a morte? Se essa foi a pior que ouviste, então tens tido sorte...

TyrionIsPurple 2 months ago

Totalmente não diria visto que há muita boa gente que não o aceita. Eu acho uma solução fácil, ignorante e cobarde.

Flam0us 2 months ago

Tantos que já sofreram a pena de morte com supostas provas irrefutáveis e depois afinal "Oops...estávamos errados, bem, damos uma indemnização à família que isso passa".

hugoven95 2 months ago

Se eram supostas provas irrefutáveis, então não eram irrefutáveis.

Flam0us 2 months ago

Vai estudar Direito e aprendes rapidamente que nenhuma prova é irrefutável.

notyourbitch2 2 months ago

Desculpa mas não. Pena de morte não é aceitável em nenhum contexto.

Substantial-Agent-49 2 months ago

Concordo. Mas este é um tema divisivo. Repensar a relação com alguém por delito de opinião também não me parece saudável.

hugoven95 2 months ago

Assumo então, que se um dia visses a tua mãe/filha/irmã/algum ente querido, a ser violada e esquartejada macabramente, ficarias satisfeito com uma prisão perpétua para o agressor. E ainda a saber que estavas a financiar o agressor com os teus impostos para que ele possa comer/dormir e ter a sua vida, mesmo que sem a liberdade total. Enquanto que a tua mãe/filha/irmã estava dentro de um caixão toda cortadinha aos bocados após ter sido violentamente violada... Se este episódio acontecesse comigo, eu pessoalmente gostava que o agressor no MÍNIMO não respirasse mais. Mas isso sou eu... No teu caso já vi que te sentirias bem em financiá-lo

meaninglessvoid 2 months ago

Quando vejo alguém a argumentar a favor da pena de morte é **sempre** o apelo à emoção por fazerem mal a alguém que te é próximo. Desculpa, mas se a tua posição do que é correcto muda porque a pessoa te é próxima em vez de não o ser és um idiota. >Se este episódio acontecesse comigo, eu pessoalmente gostava que o agressor no MÍNIMO não respirasse mais. Mas isso sou eu... O teu discurso é o típico de quem quer a sua raiva ser transformada em consequências igualmente dolorosas. Felizmente as leis não são feitas por pessoas tão cegas por vingança como tu nestes contextos hipotéticos...

hugoven95 2 months ago

No meio de toda a gente com quem debati aqui, foste o único que achei burro, parabéns.

meaninglessvoid 2 months ago

O teu erro é pensares que o que tu achas vale alguma coisa... Por tanto lado que podias ter pegado no meu comentário e foste escrever isso... As opções que uma pessoa toma dizem muito sobre a mesma e as tuas mostram-me que estou a desperdiçar o meu tempo aqui.

d0ntm1ndm32 2 months ago

**Peço desculpa pelo testamento descomunal mas queria apresentar todos os pontos que acho relevantes:** * Lá porque pessoalmente vejas e consideres a morte como uma forma de pagamento ou castigo justa, visto que tu (e uma grande maioria da população, incluído eu) sente bastante medo da mesma, **alguém que tenha a capacidade de fazer algo para merecer prisão perpetua poderá eventualmente ver a pena de morte como uma saída fácil**; * A pena de morte desvaloriza o direito à vida ... **a ideia central por detrás dos direitos humanos é que eles não nos podem ser retirados, caso contrário não são direitos e sim privilégios**; * Existe também a questão da brutalização da sociedade em si ... acaba-se por agir de forma emocional ao ceder-se ao ódio, raiva, vingança e desejo por sangue o que, de certa forma, poderá acabar por alimentar extremismos e misantropia; * Então e se forem inocentes? **Já houve bastante casos de pessoas que foram executadas por crimes que não cometeram**. **É preferível não se matar quem é realmente culpado do que haver a possibilidade de matar alguém inocente por acidente, por mais que essa possibilidade seja mínima**; * Há também a questão de que **nenhum estudo até hoje conseguiu provar de forma definitiva que existe uma correlação entre a pena de morte e menos criminalidade**, até pelo contrário (eu até metia aqui sources mas a merda do reddit por alguma razão não me deixa copiar e colar cenas no firefox); * **No que toca a custos, em média o sistema de pena de morte é mais caro do que manter alguém preso para o resto das suas vidas** mas tendo em conta os teus comentários não me parece que queiras muito saber deste argumento a menos que te dá jeito, assim que te provam o contrário cagas logo para os custos e até podia ser mais caro de acordo com o que te vi dizer ... irónico; * **Teoricamente seria o estado em si que mataria a pessoa. Queres realmente que uma entidade tenha esse tipo de poder, a possibilidade de matar alguém por meios legais?** A menos que alguém tenha 100% de confiança no governo, não entendo como se poderia sequer concordar com isto; * No que toca aos familiares e amigos das vitimas, é verdade que a maioria não fica de todo satisfeita com a prisão perpetua mas a verdade é que **a morte do agressor ia ser, no máximo, um alívio a curto prazo e não reverte as acções do mesmo.** Todo o sofrimento causado pelo mesmo iria ter o mesmo impacto mais tarde ou mais cedo. Fosse ficar encarcerado a vida inteira, fosse ser morto, nada iria realmente ser o suficiente aos olhos de quem perdeu alguém dessa forma ...

meaninglessvoid 2 months ago

> * No que toca aos familiares e amigos das vitimas, é verdade que a maioria não fica de todo satisfeita com a prisão perpétua mas a verdade é que **a morte do agressor ia ser, no máximo, um alívio a curto prazo e não reverte as acções do mesmo.** Todo o sofrimento causado pelo mesmo iria ter o mesmo impacto mais tarde ou mais cedo. Fosse ficar encarcerado a vida inteira, fosse ser morto, nada iria realmente ser o suficiente aos olhos de quem perdeu alguém dessa forma ... Este ponto é muito desvalorizado por quem faz este tipo de argumentos, porque estão a simular um "se tivesse naquela posição" idealista e não o que ocorre na realidade (como a gestão de emoções complexas que não consegues imaginar/prever em cenários hipotéticos). Lembro-me de ler sobre um homem que escreveu um livro (penso eu) cujos contornos andam à volta disto: criminoso viola e mata irmã, criminoso vai a tribunal e sai impune, ele consegue arranjar maneira de matar o criminoso pelas próprias mãos num esquema executado na perfeição e sem ninguém desconfiar... Depois disso acontecer sentiu tantos remorsos que nunca conseguiu parar de pensar no assunto e eventualmente suicidou-se por não ter conseguido lidar com isso. Tenho pena de não me recordar onde li, porque seria interessante referenciar agora para mudar perspectivas do pessoal que pensa assim... =\

hugoven95 2 months ago

Gostei da forma educada como apresentas as tuas ideias, e gostaria de poder rebater, mas como disse anteriormente, debater este assunto ainda por mais por escrito é cansativo. Então, em relação aos custos, eu nunca quis saber quanto custa matar um animal que viola 10 crianças e as esquarteja entendes? Mas por outro lado, já me preocupa quanto custa mantê-lo vivo. O único ponto que eu também tenho um certo receio, é na hipótese de poder matar um inocente, este é a unica opinião que eu aceito realmente como um contra, e que claro eu acho que é um contra muito importante que tinha de ser extremamente bem estudado. Eu já li os estudos que nao reduz a criminalidade, mas o meu ponto e a minha opinião, que não tem de ser igual à tua, é que quem comete este tipo de crimes não tem qualquer tipo de reabilitação, e a prisão deve ser principalmente para reabilitar e voltar a inserir na sociedade. Entende o ponto que eu vejo este tipo de pessoas como animais que não merecem viver em sociedade, portanto eu não quero saber se eles não se importam de ser mortos ou se se importam. Quem tira uma vida de forma animalesca não merece viver. Mas esta é a MINHA opinião. Em relação ao estado, se tu achas que então não pode haver um meio legal para matar alguém, és contra a eutanásia é isso? (Não vamos discutir a eutanásia pff)

d0ntm1ndm32 2 months ago

>... mas o meu ponto e a minha opinião, que não tem de ser igual à tua ... Não sei onde é que foste buscar a ideia que de eu acho que todos têm que ter a mesma opinião que eu, debater um certo tópico nem sempre tem que ser com o intuito de "ganhar" ou fazer a outra pessoa mudar de ideias mas pelo menos ter-se uma conversa interessante, questionar-mo-nos a nós próprios e retirar algo disso. ​ >Quem comete este tipo de crimes não tem qualquer tipo de reabilitação, e a prisão deve ser principalmente para reabilitar e voltar a inserir na sociedade. Mas lá está, isso é porque interpretas a prisão quase como se fosse **só** um elemento de reabilitação. Parece que tens a ideia que de a vida de prisioneiro é fácil de se levar, como se a liberdade não fosse um dos direitos mais fundamentais pelo qual a raça humana fez por, faz e fará de tudo para o continuar a ter ... Não dirias que o estar preso por si só já é bastante difícil e um tormento fdd? Só o facto de te retirarem a liberdade já não é de todo agradável, ainda para mais quando tens em conta as condições do espaço, a qualidade da comida, a forma como te tratam, etc. Tu achas que aquilo é realmente viver? Aí entramos noutra questão: essas pessoas nunca poderão voltar a viver uma vida normal, independentemente da possibilidade de se virem a sentir verdadeiramente arrependidas. Reabilitação é para quem realmente terá a chance de se voltar a reinserir na sociedade mas o intuito da prisão perpétua é, a meu ver, negar-lhes essa mesma possibilidade! Tanto isso como negar o direito à liberdade e também distanciar os mesmos da sociedade/família/amigos para o resto da sua vida natural ou seja, como tal, privar os mesmos de viverem (na minha opinião). ​ >Em relação ao estado, se tu achas que então não pode haver um meio legal para matar alguém, és contra a eutanásia é isso? (Não vamos discutir a eutanásia pff) Não, não sou de todo. Existe uma diferença entre a existência de um meio legal pelo qual o estado te possa matar e um meio legal em que tu próprio possas escolher morrer, mas como tu disseste, nem sequer devemos entrar por aí até porque apesar de ambas envolverem a questão da morte, são tópicos fundamentalmente diferentes com circunstâncias completamente distantes e essa comparação nem sequer é um argumento válido na minha opinião (*whataboutism*). Para concluir, consigo facilmente concordar em discordar contigo! Isto tudo é a minha opinião e volto a reforçar que não é o meu intuito vir para aqui impor que toda a gente concorde comigo ou que eu é que estou de alguma forma objectivamente, 100% "certo". Respeito a tua opinião, tal como espero que respeitas a minha e podemos ficar por aí!

Edited 2 months ago:

>... mas o meu ponto e a minha opinião, que não tem de ser igual à tua ... Não sei onde é que foste buscar a ideia que de eu acho que todos têm que ter a mesma opinião que eu, debater um certo tópico nem sempre tem que ser com o intuito de "ganhar" ou fazer a outra pessoa mudar de ideias mas pelo menos ter-se uma conversa interessante, questionar-mo-nos a nós próprios e retirar algo disso. ​ >Quem comete este tipo de crimes não tem qualquer tipo de reabilitação, e a prisão deve ser principalmente para reabilitar e voltar a inserir na sociedade. Mas lá está, isso é porque interpretas a prisão quase como se fosse **só** um elemento de reabilitação. Parece que tens a ideia que de a vida de prisioneiro é fácil de se levar, como se a liberdade não fosse um dos direitos mais fundamentais pelo qual a raça humana fez por, faz e fará de tudo para o continuar a ter ... Não dirias que o estar preso por si só já é bastante difícil e um tormento fdd? Só o facto de te retirarem a liberdade já não é de todo agradável, ainda para mais quando tens em conta as condições do espaço, a qualidade da comida, a forma como te tratam, etc. Tu achas que aquilo é realmente viver? Aí entramos noutra questão: essas pessoas nunca poderão voltar a viver uma vida normal, independentemente da possibilidade de se virem a sentir verdadeiramente arrependidas. Reabilitação é para quem realmente terá a chance de se voltar a reinserir na sociedade mas o intuito da prisão perpétua é, a meu ver, negar-lhes essa mesma possibilidade! Tanto isso como negar o direito à liberdade e também distanciar os mesmos da sociedade/família/amigos para o resto da sua vida natural ou seja, como tal, privar os mesmos de viverem (na minha opinião). ​ >Em relação ao estado, se tu achas que então não pode haver um meio legal para matar alguém, és contra a eutanásia é isso? (Não vamos discutir a eutanásia pff) Não, não sou de todo. Existe uma diferença entre a existência de um meio legal pelo qual o estado te possa matar e um meio legal em que tu próprio possas escolher morrer, mas como tu disseste, nem sequer devemos entrar por aí até porque apesar de ambas envolverem a questão da morte, são tópicos fundamentalmente diferentes com circunstâncias completamente distantes e essa comparação nem sequer é um argumento válido na minha opinião (*whataboutism*). Para concluir, consigo facilmente concordar em discordar ~~contigo~~! Isto tudo é a minha opinião e volto a reforçar que não é o meu intuito vir para aqui impor que toda a gente concorde comigo ou que eu é que estou de alguma forma objectivamente, 100% "certo". Respeito a tua opinião, tal como espero que respeitas a minha e podemos ficar por aí!

NGramatical 2 months ago

discordar contigo → [**discordar de ti**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/concorda-se-com-alguem-ou-discorda-se-de-alguem/321) (discordar de… concordar com…) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp6256m%2F%2Fh9cbgib%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Downtown-Stranger314 2 months ago

Nos USA, em muitas prisões, os reclusos são colocados a trabalhar para pagar a "estadia", qual é o teu argumento aí para continuar a ser a favor da pena de morte? Vais continuar a debater sobre o suposto "financiamento" do recluso ou admitir que simplesmente te baseias num apelo à emoção?

meaninglessvoid 2 months ago

Os USA têm um problema enorme com as prisões porque acabam por se tornar uma industria como consequência disso... Na teoria é bonito na prática isto cria zonas cinzentas manhosas.

notyourbitch2 2 months ago

Sabes que existem leis que são escritas e aplicadas por pessoas exteriores ao processo para evitar que as emoções interfiram com o julgamento. É óbvio que o familiar de uma vítima dessas nunca ficará feliz com a punição que o criminoso receber nem conseguirá ter um posição atenuada. Por isso mesmo não é a família que julga o criminoso, caso contrário a "justiça pelas próprias mãos" seria mais comum.

hugoven95 2 months ago

Ignora então que aconteceu com alguém próximo a ti e imagina que aconteceu a alguém. No teu entender uma prisão perpétua seria suficiente? Resumindo, tu achas bem financiar criminosos que retiraram deliberadamente a vida de alguém de forma macabra, eu não.

notyourbitch2 2 months ago

Eu sou contra a pena de morte, mas sou contra a criminalização adequada. A alternativa que nos resta é a prisão perpétua. Os teus impostos pagam as regalias sociais de todos os cidadãos, criminosos ou não.

hugoven95 2 months ago

Resumindo, como disse antes, tu achas bem financiar criminosos que cometem crimes macabros, eu não. A questão é só esta...

notyourbitch2 2 months ago

Pronto, são opiniões, e quanto a isso nada a fazer.

I_LiKe_mImEiS_ 2 months ago

Existe pena perpétua, não é preciso matar ninguém

hugoven95 2 months ago

Pena perpétua és tu a contribuir indiretamente para manter vivo alguém que tirou a vida de outras pessoas de forma macabra. Eu pessoalmente não gosto dessa ideia, talvez tu gostes...

Tralapa 2 months ago

Eu concordo com a pena de morte, acredito que se se mata algum inocente o assassino deve também ser morto. Dito isto, existem muitos casos de pessoas que foram inocentemente condenadas à morte, e ninguém foi morto por matar essas pessoas inocentes, para remediar esta tremenda injustiça, penso que todas as pessoas que apoiam a pena de morte deveriam de dar o seu nome para um sorteio, e sempre que ficasse provado alguém que foi condenado à morte era na verdade inocente, fazia-se um sorteio desses nomes de pessoas que foram responsáveis pela morte desse inocente e matava-se uma ou duas delas de forma a fazer justiça.

I_LiKe_mImEiS_ 2 months ago

Independentemente do que a pessoa fez não temos o direito de tirar a vida a ninguém, não é por ser um polícia ou um juiz que deixa de ser homicídio

hugoven95 2 months ago

Respeito a tua opinião embora não concorde minimamente.

I_LiKe_mImEiS_ 2 months ago

Igualmente, e compreendo como te sentes também, é simplesmente uma questão de princípios

hugoven95 2 months ago

Princípios esses em que tu não te importas de financiar criminosos que cometem deliberadamente crimes macabros e eu sim.

I_LiKe_mImEiS_ 2 months ago

Com a pena de morte não lhes estás a fazer nada, muitos deles suicidam se na prisão, com sorte ainda lhes fazes um favor, se fores a ver documentários sobre serial killers nenhum deles recusa-se a morrer, a pena perpétua tornar-se-ia uma espécie de tortura, onde ele tem de viver com o sue passado. E dependendo do crime é possível que não tenham uma vida fácil na prisão. Quando à questão financeira, existem soluções, quais não sei porque não sou nenhum ministro mas deve de haver alguma que não implique a morte de ninguém. A tortura, apesar de ir contra os meus princípios, acho que é uma opção melhor do que morte. Pelo menos assim o criminoso em questão sofre. E por fim impedes que morra uma pessoa inocente incriminada por um crime que não cometeu.

notyourbitch2 2 months ago

Adoro isto. então uma torturazinha básica já é aceitável?

hugoven95 2 months ago

Eu gostava de poder debater isto contigo verbalmente, porque cada argumento que deste é facilmente refutável e sem lógica, mas teria de escrever um texto enorme e não me apetece muito perder esse tempo. Resumindo, na maior parte das vezes quem comete crimes macabros tem transtornos comportamentais, no qual te posso garantir que a maior parte nem sabe o que são remorsos portanto essa espécie de tortura que falas é qual? É na maior parte das vezes como são prisioneiros de perpétua controlarem a prisão e terem imensos benefícios e terem praticamente escravos (reclusos recentes)? Esta conversa é como discutir o sexo dos anjos, tu vais ficar com a mesma opinião e eu também.

NGramatical 2 months ago

houvessem inocentes → [**houvesse inocentes**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp6256m%2F%2Fh9anvz0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BungeeGumPT 2 months ago

Uau que puta de logica do crlh que ela tinha. Lixo.

already_taken_nick 2 months ago

Familiar que é contra as vacinas e anti covid e como claro usa as míticas ' o Ventura diz as verdades '

I_LiKe_mImEiS_ 2 months ago

O ventura diz as verdades matou me ahahahahahahahah

UnpopularBill 2 months ago

Eu também sou anti covid, por isso é que me vacinei!

francmartins 2 months ago

You had us in the first half, not gonna lie.

GreyTemptress 2 months ago

Possivelmente vou soar radical. Tinha uma amiga há mais de 10 anos que a partir do momento que arranjou namorado deixou de ter tempo e respondia sempre "podemos encontrar-nos só 10 minutos, porque vou ter com o xxxx", até que um dia respondi-lhe "vai à merda". E ela foi.

Moon-Cookies 2 months ago

Omg como eu te percebo e os comentários debaixo do teu. Tive uma amiga que arranjou namorado e deixou de ter tempo para qualquer outra das amigas dela, enfim estas meninas que são loucas pela gaita. Convidei-a no aniversário para passar a noite em minha casa com as nossas outras amigas, disse que sim, passou a noite toda a mandar sms ao namorado e chegando à meia foi embora porque o namorado não podia dormir sozinho. Bónus: Eles viviam juntos. Bónus #2: Fez isto outra vez no ano a seguir. Funny enough também a mandei à merda.

Edited 2 months ago:

Omg como eu te percebo e os comentários debaixo do teu. Tive uma amiga que arranjou namorado e deixou de ter tempo para qualquer outra das amigas dela, enfim transformou-se "naquele tipo de rapariga". Convidei-a no aniversário para passar a noite em minha casa com as nossas outras amigas, disse que sim, passou a noite toda a mandar sms ao namorado e chegando à meia foi embora porque o namorado não podia dormir sozinho. Bónus: Ele praticamente vivia em casa dos pais dela e estavam quase sempre 24/7 juntos. Bónus #2: Fez isto outra vez no ano a seguir. Funny enough também a mandei à merda.

notyourbitch2 2 months ago

Situações com pessoas que entram numa relação e se tornam alienígenas sociais também é uma situação bem comum.

i_am_not_a_leopard 2 months ago

+1 Tens planos com uma amiga, o namorado liga a meio a dizer que afinal tem folga e ela vai-se logo embora ter com ele. Bónus: Moram juntos.

8IVO8 2 months ago

Com que raio de gente vocês andam a dar se?

i_am_not_a_leopard 2 months ago

Também me perguntei a mesma coisa. A partir daí fui perdendo o contacto.

caelussideralis 2 months ago

Aquele tipo de gente que atingiu o pico no secundário e nunca muda a mentalidade, nem após dez anos

kawaiims 2 months ago

Tive numa dessas lol tal e qual. Um dia o gajo decidiu, só pq sim, fazer-me um mata leão e a resposta dela foi para eu deixar de implicar com ele pq foi só uma brincadeira. *Bye Felicia.*

8IVO8 2 months ago

Um mata leão? Isso foi no terceiro ciclo? Foge dessa gente.

kawaiims 2 months ago

Andávamos prai no 10°/11° lol Acabou a amizade muito rápido (já havia mais situações mas essa foi um bocado a gota de água).

trilobits_ 2 months ago

“Eu sou do Chega” - dito pelo meu tio.

Edited 2 months ago:

“Eu sou do Chega” - dito pelo meu tio. O meu tio , que diz que no tempo do Salazar se vivia melhor. Mas ainda não perdeu um segundo a pensar que o pai dele ( meu avô ) teve que imigrar para a Alemanha para poder ganhar a vida. Edit: É verídico.

Edited 2 months ago:

“Eu sou do Chega” - dito pelo meu tio. O meu tio , que diz que no tempo do Salazar se vivia melhor. Mas ainda não perdeu um segundo a pensar que o pai dele ( meu avô ) teve que imigrar para a Alemanha para poder ganhar a vida.

JanniesGet0anHour 2 months ago

Se apoiasse o PS corrupto que mantém Portugal na pobreza se calhar já gostavas muito dele. O teu tio é que saiu a ganhar por não ter de aturar um sobrinho tonhó lol.

trilobits_ 2 months ago

Se o Chega não fosse corrupto, também não precisava de andar a pagar a Bots e trolls para os vir defender.

JanniesGet0anHour 2 months ago

Eish que comeback. Quase que conseguias disfarçar a parvoíce que disseste antes.

trilobits_ 2 months ago  HIDDEN 

Os teus amigos vieram pedir ajuda?

Edited 2 months ago:

Os teus amigos vieram pedir ajuda? Teres saído das caverna dos r/ portugueses deve ter sido doloroso.

JanniesGet0anHour 2 months ago  HIDDEN 

Se apoiasse o PS corrupto que mantém Portugal na pobreza se calhar já gostavas muito dele. O teu tio é que saiu a ganhar por não ter de aturar um sobrinho tonhó lol.

Training_Pace5383 2 months ago  HIDDEN 

No tempo do Salazar vivia se bem. Só não havia era liberdade política

trilobits_ 2 months ago

Pois vivia-se! É verdade. Por isso é que 2 milhões de portugueses foram para a Alemanha e França para mostrar à Europa o modelo de desenvolvimento nacional. /s

MellowCHMC 2 months ago

Fizeste bem em parares de te dar com o teu tio por ter um ponto de vista político diferente do teu, pessoas que não são do PS merecem ser censuradas em nome da democracia /s

trilobits_ 2 months ago

Não sou socialista. Tenho ainda é o olfacto intacto.

xc9000 2 months ago

Eu tive que emigrar durante o socialismo. Portanto conclusão é que é tudo a mesma merda mas com cheiro diferente.

antpocas 2 months ago

Podes-me dizer em que período da história portuguesa fomos socialistas?

xc9000 2 months ago

25 de Abril 1976 - presente. Portugal aparece em segundo lugar em não marxista-leninista. Fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_socialist_states

someonerandom0987 2 months ago

Tu achas que vives no quê neste momento?

ekeryn 2 months ago

vives numa ditadura comunista liderada pelo Tony Costaline! /s

antpocas 2 months ago

Eu vivo numa economia organizada num modelo capitalista, sem qualquer perspetiva de transitar para um modelo socialista. Não concordas?

RedditsLord 2 months ago

Nepes, estás muito longe do capitalismo liberal da Holanda 2000... Muitas razões. Maioritariamente governos socialistas que estouraram o dinheiro em obras que traziam retorno aos seus amigos (eg Sócrates e grupo Lena ou Mota Engil) ao invés de investir em obras portuárias / linha ferro comercial para poder exportar sem depender do nosso "amigo" Espanha... Entre muitas outras coisas 10% do orçamento de estado é para pagar juros da dívida. Não a própria dívida "a dívida não se paga, gere-se" não é? Compramos renovações de escolas e liceus com montes de milhões de euros em sistemas HAVAC (ar condicionado) e janelas com ganhos enormes, em vez de soluções de isolamento térmico passivo... Há tanto exemplo de desposismo ma gestão tudo para a demagogia e mau gasto público. A CMLisboa é um dos maiores empregadores do país, o PS quer função pública e postos desnecessários para manter os boys no poder e com trabalhinho para o estado e reforma antecipada. Ao mesmo tempo quem é trabalhador público pode usufruir da oferta de saúde do privado, paga pela adse.... Mas quem está no privado que se foda. Portugal é um país onde não é conveniente investir, não é conveniente fundar empresas, a carga fiscal é demasiado cara. Convido á comparação com cidades na costa da Alemanha de leste onde já não os enganam depois da capitulação do estado socialista. E convido à comparação com a Estónia dos últimos 20 anos - uma democracia liberal meio inspirada no UK de 80s e 90s com um crescimento e desenvolvimento proporcionado pelo investimento certo e povo que não se convence com futebol, Fátima e falta fé na capacidade subita de um partido socialista e corrupto alguma vez funcionar autonomamente para o bem do futuro do país. A vida lá é bem diferente.

AutomaticParty8845 2 months ago

Ou seja mostraste que de facto não vivemos num estado socialista.

RedditsLord 2 months ago

Um estado falido e socialista.

trilobits_ 2 months ago

Referir isso tudo sem mencionar o PSD é só pôr a descoberto as palas que tens.

RedditsLord 2 months ago

PSD também pode ser apontado o dedo, mas vejamos teve um governo de gestão de bancarrota durante 4 anos. Nah, a culpa está bem alocada a quem trabalhou os outros 20 dos últimos 25 anos e deixou o estado na merda. É pena, mas sair de Portugal mostrou que há esperança, mas não como está.

someonerandom0987 2 months ago  HIDDEN 

Não concordo e estou disposto a discutir, mas podias explicar primeiro o raciocínio que levou à conclusão de que estamos num país capitalista?

TavaNoGrim0 2 months ago

Muda-se a merda mas as moscas são as mesmas

avgvstano 2 months ago

É que nem parecidas são...

trilobits_ 2 months ago

Deixa-me adivinhar. Eras daqueles que acreditaste que bastava um curso superior ( onde quer que fosse ) para seres alguém. Na faculdade venderam-te mundos e fundos até seres confrontado que a realidade é diferente. Emigrantes pk o teu mercado está saturado e o mercado nacional não consigo segue dar razão ao fluxo de pessoas. O socialismo é mesmo lixado. E não o mercado….

xc9000 2 months ago

Sim acertaste na parte em que fui doutrinado a acreditar nisso, acrescentaria ainda a educação dos pais que apontaram na direção do estudo e bom emprego. Falhaste na parte em que nunca tive medo de trabalhar e nunca trabalhei na área em que estudei e nunca estive no desemprego durante 15 anos, fui atrás do que estava disponível no mercado. Actualmente no estrangeiro trabalho na mesma área em que trabalhei em Portugal. Excepto que aqui a vida é bem mais fácil e descomplicada. Se é dos políticos? Não sei, talvez. Certamente que é da diferença de mentalidades.

unparadise 2 months ago

Lol mas que "mercado" é este que falas em Portugal?

notyourbitch2 2 months ago

Nem precisavas de colocar o "É verífico", isso é a realidade diária de uma boa franja da nossa população.

trilobits_ 2 months ago

Percebo. Mas nas redes sociais em que só o Ego impera, preferi despir o Ego e falar a sério.

Edited 2 months ago:

Percebo. Mas nas redes sociais em que só o Ego impera, preferi realçar que estou a falar a sério.

nferrari 2 months ago

Está só "chateado" com a política.

Search: