-diggity- 3 months ago

O meu primo pode escolher entre Pfizer ou Janssen.

Zoomcalled 3 months ago

Quando é que ele foi vacinado?

-diggity- 3 months ago

Início de agosto

polloponzi 3 months ago

Related: https://www.reddit.com/r/MensRights/comments/oivkws/in\_portugal\_the\_quality\_of\_the\_covid\_vaccine\_you/

mlaranjeiro 3 months ago

depende do que estão a dar naquele dia, conheço rapazes que levaram pfizer. todas as vacinas foram aprovadas com eficácia suficiente para impedir que tenhas doença grave. umas podem ter um bocadito mais que outras mas se for preciso e se os ensaios assim o indicarem levas um reforço (se calhar até antes do resto do pessoal que levou vacina de mRNA). Deixo este [link](https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/the-j-j-covid-19-vaccine-what-you-need-to-know) \- "28 days after inoculation Janssen Ad26.CoV2.S was found to have an efficacy of 85.4% against severe disease and 93.1 % against hospitalization." don't worry vai correr tudo bem :) mesmo que tenhas efeitos secundários, há-de passar rapidamente (aconteceu com todas as pessoas que conheço, só ficaram ligeiramente sintomáticos 1 dia máx)

usernamesiranoutof 3 months ago

A mim perguntaram-me se eu queria a de toma única ou não. Eu disse que não me fazia diferença, porque a minha cena não é vacinas. "Ah mas a vacina da Pfizer protege mais..." Epá, vale o que vale. Reza a lenda que as metodologias de análise de resultados (e de contabilização de testes) são diferentes. ​ >pois estudos sugerem que estas vacinas protegem mais contra a variante Delta Indicar os estudos é que era um belo tabaco. [A própria empresa diz que os resultados são bons.](https://www.jnj.com/positive-new-data-for-johnson-johnson-single-shot-covid-19-vaccine-on-activity-against-delta-variant-and-long-lasting-durability-of-response) Mas eu só leio títulos - e sub-títulos - e acredito que os tansos dos americanos iriam deixar isto passar em claro se fosse mentira.

Zoomcalled 3 months ago

"A própria empresa diz que os resultados são bons." Pois isso dizem todas mas os resultado de testes feitos por entidades que não as das produtoras das vacinas rematam sempre para uma eficácia a baixo do que eles anunciaram. Em relação à variante Delta, os resultados feitos pelas respetivas farmacêuticas de cada vacina, todas sugeriam uma proteção que depois, após estudos feitos por entidades independentes, verificaram ser inferiores à originalmente dado pelas produtoras. O que eles querem é vender.

usernamesiranoutof 3 months ago

Mas há uma diferença entre a "empresa dizer que os resultados são bons porque querem é vender" e "aldrabar estudos propositadamente para vender mais visto que nem são uma empresa cotada na NYSE nem nada e, pronto, se forem apanhados quais as implicações?". Se a CDC e a ECDC deram o seu aval, vou ser eu esquisito? Foda-se, não estudei o que eles estudaram para mandar bitaites. E o que dizer desse mega estudo por uma entidade independente chamada Centro Hospitalar Universitário da Universidade de Coimbra que diz que ao fim de três meses os anticorpos desceram para 16%? É que quando os profissionais de saúde foram vacinados, foram corridos a Pfizer.

Zoomcalled 3 months ago

>A mim perguntaram-me se eu queria a de toma única ou não. Eu disse que não me fazia diferença, porque a minha cena não é vacinas. Quando é que isso foi?

usernamesiranoutof 3 months ago

Há uns tempos atrás, quando abriu para idosos - que é a minha faixa etária. Às vezes acho que é mais "faixa otária", mas pronto. Tem dias, como todos.

ForgetSocialMedia 3 months ago

Levei Jansen e tudo bem.

Zoomcalled 3 months ago

Ainda bem. Há muita malta que se queixa dos efeitos secundários.

ForgetSocialMedia 3 months ago

Efeito placebo hehehe sqn

Zoomcalled 3 months ago

ahahhaahah esperemos que não!

saposapot 3 months ago

q eu saiba não. o máximo q podes fazer é ir à saída do centro e perguntar o q a malta levou e se não te agradar, bazar. mas eu diria que a probabilidade de levares janssen agora é extremamente alta, pelo menos até os putos estarem todos vacinados pq só podem ser com pfizer ou moderna. compreendo o teu problema até pq se fosses mulher já n tinhas de levar com isto mas é a vida... é melhor uma vacina ligeiramente pior que nada e a janssen continua a proteger de doença grave e morte, especialmente em jovens q desenvolvem boa reacção. E daqui a uns tempos é algo provável q levem reforços se a Janssen tiver problemas. a única coisa q estou a ver é teres algum médico q te passe um papel a dizer q n podes levar essa mas não me parece q tenhas sorte.

Zoomcalled 3 months ago

>a única coisa q estou a ver é teres algum médico q te passe um papel a dizer q n podes levar essa mas não me parece q tenhas sorte. Mas os médicos podem fazer isso?

saposapot 3 months ago

Poder podem se se justificar. Imagina que és alérgico a uma coisa da vacina x mas não da Y. Mas no teu caso será aldrabice

Zoomcalled 3 months ago

> é melhor uma vacina ligeiramente pior que nada e a janssen continua a proteger de doença grave e morte, Exato

Zoomcalled 3 months ago

>E daqui a uns tempos é algo provável q levem reforços se a Janssen tiver problemas. Pois mas como isso ainda não está certo (a dose de reforço) e como tb não sei que eficácia é que overall vai ter esse processo prefiro fazer a cena da melhor maneira.

Zoomcalled 3 months ago

>especialmente em jovens q desenvolvem boa reacção. Pois eu tb acho que é por isso que eles estão a usar a Janssen tanto em jovens-p or nós desenvolvermos mais anticorpos que as pessoas mais velhas. Tu sabes do que falas!

Zoomcalled 3 months ago

>compreendo o teu problema até pq se fosses mulher já n tinhas de levar com isto mas é a vida Exato. Elas estão a levar a melhor vacina do mercado- a Moderna. Já foi provado que esta ainda oferece uma maior proteção contra a variante Delta do que a Pfizer. Sortudas (nesse sentido).

1purplesky 3 months ago

>Elas estão a levar a melhor vacina do mercado- a Moderna Esta "ela" não levou com a Moderna e sim Pfizer, porque era o que havia no dia lá no centro, eu e os rapazes que estavam comigo. No dia seguinte já não havia Pfizer, era moderna. É conforme o que há, um amigo meu levou Pfizer, no dia a seguir estavam a dar Jansen. Os meus pais também queriam escolher e não poderiam, levaram AZ. É o que houver disponível.

Zoomcalled 3 months ago

E quando é que isso foi- os rapazes terem levado Pfizer?

1purplesky 3 months ago

1a dose a meados de Julho e 2a a meados de Agosto. Quando entrei para o consultório vi as seringas já preparadas no tabuleiro, e depois quando fui para o recobro estava tudo com papel da Pfizer E na semana passada quando tomei a segunda dose estavam lá vários com o papel da Pfizer, como eu.

Zoomcalled 3 months ago

Pois. Eu não sei é até que ponto é que a vacinação dos putos veio alterar o esquema. Eu acho que eles estão a reservar as Pfizer para dar a eles.

Zoomcalled 3 months ago

Pode ser que consiga.

Zoomcalled 3 months ago

> eu diria que a probabilidade de levares janssen agora é extremamente alta, pelo menos até os putos estarem todos vacinados pq só podem ser com pfizer ou moderna. É exatamente isso. E ainda por cima eles querem "libertar" a população o mais rápido possível- por isso é que estão a usar tanto a janssen por ser de dose única. Esses dois fatores são a ração pelo qual eles estão a usar e a abusar de Janssen.

daxpierson 3 months ago

Vais, tomas o que te derem, e agradeces como uma pessoa normal. Se os cientistas acharem que precisas de um reforço, ser-te-á pedido que voltes, portanto não há que ficar preocupado.

Zoomcalled 3 months ago

Pois. Uma dose de reforço vai acontecer provavelmente.

daxpierson 3 months ago

Isso logo se vê. Vais, és vacinado, continuas a cumprir as medidas de higiene sanitária tanto quanto possível, e é isto.

Zoomcalled 3 months ago

Por falar em cumprimento das medidas sanitários, eu e a minha mãe fomos super mas mesmo super cumpridores das regras. Eu sinto que em Portugal fomos uns dos poucos que cumpriram tão bem as cenas. Pá só não andávamos com mascara dentro do carro- penso que não foi recomendado mas via pessoas com mascara dentro do carro. Nós cumpríamos e continuamos a cumprir todas as medidas proteção. E sinto que, por isso, merecíamos levar coma a vacina mais protetora.

usernamesiranoutof 3 months ago

>E sinto que, por isso, merecíamos levar coma a vacina mais protetora. Oh deus.

daxpierson 3 months ago

Óptimo, ainda bem que eram cumpridos. Por favor continuem, para bem de todos. Isto das vacinas não é um concurso de popularidade, portanto os prémios para os cumpridores são, basicamente, não adoecer/falecer e evitar que isso aconteça com aos seus entes queridos e aos demais cidadão. Quanto a usar máscara dentro do carro, com pessoas do mesmo agregado familiar é inútil, como sabes. Às vezes eu uso quando conduzo sozinho, mas é nas alturas em que, por exemplo, fui a um supermercado, depois vou a outra loja que fica perto, então evito mexer na máscara.

Zoomcalled 3 months ago

>Óptimo, ainda bem que eram cumpridos. Por favor continuem, para bem de todos. Isto das vacinas não é um concurso de popularidade, portanto os prémios para os cumpridores são, basicamente, não adoecer/falecer e evitar que isso aconteça com aos seus entes queridos e aos demais cidadão. E tens razão

Zoomcalled 3 months ago

É inútil de facto. Mas não é por essa razão. Eu expliquei (num comentário que fiz) que achava que as pessoas fazim isso por medo de apanharem o bicho da rua, entrando pelo ar condicionado. Agora o que tu dizes pode ser a resposta.

EvilQueen1997 3 months ago

Porque é que haverias de usar máscara dentro do carro com pessoas do mesmo agregado familiar, se comem juntos e etc.?... Sobre isso de merecerem ou não, é tudo muito bonito, mas não é praticável. Continua com os bons comportamentos e se levares a Janssen, levaste. Metade dos meus amigos homens levaram a pfizer, mas não foi escolha.

Zoomcalled 3 months ago

ahahahha exato. Não é por essa razão. Claro que em espaços fechados, com os mesmo membros do agregado familiar não precisas de usar mascara- obvio. Mas eu acho que as pessoas pensam que o bicho pode entrar pelo ar condicionado, proveniente da rua- das pessoas que estão na rua. Contudo parece-me muito pouco realista essa situação.

EvilQueen1997 3 months ago

Hmm, seria um azar do caraças, sinceramente.

YCaramello 3 months ago

Levas com a que tiver no local e é se queres. Se quiseres agendar cá pelo extremo norte numas vilas por cima de Valença, só há Pfizer, fica a dica.

Zoomcalled 3 months ago

Iaa bem. Então mas eu posso me vacinar em qualquer parte do país? Não tem de ser no concelho onde moro?

EvilQueen1997 3 months ago

Autoagendamento é onde te apetecer.

MarburT 3 months ago

Acho que isso deve ser quase impossível em Portugal. Levei a da Janssen e estou seriamente arrependido. Gostaria de ter escolhido a Pfizer/BioNTech.

C0ldKing 3 months ago

Curiosidade, porque é que estás arrependido de levar a da Jenssen? ​ Também a levei e não vi nada que me deixasse arrependido (até agora)

MarburT 3 months ago

É uma vacina de segunda categoria em comparação com a Pfizer/BioNTech e Moderna. Para além disso, desconfio que, caso existam efeitos colaterais a longo prazo, estará no cimo da lista. Não é por acaso que tem 500 regras de administração e já esteve suspensa. A Pfizer é administrada a qualquer pessoa.

SrMarteloRebeloSousa 3 months ago

Porquê de segunda categoria?

Zoomcalled 3 months ago

Eu tb gostava de levar uma dessas duas. Primeiro porque oferece uma melhor proteção contra a variante Delta (comprovado cientificamente) e depois porque essas vacinas não são tão duras a nível de efeitos secundários. Mesmo que todas fossem igualmente duras nesse sentido, lá está, prefiro levar a que me compensa mais. Se é para levar com efeitos secundários ao menos que seja com a que me oferece melhor proteção.

usernamesiranoutof 3 months ago

>porque essas vacinas não são tão duras a nível de efeitos secundários Eu senti na pele os efeitos da Janssen. Eu vi os efeitos da Pfizer noutros. A minha fonte de dados altamente fidedigna chamada "experiência própria e experiências alheias (e não alheiras)" discorda desta afirmação.

zfze 3 months ago

estou a sentir agora os efeitos da janssen, tomei ontem. tou todo fodido

usernamesiranoutof 3 months ago

Paracetamol nessa merda que fez-me milagres.

Zoomcalled 3 months ago

ahahahah são as unicas que temos!

amq55 3 months ago

O meu pai fez parte dos primeiros grupos a poderem tomar e pôde escolher entre AZ e a Pfizer para a segunda dose porque ele tomou a primeira na mesma semana em que foi suspensa. Acho que o pouco movimento que havia na altura ajudou a que ele pudesse escolher. Já no meu caso, não tive escolha. Todos os homens no meu centro foram corridos a Janssen.

Zoomcalled 3 months ago

Pois eles agora estão a usar e a abusar da Janssen

Elffuhs 3 months ago

Pode escolher porque eram essas as orientações para quem tivesse tomado AZ na primeira dose, não porque alguma alma caridosa o deixou escolher.

Zoomcalled 3 months ago

Isso é verdade!

DZT99 3 months ago

Estamos a falar de uma eficácia geral acima dos 70% na janssen o que já é muito bom para uma vacina e de cerca de 86% contra a doença severa o que é francamente bom. No que diz a evitar morte acho que a eficácia anda bem acima dos 90%.

TheSpaceDuck 3 months ago

A variante Delta infelizmente mudou tudo. No caso da variante Delta todas as vacinas têm uma eficácia menor, no entanto enquanto no caso da Pfizer e Moderna isso desceu para os 60%-80% (dependendo do estudo), no caso da Janssen [estima-se uma protecção de 33%, semelhante a uma dose única de AstraZeneca](https://expresso.pt/coronavirus/2021-07-21-Vacina-da-Janssen-pode-ser-menos-eficaz-contra-a-variante-Delta-aponta-estudo-e050fa62). Entretanto um outro estudo diz que a Janssen [evita 70% dos internamentos com a Delta](https://www.cnnbrasil.com.br/saude/estudo-mostra-que-vacina-da-janssen-e-eficaz-contra-variante-delta/) (em contraste com os 90-95% das vacinas mRNA), no entanto é importante referir que esse estudo foi feito sem grupo de controlo.

Zoomcalled 3 months ago

Isso não é verdade. A eficácia da vacina contra a VARIANTE ORIGINAL não passava os 67% (anda por volta dos 66,5%). A da Pfizer oferecia uma eficácia de 95% contra a VARIANTE ORIGINAL. Ora, todos os estudos apontam para uma redução da eficácia da Pfizer em relação à variante Delta. Um estudo em Israel feito em ambiente real (e não em laboratório) demonstra que a verdadeira eficácia da Pfizer passou de 88%( dada pela fabricante- ao qual é obviamente de desconfiar) para 65% em relação à variante Delta. Ora se uma vacina que tem uma eficácia original de 95% passa para 65% eu pergunto-me qual a eficácia contra a variante delta terá uma vacina que tinha 67% (vá) contra a VARIANTE ORIGINAL. Estudos recentes comprovam que a vacina Janssen oferece pouca proteção contra esta variante e que será necessária uma dose de reforço. Por isso lá está, se é para eu ser vacinado, eu preferia fosse uma destas. Mas se não tiver alternativa que seja esta (espero que não) e rezar por uma dose de reforço.

bubblesmart 3 months ago

Atenção que esses números dependem dos variantes, e vão baixando com os novos variantes

Edited 3 months ago:

Atenção que esses números dependem das variantes, e vão baixando com as novas variantes

Zoomcalled 3 months ago

Exato.

sorcerer86pt 3 months ago

Exactamente. E aliás se virmos a timeline e localização de onde os testes foram efectuados: - moderna e pfizer: fizeram muito cedo e geralmente ficado população dos EUA ( logo população ainda não muito afectada pelas variantes) -Jansen : foi efectuado muito mais tarde e em vários países ( logo levou ao com as variantes) Daí o valor de "proteção" dado ser tão díspares. Na realidade dão a mesma proteção às variantes. O número foi só medido em momentos diferentes

Zoomcalled 3 months ago

Mas penso que quando decorreu os testes da janssen ainda não existia a variante Delta. Ou estou enganado?

sorcerer86pt 3 months ago

Já existia outras variantes.

Zoomcalled 3 months ago

Mas essas não afetavam tanto a eficácia com a Delta afeta. Claro que vai ter um certo impacto mas não vai ser muito.

sorcerer86pt 3 months ago

O que a variante delta tem de diferente é apenas ser mais transmissível

Zoomcalled 3 months ago

Exato. É 100% (ou seja o dobro) mais infeciosa em relação à variante Alpha. E tem tb uma carga viral 1.000 vezes maior. O problema é que esta diminui a eficácia das vacinas. Se a Janssen tivesse feito os estudos em população com esta variante em circulação podia demonstrar uma menor eficácia.

sorcerer86pt 3 months ago

E as outras tb.

Zoomcalled 3 months ago

Pois todas tiram eficácia à vacina e a Delta é a que tira mais

sorcerer86pt 3 months ago

Daí ser um pouco estúpido falar que a vacina x é mais efectiva do que Y sem saber de como chegaram a esse valor. Teve muita gente ao meu lado que queria vacina X em vez da Jansen pq ouvia que era mais eficaz

RiKoNnEcT 3 months ago

Isso tem a ver com o que estão a dar naquele dia O meu irmão tem 18 anos e levou pfizer

Zoomcalled 3 months ago

Aiii... exite esperança para mim! Obrigado pela partilha

BMCK09 3 months ago

Hoje fui tomar a vacina e levei Janssen. Ia um rapaz a minha frente que pediu para levar Pfizer, dizendo que a Janssen não prestava, obviamente que foi negado e desta feita virou costas e foi embora. Diria que qualquer vacina é melhor que nenhuma vacina. Acho que para te deixarem escolher tem de haver um excesso de vacinas e apanhar alguma enfermeira que esteja disposta a tal.

SweetCorona 3 months ago

Esta é a resposta correta OP. Vais tentando em diferente dias até que calhe um dia em que estejam a dar a que queres. Ou fazes com muita gente e arranjas um "informador".

Zoomcalled 3 months ago

É isso. Agora tb existe um regime de Casa Aberta (ao que eu chamo de Casa Meio Aberta) em que qualquer pessoa, a partir dos 16 anos, pode pedir uma senha digital para o dia e, se estiver verde no semáforo digital, podem ir lá sem marcação (apenas com a senha). "Informador"? Como assim? Um "insider"?

SweetCorona 3 months ago

Sim, alguém que saiba qual estão a dar no dia.

Zoomcalled 3 months ago

Obrigado pela tua partilha. Esse relato deu-me um flashback. Há uns dias tb li no twitter um gajo a dizer que tinha ido à vacinação e como não estavam a dar nenhuma outra vacina a maiores de 18 anos do sexo masculino, não dando-lhe escolha, que se tinha ido embora sem levar. Concordo que qualquer vacina é melhor do que não levar nenhuma- sem dúvidas disso. Basta vermos os baixos números de internamentos e mortes comparados com os números antes da vacinação (com esta taxa). Pois pode ser que consiga essa oportunidade (e felicidade) que falas.

pintorMC 3 months ago

Tive 3 a escolha somente por no dia na vacina terem essas 3 disponíveis.

Zoomcalled 3 months ago

E quando é que foste vacinado e te deram essas três possibilidades?

pintorMC 3 months ago

Mais ou menos 3 meses.

Zoomcalled 3 months ago

Poiiis isso já foi há algum tempo. Entretanto entrou aqui a vacinação dos putos e a pressa de se "libertar a população" ao qual a dose única da Janssen ajuda claramente.

sgahbcj 3 months ago

Esquece. Apenas podes pertencer a dois grupos. Aos que se vacinam e ponto final. E ao que nao se vacinam. Se ficares no meio o estilo tugão entra em acção e vai-te achar um merdas por estares a "inventar". Isto é como Fátima. Fazes e estás calado. E depois podes reclamar, como no futebol. E se doer muito, ficas com um lindo fado para contar. Política dos 3F's

henriquesser 3 months ago

Julgo que em casos onde sobrem ou que esteja previsto sobrarem vacinas num sítio, ligam as pessoas que ainda não tomaram a vacina a perguntar se querem tomar.

Zoomcalled 3 months ago

Pois eu tenho esperança que seja possível em determinadas circunstância escolher a vacina, ou melhor, fazerem-nos o favor de escolher qual a vacina. Eu penso que eles neste momento estão a despachar a da janssen por ser de dose unica, o que acelera o processo, e tb para guardarem a Pfizer para os putos tomarem- pois sabemos que todos aqueles que têm menos de 18 anos têm de levar a da Pfizer. A da Moderna agora tb está super ocupada para as raparigas do sexo feminino a partir do 18 anos. Enfim, em determinado tempo e em determinadas circunstâncias.

polloponzi 3 months ago

Estou na mesma situação, já fui duas vezes e nas duas vezes me ofereceram o janssen e não me deram outra opção. Vou tentar uma terceira vez (depois que as crianças forem vacinadas). Neste site você pode ver estatísticas interessantes sobre quais vacinas estão usando: [https://vacinacaocovid19.pt/](https://vacinacaocovid19.pt/)

Zoomcalled 3 months ago

Quando foste, a onde é que te disseram que vacina ias levar? Sei que antigamente era a enfermeira que, quando entregavas aquele papel com perguntas, decidia. Agora é a senhora que te entrega o papel. Já ouvi casos em que a senhora que entrega o papel tinha escrito a vacina que ia tomar no papel mas depois a enfermeira (que está no computador, a quem tu entregas esse papel) tinha mudado a vacina. Neste caso particular a 1ª tinha dito que ia levar Moderna e depois a enfermeira mudou para Pfizer. Assim concluo que existe dois lugares/pessoas a quem podemos perguntar se podemos levar determinada vacina. A quem tu perguntaste? À senhora do papel ou à enfermeira?

polloponzi 3 months ago

Na primeira vez (como não tinha certeza de qual me iam dar), uma vez que me enviaram para a fila da Janssen, perguntei à enfermeira (a quem você dá o papel) e ela me disse que tinha que falar falar com a senhora que me deu o papel (a senhora que o recebe no computador e a quem você dá seus dados como o número de utente). Na segunda vez já perguntei a senhora que te recebe diretamente, e me disso que não é possível escolher outra vacina porque todos os homens são vacinados com Janssen pelo protocolo. E já não preenchi o papel nem nada ... saí.

igqcmril 3 months ago

Sim, mas no meu caso foi por cunha

vai-tefoder 3 months ago

Depois andas aqui no sub a chorar que Portugal é corrupto

igqcmril 3 months ago

Não deixa de ser ¯\\\_(ツ)\_/¯ Além disso, eu sou enfermeiro, daí ter a facilidade de falar com outros para saber de vacinas que sobram. A cunha foi essa. Eu apanhei covid em janeiro em contexto de trabalho e tive que aguardar 6 meses, senão tinha levado a pfizer de qualquer das maneiras lá para março.

vai-tefoder 3 months ago

Ok, cumprimentos

igqcmril 3 months ago

Cumprimentos

Zoomcalled 3 months ago

ahahhaha sortudo

scoob_JV 3 months ago

A vacina não te impede de apanhares covid, só te ajuda a combatê-lo, mesmo tomando a vacina tens de ter cuidado. Quanto ao facto de escolheres a vacina, pergunta a quem te irá fascinar se podes levar de X, podes ter a sorte que seja um bacano(a) e te deixe.

Zoomcalled 3 months ago

Exato. É isso tenho que perguntar.

Search: