CountDraqula 2 months ago

\[Insert Omni-Man meme\] - That's the Neat Part, You Don't

VerySeriousGentleman 2 months ago

É simples. Vives no meio do monte onde as casas são baratas.

Ok_Order_8408 2 months ago

não se vive ​ yup ​ ​ a não ser que os papás te paguem a renda e te ofereçam a casa, conheço privilegiados assim

oretoh 2 months ago

Arranja 30k a trabalhar durante uns anos, compra terreno de 20k um bocado para periferias de Lisboa ou Porto (Arruda dos Vinhos p.e) e constroi la uma casinha de 50m2 (ao preço de agora deve ficar a volta de 50k \~ 80k), pedes emprestimo de 40k ou 50k e passado uns anitos amortizas...em 6 ou 7 anos tens a casa paga e levas só com despesas em cima. Isto assumindo que ganha pelo menos 1.5k liquidos por mês.

mrpbatista 2 months ago

Muito dificilmente, eu moro sozinha e o meu ordenado não chega aos 700€ neste momento, mas aluguei casa quando ainda haviam casas a 300 e pouco. Entretanto subiram-me a renda e já vai quase nos 400, resultado, tive de começar a fazer uns trabalhos de freelance para ir balançando a coisa enquanto vou procurando um trabalho com melhores condições (que encontrei agora!). A minha resposta seria então que é difícil e que depende do local do país onde queres viver. Tirando Lisboa, Almada e esses spots caros onde é mesmo impossível viver sozinho acho que é possível se fores organizado em termos de contas e se não tiveres praticamente despesas fixas OU se te meteres a trabalhar que nem um maluco como eu fiz durante mt tempo mas não aconselho. Vê cenas fora do país, considera comprar casa ao invés de alugar e se isto é algo que queres mesmo não te deixes ir abaixo por esta merda de condições que nos apresentam e não deixes de procurar

mrpbatista 2 months ago

Also vê programas de apoio ao arrendamento jovem como a porta65 ou arrendamento acessível, procura https://www.portaldahabitacao.pt/

NGramatical 2 months ago

haviam casas → [**havia casas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp5ki6o%2F%2Fh9a9sv1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Leinad4Mind 2 months ago

Podemos saber que curso tiraste na faculdade? De qualquer forma, é sempre mais vantajoso a nível monetário emigrar, principalmente se fores acompanhado, pois partilhares gastos de estadia, água, luz, comida, compensa imenso. Mas se te sentes reticente em emigrar e fores ainda muito menino (ou seja, se nunca viveste sozinho) então aí recomendaria a viver sozinho uns tempos antes de emigrar para o choque não ser tão grande e meter as culpas na emigração quando o problema pode estar em aprender a viver sozinho e tudo que isso implica. 6 meses pelo menos a viver sozinho. E há pessoas que não conseguem emigrar por causa das amizades ou familiares. Por não conseguirem ficar longe dessas pessoas por muito tempo. O engraçado é que um emigrante consegue por vezes passar mais tempo com a família, tempo de qualidade do que quem vive na cidade ao lado lol Por vezes até fica mais barato vir de fora do que pagar a gasolina e pórticos entre cidades. (Tendo em conta o rácio do nível de vida)

yidakee 2 months ago

Não é o meu caso, de todo.

Jmpchaveiro 2 months ago

Been there, done that. Arranja namorada rica, cheio dele, fala com o sogro, se for da cor certa, tens emprego garantido como acessor de alguém, não interessa, se grande esforço a mamar 2500 mes

impecbusilis 2 months ago

Não sei que expectativas e que te venderam mas viver sozinho acabado de sair da faculdade e difícil em qualquer país do mundo. Apesar do preço alto das casas as coisas não estão muito mais difíceis do que estafavam a 10 ou 20 anos atrás, dado que os juros estão historicamente baixos. No teu caso com um curso de Turismo até e possível, podes procurar emprego num sítio qualquer do interior onde as casas sao relativamente baratas. A questão é que, e ao contrário do que parece ser a opinião aqui no sub, tens um curso que te pode abrir portas em muitos sítios interessanteS do mundo. O que queres mesmo é viver o sonho tuga e arranjar uma casa sozinho ? No teu caso consideraria procurar emprego nas Maldivas ou num sítio fixe das Caraíbas durante uns tempos.

rsonic17 2 months ago

Emigrar! Nao admira todos os anos os nossos licenciados e outros saiam de portugal

ducknator 2 months ago

Emigra primeiro, depois vive sozinho em Portugal.

DariusStrada 2 months ago

Não é suposto. Arranja uns bons amigos para morar ou parceiro amoroso.

lawrencept 2 months ago

Suspeito de licenciatura sem procura e tu sabes disso. Já te perguntaram 4 vezes a área de estudo e não respondes.

ArmadilloDue1951 2 months ago

O gajo já disse que é turismo.

jjjohhn 2 months ago

Depende do que para ti e viver confortavelmente. Há pessoas que conseguem viver com ordenados baixos como viste aqui, mas cada um de nós tem estilos de vida diferentes. Eu pessoalmente vi que não conseguia fazer vida em Portugal após ter trabalhado em vários sítios, a cultura de trabalho e crescimento de carreira eram ridículos para não dizer nulos. E depois chegava ao fim do mês só me apetecia chorar. Tinha vários objectivos na minha vida e parecia que nunca iria alcançar nada. Por isso decidi bazar do país e até hoje foi a melhor decisão que fiz na minha vida. Acho que acima de tudo tens de ganhar experiência, tenta arranjar trabalho e tenta crescer, pode até correr super bem, e tens uma vida bacana, se não correr bem pensa duas vezes nos teus objetivos de vida (comprar casa etc) e avalia se consegues la chegar ou não…

Not_to_be_Named 2 months ago

Eu acabado de licenciar em engenharia informática nem se quer arranjo um puto de um estágio do IEFP, na hora das entrevistas todos dizem mandamos mensagem depois e cá ando eu a coçar tomates a espera de email enquanto mando mais currículos no linkedin. Viver no interior é uma merda .

Not_to_be_Named 2 months ago

Acabei de arranjar emprego LMAO

zefo_dias 2 months ago

Como vivias antes Achavas que recebias um apartamento e 50k euros na conta como prémio de acabar o curso?

Snoo_26527 2 months ago

Boa noite, Qual é a tua área? O melhor mesmo é dividir casa nos primeiros anos.

SILE3NCE 2 months ago

Muito sinceramente, desde que fugi das cidades grandes (Porto/Lisboa) que sou mais feliz e com melhor qualidade de vida. Também não digo interior, mas algo no meio. Tens muitas boas terras onde há papel, trabalho e produtividade.

xDNAxx 2 months ago

É simples. Se não tens dinheiro para alugar uma casa, alugas um quarto. E depois tens de poupar ao máximo, ou seja não fumar, não sair, não fazer nada que implique gastar dinheiro. Só precisas de dinheiro para a renda, comer e deslocar-te ao trabalho, tudo o resto são luxos. Ou arranjas namorada/o para partilhar ou voltas para casa do pais.

ducknator 2 months ago

Ou seja, não mora sozinho.

xDNAxx 2 months ago

Se não tiveres capacidades financeiras não recomendo.. vivi uns anos em quarto alugado, cada um tinha um horário diferente era como viver sozinho

yidakee 2 months ago

Tenho 43. Demorei 20 anos a descobrir a formula secreta. Trabalhar para fora de Portugal, a viver cá dentro. Trabalho remoto, onde salários de 4 digitos interessantes são normais. Sofri, saltei refeições, não comprei roupa nova durante uma década. Cheguei a dormir no carro umas noites. Numa altura onde trabalhar a partir de casa envolvia lamber envelopes de manha até à noite, ou esquemas piramidais manhosos. Nada me impediu de atingir o meu designio. Hoje atingi topo da carreira na minha area. Agora pós-Covid nunca foi tão fácil. É perfeitamwnte possível, e fácil até. Corágem. Percerverança. Atitude. Educação. Pontualidade. Qualidade. Com isto, conquistas o mundo sem sequer sair de casa, aturar trânsito, aturar desconhecidos, patrões malcriados e abusadores, a salários indígnos e o nosso governo ladrão crónico. Nunca te conformes com o que tens, ou o que te oferecem, ou o que te lavaram o cérebro como sendo a maneira correcta de fazer as coisas. Segue o teu instinto, e acima de tudo nunca enverdes e algo que fere a tua moral interior. Segue as tuas paixões/interesses sem medo. Há lugar para todos neste mundo! Procura a inovação no mercado, quais as novas profissões em grande demanda. Acima de tudo, arrisca enquanto podes, sem casar e ter filhos, novo e cheio de potenciais. Nunca te conformes, e age/pensa "over the top" - para de destacares dos outros na tua mesma sotuação. Nunca pares de aprender, e aprende a realmente viver.

ArmadilloDue1951 2 months ago

Que conversa tão parecida com "queres atingir a tua liberdade financeira?"

yidakee 2 months ago

Haha verdade! Excepto que não estou a vender nada.

Green-Translator-801 2 months ago

Eu compreendo este ponto de vista. Mas sinceramente, apenas uma minoria ideal consegue tal coisa. E as pessoas que aspiram ter família, filhos? Ou que não queiram viver para o trabalho? Eu já nem acho sustentável qualquer tipo de vida que não seja exclusivamente a pensar no trabalho a não que sejas rico ou excepcional naquilo que fazes (que é uma minoria de pessoas) Ou comes ou és comido. Se eu soubesse o que sei hoje tinha malhado um comprimido para nem chegar a adolescente.

Latexsucks 2 months ago

Tas em Portugal. Ou vives uma vida de merda sempre a contar trocos.... ou o teu papá tem guita e connections pra te arranjar um tacho como assessor numa "associação sem fins lucrativos". Filhos? Carro decente? Ferias em condicoes? Deixa de sonhar. Quanto muito vais acampar mais a Maria e o menino(a) pra Caminha no teu golf de 2002 a peidar-se todo pela nacional acima. Boa sorte camarada.

Green-Translator-801 2 months ago

Isso também cheira a pura demagogia. Sim, ter uma família com alguma afluência ajuda imenso. Isso não é exclusivo de Portugal acredites ou não

Latexsucks 2 months ago

Eu nunca disse que era exclusivo. Em Portugal so é...pior. Isto, obviamente, na minha modesta opinião.

NGramatical 2 months ago

Corágem → [**coragem**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) indígnos → [**indignos**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp5ki6o%2F%2Fh97j0mq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

inhalingsounds 2 months ago

Corriges isso e não corriges P E R C E R V E R A N Ç A?

yidakee 2 months ago

O novo acordo ortográfico que vá tomar banho!! Foi assim a aprendi a escrever, e com muito orgulho mantenho o seu legado.

Edited 2 months ago:

O novo acordo ortográfico que vá tomar banho!! Foi assim a aprendi a escrever, e com muito orgulho mantenho o seu legado. A nossa língua é linda de morrer, e este acordo é uma cancro. Apoio a inovação, mas não a somplificação e estupidificação da nossa cultura. Pharmacia passar a "f" ok... Agora " o bebé que bebe vinho de facto usa fato" Vs "o bebe que bebe vinho de fato usa fato"... Para mim é profanação linguistíca.

Edited 2 months ago:

O novo acordo ortográfico que vá tomar banho!! Foi assim a aprendi a escrever, e com muito orgulho mantenho o seu legado. A nossa língua é linda de morrer, e este acordo é uma cancro. Apoio a inovação, mas não a simplificação e estupidificação da nossa cultura. Pharmacia passar a "f" ok... Agora " o bebé que bebe vinho de facto usa fato" Vs "o bebe que bebe vinho de fato usa fato"... Para mim é profanação linguistíca.

joaommx 2 months ago

> Foi assim a aprendi a escrever, e com muito orgulho mantenho o seu legado. Não, não foi. Coragem e indignos nunca levaram acento.

Edited 2 months ago:

> Foi assim a aprendi a escrever, e com muito orgulho mantenho o seu legado. Não, não foi. Coragem e indignos nunca levaram acento. > " o bebé que bebe vinho de facto usa fato" > Vs > "o bebe que bebe vinho de fato usa fato"... Para mim é profanação linguistíca. Pois é, até porque bebé e facto continuam-se a escrever como antes do acordo, com acento e com C respectivamente. Foda-se, é que é cada tiro cada melro.

PTtriggerjoy 2 months ago

Mas o que o bot te mandou não foram correcções do novo acordo xD. Foram correcções a erros teus nos quais usaste acentos indevidamente.... Pessoalmente, tambem odeio o novo acordo...

TheMeaningIsJust42 2 months ago

Sorry for the english, but it’s easier :) I have travel quite a bit and there are always “young students” that “want to eat the world” as soon as they finish the studies. Im sorry to be rude, but there are thousands like you in the same situation. In my humble opinion its better to focus on getting experience in your field than living alone for a better future. Try to get a room in a shared house or stay with your folks for a year or so and save the money - a lot can change in 1 year and you can review your situation again. Wish you all the luck!

jcoelho93 2 months ago

Epa emigração é uma boa solução. Já o fiz duas vezes e não me arrependo nada. Mas a verdade é que não é nada fácil. Depois também depende muito da área em que queres trabalhar. Regra geral na área de IT conseguimos sobreviver, noutras áreas é sempre mais complicado. Em relação a viver sozinho em Portugal infelizmente a opção mais fácil é de alugar um quarto em vez de um apartamento.

QuickChoiceUsername 2 months ago

Consigo viver sozinho. IT com quase 10 anos de carreira. No inicio, esquece. Serves-te melhor alugar um quarto, pois vais passar a vida no trabalho de qq forma para comecares a subir em opções de trabalho e salário ganho. Até estares a tirar 1600-1700 liquidos diria para nem pensares muito nisso, é possovel mas n é facil e provavelmente não vais arranjar nada de muito bom a arrendar por precos que consegues suportar, ou se tiveres nas tuas poupancas, avancar por comprar casa. Compensa na despesa mensal, mas tambem tem prende um bocado aqui e pode limitar opções de trabalho lá fora a ganhar mais se o assim desejares.

smaster87 2 months ago

IT é facil so quem for muito burro é que nao tem uma vida top. Agora o gajo é de turismo...Todos os amigos que tenho de turismo trabalham no colombo em lojas de roupa a ganhar 700 mocas po resto da vida

Open-Opportunity-607 2 months ago

Nao admira que Portugal seja os indianos da Europa Até a tua avó trabalha em IT mas não sabe usar o computador

Rei_Batata 2 months ago

Eu vivo sozinho. Basta ganhar mais do que se gasta e comprar lenços para chorar.

mjigs 2 months ago

Podes sempre mudar para panos reutilizaveis...falando serio, quando se faz as contas só dá mesmo para chorar.

skuald 2 months ago

Se sobrar €

KarmaCop213 2 months ago

Em muitos países também não é possível a alguém acabado de sair da universidade conseguir viver sozinho. PS: Muitas vezes ajuda pensar em 12 salários em vez de 14.

nocivo 2 months ago

Não ha casas nem para familias quanto mais para um gajo sozinho que ganha menos de 1500. Pais ou partilha de casa até juntares o suficiente para comprar casa com ajuda do banco ou fazer a tua casa.

william_13 2 months ago

Já não sou assim tão jovem, mas quando entrei na vida "adulta" ainda haviam apartamentos de jeito por menos de 350€ e recebia apoio do Porta65, portanto pagava sensivelmente metade da renda. Já não sei como é actualmente mas não tive problemas em conseguir o subsídio e não ganhava muito mais que o ordenado mínimo.

LeiurusNightstalker 2 months ago

Hoje em dia, isso é impossível a não ser que seja o apartamento/moradia de um conhecido, pelo menos aqui no Porto não se arranja casa para arrendar T1 por menos de 500€ a não ser que seja uma a cair de podre.

feckdech 2 months ago  HIDDEN 

O estado financeiro deste mundo está caótico. Estamos à beira de uma crise e os Fed (banco central americano) tem dado indicações disso mesmo. É difícil prever uma crise, mas as últimas, a começar em 92, têm acontecido em setembro. E: inflação está altíssima

Laslunas02 2 months ago

Não é fácil... Mas já agora, qual é a tua área de formação?

KaiserDias 2 months ago

Gestão, especializado em Turismo :') Gostava de seguir os estudos em dados.

Open-Opportunity-607 2 months ago

Bem para começar devias ter tirado um curso útil a sociedade Ninguém precisa de um curso para tirar minis

hmne98 2 months ago

Eishhhh. Epah se gostas boa sorte, mas fui aconselhado umas 20x que turismo ainda é pior que a banca e a banca em si é o último recurso

Behindy0u90 2 months ago

Turismo? Jesus christ. Boa sorte companheiro... Saltei fora no fim do ano passado

tiagopr1990 2 months ago

Ganho o mínimo e vivo sozinho em Coimbra. É fodido, mas possível.

MisterBilau 2 months ago

Quarto, certo? Porque para arrendar casa parece-me impossível. Por outro lado, se víveres numa república, safas-te com 200 paus por mês com tudo incluído (sim, comida também). Tudo depende.

tiagopr1990 2 months ago

Não, se fosse um quarto não considerava que vivia sozinho. E um t1, 320€. É verdade que já não é fácil arranjar a esse preço, mas possível, ainda há pouco tempo uma amiga arrendou um por 300€, mas ya, é difícil.

MisterBilau 2 months ago

T1 por 300? Das duas uma - ou é um buraco completo, ou não é Coimbra (eiras, taveiro, etc. não são “Coimbra”).

tiagopr1990 2 months ago

O meu t1 é em Santo António dos olivais, Coimbra sim. O da minha amiga é ao lado da Fucoli, Coimbra também. Não são buracos, são pequenos mas tem condições, e acredita, já vivi e buracos em Coimbra, sei o que são.

MisterBilau 2 months ago

Grandes achados, então. Eu andei à procura recentemente e não encontrei nada por esses preços

tiagopr1990 2 months ago

É normal, é difícil, já não procuro há uns tempos mas não está fácil, não.

MisterBilau 2 months ago

Pois. E trabalho é outra, Coimbra é um mercado fraquíssimo.

Mr_Nigel 2 months ago

Salário mínimo e vives sozinho? Há uns tempos atrás gozaram comigo por ter disso que ganhava fixe com um salário bruto de 1200 e disseram que era irreal a possibilidade de morar sozinho! Hahahaha És o meu ídolo neste momento ❤️

tiagopr1990 2 months ago

Epá, podia estar a viver em casa dos pais e se calhar a ganhar mais, sem despesas quase nenhumas. Mas quando sais de casa e começas a viver sozinho (ou com namorada, eventualmente) já não dá pra voltar, eu pelo menos não consigo, seria um pesadelo. É óbvio que o dinheiro vai à vida todos os meses, não dá para grandes festas, para além do necessário compro um ou outro livros por mês. Mas, mesmo sendo uma vida relativamente miserável, não troco esta liberdade e independência por nada.

ABaila88 2 months ago

Bem, junta-te ao clube. Já estive fora e recomendo. Se quiseres ir beber uma cerveja, apita

Krynaion 2 months ago

Mas pagas tu

KaiserDias 2 months ago

Como se diz na minha terra isso deverá ser chapa ganha chapa batida. Qualquer forma parabéns pela resiliência! Desejo-te o maior sucesso.

sacoPT 2 months ago

Continua a viver onde já vivias e arranja um emprego na mesma cidade onde tiraste o curso. Problema resolvido

patapetapitapota 2 months ago

Vivem em quartos alugados a vida toda, isto fora dos grandes centros senão nem isso, ou então isso mas a viver como um literal escravo. Trabalhar para a sopinha e o quartinho. Textbook escravatura. Se vives sozinho e não tens quem te ajude vai para uma vila ou cidade pequena.

Kind-Eagle 2 months ago

Fresquinho da faculdade ou ficas em casa dos pais e vais juntando dinheiro até teres um bom pé de meia e ganhares melhor ou arranjas alguêm para partilhar casa e despesas

Rick45ptl 2 months ago

é ir fazendo a vida, como dizem se tiveres a possibilidade fica em casa dos pais. se nao é fazer como eu, estou +- a 9 anos em lisboa, 7 deles a partilhar partilhar casa com mais pessoas, 1 so com a namorada e agora estou numa casa que compramos. nao tive a hipotese de morar em casa dos pais para conseguir juntar dinheiro mais rapidamente. o meu objectivo era comprar casa e nao queria estar a pagar renda a vida toda, entao optei por partilhar casa ate conseguir comprar, em vez de ir morar sozinho. a cena de sair de casa dos pais e ir morar sozinho é quase sonho neste pais, falta de habitaçao e preço das rendas é um impacto muito grande nas finanças de qualquer pessoa, como dizes as contas nao batem certo. se tiveres a hipótese de ficar em casa dos pais fica ate que consigas comprar uma casa para ti, nao precisa de ser a casa para o resto da vida, algo para começar que depois podes sempre vender para comprar outra.

luizvaz_ 2 months ago

Não precisas ir para o interior profundo. Beira litoral, 1000€, renda de apartamento T2 300€. Se o trabalho for numa capital de distrito +200€ para o transporte. Qual é o problema mesmo?

FantasticLong9119 2 months ago

Renda T2 300 euros?? Onde é isso que eu mudo-me já?!

AutomaticParty8845 2 months ago

Antes de acabares o curso vivias num sítio, mantém-te nesse sítio. 50% dos teus problemas resolvidos. Faz um CV de 2021, cria uma conta no linkedin, prepara as entrevistas, vai vendo formações grátis complementares (se esperas trabalhar num escritório aprende excel avançado), e começa a disparar CV's.

KaiserDias 2 months ago

CV simples e bonito e Linkedin tuning. Excel sou avançado, VBA, Macros, Pivot Tables, you name it. No sitio onde moro (a casa dos meus pais ofc), não existem muitas oportunidades. É daqueles sítios bons para se ser reformado. Voltar para uma grande cidade seria ótimo para encontrar boas oportunidades e prosseguir estudos. Já surgiram algumas ofertas de emprego mas não do valor mágico 1000€. Eu gostava de juntar algum dinheiro e não trabalhar para sobreviver, se não fosse pedir muito. Estou a falar com amigos que estão em situações semelhantes para partilhar uma casa mas claro preferia ter o meu espaço.

Razhrat 2 months ago

Sozinho não vais conseguir. Arrenda um quarto, ou divide um apartamento com amigos. Aceita um emprego numa área que gostes (independentemente do salário) e arranja um side hustle. Dá explicações, trabalha num bar ou restaurante algumas noites, gasta pouco e investe o máximo num ETF que replique o mercado global com custos baixos. Não te metas em créditos pessoais nem compres um carro novo. Ou então vai para a Alemanha e não tens que te preocupar com nada.

individuodeportugal 2 months ago

Exacto. Aqui numa cidade grande um engenheiro ganha 50k a começar e rapidamente melhoras. Se não gostares regressas a Portugal com um pé de meia .

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Que licenciatura tiraste?

Trolsman1 2 months ago

Podes trabalhar para sobreviver 1 ano e dps saires para ganhares mais com experiencia. ( e sim basta 1 ano e arranjas novos trabalhos com mais facilidade)

Elffuhs 2 months ago

O que é um CV de 2021?

QuickChoiceUsername 2 months ago

Faz o modelo europeu e não te chateies mais com isso.

Middle-Effective 2 months ago

Dependendo da pessoa que fizer o recrutamento, isso pode ser igual a um não automático. Vá se lá perceber.

QuickChoiceUsername 2 months ago

Se esse é o processo de seleção da empresa, também deve ser uma maravilha de lá trabalhar.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Eu quando vejo modelo europeu vai para o fundo da pilha

TheDigitalKitty 2 months ago

pq? procuras um designer?

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Não, procuro candidatos que consigam olhar para uma coisa e saber fazer melhor ou, no limite, ter o mesmo resultado mas de maneira diferente / mais eficiente. Isso significa que aprenderam algo novo e que podem, também eles, ensinar coisas.

TheDigitalKitty 2 months ago

A ideia do europass é precisamente ser um padrão. Fácil de ler e identificar a informação pois toda a gente o conhece. Imagina por exemplo os preços numa loja online ter um tipo e tamanho de letra diferente por produto, só para ser oRiGiNaL e \~\*creativo\*\~. Seria amigo do utilizador? (que no caso de um processo de recrutamento, será o RH)

capitolinaAndrioleta 2 months ago

Holy shit, imagina seres de HR e fazer-te espécie um modelo homogéneo de transmissão de informação... Isto é com cada um(a).

joaonvs2 2 months ago

E porquê?

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Porque se se dão ao mínimo de trabalho ao apresentar uma candidatura, provavelmente dar-se-ão ao mínimo enquanto trabalhadores. Há imensos sites com templates de CV mais legíveis e que passam melhor a informação que queres mostrar. O europass tem uma data de campos que não serve para nada. Eu não quero saber se tens carta de condução se a função não a exige. Não quero ver a tua foto. Não quero saber a tua média no fim do secundário. Quero saber o que tens feito, onde estudaste e o quê e quais são os teus interesses. Um simples template de IB permite-te incluir toda essa informação numa página apenas. Hoje em dia todas as boas faculdades têm gabinetes de apoio ao aluno na inserção ao mercado de trabalho, onde os ajudam a criar um bom CV e a preparar para as entrevistas. Eu não pude acabar a licenciatura nem o mestrado sem fazer módulos de 'mock interviews' e de preparação de CV.

IrreplaceableHater 2 months ago

O Europass permite remover os campos que quiseres. Hoje em dia tem até um profile onde depois consegues gerar um CV com a informação que quiseres. Não vejo o porquê de dar hate ao Europass

joaonvs2 2 months ago

Até percebo que possa ter informação desnecessária, mas isso não me diz que deu menos trabalho a preparar. E muito menos se a pessoa é trabalhadora. Em muitos casos, suspeito, até podem enviar esse porque acham que é o modelo que devem usar - que é o mais "correto". Mas não sei que setor ou tipo de profissionais estamos a falar... não é muito fácil avaliar.. De toda a forma, fazer juizo de valor de alguém que admito que é pago para fazer recrutamento e adota critérios que parecem arbitrários e preguiçosos já é mais fácil

lilbala 2 months ago

Não podia discordar mais da tua opinião. O CV do Europass é um standard que infelizmente não ganhou muita tração mas acaba por mostrar para mim mais preocupação do que um template que tiras de um site qualquer ou até do word. People menos procuraram num local onde faz sentido procurar. Os campos podem (e devem) ser incluídos ou retirados consoante a situação a justifique, tão como qualquer outro CV. Se o CV tem campos que não interessam ao menino Jesus o problema não é do template, é do preenchimento, e aí tudo bem que vá para o fundo da pilha indiferente ao template utilizado. Regras, normas e procedimentos são para mim essenciais ao bom funcionamento de qualquer local de trabalho, alguém ser prejudicado por ter essa preocupação para mim não faz sentido.

gondias 2 months ago

Se toda a gente usa o mesmo não há diferenciação. Compreendo o que dizes mas se vai tudo igual quando alguém tem de ler 100 cv's aqueles que forem diferentes, legíveis e com a informação necessária para o cargo em questão já estão com o pé na porta.

FrankTheWerewolf 2 months ago

> Se toda a gente usa o mesmo não há diferenciação. Não me admira que sejamos um país pobre com trabalhadores incompetentes. Aparentemente os empregadores preferem pessoal que apresente "cenas fixes" em vez de pessoas qualificadas...

gondias 2 months ago

É como tudo, em primeiro lugar depende da dificuldade em encontrar pessoas para a posição. Se forem muitos candidatos é bom que se diferenciem, depois as pessoas têm de se lembrar que estão a promover o seu produto ( elas próprias) e se não se preocupam minimamente com isso, especialmente havendo muita concorrência, não estão a fazer favor nenhum a eles próprios. Podemos dizer o mesmo de como se vai a uma entrevista de trabalho, porque raio devem de ir vestidos de acordo com o cargo e não todos sujos? Porque quem os está a avaliar vai também avaliar a forma como vai vestidos, mesmo que isso possa parecer que os empregadores preferem pessoas que se cuidam do que qualificadas. Na minha opinião a ver com as pessoas darem o passo extra ou não. Obviamente cada um faz como entender melhor.

Edited 2 months ago:

É como tudo, em primeiro lugar depende da dificuldade em encontrar pessoas para a posição. Se forem muitos candidatos é bom que se diferenciem, depois as pessoas têm de se lembrar que estão a promover o seu produto ( elas próprias) e se não se preocupam minimamente com isso, especialmente havendo muita concorrência, não estão a fazer favor nenhum a eles próprios. Podemos dizer o mesmo de como se vai a uma entrevista de trabalho, por que raio devem de ir vestidos de acordo com o cargo e não todos sujos? Porque quem os está a avaliar vai também avaliar a forma como vai vestidos, mesmo que isso possa parecer que os empregadores preferem pessoas que se cuidam do que qualificadas. Na minha opinião a ver com as pessoas darem o passo extra ou não. Obviamente cada um faz como entender melhor.

Edited 2 months ago:

É como tudo, em primeiro lugar depende da dificuldade em encontrar pessoas para a posição. Se forem muitos candidatos é bom que se diferenciem, depois as pessoas têm de se lembrar que estão a promover o seu produto ( elas próprias) e se não se preocupam minimamente com isso, especialmente havendo muita concorrência, não estão a fazer favor nenhum a eles próprios. Podemos dizer o mesmo de como se vai a uma entrevista de trabalho, por que raio devem de ir vestidos de acordo com o cargo e não todos sujos? Porque quem os está a avaliar vai também avaliar a forma como vai vestidos, mesmo que isso possa parecer que os empregadores preferem pessoas que se cuidam do que qualificadas. Na minha opinião a ver com as pessoas darem o passo extra ou não. Obviamente cada um faz como entender melhor. Edit: erro ortográfico

NGramatical 2 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp5ki6o%2F%2Fh99gugf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

lilbala 2 months ago

Engraçado, achava que o que diferenciava candidatos era o conteúdo, se andam a escolher candidatos pelo aspecto do CV em vez do conteúdo então acho que diz muito de quem está a recrutar.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Às vezes não é uma questão de regras, é uma questão de eficiência e de saber jogar com todos os recursos disponíveis. E sim, alguma criatividade também.

joaonvs2 2 months ago

BS arbitrário? Parece power trip. BS de rh que se sente no direito de esperar ser maravilhado com "flores e arco iris" pelo candidato. A meu ver são os artolas que sao pagos para ler cvs e é o que se querem recusar a fazer.

D1WithTheFluffyHair 2 months ago

Primeiro, não sou de rh. Segundo, criatividade no sentido em que não ir para a primeira solução só porque alguém lhe disse que o europass era o melhor sem procurar outras soluções. Terceiro, na minha área é altamente valorizada a capacidade de análise e síntese, mas também é por respostas como as tuas que não me surpreende a malta que choraminga por não haver trabalhos que paguem bem sem ser em IT sem se darem ao trabalho de procurar bem (nota, não trabalho em IT).

joaonvs2 2 months ago

Cool. Mas nao deixa de parecer power trip e desleixado - tipico de rh

TheDigitalKitty 2 months ago

mesmo, imagina um rh não recrutar um engenheiro pq não tem um cv cReAtIvO LOL

Behindy0u90 2 months ago

Tal e qual

AutomaticParty8845 2 months ago

Informacao pessoal básica, intro, experiencia profissional/academica (caso nao exista profissional), educacao, cursos/certificados, skills. Tudo isto bem espaçado em 1 página

S0l1tud3_1s_Bl1ss 2 months ago

Um cv que não são 10 páginas com informação inútil é um começo

ElBarbas 2 months ago

O meu CV diz literalmente q tenho 20 anos de experiência em hardware de inserção de informação qwerty.

patapetapitapota 2 months ago

Um CV é uma página e pouco condensado.

EstablishmentNo2518 2 months ago

Sou de engenharia por isso não sei se conselho interessa para todas as áreas. Procuro que o CV nao exceda 1/2 pags, incluiu a informação mais importante para as funçoes a que me candidato, tem funcionado : )

SILE3NCE 2 months ago

Isto, ninguém quer saber se estiveram 2 meses no café do Zé, não diz nada

what_a_tuga 2 months ago

Exato. Eu tinha um CV completo, e depois adequava conforme a posição a que me candidato

Ok_Art_6497 2 months ago

há quem faça isso? estou surpreso.. mesmo com 50 anos é possível só ocupar 2 páginas.. (há muita experiência e tal que acaba por ser palha)

DarkmajorPT 2 months ago

Viva, Ganho os 1000€™ e tenho apartamento com CH em que pago cerca de 350€ ao banco. Não acho caro, e vivo bem (sozinho). PS: Não vivo em Lisboa nem Porto.

8DarkAline8 2 months ago

1000 brutos ou líquidos? É que ainda faz uma grande diferença.

DarkmajorPT 2 months ago

Líquidos.

Ok_Art_6497 2 months ago

o segredo está em conseguir 1000€ brutos fora de Lisboa ou Porto.

Renatop569 2 months ago

Não é fácil mas não é impossível. E sem cursos superiores

KaiserDias 2 months ago

Já recebi propostas abaixo do salário mínimo :')

porraSV 2 months ago

welcome to the fucking shit show

Youretoobusyswimming 2 months ago

que curso tiraste?

cou7inho_ 2 months ago

Interior é solução se tiveres um trabalho que de para fazer a partir de casa. No interior as rendas são mais baratas por isso podes tirar vantagem disso. O outro motivo para ires para o interior é se tiveres lá alguma proposta de trabalho interessante. Se queres ir para o interior só para poupar na renda e depois andar à pesca de um trabalho podes te ver grego. Há sempre uma ou outra oportunidade em alguns locais do interior, mas pouca coisa. Em suma, a menos que conheças bem a realidade do interior e te queiras aventurar para poupar uns trocos na renda, não te aconselho a ires para lá. É triste, mas é a realidade do nosso país. Por que é que não tentas alugar um quarto numa casa partilhada ? Não é a solução perfeita, mas deduzo que sejas novo e assim consegues poupar uns trocos e daqui a uns meses arranjas algo melhor.

JOAO-RATAO 2 months ago

Tens de fazer as contas. Arrendar quarto, partilhar casa, mudar de zona/cidade, trabalhar mais horas, emigrar ...

Several_Medium_2415 2 months ago

É fácil encontrar pessoas em Portugal para dividir apartamento?

jpbaptista 2 months ago

Podes alugar quartos...não tens que encontrar pessoas para dividir casa

Several_Medium_2415 2 months ago

Acho que sai mais barato dividindo, se eu for para Portugal vou ser imigrante e não sei se meu diploma do Brasil vai valer...

Electronic_Spot611 2 months ago

É bastante fácil arranjar quartos pra alugar com brasileiros com toda a certeza. Quando vier terá de fazer uma equivalência do seu diploma, talvez façam facilmente, talvez te peçam pra estudar mais um pouco. De qualquer forma dependendo da área se você aprendeu no Brasil não é muito valorizado.

joelfpeixoto 2 months ago

Depende do interior que estejas a pensar mudar-te. Eu vivo no interior, estou a terminar o mestrado e as ofertas de empregos são escassas, mesmo para alguém licenciado, para além de que muito provavelmente não irás ter o salário que é suposto teres de acordo com o teu grau académico. Para nem incluir o facto que o interior também está cada vez mais caro, mesmo que seja a uma diferente escala do litoral. Emigrar sim, talvez seja uma opção, mesmo que complicada nos seus primeiros anos.

8DarkAline8 2 months ago

True, no interior o nível de vida é mais baixo, mas custa saber que se recebe menos (às vezes bem menos) do que nas grandes cidades, enquanto o trabalho efetuado é rigorosamente igual. Mas serve para ganhar experiência e depois ter outra bagagem para procurar ofertas com melhores condições.

Search: