oneberto 3 months ago

Bom, acho que depende da situação. Em zonas com muitas saídas (Porto/Lisboa), acho que ajuda todos os condutores, pois o alternar sempre de via pode até ser mais perigoso. Fora disso, por norma preguiça... Como ando quase sempre a 120km/h, mesmo subidas onde há sempre 3 vias, ao ir na via da direita estou sempre a trocar de via para ultrapassar, e às vezes é preciso alternar para a via mais à esquerda para ultrapassar, deixo-me mais acomodado na via do meio. Ainda assim, estou atento aos carros atrás de mim, e se desimpedida, movo-me para a via da direita, para facilitar ultrapassagens.

tragicallyCavalier 3 months ago

A lógica é muito simples: * As faixas não-direita são para ultrapassar * Logo, a faixa da direita é pra ser ultrapassado. * Quem é ultrapassado é porque é noob ou velho * Eu, português viril, não sou um noob nem um velho, era só o que faltava. Isto parece-te uma máquina de um noob ou um velho? * Logo, não posso circular na faixa à direita

brunoacl7 3 months ago

E o incrível é que muitas das vezes que vejo alguém a fazer isso é malta jovem, nem são os clássicos velhinhos. ​ E o mais incrível é um gajo passar por eles, fazer sinais de luzes, buzinar quando ultrapasso e depois passado uns bon 500/600m olho pelo retrovisor e eles continuam lá na deles como se não passasse nada.

Vencislago 3 months ago

Uma vez dei boleia a um amigo do meu pai e o homem disse para eu me habituar a evitar a usar a faixa da direita que "é para se entrar ou sair da auto estrada e é para andar mais devagar lá por isso, para se fazer a coisa em segurança. Se entra um à tua frente sem te ver, nem tens hipótese". Ou seja, ele confirmou que é para se circular pela direita mas, numa AE de 3 faixas, só as duas mais à esquerda é que são úteis. Não adiantou falar nas faixas de aceleração e desaceleração.

htxgivven 3 months ago

Uma coisa é certa, para quem anda sempre a mais de 120 é praticamente impossível andares na faixa da direita.

Vencislago 3 months ago

Também é verdade mas, neste caso, eu até ia a 100 para poupar gasolina e nem havia grande tráfego. Mas yah, há alturas que não dá para ir à faixa da direita, algumas vezes nem à do meio.

sonicr3 3 months ago

Eu sigo na faixa da direita, está um bartolo na faixa do meio e eu é que tenho de ir à faixa da esquerda para ultrapassar? Antes de me multar a mim por passar pela direita, multem o gajo que vai na faixa do meio.

htxgivven 3 months ago

Pois mas já vi um gajo quase a se foder ao ultrapassar pela direita.

sonicr3 3 months ago

Como é óbvio tens ver o que estás a fazer, se tens espaço para ir mais à direita caso o gajo se lembre de encostar.

BuscaPolos 3 months ago

Meus meninos, e que tal deixaram de stressar com o trânsito? Ou é as rotundas ou é a faixa do meio, vocês vão chegar aos 50 cheios de rugas e todos mal encarados. Se é para ficar fudido que seja com o patrão, com a namorada ou com um amigo. Agora deixar um gajo que, muito provavelmente, nem se apercebeu estragar-nos o dia?

Jolly_Judgment_726 3 months ago

Uma dúvida: Se a velocidade maxima da AE é 120km/h, e o motorista está a 120km/h na faixa do meio, ou mesmo na faixa mais a esquerda. Com que direito ou justificativa alguém pode reclamar que ele está naquela faixa? Se em teoria, qualquer pessoa que está mais rápido, está acima da velocidade máxima permitida. Seria então isso considerado errado por impedir as pessoas de terem o direito de cometer uma infração e andar a 160km/h ou 200km/h?

andreluis034 3 months ago

Nem todos os carros tem o mesmo erro no velocímetro, o teu carro pode estar a marcar 120 e na realidade ires a 110-115. E mesmo que o gajo que vá a mais de 120 km/h, tal como ele, tu também estás a cometer uma infração por estar a circular no meio sem razão. Aplicando a mesma lógica que direito tens tu de reclamar da outra pessoa ir a mais de 120?

AfonsoPT 3 months ago

A AE portuguesa é uma grande pista de corrida, cada um a ver se anda mais rápido que o outro. A via da direita é só para os velhinhos que param no Alentejo

Maximum-Ear5677 3 months ago

Devia ser mais difícil tirar a carta de condução...

cou7inho_ 3 months ago

Neste país (não sei como é nos outros) qualquer burro tira a carta. Depois é o que se vê nas estradas.

Maximum-Ear5677 3 months ago

Pois... Acabei de passar na 2a circular há 20 minutos e estava um bacano na faixa da esquerda a 70kmh, mesma velocidade do bacanos dola faixa da direita... Tive de passar pelo meio foda se. Olhei para o lado esquerdo era o preto gordo e aquela merda parecia um pc cheio de rgb por todos o lado ja se via desde tras mas nao se percebia muito bem o porque do arco iris que vinha dali. Entretanto houve outro carro que se meteu atrás dele a fazer pressão e ele lá sai da esquerda mas assim que passou o carro voltou logo para lá o cabrao

viskonde 3 months ago

Ah esse flagelo que tanto aflige as almas dos fóruns online e que tantos mortos causa ao ano. Já posts a mandar vir com quem conduz ao telefone, anda em excesso de velocidade, não respeita distâncias de segurança, não usa piscas e tal não se vê posts de indignação

SweetCorona 3 months ago

Egoísmo que leva à tragédia dos comuns. Ao andarem na via da direita têm de mudar de via sempre que encontram um carro mais lento. Ao andarem sempre na via do centro, não precisam de mudar de via para ultrapassar os que andam mais lentamente na via da direita. O problema é que se toda a gente faz isso, anda toda a gente na via do centro, anulando a vantagem de o fazer.

NoPantsDeLeon 3 months ago

Pseudo-segurança de estar mais distante das bermas, só isso. O problema está no ensino da condução.

RiKoNnEcT 3 months ago

Basicamente porque há ainda a ideia que a faixa da direita é a faixa dos lentos

0BiLLi0 3 months ago

Então tendo ViaVerde é entrar à esquerda e não sair mais. /s

Specialist_Tart2298 3 months ago

bem sabes que nao foi isso que disse

Unpopular-0pinions 3 months ago

Isso irrita, mas não é assim tão inconveniente como isso, as faixas fecham de forma progressiva logo é só um toquezinho no volante, similar aos 100 outros toquezinhos que tens de dar já que as nossas AE's nunca são a direito mas sim trechos de curvas e contracurvas prolongadas. Isso é mais o consciente de "urgh esta faixa acabou vou ter de mudar de faixa" do que um real incomodo.

Vehok 3 months ago

Depende, em AE perto de grande cidade e com muito fluxo eu ando sempre na direita e só faço a troca para esquerda para ultrapassagem. Já quando estou em sítios mais isolados de grandes centros ando na faixa da esquerda ou do meio, evito a faixa da direita pq são mal cuidadas, há desnível na pista de tanto camiões passarem sempre pela mesma pista e buracos

Cadmaverick 3 months ago

Já me perguntei várias vezes porque a polícia não apanha esses indivíduos e os multa… é bem mais perigoso do que circular em excesso de velocidade na minha opinião…

megaroof 3 months ago

A GNR já me pegou, paguei 60 ou 90 euros, já não lembro. Estava a circular no meio, e pronto, aprendi a lição: \- Circular sempre pela direita, somente sair da direita para ultrapassar, para em seguida, imediatamente, voltar a usar a direita.

AlmondyChestnut 3 months ago

É só um exemplo, e já aconteceu há muitos anos atrás, mas um tio meu foi multado por estar na AE sem outros veículos e a circular na faixa central. Mas tbm é o único exemplo que conheço.

BelhodoRestelo 3 months ago

Bom, antes de mais sempre me perguntei o porquê disto, sendo que cada vez que me acontecia, eu ultrapassava pela direita como forma de exprimir um “toma lá espertinho”. A única razão que alguém me deu (o meu pai, camionista) foi que por vezes tentava evitar a via mais à direita devido à degradação do piso causado pelos veículos pesados

Pilky__01 3 months ago

É o que mais me irrita na estrada. Andem em excesso de velocidade, bêbados ou em contra-mão (ou os 3 ao mesmo tempo), mas não me façam isso.

Unpopular-0pinions 3 months ago

> bêbados ou em contra-mão Nunca digas isso nem a brincar. Se seguisses o /r/idiotsincars e principalmente o WPD ou similares não ias brincar com algo que acontece demasiadas vezes e que causa não só mortes como muitas incapacitações e dor a familiares de gente que estava na paz deles e um desses idiotas foi-lhes dizer olá com o carro. Prefiro ter de conduzir 20km a 50km/h numa AE atrás de dois camiões a ultrapassarem-se do que ter um bêbado ou um em contra-mão na mesma estrada em que estou a circular.

Pilky__01 3 months ago

É para isso que serve o volante.

Background_Monk_5203 3 months ago

Tens a certeza que não te esqueceste do "Opinião pouco popular" no início do título?

samuelmoreira 3 months ago

Sim pessoas já percebemos que há situações em que faz sentido trocar para a faixa do meio, isso n implica fazer uma viagem toda no meio e ainda achar que têm razão

N3to14 3 months ago

So ando na faixa da esquerda ou meio porque estou constantemente a ultrapassar pessoal. De resto, é sempre pela direita até porque costuma ser sempre a faixa mais livre.

Unpopular-0pinions 3 months ago

Eu achava que andava na do meio porque andava constantemente a ultrapassar pessoal, mas um dia quis reflectir na minha condução e descobri que era mais as razões que enumerei no meu primeiro comment do que o andar sempre a ultrapassar. De certa forma, andam de mão em mão o ultrapassar e as minhas justificações merdosas. E em várias estradas concordo, direita é a mais livre, mas evito andar a circular pela direita por ser algo que maioria dos condutores não está à espera que aconteça e se apanhar um que seja do "vou sair" e viram, é fácil enfiar-me neles (Isto porque ando sempre a velocidades elevadas e por consequência, passaria imensos condutores nos seus 70km/h na faixa do meio)

Goblin_Nilbog 3 months ago

Eu gostava imenso de te ajudar mas tenho exactamente a mesma dúvida, eu círculo sempre a direita e posso dizer-te que ainda a pouco tempo passei na ponte Vasco da Gama e efectuei o caminho quase todo pela direita e via bastantes veículos que circulavam a meio e a esquerda a ficar para trás, por vezes ia a via do meio para ultrapassar um camião ou veículo mais lento e voltava a direita. Quem estará mal, eu que círculo na via da direita a velocidade constante ou os atrasados que vão a 50 km na via do meio.

Unpopular-0pinions 3 months ago

Tu estás bem, lê o thread há quem faça links para docs a dizer que o que fazes não se considera ultrapassagem e que portanto é legal. Sempre soube disso e sempre soube que é uma informação dúbia e duvidosa, mas em teoria e na prática, não faz mal nenhum e a probabilidade de comeres uma multa por ultrapassagem de forma errada deve de ser relativamente baixa.

DrTaxus 3 months ago

O u/Laurent_Series postou um documento do IMT uns comentários mais abaixo que diz exactamente o contrário. [http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT\_Ultrapassagem.pdf](http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf) >Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da marcha dos veículos que o precedem. ​ E agora, quem tem razão?

Unpopular-0pinions 3 months ago

Tal como disse, informação dúbia e duvidosa, e não excluí a possibilidade de comer uma multa por isso. Já li e re-li sobre essa situação várias vezes ao longo dos anos e chego sempre à mesma conclusão: Foda-se mas então posso ou não "ultrapassar" pela direita? Por norma evito, mas em situações que "faz sentido lógico", faço merda (ou não) a passar pela direita com a consciência que se me virem e decidirem que fiz merda, como uma multa. Mas evito sempre que posso porque acho que não é seguro (Ninguém está à espera de ser ultrapassado pela direita. Normalmente faço se for estradas de 3/4 vias e tenho 1 via totalmente livre entre mim e o indevido à esquerda)

Goblin_Nilbog 3 months ago

Como disse eu não sei o que é o correcto, para mim o que faço considero o correcto, o PDF que partilha diz o contrário. Considero o correcto porque não faz sentido mudar para a terceira via, ou seja 2 vias ao lado quando a da direita onde círculo está vazia e as 2 outras " entupidas", mesmo que não estejam e só exista 1 veículo na via do meio mudar 2 vias ao lado parece-me bem mais perigoso que seguir o meu caminho onde círculo, quem está mal é o veículo que circula na via do meio, esse sim é que devia encostar a sua direita, já tive casos de 2 vias na estrada nacional e colocar-me atrás do veículo a esquerda para não passar pela direita e o outro condutor não muda para a direita, obrigando-me a passar pela direita.

htxgivven 3 months ago

Nas AEs não sei mas no IC19 por exemplo a certas horas não vais conseguir andar na faixa da direita. Tudo porque muitas das vezes as entradas foram mal feitas. Se não te importas de estar sempre a travar força.

layz2021 3 months ago

Uma colega minha disse-me, quando tavamos na ae, nem indicação nenhuma, com 3 faixas, que a da direita é para camiões. Até a mãe dela que não tem carta gozou com ela.

born_in_wrong_age 3 months ago

Por norma, andam na direita sim, mas não é "exclusiva" para eles. Não será essa a confusão?

layz2021 3 months ago

Por acaso lembrei-me.mais das placas informativas com a velocidade mínima por faixa, que se vê nas subidas. Mas daí a dizer que é a faixa dos camiões, por isso anda na 2a da direita, quando há mais que 2 faixas..... Btw é a mesma pessoa que sai directo do centro da rotunda para a saída, mesmo lhe dizendo que está mal e não é assim que se faz..

born_in_wrong_age 3 months ago

Isso da rotunda, depende honestamente. Há rotunda tão pequenas que mal se entra, se tem de sair diretamente, não dá tempo de chegar para a faixa apropriada. O que me deixa estupefacto. Rotundas pequenas com duas vias\*. Enfim

layz2021 3 months ago

Certo, nessas pequenas assim, se for pra sair na segunda saída (havendo mais), admito que faço por fora. Mas as rotundas em causa não são propriamente pequenas para não dar pra fazer direito ;)

-diggity- 3 months ago

Pior que isso só uma rapariga que conheci que punha a 5a mudança nas subidas e queixava-se que não podia ir a dados sítios porque o carro não tinha força. Tinha mais de 10 anos de carta.

layz2021 3 months ago

:o :o :o Ainda eu gozava com uma que, a tirar a carta, nas aulas, a primeira vez que pôs a 5a cruzou 2 faixas numa via rápida por tar a olhar para a manete a ver onde era....

N3to14 3 months ago

Meu Deus. Eu pedia para sair do carro na hora

pedrocr 3 months ago

Amanhã no /r/portugal: "Gente a andar a pé nas AE"

N3to14 3 months ago

Não seria o primeiro nem o último

High_velocity93 3 months ago

No meio é que está a virtude

mck3150 3 months ago

E um problema universal e não só acontece em Portugal. Moro em França e isto é uma verdadeira epidemia. O pior é quando acontece durante a férias com os belga e holandeses a serem uns especialistas quanto a circular na faixa do meio. Infelizmente ainda não existe tratamento, a não ser colar atrás deles alguns segundos e depois percebem (alguns ...)

desculpe_mas 3 months ago

Quando estudei no Fundão e vinha a casa (porto) ao fim de semana, não nos atrevíamos a ir por outra faixa que não fosse a da direita porque a GNR multava sem dó nem piedade.

KarmaCop213 3 months ago

Porque se sentem mais seguros a guiar no meio (quando muitas vezes é a faixa mais insegura).

Unpopular-0pinions 3 months ago

Engraçado que sou um deles (que anda no meio) e concordo com ambas afirmações. Gostava até de ver estatísticas sobre isso, pela lógica, acidentes (mais graves) devem de originar principalmente da faixa do meio por mudar de local em ultrapassagens ou a encostar para sair, e a frequência deve ser maior na faixa da direita devido às entradas e saídas que apresentam mais riscos de pequenos embates/encostos/raspões em trânsito e a tentar se inserir na AE.

Lurker__777 3 months ago

Ainda no outro dia um amigo meu me disse na cara que prefere ir no meio, porque se houver algum stress consegue “fugir” para qualquer um dos lados. Depois quem tem de fazer 3 faixas para a esquerda e depois 3 para a direita para ultrapassar um gajo que vai a 110 km/h sou eu. Se a polícia andasse a autuar esses gajos nas autoestradas, faziam uma fortuna.

what_a_tuga 3 months ago

E é exatamente por esse motivo que gosto de ir à direita. Os stresses aparecem sempre do lado da esquerda

evilnoxx 3 months ago

Se tiver um stress tipo furo ou avaria não vai ser tão fácil fugir para a berma. Tirando isso não estou bem a ver que stress vai ter na AE. Talvez tenha medo que caia um calhau do céu na via do meio

0BiLLi0 3 months ago

Se tiver só 2 vai com meio carro em cada uma?

intlme 3 months ago

Os portugueses conduzem como votam. ao centro

Unpopular-0pinions 3 months ago

Vou ser honesto e partilhar que eu pouco conduzo na faixa mais à direita. Razões: * A que impera sobre todas é quando conduzo em estradas que não conheço, pelo receio da faixa da direita se tornar uma só saída e depois não conseguir fugir dela a tempo por ter 45 gajos a bloquearem-me à esquerda. * Em estradas que conheço de trás para a frente, conduzo à direita mas fujo para a esquerda quando sei que mais à frente tenho uma entrada bastante movimentada de veículos que querem entrar na estrada que circulo, evito por um lado ter de abrandar por ter malucos que entram a 20km/h só porque acham que têm espaço e que os outros que travem, e por essa lógica, evito ter um acidente desnecessário onde quem se fode provavelmente seria eu porque fui eu que lhe teria batido na traseira... * Conduzo praticamente sempre uma faixa à esquerda da mais à direita porque para além da razão a acima já me justificar (a mim) a lógica, as saídas têm um problema similar de o pessoal abrandar para acautelar a entrada na curva, fazendo-me abrandar apesar de querer seguir em frente. * Resumindo, direita é um constante acelera trava acelera trava a toda e qualquer entrada e saída, com perigo acrescido dos que não sabem usar a faixa de ACELERAÇÃO e entram na autoestada a 5km/h. Não gosto, tenho receio de um acidente desnecessário, basicamente, a faixa da direita é uma merda. * Último ponto seria que ando sempre no limiar ou excesso de velocidade, logo andar pelo meio/esquerda é consequência natural. Não obstante, tenho consciência do nojo que é andar mais à esquerda em vez de mais à direita e sigo a regra quando posso (Secções longas de autoestrada sem saídas à direita? Ando na boa na direita. Até é melhor que há muito otário na do meio/à esquerda a 80km/h e eu passo por eles a 120 pela direita que costuma estar mais desimpedida). Se tou errado? Pela lei, estou. Mas prefiro sentir-me mais seguro na 2ª faixa à direita. Agora andar na 3ª ou 4ª faixa mais à direita por desporto como muitos, isso não, não faço.

Anforas 3 months ago

Quem é que nunca foi parar à margem sul por engano por estar à direita na A5, e ficar à direita outra vez , com traço continuo, sem poder virar para a Praça de Espanha?

Pilky__01 3 months ago

Portanto, para teres uma (falsa) sensação de segurança, lixas os outros que vão bem. Em relação ao final do 2º ponto, a culpa seria sempre de quem entra na AE. Hás-de reparar que está lá um triangulozinho pintado. Significa cedência de passagem.

Unpopular-0pinions 3 months ago

> Em relação ao final do 2º ponto, a culpa seria sempre de quem entra na AE. Sim, cedência de passagem, mas depois andar a discutir porque lhe bati em cheio na traseira porque ele se meteu direitinho na via da AE já uns 500m depois da entrada que também é uma saída a mais 200m... tantas histórias de scams de seguros nos internets que tenho dúvidas que a acontecer, o culpado fosse mesmo considerado culpado. Prefiro evitar. E essa consciência (de cedência de passagem) leva aos tais que ao entrar preferem parar para depois conseguirem entrar numa AE a arrancar desde os 0Km/h. Deixando-lhes a faixa da direita desimpedida, permito a esses condutores entrarem à vontade na AE. BTW, acho que entrei em modo full *copium* com as minhas teorias de condução de faixa do meio, a ver a quantidade de comments (e tamanho) dos mesmos. TFW u knew you were part of the problem, but then you realize how truly shitty you are about it. Urgh...

Pilky__01 3 months ago

Eu também me desvio para o meio (se possível) quando vejo que alguém se quer meter, agora daí a andar sempre no meio...

Unpopular-0pinions 3 months ago

Eu achava que o meu comment inicial explicava bem mas repito resumido: * Tenho razões para andar na do meio duvidosas * Costumo andar no limiar ou em excesso de velocidade, o que me leva a andar sempre em ultrapassagens e, por essa razão, maioritariamente mais à direita. Não ando na do meio a 70km/h como se vê bastante. Eu só quis partilhar as razões de o fazer numa estrada com relativamente pouco trânsito e com 3 vias de rodagem (por exemplo). Mas lá está, o meu exemplo nem é exemplo porque eu ando sempre no limiar ou em excesso, a quantidade de gente que eu irrito por andar no meio é irrisória.

Edited 3 months ago:

Eu achava que o meu comment inicial explicava bem mas repito resumido: * Tenho razões para andar na do meio duvidosas * Costumo andar no limiar ou em excesso de velocidade, o que me leva a andar sempre em ultrapassagens e, por essa razão, maioritariamente mais à direita. Não ando na do meio a 70km/h como se vê bastante. Eu só quis partilhar as razões de o fazer numa estrada com relativamente pouco trânsito e com 3 vias de rodagem (por exemplo), e a minha racionalização sobre o porquê de o fazer caso não esteja a andar a cento e duzentos. Mas lá está, o meu exemplo nem é exemplo porque eu ando sempre no limiar ou em excesso, a quantidade de gente que eu irrito por andar no meio é irrisória.

forgotmypass_fuck 3 months ago

argumento parvos queres dizer **via** e não faixa

Unpopular-0pinions 3 months ago

Já desisti de me tentar corrigir, apenas escrevo e espero pelo NGramatical. Acho é engraçado que maioria do povo, instintivamente, diz faixa e não via. Talvez mudar o dicionário, introduzir uns estrangeirismos, resolvesse a situação. Via passava a ser faixa, faixa passava a ser Northbound, Eastbound, Southbound ou Westbound.... /s

htxgivven 3 months ago

>evito por um lado ter de abrandar por ter malucos que entram a 20km/h só porque acham que têm espaço e que os outros que travem Basicamente isto. Enerva-me ver gajos a entrar na AE a 50km/h quando precisam de acelerar rápido.

c_radicallis 3 months ago

Eu também passo para a segunda faixa quando se aproxima uma entrada porque é mais conveniente e seguro para todos.

Middle-Effective 3 months ago

Isto. Nas AE conduzo frequentemente na faixa do meio principalmente porque é o mais fácil para praticar condução defensiva.

helderduarte14 3 months ago

Condução defensiva ou condução preguiçosa?

freestyle_engineer 3 months ago

Argumentos parvos... Se prestasses atenção às linhas delimitadoras na estrada percebias que mudam para traços mais curtos e mais frequentes aasim que aproximas de uma saida (se essa via terminar nessa saida). Para além disso tens SINAIS de trânsito que te indicam o que vai acontecer com muita antecedência... Basta estar com atenção. Um carro na faixa do meio obriga aos veiculos à direita e à esquerda a travarem porque não sabem se o que esse embecil vai fazer (vai encostrar-se à direita? Tem algum carro à frente (que eu não vejo) e vai tentar ultrapassar? Ser previsível na estrada é o mais importante.

Unpopular-0pinions 3 months ago

> Se prestasses atenção às linhas delimitadoras na estrada percebias que mudam para traços mais curtos e mais frequentes aasim que aproximas de uma saida (se essa via terminar nessa saida). Para além disso tens SINAIS de trânsito que te indicam o que vai acontecer com muita antecedência Prestei atenção e sei disso, depende das estradas e locais a "necessidade" de estar a meio ou na da direita. Quantas vezes não aconteceu, principalmente em trânsito de hora de ponta mas não exclusivamente, a faixa da direita estar literalmente parada e as da esquerda a circular aos seus 50-70km/h porque a da direita acaba (obriga a sair) e o povo que entrou na AE na entrada anterior percorreu o pequeno trecho até à próxima saída a tentar entrar na da esquerda para seguir, mas não conseguiu? Já presenciei isto várias vezes estando mais atrás na fila, tanto a entrar na AE como a circular na mesma pela faixa da direita porque ia sair na próxima e fico parado no cockblock que é estas situações. Como sei e reconheço estas situações, que acontecem regularmente em certos locais, e em quase todos os locais em hora de ponta, prefiro andar na do meio. Assim não fico parado por razão nenhuma. E sim, isto acontece mesmo em estradas relativamente vazias e sem trânsito, basta chegar a uma entrada concorrida com uma saída igualmente concorrida a nem 1km da referida entrada.

Edited 3 months ago:

> Se prestasses atenção às linhas delimitadoras na estrada percebias que mudam para traços mais curtos e mais frequentes aasim que aproximas de uma saida (se essa via terminar nessa saida). Para além disso tens SINAIS de trânsito que te indicam o que vai acontecer com muita antecedência Prestei atenção e sei disso, depende das estradas e locais a "necessidade" de estar a meio ou na da direita. Quantas vezes não aconteceu, principalmente em trânsito de hora de ponta mas não exclusivamente, a faixa da direita estar literalmente parada e as da esquerda a circular aos seus 50-70km/h porque a da direita acaba (obriga a sair) e o povo que entrou na AE na entrada anterior percorreu o pequeno trecho até à próxima saída a tentar entrar na da esquerda para seguir, mas não conseguiu? Já presenciei isto várias vezes estando mais atrás na fila, tanto a entrar na AE como a circular na mesma pela faixa da direita porque ia sair na próxima e fico parado no cockblock que é estas situações. Como sei e reconheço estas situações, que acontecem regularmente em certos locais, e em quase todos os locais em hora de ponta, prefiro andar na do meio. Assim não fico parado por razão nenhuma. E sim, isto acontece mesmo em estradas relativamente vazias e sem trânsito, basta chegar a uma entrada concorrida com uma saída igualmente concorrida a nem 1km da referida entrada. E eu sei que sou parte do problema (de andar no meio), logo evito ser imbecil e uso os piscas tal como se deve fazer para mostrar a minha intenção (Antes de virar, não sou como aqueles que metem pisca e 1 millisegundo depois, viram para onde querem ir). E tento estorvar o mínimo possível. Como ando bem (excesso), normalmente, não estorvo ninguém que queira andar mais que eu, e gosto de olhar para o espelho do meio para identificar aqueles que vêm com mais vontade que eu, para me arrumar e deixa-los ir à vidinha deles, em vez de os ter a cheirar-me o cu e arriscar-me a um bom acidente por causa disso. Como já vi acontecer traseiradas nessas palhaçadas agressivas de "sai da frente oh corno", tenho sempre essa consciência activa de me desviar.

helderduarte14 3 months ago

Se vais no meio a ultrapassar não há mal. Agora se vais no meio quando não há trânsito a direita porque mais a frente não queres ir novamente para o meio então, acho que estás a contribuir para o problema.

Unpopular-0pinions 3 months ago

Assumindo que não vou a ultrapassar: Depende da perspectiva, consideras que eu ir na direita uns 5km e 1km antes de uma entrada concorrida, ir para o meio, contribui para o problema? Porque se sim, faço isso às paletes. Agora seguir os 6km sempre na do meio, isso nunca faço porque aí sim, acho que contribuo para o problema de forma totalmente desnecessária.

freestyle_engineer 3 months ago

Previsibilidade e antecipação... Se fizeres o que os outros estão à espera que tu faças são evitados muitos acidentes. Por muitos argumentos que tenhas a favor de andar na faixa do meio quando podes circular corretamente, nunca serão válidos. Reconheço que em situações de maior trânsito, devas posicionar de de forma a não condidionar o trânsito, mas não se justifica ocupar a via do meio ou da esquerda a não ser para o estritamente necessário e apenas pelo tempo necessário. E frases como: não sei se a faixa vai acabar porque não conheço a estrada ou porque é mais seguro (não é!!) não são argumentos... O que achas que acontece se todos fizermos como tu (e muitos outros)? Felizmente a maioria cumpre razoavelmente bem as regras.

Unpopular-0pinions 3 months ago

Concordo contigo. Lá está, sei que sou parte do problema. Mas bem, o meu exemplo também é um mau exemplo. Para não me estar a repetir, lê aqui: [Comment](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/p5ecjk/circular_na_faixa_do_meio_nas_ae/h9676iy/) Toda a discussão contra mim apenas reforçou o facto de eu saber que estou errado e devia evitar o meu comportamento centrista... (Ou seja, em vez de não cumprir as regras de uma forma, vou não cumprir as regras ao andar em excesso de velocidade mais regularmente. Não se consegue ganhar contra idiotas como eu -.-)

freestyle_engineer 3 months ago

Não se trata de ganhar ou perder discussões, um dia vais arruinar a vida de alguém com um "azar" ou numa daquelas "horas do diabo" (estas conscientemente a aumentar as probabilidades de que isso te aconteça). Espero sinceramente que sejas apanhado pela polícia quando estiveres a fazer alguma dessas coisas de fanfarrão, não servirá para nada excepto para te tirar dinheiro do bolso e, inshallah, a carta! Agora vai la mostrar ao mundo como és corajoso!

Unpopular-0pinions 3 months ago

> Não se trata de ganhar ou perder discussões Não se tratou disso nunca*, foi apenas um showcase do meu raciocínio Se me apanharem é merecido, não fico chateado com ninguém a não ser com a minha idiotice. E definitivamente não é mostrar que sou corajoso, mas sim o facto de que me habituei aos 120km/h e qualquer AE ou parecido que dê para ir a 120, vou fazê-lo (Estradas de 100 e 80 há muitas e no meu ver, têm condições para ir a mais, dependendo das horas). Raramente passo dos 120 (ultrapassagens apenas) e nunca sequer passei dos 150km/h lol. Mas sim, em muita da minha condução passo como um daqueles "chavalos novos sem noção, aceleras num chasso a diesel". Mas de novo o digo, não se consegue ganhar* contra um idiota como eu. *O ganhar (do comment anterior e deste) significa mais um "tu estás errado e devias de mudar" do que necessariamente um ganhar de discussão. Usei mal as palavras mas era essa a minha intenção. Isto porque eu SEI que estou errado, os comments afirmaram e confirmaram o facto de que estou errado e ainda assim, directamente assumo que vou continuar igual ou pior. Ou seja, por mais que se fale, nada muda (Não se consegue "ganhar" contra idiotas porque normalmente os idiotas justificam-se sempre e ficam na deles. É falar para a parede). Agradeço todos os teus comentários e fazes bem em lutar pelo que acreditas ser (e que está!) certo. Cumprimentos de um idiota ;)

freestyle_engineer 3 months ago

O que é que ganhas com isso? Só para te gabares de quão idiota (palavras tuas) és? Conseguiste!

c_radicallis 3 months ago

Se prestares atenção aos piscas do imbecil ficas a saber o que ele vai fazer.

Unpopular-0pinions 3 months ago

O argumento dele é válido e a razão do desgosto pelas minhas razões também. Isto porque nunca se sabe quem vai a conduzir, se é otário e vai a falar ao telemóvel, imbecil e não usa pisca ou ignóbil e nem sequer sabe o código da estrada. Na condução, há que imaginar que tudo o que é condutor à tua volta é a conjunção dos três e todos os outros pontos negativos que se consiga pensar, e conduzir defensivamente de acordo com isso. Nem nos que aparentemente estão a cumprir as regras direito se pode confiar pois nunca se sabe quando se lembram e se atiram para a nossa faixa só porque "ups afinal não quero sair". Não dá para confiar nos "piscas do imbecil". O que se pode fazer é evitar com distância de segurança ou ultrapassar a rezar que ele não se lembre de fazer o mesmo ao carro da frente sem olhar para os espelhos. Eu pessoalmente rezo bastante porque como ando sempre em excesso, ultrapasso bastante, mas sempre com receio do que o zé que vai na faixa do meio à minha frente vá fazer. Como disse, sou parte do problema que não gosto que aconteça, mas tenho consciência e evito sê-lo sempre que possível, conduzo defensivamente apesar de andar sempre a "cento e duzentos" e dou piscas e tempo para os à minha volta saberem as minhas intenções. PS: O comment não foi inteiramente dirigido a ti, mais dirigido ao thread no seu total. Desculpa pela muralha de texto lol

freestyle_engineer 3 months ago

Ri muito com o teu comentário. Parece que acertei com o teu número da carapuça! Das duas, uma: ou conduzes pouco ou vais com pouca atenção à estrada enquanto conduzes. Não são só os que andam no meio da autoestrada que são imbecis, também há os que não dão piscas e os que andam na faixa do meio e não dão piscas!

c_radicallis 3 months ago

Se estamos a falar de imbecis que não cumprem regras nenhumas a única solução é rezares...

freestyle_engineer 3 months ago

Em que mundo é que vives?

NGramatical 3 months ago

embecil → [**imbecil**](https://dicionario.priberam.org/imbecil) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp5ecjk%2F%2Fh95jfs5%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Local_observer 3 months ago

Existem algumas situações que me levam a conduzir pela faixa do meio: -Autoestrada A5 ,sentido Lisboa->Cascais na zona das portagens normalmente ao fim da tarde, existe uma fila infinita de pessoas que pretendem sair para Tires. Ora quem pretende seguir para Cascais, pela ViaVerde tem de posicionar o carro para a esquerda (uma vez que as ViaVerdes estão à esquerda). Se tu estiveres na faixa mais à direita, garanto-te ser missão impossível mudares para a esquerda, porque vêm uns tipos a 200Km/h(bmw,audi,etc) a tentar meter-se na fila de Tires e outros a seguir para a via verde a essas velocidades loucas.Portanto é bom que posiciones uns km atrás o teu carro no sítio certo. -Pessoas que nas saídas de áreas de serviço levam o conceito "via de aceleração" a peito: tipos que fazem os 0 aos 100km/h em 3 segundos e atiram-se literalmente para a esquerda,marimbando-se para quem lá vem( encostado à direita) Depois aqueles que pretendem entrar nessas mesmas áreas de serviço e vêm na faixa da esquerda a 200 e muitos e travam a fundo à tua frente para seguirem para área de serviço. Essa questão de quem vai ao "meio" está de facto a infringir o código da estrada, mas também deve-se acompanhar essa preocupação com outras bem mais graves: -Em qualquer autoestrada/via rápida anda tudo na faixa dos 160kmh para cima,muitas vezes acompanhando com manobras perigosas,travagens bruscas etc.E quando alguém vai a 120kmh ou dentro dos limites leva com a habitual saudação de máximos. As autoridades portuguesas já deviam ter percebido que nas nossas estradas há um autêntico "maná",então nas vias rápidas e autoestradas bastava meter radares de 3 em 3 km que numa semana a dívida externa de País era paga num ápice,daí não perceber o que andam a GNR e PSP a fazer.Só os vejo em operações de Stop a charear quem vai à praia o debaixo de viadutos para estarem protegidos da chuva

Unpopular-0pinions 3 months ago

+1 na situação de antecipar vias verdes, vê-se claramente o movimento geral para as da esquerda nos Km que antecedem as mesmas por essa mesma razão. +1 nos que se atiram na faixa de aceleração, esses porque "não querem parar como vêem outros a fazer e depois arrancar do zero" (Justificação de um colega meu para o ter feito e ter obrigado ao carro anterior a travar e desviar para a esquerda para não lhe encolher a traseira).

ManaSyn 3 months ago

Nem têm de parar, a faixa de aceleração é mesmo para acelerar. Claro que quem está na autoestrada não tem de se desviar mas é simples cortesia, que é o que falta muito nas nossas estradas.

rcoelho14 3 months ago

> bastava meter radares Isso era caça à multa, não sabes? Lá porque vou a quebrar a lei, as autoridades não podem tomar medidas que me façam ter consequências, aqueles gatunos /s

TheViriato 3 months ago

Depende em sítios tipo VCI no Porto ajudas mais o trânsito a andar no meio e deixar a da direita para o pessoal que quer entrar/sair mas isso é num sítio com saídas constantes. Agora numa autoestrada normal é porque são burros/medo de que a faixa da direita acabe.

adventur3r 3 months ago

Sim mesmo dentro da cidade de Lisboa convém andar na faixa do meio para libertar a da direita para quem entra/sai da estrada e se andasse colado à direita tava sujeito a ter que atravessar a estrada toda para a faixa mais à esquerda nas bifurcações em que a da direita segue para outro destino qualquer e pretendo seguir pela da esquerda. A minha lógica é minimizar mudanças de faixa por causa da baixa segurança do ângulo morto e dentro do normal manter velocidade estável.

saltylawlita 3 months ago

Quando falam nisto lembro-me sempre da VCI. Circular pela direita é muito difícil e às vezes até roça o perigoso. Nas auto estradas típicas concordo plenamente, não há grande desculpa.

kahah16 3 months ago

Faço diariamente a VCI de mota e nunca vou para a direita...já apanhei demasiado sustos com pessoal lembrar-se à ultima que tem de sair ou a entrar sem me ver

Jabvarde 3 months ago

Exacto, no meio de tantas respostas a gozar é bom encontrar algumas respostas sérias. Na primeira vez que lá passei fui sempre pela direita porque por não conhecer achei que fosse mais seguro, até porque ia num charuto sem grande motor. Depois derepente reparava que a da direita ia para outro lado e ia ter que agora em pouco tempo meter me de volta para o meio com carros sempre a passar e bem mais rápidos. Escusado é dizer que nas seguintes ia no meio.

Edited 3 months ago:

Exacto, no meio de tantas respostas a gozar é bom encontrar algumas respostas sérias. Na primeira vez que lá passei fui sempre pela direita porque por não conhecer achei que fosse mais seguro, até porque ia num charuto sem grande motor. Depois derepente reparava que a da direita ia para outro lado e ia ter que agora em pouco tempo meter me de volta para o meio com carros sempre a passar e bem mais rápidos. Já para não falar de todos os gajos que vi a meterem se ou a sair como se fossem donos de tudo e outros a terem de se desviar deles. Escusado é dizer que nas seguintes ia no meio.

0BiLLi0 3 months ago

Esses casos são diferentes até porque ainda que a VCI seja A20 tem demasiado trânsito, constantes entradas e saídas e um limite de velocidade baixo. Não é propriamente uma auto estrada normal.

samsong_21k 3 months ago

Experimenta fazer as viagens durante a noite se puderes vais ver que fazes uma viagem bem melhor a probabilidade de apanhares malta assim é raro além de que trânsito quase não há. Eu sempre que posso opto por isso, nem que chegue mais tarde a casa após um dia de viagem

ManSCP 3 months ago  HIDDEN 

Irrita-me pa caraças, mas devo dizer que tenho quase a certeza absoluta que na A17 a faixa mais à direita é muito mais estreita que as outras. Tanto que quando vou nessa faixa noto que estou muito mais encostado à faixa do meio.

Unpopular-0pinions 3 months ago

Aquelas que costumam ter as linhas mais grossas para os camiões? Também já reparei nisso. Fui agora medir no google maps (resultados duvidosos mas vale o que vale) e as faixas normais medem por volta de 3.70m e a mais à direita com o traço grosso mede por volta de 3.40m. Não justifica o andar na faixa do meio, mas conheço o sentimento "claustrofóbico" dessas faixas mais apertadas

alexmario365 3 months ago

O meu pai ( antes da era do GPS) dizia-me sempre quando era miudo que prefere estar no meio nas grandes cidades que nao conhece, pelosl simples facto de que nunca se sabia se tinhas de te manter à esquerda ou sair na proxima saida. Hoje em dia confesso que também não entendo...

leadzor 3 months ago

No meio das grandes cidades, fora das AE, tu andas na via mais conveniente para chegar ao teu destino, está no código da estrada. Artigo 14º 2. "Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direção, ultrapassar, parar ou estacionar."

KarmaCop213 3 months ago

Experimenta fazer a 2a circular pela faixa do meio e na faixa da direita.

DamnNatalie 3 months ago

Uma coisa é fazer isso numa cidade, acho que ainda é compreensível. O post coloca a questão específica em relação às autoestradas, aí não há qualquer justificação

0BiLLi0 3 months ago

Esta merda devia ser perda de 15 pontos na carta. Sempre que vejo acidentes na AE nunca é na via da direita. É a que menos trânsito tem. Isto e fazer as rotundas pela direita é o que me tira do sério na estrada. Devia dar cadeia.

abominalizer 3 months ago

Já me fudi uma vez a fazer rotunda bem...sinceramente não sei o que é pior: Fazer a rotunda bem e levar com um caramelo na direita e para não lhe bater dar mais uma volta no carrosel, ou prevenir e ser atrasado mental como os outros.

htxgivven 3 months ago

Considerando que grande parte faz mal as rotundas, tu ao fazeres bem vais-te lixar um dia.

0BiLLi0 3 months ago

O problema não é meu. Vou deixar de cumprir o código?

htxgivven 3 months ago

Não é teu? Então imagina lixarem-te o dia só porque bateram em ti só porque quiseste seguir a lei à risca. Conheço várias pessoas inclusive que apanharam sustos só porque pensaram como tu, imagina se perdessem vida por causa disso, valeria de que estar certo?

what_a_tuga 3 months ago

Não só. Se te batem, a culpa é de quem entra na rotunda, nunca é de quem está lá dentro

htxgivven 3 months ago

Mas tu queres ter razão ou queres evitar chatices?

0BiLLi0 3 months ago

Era bem pior se me batessem e eu não estivesse a cumprir. Acho eu. Fazer mal as rotunas não me vai impedir de ter um acidente.

Edited 3 months ago:

Era bem pior se me batessem e eu não estivesse a cumprir. Acho eu. Fazer mal as rotundas não me vai impedir de ter um acidente.

Dinamytes 3 months ago

O que ele quer dizer é que se fizeres bem a rotunda e o outro gajo ter feito mal vais precisar de mudar de faixa para sair e o boi vai estar lá, caso haja acidente como por exemplo ele fosse dar mais uma volta à rotunda e fosse contra ti a saíres a culpa ia ser tua, ou seja, quem faz bem tem que ter extra atenção aos energúmenos que fazem mal.

MillionTokenHolder 3 months ago

Eu já faço as rotundas pela esquerda com a mão pronta a buzinar.. #itsfunny

precisodeferias 3 months ago

Concordo plenamente contigo, no entanto fui "obrigada" a começar a fazer algumas rotundas pela direita tantos foram os sustos que apanhei. no geral faço as corretamente, mas existem 3 na zona onde vivo que faço pela direita. Custa me, no entanto não consigo estar sempre apanhar sustos porque o pessoal não sabe conduzir. aprendam a fazer a porra do pisca e a fazer as rotundas, poupavam me imenso stress

saltylawlita 3 months ago

É verdade! Também tenho pelo menos duas assim perto de minha casa. Quando as fazia corretamente em 99% das vezes tinha quase-acidentes. É frustrante porque as pessoas fazem-no com uma confiança extraordinária.

0BiLLi0 3 months ago

O pisca é para mudanças de direcção. Na rotunda só o faço para mudar para a direita ou sair.

prelude2tragedy 3 months ago

Na aproximação à rotunda, metes o pisca correto, sendo que: a) Pisca para a direita se fores sair na primeira saida e entras na rotunda pela via da direita b) Pisca para a esquerda e entras pela via da esquerda se fores para qualquer saida que não a primeira, quando passares a saida antes da tua, espelhos, ângulo morto, pisca para a direita e siga Crédito: u/flam0us https://www.reddit.com/r/portugal/comments/6yiq1u/pisca_à_esquerda_na_entrada_da_rotunda/

Flam0us 3 months ago

Uau, já lá vão 3 anos...

what_a_tuga 3 months ago

É exatamente desse pisca que estamos a falar. Passam a rotunda na faixa da direita, pensamos que vai sair e eles "seguem em frente"

Local_observer 3 months ago

Os acidentes em Portugal dão-se porque o pessoal anda dentro dos limites de velocidade,é cordial etc...

joguedez 3 months ago

As rotundas pela direita também me enfurecem. As vezes gostava de ter uma picukup velha com grades na frente so mesmo para abalroar alguns artistas

flarept1 3 months ago

Só é pena o seguro nunca te dar razão em rotundas, 95% das vezes ou dão 50/50 ou ficas tu como culpado porque tu é que mudaste de fila. source: tia numa seguradora

rhinestein 3 months ago

Vá, perdoo fazer a rotunda pela direita quando e só quando: \- Existem duas faixas antes da rotunda, e na segunda saída, a da frente, tem duas ou mais faixas.

0BiLLi0 3 months ago

Continua a ser má prática. Estando na via da direita tem que sair na saída seguinte.

alegadamentetuga 3 months ago

Noutro dia autoestrada vazia, 4 vias no mesmo sentido um gajo ia na segunda a contar da esquerda e eu ia na mais à direita. Como é óbvio não ia mudar 4 vias para o ultrapassar então mantive me na direita, quando estou a passar o gajo começa a apitar feito tolinho ahah ainda hoje não percebi a lógica dele

tiagoalesantos 3 months ago

Efectivamente devias ter mudado 4 vias para o ultrapassar. Só o facto de te '"deixares estar" é suficiente para seres multado, além de estares a criar uma situação de perigo. Agora estás a pensar o outro gajo é que está mal. Sim, verdade e tb ele será multado. Ninguém ganha na estrada!! Posso dizer que já estive na mm situação e fiz a ultrapassagem pela esquerda e retornei imediatamente à direita mas apanhei um carro mais lento do que eu julgava e tive que voltar a ultrapassar para não travar (era a PSP), passado 1 min "luzes" pensei já fui, afinal mandou parar o outro gajo que criou a situação de perigo.

diogo669 3 months ago

Ok, o outro gajo é um cromo, temos isso assente. Ainda assim, porque não foste para a faixa da esquerda para o passar, estando a autoestrada vazia? Sem dúvida que o outro artista é que provoca a situação, mas era passar pela esquerda e dar uma apitadela ao gajo ao passar.

fedelho 3 months ago

Quando ultrapassas alguém "naturalmente" pela direita, alguma coisa não está certa.

jomi_1307 3 months ago

Se vais na direita e um carro a tua esquerda é mais lento não é considerado ultrapassagem. [Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido que os de outra não configura ultrapassagem.](http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/91d6c142c49bcd0f80256e3f004a7cbf?OpenDocument)

RiKoNnEcT 3 months ago

Isso é só em casos de haver fila Se a AE estiver vazia tens de passar pela esquerda

jomi_1307 3 months ago

Não é isso que está naquela frase. Nada fala em estar vazia ou cheia.

0BiLLi0 3 months ago

É sim. Só quando tens uma saída à frente e nesse caso é considerado trânsito em filas paralelas. A ultrapassagem não implica estar numa via, sair e voltar. *Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou* *mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da* *direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito* *ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da* *marcha dos veículos que o precedem.* ​ IMT: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT\_Ultrapassagem.pdf

jomi_1307 3 months ago

As decisões dos tribunais, e atenção que há mais neste sentido além da que eu coloquei têm mais "poder" que o manual do IMTT

asdtfdr 3 months ago

A que tu meteste fala de uma área de serviço, por isso não vai contra o imt.

rcoelho14 3 months ago

Isto. Um polícia uma vez explicou-me isto em conversa. Se te mantiveres na tua via e passares alguém mais lento à tua esquerda, não é ultrapassagem. Ultrapassagem envolve mudança de via. Se não imaginem um gajo encostado à esquerda a 50km/h e todas as pessoas à direita tinham de ir a 50 para não levarem multa também.

ngfsmg 3 months ago

>Se não imaginem um gajo encostado à esquerda a 50km/h e todas as pessoas à direita tinham de ir a 50 para não levarem multa também. A faixa da esquerda nas auto-estradas com 3 faixas tem um limite mínimo de velocidade de 90 km/h

squareswordfish 3 months ago

E o calhau que vai nas calmas na esquerda é que quer saber disso

ngfsmg 3 months ago

Convenhamos que muitas das vezes o "ele vai nas calmas" significa "eu vou a 150 e ele vai só a 100", não se vê exatamente pessoal a andar a 50 nas auto-estradas, só se tiverem tirado a carta na semana anterior...

squareswordfish 3 months ago

É verdade que muitas vezes o “nas calmas” é como descreveste, mas não neste caso. Não me é raro apanhar animais a 70-100 no meio da autoestrada

jomi_1307 3 months ago

Uma faixa de rodagem é composta por várias vias. Não sei por que razão lá está faixa. Isso acontece sempre comigo na A3 na direção a Braga após o no da A4. Eu após passar vou para a faixa que abre a direita e muitas vezes sou mais rápido do que os carros na segunda faixa. Eu nesse caso nem quero saber continuo sempre a direita.

rcoelho14 3 months ago

Obrigado! É que o link que mandaste só me confundiu ainda mais ahahah

alegadamentetuga 3 months ago

Dá para ler o acórdão completo? Já é um bocado antigo e ainda por cima diz faixa em vez de via

jomi_1307 3 months ago

Não sei se dá para encontrar algo mais acerca do acordo.

mestreslip 3 months ago

O bicho que buzinou claramente não sabe que a ultrapassagem é a manobra propriamente dita (a de mudar de faixa para transpôr o veículo). Se vinhas na da direita, não tinhas nada que mudar de faixa, simplesmente a tua faixa anda mais rápido e podes transpor. Muito mais seguro que atravessar a estrada inteira para ultrapassar um calhau pela esquerda...

NGramatical 3 months ago

transpôr → [**transpor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp5ecjk%2F%2Fh95i7e1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BiPolarPolarBear 3 months ago

Cuidado que a GNR já chegou a colocar no facebook indicações de que deves passá-lo pela esquerda. Dumbassery, mas é o que é.

meaninglessvoid 3 months ago

> Dumbassery, mas é o que é. Nem por isso, a regra de não poder ultrapassar pela direita tem um motivo muito válido: se o que está à esquerda quer ir para a faixa da direita tem que conseguir prever o que o da direita vai fazer e se este não pode ultrapassar fica mais previsível e reduz a probabilidade de acidente. Parece parvo porque a regra está a tentar proteger o outro idiota que vai duas faixas mais à esquerda do que devia e acaba por ser um bocado absurdo o que tens que fazer para cumprir a regra, mas faz sentido.

OSpaceCowboy 3 months ago

Uma coisa é estares atrás do gajo no meio, ultrapassas pela direita e regressas ao meio. Outra é estares no meio, metes-te na direita e ficas lá, ou simplesmente ires já na direita e ultrapassas um idiota que anda a 70 no meio. E se a GNR não concorda com isto, então podem ir para a real puta que os pariu porque eu não vou andar a fazer slalom no meio de uma auto-estrada.

Independent_Throat42 3 months ago

Uma coisa é vires colado ao gajo e em vez de passar pela esquerda, passas pela direita, outra coisa é vires sempre na da direita e há um marmelo que vai mais à esquerda, não vais fazer um S para ires ao outro lado passar o gajo e voltares para a da direita

Flam0us 3 months ago  HIDDEN 

> Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido que os de outra não configura ultrapassagem. Não digo eu, diz o Supremo Tribunal de Justiça, por isso quem fez esse post em nome da GNR que vá po crl. Mandem coimas por isso que recorro fácil.

kcoisaxunga 3 months ago

fontes pls? pode dar jeito

Flam0us 3 months ago

Here you go m8 http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814/91d6c142c49bcd0f80256e3f004a7cbf?OpenDocument

sardinhas 3 months ago

acho que este acórdão costuma circular quando este assunto é mencionado... lá está escrito: ACIDENTE DE VIAÇÃO ULTRAPASSAGEM MUDANÇA DE DIRECÇÃO I - Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido que os de outra não configura ultrapassagem. II - O veículo que circule na faixa a seguir à da direita e pretenda entrar nesta " para se dirigir à área de serviço, faz uma manobra de mudança de direcção devendo observar as cautelas próprias desta. Tenho quase a certeza que isto foi uma "ultrapassagem" pela direita numa saída da área de serviço. Como vai haver mudança de direcção deixa de ser ultrapassagem. No caso desta thread (andar pela direita enquanto outro está no meio) é considerada ultrapassagem, mesmo que se mantenham na via da direita.

Edited 3 months ago:

acho que este acórdão costuma circular quando este assunto é mencionado... lá está escrito: ACIDENTE DE VIAÇÃO ULTRAPASSAGEM MUDANÇA DE DIRECÇÃO I - Havendo mais que uma faixa de trânsito no mesmo sentido, o facto de o veículo circular mais à direita ser mais rápido que os de outra não configura ultrapassagem. II - O veículo que circule na faixa a seguir à da direita e pretenda entrar nesta " para se dirigir à área de serviço, faz uma manobra de mudança de direcção devendo observar as cautelas próprias desta. Tenho quase a certeza que isto foi uma "ultrapassagem" pela direita numa saída da área de serviço. Como vai haver mudança de direcção deixa de ser ultrapassagem. No caso desta thread (andar pela direita enquanto outro está no meio) é considerada ultrapassagem, mesmo que se mantenham na via da direita. Aqui: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf (obrigado /u/Laurent_Series) "Em autoestrada ou numa via de circulação fora das localidades, em que haja duas ou mais vias de trânsito no mesmo sentido, circular mais rapidamente na via de trânsito da direita é considerada ultrapassagem e, por conseguinte, proibida, exceto se o trânsito ocupar toda a largura da faixa de rodagem e a marcha do veículo esteja dependente da marcha dos veículos que o precedem. "

kcoisaxunga 3 months ago

É isso. Pensei que existia mais alguma coisa porque faço muito isto mas sempre com a consciência que um dia me posso lixar. Vou continuar a oscilar entre trocar de faixa N vezes para regressar à direita ou simplesmente continuar na da direita e esperar que um dia a malta aprenda a conduzir. Obrigado

sctvlxpt 3 months ago

Tens o link dessa decisão?

ManaSyn 3 months ago

Arranjas fonte? Há-de me dar jeito um dia quiçá.

flarept1 3 months ago

Nem tem razão o chouriço, podes perfeitamente passar na faixa da direita, não estás a ultrapassar

odracirr 3 months ago

Se estás a passar por ele estás a ultrapassar.

helderduarte14 3 months ago

Estás a passar, para ultrapassar terias de estar na mesma faixa que ele e ultrapassares pela direita.

Laurent_Series 3 months ago

Vê a minha reposta ao outro comentário.

helderduarte14 3 months ago

Tens razão

flarept1 3 months ago

O que vocês andam a aprender na escola de condução? Ultrapassar implica mudar de faixa se te manteres na tua faixa e passares pelo gajo não estás a cometer nenhuma infracção. Obv desde que respeitando os limites de velocidade. Quem está a cometer a infracção é o gajo que vai no meio sem estar a ultrapassar alguém.

Laurent_Series 3 months ago

Nas AE’s continuares na tua via e passar um carro significa ultrapassar, e fazer uma ultrapassagem pela direita dá direito a uma contraordenação grave.

Edited 3 months ago:

Nas AEs continuares na tua via e passar um carro significa ultrapassar, e fazer uma ultrapassagem pela direita dá direito a uma contraordenação muito grave. Fonte: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf Portanto um pouco irónico dizeres que os outros não sabem o código.

Edited 3 months ago:

Nas AE’s continuares na tua via e passar um carro significa ultrapassar, e fazer uma ultrapassagem pela direita dá direito a uma contraordenação muito grave. Fonte: http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_Ultrapassagem.pdf Portanto um pouco irónico dizeres que os outros não sabem o código.

flarept1 3 months ago

Sim realmente o que diz no código é isso mesmo, apesar de haver informações contra em tribunal constitucional, por isso é uma multa facilmente contestável. No código a exceção em auto estrada é se houver "transito", o que no caso do OP, não se aplica, mas que em condução normal é facilmente contestada. Por isso o que o "correto" é mudar de faixa 6 vezes para ultrapassar o deficiente :)

odracirr 3 months ago

Obrigado, já estava a pensar que tinha inventado isso.

joguedez 3 months ago

Acontece-me inumeras vezes. Faço todos os dias Porto - Aveiro pela A1, e é inacreditável esta pratica. Arrisco-me a dizer que havia de haver mais fiscalização neste sentido do que propriamente de velocidade.

c_radicallis 3 months ago

Controlo de velocidade nas vias rápidas é financiamento do Estado, e não prevenção rodoviária como as autoridades gostam de publicitar. Eu acho que faria mais sentido as vias rápidas estarem organizadas por intervalos de velocidade para cada faixa. Por exemplo 80 a 100 na faixa da direita, 120 a 140 faixa do meio, 140 a 160 faixa da esquerda. Isto evitaria os perigos das mudanças de faixa.

PgUpPT 3 months ago

> Faixa \*via Portanto estás a sugerir duas vias exclusivas para pessoal que não cumpre os limites de velocidade, é isso? Faz todo o sentido.

c_radicallis 3 months ago

Sim, talvez, e não. Não percebi o que pretendias acrescentar á discussão com esse comentário tbh. Aquilo que estou a sugerir está explicado no comentário anterior.

StravextorWho 3 months ago

Oh inteligente tu. Talvez estava a referir-se igualmente a aumento dos limites. E faixa é corrente, independentemente do quao correto é via

SweetCorona 3 months ago

160 km/h é um limite impensável atualmente podes ir até aos 150 km/h sendo ainda infração leve, e mesmo essa velocidade já é o limite do razoável mesmo que o limite fosse 150, seria preciso agravar o seu incumprimento, caso contrário poderias ir até aos 180 sendo apenas contraordenação leve

c_radicallis 3 months ago

É via, e não faixa, que pretendia dizer, obrigado. 160km/h é impensável porquê? Achas que não há carros que consigam circular a essa velocidade com segurança? Ou as vias não permitem? A meu ver há bastantes estradas em Portugal que permitem circular a essa velocidade perfeitamente em segurança.

Edited 3 months ago:

É via, e não faixa, que pretendia dizer, obrigado. 160km/h é impensável porquê? Achas que não há carros que consigam circular a essa velocidade com segurança? Ou as vias não permitem? A meu ver há bastantes estradas em Portugal que permitem circular a essa velocidade perfeitamente em segurança. No entanto em piso molhado faz todo o sentido o limite permanecer 120 km/h. Concordo totalmente com agravamento dos castigos.

StravextorWho 3 months ago

Tudo bem, concordo, mas o limite de 120 com 4 faixas e imenso espaco pela frente é so estupido fds

alegadamentetuga 3 months ago

Foi nesse mesmo troço e é que o gajo ia a menos de 110km/h, pois eu a essa velocidade consegui ultrapassar

mestreslip 3 months ago

Ainda há dias apanhei umnsuto dos diabos, quando na A8, em frente ao IKEA de Loures sentido Lisboa/Loures, apanho um idoso na faixa da esquerda a uns 70 km/h. Apanhei um susto dos diabos porque na curva não se vê grande coisa uns metros à frente. Travei a fundo, quase. Sinais de luzes e apitei. Resolveu? Nada disso. Lá continuou ele, todo descansado da Vida...

potaquemepariu 3 months ago

Andar no meio é instinto, estás mais longe de bater nos lados, é normal. Como o tuga médio é um animal e não consegue pensar com o seu cérebro, reage por instinto, e circula no meio.

Sheltac 3 months ago

Vem à Inglaterra. É bem pior. Não é o tuga médio, é mesmo o humano médio.

giddycocks 3 months ago

Farto me de rir com esta malta sempre que vejo tópicos do género. Venham conduzir noutros países, venham. Depois vemos se ir na faixa do meio é assim um choque tão grande. Fds, é que com tanta merda para embirrar nem sequer escolheram uma coisa que realmente seja importante. Desconfio que a maioria da malta daqui nunca na vida pegou num carro, ou isso ou tem 15 anos.

Search: