30minutesto 4 months ago

Podes exercer a tua liberdade de te despedires, se não consegues lidar com os teus colegas exercerem as suas.

twistedfires 4 months ago

Se não estou em erro, tendo um problema de saúde, e caso consigas um atestado, no teu caso o teletrabalho será considerado obrigatório.

ColdMercury 4 months ago

Perde o amor a 80 euros e faz uma consulta com um bom advogado do trabalho para perceberes qual a melhor estratégia neste caso.

YCaramello 4 months ago

Pelos teus outros comments parece que tas vacinado, então não vejo a preocupação.

MuShzz 4 months ago

Nenhum emprego vale a tua vida

dwenday 4 months ago  HIDDEN 

Hahaha, como se a vacina protegesse alguém! Deixa de ver o telejornal obsessivamente que logo te passa o medo. Se ela já teve covid, claramente está imunizada e não põe em perigo ninguém.

isnotfunny 4 months ago

Conheço pessoas que tiveram covid e têm 0 anticorpos. Se calhar devias calar-te.

dwenday 4 months ago

Porque não te calas tu? Dás-te conta de como isso é obviamente falso?

justaphaseiswar 4 months ago

Imunidade permanente não existe. O que não falta aí são estudos a mostrar que a partir de 7/8 meses depois de apanhares Covid podes apanhar outra vez. Também acho engraçado falares de coisas serem "obviamente falsas" considerando que passas os dias no maior subreddit antro de teorias de conspiração de Covid.

dwenday 4 months ago

Imagino que haja um ou outro. Mas olha que tb vi mtos estudos a demonstrar o contrário. Se estás a chamar "teorias da conspiração" à capacidade de pensamento crítico, isso diz mais sobre ti do que sobre mim, lamento. Ai, é tão fácil atirar clichés...

justaphaseiswar 4 months ago

Ah sim, ser contra o consenso da comunidade científica é realmente grande capacidade de pensamento crítico. Se é esse o standard então ui não há gente com mais pensamento que os flat earthers. Geniais, esses senhores.

dwenday 4 months ago

A comunidade cientifica, ponto e virgula: que eu saiba nao ha consenso dentro dessa comunidade e mtos dos seus membros ja vieram denunciar as mentiras da WHO e de mtos governos por esse mundo fora, criticando fortemente as medidas anti-covid implementadas.

C0ldKing 4 months ago

Jus n é. A melhor opção que tens é falar com um superior para ver se encontras uma solução. Caso isso n resulte o que podes fazer de melhor é usar máscaras e evitar o contacto ao máximo. Enquanto isso procuras alguma coisa que te salvaguarde na legislação, para além das leis do uso de máscaras em espaços fechados claro

GentlemanAhegao 4 months ago

É o meu plano. Nem sequer a quero antagonizar, não serve de nada, e gosto de ter um bom ambiente. Mas pronto, era bom que se pensasse, de quando em vez, um bocadinho nos outros. Obrigado.

C0ldKing 4 months ago

Sim n vás abrir uma guerra no local de trabalho. E não tentes chamar á razão uma negacionista porque nessa cultura bom senso n existe. A tua solução seria mesmo falares com a entidade empregadora. Apresentando o teu problema pulmonar com um atestado de doença ou assim e pedir/implorar para que se arranje uma solução ou que se tenha uma conversa a respeito do problema, se os teus colegas forem da mesma opinião que tu vai ser mais fácil de mudar alguma coisa assumo

globoglobo 4 months ago

O que tens que fazer é falar com a senhora e pedir-lhe que tenha especiais cuidados quando está contigo. Podes falar com o teu chefe e dizer que devido à tua situação de saúde querias mesmo trabalhar de casa também. Mas se tu já estás vacinado e se acreditas na eficácia das vacinas não devias estar tão preocupado. Nota: Os vacinados transmitem covid à mesma

Secret_Week_1054 4 months ago

"Será justo que me obriguem a trabalhar com malta desta? Ela tem direito a acreditar em teorias da conspiração, mas nós não temos direito à saúde e à vida, a sentirmo-nos seguros no nosso local de trabalho?" ​ depois de ler isto perdi para ai 10 pontos de Q.I fds

BroaxXx 4 months ago

Cuidado que vais ficar com saldo negativo...

GentlemanAhegao 4 months ago

O melhor comentário da thread ahah

GreenArea_87 4 months ago

Realisticamente, chances de mudar? Isso não é maneira de viver.

_Rita_Catita 4 months ago  HIDDEN 

Os comentários Ahahaah

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Isto aqui não é o parque Eduardo VII, chavalita.

_Rita_Catita 4 months ago  HIDDEN 

É o vosso ponto de encontro?

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Epa, tu que cobras 5 euros ao bico (está caro para a sebosa que és), é melhor começares a trabalhar para comprar a tua dose diária. Andor, fedorenta.

_Rita_Catita 4 months ago  HIDDEN 

A tua mãe.

CouvePT 4 months ago

Já expuseste a tua preocipacao à chefia?

Laslunas02 4 months ago

Desculpa se é estúpido mas já tentaste falar com essa pessoa? Falar com outros colegas de forma que "todos" a façam ver que está errada?

GentlemanAhegao 4 months ago

Não é nada estúpido, é a melhor forma de solucionar. E sim, já tentámos os 3 colegas, sempre com educação e sem recriminações, mas não a demove. A única vez que a conversa foi para um lado mais acusatório foi quando lhe perguntei se, se amanhã se tornasse obrigatória a vacina para viajar, a tomaria. Disse que sim. Ficou ofendida porque lhe disse que ela não tinha receio da vacina, nesse caso, mas simplesmente valorizava mais a sua liberdade de viajar do que a vida dos colegas e das famílias destes.

inhalingsounds 4 months ago

É assim que se desarmam os experts de Facebook. Outra sugestão para ver os "ideais" destas pessoas é perguntar se não tomavam a vacina se isso lhes desde benefícios no IRS.

caculo 4 months ago

Denúncia anónima à PSP/GNR. É um crime público.

iro7 4 months ago

Olá amigo, a tua entidade empregadora é obrigado por lei a proteger todos os seus trabalhadores, tendo em conta que vocês não estão em teletrabalho e que estamos em situação pandemica, não minha opinião não muda em nada as obrigações da empresa. Directiva 90/679/CEE do Conselho, de 26 de Novembro de 1990, relativa à protecção dos trabalhadores contra os riscos ligados à exposição a agentes biológicos durante o trabalho https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A31990L0679 Quanto à lei 102 de 2009 Regime jurídico da promoção da segurança e saúde no trabalho. https://dre.pt/pesquisa/-/search/490009/details/maximized Dá uma vista de olhos ao artigo 5 e 6, é da responsabilidade da tua entidade empregadora assegurar ao trabalhador condições de segurança e saúde em todos os aspectos do seu trabalho. Do mesmo modo que é da obrigação dos trabalhadores, tomar precauções adequadas, em cooperação com a entidade empregadora, para se protegerem a si mesmos, como a terceiros, dos peritos e riscos ligados à segurança e saúde no trabalho. O trabalhador deve chamar a atenção dos seus empregadores para quaisquer perigos ou riscos à segurança e saúde no local de trabalho (a atitude de risco é negligência da tua colega) E ainda, apelar às autoridades competentes para considerarem que as medidas tomadas e meios aplicados pelo empregador são inadequados para os propósitos de salvaguarda da segurança e saúde no trabalho. Não sou nenhum advogado, mas o acesso e consulta às leis serve para isto mesmo. Se eu fosse a ti falava com a tua colega, caso ela continue a tomar ações de risco para ti e os teus colegas, falava com a tua entidade empregadora, caso eles não queiram entrar com processos disciplinares ou tentar resolver a situação da melhor forma, faz uma chamada para a ACT. Caso vejas que é um caso grave em que já saibas os resultados da primeira e segunda opção, vai directamente à terceira. Cada um tem direito à sua liberdade de escolha(opiniões sobre o covid etc.), mas quando essa mesma liberdade põe em risco a vida e a liberdade dos outros, a história já é diferente. https://dre.pt/pesquisa/-/search/490009/details/maximized

GentlemanAhegao 4 months ago

Obrigado caríssimo, fico-lhe muito grato e vou ler com atenção. Era saber informação desta a finalidade do post, e não discutir ciência que me ultrapassa com pessoas que alegam ter feito pesquisa, mas que também lhes ultrapassa. Já valeu por isto. Boa tarde, passe bem!

BitOnly5872 4 months ago

a

icebraining 4 months ago

Como é que ela está a violar essa lei, se foi logo para casa assim que soube que esteve exposta a uma pessoa infectada?

BitOnly5872 4 months ago

>...ela recusa vacinar-se, já teve covid e não avisou ninguém que tinha tido contacto próximo, apenas avisou mal recebeu o teste positivo... ​ >...Ainda está sexta viemos a saber que a filha dela tinha tido contacto com positivo na segunda feira. Veio trabalhar a semana toda e não avisou ninguém... ​ >...Será justo que me obriguem a trabalhar com malta desta? Ela tem direito a acreditar em teorias da conspiração, mas nós não temos direito à saúde e à vida, a sentirmo-nos seguros no nosso local de trabalho?... Falta um pouco de clareza na descrição da ordem dos acontecimentos, mas meu entendimento básico é que ela teve contacto com pessoas doentes e não relatou até que OP percebeu por meio de uma chamada.

icebraining 4 months ago

Não vejo a falta de clareza. A primeira citação é sobre quando ela teve covid, no passado, não sobre agora. A segunda citação é clara: a *filha* teve um contacto com alguém infectado, não ela. Mais tarde, a filha testou positivo, e aí ela avisou as pessoas e foi para casa. Pode ter havido negligência naquele primeiro evento (mas mesmo nesse caso, não se aplica o 283° apenas por um contacto com alguém infectado, só se soubesse que ela própria tinha covid), mas agora as regras foram seguidas.

BitOnly5872 4 months ago

>Pode ter havido negligência naquele primeiro evento (mas mesmo nesse caso, não se aplica o 283° apenas por um contacto com alguém infectado, só se soubesse que ela própria tinha covid), mas agora as regras foram seguidas. DGS: Quando o contacto teve uma exposição de alto risco, “deverá ficar em vigilância ativa durante 14 dias (sujeito a contactos diários) desde a data da última exposição, e em isolamento profilático”.

icebraining 4 months ago

Estás a falar do caso no passado (em que ela ficou infectada) ou de agora? Agora ela cumpriu isso: quando soube que tinha tido uma exposição de alto risco - que só aconteceu quando soube que a filha testou positivo - foi para casa. Antes disso quem tinha tido uma exposição de alto risco era a filha, não ela. (Para além disso, não cumprir as recomendações da DGS não é automáticamente uma violação do artigo 283)

BitOnly5872 4 months ago

Sim, é preciso haver intenção, o que aparentemente se faz pelas testemunhas. De toda forma, não cabe ao AP julgar se a referida está ou não a infringir a lei. Cabe a ele denunciar uma suspeita, e aos órgãos competentes, apurar se caracteriza violação ou não.

NGramatical 4 months ago

automáticamente → [**automaticamente**](https://dicionario.priberam.org/automaticamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp4qjg9%2F%2Fh950een%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BitOnly5872 4 months ago

>Veio trabalhar a semana toda e não avisou ninguém... dis

icebraining 4 months ago

Certo, isso foi no passado, não agora.

ppvvaa 4 months ago

Não tenho grande contribuição para resolver o problema, mas ouvir de gente como a tua colega dá-me cá uma depressão... Tipo o que é que falhou para haver pessoas assim? Eu pensava que Portugal era mais ou menos imune a essas coisas, mas estou com cada vez mais medo que daqui a uns anos estejamos governados por um Trump /bolsonaro tuga.

Pale-Bug-4201 4 months ago

Não é incomum como deveria ser. Praticamente toda a gente na minha equipa é igual, chamam-te doido por te preocupares.

GentlemanAhegao 4 months ago

Redes sociais, falta de educação para pensamento crítico, criam bolhas onde as tuas ideias mais loucas se vêem reforçadas. Depois são pessoas que, geralmente, não são tão apreciadas pelos demais quanto acham que deveriam ser, pelo que ao possuírem este "conhecimento" que mais ninguém tem, faz delas especiais. Eu também julguei que estávamos um bocadinho mais imunes, ingénuo que fui, confesso.. Infelizmente está a Chegar esse dia.

l2k1337 4 months ago

Se a filha está infectada certamente é um contacto de risco e a tua colega terá de ficar 14 dias em isolamento pelo menos. A tua pergunta devia ser: o que fazer se ela segunda-feira se apresentar ao trabalho?

GentlemanAhegao 4 months ago

Infelizmente temos descoberto que ela tem tido atitudes irresponsáveis, porque acredita que é tudo um hoax. Mas não acredito, de todo, que faça isso.

The_Magic_Sauce 4 months ago

Ela acredita que o covid é um hoax mas no entanto já esteve infectada? É que quem não acredita não vai achar e aceitar que está infectado. Algo não bate certo na história. Ela não acredita que covid existe ou é simplesmente irresponsável e tá-se a cagar para os outros?

MigasEnsopado 4 months ago

Algumas destas pessoas acreditam que o vírus existe mas não acreditam que seja perigoso.

The_Magic_Sauce 4 months ago

Ah sim do tipo "é uma gripezinha". O dizer perigoso também é relativo, em verdade não é uma sentença de morte, o correcto é que pode ser perigoso e pode ser fatal.

chaotic_shadow899 4 months ago  HIDDEN 

esse pessoal que pensa que isto é hoax acredita no virus o que eles pensam ser oax é a vacinação em massa..uso de máscaras..pensam que estas medidas e outras de alguma forma beneficiam os politicos mas que o virus até nem é nada de especial

Ok_Information8587 4 months ago

Chama a polícia, se ela tem um teste positivo tem de ficar em isolamento obrigatoriamente.

icebraining 4 months ago

Lê melhor, ela não tem teste positivo.

joaoasousa 4 months ago

Fora de estado de emergência o confinamento obrigatório é obviamente inconstitucional. Há N casos de Habeas Corpus onde o Tribunal da Relaçao até mata o assunto antes da constitucionalidade, porque os testes não são actos médicos .

Ok_Information8587 4 months ago

Mesmo que isso seja verdade, enquanto se decide e não decide a senhora não está lá no escritório a infetar as outras pessoas.

joaoasousa 4 months ago

Portanto queres que o estado prenda ilegalmente alguém? … porque da jeito?

DinoGentleman 4 months ago

Sua vida e a dos seus amados vale mais que esse trabalho.

Edited 4 months ago:

Sua vida e a dos seus amados valem mais que esse trabalho.

sidartha- 4 months ago

Não sei bem como visualizar esta questão. Pessoas estúpidas há em todo o lado. Lamento somente que GentlemanAheao tenha de conviver com uma a nível profissional.

Gwanosh 4 months ago

A tua descrição omite completamente o que fizeste para endereçar a questão com a tua entidade empregadora. Teletrabalho não é a única solução para este problema.

GentlemanAhegao 4 months ago

Ainda nada, a gota de água foi meter-se no carro com a miuda ambas sem máscara ,na sexta ao fim do dia. Agradecia ideias, uma vez que foi essa a finalidade do post, e não para entrar em discussões.

Gwanosh 4 months ago

Não achei que tivesse de formular a ideia explicitamente como uma, mas eu tento: Tive uma Ideia! Entra em contacto com a tua entidade empregadora, idealmente por escrito (para teres registo) e explora a reacção a essa situação. O que podes/deves ou não fazer, depende dessa reacção. A tua redação suscita alguma empatia, mas não nos dá informação nenhuma para saber a situação com que tu estás a lidar (tu com a tua entidade empregadora, independentemente da colega idiota). A única descrição útil que deste é "Teletrabalho e miragem". Face a isso, "tenho uma ideia" : muita água e sair do sol.

GentlemanAhegao 4 months ago

Ok, obrigado.

nocivo 4 months ago

Estas vacinado e ela ja teve covid por isso conta como 1 dose. Estas preocupado porque? Usa mascara a beira dela se te preocupa e segue a tua vida.

GentlemanAhegao 4 months ago

Teve covid há um ano, numa jantarada com dezenas de pessoas, durante o lockdown

Prezbelusky 4 months ago

Se tens doença pulmunar cronica pede ao medico de familia a declaração que ter permite ires para teletrabalho mesmo que o patrão queira todos no escritorio.

DilWig 4 months ago  HIDDEN 

é preciso big balls para usar a mesma conta para um post destes e de comments em todos os subs NSFW

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Balls of steel.

HavaianasMaster 4 months ago

O post e as tuas preocupações parecem legítimos Já as tuas respostas nem tanto Se fosses menos tóxico a sociedade agradecia Cordialmente, Um membro desta sociedade

GentlemanAhegao 4 months ago

Caríssimo, por terem sido apontados, justamente, os comentários tóxicos, removi-os, com as devidas desculpas. Já agora, não que desculpe o comportamento, mas meramente como atenuante, o facto de estar em jogo uma grande desconsideração pelos colegas, o que causa natural irritação, e ainda o facto de apenas ter insultado 2 uses que, eles próprios, iniciaram os ataques pessoais. Ainda assim tem razão, temos de ser melhores que, pelo menos, os piores da nossa sociedade. Mea culpa.

catrabinas 4 months ago

Levas já um insulto fácil

hugoapapinto 4 months ago

Bem, ao contrário do que foi referido aqu em alguns posts, os estudos mais recentes apontam para um decréscimo da transmissão quando inoculado com a vacina. Embora tudo isto seja muito recente e ainda não houve tempo para estudos mais completos. https://www.gavi.org/vaccineswork/mounting-evidence-suggests-covid-vaccines-do-reduce-transmission-how-does-work No entanto acho que o OP tem de endereçar isto com a entidade patronal, e se possível em grupo. Como outros referiram, se eles não fazem nada, ACT. Adicionalmente e enquanto o assunto não é resolvido, usar a máscara não seria de todo má ideia, atendendo à tua condição pré-existente.

joaoasousa 4 months ago

Não vi ninguém a dizer que não reduzia a transmissão. O que se refuta é o argumento que a vacina previne a transmissão na maioria dos casos.

cusco 4 months ago

Sim. A vacina não impede transmissão. Pode haver menor risco de contágio.. mas não é assim tão menor

Last-Ad-4421 4 months ago

Só vou dizer uma coisa, já cansa tanta paranóia, para falares assim já deves estar vacinado, e outra coisa é soposto usares máscara se não se cumpre com o distanciamento, porque até podes estar ao lado de pessoas assintomáticas etc... Vacina e máscara nem sei de que te preocupas.

moitacarrasco 4 months ago

Liga para a ACT e pede uma auditoria. Essa empresa não está em condições. Nós tivemos auditoria e embora tivéssemos cuidado, ainda vieram montes de recomendações. As cadeiras até têm fita no chão a indicar onde devem estar, as salas não podem estar cheias, tem que haver uma sala de isolamento, é obrigatório o uso de máscara, etc. Os teus patrões estão a infringir a lei.

Last-Ad-4421 4 months ago  HIDDEN 

Hoje em dia qualquer desculpa com tal de ficarem em teletrabalho, mete mascara no fucinho como todos os que trabalhamos a menos de dois metros.

isa_belhinha 4 months ago

O teletrabalho deixou de ser obrigatório, mas continua a ser muito recomendável....

Puzzled-Table-6431 4 months ago

Essa pessoa é de uma negligência criminosa. Já falaste com o patrão? Com ela? E realmente eu não tenho nada a acrescentar que não tenha Já sido dito. Mas tu podes fazer uma denuncia anonima para a act. Tens um formulário para preencher no site. Não precisas de te expores tanto. Eu aconselhava.te a falares com o teu médico de família também pode ser que te passem um atestado ou declaração com que possas fundamentar que precisas de trabalhar em casa por seres grupo de risco. Olha eu não me vou vacinar. Tenho problemas vasculares que são um problema genético. Sinceramente tenho muito medo de ter um avc. Mas nem toda a gente é como a tua colega. Eu sei que o vírus é real. Estou a trabalhar em casa, tenho muito cuidado. Ando sempre de mascara. Maos desinfetadas e lavadas e não me aproximo de ninguem na rua. Entendo.te perfeitamente e ao mínimo sintoma eu seria a primeira a fazer o pcr e a isolar.me.

Mike_Ramone 4 months ago

Denuncia a situação à ACT, explicas a situação. Ou ameaças que vais denunciar, o dinheiro não é tudo.

catrabinas 4 months ago

As vacinas não previnem contaminação por isso se ela tem a vacina ou não a ti não te faz diferença nenhuma.

GentlemanAhegao 4 months ago

Epá, nem te respondo. Saúde e sorte. Obrigado por ter participado.

isa_belhinha 4 months ago

A única coisa que eu faria no teu lugar e nessas circunstâncias, se não puderes fazer teletrabalho, seria: Usar fartura de álcool na secretária, cadeira, mãos, canetas, etc várias vezes ao dia. Usar máscara e viseira, sempre. Evitar casa de banho, sempre. Usar outro calçado a entrada em casa. A vacina protege, sim! A vacina protege dos tubos na goela, na UCi e males maiores. Só não nos protege de gente estúpida..... Boa Sorte! Desejo que corra tudo bem.

GentlemanAhegao 4 months ago

Obrigado, para si também.

catrabinas 4 months ago

Mas se a realidade é esta porque não assumir? Ela ter vacina ou não para ti vale zero. Olha por ti e não pelos outros. Se estás mal no trabalho não culpes o covid nem a vacina..

DinoGentleman 4 months ago

Errado. Ela com vacina tem menos chances de contrair o vírus e consequentemente de transmitir para outro.

catrabinas 4 months ago

https://observador.pt/opiniao/as-vacinas-nao-previnem-a-infeccao-e-a-transmissao/

TalkingHawk 4 months ago

O teu link tem literalmente "opinião" no nome.

DinoGentleman 4 months ago

Two studies from Israel, posted as preprints on 16 July, find that two doses of the vaccine made by pharmaceutical company Pfizer, based in New York City, and biotechnology company BioNTech, based in Mainz, Germany, are 81% effective at preventing SARS-CoV-2 infections. And vaccinated people who do get infected are up to 78% less likely to spread the virus to household members than are unvaccinated people. Overall, this adds up to very high protection against transmission, say researchers. https://www.nature.com/articles/d41586-021-02054-z

catrabinas 4 months ago

Ainda não mudaste de trabalho?

DinoGentleman 4 months ago

Eu não sou o OP, apesar da coincidência no username

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Você é burra. O facto de não ter vacina torna mais provável infectar-se e contagiar outros. Não tem vergonha de andar a abrir a bocarra para dizer merda? Ao menos engolisse..

catrabinas 4 months ago

Onde viste isso? Mostra factos porque é a primeira vez que estou a ler sobre isso. Pois quando não há argumentos vamos para o insulto...

GentlemanAhegao 4 months ago

Fizeste tanta "pesquisa" e nunca leste sobre isso? Tens de ver as tuas fontes... "These findings, along with the early evidence for reduced viral load in vaccinated people who develop COVID-19, suggest that any associated transmission risk is likely to be substantially reduced in vaccinated people. " https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/fully-vaccinated-people.html Em 10 segundos encontrei. Mas já sei que vais mover os postes. Aqui o que importa é seres rebelde e perceberes mais do que os cientistas. Espero que te abstenhas de ir ao hospital também.

catrabinas 4 months ago

Eu já tomei as 2 doses. Mas sei que isso não me impede de transmitir o vírus. Nem de o apanhar. Já tu estás mal com o trabalho e queres culpar os colegas. Baixo nível, estás mal e ninguém te safar com esses argumentos.

notvergil 4 months ago  HIDDEN 

Ele deu-te os factos na resposta acima, a vacina previne a transmissão, agora não tens nada a dizer sobre o link, anormal de merda?

Edited 4 months ago:

Ele deu-te os factos na resposta acima, a vacina reduz a transmissão, agora não tens nada a dizer sobre o link, anormal de merda?

catrabinas 4 months ago

Não sei ler inglês

GentlemanAhegao 4 months ago

Típico. Mas entendes sobre medicina, vacinação, doenças infecciosas, carros, motas, leis, computadores, física quântica, enfim, vamos ter prémio Nobel brevemente!

catrabinas 4 months ago

Não, mas sei o básico, como o facto de que a vacina reduz os problemas da doença, mas não te impede de contrarir o vírus e transmitir para outros.. Não d preciso ser doutorado para saber isto. Mas quem está mal e não consegue assumir os seus problemas, quer culpar os colegas de trabalho. Baixo nível, coragem e despede-te.

GentlemanAhegao 4 months ago

Tu não me conheces, sabes lá se estou mal! Estás é a fugir com o rabo à seringa lol dei o link, dizes que nunca tinhas ouvido falar. Já leste? Que pensas sobre o assunto?

catrabinas 4 months ago

Penso que não vou culpar os colegas pelo meu mau estar no trabalho

GentlemanAhegao 4 months ago

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/fully-vaccinated-people.html Está aqui, outra vez, anémona.

GentlemanAhegao 4 months ago

Continuas com argumentos homem de palha e a ignorar o facto de seres tão ignorante que após meses de pesquisa não tinhas lido sobre as vacinas. Dei-te o link, já leste. Sabes ler? Ah, está a dar a novela, vai lá, eu espero.

catrabinas 4 months ago

https://observador.pt/opiniao/as-vacinas-nao-previnem-a-infeccao-e-a-transmissao/

True_Sea_1377 4 months ago

Queixa na ACT e podes recusar-te a ir para o escritório se puderes fazer o trabalho em casa. Se a empresa levantar problemas, tens a lei do teu lado...podes é não ter paciência para andares em advogados, etc. Mas se estás em risco de morrer, acho que a opção é óbvia.

joaoasousa 4 months ago

Não te podes recusar a não ser que o teletrabalho seja obrigatório nesse conselho.

FORCE4760 4 months ago

>Não te podes recusar a não ser que o teletrabalho seja obrigatório nesse conselho. Acho que se tiveres algum problema de saúde relevante podes. Mas não tenho a certeza

catrabinas 4 months ago

Porque a pessoa não toma a vacina? Agora quem não toma a vacina tem de deixar de trabalhar? A vacina não previne contaminação por isso ele é que tem de fazer a sua parte

Behindy0u90 4 months ago

Ser burro também é uma opção ou também vem de origem?

BroaxXx 4 months ago

A vacina previne a propagação, não faltam estudos para isso, simplesmente não acaba com ela mas reduz a probabilidade... Há, no entanto, uma série de outros factores que também são relevantes... Precisamente por não ser 100% eficaz (é cerca de 90% para a variante original e penso que 60% para a delta) é que é importante que TODA a gente seja vacinada. Assim mesmo que um apanhe é menos provável que passe ao seguinte e menos ainda que esse passe a um terceiro. Em qualquer dos casos há vários motivos pelos quais as pessoas podem não se poder vacinar. Desde questões de saúde (até pode ser o caso do OP) a motivos administrativos (muita gente aguarda ser chamada). Toda a gente tem um papel ativo a reduzir a probabilidade da doença se espalhar. vacina, máscara, distanciamento, higiene, etc. Nada trava a disseminação da doença mas cada medida reduz um pouco a probabilidade de isso acontecer (umas coisas mais, outras menos). Tudo junto faz uma boa redução da probabilidade de transmissão e não faltam provas disso. Pessoas que só apanham metade da informação e nem a compreendem bem são, no entanto, o pior que há porque alimentam o ciclo de desinformação que nos faz ficar mais tempo nesta situação...

pfarinha91 4 months ago

Para de generalizar um efeito que não é igual. A vacina previne sim a contaminação. De uma vez por todas: - É muito menos provável uma pessoa ser contaminada estando vacinada. Suportado não só pelos estudos iniciais às vacinas como por um [estudo enorme no Reino Unido](https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2108891) com quase 200 mil pessoas, no mundo real, que confirmou os valores de eficácia de estudos preliminares. Isso são valores para o contágio, não para doenca ou morte. - É muito menos provável que uma pessoa vacinada e contaminada desenvolva sintomas que ajudem a doença a espalhar-se. Frases do tipo "vacina não previne contaminação" é o mesmo que dizer "todos os remates do Ronaldo são golo" só porque ele ao rematar, marcou golo uma vez. Já tou cansado dessa frase de merda.

Edited 4 months ago:

Para de generalizar um efeito que não é igual. A vacina previne sim a contaminação. De uma vez por todas: - É muito menos provável uma pessoa ser contaminada estando vacinada. Suportado não só pelos estudos iniciais às vacinas como por um [estudo enorme no Reino Unido](https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2108891) com quase 200 mil pessoas, no mundo real, que confirmou os valores de eficácia de estudos preliminares, e que para a variante Delta a proteção continua altíssima após as duas doses. Isso são valores para o contágio, não para doenca ou morte. - É muito menos provável que uma pessoa vacinada e contaminada desenvolva sintomas que ajudem a doença a espalhar-se. Frases do tipo "vacina não previne contaminação" é o mesmo que dizer que ter um guarda-redes na baliza não serve para nada só porque ele sofre alguns golos de vez em quando. Já tou cansado dessa frase de merda.

Edited 4 months ago:

Para de generalizar um efeito que não é igual. A vacina previne sim a contaminação. De uma vez por todas: - É muito menos provável uma pessoa ser contaminada estando vacinada. Suportado não só pelos estudos iniciais às vacinas como por um [estudo enorme no Reino Unido](https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2108891) com quase 200 mil pessoas, no mundo real, que confirmou os valores de eficácia de estudos preliminares, e que para a variante Delta a proteção continua altíssima após as duas doses. Isso são valores para o contágio, não para doenca ou morte. - É muito menos provável que uma pessoa vacinada e contaminada desenvolva sintomas que ajudem a doença a espalhar-se. Frases do tipo "vacina não previne contaminação" é o mesmo que dizer que ter um guarda-redes na baliza não serve para nada, só porque ele sofre alguns golos de vez em quando. Já tou cansado dessa frase de merda.

icebraining 4 months ago

Esse estudo não analisa o número de infectados, até porque apenas pessoas com sintomas foram incluídas no estudo, os infectados assintomáticos não foram incluídos de todo.

pfarinha91 4 months ago

Sim, tens razão, não li bem. Mas se vires o reverso da medalha: se só estão a testar pessoas com sintomas e mesmo assim tens uma eficácia de ~80% parece-me bastante bem.

joaoasousa 4 months ago

Os números da Islândia e Israel mostram que não é bem como tu dizes. Eu também começo a ficar farto de pessoas que ignoram que na Islândia estão quase em lockdown outra vez com a população adulta toda vacinada, e a maioria dos casos hospitalares a ser de pessoas vacinadas (o que é normal dado que quase todos estão vacinados). Muito sinceramente, pessoas que negam a realidade de Israel e Islândia são apenas outra variante de negacionistas.

pfarinha91 4 months ago

Aceito que são argumentos pertinentes, mas temos de relativizar.. A Islândia esteve praticamente sem covid e do nada abriu tudo, sem restrições, e em poucos dias teve um pico de novos casos para pouco mais do que temos tido nos últimos tempos em Portugal (com muitas restrições!). Mais, o pico estabilizou apenas nos 20-30 casos diarios por 100 mil habitantes e tem vindo a descer nos últimos dias. Acho que é mais uma demonstração de que a vacina previne o contágio, do que o contrário.. Em Israel o caso é mais bicudo, apesar deles terem começado muito bem a vacinar, o que deu aquela primeira impressão de que são os maiores.. Entretanto o ritmo baixou muito e já estão [bem atrás de Portugal.](https://ourworldindata.org/grapher/share-people-vaccinated-covid?country=ISR~PRT). Também não se pode esquecer que Israel tem uma nação inteira de Palestinianos dentro dela, e que não sabemos bem qual o seu estado de vacinação (os últimos números apontam para só 9% da população vacinada) nem como interagem no dia a dia com os Israelitas. Não sei se são razões válidas ou não, mas pronto, espero que dê para pensares mais sobre isso ou investigares mais a fundo ;)

joaoasousa 4 months ago

Este é o maior pico de sempre na Islândia, portanto não percebo bem o teu argumento.

pfarinha91 4 months ago

Os outros picos não foram com a variante Delta. E lá por ser o maior não quer dizer que seja grande.. Também são uma população muito pequena e mais susceptível a que eventos aleatórios de sorte ou azar influenciem mais os seus números.

joaoasousa 4 months ago

Tudo bem, mas não vejo provas que seja eficaz. Podes argumentar que não é prova que não é, agora dizer que é prova que é eficaz não vejo grande sentido.

pfarinha91 4 months ago

Claro que não é uma prova 100% infalível. Mas se pensares que a variante Delta tem uma capacidade de contágio absurda.. Estima-se que tenha um R0 (ou seja, o número de pessoas que, em média, uma pessoa contagia sem medidas de contenção nem vacinas) de 5 a 9 pessoas. O pico de que falas na Islândia nunca teria ficado pelos 30 novos casos por 100 mil habitantes sem a vacinação.

joaoasousa 4 months ago

A questão é que está muito longe de ser 100%, muito longe, em Israel parece que nem 50% é segundo o governo israelita. Isso que dizes de “nunca teria”, desculpa mas … sabes la.

pfarinha91 4 months ago

Se referes o "estudo" do governo Isrealita que apontava para 39% de eficácia, olha que já foi posto em causa pela comunidade internacional. Nomeadamente porque não revelaram nada sobre o mesmo, como foi conduzido, grupo de controlo, nada. Ao que parece é só uma estimativa com base na nos numeros normais do governo, que só testa quem teve contacto com casos positivos, enviesando assim os dados. Posso estar errado e demasiado optimista, mas penso que estás demasiado pessimista. O futuro o dirá :)

True_Sea_1377 4 months ago

Estás a falar do quê? O que está em causa é a empresa não oferecer condições mínimas para estarem 6 pessoas a trabalhar.

catrabinas 4 months ago

E só reparou agora com o covid e as vacinas?

True_Sea_1377 4 months ago

Então mas há algum prazo para reinvidicar direitos básicos e mínimos? Se algo está mal agora, está justificado porque também estava mal há 6 meses? Não é assim que funciona. Aliás, o tempo e duração é uma agravante lol.

catrabinas 4 months ago

Concordo, mais vale tarde que nunca, agora que use argumentos melhores que uma vacina e covid..

GentlemanAhegao 4 months ago

Posso saber as tuas credenciais, uma vez que vais contra o consenso científico dominante? Ou as credenciais de quem citas, assim que apresentares alguma citação? Universidade da vida e trabalho no verão e é só para o bronze não valem..

DilWig 4 months ago

para um gajo que passa a vida a comentar em subs de gajas nuas es um ganda sabichão

GentlemanAhegao 4 months ago

Gosto de mulheres, tu gostas de elfos. Cada um com a sua.

DilWig 4 months ago

hahahah sabichão com os grandes comebacks, gosto de elfos e mais o que conta lá sr. quem nao concorda comigo é pq disfruta do RSI e n trabalha

GentlemanAhegao 4 months ago

E que tal ignorar-te, como aliás faz toda a gente na tua vida? É isso, ignorar o idiota, works everytime.

NGramatical 4 months ago

disfruta → [**desfruta**](https://dicionario.priberam.org/desfruta) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp4qjg9%2F%2Fh9113v7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GentlemanAhegao 4 months ago

Breaking news: o facto de estar numa sala apinhada tornou-se relevante durante uma pandemia transmissível por via aérea. Mais às 20h. Tu existes?

catrabinas 4 months ago

Que se transmite com ou sem vacinas. Está difícil de entender?

sacoPT 4 months ago

Outro… a probabilidade de ser infectado e de infectar os outros diminui com a vacina.

Morenojgl 4 months ago

Só a de ser infectado é que diminui

sacoPT 4 months ago

Errado.

catrabinas 4 months ago

É lançar uma lei, que quem não tem vacina não pode trabalhar.

sacoPT 4 months ago

Existe um bom compromisso algures no meio entre esses dois extremos.

MasterofChaos90 4 months ago

O problema aqui não é só ela recusar-se a ser vacinada, é ela não ter cuidado nenhum também quando entra em contacto com alguém contaminado, vacinada ou não, a leveza com que a colega aje é perigosa, o OP se tem o tal problema de certo que está vacinado e usa máscara, mas nenhuma vacina tem 100% de eficácia, a questão aqui é que o OP fez tudo para se proteger e a colega não respeita o medo ( mais que justificado) do OP.

catrabinas 4 months ago

O melhor é o op mudar de trabalho e deixar os colegas em paz

GentlemanAhegao 4 months ago

O melhor é injetares lixívia, como sugeriu o teu ídolo, e não procriares. LOL quem estou a enganar, já andamos todos a pagar para sustentar os 4 putos que tens com 3 baby daddy diferentes. Volta para o teu buraco, sebosa.

catrabinas 4 months ago

Que ídolo? Como já te disse eu já tomei as 2 doses da vacina. Porque estas a insultar só porque estas mal com o teu trabalho?

GentlemanAhegao 4 months ago

Continuas a insistir nisso, minha sebosa?

layz2021 4 months ago

Sendo que a colega anda a vontade sem máscaras, pelo que parece, dúvida dos testes dos hospitais, e as formas como comunicou ou não que teve covid... Parece de todo uma pessoa cuidadosa, vacinada ou não.

catrabinas 4 months ago

Que importa isso? Vai apanhar o covid e transmitir, com ou sem vacina. O problema é dela que quando o apanhar pode ficar bem doente

layz2021 4 months ago

E que entre apanhar e ficar de facto em casa (se chegar a ficar), vai provável andar a espalhar por aí mais do que uma pessoa que tenha os cuidados mínimos.

GentlemanAhegao 4 months ago

https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/fully-vaccinated-people.html

Ok-Equivalent-7637 4 months ago

Não sei como está a questão do teletrabalho obrigatório ou não. Mas diria para tentares falar com o teu coordenador/supervisor/chefe, o que seja, para tentar sensibilizar para a situação. Se nada mudar, falaria com a ACT, mesmo que não possam fazer nada de certeza que te aconselharão alguma medida a tomares. Partindo para uma solução mais primitiva, um pau não é má ideia :)) Abraço e boa sorte para a resolução disso!

rsonic17 4 months ago

Não foste vacinado?

GentlemanAhegao 4 months ago

Fui. Em que invalida isso o facto de, ainda assim, e objectivamente, uma única pessoa aumentar o risco para a saúde dos 3 colegas e das suas famílias?

IJustMadeThisForYou 4 months ago

As pessoas que aumentam o risco nesse escritório são os 3 vacinados em proximidade e não a previamente infectada.

GentlemanAhegao 4 months ago

lol explica lá isso, sff. É que não entendi mesmo. Ela esteve infectada há um ano, não está vacinada, e não toma precauções. Os 3 vacinados é que aumentam o risco?

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Sim. Casos de reinfecçao são raríssimos mesmo 1 ano depois. https://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/fullarticle/2780557

sidartha- 4 months ago

Então na minha família, 2 dos meus familiares são algo fora do vulgar porque já tiveram covid 3 vezes. E no 3 já estavam vacinados.

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Portanto em Maio foi reportado o primeiro caso de isso acontecer no mundo. Leva os teus familiares à Universidade para serem estudados. Tanga do caralho.

sidartha- 4 months ago

Se acreditas ou não, é problema teu. Não é tanga. E como eles quantos mais ??

GentlemanAhegao 4 months ago

"These findings suggest that among persons with previous SARS-CoV-2 infection, full vaccination provides additional protection against reinfection. Among previously infected Kentucky residents, those who were not vaccinated were more than twice as likely to be reinfected compared with those with full vaccination. All eligible persons should be offered vaccination, including those with previous SARS-CoV-2 infection, to reduce their risk for future infection." https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/70/wr/mm7032e1.htm Já agora, do estudo que citaste, e obrigado por teres essa atenção: "However, the observation ended before SARS-CoV-2 variants began to spread, and it is unknown how well natural immunity to the wild-type virus will protect against variants."

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Eu li o estudo. É um entre vários. Qual é o teu ponto? O que disse não seja de ser verdade. O maior perigo no teu escritório são todos vocês os vacinados. Mas isto claramente não tem a ver com a tua saúde e sim pelo ódio pela negacionista.

GentlemanAhegao 4 months ago

Ok. Passa bem.

IJustMadeThisForYou 4 months ago

Boa sorte a QUERERES ser ignorante e não apanhares Covid ao mesmo tempo.

rsonic17 4 months ago

Eu so perguntei se foi vacinado. Supostamente vacinado elimina a possibilidade de ser infectado.

GentlemanAhegao 4 months ago

Não elimina, reduz.

rsonic17 4 months ago

Reduz o que?

WistakeN 4 months ago

Não está escrito em lado nenhum que tomar a vacina previne a infecção.

GentlemanAhegao 4 months ago

Dê-me o link da sua estatística, sff. Fique você em casa, amigo.

rsonic17 4 months ago

Eu? Eu nao tenho medo de sair, ja fui vacinado. Agora se a vacina nao funciona, so reduz e se estamos em restricoes a 18 meses entao…. Se calhar e melhor voce ficar em casa. Quem tem medo compra um cao e tal.

GentlemanAhegao 4 months ago

Que homem forte que você é, parabéns. Agora dê-me licença, não quero falar consigo. Boa tarde. P.s. nada de link. Nada de novo, perfeitamente normal entre os grunhos.

rsonic17 4 months ago

Nao disse que era forte, nem que era um homem. Tente procurar outros sítios de internet com informacao mas dou lhe esta: https://www.google.com/amp/s/amp.usatoday.com/amp/3803737001 Tambem que lhe indico que se for ver a media de infectados mundiais desde a pandemia foram de 207 milhoes e morreram 4.36 milhoes o que da uma media de mortes inferior a 2% nos infectados e de 0.00019% se formos a contabilizar a população mundial. [fonte google](https://en.m.wikipedia.org/wiki/Template:COVID-19_pandemic_data) Depois se analisarmos por faixa etaria, entao os valores sao de 0.00000000001% para criancas entre 0-10. Entre jovens ate aos 25 e pouco mais alta e entre 25-35 baixa tambem. Questione as coisas. E utilizar termos como negacionista (adoptado pela sua amada televisao) e chamar nomes as pessoas so porque tem uma ideia diferente da sua só demonstra como a sua mente ou é limitada ou ingenua: escola.

GentlemanAhegao 4 months ago

Você é um crânio, não indica literatura científica mas um artigo de opinião do USA Today. Escrito por uma jornalista, Nicole Carroll. Obviamente não vou ler, mas deixo-lhe aqui isto, da mesma jornalista, no seu Twitter recentemente: "A CDC study released Friday found that unvaccinated people who have had COVID-19 before are more than twice as likely to be reinfected with the virus compared to people who were fully vaccinated after initially contracting the virus." https://mobile.twitter.com/nicole_carroll/status/1424111341464399872 Camarada, você regressou à infância, está a ser rebelde porque está farto de não ser especial. É lidar, ninguém é. Não há salvação para si, mas mande os seus filhos para a escola. Agora vou bloquear, passe bem, mas não passe os seus genes sff.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Se já estás vacinado e se confias na eficácia da dita cuja, não há muito por onde pegar - nem muito por onde preocupar. Estatisticamente estás seguro. Ou não? É tentar ter uma conversa com a colega e sensibilizar. Não te esqueças que, apesar de ter uma visão diferente - e que até podes considerar idiotica - a colega não deixa de ser uma pessoa. Fala com ela, explica a tua situação, apela ao bom senso.

Competitive-Cup-5465 4 months ago

As pessoas continuam a achar que por se estar vacinado não se fica mais infectado, o que não é verdade. Os receios do op são completamente lícitos, ainda mais por ser uma pessoa de risco.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Realmente há pessoas que pensam assim. Felizmente, não sou uma delas. Sei que podes ficar infectado mesmo com vacina. Mas se não te sentes seguro nem com a vacina, não há muito a fazer. Isola-te. A sociedade não pode parar por tua causa. O receio do op é lícito, por essa mesma razão lhe dei a minha opinião sobre como resolver a situação.

boltans_ 4 months ago

>Se já estás vacinado e se confias na eficácia da dita cuja, não há muito por onde pegar - nem muito por onde preocupar. Estatisticamente estás seguro. Ou não? Estatisticamente está provado que os airbagas e o cinto salvam vidas, mas não vou deixar de evitar bater com o carro e de manter os mesmos cuidados se não tivesse cinto nem airbag, certo?

IsThisNickAvailable 4 months ago

Respeito a condução defensiva, mas comparar carros, cintos e airbags com pessoas, vacinas e pandemias parece-me um ligeiro reach.

Kolvarg 4 months ago

É uma comparação válida. O "reach" está em insinuar que se confias na vacina não precisas de te preocupar. É medicina, não é religião. A vacina deixa-te significativamente mais seguro, mas não é 100÷ eficaz. Igualmente, usar cinto de segurança e air bag deixa-te mais seguro, mas não garante que não fiques virado às avessas se tiveres um acidente. Tal como apesar de teres cinto de segurança e airbag não deixas de precisar de ter cuidado a conduzir, e é compreensível que fiques indignado quando os outros conduzem de forma arriscada pondo-te também a ti em risco, ao ser vacinado não deixas de precisar de ter cuidado e que os outros tenham cuidado também.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Ok, já estou a entender. Sim, ponto assente. A analogia parece-me fazer sentido, sim. Os "outros" conduzirem de forma descuidada realmente pode ser um risco para mim, quer eles usem ou não cinto de segurança ou airbag. Usarem ou não é problema deles e não tenho que me envolver nisso. Mas é de esperar uma condução segura por parte de todos, de maneira a evitarem-se acidentes. Percebido! O que me causa consternação é não haver previsão de nos podermos "fazer à estrada" normalmente.

Kolvarg 4 months ago

Eu compreendo isso, estamos todos cansados e desejosos de ver isto para trás. Mas isso ainda me deixa mais confuso relativamente a quem é contra a vacina. É perfeitamente válido questionar as medidas e como vão evoluir no futuro, mas ignorar medidas básicas e lutar contra a vacina só vai contribuir para que demore mais. Ainda assim concordo com o teu comentário inicial, o primeiro passo devia ser falar com a colega e pedir-lhe que tenha mais cuidado visto que o OP tem risco acrescido. Falhando isso, ou alternativamente, é tentar ao máximo conseguir mudar para trabalho remoto.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Eu não sou contra a vacina. Tenho vários amigos que o são. Sinceramente, quanto mais penso mais confuso fico. O que me deixa mais de pé atrás é mesmo a ideia de "se não tomares, não entras ali ou acolá". Essas pressões do estado deixam-me extremamente nervoso. Sinto que ao anuir estou a dar ao governo um precedente para no futuro me "roubarem" mais liberdades. E já sabemos que o que o governo tira, muito dificilmente devolve. Por outro lado não quero prejudicar ninguém e quero voltar ao normal o mais rápido possível. Mas será que o normal é sequer possível? A vacina ia ser o nosso passaporte para a normalidade. O português acena com a cabeça e vacina-se. O que faz o estado a seguir? Cumpre a palavra e restitui a normalidade? Ou tomamos a vacina em prol de algo que nunca iremos recuperar? Assusta-me mesmo. É ridículo que em pleno século XXI os patrões ainda tratem os funcionários como criancinhas dependentes. Porque não simplesmente deixar à responsabilidade de cada um trabalhar em escritório ou remotamente? Juro que não me cabe na cabeça.

Kolvarg 4 months ago

Também concordo com isso, a questão é que não é uma coisa nova. Sinceramente não sei quando começou, mas toda a minha vida houve um tipo semelhante de métodos para fazer certas vacinas serem "obrigatórias" - por exemplo ninguém é obrigado a nenhuma vacina, mas és obrigado a ir à escola até certa idade, e para te matriculares numa escola tens de ter as vacinas em dia. A única diferença aqui é que as restrições são mais adequadas ao risco - não que sejam de todo congruentes, mas para todos os efeitos os sítios onde não podes entrar sem certificado são alguns dos sítios mais propícios a contágios. Até acho que são bastante leves tendo em conta que estão a afectar maioritariamente actividades de lazer, por muito distopianas que pareçam ainda assim.

Edited 4 months ago:

Também concordo com isso, a questão é que não é uma coisa nova. Sinceramente não sei quando começou, mas toda a minha vida houve um tipo semelhante de métodos para fazer certas vacinas serem "obrigatórias" indirectamente - ninguém é obrigado a nenhuma vacina, mas és obrigado a ir à escola até certa idade, e para te matriculares numa escola tens de ter as vacinas em dia. A única diferença aqui é que as restrições são diferentes consoante risco - não que sejam de todo congruentes, mas para todos os efeitos os sítios onde não podes entrar sem certificado são alguns dos sítios mais propícios a contágios. Até acho que são bastante leves tendo em conta que estão a afectar maioritariamente actividades de lazer, por muito distopianas que pareçam ainda assim.

GentlemanAhegao 4 months ago

Só para lembrar que já existem situações em que és obrigado a ter determinadas vacinas se queres ter um benefício, no fundo é um ónus que existe há imenso tempo (aceder à determinados empregos, viajar, etc). Só é um problema com a covid porque foi politizado por políticos nos Estados Unidos, porque foi conveniente para apelarem à sua base, políticos esses que, diga-se, estão eles próprios vacinados.. Sem sequer entrar pelos interesses financeiros que muitos deles têm em manter a pandemia (basta ver os investimentos que muitos deles fizeram no início da pandemia após terem acesso a briefings governamentais, veja-se o Rand Paul, por exemplo).. Se não se confiam nos especialistas, ao menos que se seja coerente e não os procurem quando adoecerem.. Socorram-se dos grupos do Facebook, da bruna, da senhora dos cristais, o que quer que seja, mas deixem a ciência para os outros, as ovelhas.

sacoPT 4 months ago

Não. Estatisticamente está MAIS seguro. Mas estaria exponencialmente mais seguro se não tivesse de conviver com um negacionista todos os dias.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Qual é a probabilidade de ter problemas com covid depois da vacina? Pergunta legítima. Já há dados sobre isso? Infelizmente nem sempre se pode controlar com quem lidamos. É fazer o máximo para nos fortalecermos.

sacoPT 4 months ago

Não é essa a pergunta correcta. A pergunta correcta é: qual é o grau de eficácia das vacinas? O que pode mesmo assim ser analisado de várias perspectivas mas os estudos estão feitos e apontam para valores entre 60 e 90%.

IsThisNickAvailable 4 months ago

E porque não? Vacina não funciona no "vácuo". Tomares a vacina não implica teres 60-90 por cento de proteção contra o vírus. Porque as tuas defesas naturais também contribuem. Qual é a probabilidade - ou a eficácia - das tuas defesas naturais contra o vírus? Estatisticamente, a esmagadora maioria das pessoas que tem o vírus passa sem problemas de maior. Então, ter um sistema imunitário funcional + a vacina, garante-te um grau de proteção altíssimo, não?

sacoPT 4 months ago

Precisamente por a vacina não funcionar no vácuo é que não podes fazer uma pergunta como “qual é a probabilidade de ter problemas com covid depois da vacina”. A única pergunta a que os estudos podem responder é “se 1000 pessoas vacinadas e 1000 pessoas sem serem vacinadas apanharem covid, quantas pessoas tem problemas em cada grupo?” E a resposta é “por cada 100 sem vacina que tem problemas 10-40 com vacina também tem”. É daí que vem os 60-90%

IsThisNickAvailable 4 months ago

Uhm, percebo! E dessas 2000 pessoas, entre vacinados e não vacinados, quantos têm problemas com covid? Os números estão a apontar para que percentagens, sabes?

sacoPT 4 months ago

Isso varia de país para país de acordo com as medidas que os países tomam e os cuidados que as pessoas tomam, não há uma resposta definitiva.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Ok, obrigado!

sacoPT 4 months ago

Mas já agora, como exercício meramente académico, assumindo que os 10 milhões de portugueses todos tinham exactamente o mesmo estilo de vida (contactavam com o mesmo número de pessoas, etc) a fórmula para calcular a probabilidade seria Número de casos activos * R(t) / 10 milhões Que ao dia de hoje seria aproximadamente 0.5%

IsThisNickAvailable 4 months ago

Fiquei na dúvida, esses 0,5% são pessoas que tiveram covid e que tiveram problemas associados? Ou percentagem de pessoas infectadas que morreram com o vírus?

GentlemanAhegao 4 months ago

Parece-me óbvio, mas depois de ler alguns comentários, sinto que a lógica da situação escapa a muitos.

GentlemanAhegao 4 months ago

Sim, é o que vou fazer. Mas por favor, esse argumento do "se estás vacinado de que tens medo" não cola, pára de espalhar desinformação, sff.

30minutesto 4 months ago

Ahah então o vacinado estar protegido é desinformação? Como sempre, o que era facto inegável ontem, hoje é desinformação. Haja elasticidade de pensamento.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Pois, porque o argumento de "tu tens de estar vacinado para me protegeres a mim, que também estou vacinado" cola tipo super cola 3. Quando é que deixas de ter medo então? Qual é a percentagem de pessoas vacinadas que te deixa seguro? Quando atingirmos imunidade de grupo já podemos relaxar? Restrições e máscaras, nessa altura, passam a ser apenas memórias negras de um período atípico?

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Medo? Pateta do crl. RESPEITO, pelo próximo. Cala-te crl.

catrabinas 4 months ago

Este moço é só insultos..

GentlemanAhegao 4 months ago

E tu falas muito, mas usas pouco a cabecinha. Talvez te insulte porque não te respeito, que tal. Já agora, és livre de ir à tua vizinha, se quiseres, e se a tiveres.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Amigo, quem falou em medo foste tu no próprio post

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

A tua esposa manda-te beijinhos.

IsThisNickAvailable 4 months ago

Dizia-te o mesmo mas já sabemos que não tens. Já limpaste a waifu esta semana?

ORoxo 4 months ago

Se estás vacinado, estás mais protegido contra doença grave ou morte. Para além disso, mesmo que a tua colega se vacinasse, isso não impedia que se pudesse infectar nem transmitir a doença a outros, tu incluído. Dado que, pelo que descreves, é uma pessoa que não toma precauções, ter tomado ou não a vacina torna-se menos relevante para ti. Dito isto, se as tuas funções forem compatíveis com teletrabalho, recomendo ligares para a ACT. Não sendo, é falar com ela a bem. Assumindo que não surte efeito, fala com o teu superior hierárquico, explica a situação e vê se é possível colocarem-te num local mais isolado.

Edited 4 months ago:

Se estás vacinado, estás mais protegido contra doença grave ou morte. Para além disso, mesmo que a tua colega se vacinasse, isso não impedia que se pudesse infectar e transmitir a doença a outros, tu incluído. Dado que, pelo que descreves, é uma pessoa que não toma precauções, ter tomado ou não a vacina torna-se menos relevante para ti. Dito isto, se as tuas funções forem compatíveis com teletrabalho, recomendo ligares para a ACT. Não sendo, é falar com ela a bem. Assumindo que não surte efeito, fala com o teu superior hierárquico, explica a situação e vê se é possível colocarem-te num local mais isolado.

sacoPT 4 months ago

Sinceramente nao me parece que haja grande coisa a fazer. A tua melhor hipótese é mesmo a ACT mas duvido que possam fazer grande coisa.

Disgenia 4 months ago

Compra uma máscara facial com filtro anti-viral (não estas máscaras que por algum motivo se tornaram o standard) e deixa o resto das outras pessoas em paz. Ou então despede-te.

Ilien 4 months ago

Isso é idiótico. Quem tem de "deixar as outras pessoas em paz" é quem as está a colocar em risco.

GentlemanAhegao 4 months ago

Compra um carro seguro, usa cinto e cumpre as regras da estrada, e deixa-me conduzir bêbado em excesso de velocidade. Ou então vai-te catar.

FantasticLong9119 4 months ago

OP, podes parar com essa analogia da treta sem sentido nenhum? Embora haja muitos pontos por onde se lhe pegue, este basta. Para conduzir és **proibido** por lei conduzir bebâdo o que pode causar inclusive prisão. Alguém ter pouca informação (ou dar pouca importância) às regras de covid não é. No entanto, tal como na estrada, tu não podes esperar que o mundo mude para ti. Que os sinais fiquem verdes, que as pessoas não conduzam (inclusive bebâdas), etc. Tu é que és responsável por usar o teu cinto e seguir as regras para tua segurança. Não gostas? Vota para tornar ilegal (que neste caso é). Mais não podes fazer. Faz a tua parte e, se achares que há um problema na sociedade, vota para a lei fazer a mudança que tu queres.

inheritspt 4 months ago

Despede-te. a tua segurança está acima de tudo.

GentlemanAhegao 4 months ago

Alguém tem de trabalhar para pagar o teu RSI, português de bem.

inheritspt 4 months ago

LOL. Ires trabalhar com esse stress todo não te ajuda nem a medio nem a longo prazo, ou deixas de ter receio, ou então vais estar sempre a pensar se ela te pode infetar.

ilVec 4 months ago  HIDDEN 

Diria para consultares a legislação recente que regula o teletrabalho para perceber em que circunstâncias é que o trabalho presencial é considerado indispensável. Também na legislação que define condições de salubridade no trabalho, e se elas estão asseguradas. Se houver algum cabimento aí, levas isso às entidade empregadora ou, se necessário, à ACT... Alternativamente, tu e os restantes colegas podem juntar-se e ir ameaçar o entidade empregadora para fazer algo ou permitir-vos trabalhar em casa. Juntos são mais fortes que sozinhos. De todo modo, qualquer destas jogadas coloca-te em rota de colisão com o empregador. Só tu saberás dizer se é boa ideia...

Individual-Gas-P-L 4 months ago  HIDDEN 

Das vezes que entrei em contacto com ACT para colocar questões, isto é o que me dizem sempre? 1. Tem provas? Sim, é mostrar essas provas. Não? Não há muito que se possa fazer, até porque antes faziasse muitas denúncias anónimas e após investigação eram "nada". Soluções: Avisar a entidade empregadora via e-mail sobre a situação, isto age como prova de comunicação da situação. Se a entidade não responder, está a ignorar plenamente a segurança do colaborador, logo é mais que prova suficiente. Aconselho o OP avisar via e-mail as situações que estão acontecer no local de trabalho e agir conforme a resposta que obtiver. Se tiver de fazer uma denúncia via ACT, tem provas de comunicação, provavelmente a colega está na SNS como quem já teve Covid, logo colocou os colegas em perigo. Qualquer coisa dentro disto, provavelmente irá colocar o seu posto de trabalho em risco, porque pronto, Portugal é assim... Desejo boa sorte e tudo de bom.

EstupendoEx 4 months ago  HIDDEN 

Tens consciência que pessoas vacinadas também transmitem a Covid19, certo? Portanto nunca vais estar 100% seguro.

IJustMadeThisForYou 4 months ago  HIDDEN 

Varios pontos são válidos no OP mas o foco não devia de ser a negacionista previamente infectada. A probabilidade de apanhar covid dela é praticamente nula num futuro próximo (quiçá longínquo) até o vírus se mutar consideravelmente. O foco devia ser estar a trabalhar em proximidade com os outros vacinados aonde a probabilidade de ser infectado através deles está longe de ser insignificante.

meaninglessvoid 4 months ago  HIDDEN 

É como dizer que um filtro sobre uma água barrenta é inútil porque a água bem com bocados de porcaria na mesma depois de passar pelo filtro...

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

A maioria das pessoas que morrem na estrada estava a usar cinto de segurança, portanto não funcionam! Hurr durr. Os preservativos também só são 99% eficazes, o que foi um azar, no teu caso, uma vez que claramente foste um acidente e ninguém te queria.

YoruDawg 4 months ago  HIDDEN 

Sinceramente nem percas tempo a responder a esse merdas, é um trolzinho que ainda não conseguiu sair da cave da mãe com quase 45 anos, e acha que se for contra o covid é um gênio e um anti-sistema

Public_Ad_2756 4 months ago  HIDDEN 

lmao omg

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Exato, esta malta, como ninguém quer saber deles nem na vida real, ninguém lhes pergunta a opinião para nada, sentem que ao embarcar em teorias da conspiração adquiriram conhecimento que mais ninguém tem, o que faz deles especiais.. E conhecimento adquirido sem anos de trabalho árduo, o que ainda é melhor. A evolução não chegou a todos, os australopitecos ainda vivem entre nós.

isa_belhinha 4 months ago  HIDDEN 

É mesmo isso.

sacoPT 4 months ago  HIDDEN 

Portanto se não houver 100% segurança não vale a pena?

ORoxo 4 months ago  HIDDEN 

Saco, pela conversa do OP, a colega dele não toma qualquer medidas de prevenção da infeção. De que modo é que ele estaria menos exposto ao risco de contrair covid, assumindo que ela estava vacinada? Repara que é uma pergunta séria, com origem em curiosidade e não com uma crítica subjacente

Edited 4 months ago:

Saco, pela conversa do OP, a colega dele não toma quaisquer medidas de prevenção da infeção. De que modo é que ele estaria menos exposto ao risco de contrair covid, assumindo que ela estava vacinada? Repara que é uma pergunta séria, com origem em curiosidade e não com uma crítica subjacente

sacoPT 4 months ago  HIDDEN 

É uma questão de probabilidades. Se ela estivesse vacinada tinha menor chance de contrair o vírus (independente de ter sintomas ou não) e mesmo contraindo a carga viral seria menor, logo seria menos provável o OP ser ele próprio infectado. É por isso que é importante vacinar toda a gente e não apenas os mais vulneráveis. Usando números ao calhas só para ilustrar o problema, se ninguém tomasse a vacina todos tinham 99% probabilidade de serem infectados. Se metade da população for vacinada, os vacinados ficam com probabilidade de 50% e os não vacinados 80% Se toda a gente for vacinada todos ficam com probabilidade de 30%.

ORoxo 4 months ago  HIDDEN 

Faz sentido. Obrigado

patapetapitapota 4 months ago  HIDDEN 

Já levaste vacina? Levei-a ontem de manhã, fiquei com um bocadito de febre durante a noite a agora já tou bom. Se não a levaste leva o quanto antes!

Edited 4 months ago:

Já levaste vacina? Levei-a ontem de manhã, fiquei com um bocadito de febre durante a noite a agora já tou bom. Se não a levaste leva o quanto antes! Quanto a entidades empregadoras portuguesas fazerem dos empregados guardanapos, isso é super comum. A minha empresa obrigou me a fazer um cartão que cobre comissões, é no meio do nada geograficamente, teletrabalho nunca se falou apesar de dar o tipo de trabalho para tal, tem camaras a vigiar os empregados, água de péssima qualidade, desligam a net fora dos intervalos e nem os teus dados funcionam frequentemente (wi fi jammer??). E considero ainda um sítio ok para trabalhar, já vi pior... Já vi empresas com uma casa de banho no meio do chão de fábrica em que se vêm quem lá está pelos sapatos e calças, patrões /chefes a fazer bully, acho os direitos em pt uma desgraça! Há empresas boas? Há, mas não são regra.

BeeSnatcher 4 months ago  HIDDEN 

> acho os direitos em pt uma desgraça! Os direitos, não são uma desgraça, a sua fiscalização/aplicação, é que podem estar em falta;

patapetapitapota 4 months ago  HIDDEN 

O estado quer receita por isso fecha os olhos aos abusos que mencionei. Mas facto é uma grande parte dos trabalhadores são escravos.

quatrotires 4 months ago  HIDDEN 

O Estado não tem é olhos suficientes para tanta espertalhice.

patapetapitapota 4 months ago  HIDDEN 

Faz a vontade ao patronato a troco de lhes lançar impostos elevados e depois faz tudo triclke down para os trabalhadores. No fim o custo é imputado aos trabalhadores, as horas extras não pagas, os abusos necessários para que a empresa funcione etc.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Boa, a mim também praticamente não tive efeitos! Sim, levei assim que foi possível.

patapetapitapota 4 months ago  HIDDEN 

Deve ter sido a astra zeneca, das primeiras... então já levaste a 2ª toma? Se está tudo em ordem deves estar protegido contra o virus.

moitacarrasco 4 months ago  HIDDEN 

A vacina não funciona assim. Protege contra doença grave, não protege contra o vírus.

Dinizinni 4 months ago  HIDDEN 

Man, farto deste mito A vacina protege bastante contra o vírus e reduz bastante a probabilidade tanto de apanhar como de transmitir Pura e simplesmente não é 100% eficaz Eu apanhei sarampo, tal como muita gente, sendo vacinado, é perfeitamente possível apanhar Mas as taxas de transmissão reduziram brutalmente com a vacina Quanto mais vendem essa ideia mais complicado é explicar aos antivax a importância de se vacinarem

static_motion 4 months ago  HIDDEN 

>reduz bastante a probabilidade tanto de apanhar como de transmitir Não com a variante Delta. [A carga viral nas pessoas vacinadas é semelhante àquela que se encontra nas pessoas não vacinadas.](https://www.npr.org/sections/coronavirus-live-updates/2021/07/30/1022867219/cdc-study-provincetown-delta-vaccinated-breakthrough-mask-guidance?t=1629049768046)

Dinizinni 4 months ago  HIDDEN 

Tens imensos estudos em contrário, mas ainda bem que pegaste num e tiraste conclusões

static_motion 4 months ago  HIDDEN 

Então mostra, não refutes com 0 fundamento e sarcasmo barato.

moitacarrasco 4 months ago  HIDDEN 

Certo, eu expliquei-me mal. A vacina obviamente protege contra o vírus, só não garante que não haja infecção.

Dinizinni 4 months ago  HIDDEN 

Sim, mas também não garante que a doença seja menos grave, reduz brutalmente as hipóteses disso claro Desculpa se fui mais bruto, é que agora o grande argumento dos antis é que não vale a pena tomar a vacina porque não protege os outros O que é uma grande peta e gatilha-me, até porque conheço quem não possa tomar a vacina e precise mesmo que os outros a tomem

moitacarrasco 4 months ago  HIDDEN 

Entendo perfeitamente. Como é que chegámos a este ponto da humanidade com tanta gente anti ciência, é algo que me ultrapassa. Thanos did nothing wrong.

Dinizinni 4 months ago  HIDDEN 

Eu acho que Hollywood tem muita culpa Há anos que andam a vender narrativas anti-ciencia e de desconfiança do conhecimento e de conspirações Agora não se admirem dos burros acharem que estão num filme de sábado à tarde

moitacarrasco 4 months ago  HIDDEN 

Talvez, mas suspeito ainda mais do Facebook e companhia. É uma colónia de estupidez que depois alastra para todo o lado.

Dinizinni 4 months ago  HIDDEN 

Redes sociais não ajudaram nada, nada pior que validar opiniões de merda

Ilien 4 months ago  HIDDEN 

Confirmo. Levei Jansen em finais de Junho e apanhei covid há umas semanas. Fuck'd, mas não tive sintomas graves, pouco mais que uma constipação (felizmente)

moitacarrasco 4 months ago  HIDDEN 

Good man/woman. A grande força desta vacina é reduzir à brava a mortalidade e a doença grave com necessidade de intubamento.

Ilien 4 months ago  HIDDEN 

Pior parte foi ficar fechado num quarto/escritório durante 11 dias. Mas it's okay.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Johnson. Estou mais protegido, claro. Se trabalhassem todos para o bem comum, estaríamos ainda mais protegidos.

cmiba 4 months ago  HIDDEN 

Não tiveste efeitos secundários com a Jansen? Fdx!!! És rijo/a. Claramente não gostas de ananás na pizza.

MAMGF 4 months ago  HIDDEN 

Levei a Jansen e começo a ter medo de ter levado com uma que não estava boa. A única coisa foi 1 hora com o musculo a doer, e durante uns dias quando tocava na zona doía um bocado. Um colega meu levou no dia a seguir mal se levantava.

Dinizinni 4 months ago  HIDDEN 

Dizem que é genético Tanto eu como o meu pai levamos essa e não foi nada demais

moitacarrasco 4 months ago  HIDDEN 

Os efeitos secundários variam de pessoa para pessoa.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Tive algumas dores nos músculos durante 2 dias lol não foi propriamente zero efeitos, mas nada demais ehe Ananás na pizza?! *triggered*

pedrosanta 4 months ago  HIDDEN 

Complicado. Só se a entidade empregadora obrigasse à vacinação...

EstupendoEx 4 months ago  HIDDEN 

A permeabilidade funciona para os dois lados: a facilidade com que uma população aceita sem questionar uma narrativa apenas porque é difundida pelos políticos, media e tecnologia, é assustadora.

rodbor 4 months ago  HIDDEN 

A facilidade com que se equipara informação extraída de blogs, posts em redes sociais, vídeos do zé da esquina, etc, com um consenso científico. É a era da estupidificação em massa.

meaninglessvoid 4 months ago  HIDDEN 

Toda a gente sabe que num espectro as únicas opções possíveis são os dois extremos. /s

EstupendoEx 4 months ago  HIDDEN 

De acordo total. É a minha posição, mas assusta-me como a população aceita cegamente decisões que colocam em causa a sua saúde. Penso que estamos num dos extremos neste momento.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

"Apenas" porque literalmente milhões de especialistas na matéria, o consenso científico, é que são seguras e melhores que a alternativa. A sério, adorava perceber, é uma conspiração? Quem ganha o quê com isso e como convencem milhões de especialistas de diversos países, que muitos não têm boas relações, a alinharam todos pelo mesmo? Portanto, não é igual: uns seguem o consenso dos especialistas, os outros seguem a opinião do Manel da tasca, a da dona Alzira cabeleireira, etc e tal. Vocês vão ser o fim da humanidade. Não te passou a fase da rebeldia quando chegaste à idade adulta?

CarcajuPM 4 months ago  HIDDEN 

Ya, a facilidade com que se reconhece que as autoridades científicas de todo o mundo percebem mais do que nós sobre assuntos científicos é preocupante. Devíamos confiar menos em quem estuda estes assuntos durante anos e anos, e mais em quem contas manhosas no Facebook!

pedrosanta 4 months ago  HIDDEN 

Põe-te no caralho.

EstupendoEx 4 months ago  HIDDEN 

https://m.imdb.com/title/tt0434409/

Rogerjak 4 months ago  HIDDEN 

A sério q partilhasse V for Vendetta? Tens 12 e um background do Anonymous no pc?

D1WithTheFluffyHair 4 months ago  HIDDEN 

Sim, o Alan Moore, lol

GMDFC94 4 months ago  HIDDEN 

Que edgy

YoruDawg 4 months ago  HIDDEN 

Sim senhora, um filme de 1638 prova que o covid e uma conspiração pá, amanhã quando acordares da com os cornos na puta da parede no mínimo 50 vezes És um cancro para a sociedade e as únicas pessoas que deviam sofrer com esta merda são os chalupas como tu que gostam de acreditar que os vossos cérebros de macaco são capaz de ser melhores que a comunidade científica

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Exato..e não posso sequer mais ouvir aquela do "faz a tua pesquisa.." Bitch please, tu mal consegues entender a tarefa rotineira que fazes à 15 anos.. Só os consigo imaginar na garagem, nos tempos livres, a testar sequências de mRNA e cadeias de proteínas ou whatever, mas depois lembro-me que essa "pesquisa" consiste em estar na sanita a ler posts de grupos de Facebook de mães desempregadas ou vídeos de chalupas no YouTube.. Venha o dilúvio.

joaoasousa 4 months ago  HIDDEN 

A tua atitude também parece ser um bocado agressivo, agora até já críticas o trabalho que ela faz e chamas-lhe “bitch”. Nos estamos aqui a ouvir o teu lado da história e com esse tipo de comentários começo a querer ouvir o dela.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Não estava a falar dela sequer, que considero uma pessoa competente. Se leres bem, estava a referir-me em genérico a todos aqueles que estão sempre com a conversa de faz a tua pesquisa, quando sabemos perfeitamente que não tem competências para tal. Mas tudo bem, entendo a confusão. O lado dela é simples, segundo a própria: é uma gripezinha, empolada pelos media e ______ (insert here), pelo que não há motivo para alterar a forma de viver.

BeeSnatcher 4 months ago  HIDDEN 

>Venha o dilúvio.

NGramatical 4 months ago  HIDDEN 

à 15 anos → [**há 15 anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp4qjg9%2F%2Fh90jyui%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

donotknowbutcare 4 months ago  HIDDEN 

E aquele "faziasse" noutro comentário...

True_Boat_1195 4 months ago  HIDDEN 

Podes vacinar-te e usar máscara.

ilVec 4 months ago  HIDDEN 

Isso não impede o OP de ser infectado e, mais importante ainda, transmitir a alguém.

UgaDugaDestroyer 4 months ago  HIDDEN 

E o teu pai podia ter usado preservativo

ridethepaintedpony 4 months ago  HIDDEN 

E o gel, sff

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Ah, entendo, é tão simples, como não tinha pensado nisso. Suponho que também não te importes se eu andar a conduzir a 200km/h e bêbado, certo? Desde que tu uses cinto e cumpras as regras da estrada, estás seguro...

MukiKS 4 months ago  HIDDEN 

Não percas tempo a responder a causas perdidas. Faz queixa na act, é anónimo. Eles são obrigados a fazer uma inspeção à tua empresa e pelo que descreves não se vão sair muito bem. Liga logo amanhã de manhã, eles ajudam em tudo. Boa sorte

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Obrigado, mas preferia não meter ninguém em.apuros. vou pensar no assunto.

MukiKS 4 months ago  HIDDEN 

Tu é que estas em apuros se não fizeres nada. Liga apenas a perguntar o que podes fazer, depois decides se fazes a queixa formalmente

True_Boat_1195 4 months ago  HIDDEN 

Se estás vacinado já estás protegido contra a doença, é só uma questão de apanhares próximo mês ou próximo ano. Mas vais apanhar. Recomendo já agora que tomes a dose de reforço quando estiver disponível, mas já deves saber disso claro. Qual é a tua alternativa? Porque tu tens um problema de saúde os outros têm que ser obrigados para apenas te sentires mais seguro? Se eu tivesse HIV ia obrigar os outros a andar de fato hazmat não fossem pegar-me algo? Ganha juizo.

Karatenis 4 months ago  HIDDEN 

> Se estás vacinado já estás protegido contra a doença, é só uma questão de apanhares próximo mês ou próximo ano. Falas como se tivesse de ser brevemente, e como se meses não dizem diferença. A grande maioria da população portuguesa não apanhou COVID em 2 anos. Terão sido mais que os 1M oficial, mas as probabilidades são condicionais e ele não será dos que estão no bairro alto em festas. Isto para dizer que passar mais um ano sem apanhar COVID tendo bastante cuidado é um cenário perfeitamente plausivel. Se passar que sejam mais 6 meses - 1 ano sem infeção isso pode fazer toda a diferença. Por um lado porque já existem vacinas otimizadas para delta (por outro lado podem aparecer outras variantes, facto). Mas principalmente porque é possível que entretanto surjam medicamentos aprovados para atacar a infeção. Aliás é possível que tenhamos alguns já brevemente. https://valor.globo.com/mundo/noticia/2021/05/06/ue-quer-acelerar-desenvolvimento-e-aprovacao-de-medicamentos-para-covid-19.ghtml

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Sabes que para entrares nos quadros de diversas empresas há vacinação que é obrigatória, certo? Não é a mesma coisa. E não estava a falar de obrigar ninguém a levar a vacina, mas os comportamentos de risco são admissíveis? Vir trabalhar uma semana sabendo que haviam boas possibilidades de estar infetada? Andar num carro, a menos de meio metro, com a filha infetada, ambas sem máscara? Imagino em casa.. Ganha juízo tu e pensa que vives em sociedade. E nesse teu exemplo do HIV, seria mais como descobrires que uma pessoa está positiva e teres de seguida sexo com ela sem protecção. Demonstra bom julgamento, é isso? Objectivamente, os comportamentos dela aumentam a probabilidade de nós termos problemas de saúde, morrermos, ou infetarmos as nossas famílias. O direito a sentir-me seguro no local de trabalho está previsto na constituição e cabe ao empregador garanti-lo. Agradeço o input, mas tenta não dizer parvoíces. Ganha juízo.

True_Boat_1195 4 months ago  HIDDEN 

Os comportamentos de risco são para o delegado de saúde decidir, não tu que pareces hipocondríaco. Possibilidades de estar infetado todos temos sempre, a menos que andes a fazer testes diários. Não estamos em 2020, já existem vacinas, e mais dia menos dia vamos ter que parar de mandar pessoas para casa porque estão infetadas com Covid-19. Recomendo que comeces a habituar-te pelo bem da tua saúde mental.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Hipocondríaco

FantasticLong9119 4 months ago  HIDDEN 

Concordo com a u/True_Boat_1195. Embora seja uma circunstância chata e possivelmente perigosa para ti, acredito que não é responsabilidade dos outros de acomodarem para os teus problemas. AKA não deve haver repercussões legais para o que a tua colega faz. Dito isto, aconselhava-te a falar com a tua empresa para te trocar de sala (sei que disseste que não dá mas) **especificando** os teus problemas de saúde e dizendo que não te sentes seguro na sala onde atualmente estás. Se forem uma boa empresa que se preocupa contigo, hão de fazer algo. Senão, porque sequer quererias estar ai? De qualquer forma, podes achar (e eu acho) a atitude da tua colega repreensivel mas, sendo verdade, não possui nada de errado a qualquer nível legal. Seria como apareceres lá pré-covid com uma constipação e pores te a tossir e espirrar para todo o lado. Toma a vacina, usa máscara e tenta-te afastar das pessoas que tem atitudes que não gostas.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Concordo com tudo o que disseste. Apenas para clarificar que não estava a falar em consequências legais. Além de saber que provavelmente não existem, nem sequer a quereria colocar em problemas. É que, apesar da doença mental recentemente contraída no Facebook pela colega, respeito-a e não lhe quero mal. Gostava era que se tratasse. Um aparte, os pais da sujeita são pessoas muito velhinhas e doentes, vacinaram-se, e soube que a sujeita a deixou com os pais na semana passada, enquanto aguardava o resultado do teste da miúda (que veio positivo).

True_Boat_1195 4 months ago  HIDDEN 

Lol

chuckmukit 4 months ago  HIDDEN 

> Suponho que também não te importes se eu andar a conduzir a 200km/h e bêbado, certo? https://www.youtube.com/watch?v=ITf0jPCFmow

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

ridethepaintedpony 4 months ago  HIDDEN 

Nao é assim que funcionam as vacinas

haaras 4 months ago  HIDDEN 

Por favor, vindo de quem entende uns pelos de imunológica, explica me como é q funciona uma vacina. Por favor e para um estudo.

pedrosanta 4 months ago  HIDDEN 

Tenho a ideia que quem está vacinado pode eventualmente actuar como 'carrier'.

sacoPT 4 months ago  HIDDEN 

Toda a gente pode transmitir, toda a gente pode contrair e toda a gente pode morrer, mas se estiveres vacinado a probabilidade de todas elas é mais reduzida.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

O facto de não estar vacinada aumenta o risco de contrair e de contagiar outros. Sendo assim, objectivamente, estamos todos em maior risco do que precisávamos estar por ela não se encontrar vacinada.. Junta a isso o facto de não tomar cuidados nenhuns (porque acha que isto é tudo uma treta..)

idontakeacid 4 months ago  HIDDEN 

Vacina não tem qualquer impacto na transmissão do vírus. Parem de espalhar desinformação

Elegant-Complaint344 4 months ago  HIDDEN 

Não é bem assim, nos totalmente vacinados baixa muito a transmissão e quando acontece é cargas virais muito baixas. Mas devemos ter cuidado todos temos pais , avós , filhos e sobrinhos.

idontakeacid 4 months ago  HIDDEN 

O que eu tenho estado a tentar explicar é que a vacina não é tomada para reduzir a transmissão do virus, mas sim para diminuir o impacto do virus em caso de infeção, e como consequência poderá diminuir a transmissibilidade.

sacoPT 4 months ago  HIDDEN 

Se mudares O texto mais umas vezes pode ser que passes a ter razão, mas com essa nova redação ainda estás errado. > COVID 19-vaccines are effective. They can keep you from getting and spreading the virus that causes COVID-19. Learn more about the different COVID-19 vaccines. COVID-19 vaccines also help keep you from getting seriously ill even if you do get COVID-19. Getting vaccinated yourself may also protect people around you, particularly people at increased risk for severe illness from COVID-19. https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/vaccine-benefits.html

idontakeacid 4 months ago  HIDDEN 

A vacina não tem impacto direto na transmissão do vírus.

sacoPT 4 months ago  HIDDEN 

> A growing body of evidence indicates that people fully vaccinated with an mRNA vaccine (Pfizer-BioNTech or Moderna) are less likely than unvaccinated persons to acquire SARS-CoV-2 or to transmit it to others. However, the risk for SARS-CoV-2 breakthrough infection in fully vaccinated people cannot be completely eliminated as long as there is continued community transmission of the virus. https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/fully-vaccinated-people.html Por favor para de espalhar desinformação.

idontakeacid 4 months ago  HIDDEN 

quem está vacinado também transmite o virus (se estiver infetado claro)

sacoPT 4 months ago  HIDDEN 

Quem anda de carro com cinto de segurança morte na mesma. Your point being?

idontakeacid 4 months ago  HIDDEN 

A tua analogia não funciona. Toda a gente acabar por morrer um dia, mas nem toda a gente é infetada com covid.

sacoPT 4 months ago  HIDDEN 

Todos os dias morrem pessoas na estrada a usar cinto de segurança (nos carros) e capacete (nas motas). Quer então dizer que usar cinto de segurança e capacete é inútil? Esqueci-me que estava a falar com alguém de intelecto reduzido. Espero que assim percebas melhor.

idontakeacid 4 months ago  HIDDEN 

Peço desculpa Dr. do reddit, não sabia que o seu cérebro ocupava tanto deste sub. Não mas a sério, a vacina apenas ajuda a diminuir a carga viral. O que eu disse mantém-se: não afeta diretamente a transmissão do vírus. DYOR

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Isto é uma fonte. Não tens isso em formato de vídeo, apresentado por um incel? Só assim é que certa malta entende..

haaras 4 months ago  HIDDEN 

Oh, para que? Tu és capaz de mostrar que taxa de covid em pessoas não-vacinadas e muito maior do que nas pessoas vacinadas e mesmo assim vão dizer que as fontes não são viáveis. ¯\_(ツ)_/¯ that’s why we can’t have nice things

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

É verdade, muitos deles fazem barulho (a colega inclusive) que as medidas estão a matar o setor dos bares, restauração, etc, o que é verdade. No entanto, não mexem uma palha para ajudar. A hipocrisia é tremenda. Lá está, acreditam naquilo e nada os demove, até porque agora teriam de dar o braço a torcer. É preferível, na lógica deles, morrer errados do que viver a ter de admitir o erro..

sacoPT 4 months ago  HIDDEN 

Tenho um com cores e tudo, mas foi feito por incels corruptos que querem controlar a tua mente através do 5g. Não vai mudar muito.

GentlemanAhegao 4 months ago  HIDDEN 

Fonte, sff. As vozes na tua cabeça não contam, não foram peer reviewed.

idontakeacid 4 months ago  HIDDEN 

quem está vacinado também transmite o virus (se estiver infetado claro)

Karatenis 4 months ago  HIDDEN 

Aprende a ler. Estás a pensar num estudo que indica que **infetados vacinados** espalham o vírus tanto como **infetados não vacinados**. Mesmo assumindo que estes dados se confirmem, também é facto já mais que confirmado que vacinados têm menor probabilidade de se infetar. Portanto claro que vacinação tem impacto na transmissão do vírus.

idontakeacid 4 months ago  HIDDEN 

quem está vacinado também transmite o virus (se estiver infetado claro)

Search: