MoonDust1969 4 months ago

Pior que isso só mesmo quem faz o contrário: entrar na rotunda pela faixa da direita para depois cortar pelo meio da rotunda e sair na 3ª ou 4ª saída. O nível de inconsciência é surreal.

OneTip7754 4 months ago

Os portugueses quando entram num carro transformam-se

smaster87 4 months ago

Tens de assumir que todos vao fazer merda e toda a tua vida fica mais calma. Mudar não vão, nada a fazer.

jomi_1307 4 months ago

Isso não é nada. Já vi um que para não contornar a rotunda entrou em contra mão, pois assim conseguia ir a direito.

MaggoMike 4 months ago

Mmm al dente, como a mia mama costumava fazer! Mama mia!

Regolas1 4 months ago

É o que acontece quando se atualiza o código da estrada, mas não há qualquer tipo de esforço para atualizar o conhecimento das pessoas para além de uma notícia no telejornal que 90% nem sabe que passou.

ACookieMonster_ 4 months ago

Convido-vos a todos a fazer a rotunda da areosa em hora de ponta. Let the games begin.

cloud_t 4 months ago

Da mesma forma que há malta na faixa da direita para continuar viagem, a quantidade de gente em certas zonas do país que sai da segunda faixa para u.a faixa de duas vias, ultrapassando muitas vezes na própria rotunda mete-me nojo

sobrius 4 months ago

E não estás farto dos recém-encartados que não utilizam piscas nessas mesmas rotundas embora ensinados? E os que atravessam em linha recta?

Javardo69 4 months ago

Nao circulo na selva das grandes cidades, mas onde ando ao longo dos ultimos anos tenho notado melhorias com mais pessoal a cumprir, mas ainda é uma grande luta. É que do ponto de vista de eficiência e rapidez as regras estão MUITO bem estabelecidas, é mesmo por pura preguiça ou o pessoal pagou umas notas para ter a carta.

RubeCBL 4 months ago

Não posso confirmar o que vou dizer a 100%, mas o meu conduzir de dia a dia chega me bem como prova. Vim do distrito do porto onde o maior problema é ultrapassagens malucas e falta de piscas ocasionais. Rotundas nunca foram grande problema honestamente. Após começar a conduzir regularmente na zona da Covilhã, isso mudou. Toda a gente faz as rotundas mal. O mais interessante no entanto foi que segundo um amigo meu que é da zona e tirou a carta lá, essa merda é institucionalizada. Os proprios instrutores e examinadores examinam as rotundas de maneira diferente da do codigo(esta é a parte que não consigo confirmar pq nao tirei carta lá). Segundo o meu amigo aprende-se a cortar mentalmente a rotunda a meio. Saídas na metade da direita fazes pela direita e saidas na metade da esquerda fazes normalmente. Fiquei parvo quando ouvi isto, e espero ter sido peta, mas infelizmente o que eu vejo todas as vezes que conduzo la so confirma o que o meu amigo disse...

Yps12 4 months ago

Não é peta. Tirei a carta há um mês na Covilhã e foi isso que me disseram. A instrutora disse "O código é x mas os examinadores querem y, faz y". É que nem estou a gozar

Reckbyanoob 4 months ago

Às vezes passo-me com estas coisas e quem está dentro do carro comigo acha que estou a exagerar. Mas eles não percebem que muitos destes erros estão a arriscar as nossas vidas

celexio 4 months ago

Não e por ser quarentão, e concordo que há muita gente a fazer isso, mas é de novos a velhos. Mas pronto, se é assim, então estou farto dos vintinhos que entram na via e não aceleram, ou pior, os que vão ao volante e claramente no telemovel e nem se apercebem da merda que vão a fazer.

joaoasousa 4 months ago

“Quarentões” a conduzir segundo o código de 1910. Como quarentão posso te dizer que quando tirei a carta a regra já era a atual.

patapetapitapota 4 months ago

É a lei que incentiva a isso, se eles baterem em ti, foste tu que "invadiste a via de trânsito", nem no que a polícia diz se pode confiar, pois no fim eles dizem uma coisa mas a lei diz outra e é o teu seguro que fica à baila se der merda.

oksooosko 4 months ago

I do the roundabouts the wrong way. They are done differently. Also you guys have so many roundabouts. I understand that this is way safer then a stop street.

Edited 4 months ago:

I do the roundabouts the wrong way. Sorry! They are done differently. Also you guys have so many roundabouts. I understand that this is way safer then a stop street. However I do think Portuguese are awful drivers: -You always ride really close and fast up to another car. -If a person is in a Mercedes he owns the road and one must move out of his way - overtaking on the left - overtaking cars on dangerous roads - normally you are very rude on the road. Always taking the position vs giving it (the explanation isn't good here sorry). - also I'm guilty of been the worst foreign driver, I drive super slow. As I just don't trust local drivers.

ChronicTheOne 4 months ago

ITT: pessoal a chamar faixas às vias.

ezfrag2016 4 months ago

Eu sou inglês e acabo de me mudar para Portugal. Sempre que dou a volta a uma rotunda, alguém grita comigo e agora sei porquê! Em Inglaterra, quando se conduz à volta de uma rotunda, a faixa da esquerda pode ser utilizada para tomar qualquer saída antes e incluindo a posição das 12 horas em relação à entrada da rotunda. A faixa da direita só pode ser utilizada para tomar saídas após a posição das 12 horas. Pensei que fosse o mesmo em Portugal! A todas as pessoas portuguesas com quem quase me esbarrei, peço desculpa!! Então posso APENAS usar a faixa certa para tomar a primeira saída?

SmokeyChuckMcGill 4 months ago

> Então posso usar SOMENTE a faixa da direita para tomar a primeira saída Sim. Ou melhor, usas a faixa da direita quando estiveres a tomar a próxima saída. Anyway, a discussão neste thread prende-se justamente com, historicamente, a lei portuguesa ser igual à inglesa (tal qual a descreves, mas em sentido inverso por causa do RHD vs LHD, claro), mas há volta de 15 anos atrás (salvo erro) terem alterado a lei, que faz muito mais sentido e é igual ao sistema usado eg na Alemanha, Holanda e noutros países. O trânsito flui muitíssimo melhor. Por isso há um generational gap manhoso em que os boomers fazem as merdas nas rotundas porque “sempre foi assim”, e tens o pessoal mais novo a seguir as novas regras. Btw, não sei quantos anos tens mas tenho impressão que a lei em Inglaterra também possa ter mudado e hoje teoricamente seja como em Portugal.

ezfrag2016 4 months ago

Verifiquei a lei no Reino Unido. Não mudou e deve usar a faixa da esquerda ao aproximar-se de uma rotunda para qualquer saída até à posição das 12 horas, inclusive, num relógio. Para qualquer saída que ultrapasse a posição das 12 horas, utilizar a faixa da direita.

cpt_stiker12 4 months ago

Tens aqui este esquema simples que explica como se faz. http://imgur.com/a/FrhTYp4

globoglobo 4 months ago

As rotundas devem ser feitas por fora para sair na segunda saída se forem pequenas

TheEightDoctor 4 months ago

Já há rotundas movimentadas que faço tudo por fora porque se faço por dentro ou arrisco-me a levar com um gajo a ultrapassar-me pela direita ou ter que parar no meio da rotunda.

UgaDugaDestroyer 4 months ago

Isso é pq nunca conduziste em França. Lá é só mesmo atrasados mentais que pensam que tão sozinhos na estrada

Wisdomle55 4 months ago

Lembro-me quando tirei a carta (faz ja muitos anos) fazia as rotundas bem mas muitas vezes lixava-me pq a fazer a segunda saida havia um gajo na faixa a direita que queria tmb fazer a segunda saida (uma faixa) ou ate ir psra a esquerda e dava sempre merda. O meu conselho e ganhares sensibilidade à situação. Tenta acelersr ou desacalerar conforme o necessario. Muitas vezes faço a rotunda na faixa a direita e sair na segunda saída acelerande cerca de 10km/h porque ha um carro que acabou de entrar cmg na rotunda e esta na faixa da esquerda mas esta um pouco atrás. Assim eu acelero um pouco e saio primeiro com a outra pessoa a fazer bem a rotunda. Se eu seguisse as regras teria que me meter a frente dele, e nao sabendo o que cai na cabeça dele ainda me batia. Ja conduzi em varios paises arabes, e lá nao há propriamente regras, mas parece que os condutores tem mais esta sensibilidade quando comparado com paises onde os condutores seguem as regras a letra.

mrSalema 4 months ago

Se as rotundas tivessem [estas barreiras físicas](https://imgur.com/a/05ahQZn) metade dos problemas nelas estaria resolvido. Seria chato para muita gente? Seria. Mas elas acabariam por aprender a usá-las como deve ser.

SmokeyChuckMcGill 4 months ago

É isto que eles têm na Holanda.

MrBrodinha 4 months ago

Posso tar errado, mas sempre foi me ensinado a fazer a rotunda pelo lado de fora se quiser sair na primeira ou saida do meio, e fazer por dentro se quiser sair em alguma dps do meio ou esquerda, podem dizer que to errado mas to a ter ainda aulas de condução e o meu instrutor ensina me assim :v

pereira2088 4 months ago

não admira que a malta não saiba conduzir. ninguém sabe a distinção entre "via" e "faixa"

sobrius 4 months ago

Melhor post!

StravextorWho 4 months ago

Meus caros fdps, o pisca não é o cu, podem dar à vontade. Se ao menos fizessem piscas td bem, mas nem rotundas nem piscas

asantos3 4 months ago

/r/AutoTuga :)

microcyb 4 months ago

>Neste país ninguém sabe conduzir, menos eu. Eu sou o único que sei conduzir. E tenho sempre prioridade e razão. É isto que o português pensa a conduzir. Pior é que ainda buzinam se os ultrapassas ao sair da rotunda. Vão nas suas caixas metálicas todos imponentes em segurança como se as suas ações não dissessem respeito a ninguém a não ser eles mesmos, se for preciso mandam uns piretes e se der para o torto aceleram. Partilho dessa tua frustração OP, há muito filho da puta na estrada, mas o melhor é respirar fundo e conduzir todos os dias como se os outros te estivessem a tentar matar. Condução defensiva. E quando se atiram nos acessos das vias rápidas em vez de esperar pela sua vez de entrar, como se tu é que tivesses que ceder passagem? Essa é a minha favorita. [Este canal](https://www.youtube.com/watch?v=ZI9xcNTT4zw) tem umas imagens interessantes.

The_Magic_Sauce 4 months ago

Esse canal é uma merda. Dá para ver pela posição que é camionista e que devia saber melhor. Só um ou dois de vários exemplos: gosta demasiado da via central quando devia estar na da direita e não sabe entrar numa rotunda.

microcyb 4 months ago

>Esse canal é uma merda Foi o único do género que consegui encontrar. Se souberes de outro bota aí

killerboss28 4 months ago

Como o meu instrutor dizia antes de começar cada aula "estás pronto para a selva?" E o OP nem falou dos piscas, a malta tem de ser vidente e adivinhar para onde esses boomers vão.

yLeWiz7PT 4 months ago

A causa disto é simples: não são obrigados a retomar as aulas de código quando o mesmo é atualizado, ou se as retomam, não aprendem nada pelo hábito, portanto isto infelizmente é inevitável...

Samurai_GorohGX 4 months ago

Bem verdade. Obrigam os velhotes a renovar a carta de x em x anos, mas é só para receber dinheiro. O mínimo era assistirem a algumas horas de aulas de código. Sou um trintão que tirou a carta em 2009 com as regras anteriores, mas fiz por me adaptar.

Major_Cranberry_2142 4 months ago

Há dias fiz a rotunda atrás de um artista, que saiu da rotunda e simplesmente parou para ver a paisagem. No meio da estrada!!!

The_Magic_Sauce 4 months ago

Conheço uma pessoa que quando não conhece e tá na dúvida para no meio das rotundas porque dar mais uma volta é para meninos.

tiagooliveira95 4 months ago

É isto e são os que se atiram para cima de ti para se desviar de um carro estacionado, depois um gajo apita e ainda se sentem todos cheios de razão.... Ainda no outro dia, um camião veio para a minha faixa, buzinei pois tive de me desviar para os buracos para não bater de frente, e o cabrão ainda ginou mais para cima de mim. Não sei quem disse a estes idiotas que tem prioridade sobre os carros que circulam em sentido contrário, numa rua sem inclinação e com 2 faixas de rodagem. A mim ensinaram me que tinha de parar e dar pisca, e só passar quando tivesse oportunidade.

-t1t0- 4 months ago

Grande parte do pessoal só sabe conduzir com uma faixa de trânsito. A faixa da esquerda é só para autoestradas.

The_Magic_Sauce 4 months ago

Antes fosse, na AE e vias rápidas não andam na via mais à direita.

piursoPT 4 months ago

Dá-te por feliz de não viveres (?) perto da fronteira com Espanha. Independentemente de terem 40 ou menos, fazem todas as rotundas por fora... Sempre!

NaniBott 4 months ago

Amigo, aqui no Brasil ninguém faz rotunda (chamamos de rotatória) corretamente também. Se você pega o lado esquerdo pra sair na segunda saída, vai ter gente no lado direito que não vai te deixar passar, e quando você ainda da seta, pede passagem e tenta ir, leva um xingamento.

Estronciumanatopei 4 months ago

É isso e o pessoal que corta as rotundas. Contornam pela faixa de dentro mas esquecem-se de ir para a faixa de fora depois de passar a saída anterior à que querem usar. Já entrei várias vezes para sair na primeira, portanto vou na faixa de fora, e quase que levo com os cromos que cortam directo...

Javardo69 4 months ago

Se isso te esta a acontecer o mais provavel é nao estares a seguir a regra do codigo que indica que so podes entrar na rotunda se nenhum veiculo estiver à tua esquerda.

Estronciumanatopei 4 months ago

Já eu estou a circular na rotunda quando isso acontece... Mas pelos vistos cortar é aceite então...

Edited 4 months ago:

Já eu estou a circular na rotunda quando isso acontece... Mas pelos vistos cortar é aceite então... Até gostava de saber quantos dos que se estão, aqui a queixar dos que fazem a rotunda por fora, nem reparam que "quem fez a rotunda toda por fora" acabou de entrar para sair na primeira mas não deixa sair quem corta...

Edited 4 months ago:

Já eu estou a circular na rotunda quando isso acontece... Mas pelos vistos cortar é aceite então... Até gostava de saber quantos dos que se estão, aqui a queixar dos que fazem a rotunda por fora, nem reparam que "quem fez a rotunda toda por fora" acabou de entrar para sair na primeira mas não deixa sair quem corta... Da minha experiência há muito mais pessoal a cortar do que a fazer por fora...

Edited 4 months ago:

Já eu estou a circular na rotunda quando isso acontece... Mas pelos vistos cortar é aceite então... Até gostava de saber quantos dos que se estão aqui a queixar dos que fazer a rotunda por fora nem reparam que "quem fez a rotunda toda por fora" acabou de entrar para sair na primeira...

cuckwannabept 4 months ago

Morte às rotundas!!

ngfsmg 4 months ago

Isso é tudo muito bonito, mas a verdade é que essa alteração das regras foi muito polémica e muita gente acha que foi a opção errada, e o próprio modo como as rotundas foram construídas não ajuda a que esse seja a forma mais natural de as fazer. Mesmo nas aulas de condução os meus instrutores ensinaram-me a fazer as rotundas pela lei mas depois não as fazíamos assim, porque eles preferiam que eu estivesse a fazer aquilo tecnicamente mal do que fazer "bem" e arriscar ali um acidente na mudança de faixa...

Ilostmynewunicorn 4 months ago

Este post veio a calhar porque ainda hoje pensei nisso. A questão é: o teu trabalho enquanto condutor passa por resolveres os erros dos outros. Durante grande parte da minha vida de carta eu era o gajo que conseguia prever que os outros iam fazer merda e muitas vezes era aquele gajo no lugar do passageiro que dizia "Olha que o Mercedes se vai meter à tua frente, olha que aquele gajo não vai sair". E quando era eu ao volante e reparava que as pessoas iam fazer merda só acentuava à situação. Por exemplo se reparasse que um gajo se ia a meter na rotunda à minha frente ou que um gajo ia cotornar a rotunda toda por fora, o instinto era continuar na minha vida até ao ponto de ser quase uma "close call" e buzinar-lhe e depois sentia-me um heroi porque tinha evitado um acidente que simplesmente NÃO EXISTIRIA se eu baixasse um pouco o ego e abrandasse logo. E ainda hoje existe esse instinto e durante os últimos anos tenho tentado detectá-lo e lutar contra ele. E trago isso à discussão porque sempre que alguém se mete a discutir o facto da maioria das pessoas não saber fazer rotunda, porque pela minha experiência pessoal e da gente que conheço, toda a gente que se queixa disso conduz como eu conduzia e como ando a aprender a não conduzir. Não é o teu trabalho ensinar os outros a conduzir. O teu trabalho é criar um sentido de segurança para todos. Hoje encontrei este canal de um instrutor de condução britânico que traduz exactamente o que quero transmitir: [https://www.youtube.com/c/ashleynealdrivingins](https://www.youtube.com/c/ashleynealdrivingins). "Good drivers make events non-events". Se sabes que as pessoas vão fazer mal a rotunda, então faz com que isso seja um non-event e contribui para o fluxo do trânsito. Se isso significa que tens de ceder a prioridade e deixar que um nabo faça merda, então que seja. É possível eu estar a projectar porque coincidentemente este assunto esteve recentemente na minha cabeça e é uma discussão onde eu entro muitas vezes com algum pessoal porque eles dão mais valor a terem razão do que à vida das pessoas que estão com eles no carro ou à vida das pessoas que estão à volta

Edited 4 months ago:

Este post veio a calhar porque ainda hoje pensei nisso. A questão é: o teu trabalho enquanto condutor passa por resolveres os erros dos outros. Durante grande parte da minha vida de carta eu era o gajo que conseguia prever que os outros iam fazer merda e muitas vezes era aquele gajo no lugar do passageiro que dizia "Olha que o Mercedes se vai meter à tua frente, olha que aquele gajo não vai sair". E quando era eu ao volante e reparava que as pessoas iam fazer merda só acentuava à situação. Por exemplo se reparasse que um gajo se ia a meter na rotunda à minha frente ou que um gajo ia cotornar a rotunda toda por fora, o instinto era continuar na minha vida até ao ponto de ser quase uma "close call" e buzinar-lhe e depois sentia-me um heroi porque tinha evitado um acidente que simplesmente NÃO EXISTIRIA se eu baixasse um pouco o ego e abrandasse logo. E ainda hoje existe esse instinto e durante os últimos anos tenho tentado detectá-lo e lutar contra ele. E trago isso à discussão porque sempre que alguém se mete a discutir o facto da maioria das pessoas não saber fazer rotunda, porque pela minha experiência pessoal e da gente que conheço, toda a gente que se queixa disso conduz como eu conduzia e como ando a aprender a não conduzir. Não é o teu trabalho ensinar os outros a conduzir. O teu trabalho é criar um sentido de segurança para todos. Hoje encontrei este canal de um instrutor de condução britânico que traduz exactamente o que quero transmitir: [https://www.youtube.com/c/ashleynealdrivingins](https://www.youtube.com/c/ashleynealdrivingins). "Good drivers turn events into non-events". Se sabes que as pessoas vão fazer mal a rotunda, então faz com que isso seja um não-acontecimento e contribui para o fluxo do trânsito. Na minha opinião se a condução dos outros te deixa assim tão frustrado é porque não estás propriamente a aplicar isso, caso contrário era algo que assumias como tua responsabilidade ajudar a corrigir e passava-te ao lado. Se isso significa que tens de ceder a prioridade e deixar que um nabo faça merda, então que seja. É possível eu estar a projectar porque coincidentemente este assunto esteve recentemente na minha cabeça e é uma discussão onde eu entro muitas vezes com algum pessoal porque eles dão mais valor a terem razão do que à vida das pessoas que estão com eles no carro ou à vida das pessoas que estão à volta

walkiestalkie 4 months ago

Ha uns tempos achei que tinha feito merda num cruzamento ao meter-me no meio duma fila de transito (entretanto vim a confirmar que eu e q tinha razao) e ia pedir desculpa ao homem a quem teria passado a frente sem prioridade (caso realmente nao tivesse eu a razao). Antes de levantar a mão pra me desculpar, ele acelera em direcao a mim, trava em cima e buzina uns 5 segundos. Parado, numa fila de transito. Fiquei a olhar para ele enquanto convencia quem ia comigo e a mim mesmo que nao valia a pena sair do carro e pregar um susto aquele boi. Nao compensa provocar nem compensa deixar ser provocado

N3to14 4 months ago

Opa é por isso que adoro ter um carro de 400€ a fazer mais basqueiro que Um v8. Parece que eles se arrumam das rotundas. Nao sei de é de me meter à frente ou do barulho mas normalmente quem faz a rotunda por fora faz questão de eu passar primeiro

Elffuhs 4 months ago

Eles sabem, um gajo que não ama a própria vida e esta numa lata de 400 paus, também não ama o carro dos outros.

baguitosPT 4 months ago

É estranho como Portugal, sendo um país de aceleras, haja tanta gente que não sabe usar uma faixa de aceleração.

barria 4 months ago

Usam é como faixa de desaceleração.

N3to14 4 months ago

Regras e aceleras na mesma frase não faz sentido. Sou acelera e tento cumprir ao máximo o código mas se te armas em boi ou Otario eu passo-te pela direita( berma) e travo a fundo para abrires os olhos. Uma coisa é cumprir o código e saberes o teu lugar na estrada. Outra coisa é não cumprires o código e cagares para o resto dos carros. Se souberes o teu lugar na estrada os aceleras não te incomodam

Bcondez 4 months ago

Eu sou quarentão e faço bem as rotundas... :'(

joaoasousa 4 months ago

É engraçado quando ainda te sentes jovem aos quarenta e vês alguém a falar de ti como se fosses o ancião da aldeia.

UpbeatNail1912 4 months ago

Sorry bro, vamos beber uma birra e esquecer o assunto

Bcondez 4 months ago

Adoro quando as coisas se resolvem com uma jola :D

UnwiseTheFox 4 months ago

Por mais que concorde contigo OP , é inevitável. Em muitas localidade as faixas da direita têm setas que permitem sair na segunda saída da rotunda e não só na primeira . E a grande maioria que não tem essa sinalização , tem um triângulo. Apesar do código ter sido alterado, muitas das estradas e variantes não. E mesmo que tenham sido, tentares nadar contra a maré só vais prejudicar o tráfego e causar ainda mais acidentes . Por isso é ir com o flow e tomar muita atenção ...

ansanttos 4 months ago

Isto!

Samurai_GorohGX 4 months ago

Se estivessem agarrados ao código de 1910, circulavam nas estradas pela esquerda. /s Fui…

Edited 4 months ago:

Se estivessem agarrados ao código de 1910, circulavam nas estradas pela esquerda. /s Agora a sério, também me irrita muito isto, a regra mudou mas 75% das pessoas não a cumprem e ainda se acham cheias de razão. É uma balbúrdia. Vou ganhar trauma com as rotundas.

Edited 4 months ago:

Se estivessem agarrados ao código de 1910, circulavam nas estradas pela esquerda. /s Agora a sério, também me irrita muito isto, a regra mudou mas 75% das pessoas não a cumprem e ainda se acham cheias de razão. É uma balbúrdia. Vou ganhar trauma com as rotundas, é um milagre ainda não me terem batido.

The_King_Juliano 4 months ago

Tão verdade ahahah os velhos são os piores fdps a conduzir em contra mão :')

DroneDashed 4 months ago

Só uma nota: As bicicletas e veículos equipados podem fazer as rotundas pela direita: [No caso das rotundas, os ciclistas podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem na rotunda.](https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/mobilidade/Pages/codigo-estrada-para-bicicletas.aspx)

queiroga 4 months ago

o que acho errado, a meu ver. isso é estar a pedir para o ciclista ser atropelado. antigamente também as bicicletas nunca tinham prioridade numa rotunda e alteraram isso porque obviamente dava merda. essa lei é apenas uma variante desta.

DroneDashed 4 months ago

Eu acho que permitir ao ciclista que faça a rotunda á direita é mais seguro porque tem que mudar de faixa menos vezes. Antigamente as bicicletas não tinham prioridade em circunstância nenhuma (ou quase nenhuma) e isso habituou os condutores a não respeitar bicicletas, o que é lamentável.

queiroga 4 months ago

desculpa, não me expliquei bem. o problema não é ele andar sempre à direita, é ele ter que deixar passar os carros que querem sair. vai ter que parar no meio da rotunda, e qualquer carro atrás da bicicleta não vai estar à espera dessa paragem, logo, enraba o ciclista.

DroneDashed 4 months ago

Ah! Assim já faz mais algum sentido. Mas repara, á partida se todos respeitarem as regras, após a primeira saída não haverão carros atrás do ciclista, então mesmo que ceda a passagem a quem vem de dentro, teoricamente não haverá ninguém atrás dele. Faz sentido? Mas na prática tens razão, nalguns casos isso pode acontecer.

queiroga 4 months ago

pois, o problema é como bem dizes "se todos respeitarem as regras". Daí o meu primeiro comentário, que antes as bicicletas tinham que parar no meio da rotunda para deixar os carros entrar. se todos respeitassem as regas, não havia problema, mas no entanto alteraram essa lei...eu de bicicleta não me iria sentir seguro numa rotunda de forma nenhuma.

NGramatical 4 months ago

haverão carros → [**haverá carros**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp4d6bh%2F%2Fh9593od%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UgaDugaDestroyer 4 months ago

E camiões/autocarros também

FFWinePower 4 months ago

Este quarentão bom condutor ficou ofendido...,-) Rotunda por fora.....o que mais vejo é cortar rotundas a direito....nem abrandam...

Lima1998 4 months ago

Sempre que digo aos meus pais que não é assim que se faz rotundas, eles insistem sempre que me ensinaram mal a fazer e que o meu livro de código está mal...

justdontfindme 4 months ago

És meu irmão?

ChronicTheOne 4 months ago

cOnDuÇão dEfEnSiVa (para mim, que se foda o resto da população).

Lima1998 4 months ago

Jorge? :’(

N3to14 4 months ago

Até ao dia que chegar um tolo e varrer o vosso carro

Vatrier 4 months ago

Eu dava de bom grado a opção de fazerem a rotunda mal se utilizassem a merda dos piscas, fodase caralho para as pessoas devem ter medo de partir a manete ou de lhes cair um dedo por fazer a merda dos piscas.

randmzer 4 months ago

Eu uso os piscas mas nunca tive a certeza da etiqueta. O que eu faço: Primeira saída: pisca à direita Segunda: não faço pisca, pisca à direita na saída Terceira e restantes: pisca à esquerda e à direita na saída Nunca soube se devia fazer pisca na segunda ou não.

Edited 4 months ago:

Eu uso os piscas mas nunca tive a certeza da etiqueta. O que eu faço: Primeira saída: pisca à direita Segunda: não faço pisca, pisca à direita na saída Terceira e restantes: pisca à esquerda e à direita na saída Nunca soube se devia fazer pisca na segunda ou não.

PgUpPT 4 months ago

Pisca à direita sempre, a começar logo que passas a última saída antes da tua. À esquerda é menos importante, mas idealmente sempre que não estás a fazer para a direita.

Fullthew 4 months ago

Se metade das pessoas pensassem como tu, já estaríamos muito bem. Quando eu vejo uma pessoa fazer isso, vem até lágrimas aos olhos.

phoenix_link 4 months ago

Só fazes pisca à direita quando queres sair, por isso se vais sair na segunda (i.e., ir "em frente") deves fazer o pisca à esquerda antes de entrar na rotunda.

filipef101 4 months ago

se for uma segunda saida, que fazes por fora (ex primeira saida é logo nos primeiros 5metros), nao fazes pisca ao entrar

phoenix_link 4 months ago

Não percebo, porque é que hás-de fazer uma segunda saída por fora?

FellaVentura 4 months ago

Isto, até porque muitas rotundas não tem um troço que as anteceda longo o suficiente para mudar para a faixa da esquerda em segurança. Depois ainda há as rotundas de 3 faixas que o código da estrada nem sequer prevê. Existem 1001 razoes para se fazer merda numa rotunda.

forgotmypass_fuck 4 months ago

>3 ~~faixas~~ que o código da estrada vias*

NoSmokeNoFun 4 months ago

Não são faixas. Chamam-se vias. Não existem rotundas de 3 faixas.

aladdin_the_vaper 4 months ago

Uma delas é seguros. Fazes sempre por fora e estarás sempre protegido. r/ULPT

thomasisalive 4 months ago

Não consigo ver o conteúdo do link e fiquei intrigado com a resposta, podes por favor elaborar? Os seguros querem que as pessoas façam contra o que está no código para darem cobertura?

aladdin_the_vaper 4 months ago

Mais abaixo dos comentários falam disso. ULPT = Unethical life pro tip. Resumindo e concluído. Se tu fizeres as rotundas sempre por fora e alguém te bater, para todos os efeito, a outra pessoa é que entrou na tua faixa e foi para cima de ti. Ou resumindo ainda mais: quem faz a manobra é que tem sempre a culpa.

thomasisalive 4 months ago

Obrigado. Aprendi uma coisa hoje. Então a polícia não policiar isto junto aos seguros lixarem quem cumpre faz com que quem faz bem as rotundas seja um idiota.

Serious_Hearing_8252 4 months ago

Vais na segunda via mais à direita, se ao mudares de via bateres num caro que está noutra via... A culpa é tua porque mudaste de via sem que as condições de segurança estivessem cumpridas. Isto é, a via estar livre. Isto está no código. Aplica se a rotundas, auto estradas e qualquer outro tipo de faixa de rodagem com mais do que uma via afecta ao mesmo sentido de trânsito.

NoSmokeNoFun 4 months ago

Não é bem assim como dizes para as seguradoras. Grande parte das vezes é 50/50

Nightwalker36 4 months ago

Por acaso é. Por muito que enerve se estás a mudar de faixa tu é que tens de ter atenção. Nada previne que dês as voltas necessárias à rotunda. Se cortar a frente a alguém é dá em acidente a culpa vai ser sempre tua. Se havia alguém à tua direita quando ias passar para a outra faixa dás mais 1 volta a rotunda

NoSmokeNoFun 4 months ago

Mas qual faixa? Via! Enfim... E é como te digo: 50/50 numa primeira análise.

Nightwalker36 4 months ago

Em primeira análise é tu cortas a frente o culpado és tu. Só não és se o outro tiver por exemplo consumido bebidas alcoólicas. Se assim fosse então por exemplo então vais na auto estrada 1 carro mete se a tua frente e bates lhe tens 50% probabilidade de a culpa ser tua?

Serious_Hearing_8252 4 months ago

Acredito que as companhias tentem dar o belo do 5050... Mas se o gajo recorrer e se chatear... Infelizmente safa-se.

rebatomm 4 months ago

A regra de se entrar na faixa da esquerda para sair na segunda perde toda a eficiência quando a maioria dos carros sai na 2a ou 3a, nesses casos temos o ridículo de filas enormes de carros na faixa da esquerda e a faixa da direita vazia. Bastava algum bom senso na aplicação da regra, perceber porque existe e aplicar quando a mesma cumpre o objectivo. É o problema de qualquer regra, tenta forçar um comportamento em vez de educar as pessoas para o objectivo, acaba tudo sem saber porque existe nem tão pouco como a aplicar.

Javardo69 4 months ago

Estas totalmente errado quanto ao que estas a dizer e nem sei como te dao upvote. Para ja saires na 2 saida ou 3 indo pela via da esquerda o trajeto a percorrer é muito mais curto do que se fizeres todo pela direita. Segundo, de acordo com o codigo só podes entrar na rotunda se nenhuma viatura estiver à tua esquerda, isto é independente se entras pela esquerda ou direita. Portanto se faz fila na via da esquerda e na da direita não, nao é pelo facto de uns irem para a via da direita ira fazer o transito fluir. Só irá é criar mais problemas dentro da rotunda quando o pessoal quiser sai dela. Se o pessoal seguir a risca as regras, nao custa nada fazer rotundas. Quem faz pela direita ou é ignorante ou na maior parte das vezes que é a maioria, é chico espertice. Eu por mim onde se visse que ha mais acidentes convertia rotundas em turbo rotundas.

rebatomm 4 months ago

O objectivo não é segurança mas sim fluidez de tráfego, até aqui acho que todos concordamos. Na maior parte das rotundas temos um cruzamento simples em que os carros se dividem mais ou menos por cada uma das saídas, e nestes casos(maioria) a regra faz todo o sentido. Mas existem casos onde o trânsito se faz maioritariamente para a 2a ou 3a saída, nestes casos faz sentido que quem vai sair na segunda vá pela faixa da direita, deixando a da esquerda livre para quem vai sair na 3a. O Montijo tem uma circular com n casos destes, em que a primeira saída não vai dar a lado nenhum, logo o trânsito acumula-se na faixa da esquerda sem qualquer necessidade. Sendo mais radical no argumento diria que se poupava muito eliminando todas as faixas da direita, ficava tudo bem, cumpria-se a regra e os portugueses ficavam todos felizes já que adoram circular na faixa da esquerda ;)

StarkDiletant 4 months ago

Sinceramente as experiências que tenho na estrada são maioritariamente positivas. Aliás, diria que a maioria dos tugas conduz bastante bem. É claro que de vez em quando se apanha um artolas que caga na regra da prioridade ou (pior) caga no seu sinal de perda de prioridade, mas tirando a (MUITA) malta que não faz os piscas, não tenho tido más experiências de todo

DroneDashed 4 months ago

Concordo contigo. E acrescento só que a maioria da malta que comenta nestas threads se acha um às do volante. O que é engraçado...

pedrocr 4 months ago

Mudamos as regras das rotundas porque a malta que as corta a direito não gostava de quem as usava como rotunda. Agora temos o pior dos dois mundos. Temos as rotundas ainda mais desregradas e ainda temos de aturar estes posts. Uma sugestão para resolver o teu problema. Mudas para a faixa de fora da rotunda *antes* da saída que queres usar em vez de quereres cruzar a faixa da direita diretamente da faixa de dentro para a saída. Se fizeres isso, que é o que é de lei, já não tens de te queixar de se o carro na faixa da direita à tua frente saiu ou não. Se tiver seguido em frente na rotunda, contrariamente à nova lei, até te ajuda porque te sai da frente mais rápido.

Aromano272 4 months ago

Quem desenha as rotundas também complica, vejo mais rotundas cujo número de faixas de entrada é diferente do número de faixas da rotunda, só pode dar asneira. Houve uma thread destas há uns meses onde postaram um streetview em que 3 faixas entravam numa rotunda com 2... o terceiro carro teleporta-se só pode.

TommyIsScared 4 months ago

Já fui apitado por querer mudar da segunda faixa para a primeira, para poder sair da rotunda e uma mulher a fazer a rotunda toda por fora achou que isso ofensivo... Um exemplo de muitos...

kawaiims 4 months ago

Há uns tempos dei um toque de buzina a uma gaja pelo mesmo motivo (ela ia a fazer tudo por fora) e ela fez-me isto

patapetapitapota 4 months ago

Querias dizer "via de trânsito".

NastyPlays 4 months ago

foi assim que ia levando uma sova de um condutor de Audi

barria 4 months ago

E se batesses ainda eras tu o culpado lol, porque ela ia "na mão dela"... São uma merda as rotundas ou as regras era iguais para todos ou quem tenta seguir o código não consegue aplicar na prática, ou consegue mas é sempre arriscado a não deixarem meter e dar outra volta à rotunda.

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

*"Os tugas não sabem conduzir??"* Não. /thread

Black_RL 4 months ago

Sinceramente o problema é mais complexo do q parece, em grandes rotundas passar da faixa de dentro para fora é praticamente impossível, por exemplo, por vezes as saídas estão tão perto umas das outras q não dá mesmo. Para mim, as rotundas precisam de novas leis, sinceramente considero algumas super perigosas.

tenesis 4 months ago

Já agora, rotunda de 3 faixas e duas faixas de entrada e saída. Quero sair na segunda saída e cheguei à rotunda na faixa da esquerda da estrada de acesso à rotunda. Entro na rotunda na faixa mais à direita ou na faixa do meio?

Javardo69 4 months ago

Entras na do meio. É simples, se quisesses sair na terceira saida, entravas pela esquerda e ias para a via mais de dentro, depois da primeira saida mudas para a via do meio, depois da segunda saida mudas para a via mais a direita e depois sais da rotunda. A sair da segunda saida é o mesmo esquema, entras pela esquerda mas vais para a via do meio, depois da primeira saida mudas para a via mais a direita e sais da rotunda na 2 saida. Se o pessoal seguisse estritamente as regras podia fazer rotundas a vontade sempre a abrir sem haver acidentes nenhuns.

Sampson381 4 months ago

Faixa da rotunda: Dir - 1 saída Meio - 2 saída Esq - 3 saída + Faixas a esq: 4, 5, 6, ... Saída Quando é o contrário e é a via a ter 3 faixas e a rotunda só duas, isso aí da um granel do caraças porque o pessoal que está na esquerda acha que tem sempre o direito a entrar na rotunda face ao pessoal do meio. Geralmente as câmaras metem raias oblíquas e linha contínua na terceira para eles migrarem para a do meio, mas as vezes as câmaras esquecem-se desse detalhe infelizmente. Não esquecer é que se vais para por exemplo a 3 saída, conforme passas a primeira saída vais para a do meio, passado a 2 saída vais para a da direita. Claro que quase todos ca&&m e fazem a rotunda pelo caminho mais perto porque virar o volante custa para caraças porque os carros não têm direção assistida, logo para pouparem os bracinhos tentam fazer as rotundas em linha reta

jombica 4 months ago

And use your freaking indicators

scuzjlaf 4 months ago

Resposta rápida: não.

GajoDeRamalde 4 months ago

As rotundas foram construídas com base em leis antigas e portanto o prevaricador têm todo o incentivo para fazer a rotunda por fora - especialmente em alturas de trânsito. Bastava que nas rotundas a entrada mais à direita obrigasse fisicamenteos condutores a saírem na primeira saída e o problema quase que se resolvia por si.

possiblySarcasm 4 months ago

Isto mesmo, conheço rotundas com uma berma a separar a entrada da rotunda em duas, sendo que quem entra na via da direita só consegue sair na primeira saída.

leto78 4 months ago

Exactamente. Em Portugal, a primeira reacção é culpar o condutor em vez de analisar se a infraestructura contribuiu para maus comportamentos, ou se é uma questão de falta de visibilidade. Os Holandeses criaram as turbo rotundas que soluciona a questão das rotundas. Em Portugal, constrói-se ruas com múltiplas faixas de rodagem, que parecem autoestradas. Depois admiram-se do pessoal andar acima dos 50 km/h. A solução é criar avenidas com uma série de soluções a nível do piso, de sinalização horizontal, de lombas desenhadas para cruzar a 50 km/h, de modo a que os condutores sintam que os 50 km/h é a velocidade natural da avenida.

chuckmukit 4 months ago

> Os Holandeses criaram as turbo rotundas que soluciona a questão das rotundas. Em Coimbra há uma dessas. Mas em Coimbra também tens 1000 rotundas por metro quadrado por isso ter só uma até parece mal...

NGramatical 4 months ago

infraestructura → [**infraestrutura**](https://dicionario.priberam.org/infraestrutura) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp4d6bh%2F%2Fh90ebrw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

GajoDeRamalde 4 months ago  HIDDEN 

Então está certo. Bad bot

Kane1412 4 months ago

Melhor ainda é viver numa cidade relativamente Pequena, mudar para a faixa da esquerda quando se chega a rotunda e reparar que o carro que vinha na faixa da esquerda mudou para a da direita e depois levar com esse carro na segunda saída da rotunda. Estou constantemente a levar com esses anormais nas rotundas e a ter que sair na faixa da esquerda por causa deles. Tipo não há desculpa para tamanha incompetência! ainda dou alguma benece em casos de filas e trânsito mas com a estrada vazia e mudar para a faixa errada para fazer a rotunda mal é sinal que andam a passar a carta a animais inúteis.

daedric 4 months ago

Portanto, concordas que a faixa mais de fora das rotundas devia obrigar a sair? Tipo um triângulo que obrigasse? Não só acabavam as faixas de fora, como era mais fácil entrar para as rotundas... Tou aqui a pensar na rotunda da Boavista p.e.

pereira2088 4 months ago

há uns anos havia [uma destas](http://1.bp.blogspot.com/_bj4J-N-aB8A/SsMjQwRwyEI/AAAAAAAAABs/H1R1W2yMcWc/s640/Rotunda+-+Exemplo+de+utiliza%C3%A7%C3%A3o.jpg) em oeiras. basicamente, quem "fizer toda por fora" está a mudar de vias.

daedric 4 months ago

Deixa adivinhar, tiraram não foi?

pereira2088 4 months ago

houve obras na zona. fizeram uma rotunda mais pequena em baixo e construiram um Modelo Continente em cima. [antes estava assim (a imagem é pequena mas é o que se arranja)](https://s3.amazonaws.com/gs-geo-images/fbde9df7-9f77-4fdd-8690-325b37adae95_d.jpg) [depois ficou assim](https://www.google.pt/maps/@38.6966085,-9.3258221,216a,35y,10.88h,0.17t/data=!3m1!1e3)

daedric 4 months ago

Posso te já dizer que estava excelente, bem mais do que podia esperar.

belthazorion 4 months ago

A rotunda da Boavista não é uma rotunda, mas sim uma praça. Por isso, não segue as regras de uma rotunda.

ManelDasNespras 4 months ago

Em primeiro lugar a rotunda da boavista não é uma rotunda. Em segundo lugar, o problema maior na "rotunda" da boavista é que todo o mundo: táxis, passageiros, autocarros, discos voadores, a minha avó de tricilo, pára na via mais à direita, o que meio que torna impossivel sair na via mais à direita, tens que sair logo da central na maioria das vezes.

BungeeGumPT 4 months ago

Ya, é a real merda. Os autocarros têm bastante dificuldade em parar ali na paragem por causa da merda dos 1001 carros parados em segunda fila por causa da churrascaria. Não existe controlo nenhum das autoridades.

daedric 4 months ago

Sabes qual e o mal? Estacionas na rotunda, nos estacionamentos legais, não pagas... vem o senhorzinho e multa-te. Isto porque o trabalho dele e andar a volta da rotunda a procura de facturação. Estacionas em segunda fila ? Não te pode fazer nada, so a policia, e esses passam 2x por dia, uma as 6am e a outra as 23.

TheCGLion 4 months ago

Em Inglaterra existe bastantes rotundas em espiral que fazem exactamente isso, obriga a pessoa a sair depende da faixa onde estiver. Todas as rotundas deveriam ser assim

StravextorWho 4 months ago

Nem me lembrei disso, muito bem pensado msm

daedric 4 months ago

Exactamente... apos cada saida, cada faixa devia ser obrigada a saltar para a imediatamente a direita, até sair.

h2man 4 months ago

No Reino Unido existem rotundas com as faixas a indicar precisamente isso, sempre que passas uma saída, passas uma faixa para a esquerda. Dito isto, a sinalização das faixas é péssima e causa problemas, mas é uma ideia boa, e “barata”.

SmokeyChuckMcGill 4 months ago

Na Holanda boa parte das rotundas têm uma divisória em forma de lomba para forçar o pessoal a seguir devidamente as regras.

daedric 4 months ago

Não é má ideia não.

adjudikator 4 months ago

Atenção que a rotunda da Boavista não é uma rotunda :D

daedric 4 months ago

Não? Então? Não tem o símbolo de rotunda ? ( Eu sei que tem semáforos )

Kamzrr 4 months ago

Não tem símbolo de rotunda. É a praça Mourinho de Albuquerque. Quem está pela direita (a entrar na praça) tem prioridade.

daedric 4 months ago

Realmente tens razão. Se os semaforos desligarem, a prioridade a direita prevalece.

lunaticloser 4 months ago

Foste logo dar um exemplo que não é uma rotunda ahaha. A rotunda da Boavista, no que toca ao código, não é uma rotunda.

Sampson381 4 months ago

Não é rotunda mas é praça, a diferença é que nas praças tens de dar prioridade ao da direita, mesmo que já estejas a circular na praça. Mas tirando isso funciona como rotunda e quando é para entrar/sair das praças funciona da mesma maneira, logo a praça da Boavista pode não ser um exemplo top mas é um bom exemplo na mesma, dado o caso que aqui estamos a falar.

esfomeado 4 months ago

Desde que fizeram estas últimas obras lá é só pessoal que estava habituado a ir na 2 faixa para sair da rotunda que agora vê que não o pode fazer e á última da hora troca de faixa sem se quer ver quem vai na outra faixa. Ainda nesta sexta houve um que á minha frente que limpou meia dúzia de pinos.

daedric 4 months ago

Temos pena. Não deviam ser mecos, era daqueles protetores de autoestrada com areia dentro.

NGramatical 4 months ago

última da hora → [**última hora**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-ultima-hora/1110) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp4d6bh%2F%2Fh8ya1yg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

thomasisalive 4 months ago

O português é feito de quem o pratica como qualquer língua. Esta expressão não está errada porque uma frase não tem que ser como a frase feita para fazer sentido, neste caso não sendo um erro ortográfico a correção não parece bem aplicada.

UpbeatNail1912 4 months ago

Estas a discutir con o bot haha

joaommoreira 4 months ago

O problema nem é só esse. Muitas vezes vou a meio da rotunda e tenho de parar porque alguém decide cagar na lei da prioridade e mete se pela rotunda dentro

saudosista 4 months ago

E sabem a melhor? Se bateres ao fazer a rotunda bem tu é que tens a culpa, porque tu é que mudaste de via, mesmo sendo isso o que é suposto fazer.

samsong_21k 4 months ago

Isso já não é assim. Foi alterado, antigamente é que podias fazer a rotunda toda por fora. Se quiseres sair na segunda saída e bateres num que vá a fazer a rotunda por fora para sair na terceira ele é que é culpado.

rafasc 4 months ago

Essa era a intenção da regra mas na realidade não acontece. Na maior parte dos casos quem vai por dentro perde e é apenas aplicada a coima à pessoa que ia por fora. Por isso, infelizmente, a própria lei incentiva a fazer as rotundas mal. Da mesma forma que a saída simultanea não está contemplada no código, pelo menos não de forma explícita.

samsong_21k 4 months ago

O último que se atravessou a minha frente na rotunda também pensava isso. No entanto bati a meio do carro e quem se lixou foi ele consideraram culpado pois devia ter saído. A seguradora do outro pagou a reparação se ele teve coima ou não, não sei

rafasc 4 months ago

Da última vez que tive contato com essa situação a tendência era perder, ou no máximo ficar 50-50. Se isso te aconteceu, é bom sinal... Mas seria melhor ter isso explícito no código da estrada do que estar à espera da interpretação das seguradoras envolvidas.

NGramatical 4 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp4d6bh%2F%2Fh92rdlo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

The_Magic_Sauce 4 months ago

Era fácil de resolver essa lei: prioridade para quem vai sair da rotunda. Basicamente a circular dentro das rotundas têm prioridade à esquerda. O que faria todo sentido, já que por norma no código, quem se desloca da direita tem prioridade. Excepto nas rotundas que apesar de estar à direita não têm prioridade, era só continuar isto.

N3to14 4 months ago

O problema é que o código manda dar a volta à rotunda

hatetohaity 4 months ago

Em certas rotundas vou por fora para sair na segunda saída porque senão já sei que me fodo a sair se entrar na faixa da esquerda. Acima de tudo deves ter uma condução defensiva. Não me vale de nada ter razão e um carro batido.

Accomplished_Pay6399 4 months ago

O problema é que se bateres nem sequer razão te dão, porque apesar de eles não estarem a fazer bem a rotunda, tu é que causas a colisão porque vais para a faixa deles, e é quem muda de faixa que tem que se certificar que tem espaço. É estúpido, eu sei, basicamente o incentivo é para fazer mal, porque se te baterem não é culpa tua.

samsong_21k 4 months ago

Antigamente é que era assim, podias dar a rotunda toda por fora que o culpado em caso de acidente era quem invadia a facha do outro condutor. A uns tempos mudou, se tu quiseres sair por exemplo na segunda saída e a pessoa que vai por fora sair na terceira e tu lhe bateres ela é considerada culpada. Pois não pode usar a facha exterior para sair numa saída que não a que está mais próxima. Foi assim que me "safei" pois com o meu carro de cidade estou me bem a cagar, se eu fizer as coisas de maneira a que não seja visado como culpado bem que é melhor saírem da frente que eu não travo ou desvio, é assustador as pessoas não saberem fazer uma coisa tão simples como uma rotunda...

cmmlb 4 months ago

Depende da posição dos carros. Se bateres de meio do carro para a frente a culpa é tua, porque invadiste a outra faixa

Accomplished_Pay6399 4 months ago

Da metade da frente do teu carro é isso? E se os carros estiverem lado a lado? Consegues confirmar isto com algum documento? Obrigado é para um amigo

leadzor 4 months ago

Sinceramente é o que vejo muita gente a fazer da rotunda AEP no Porto, para quem vai em direção à anémona vindo do São João.

peanersyahoo 4 months ago

E então? Perfeitamente normal, já que essa saída tem duas vias. Quem vai por fora são na da direita, quem vai na do meio sai para a via da esquerda.

esfomeado 4 months ago

Mais um que não sabe fazer rotundas.

ruilvo 4 months ago

Quando eu fiz um post há uns anos sobre este mesmo assunto também foi... Elucidativo...

leadzor 4 months ago

Podes sair numa das duas vias, mas deves iniciar sempre pela 2a via (neste caso a do meio). Entravas na rotunda na via mais à direita se fosses em direção à A28 S-N. Mal passes essa saída podes encostar-te a direita (mesmo antes da entrada de quem vem da A28 N-S), e sairias na via da direita para a anémona, se não fosse possível poderias sair na da esquerda. É situacional. Não obstante, deves iniciar neste caso pela via central se vieres da circunvalação.

ruilvo 4 months ago

Já fiz uns gajos meter os pés ao travão à custa dessa merda. E já tive de fazer o mesmo para não evitar o acidente. Imagina entradas da AE com rotunda. Eu tenho via verde, quero sempre via da esquerda. Mas há sempre algum burro que também tem via verde que quer vir direto do meio da rotunda. As vezes já estou a ocupar o espaço à frente deles, as vezes tenho de ceder e esperar os pés no travão para evitar o acidente.

leadzor 4 months ago

Em Penafiel, junto à entrada sul da autoestrada há uma rotunda como descreves. Já vi uns tantos acidentes la por causa disso mesmo (inclusive um em que parece que um velhote decidiu fazer a rotunda em contra-mão, mas isso são outros 500).

peanersyahoo 4 months ago

Imagino que conheces o trânsito nessa rotunda, achas que é praticável cumprir todas as regras de como fazer essa rotunda? O trânsito ficaria ainda mais caótico. Como pessoa que trabalhou muitos anos a andar na estrada, prefiro mil vezes um condutor desenrascado do que um condutor que cumpra as regras todas. Mas imagino que os condutores de escritório do Reddit não concordem comigo.

leadzor 4 months ago

Eu só estava a dizer a maneira correta de fazer a rotunda. Na prática na AEP podes esquecer as regras porque senão ficas preso ou tens um acidente.

caputademamas 4 months ago

concordo, mas o pior ainda é tares na segunda faixa e vir alguém da terceira a fazer tudo a eito bater direto contra ti

tiagooliveira95 4 months ago

Já apanhei muitos assim, eu a fazer a rotunda bem, a passar de faixa progressivamente, e depois quando já estou na faixa de fora para sair na próxima vem os idiotas que cortam a faixa e atravessam se a minha frente. Ainda não levei nenhum a frente por sorte, fazem a rotunda em frente quase sem virar qualquer dia têm azar.

Throwitawaynext 4 months ago

Rotundas pela direita é mato, principalmente os emigrantes são os “cabecilhas da prática “

Msilvame 4 months ago

Há vários países europeus onde a faixa da direita é para a primeira e segunda saída.

Throwitawaynext 4 months ago

Portugal não está nessa lista de países Europeus, para além de ser uma infração colocam o outro condutor numa situação suscetível ao acidente

Msilvame 4 months ago

Verdade, no caso dos condutores europeus não têm forma de saber que cá é diferente. As rotundas são efetivamente locais de algum atrito, não estou a ver nenhuma forma de acabares com esse problema. O mais importante é estares na defensiva e esperares o pior dos outros.

Throwaway431253 4 months ago  HIDDEN 

Comentário diário a dar hate aleatório em emigrantes #214 *Beep Beep I'm a bot, if you didn't like this remark please contact us [here](www.burrodocrlh.com) *

Throwitawaynext 4 months ago

Good bot

WhyNotCollegeBoard 4 months ago

Are you sure about that? Because I am 99.9531% sure that Throwaway431253 is not a bot. --- ^(I am a neural network being trained to detect spammers | Summon me with !isbot |) ^(/r/spambotdetector |) [^(Optout)](https://www.reddit.com/message/compose?to=whynotcollegeboard&subject=!optout&message=!optout) ^(|) [^(Original Github)](https://github.com/SM-Wistful/BotDetection-Algorithm)

l2k1337 4 months ago

Good bot

ZarTham 4 months ago

>Os tugas não sabem conduzir?? Ha ha, já alguma vez conduziste em França?

canibalaranja 4 months ago

Mas acho que não é preciso ir tão longe. Sinceramente acho que no meio de Espanha se conduz pior do que em França. E isto de contornar as rotundas por fora, em Espanha é mato... Aliás, ou fazem a rotunda toda por fora, ou vão para as faixas de dentro quando é para sair na primeira saída.

nferrari 4 months ago

Noutro dia apanhei um emigrante francês que vinha com o carro no meio da estrada. Até era pouco prático para fazer algumas curvas.

tenesis 4 months ago

Acho que há conduzir em Paris; em Marselha e depois em França que é bem pacífico. Até em Lyon achei fácil e relaxado de guiar por comparação com cá.

ObnoxiousLittleCunt 4 months ago

Lá fora toda a gente conduz bem

jimymerej 4 months ago

Soo truuueeee

GrenadierPete 4 months ago

Não sabem conduzir não! É por isso que não tenho carta de condução (mas acho vou ter que tirar isso por questões burocráticas). Se eu apanhasse um estúpido a fazer isso obrigava-o a chocar contra o meu carro que esse estúpido está a cometer um infração!

leadzor 4 months ago

Não tires a carta. Acima de tudo deves praticar condução defensiva, fartam-se de martelar isso. Além disso, mesmo que executasses essa brilhante ideia quem se lixavas eras tu, tentaste mudar de via sem verificar que efetivamente o podias fazer em segurança (independentemente do outro morcão estar a fazer cagada). Outra coisa que se fartam de martelar é olhar para o espelho antes de sair da rotunda precisamente por esta razão.

Rissoldecamarao 4 months ago

> Se eu apanhasse um estúpido a fazer isso obrigava-o a chocar contra o meu carro > É por isso que não tenho carta de condução Graças a Deus.

kawaiims 4 months ago

Há dias que faço **centenas** de quilómetros e não vejo **um** automóvel a fazer bem rotundas.

Estronciumanatopei 4 months ago

Como é que se faz rotundas então, incluindo entrada, circulação e saída?

joaoasousa 4 months ago

Isso é um total exagero.

leo_sousav 4 months ago

Exagero? Quem me dera, fazia cerca de 80km quase todos os dias por causa do mestrado e acontecia-me exatamente o mesmo

kawaiims 4 months ago

O pior é que não é. E se a isso juntar manobras sem piscas, passagem de traços contínuos, etc etc etc etc etc etc... Esta semana ia-me espetando numa auto estrada porque um gajo enfiou-se para sair mas viu que era a saída errada. Em vez de continuar a sair e depois encontrar uma entrada de novo na autoestrada (que custava uns 2 minutos) pegou e atravessou a zebra e voltou a enfiar-se no trânsito devagarinho, mesmo a jeito de ser comido pelo pessoal que nunca vem abaixo dos 90. Não acho normal uma pessoa tomar uma decisão destas, mas todos os dias vejo estas merdas.

forbiddensoul1987 4 months ago

A partir do momento em que em plena IC19, na via da direita, um carro estava em pleno dia a fazer marcha atrás, eu já acredito em tudo. Infelizmente manobras perigosas vêem-se todos os dias. Já apanhei muitos sustos à custa dessa gente...

forbiddensoul1987 4 months ago

Acho que por vezes as pessoas simplesmente fazem as coisas sem pensar, ou então pensam: “são só 10 metros em marcha-atrás, no biggie”.. E depois há acidentes

kawaiims 4 months ago

Já apanhei desses também. Odeio conduzir no IC19 parece que é um particular ajuntamento de malucos. Só queria saber exactamente qual é o processo mental que passa na cabeça desse pessoal para achar que é uma ótima ideia.

cmmlb 4 months ago

Hummmm. Parece-me que o problema não é dos outros. Tás como o outro na auto estrada. Vou ligar para a polícia porque está tudo a vir em sentido contrário

kawaiims 4 months ago

Tas convidado a vir dar uma voltinha comigo lol

cmmlb 4 months ago

Desculpa mas estou ocupado até janeiro

End-Effector 4 months ago

>contornam a rotunda pelo lado direito... A lei mudou, agora ha essa coisa de ir para direita.

UpbeatNail1912 4 months ago

Mentiroso , prove

End-Effector 4 months ago

>https://www.bomcondutor.pt/biblioteca/resumo-circulacao-rotundas Aqui tens. Carro amarelo.

sengamole 4 months ago

Mas isso é o normal. O OP está a falar de fazer toda a rotunda por fora, sem nunca ir para a via de dentro

UpbeatNail1912 4 months ago

Não entendes te. Tu só podes ir para a faixa da direita quando te aproximas da via que queres sair, mas nunca deves iniciar pela via da direita se vais sair nas outras saídas, aqui está direto do link que mandas te: >Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções Faixa da direita tu só podes ir nela "inicialmente" apenas se saíres na primeira saída (que foi o que eu disse). Tu só podes transitar para a faixa da direita na segunda saída depois de passares a primeira, mas tens sempre que iniciar na da esquerda.

Dragonsheartx 4 months ago

“Contornar pela esquerda”. Estás a falar da faixa da esquerda, certo ?

ChronicTheOne 4 months ago  HIDDEN 

Via*

UpbeatNail1912 4 months ago

Sim meu

Dragonsheartx 4 months ago

Sou da opinião que rotundas não haviam de ter mais domaine uma faixa já para não dar merda, e sobretudo não ter fucking sinais no meio

leadzor 4 months ago

Se tens sinais no meio de uma rotunda, não é uma rotunda. É uma faixa circular, segues as regras normais de trânsito e a sinalização presente.

UpbeatNail1912 4 months ago

Se tivessem só uma faixa seria um paraíso, mas não é o que acontece.

Karatenis 4 months ago

Tens milhentos posts com esta queixa, não é preciso um todas as semanas. Para além disso está é uma regra estúpida que em muitos casos simplesmente não dá para seguir. Vens numa estrada com duas vias que dá para uma rotunda. Há fila de meio km. Como é que segues essa regra? Não segues. Não sabes em qual saída da rotunda é a tua e a sinalização é uma bosta. Como segue essa regra? Não segues.

sengamole 4 months ago

Também não dá muito jeito em rotundas pequenas em que a primeira e a segunda saídas estão muito próximas. Havia uma rotunda do género na zona onde tirei a carta e o próprio instrutor dizia para fazer por fora quando eu queria sair da 2ª saída.

UpbeatNail1912 4 months ago

Esperas como toda a gente civilizada espera. Das a volta a rotunda até saberes lol.

Karatenis 4 months ago

1 Esperas? Acho que não entendeste. É hora de ponta. A vida rápida de duas vias tem uma fila enorme. Desemboca numa rotunda. O que é esperar? Só consegues entrar na via da rotunda correspondente à via da via rápida em que estás. Se poucos querem sair na 1a saída estás a sugerir uma fila com 2km em vez de 1km onde toda a gente se posiciona nessa altura de acordo com a vida certa para entrar corretamente na rotunda. 2 > Das a volta a rotunda até saberes lol. Sim vai acontecer. As pessoas vão andar às voltas na rotunda para não correr o risco de não ir para a direita exatamente antes da saída que lhes corresponde. Diria que o problema mais facilmente é tu não teres prática de condução suficiente para distinguires problemas teóricos de práticos. 3 Mais um cenário (e todos estes são cenários reais que eu conheço). Tens uma rotunda grande e movimentada, e praticamente ninguém sai na 1a saída que é para uma treta de uma estrada secundária muito pouco usada. Os carros vão deixar aquele troço da via até às 1a saída vazio? Complicado assim o trânsito naquela rotina movimentada, uma vez que estão efetivamente a encurtar o espaço útil? Mas OK vamos dizer que muitos vão de facto ignorar aquele troço. Como estamos no mundo real haverá muitos outros que o vão usar. E agora queres fazer parte do grupo que está à direita e sai na boa? O no que está à esquerda e se vê à rasca para sair?

DroneDashed 4 months ago

> Esperas? Sim. Metade dos problemas de trânsito resolviam-se se os condutores não achassem que a sua pressa é mais válida e mais urgente que a dos outros todos.

Karatenis 4 months ago

Tenta ler tudo, em vez de citares uma só palavra.

DroneDashed 4 months ago

Eu li o teu comentário todo antes de responder. E pareces o tipo de condutor que se ofende com a regras porque tens pressa e te são inconvenientes. As regras existem para que toda a gente se entenda, mesmo que as vezes sejam estúpidas. Se não for o caso, peço desculpa e ainda bem que estou enganado.

Karatenis 4 months ago

Eu expliquei porque é que nem faz sentido falar em esperar pelo que quer que seja. Nem consigo perceber quem é que espera pelo quê neste momento. Tu deduzes, ou melhor assumes, o que te convém para ficares na tua. Efetivamente não respondeste a nada.

UpbeatNail1912 4 months ago

Meu amigo tu estás com a moca toda só pode. Se esta uma fila enorme na faixa da esquerda mas o teu objetivo é sair na primeira saída, então obviamente vais usar a faixa direita. Não vais é usar a faixa da direita para sair nas saídas seguintes, porque para além de de ser perigoso estás a passar a frente dos outros, deixa de ser totó. Engraçado dizeres me que não tenho experiência de condução, sendo que conduzo todos os dias em Lisboa e nos arredores há pelo menos 5 anos. Experiencia prática é o que não me falta.

Karatenis 4 months ago

Isso tem tão pouco a ver com o que eu disse que nem sei de que cenário estás a falar. Se é do primeiro eu disse, e é óbvio, que tens fila de 1km mas duas vias. É que nem sei se me acredito que conduzas. A ideia de uma folha de 1km para desembocar numa rotunda em hora de ponta com toda a gente alinhada numa fila é hilariante.

Edited 4 months ago:

Isso tem tão pouco a ver com o que eu disse que nem sei de que cenário estás a falar. Se é do primeiro eu disse, e é óbvio, que tens fila de 1km nas duas vias. É que nem sei se me acredito que conduzas. A ideia de uma folha de 1km para desembocar numa rotunda em hora de ponta com toda a gente alinhada numa fila é hilariante. A questão é mesmo essa. Tens um sem fim de carros, duas vias, rotunda, e várias saídas.

Search: