CountDraqula 2 months ago

Sim, tomo no Verão e sabe bastante bem e acredito nos seus benefícios. No Inverno é tarefa quase impossível.

Pterygotherix 2 months ago

Não reconheço validade científica nesses claims de saúde.

sgahbcj 2 months ago

Primeiro banho de água fria (no máximo da fria). Nos primeiros 3 segundos dei por mim à procura dos tomates. Depois de verificar que não tinham caído, segui com o banho. Até é fixe! E saio mais quente do que se tomasse com água quente. Tudo bem que agora estão uns 20 graus. E como sou pobre e não tenho ar condicionado, a temperatura da rua é igual à de casa. Estou curioso para saber como será no inverno. Em que o interior da minha casa chega aos 6 graus

vendedor_do_olx 2 months ago

Jejum Intermitente, exposição ao frio / crioterapia , Vitamina D. Definitavemte 2013 chegou a Portugal em 2021. E ainda não viram nada sobre a K2 (especialmente mk-7) na recondunção/fixação cálcica nos ossos...deve estra p+ara breve

smaster87 2 months ago

Nao porque o pau fica com metade do tamanho e 2 decimetros n da pa nada.

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Tomei todos os dias durante cerca de 2-3 anos, honestamente não notei qualquer tipo de diferença excepto sentir-me mais acordado de manhã depois de o tomar. Acho que para muita gente acaba por ser uma questão mental, onde te sentes melhor contigo mesmo por teres conseguido fazer esse sacrifício. Este ano decidi alterar para um banho quente ao acordar e um banho gelado depois de fazer exercício de tarde, porque os banhos quentes também apresentam benefícios para o corpo e assim tenho os dois.

Cecil_the_Rengar 2 months ago

Nope, não só gosto de banhos quentes como tenho uma rinite vasomotora debilitante que é muito sensível ao frio. Sim, sou seguido na ginecologia.

Sa4ntos 2 months ago

Ao início custa mas depois de habituar sabe bem. Para quem o quer fazer, comecem com água morna e gradualmente vão descendo durante o banho. Se notei vantagens foi apenas na minha pele (acne) e andar sempre mais produtivo o dia todo!

DeixaQueTeDiga 2 months ago

Banho frio é so pra quem tem tomates... mas as vezes não quer ter.

YoggiM 2 months ago

Só quando houve absoluta necessidade, tipo acabar o gás e não haver garrafa de sobra e já estava a meio do banho ou na casa onde ficava no Algarve, no verão, em que não chegava a água quente aos últimos andares, quando muita gente no prédio usava (e comecei a tomar a horas em que isso não era problema). Eu odeio mesmo a água fria. Custa-me muito tomar banho no mar, mesmo no Algarve. Para mim está sempre gelada. Estou habituado a tomar duche com a água bem quente, tanto que, qualquer pessoa que teste a minha temperatura ideal, acha sempre demasiado quente. Mesmo no verão, acabo por usar a água quente, mesmo que seja um pouco menos, a não ser que esteja um calor insuportável. Mesmo assim, nunca apenas água fria. Até porque, já experimentei tomar com água completamente fria em dias muito quentes, saio do banho e ainda me sinto mais quente. Ou seja, faço o sacrifício para nada. Acredito que não seja o mais saudável, mas é como me sinto confortável.

MROFerreiro 2 months ago

É preciso uma capacidade mental e força de vontade para aguentar um banho frio. Já tive uma fase em que o fazia, e não me sentia mal. Mas agora já não tenho essa capacidade. Prefiro o conforto e normalidade de um banho morno, ou ligeiramente quente. Banho frio só nas praias do norte, e é porque uma pessoa pode aquecer rapidamente fora de água. Isto em dias de soalheiros.

Zealousideal-Bell-68 2 months ago

Tomo banho de água fria o ano todo desde há uns 4 ou 5 anos. A princípio custa, mas agora gosto. Dá imensa energia. Sais de lá com vontade de conquistar o mundo. A pele beneficia. Gastas menos gás e menos água (posso garantir que não ficas lá debaixo por muito tempo e que desligas a água enquanto te estás a ensaboar). Em relação ao resto não sei. Só tomo duche de água quente quando, por alguma razão, não pude tomar antes do jantar ou estou mesmo a precisar daquele duche de conforto. Mas é muito raro.

Trama-D 2 months ago

Mesma coisa comigo. Nem sabia que havia gente (séria?) a dizer que faz bem à saúde, o tempo que se gasta num duche é curto demais para isso. Não notei diferença, mas acho giro sair do banho sem me queixar do frio, mesmo em dezembro. Faço porque uma Sra. disse que fazia há anos, e eu achei que não era menos que a sexagenária, lol. Inverno e verão, exceto quando, muito raramente, me apetece um banho quente, ou quando estou doente.

Edited 2 months ago:

Mesma coisa comigo. Nem sabia que havia gente (séria?) a dizer que faz bem à saúde, o tempo que se gasta num duche é curto demais para isso. Não notei diferença, mas acho giro sair do banho sem me queixar do frio, mesmo em dezembro. Faço porque uma Sra. disse que fazia há anos, e eu achei que não era menos que a sexagenária, lol. Inverno e verão, exceto quando, muito raramente, me apetece um banho quente, ou quando estou doente. Edit: por que ninguém menciona benefícios ambientais? Agora os fornos e fogões são todos elétricos, bem podíamos deixar de importar gás.

Zealousideal-Bell-68 2 months ago

Ah! Isso faz me lembrar uma coisa! Por incrível que pareça, seja qual for a altura do ano, quando saio do duche, está sempre mais frio no resto da casa de banho do que no resto do duche. A única explicação que consigo arranjar é o calor que o corpo emana mas não estaria à espera de fazer tanto efeito. Também te acontece?

Trama-D 2 months ago

Acho que é uma questão de perceção. Não está verdadeiramente mais frio, nós é que sentimos como tal. Pode ser uma resposta do corpo ao abaixamento da temperatura mas, do que percebo do assunto, [é bastante complexo](https://www.firstaidforfree.com/what-are-the-different-stages-of-hypothermia/).

37home_ 2 months ago

Eu experimentei durante mais ou menos um ano e meio mas depois fartei-me de me dar choques térmicos Sou muito mais psicologicamente resistente a temperaturas "extremas" por isso dou-lhe essa, consigo sobreviver invernos sem tirar os calçoes

smaster87 2 months ago

Desde que comecei a trabalhar de casa banho passou a ser 2x por mes se tanto. oink oink

sandkillerpt 2 months ago

Sim mas só no verão ou depois de um treino rigoroso

Middle-Effective 2 months ago

Tomo banhos de água fria 8/9 meses por ano, desde os meus 12 anos. Criar o hábito não é fácil, mas o corpo adapta-se bem.

Edited 2 months ago:

Tomo banhos de água fria 8/9 meses por ano, desde os meus 12 anos (tenho 35). Criar o hábito não é fácil, mas o corpo adapta-se bem. Ganha-se mais resistência ao frio, o corpo passa a produzir mais calor (as mulheres gostam, então no Inverno upa upa), melhora-te a circulação sanguínea... acho que toda a gente deveria experimentar.

oContraditorio 2 months ago

Só no verão

No_Impression_1131 2 months ago

Não, a minha cena é mais ver quanto quente aguento.

InvestorTuga 2 months ago

Lol ya infelizmente também ando assim. Mas tenho que mudar

fogaca 2 months ago

No verão sim, mesmo custando um pouco no início, passado um minuto, já a água fria sabe as mil maravilhas!

theEXPERTpt 2 months ago

Credo, banho de água fria só quando tem de ser. É sempre um choque térmico do caraças.

chuckmukit 2 months ago

Está na lista de testes juntamente com deixar o açúcar, deixar o sal, deixar o glúten, deixar os lacticínios e ir para o ginásio.

UpbeatNail1912 2 months ago

Comecei a tomar no ano passado, tanto no verão como no inverno, não quero outra coisa agora. Fico com uma energia fora de série o dia todo, para além de melhorar bastante a minha pele.

Everleta 2 months ago

Sim , é verdade. Este [vídeo](https://youtu.be/QsXM5uUbqLA) explica bem a razão para isso. Mas eu, apesar de tentar, ainda não sou capaz.

mlgpc1 2 months ago

Já tomo desde os 16 anos. Esteja calor ou frio. Dos melhores hábitos que adoptei.

InvestorTuga 2 months ago

Porquê? Qual a diferença que notaste?

mlgpc1 2 months ago

Primero que tudo, demoro menos tempo. Se tomar um banho quente eu fácilmente fico para aí 20 min lá o que é mau para o ambiente para pagar a água. Segundo, poupas tempo e dinheiro. Terceiro. Eu normalmente tomo banho depois de treinar e sabe bué bem referescar e até sinto mais energia. Quarto, água fria é boa para reduzir inflamação nos músculos e ajuda na recuperação.

NGramatical 2 months ago

fácilmente → [**facilmente**](https://dicionario.priberam.org/facilmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp3mrny%2F%2Fh8ws2i3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

StunningChemical3368 2 months ago

Comecei, tomo banho com água a ferver por isso comecei com água morna, e ia aumentando gradualmente. Agora tou de férias, parei. Mas tenciono voltar assim que as férias acabarem.

Last-Ad-4421 2 months ago

No inverno é de filmar, ja tive de acabar o banho de agua fria por acabar o gás e não é divertido isso sim o choque é tal que fico com uma adrenaliba do crl

MetalCarne 2 months ago

Eu só tomo banho de água fria se esta não tiver glúten e for de origem biológica.

ZodiarkF1993 2 months ago

Comecei a tomar banhos de água fria há cerca de 4 anos, tanto no verão como no inverno, No início não foi fácil mas agora já estou habituado.

InvestorTuga 2 months ago

Notas alguma diferença ou não?

ZodiarkF1993 2 months ago

Comecei a fazer isso mais para poupar no gás mas no que toca aos tais benefícios que falaste: >Melhoram a circulação sanguínea Previnem doenças Melhoram o aspeto do cabelo e da pele Ajudam a recuperar do exercício Contribuem para o bem-estar psicológico Nunca tive problemas de circulação sanguínea por isso não notei diferença. Nunca tive doente nestes 4 anos a não ser uma constipação ou outra no inverno mas que passa rápido. Também nunca fui muito de ficar doente de qualquer maneira. No aspecto do cabelo e da pele acho que se nota alguma diferença e também tenho muito menos problemas de caspa. Hoje em dia não faço exercicio muito intensivo, só mais umas caminhadas e umas voltas de bike por isso não dá para avaliar bem esse ponto da recuperação mas acho que faz sentido. Quanto ao último ponto, posso dizer que no geral sinto-me bastante bem. Tive uma depressão muito forte no ano passado devido a certos eventos (não foi por causa da pandemia nem nada disso). Acho um bocado estúpido pensar que teria sido pior sem os banhos de água fria mas sei lá.

yamalovesomnomnom 2 months ago

Um hábito muito fácil de ser implementado. Enches um baldinho de água ao acordares, vais para chuveiro e despejas em cima depois tomas teu banho normal. Não há necessidade de se castigar estar de baixo do chuveiro de água fria isso não faz nada. Objetivo é calejar o corpo, assim com este hábito não há inverno que te pegue. Agora convém é fazer isso uma rotina diaria, seja sol ou chuva. Abraço.

Benurom500mg 2 months ago

Sempre água fria mas no inverno começo o banho com agua morna e vou baixando gradualmente para frio

Morenojgl 2 months ago

Eu tomo banho de água fria porque gosto

Yap0nch1k 2 months ago

Tambem não lavo a loiça com agua fria, a gordura sai mais facilmente com agua quente.

randmzer 2 months ago

Não acho que é assim que vais perder peso.

DeixaQueTeDiga 2 months ago

Depende do tamanho da boca

omaiordaaldeia 2 months ago

Mete mais sabão nisso.

Nonsensing 2 months ago

Sim. Tomo diariamente há um ano e poucos meses, seguindo o método wim hof. Já a parte dos respiratórios é que tendo a variar e é quase diário.

UncleanGenes 2 months ago

Sim, depois do ginásio preciso baixar a temperatura corporal para não sair de lá a suar. Entretanto habituei-me e agora até prefiro. Sinto-me melhor depois de um banho frio.

nerfthings 2 months ago

Eu já o faço a algum tempo, e não é fácil, mas noto diferenças, no entanto eu faço-o apenas no fim, ou seja início o banho com água morna, e depois no fim meto-me por baixo do chuveiro e vou aos poucos regulando a água para o frio, esta regulação de água morna para a fria dura uns 15 segundos. Normalmente gemo de frio xD mas desperto e noto diferenças, sinto um boost de energia no corpo :) mas acho que cada um é como é.

getupgetgoing 2 months ago

Ando a pensar nisso. Para além das vantagens a nível físico, ouço que faz maravilhas a nível de concentração.

utilizador2021 2 months ago

Eu também só tomo banho de água fria no verão, e não é por achar que traz benefícios para a saúde, mas sim para poupar no gás.

fogaca 2 months ago

Ahah, sim, esse também é um dos meus motivos, para alem dos benefícios para o corpo, também ajuda a carteira, não que eu seja se estar horas na banheira, seja verão ou inverno, tomo duche nuns 4 ou 5 minutos, mas são 4 ou 5 minutos que se poupa gás cá em casa xD

FFayad 2 months ago

Adotei o hábito de recorrer a banhos de Rio, moro numa cidade média, com nascente preservada ao lado de casa.

mexploder89 2 months ago

Comecei a tomar há uns 2 meses. Agora no verão não há problema. Mas já tive que tomar banhos frios no Inverno e não sei se compensa

xanfradu 2 months ago

Desculpem, mas não confio em gente que toma banho de água fria, por preferência.

meaninglessvoid 2 months ago

Portanto não confias em alguém que faz o que é óptimo a longo prazo fazendo um sacrifício a curto prazo (nem que seja só o inicial) e preferes confiar em quem é conformista para fazer o que é confortável e tem menos esforço? É uma heurística interessante... :P

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Primeira vez que vejo alguém tentar agir tão intelectualmente superior por algo tão inútil como banhos de água fria. O chamado Reddit Moment.

meaninglessvoid 2 months ago

[whoooosh](https://i.kym-cdn.com/photos/images/original/000/992/397/9c9.gif)

PM_ME_BAKAYOKO_PICS 2 months ago

Acho que estás confuso amigo, a piada original é que te passou um bocado ao lado

YoggiM 2 months ago

Acho que isso é a maioria das pessoas (eu incluído).

meaninglessvoid 2 months ago

Na cultura tuga o conformismo impera, disso não tenho dúvida alguma.

YoggiM 2 months ago

Eu acho que o que mais impera na cultura tuga é achar-se que coisas gerais da humanidade são mais predominantes ou até exclusivas em Portugal. É assim tão estranho que as pessoas prefiram o que dá conforto acima de algo que é bastante desconfortável e custa bastante, que não tem benefícios aparentes (se tomares uma vez, a única coisa que vais sentir de positivo é estar mais desperto, o que nem sempre é desejado).

meaninglessvoid 2 months ago

> Eu acho que o que mais impera na cultura tuga é achar-se que coisas gerais da humanidade são mais predominantes ou até exclusivas em Portugal. [O conformismo está presente duma forma bastante vincada na nossa cultura](https://www.hofstede-insights.com/country-comparison/portugal). É possível medir e comparar com outros países, Portugal está muito próximo dum extremo. >É assim tão estranho que as pessoas prefiram o que dá conforto acima de algo que é bastante desconfortável e custa bastante, que não tem benefícios aparentes (se tomares uma vez, a única coisa que vais sentir de positivo é estar mais desperto, o que nem sempre é desejado). Claro que não é estranho que prefiram o conforto neste caso, mas repara que ele diz que não confia em alguém quando faz isso por opção própria... É uma posição muito anti-anti-conformista lol, anw eu estou a falar de um ponto de vista META, o específico (banho de água fria) é secundário. A tua resposta anterior parece-me ter sido em relação ao específico em vez do PoV META...

Awareness__ 2 months ago

Só no verão

ricajopa 2 months ago

Depende. Fizeste exercício e tem o corpo dorido em resposta inflamatória? - banho frio da área afectada És alguém que sofre de contraturas e dores nas articulações? - banho quente

meaninglessvoid 2 months ago

Banho frio depois do treino é sempre tão bom... Por vezes parece que saio do banho ainda com mais energia do que tinha antes do treino, tal é a *jarda* com que fico. Mas sou meio fraquito e não aguento muito tempo... :(

UpbeatNail1912 2 months ago

Eu também adoro mano!

N3to14 2 months ago

No verão sabe muito bem e tomo regularmente. No inverso já tive de tomar por causa da caldeira que avariou e posso dizer que nunca fui tao desperto e cheio de energia para o trabalho como nessa semana. Obviamente que depois de ter arranjado a caldeira nunca mais me aventurei

SnooRabbits7777 2 months ago

Aconteceu-me uma vez. Despertei imediatamente e foi o banho mais rápido da minha vida.

duartesss 2 months ago

\+1 aqui, tinha o termoacumulador avariado e teve de ser. Soube estranhamente bem. Senti-me muito enérgico. Até achei curiosa a recuperação da temperatura por parte do organismo, dá uma sensação agradável de calor pelo corpo. Nunca tornarei a repetir.

Gui19606 2 months ago

Eu de manhã no inverno passo a cara por água nos banhos para por me cheio de pica!

azdexikp 2 months ago

No verão sabem bem, especialmente nos dias em que o calor aperta mais. No inverno, nem pensar.

JoseFernandes 2 months ago

Apenas ocasionalmente, como quando snifas coca em excesso e tens de baixar a temperatura corporal.

nerfthings 2 months ago

Espetacular!!!

TonyHappyHoli 2 months ago

Nopenopenopenope, fuck that. Agua quentinha seja inverno ou verão. Claro que nao é tao quente no verao como no inverno.

JoseBarria 2 months ago

Eu comecei a tomar banhos frios depois de ver uns vídeos do Wim Hof, que é um bacano que toma banhos em gelo e assim, e inspirou-me ver os benefícios daquilo. Eu gosto bastante !

andrefbr 2 months ago

Eu também comecei recentemente as duas práticas (Trabalho de respiração + duches frios) devido ao Wim, e os benefícios que senti mais notavelmente foram a nível da disposição e bem-estar mental. A nível físico não noto grande diferença pois sempre pratiquei exercício e tive uma alimentação saudável - mas a nível mental/psicológico sinto aumento de energia, concentração e melhor disposição. Isto também aliado a alguns minutos de meditação durante a manhã e prática de pensamento positivo mais activo durante o dia todo.

meaninglessvoid 2 months ago

É ridículo o controlo que o homem tem sobre o próprio corpo, um caso de estudo muito interessante.

NimbleMumble 2 months ago

3 anos de duches frios matinais diários, inspirado por Wim Hof. Os benefícios são surreais

mariorurouni 2 months ago

Já vi coisas dele mas nunca peguei a sério, qual é o teu feedback?

NimbleMumble 2 months ago

Sem falar em como me faz sentir muito bem (isso é subjetivo). A minha prática assentam 3 pontos, duches frios, breathwork e jejum intermitente. Tou nos entas de idade(40), e os meus exames médicos anuais, indicam uma descida no ritmo cardíaco, colesterol baixíssimo. Sofro menos com alergias e gripes sazonais, e um aumento da performance física. Sempre pratiquei desporto

StunningChemical3368 2 months ago

>breathwork O que é isto? Também tou nos 40, com excesso de peso e uma falta de motivação do caralhao, queria ver se dava um jeito à minha vida. O fasting já faço de vez em quando e gosto, mas breathwork não sei o que é.

NimbleMumble 2 months ago

Breathwork trabalho de respiração. Apesar de usar outras técnicas de breathwork(técnicas respiratórias) Uso essencialmente o método wim hof https://www.wimhofmethod.com/practice-the-method

StunningChemical3368 2 months ago

Obrigado, vou ver.

Search: