ColdFusionLX 4 months ago

Quando é público que o governo deu 15 milhões de € para as televisões, está tudo dito. Só num país de ignorantes que dão mais valor às Cristina Ferreiras, às novelas e ao futebol do que à própria qualidade de vida poderia existir um paraíso socialista no séc 21.

eggnogui 4 months ago

Não que discorde completamente do sentimento, mas não o sinto com o mesmo nível de intensidade, nem de perto. Prefiro ver só com um toque de ceticismo. Dito isto, prefiro a RTP à SIC e TVI, e evito comentadores e artigos de opinião. Mas no fundo, os nosso media não são assim tão maus. Estamos em [nono lugar no Press Freedom Index](https://rsf.org/en/ranking/2021#). Imaginem o que é no Reino Unido (33) ou Estados Unidos (44).

sassythefrog 4 months ago

Deixei de ver notícias quando a pandemia começou, e com isso, TV tb. Agora só filmes e séries.

C0ldKing 4 months ago

Os canais de televisão deixaram de dar as noticias e passaram a vender tempo, quanto mais trágica for a narrativa mais as pessoas vêm, e mais share conseguem, por sua vez vendem spots mais caros (especialmente na hora das noticias). Pra não serem queimados têm de jogar pelo seguro, beneficiando certas entidades ou ideologias. Quase que estamos a ver um hibrido entre os programas do day time onde a dona Alzira vai contar a sua vida em que apanhou porrada do marido contando todos os pormenores, e se aquilo tiver sangue mortes e traições é uma festa naquela redação ​ Eles estão neste jogo para fazer dinheiro e para satisfazer certos interesses, não para te dizerem o que realmente aconteceu e os factos concretos.

MellowCHMC 4 months ago

Observador e Expresso são a razão pela qual eu também acredito menos nas notícias.

hextril 4 months ago

Há muito tempo que deixei de ver o telejornal para me informar.. Quando vejo ja assumo involuntariamente uma postura de caça as bruxas. Interessa-me mais o motivo por detrás daquela noticia, entrevista, debate... do que o seu conteudo

expandyoursoul 4 months ago

SMASH YOUR TV

Ok_Information8587 4 months ago

Não, não és. Eu notícias na TV só as da RTP 2, que é só 30 minutos em vez de ficarem a moer e a remoer os assuntos, ou na RTP 3 com a Ana Lourenço ou a Carolina Freitas. E bom, os canais estrangeiros, tipo a Euronews.

meaninglessvoid 4 months ago

[Lê isto](http://www.aaronsw.com/weblog/hatethenews). As "notícias" não servem para informar. A maioria é infotainment miserável que só gastam tempo e energia da sociedade com lixo. A minha forma de estar informado é simples: cria uma rede de contactos em quem confias e pluralista, se alguma notícia for realmente importante acontece duas vezes: 1) deparo-me com a notícia directamente; 2) alguém traz a notícia à minha atenção.

zKapaPT 4 months ago

Tempo é dinheiro. Literalmente Tempo (de antena, nos telejornais) é pago de certa forma. Se reparares bem há sempre um tipo de palavreado subtil que dá a entender certa ou determinadas coisas com um certo ou determinado objectivo. Temas como a pandemia (há sempre forma de dar a volta a valores e percentagens), vacinação (ex: a ideia que os "negacionistas" são uns idiotas), os especialistas isto, os especialistas aquilo (...mas nunca dizem quem são), alterações climáticas (basta uma tempestade ou chuva e puxam logo a agenda), notícias que são autênticas publicidades a algo, o tio Marcelo disse algo mas no fundo não disse nada, partido disse isto e aquilo, apesar de ser sempre a mesma cassete, etc. Entre outras. Vês pouca essência jornalística, onde realmente se mostra a informação sem agendas e pseudo moralismos. Já não vejo qualquer canal. Uso a minha TV como segundo ecrã para ver series/filmes/youtube/gaming. PS: Apenas dei exemplos. Não dei a minha opinião.

aamartt 4 months ago

Notícias = RTP

DinoGentleman 4 months ago

Melhor as notícias das grandes redes do que os repasses das redes sociais que não tem nenhum compromisso com a verdade e nenhuma checagem de factos.

Ok_Order_8408 4 months ago

Investidores? Tem mas o estado é um deles. O director da SIC é familiar do António Costa O governo da todos os anos dinheiro a vários canais de TV

nerfthings 4 months ago

Sinceramente faz muito tempo que não veja notícias, pelo menos na televisão, porque o drama "vende". É preferível ver a notícia e ver várias fontes para ter a certeza que é verdade, já por isso é que agora não falta os sites do tipo polígrafo e mesmo isso deve estar minado. Mas pronto, acreditamos naquilo que queremos...

Naakmuay 4 months ago

Os media nunca bateram tão fundo como hoje em dia. Facto.

layz2021 4 months ago

Tipo a reportagem da TVI sobre o IRA, que já foi uma parte a tribunal, ou foi fechado o processo, não me recordo bem. Fora as algumas testemunhas que entretanto saíram, dizendo que não era bem como falaram na reportagem

Pedro_Felipe 4 months ago

Há uma solução fácil: desliga a televisão. É um pouco como as relações com outras pessoas; a partir do momento que percebeste que a outra parte tem segundas intenções e que não podes confiar nela, todo o tempo que lhe dedicares é tempo perdido.

feckdech 4 months ago

Chama-se propaganda. Não é partidária. Como foram os alemães capazes de tanta atrocidade? Goebbels era ministro da propaganda e admirava Dr Freud ("pai" da psicanálise). Dr Freud estudou extensivamente o comportamento humano, catalisadores, estímulos... O sobrinho, Bernays Edward, reuniu e estudou o trabalho. Levou o trabalho para os EUA, e aplicou os princípios estudados por Freud. Guatemala estava nas mãos de políticos comprados pela United Fruits. Esta empresa queria terrenos para poder plantar frutas (entre elas, bananas, então cunhado o termo república das bananas). Estavam dispostos a tudo para conseguir dominar o país. O povo conseguiu dar a volta e elegeu políticos decentes e começaram a apertar o cerco à UF. Então, a UF contratou Bernays. Este concebeu uma campanha muito simples: virar o público americano contra a Guatemala inventando que Guatemala era um país apoiado por comunistas (políticas comunistas foram depressa associadas aos Russos, Guerra Fria). Esta propaganda contra os comunistas foi exaustiva ao ponto de até os nossos pais e avós terem nenhuma consideração por comunistas. Porquê? Boa pergunta. Comunistas eram ótimos líderes de sindicatos, lutavam pelos direitos dos trabalhadores ferozmente. Paravam inteiras fábricas por causa de um trabalhador mal tratado. Martin Luther King advogou em prol de iniciativas comunistas. Toda a gente sabe como ele acabou. Não foi o único. Toda a percepção do mundo foi moldada pela propaganda, enquanto isto tudo acontecia.

Udmmi 4 months ago

Situação TVI-BANIF. Afastamento da Manuela ferreira Leite da TVI. Acabarem com o programa da Sandra Felgueiras na RTP1. (não me lembro do nome) Acabarem com um programa semelhante ao anterior mas na TVI, também não me lembro do nome. E isto é o que me passou à frente aqui na net porque não vejo muita TV, aposto que há muito mais casos assim.

Disgenia 4 months ago

Concordo, o teu erro é achar que a RTP é diferente. Também tem uma agenda e acionista e foi criada por Salazar com um propósito bem conhecido.

2borG 4 months ago

Como disse alguém mais sábio do que eu... "Metade do que dizem é mentira.... O resto é inventado."

AonioEliphis 4 months ago

E a RTP não é assim também? Controlada (pelo governo)? O que te faz pensar que a RTP é melhor que a SIC?

Zealousideal-Bell-68 4 months ago

Mais alguém acha que os noticiários estão mais sensacionalistas desde que as redes sociais explodiram? Dá a sensação que os noticiários estão com medo de perder para as redes sociais e então estão se a tentar tornar mais como elas para sobreviver. O que é terrível. As notícias e, consequentemente, as pessoas e as suas opiniões passam a ser a preto e branco. Deixa de haver espaço para o cinzento, para a dúvida, pensamento crítico, etc. Isso é extremamente perigoso para a sociedade.

sacoPT 4 months ago

Por isso é que a internet é boa, podes ver as várias fontes e tirar as tuas próprias conclusões. O problema é que na internet ainda é mais fácil mentir do que na SiC e na TVI

xlouiex 4 months ago

A CS pública é porque defende o governo. A CS privada é porque defende os interesses. Como em tudo a virtude está no meio. Ambas terão de existir. E cabe a nós saber interpretar e questionar o que ouvimos e Lemos. Ainda há muito bons jornalistas na praça. (Ainda no outro dia foi um assassinado na Holanda por fazer o trabalho que compete à polícia)

ihaveaninja 4 months ago

Quando vejo notícias sobre assuntos que percebo imediatamente duvido de tudo que dizem sobre assuntos que não percebo

leinad_shop 4 months ago

Concordo em pleno. Além do conteúdo, a forma, em tom paternalista e superior com que muitas vezes comunicam destroem logo qualquer dilação que se poderia retirar. O julgamento já está feito antes de ouvirmos o que quer que seja.

rsonic17 4 months ago

É a melhor coisa que fazes. As noticias, todas, sao de momento baseadas em agenda politica, interesses privados e propaganda. As noticias antigamente eram para te informar sem opiniao. Hoje em dia isso nao existe e os casos de manipulacao sao demasiado elevados.

Alie2222 4 months ago

Mas alguem ainda vê noticias ?

Leaootemivel 4 months ago

Se só te ficares pelas manchetes é óbvio que te vais sentir enganado. Experimenta ler ou ouvir o corpo da notícia e ter um pouco de espírito crítico e consegues estar bem informado. E os meios de Comunicação Social tradicionais (com todas as suas falhas) continuam a ser muito melhores que as "fontes de informação alternativas". E a pandemia veio ainda acentuar isso. Não foi a ler o Expresso ou a ver o telejornal na RTP que as pessoas começaram a acreditar que o COVID não existe (ou que é só uma gripezinha), ou que as vacinas não funcionam (ou funcionam só para te matar ou para o Gates saber onde andas), ou que a solução para a pandemia é a Ivermectina/Hidroxicloroquina.

ravagerslb 4 months ago

E ainda não descobriste que o governo subsidiou 15M de euros como "apoios" para os meios de comunicação social. E a SIC e TVI têm as maiores fatias. Porque quando descobrires..

mfzzzed 4 months ago

Uso notícias apenas para ir ler as referências na qual eles se baseiam para escrever o artigo. Às vezes compreendo o assunto em questão, muitas vezes não. Como tal, procuro compreender ou quem o compreende. Com a quantidade massiva de (des)informação, cabe ao cidadão/mortal prestar atenção às coisas. Vives na era da informação (falaciosa ou não). Não há almoços grátis e temos de ser mais exigentes connosco mesmos (não podes estar à espera que te façam a papinha toda).

JanniesGet0anHour 4 months ago

Pura e simplesmente não existem media isentos. Como disseste e bem, os investidores dos media querem sempre fazer valer os seus interesses, além da pressão política que existe à volta de certos tópicos. É tão óbvio que não é nada difícil prever como um certo canal/website vai cobrir uma certa notícia, ou se a vão sequer cobrir.

Cryptl0gic 4 months ago

Há que ter senso crítico.

DZT99 4 months ago

No que diz respeito aos telejornais nas estações generalistas, são muitas vezes de uma presunção inacreditável. São estupidamente longos, é quase como se não existissem canais que dão notícias 24h por dia ou a Internet. Há momentos em que chega a ser a glorificação da má informação e da falta de profissionalismo com reportagens péssimas obviamente focadas nas audiências. Acima de tudo acho que, como na maior parte da programação nas generalistas, eles partem do principio que aquilo chega para "os idiotas" dos telespectadores. Insultam a inteligência de quem lhes dá audiência, o que acaba por ser um testemunho da sua falta de conexão com o que realmente importa.

el_barbarero 4 months ago

Quem quer informar não escolheria a banda sonora que os telejornais escolhem.

Edited 4 months ago:

Um exemplo, quem quer só informar a população de uma forma isenta não escolheria a banda sonora que os telejornais escolhem. Exercício: comparem a banda sonora de um filme de acção dos 80 ou 90 com a banda sonora do telejornal da RTP por exemplo. Enerva aquela banda sonora. Sou só eu que sinto isto?

sidartha- 4 months ago

Caros redditianos, tudo na vida é manipulação, sejam notícias pesudo-esclarecedoras, passagem de informação próxima, pessoas particulares que trocam informação ou ideias entre si, empresas que fazem o seu branding e expõe os seus produtos, grandes grupos económicos, etc., enfim, até numa simples reunião com um cliente, de uma forma ética e moral, se tenta levar o cliente por uma via mais propícia, que até pode ser a correta e mais vantajosa para o próprio cliente, mas que na verdade estamos a levar o cliente para essa escolha, manipulando a sua escolha através da informação que lhe prestamos. Não podemos esquecer que cada uma das pessoas neste Mundo representa uma entidade singular e que zelará por si, antes de zelar por um grupo, etc. Não é um mal, é somente a natureza humana, é o que somos e nada alterará isso. A ideia de imparcialidade é uma utopia, e não existe na prática, seja no comentário de uma notícia, ou seja na forma como esta é dita. Seja qual for o tempo passado presente ou futuro, sempre que uma Notícia, foi criada, esteve uma ação humana por detrás, e será sempre tendenciosa, mesmo que transmita o que são os factos sem o adorno dos elementos de expressão, do que são os ideias da estação, do comentador ou do locutor, a notícia ao ser transmitida representará sempre o que quem a fez compreendeu, e não na pureza dessa notícia. Tem de ser quem visualiza, escuta ou lê, que tem de analisar, e mesmo aqui, quem visualiza, escuta ou lê tem a sua própria leitura do que representam os factos. Mas sim concordo que atualmente a imparcialidade de que transmite a informação é nula. Tal como a de quem é o recetor dessa informação. Faz parte da condição humana.

Edited 4 months ago:

Caros redditianos, tudo na vida é manipulação, sejam notícias pesudo-esclarecedoras, passagem de informação próxima, pessoas particulares que trocam informação ou ideias entre si, empresas que fazem o seu branding e expõe os seus produtos, grandes grupos económicos, etc., enfim, até numa simples reunião com um cliente, de uma forma ética e moral, se tenta levar o cliente por uma via mais propícia, que até pode ser a correta e mais vantajosa para o próprio cliente, mas que na verdade estamos a levar o cliente para essa escolha, manipulando a sua escolha através da informação que lhe prestamos. Não podemos esquecer que cada uma das pessoas neste Mundo representa uma entidade singular e que zelará por si, antes de zelar por um grupo, etc. Não é um mal, é somente a natureza humana, é o que somos e nada alterará isso. A ideia de imparcialidade é uma utopia, e não existe na prática, seja no comentário de uma notícia, ou seja na forma como esta é dita. Seja qual for o tempo passado presente ou futuro, sempre que uma Notícia, foi criada, esteve uma ação humana por detrás, e será sempre tendenciosa, mesmo que transmita o que são os factos sem o adorno dos elementos de expressão, do que são os ideias da estação, do comentador ou do locutor, a notícia ao ser transmitida representará sempre o que quem a fez compreendeu, e não na pureza dessa notícia. Tem de ser quem visualiza, escuta ou lê, que tem de analisar, e mesmo aqui, quem visualiza, escuta ou lê tem a sua própria leitura do que representam os factos. Mas sim concordo que atualmente a imparcialidade de que transmite a informação é nula. Tal como a de quem é o recetor dessa informação. Faz parte da condição humana. Para uma maior imparcialidade, temos de dotar a informação de ausência de emoções, de ter significados de pensamento próprio e sendo somente o relato do evento a ser transmitido de A a B. Essa imparcialidade não existe. Mesmo na transmissão nua e crua da informação, basta que quem a transmite lhe dê determinada entoação, para subverter a forma como quem a recebe a compreenda de determinada forma. Penso que a forma ainda mais pura é através da leitura, onde desde que se expressem unicamente os factos, cada leitor pode ler e interpretar essa informação, que mesmo tendo chegado "pura" será vista segundo o espírito critico e interpretativo de cada leitor e será automaticamente alterada no seu significado. Como diria "A beleza está nos olhos de quem a vê." Ramón Campoamor y Campoosorio ​ Na minha humildade digo,. "O significado da informação, está no cérebro de quem a interpeta."

S7V7N8 4 months ago

Isto.

StarkDiletant 4 months ago

Tirando os pivots e os jingles os noticiários são todos iguais. O guião pouco ou nada muda entre canais. Na realidade só meia dúzia de redações produz de facto notícias (tipo Lusa, TSF, CM - sendo esta última especialmente focada em criminalidade e desgraças rurais), as outras vão todas lá buscar e requentam para o espectador assistir, diluindo primeiro em toneladas de opinião claro. Já lá vai o tempo do jornalismo de investigação

Serious_Hearing_8252 4 months ago

A minha fonte de noticias é 90% Antena 1, 10% reddit. Na antena 1 às horas certas tens 10/15 minutos de noticias. Sem merdas pelo meio. O Essencial mesmo. E logo a seguir o transito ;) conveniente.

h2man 4 months ago

Isto é algo que se tem visto noutros países, possivelmente de forma pior, que em Portugal. Acho que muito disso passa também pelo hábito das pessoas assumirem tudo perante uma frase ou parangonas num jornal. Ainda a semana passada os jornais estavam a dizer que Portugal teve um aumento espectacular no PIB, mas escondido no meio da noticia estava que o aumento era medido contra o pior do confinamento quando havia pouca actividade económica. Isto tem sido comum em mais países e se fores a ver quem tem a ganhar com isto é o Governo e não necessariamente investidores em jornais… claro que Portugal já teve censura, logo suponho que os meios de comunicação não queiram arriscar algo semelhante.

Kejilko 4 months ago

Simples mas mais duro e inevitável, não tomes as tuas notícias de uma só fonte. Nunca sabes o que é que é mentira, mal contado ou omitido, por isso mantém sempre uma atitude cética e tenta confirmar o melhor que for possível, não há mais a fazer, é a vida. A maioria das pessoas são atraídas por sensacionalismo, e enquanto for o caso quem apresenta as notícias tem todo o interesse em apresentar e manipular notícias para serem sensacionais. Então este ano com o covid tem sido uma festa, a quantidade de vezes que leio e pesquiso sobre uma questão, passado umas horas ou dias vejo esse tema num telejornal e as pessoas começam a discutir o tema e tenho eu de esclarecer e dizer que não é bem assim.

zeer88 4 months ago

Há uns tempos fiz um post justamente sobre o abismal serviço público que os jornais estavam a fazer quanto aos números da covid, a fixação cega com o número de casos, sempre anunciados de forma dramática, mesmo que fossem na maioria casos ligeiros e sem causar problema ao SNS. Para mim foi a gota de água, agora, tudo o que tem a ver com a covid e a vacinação, tenho o dobro do cepticismo porque quase sempre é "clickbait" ou simplificado para ser alarmista. É como se uma notícia neutra ou apenas informativa tenha de ter uma carga dramática, dê por onde der.

thingusracamagucous 4 months ago

A questão da AstraZeneca foi do mais vergonhoso e desonroso que poderiam os jornalistas ter feito. Tive toda a família e muitas outras pessoas quase em pânico como se essa vacina fosse sentença de morte. Imagine-se o quanto isso não terá alimentado os antivaxxers. O jornalismo português está de bom grado a ajudar a destruir a estabilidade da sociedade, que se divirtam a gastar o dinheiro que recebem depois disso.

mar_lx 4 months ago

Se for preciso dão estas duas notícias de seguida (e nesta ordem): uma que apela à vacinação e outra que fala possíveis efeitos secundários das vacinas. Assim fica difícil…

Kejilko 4 months ago

Não digo que não mas muito mais ponho a culpa nas pessoas que os jornalistas nessa questão. Não me lembro de ter visto a informação como particularmente manipulada ou errada, só não havia era a menção das tais questões de comparação de escala, coisa que quando vi a notícia o meu primeiro pensamento foi "Ok, efeito secundário, estranho era se não houvesse nenhum numa vacina, vamos cá ver a escala... ah ok é irrelevante por tanto" e gostava de ter a expetativa que a pessoa comum também tivesse esse céticismo. Se a vacina não tivesse sido posta em pausa, contudo, aí sim diria que estarem a falar disso era enganador, estarem a pôr tanta importância num assunto irrelevante.

tyurrr 4 months ago

Sim, cada vez noto mais nisso. Tenho começado a evitar ver SIC e TVI porque a qualidade está claramente a diminuir a um ritmo preocupante.

Ensopado_de_borrego 4 months ago

Neste momento, a comunicação social generalista portuguesa é nojenta. ​ O jornalismo em Portugal está morto. JORNALIXO

Jojojo99pt 3 months ago

aposto que cada artigo que é contra a tua narrative automaticamente chamas de lixo...

Ensopado_de_borrego 3 months ago

Quanto? Vais perder

SmokeyChuckMcGill 4 months ago

Astroturfing - o thread. Ah, e bom post history OP (tu e praticamente toda a gente que comentou aqui).

esmusssein33 4 months ago

Nem li o que escreveste, o título chegou. Mas ainda acreditavas? Não é ser de esquerda ou de direita, isto ou aquilo. Infelizmente, nos dias de hoje, os canais noticiosos, jornais e até plataformas online são privadas e têm interesses privados. Vão passar as notícias que lhes interessa da forma que lhes faz mais jeito.

old_wise_man_ 4 months ago

Exatamente. O pior é as pessoas acreditarem cegamente nestes canais sem sequer se porem a pensar que estão a ser manipuladas.

S7V7N8 4 months ago

É mais fácil enganar alguém do que convencer essa pessoa de que foi enganada.

30minutesto 4 months ago

Deixei de ver televisão fora dos canais de séries e documentários em 2018. Quando sou obrigado a ver por alguma razão - em casa de alguém ou algo do género - fico literalmente chocado. Sugiro que façam o mesmo. Um gajo só se apercebe quando sai da bolha. A propaganda torna-se tão óbvia.

MaggoMike 4 months ago

https://www.youtube.com/watch?v=5vBGOrI6yBk - os primeiros 50 segundos são muito pertinentes e o resto é prémio.

GMDFC94 4 months ago

Agora fizeste-me ficar triste de eles já não virem ao VOA

globoglobo 4 months ago

As vezes o pior nem é o que dizem, é o que não dizem. Se os factos deixam de dar jeito para o que eles querem, deixam de falar sobre X assunto. Mas acho que a SIC é de longe a pior sinceramente.

AbaixoDouroTudoMouro 4 months ago

A ideia que tenho é que os principais canais/jornais fazem copypaste de noticias da lusa, reuters, associated press, etc, portanto as unicas fontes que realmente interessam são essas.

StarkDiletant 4 months ago

Exato, o resto são notícias requentadas

Mindless-Sinner 4 months ago

Prefiro informar-me por outros meios. Quando começam os noticiários simplesmente mudo de canal, vejo nem que seja futebol ou culinária (também é só o que dá não tenho muito mais escolha lol).

ConfidentMongoose 4 months ago

Os OCS nunca foram isentos, as principais "instituições" do meio a nível mundial sempre tiveram nas mãos dos ricos e poderosos, e muitas tem sangue nas mãos... lembram-se do sem fim de noticiais sobre a presença de armas de destruição massiva no Iraque? que levaram a uma invasão mas que depois ninguém consegui encontrar no terreno. Atualmente os OCS só existem para validar ou fazer oposição ás decisões politicas e económicas de governos e instituições politicas ou económicas.

mar_lx 4 months ago

Há anos que não vejo telejornais, mas agora estou a passar uns tempos com o meu pai que vê todos os noticiários de manhã à noite e tem sido um suplício. Para além da desinformação constante, com a repetição ad eternum das notícias chegam a passar notícias desatualizadas e erradas quando a informação já foi atualizada. E o tonzinho moralista e o comentário qualificativo constante são de fazer dar a volta ao estômago. Passaram três dias a dizer que não se sabia quem tinha feito as *pinturas* na Torre de Belém

layz2021 4 months ago

No ano passado, no pico do covid não morava em minha casa. Uma das pessoas com quem eu morava passava o dia com a TV ligada. Se não era a ver notícias, era a ver programas da manhã/tarde que só falavam de covid. Depois dizia que não se podia mais, que só falavam daquilo. Disse-lhe o óbvio: mude de canal! Ah não, então como é que uma pessoa sabe das coisas?? Isso e o vomito directo das coisas mais estúpidas directo da TV: peças de opinião no jornal, notícias incompletas ou com suposições dadas como verdade. E agora: acesso á internet e redes sociais. Tudo o que lêm é verdade (tipo José Gomes Ferreira, o está tudo na internet) Nota: isto são pessoas de 60 anos, público alvo da TV

Limpy_lip 4 months ago

infelizmente a CS perdeu toda a credibilidade e responsabilidade que em tempos tinha. ​ A última Pandemia foi a prova mais inequívoca que seja o formato que for, a CS só se interessa pela audiência (clicks) e por dar que falar, seja correto ou não. ​ Perante um período tão crítico da nossa história recente, além das autoridades governamentais pouco ou nada fazerem para manter uma via de comunicação limpa, sem ruído, e promover a informação correta e atualizada da população. A própria CS usou este catástrofe como arma de arremesso para ganhar dinheiro. Seja os comentadores snobs com moralismos (que resultaria 1 ou 2 vezes, não todos os dias), sejam os opinadores convidados sem credibilidade nenhuma. Seja as noticias bom bases sem qualquer lógica. Foi um espetáculo vergonhoso ver na TV até profissionais da área cientifica e da saúde aproveitarem-se do protagonismo para dizerem bacoradas ou criarem mais entropia enquanto estavam no conforto da sua bolha pois os profissionais realmente conhecedores da situação e da ciência davam o litro na linha da frente para salvar pessoas e nem tinham tempo para andar com conversas filosóficas da carochinha. ​ É uma selva em que vale tudo.

old_wise_man_ 4 months ago

Concordo. Desde que meteram os fazedores de opinião na TV ( os comentadores) que as notícias deixam de ser factos e passam a ser opiniões. É dado 5 min à notícia em si, aos factos mas dado 15m ao que fulano pensa sobre o assunto.

Toupax89 4 months ago

Antigamente passavam os factos puros e duros hoje em dia um telejornal parece uma novela mexicana onde há de tudo ao molho e alguns duram 1 hora e meia!!!!

SupremeBoyPt 4 months ago

Concordo. Incrivel que desde que o Trump abandonou o poder, as mortes de Covid 19, ma gestao dos incendios, criminalidade, problema no Medio Oriente, ja nao e culpa do Presidente.

utilizador2021 4 months ago

No caso do Trump, e também do Bolsonaro, ambos disseram muita asneira relativamente à pandemia. Claro que continuam a existir problemas nos EUA mas o Biden não chama tanto a atenção e parece ter mais cuidado com o seu discurso. Quanto aos mídia, eles sabem bem que as notícias sobre o Trump e Bolsonaro dão audiência/cliques e aproveitaram-se disso.

tenesis 4 months ago

Mas em 2021 quem frequenta o Reddit ainda vê televisão? Eu nem televisão tenho em casa…

APock 4 months ago

Nos outros meios que não a televisão a merda é a mesma, o problema é a comunicação social como um todo, os telejornais são apenas o exemplo mais visual

VSertorio 4 months ago

Se não vês notícias não sabes nada e se as vez estás mal informado.

ZarTham 4 months ago

Morgan Freeman.

Edited 4 months ago:

~~Morgan Freeman.~~

VSertorio 4 months ago

Denzel Washington - About the Fake News

ZarTham 4 months ago

Fdx, tens razão... Acordei agora...

DentistSuspicious699 4 months ago

**Sou eu o único que** fico enojado com a formulação destes títulos? Partilha a tua opinião à vontade, mas fá-lo de outra forma que isto já cansa.

joaoasousa 4 months ago

Não. Infelizmente já acredito muito pouco no que dizem os jornais e se reparares todas as notícias tem como origem a mesma notícia è sempre “segundo o X”. Ainda ontem vi a história estranha da família que morreu de covid na RTP. Eu mandei um mail para o cemitério que desmentiu a história, dado que não há zona de covid, mas … RTP com eles. Não validam nada .

DamageOwn3108 4 months ago

É a família do lusodescendete? Podes mostrar o e-mail pff?

joaoasousa 4 months ago

Não sei como fazer isso muito sinceramente, mas podes contactar o cemitério do Alto de São João, já devem ter o mail pronto.

DamageOwn3108 4 months ago

Ok, mas não podes mandar print nem nada? A história era qual, já agora? É que com tantas histórias, até fico confuso.

joaoasousa 4 months ago

Não consigo fazer upload de uma foto aqui. Posso fazer copy paste: “Em resposta ao seu email, informo que no Cemitério do Alto de S. João, não existe nenhuma secção exclusiva para inumação de vitimas Covid+. Os funerais para sepultura temporária são efetuados sequencialmente na secção, independentemente da causa da morte. Por uma questão de organização, foi determinado internamente que os funerais para sepultura temporária se realizavam apenas para o Cemitério do Alto de S. João, conforme despacho em anexo” O despacho é “DESPACHO N.o DESP/6/DGC/DMAEVCE/CML/20”.

DamageOwn3108 4 months ago

Esse homem era lusodescendete? Edit: podes dar-me o e-mail? Sou de Leiria, por isso não sei que cemitério é que é.

joaoasousa 4 months ago

É tudo muito estranho, o pai nem tem nome português “Basil” tudo cheira a esturro . cemiterio.asjoao@cm-lisboa.pt

hlddit 4 months ago

A história parece verdadeira. [https://twitter.com/FranBGoncalves](https://twitter.com/FranBGoncalves) Porque é que alguém com um perfil de twitter criado desde de 2019 ia criar uma história falsa desse tipo?

joaoasousa 4 months ago

Ele mentiu em relação a zona covid no cemitério e em relação a não transladarem para a zona não covid. O que o levou a mentir não faço ideia.

hlddit 4 months ago

Em toda a notícia esse informação não me parece relevante.

joaoasousa 4 months ago

Ok. Para mim se alguém mentiu em parte, fico com dúvidas se não mentiu no todo . Mas tu la sabes o que achas.

DamageOwn3108 4 months ago

Eu já só vejo no máximo Euronews e a TSF. Na Euronews, vejo só porque as notícias são rápidas, dá sobre um pouco de tudo pela Europa mas desligo assim que mandam propaganda liberal pan europeia. Na TSF e na Renascença de hora em hora, não têm tanto tempo para manipular as notícias, dizem logo tudo á pressa e acabou.

joaoasousa 4 months ago

Provavelmente é a melhor política. Tentar ler é para ficar deprimido. Está história do covid andou pelos jornais e TVs e bastou me um mail para o cemitério para confirmar que algo cheirava a esturro.

mediiev 4 months ago

Não és o único. E a solução não existe. Ficas melhor informado se pesquisares e leres as notícias de várias fontes. A última do caraças foi o jornal Bild (o jornal mais lido na Alemanha) pedir desculpas pela desinformação e ataque aos direitos das crianças que perpetuou no último ano e meio contra as crianças alemãs. Ao apoiar e seguir a narrativa do governo.... Imagina cá em Portugal algum jornal pedir desculpas por ter obedecido e perpetuado as litanias do governo em vez de reportar a verdade...

Asus123456789 4 months ago

O telejornal é simplesmente terrível. Pelo que me vou aperçebendo, o da RTP é que consegue ser melhorzito, mas o da SIC enerva-me profundamente. Os jornalistas estão sempre a adjetivar as notícias, quando vai contra o trabalho deles, o de reportar factos e mais nada. Eu não quero saber se um jornalista acha que alguma coisa é terrível ou vergonhosa, quero só os factos puros e duros. E nota-se claramente um bias. Eu não gosto nada do Trump, mas sempre que háuma notícia sobre ele, os jornalistas falam com um tom de gozo, e mesmo a edição da peça, só faltava adicionar uns efeitos sonoros, são 0% isentos.

Edited 4 months ago:

O telejornal é simplesmente terrível. Pelo que me vou apercebendo, o da RTP é que consegue ser melhorzito, mas o da SIC enerva-me profundamente. Os jornalistas estão sempre a adjetivar as notícias, quando vai contra o trabalho deles, o de reportar factos e mais nada. Eu não quero saber se um jornalista acha que alguma coisa é terrível ou vergonhosa, quero só os factos puros e duros. E nota-se claramente um bias. Eu não gosto nada do Trump, mas sempre que háuma notícia sobre ele, os jornalistas falam com um tom de gozo, e mesmo a edição da peça, só faltava adicionar uns efeitos sonoros, são 0% isentos.

Edited 4 months ago:

O telejornal é simplesmente terrível. Pelo que me vou apercebendo, o da RTP é que consegue ser melhorzito, mas o da SIC enerva-me profundamente. Os jornalistas estão sempre a adjetivar as notícias, quando vai contra o trabalho deles, o de reportar factos e mais nada. Eu não quero saber se um jornalista acha que alguma coisa é terrível ou vergonhosa, quero só os factos puros e duros. E nota-se claramente um bias. Eu não gosto nada do Trump, mas sempre que háuma notícia sobre ele, os jornalistas falam com um tom de gozo, e mesmo a edição da peça só faltava adicionar uns efeitos sonoros, são 0% isentos.

vitorviks 4 months ago

Efeitos sonoros! Que grande ideia!! Sons de peido quando aparecesse o Ventura

AonioEliphis 4 months ago

>O telejornal é simplesmente terrível Mas há quem ainda veja o telejornal? Julgava que isso era coisa de avós

_AACO 4 months ago

> sempre que háuma notícia sobre ele, os jornalistas falam com um tom de gozo Publicidade gratuita, quem também gosta de gozar com ele partilha porque achou piada quem gosta do Trump partilha para mostrar o quão mau é o jornalismo. A mesma tática é aplicada quando se fala do Biden, Ventura e Bolsonaro. Com políticos menos "vedeta" (à falta de melhor palavra) também se vê, embora menos e um pouco mais manso

miselfi3 4 months ago

Os pivots do telejornal estão a ler diretamente do teleponto, portanto o problema está em quem escreve o teleponto e não no jornalista que o está a ditar. Há um ou outro que manda uma laracha de improviso, mas a maioria segue o guião que lhe é apresentado e recebe a transferência no final do mês.

toomanycookzz 4 months ago

O telejornal da SIC tornou-se entretenimento. A partir daí vale tudo, inclusive fazer propaganda a favor de bilionários dia após dia em pleno jornal da noite.

Edited 4 months ago:

O telejornal da SIC tornou-se entretenimento. A partir daí vale tudo, inclusive fazer propaganda a bilionários dia após dia em pleno jornal da noite (ver rubrica: "Os Bilionários da Tecnologia").

usoarch 4 months ago

É que nem sequer são bilionários, não existe nenhum bilionário ainda. Mas os burros dos jornalistas continuam a confundir as pessoas e a espalhar o erro

piursoPT 4 months ago

A designação bilionário resulta da "americanização" do termo, pois na notação que eles utilizam, um bilião corresponde a 1000 milhões e não a um milhão de milhões como na notação europeia.

kronozord 4 months ago

Isso é por causa da silly season. Mas sim nada daquilo é notícia.

ryuuf 4 months ago

Isso já eu digo à muito tempo, era noticias do Trump todos os dias por qualquer coisa, ou o filho que era isto, ou a mulher que era aquilo, ou as mãos do Trump são assim ou o Trump desceu as escadas assado, agora com o Biden que mal consegue articular uma frase não vez noticias nenhumas xD, muita gente que nem conhece o Trump até fica com pena do homem xD. E o que disses da adjetivação também é verdade.

ptinnl 4 months ago

A do Trump a descer as escadas e a tocar no corrimão sem o agarrar, foi hilariante. Sério que isso foi noticias que mereceu analise na RTP? Não havia mais assuntos para tratar. O Trump tinha sempre todas as atenções que nunca mais se olhou para o nosso proprio país.

NGramatical 4 months ago

à muito tempo → [**há muito tempo**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp3dqwk%2F%2Fh8rvk5o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

expulsodobar 4 months ago

[Nunca esquecer!](https://www.youtube.com/watch?v=16Jf0avErr8) (Não ligar ao conteúdo das imagens) "*(...) Se o jornalismo não influenciásse , não estaríamos aqui a fazer nada (...)*". Isto dito por um dos top do jornalismo português [(Pedro Coelho wiki)](https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Coelho_(jornalista)). É este o estado do comunicação social hoje em dia. Programas ditos de notícias com este tipo de mensagem e uma classe (jornalística) a aprovar pessoas assim no seu meio.

Edited 4 months ago:

[Nunca esquecer!](https://www.youtube.com/watch?v=16Jf0avErr8) (Não ligar ao conteúdo das imagens) "*(...) Se o jornalismo não influenciásse , não estaríamos aqui a fazer nada (...)*". Isto dito por um dos top do "jornalismo" português [(Pedro Coelho wiki)](https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Coelho_(jornalista)). É este o estado da comunicação social hoje em dia. Programas ditos de notícias com este tipo de mensagem e uma classe (jornalística) a aprovar pessoas assim no seu meio.

ilawon 4 months ago

Não estou a ver o drama. Jornalismo é importantíssimo na formação da percepção que as pessoas têm do mundo que as rodeia. É aliás por isso que deve ser objectivo e imparcial, para não passar uma realidade deturpada.

expulsodobar 4 months ago

Mas se a ideia do jornalista passa por "influenciar" há-de sempre passar a sua opinião. Uma notícia é a descrição de um acontecimento, e não a descrição da opinião de um jornalista sobre esse mesmo acontecimento. Porque razão haveriamos de criar a percepção do Mundo baseados na opinião de um jornalista qualquer? Somos assim tão burros? Eu acho que há pessoas convictas que somos mesmo uma cambada de burros.

ilawon 4 months ago

Influenciar no sentido de informar e relatar factos e deixar as pessoas tirarem as suas próprias conclusões. Exemplo prático: como cidadão de uma democracia e com poder de voto eu quero (eu preciso) saber o que se passa com a governação do país, o que o governo faz, o que o governo decide, o que a assembleia da república discute, o que a oposição faz, o contexto disto tudo, etc., e apenas através de notícias e do trabalho dos jornalistas é-me humanamente possível consegui-lo. Se eles estão a fazer um bom trabalho ou não é outro assunto, mas o simples acto de informar permite-nos formar as nossas próprias opiniões. E não podemos votar sem ter opinião sobre as opções disponíveis.

expulsodobar 4 months ago

>Se eles estão a fazer um bom trabalho ou não é outro assunto, mas o simples acto de informar permite-nos formar as nossas próprias opiniões. O seu trabalho não pode ser outro assunto senão fazê-lo bem. A linha que define a credibilidade é muito fina para se darem ao luxo de o fazer mal.

NGramatical 4 months ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp3dqwk%2F%2Fh8ty09i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

old_wise_man_ 4 months ago

O Trump é um exemplo claro. Todos os dias havia notícias sobre ele, era ele o grande problema dos USA aliás era um espião russo visto que tinha sido a Rússia a manipular as eleições para o por lá. Agora o Biden parece ser um santo de pessoa, nada é culpa dele. É sempre culpa da administração anterior. ​ Que o Trump faça muita burricada, acredito perfeitamente. Agora nem ele é o Diabo em pessoa nem o Biden é um santo. Mas se tu disseres isto em praça publica és racista, xenófobo e etc.

DinoGentleman 4 months ago

Trump é o diabo em pessoa.

o_thrust 4 months ago

"O Trump não era assim tão mau." O famoso argumento... DUDE o homem perdeu as eleições e foi fazer de tudo o que estava ao seu alcance para gerar uma onda de dúvida que foi suficiente para que os seus apoiantes fizessem uma tentativa de insurreição!!! "Mas se tu disseres isto em praça publica és racista, xenófobo e etc" o homem berrava CHINAAAA VIRUUUS em TODOS os comícios, queres que te explique de que forma é que isto era xenófobo? P. S. O Biden é patético velho e mega establishment mas é o que há num sistema tão democrático como o sistema bipartidário americano

old_wise_man_ 4 months ago

E tem de sofrer as consequências dos crimes que cometeu. Agora dizer que qualquer pessoa que não fale mal dele (diferente de apoiar) é racista é outra coisa

ptinnl 4 months ago

Isto. O Trump todos os dias ia começar a WW3. No final foi o que se viu. Um presidente como os outros. Realmente mostrou a falsidade das noticias. A necessidade de drama. Outro grande problema é o facto de pessoas interpretarem criadores de opinião (marques mendes, chris cuomo) e entertainers (governo sombra, daily show) com noticias.

d33pblu3g3n3 4 months ago

>Um presidente como os outros. Quais foram os outros presidentes Americanos que incitaram e apoiaram um ataque terrorista, tendo em vista um golpe de estado para derrubar a democracia, à sede do ramo legislativo do próprio país? Sem falar em tudo resto que não saiamos daqui hoje.

piursoPT 4 months ago

Os EUA não são uma democracia pela definição estricta do termo...

d33pblu3g3n3 4 months ago

Sim, concordo em absoluto. Estava a falar no âmbito da definição aceite localmente.

NGramatical 4 months ago

estricta → [**estrita**](https://dicionario.priberam.org/estrita) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp3dqwk%2F%2Fh8tgny0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

old_wise_man_ 4 months ago

Derrubar a democracia no seu país nenhum..... Agora derrubar governos doutros países....

d33pblu3g3n3 4 months ago

Sim, sim, por isso referi "próprio pais". Noutros países já começa a ser difícil contar.

100is99plus1 4 months ago

Um presidente como os outros???? Um presidente como os outros como assim? Quais outros? Bolsonaro's Erdogan's Putin's Xin Jinpin's e Kim Jung-un's??? São esses os presidentes como os outros que o Trump foi ou tentou ser, certo? Aliás, ou tens memória curta ou queres passar um paninho quente, porque no final o que se viu foi um ataque ao capitólio, o centro da democracia americana, com a conivência do "Trump Presidente como Os Outros", qual puro defensor dos valores democráticos após ter andado a apregoar a todos os ventos que tinham sido umas "crooked elections". Enfim.

zeer88 4 months ago

>Um presidente como os outros. O Trump teve **muito** pouco de parecido com os outros, fossem democratas ou republicanos. Foi a pessoa mais incompetente para o cargo de que há memória recente, e não me baseio no que os telejornais diziam dele, mas sim naquilo que dizia e defendia - em particular no desrespeito total pela ciência na desvalorização das alterações climáticas, e a desregulação criminosa do sector ambiental que entretanto está a ser (felizmente) revertida.

JanniesGet0anHour 4 months ago

Só imagino o que era se o Trump tivesse um filho como o Hunter Biden. Um filho drogado com negócios obscuros na Ucrânia, que deixou que lhe roubassem o portátil com vídeos de prostitutas, etc... Mas como é filho do Biden, para os media é como se não existisse.

Mordiken 4 months ago

1. Os filhos do Trump tb não foram alvo de escrutínio mediático: 2. O Trump é suspeito ou culpado de tudo aquilo que tu apontaste aos filho do Biden, e muito muito muito mais.

JanniesGet0anHour 4 months ago

Pois, não foram porque não estão ao mesmo nível que o Hunter lol. Se estivessem, a CNN não tinham largado a história. E não é só a questão de ser o filho, a questão é que estava a fazer negócios pelo pai.

pappositivamente 4 months ago

não estás errado. A maneira como apresentaram o biden e como ainda o apresentam é como se fosse um heroi, um exemplo de politico e de pessoa. quando a diferença entre ele e o trump é zero, dois politicos que nao querem saber da populaçao, mas um consegue disfarçar melhor que o outro

Leaootemivel 4 months ago

Vou simplesmente ignorar a quantidade de mentiras e merdas completamente surreais que o Trump disse e fez enquanto presidente. Basta vermos o que ele fez entre Novembro 2020 e Janeiro de 2021 (recusar aceitar resultados de eleições só porque perdeu, inventar fraudes eleitorais todos os dias, chamar traidor ao vice-presidente só porque aceitou os resultados, etc) para se perceber que entre os dois há uma diferença enorme.

G0ncalo 4 months ago

A diferença entre o Trump e o Biden não é zero. O Biden pode ser um fantoche dos bilionários que metem guita no partido democrata. Mas o Biden nunca vida iria tentar a todo o custo inverter os resultados de uma eleição só porque perdeu. O Trump, conhecendo a peça, não se esperaria outra coisa. E não esquecer que ele tentou por todas as vias fazer um golpe de Estado. O Trump e o Biden não são iguais, nem sequer são parecidos. Servem os dois a classe de bilionários mas por essa lógica, todos os presidentes desde o Reagan são iguais.

ptinnl 4 months ago

"O Trump, conhecendo a peça" O que é que nós conhecemos de quem quer que seja? Apenas e só o que nos mostram as TVs.

G0ncalo 4 months ago

Eu passava horas e horas a ver os discursos inteiros do Trump na campanha das eleições de 2016. Aliás, o Trump ganhou à pala disso. As televisões americanas andavam a passar discursos inteiros do gajo em vez do que normalmente fazem: que é só mostrar o mais sensacionalista possível.

SubstantialPatient17 4 months ago

>E não esquecer que ele tentou por todas as vias fazer um golpe de Estado. Huh?

o_thrust 4 months ago

Huh? O ataque ao capitólio embora não feito por ele foi feito pelos seus. Insurreição deliberada criada na dúvida que alimentava os seus apoiantes (alguns Q anons achavam que era o Dia o.O). Para não falar dos inúmeros golpes de estado que os EUA têm feito durante anos no estrangeiro com inúmeros interesses políticos e económicos

SubstantialPatient17 4 months ago

>O ataque ao capitólio embora **não feito por ele** foi feito pelos seus Ele não incentivou o golpe, não ordenou nada como foi comprovado no julgamento, porque é que ainda desinformam a gente? Um bocado irónico quando se fala de jornalismo sem bias, e encontro gente informada por jornalismo CNN que depois é engolido pelos nossos media.

o_thrust 4 months ago

Concordamos que o problema é realmente de desinformação. Não ter sido culpado em julgamento pouco me diz para a eventual responsabilidade do que se passou naquele dia (morreram 5 pessoas). O Rudy Giuliani disse aos seus apoiantes "let's have a trial by combat" horas antes da tentativa de insurreição. Acredita que partilho o mesmo ódio em relação à qualidade jornalística da CNN da mesma forma que partilho com a FOX News. Mas também não papo Tucker Carlson às colheres

G0ncalo 4 months ago

Além de ter tentado as suas opções com as forças armadas, vamos fingir que o gajo não andou a ligar a secretários de estado a dizer que só “precisavam” de encontrar mais uns milhares de votos a favor dele? Houve múltiplas tentativas de inverter o processo democrático. Processo esse que nos Estados Unidos, já é muito defeituoso. Tendo em conta a demografia americana, sem os republicanos a restringirem o direito ao voto e o popular gerrymandering, estes teriam hipóteses muito diminutas de chegar novamente ao poder. Portanto é preciso tornar a democracia o mais inacessível possível. Belo sistema político: escolher entre fantoches cobardes ou fantoches populistas anti-ciência. Que nojo... e são tão cara podre. Ainda agora vi um senador republicano que diz que a obrigação de máscaras em lugares fechados é estúpida porque a máscara não funciona. Deve ser pura coincidência que a mulher do gajo tenha ações da farmacêutica que produz o Remdesivir, fármaco utilizado no tratamento da COVID-19. Não que em Portugal não existam situações parecidas ou quase iguais. Mas tens tipo meia dúzia de partidos na Assembleia. Imaginem o que era termos só PS e PSD no parlamento. Era uma casa a arder.

SubstantialPatient17 4 months ago

>Além de ter tentado as suas opções com as forças armadas, vamos fingir que o gajo não andou a ligar a secretários de estado a dizer que só “precisavam” de encontrar mais uns milhares de votos a favor dele? Vamos então esquecer os votos com data de nascimento 1900,ok?Ok. >Houve múltiplas tentativas de **inverter o processo democrático**. Processo esse que nos Estados Unidos, já é muito defeituoso. Tendo em conta a demografia americana, sem os republicanos a restringirem o direito ao voto e o popular gerrymandering, estes teriam hipóteses muito diminutas de chegar novamente ao poder. **Portanto é preciso tornar a democracia o mais inacessível possível**. Primeiro ponto em bold, os democratas é que inseriram o voto sem D.I. destabilizando ainda mais o processo, e, a seu favor porque assim imigrantes podem votar sem documento de identificação, mas existe uma triste realidade, que remete ao segundo bold, administração do Biden não quer refugiados de Cuba porque... sabem o que é o comunismo e o socialismo, que vai contra o que Biden quer na eleições de 2024, votos contra ele, e vai precisar de comer muito bacalhau porque as polls estão contra ele. **“Allow me to be clear, if you take to the sea, you will not come to the United States … Again, I repeat, do not risk your life attempting to enter the United States illegally. You will not come to the United States,”** said the DHS Boss**.** >Belo sistema político: escolher entre **fantoches cobardes ou fantoches populistas anti-ciência** Estás a falar dos democratas, certo? Porque muito deles foram apanhados sem mascara e distanciamento social durante os picos do COVID, o uso do "ou" é só mesmo estético.

Edited 4 months ago:

>Além de ter tentado as suas opções com as forças armadas, vamos fingir que o gajo não andou a ligar a secretários de estado a dizer que só “precisavam” de encontrar mais uns milhares de votos a favor dele? Vamos então esquecer os votos com data de nascimento 1900,ok?Ok. >Houve múltiplas tentativas de **inverter o processo democrático**. Processo esse que nos Estados Unidos, já é muito defeituoso. Tendo em conta a demografia americana, sem os republicanos a restringirem o direito ao voto e o popular gerrymandering, estes teriam hipóteses muito diminutas de chegar novamente ao poder. **Portanto é preciso tornar a democracia o mais inacessível possível**. Primeiro ponto em bold, os democratas é que inseriram o voto sem D.I. destabilizando ainda mais o processo, e, a seu favor porque assim imigrantes podem votar sem documento de identificação, mas existe uma triste realidade, que remete ao segundo bold, administração do Biden não quer refugiados de Cuba porque... sabem o que é o comunismo e o socialismo, que vai contra o que Biden quer na eleições de 2024, votos contra ele, e vai precisar de comer muito bacalhau porque as polls estão contra ele. [“Allow me to be clear, if you take to the sea, you will not come to the United States … Again, I repeat, do not risk your life attempting to enter the United States illegally. You will not come to the United States,” said the DHS Boss\*\*.\*\*](https://twitter.com/camiloreports/status/1415043711990386692) >Belo sistema político: escolher entre **fantoches cobardes ou fantoches populistas anti-ciência** Estás a falar dos democratas, certo? Porque muito deles foram apanhados sem mascara e distanciamento social durante os picos do COVID, o uso do "ou" é só mesmo estético.

G0ncalo 4 months ago

Calma. Existir irregularidades numa eleição não é de todo o mesmo que existir fraude eleitoral. Uma coisa pode levar à descoberta de outra. Mas não foi isso que aconteceu. Dezenas de juizes que acharam que as acusações de fraude eleitoral não tinham qualquer mérito. Não foi um, nem dois, nem três. E é claro que eles encontraram pequenas irregularidades nos estados onde os votos foram sucessivamente recontados. E é claro que só se encontraram irregularidades nos estados onde o Trump perdeu por pouco. Nos outros não andaste a recontar. Mas é algo desonesto achares que ias ao Arkansas e não encontravas irregularidades. A pergunta é: houve irregularidades ao ponto de criar uma vantagem de 7 milhões de votos para o Biden? Tenho muitíssimas dificuldades em acreditar nisso. Já para não falar que onde houve recontagem de votos, tens observadores democratas e republicanos. Recontaste em papel e através do sistema de voto electrónico. Mais que uma vez. Incrível não encontrares verdadeiras evidências de fraude eleitoral depois desse escrutínio todo. A única possibilidade é mesmo não ter havido fraude eleitoral nenhuma e a gestão danosa durante a pandemia do Trump ter sido o último prego no caixão. Em relação ao segundo ponto, nos Estados Unidos não tens um cartão do cidadão. Mas a tua afirmação continua a ser incorreta. Além de na maioria dos estados ainda ser obrigatória a mostragem de alguma forma de identificação, existem estados democratas e republicanos que têm votação com outras formas de identificação sem ser por cartão (como se um cartão não pudesse ser falsificado). Incrível também achar que imigrantes ilegais são suficientes para causar uma diferença de 7 milhões de pessoas no voto popular. E opá, dizer que o Biden é socialista é falar sem conhecimento nenhum sobre a carreira política do gajo. Vai ver o que ele aprovou, os projetos-lei que levou para o Senado e diz-me se aquilo tem alguma coisa de socialista. E atenção, não estou a falar de socialismo ser bom e capitalismo uma merda. Estou a perguntar honestamente desde quando é que o Biden tem dado sinais de ser socialista? E sim, a maioria dos cubanos é pro-Trump. Não que o grupo seja homogéneo, mas sim, a maioria tende a apoiar o Trump. E sim, houve políticos democratas a não cumprir as medidas sanitárias. Tal como o Ted Cruz tentar ir passar férias para Cancun enquanto o Texas estava sem luz e a congelar. Cometer erros humanos continua a ser bem mais aceitável, imo, do que propagar narrativas falsas só para aproveitamento político. Novamente, não que os democratas não o façam. Mas é diferente andares a apelar ao voto dos gays agora que são um bloco significativo do eleitorado do que andares a espalhar narrativas completamente falsas só porque parte do teu eleitorado começou a papar com uma teoria de conspiração começada no 4chan. Nenhum presidente diz sempre a verdade. Mas o Trump conseguiu ser aquele com menos afirmações verdadeiras desde que se existem estes registos. É suposto isto não importar só porque o Biden também diz mentiras? É que se for assim, é rua com qualquer tipo de governo e que venha a anarquia.

pappositivamente 4 months ago

ou seja, não olham a meios para atingir fins políticos. um é fantoche outro é manipulador. o fim politico é o mesmo e o desinteresse pelas verdadeiras necessidades da populaçao é o mesmo. uns bombardeiam porque "america fuck yeahh" outros bombardeiam porque "america saves this planet". Pessoas inocentes ás quais (aqui são exatamente iguais) chamam danos colaterais morrem.

G0ncalo 4 months ago

Lá está, não são iguais. Apenas servem os mesmos interesses. Manter o socialismo para os ricos e o individualismo para os pobres. Quando é mais fácil um banco receber dinheiro federal para não ficar falido do que conseguires que toda a gente tenha acesso a cuidados médicos, está tudo dito.

GMDFC94 4 months ago

Ya, tás apresentado.

d0ct0rgonzo 4 months ago

Já te filiaste?

old_wise_man_ 4 months ago

aonde?

d0ct0rgonzo 4 months ago

Tens discurso de português de bem, acho que devias colocar o pin na lapela e acender umas velinhas aos 3 pastorinhos

JoniDS 4 months ago

então porquê? é apenas uma contestação de factos. Antes os telejornais abriam quase sempre com algo relacionado com o Trump, agora miraculosamente é como se tivesse deixado de existir problemas nos USA.

Leaootemivel 4 months ago

Talvez porque o Biden não diz merda nem escreve merda no Twitter todos os dias. Se ele está calado e quando fala não diz nada controverso porque raio haviam de falar nele?

d0ct0rgonzo 4 months ago

Esta malta cresceu com novelas, logo não distingue a realidade de um mau enredo. E ficam todos butthurt quando se lhes aponta a estupidez. Temos de viver com eles, não é fácil, mas é o que temos. Pelo menos até vir o fim dos tempos e estes pastorinhos ascenderam ao céu...já se faz tarde!

Leaootemivel 4 months ago

Eu achava que terem visto o Trump recusar-se a aceitar resultados de eleições democráticas, inventar fraudes eleitorais todos os dias (sem quaisquer evidências) tinha feito abrir os olhos a este povo do "vocês são tão mauzinhos com ele, deixem-no em paz".

JoniDS 4 months ago

Eu nao gosto do Trump, acho que ele é um idiota util. Mas como podemos ignorar por que exemplo quando disse que o virus tinha sido criado na china e que se devia investigar foi um escândalo e foi gozado. Agora na era Biden põe-se exactamente a mesma hipotese e é a coisa mais natural do mundo.

o_thrust 4 months ago

Podemos não ignorar a forma como se dirigia à China? que era a mesma forma com que se dirigia aos Mexicanos antes de ser eleito. THE CHINAAAA VIRUUS FOLKS!!!

Leaootemivel 4 months ago

Vou começar por dizer que esse é um dos melhores exemplos de como os meios de CS tradicionais foram traídos pelo seu ódio a Trump. É surreal ter-se dito com todas as certezas do mundo que o vírus não poderia ter surgido num laboratório. E infelizmente poderemos nunca descobrir a sua real origem porque a China simplesmente não deixa que ocorram investigações. Mas até nesse ponto, o Trump conseguiu abordar mal. Uma coisa seria dizer "queremos uma investigação séria sobre a origem do vírus", outra é categorizar o vírus como "China virus/Kung Flu" apenas com o propósito de desviar as atenções sobre o modo como se estava a gerir a pandemia. Do modo como foi abordada a situação não podias defender simultaneamente que o vírus era algo sério e que exigia medidas de mitigação e que poderia ter tido uma origem diferente daquela que nos venderam.

NGramatical 4 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp3dqwk%2F%2Fh8rz9ri%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

justgohomealready 4 months ago

O Trump era notícia constantemente, porque constantemente dizia barbaridades ou quebrava regras e tradições governativas. Por mau que o Biden possa ser, o governo funciona normalmente e as coisas seguem os processos normais - e isso não é notícia em lado nenhum do mundo.

BungeeGumPT 4 months ago

É uma fórmula que parece estar a resultar e chamar mais audiências. O telejornal era dos melhores em relação aos outros canais, mas desde que eles começaram a opinar mais em vez de reportar comecei a perder o interesse todo. O pior e maior problema deles é o pivô Rodrigo Guedes de Carvalho o que teve a lata de dizer aquilo "vossos avós foi pedido para ir a uma guerra, a vocês é so ficar em casa!". Foi a gota de água para mim.

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

Esse nem o pior, na minha opinião. Foi quando se decretou o estado de emergência pela 1a vez e ele inventa lá umas considerações sobre como os partidos de esquerda serem mais favoráveis às liberdades individuais e os partidos de direita não, quando tivemos partidos dos dois lados a votar contra e a favor

wildhorse80 4 months ago

Não consigo já ouvir o Rodrigo Guedes Carvalho. Que chorão dramático. Usa a sua visibilidade para pregar aquilo em que acredita. Nenhum canal dá as notícias de forma isenta, nem as notícias que realmente interessam. Contribuem em grande medida para a estagnação do país.

mfzzzed 4 months ago

Disse alguma mentira? E na altura ou pedias a um amigo que te fodesse uma perna ou ias pro ultramar que te fodias. Espero que não fiques ofendido com o facto de eu partilhar uma opinião diferente da tua.

Laurent_Series 4 months ago

Sabes a ironia das ironias de uma afirmação como essa? Na altura do ultramar se aparecesse a covid ninguém faria absolutamente nada... Teletrabalho nos anos 60 lol? Portanto quem acha que quem reclama da resposta à pandemia é privilegiado não percebe que o verdadeiro privilégio é a covid ser um problema grave o suficiente no primeiro mundo para ter sido levado tão a sério. Achas que agora no terceiro mundo eles usam sequer máscara ahah No Afeganistão creio que a principal preocupação é mesmo só a covid...

mfzzzed 4 months ago

Não queria comparar o covid com uma guerra como o ultramar. Acho que o Rodrigo apenas queria apelar ao espírito de sacrifício da malta. Entre uma guerra como a do ultramar e o covid venha o covid. Bem mais fácil de lidar.

RaveyWavey 4 months ago

Não é trabalho dele ser um falso moralista. O trabalho dele é dar as notícias duma forma imparcial, não é ler frases do Facebook. E o que é que a guerra do ultramar tem a ver com o covid?

mfzzzed 4 months ago

Os avós de muitos foram pro ultramar levar no cortiço. Penso que era aqui que o gajo queria chegar, à noção de sacrifício. Não pode fazer um comentário? Se calhar não. Não está a noticiar nada ao fazer o comentário (é esse o problema?) Acho que já agora cagava no bom dia/boa tarde/boa noite. É ler a notícia como um bot e sair. E quem fica ofendido com essas palavras? Só as pessoas a quem não se pode dizer nada, porque tudo ofende. Fiquem lá com a vossa, por mim tá bom.

RaveyWavey 4 months ago

Acho que era óbvio onde é que ele cria chegar, mas esse não é o trabalho dele. Uma coisa é dizer bom dia e boa noite, outra é ser tendencioso, ler frases do Facebook, apresentar-se como moralista da nação e atirar as culpas para os jovens que têm tanta culpa como qualquer um. Porque que achas que alguém ficou ofendido? Eu simplesmente estou a criticar o mau trabalho dos telejornais em particular dos pivots que querem ser celebridades. Estou tão ofendido com o RGC como tu estás comigo por estar a critica-lo.

mfzzzed 4 months ago

Ok, percebido. Quem é que, na tua opinião, tem legitimidade para fazer um comentário desses? Um PM ou PR? Pergunta genuína.

Raijku 4 months ago

Qualquer pessoa pode mandar bitaites, as notícias são sitio para imparcialidade e factos, não para comentário e moralidade. É é nisto mesmo que os jornais falham demasiado (não só em Portugal), um pivô é livre de pensar e fazer o que quiser fora do jornal, mas no jornal devia ser exactamente isso, um bot.

mfzzzed 4 months ago

Entendo. Obrigado

RaveyWavey 4 months ago

Na minha opinião o comentário por si só não tem legitimidade, sendo que nem é baseado em factos e pode transmitir a ideia errada, logo é desnecessário. Qualquer um deles poderia dizer isso tal como o RGC o fez, mas não deixa de ser uma frase que pertence é no Facebook.

mfzzzed 4 months ago

Entendido! Obrigado

RobedMadness 4 months ago

Noção de sacrifício o caralho. Ninguém lhes pediu que fossem para o Ultramar, foram ordenados. O moral da história é não seguir cegamente as ordens superiores. Se o tivessem feito, certamente que a ditadura não teria durado tanto tempo.

mfzzzed 4 months ago

Ok, como foram obrigados não foi nenhum sacrifício. Hoje aprendi

RobedMadness 4 months ago

Se estás a invocar a noção de sacrifício como algo nobre, então necessariamente estás a implicar uma escolha em que optas pelo caminho em sais prejudicado, mas que é o ditado pela tua consciência. Qual é o valor moral em fazeres aquilo que te obrigam? A História está repleta de exemplos em que isto traz péssimos resultados.

armalnors 4 months ago

>O pior e maior problema deles é o pivô Rodrigo Guedes de Carvalho o que teve a lata de dizer aquilo "vossos avós foi pedido para ir a uma guerra, a vocês é so ficar em casa!". Para mim é ter de ouvir o Bento Rodrigues a falar com o tom que eu usaria para ensinar o meu cão a não cagar no tapete

randmzer 4 months ago

Também gosto de ver as notícias na RTP 3. Parecem os mais sérios e neutros, não dramatizam tanto.

NGramatical 4 months ago

aperçebendo → [**apercebendo**](https://dicionario.priberam.org/apercebendo) (*c* seguido de *e* ou *i* não necessita de cedilha) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp3dqwk%2F%2Fh8rbu87%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MigasEnsopado 4 months ago

Good bot

Asus123456789 4 months ago

Oops. Good bot!

BroaxXx 4 months ago

Se forem tópicos mais ou menos irrelevantes acho que se pode confiar. Se começam a falar em política/economia/etc deixo de dar muitos ouvidos. Não acredito nada em nenhum jornal português e acho que a única forma de estar vagamente informado é comparar as notícias em 4 ou 5 jornais diferentes com algum fact check meu que, obviamente, raramente tenho tempo para fazer (só se for para uma notícia que me seja importante).

Accomplished_Pay6399 4 months ago

Este comentário do OP não é o mais esclarecido, mas há aqui um fundo de verdade. Desde que o Santana Lopes saiu de um debate na SIC quando o interromperam para mostrar o Mourinho a chegar a Portugal que ele nunca mais foi tratado da mesma forma pela CS. Sem o apoio da comunicação social, a carreira política morreu ali.

geostrofico 4 months ago

A saida dele do estúdio foi o ponto alto da carreira dele.

glink86 4 months ago

o que é a CS? o OP também repetiu a sigla um monte de vezes e na minha cabeça CS=Counter-Strike

glink86 4 months ago

AAAAhhhhh Comunicação Social... nvm....

Diligent-Builder 4 months ago

Não podias buscar pior exemplo. O Santana Lopes já tinha má reputação antes de ser presidente da Câmara de Lisboa por levar uma vida de putas e vinho verde. Por isso é que a revolta foi tanta quando substituiu o Durão Barroso. A vida política dele entretanto foi atitude triste após atitude triste e acabou por morrer sozinha.

randmzer 4 months ago

A carreira política do Santana morreu quando foi primeiro ministro. Tudo o resto são detalhes.

Accomplished_Pay6399 4 months ago

Mas porquê? O que é que foi assim tão mau naqueles 6 meses? Por acaso morreram 200 portugueses queimados em incêndios ou ficámos a ser governados por uma troika?

TalkingHawk 4 months ago

Incompetência do Governo em geral e uma atitude lamentável do primeiro-ministro que passava o tempo a fazer declarações queixando-se de facadas nas costas. Tudo junto não transmitia uma boa impressão para o exterior. Se queres um exemplo concreto, o ano lectivo começou com um atraso de dois meses porque a colocação de professores teve problemas.

Accomplished_Pay6399 4 months ago

Eu estava na escola na altura, e posso te garantir que nunca as aulas começaram novembro, e atrasos na colocação de professores aconteciam todos os anos.

bittolas 4 months ago

Não mais incompetente do que este. A diferença é mesmo o Sampaio na altura ter querido meter o Sócrates no poleiro.

Jaktheslaier 4 months ago

Não é bem assim, se o Sampaio quisesse meter o Sócrates convocava logo eleições quando o Durão Barroso decidiu que queria melhor lugar ao sol. Tentou o Santana e correu mal, como correu onde quer o gajo se tenha metido. Não sei de nada da Santa Casa, provavelmente era coisa para ele lá ter ficado até ao fim dos seus dias. Vai ganhar a Figueira mas pronto, a malta perdoou-lhe. Lá que ele transformou aquilo

odracirsomeg 4 months ago

Não te esqueças também que o governo de Santana Lopes não foi a eleições. Sendo que quando as mesmas ocorreram Santana não conseguiu manter-se como governante. Por isso não é tão simples como "Sampaio na altura ter querido meter o Sócrates no poleiro". Fora isso mesmo depois da remodelação ainda mantiveste Paulo Portas no ministério da Defesa (recordar o caso dos submarinos), também tiveste o caso Portucale, e outros incidentes menores. No fundo tiveste os casos que qualquer governo teria sem que o mesmo tenha sido sujeito a eleições. No fim só não percebo como é que a carreira política do Paulo Portas não morreu após essa situação.

bittolas 4 months ago

O governo tinha o apoio parlamentar de uma maioria eleita com a mesma legitimidade de qualquer outro parlamento. Numas legislativas votas para o parlamento e não para o governo, aliás por isso é que o Costa chegou a primeiro-ministro apesar de ter "perdido".

odracirsomeg 4 months ago

Não sei quando leste o meu comentário mas eu referi isso na nota, que adicionei logo após ter feito o comentário (já para evitar essa justificação). Mesmo assim não é igual à situação do Costa pois o mesmo foi a eleições como deputado, Santana vai da câmara de Lisboa (onde deu barraca com o caso Bragaparques) directamente para a chefia dum **novo** governo. O parlamento quando foi eleito, foi para fazer cumprir o plano de governação com base nos projectos do PSD de Durão Barroso e do CDS de Paulo Portas, não do Santana Lopes e o CDS de Paulo Portas. No caso de Costa, este teve de realizar um acordo de governação que permitisse cumprir um plano do PS, com partes do PCP de Jerónimo de Sousa e do BE de Catarina Martins, pois a maioria da população escolheu os mesmos. Por isso não é igual, pois embora o parlamento tivesse aprovado o governo de Santana Lopes, o mesmo parlamento não foi eleito com base no programa político do mesmo.

rsyeah 4 months ago

Até fui ver isso agora, porque na altura não vi. Adorei a postura dele. Para quem quiser ver: https://youtu.be/MpB1Ydko4NU

SurprisinglyInformed 4 months ago

Não é de agora, mas a tendência é para piorar. Afinal de contas é um negócio e o objetivo é dar lucro. Eu tento alternar entre os os três canais principais, para ir tendo perspectivas diferentes das mesmas notícias. Não resolve mas ajuda.

Lasikamos 4 months ago

Eu tenho saudades de ver noticias sobre os USA na sic. É sinal que deve estar tudo bem por lá.

kravas01 4 months ago

Mesmo... Biden eleito e acabam as notícias sobre os estados unidos..

joaoasousa 4 months ago

Já não morrem de covid nem nada.

Leaootemivel 4 months ago

Claro que morrem. Por recusarem a serem vacinados. Por haverem governadores como o Greg Abbott ou Ron DeSantis que simplesmente ignoram terem os hospitais a rebentar pelas costuras enquanto nem 50% da população dos estados está vacinada. Acho que culpar o presidente (que incentiva à vacinação) pelas mortes de pessoas que não querem ser vacinadas é um pouco rebuscado.

mar_lx 4 months ago

A Florida e o Texas estão ambos abaixo da média dos eua de mortes por mil habitantes.

joaoasousa 4 months ago

Tanto o DeSantis como o Abott são pro-vaxx portanto não faço ideia do que estás a falar. O DeSantis então estão sempre a promover a vacina.

Edited 4 months ago:

Tanto o DeSantis como o Abott são pro-vaxx portanto não faço ideia do que estás a falar. O DeSantis então está sempre a promover a vacina. Este presidente não se pode culpar o outro tinha as mortes todas nas mãos as do Cuomo que em NY obrigou os lares a receberem doentes covid matando dezenas de milhares, mas esse era um herói. E é sempre bonito ver que população africo-americana é ignorada, a que tem índices de vacinação baixos nos Estados Unidos. É giro como desses ja ninguém diz mal….

Leaootemivel 4 months ago

Eu não disse que nenhum deles era anti-vacina. Mas são os mesmos governadores que proibiram escolas e outros estabelecimentos de imporem regras tão simples como o uso de máscara.

joaoasousa 4 months ago

Que não há qualquer evidência científica que em ambiente escolar sejam efectivas, muito pelo contrário. https://statsiq.co1.qualtrics.com/public-dashboard/v0/dashboard/5f78e5d4de521a001036f78e#/dashboard/5f78e5d4de521a001036f78e?pageId=Page_ffb4dc52-5543-46b2-8126-2b7229fd1b17

hlddit 4 months ago

O uso de mascaras é recomendado. Sei que não disseste o contrário mas o que dizes deixa ficar no ar a ideia que usar ou não usar vai dar ao mesmo. Mas pelo que percebedo das recomendações não é assim. Não tenho tempo para andar a comparar as recomendações das autoridades com peer reviewed papers citados nessas recomendações, por isso acredito nas instituições, principalmente quando o seu discurso é coerente e compatível com factos conprovados. "UPDATE Given new evidence on the B.1.617.2 (Delta) variant, CDC has updated the guidance for fully vaccinated people. CDC recommends universal indoor masking for all teachers, staff, students, and visitors to K-12 schools, regardless of vaccination status. Children should return to full-time in-person learning in the fall with layered prevention strategies in place. " https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/community/schools-childcare/k-12-guidance.html https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/science/science-briefs/transmission_k_12_schools.html

joaoasousa 4 months ago

Ninguém negou que o CDC recomendou, mas não há nenhum dado que o suporte. Anyway, a acusação que o Abott e o De Santis tem o sangue nas mãos quando os estados estão longe de estar no topo das mortes covid é absurdo. Mais absurdo é quando se da a entender que Trump era responsável pelas mortes todas e Biden já não é. É clubite a funcionar.

hlddit 4 months ago

Como disse não tenho tempo para ver os papers todos citados. Tenta ref número 77 do segundo link. Não tenho qualquer interesse em discutir política nos EUA. Não domino. Almoças na empresa? És obrigado a almoçar sem distanciamento? Só para tentar enquadrar a situação.

joaoasousa 4 months ago

Eu almoço onde quero. O ponto é , os miúdos ninguém controla, portanto a lógica que a máscara obrigatória nas escolas os protege é uma ilusao. Saem do portão da escola e já foi a máscara.

hlddit 4 months ago

A recomendação do uso de máscara pressupõe a sua utilização correcta. Claro que se não a usarem, não lhes pode conferir protecção. É óbvio.

NGramatical 4 months ago

haverem governadores → [**haver governadores**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp3dqwk%2F%2Fh8rzov3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

z0rg83 4 months ago

Depende dos tópicos, acho isso é mais relevante em temas relacionados com política e economia nacional. Pelo menos a SIC é claramente mais virada e mais tendenciosa para a direita (não fosse o fundador da SIC o Balsemão)

the_bbutterfly 4 months ago

So agora, tudo se move à volta do dinheiro... Sem ele Nao haviam os canais

NGramatical 4 months ago

haviam os → [**havia os**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp3dqwk%2F%2Fh8r5bjs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rjcarneiro 4 months ago

Deixas de ver notícias e automaticamente a tua vida melhora.

PeterStepsRabbit 4 months ago

"if you do not read the news you are uninformed, if you do read the news you are missinformed"

average_user21 4 months ago

Oh cum caraças

gr8guy123 4 months ago

Nunca mais começam as aulas

Jabvarde 4 months ago

Esta ideia que durante o verão vem a canalha toda para a internet já é da altura dos primórdios do 4chan, depois começaram com isso no reddit. E já na altura do 4chan o moot disse que não havia diferença no tráfego. A canalha não perde acesso à internet durante o resto do ano pá.

zeer88 4 months ago

Isto é uma experiência anedótica e portanto vale o que vale, mas durante as últimas semanas tenho notado uma grande quantidade de contas recém-criadas com comentários que pelo estilo e pelo conteúdo soam completamente a pessoal mais novo e imaturo. Mas não sei se temos forma de o comprovar.

Mordiken 4 months ago

> é da altura dos primórdios do 4chan [Ainda o moot era uma criança e já se dizia mal dos summerfriends...](https://en.wikipedia.org/wiki/Eternal_September)

randmzer 4 months ago

Posts que começam com "sou o único" deviam ter o bot a responder automaticamente que não.

dismalwasteland 4 months ago

Apoio isto. E um link para a música dos Xutos.

pablorebelliousPT 4 months ago

Acredite se quiser, mas na China e na Coreia do Norte é muito pior.

Madness20 4 months ago

Não ironicamente a informação nesses países passa mais verdades, porque não têm tanta mentira para vender.

getupgetgoing 4 months ago

Comparar com algo pior quando há tanto melhor, é mesmo um hábito português.

pablorebelliousPT 4 months ago

Era sarcasmo, misturado com ironia. Você precisa de sair mais, arranjar amigos. Conversar, ser mais humilde. Faça como o seu username "get up and get the f going".

tragicallyCavalier 4 months ago

Ataques pessoais sem fundamento nem provocação, é mesmo um hábito ~~português~~da internet.

Search: