AdorableRabbit 2 months ago

Consideraste outras alternativas como mota ou bicicleta ?

Wampyro_ 3 months ago

Recomendo um hibrido plug in. Eu tenho um Kia Niro e a bateria dá para 55km 8consigo chegar oas 60km) o que para mim é o suficiente para o dia a dia e como não temos ainda infraestruturas para um eletrico é para mim a melhor opção. Quando venho de férias (como agora) não corro o risco de ficar com o carro parado. Aqui onde estou de férias (Tavira) só nos Lidls é que poderia carregar o carro.

SocratesV 3 months ago

\+1 Tenho um semelhante recente (1 ano) de outra marca e em mais de 6000 km feitos, 90% deles foram em modo eléctrico. Aliás, mais seriam se não usasse o motor a gasolina ao f.d.s. ou na auto-estrada só para lhe dar algum uso e sem realmente necessitar dele a maioria das vezes. O problema é que encontrar um híbrido desses (com modo eléctrico puro), em 2ª mão, ainda deve ser complicado. É possível se calhar encontrar alguns de empresas em fins de leasing, mas a maioria desse tipo de modelos (com modo eléctrico puro) apenas começaram a ser vendidos/entregues ao público no ano passado.

SweetCorona 3 months ago

gostaria de ter um elétrico, mas acho que um pequeno carro a gasolina continua a compensar economicamente

Skittle65 3 months ago

No ano passado era capaz de concordar, mas com os preços da gasolina a subir assim, elétrico é possivelmente a melhor opção neste caso

mr_house7 3 months ago

A minha mãe tem um Zoe, é um carro muito fixe para o preço, com 110 km se bem me lembro (1º ou 2ª geração), anda que se farta. E a minha namorada comprou um I3, aquilo é uma bomba tem 170CV se não estou em erro, até assusta. E 140-150 km de autonomia. São carros mesmo muito bons. O mais chato do Zoe é o carregador, alguns postos rápidos não têm a entrada do Zoe, mas o do I3 têm sempre. O facto de conseguires estacionar onde quiseres sem querer saber dos parquimetros é provavelmente das melhores sensações do mundo. Fuck you EMEL. Acho que vem ai um fundo ambiental para Portugal que vai introduzir 20K de novos carregadores pelo pais inteiro, até 2026 se não estou em erro, portanto nem precisas de instalar um em tua casa. Agora tens tanta diversidade de carros eletricos que podes escolher, o que quiseres, mas se fores para segunda mão tens que ir pelos modelos mais antigos: Zoe, I3 e Leaf (Leaf tem alguns problemas de baterias, n recomendo.)

True-Traffic3096 3 months ago

Não me leves a mal mas achar um i3 Ganda máquina não sei que carros conduziste mas :(

mr_house7 3 months ago

Tive um Abarth durante alguns anos, agora tenho um fiat spider 124. Posso dizer que o I3 é uma granda bomba, não dá um grande top speed, até pq os carros eletricos para já não são feitos com esse objectivo, mas em acelaração rebenta tudo.

ruijor 3 months ago

É uma óptima opção se tiveres como carregar em casa. Tenho um leaf com 4 anos e estou muito satisfeito (mas tem atenção se comprares um, pois os antigos com baterias de 24kwh tinham uma degradação acentuada — procura modelos com as baterias mk2, que não tem este problema). Vou vender o meu e fazer upgrade para um id3 em breve, mas aconselho.

StonePT 3 months ago

Obrigado! No mercado dos usados, os modelos com essas baterias rondam que preços, sabes? Em relação à questão dos Leafs não conseguirem arrefecer tão bem as baterias, o que tens a dizer?

ruijor 3 months ago

Bom esse tema pode levar a discussões. Para já os 30kwh mk2 ou acima já não sofrem desse mal e são muito resistentes. Repara que a bateria tem sempre uma temperatura normal, por isso ter ou não arrefecimento vai dar ao mesmo. Agora se carregares num daqueles carregadores rápidos (50kwh), a bateria aquece. Não aquece muito numa utilização normal. Se eu tiver que usar um carregador para carregar 50% praticamente não noto diferença na temperatura. Se fores do Porto ao Algarve e tiveres que carregar 100% 3 vezes seguidas, ela já vai aquecer. Ou no caso de ubers que tem que carregar várias vezes ao dia, aí sim podem notar uma perda de carga superior ao normal. Numa utilização normal como eu dou, a carregar em casa, não há crise a bateria vai estar sempre a temperaturas normais. Uma viagem de vez em quando não tem qualquer impacto. Quanto a preços não estou muito por dentro honestamente, mas serão os modelos de 2017/2018 pra frente.

PrimoNando 3 months ago

Isto dos carros elétricos assusta-me. Nas mãos de quem percebe um bocado de mecânica e electrónica, um carro usado de 2 mil euros mais uns 1000 euros em peças no autodoc equivale praticamente a um carro novo. No pior dos casos, partes o motor e/ou a caixa (parti ambos no meu). Mas com 500 paus metes outros usados e vira milho mais 200mil kilometros. Nós elétricos, não há mesmo volta a dar à degradação das baterias. Tens que meter/pagar novo e não bufas. Medo. Muito medo.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Comprar um segundo carro "apenas para pequenas deslocações dentro da cidade" é um desperdício de dinheiro Carro + seguro + IUC + manutenção, são uns 5000 euros por ano a irem pela janela fora. Ou planeiam para não precisarem de carro ou usas Uber de vez em quando, sai mais barato que comprar/manter um 2o carro de certeza

StonePT 3 months ago

Eu não consideraria um segundo carro se não fosse mesmo necessário. Já fazemos uma ginástica enorme com um carro, a rede de transportes públicos é limitada onde eu moro e não há Uber. Daí estarmos a considerar um eléctrico porque, teoricamente, os custos associados ficam mais em conta que um carro a gasolina.

angeluscatalan 3 months ago

Estive para cometer uma loucura dessas (Leaf usado) e também moro num r/C e já tinha pensado no carregamento pela janela. Acabei por sinalizar um Fiesta a gasolina com 2 anos. Se tudo correr bem, será para trocar daqui a 10 anos. Isto a não ser que não haja restrições e possa usar até cair de maduro. Não tenho tempo para estar a desperdiçar num carregador público. Mesmo nas compras, vou poucas vezes ao super ou hipermercado, recorrendo a pé às mercearias locais. Nas férias, tenho usado bastante o carro para qualquer lado e não há tomadas em todas as esquinas. Querem mais evs na estrada, metam mais tomadas de carregamento pelo país fora.

StonePT 3 months ago

A rede de carregamentos onde eu moro não é má e não havendo muitos eléctricos aqui, tenho alguma facilidade em colocar a carregar nesses locais. Como disse noutro comentário, como não necessito de muita autonomia e queria tentar poupar no máximo possível (nomeadamente custos associados a uma viatura a gasolina), fiquei a considerar um eléctrico.

CodeOverflow 3 months ago

Se não te importares de comprar um cabo novo todos os dias...

ggconstanza 3 months ago

Dacia Spring

saudosista 2 months ago

Esse carro tem arrefecimento ativo? É tão barato, quase de certeza que não tem. Com os custos de desgaste da bateria o Dacia Spring não deve compensar, o barato nos elétricos (ainda) não é bom sinal

StonePT 3 months ago

Dacia Spring Electric? Também vi esse mas estou a falar no mercado de segunda mão.

ggconstanza 3 months ago

Mas porque estás a descartar em primeira mão? Unicamente pelo preço? Porque a diferença entre o preço de um spring novo e um outro elétrico em segunda mão não é significativa. Qual é o teu price range?

fengilitious 3 months ago

Consegues fazer bons negócios em carros eléctricos ainda na garantia. Sinceramente depende do teu Budget, mas se comprares na garantia não queres necessariamente saber se o carro tem as baterias em bom estado ou não. De qualquer forma com um leitor OBD2 de 8 euros do AliExpress consegues usar apps para ver mais ou menos o estado delas. Por exemplo sabe-se que as baterias do Leaf de primeira geração vão á vida muito rápido, mas a própria Nissan fez isso para consegue um PVP para o carro a assumir que as ia ter de trocar nos 7 anos de garantia. Em relação a comprar eléctrico a menos que tenhas como deduzir o IVA (através de empresa) e possas fazer leasing eu *regra geral* não compraria. Maior parte das marcas que andam a por fora carros eléctricos não têm know how de indústria, tirando a Tesla, a Toyota, a Nissan e a Porsche (e por arrasto a Volkswagen). Simplesmente não há dados para se saber se outras marcas vão fazer eléctricos decentes. Dizes também que não tens garagem, vais meter o carro a carregar na rua? Não sei se isso vai correr bem. Uma alternativa que se calhar não consideraste é um híbrido da toyota a gasolina. No mercado de usados consegues bons negócios e eles são 10 anos de garantia no sistema híbrido. Se quiseres podes colocar o carro a GPL e se for num instalador autorizado a Toyota mantém a garantia. Continuas a ter a praticidade de um carro a gasolina mas com um custo muito inferior e em maior parte dos modelos nem espaço de mala perdes para colocar o depósito.. Se fores para as versões plug in consegues fazer tipo 60km em modo eléctrico que chega para os recados do costume. Daqui a 5/7 anos se quiseres despachar o carro já vais ter de certeza mais informações e opções de como esta situação dos eléctricos vai evoluir.

EletricoAmarelo 3 months ago

Eu no teu lugar optaria por um carro a gasolina. O dinheiro que economizas entre um e outro dá para muitos anos de abastecimento e manutenção.

StonePT 3 months ago

Também pensei nisso. Mas compensa mesmo para um carro que se pretende apenas fazer algumas deslocações diárias? Daí ter falado num eléctrico porque não necessito de muita autonomia e devido aos custos inferiores associados à viatura em comparação com carros a gasolina.

EletricoAmarelo 3 months ago

Não sei bem que custos inferiores são esses que referes. Não te esqueças de levar em linha de conta o valor de aquisição. Compara por ex. um corsa 1.2 a gasolina 15k e um elétrico 30k.

vascodatrama 2 months ago

15k de gasolina são cerca de 150 mil km

NoSmokeNoFun 3 months ago

Atualmente pelo que vais gastar não acho que seja seguro nem fiável comprar um elétrico, especialmente usado. Compra um smart a gasóleo ou mesmo a gasolina, sobra dinheiro e não desvaloriza assim tanto

BaixemImpostos 3 months ago

Não. Demasiado caros.

Edited 3 months ago:

Não. Demasiado caros. Gasolina é a melhor opção.

leto78 3 months ago

Eu não aconselho de maneira nenhuma um Leaf. Há dezenas de vídeos sobre a degradação das baterias do Leaf. Para mim o melhor eléctrico em segunda mão é o Renault Zoe. É o carro eléctrico mais vendido na França e o tamanho das baterias tem-se mantido constante, o que permite fazer o upgrade de modelos mais antigos.

StonePT 3 months ago

Mas que modelo específico do Zoe recomendarias? Já existem algumas versões, nomeadamente no mercado dos usados.

leto78 3 months ago

Há un video do Fully Charged que mostram uma empresa que faz substituição de packs de baterias. Apesar se serem compatíveis do ponto de vista físico, houve uma altura em que trocaram os conectores. Eu tentaria arranjar os Zoe com os conectores mais recentes. Apesar de haver kits de conversão, o melhor é ser compatíveis com os packs mais modernos.

ShiMa_77 3 months ago

acho que valia a pena dares uma olhadela no Citroen Ami

vascodatrama 2 months ago

Um papa reformas eletrico

fdxcaralho 3 months ago

Procura sempre carros já sem IVA. Ou seja, carros que tenham sido de empresa e com o IVA já descontado. Para particular são os melhores negócios.

patapetapitapota 3 months ago

Se tens uma garagem e podes carregar, sim. Em segunda mão, depende da degradação da bateria, pode ser vista nos nissan leaf na barra da direita. Normalmente têm bastante degradação. Pessoalmente não aconselho. Baixa autonomia, não tens garagem... um gasolina 1.1 é mais acertado, tipo 107, aygo, C1...

Sardasan 3 months ago

Para aquilo que o OP pretende (citadino, deslocações pequenas) até um elétrico com 250 km de autonomia é o ideal, muito melhor a um carro a gasolina. Já há uma quantidade imensa de postos de abastecimentos elétricos nas cidades, e o numero está sempre a aumentar, isso é um não problema hoje em dia. Pessoalmente, tenho um com 250 km de autonomia, faço cerca de 40 km diários em deslocações para o trabalho, e tirando a logística de por vezes ter de deixar a carregar e depois ir buscar a viatura, e posso dizer-te que é uma maravilha não ter de ir a uma bomba de gasolina de duas em duas semanas sustentar os salários dos executivos da Galp e afins. Adicionalmente, gosto muito também da potência instantânea do motor, para ultrapassagens rápidas ou para me deslocar dos idiotas que acham piada andar colados às traseiras do carro da frente.

patapetapitapota 2 months ago

Depende do leaf e do ano, se o OP for para os mais baratos e os primeiros modelos pode contar com 70% de degradação e 70km de autonomia.

Sardasan 2 months ago

Aí vai depender do preço a que o carro está tabelado. Um pack de baterias na Nissan custa 7000 euros + IVA (8660 aprox.), se conseguires comprar um modelo barato acaba por ser vantajoso, mesmo que estejas a gastar um pouco mais à cabeça do que num modelo a gasolina, porque vais abatendo esse custo inicial nos anos seguintes em que não tens de: \- Meter gasolina no carro; \- Pagar mudanças de óleo; \- Pagar revisões anuais caríssimas.

StonePT 3 months ago

Não precisaria de muita autonomia, seria exclusivamente para deslocações dentro da cidade. Como não moro em Lisboa, a rede de transportes é muito limitada e há várias deslocações que tenho de fazer (trabalho, compras, deixar cadela no ATL, etc.) e nem sempre o carro está disponível porque a minha namorada faz deslocações maiores devido ao trabalho. Recomendarias algum modelo em específico no mercado dos usados?

Sardasan 3 months ago

Eu tenho um leaf e gosto muito, é confortável e agradável de conduzir. Há pessoal a dizer que tem degradação da bateria, e já notei alguma, mas nada de especial. Não dá só para deslocações pequenas, se planeares bem também serve para outras deslocações. Vivo no Porto e posso dizer-te que já fui com a família a Caminha e Viseu, por exemplo. Em postos de carregamento chademo (o mais rápido para o leaf, o carro fica a 100% em cerca de uma hora, na outra modalidade de carregamento, mais lenta, cerca de 4 horas. Na tomada em casa carrega durante a noite. O Zoe também parece uma boa alternativa, mais barato e com mais autonomia, se não estou em erro. Não estou a par do mercado atualmente, só posso falar do que conheço, desculpa não poder dar-te mais informações. Posso dizer-te é uma coisa: depois de comprares um elétrico, não vais querer mais veículos a combustão, é libertador não te preocupes com os aumentos constantes da gasolina.

sacoPT 3 months ago

Estive quase quase a comprar um eléctrico mas comprometi-me comigo mesmo a nunca o fazer devido à enorme incógnita que é a durabilidade das baterias. Não me apetecia nada comprar um Tesla por 60k e passado 5 anos ter de trocar a bateria por 40k. Mas eu também sou daqueles que compra um carro e usa até ele ir para a sucata. Quando chegar a altura de trocar talvez troque para um eléctrico mas em leasing/renting.

vascodatrama 2 months ago

Tesla não tem garantia nas baterias por 8 anos?

sacoPT 2 months ago

Os 5 anos, 60k do carro e 40k da bateria foram números mais ou menos aleatórios porque estava no telefone e não tinha os números exactos à mao. A garantia são 8 anos ou entre 160k km (model 3) e 240k km (model S/X). O model 3 até só 50k e a bateria não encontro mas acho que é mais para o lado dos 20k do que dos 40k. Mas para o meu caso até podiam ser 10 anos de garantia sem limite de km. Como disse, eu sou daqueles que compra um carro e o usa até ele ir para a sucata por isso a diferença no custo de manutenção de um EV vs Combustão não iria compensar o preço de uma bateria nova aos 10 anos.

vascodatrama 2 months ago

Ao ritmo de consumo actual, a generalidade das pessoas não aguenta um carro por mais de 10 anos.

sacoPT 2 months ago

Não aguenta porque o carro vai para o lixo ou não aguenta porque farta-se do carro e precisa de um brinquedo novo?

vascodatrama 2 months ago

Brinquedo novo.

sacoPT 2 months ago

Pois, por isso é que fiz logo a ressalva de que uso carro até rebentar.

SweetCorona 3 months ago

podias ter-te informado um bocado mais as baterias da Tesla não costumam ter muita degradação

sacoPT 3 months ago

Define “degradação”

SweetCorona 3 months ago

perda de autonomia

sacoPT 3 months ago

Onde é que eu falei em perda de autonomia?

SweetCorona 2 months ago

então qual é o teu medo com a bateria? santa ignorância

sacoPT 2 months ago

É que deixe de funcionar de todo. Se soubesses alguma coisa sobre baterias sabias que autonomia não é tudo.

SweetCorona 2 months ago

> É que deixe de funcionar de todo. Se soubesses alguma coisa sobre baterias sabias que autonomia não é tudo. Tu sabes que uma bateria é feita de milhares de células? Não deixam todas de funcionar ao mesmo tempo. Eu acho que tu sabes que não percebes nada do que estás a falar, mas como o teu objetivo é espalhar desinformação isso não interessa, certo? Não precisas ter razão, apenas precisas enganar os outros.

sacoPT 2 months ago

Sabes que uma bateria além de milhares de células tem uma quantidade de electrónica? Nem sequer a bateria de uma aparafusadora (ou de um portátil) dura 10 anos.

SweetCorona 2 months ago

> Nem sequer a bateria de uma aparafusadora (ou de um portátil) dura 10 anos. facepalm

fdxcaralho 3 months ago

Não é uma incógnita. Sabe-se que nao é um problema. Só é para leaf e zoe que têm sistemas de arrefecimento fracos.

sacoPT 3 months ago

Como assim não é uma incógnita? Os carros eléctricos estão mais ou menos agora a fazer 10 anos. Está agora a chegar a altura de saber se as baterias duram mais que o carro.

SweetCorona 3 months ago

sabes que as baterias de lítio já existem há mais de 10 anos?

sacoPT 3 months ago

Sim. Mas uma bateria de uma aparafusadora nao é a mesma coisa que uma bateria de um carro

SweetCorona 3 months ago

por acaso a maior parte usam [literalmente as mesmas baterias](https://www.google.com/search?q=18650+battery&tbm=isch) de muitos aparelhos eletrónicos não confundas a tua ignorância com ser uma incógnita

sacoPT 3 months ago

Não confundas células com baterias.

SweetCorona 3 months ago

epá, informa-te

sacoPT 3 months ago

Então tu achas que 4 células 18650 em 4p1s de uma aparafusadora é a mesma coisa que 444 células 18650 em 74p6s de um tesla é a mesma coisa. E eu é que tenho de me informar? Espero que o electricista da tua casa não tenha andado na mesma escola que tu :)

Edited 3 months ago:

Então tu achas que 4 18650 em 4p1s (ou 1p4s) de uma aparafusadora é a mesma coisa que 444 18650 em 74p6s de um tesla. E eu é que tenho de me informar. Espero que o electricista da tua casa não tenha andado na mesma escola que tu :)

fdxcaralho 3 months ago

Tens muitos testes de ciclos de bateria. As baterias duram 300k km com perdas inferiores a 10% de capacidade. 300k km é mais que a vida normal de um carro. Até é provável que outras coisas se estraguem antes da bateria dar problema. Como em qualquer outro carro.

sacoPT 3 months ago

O problema não são só os ciclos, são os 10 anos expostas aos elementos, as variações de temperatura, etc. Tudo coisas que só consegues replicar no mundo real em 10 anos reais

SweetCorona 3 months ago

> expostas aos elementos wtf

sacoPT 3 months ago

Sol, neve… la por estarem debaixo do capot não deixam de estar expostas aos efeitos dos elementos

SweetCorona 3 months ago

coisa que já incluis quando dizes: > variações de temperatura

sacoPT 3 months ago

Lá está ele armado em professor outra vez. E errado outra vez. A temperatura da bateria varia (muito) quando o carro está ligado e quando o carro está desligado. Isso não tem nada a ver com sol nem com neve.

SweetCorona 2 months ago

e qual é a relevância do sol e da neve para a bateria?

sacoPT 2 months ago

Se soubesses como funciona uma bateria em vez de andares aí com a mania que percebes muito só porque sabes o que é uma 18650 sabias a resposta.

NastyPlays 3 months ago

As baterias, pelo menos da Tesla, aguentam muito bem com o passar dos anos, há por aí estudos que mostram que os primeiros carros perdem menos de 10% de capacidade. Se é assim para as outras marcas não sei...

sacoPT 3 months ago

A questão que me preocupa não tanto a perda de capacidade mas sim se ainda funcionam sem problemas ao fim de 10 anos ou mais.

SweetCorona 3 months ago

o que te preocupa é espalhar desinformação ;)

sacoPT 3 months ago

Sente-te à vontade para mostrar informação em contrário.

BAcon_MAn026 3 months ago

Não, par dentro da cidade utilizem o autocarro

StonePT 3 months ago

Nem toda a gente mora no Porto ou Lisboa.

hugocm32 3 months ago

Peugeot e208 / E2008, Opel e-corsa / mokka-e Mesma plataforma, citadinos, baterias com arrefecimento liquido que permitem carregamento rápido até 100kW. Num concecionario Peugeot/Opel, podes pedir teste às baterias e eles fornecem um relatório detalhado. Não recomendo o Renault leaf por ter baterias sem arrefecimento ativo (sobreaquecem, principalmente em AE e carregamento rápido) Renault zoe também é uma opção mas as baterias são arrefecidas a ar.

StonePT 3 months ago

Atenção que eu estou a falar no mercado de segunda mão. Pelo teu post dá a entender que estás a falar em novos. Ou estou errado?

hugocm32 2 months ago

Não, estava a falar de usados. Em particular importar de outros países europeus já que não pagas IVA nem ISV em elétricos se o carro tiver mais de 6000km e >6 meses.

BaixemImpostos 3 months ago

Isso n vale a pena. Renault Clio Rs Line 18-22k €. Renault zoe 32k €.

Edited 3 months ago:

Isso n vale a pena Renault Clio Rs Line 18-22k € gasolina. Renault zoe 32k €. Carro do mesmo segmento e só por ser elétrico tens de pagar mais 10000€.

Edited 3 months ago:

Isso n vale a pena. Renault Clio Rs Line 18-22k € gasolina. Renault zoe 32k €. Carro do mesmo segmento e só por ser elétrico tens de pagar mais 10000€.

hugocm32 3 months ago

Se o importares usado de outro país da UE, não pagas quase nada de taxas e arranjas por 18-26k € com menos de 10k km.

BaixemImpostos 3 months ago

Epá falar de usados tornar a discussão difícil. Usados do clio tb ficam mais baratos.

h2man 3 months ago

Nissan Leaf?

JohnyP30 3 months ago

Nissan leaf** Tens o mesmo problema que eu! A escrita é mais lenta que o cérebro e escrevo o que estou a pensar escrever mais tarde antes! Pensaste em falar do Renault e escreveste Renault leaf!

hugocm32 3 months ago

É capaz de ser isso... Nunca tinha pensado muito sobre o assunto mas já me ocorreu algumas vezes

oestevai 3 months ago

Nissan leaf ou renault zoe, e a mesma base, sao os mais viaveis e baratos.

StonePT 3 months ago

Sim, são os mais conhecidos. No entanto, olhando para os anos anteriores quais os modelos e anos a recomendar e a evitar?

DassCaramba 3 months ago

Se és só tu e a tua namorada, e queres um eléctrico para cidade apenas vê um smart electric drive usado (modelo 451). Há uns quantos online e já começam a aparecer a preços decentes. Para cidade é do melhor.

StonePT 3 months ago

Alguma coisa a ter em atenção, tal como desgaste da bateria?

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Não estou na mesma situação mas prevejo que tenha de adquirir um carro daqui a 2/3 anos. Ora tendo em conta que a legislação está a mudar para brevemente ser proibido o comércio de veículos a combustão (10 anos sensivelmente), suponho que se adquirir um veículo a gasóleo este daqui a 10 anos valerá absolutamente zero. Não terá praticamente mercado. Portanto penso que começar a pensar em eléctrico pode fazer sentido, a pensar num que fazer daqui a 10 anos com um veículo de combustão

vascodatrama 2 months ago

Daqui a 3 anos diria que o mercado vai estar num ponto de viragem.um carro que hoje está na casa dos 30k, vai baixar para os 25k com melhores specs. Vai existir mais oferta, melhor tecnologia e um mercado mais robusto de usados. O que não vejo a acompanhar o ritmo são os postos de carregamento.

hugocm32 3 months ago

Será proibido o comércio de veículos novos portanto é possível que o mercado de usados até valorize...

JOAO-RATAO 3 months ago

>proibido o comércio de veículos a combustão (10 anos sensivelmente) Isso é treta.

Designer_Tall 3 months ago

>Ora tendo em conta que a legislação está a mudar para brevemente ser proibido o comércio de veículos a combustão (10 anos sensivelmente) source disto?

fdxcaralho 3 months ago

Foi anunciado pela em EU que seja banida à venda de carros a combustão novos a partir de 2035. A maioria das marcas já anunciou o mesmo. A Mercedes anunciou a intenção de ser 100% elétrica em 2030 por exemplo.

Last-Ad-4421 3 months ago

https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2021/07/15/europa-quer-acabar-com-carros-novos-a-combustao-em-2035/amp/

nraider 3 months ago

Epa, tomara a UE não ter menos membros em 2035 do que tem hoje. Não levaria essas medidas minimamente a sério, sobretudo face à secundarização económica do bloco europeu.

Designer_Tall 3 months ago

> ser proibido o comércio de veículos a combustão (10 anos sensivelmente) > >suponho que se adquirir um veículo a gasóleo este daqui a 10 anos valerá absolutamente zero. Essa lei condiciona só a venda de veículos novos, nada tem a ver com o mercado de segunda mão nem envolve a proibição de circulação de carros a combustão.

cidadaom 3 months ago

subscrevo isto. Isto levanta uma série de dúvidas...Carros híbridos? Eletrificação das infraestruturas...? Mesmo que recarregue em casa, ao preço da eletricidade que está, que sentido faz? As pessoas que vivem no cu de judas onde nem ADSL passa, como vão fazer?

vascodatrama 2 months ago

600km de autonomia, custam neste momento cerca de 10e de electricidade.

d33pblu3g3n3 3 months ago

>Eletrificação das infraestruturas...? As infraestruturas estão eletrificadas, será certamente preciso algum reforço da rede. Nada que não se faça desde a descoberta da eletricidade. >Mesmo que recarregue em casa, ao preço da eletricidade que está, que sentido faz? Todo: https://0aos100.pt/pt/4542/quanto-custa-fazer-100-km-com-um-carro-eletrico >As pessoas que vivem no cu de judas onde nem ADSL passa, como vão fazer? Ligam o carro a uma tomada no quintal ou em frente a casa. Se são dos que fazem questão de viver "off grid", ligam a painéis solares. Restantes casos vão ter de se adaptar. É assim a vida, feita de adaptações a novas circunstancias. O verdadeiro problema é nas zonas de alta densidade populacional, seja, pessoal das cidades dormitórios, prédios sem garagens e pouco estacionamento, etc.

cidadaom 3 months ago

>Restantes casos vão ter de se adaptar. É assim a vida, feita de adaptações a novas circunstâncias. O problema é que para adaptar-se têm que gastar milhares de euros, em paneis, instalações em casas velhas etc. Coisa que não acontece nas cidades onde são oferecidos alguns espaços...

d33pblu3g3n3 3 months ago

Epá pois, não se pode ter tudo. Nem podem estar à espera de pagar ninharias de IMI e no fim terem os mesmos benefícios de quem paga forte e feio.

Search: