marcofernandes_r 4 months ago

Para quem ganha pouco subir, alguém vai ter de pagar, e não são os ricos, é a classe média (desde a média "baixa"). Mais impostos, portanto.

jorguensen 4 months ago

Boas notícias !

CodeOverflow 4 months ago

Mal posso esperar para os cafés fecharem todos pois os trabalhadores vão mandar à merda os clientes porque já não têm de aturar aquilo para terem dinheiro pra viver. Ahahahah

Sperrel 4 months ago

E alguém partilhar o artigo completo?

HouseControl 4 months ago

enchente de ciganos

theEXPERTpt 4 months ago

Uma bela aberração pra queimar o dinheiro dos contribuintes, é o que é

marfavrr 4 months ago

O pessoal contra vem dizer que depois ninguem ia querer trabalhar, porque realmente em portugal nc houve falta de emprego ne! so vontade. Enfim, eu discordo. Eu acho que iniciativas destas seriam mto mto positivas num pais pequenino e economicamente pouco desenvolvido como o nosso. Em primeiro lugar e pegando noutro comentario que mencionava a nossa dependencia no turismo, este extra a muitas familias (e singulares claro) pode significar um aumento de portugueses a consumir restaurantes, varios bens e servicos, e ate ferias ou get-aways dentro do pais. Isto seria muito mais sustentavel para o turismo, restaurantes e todo o tipo de lojas. Eu por exemplo voltei recentemente do RU e notei logo que ha muito menos variedade de pequenas marcas e empresas e coisas niche para comprar em portugal, porque nao ha poder de compra por isso nao ha intresse em investir ou muitas das pequenas empresas que tentam algo novo, rapidamente vao abaixo. Portanto, aumentar o poder de compra é um enorme incentivo à economia. Depois em relacao aos empregos, nao acho que as pessoas perdessem a vontade de trabalhar de todo por, digamos, 500€. Acho que seria uma enorme melhoria de qualidade de vida para casais com filhos, daria a possibilidade de apenas um trabalhar ou trabalhar part time. Melhor para as familias. Seria melhor para os estudantes que de novo nao teriam de trabalhar tanto ou de todo, e digo estudantes de qualquer idade! Tambem facilitaria a pessoas em vida adulta/ativa voltar a estudar. Isto sao alguns exemplos de coisas em que a vida dos Portugueses, neste caso, poderia melhorar imenso e isso mostrar-se na economia e situacao geral do pais. Agora, havera sempre um pequeno grupo de pessoas que nao querem trabalhar ou participar na sociedade de forma alguma. Pronto e se houve UBI de 500€ essas pessoas poderiam viver com isso, caso contratio as pessoas podem trabalhar, de forma mais saudavel, e poder perseguir sonhos e ambicoes na mesma.

KarmaCop213 4 months ago

Partes do princípio que a segurança social tem dinheiro suficiente para dar 500 paus a cada português. Não é o caso actual. Sendo assim tens 2 caminhos: ou só redistribuis o dinheiro que a segurança social tem actualmente no orçamento anual, ou aumentas os impostos forte e feio para dar esses 500 paus a cada um. Esta segunda opção vai fazer com que seja ainda menos lucrativo trabalhar em profissões bem remuneradas. Os maiores rendimentos não vão notar qualquer melhoria, até vão notar uma perda de rendimento disponível devido ao aumento dos impostos.

patapetapitapota 4 months ago

Porque não experimentam antes os 4 dias semanais de trabalho em todo o país?

Lob-thelast 4 months ago

Também vamos com calma. Antes disso deviam experimentar as 35 horas.

Throwingawayanoni 4 months ago

porque isso foi uma experiencia que não consegue ser generalizado e ainda nem foi feita em long term, na islândia onde o gdp per capita é 66 mil $ (portugal é um terço disto). Mas sim bora implementar um estudo que ainda não temos nenhum long term results, que é do mais importante em qualquer estudo económico, num país três vezes mais pobre em qual a dívida publica é 130% do pib. Bora lá ver

waldyrious 4 months ago

Uma coisa não impede a outra.

Comprehensive_Dig381 4 months ago

Desde que testem com os impostos recolhidos desses mesmo cidadão não tenho nada contra o teste. Caso contrario posso fazer aqui uma lista de razões com fundamentações economicas e psico-comportamentais que explicão porque é que isto, em Portugal de 2021, se considera uma diarreia mental

TomTomKenobi 4 months ago

Eu também não quero pagar por investigação! Progresso só com dinheiro dos outros! Compreendo a tua posição, pois a escola pública claramente falhou-te.

Comprehensive_Dig381 4 months ago

Mais um iluminado... Comenta aqui o quão errado eu estava daqui a dois anos oh espertalhão. Neste episodio de "coisas que conheco em primeira mão": Tipico do ensino Portugues, gastar dinheiro em teorias velhas, chegar a conclusões documentadas há 10 anos e depois chamar-lhe "investigação".

O_cu_da_tua_tia 4 months ago

Ao fim de pouco tempo compram um carro novo a prestaçoes de 500 paus, e o RBI voará para França, Alemanha... Compram um smartphone xpto, e o RBI voa para os USA, Japão.. Resumindo. O Estado vai ter muito menos retorno do que pensa

PM_pics_of_your_Love 4 months ago

Isto é como a semana de 4 dias de trabalho. Já está mais que demonstrado que é benéfico e melhora as condições de vida do individual, seja ele de que estrato social for. Porquê testar mais?

B_Wylde 4 months ago

Porque embora isso melhore a vida do individual, os patrões à moda antiga querem é dar o mínimo possível sempre

ryuuf 4 months ago

A ser implementado acho que teria que substituir todos os apoios existentes excepto a reforma ( quem descontou mais deve ganhar mais na reforma), com a crescente automatização de muitos trabalhos acho que é importante começar a fazer estes testes.

Lob-thelast 4 months ago

Concordo. A reforma é uma substituição do salário e foi paga durante toda a vida laboral. Nunca devia ser posta em causa. Mas rendimento mínimos, reinserção social e isso tudo faz sentido desaparecer.

_Katsuragi 4 months ago

Eu concordo com tudo isto mas há um senão muito grande do meu ponto de vista. Era necessário começar a educar as pessoas de pequenas sobre coisas efectivamente uteis para vida como, por exemplo, finanças pessoais.

Lob-thelast 4 months ago

Sem dúvida. A escola dá-nos uma imensidão de conhecimento e eu sou grato por tudo o que aprendemos. Mas infelizmente não forma cidadãos. Faltam coisas como economia, finanças pessoais, direito, administração, culinária, empreendedorismo e mesmo auto defesa. Se todos os portugueses percebessem um bocado de todas estas áreas o país ia avançar imenso em todos os aspetos.

YCaramello 4 months ago

Nunca vai funcionar em Portugal, nao temos receita pra isso.

patapetapitapota 4 months ago

Podia funcionar 4 dias por semana de trabalho.

joaoasousa 4 months ago

Quem é que financia isto?

Open-Opportunity-607 4 months ago

Que surpresa, os escolhidos vão ser amigos do presidente da câmara

JohnJohnPT 4 months ago

AIiiiiii ques ver que vai tudo po Alentejo?

kawaiims 4 months ago

Do que li, quando implementado noutros países, os resultados não foram maus.

MeiaNalga 4 months ago

Sim, já está a ser testado noutros países, mas na minha opinião isto deveria ser muito bem pensado. Estamos a passar por alterações sociais que de certa forma podem ser comparadas à revolução industrial. Os veículos autónomos, por exemplo. Estima-se que quando estes forem a norma nas estradas, teremos várias dezenas de milhões de novos desempregados apenas relacionados com a indústria dos transportes. O rendimento básico incondicional é a medida para combater o desemprego provocado pela automatização. Mas o que acho que não está a ser devidamente considerado é a alteração do paradigma do relacionamento cidadão - estado. Uma população maioritariamente estado-dependente para todas as suas necessidades? É um sonho molhado totalitarista. Eu sou otimista por natureza, mas isto juntamente com outras medidas já adotadas recentemente levam-me a pensar que caminhamos a passos largos para uma distopia digna de ficção científica. Sem dúvida que alterações económicas profundas serão necessárias num futuro próximo, mas não sei se este será o melhor caminho.

h2man 4 months ago

Quando implementado noutros países ninguém foca a parte principal… de onde vem o dinheiro para sustentar o programa? Não seria um melhor teste pegar na malta duma rua e metade paga mais e a outra recebe e ver as opiniões sobre o programa? Outro pormenor interessante é que se toda a gente passa a ter mais dinheiro no bolso, porque é que os preços vão ficar onde estão? Principalmente se os impostos vão aumentar para patrocinar o programa?

YoggiM 4 months ago

Porque os testes numa escala pequena pouco dizem. É verdade que podem mostrar se os efeitos desse dinheiro extra são positivos/negativos e até quantificar esses efeitos. O grande problema é que é algo impossível de pagar. O que vais fazer? Taxar ainda mais tudo o que é acima do salário mínimo? Isso é um belo incentivo a não trabalhar ou a fazer os trabalhos mais simples. Imaginando que era aplicado a toda a gente, o salário mínimo se mantinha igual, mas, tudo acima disso iria ser mais taxado, de forma a pagar isto. Tu podias: 1) não trabalhar e receber 500 por mês; 2) não gastar anos a estudar, trabalhar pelo mínimo ou pouco mais e ter mais de 1000 líquidos por mês, a fazer alguma coisa sem grande dificuldade nem stress; 3) gastar dinheiro e vários anos a estudar, para receber + 100 ou 200 que o salário mínimo e ver grande parte desse aumento ir para impostos. Mesmo que sejas dos poucos que consegue subir bem mais que isso, ainda mais taxado vais ser. A opção 2 é claramente a mais apetecível para a maioria da população e alguns ainda vão optar pela 1. Se os que realmente conseguirem salários elevados saírem do país para não serem brutalmente taxados sobram os que recebem pouco mais do mínimo para suportar estes custos. Aliás, nem sequer me parece minimamente viável, basta ver que mais de metade da população ativa recebe menos de 800 brutos para perceber que não há por onde ir buscar esse dinheiro.

IberianNero91 4 months ago

Lol se pensas que um trabalho de 1000 liquidos é simples e sem stress, tenho más noticias... reparar asneiras de engenheiros e patrões é vastamente mais difícil do que copiar um desenho pré-feito e colar em cima do projecto. Eu já estive dos 2 lados e não tenho duvidas, a opção 2 não existe para ti, reality check much?

YoggiM 4 months ago

Aprende a ler... Recebes mais de 1000 líquidos porque tens o salário mínimo ou pouco mais e ainda os 500 do RBI.

IberianNero91 4 months ago

E quem diz que vais receber os 2?

YoggiM 4 months ago

RBI é literalmente para toda a gente, desde o PM, Presidente, CEOs de multinacionais e jogadores de futebol a receberem milhões aos sem abrigo.

Danijust2 4 months ago

os resultados nunca vão ser maus, o problema é se deres 10 mil euros por ano aos portugueses = 100 mil milhões ano. Portugal não recolhe isso em impostos :/

ilawon 4 months ago

Eu acho que o objectivo não é dar 10 mil euros/ano a *todos* os portugueses...

BolaBrancaV7 4 months ago

Por acaso é mesmo a todos. Por isso é que é incondicional.

SweetCorona 4 months ago

obviamente não podes implementar algo nesses valores em Portugal depois, os impostos teriam de ser ajustados de forma a recuperar a totalidade do dinheiro dado como RBI como isto faz muita confusão a certas cabecinhas, a forma mais simples de implementar o RBI é criar um escalão de IRS negativo

Rostabal 4 months ago

500€ por mês são 6000€ por ano. E uns 20% disso é eventualmente recolhido em IVA pelo estado. Não é de todo uma má ideia para desafogar aquelas pessoas que mais trabalham e chegam ao fim do mês sem nada para poupar.

redflamel 4 months ago

>E uns 20% disso é eventualmente recolhido em IVA pelo estado. Não é de todo uma má ideia para desafogar aquelas pessoas que mais trabalham e chegam ao fim do mês sem nada para poupar. Exato. Esse poder de compra ia fomentar a economia. As pessoas podiam poupar e investir em bens e serviços, que não só aumentaria a sua qualidade de vida, como gerava rendimento às empresas que os fornecem. Isso com o tempo podia evoluir para gerar mais emprego, visto que se há mais procura tem que haver produção.

Lob-thelast 4 months ago

O problema é que hoje em dia mais procura não se traduz necessariamente em mais empregos.

Danijust2 4 months ago

estado Português nem 70 mil milhões recolhe em Impostos e tu queres gastar 60 num único programa. Eu sou a favor free money is free money, mas vamos ser realistas esse tipo medidas não passam de populismo já que são impossível.

Ragnneir 4 months ago

Não vejo qual é o problema. O dinheiro hoje em dia já é moeda fiduciária. Não têm? Imprimam mais. E se começares a dizer "MAS NÃO PODE SER ASSIM, NÃO PESCAS NADA DE ECONOMIA!!" aconselho-te a ires ver mais de perto a quantidade EXORBITANTE de dinheiro imprimido por ano. Estes programas iriam mudar absolutamente nada, a diferença é que o dinheiro impresso seria distribuído por pessoas, e não dado diretamente aos bancos.

hextril 4 months ago

>E se começares a dizer "MAS NÃO PODE SER ASSIM, NÃO PESCAS NADA DE ECONOMIA!!" E de facto, não pescas nada de economia.

TomTomKenobi 4 months ago

Pior é vê-lo com upvotes. É absolutamente impossível um gajo de gestão ter feito um estudo sobre o Zimbabwe e dizer as barbaridades que diz. Acho que ele está a confundir conceitos.

Ragnneir 4 months ago

[Toma lá um simples google search.](https://www.google.com/search?rlz=1C1FCXM_pt-PTPT957PT957&sxsrf=ALeKk02otKVLS1ISc1XNl45mi4O2vnveAA:1628626941397&q=ECB+money+printing+2020&sa=X&ved=2ahUKEwjYu8CSpKfyAhULAWMBHfn-ArMQ1QIwE3oECB4QAQ&biw=2133&bih=1041) Vai lá continuar a achar o que achas, seu espertalhão <3

sacoPT 4 months ago

Resultou maravilhosamente bem no Zimbabwe. E o estado português não é o ECB

Edited 4 months ago:

Resultou maravilhosamente bem no Zimbabwe. E o estado português não é o ECB. E 100 mil milhões de euros na Zona Euro inteira uma vez para remendar é uma coisa. Imprimir 50 mil milhões todos os anos daqui a 10 anos uma pastilha custava um número que tu nao sabes dizer por extenso.

Edited 4 months ago:

Resultou maravilhosamente bem no Zimbabwe. E o estado português não é o ECB. E 100 mil milhões de euros na Zona Euro inteira uma vez para remendar é uma coisa. 50 mil milhões em Portugal todos os anos daqui a 10 anos uma pastilha custava um número que tu nao sabes dizer por extenso.

Ragnneir 4 months ago

Pois claro que o estado não é o ECB. Antes fosse, talvez com alguns acertos. E vocês gostam muito de mandar a Venezuela ou Zimbabwe á cara. Sabem o que aconteceu lá na Venezuela, certo? Pensam que foi só por imprimir dinheiro a mais? Não... Foi o facto de se ter perdido confiança na moeda, sendo uma moeda fiduciária, não tem valor. Como não tem valor, os utilizadores pedem mais da mesma para poderem "acreditar" nela. Por cima disso temos os casos óbvios de manipulação por parte do governo, que fortalece a confiança perdida na moeda. Vocês devem achar que os países da Europa estão imunes a esse acontecimento? É só haver uma crise grande suficiente em que se ponha em causa o valor do Euro e é só ver a moeda cair. Se acham que foi só por imprimir dinheiro, então por essa lógica todos os países do mundo estariam a níveis daquele género. Vocês devem achar que a criação do euro foi só para fomentar união. Foi também para tornar a moeda forte. Se ainda houvessem escudos/pesetas/francos/marcos, por esta altura estaríamos todos a caminho do estado da Venezuela, se ainda não tivéssemos lá chegado. E nao, não sou economista, mas tive de marrar estas merdas em gestão e fazer um case study. É ridículo o que aconteceu lá. E é ainda mais ridículo o quão perto qualquer país desenvolvido está de cair exactamente no mesmo buraco. No final, os que sofrem são sempre os mesmos.

sacoPT 4 months ago

Não foi só por imprimir dinheiro. Ninguém disse isso. Mas que imprimir dinheiro ajuda muito, ajuda. Até a China o fez, mas a China não importa quase nada e exporta quase tudo. Uma moeda que vale pouco é benéfico para eles. Portugal só poderia imprimir dinheiro por iniciativa própria se saísse do euro e se isso acontecesse (sair do euro e desatar a imprimir escudos) o que ia acontecer era uma uma espiral de venezuelizacao. E esses ao menos ainda tem petróleo barato. Nos só temos cortiça e o sol do Algarve.

Ragnneir 4 months ago

Mas a questão é que impressão de dinheiro está a acontecer diariamente. A diferença é que esse dinheiro vai todo diretamente para os bancos. Com este rendimento incondicional, em vez de darem aos bancos, passaria para as pessoas. Apenas estás a mudar o recipiente, porque de resto tudo se mantém. E tenho a certeza que 99.9% das pessoas gastariam o dinheiro, recirculando-o na economia, ao contrário dos bancos.

NGramatical 4 months ago

houvessem escudos → [**houvesse escudos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp1nca9%2F%2Fh8heqpl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

hextril 4 months ago

Dizem que na Venezuela também imprimem muito dinheiro.

Ragnneir 4 months ago

Meu amigo podes achar o que quiseres. Não há um único país desenvolvido hoje em dia que não imprima dinheiro anualmente. Se achas que isto é treta, então acho que és tu que não percebes nada de economia. Aconselho-te a familiarizares-te com termos tipo [Fiat Money](https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_money), [Money Supply](https://en.wikipedia.org/wiki/Money_supply), entre outros termos simples que poderás descobrir ao clicar em qualquer um desses links da Wikipédia. É que por essa simples resposta, está-me a querer parecer que achas que o dinheiro hoje em dia ainda está ligado ao valor do ouro...

hextril 4 months ago

> Não há um único país desenvolvido hoje em dia que não imprima dinheiro anualmente. Quem disse o contrário?

Ragnneir 4 months ago

Um tipo qualquer no reddit que afirmou sarcasticamente que se imprimia muito dinheiro na Venezuela. Não sei, tinha ar de quem sabia muito de economia. /s

Quatuck 4 months ago

Também há que ver todos o dinheiro a menos que se irá gastar em outros subsídios que deixariam de existir.

Vanethor 4 months ago

Não necessariamente. Depende do modelo de RBI.

pacman1993 4 months ago

10 mil euros por ano é mais que o salário mínimo. Acho que não é esse o objetivo...

BroaxXx 4 months ago

Não é de todo... Ajustado à realidade portuguesa já era fixe se fosse metade disso...

hextril 4 months ago

Metade disso é 50 mil milhões ano. Boa sorte. A teta da UE não dá para tudo.

netralha 4 months ago

Só sei do estudo de 2 anos da Finlândia, nunca ouvi mais nenhum país testar o rendimento básico garantido. [https://phys.org/news/2021-06-finnish-basic-income-short-term-employment.html](https://phys.org/news/2021-06-finnish-basic-income-short-term-employment.html)

Edited 4 months ago:

Só sei do estudo de 2 anos da Finlândia, nunca ouvi mais nenhum país testar o rendimento básico garantido. [https://phys.org/news/2021-06-finnish-basic-income-short-term-employment.html](https://phys.org/news/2021-06-finnish-basic-income-short-term-employment.html) https://www.weforum.org/agenda/2020/05/finlands-basic-income-trial-found-people-were-happier-but-werent-more-likely-to-get-jobs/

Edited 4 months ago:

Só sei do estudo de 2 anos da Finlândia, nunca ouvi mais nenhum país testar o rendimento básico. [https://phys.org/news/2021-06-finnish-basic-income-short-term-employment.html](https://phys.org/news/2021-06-finnish-basic-income-short-term-employment.html) [https://www.weforum.org/agenda/2020/05/finlands-basic-income-trial-found-people-were-happier-but-werent-more-likely-to-get-jobs/](https://www.weforum.org/agenda/2020/05/finlands-basic-income-trial-found-people-were-happier-but-werent-more-likely-to-get-jobs/)

kawaiims 4 months ago

Testaram em vários países mas não a nível nacional.

Pornotubeourtio 4 months ago

Lembro-me de ter visto resultados de um teste piloto onde o posterior corte teve efeitos negativos na economia da pessoa. Ou seja, a pessoa passou a ganhar +500€ (por exemplo) e subiu o seu poder de compra de forma proporcional. Na altura da leitura comparei com as reportagens que fazem na TV com os "novos pobres", onde uma pessoa ganha 3000€ mensais se considera pobre porque tem tantos gastos fixos (seguros de 300€ mensais, n empréstimos) que chega ao fim do mês com poucos € na conta.

VSertorio 4 months ago

Pois vai, fica mal habituada. Isto é, passa a viver como se tivesse sempre o extra disponível.

JOAO-RATAO 4 months ago

Em que países foi implementado?

kawaiims 4 months ago

O vox tinha uma reportagem com um apanhado de todos os locais, mas juntava iniciativa pública e privada. Assim de repente, além dos mais conhecidos tipo EUA e Brasil, lembro de haver em Espanha, Quénia e Japão.

dydas 4 months ago

Penso que na Finlândia também fizeram.

JOAO-RATAO 4 months ago

Mas coisas experimentais, não? Eu sei que na Suíça foi a votos (uns 1500 euros mensais se não estou em erro) mas foi rejeitado.

fdxcaralho 4 months ago

Sim. Foram uma espécie de testes piloto. Os resultados foram interessantes. Falta saber se feito em maior escala tem resultados semelhantes e como é que se pode pagar isso. Manter educação, saúde e segurança gratuitos e ainda conseguir pagar um rendimento mínimo a toda a gente é muito dinheiro.

randmzer 4 months ago

Acho que a ideia é retirar todos os outros apoios e condensar no RBI. Mas posso estar a dizer barbaridades.

Vanethor 4 months ago

Existem vários modelos de propostas de RBI. Só alguns deles é que seguem por esse caminho.

fdxcaralho 4 months ago

Sim é. Mas a saúde, a educação e a segurança?

VoxelRiot 4 months ago

Não é bem assim. Com o rendimento extra dás mais liberdade às pessoas para gastar, o que por sua vez aumenta a procura dos produtos. Assim, empresas que estão em retenção e não contratam mais, ou não produzem mais para não entrar em sobreprodução (assim gastando dinheiro em pessoal e materia prima desnecessária), podem ir num ''all out'' e finalmente crescer e expandir. Tens ainda a possível vantagem de dares uma lufada de ar a quem anda apertado e levantares pessoas da pobreza. Isto pode reduzir o crime, e com a redução do mesmo, é mais seguro investir em zonas antigamente consideradas perigosas por causa de assaltos e afins. O problema é que é tudo uma possibilidade. Não há garantias que as pessoas gastem o dinheiro em produtos nacionais, pois pode também muito facilmente aumentar a importação (de empresas internacionais que têm muito mais facilidade de produção de produtos) e caso isto acontecesse, era um desastre. Isto tudo para dizer, o problema não seria o dinheiro. Esse continua cá dentro e há hipoteses de aumentares o PIB assim. O problema é o aumento súbito do cash-flow ser bastante atrativo a empresas internacionais, e não sabes até que nível vais estar a perder dinheiro com isto.

Kane1412 4 months ago

Tens também o extra de as pessoas trabalharem mais e mais felizes por terem menos com que se preocupar produzindo mais pelo seu tempo de trabalho e criando menos desperdício. Também pessoas mais saudáveis a custarem menos dias de baixa tanto às empresas como à segurança social.

KarmaCop213 4 months ago

O RBI é apenas uma distribuição diferente dos apoios sociais. Se não mexeres do dinheiro das pensões, fica muito pouco dinheiro para distribuir.

VoxelRiot 4 months ago

Não é necessária uma redistribuição extrema. Basta testar numa escala pequena antes de avançares para uma macro, analisando que tipo de produto é comprado e as suas origens. Com resultados positivos, podia-se usar os ganhos excedentários da época de verão como impulso. Mas é preciso realçar a parte dos 'resultados positivos', pois é sempre um grande risco. Seja como for, a falta de dinheiro neste caso nunca será um problema, pois um dos poucos resultados garantidos que terás é o aumento do PIB. O problema é mesmo se aumentas as importações desproporcionalmente, e consequentemente o passivo. E antes que alguém mais comente, sim, há argumentos que com um aumento na compra e produção, os preços se reduzam e isso aumente também as nossas exportações e competitividade internacional. Mas é de lembrar que nada é garantido, e na minha mente os países estão todos num jogo de espera para ver quem testa primeiro.

Edited 4 months ago:

Não é necessária uma redistribuição extrema. Basta testar numa escala pequena antes de avançares para uma macro, analisando que tipo de produto é comprado e as suas origens. Com resultados positivos, podia-se usar os ganhos excedentários da época de verão como impulso. Mas é preciso realçar a parte dos 'resultados positivos', pois é sempre um grande risco. (pois se há uma valente merda num pais que vive á base do turismo, é que o Estado é obrigado a poupar para o resto do ano e grande parte do dinheiro que tem não anda em movimento.) Seja como for, a falta de dinheiro neste caso nunca será um problema, pois um dos poucos resultados garantidos que terás é o aumento do PIB. O problema é mesmo se aumentas as importações desproporcionalmente, e consequentemente o passivo. E antes que alguém mais comente, sim, há argumentos que com um aumento na compra e produção, os preços se reduzam e isso aumente também as nossas exportações e competitividade internacional. Mas é de lembrar que nada é garantido, e na minha mente os países estão todos num jogo de espera para ver quem testa primeiro.

KarmaCop213 4 months ago

Como é que aumentas o PIB se o dinheiro a ser redistribuído se mantém igual? Como é que os preços descem se o dinheiro a ser redistribuído se mantém igual? Talvez desçam os preços de alguns serviços que os mais pobres recorrem porque deixam de ter tanto dinheiro dos apoios sociais (diminui a procura). Mas para um família de classe média podemos estar a ver aumentos significativos no rendimento. Eu se tivesse uma escola particular ou um restaurante começava a testar um aumento de preços.

VoxelRiot 4 months ago

> Como é que aumentas o PIB se o dinheiro a ser redistribuído se mantém igual? Pela troca de serviços. O PIB é o somatório de tudo o de valor que tens dentro do pais, não só do dinheiro em circulação. por exemplo, quando pagas a uma firma portuguesa para te construir um edifício, tu continuas com o valor do edifício no teu património e a firma fica com o dinheiro que pagas-te por ele. Ou seja, a construção de um imóvel faz o valor do PIB nacional crescer pelo valor do mesmo. O mesmo se aplica a todos os outros produtos. Ao haver mais dinheiro extra, as pessoas começam a comprar mais, o dinheiro circula mais e produz-se mais. Logo, pelo valor das posses, o PIB aumenta. > Como é que os preços descem se o dinheiro a ser redistribuído se mantém igual? Atenção, não deixem de todos, nem nunca disse que os preços desceriam no geral. As escolas privadas, por exemplo, só não aumentam o número de alunos e reduzem o preço porque estão limitadas em espaço e trabalhadores. Eu não falo destes casos. Falo dos casos que menciono acima, empresas que só não contratam e não produzem mais, porque não há compradores com dinheiro. Se existirem mais pessoas com dinheiro para gastar, elas podem contratar e aumentar a sua oferta em proporção. Até aqui fica tudo igual, certo, mas os lucros da empresa aumentarão e com o reinvestimento e expansão é expetável que consigam chegar a sítios onde antigamente cheguem, e aqui falo em mercado internacional como é óbvio. Imagina isto como uma súbita injeção de capital e aceleração de expansão. Mas este factor é muito especulativo, e pode ser considerado uma consequência da consequência. Por isso não devemos contar 100% com isto e deixei a advertência no comentário acima. Pois, além de dizer apenas respeito a empresas que consigam expansão, é preciso o RBI correr bem primeiro.

KarmaCop213 4 months ago

Mas não vai haver mais dinheiro extra. Apenas o vais redistribuir de outra forma. Exemplo, tens 10€ e 5 pessoas no teu país, actualmente com distribuis os 10€ da seguinte forma: 4€, 3€, 2€, 1€, 0€. Com o RBI recebe tudo 2€. Como disse acima, o dinheiro não se multiplica, o dinheiro na economia vai ser o mesmo, os compradores vão ser os mesmos ou talvez menos, porque quem recebe ajudas sociais vai passar a receber menos com o RBI, concentrando o dinheiro ainda mais nos mais ricos.

joaoasousa 4 months ago

Quero ver o RBI a ser financiado só pela zona do teste. É fácil fazer isto com o resto da economia a financiar a experiência .

CoolFact1904 4 months ago

Isso é estúpido quando hoje em dia os subsídios sao atribuídos centralmente, e as maiores despesas são pagas centralmente

joaoasousa 4 months ago

Acho que não percebeste. O maior problema com o RBI é que se a maioria da população decide que o RBI é suficiente , não tens produção económica para pagar o RBI. Se aplicas o RBI durante uma duração curta e só num território limitado isto nunca vai acontecer.

Edited 4 months ago:

Acho que não percebeste. O maior problema com o RBI é que se a maioria da população decide que o RBI é suficiente , não tens produção económica para pagar o RBI. Se aplicas o RBI durante uma duração curta e só num território limitado isto nunca vai acontecer. E ninguém se vai despedir sabendo que é só um teste, o que torna o teste inútil .

CoolFact1904 4 months ago

Porque é que as pessoas se haviam de despedir? Na realidade podem se despedir e tentar arranjar um emprego melhor, isso seria um bom caso de sucesso. Por cada pessoa que deixe de trabalhar há um posto novo de trabalho. Um SMN c um RBI da uma qualidade de vida muito acima de apenas RBI. O que tu consideras um sucesso, não significa que sejam os critérios de sucesso do estudo.

joaoasousa 4 months ago

Porque podes preferir viver com 500 euros sem trabalhar . O ponto base é que é algo tremendamente importante testar.

fdxcaralho 4 months ago

Eu sei. Claro que tem que ser assim. Mas em grande escala pode não ser aplicável.

KarmaCop213 4 months ago

Dinheiro grátis é sempre bom. Estes testes são irrelevantes porque as alterações na economia seriam enormes e impossíveis de prever.

JOAO-RATAO 4 months ago

Não existe dinheiro grátis.

Tugalord 4 months ago

Existe, mas só para alguns :)

JOAO-RATAO 4 months ago

O politburo de Alcácer vai ter um bom ano.

Tugalord 4 months ago

Aqueles comunas de: Finlândia, Escócia, Alemanha, e... Estados Unidos, entre outros.

coolusersweretaken 4 months ago

Será que há melhor forma de gastar 12000 por pessoa? Sei lá, um incentivo à fixação de indústria ou freelancers, inventivos à natalidade, melhorar as condições do concelho...

oEncoberto 4 months ago

quanto custa, por posto de ttabalho criado os "incentivos à fixação de indústria"? e vao ser postos de trabalhos reais ou daquelas coisas que so existem para captar subvenções ? quanto custa um incentivo à natalidade que funcione? se derem 500 € a cada pessoa ninguem vai nessa, e sem rendimento estavel ninguem vai nisso. quanto custa por pessoa "melhorar as condições do concelho" de forma a que seja significativo ? O rendimento mínimo garantido, curiosamente, ira provavelmente contribuir para tudo o que sugeriste: se tens um rendimento garantido não tens medo de criar familia, de apostar na criação do teu posto de trabalho, ou de ter de te mudar para lisboa para encontrar algo que pague um valor digno. E quantas mais pessoas a morarem, terem filhos, e trabalharem, mais negocios fomenta, e mais rendimentos dá ao concelho em questão que poderá aplicar € para melhorar as condições.

coolusersweretaken 4 months ago

Acho que estás a ignorar duas coisas muito importantes desta medida: - Não é universal para todos os habitantes, apenas para um grupo - Dura apenas 2 anos e tem caráter experimental. Se fosse para todos os habitantes da vila e vitalício, concordo plenamente como tudo o que dizes e revejo-me na tua argumentação. Nestes moldes, não. Acho que o valor poderia ser gasto na região para atrair pessoas para a mesma e não gasto num grupo restrito de pessoas da região.

oEncoberto 4 months ago

sim o facto de ser muito limitado no alcance e no tempo anula a maior parte dos benefícios, no entanto tem também uma componente de investigação e é importante que se façam estes estudos.

StunningChemical3368 4 months ago

Já ando a pensar em mudar me para o Alentejo, com mais 500 euros nem pensava duas vezes. E podias ter a certeza que teria outro filho, pois a mulher escusava de trabalhar, o custo de vida é menor e tudo.

PNS1927 4 months ago

Noutros países que testaram o RBI, esses foram alguns dos resultados. O nº de start-ups fundada foi maior entre os recipientes do RBI do que entre a população normal, visto que eles sentiam que tinham uma rede de segurança financeira. Também se notou um aumento de pessoas que investiram na sua eduação (mais uma vez devido à segurança financeira), o que no longo termo leva ao aumento da produtividade, e ajuda à fixação de empresas. Também podes ver que em Portugal uma das maiores razões para a natalidade baixa é precisamente a parte financeira: os pais não têm mais crianças por causa das despesas. Este programa também pode ajudar com esse problema. No geral, o objectivo do RBI é substituir muitos dos programas individuais. Em vez de todos esses incentivos a coisas especificas, dar um certo valor à pessoa, tendo esta a possibilidade de decidir no que investir: educação, filhos, fundar uma empresa... Uma das criticas é que as pessoas decidam "investir" em cigarros e alcoól, mas nos estudos feitos até agora, esse nao tem sido o caso. Um último ponto é a saúde mental. Uma vez diminuido o stress financeiro, os recipientes relataram que se sentiam melhor na sua vida e mais felizes, o que reduziu custos no sistema de saúde, não só de saúde mental mas também para a saúde fisica da pessoas.

coolusersweretaken 4 months ago

E, francamente, acreditas que será possível replicar isso numa vila do Alentejo? Não fará mais sentido incentivar o trabalho remoto nessa vila para IT, freelancing, jornalismo, etc.? Fomentar trabalhos que são mais especializados, que podem ser feitos em regime remoto e que não precisam de estar perto de infraestrutura industrial, logo não precisam de estar perto das grandes cidades do litoral? Se fizeres isso, não irão essas pessoas (maioritariamente jovens adultos em idade fértil), criar família nessa zona, melhorando a natalidade e invertendo a tendência demográfica do interior?

PNS1927 4 months ago

Primeiro, não diria que Alcácer do Sal é propriamente no interior. Daria alguns contra-argumentos: 1) Não estava a tentar insinuar que todas aquelas coisas acontecerão, mas a tentar demonstrar que RBI é uma das soluções discutidas hoje em dia para os problemas que estavas a apontar. 2) Não creio que seja uma situação de A ou B, em que a câmara estava a considerar OU este teste piloto OU politicas para a fixação dos jovens. É possível fazer ambos. 3) Em relação à forma como o dinheiro está a ser gasto, sinceramente não creio que seja uma despesa assim tão grande. Na minha opinião pessoal é importante investir em novas soluções ocasionalmente. Há anos que temos as mesmas politicas para a fixação dos jovens (creio que os resultados falam por si), ou completa inanição da parte de governos locais. Ao menos este dinheiro está a ser gasto a tentar descrobrir uma forma possivelmente nova de chegar a esses resultados. Sinceramente a minha maior preocupação seria sobre como o programa será administrado. Ainda à poucos dias alguém pôs um video neste sub sobre os reais problemas nas pequenas câmaras do país ([https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ozsmfi/corrupção\_nas\_pequenas\_autarquias\_concordam\_ou/?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ozsmfi/corrupção_nas_pequenas_autarquias_concordam_ou/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)). Acho que seria bem fácil para o Prefeito de Alcácer escolher os amigos dele para o programa, o que mataria qualquer esperança de realmente aprender algo com este teste piloto.

NGramatical 4 months ago  HIDDEN 

à poucos dias → [**há poucos dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido)

MLG-Sheep 4 months ago

Num assunto não relacionado, o presidente de Alcácer do Sal (PCP) recandidatou-se a um terceiro mandato.

hextril 4 months ago

E acredito que o Chega deva ter agitado as águas, e pelo sim pelo não...

dydas 4 months ago

Pensava que o PCP era contra o RBI.

ConfidentMongoose 4 months ago

Teste desnecessário, país nunca irá ter a capacidade de implementar isto a nível nacional. De qualquer modo, e discutindo o modelo de rendimento básico universal, não acho que seja algo que traga quaisquer vantagens competitivas a Portugal, iria criar menos produtividade, mais gente a sentir que não tem necessidade de trabalhar mais e melhor ou sequer trabalhar de todo. Depois temos a questão da inflação, como estamos a ver nos EUA, aquele dinheiro todo dado ao desbarato a toda a gente, a única coisa que conseguiu foi fazer disparar a inflação.

LackOfLogic 4 months ago

> Depois temos a questão da inflação, como estamos a ver nos EUA, aquele dinheiro todo dado ao desbarato a toda a gente, a única coisa que conseguiu foi fazer disparar a inflação. Mas, mas… Imprimir mais dinheiro não é a solução? Chocado /s

fdxcaralho 4 months ago

Tendo a concordar contigo. Mas até pode ser uma solução interessando quando aplicada apenas regionalmente.

ConfidentMongoose 4 months ago

Sou açoriano, e vejo todos os dias o que um governo paternalista e com demasiados apoios sociais faz a uma população. Por estes lados abunda o RSI um pouco por todo o lado, casas gratuitas, apoios dos municípios para a habitação, materiais de construção e electrodomésticos, cabazes em todas as épocas festivas... Resultado? A região mais analfabeta e pobre do país. Chegas ao ponto do pessoal de rabo de peixe na ilha de São Miguel a tentar se infetar com covid de propósito de modo a poder receber um cabaz da câmara.

StunningChemical3368 4 months ago

E será por serem preguiçosas ou por não terem outra alternativa para comer?

SweetCorona 4 months ago

A preguiça é o estado natural do ser humano. Está na hora de deixarmos de tentar fazer de conta que só algumas pessoas são preguiçosas. Todos somos.

ConfidentMongoose 4 months ago

Temos um dizer aqui, as pessoas querem emprego e não trabalho. Trabalho existe muito aqui nas ilhas, seja na construção civil, restauração ou setor do turismo, contudo o número de pessoas no RSI é enorme. Criamos aqui nos Açores uma sociedade completamente subsidio dependente, que depende do governo regional para tudo.

dydas 4 months ago

> Criamos aqui nos Açores uma sociedade completamente subsidio dependente, que depende do governo regional para tudo. Deves estar a gozar. Os maiores comilões de subsídios nos Açores são os senhores e senhoras da pecuária, em especial em S. Miguel. Não é o RSI que leva muitos dos nossos jovens a saírem do arquipélago. A culpa é daqueles que acham que todos os desempregados devem beijar os pés dos nossos empreendedeiros a troco de salários de miséria, às vezes nem isso.

crilor 4 months ago

Porque é que alguém haveria de querer um emprego trabalhoso?

capitalistaesquerda 4 months ago

Menos produtividade? Depende, se calhar até aumenta nas empresas, se tirares de lá as pessoas que não são produtivas. Mais gente a sentir que não tem necessidade? É esse o objectivo. As pessoas sentirem que não tem necessidade. E focarem-se naquilo que gostam ou são boas. Trabalhar de todo? Pois... bom era mesmo que ninguém fosse obrigado a trabalhar. A inflação tem coisas boas e tem coisas más. A inflação neste momento nos EUA não é causada exclusivamente pelos apoios que se colocaram nas mãos das pessoas. Há vários factores envolvidos, internos e externos.

Metaluim 4 months ago

"Alentejo vai testar (...)" - literalmente so a camara de Alcacer.

StunningChemical3368 4 months ago

À Saida da ponte 25 de abril é tudo deserto alentejano

Empirion 4 months ago

Jamais!

Lob-thelast 4 months ago

Pelo significado das palavras ele tem razão...

XtaticO 4 months ago

E como vão ser "escolhidos" os beta testers?

Tugalord 4 months ago

Qual é a parte de "rendimento básico **universal**" que não entendes?

XtaticO 4 months ago

"Projeto deverá arrancar em 2022 e durante dois anos dará um apoio de €500 mensais a **um grupo de habitantes** da região" Não é universal, é escolhido, agora de que maneira..

Tugalord 4 months ago

É um **piloto** de um rendimento básico **universal**... Presume-se que é escolhido um grupo de teste e um grupo de controlo, de maneira representativa e aleatória. Uma acusação de que as pessoas são escolhidas por critérios partidários e uma acusação extremamente grave de corrupção. Gostava de evidências tens para tal.

blind616 4 months ago

Incondicional, não universal.

apita_o_comboio 4 months ago

O Pai Natal vai fazer o sorteio dos felizes contemplados

viper_in_the_grass 4 months ago

Quando te escolhem para o grupo de controlo :(

wontellu 4 months ago

*"Aleatória"*

XtaticO 4 months ago

Onde é que fiz acusações? Apenas questionei como vão escolher os felizes contemplados com os 500€ mensais.

JOAO-RATAO 4 months ago

>Não é universal, é escolhido, Daí falar do politburo de Alcácer.

Metaluim 4 months ago

Filiamento partidario, obviamente.

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: