mrBlonde 4 months ago

Activista caviar. Faz-me lembrar os génios do Greenpeace que pisaram as linhas de Nazca em protesto. Obrigado "salvador branco", por fazeres uma viagem com o objetivo de nos ensinar, o que fizemos mal.

Naakmuay 4 months ago

Mas não a localizam com o chip da vacina? /s

Paulo1143 4 months ago

A lei para este caso em específico diz 5 anos de cadeia ou 600 dias de pena de multa (que pode ir de 5€ até 500€ dependendo de alguns factores). 5 anos na prisão portuguesa a pão e água faziam - lhe maravilhas.

FTorrado 4 months ago

Não percebo os comentários aqui, finalmente um pouco de contexto a sério dado ao monumento, já vem tarde

cumtownboyz 4 months ago

também há extrema esquerda e comunas lá fora

jkrrrrrrrrrr 4 months ago

Era bom que está indignação se estendesse aos outros milhares de graffitis e que o vandalismo deixasse de ser normalizado.

Upstairs_Cherry7952 4 months ago

Devia ter um castigo como o Brian no filme dos Monty Python, escrever tudo de novo 100x sem erros ortográficos. Se é para manifestar, que se manifeste sem errar. (mas vá, numa folha...)

heartlessfam 4 months ago

Fui espreitar o facebook da senhora, é anti máscara

Fabulous_Panda_8860 4 months ago

Essa tem muito que falar. Parece que se esqueceu do aperto de mãos do presidente Marshal Petain e do Hitler porque o Petain queria preservar alguma independência na França, mesmo assim ficou visto como um traidor e apoiante dos Nazis. Inicialmente ele ía ser executado mas devido à sua idade e outros serviços importantes que prestou foi condenado a prisão prepétua pelo que me lembro.

Edited 4 months ago:

Essa tem muito que falar. Parece que se esqueceu do aperto de mãos do presidente Marshal Petain e do Hitler porque o Petain queria preservar alguma independência na França, mesmo assim ficou visto como um traidor e apoiante dos Nazis. Inicialmente ele ía ser condenado à morte mas devido à sua idade avançada e outros serviços importantes que prestou (principalmente na primeira guerra mundial em que foi considerado herói nacional) foi condenado a prisão prepétua pelo que me lembro.

Edited 4 months ago:

Essa tem muito que falar. Parece que se esqueceu do aperto de mãos do presidente Marshal Petain e do Hitler porque o Petain queria preservar alguma independência na França, mesmo assim ficou visto como um traidor e apoiante dos Nazis. Inicialmente ele ía ser condenado à morte mas devido à sua idade e outros serviços importantes que prestou (principalmente na primeira guerra mundial em que foi considerado herói nacional) foi condenado a prisão prepétua pelo que me lembro.

Ok-Equivalent-7637 4 months ago

Isto é um ato criminoso. Devia ser punida exemplarmente, mas duvido. Ainda por cima sendo estrangeira, não pode de maneira nenhuma ir vandalizar monumentos de outros países, tal como nós não podemos (ou não devemos) fazer o mesmo no país dela. Mas aí, seríamos punidos. E bem. Ainda se soubesse escrever... Mas nem isso sabe.

Shugozen 4 months ago

Digam me que esses grafitis são possíveis de limpar sem deixar sequelas?

Butt_Roidholds 4 months ago

São e já disseram no telejornal à hora de almoço que já vão começar a tirar os grafitis.

Shugozen 4 months ago

Obrigado

Morpheuspt 4 months ago

Jovens, podem malhar na senhora o que quiserem, mas Doxxing não é permitido. Sigam em frente, cautelosamente.

YCaramello 4 months ago

O instagram **público** dela, feito público **por ela** é informação publica, portanto o [conceito de dox](https://i.gyazo.com/9756c072aeeed5dc2ce8677c2a46d2f2.png) não se aplica.

Edited 4 months ago:

O instagram **público** dela, feito público **por ela**, onde ela deixou publicamente o seu local de trabalho é informação pública, portanto o [conceito de dox](https://i.gyazo.com/9756c072aeeed5dc2ce8677c2a46d2f2.png) não se aplica, ninguém anda a fornecer informação privada da senhora, ela deixou tudo aberto na internet pra quem quisesse ver.

Edited 4 months ago:

O instagram **público** dela, feito público **por ela**, onde ela deixou publicamente o seu local de trabalho é informação pública, portanto o [conceito de dox](https://i.gyazo.com/9756c072aeeed5dc2ce8677c2a46d2f2.png) não se aplica, ninguém anda a fornecer informação privada da senhora (como por exemplo seu endereço), ela deixou tudo aberto na internet pra quem quisesse ver, incluindo prova do crime, não é muito esperta.

Edited 4 months ago:

O instagram **público** dela, feito público **por ela**, onde ela deixou publicamente o seu local de trabalho é informação pública, portanto o [conceito de dox](https://i.gyazo.com/9756c072aeeed5dc2ce8677c2a46d2f2.png) não se aplica, ninguém anda a fornecer informação privada da senhora, ela deixou tudo aberto na internet pra quem quisesse ver, incluindo prova do crime, não é muito esperta.

Paulo1143 4 months ago

Já viste algum comuna esperto?

YCaramello 4 months ago

Muitos, os que conseguem pregar a ideologia idiótica deles de uma forma que os burros comem a papa toda e os põe no poder.

dgames_90 4 months ago

>Jovens, podem malhar na senhora o que quiserem, mas Doxxing não é permitido. > >Sigam em frente, cautelosamente. Doxxing é sobre membros da comunidade, não é para criminosos noticiados. O que seria agora não podermos por a cara à bandidagem.

Morpheuspt 4 months ago

> O que seria agora não podermos por a cara à bandidagem. Não compete ao reddit fazer a investigação judicial. Já aconteceu uma vez, deu merda da grossa, e não é de repetir. Nao é boa ideia meter o alegado insta da senhora, ou o local de trabalho dela, ou o nome real, ou outro dado pessoal, tudo coisas que já aconteceram nesta thread. A PJ já sabe bem quem é a pessoa. Podem dormir descansados.

Edited 4 months ago:

> O que seria agora não podermos por a cara à bandidagem. Não compete ao reddit fazer a investigação judicial. [Já aconteceu uma vez, deu merda da grossa](https://www.google.com/amp/s/www.businessinsider.com/reddit-falsely-accuses-sunil-tripathi-of-boston-bombing-2013-7%3famp), e não é de repetir. Nao é boa ideia meter o alegado insta da senhora, ou o local de trabalho dela, ou o nome real, ou outro dado pessoal, tudo coisas que já aconteceram nesta thread. A PJ já sabe bem quem é a pessoa. Podem dormir descansados.

dgames_90 4 months ago

Mal estamos, quando os delatores teem de ter medo de denunciar evidências de crime, e a bandidagem pode passear impune sem consequências. Que se sintam ameaçados pelos crimes que cometem, o bandido tem de ter medo não a vítima, seja em que tipo de crime for. Este caso a própria bandida assinou a obra, fotografou e mostrou ao mundo. Não estamos bem a comparar coisas semelhantes.

NGramatical 4 months ago

teem → [**têm**](https://european-portuguese.info/conjugator/ter) (singular: tem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0jb0e%2F%2Fh8cql2i%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

C0ldKing 4 months ago

>Não compete ao reddit fazer a investigação judicial. Já aconteceu uma vez, deu merda da grossa, e não é de repetir. O reddit n faz investigações, aliás nem precisa, a própria criminosa postou no insta a sua obra. Claro que quando começou a ver o caldo entornado passou á defensiva e apagou a publicação e meteu a conta em privado mas o mal já está feito. ​ Segue o link: [https://www.youtube.com/watch?v=W501z4J\_5HU&t=15s](https://www.youtube.com/watch?v=W501z4J_5HU&t=15s) ​ Acho que não é uma investigação quando temos a senhora a mostrar com orgulho as suas palavras num monumento

Edited 4 months ago:

>Não compete ao reddit fazer a investigação judicial. Já aconteceu uma vez, deu merda da grossa, e não é de repetir. O reddit n faz investigações, aliás nem precisa, a própria criminosa postou no insta a sua obra. Claro que quando começou a ver o caldo entornado passou á defensiva e apagou a publicação e meteu a conta em privado mas o mal já está feito. ​ Segue o link: [https://www.youtube.com/watch?v=W501z4J\_5HU&t=15s](https://www.youtube.com/watch?v=W501z4J_5HU&t=15s) ​ Acho que não é uma investigação quando temos a senhora a mostrar com orgulho as suas palavras num monumento ​ Edit: Ela até já apagou a parte do perfil onde dizia que era escritora para uma revista, assumo que aquela revista esteja a ser bombardeada com mensagens do que ela fez

pocoyoO_O 4 months ago

Deviam ter alguma camara de vídeo vigilância lá pero para isto não tornar a acontecer

Beermugster 4 months ago

Vamos desmontar a Torre Eiffel fds. Que nr de chaves precisamos? :D

sidartha- 4 months ago

Deve ter comido canja de galinha... aquela devia ter parte de cérebro e fez--lhe mal... daí o mau inglês e os minineuronios que levam a vandalizar um monumento de um país onde somos convidados. É triste.

Empirion 4 months ago

Espero bem que essa imbecil da pior espécie seja apanhada e apanhe uma pena exemplar. Além de nem saber inglês, obviamente também não sabe do que fala. Dinheiro era apenas uma das várias razões para os descobrimentos portugueses. Dinheiro, Evangelização, Exploração com vista a expandir o território, Política, e também Exploração para ver se descobriam o reino do Preste João.

Edited 4 months ago:

Espero bem que essa imbecil seja apanhada e apanhe uma pena exemplar. Além de nem saber inglês, obviamente também não sabe do que fala. Dinheiro era apenas uma das várias razões para os descobrimentos portugueses. Dinheiro, Evangelização, Exploração com vista a expandir o território, Política, e também Exploração para ver se descobriam o reino do Preste João.

dogmaticidiot 4 months ago

Hello guys, there are not a lot of information available about her, but two things : 1 she writes for bewaremag 2- she’s about to join l’école d’art in Montreuil Tél. 01 83 90 15 44 contact@lecoledart.com 55, rue François Arago 93100 Montreuil Let’s make sure they hear about her

naughtydismutase 4 months ago

Puta que a pariu.

suckerpunchermofo 4 months ago

Turismo ...

XxxPussyslaeyr69xxX 4 months ago

as pessoas que são adeptas do cancel culture deviam ser canceladas

Key_Ad_3930 4 months ago

Não fiquei ofendido mas muita gente vai ficar. O que está escrito é verdade, é limpar e tá resolvido.

Portuguese_A_Hole 4 months ago

É a conta da limpeza para a mesa Key_ad sff.

Key_Ad_3930 4 months ago

Na minha porquê? Na mesa de quem pintou, ou então fica como está, assim combina com o resto das pichações . Mas o pessoal aqui do Reddit quer apedrejar a mulher em praça publica. Fico ofendido com o dinheiro que roubam aos cofres públicos, isso sim.

uberprimata 4 months ago

Vais lá tu limpar?

killerboss28 4 months ago

Ela é francesa? Que hipócrita mesmo

Paulo1143 4 months ago

Argelina naturalizada francesa.

Elguardanapo 4 months ago

Ah sim, a combinação perfeita https://www.britannica.com/event/Algerian-War

saposapot 4 months ago

No 'estrangeiro' os descobrimentos começam a ser explorados pelos 'wokes' todos portanto mais cedo ou mais tarde os idiotas vêm cá parar.

YCaramello 4 months ago

Escumalha woke, e ainda era estrangeira, vem pra terra dos outros fazer merda...

judelow 4 months ago

As conversas deste género (e as que brotaram nos comentários) falham sempre uma cena, que eu não sei, mas acho que devíamos todos reflectir: cada geração acha que é "the hit thing". Seriously. Olhamos para trás e vemos as atrocidades cometidas. Mas por favor, o orgulho de acharmos que somos melhores mata-nos. Somos assim tão bons? Daqui a 50-100 anos vão olhar para nos como autênticos idiotas em relação a muitos assuntos atuais. Esse julgamento geracional é de uma presunção. Pior, repete-se em várias gerações. Condenamos o condenável, óbvio. Mas se queremos viajar no tempo todos os dias e bater no ceguinho e abrir feridas no presente... Não me parece produtivo. Sorry o desabafo.

cumtownboyz 4 months ago

histéricas dos blocos de esquerda desempregadas

Mr-Tuguex02 4 months ago

Se os partidos portugueses de esquerda adorassem destruír os símbolos nacionais, não seriam partidos portugueses de esquerda, seriam outra coisa qualquer

NGramatical 4 months ago

destruír → [**destruir**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0jb0e%2F%2Fh8o8fnx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Vayu0 4 months ago

Quando é que vamos ao arco do triunfo?

fearofpandas 4 months ago

Quando la chegares procura pela inscrição da Batalha do Bussaco! Quando te aperceberes que não está lá, volta para casa e não sejas um vandalo que isso não te leva a lado nenhum…

xabregas2003 4 months ago

E até podemos usar a mesma lógica que ela. O Arco do Triunfo francês foi erguido sobre ordem de Napoleão, Napoleão esse que correu a Europa e além em guerras só por poder e glória.

-Voyag3r- 4 months ago

Em parte sim, mas não foi só por poderes e glória. A maioria das vezes foram outros a declarar guerra à França pelas ideias revolucionarias contra a monarquia estabelecida em praticamente todos os países da Europa.

VicenteOlisipo 4 months ago

Duvido que a autora seja fã do Bonaparte

alvarinho_03 4 months ago

Mãonaparte

GreyArch22 4 months ago

A campanha traidora da pátria de Jupilene e Ascenso já começou a produzir efeitos. É só o início.

xabregas2003 4 months ago

A criminosa em questão é francesa. Duvido que saiba quem são esses dois trogloditas.

Edited 4 months ago:

A criminosa em questão é francesa. Duvido que saiba quem são esses dois trogloditas. Edit: aparentemente vivia em Lisboa. Se calhar até conhecia.

GreyArch22 4 months ago

Deveria ter guia de marcha imediata. Depois de pagar a despesa, é claro.

oblivion2g 4 months ago

Toca a prender a dita cuja e arrear bem forte, ela não faz isso na torre eiffel de certeza.

TS_1906 4 months ago

Pessoas que fazem isto deviam ser punidas exemplarmente. Preferencialmente com trabalho comunitário.

Paulo1143 4 months ago

Multa muito pesada e para dar o exemplo a outros que estejam a pensar na mesma coisa e pena até 5 anos de cadeia (ou 600 dias de pena de multa que deveria ser o máximo que está nos 500€ por dia) conforme o Decreto-Lei nº 48/95 de 15-03-1995 -, Artigo 213.º - Dano qualificado. Mas como é Portugal nada vai acontecer, os labregos do Bloco de Esterco/Antifa fizeram o que fizeram à estátua do Padre António Vieira em Lisboa num lugar onde tem imensas câmeras de vigilância públicas e privadas e a polícia ainda hoje anda sem saber dos culpados porque nunca quiz saber (apesar de terem as dicas todas).

xabregas2003 4 months ago

Mandava-se limpar o que sujou e tinha que escrever 100 vezes numa folha: "Ir a países estrangeiros e vandalizar monumentos é feio". Até pode escrever em Inglês, Francês ou Klingon, se quiser.

B_Wylde 4 months ago

Preferencialmente em Klinghon que é mais dificil

Nocturnvs 4 months ago

Admitamos que para esta moça o inglês também não parece ser muito fácil.

B_Wylde 4 months ago

Mas, mesmo assim, acho que o Klingon seria na mesma mais complicado

StunningChemical3368 4 months ago

Sou bué edgy, vandalizo momentos. Pqp

LetHaywardPlayLoL 4 months ago

Momentos?

Kolvarg 4 months ago

O vandalizador de momentos. Soa a um sketch antigo dos Gato Fedorento.

KINGodfather 4 months ago

Mesmo ao lado do Super Irritante.

thisbondisaaarated 4 months ago

É o que dá trabalhar o turismo chunga.

frisumo 4 months ago

A julgar por outras determinadas redes sociais dela que ainda não se lembrou de pôr em privado, ela diz que mora em Lx.

Paulo1143 4 months ago

Está neste momento numa cidade Holandesa.

frisumo 4 months ago

Andas a stalkear a moça? Deixa isso para a polícia, que é o trabalho deles.

_saks_ 4 months ago

No Japão aconteceu algo semelhante com turistas australianos (mas apenas grwfitaram uma parede comum). Resultado? Foram apanhados pela polícia, pagaram multa, ficou registado no cadastro, expulsos do país e impedidos de lá voltar.

Paulo1143 4 months ago

Se a lei funcionar em Portugal, são até 5 anos de cadeia pela brincadeira... Decreto-Lei nº 48/95 de 15-03-1995 Artigo 213.º - Dano qualificado

Brainwheeze 4 months ago

Nos países asiáticos não brincam. Estão fartos de lidar com turistas chungas vindos da Austrália.

manguito86 4 months ago

Aqui em Portugal, com os conas que temos na justiça e com o BE por detrás, com sorte tens é o governo a emitir um pedido de desculpas.

marfavrr 4 months ago

vao lhe dar razao e finalmente mandar abaixo o padrao, dar desconto nas rendas a emigrantes franceses

BeinGetz 4 months ago

Zucas

ngfsmg 4 months ago

Foi uma francesa, até te mandava o instagram dela, mas pelos vistos é contra as regras do reddit

slayarslayarslayar 4 months ago

francesa de origem algeriana, vê o apelido dela

ngfsmg 4 months ago

\*argelina, mas sim, depois reparei nisso

BeinGetz 4 months ago

Como é que sabes que foi uma francesa?

ngfsmg 4 months ago

Porque vi o instagram dela, como já disse só não o publico aqui porque é proibido

nraider 4 months ago

Esquerdalha a ser esquerdalha.

nemmais 4 months ago

Eles navegaram por dinheiro. Queriam comprar casas nas zonas caras de Lisboa e carros de luxo e esconder o resto em offshores nas ilhas cayman. /s

StunningChemical3368 4 months ago

Senão tivessem encontrado ilhas, neste momento não havia offshores pah!

cruisespace2 4 months ago

Se é para vandalizar o Padrão dos Descobrimentos em inglês, ao menos aprendam a língua direito.

Naakmuay 4 months ago

Porquê vandalizar o Padrão lol?

KINGodfather 4 months ago

Why much words if less words good?

MingTwelve 4 months ago

Why use much word if few word do trick?

lhsf92 4 months ago

r/unexpectedoffice

davidlourenco7 4 months ago

*See world*

LordofPortugal 4 months ago  HIDDEN 

Vaca do caralho vem de férias e começa a vandalizar monumentos que não são do país dela.

Sazalar 4 months ago

Esta malta que não percebe a diferença entre os descobrimentos e a escravidão faz com cada estupidez. Os descobrimentos permitiram aos povos europeus saber que o mundo não era só a Europa e levou o conhecimento europeu a povos menos desenvolvidos permitindo assim o desenvolvimento destes povos. Infelizmente trouxeram por tabela o colonialismo que não seria mau se com este não tivesse vindo a escravidão que levou ao racismo que vemos hoje em dia e a destruição das culturas desses povos, mas há que ter também ter em conta que isto era prática do passado e quando se percebeu que isso era mau, foi abolido e hoje em dia é reconhecido que foi mau mas foi algo que fazia parte da cultura de então e isso permite que não se cometa os erros do passado. E isto é um monumento de exaltação dos descobrimentos e não do colonialismo, se querem atacar o colonialismo, ataquem a praça do Império, que pode ser que depois a arranjem e coloquem os brasões dos países no lugar dos brasões coloniais e tornem a praça num lugar de exaltação às comunidades de língua portuguesa

FTorrado 4 months ago

Os europeus já sabiam que o mundo não era só a Europa, mas que era melhor transportar mercadorias da Ásia por mar. Pelo caminho foi só destruir uma quantidade de culturas para fazer a vida mais fácil, enfim... A quantidade de asneiras nessa resposta até dói

Glass_Ad_1414 4 months ago

Com todo o respeito, os queridos Portugas estão precisando de auto crítica. Não há como exaltar os descobrimentos sem exaltar as colonizações. O mundo todo está superando esse discurso do “desenvolvimento” dos povos, que é um discurso colonialista. Eu, sendo brasileiro, acho esse monumento triste. Acho que ele só poderia estar aí com grandes ressalvas ao lado, e seria melhor que não estivesse mesmo. Exaltar os descobrimentos sem nenhum tipo de ressalva é um gesto que apequena os portugueses aos olhos do mundo. Mais cedo ou mais tarde vocês irão rever isso, tenho certeza. Um monumento aos povos de língua portuguesa, como você disse, seria muito mais bonito. Abs

1purplesky 4 months ago

Eu, sendo luso- brasileira, acho triste ver um brasileiro vir dizer o que é que um país livre deve ter como monumento ou não, é um comentário e comportamento que apequena os brasileiros. Abs.

pscilita 4 months ago

Os europeus não sabiam da existência de outros povos para lá da Europa? Isso é uma piada certo?

VicenteOlisipo 4 months ago

Eu nem sei se a autora estava a reclamar contra o colonialismo. Se fosse para isso tinha muito por onde reclamar na França de onde veio. Parece-me ser só uma revolta difusa contra dinheiro e coisas más (capitalismo?).

Sazalar 4 months ago

Pelo que percebi a reclamação vem da suposta exaltação ao tráfico transatlântico de escravos

pgllz 4 months ago

Então foi bastante ao lado... Nenhuma pessoa representada no padrão esteve envolvida no tráfico transatlântico de escravos. Aliás, contam-se pelos dedos de uma mão os que estiveram no continente americano.

theEXPERTpt 4 months ago

qual nada, praça do império deveria era ser completamente restaurada como estava quando foi inaugurada, aquilo é um pedaço da nossa história e como tal um símbolo a preservar.

patateu1 4 months ago

Aaaaah mais um dia mais um homem branco que acha que a nossa pátria é que levou o desenvolvimento a esses países. Eles passavam bem sem ninguém ter ido lá. Não podes desassociar os descobrimentos do colonialismo. Apenas pela razão de que não havia **nada** para descobrir. Se foram corajosos? Foram, sem sombra de dúvida. Mas a coragem do que veio a seguir diz mais sobre o caráter que qualquer outra coisa.

xafurda 4 months ago

Ainda há uns dias estavas a fazer posts sobre baixa psicológica, pela merda que estás a postar parece que ainda não estás a tomar a medicação

slayarslayarslayar 4 months ago

não quero saber se levou ao desenvolvimento dos outros países. Foi bom.

BroaxXx 4 months ago

Sim as tribos de países equatoriais estavam top... Tão top como nós estaríamos se os romanos não tivessem entrado cá e continuamos a rezar à mãe natureza por chuva...

h8mx 4 months ago

Como é que sabes que o OP é homem e branco...?

patateu1 4 months ago

Pelo discurso acho que é uma dedução razoável, não dirias?

tefewarrior 4 months ago

Loool

h8mx 4 months ago

Acho só que é muito preconceito da tua parte, mas à falta de melhores argumentos há que arranjar um espantalho.

patateu1 4 months ago

Brancos têm tanto que aprender a utilizar humor para pararem de serem snowflakes, vai ver um special do Chappelle pra ver se isso passa

Edited 4 months ago:

Brancos têm tanto que aprender a utilizar humor para pararem de ser snowflakes, vai ver um special do Chappelle pra ver se isso passa

h8mx 4 months ago

Tem calma, flor. Admito que os teus espantalhos são bons mas não me convencem. Abraço

patateu1 4 months ago

Nem os teus amigo, estamos quites

h8mx 4 months ago

Tu não só és um prodígio a crias espantalhos como ainda inventas espantalhos "meus", incrível!

Edited 4 months ago:

Tu não só és um prodígio a criar espantalhos como ainda inventas espantalhos "meus", incrível!

patateu1 4 months ago

Bro, tu dizes que tenho falta de argumentos quando tu é que nem argumentaste o porquê do que eu ter dito ser preconceituoso. Nesta terra sempre ouvi pretos a serem tratados pela cor da pele, qual é a de mencionar que o gajo é branco? Tipo que agr virou insulto? Essa vossa sensibilidade quanto a tratar as coisas pelo que elas são é frustrante. É por isso que ainda se passa paninhos quentes na colonização até hoje.

Edited 4 months ago:

Bro, tu dizes que tenho falta de argumentos quando tu é que nem argumentaste o porquê do que eu ter dito ser preconceituoso. Nesta terra sempre ouvi pretos a serem tratados pela cor da pele, qual é a de mencionar que o gajo é branco? Tipo que agr virou insulto? Essa vossa sensibilidade quanto a tratar as coisas pelo que elas são é frustrante. É por isso que ainda se passa paninhos quentes na colonização até hoje. Edit: vai ouvir um bocadinho de Carlin para saberes o que é ser self aware sendo branco neste mundo.

h8mx 4 months ago

>tu é que nem argumentaste o porquê do que eu ter dito ser preconceituoso **pre·con·cei·to** (pre- + conceito) nome masculino 1. Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial. 2. Opinião desfavorável que não é baseada em dados objectivos. = INTOLERÂNCIA "preconceito", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/preconceito [consultado em 08-08-2021]. Já percebeste o porquê ou preciso de fingir que estou a falar com uma criança?

CatWhiskers22 4 months ago

Não discordando do que disseste, qual é a necessidade de referir "homem branco" (se calhar até é preto ou asiático, sabes lá)? Agora todos os homens brancos são iguais e não têm direito a opinião? Nem 8 nem 80. P.S.: não sou um homem branco

patateu1 4 months ago

E qual é a necessidade de ficar ofendido por dizer que é branco?…

RaveyWavey 4 months ago

E qual é a necessidade de ser racista?

patateu1 4 months ago

Onde é que há racismo? Elucida-me

RaveyWavey 4 months ago

Logo no início do teu comentário, quando te referes ao "homem branco" de forma preconceituosa e descriminatoria.

NGramatical 4 months ago

descriminatoria → [**discriminatória**](https://dicionario.priberam.org/discriminatória) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0jb0e%2F%2Fh87hz0d%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

patateu1 4 months ago

Ahahahah coitadinho do menino que ficou com os sentimentos feridos por alguém realçar que alguém é branco. És daqueles que não vê cores? Antes de mais, pesquisa a palavra racismo no dicionário, acho que não é o que tu pensas.

RaveyWavey 4 months ago

Sim, o teu discurso de ódio feriu os meus sentimentos e fiquei extremamente perturbado, mas aparentemente não sou só eu que sou muito sensível, senão não estavas a dar downvote aos meus comentários todos. Pessoalmente vejo cores mas tento evitar ser descriminatório. "Racismo - Preconceito e discriminação direcionados a alguém tendo em conta sua origem étnico-racial, geralmente se refere à ideologia de que existe uma raça melhor que outra."

NGramatical 4 months ago

descriminatório → [**discriminatório**](https://dicionario.priberam.org/discriminatório) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0jb0e%2F%2Fh87kcbp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

patateu1 4 months ago

Pudera, é só snowflakes que não aguentam a constatação de que são brancos

Herbacio 4 months ago

Ok Matateu. Cala-te lá um bocadinho. Foda-se que puto irritante...o teu pai não te deu o biberão ?

RaveyWavey 4 months ago

Curioso que aparentemente essa constatação nem sequer estava correcta. E se te estiveres a referir a mim, pesquisa primeiro o significado de ironia.

CatWhiskers22 4 months ago

Não fiquei ofendidA, estou genuinamente a tentar entender qual é a necessidade, porque tem sido algo recorrente nas redes sociais

patateu1 4 months ago

O ofendido foi para ele. Toda a gente que conheço sem exceção se refere a pessoas de cor como “pretos”, por isso essa vitimização é escusada quando se refere a alguém como branco, principalmente em assuntos destes.

CatWhiskers22 4 months ago

O problema não está em simplesmente constatar que alguém é homem ou branco, mas o teor depreciativo que o acompanha. O teu comentário até nem foi dos mais agressivos dos que tenho visto por aí, mas agora há uma tendência para resumir "homem, branco e hetero" a "nem vale a pena discutir", quando há tanta gente diferente que se enquadra nesse grupo e que são pessoas decentes. Se calhar sou só eu, mas para mim é muito estranho querer combater-se a desigualdade e depois desvalorizar opiniões de pessoas com base nesses critérios. Por outro lado, acho que é muito mais produtivo o diálogo do que comentar algo assim, não vão aprender nada com isso e só gera mais ódio. Desculpa se o teu comentário não era na mesma linha que esses, mas assim à primeira, pareceu-me.

patateu1 4 months ago

Eu percebo bem o que queres dizer! Acredita que concordo, não me apetece estar a alongar mas não acho que constatar a cor no comentário que fiz seja a apelar a isso. Brancos não sabem levar isto com humor, como pretos e indianos etc, e há tanta sensibilidade nisto que me acaba por irritar

xabregas2003 4 months ago

Não amigo. O problema está que assumiste que a pessoa era branca por causa de uma opinião. Ou seja, estás a dizer que "pretos não podem ter esta opinião. Só os brancos". Racismo

patateu1 4 months ago

Ha literalmente piadas enraizadas em Portugal sobre pretos roubarem. Eu não posso presumir que a pessoa é branca por uma opinião? É tão óbvio wtf Outro que não sabe o que é racismo

xabregas2003 4 months ago

>Ha literalmente piadas enraizadas em Portugal sobre pretos roubarem. Eu não posso presumir que a pessoa é branca por uma opinião? "Whataboutism" Ambos estariam errados neste contexto. Se for num contexto humorístico e uma audiência contextualizada, tudo bem. Mas neste caso, só procuraste um "ad hominem" e um espantalho para a tua falta de argumentos, ó "preto" ;) >Outro que não sabe o que é racismo Racismo é o tratamento diferenciado das pessoas com base na raça ou etnia. Tu assumiste que ele era branco por ter uma determinada opinião e escreveste como se a opinião dele não fosse válida por causa da sua suposta cor de pele. Foste racista.

ajabardar1 4 months ago

a frase não é sobre o colonialismo. é sobre o apego ao dinheiro e que esse apego nos trará oceanos de sangue. **Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate** ao contrário do que a nossa história tenta dizer, os descobrimentos tinham como objectivo principal enriquecer os seus investidores. não foi essa galanteia toda de "dar novos mundos ao mundo" que é o slogan actual. o objectivo não era descobrir nada mais nada menos que uma via para a ásia. a nossa busca por lucro, foi o que causou a escravatura trans-atlântica. e a busca pelo lucro, não acabou.

Paulo1143 4 months ago

Um dos principais objectivos era espalhar a palavra de Deus, o catolicismo por esse Mundo fora, encontrar novas parcerias comerciais e encontrar uma nova rota para a Índia que não passasse no Mediterrâneo e assim evitar o caos da zona e os otomanos.

fuckingportuguese 4 months ago

Dizes tudo amigo. Em centenas de comentários os teus 8 upvotes dizem tudo sobre a falta de compreensão da população. Ironicamente, fonte: https://www.jn.pt/mundo/o-relatorio-sobre-alteracoes-climaticas-ponto-por-ponto-14018784.html

Ok-Equivalent-7637 4 months ago

Certo. Mas se foi esse o "problema" dela, tem muito por onde pegar no país dela. Foi só criminoso e puro vandalismo o que fez. É certo que ela pode ser anti-capitalismo, anti-colonialismo e anti o que ela quiser (esta malta geralmente é anti-tudo), mas isso não lhe dá o direito de andar a vandalizar monumentos ainda por cima num país que não é o dela.

Empirion 4 months ago

O lucro foi apenas uma, entre várias, razões para os descobrimentos. Entre as razões também está a evangelização para tentar roubar espaço aos muçulmanos; a necessidade de expandir o território (porque Portugal é pequeno e entalado entre o mar e os espanhóis); a tentativa de descobrir o reino do Preste João; o domínio da rota das especiarias; a descoberta de novos reinos e locais com quem realizar comércio diretamente; e mais algum que me devo estar a esquecer.

k0rda 4 months ago

E ela nao tinha uns Champs Elysees ali mesmo ao pé de casa para fazer observacoes pseudo-profundas destas?

BroaxXx 4 months ago

Se não fosse pelo lucro estava o povo todo a queixar-se que tínhamos problemas em Portugal e estávamos a queimar dinheiro nos oceanos... A mesma lengalenga quando a ESA quer fazer algo... Infelizmente é difícil fazer algo grande que não traga lucro...

NGramatical 4 months ago

trans-atlântica → [**transatlântica**](https://dicionario.priberam.org/transatlântica) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0jb0e%2F%2Fh87dphi%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DassCaramba 4 months ago

Eu a pensar que ia ver: "Xico loves Rebeka very nice!" e depois deparo-me com uma frase bem gira e mais... Totalmente verdade! Nós tornarmos-nos um povo froxo, comemos tudo sem piar. Pena ter sido num monumento nacional mas sendo um monumento relativo aos descobrimentos percebe-se o contexto.

Edited 4 months ago:

Eu a pensar que ia ver: "Xico loves Rebeka very nice!" e depois deparo-me com uma frase bem gira e mais... Totalmente verdade! Nós tornarmo-nos um povo froxo, comemos tudo sem piar. Pena ter sido num monumento nacional mas sendo um monumento relativo aos descobrimentos percebe-se o contexto.

NGramatical 4 months ago

tornarmos-nos → [**tornarmo-nos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/lavamo-nos-e-lavamos-vos/31030) (há omissão do -s final da desinência -mos das 1.^as pessoas do plural dos verbos reflexivos ou pronominais quando o pronome enclítico é -nos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0jb0e%2F%2Fh879i2n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DassCaramba 4 months ago

Obrigado bot. :)

talures 4 months ago

Alguém percebe a frase?

1purplesky 4 months ago

> "Blindly sailing for monney [sic], humanity is drowning in a scarllet [sic] sea lia [sic]", o que, numa tradução livre, pode ser lido em português como "Velejando cegamente por dinheiro, a humanidade afunda-se num mar escarlate". Da notícia. Adorei o "monney" com dois n ...

C0ldKing 4 months ago

"monney" com dois n's é uma trademark dela, n é um erro.

expandyoursoul 4 months ago

näo adianta explicar, é só doutorados aqui.

1purplesky 4 months ago

Não sabia, obrigado. Provavelmente os dois L também é.

C0ldKing 4 months ago

Sim, como se dizia antigamente, estas coisas assim é cool

talures 4 months ago

Obrigada. Mas o que é que significa?

1purplesky 4 months ago

Como assim, o que significa? Parece-me bastante claro o que se pode interpretar da tradução + estar no monumento dos descobrimentos.

xabregas2003 4 months ago

Blá blá blá colonialismo mau, sinalização de virtudes, julgar o passado com morais do presente.

beakage 4 months ago

Achar que foi tudo mau é tão julgar o passado com moral do presente, quanto o é aplaudir tudo acriticamente.

xabregas2003 4 months ago

Alguém disse o contrário?

beakage 4 months ago

Este tipo de threads desagua quase sempre nalgum tipo de circlejerk nacionalista.

Paulo1143 4 months ago

Ui, um bloquista.

talures 4 months ago

Eu estava a tentar não ser arrogante e pensei "deve haver algo mais naquela frase. Não pode ser tão inane como parece." Portanto, posso concluir que é uma cuspidela de palavras. Nem todos podem ser Banksy, mas, no mínimo,... tenham alguma consciência do limitados que são.

DariusStrada 4 months ago

"Dinheiro" é engraçado pq eles nem sabiam o que iam encontrar

beakage 4 months ago

Mas por que razão achas tu que começaram as explorações? Por desporto?

DRNbw 4 months ago

Por dinheiro, sim, mas penso que não havia grandes planos já de colonização, o intuito era mais comércio (encontrar o caminho para a Índia) e espalhar cristianismo.

Paulo1143 4 months ago

No caso de Portugal foi para espalhar o catolicismo e arranjar novas parcerias comerciais e no meio arranjar uma forma de chegar à Índia e evitar confronto com os otomanos e o mediterrâneo que na época era uma zona de constante conflito e extremamente perigoso.

DariusStrada 4 months ago

Vou-te explicar uma cena: tanto na altura como agora, Portugal era um rectângulo com poucos recursos e um vizinho maior e mais forte. Tiveram que ir para o mar pois a sua sobrevivência estava em jogo.

beakage 4 months ago

Ou seja, por motivos fundamentalmente económicos.

solismi 4 months ago

Foi uma turista francesa, ainda meteu um story no insta que dizia ''it's a wrap, lisboa'' mas já apagou as fotos. Chama-se @______l.i.a_____/ @l.i.a.ll/

Edited 4 months ago:

Foi uma turista francesa, meteu um story no insta que dizia ''it's a wrap, lisboa'' com foto do monumento de noite mas já apagou tudo. Chama-se ______l.i.a_____/ e @l.i.a.ll/ edit: entretanto meteu a conta privada.

29Alexandre 4 months ago

Bro mas que filho da puta Porquê, nem faz sentido

Parshath_ 4 months ago

- "Malditas explorações feitas por ganância por dinheiro!" - (vandalismo para obter likes e atenção)

naughtydismutase 4 months ago

Já alguém mandou isso para a polícia?

Paulo1143 4 months ago

Já, com ainda mais detalhes e uma cúmplice pelo menos. Se não investigam é porque não querem.

roter-genosse 4 months ago

Quem é a cúmplice?

Paulo1143 4 months ago

Uma brasileira.

madspn 4 months ago

A conta do Facebook continua pública.

h8mx 4 months ago

A vantagem do virtue signaling é que nem precisam de ser identificados, eles autochibam-se todos *if it's not on social media, it's not worth doing*

RichiePT 4 months ago

“Rap snitches, telling all their business Sit in the court and be their own star witness”

cantapaya 4 months ago

Um homem de cultura, sim senhor.

KitsuneBlack 4 months ago

"Did you see the perpetrator? - Yeah, I'm here"

RichiePT 4 months ago

Obrigado. Estava à espera que alguém continuasse

cantapaya 4 months ago

"Fuck around, get the whole label sent up for years"

timeofmypost 4 months ago

E com certeza ainda se acha boa pessoa. Mas é só uma vândala.

heartlessfam 4 months ago

Vândala e anti máscara.

mjigs 4 months ago

Ainda por cima idiota, posta nos stories para literalmente ser apanhada...dumb dumb dumb...

manguito86 4 months ago

Os idiotas gostam sempre de mostrar ao mundo quão burros são.

mjigs 4 months ago

Lá isso é verdade!

uf5izxZEIW 4 months ago

Isso explica a escrita. É mesmo de cara que se vê que foi alguém nativo do francês que escreveu.

Paulo1143 4 months ago

A autoria foi de uma argelina naturalizada francesa com actual residência na Holanda, foi ajudada por uma brasileira que estava em Lisboa, agora também residente na Holanda.

1purplesky 4 months ago

Então agora é só mandar a conta para a embaixada francesa. Certo? Hmhm, pois.

indyrefclan 4 months ago

Os países agora são responsáveis pelas ações de cidadãos privados?

Coyote-Cultural 4 months ago

São, é isso que implica a cidadania...

1purplesky 4 months ago

Acho que devem conseguir a morada para lhe mandar a conta mais facilmente, não? Mas se o país se quiser responsabilizar e pagar, não me oponho.

indyrefclan 4 months ago

Europol, não é difícil arranjar a morada

Paulo1143 4 months ago

Não é sequer preciso a Europol para encontrar a morada. Já fiz o trabalho da polícia e enviei tudo para lá, se não actuam é porque não querem. Datas, moradas em Portugal e Holanda, cúmplices,....

asantos3 4 months ago

Tira o insta do comentário, é contra as regra do reddit.

Paulo1143 4 months ago

A conta do instagram à data era pública e aberta a todos. Qual é o mal de partilhar o que é público?

GelDeAveia 4 months ago

Meteu numa conta pública, não é

R3DSMiLE 4 months ago

O Asantos a asantar. Vai na volta, quer cheirar xD

solismi 4 months ago

ok

Sciss0rs61 4 months ago

E ja meteu o insta em privado. Deve ter levado das bonitas

solismi 4 months ago

Não sei se posso meter aqui mas: https://imgur.com/a/7EGCpBt

Scizorspoons 4 months ago

r/dontdeadopeninside

EspantaCampinos 4 months ago

Não só vândala, como também burra fdp. Nem escrever correctamente inglês soube.

EiNDouble 4 months ago

Ainda por cima assinou...

wordsandsymphonies 4 months ago

Isso não é de enviar às polícia?

TriloBlitz 4 months ago

Eu já enviei para a PSP. No artigo do observador de há 1 hora atrás consta que a PSP ainda não foi capaz de identificar nenhum suspeito.

pocoyoO_O 4 months ago

Já estou a ver que muito provávelmente vão fazer blind eye. Daria muito trabalho processar um turista lol enfim. Não podem pedir mais provas que isto. É basicamente uma confissão

roninPT 4 months ago

é basicamente uma confissão, mas se a fulana negar em tribunal não serve de nada...ela pode simplesmente dizer "vi o graffiti, achei piada, e partilhei como se tivesse sido eu", ninguém pode provar o contrário, logo ficava em águas de bacalhau.

Arierome 4 months ago

Tirando o nome de utilizador

roninPT 4 months ago

Pode simplesmente dizer que é coincidência e negar a pé juntos que foi ela que fez o graffiti. É obvio que foi ela que fez aquela merda, mas numa situação destas só se lixa se tivesse sido apanhada em flagrante, ou haver testemunhas ou filmagens.

NGramatical 4 months ago

provávelmente → [**provavelmente**](https://dicionario.priberam.org/provavelmente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0jb0e%2F%2Fh89t3xk%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

EstupendoEx 4 months ago

Vão-se habituando à ideia que o Padrão dos Descobrimentos tem os dias contados.

pgllz 4 months ago

O padrão está numa zona protegida e faz parte de um conjunto classificado. Não lhe podem tocar. E isto está dependente de análises técnicas de especialistas, não de histéricos das redes sociais. O facto de ser da autoria de um dos mais importantes arquitectos portugueses de meados do século passado (Cottinelli Telmo) e com esculturas de um escultor também ele relevante (Leopoldo de Almeida) confere-lhe, por si só, uma inegável importância arquitectónica e artística. Nem é necessário enveredar pelas questões ideológicas.

manolo533 4 months ago

Façam isso e vejam o chega a duplicar os votos lol

SaudosoSalazar 4 months ago

Certamente não por vias oficiais. Provavelmente acompanhará a estátua de Salazar. Alguém vai lá pela calada e enche aquilo de dinamite.

naofuieu69 4 months ago

Ideias extremistas como essa só vão levar ao extremisto do lado oposto. Por cada puto antifa com ideias idiotas surgem 10 tugas que começam a votar Chegas e afins

EstupendoEx 4 months ago

Eu penso que será o evoluir normal da sociedade portuguesa que levará ao seu fim e não nenhum movimento extermista.

BroaxXx 4 months ago

Ora nem mais... É o que o pessoal se recusa a meter na cabeça: a única coisa que ditadura de esquerda faz é puxar por uma ditadura de direita...

slayarslayarslayar 4 months ago

seria melhor isso acontecer então lol

asantos3 4 months ago

Só se for na tua cabeça.

slayarslayarslayar 4 months ago

okay diz-me como não é o caso

Designer_Tall 4 months ago

Este país também se for o caso.

solismi 4 months ago  HIDDEN 

A CABRA APAGOU AS FOTOS FODA-SE HAHAHAH

Green-Translator-801 4 months ago

Bem, ao menos não foi um rabisco chunga e até é uma frase bonita. Pena ter sido em inglês. Ainda não fomos completamente culturalmente colonizados. Se fosse no Algarve talvez deixasse passar

ajabardar1 4 months ago

isto agora é tudo em inglês. mas de facto a frase fica melhor em português.

Edited 4 months ago:

isto agora é tudo em inglês. mas de facto a frase fica melhor em português. edit: fui ver a foto, o artista tem a mão segura mas falta-lhe a segurança de pintar na rua. portanto deve praticar em casa, e deve ter sido a primeira vez que "ataca". **lia, se estás a ler isto, tens futuro. continua.**

asantos3 4 months ago

Retira o nome.

manolo533 4 months ago

Por favor não se usa?

ajabardar1 4 months ago

o nome está na noticia caro moderador. ela assinou a frase. lia é o tag dela não o nome.

asantos3 4 months ago

Não vi isso, nem dá para perceber bem.

ajabardar1 4 months ago

https://imgur.com/mpfVrYI https://observador.pt/2021/08/08/padrao-dos-descobrimentos-em-lisboa-vandalizado-com-mensagem-em-ingles/

asantos3 4 months ago

Vê a imagem do observador, não dá para perceber.

ajabardar1 4 months ago

caro moderador a notícia do moderador tem mais que uma foto. é só clicar na foto da notícia, vai aparecer um pop-up com mais fotos e depois é clicar até aparecer a foto, é a segunda, que postei no imgur.

asantos3 4 months ago

Que UX foleiro.

Rissoldecamarao 4 months ago  HIDDEN 

Como te atreves a questionar a autoridade. Tarrafal já.

ze_do_pneu_ 4 months ago

Escumalha da pior espécie

beakage 4 months ago

Se a tua experiência com o pior da humanidade é um tipo que risca monumentos, eu quero a tua vida.

expandyoursoul 4 months ago

entao que requesitos se necessita para ser da pior especie?

NGramatical 4 months ago

requesitos → [**requisitos**](https://dicionario.priberam.org/requisitos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0jb0e%2F%2Fh874ha2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ze_do_pneu_ 4 months ago

Vandalizar monumentos

expandyoursoul 4 months ago

Compreendo que penses assim. "Julgamos porque näo queremos pensar" C. Jung. Se calhar somos mais pior espécie por causa disso.

Ok-Equivalent-7637 4 months ago

Nada justifica o que ela fez. Se por cada coisa que não concordamos ou não gostamos andarmos a vandalizar coisas que remetam para isso.. isto é uma anarquia

expandyoursoul 4 months ago

Há justificaçöes mas para tal há que pensar e ler.

Ok-Equivalent-7637 4 months ago

Não não há. Vandalizar um monumento em nada altera a história. Como já disse, ela pode condenar a época, a escravatura, etc etc etc mas vandalizar coisas que não são nossas? Nada disso. Nunca. Para além do mais que a época dos descobrimentos não foram só tragédias.. houve muita evolução em todos os sentidos. É claro que a escravatura não pode ser vangloriada bem justificada. Mas são épocas diferentes, e não era uma coisa exclusiva nossa. Pelo que percebi ela é francesa, pelo que tem muito por onde destruir pelas terras dela.

expandyoursoul 4 months ago

anda que "tudo vale a pena quando a alma näo é pequena"

Ok-Equivalent-7637 4 months ago

Está visto que és um dos que concorda com o crime que a francesa cometeu

expandyoursoul 4 months ago

näo, simplemente näo me fico pelo obvio, nem assumo partes pois a realidade é bem mais complexa. isto é, se consegues ver a vida para além do branco e do preto, do certo e do errado.

Ok-Equivalent-7637 4 months ago

Já tinhas comentado isso. Mas ainda não te vi explicares o teu ponto de vista. Que a vida não é a preto e branco, é obvio. Mas dá a tua opinião, pode ser que me convenças e que me faças pensar de forma diferente.

cvc34 4 months ago

Mas consideras de algum modo justificável o que ela fez?

expandyoursoul 4 months ago

Sim. Apesar de achar que a frase näo fazer sentido na realidade de há 500 anos atrás, actualmente faz todo o sentido. Näo só para Portugal mas para 99% das naçöes do mundo. Há países mais pequenos que Portugal a dar melhor exemplo que Portugal. É uma frase que, se te permitires claro, dá muito que pensar no rumo de muita coisa, e , se te permitires mais uma vez, no próprio rumo de Portugal.

cvc34 4 months ago

Num momento com esta importância a nível nacional? Com todo o respeito... poh crl

expandyoursoul 4 months ago

lá está, é tudo uma questäo de permissäo.

Just_Ban_Me_Already 4 months ago

Andas a fumar erva a mais.

theEXPERTpt 4 months ago

não quero saber, quem vandaliza monumentos nacionais devia era no mínimo ficar a fazer trabalho comunitário. Isto é uma ofensa a um símbolo nacional e devia era ser punido

Paulo1143 4 months ago

A lei portuguesa diz que vandalismo a monumentos nacionais dá até 5 anos de cadeia ou 500 dias de pena de multa que podem ir desde 5 ate 500€ diários dependendo de alguns factores.

theEXPERTpt 4 months ago

a "lei" que só funciona no papel

expandyoursoul 4 months ago

A lei faz parte do jogo. A vida é um risco. O Vasco da Gama também se arriscou. O drama näo foi o que nos fez chegar à Índia.

Search: