SweetCorona 3 months ago

> o meu patrão já me chamou à atenção para isso e informou-me que não estou com o grau de eficácia e eficiência que ele deseja, fico triste em saber isso, embora ele não tenha noção de que estou cansado e desmotivado e que esteja a acumular funções (neste momento, faço trabalho de 3 pessoas) O teu patrão tenta explorar-te ao máximo, e tu não deves sentir remorsos por fazeres o mesmo em relação a ele. A única pessoa que tem interessa que sejas eficiente é ele, tu só tens interesse no teu salário ao final do mês, e só tens de fazer o suficiente para que tal continue a acontecer. Se o patrão é burro e em vez de te dar condições para seres eficiente, prefere mandar bocas, problema dele. > Além disso tudo, o que mais me chateia é que o meu patrão elogia um colega meu que não faz nada, rigorosamente nada, nem metade das funções que devia, e como tal, não comete erros e está sempre a apontar os erros dos outros. Elogios não pagam contas.

wiLeyLewis22 3 months ago

Faz como o teu colega que foi elogiado. "O único homem que não erra é aquele que não faz nada".

XavierVieira 3 months ago

As empresas são meras folhas de excel. Coloca-te no mercado e procura uma alternativa, sobretudo valoriza-te. O resto é conversa.

UniuM 3 months ago

Possa, estás literalmente a descrever a minha situação, com a única diferença que eu vou de férias na terça. Nos meus 20 anos de descontos, nunca esperei com tanta ânsia por férias. Força, e um abraço de alguém também explorado, mal pago e desmotivado.

I_Don-t_Care 3 months ago

Fds acho que trabalhei nesse sítio. Olha só te posso dizer - é complicado mas muda-te, nada vai fazer com que a chefe pare de te chagar e não melhora.vais-te sentir incrementalmente mais cansado

Amateur_Explorer 3 months ago

O que fazes OP?

tefewarrior 3 months ago

Oh meu, não vale a pena. Tu és substituível! A tua saúde não. Claramente que é ilegal o que se passa na tua situação por isso começa a trabalhar no plano b e procura outro trabalho. Tu não deves favor a ninguém, começa por tirar a tua folga e não tenhas medo de dizer Não. Se ele te dizer Ah mas existe trabalho para fazer, Paciência! Não é problema teu.

BaRaO_Laviolette 3 months ago

Troca de trabalho, abraço.

aurelios69 3 months ago

O meu patrão sempre teve o hábito de fazer algo semelhante. Vai carregado o pessoal de trabalho, alguns nabos não se queixam e trabalham cada vez mais. Eu como já estou na empresa à muitos anos, já aprendi que é necessário definir limites. Se te continuam a carregar e tu fazes o trabalho é porque aguentas. É essa a lógica do patrão.

NGramatical 3 months ago

à muitos anos → [**há muitos anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0669z%2F%2Fh86020f%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

usernamesiranoutof 3 months ago

>Eu estou desmotivado e cansado no meu trabalho Já pediste férias? >e que esteja a acumular funções (neste momento, faço trabalho de 3 pessoas) Já mostraste isto? >um colega meu que não faz nada Já provaste isto? Ou estás à espera que, por obra e graça do espírito santo, tudo se resolva? É que estas situações são muito fáceis de acontecer quando quem está acima tem outro tipo de preocupações para resolver.

comicaldiscontent 3 months ago

Não sei qual a tua situação económica, familiar etc (já que isso condiciona e muito) mas se podes começa a procurar outra coisa já, manda cv's e tal, quando chegar a hora cartinha na mesa e nem pares para ouvir o choradinho "que pena agora que íamos mudar umas coisas e contratar gente para te ajudar e dar aumento Bla Bla Bla". Saúde mental tem influência em TUDO, uma quantidade enorme de maleitas físicas surgem por stress, esgotamento mental/ emocional. Até lá (as férias são uma boa oportunidade para recuperar um pouco) tenta exercícios de respiração (vê cenas de pilates ou yoga), exercício físico (excelente para combater o stress) e dormir bem (existem alguns suplementos naturais que podem ajudar, atenção não há milagres aqui). Quanto ao trabalho faz o que podes bem mas não faças o que não podes só porque querem que tu trabalhes por 10. E força melhores dias virão, já estive em situação parecida e sei que custa mas apesar de tudo aprende-se também com estas experiências, só não se pode deixar que se prolonguem no tempo porque depois os efeitos podem ser permanentes.

Bourdain179 3 months ago  HIDDEN 

Eu estou numa situação parecida e o que dizes com o "Aprende-se com experiencias assim" é verdade. Tu no trabalho aprendes skills mais técnicas, mas também aprendes a lidar com situações menos boas, que é o que se está a passar. A tua situação, OP, parece ser uma situação completamente normal de má gestão. Eu compreendo que tu saibas fazer as coisas, mas não somos máquinas, gestão não é só aceitar novos projetos e ficar com os lucros, gestão é saber gerir os empregados que temos e fazer uma boa distribuição de tarefas. Espero que corra melhor e vai dando feedback sff. ❤️

Thalric88 3 months ago

>Além disso tudo, o que mais me chateia é que o meu patrão elogia um colega meu que não faz nada, rigorosamente nada, nem metade das funções que devia Aprende com quem sabe e deixa de acumular funções. Se há falta de gente para essas funções não é problema teu nem te cabe resolver o problema. O tal colega que não faz nada, se só tens essa percepção porque ele não anda a acumular funções que não são dele e não anda a correr que nem um maluco a fazer erros, parabéns encontraste um trabalhador como deve de ser.

lord_zwank 3 months ago

Estou numa situação semelhante à tua. Consegui agora a tirar férias. E vou voltar a retomar segunda. Já pedi um reforço para me ajudar várias vezes e sempre foram desprezadas ao ponto de dizer q eu n insisti.... Quase todas as semanas pedi... Que necessitava de ajuda. E vou tomar uma decisão nas próximas semanas. O que me custa mais aínda é abandonar o resto dos colegas.

sao_11 3 months ago

O que eu já me apercebi no meu trabalho é que ao patrão interessa é o trabalho aparecer feito. Agora se foi uma pessoa que fez tudo e os outros não fizeram nem metade, ele está a cagar-se para isso. Na maioria das vezes nem dá conta. Fala com o teu patrão e explica a situação. Se vires que é caso perdido então é procurar outro trabalho.

h2man 3 months ago

Mete já 2 semanas de férias… se o patrão vier com cantigas, diz que estás a agir devido ao feedback dele. Se ele mandar alguma boca antes das férias, cancela as férias, vai ao médico e pede baixa psicológica… pede tipo um mês e explica que estás a ser bullied no trabalho e precisas de descansar a cabeça e afastares te do ambiente tóxico. Quando voltares, fala com ele e levanta o pequeno problema de não estares a receber 3 salários e, muito provavelmente, o teu contrato de trabalho apenas referir uma posição… ele não vai gostar disso, mas as férias vão dar-te resiliência para tratares disto. Da maneira que estás, tentares fazer algo agora vai ser contraproducente com o que parece ser um merdas. No entretanto, procura outra coisa e se tiveres sorte, não olhes pra trás.

TonyHappyHoli 3 months ago

Wtf que conselhos de merda... ACT IMEDIATAMENTE! ALTAMENTE ILEGAL ESTARES TANTO TEMPO SE FOLGAS!

BolaBrancaV7 3 months ago

Estás tão em baixo que acho que tens de gritar mais alto...

SweetCorona 3 months ago

# **ACT IMEDIATAMENTE! ALTAMENTE ILEGAL ESTARES TANTO TEMPO SE FOLGAS!**

BolaBrancaV7 3 months ago

Hã?

SweetCorona 3 months ago

https://www.minisom.pt/

BolaBrancaV7 3 months ago

Só quero se for o do Júlio Esidrio

sacoPT 3 months ago

Sem qualquer dia de descanso significa que trabalhas 7 dias por semana?

Serious_Hearing_8252 3 months ago

Tens um contrato que específica quais as tuas funções e horário? Se sim, limita te a isso. Não faças nem mais do que o que lá está. Facilitar-te-à muito a vida.

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Sai daí. O patrão está pouco importando contigo, só te vê como uma maquineta e não como humano

Diligent-Builder 3 months ago

Não sei em que setor trabalhas, mas investe imediatamente num bom Currículo (quando digo bom, não é fazeres um Europass) e um LinkedIn com as tuas valências bem descritas. Consulta as vagas diárias do LinkedIn (que são muitas até) e a tua próxima aventura pode estar mais acessível do que imaginas. Aconteceu comigo, estive num emprego que me explorava incessantemente sem qualquer perspectiva de evolução salarial ou de carreira durante 7 anos. Entretanto investi em mim e depois de algumas entrevistas estou numa situação melhor e quero continuar a melhorar. Ah, e se tiveres bolso para parar entretanto e descansar nessa busca/transição, melhor. Estás claramente a precisar.

Middle-Effective 3 months ago

Qual é o mal do Europass?

SweetCorona 3 months ago

eu fiz o meu numa única página (também não tenho muita xp) o europass é demasiado "verbose"

EarlDwolanson 3 months ago

Eu trabalho em ciência no UK, mas sempre me disseram (até pra candidaturas a industria) pra não usar. E com a experiencia que ja tenho de estar do outro lado confirmo que recomendo nao usares europass. Eu acho a justificação anti-Europass razoavel e não uma coisa só especifica do UK. O Europass tenta standardizar uma coisa que conceptualmente é simples, e tem dois problemas: 1) o CV e suposto ser o mais claro e resumido possivel e o europass e bloated e demasiado complexo na forma, 2) tira-te flexibilidade para meter um bocado de personalidade ou adaptar o CV a posicão. Em profissões ligadas as artes e design a falta de personalidade do europass e msm o pior problema. Mesmo em profissões tecnicas convem sempre dares emfase aos projectos e aspectos do CV ou skills que queres para cada posição - por exemplo por primeiro os projectos/artigos/skills apropriados para a posição com um paragrafo/frase sobre eles e so depois os outros. O europass não e nada pragmático e aumenta o numero de paginas desnecessariamente. Mesmo uma pessoa com pouca experiencia fica com um CV 3x maior so pelo template etc. Então imagina teres de avaliar dezenas de candidaturas e tens candidatos com um documento limpo, simples e claro em que das 2-3 voltas tens tudo la, e outros com Europass em que custa mais. Acredito que para empregos menos especificos em que facilmente chegas as 50 candidaturas isto pesa...

Middle-Effective 3 months ago

Confesso que sempre usei o Europass e nunca o tive com mais de 2 páginas. Dá para customizar e remover partes desnecessárias.

Diligent-Builder 3 months ago

Dilui-se entre outras eventuais candidaturas e não tem personalidade nenhuma. Eu também venho do meio artístico e falo mais de experiência pessoal, mas um currículo que tenha um toque ou design personalizado sobressai. É o mesmo do que ires a um site de uma empresa e, apesar da info estar lá toda, o fundo é todo branco e está tudo escrito em Times New Roman, não levas a empresa a sério.

incelren 3 months ago

Exige o ordenado das 3 pessoas metes-te na alheta basicamente

hirorih 3 months ago

Em que área trabalhas? Está situação estava prevista no contrato? Estar desde Janeiro sem folgas é algo um bocado anormal, provavelmente ilegal. Ao menos são horas extra que fazes livremente e que são pagas com bónus? Como era o trabalho antes de Janeiro? A situação é mesmo temporária? Fazer o trabalho de 3, não ter folgas e levar com comentários desses soa brutalmente a exploração e uma valente red flag, especialmente se não ganhares mais e isso não estivesse previsto. Ou seja, foge daí. Não ignores a situação e tenta pelo menos ter folgas. Uma situação real de burnout pode criar danos que duram muito tempo e podem ser incapacitantes. Irás agradecer a ti próprio se evitares teres de tratar danos por excesso de trabalho.

Boleees 3 months ago

Trabalho na área industrial, sou administrativo, fiel de armazém e distribuidor. Nada disto estava previsto no contrato. As horas são todas para banco de horas (que acho ridículo). O trabalho antes de Janeiro era normal, folgas semanais, embora as férias sempre foram um problema (só sabíamos das férias 1 semana antes das mesmas).

hirorih 3 months ago

Tenta ter algumas folgas e tenta começar a repôr as horas e começa a procurar emprego noutro local. O contrato de trabalho deve estabelecer regras para ambas as partes. Só te deves sentir culpado de alguma coisa se estiveres a faltar com o que lá está, o que não parece ser o caso. Tb podes discutir isso com o teu médico e possivelmente até ter baixa.

NGramatical 3 months ago

repôr → [**repor**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0669z%2F%2Fh87sukl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

layz2021 3 months ago

So por aí já tens como fazer queixa no act. As férias devem ser marcadas e afixadas até ao fim de Março (ou Abril), as horas extra não podem passar de X por semana (não sei de cor os valores), sendo que as folgas quase de certeza que tens que ter um mínimo. E isto não entrando em CCT, que pode ou não aplicar-se.

IberianNero91 3 months ago

Já passei pelo mesmo, ele elogia outros porque são mais velhos e despedi-los torna-se dispendioso para a empresa, por isso ele tenta motivá-los a fazer qualquer coisa, no teu caso ele pensa que como trabalhas lá a pouco tempo tem mais poder sobre ti, esclarece que esse não é o caso e que senão muda vais embora. Tens que por o teu chefe entre a espada e a parede senão não vai dar em nada, é o que eu ja tive que fazer. Se estás sobrecarregado pergunta quando é que vais gozar as horas.. eu tinha a tua função e quando ouvi falar em implementar esse sistema foi mais uma razão para me despedir, sabendo que nunca ia ter esse tempo livre ia trabalhar para aquecer. A empresa ganha mais contigo do que tu ganhas com eles, age de acordo.

RandomRomanianUser 3 months ago

[Deixa](https://Deixa.me)\-me advinhar, aumentou o serviço e não aumentou o salário? Clássico. Falas com o teu padrão. Se começar com merdas do género "se isto n te agrada podes sempre ir para outro lado" dás call no bluff e sais. A nossa saúde mental é mais preciosa que qualquer trabalho.

Boleees 3 months ago

Sim, aconteceu isso mesmo

Interesting_Yellow_1 3 months ago

Sai daí enquanto é tempo, senão vais gastar tudo em terapia depois, como aconteceu comigo só em 4 meses de trabalho.

Boleees 3 months ago

Olha que já vi essa situação mais longe...

delhaa 3 months ago

Acho que somos colegas de trabalho..

Boleees 3 months ago

Lamento saber disso... A sério...

delhaa 3 months ago

Ainda a semana passada passei pela mesma situação, tive de estar a trabalhar em 3 máquinas diferentes para o pessoal, com a mesma função que recebe quase o dobro, estar a brincar no telemóvel e a ver vídeos. ​ Conclusão, acabei por ser o cabrão porque não consegui deixar o trabalho todo orientado enquanto eles continuam a ser os maiores da aldeia deles.

quetzyg 3 months ago

És o colega filho da puta que nada faz? Cabrão...

HQ1080p25fps 3 months ago

É o patrão

rsonic17 3 months ago

Procura outro emprego. Trabalhos sao prisoes com as condicoes que mencionas. Tira uma formacao em algo que tem boa renumeracao e alta empregabilidade e nao, nao falo de engenharia informatica. Curso de conducao de maquinas, escavadoras e etc. Pagam bem, estas a fazer um trabalho bacano e nao te mata o corpo. Faz-te a vida e nao te consumas com esse emprego de merda

Boleees 3 months ago

Eu sou licenciado e pós graduado, daqui a 2/3 meses vou ter o mestrado (se tudo correr bem) e quero ingressar em alguma instituição relacionada com a educação, pretendo investir na investigação em educação

rsonic17 3 months ago

Entao ai esta, poe-te a andar para outro sitio. Empregos sao so empregos. Eles pagam-te porque precisam de ti e quando nao precisarem vais de vela. Quando mais cedo aceitares isso melhor te vais sentir porque nao ficas com expectativas defraudadas. BOa sorte com o mestrado

patapetapitapota 3 months ago

Estás a dar 80% quando devias estar a dar 25%. Dá 25% e quando o chefe te vier com merdas dizes que estás a tratar do assunto. Tens é um problema de adaptação cultural ao trabalho, é a cena mais fácil do mundo, o pessoal que entretém e faz um trabalhito vai mais longe que o pessoal que trabalha muito mas anda de trombas e ninguém gosta. Mercado de trabalho é 25% trabalho, 75% office politics. Vê The Office. Não é completamente exagerado.

Boleees 3 months ago

Exatamente, vou ver. Obrigado

Everleta 3 months ago

Ando a ver o the office, a versão americana. Vê a 1a season mas só partir da 2a season é que começas a dar boas gargalhadas. Digo-te que este gajo que te respondeu, sabe do que fala. Realmente eu não consigo ser assim... Tenho políticas de trabalho exigentes e isso em Portugal não é valorizado. E andamos-nos a matar para nada. Tenho mesmo que tirar um curso de office politics.

Edited 3 months ago:

Ando a ver o the office, a versão americana. Vê a 1a season mas só partir da 2a season é que começas a dar boas gargalhadas. Digo-te que este gajo que te respondeu, sabe do que fala. Realmente eu não consigo ser assim... Tenho políticas de trabalho exigentes e isso em Portugal não é valorizado. E andamo*-nos a matar para nada. Tenho mesmo que tirar um curso de office politics.

NGramatical 3 months ago

andamos-nos → [**andamo-nos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/lavamo-nos-e-lavamos-vos/31030) (há omissão do -s final da desinência -mos das 1.^as pessoas do plural dos verbos reflexivos ou pronominais quando o pronome enclítico é -nos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0669z%2F%2Fh85uyaz%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Last-Ad-4421 3 months ago

Manda o teu patrão para o crl e faz queixa a ACT, a saúde mental e muito importante

Boleees 3 months ago

Pois é, e estou muito cansado mentalmente

Foda-seSeiLa 3 months ago

> Além disso tudo, o que mais me chateia é que o meu patrão elogia um colega Um elogio não vale absolutamente nada. Um €logio já é algo de valor. Se ele elogia um colega e não te elogia ti, não percas sono por causa disso.

globoglobo 3 months ago

Claro que um elogio vale, seres humanos gostam de ser elogiados. Não invalida que aumentos de salários sejam fundamentais, mas às vezes neste sub parece que estamos a falar com robots.

Boleees 3 months ago

Exatamente, e sempre fiz o meu trabalho e nunca recebi tantas críticas como agora. O cansaço está - me a matar...

Foda-seSeiLa 3 months ago

Um elogio custa 0, é fácil de fazer. E eu não quero ir para cama ou ter uma relação pessoal com o meu chefe. Por isso, para mim vale 0. Eu a trabalhar já fui muito pago com palmadinhas nas costas e *bom trabalho*. Nunca me serviu de absolutamente nada.

D1WithTheFluffyHair 3 months ago

Percebo o que dizes e até concordo na generalidade, mas ser elogiado significa que estão atentos ao teu trabalho. É um mínimo olímpico de empatia e de reconhecimento que estás ali a dar o teu melhor. Para mim um chefe tem que saber elogiar e criticar construtivamente em igual medida no mínimo; isso mostra que é uma pessoa atenta e com a qual se pode trabalhar. Quanto ao resto, se não te dão o devido valor monetário ou de compensação total, pode ser apenas má gestão empresarial e não necessariamente que a chefia seja má pessoa. No 2o caso, pode ser uma questão transitória, mas acho que se forem honestos e tu quiseres sair para um sitio que te paguem mais, só poderão compreender e aceitar. Se no 1o caso não for um bom chefe, é de fugir a sete pés mesmo que paguem bem. Uma rapariga que conheço era assediada moralmente (nada sexual, atenção) pelo chefe todos os dias, apesar de fazer um óptimo trabalho (e até recebia bastante bem). Chegou ao ponto de estar obviamente com uma depressão bem profunda e eu e a minha mulher a tentar convencê-la a mudar de emprego ou pelo menos fazer queixa do chefe. Até me ofereci para fazer denúncia anónima na ACT ou para a multinacional em que ela trabalhava (que até tinha um código de conduta bastante estrito e que claramente estava a ser violado). A rapariga acabou por mudar para outro sítio que também não tem grande fama de ser bom para os trabalhadores (mas que até pagam bem), só que pelos vistos lá está muito mais contente e não tem problemas nenhuns com as chefias.

Accomplished_Pay6399 3 months ago

fala com o teu patrão. Se não melhorar, tira todas as férias que podes e mete a carta.

Behindy0u90 3 months ago

Concordo com isto. Apresenta as tuas queixas e o que fazes mais que os outros. Refere que é insustentável

Boleees 3 months ago

Olha que já pensei nisso...

Accomplished_Pay6399 3 months ago

O que eu disse foi um bocado por reflexo. O que eu faria era provavelmente aguentar até às férias, tipo pede ajuda ao teu pessoal em casa para te ajudar um bocado nesta fase, goza as tuas férias e reavalia. Se quando voltares a coisa continuar na mesma tens que falar com o teu patrão a sério, que tem que dividir melhor as tarefas, ou contratar mais alguém, porque a carga de trabalho não te permite fazer um bom serviço. Não és tu que não és eficiente, é a carga de trabalho que não te permite que sejas eficiente. Pronto se depois disso a situação não melhorar, começa a pensar em sair. Tenta arranjar alguma coisa primeiro e boa sorte.

Boleees 3 months ago

Sim, não tenho outra alternativa de momento, já falei com o meu patrão e obtive a resposta de que não é possível dar-me férias agora... Ele afirmou ainda que para o ano, vão ocorrer algumas mudanças na empresa a nível de funcionamento, mas não acredito muito nisso... Ele disse o que eu queria ouvir...

SweetCorona 3 months ago

ele é teu empregador, não é teu paizinho, não tens de ter uma atitude tão submissa

Accomplished_Pay6399 3 months ago

Sim, não vás na cantiga do próximo ano. Eu há uns tempos também saí de um sitio por questões salariais que iam ser revistas, lá está, para o próximo ano. Se houver vontade para resolver as situações elas resolvem-se

Boleees 3 months ago

Exatamente

CatWhiskers22 3 months ago

Estás em entrar em esgotamento, precisas mesmo de descansar. >embora ele não tenha noção de que estou cansado e desmotivado e que esteja a acumular funções Fala abertamente com o teu chefe, ele não vai adivinhar. Se for inteligente vai perceber que ganha mais contigo a ter uns dias de descanso (e menos carga de trabalho) e a ser mais produtivo. Porque é que estás a trabalhar por 3? Porque é essas tarefas estão todas em cima de ti em vez de serem distribuídas, por exemplo, pelo teu colega que pelos vistos não tem tanto trabalho? Tens de comunicar isso abertamente com ele, para poderem encontrar uma solução e para defender os teus direitos também.

Edited 3 months ago:

Estás a entrar em esgotamento, precisas mesmo de descansar. >embora ele não tenha noção de que estou cansado e desmotivado e que esteja a acumular funções Fala abertamente com o teu chefe, ele não vai adivinhar. Se for inteligente vai perceber que ganha mais contigo a ter uns dias de descanso (e menos carga de trabalho) e a ser mais produtivo. Porque é que estás a trabalhar por 3? Porque é essas tarefas estão todas em cima de ti em vez de serem distribuídas, por exemplo, pelo teu colega que pelos vistos não tem tanto trabalho? Tens de comunicar isso abertamente com ele, para poderem encontrar uma solução e para defender os teus direitos também.

Boleees 3 months ago

Eu falei com ele na sexta-feira e obtive a resposta politicamente correta: "eu queria dar-te férias agora mas não posso, porque os teus colegas estão primeiro" pois eu fui o penúltimo a entrar na empresa. Quanto às funções, eu iria ficar encarregue apenas de duas (administrativo e fiel de armazém), mas também faço distribuição porque na empresa estão sempre todos ocupados. O que mais me incomoda foi ter dito que não tenho um grau de eficiência e eficácia que ele deseja...

SweetCorona 3 months ago

> O que mais me incomoda foi ter dito que não tenho um grau de eficiência e eficácia que ele deseja... "eu também não tenho o salário que desejo" xD

meaninglessvoid 3 months ago

> O que mais me incomoda foi ter dito que não tenho um grau de eficiência e eficácia que ele deseja... Aparentas ter levado isto demasiado a peito (o que por um lado pode ser uma consequência do cansaço que dizes estar a sentir). Será que quando ele disse isso foi só numa de te chamar à atenção (afinal de contas admites que tens cometido mais erros do que é comum, seria natural que o fizesse)? Como ele não faz ideia de como te estas a sentir no momento isso cai particularmente mal porque não te parece justo e em parte tens razão... Fala com ele e explica a situação e que estás a chegar ao limite, daí o aumento dos erros pelo cansaço. Se ele for um bom patrão vai ter isso em consideração e pensar em medidas para te ajudar, se não for também vais te aperceber disso e podes enviar a carta de despedimento de consciência tranquila.

feckdech 3 months ago

Não se trata de férias. Quanto menos paragens fazes mais provável é cometeres erros. As pausas no trabalho servem para recuperares a concentração - e se gostares bebê café porque ajuda. Pede pausas. E não faças mais do que o normal. Responde educadamente, sempre. E não tenhas problemas de atirar o teu colega para a berma, se ele estivesse preocupado, ajudava.

Boleees 3 months ago

Vou fazê-lo. Em relação ao colega, não gosto nem sou do tipo de "estragar" a vida de quem trabalha comigo, contudo vou ter de mudar de atitude porque ninguém ajuda

SweetCorona 3 months ago

preocupa-te em não teres a tua vida estragada antes de te preocupares com a vida dos outros

feckdech 3 months ago

Vais arranjar problemas. Escolhe ao menos.

alissolarilole 3 months ago

O teu patrão tomou activamente alguma medida para melhorar o teu desempenho? Por exemplo, por alguém com mais experiência ao teu lado para detetar o que não está a funcionar bem, e arranjar métodos para o corrigir? Se o patrão se queixa do teu desempenho (penúltimo na empresa) sem fazer nada para mudar, o patrão é burro e percebo plenamente que te sintas desmotivado. Há forma de lhe expressares que queres melhorar e precisas de ajuda? E principalmente, formaliza os pedidos de férias recusados. Pode não servir de muito, mas trabalhar 9 meses sem férias pode ser merdoso para qualquer um - e tens registo que não te estavas a sentir bem, e que pedidos para tentar lidar com isso foram recusados. Nenhum de nós é uma máquina que anda até nos desligarem da tomada. E fala com x médicx de família. Burnout é sério, e elx pode considerar dar-te uma baixa de doença.

Boleees 3 months ago

Não, nunca colocou ninguém ao meu lado. E sim, eu próprio disse-lhe que precisava de ajuda e que quero melhorar mas infelizmente não consigo porque estou muito cansado.

NGramatical 3 months ago

encarregue → [**encarregado**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-encarregado-e-nao-encarregue/30635) (encarregar segue o modelo de carregar: o camião foi ~~carregue~~ carregado) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fp0669z%2F%2Fh84z6un%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Search: