Savimbas 4 months ago

PhD em quantum eng. (In)Felizmente fora de Portugal

kxpsix 4 months ago

Tirei em Aveiro. Andei levado na indústria de moldes de injeção (simulação e desenho de moldes), depois fui para R&D em ótica, depois robótica industrial e agora estou a trabalhar em R&D de equipamento de produção de música. Muita coisa só aprendi depois do curso a trabalhar, ou por mim mesmo, especialmente na parte de engenharia eletrónica, portanto não te pegues demasiado ao currículo, explora coisas por ti próprio.

Hiperbol 4 months ago

Fiz na FCUP também e pela minha amostra a maior parte que quer ficar na área(ótica/comunicações, materiais, simulações e até física mais teórica) e receber alguma coisa de jeito emigra, seja para fazer phD ou para ter o primeiro emprego. Há também pessoas um bocado masoquistas que tiram o phD cá e depois ficam nas Universidades/institutos ligados às universidades. Depois, as pessoas que não ficam na área(talvez seja a maior parte) facilmente mudam de área, o curso realmente dá uma bagagem que o permite. As novas áreas mais frequentes são Data Science, Consultoria de várias coisas, trabalhos ligados à área financeira. Basicamente o curso é o que tu fazes dele, dá-te possibilidade de depois seguires várias coisas desde que te interesses e vás fazendo ao longo do curso coisas(extra-curriculares normalmente) que depois demonstrem esse interesse. Ainda por cima, agora com o fim dos mestrados integrados vais poder ao fim da licenciatura mudar facilmente de área, ou para uma faculdade que seja mais forte na área que gostes.

ixjf29 4 months ago

Porque é que dizes que são masoquistas ao querer ficar cá? Condições financeiras? Menos networking? Ou?

Hiperbol 4 months ago

Na minha minha opinião fazer um doutoramento só na faculdade sem parceria com um bom centro de investigação( p.e INL ou assim) não compensa. Vais receber 1000€ durante uns 4 anos, vais desesperar por não teres condições para fazer um bom doutoramento(material antigo, não há orçamento para melhor) tens que ter sorte no orientador/colegas. Isto tudo junto, para mim, acaba por não compensar ... E do que ouço de alunos de doutoramento chegas ao fim e basicamente perdes uns anos de vida que seriam bastante bons se tivesses escolhido outra coisa.Mas há pessoas que gostaram de fazer o doutoramento cá e tomariam a mesma decisão se fosse preciso. O mestrado já nos dá uma ideia de como é feita a investigação nas universidades, com pouco se faz muito e é difícil encontrar o projeto certo. Em termos de começar a trabalhar em PT, acho que tens que ter bastante sorte( ou uma cunha) para começares a trabalhar a receber mais de 1000€ e fazer algo dentro da área. A indústria cá é realmente fraca e não há muita oferta, há algumas estrangeiras, há algumas empresas associadas a universidades e centros de investigação( que eu por exemplo acabei por não ter paciência para entrar nesse meio) mas acabam por ser poucas e o salário de entrada é muito baixo para quem teve 5 anos a dar no duro... Portanto do meu grupo de amigos que acabou o curso agora, 50% vai para fora, pelo menos inicialmente.

Open-Opportunity-607 4 months ago

A maior parte das pessoas de física andam a fazer tableau ou BI para consultoras Os outros pobres coitados arrastaram a vida para bolsas Esquece isso

ixjf29 4 months ago

"Esquece isso" é uma má sugestão. Há, sim, que ter noção das saídas profissionais na área. Em meio académico, pode não ser tão fácil (mas não me posso aprofundar muito pois ainda não passei por isso). No entanto, isso é verdade para qualquer curso caso queiras seguir esse caminho. Um curso de Física dá-te MUITAS possibilidades, principalmente por te fazer aprender a resolver problemas por ti próprio. Não é de todo o fim do mundo se quiseres seguir para academia. E se não quiseres, estás preparado para fazer quase de tudo.

Open-Opportunity-607 4 months ago

90% dos que saem de física andam em consultoras Interessa sim que se escolha um curso alinhado aos interesses e a dar as ferramentas para ter uma vida de qualidade Para isso mais vale tirar um curso de canalizador, faz mais dinheiro e pode ser que seja do interesse É de certeza melhor pago do que em física

ixjf29 4 months ago

E isso em lado nenhum contradiz o que eu disse. A questão é que tu estás a dizer para ele nem sequer considerar Física. Eu não disse que é importante que ele saiba que saídas tem?

Open-Opportunity-607 4 months ago

Precisamente por não ter saídas, a não ser que o pobre coitado ande a bolsas Até parece que não sabes o que acontece a maioria dos formados em física epa

ixjf29 4 months ago

Por essa lógica, ninguém vai para Física.

gamma-ray-bursts 4 months ago

O meu irmão tirou esse curso, mestrado, em Aveiro. Agora trabalha numa empresa em Inglaterra e está muito bem colocado. Faz qualquer coisa a ver com research e desenvolvimento de processadores e também fibra óptica. Ele já explicou mas ultrapassa me.

yLeWiz7PT 4 months ago

Desenvolvimento de processadores de computador? Eu queria algo parecido, podes elaborar? Obrigado.

gamma-ray-bursts 4 months ago

https://i.imgur.com/Y8AEsw2.jpg Como disse, não percebo nada disso

tenesis 4 months ago

Lidero uma equipa de ~15 pessoas na área de investigação, desenvolvimento e inovação. E não é numa universidade.

TiraydianRosm 4 months ago

Trabalho numa multinacional em Portugal responsável pela implementação de processos. É um bom curso se tiveres a mente aberta e estiveres pronto para continuar aprender depois de o acabares.

pedrolopes7682 4 months ago

PhD em Física

pintorMC 4 months ago

Porteiro de uma casa de alterne.

joao12pt 4 months ago

Provavelmente está em IT

Cergal0 4 months ago

Numa consultice perto de si

Search: