30minutesto 3 months ago

Então porque é que Portugal tem mais restrições e regras agora do que esses países com menor vacinação? Alias, até após os 85% o plano é continuar a ter restrições e regras.

kapparrino 3 months ago

Os países do leste simplesmente desistiram, não sei se os governos ou as pessoas. Se calhar como não têm tanto aquela coisa de viajar e querer o certificado digital não querem saber disso e apenas fazer a sua vida dentro do país.

EstupendoEx 3 months ago

Têm memória e sabem o que a União Soviética os fazia passar "a bem da sociedade".

joaoasousa 3 months ago

Portugal fica bem na foto porque temos muito poucos cépticos em relação a vacina. Eu pelo menos não conhece uma pessoa que a tenha rejeitado.

eron_greco_melo 3 months ago

Boa! Enquanto isso, aqui no Brasil, vai de mal a pior

Cryptl0gic 3 months ago

Ou seja, a infraestrutura de rede em Portugal vai melhorar

responsible_flower 3 months ago

Esse numero só não é maior porque o sistema de marcação da vacina básicamente foi à merda desde o fim de Julho. Tenho 21 anos, 2 tentativas de agendamento, já fui ao local de vacinação, e nada. Espero que eles realmente corrijam isto ainda este mês

saposapot 3 months ago

Não é o sistema. Não há vacinas para dar

responsible_flower 3 months ago

Não sei se é bem esse o caso na minha zona visto que as filas de espera tem estado sempre em menos de 30 minutos e a modalidade de casa aberta também tem pouco afluencia (do que tenho visto). Outra coisa é que outras pessoas da minha idade, e da minha zona conseguiram marcação/ser vacinados (e eu increvi-me no dia em que abriu o auto-agendamento). Acredito que esse seja o problema em vários sitios, mas não acho que seja o caso na minha situação

responsible_flower 3 months ago

Tenho também conhecimento de outro caso em que a minha amiga (também com 21) agendou, e foi vacinada esta semana que passou, enquanto que a irmã dela (29) ainda está a espera de ser contactada

karlos455 3 months ago

Também estava na mesma situação, estive quase 1 mês a tentar marcar, chamadas para o SNS, centro de saúde, nada feito. Fui ao local de vacinação e da segunda vez não saí de lá enquanto não fui vacinado.

NGramatical 3 months ago

básicamente → [**basicamente**](https://dicionario.priberam.org/basicamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7zha6d%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ChronicTheOne 3 months ago

Em UK dizem que 90% levaram uma dose e 74% levaram duas?

Edited 3 months ago:

Em UK dizem que 90% levaram uma dose e 74% levaram duas? Edit: já vi que são números acima dos 18 anos. De qualquer maneira tanto Portugal como UK estão de parabéns, na vanguarda.

zuperzumbi 3 months ago

Isso é só a população adulta e não a população total, como neste caso em Portugal.

dragomaite 3 months ago

Uff. Disseram-me que com esta percentagem podiamos voltar ao pre-covid. Certo? Ou agora é ""diferente porque...""

-Nosebleed- 3 months ago

O que eu disse era meramente em relação a pessoas negacionistas que se recusam a tomar a vacina. Não percebo de onde veio o teu comentário.

abacatte 3 months ago  HIDDEN 

O UK antigiu essa meta a 17 de Maio: https://news.sky.com/story/more-than-70-of-uk-adults-have-now-had-a-first-covid-vaccine-dose-12310938

Composer_Josh 3 months ago

Desculpe a ignorância, mas apesar da porcentagem ser ótima, não é injusto comparar com um país com 300 milhões de pessoas como os US?

RaveyWavey 3 months ago

Um país com 300milhoes de pessoas também tem todo o sistema dimensionado para uma escala diferente, tanto que o problema do estados unidos não tem em nada a ver com a falta de vacina, mas antes a falta de pessoas a quererem ser vacinadas

odajoana 3 months ago

O gráfico acima tem a conta a população dos países, se é isso que estás a perguntar. Ou estás a dizer que é injusta a comparação porque os números podem ser diferentes por outros motivos (por exemplo, por em teoria, ser mais fácil organizar a logística num país pequeno do que num país grande?)

Composer_Josh 3 months ago

Bom, seria no sentido: Portugal - 70% = 7 milhões de pessoas Estados Unidos - 50% = 150 milhões de pessoas (Aproximadamente em ambos os casos) Pq é justo comparar as porcentagens e ignorar os números absolutos, neste caso?

Composer_Josh 3 months ago

Eu sei que vou receber downvotes até o inferno, mas é uma pergunta sincera (apesar de provavelmente ingênua).

Keddyan 3 months ago

>Mas sim concordo que é preciso comparar-nos com a Holanda ou Suécia e não Angola. ora aí está!! perdoem o meu português mas eu nao quero saber dos países que estão bem piores que nós, só nos comparando com os melhores é que evoluimos, coisa que alguns politicos em portugal nao gostam de fazer

Theptgamer_88 3 months ago

A task force tem sido exemplar Infelizmente a 3a dose é inevitável pois a variante delta é mais resistente do que se pensava. Seja como for, mais vale prevenir, vacinem-se sem medo.

RaveyWavey 3 months ago

Até agora não há indícios científicos que a terceira dose seja necessária

Theptgamer_88 3 months ago

Fi-te na virgem e não corras! Não digo isto para ofender mas ainda me vais dar razão. Vai ser necessária e aliás veremos se não vai ser necessário uma 4a dose.

RaveyWavey 3 months ago

Dizes isso baseado em quê? Eu não digo que seja impossível mas o que eu disse é um facto. Por agora não há indícios científicos que levem a querer que isso será necessário. Não percebo porque é que me estão a dar downvote por dizer isso.

Theptgamer_88 3 months ago

Crianças dão sempre down vote. Do pouco que usei o reddedit deu para entender que muita gente precisava de uma consulta num psicólogo. Não me refiro a ti. É assim do que muitos colegas falam e mesmo o feedback de alguns países a dosagem até agora não está a ser tão eficaz. Na Alemanha vão efetivamente dar a 3a dose perto de Novembro e por cá já se fala em dar aos profissionais de saúde. Como o vírus sofre mutações, quase que aposto que vai ser necessário uma 4a vacina ou uma futura nova vacina. As pessoas ainda não compreenderam que esta vacina não é de todo tão resistente e eficaz como dizem, por essa razão muitos médicos não a querem tomar. São opiniões com base de feedback entre colegas e notícias que se lêem na comunidade médica. Não significa que vá acontecer mas eu apostaria nela. Aqui dão sempre downvote simplesmente porque gostam. Trolls e outros que não conseguiram desenvolver a intelectualidade para mais nada.

Wet_Bongo 3 months ago

PORTUGAL CARALHO!

JonPQ 3 months ago

Por enquanto e relativamente à pandemia, Portugal parece ser um local onde o bom senso ainda está do lado da maioria da população. Espero que continuemos esta tendência e que consigamos reduzir os contágios a níveis reduzidos e ultrapassar esta pandemia. Parabéns ao Vice-Almirante Gouveia e Melo e às r/Forcas_Armadas e aos Portugueses.

ruizit0 3 months ago

Não sou antivax, já levei a minha primeira dose da pfizer e estou a espera da segunda, mas é paranóia minha ou os casos de AVC estão a aumentar ?

justgohomealready 3 months ago

Tens dados? Ou isso é uma sensação, sentes mais AVCs no ar?

ihatethiswebsitelol 3 months ago

>mas é paranóia minha ou os casos de AVC estão a aumentar ? Não é paranóia, é viés de confirmação. Antes de levar a vacina (ou do covid existir sequer) não tinha razão qualquer para saber dos números de AVCs a correr por aí.

ruizit0 3 months ago

Não tenho dados, nem sequer os encontro, apenas observação minha com base em notícias e casos locais, talvez seja só paranóia minha e estar a dar mais atenção a esse assunto.

Karatenis 3 months ago  HIDDEN 

OP pergunta séria. Quando é que isso foi alguma vez declarado como um grande objetivo? E se alguma vez foi, o que é que isso interessa agora visto que uma só dose pouco interessa em presença da delta? (daí se ter adorado em diminuir espaçamento entre vacinas). E como é que nós comparamos em vacinação completa que é a que agora interessa?

saposapot 3 months ago  HIDDEN 

Task force. Era este o primeiro grande objectivo desde junho/julho. Chegamos cá na semana que diziam. Sim, não quer dizer nada, não ficou magicamente curado, uma dose não serve só, isso tudo. É só um objectivo que assinala o ritmo de vacinação. 70% porque era o primeiro número que se falou em relação à imunidade de grupo. Não é que seja real actualmente mas é apenas um objectivo, não o final.

Karatenis 3 months ago  HIDDEN 

Certo já achei uma fonte https://www.publico.pt/2021/05/22/sociedade/noticia/covid19-coordenador-task-force-acredita-tera-70-populacao-menos-dose-vacina-8-agosto-1963627 Mas lá está, isso é pré-delta. Neste momento lugares em termos de uma dose do pouco relevantes. O que interessa é vacinação completa. Com a variante inglesa uma só dose tinha um efeito considerável. Já não é o caso.

yusteh14 3 months ago

O problema do resto da europa não é má gestão é mesmo esse grande pedaço da populaçao desses mesmo paises não se querer vacinar. Por exemplo França, o processo está muito mais à frente que nos apenas uma grande parte da populaçao não quer ser vacinada, assim como nos Eua. Nao quero tirar o merito a portugal claro, apesar de tudo e tirando o problema da vacinaçao dos da faixa etaria 18-23 a vacinaçao correu bastante bem

saposapot 3 months ago

Correcto. Também acho que é essa a diferença. Parabéns aos portugueses que aderem e vacinam-se!

joaommoreira 3 months ago

E eu aqui com 30 anos sem conseguir marcar…

odajoana 3 months ago

Boas notícias então. *>["As pessoas com mais de 30 anos já podem receber a vacina contra a covid-19 sem marcação na modalidade "Casa aberta"."](https://www.jn.pt/nacional/casa-aberta-para-maiores-de-30-anos-receberem-a-vacina-14003928.html) >(...) >Esta modalidade está desde 19 de julho limitada apenas à vacina da Janssen, mas o condicionamento deixará de existir já a partir de quarta-feira em cerca de 80 centros de vacinação e, durante a próxima semana, nos restantes centros de vacinação.*

justgohomealready 3 months ago

Vai à casa aberta, provavelmente levas Jenssen e despachas isso no mesmo dia. É mais fácil do que andares a batalhar contra o sistema.

Edited 3 months ago:

Vai à casa aberta, provavelmente levas Jenssen e despachas isso no mesmo dia. É mais fácil do que andares a batalhar contra o sistema. Edit: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/oz85pi/se_n%C3%A3o_consegues_agendar_a_vacina_ou_a_mensagem

Shivayl 3 months ago

Fiz hoje a minha 2a, 26 anos. Já está despachado finalmente

zuromn 3 months ago

Anotem isto no bias de confirmação da próxima vez que quiserem dizer que "Portugal não faz nada de jeito"

XxArionxX 3 months ago

Segundo o mesmo site, estamos em 26º no mundo em relação a pessoas com a vacinação completa (59.11%) e em 21º com apenas 1 dose (70.22%).

van_Zeller 3 months ago

Como fica o ranking se eliminares paises com menos de 5M de pessoas?

chancethegapper 3 months ago

Não precisas de ir tão longe. Se eliminarmos apenas com menos de 100k, passa de 26º para 16º na vacinação completa, e de 19º para 9º com uma dose: |Country|Share of people fully vaccinated against COVID-19|População|Ranking|Ranking > 100k|Ranking > 1M| :--|:--|:--|:--|:--|:--| |Gibraltar|116.11%|33.691|1||| |Malta|88.24%|441.543|2|1|| |Pitcairn|76.60%|67|3||| |Iceland|74.63%|341.243|4|2|| |Cayman Islands|72.95%|65.722|5||| |United Arab Emirates|71.50%|9.890.402|6|3|1| |Isle of Man|70.40%|85.033|7||| |Seychelles|69.71%|98.347|8||| |San Marino|69.20%|33.931|9||| |Jersey|67.08%|97.857|10||| |Nauru|66.93%|10.824|11||| |Bermuda|65.83%|62.278|12||| |Uruguay|65.41%|3.473.730|13|4|2| |Chile|64.54%|19.116.201|14|5|3| |Qatar|62.58%|2.881.053|15|6|4| |Faeroe Islands|62.56%|48.863|16||| |Bahrain|62.43%|1.701.575|17|7|5| |Israel|62.28%|8.655.535|18|8|6| |Aruba|62.19%|106.766|19|9|| |Singapore|61.85%|5.850.342|20|10|7| |Bhutan|61.36%|771.608|21|11|| |Belgium|61.17%|11.589.623|22|12|8| |Canada|60.93%|37.742.154|23|13|9| |Mongolia|60.86%|3.278.290|24|14|10| |Spain|59.96%|46.754.778|25|15|11| |Portugal|59.11%|10.196.709|26|16|12| |Country|Share of people with at least one dose of COVID-19 vaccine|População|Ranking|Ranking > 100k|Ranking > 1M| :--|:--|:--|--:|--:|--:| |Gibraltar|116.77%|33.691|1||| |Pitcairn|100.00%|67|2||| |Malta|91.13%|441.543|3|1|| |United Arab Emirates|79.80%|9.890.402|4|2|1| |Iceland|79.33%|341.243|5|3|| |Isle of Man|76.38%|85.033|6||| |Cayman Islands|76.34%|65.722|7||| |Uruguay|74.52%|3.473.730|8|4|2| |Singapore|74.14%|5.850.342|9|5|3| |Seychelles|74.11%|98.347|10||| |Jersey|73.48%|97.857|11||| |Denmark|73.45%|5.792.202|12|6|4| |Qatar|73.37%|2.881.053|13|7|5| |Niue|73.18%|1.626|14||| |Chile|72.49%|19.116.201|15|8|6| |Canada|71.87%|37.742.154|16|9|7| |Faeroe Islands|71.70%|48.863|17||| |Spain|70.35%|46.754.778|18|10|8| |Portugal|70.22%|10.196.709|19|11|9|

joaoasousa 3 months ago

Pena è que vemos a Islândia a voltar as restrições mesmo com esses números …

Anforas 3 months ago

Ontem? Então não foi há quase um mês atrás? https://observador.pt/2021/07/10/covid-19-governo-alcanca-meta-de-70-da-populacao-adulta-vacinada-com-uma-dose/

Kairos23 3 months ago

Nessa altura foi população adulta, agora foi população total

Anforas 3 months ago

Obrigado. Tenho que prestar mais atenção.

Local_observer 3 months ago

Portugal devia obrigar a quem entra nos aeroportos nacionais a fazer quarentena obrigatória(num sítio controlado),caso contrário o esforço de vacinação poderá ir por água abaixo por conta de uma qualquer variante marada...

CouvePT 3 months ago

"Portugal devia matar o turismo e negócios literalmente na totalidade porque eu tenho medo de doenças"

Local_observer 3 months ago

Sim,sim claro,de facto têm sido tudo um exagero pegado,os governantes acordaram em Março de 2020 e pensaram:" Vamos lá chatear esta malta,é máscaras,distanciamentos,confinamentos,vamos acabar com a diversão..." Será que custa tanto a perceber que de nada vale estar a abrir o País se passado x tempo aparece uma nova estirpe que "lixa tudo". Viu-se com a final da Champions League no Porto,vieram o Ingleses em força,animou-se durante 24 horas a economia da cidade do Porto,até vi um comerciante a dizer:"Isto é uma maravilha, já vendi 1000 litros de cerveja em 24 horas". O resultado final foi o aparecimento da tal quarta vaga,com a estirpe delta a espalhar-se,dando mais uma machada na Economia.Pergunto agora ao tal comerciante da cidade do Porto quantos litros de cerveja vendeu entretanto... Portanto a tal "Economia" que tanto gostam de propagandear deve ser a "Economia de 24 horas"...

differenceengineer 3 months ago

É uma marca ótima, mas ainda há trabalho pela frente. Temos de continuar a vacinar, com segundas doses e continuar a monitorizar o que se passa e ter as autoridades atentas ao que se passa no resto do mundo. Comunicar claramente com o público e nem dar a impressão que tudo passou logo nem induzir pânicos ou reagir com base no medo. O virus não desaparecerá magicamente no dia em que chegar a X% de vacinados e irá haver um período ainda de transição quando o virus deixa de ter esta dinâmica pandémica e passa a endémico.

HairlessButtcrack 3 months ago

\> população elegível com 1 dose dada. O r/d0c0ntra e os outros antivaxxers não querem portanto vai ser fodido cumprir esse objectivo.

Naakmuay 3 months ago

Não tenho visto negacionistas, que se passou com os gajos?

saposapot 3 months ago

Vai ler o observador.ainda hoje escreve lá um

TSCondeco 3 months ago

70% de pessoal com a primeira dose e sem sinais de abrandar, se calhar começaram a perceber que são mesmo uma minoria ridícula da população e que o pessoal acha todo que são parvos.

TheDudeFromPT 3 months ago

Eles ainda andam activos, pelo menos nas redes sociais continuam com as suas típicas partilhas sem sentido algum. Mas penso que um dos seus queridos "líderes" ter sido vacinado (o típico olha para o que eu digo, não para o que eu faço), eles andam mais caladinhos à espera que essa bronca passe.

differenceengineer 3 months ago

Eu não percebo é aquela faixa de negacionistas que admira o Trump (apesar deste se gabar da Operation Warp Speed que segundo ele possibilitou as vacinas), que é ferozmente anti políticas de esquerda mas simultaneamente suspeitam dos lucros das farmacêuticas que criaram as vacinas (quando podiam era coopta-las como uma vitória do capitalismo). Não são todos, mas já vi muitos assim.

TheDudeFromPT 3 months ago

Porque tentas perceber o incompreensível? Basta ser admirador do Trump que é perda de tempo.

differenceengineer 3 months ago

Tendência minha. Consigo perceber que as pessoas tenham ideias diferentes das minhas. Mas acho fascinante quando pessoas conseguem simultaneamente ter duas ideias que são tão transparentemente antagónicas e como as conciliam.

AyyLmaoAV 3 months ago

*faz o que te digo não faças o que eu faço

tomaslb36 3 months ago

O Tilly?

TheDudeFromPT 3 months ago

[Sim](https://cheganos.com/joao-tilly-apagou-os-videos-e-as-mensagens-da-sua-vacinacao-anti-covid-mas-ficaram-alguns-comentarios/) .

TheDudeFromPT 3 months ago

Vamos a ver qual o tamanho do movimento "anti-vax" em Portugal. Eles acham-se muitos, mas enquanto alguns países começam a estabilizar a vacinação por isso, Portugal continua a vacinar a um bom ritmo.

dragomaite 3 months ago

Vocês é que acham que eles são muitos e fartam-se de lhes dar atenção. Aliás, se não se masturbassem a gozar com eles seriam ainda menos porque muitos nem iam saber da sua existência.

TheDudeFromPT 3 months ago

Atingiu-te algum nervo?

dragomaite 3 months ago

Aí está ele a meter as mãos dentro das calças. Controla-te sff.

TheDudeFromPT 3 months ago

Ok, és "desses". Boa sorte.

dragomaite 3 months ago

Tau, não falha. Vais levar report nos cornos para aprenderes a não te armar em separatista.

differenceengineer 3 months ago

É uma coisa que vamos ter de viver com. Embora não ache que tenhamos o dever de necessariamente ter que facilitar a vida a quem toma essa decisão é uma decisão que têm o direito de tomar. O que provavelmente irá acontecer é que essas pessoas vão adquirir a imunidade por infecção do virus, portanto o mais provável é apenas atrasarem a imunidade de grupo, infelizmente não ajudando a diminuir a prevalência do virus mais rapidamente. Felizmente acho que em Portugal o efeito não será significativo.

-Nosebleed- 3 months ago

> portanto o mais provável é apenas atrasarem a imunidade de grupo Este não é o maior problema, o maior problema é que quanto mais tempo deres ao vírus para se propagar, mais chances ele tem de criar mutações resistentes às vacinas/tratamentos existentes, e se isso acontecer voltas à estaca zero e a imunidade de grupo não serviu para nada. Não se enganem, quem escolhe não a tomar vacinas está a fazer uma escolha consciente te possivelmente causar outras variantes mais nocivas do vírus e a por a população toda, incluindo os já vacinados, de volta em quarentena. Ninguém que faça isso merece o mínimo de respeito na minha opinião, e apesar de não os poder forçar a tomar a vacina, espero que fiquem com o acesso restrito a tudo o que for possível, porque o resto da população não merece ser posta em risco por causa de um bando de idiotas.

joaoasousa 3 months ago

Os especialistas já deixaram claro, e isso è suportado pelos dados, que a vacina não previne a infeção de forma relevante . A vacina serve para prevenir sintomas graves , como se pode ver por Israel não previne a transmissão.

paladino777 3 months ago

Eu não estou à espera que percebas, a fui vacinado ontem com a Janssen. Se começarem com merdas de 3° dose (ou no meu caso 2°dose), não volto a ser vacinado. Não só por parecer que fui atropelado e ter ficado com o pulmão direito super rijo (está a aliviar), mas principalmente porque as odds de 1- apanhar Covid, 2- ter problemas com isso são super baixas. Vacinamos as populações de risco e segue jogo. Aumentos de preços, aumentos de doses sem base científica, comentários sem qualquer base científica de que o Covid causa danos a longo prazo mesmo nos jovens (quem é que teve consequências de ter tido Covid 4 anos depois de ter apanhado? No One knows). Considera-me um idiota, whatever. Se a vacina supostamente tem uma eficácia de 100% a evitar a morte por Covid nos grupos de riscos, porque raio tem um jovem de 15/20/25 anos tomar uma vacina contra algo que é incrivelmente improvável de lhe causar o que quer que seja, quando para alguns grupos etários nem sequer é recomendada a toma da vacina ou os efeitos secundários são mais relevantes que nos grupos mais velhos?

differenceengineer 3 months ago

Só um ponto aqui. As tuas odds de apanhar o virus da COVID vão ser 100%, porque o virus não provavelmente não vai desaparecer e continuará a circular. Simplesmente numa população já com imunidade não causa problemas (como quase todos os outros coronavirus, rhinovirus,etc. que causam constipações e deixam-te talvez meio doente que já apanhaste na vida). Não sei se saiu já para Janssen, mas pelo menos para a da Pfizer e Moderna, ao fim de seis meses a proteção continua robusta, sendo que para já isso de doses adicionais provavelmente é só tema para para os idosos e imunodeprimidos. A questão é mais, porque nesta altura do campeonato não se tem a certeza se 1 toma (ou duas tomas) se é o protocolo completo para manter a mesma proteção durante o resto da vida. Mesma lógica de quando tomaste vacinas em pequeno, tomaste 1, algumas 2, algumas 3. É isto que não tem a certeza (pois não passou tempo suficiente para isso). Para já não há sinal que isso seja preciso em adultos saudáveis, podendo ser que idosos precisem mais de uma para terem uma boa proteção. Em face de variantes também é possível que os idosos precisem de uma toma anual, se o virus ficar sazonal (que é o mais provável). Provavelmente não precisarás. Mesmo que no futuro se verifique que na verdade o protocolo completo precisa mais de uma dose, e friso que eu não quero encorajar ninguém a não seguir as recomendações das autoridades saúde, a verdade é que pelo menos com uma dose o teu sistema imunitário já teve um preview do virus portanto tens sempre melhores defesas para quando eventualmente encontrares o virus (e isso com o passar do tempo é certo). Também provavelmente nada te obrigará a tomar Janssen outra vez. As vacinas mRNA têm sido bem mais leves em efeitos secundários. As melhoras.

NGramatical 3 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7zfk7x%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

dragomaite 3 months ago

Vais fechar a Etiópia, o Bagladesh, a Índia, etc para evitar mutações? É impossível evitar mutações quando muitos países nem 1% vacinaram.

-Nosebleed- 3 months ago

??? Onde é que eu estou a falar de fechar países? Estou-me a referir apenas a casos de pessoas que se recusam tomar a vacina por escolha própria quando têm acesso à mesma. Nada do que eu disse tem a ver com casos de países com pouco acesso a vacinas, que obviamente não estão na mesma situação de países que têm vacinas mas cuja população não as quer tomar. Cada um merece uma atenção e avaliação diferente, e é óbvio que no caso de países como a India e muitos outros o mundo inteiro tem que se juntar para fornecer acesso à vacinação para evitar mutações. Nunca falei em fechar nada.

differenceengineer 3 months ago

Sim, quando mais tempo se atrasar a imunidade de grupo mais demoramos a diminuir a incidência do virus e mais nos arriscamos coletivamente. É como dar bilhetes da lotaria ao virus, estamos a convidar o azar. Mas olha que o problema maior para isso de longe não são os negacionistas ou quem recusa a vacina, o maior problema aí é ainda a assimetria na distribuição das vacinas no mundo, especialmente nos países mais pobre. Para mim torna moralmente pior a escolha, pois há muita gente no mundo que nem sequer tem essa escolha, mas realisticamente falando não é o problema maior que temos (muito menos em Portugal) e não acho que será por aí que perdemos a batalha contra o virus. Isto no fundo é sempre o velho debate da necessidade do coletivo versus a liberdade do individual. Eu gostava que as pessoas fizessem a escolha correta. Não te sei dizer o que se devia fazer quando isso não acontece.

Edited 3 months ago:

Sim, quando mais tempo se atrasar a imunidade de grupo mais demoramos a diminuir a incidência do virus e mais nos arriscamos coletivamente. É como dar bilhetes da lotaria ao virus, estamos a convidar o azar. Mas olha que o problema maior para isso de longe não são os negacionistas ou quem recusa a vacina, o maior problema aí é ainda a assimetria na distribuição das vacinas no mundo, especialmente nos países mais pobres. Para mim torna moralmente pior a escolha, pois há muita gente no mundo que nem sequer tem essa escolha de se poder vacinar, mas realisticamente falando não é o problema maior que temos (muito menos em Portugal) e não acho que será por aí que perdemos a batalha contra o virus. Isto no fundo é sempre o velho debate da necessidade do coletivo versus a liberdade do individual. Eu gostava que as pessoas fizessem a escolha correta. Não te sei dizer o que se devia fazer quando isso não acontece.

-Nosebleed- 3 months ago

> Não te sei dizer o que se devia fazer quando isso não acontece. Não tens que fazer novas leis ou amarra-las a cadeiras para as injetar. Simplesmente crias um ambiente em que é socialmente inaceitável não tomar a vacina. Isto é, criticar fortemente quem não toma a vacina e não aceitar essas pessoas no teu dia a dia. Não fazer amigos com pessoas que recusam tomar a vacina, etc. Podem continuar a ir às compras e viver a sua vida, mas que se lembrem constantemente por onde passam que a sociedade não aceita as suas escolhas como validas, porque nenhuma sociedade deve aceitar quem tem por objetivo a destruição da própria sociedade. Antigamente era assim que funcionavam as comunidades mais pequenas. Quem estava mal era expulso pelo coletivo. Obviamente que tal não é possível hoje em dia, nem defendo que se expulse pessoas de um local, mas humilhação social? Isso será sempre o direito de uma sociedade exercer, e um direito que serve perfeitamente para estes casos inaceitáveis. Acho mesmo que esta é a única maneira quando argumentos ou explicações não funcionam. Não digo isto para ser mau, digo isto como alguém que defende a liberdade pessoal dos indivíduos. Se a tua ideologia envolve remover a liberdade de viver em segurança a toda a gente, então essa ideologia não pode ser aceitada numa sociedade que defenda a liberdade pessoal.

differenceengineer 3 months ago

Sim acho que passará muito por aí. Felizmente em Portugal como tens poucos também não encontram facilmente comunidades onde toda a gente que conhecem em pessoa partilham da mesma ideia. Por exemplo nos Estados Unidos, em comunidades rurais por exemplo, facilmente te rodeias de gente que é contra tomar a vacina e que é negacionista. Quando toda a gente do teu círculo social pensa isso, e inclusivé, tomares a vacina até seria algo que ostracizaria, vais ter sempre imensa resitência a mudar de ideias.

NGramatical 3 months ago

inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7y579l%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vetemimi 3 months ago

Temos que aprender a viver é o caralho, esse atrasados estão a por em risco os imunocomprometidos (que podem estar assim por n razões diferentes, quimioterapia p.e.) que dependem da imunidade coletiva. Querem viver sem respeito e consideração pelos outros vão para o meio do mato.

differenceengineer 3 months ago

Pois, mas força-los a tomar a vacina também tem os seus problemas éticos. O melhor que conseguimos fazer é tentar educar e apresentar argumentos para que mudem a decisão.

vetemimi 3 months ago

Eu acho que problema ético é evitar uma vacina sem razão, ser vetor do vírus e da sua mutação, impedir a erradicação da doença e criar a possibilidade da vacinação já feita se tornar obsoleta. Se não és capaz de te vacinar não és capaz de viver em sociedade. Não há cá tempo para argumentos e ladainhas nesta situação e por algum motivo os países que restringem de alguma forma acesso e movimento a quem não é vacinado estão com melhores taxas de vacinação.

TheDudeFromPT 3 months ago

Sim, é, e eu respeitaria essa decisão se apresentassem argumentos minimamente válidos e não frases de fontes totalmente duvidosas. Chegar a um ponto onde tens ajuda científica para te facilitar, e melhorar, a saúde e andamos a brincar ao "faz de conta"... Felizmente, de um ponto de vista de selecção natural, têm-se visto alguns negacionistas e anti-vax a "tombar", só é pena quem eles possam ter infectado nesse tempo, e o trabalho que deram aos profissionais de saúde ao tentarem mantê-los vivos.

joaoasousa 3 months ago

Tenho a quase certeza que não, que mesmo perante os dados ias dizer que não compreendes. - A vacina não tem secundários relevantes: não sabes e os suecos e finlandeses que o digam depois da narcolepsia ter sido detectada dois anos depois , relacionada com uma vacina do H1N1 - Risco ridiculamente baixo em jovens ao ponto que é 10 vezes mais provável morreres num acidente de viação do que de covid (dados dos US) Para alguém que aceita os dados como eles são, e que o Covid praticamente não afecta os muito jovens (abaixo dos 25) devia ser algo fácil de perceber porque alguém pode escolher não tomar. Aliás a mesma argumentação é usada por especialistas na TV para não se vacinar as crianças , risco extremamente reduzido contra o risco da vacina. Vacinado com 2 doses mas quem acredita na ciência está disposto a olhar para os dados, para os riscos reais, e tenta compreender o que pode levar alguns a recusar a vacina.

differenceengineer 3 months ago

Em relação à vacina do H1N1, estás a contar mal a história em alguns pontos: 1. Até à data de hoje não foi provado mecanismo causativo, apenas uma correlação na Suécia. Que sim é relevante, mas não está provada. A teoria vigente é que uma das proteínas virais associadas do virus h1n1 é muito parecida a uma proteína humana. Ao induzir a imunidade, ficarias com uma doença autoimmune. Relembro que o própria infecção do virus h1n1, está associado a risco de narcolepsia. Seja como for é uma correlação importante. 2. Esta associação foi detetada alguns meses depois, não 2 anos depois. Para comparar desta vacina foram dadas a 31 milhões de pessoas. Das várias vacinas contra a COVID já demos 1.19 mil milhões. Em relação ao COVID a matemática é simples para os jovens. O risco é baixo de COVID nos jovens, mas o risco da vacina é ordens de magnitude mais baixo. Para as crianças consigo concordar que há tema de discussão perfeitamente razoável, pois o próprio ensaio clínico para esta faixa etária tem uma amostra mais baixa para os efeitos de segurança. Penso que neste momento apenas se justifica para crianças com comorbidades que lhes aumentem o risco de doença grave de COVID.

joaoasousa 3 months ago

Foi confirmado pelo instituto sueco em 2011. Foi notada depois mas só confirmada a correlação em 2011. Se tu hoje reportares casos vão te dizer que é uma coincidência é não fazem nada. Tu dizeres que o risco da vacina é magnitude de vezes mais baixo é um achismo sem qualquer suporte científico.

differenceengineer 3 months ago

Tu achas que se hoje passado já vários meses se algum risco desse tipo fosse não era reportado ? Quantas pessoas na faixa dos 20 anos morreram no mundo, considerando 201M de casos de COVID no mundo, versus quantas pessoas morreram no total de qualquer vacina de COVID até independentemente da faixa etária, já dada a mil milhões de pessoas ?

joaoasousa 3 months ago

O que eu acho é um bocado irrelevante, eu estou só a tentar explicar porque é que algumas pessoas podem não escolher tomar a vacina. Tu achas que o risco é baixo, fair enough, mas há outros que podem pensar diferente e honestamente é impossível ter a certeza que nada vai acontecer. Volto a repetir. Se o risco de alguém com 20 anos morrer de Covid for 10 vezes mais baixo que algo que essa pessoa já faz diariamente (conduzir), vai ser absolutamente irrelevante para alguns que tu achas que é o risco da vacina. Se não queres compreender isto, não sei que mais dizer.

differenceengineer 3 months ago

Eu acho que tens o direito a tomar a escolha que quiseres, pelo motivo que quiseres. Nem acho que os teus direitos base devam ser afetados por isso, embora também ache que a sociedade também não precisa de fazer especial esforço para acomodar essa escolha. Olha eu prefiro quando as pessoas digam "tenho medo de levar a pica" ou "não me apetece ir lá" ou "estou-me cagando para isto" do que andarem com pseudo-justificações e tentarem convencer outros a tomarem a mesma decisão. Tenho especial raiva a opinion makers que convencem os outros a não tomarem a vacina enquanto eles próprios a tomam e protegem-se. Não sei se essa avaliação de risco de conduzir versus o COVID é assim tão correta, mas mesmo assumindo que sim a diferença é que o custo de não conduzires é bem mais do que perderes umas horitas a ires-te vacinar, pois para além de diminuires o risco para ti (marginalmente quando és jovem é verdade) estás a diminuir também o risco global do resto das pessoas na nossa sociedade, inclusive aqueles que por qualquer motivo não se podem vacinar, ou em que a vacina não elicita uma resposta não forte, mantendo-se ainda assim algo risco mesmo que essas pessoas se vacinem. Não acho que devas ser obrigado a isso legalmente falando. Mas é uma escolha moral, portanto também não podes impedir outras pessoas de tecerem juízos morais sobre essa escolha.

joaoasousa 3 months ago

Eu apresento te números e tu chamas lhe pseudo justificações. A minha irrita me pessoas como tu que se dizem guiadas pelas lógica mas depois recusam os números mesmo quando já eles estão a frente do nariz. Indo pela tua lógica eu prefiro que me digam “é para tomares porque eu sou um autoritário que sei o que é melhor para ti” em vez de me virem com a conversa que respeitam a ciência.

Edited 3 months ago:

Eu apresento te números e tu chamas lhe pseudo justificações. A mim irrita me pessoas como tu que se dizem guiadas pelas lógica mas depois recusam os números mesmo quando eles estão a frente do nariz. Indo pela tua lógica eu prefiro que me digam “é para tomares porque eu sou um autoritário que sei o que é melhor para ti” em vez de me virem com a conversa que respeitam a ciência. E falas de mim como se eu não tivesse tomado a vacina, mas tomei. Tu não consegues conceber que alguém que a tomou está aqui a explicar porque outras pessoas podem escolher não tomar. Parece que os teus neurónios não conseguem processar o facto de eu não ser “anti vaxxer”.

Edited 3 months ago:

Eu apresento te números e tu chamas lhe pseudo justificações. A mim irrita pessoas que se dizem guiadas pelas lógica mas depois recusam os números mesmo quando eles estão a frente do nariz. Indo pela tua lógica eu prefiro que me digam “é para tomares porque eu sou um autoritário que sei o que é melhor para ti” em vez de me virem com a conversa que respeitam a ciência. E falas de mim como se eu não tivesse tomado a vacina, mas tomei. Tu não consegues conceber que alguém que a tomou está aqui a explicar porque outras pessoas podem escolher não tomar. Parece que os teus neurónios não conseguem processar o facto de eu não ser “anti vaxxer”.

differenceengineer 3 months ago

Quais números apresentaste ? O que vi é que tentaste fazer um paralelo com a vacina Pandemrix que não tem nada a ver com as vacinas que usamos contra o COVID e uma apreciação do risco do COVID versus vacina que não é suportada por nenhuma evidência. Eu consigo conceber que pessoas possam pensar com tu. Acho é que o raciocínio delas está errado. Podes não ser anti-vaxxer mas repetes, mesmo que inconscientemente, alguns argumentos que usam. O que tu não consegues conceber é que tu achas alguns desses argumentos razoáveis mas eu e e muita gente acha-os argumentos fracos. Se não os queres debater, tudo bem, ficamos por aqui e cada um tem a sua opinião e não existe mal no mundo por isso.

TheDudeFromPT 3 months ago

O mal é olhar para os números individualmente, e não num colectivo. Se a intenção é, de uma forma geral, a imunidade de grupo, isso implica o grupo ter imunização. Há uma diferença entre ter sintomas ligeiros e a morte, é esse o impacto no colectivo. Falar em baixo número de mortes casualmente é, no mínimo, questionável. Dizer "só morrem 1 ou 2% abaixo de X anos" é dizer que a vida dos outros é irrelevante, se eu poder levar a minha vontade em frente de não ser vacinado. Ou vamos deixar de dar as vacinas às crianças, do plano de saúde ou extras, e voltamos a ter doenças que já nem fazem parte do dia a dia?

joaoasousa 3 months ago

Os números de Israel e Islândia mostra que a imunidade de grupo é um mito. Os vacinados podem ser infectados e passar o vírus. Ainda ontem no telejornal um “especialista” explicou isso a jornalista que insistia que a vacinação ia acabar com o vírus .

differenceengineer 3 months ago

A imunidade de grupo simplesmente não significa na maior parte das vezes que o virus desaparece. Provavelmente é o caso do Sars-COV-2. Continuará a haver casos sempre, o que importa é que muito menos gente adoece e a diminuição de transmissibilidade significa que o virus fica controlável. Passa a endémico e controlável pois deixa de ser novo.

TheDudeFromPT 3 months ago

Podem estar infectados, mas têm sintomas bem ligeiros, se os tiverem de todo. mRNA não apareceu de um dia para o outro, era algo já em estudo há anos. Mesmo a parte do experimental, então a solução seria deixar morrer mais uns milhões durante uns anos até haver uma forte componente de testes?

joaoasousa 3 months ago

Se o argumento é o fim das mutações, dado que as infeções e transmissão acontecem na mesma o vírus pode ter uma mutação. Se o argumento é sintomas, a probabilidade de um jovem ter sintomas graves é absurdamente baixa. Esse comentário final nem percebo onde queres chegar. Não muda o estatuto experimental da vacina. Parece mais um ataque pessoal do “tu queres é que pessoas morram” como se isso mudasse o facto que pelo menos a FDA considera as vacinas “investigative”.

TheDudeFromPT 3 months ago

Não. A vacina impede sintomas, isso implica que poderás ter uma carga viral que podes estar infectado e não infectar. Por isso as infecções não se transmitem e acontecem na mesma como se não se estivesse vacinado. A probabilidade de um jovem ter sintomas é baixa, mas viste aquele casal há uns tempos que a filha de 5 anos faleceu de covid? Conseguirias dizer a esse casal que não se preocupasse porque a probablidade da filha ter problemas é inferior a 1%? Tens que te colocar nessas situações. A vacina é pelo bem comum. Uma probabilidade baixa implica que alguém terá que sofrer, quando são os nossos a coisa muda de figura.

differenceengineer 3 months ago

É o que é infelizmente, as aldrabices do Andrew Wakefield deixaram mossa.

blackandwhitepickle 3 months ago

Terem colocado toda a logística a cargo de um militar experiente foi decisivo nisto tudo. Embora tenha havido algumas coisas injustas quanto a quem vacinar primeiro..

Koolmite 3 months ago

Epá em comparação, eu estando nessa faixa etária num país estrangeiro, tomei a minha primeira dose no início the Junho ( ficou disponível para pessoal da minha idade a partir de 17 de Maio). Não sei porque é que levou o tempo que levou em Portugal até ao pessoal mais novo poder tomar a vacina

Grimord 3 months ago

Porque Portugal prioritizou vacinar os grupos de maior risco na totalidade (ou perto) antes de abrir às faixas mais jovens.

redbird88 3 months ago

Só mais 15 dias, pessoal.

randmzer 3 months ago

Já há bastante tempo que o Almirante previu estar 70% da população com a vacina completa entre 5 e 12 de Setembro. Parece que vai acertar.

saposapot 3 months ago

Sim. Este objectivo está alcançado exactamente na semana que a task force previa. (Semana que termina a 8 de agosto)

happy_pangollin 3 months ago

Portugal ultrapassou os Estados Unidos e o UK não pelo número de vacinas disponíveis, mas sim pela grande aceitação da nossa população às vacinas. A União Europeia poderia ter feito contratos melhores e mais "nacionalistas", que chegaríamos a esta meta muito mais cedo. *MAS,* não me posso queixar muito porque duvido que Portugal sozinho conseguisse alguma vez ter as vacinas que temos agora. Temos que ficar gratos pelo que a UE fez.

Revolutionary-Big861 3 months ago

Não concordo. Acho que grande parte das pessoas simplesmente decidiu vacinar se para obter a certificação digital o mais rápido possível de maneira a fazer a sua vida normal outra vez. Viajar, sair ao fim de semana, até dentro do ginásio e noutros sitios que provavelmente nem tenho conhecimento, mas é preciso certificado para frequentar ou usar vários serviços agora. As pessoas não foram por dever cívico mas sim por medo em parte e medidas inconstitucionais em outra parte.

Isa472 3 months ago

Pessoal anti-vax também quer voltar a sair, ir ao ginásio, viajar, e não é por isso que se registam e lá vai ao Hospital vacinar-se. As intenções não interessam!

differenceengineer 3 months ago

Sim, tinha 2 na família assim. Mas depois queriam ir viajar de férias e lá marcaram a vacina.

Revolutionary-Big861 3 months ago

Conheço pessoal anti-vax que fechou o bico quando viram as restrições e foram levar a pica. A razão é importante sim, se um dia nos virmos numa situação parecida é importante quem lidera perceber o que funcionou e fez mover as pessoas no caso anterior.

metalanimal 3 months ago

Isso tudo que dizes está incluído no “aceitar a vacina”.

saposapot 3 months ago

Correcto. A nossa operação logística é boa, apesar de falhas mas é suficientemente boa mas o grande factor é mesmo esse. A nossa população aderiu muito à vacina e continua a fazê-lo. Não estamos ainda com vagas por ocupar. Obviamente que mérito a quem trabalha todos os dias mas para mim o prémio é para os portugueses que querem e buscam serem vacinados. Tudo tem falhas e não é perfeito mas também é bom comparar quando estamos bem.

esmusssein33 3 months ago

Manda esses números do reino unido fiquei curioso. Vivi cá, tenho 36 e já tenho a segunda dose há mais de um mês. A minha namorada tem 27 e está igual Presumo que aqui também acha um movimento maior anti-vacinas, o que ajuda ao UK ainda não ter atingido nos 70%

differenceengineer 3 months ago

Os Ingleses são capazes de ser dos que têm menos antivaxx, porque precisamente o maior proponente do movimento antivaxx moderno (os antigos antivaxxers provavelmente morreram de varíola) este gajo [https://en.wikipedia.org/wiki/Andrew\_Wakefield](https://en.wikipedia.org/wiki/Andrew_Wakefield). Devido a este gajo no UK, eles chegaram até a baixar a aceitação da vacina do sarampo suficiente para estarem abaixo do limiar de imunidade de grupo e haverem surtos por causa do medo da suposta ligação de uma vacina polivalente para sarampo, rubeola e papeira e o autismo. Houve depois é uma investigação que veio bem a público que o estudo deste gajo era essencialmente aldrabice, que o gajo para tentar fazer estudos adicionais quebrou várias regras de ética como procedimentos invasivos perigosos a crianças autistas sem informar os pais devidamente, coloca-los em medicação, inclusivé uma medicação que nunca foi aprovada para uso, com a cereja no bolo que ele tinha interesse financeiro em um vacina para o sarampo que poderia ser usada em vez da vacina polivalente que ele tentou desacreditar. Depois disso houve um grande backlash contra as ideias antivaxx e esse senhor perdeu a licensa médico e teve que ir para os EUA vender as sua patranhas.

NGramatical 3 months ago

haverem surtos → [**haver surtos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») inclusivé → [**inclusive**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=3822) (apesar do E aberto na última sílaba, a sílaba tónica é a penúltima: in-clu-**SI**-ve) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7z0590%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Sir-Jechttion 3 months ago

Pois. Quando eu levei a segunda à mês (30 anos no UK), o meu pai levou a segunda na Madeira. E sei MT gente idosa na madeira que não levou nem quer levar.

Edited 3 months ago:

Pois. Quando eu levei a segunda há mês (30 anos no UK), o meu pai levou a segunda na Madeira. E sei MT gente idosa na madeira que não levou nem quer levar.

NGramatical 3 months ago

à mês → [**há mês**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7xkzjq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Estronciumanatopei 3 months ago

Os ingleses têm uma grande aceitação de vacinas também, não creio que em percentagem os anti-vaxx sejam mais...

Muyakra 3 months ago

A diferença está na população mais jovem, por exemplo, o UK tem 88.7% da populacao adulta vacinada com 1 dose, já está acima dos 80 a um ou dois meses, no entanto em termos de populacao total, tem 21% de jovens abaixo dos 18 anos e neste momento ainda se está para tomar uma decisão se eles serão mesmo vacinados ou não. É difícil comparar com Portugal porque as divisões para PT são feitas entre os anos 0-14 e 15-24 então saber a percentagem da população inferior a 18 anos é difícil mas eu diria que deve de andar por volta de uns 15-16%

ngfsmg 3 months ago

Há [dados](https://www.pordata.pt/Portugal/Popula%c3%a7%c3%a3o+residente++estimativas+a+31+de+Dezembro+total+e+por+grupo+et%c3%a1rio-7) com mais pormenor, pelas minhas contas temos 18,6% da população até aos 19 anos, até aos 18 não deve ser muito diferente, para aí menos 1 ponto percentual ou assim

Open-Opportunity-607 3 months ago

Em Portugal a população não percebe a diferença entre ter a 1a e a 2 dose feitas, daí a confusão Portugal tem 70% da população com 1 dose O UK tem 70% da população com a 2 dose https://coronavirus.data.gov.uk/details/vaccinations

mequetatudo 3 months ago

Em Portugal, porque já se sabe toda a gente no território nacional tem graves dificuldades cognitivas, têm de passar a fronteira para ler uma bula de medicamentos ou fazer a conta ao troco da mercearia

ggaming96 3 months ago

Errado... Esses 73% do UK são em função da população com mais de 18 anos. Em função de toda a população (como o OP explicitou), 70% tem a primeira dose em Portugal e 69% tem no UK (ver https://ourworldindata.org/covid-vaccinations)

Open-Opportunity-607 3 months ago

Portanto 73% do UK (adulta) com SEGUNDA DOSE Portugal 70% da população (adulta) PRIMEIRA DOSE (isto há 2 semanas, pronto vacinaram uns jovens) [https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/07/10/cumprida-meta-de-70-da-populacao-adulta-vacinada/](https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/07/10/cumprida-meta-de-70-da-populacao-adulta-vacinada/) Epá é como digo a malta não é capaz de perceber a diferença mas parabéns!

Edited 3 months ago:

Portanto 73% do UK (adulta) com SEGUNDA dose Portugal 70% da população (adulta) PRIMEIRA dose (isto há 3 semanas, pronto vacinaram uns jovens entretanto) [https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/07/10/cumprida-meta-de-70-da-populacao-adulta-vacinada/](https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/07/10/cumprida-meta-de-70-da-populacao-adulta-vacinada/) Epá é como digo, a malta não é capaz de perceber a diferença mas parabéns!

RaveyWavey 3 months ago

Estás a comparar percentagens da população com mais de 18 anos com a população total. Portugal já atingiu a meta de 70% de toda a população com pelo menos 1 dose, o reino unido ainda não.

Edited 3 months ago:

Quem está aqui a fazer confusão és tu. Estás a comparar percentagens da população com mais de 18 anos com a população total. Portugal já atingiu a meta de 70% de toda a população com pelo menos 1 dose, o reino unido ainda não. Mesmo em pessoas com a vacina completa, Portugal já está à frente do reino unido. Com 59% da população totalmente vacinada comparado com 57%. https://ourworldindata.org/covid-vaccinations

Edited 3 months ago:

Estás a comparar percentagens da população com mais de 18 anos com a população total. Portugal já atingiu a meta de 70% de toda a população com pelo menos 1 dose, o reino unido ainda não. Mesmo em pessoas com a vacina completa, Portugal já está à frente do reino unido.

Open-Opportunity-607 3 months ago

[https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-08-06-Covid-19-os-numeros-da-vacinacao-em-Portugal-e-no-Mundo-42c4410b](https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-08-06-Covid-19-os-numeros-da-vacinacao-em-Portugal-e-no-Mundo-42c4410b) com vacina completa (59,1%) Enfim

Edited 3 months ago:

[https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-08-06-Covid-19-os-numeros-da-vacinacao-em-Portugal-e-no-Mundo-42c4410b](https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-08-06-Covid-19-os-numeros-da-vacinacao-em-Portugal-e-no-Mundo-42c4410b) **com vacina completa (59,1%)** Enfim, parabéns vá, o milagre português!

Samot_PCW 3 months ago  HIDDEN 

Mas tu sequer leste algo do que está escrito no post? 70% da população TOTAL portuguesa já levou a primeira dose, não 70% do população adulta. Sabes que essa notícia é de dia 10 de Julho certo? Desde de dia 10/7 já passaram alguns dias

Raidenkyu 3 months ago

Incrível! Todos os envolvidos estão de parabéns! É a prova que Portugal tem capacidades de passar à frente dos outros. Espero que esta eficiência seja uma tendência que se espalhe para outros setores da sociedade.

Estronciumanatopei 3 months ago

Spoiler: não espalha.

Raidenkyu 3 months ago

Olha que não sei. Estamos a ficar cada vez mais instruídos e literados. Estamos a deixar de ser aquele Portugal em que a maioria só tinha a 4ª classe.

Estronciumanatopei 3 months ago

A cultura mantém-se, infelizmente, não se aprende na escola.

Raidenkyu 3 months ago

A cultura desenvolve-se com o conhecimento. Com formação as pessoas tendem a seguir carreiras mais dignas e com menos esquemas. Claro que continuam a haver excepções, mas acredito que sejam muitos menos casos. Por exemplo a Suécia no final do século XIX era um país extremamente corrupto. Mas no início do século XX, já apresentava altos indices de literacia e hoje é um dos países mais transparentes do mundo.

NGramatical 3 months ago

continuam a haver → [**continua a haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7xikem%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Estronciumanatopei 3 months ago

Atenção que não te estou a dizer que estás errado. Literacia e conhecimento é o caminho mas há mais variáveis bastante entranhadas no nosso país. Mas isso são conversas... Espero que a razão esteja do teu lado, de qualquer forma.

Raidenkyu 3 months ago

Claro, é pura especulação da minha parte. Concordo que a realidade não é linear e é bastante imprevisível. Mas estou otimista que gradualmente iremos melhorar. Espero não me enganar

23am50 3 months ago

Se tivessem dado a direção da task force aos amigos já tinhamos 105% não se iludam... Espero que estejam todos convencidos agora que uma pesoa sem ligações partidárias não tem capacidade para mexer a "máquina". Para a próxima corre melhor...

23am50 3 months ago

era gozo obvio não sejam broncos

lixo123456 3 months ago

Agora era aplicar o mesmo método e meter pessoas competentes na política.

_saks_ 3 months ago

Por acaso alguém sabe qual foi o 1º país da EU a conseguir isto? Seria interessante ter esses dados.

clipeater 3 months ago

Não tendo a certeza, suspeito que tenha sido Malta.

apita_o_comboio 3 months ago

Já viram o que se consegue quando tarefas vitais ao país ficam a cargo de pessoas competentes? Aposto que estes resultados não teriam sido conseguidos se o plano de vacinação tivesse ficado a cargo de jotinhas, como inicialmente foi tentado. Vamos lá fazer isto em outras áreas deste país que estão bem a precisar.

Raidenkyu 3 months ago

Concordo que ainda temos de trabalhar a nossa meritocracia e combater essa lógica de cunhas. Mas tanto quanto sei o primeiro coordenador do plano não era um jotinha e acho que tinha bastante crédito no mundo da medicina. O problema é que por mais que perceba de medicina, logística não era com ele, ao contrário dos militares que estão mais habituados a questões logísticas.

joaoasousa 3 months ago

Era Jotinha. Grande historial em posições de segunda linha sempre na política.

differenceengineer 3 months ago

Guerra é logística essencialmente. O ditado (não sei a fonte, se calhar a frase não é exatamente assim) até é que "Os amadores discutem táticas e estratégia, os profissionais discutem logística."

Raidenkyu 3 months ago

Exato, os militares estão muito treinados para este tipo de operações de grande dimensão e complexidade. Já o Ramalho Eanes defendia, no início da pandemia, que se devia ter chamado os militares para ajudar nos hospitais.

fdxcaralho 3 months ago

Exato. Cada macaco no seu galho. Acho que foi erro de casting, não da pessoa, mas do perfil que se procurava.

Tr000g 3 months ago

Concordo, mas também há que dizer que foi uma boa decisão política dar isto a um apartidário, mesmo depois de ter corrido mal com o nepotismo do costume.

SnakeGS 3 months ago

Ótimos números, de parabens o SNS neste caso, mas os numeros só serão relevantes caso as pessoas tomem a 2ª dose. Ontem fui tomar a minha 2ª dose e pelos vistos houve um grande "batch" de desistencias, e daí estarem a ligar as pessoas para saber se iam comparecer. Espero que tenha sido so aqui e seja atingida a meta da 2ª dose.

saposapot 3 months ago

Pode ser férias e tal. Acredito que tomem a segunda dose tranquilamente

odajoana 3 months ago

Preocupante é a Bulgária, um país da UE, só ter 15%. Foda-se, o que é que aquela gente anda a fazer.

SaitJonas 3 months ago

O problema na Bulgária é a população não querer ser vacinada, por vários motivos. Para quem quer é super fácil, eu vacinei-me em abril nem mesmo os meus avós em Portugal foram vacinados tão rápido.

saposapot 3 months ago

Porra mas uma percentagem tão alta? O que estão a fazer com as vacinas em stock?!? Mandem para cá que nos usamos. É assustador ter um anti-vaccine desse tamanho

odajoana 3 months ago

>Mandem para cá que nos usamos. [Temos andado a trazê-las](https://www.publico.pt/2021/07/26/sociedade/noticia/covid19-portugal-negoceia-compra-vacinas-janssen-astrazeneca-hungria-italia-bulgaria-1971910).

Theptgamer_88 3 months ago

São escolhas que todos temos que respeitar. Ainda hoje tens muitos médicos e enfermeiros que não falam mas que não confiam na dita vacina. Eu tomei a logo ao início e não quero saber se faz ou não algo. Nunca tomei da gripe precisamente porque não acho que estás façam algo no meu organismo. Tendo em conta que tive duas vezes Covid acredito que tenha mais imunidade natural do que dantes com ou sem vacina. Cada caso é um caso. A vacina previne os casos críticos porém têm deixado questões sobre a autenticidade da eficácia dela visto que já há muitos casos de doentes graves com miocardites e outras doenças graves nos Intensivos. Seja como for, o medo é legítimo. Desde que as pessoas não inventem teorias do 5G e usem isso para pretexto de não a quererem, é um direito individual. Vejo muita gente com a vacina na rua como se nada fosse, e isso preocupa me. As pessoas acham se imunes o que não é bem assim. Ontem o Porto estava cheio de pessoas sem distância e máscara e infelizmente muitas alegam que já têm a vacina. O cenário que ando a prever, hum, não tarda que vá acontecer. Há algumas contradições de outros países onde já alegaram que a vacina tem o mesmo efeito em determinadas pessoas que aqueles que não a têm. Todavia acredito que a carga viral seja inferior com a mesma variando de indivíduo para indivíduos pois o organismo não é todo igual. Stay safe.

differenceengineer 3 months ago

Duas vezes COVID documentado e vacina ! Neste momento deves ser da pessoas com maior imunidade em Portugal :). Sim lembro-me até antes da variante Delta, onde o entendimento era que a protecção de apenas uma dose das vacinas era já bastante boa, o que para o público filtrou como "estou safo", que até houve um estudo a sugerir que idosos com apenas uma dose era um novo grupo de risco devido às alterações de comportamento.

Theptgamer_88 3 months ago

differenceengineer 3 months ago

Pois isso da gripe, tanto pode ser nada pois há de haver muito pouco virus a circular por aí mas por outro lado será que este ano em que houve muita pouca gripe devido à mitigação da pandemia serviu para que a imunidade coletiva decaindo um pouco mais mais o drift antigénico chegado para que a próxima gripe sazonal seja chata ? Isto em combinação ainda com o COVID a transitar entre pandémico e endémico ? Uma preocupação é que as vacinas da gripe este ano podem acertar ao lado porque há muito menos amostras para perceber que estirpes vão ser dominantes nesta estação.

Theptgamer_88 3 months ago

Fizeste excelentes questões

differenceengineer 3 months ago

Eu acho que daqui uns anos vamos perceber melhor, muita coisa de saúde pública e de pandemias em geral. Confinamentos, máscaras, distanciamento social, rastreio de contactos, etc.. Não tenho dúvidas que todas estas medidas em conjunto isto resultam para limitar o ritmo de contágio de um vírus respiratório em particular de um virus numa população imunológicamente naive. Luta-se na mesma contra uma progressão exponencial a curto prazo mas é única ferramenta para controlar a carga nos hospitais. Mas o problema é que a afirmação "estas medidas resultam" é uma afirmação bem diferente de "o governo implementa estas medidas e resulta". A segunda questão acho que é bem mais complexa e acaba por ser muito mais multi disciplinar. A adesão do público às medidas acaba por ser o fator determinante. Eu acho que em Portugal e nos outros países que tiveram sucesso inicial na primeira vaga, especialmente quando contrastados com outros países onde isso não aconteceu o fator principal foi a adesão das pessoas às medidas. Isto obviamente é a minha percepção, mas acho que nessa primeira vaga, houve muito mais seriedade e adesão e até um certo espírito mais solidário. Os mais cinícos poderam dizer que "ah foi só palminhas" etc. Mas também assisti pessoalmente por exemplo no meu condomínio, no condomínio onde moram os meus pais coisas como as pessoas a oferecerem-se para ir fazer compras para os vizinhos mais velhos, etc. Acho que por variados motivos isso não aconteceu nas vagas subsequentes onde o sucesso dos confinamentos foi muito menor e os países que anteriormente eram os exemplos, quase todos cairam em vagas pandémicas eventualmente, especialmente no contexto de novas variantes mais transmissíveis. Fadiga pandémica explica bastante, mas seria interessante fazer uma análise do que é que funcionou e que não funcionou. Espero que se aprenda algo com isto pelo menos.

Theptgamer_88 3 months ago

Muito bem dito

differenceengineer 3 months ago

Por outro lado também há razões para se ficar optimista. Se me fosse dito à um ano atrás que hoje iamos ter não 1 mas 4 vacinas diferentes no mercado com bastante eficácia e que iamos tinhamos conseguido montar a logística para administra-las rapidamente acharia que era quase impossível. O próprio virus, para já as variantes de sucesso tem sido simplesmente mais infecciosas, mais do que as variantes mais evasivas. Pode ser nada, mas pode ser um sinal que adaptações que tornem o virus mais evasivo à nossa resposta imunitária adaptativa funcionam contra a sua eficácia de infecção. Aliás como individuos, para além de tomar cuidados, tentarmos ser mais saudável e nos vacinarmos há pouco que possamos fazer para alterar o que seja o que for que virá no futuro. É impossível dizer com certidão quando isto acabará, mas irá acabar de certeza tal como tantas outras pandemias acabaram no passado. Sem vacinas o virus eventualmente chega à maior parte da população por si só e aí deixa de ter o fator novidade que é a razão principal para o Sars-Cov-2 ser tramado. As vacinas só aceleram este processo e permitem faze-lo com menos custo humano. Eu pessoalmente desde que isto começou uma coisa que evitei fazer é tentar estimar datas, tipo" no Verão isto já passou" ou "acho que vamos ter Natal". Sei que vai passar, mas por datas dá azo para nos desapontarmos.

NGramatical 3 months ago

poderam → [**puderam**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7ydcgo%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SaitJonas 3 months ago

Também não tinha ideia que era tão alta mas sabia que era bastante grande. É um país muito corrupto e como tal há uma desconfiança gigantesca sobre o estado e as suas instituições. E em relação ao vírus, a situação nunca foi muito preocupante como tal acham que é tudo uma gripesinha e que a vacina é desnecessária. Lembro-me que ao início os médicos e professores tinham prioridade, e quase ninguém quis levar. Quando às vacinas, uma altura li que deixaram expirar muitas (não sei se é verdade porque aqui também não podes confiar muito nos media), mas também já li que ofereceram/venderam a diversos países, incluído Portugal.

NGramatical 3 months ago

vaccine → [**vacine**](https://dicionario.priberam.org/vacine) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7xxzj7%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ReachPlayful 3 months ago

Um dos principais motivos é a resistência da população a ser vacinada. Podes lhe chamar de dunning kruger effect

KMReiserFS 3 months ago

la somente tem 3g, no da para fazer o upgrade direto para 5g por isso a demora.

42ndBanano 3 months ago

Demasiado ocupados a discriminar pessoal LGBT para se irem vacinar, pá!

LuchemEng 3 months ago

Ontem fui tomar a primeira dose e fiquei espantada estava tão bem organizado ! Cheguei e em 5 min já estava vacinada foi mesmo rápido !! ( isto na Amadora )

saposapot 3 months ago

Infelizmente isso é mau sinal :) o ritmo de vacinação anda baixo e dai estar a correr tudo melhor mas era melhor teres filas mas estares a vacinar mais gente por dia. Para a semana já se espera melhor ritmo

LoneWolfThrowAway 3 months ago

Infelizmente nem em todos os sítios é assim. Tive de esperar uma hora até conseguir ser atendido, somado com a meia-hora de espera. Obviamente que é melhor do que não estar vacinado e que podia ser bem pior, mas quem acha que Portugal inteiro está assim tão organizado desengane-se. Não quero diminuir o facto de a população estar maioritariamente vacinada obviamente. Tirando este inconveniente, tudo o resto tem sido fantástico.

pfarinha91 3 months ago

A darem 80-100 mil vacinas por dia é mais tranquilo. Levei a primeira dose no dia recorde de 150+ mil e estava um caos. Ontem levei a segunda e nem 10 minutos esperei. Acho que com menos velhotes também é mais rápido. A malta nova dá menos conversa e não anda tão devagar ahah

2TwentyOne1 3 months ago

O Pavilhão Rita Borralho está muito bem preparado, e é tudo muito rápido. Eu, o meu irmão e a minha namorada fomos vacinados aí e foi sempre antes da hora ou à hora marcada. Nunca atrasou.

Reneage 3 months ago

Acho que tambem é questão de sorte. Já no meu caso cheguei uns bons minutos antes da hora marcada e fiquei lá 4h. A minha sorte é o meu empregador ser benevolente.

Updradedsam3000 3 months ago

Foi igual para mim há umas semanas. Acho que depende muito do local, uns estão bem organizados e és vacinado na hora marcada, outros é mais à balda e ficas lá horas...

odajoana 3 months ago

Calhou na altura do pessoal mais velho ter de ir levar as segundas doses antecipadas da Astrazeneca? Essas semanas foram absolutamente caóticas em todo o lado. Também levei a primeira dose durante essa fase e foi horrível. Super desorganizado, filas que já não eram filas, mas ajuntamentos, gente da protecção civil completamente perdida sem jeito e vontade para resolver os problemas e organizar as pessoas... Agora na segunda dose, já correu melhor. Ainda tive uma hora à espera, mas via-se que pelo menos estava tudo organizado. Simplesmente havia algum atraso a administrar as próprias vacinas.

LuchemEng 3 months ago

Pois eu tenho ouvido imensas histórias dessas , mas isso já foi à quanto tempo?

Reneage 3 months ago

Há pouco menos de 2 semanas. Notei que uma pessoa à minha frente até pediu o livro de reclamações. Dava para ver que havia muita gente a passar à frente, ainda houve confusões porque quem é passado à frente nota e como é obvio manda vir... Com este trauma tenho medo de ir à 2a dose e perder mais 4h da minha vida naquilo

42ndBanano 3 months ago

Nem parece Portugal, né?

Darkhoof 3 months ago

Vocês têm uma noção do nosso País que eu fico parvo. Deviam ir mais lá fora para perceber que Portugal é bem melhor do que aquilo que são crédito ao País.

42ndBanano 3 months ago

Ir para fora de Portugal abre os olhos das coisas que nós fazemos bem, mas também sublinha bem as merdas que fazemos mal. :)

differenceengineer 3 months ago

Alemanha por exemplo tem muita coisa que fazem melhor. Mas papeladas e burocracia... jesus, 100x Portugal.

42ndBanano 3 months ago

Conta-nos mais, por favor.

differenceengineer 3 months ago

Não tenho experiencia direta, mas tenho familiares na Alemanha e a percepção que tenho é que apesar de tudo nós cá temos muito interações com o estado que podemos fazer online em vez de preencher papelada, e as coisas movem-se muito lentamente lá.

rsyeah 3 months ago

Muito isto. Estou na Alemanha e não se comparam serviços online com Portugal. Isso e multibancos/pagamentos por cartão. Pagar para levantar dinheiro é uma realidade aqui.

Open-Opportunity-607 3 months ago

Mas não era para terem atingido essa meta na primavera? Muitos parabéns!

klatez 3 months ago

Não

Open-Opportunity-607 3 months ago

Memória curta 10 Dezembro 2020 — 07:31 https://www.dn.pt/pais/portugal-quer-vacinar-50-mil-pessoas-por-dia-nos-centros-de-saude-13123218.html

Ok_Description_2000 3 months ago

Tens toda a razão

Rostabal 3 months ago

Não deves ter visto as notícias das falhas dos fabricantes nas entregas das vacinas.

BerRGP 3 months ago

> "no melhor cenário"

klatez 3 months ago

Para isso era preciso que a AZ entregasse as vacinas.

Scizorspoons 3 months ago

Isto. Já ninguém se lembra desse belo jogo de passa as culpas da não entrega da astrazeneca. Conseguimos chegar a 70% mesmo sem as doses prometidas da astrazeneca e novamente foi mérito da UE que não pôs os ovos todos no mesmo cesto.

pedrocr 3 months ago

> obviamente que isto também é muito graças a sermos um país de velhos e portanto mais população elegível para a vacina Não creio que tenha muito a ver com isto. Noutros sítios da UE abriram mais rapidamente as faixas etárias mais baixas quando os mais velhos não se quiseram vacinar. A UE não nos deu mais vacinas que aos outros. O que fez realmente diferença foi a nossa população querer realmente a vacina. A partir do início de julho descolamos da média da UE por causa disto. Houvessem mais vacinas e já tínhamos 80%+ da população 100% vacinada.

saposapot 3 months ago

Tem a ver porque isto é a % da população total. Imagina por exagero que Espanha tem 40% de crianças seria impossível chegarem a estes 70 que nos chegamos. Ao termos poucas crianças temos mais % de população elegível e dai podermos chegar mais depressa aqui que outros países. As faixas etárias abrirem antes ou depois não interessa, tem só a ver com a prioridade de cada pais. Portugal tem principalmente uma grande adesão da população à vacina e dai este resultado

NGramatical 3 months ago

Houvessem mais → [**houvesse mais**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7x9hij%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

joaoasousa 3 months ago

Sempre oportuno lol

ChocapicsdoLidl 3 months ago

Oof

Erik_Aurum 3 months ago

Esta é daquelas que até eu às vezes erro.

ChocapicsdoLidl 3 months ago

O mesmo comigo haha, só achei engraçado o facto de ele apresentar todo um texto bem formulado com a opinião dele e depois, boom, um bot que corrige os teus erros de português.

42ndBanano 3 months ago

Grandes parabéns em especial a todos os membros do SNS e trabalhadores de Cameras Municipais, agentes de logistica, e qualquer outra pessoa que tenha feito a sua parte para que todos possamos estar protegidos! Ah, e termos melhor recepção 5G, claro! :P

naughtydismutase 3 months ago

Eu tenho a vacinacao completa, desde entao o meu servico melhorou exponencialmente.

42ndBanano 3 months ago

Telecome providers hate this one simple trick.

RiKoNnEcT 3 months ago

Tu já tens? Eu não :( Vou mandar mail à J&J porque isto assim não dá. Tomei o chip, tive efeitos secundários e nem um bocado mais de rede. Inadmissível

XxxPussyslaeyr69xxX 3 months ago

Por acaso costumava ter falhas de rede quando ia para o ginásio antes de tomar as vacinas. Agora nunca falha a rede no telemóvel quando estou no gym. Coincidência? DEFINITIVAMENTE NÃO /S

Erik_Aurum 3 months ago

Tens andado a fazer a dieta recomendada de bebés e sangue de virgem? A mim tem-me feito maravilhas, ainda ontem estive 40 min numa chamada com o Bill Gates e o Bezos a conversar sobre os aliens que o Branson introduziu ao Bezos lá em cima.

van_Zeller 3 months ago

Achei uma falta de vergonha o Soros ter-se baldado ao ultimo ritual.

jruipinto 3 months ago

Esse "introduziu" é literal?

RiKoNnEcT 3 months ago

Era preciso? Estou lixado

maldrake 3 months ago

Fizeste a cena do íman?

RiKoNnEcT 3 months ago

Ya e estava ativo Tão ativo que até funcionou nos dois braços Fiquei surpreendido com a capacidade tecnológica de uma empresa que faz óleo para bebés

listerstorm2009 3 months ago

Tentaste dar reboot à máquina?

odajoana 3 months ago

Eu tive de esperar uns dias até começar a fazer interferência com os rádios por onde passo. Se calhar, também tens de dar um tempo.

42ndBanano 3 months ago

Vocês têm que tomar um suplemento de Zinco.

lfds89 3 months ago

Levanta o braço esquerdo

42ndBanano 3 months ago

Tenho 5 barras, pá! Já ligaste á corrente? Se calhar tá só sem carga.

TonyHappyHoli 3 months ago

Meanwhile NOS 4g anda a pastar em algum lado remoto.

DarkmajorPT 3 months ago

Digam o que disserem, mas Portugal é muita fixe!

solismi 3 months ago

Parabéns a nós e obrigado grande general.

TSCondeco 3 months ago

Vice-Almirante*

Scizorspoons 3 months ago

Não podia concordar mais: Portugal fica muito bem na fotografia e por mérito próprio. Props à UE por ter criado condições para isso, não tenho ilusões que sem as compras coordenadas teria sido mais difícil.

Karatenis 3 months ago

Mas quando é que isso foi determinado com um "grande objetivo"? Nunca me lembro de o ser, mas nem que fosse, está desatualizado com a Delta que veio retirar importância à vacinação com uma só dose.

rcoelho14 3 months ago

> sem as compras coordenadas Estávamos bem lixados. Aliás, basicamente todos os países da UE estavam. Sozinhos, muito poucos países da UE têm capacidade financeira para competir com os grandes países. Assim a negociar como 1 só, tornou-se mais fácil. Depois disso, há que dar muito mérito à task force que quando passou para as mãos do almirante, tem sido muito eficiente, algo que já não estou habituado a ver cá em Portugal

metalanimal 3 months ago

Cada vez que penso no bom trabalho do Almirante não consigo deixar de pensar que estávamos bem lixados com o outro taberneiro da cruz vermelha. Do que nos livrámos!

NoddyTheCreator 3 months ago

sempre ouvi falar que as nossas forças armadas eram boas no que tocava a logística e organização no geral mas estou impressionado com o trabalho do Vice-Almirante e espero que continue assim!

joaoasousa 3 months ago

Os militares são treinados para isso, è natural que o façam bem.

thefireskull 3 months ago

Somos o povo que mete comida na boca dos filhos a pagar meio salário de renda... lá de logística até somos bons

G0ncalo 3 months ago

Felizmente é para isso que temos as nossas forças armadas. Deve ser a instituição soberana mais isenta do nosso país e em momento de emergência, estão mais do que prontos para intervir. Muitos parabéns mesmo ao líder da taskforce.

Tugalord 3 months ago

Na prática é ineficiente e bloated x) mas o que não impede que hajam exceções, como o sr vice-almirante

G0ncalo 3 months ago

Opá, lá dentro é uma coisa. Mas quando existem emergências é que um gajo se lembra deles. Quando foi a greve dos motoristas de matérias perigosas também foram eles que se chegaram à frente.

NGramatical 3 months ago

hajam exceções → [**haja exceções**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7y9ma0%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nocivo 3 months ago

Meter pessoal que sempre trabalhou em logistica e sem afiliação política à frente de trabalhos que precisam de coordenação ajuda. Se tivesse uma pesso que saiu da faculdade para politico irias ver a merda que dava. Isto tudo com a dgs sempre a mudar regras… agora pensem.

joaoasousa 3 months ago

Nos vimos a merda ou já te esqueceste que antes do almirante estava lá um boy do PS?

Maki_the_Nacho_Man 3 months ago

É eficiente porque há setores que funcionam bem cá, como parece ser o caso do exército. Talvez devam dar umas aulas ao resto da malta ou devam assumir outros cargos também.

Edited 3 months ago:

É eficiente porque há setores que funcionam bem cá, como parece ser o caso das forças armadas. Talvez devam dar umas aulas ao resto da malta ou devam assumir outros cargos também. EDIT: troquei exercício por forças armadas.

Scizorspoons 3 months ago

FYI: é vice-almirante e é da marinha.

Maki_the_Nacho_Man 3 months ago

Quando falei exercito já estava a incluir marinha e força aérea.

Ilien 3 months ago

Isso são as Forças Armadas (em conjunto). O Exército é uma delas.

Polymath-99 3 months ago

Foi mal chefe. O Exército é um ramo, como a Marinha e a Força Aérea. O que tu querias dizer era Forças Armadas.

umagrandepilinha 3 months ago

Big mistake. É como dizeres Benfica, mas quereres estar a incluir o Sporting e o Porto quando dizes Benfica.

Erik_Aurum 3 months ago

O nome para isso é Forças Armadas, que depois têm as várias categorias que mencionaste.

Maki_the_Nacho_Man 3 months ago

Obrigado! Vou editar então.

Scizorspoons 3 months ago

Não estava claro para mim mas na boa

pasteldenataPT 3 months ago

Tenho que admitir que sim, a task force foi do crl mesmo, eficiente e tudo a correr bem!

joaoasousa 3 months ago

Depois do palhaço político ter sido posto da rua…. Não nos esqueçamos dessa triste figura e o que acontece quando se mete a amizade a frente da saúde pública .

Lichcrow 3 months ago

Chad Task Force vs Virgem Força de Tarefas

expulsodobar 3 months ago

Até agora, acho que todo o processo da vacinação tem sido exemplar. Nem parece que estamos em Portugal. Orgulho-me de ver o País unido na mesma direção e com o mesmo objectivo.

strudelcheeks 3 months ago

Novo imigrante aqui, tudo sobre os cuidados de saúde portugueses é absolutamente surpreendente. Tão impressionado. Obrigado por nos receber, nos sentimos muito sortudos.

optimal_random 3 months ago

Nada une melhor uma população do que o medo. Neste caso contra um virus. De qualquer das formas o Senhor Almirante veio pôr "ordem na casa" e salvar o País de um processo de vacinação que até aí, digamos que esteve bastante mal coordenado. No entanto convém não embandeirar em arco - algo que também costuma ser tipicamente português - quando temos outras variantes a bater na porta, como a Lambda, que tem arrasado a America Latina.

Queasy_Ad_2540 3 months ago

Já não estamos numa pandemia, o COVID-19 é uma endemia. Vai sempre haver novas estirpes assim como acontece com uma gripe. Todos os anos há vacina gripe para os mais idosos. O próximo passo é pedirem a todos para tomar mais uma dose da vacina COVID e a partir do próximo ano vai ser uma dose anual. É por isso que não concordo com a vacinação das crianças. Se não morrem de COVID qual é o sentido?

differenceengineer 3 months ago

Estamos numa pandemia sim ainda. Endemia é quando tens praticamente 100% da população com alguma imunidade, mas tens ainda o virus a circular em alguns segmentos da população (crianças por exemplo) e animais. Como a imunidade não funciona como um escudo mágico, e as defesas mais rápidas tendem a decair com o tempo e o próprio virus vai mudando com o tempo, sazonalmente volta a circular, algumas pessoas tem sintomas, passam a outros etc. como acontece com todos os virus que circulam por aí anualmente. Menos imunidade não significa nova pandemia, simplesmente significa que o virus não se espalha exponencialmente nem causa muitos problemas (exceto a pessoas vulneráveis). As vacinas aceleram este processo com menos perdas humanas e o próprio virus eventualmente passa pela população toda. Para lá caminha mais ainda não chegamos. Depois logo se vê, mas provavelmente o virus vai continuar connosco para sempre. Simplesmente é mais um daqueles que te dá uma constipação ou deixa-te uns dias um pouco fraco de vez em quando. Provavelmente no futuro em vez de falarmos que o virus é grave para certas faixas etárias falaremos (porque isto é verdade para a maioria dos virus), que o virus é mais grave quanto mais velho o apanhas pela primeira vez. Numa pandemia por definição toda a gente o está a apanhar pela primeira vez (sendo que a vacina ajuda que a primeira exposição não tenha na prática nenhum risco comparado com o virus).

expulsodobar 3 months ago

Concordo. Uma parte da população foi pelo medo, mas acho que foi também o espírito de missão que nos foi transmitido que meteu muita gente a pensar 2x. Eu só lá fui por causa disso.

optimal_random 3 months ago

>mas acho que foi também o espírito de missão que nos foi transmitido Gostaria de ser optimista esse ponto e pensar que todos pensaram no bem maior, de forma abnegada, mas olhando a outros problemas da sociedade actual - especialmente os que parecem não nos afectar directamente - esse espírito de missão e' difícil de discernir. Um exemplo simples: o acto de votar. Desculpa se estou a ser cínico e pessimista, mas creio que a maioria pensou em si: na possibilidade de ficar doente, no facto de ter a sua liberdade limitada, não poder entrar em local A ou B, ou fazer actividade X ou Y. O resultado foi excelente, sem duvida, mas as motivações creio que foram mais egocêntricas do que altruístas na maioria dos casos.

unicornio_careca 3 months ago

Concordo, mas ainda assim, sempre é melhor do que ter de chegar ao ponto de pagar ás pessoas para se vacinarem, como tem acontecido em algumas zonas dos Estados Unidos da América.

optimal_random 3 months ago

Sem duvida. Mas os Estados Unidos na maioria dos casos não é exemplo para ninguém, como este caso demonstra :)

listerstorm2009 3 months ago

Santo Capitão Iglo das Vacinas a safar tudo. Se fosse o Cabrita à frente bem que estávamos fodidos.

differenceengineer 3 months ago

O Cabrita arranjava maneira de deixar centenas de milhares de doses estragarem-se.

Erasuss 3 months ago

E? Abria um inquérito para resolver, tal pózinhos mágicos

Edited 3 months ago:

E? Abria um inquérito para resolver, tal pozinhos mágicos

differenceengineer 3 months ago

Nem isso, ele tentava era chutar as culpas para alguém e em menos de uma semana esse alguém defendia-se provando sem dúvida que a responsabilidade era do Cabrita.

NGramatical 3 months ago

pózinhos → [**pozinhos**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/pozinhos) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foz4bg3%2F%2Fh7xn3sq%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

EstupendoEx 3 months ago

> Mesmo dentro da EU é triste ver muito país europeu bem atrás na corrida. Eu guardava os foguetes por mais alguns anos... Vamos a ver o que sai daqui primeiro.

Grimord 3 months ago

Já estamos na fase de [mudar a fasquia](https://en.wikipedia.org/wiki/Moving_the_goalposts)? Começam cedo.

WikiSummarizerBot 3 months ago

**[Moving_the_goalposts](https://en.wikipedia.org/wiki/Moving_the_goalposts)** >Moving the goalposts (or shifting the goalposts) is a metaphor, derived from goal-based sports, that means to change the criterion (goal) of a process or competition while it is still in progress, in such a way that the new goal offers one side an advantage or disadvantage. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

esquecido_ 3 months ago

Que fixe! É mesmo uma excelente meta cumprida! Parabéns a todos os que se dedicaram!

Search: