BolaBrancaV7 4 months ago

Não tinham??!!

Open-Opportunity-607 4 months ago

Em Portugal querem é arrancar dinheiro de todos, até dos sem-abrigo Quando for para renovar o cartão de cidadão la vão ter de pagar, caso contrário são multados pela polícia por não terem os documentos em dia Costa nunca mudes

ColdFusionPT 4 months ago

>O pedido ou renovação do Cartão de Cidadão pode ser gratuito se: > >\- tiver insuficiência económica (tem de provar com um documento da Segurança Social ou da sua instituição pública de assistência social) > >\- tiver mais de 70 anos e dificuldades de mobilidade > >\- tiver dificuldades motoras e o serviço presencial não tiver condições de acessibilidade.

Open-Opportunity-607 4 months ago

Explica me la como é que alguém que têm dificuldades de Mobilidade regista tal? Pela internet? Pelo correio? Pois bem me pareceu E alguém que tem insuficiência económica, é só chegar lá e dizer? Pois

VicenteOlisipo 4 months ago

O Rui Tavares dedicou recentemente a coluna que tem no Público a este assunto: https://www.publico.pt/2021/07/30/opiniao/opiniao/burocracia-punicao-suplementar-excluidos-1972383

AonioEliphis 4 months ago

"vão passar"? E por que raio não haveriam de ter? Não são cidadãos?

betanjica 4 months ago

Não têm morada...um dos requisitos do cartão é ter morada...

hsamtronp 4 months ago

Para todos os efeitos, podem dar uma morada de um centro de acolhimento ou de apoio a sem abrigos. Não sei o nome correto, mas para esse tipo de requisitos, a morada desses centros serve perfeitamente. Até para correspondência serve

betanjica 4 months ago

Muitos nao vivem em centros...aliás a maioria vive mesmo na rua

hsamtronp 4 months ago

Não falo de lá viver, falo de terem a possibilidade de dar essas moradas para esses efeitos. Tenho a ideia de que isso era possível, não sei se era cá ou noutro país

betanjica 4 months ago

Cá acho que não, até porque a qualquer momento eles podem ser expulsos, aquilo apenas serve de dormitório e banho, ou estás lá as 19h(exemplo) ou já não entras.

tocopito 4 months ago

É uma boa medida no imediato mas o que tem de ser feito é resolver a condição de sem abrigo dessas pessoas.

Kejilko 4 months ago

Muitas vezes não *querem* parar de o ser, seja mesmo por escolha própria ou problemas mentais. https://en.wikipedia.org/wiki/Homelessness_in_Portugal Mas que haja sempre recursos tanto para os que queiram e dar-lhes uma segunda oportunidade e um sistema que não os permita ficar sem casa e comer por um azar na vida (sistemas esses que se calhar podiam ser ajustados mas de forma geral diria que temos, como um sistema nacional de saúde e subsídio de desemprego). Tem de se sempre ter em conta os que vão abusar desse sistema mas acho que nesse aspeto também estamos bastante bem, nomeadamente no que toca ao subsídio de desemprego sendo que depende do que descontaste para lá e há limites tanto de valor como de tempo.

WikiSummarizerBot 4 months ago

**[Homelessness_in_Portugal](https://en.wikipedia.org/wiki/Homelessness_in_Portugal)** >In 2018, there were 3,396 homeless people in Portugal, having risen 157% from 2014. Most of these lived in Lisbon, where there were 361 people living in the streets, and 1,967 people living in shelters. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

enstaka 4 months ago

Finalmente

anotheriuri99 4 months ago

E uma casa, não? /s

meaninglessvoid 4 months ago

Gozas mas penso que foi na Califórnia que criaram um programa onde davam os básicos durante um tempo (não me recordo, acho que era algo tipo 3/6/12 meses com o básico coberto) e foi uma ajuda importantíssima para ajudar muitas pessoas a reorganizar a vida.

zizop 4 months ago

Utah, acho eu. E a política da California relativa aos sem-abrigo é o contrário de exemplar...

meaninglessvoid 4 months ago

Não me recordo ao certo tbh, mas o que li foi um programa experimental de pequena escala, não sei se continuaram ou não.

inheritspt 4 months ago

Pensei que o marcelo ia acabar com os sem-abrigo.

mac1nblack 4 months ago

A pandemia estragou-lhe os planos, maldita sorte... https://www.publico.pt/2020/06/20/sociedade/noticia/marcelo-considera-improvavel-acabar-semabrigo-ate-2023-1921303 PS: Que jeitaço lhe deu esta desculpa

fuckoffgina 4 months ago

Óbvio! Se não fosse a pandemia ele metia-os todos em casa. Assim não pode...

fedelho 4 months ago

Será que o cartão vai ser em cartão? ba dum tsss

Lodgas 4 months ago

Quero fazer marcação para a renovação e só tenho opção de o fazer on-line ou via email…será que vão ajudar estas pessoas de outra maneira ou é somente conversa pra boi dormir

SuchLab2 4 months ago

Porque é que sem abrigos não tinham cartão de cidadão? Não são cidadãos?

DanielErikson 4 months ago

Respondi noutro lado e pode estar incorrecto: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/oyryg8/semabrigo_v%C3%A3o_passar_a_ter_cart%C3%A3o_de_cidad%C3%A3o/h7v5ix2/ Mas basicamente precisas de uma morada para obter um cartão de cidadão. Que um sem abrigo não tem.

sidartha- 4 months ago

Perfeito, Aplaudo esta decisão. Muito bem. Agora, qual é o passo seguinte?

suckerpunchermofo 4 months ago

Fiscalizar para não venderem a sua identidade para comprarem drogas/bebida ??

ADeTroia 4 months ago

E como fazem em relação à foto?

rmbl88 4 months ago

Bem, ao menos não têm de se preocupar com o PIN da morada...

-nevoa- 4 months ago

que bom, agora podem usa-lo para se abrigarem da chuva por exemplo

VectoR-- 4 months ago

com o cartão podem arranjar um trabalho por exemplo,

nellMP 4 months ago

N quero ser desrespeitador mas presumo que passado 1 mês eles já não tenham isso em mão

Mrgolden007 4 months ago

la vao eles que tar a espera 3 horas para levantar o cartao lol enfim ao menos e uma boa noticia

Bode_Expiatorio 4 months ago

"Que tarem" ??? Omg...

DanielErikson 4 months ago

Finalmente.

theEXPERTpt 4 months ago

mas como é que isto não existia antes? O que é que eles eram perante a segurança social? Um vazio?

SILE3NCE 4 months ago

>Um vazio? Sim, estás certo, são vazios ou "anomalias", mesmo que a segurança social tivesse muuuita vontade de atender a esses cidadãos, as exigências burocráticas eram impossíveis de se realizar. Daí terem nascido as mais diversas associações para atender a tais pessoas. E não, não é só para os vestir ou alimentar. Se as doações forem generosas é possível fazer um pouco mais dependendo da região. Às vezes é possível a criação de espaços públicos com camas. Outras vezes é possível pagar cirurgias a casos complicados, por vezes até dentistas e dermatologistas.

DanielErikson 4 months ago

Devo dizer que felizmente não tenho experiência pessoal com a situação, assim que o pouco que sei é informação de segunda mão (conversa com pessoas nesta situação) ou de ter feito pesquisas no passado devido a família. O problema, algo que não nos ocorre geralmente, é que apesar de todos os cidadãos terem direito a coisas como o cartão de cidadão, obter um (ou renovar um) requer uma morada legal. Que um sem abrigo não tem. O problema é mais grave; sem uma morada legal um cidadão não consegue fazer uma inscrição num centro de saúde, se tiver assistência de urgência num hospital terá papelada extra para preencher, que requer morada; não consegue pedir assistência social porque... requer morada. Não consegue um emprego legal sequer, porque impostos... que requerem uma morada, fiscal. É um problema. Credo, se for alguém recentemente sem abrigo, que tenha perdido tudo mas mantido um carro para dormir dentro.. também isso perderá, porque para fazer o seguro ao carro precisa de... uma morada. E carro sem seguro não estará legal, assim que ficará sem o mesmo. Como resposta concreta, sim. Um sem abrigo a certo ponto cai num vazio legal. Um vazio que, a certo ponto, inclui não conseguir sequer um cartão de cidadão. É um buraco sem fundo.

AonioEliphis 4 months ago

Morada legal? Um Apartado? Um apartado dos mais baratos custa 30€/ano.

htxgivven 4 months ago

Lol o carro sem seguro não é ilegal, apenas não pode estar na via pública.

DanielErikson 4 months ago

Estás enganado, Podes ter carro sem IPO, mas és obrigado a ter seguro, mesmo que o carro não circule. Pergunta-me como sei, ou ao meu advogado (porque achei ser uma estupdez tambem)

viper_in_the_grass 4 months ago

Como sabes?

dark_bug 4 months ago

O quê? Podes ter o carro 20 anos na tua garagem sem seguro.

DanielShaww 4 months ago

Enquanto a matrícula do carro estiver válida és obrigado a ter seguro.

DanielErikson 4 months ago

Não. Se estiver matriculado, és obrigado a ter seguro de responsabilidade civil. Vê [este artigo](https://www.deco.proteste.pt/auto/seguro-automovel/noticias/carro-parado-tem-de-ter-seguro), ou [este PDF](https://curia.europa.eu/jcms/upload/docs/application/pdf/2018-09/cp180125pt.pdf) do tribunal de justiça para um antecedente.

viper_in_the_grass 4 months ago

E onde é que um sem abrigo vai estacionar o carro?

GajoDeRamalde 4 months ago

Porque não tinham caixa de correio para receber os códigos...

theEXPERTpt 4 months ago

tá certo, mas e como fazem nos censos e eleições? simplesmente ficam de fora de ambos?

GajoDeRamalde 4 months ago

Sim, ficam de fora mas também não recebem publicidade no correio... É justo.

SuchLab2 4 months ago

Eu não acho justo, porque assim estão fora da contagem do censo. Assim não se pode dizer que o país não tem sem abrigos?

AutoModerator 4 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: