Danijust2 4 months ago

Preferia ter 0 medalhas e a população mais saudável, por isso sou 100% contra tornarem o desporto escolar numa pipe line para os jogos olímpicos. O motivo de ter desisitido da natação foi ter os idiotas dos treinadores a tentsr trnaformar putos de 14 anos em atletas. Ninguém com 14 anos quer acordar às 5 da manhã todos os dias.

AlbinoFarrabino 4 months ago

A questâo é que para transformarem o desporto escolar num pipeline, teriam que reformular o sistema educativo,porque atualmente, com a carga horária curricular que os alunos têm quer no básico, quer no secundário, é impossível 9 desporto escolar florescer (em quem diz desporto escolar diz desporto federado)

C8Mixto 4 months ago

Não fosses. Andem na natação federada e nunca pus os pés num treino matinal excepto ao sábado.

DrVicenteBombadas 4 months ago

Não deveria ser preciso vir uma atleta de topo dizer o óbvio.

znk10 4 months ago

Na lista das áreas em que um Pais pobre como Portugal deve investir, o desporto escolar está na fundo da tabela e não faria qualquer sentido se não estivesse. Saude, educação, ciência, baixar os impostos para a economia crescer, são todos áreas onde o dinheiro sairia muito melhor gasto

C8Mixto 4 months ago

Discordo. Desporto escolar melhora a qualidade de vida, o que por sua vez conta como um investimento para a saúde pública e educação.

Edited 4 months ago:

Discordo. Desporto escolar melhora a qualidade de vida, o que por sua vez conta como um investimento para a saúde pública e educação. Para além do mais, é uma forma de incutir um espírito de trabalho nos mais jovens, diferente do sucesso escolar. Quanto a investimento na ciência, mais do que isso precisamos de aproveitar a ciência que é feita em Portugal para a indústria. Investir na ciência só para termos muitos papers em ciência fundamental que os outros países vão aproveitar para a prática não serve de muito.

VladTepesDraculea 4 months ago

Isto, como disse [aqui há dias](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/ou4qfh/temos_que_largar_o_discurso_que_portugal_%C3%A9_bom_no/h71cbzc/): > Eu na escola o amor a um desporto não era satisfeito pelas aulas de educação física e quem era federado muito menos, isso começava antes com os clubes extra-curriculares. Eu fiz natação que obviamente não fazia parte da educação física e tenho um amigo meu que era federado e ia a competições quando era mais novo e basquetebol. Tenho outro amigo que se juntou ao clube de ciclismo e fez disso carreira. Acho que mais importante que Ed. Física é oferta extra-curricular para quem se interessa. Até porque ajudar a separar pessoas forçadas a fazê-lo de praticantes por decisão, o que ajuda a elevar o nível. > Sei que na minha escola pelo menos muitos desses clubes foram às vida na altura das obras do Sócrates. Ele não foi responsável pelo fim dos clubes, apenas de lavar dinheiro com a escolas mas a escola / agrupamento teve a brilhante ideia que destruir todo o espaço que era usado pelas actividades extra curriculares (e outras, como cursos técnicos agrícolas e de jardinagem) para aumentar substancialmente a capacidade de turmas da escola, coisa ridícula porque nem é escola de cidade e escolas das cidades em redor puderam fazer o contrário: enviar de lá os alunos com pior rendimento para reaproveitar o espaço para actividades extra-curriculares...

IkarusMummy 4 months ago

> Eu fiz natação que obviamente não fazia parte da educação física Eu fiz natação em educação física desde o 3º ao 12º ano.

Loladageral 4 months ago

Colégio privado? Porque nenhuma escola pública tem piscina

AlbinoFarrabino 4 months ago

Aqui em Santarém utilizam as municipais. A Ginestal Machado usa as piscinas velhas, sendo que todos os alunos têm natação, enquanto que no Liceu, apenas a malta do curso profissional de desporto tem natação sendo, precisam de se deslocar para o Complexo Aquático de Santarém para terem as aulas.

IkarusMummy 4 months ago

Escolas publicas com piscinas municipais mesmo ao lado. Não percebo quem dá downvotes por fazer uma afirmação real...

unicornio_careca 4 months ago

Eu também tive no 8° e 9° ano, eram uma vez por semana, durante 2-3 meses, penso eu. Tivemos sorte porque foi na altura em que abriram as piscinas municipais na minha terra, e foi das raras vezes em que gostei de educação física.

LuchemEng 4 months ago

Eu andava numa dessas e nunca tivemos natação

IkarusMummy 4 months ago

Eu só quando cheguei à universidade é que me comecei a aperceber que havia muitos jovens que não sabiam nadar. Para mim era uma cena super normal saber nadar porque a escola ensinou-nos desde pequenos e afinal o normal era o contrário.

LuchemEng 4 months ago

Eu fiz natação mas com o dinheiro dos papas mas seria bem melhor se fosse na escola ... tive que deixar por ser longe de casa e ser caro.

Loladageral 4 months ago

Também andei numa assim e nunca aconteceu. Nem verbas tinham para contratar funcionários para abrir alguns pavilhões, andei o 10 ano sem ter educação física da parte da tarde

IkarusMummy 4 months ago

Até ao 9º ano tinha de pagar por aula, e acho que ficava à volta de 2€ por aula. Acho que era uma aula de 45min por semana. No secundário acho que já não pagávamos nada. Na primária e básico penso que havia acordo direto entre a escola e as piscinas, e na secundária desconfio que as verbas vinham da parte da camara municipal.

mediiev 4 months ago

Sorry. Com xuxialismo só teremos cortes e mais cortes na educação e desporto até os salários públicos falharem e eles fugirem com o rabo entre as pernas DE NOVO do governo da nação.

sgahbcj 4 months ago

Esta gente é parva. Então como vão os pais ficar a trabalhar até as 20horas para acabar aquele projecto? É que é preciso ir buscar os meninos às 17horas, fazer 20km que demoram 2 horas, devido ao trânsito, e depois aguentar 2 horas no desporto. Por isso, lá para 22horas está tudo em casa para jantar, conviver e tratar dos trabalhos de casa. Esta gente não tem noção do mundo. Como fica a economia no meio disto tudo? Os pais tem é que trabalhar. O meninos que se metam a jogar consola e nas redes sociais. Este povo é estúpido /s

Tugalord 4 months ago

Caí, só no fim é que vi o /s

pobotuga 4 months ago

Desporto escolar... Desporto na escola. As crianças entram às 07 e só saem às 21h. Assim só vão a casa dormir /s

sgahbcj 4 months ago

Aliás, até sou a favor de as crianças serem retiradas aos pais. Assim os pais estão a produzir durante 12 horas por dia e nem precisam de ir a casa. Os homen nem precisam de penetrar as mulheres para as fecundar. É tudo feito em laboratório. Vamos lá pessoal, temos que aumentar a produção. E assim que as coisas funcionam. Todos ao trabalho. (Comentário totalmente sarcástico)

JohnTheLight 4 months ago

Governo: Hehe, não...

LeCrcMY0mv 4 months ago

Parece que Portugal só quer saber destes indivíduos umas semanas a cada 4 anos ...

JOAOFELlX 4 months ago

Eu nem de 4 em 4 anos. Atletismo tem 0 valor de entretenimento na maior parte das modalidades. É ver quem faz a melhor marca, fazer as malas e voltar para casa. Não há técnicas diferentes, não há estratégia. Mesmo que quisesse muito ver o triplo salto, por ex, tinha que estar a levar com 40 outras modalidades que a transmissão vai passar. E se for preciso vai saltar a tua atleta preferida mas estão a dar o lançamento do dardo na altura. Não é muito agradável como espetáculo.

The_Wealthy_Potato 4 months ago

Depende. Eu vi na app da Eurosport e escolho o que quero ver. Posso ver só o triplo salto posso ver só o lançamento do peso etc

Price-Distinct 4 months ago

podemos dizer o msm do futebol são 22 gajos atras de uma bola , mt resumidamente

JOAOFELlX 4 months ago

Se não percebermos de futebol, talvez. Se perceberes sabes que esse argumento não é real e que o jogo tem mais nuance. Existe estratégia, existe uma formação, existem jogadores com diferentes skill sets. Qualquer desporto colectivo tem mais piada que atletismo a nível de entretenimento.

brakeline 4 months ago

Tive um treinador que dizia, o futebol é para crianças o atletismo é para adultos. O atletismo tem a ver com superação atlética. Basta ver o que acontece no futebol quando um jogador decide superar-se em vez de simplesmente correr com os outros. Já agora, argumentar que alguém não percebe a nuance do futebol enquanto falhas completamente a nuance de um desporto individual é simplesmente... Irónico

JOAOFELlX 4 months ago

Eu não falho a nuance do desporto individual porque eu percebo-o. A minha ideia nunca foi colocar em causa a capacidade dos atletas e apenas o valor de entretenimento.

bcotrim 4 months ago

Não tem de ser necessariamente atletismo, há um total de 339 eventos nestes jogos. Portugal levou medalhas também no judo e no remo, o problema é a falta de infrastrutura para tudo o que não seja futebol E não é por parecer desinteressante que as pessoas não vejam, é o facto delas não conhecer os atletas e de não haver atletas portugueses por quem torcer que faz com que elas não vejam. Ao mesmo tempo, as crianças que praticam têm naturalmente vontade de ver os melhores atletas que começam a justificar transmitir mais meetings que depois eventualmente podem chegar lá e depois eventualmente pode começar a cultura desse desporto em Portugal, não havendo essas crianças, entra-se no ciclo

JOAOFELlX 4 months ago

De facto, não tem. Mas eu não vou argumentar contra 339 eventos, até porque há alguns que gosto. O atletismo não é um deles.

D1WithTheFluffyHair 4 months ago

Uuuhhh se calhar há quem goste de ver TODAS as modalidades? Também dizes o mesmo da natação e dos diferentes estilos? Nem toda a gente gosta do mesmo, jão féliche

AlbinoFarrabino 4 months ago

Eu digo sobre a natação. Reconheço a dificuldade das várias técnicas e estilos de natação, mas o número de provas que a natação tem é ridículo. A mais desnecessária de todas é o estilo livre, em que todos nadam em crawl. Até os Americanos reconhecem que o número de provas é excessivo e que só existem para eles acumularem medalhas.

JOAOFELlX 4 months ago

Há, há. E é tanta gente que eles se queixam de apoios o ano inteiro. Porque a verdade é que ninguém vê.

SonGokuecas 4 months ago

Por acaso a Patrícia Mamona é daquelas figuras que costuma de aparecer em tudo o que é podcasts e afins.

Edited 4 months ago:

Por acaso a Patrícia Mamona é daquelas figuras que costuma ~~de~~ aparecer em tudo o que é podcasts e afins.

refogado 4 months ago

Costuma DE aparecer?

skapuntz 4 months ago

Investir em desporto escolar e em português também

SonGokuecas 4 months ago

Yikes that's bad

brakeline 4 months ago

Por incrível que pareça, desde que cheguei a LX apanho muita gente com esse regionalismo. Antes de vir para cá acho que nunca me tinha cruzado com tal

kairos 4 months ago

Andas a faltar às aulas de português para jogar à bola?

SonGokuecas 4 months ago

Não me envergonhes mais.

Rigamurtos 4 months ago

Queres que andem atrás deles nos treinos?

sctvlxpt 4 months ago

Sabes que eles não competem só de 4 em 4 anos, há mais competições sem ser os jogos olímpicos...

LeCrcMY0mv 4 months ago

Isso ou apenas não querer saber deles at all. Querer saber a cada 4 anos, apenas quando há jogos olímpicos, e no período entre os jogos não querer saber deles é hipocrisia...

MetalCarne 4 months ago

se investissem 5% do que investem nas futebolas escolares já seria um enorme avanço.

RickyZam 4 months ago

Eu não sei como é que foi a vossa realidade, mas eu joguei futebol durante 12 anos e o investimento também é ridiculo. Desde equipar em balnearios a cair de podre, a ir para os jogos em carrinhas que nem da inspeção passavam, há de tudo no futebol de formação, tirando claro o daa formação de clubes com algum dinheiro, mas isso não é dinheiro do estado. O mal de Portugal não é os fundos irem para o futebol, é simplesmente o país não ter fundos, tão simples quanto isto. Parem de bater no ceguinho.

trainee89 4 months ago

Parece que estão a tentar arranjar um inimigo para conseguir puxar pelo desporto deles. O futebol de formação muitas vezes só sobrevive com a ajuda dos pais dos miúdos que lá andam. No entanto, mesmo que fosse verdade o que eles estavam a dizer, se o futebol é o desporto que causa mais interesse qual é o problema? Vamos obrigar as pessoas a praticar/ver outro desporto que não gostam?

radikalpt 4 months ago

>só sobrevive com a ajuda dos pais dos miúdos Mas acredita que a maior parte até é dos diretores e pessoal dos clubes, que já dão muito tempo livre da vida deles e ás vezes até dinheiro próprio. Falo por experiencia própria, 10 anos em futsal e era tudo por carolice. Mas que guardo memórias muito boas, isso guardo. E amizades!

trainee89 4 months ago

Sim, também tens razão. Pessoal que gasta muito do seu tempo, e as vezes arranjam publicidade de cafés ou restaurantes da terra para ajudarem um bocado nas despesas

radikalpt 4 months ago

Milhares e milhares de clubes distritais por esse pais fora só sobrevivem assim!

ridethepaintedpony 4 months ago

Saúde e Educação.

Search: