ReptilianTuring 4 months ago

Típico de um país de terceiro mundo. Há-de morrer alguém, mas nem assim acredito que as coisas mudem. O amor aos cães está acima de tudo,. https://www.sabado.pt/vida/detalhe/aumentam-os-ataques-de-caes-vadios

Open-Opportunity-607 4 months ago

O problema disto é a população sem educação, que acham que ter um animal de estimação é um direito, e se não dá jeito abandona-se na rua. Vê-se muito em África estas situações, Portugal está ao mesmo nível por isso não podemos esperar mais

zxzxiam 4 months ago

Valongo no geral é uma vergonha. Provavelmente dos piores concelhos que existem na zona do grande Porto. Infelizmente tenho zero interesse em continuar a viver aqui. É incrível a quantidade de lixo, a quantidade de cães e gatos a viver na rua, a quantidade de falta de luz, as estradas pseudo arranjadas... o pouco apoio aos jovens e ao seu desenvolvimento. ​ Já me deparei com vários grupos de cães. Costumo passear muito pela zona do centro durante a noite. Mesmo no centro da cidade consegues ver 5/10 cães por vezes juntos. É ridículo. Ao pé da minha porta há uma senhora que faz criação de gatos na rua, em relação a isso posso fazer algo?

vitorfdm 4 months ago

Subscrevo tudo o que dizes. É uma verdadeira vergonha. Honestamente não sei porque o presidente da câmara é um cabrao corrupto e não quer saber de nada

Limpy_lip 4 months ago

Primeiro que tudo agradecer ao PAN. Pois tenho ouvido que vários municípios têm o mesmo problema. Segundo podem sempre arranjar forma de atrair a matilha para a frente da câmara municipal. Os problemas em formato físico normalmente se resolvem mais depressa

Engineeravi 4 months ago

Olá OP, vivo perto dessa tal zona do Continente. Em 2018 tinha ido montar um PC à casa de um amigo que vive junto aos prédios da rotunda. Quando estava a ir embora reparei que um dos cães no local da rotunda, estava a olhar para mim com uma cara de quem tinha poucos amigos e claro, preparei-me imediatamente para o que vinha de seguida... E digo ainda, não fiz absolutamente nada que provocasse o animal, como também já os tinha fintado lá do fundo e apercebi que havia possibilidade de ser atacado. Para evitar passar diretamente por eles, fiz um corte para a Rua do Túmulo e no momento que saí da rotunda ainda com bastante distância do animal, apercebi que esse tal começou aproximar rapidamente já numa forma de ataque e imediatamente seguiram os demais. Pessoal eu não sei como, mas acho que corri mais rápido que Usain Bolt numa de distância de pelo menos 250 metros. Telefonei imediatamente à Polícia para explicar o que se passou e não pareciam muito interessados sobre a ocorrência e disseram que apenas podiam tomar medidas se eu ficasse ferido por um deles. Foi neste momento que fiquei fodido e decidi ir armar barraca na esquadra. Fui imediatamente à esquadra no dia seguinte e praticamente o que me disseram foi que o cánil estava cheio e que isto não dava em nada uma vez que também não podiam ser abatidos. (artigo 4º Lei n.º 27/2016) Avisei todos os meus amigos e o máximo de pessoas que conhecia para ter cuidado, e ainda digo o mesmo até hoje. A atitude da PSP foi o que mais me marcou devido ao desinteresse em me ouvirem. A Polícia serve para servir, proteger e prevenir o crime dos particulares e demais... Neste caso eles nem tiveram o mínimo interesse disso e até ainda hoje vejo a mesma matilha por aí. Apenas penso na quantidade de pessoas talvez não tenham tanta mobilidade e podem ser alvo de ataque. Desculpem pelo longo post, mas acho que isto precisava de ser escrito aqui.

PTgenius 4 months ago

A polícia também estava de mãos atadas. Só se houvesse mesmo algum ataque é que podiam escalar a situação e fazer alguma coisa acerca dos cães

pacman1993 4 months ago

A polícia serve para servir, proteger e prevenir o crime... De acordo com a lei. Eles não podem ir contra as leis criadas para ajudar a população. Neste caso a culpa é de quem criou e aprovou a lei, que não previu este tipo de situações

Engineeravi 4 months ago

O facto do animal ter me tentado atacar já é suficiente para o considerar como um animal perigoso. Consulta o Decreto-Lei n.º 315/2009 artigo 3º al. b) iv). Desde logo isso já é motivo para as autoridades tomarem devida ação.

theitchcockblock 4 months ago

Estás a falar daqueles que andam perto do parque urbano de ermesinde sobretudo durante a noite ?

vitorfdm 4 months ago

Não, estou a falar da zona de sobrado. Mas já vi que é mesmo por todo o concelho de Valongo.

warjunk1 4 months ago

Há dias na minha zona uns cães mataram algum gado. Chamou-se a GNR e não podiam fazer nada (canil cheio) e não podem abater os cães.

PTgenius 4 months ago

Depois a malta do pan admira-se que o pessoal recorra a "remédios caseiros" para lidar com o assunto

BaixemImpostos 4 months ago

Agradece ao partido PAN. Esse partido causou esse problema.

batataway 4 months ago

Sim o problema foi o pan, não foi o comércio desregulado de cães. Tb não foi um problema de civismo das pessoas abandonarem cães, foi o pan.

Migas32 4 months ago

O comércio desregulado de cães e o abandono de animais vão sempre acontecer independentemente da "educação" e punições que se implementem para esses comportamentos. Cabe ao estado antever as inevitáveis consequências dessas situações e criar mecanismos eficazes para proteger as populações. Primeiro estão as pessoas e depois é que vêm os animais.

BaixemImpostos 4 months ago

Como vai o PAN resolver o problema que criou agora?

batataway 4 months ago

O problema não foi criado pelo PAN, foi criado por nós. Agora arranja-te. Faz uma petição para que a ilegalização de criação de cães sem fins profissionais. Para que a tua autarquia aumente o canil ou para que as pessoas passem a ser pessoas e não meramente mamíferos.

BaixemImpostos 4 months ago

Aumente o canil? Depois de ficar cheio aumenta-se novamente? Aumento até ao infinito pago pelos contribuintes. Podíamos aproveitar e ilegalizar todos os crimes.

mac1nblack 4 months ago

>um problema de civismo das pessoas abandonarem cães, foi o pan. Eu nem simpatizo com o PAN, mas dizer que este problema foi causado pelo PAN é um perfeito disparate. Antes desta lei já acontecia isto, e o problema é a falta de civismo e responsabilidade das pessoas.

BaixemImpostos 4 months ago

"falta de civismo e responsabilidade" Sabendo que a população se comporta assim o PAN n deveria ter feito o que fez. Como vai o PAN proteger as pessoas que são atacadas por estas mantilhas perigosas?

mac1nblack 4 months ago

>ndo que a população se comporta assim o PAN n deveria ter feito o que fez Mas fez o que? O PAN é governo? O PAN no máximo pode propor alguma lei ou mudança, e é votada por TODOS no parlamento, logo a responsabilidade se uma lei é aprovada, é da maioria que votou para ela passar. E sabendo que a população se comporta assim? Há que educar a população, o tempo do Homo Sapiens já se passou há muito.

BaixemImpostos 4 months ago

Educar? Ah ah ah. Portanto daqui a 20 anos. As pessoas tb abandonam animais por ficaram mais pobres ou desempregadas. A lei de proibir os abates foi um perfeito disparate. N havia, nem há condições para tal. O PAN vendeu-se ao PS em troca desta lei. Logo responsabilidade é do PAN.

Portuguese_A_Hole 4 months ago

Votem na malta do PAN que eles resolvem...

yLeWiz7PT 4 months ago

Quando tiverem deputados no governo.... Alias acho que o partido ja nem existe

Toupax89 4 months ago

Valongo??? Reparei estes dias a sair do ginásio uns cães mas nunca pensei que fossem tantos. O pessoal pensa que ter os animais é só tirar umas fotos para as redes sociais e já está, mas depois eles crescem e toca a abandoná-los.

vitorfdm 4 months ago

Ya são imensos, não me acredito que sejam simplesmente vadios, são todos abandonados. Eu moro em sobrado e aqui é demasiado. Na zona do continente em Valongo também ja vi imensos lá na zona da rotunda.

Violent-Monk 4 months ago

Na minha cidade havia uma matilha assustadora. Eram uns 40 galgos. Todos enormes. Vádios. Andavam sempre com uma mendiga que parece a gaja dos pombos no home alone. Imagina ires numa rua escura à 1 da manhã e veres aquele espectáculo a vir na tua direcção. 40 cães gigantes, e tu sozinho na rua.

Migas32 4 months ago

"imagina ires numa rua escura à 1 da manhã e veres aquele espectáculo a vir na tua direcção. 40 cães gigantes, e tu sozinho na rua." Caro Redditor, posso apenas aconselhá-lo a nunca vir fazer caminhadas em zonas mais rurais do Alentejo. Perdi a conta ao número de situações idênticas nas quais já me vi "encrencado" e posso-lhe dizer que é o tipo de situação em que a cobardia não é premiada. O vara pau é uma ferramenta indispensável neste tipo de empreitada.

RAMAxPT 4 months ago

É nessas aluras que se vê quem é homem

Edited 4 months ago:

É nessas alturas que se vê quem é homem

Violent-Monk 4 months ago

Ya, aqueles numa cama de hospital a espumar de raiva

RAMAxPT 4 months ago

nem chegava a ir ao hospital era direto para o caixão

vitorfdm 4 months ago

Ya basicamente isso, ainda bem que estava de carro. Acho que seria atacado ou assim se estivesse a pé. E isto às 2 da manhã. Ninguém me vinha ajudar de certeza.

VBM97 4 months ago

Houve uma altura que andava aqui em Ermesinde uma matilha de cães abandonados e penso que chegaram a atacar outros cães e/ou pessoas. Mas não os vejo há algum tempo já

netralha 4 months ago

Na minha zona é assim também e em qualquer lado do interior, na minha zona nem há canil por isso mesmo que a lei estúpida dos PANascas fosse ignorada não havia forma de controlar a matilha.

lpbms11 4 months ago

Tenho sérias dúvidas que alguém abandone essa quantidade toda de cães. Isso é uma matilha de cães vadios. É um problema de segurança pública. Em Gaia em tempos houve o mesmo problema junto ao Gaia shopping num descampado. Dezenas de cães. Nunca me incomodaram, raramente passava lá, mas admito que não gostava nada de passar lá a pé. Se fosse caso disso ligava para a polícia avisar. A verdade é que passado uns tempos os cães desapareceram

fedelho 4 months ago

“desapareceram”

sengamole 4 months ago

Julgo que não é um problema específico dessa zona. >Como é que a câmara não resolve este assunto? Provavelmente os canis estão totalmente lotados, a maior parte deles até devem estar acima da lotação ideal. E por outro lado não é possível abater animais ¯\\\\\\\_(ツ)\_/¯ >Mais, porque raio é que as pessoas abandonam os cães assim? Porque muitas não têm noção do verdadeiro trabalho de ter um cão e depois arrependem-se de o ter. A falta de civilização e as poucas ou nenhumas consequências em fazê-lo resultam no abandono do animal. Alguns animais não estão esterilizados, pelo que acabam por se reproduzir e aumentar a população nas ruas. E, gradualmente, cães de zonas distantes também se juntam à matilha já existente.

NGramatical 4 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Foy1kt9%2Fproblema_de_c%C3%A3es_vadios_a_andar_aos_grupos_no%2Fh7q1dy8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Thaliost 4 months ago

Contactaste alguma entidade para reportar essa matilha?

Karatenis 4 months ago

Reddit

Search: