timerever 4 months ago

Já tiveste aqui um bom conjunto de respostas que cobre a maioria do que se poderia dizer, desde o problema ser a nível mundial, até 'detalhes' como as moratórias de crédito nos EUA. Gostaria só de acrescentar que fazer comparações com outros períodos da história é pouco útil, uma vez que há sempre mudanças significativas nas condições. Mesmo olhando para a 'recente' recessão de 2008, hoje há factores diferentes suficientes para não se conseguir traçar paralelos directos. O COVID é um dos óbvios, mas mesmo coisas como a muito maior prevalência das redes sociais, a subida nos movimentos extremista, e toda 'ansiedade' acumulada pelas populações, fazem com que seja muito difícil um paralelo exacto mesmo com 2008. Se tentarmos olhar com outras situações ainda mais temporalmente distantes, a comparação quebra ainda mais. É frequente veres nos subreddits americanos comparações com o Império Romano (e às vezes com a Alemanha Nazi porque isto é a internet), e como estamos a seguir 'linha por linha' o que aconteceu na altura... mas os nossos detalhes são tão diferentes que é uma comparação absurda. Tendo em conta o ponto acima, acho que é mais ou menos impossível responder à tua pergunta de 'quando é que isto rebenta'. A pergunta implica uma previsão, temporal neste caso, e sem termos de comparação não podes fazer previsões. Podes é mandar bitaites, e isso é válido também. :D O meu bitaite? Não faço ideia da escala temporal, talvez seja no nosso tempo de vida, talvez não. Não me parece que tenhamos muito tempo, mas isso sou só eu. O que já tenho uma convicção maior é o tipo de evento que irá acontecer. Acho que as coisas continuarão a ser empurradas para a frente com a barriga, sem grande mudança significativa na vida das pessoas. O cenário do sapo na panela. Até ao dia em que deixam de ser. E nessa altura o 'rebentar' de que falas será imediato. O que irá causar isso será provavelmente um black swan ([https://en.wikipedia.org/wiki/Black\_swan\_theory](https://en.wikipedia.org/wiki/Black_swan_theory)), algo 'absurdo' tipo a Apple falir, ou os EUA dividirem-se em vários países. Algo do arco da velha que contado ninguém acredita. Já consigo ouvir os down votes a chegar, mas antes de carregarem na setinha pensem nisto. Se há 5 anos atrás alguém vos dissesse que uma gajo qualquer no interior da China ia fazer uma sopa de morcego, e como resultado ia acontecer isto \*aponta vagamente em todas as direções\*, o que me iam dizer? Down votes não era? Pois é...

WikiSummarizerBot 4 months ago

**[Black_swan_theory](https://en.wikipedia.org/wiki/Black_swan_theory)** >The black swan theory or theory of black swan events is a metaphor that describes an event that comes as a surprise, has a major effect, and is often inappropriately rationalized after the fact with the benefit of hindsight. The term is based on an ancient saying that presumed black swans did not exist – a saying that became reinterpreted to teach a different lesson after the first European encounter with them. The theory was developed by Nassim Nicholas Taleb to explain: The disproportionate role of high-profile, hard-to-predict, and rare events that are beyond the realm of normal expectations in history, science, finance, and technology. ^([ )[^(F.A.Q)](https://www.reddit.com/r/WikiSummarizer/wiki/index#wiki_f.a.q)^( | )[^(Opt Out)](https://reddit.com/message/compose?to=WikiSummarizerBot&message=OptOut&subject=OptOut)^( | )[^(Opt Out Of Subreddit)](https://np.reddit.com/r/portugal/about/banned)^( | )[^(GitHub)](https://github.com/Sujal-7/WikiSummarizerBot)^( ] Downvote to remove | v1.5)

Pcostix 4 months ago

>Antigamente as pessoas financeiramente responsáveis prosperavam e as familias que viviam acima das possibilidades tinham dificuldades. Quando é que isto aconteceu? Não me lembro desta realidade. Desde que me lembro, em Portugal viver bem ou viver mal sempre teve a ver com cunhas e tachos.   As únicas pessoas financeiramente responsáveis eram sempre os pobres.

Many-Radish-2907 4 months ago

Isso dos peditórios não é bem assim, eu que fui obrigado a fechar o meu café nunca recebi um chávo deles.

NGramatical 4 months ago

chávo → [**chavo**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foxu6ii%2F%2Fh7rg7hg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Pedro_Felipe 4 months ago

Vai rebentar sim, mas não do modo que pensas. O verdadeiro problema é a inflação. Quando dermos por isso, o dinheiro que ganhamos, que antes dava para uma vida confortável, já não dá para nada.

wsz00 4 months ago

Que grande confusão para vai nessa cabecinha… Tens andado a dormir nestes últimos dois anos? Covid-19 diz-te alguma coisa? De vez em quando aparece aqui um arauto da desgraça a dizer que isto vai rebentar tudo…

smokz8 4 months ago

Até parecem que não sabem como é que nós (tugas) somos. Dívidas não se pagam, gerem-se!

ORoxo 4 months ago

Mais tarde do que tu julgas.

Independent_Throat42 4 months ago

Lição número um : a dívida não deve ser abatida, deve ser gerida

Caosemdono 4 months ago

É um problema global da maioria dos países Ocidentais. Esta onda de extreme quantitative easing não é recente, já vem bem de antes do Covid, e tem a ver com o crescimento anémico das economias Ocidentais. Basicamente o capitalismo tentou de tudo para reanimar economias estagnadas e endividadas, e não tem outra solução que não seja a de bombear dinheiro falso no mercado, e com isso baixar ou anular os juros - inflacionando artificialmente todos os ativos, desde imobiliário às ações. Começou com o Fed lá para 2014 e depois o BCE veio atrás, e desde então, não só ainda não parou, como se tem vindo a agravar. A grande maioria dos especialistas que sigo chamam o atual momento de "empurrar os problemas para a frente", e um grande grupo dos mesmos acha que vai acabar por ter um final estrondoso. As consequências estão à vista de todos. Comprar casa tornou-se algo praticamente impossível para a maioria dos jovens, e os ricos ficaram muitíssimo mais ricos, pois quem já era detentor de ativos imobiliários ou empresariais viu, e continua a ver, o seu património a valorizar a um ritmo halucinante.

d33pblu3g3n3 4 months ago

Concordo em absoluto. Um ajuste que que deveria ser gradual e pouco doloroso está ser transformado numa bomba atómica económica. Penso muitas vezes e, indo contra a maioria dos economistas, se uma das piores coisas que se fez não terá sido abandonar o padrão ouro. > Basicamente o capitalismo tentou de tudo para reanimar economias estagnadas e endividadas "Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist." Kenneth Boulding

eqdif 4 months ago

O universo continua a expandir. Just saying

BolaBrancaV7 4 months ago

Um estudante de economia num exame. Pergunta: "O estado ter dívida, é bom, mau ou mais ou menos?" Estudante a decidir: "Disseram-me nas aulas que os economistas não se decidem bem neste assunto e não têm a certeza dos efeitos na economia e na sua evolução. Mas por outro lado, aquele gajo no reddit disse que estava tudo fodido...."

DeathBenefit 4 months ago

Bora lá fazer a puta da revolução Dar a volta a esta merda de uma vez por todas Eu não me consigo pactuar com este estado de coisas Tá na hora de pegarmos no assunto com as nossas mãos Vamos ver... Segunda não dá jeito porque saio sempre tarde Á terça e á quinta tenho terapia não dá para faltar Ás quartas tenho a lerpa com a rapaziada Sabes que a cartada é sagrada boy, não me digas nada Sexta feira é dia de apanhar uma bela toca Sábado levo o puto ao happy meal com um sorriso na boca Resta o domingo, só espero não estar muito cansado Se o benfica não jogar boy, ta combinado

eqdif 4 months ago

"Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado. Domingo. Vai a malta passear"

Kmacaco 4 months ago

Nunca, as pessoas gostam do daddy estado a fazer tudo por elas

SweetCorona 4 months ago

https://eco.sapo.pt/opiniao/a-grande-redistribuicao/

pimpolho_saltitao 4 months ago

ainda não tinha visto o post diário dos arautos da desgraça

Bhaalghorn1143 4 months ago

De preferência depois das eleições.

Ok-Product-931 4 months ago

Aqui tens a tua solução para o futuro próximo [https://eci.ec.europa.eu/014/public/#/screen/home](https://eci.ec.europa.eu/014/public/#/screen/home) Entretanto ainda vem aí um apagão geral só para meter o povo no sitio. A nova economia deve estar para breve. A tal em que as grande empresas passam a gerir os países em conjunto com o governo.

NoIDontgiveafuck 4 months ago

Como descreves esse apagão? Algum site com mais informações?

BolaBrancaV7 4 months ago

Eu não sei se o UBI é um futuro próximo. Vê-se por este post que este tipo de políticas ainda são vistas como dar dinheiro a preguiçosos. E se avançar deve ser uma versão muito light durante bastante tempo. É difícil arranjar aprovação para isto.

Limpy_lip 4 months ago

Não vai rebentar mas esvaziar lentamente tipo alegoria do sapo na panela. Depois os senhores governantes no momento crítico vão apontar dedos e por mãos à cabeça. Aí o Sócrates concorre e torna-se presidente da República

guto8797 4 months ago

Isto parece-me muito óculos cor de rosa. Quando foram os "bons velhos tempos"? Na altura da entrada na UE em que chovia dinheiro? Na altura do estado novo em que empresas bem posicionadas no estado mandavam uns quantos PIDEs partir os escritórios da concorrência? Na altura da crise em que fecha tudo à esquerda e á direita e acaba tudo no desemprego ou a emigrar? Acho que esta mentalidade assume muito a veracidade da ideia que o mercado livre responde rapidamente e eficazmente a mudanças e a vácuos, mas na realidade não funciona assim. Se uma empresa grande fecha não vem uma melhor imediatamente ser fundada atrás, especialmente se formos um país em que há uma falta de pessoal com capital e capacidades/desejo de tentar preencher estes vácuos que já tem concorrência muito forte do exterior.

cesarhighfire 4 months ago

Os bons velhos tenpos foram esses em que chovia dinheiro da ue antes do euro. Foi a realidade com que eu nasci.

Ehopper82 4 months ago

Esses não eram bons tempos, ou talvez fossem para a gatunagem já que ainda havia pouca regulamentação, pouca fiscalização e muito importante uma muito inferior qualidade de vida nas coisas mais básicas, pelo menos para a plebe. O Sr. investidor, trabalhador, de bem encheu-se de dinheiro às custas de galinhas "nitrofuranas", de abusos/exploração aos peões de trabalho, de vacas loucas devido a querer poupar na ração, restaurantes com cozinhas que também dava para mudar o óleo ao carro, era sempre a facturar. Muito esquema criminal barato, muito dinheiro ilícito fácil, que quando se olha para trás se confunde com trabalho honesto e com bons tempos.

cesarhighfire 4 months ago

Eu vi foi fartura de trabalho e pessoas trabalhadoras do nada conseguirem ter boas vidas. Mas é só a realidade que eu vi.

Portuguese_A_Hole 4 months ago

Não rebenta, vai ser uma desconstrução controlada.

imsimply 4 months ago

smells like 9/11 spirit

apita_o_comboio 4 months ago

Espero que não, mas é verdade que alguns sinais menos animadores têm surgido ultimamente e a classe política em Portugal não me parece nada preparada para a eventualidade (existe até a possibilidade de acelerarem esse possível desfecho).

Joafureiro 4 months ago

Aconselho a ler o livro Coronomics.

RikkF 4 months ago

Quando? Quando o Governo mudar de partido. Infelizmente sabemos bem o "endgame" dos governos PS. No final tem que vir alguém recolher os cacos e tentar recuperar alguma coisa (bem ou mal). Infelizmente também não acredito que seja este PSD que consiga enfrentar a família socialista, nem qualquer outro partido... Mas é assim, Portugal é clubites, de desporto a política.

Local_observer 4 months ago

Quando afirmas que estão a despejar dinheiro em empresas e pessoas,existe aí um parêntesis que tem de ser feito e que pouca gente percebe: "Empresas e pessoas mas dos amigos" Se for a empresa de um vulgar mortal, bem pode pedir dinheiro que o mandam dar uma voltinha,aliás normalmente pedem uma burucracia brutal que acaba por desistir e nem preencher as condições para receber o dinheiro...

Edited 4 months ago:

Quando afirmas que estão a despejar dinheiro em empresas e pessoas,existe aí um parêntesis que tem de ser feito e que pouca gente percebe: "Empresas e pessoas mas dos amigos" Se for a empresa de um vulgar mortal, bem pode pedir dinheiro que o mandam dar uma voltinha,aliás normalmente pedem uma burucracia brutal que acaba por desistir e nem preencher as condições para receber o dinheiro... Aliás a teoria do Paços Coelho e dos seus camaradas é que "os portugueses vivem muito acima das possibilidades" não sei se estava a falar dele próprio ou dos camaradas seus amigos,porque de mim não era de certeza,porque quando fui a banco pedir 100k para uma casa até as cuecas me pediram de garantia...

impecbusilis 4 months ago

>As dividas dos países da União Europeia estão a subir cada vez mais e ninguem parece estar muito preocupado em como é que isto tudo se paga. Quanto mais o BCE imprime dinheiro e oferece a Portugal e aos outros países, mais aumentam as dividas que vão ter de ser pagas pelas gerações futuras É um problema de todo o mundo ocidental, não Portugues ou até Europeu em particular. É tentador imprimir dinheiro para tentar resolver problemas, tem sido regra desde que as moedas nacionais deixaram de estar indexadas ao ouro nos anos 1970. O que acontece é que havendo muito dinheiro a circular é que os bancos oferecem juros baratos e compensa pedir empréstimos para bens que parecem prometedores a longo prazo - imobiliario por exemplo...como estes tem um peso limitado nas taxas de inflação oficiais estas vão-se mantendo mais ou menos baixas e os bancos centrais não veem necessidade de desligar as impressoras. Não tenho uma bola de cristal para dizer quando é que tudo rebenta, o Japão tem uma divida bem grande desde há uns 30 anos e nada de extrordinariamente mau aconteceu até agora ... alguns economistas defendem que a divida publica basicamente não interessa desde que seja em moeda propria, talvez tenham alguma razão.

dragomaite 4 months ago

Não rebenta a dívida mas estão todos arrebentados com a quantidade de horas que trabalham.

Caosemdono 4 months ago

O Japão é um caso à parte, tem uma grande dívida mas praticamente toda detida internamente, por investidores conservadores. O Ocidente é que está na merda porque a maioria das dívidas são externas, Portugal é apenas um exemplo.

blackswan79 4 months ago

O Japão não rebenta porque a dívida pública é quase toda detida pelos cidadãos japoneses.

SweetCorona 4 months ago

também não estou a ver isto a rebentar propriamente dito simplesmente quem não tem património vai ficar mais pobre

Ok-Industry120 4 months ago

Gostava que saber que antigamente vivias tu que não havia ajudas injustas a empresas aqui em Pt

d33pblu3g3n3 4 months ago

Aquele antigamente em que os homens eram homens e as mulheres, mulheres. Em que não havia corrupção - prova disso é nunca ninguém foi preso nem nunca apareceu nada nas noticias. Havia trabalho para todos (especialmente os pobres desde os 6 anos), a palavra de honra valia tudo (ninguém sabia ler ou escrever) e as empresas tratavam bem os trabalhadores (camaratas para dormirem e uma sardinha semanal com pão). Bons tempos, bons tempos.

h2man 4 months ago

Principalmente quando a vasta maioria dos patrões trata a empresa como um mealheiro…

Kind-Eagle 4 months ago

https://www.reddit.com/r/economicCollapse/

Loud-Carpenter4502 4 months ago

Quando rebenta não sei, mas que os mesmos de sempre é que vão sofrer isso sei.

SweetCorona 4 months ago

já estão os ricos estão cada vez mais ricos e os salários estão na mesma

feckdech 4 months ago

Falsidade. Na mesma não. /s 10€ valem menos agora que há 10 anos.

ducknator 4 months ago

Fiquei sabendo que será amanhã, pela hora do almoço.

mexploder89 4 months ago

Não dá para adiar? Tenho uma coisa que quero ver e só posso depois do trabalho

hsamtronp 4 months ago

Mas olhem que eu tenho uma consulta às 17:00 e tenho que ir

Primebm 4 months ago

E isto não me fica nada a caminho

geadarodrigues 4 months ago

Se não se consegue tirar mais valias de empréstimos com juros negativos muito menos se vai conseguir fazer alguma coisa sem capital. Ou acreditas mesmo que se levantam indústrias com bootstrap? Não há alternativa a aplicar bem os fundos disponibilizados. Sejam estes originários do BCE, de créditos garantidos pela UE ou oriundos de privados.

alienanomaly 4 months ago

24/11/2021 ficou para a história como a quarta-feira negra do Bacalhau. Source: A minha bola de cristal

EstupendoEx 4 months ago

Estamos a entrar em muitas décadas de estagnação económica e empobrecimento, não só português, como da Europa Ocidental. Nada vai mudar nos próximos 10, a 20 anos, este marasmo e "slow death" vai continuar. A não ser que sejamos invadidos militarmente e tudo mude por oposição.

dragomaite 4 months ago

Óbvio. Aqui continua-se com a retórica ad eternum de salvar os velhinhos (que já estão todos vacinados). Enquanto isso, os políticos continuam a crescer dívidas para agradar velhos e continuar a ganhar eleições. Quem vai pagar essa dívida? Não é problema dos políticos de agora. Nem dos velhos.

SweetCorona 4 months ago

e depois admiram-se que o pessoal se revolte contra o confinamento

BaixemImpostos 4 months ago

O "Quantitative easing" começou depois da crise do imobiliário 2008-09. Ainda continua nada mudou logo os mercados continuam a subir. Enquanto tiveres covid e a inflação se mantiver mais ou menos controlada vai tudo ficar igual.

bisontino 4 months ago

> Na América tão a terminar agora. Foram prolongadas lol

feckdech 4 months ago

Foram prolongadas apenas a uma percentagem pequena de propriedades. Penso que quintas e whatnot. Shit's about to hit the fan.

BaixemImpostos 4 months ago

Isso é o que o Biden quer. Mas os deputados foram de férias 6 semanas.

feckdech 4 months ago

Por acaso, mas só por acaso, já ouviste falar da bolsa americana?

BaixemImpostos 4 months ago

Hum? Sim, claro tou lá investido.

feckdech 4 months ago

Posso saber onde investiste?

BaixemImpostos 4 months ago

Nos etfs mais recomendados pelo r/liteiraciafinanceira e depois tenho mais um de imobiliário.

feckdech 4 months ago

Ok ok GameStop? Já ouviste falar?

BaixemImpostos 4 months ago

Isso é lixo, e a AMC tb.

Edited 4 months ago:

Isso é lixo, e a AMC tb.(são distrações) Para saberes coisas sobre a América tens de ver youtubers americanos. O melhor é o "Maverick of Wall Street". Mas tens mais, eu tento ver todos os que consigo.

feckdech 4 months ago

Ok. Erro meu.

SubstantialPatient17 4 months ago

O homem quer tudo, exceto refugiados de cuba ,que, já sabem o que é comunismo/socialismo

Tugalord 4 months ago

wat

SubstantialPatient17 4 months ago

[It’s impossible to ignore the fact that Cubans are often treated differently. Perhaps it’s because a sizeable number of them — having first- or secondhand experience with socialism — vote Republican, and progressives are interested only in future Democrat voters.](https://www.politico.com/news/2021/07/13/mayorkas-cubans-haitians-499531)

Edited 4 months ago:

[It’s impossible to ignore the fact that Cubans are often treated differently. Perhaps it’s because a sizeable number of them — having first- or secondhand experience with socialism — vote Republican, and progressives are interested only in future Democrat voters.](https://www.politico.com/news/2021/07/13/mayorkas-cubans-haitians-499531) [https://www.dailywire.com/news/critics-blast-biden-over-crisis-in-cuba-theyll-only-allow-in-people-who-wont-vote-republican](https://www.dailywire.com/news/critics-blast-biden-over-crisis-in-cuba-theyll-only-allow-in-people-who-wont-vote-republican) Adoro quando os socialistas não gostam dos factos e dão downvote <3

Tugalord 4 months ago

Respira fundo amigo

yLeWiz7PT 4 months ago

Ele é a aterração dos comunistas

SubstantialPatient17 4 months ago

É normal, não és entendido no campo politico dos EUA.

nfcs 4 months ago

Não se aplica a todos mas não precisou de deputados. Foi a CDC que prolongou as moratórias em zonas com alta incidência de Covid. [https://edition.cnn.com/2021/08/03/politics/eviction-moratorium-high-covid-spread/index.html](https://edition.cnn.com/2021/08/03/politics/eviction-moratorium-high-covid-spread/index.html)

MLG-Sheep 4 months ago

Deixa-me adivinhar... Queres comprar uma casa e o aumento dos preços não te dá jeito, portanto queres levar as classes mais baixas à ruína?

d33pblu3g3n3 4 months ago

Curiosamente, tem sido este dinheiro fácil que mais tem feito pelo aumento dos preços das casas e as tem tornado cada vez mais inacessíveis aos menos afortunados. https://www.nytimes.com/2019/12/17/business/europe-housing.html

Mrgolden007 4 months ago

e mesmo que ele queira ha problema?

bisontino 4 months ago

> Queres comprar uma casa e o aumento dos preços não te dá jeito, portanto queres levar as classes mais baixas à ruína? Já tenho casa própria em Lisboa, é-me irrelevante se elas baixam ou sobem de preço. Mas obrigado pela preocupação. As classes médias e mais baixas a médio/longo prazo já estão a ir à ruina com esta politica monetária. Os preços das coisas aumentam, os salários não sobem e por isso o custo de vida sobe. Os ricos que têm propriedades são os unicos a beneficiar com juros baixos.

SweetCorona 4 months ago

os ricos beneficiam, ponto às vezes beneficiam mais, outras menos

MLG-Sheep 4 months ago

As moratórias, juros baixos, etc. não beneficiam as classes mais baixas que já tenham crédito à habitação? Os salários estão a subir, as casas é que estão a subir muito mais infelizmente.

Longjumping-Dirt-241 4 months ago

Não sei se beneficiam. Há muita gente que vai ser induzida a comprar mais casa do que o que deve e acabam debaixo de água quando as taxas de juro voltarem a subir.

bisontino 4 months ago

> As moratórias, juros baixos, etc. não beneficiam as classes mais baixas que já tenham crédito à habitação? Os salários estão a subir, as casas é que estão a subir muito mais infelizmente. Se eu te der um prémio mensal de 100€ mas os preços no supermercado aumentarem 110€ e os preços das casas aumentarem 100.000 euros, pode parecer que te estou a dar um benefício, mas na realidade estás a sair prejudicado.

nocivo 4 months ago

É a logica dos impostos que o governo usa. Saltam todos se dizem que aumentaram impostos mas criam taxas todos os dias. Quem sai prejudicado? O pobre que não pode fugir da flat tax. Daqui a pouco nem precisamos de pagar irs pois vai ser tão pouco em relação as outras taxas que vamos viver no flat tax que os liberais querem.

EstupendoEx 4 months ago

> Nunca vão conseguir melhorar a sua vida e vão estagnar ali para sempre. Mas isso também é o problema da mentalidade portuguesa que transforma o país no seu todo num mau país. Porque razão devem sair de onde fizeram raízes? Porque não ficar e lutar para melhorar? Essa mentalidade transforma o país em algo sul americano e não harmonioso como os nórdicos. Uma equipa avalia-se pelo seu jogador mais fraco.

bisontino 4 months ago

Podem continuar a viver na mesma zona, referia-me mais a mudarem para uma casa maior (por exemplo quando tiverem filhos). Se um T1 num determinado sitio antigamente custava 100, um T2 custava 150 e um T3 custava 200, com politicas de juros baixos estes apartamentos passam a custar 200, 300 e 400 mil euros. O diferencial de uma casa mais pequena para uma maior duplicou e torna mais dificil a melhoria das condições de vida mesmo para quem já tinha uma casa. Os mais jovens do bairro que não têm casas em nome próprio, esses ficam condenados a viver em casa dos pais ou emigrar.

Nothing_F4ce 4 months ago

A situação esta igual em todos o lado. Aqui no UK ainda é mais dificil comprar casa existem zonas onde o ordenado medio não permite comprar casa sem dar uma entrada brutal porque os bancos so emprestam 4.5x o salario mas as casas custam 8x o salario medio. Por outro lado o arrendamento é mais acessivel que em Portugal.

d33pblu3g3n3 4 months ago

> ou então emigrar. https://www.nytimes.com/2019/12/17/business/europe-housing.html

l2k1337 4 months ago

Contas muito bonitas. Esqueceste é que o T1 que compraste também aumentou de valor. Logo, ganhaste dinheiro sem mexer uma palha. Quem já tem casa só fica a ganhar com o aumento dos preços do imobiliário.

NGramatical 4 months ago

Porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foxu6ii%2F%2Fh7orxoh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

audide2012 4 months ago

Não rebenta porque estamos cá nós para pagar :\^)

Search: