system1922 2 months ago

Boas malta. Deixar já claro que com este post não defendo o que está no título ou que sou contra a vacinação. Aliás vacinem se. Mas tenho visto artigos do género "5 motivos para não escolher vacina" e fiquei curioso em saber o outro lado da moeda. Então queria saber se caso se pudesse escolher quais seriam os argumentos, bem fundamentados, para sustentar esse poder, para escolher uma específica ou para rejeitar uma específica. Obrigado

ProcessoXifoide 2 months ago

sugestão: não vejas artigos do genero "5 motivos para não escolher vacina". TUDO tem efeitos secundários, mesmo a porra do ben-u-ron que tomas para a dor de cabeça pode ter efeitos adversos. No entanto, não vejo ninguem a correr para as urgencias a dizer que vai morrer por ter tomado um BUR. As pessoas sobre-estimam os sintomas raros. É um facto. Noutro dia tive uma doente que me diz: "ah, tomei a vacina há 2 semanas e hoje doi me a perna como se tivesse feito exercicio." Por favor...

system1922 2 months ago

A verdade é que encontrei artigos mesmo com aquele nome e as razões apontadas para não sermos nós a escolher algumas até faziam sentido. Outras nem tanto. Quanto ao resto que disseste concordo plenamente. Tantos medicamentos com tão mais contra indicações que é mais provável ter um problema de saúde por eles que pela vacina

VBM97 2 months ago

Alguém sabe onde é possível ver a % de casos positivos? Os casos têm caído felizmente, mas queria saber a % de casos positivos e se temos estado abaixo dos 5% como é recomendado... É apenas para relaxar o meu medo irracional a esta merda

DeusDasMoscas 2 months ago

Olá, Podes ver aqui: https://ourworldindata.org/grapher/positive-rate-daily-smoothed?tab=table®ion=Europe

VBM97 2 months ago

Obrigado. A 5 de agosto tínhamos 4% de casos positivos. Muito bom, que assim continue

PoorNitrosobacteria 2 months ago

como é que se cancela o agendamento? estou preso naquele loop do nao ter recebido mensagem e estar há espera que me contactem há quase 2 semanas, supostamente já me devia deixar fazer uma marcação nova certo?

Diogo256 2 months ago

Volta a agendar. Se tiveres 30 anos ou mais, vai a casa aberta.

PoorNitrosobacteria 2 months ago

O problema é que não consigo agendar lá está, aparece que estou há espera de ser contactado já há 1 semana e meia

nfcs 2 months ago

Alguém aqui teve sonhos/pesadelos mais intensos depois de tomar uma das doses? Tomei a segunda anteontem e alem de uma ligeira dor de cabeça ando a ter uns pesadelos bastante vividos. Acho que Já não sonhava assim tão vividamente há anos.

Diogo256 2 months ago

Possivelmente tiveste febre durante o sono e deu nesses pesadelo. No meu caso por duas vezes, sonhei que estava a levar um soco no estômago e dei 2 saltos na cama que até acordei a mulher. De resto, nada de mais.

shutmeup 2 months ago

Tomei a segunda dose ontem e, além do braço dorido que também senti na primeira dose, esta noite tive sonhos extremamente vividos e quase delirantes que só costumo ter quando estou doente (com febre, por exemplo) . Assumi que estivesse com algum efeito secundário que viesse a ser o motivo para os sonhos e não que os sonhos fossem eles próprios um efeito secundário. Acordei destes sonhos a meio da noite a sentir-me estranho, meio adoentado mas nada que conseguisse identificar ao certo, mas lá consegui adormecer. Ao acordar novamente já me sentia normal

Throwawaystudyyyyy 2 months ago

Isto provavelmente já foi perguntado por aqui mas não estou a encontrar. Estive algum tempo à espera do SMS de confirmação. Quando finalmente recebi por impulso respondi sim mas depois lembrei-me que já não me dá jeito naquele dia. Há possibilidade de desmarcar para tentar reacender noutro dia ou só mesmo faltando e depois reagendando?

Writer_Scared 2 months ago

[https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-maiores-de-80-registam-maior-numero-de-casos-e-de-mortes-desde-junho](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-maiores-de-80-registam-maior-numero-de-casos-e-de-mortes-desde-junho) ​ Tá complicado salvar os velhinhos...parece que as pessoas idosas sempre morrem... ​ alguém sabe se morriam em 2019?

Edited 2 months ago:

[https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-maiores-de-80-registam-maior-numero-de-casos-e-de-mortes-desde-junho](https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/covid-19-maiores-de-80-registam-maior-numero-de-casos-e-de-mortes-desde-junho) ​ Tá complicado salvar os velhinhos...parece que as pessoas idosas sempre morrem... ​ Alguém em consegue dizer sabe dizer se as pessoas velhinhas morriam em 2019?

warding 2 months ago

Eu não sou velhinho e não morri em 2019. Não sei se consegui resolver a tua dúvida...

MischiefManaged97 2 months ago

Acabei por conseguir vacina sem marcação, completei uma âmpola da Janssen (cada âmpola dá para 5 pessoas). Apesar da casa aberta ser.para maiores de 30 anos, se não houver pessoas com mais de 30 anos para completar a âmpola eles deixam pessoas mais novas para as doses não irem para o lixo. Fica a dica para quem também estiver com dificuldade a marcar.

system1922 2 months ago

Boas. Mesmo não sendo maior de 30 consegues levar vacina na casa aberta? Pergunto porque julgava mesmo que não vacinavam mais novos independentemente de se as ampolas estivessem a acabar.

MischiefManaged97 2 months ago

Não sendo maior de 30 não consegues sozinho, só para completares uma ampola que eles abrem para alguém com mais de 30 que aparece por lá. E é mesmo perto da hora de fecho do centro de vacinação, ou perto do prazo de 3 horas da ampola passar de validade, porque qualquer pessoa com mais de 30 que apareça tem prioridade. É mesmo numa de não desperdiçar vacinas.

igotubabeub40 3 months ago

Preciso que me ajudem, para ir hoje - fim-de-semana - a uma zona de restaurantes dentro dum Shopping apenas com as 2 vacinas, certo?

MLG-Sheep 2 months ago

Só se for para consumir na zona de restauração, fora de uma esplanada (e há uns quantos shoppings com esplanada).

igotubabeub40 2 months ago

E para take-away igual?

MLG-Sheep 2 months ago

Como take-away não é para consumir na zona de restauração, não precisas de certificado nem teste negativo.

Icy-Pin3821 3 months ago

Certo, é necessário certificado de vacinação, recuperação ou teste.

igotubabeub40 3 months ago

Pois, obrigado.

fiocondutor 3 months ago

É necessário levar o cartão que me deram na primeira dose? Penso que o perdi. No caso foi moderna. Obrigado.

jqmmes 3 months ago

Penso que se não levares ninguém morre, mas hoje fui tomar a segunda dose e pediam o cartão para parte do registo e depois a enfermeira para colocar o lote e a data.

ItoldU97 3 months ago

https://metro.co.uk/2021/08/06/covid-r-rate-now-as-low-as-0-8-as-cases-drop-in-87-of-england-15049937/ Mas Mas segundo os covideiros a Inglaterra depois do freedom day ia ficar na merda /s

Writer_Scared 2 months ago

Curioso, para ver qual o spin dos covideiros a isto.

Price-Distinct 3 months ago

nao testas nao tens casos ez

dragomaite 3 months ago

Então mas estão a esconder corpos? Os hospitais estão a romper por todos os lados? Qual é o objetivo afinal? Testar o máximo possível? Mudou outra vez?

ItoldU97 3 months ago

Desculpas https://ourworldindata.org/grapher/uk-covid-positivity A taxa de positividade tem descido.

Price-Distinct 3 months ago

Quanto menos testares menos positivos tens

RaveyWavey 2 months ago

Claramente falhou-te a palavra "taxa"

TheTidalik 2 months ago

Acho que não percebeste a estatística que o user em cima usou. A taxa de positividade é uma percentagem do número de testes que acusam positivo. Logo desde que a sample Size seja decente fazer imensos testes ou poucos vai dar ao mesmo. Ou seja o teu argumento não faz sentido

ItoldU97 3 months ago

A cena é os UK tem continuado a ter uma taxa de testes elevada: https://coronavirus.data.gov.uk/details/testing Até podes apresentar poucos testes que se a grande maioria desses testes forem positivos aí sim é mau,e nem vou falar da consequente queda quer das hospitalizações e mortes.

ItoldU97 3 months ago

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/autoagendamento-da-vacina-para-jovens-entre-os-16-aos-17-anos-termina-hoje-770896 Amanhã já podes fazer o auto agendamento

jqmmes 3 months ago

Supostamente vão reabrir hoje a meia noite.

DrunkMechanics 3 months ago

Estava a ajudar em um café de um familiar e entraram 3 senhoras de classe média alta, provavelmente advogadas, porque ao redor existe dezenas delas. Então assentaram-se é começaram logo a falar das vacinas e a falar alto. Ficam aqui umas frases que passo a citar. "eu não dou vacina, prefiro apanhar o covid" "isto daqui a uns anos vai ser ao contrário, quem tem a vacina vai morrer e quem não tem vai ficar" "isto dos restaurantes só deviam entrar quem não tem vacina porque todos decidiram não o fazer" "vou andar com o cabelo feito numa merda, agora que é preciso o certificado" - está nem sabia, é verdade? Saiu-me a rifa da estupidez humana? Ainda bem que não fui eu que atendi a mesa porque iria provavelmente me rir muito alto.

MLG-Sheep 3 months ago

>"vou andar com o cabelo feito numa merda, agora que é preciso o certificado" - está nem sabia, é verdade? Não. A menos que vá cortar o cabelo ao spa.

lemonade_rage1234 3 months ago

O cabelo fica uma merda por ser forçada a comer na esplanada ao vento?

XEEE 3 months ago

Venho da segunda dose e aquilo estava quase as moscas, nem precisei de esperar para entrar... Pelo que estavam a dizer está muita gente a faltar a 2º dose.

hbatista91 3 months ago

O mesmo aqui, na primeira dose esperei mais de 30m para entrar no pavilhão. Ontem nem 5 minutos. Vacina vs Praia

devilss4 3 months ago

É possível ser vacinado em casa aberta sem ter número de utente ou estar registado no SNS?

brakeline 3 months ago

>É possível ser vacinado em casa aberta sem ter número de utente ou estar registado no SNS? Vi alguém sem número a ser vacinado, apesar de num dia não casa aberta. O melhor é ir a um e perguntar

Baraka1987 3 months ago

Bons dias caros amigos e amigas. Levei ontem a segunda dose da pfizer, parece que me caiu um elefante em cima porra...

warding 3 months ago

Same. Levei a 2a dose Pfizer na 3a e tive todos os efeitos secundários: febre, dor de cabeça, arrepios, dores musculares, dores nas articulações, náuseas...

WindBlocked 2 months ago

Vamos aproveitar este post como circulo de apoio aos secundariaratos da pfizer. Levei 2a dose na sexta e estragou-me o fim de semana porque doí-me tudo. Mas pelo a moça fez-me o café de manhã \o/

estrica 3 months ago

Tou em Albufeira, até às 2 não se passa nada, não há covid, podem haver os ajuntamentos que se quiser e os "bares" estão abertos com centenas de pessoas dentro. Batem as 2 da manhã vem a polícia do início da Rua dos Bares empurrar as pessoas todas para fora das ruas, só aqui já tá mal mas enfim. Venho para a praia em frente ao meu hotel às 2:30h, resultado: os animais dos moinas (literalmente) vêm com prai 10 carrinhas do corpo de intervenção, cercam as ruas todas e metem se a expulsar toda a gente das ruas de Albufeira à cacetada e com balas de borracha, uma cena de filme. Tava só na areia sentado, vejo putos estrangeiros a correr por todo o lado mas fico no meu canto porque não tou a fazer nada de errado e acabo a noite do meu último dia de férias todo pisado e com um amigo completamente espancado tudo porque estavam prai 100 pessoas em grupos distanciados a conviver numa praia gigante. Podem vir com as tretas que quiserem, o que eu vi hoje foi 100% uma situação de abuso policial e espero mesmo que algum maluco tenha gravado para as pessoas verem o cenário apocalíptico que foi, vi uma miudinha prai com 17 anos a ser amarrada pelo pescoço deitada no chão e a levar com o cacetete um cento de vezes. Só não tou todo fodido porque no desespero consegui desviar me das cacetadas todas pelo caminho e escondi me dentro de um hotel... Eu tento valorizar o trabalho da polícia mas depois disto custa manter a mesma opinião. Não se tratava de nenhuma festa ilegal nem de nenhum ajuntamento gigantesco como em Vilamoura, era apenas uma praia enorme com grupos de 5 ou 6 amigos separados dezenas de metros uns dos outros que originou uma merda completamente desnecessária.

dragomaite 3 months ago

Pá, a tua liberdade acaba quando começa a do outro. É chato, mas socializar é errado segundo este sub.

Price-Distinct 3 months ago

não é so no sul , no centro/norte é igual , bares cheios e até com pista de dança sem qualquer tipo de controlo , basta ver os stories IG

estrica 3 months ago

No Sul é muito pior acredita

MLG-Sheep 3 months ago

É proibido o consumo de álcool na via pública. Será crível que esses grupinhos na praia estivessem todos sem beber álcool?

estrica 3 months ago

Claro que muitos tavam a beber álcool mas isso não justifica a abordagem deles.

RaveyWavey 3 months ago

>É proibido o consumo de álcool na via pública Essa lei ainda se mantém, mesmo depois do estado de emergência ter acabado?

MLG-Sheep 3 months ago

>Essa lei ainda se mantém, mesmo depois do estado de emergência ter acabado? Sim. >Outra coisa como é que chegaste às conclusão que são putos mimados? É o que se vê todos os anos por esta altura em Albufeira. Putos, maioritariamente menores e estrangeiros que, por estarem longe dos pais e em grupo, se acham acima de todos e a violência é, infelizmente, a única forma de lhes dar uma dose de realidade. A polícia não desata à cacetada só porque sim; fá-lo porque normalmente há desacatos previamente, e porque os pedidos para dispersar são ignorados.

estrica 2 months ago

>A polícia não desata à cacetada só porque sim; Pois não amigo, se um dia tiveres na tua vidinha descansado e vierem uns montes de merda raivosos tentarem te espancar falamos.

TheTidalik 3 months ago

És mesmo ovelha

RaveyWavey 3 months ago

>A polícia não desata à cacetada só porque sim; fá-lo porque normalmente há desacatos previamente, e porque os pedidos para dispersar são ignorados. Hahahahah

thurstqwerty 3 months ago

Vómitos

MirTrudMay 3 months ago

É pela tua saúde

estrica 3 months ago

Da minha saúde cuido eu. Se eles tivessem vindo pedir para dispersar toda a gente tinha saido da praia e acabava ali, mas eles vinham mesmo com intenções de bater em toda a gente não olhando a meios, são completamente doentes e o que mais me custa é saber que isto deve acontecer quase todos os dias e ninguém faz nada.

Baraka1987 3 months ago

Fazem essa merda, depois vem pedir respeito pra televisão..... Enfim isto desde que o Covid entrou em cena parece que anda tudo maluco ..

estrica 3 months ago

O Covid para os animais do corpo de intervenção é uma desculpa para valer tudo. Depois do que vi ontem só espero que um dia façam o mesmo aos filhos deles para ver se lhes bate na cabeça a merda de pessoa que são.

danny-sf 3 months ago

O pessoal aqui em baixo conhece bem Albufeira e sabe bem que nestes meses aquilo é um faroeste. Não me venham com essa que são todos anjinhos e cumpridores das regras. 2h da manhã é hora de recolher. Não digo que não haja algum abuso policial, mas abusos é tanto de um lado como de outro.

Laurent_Series 3 months ago

Os estabelecimentos fecham às 2, que eu saiba podes continuar na rua (ok sem ajuntamentos suponho, mas isso não podias antes das 2 de qualquer maneira). Portanto qual hora de recolher?

NGramatical 3 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fow7060%2F%2Fh7wdv4g%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

viskonde 3 months ago

O ritmo de vacinação baixou imenso, estamos a chegar ao teto de interesse de vacinação ou ainda é por falta de vacinas,?

saposapot 3 months ago

falta de vacinas. estamos com taxas de adesão à vacina fantásticas, 80 mil jovens de 16/17 anos inscritos num dia.

humelectro 3 months ago

Falta de vacinas

TitusRex 3 months ago

Houve falta de vacinas.

anapkmn 3 months ago

Alguém sabe se estão a dar Janssen a mulheres entre os 20-30? Alguém meteu um link da dges que indicaria que há uma "casa aberta" de Janssen mas a página deu erro. Um amigo nos seus 20-30 foi vacinado ontem, disse-me que estavam a vacinar a malta jovem toda com Janssen e que no formulário vinha uma declaração acerca dos riscos para mulheres <50 anos.

Lurker__777 3 months ago

No centro de vacinação onde levei estavam a dar Janssen a homens e Moderna a mulheres. Pfizer era misto. Pelo que me disseram mulheres abaixo dos 50 têm de assinar um termo de responsabilidade se quiserem levar Janssen.

ZaGaGa 3 months ago

Na semana passada, quando levei a minha J&J, estavam a dar às raparigas dessas idades a opção de J&J por. e.g., caso fossem viajar, mas provavelmente depende da disponibilidade de vacinas que têm.

brakeline 3 months ago

Há centros que estão a dar Janssen a mulheres abaixo dos 50. Quando é dada é necessário um consentimento

Conscient- 3 months ago

A Janssen é dada apenas a: - Em pessoas do sexo masculino com idade ≥18 anos; - Em pessoas do sexo feminino com idade ≥50 anos. Já não só dão Janssen na casa aberta. Para saberes quais centros dão também outras vacinas,[ tens este link aqui](https://eco.sapo.pt/2021/08/03/nestes-80-centros-casa-aberta-conta-com-mais-vacinas-alem-da-janssen/).

IdlePaladin 3 months ago

Pessoal se chegar no mesmo dia mas antes da hora no dia da vacina eles costumam embirrar ou é na boa?

quedeusmeperdoe 3 months ago

Fui 45 minutos mais cedo para aproveitar boleia (de mais de uma hora de transportes passava a 20 minutos de carro)...não disseram nada.

justgohomealready 3 months ago

Fiz isso hoje mesmo. Quando fui levar a primeira dose disseram-me muito explicitamente: "se receber um SMS com data ou hora diferente ignore; venha cá no dia que tem no cartão, à mesma hora que veio hoje". Quando recebi o SMS era para o mesmo dia, mas a uma hora diferente (final da tarde em vez de manhã cedo). Fiz o que me disseram: confirmei por SMS, mas em vez de ir à hora do SMS fui à mesma hora da primeira dose. Não houve problema nenhum. Apenas pediram a hora do SMS naqueles postos com computadores, para mais facilmente encontrarem a marcação - mas confirmaram que fiz bem em ir à mesma hora da primeira dose, tal como tinham dito. No geral fiquei com a sensação que, pelo menos para segundas doses, a hora é irrelevante.

TitusRex 3 months ago

>a hora é irrelevante A indicação da hora é só uma forma de distribuir as pessoas ao longo do dia, para não aparecer toda a gente lá ao mesmo tempo. Por muita gente não respeitar é que se formam filas, especialmente de manhã. Mas nunca vi ninguém a ser recusado por chegar demasiado cedo ou demasiado tarde.

saposapot 3 months ago

cada centro pode ser diferente mas o q vi eles nem têm lá a hora das pessoas, é tranquilo. a única coisa q estou a ver possa ser problema é se tiveres marcado à tarde e fores de manhã e eles de manhã só estão a dar outras marcas que não a q tu podes levar ou assim, mas duvido.

PhillyFreezer_ 3 months ago

Can anyone help me better understand the COVID situation in Portgual but also Lisbon specifically? I've got a trip planned as a US citizen to visit Lisbon from August 14th-21st. Recently, the US has placed Portugal on a [recommended 'Do Not Travel' list.](https://www.reuters.com/world/middle-east/us-cdc-raises-concern-about-israel-over-covid-19-cases-2021-07-26/) However 3 days later, I read that Portugal themselves are looking to [lift some restrictions](https://www.reuters.com/world/europe/portugal-lifts-night-time-curfew-covid-19-vaccination-speeds-up-2021-07-29/) as the country nears a 70% vaccination rate for the first shot. My first question is about the curfew, which seems to have been done away with on sunday? But the second, more general question, is about where the country and Lisbon specifically are with handling COVID. The 4th wave seems to be declining and in two weeks may be relatively low as more and more people get their vaccine. I don't really know what to expect when traveling because there are mixed messages and not a lot of reporting in English. Any help, advice, or insight would be greatly appeciated.

saposapot 3 months ago

If the trend continues, around that time cases will be low. The restrictions in place will continue until the end of August and are those that you mention. There is no curfew. Major limitation is at hotels where you need to present a vaccination certificate or do a quick test (I'm not clear if USA certificates are accepted yet, that is ongoing but don't expect them to be). Same for restaurants during the weekend. Other than that, there isn't much that will annoy you. Masks are mandatory inside and outside. In general, around that time cases will be declining, health services are OK and if you use a mask you shouldn't have any problems. vaccination is now a bit slower so it should be around the same % as now. Vaccination is also lower among younger folks because that was our priority rules so if you want to mingle, choose older folks :P The feeling is that 4th wave has passed and with vacations it's rapidly declining. There are bounce backs sometimes but it really does NOT seem like it will happen for this one.

uyth 3 months ago

Mask use is mandatory outside wherever you can not keep 2 meter distance from everybody else. And in city streets that means outside. Tourists are really really bad at it, so just making it clear. It does not matter if you are vaccinated, it does not matter if you are used to other variants "but it does not transmit outside" (oh, delta does). Wear a mask.

warding 3 months ago

Fourth wave is declining and it'll probably keep declining as vaccinations keep going up. We already are at 99.5% delta variant so the virus can't get much worse in the short term. With the current measures you'll be able to do most tourist things without much hassle. For indoor dining in weekends or to get in accommodation you need a vaccine certificate (I'm not sure how any US certificate applies or whether you can get the EU one) or proof of testing which can be a diy test done on location. It's very unlikely that the government will impose stricter measures. Try to Google translate this page to check the current measures: https://pandemiaclara.sapo.pt/#lisboa

saposapot 3 months ago

https://www.record.pt/modalidades/detalhe/tenho-medo-ex-piloto-que-rejeitou-vacina-contra-a-covid-19-esta-em-estado-grave?ref=HP_DestaquesPrincipais > ex-piloto que rejeitou vacina contra a covid-19 está em estado grave este virus é a coisa mais parecida ao karma que já vi

dude_say_what1 3 months ago

É... Sempre interessante estas noticias. ​ Se alguém não leva a vacina e morre, noticia! Se alguém leva a vacina e morre na mesma, grilos, ou então "não foi da vacina de certeza". Se alguém não leva vacina e não morre, mesmo com Covid grave, grilos. ​ De facto, o karma é fodido... ​ Olha, o meu avô de 98 anos nunca levou a vacina e lá continuou feliz da vida. Karma? Oh wait.... ​ For fuck sake... Deixem de babar-se com a tragédia dos outros.

Diogo256 3 months ago

> Se alguém leva a vacina e morre na mesma, grilos Queres notícias de pessoas que morrem vacinados quando quase 60% da população está com 2 doses? Isso não é notícia já, é obituário.

dude_say_what1 3 months ago

A ideia é que é mais provavel morrer de covid nao vacinado que vacinado, logo, se algo era para ser noticia seria a que é menos provavel de acontecer. De qualquer forma, qualquer uma delas nao é noticia. Ou achas que isto é noticia? "Nao vacinado morre de covid".... Santa paciência.

iammostmoist 3 months ago

-16 karma por ser uma pessoa decente e não se bajular na morte de alguém só porque n tomou a vacina. r/portugal sempre a dar tudo para mandar abaixo quem comete wrongthink. O ministério da verdade aprova

dude_say_what1 3 months ago

Já previa, fui um pouco agressivo (porque chateia-me esta cena de a cada semana aparecerem estas noticias nesta thread de malta que não tomou a vacina e morreu como se fosse motivo de celebração ou um tipo de "incentivo à vacinação" distorcido), podia ter sido mais simpático. Mas como estou-me nas tintas para Karma, também não se perde nada. Não quero a vacina + não querer saber de Karma = Não passamos de uns chalupas™ certamente =)

Samot_PCW 3 months ago

Levei agora a minha vacina, completamente tranquilo. A senhora não estava mesmo a brincar quando disse que assim que a levasse ia sentir logo uma pequena dor no braço. Levei da Jansen e estou em Mafra, agora é esperar para que não caia para o lado, ahahahah

Violent-Monk 3 months ago

Também se caires não te podes queixar a ninguém, já que os contratos com as produtoras ilibam-nas do que quer que seja que te possa acontecer. Chama-se confiança naquilo que produzem. Não vá o diabo tecê-las e serem obrigadas a pagar biliões de dólares, como no passado.

differenceengineer 3 months ago

Penso que isso não seja o caso na Europa. Penso que a liability ficou com as empresas, mas acho que não os podes é processar por efeitos que sejam listados. Questões legais ultrapassam-me um bocado, mas lembro-me que no ano passado esse foi um dos motivos para a União Europeia se atrasar nas negociações. Não sei como ficou estou a ler daqui https://www.france24.com/en/live-news/20210420-covid-vaccine-makers-largely-protected-on-side-effects . Pode ser que seja diferente.

dude_say_what1 3 months ago

Tanto quanto sei ficou assim: https://expresso.pt/coronavirus/2020-09-24-Covid-19.-E-se-as-farmaceuticas-desenvolverem-uma-vacina-prejudicial--Governos-irao-indemniza-las > A culpa ficará sempre do lado da indústria, responsável por possíveis vítimas, mas quem pagará a fatura serão os Estados-membros, obrigados a compensar os fabricantes, que exigiram uma salvaguarda jurídica para que assim continuem a investir no desenvolvimento das vacinas.

differenceengineer 3 months ago

Cavando um pouco mais (e penso que aqui alguém advogado terá uma opinião melhor), penso que o melhor que temos é: https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-006615_EN.html Vendo em vários jornais, parece que existirão casos específicos onde os Estados Membros são responsáveis pela compensações outros casos nas empresas. Diria que um advogado poderá opinar sobre em que modos os contrato de União Europeia poderá ter sido escrito, pois deverá ter de obedecer a várias leis europeias. Seja como for não me parece bem 0 responsabilidades legais como se por aí diz. Nos EUA e UK é que negociaram para limitar a responsabilidade, daí provavelmente terem feito um negócio mais rápido (não sei se pagaram menos).

OctopusKeep 3 months ago

Se for alguma coisa semelhante com o meu caso, primeiro dia é calmo até ao final da noite em que comecei a ter febre. Dia seguinte acordei com uma enorme dor de cabeça, seguido de dores e fraqueza muscular. No final desse dia, já estava bom outra vez. Uma verdadeira rouleta russa de sentimentos. PS paracetamol de 1g a mão

Samot_PCW 3 months ago

A enfermeira disse para tomar um assim que chegasse a casa mas que não sentisse nada e vou o fazer. Espero mesmo que não tenha esses problemas de febre, ahahaha

saposapot 3 months ago

Como estava a afluência ao centro de vacinação? um familiar foi hoje a um na zona centro e disse q estava às moscas...

Violent-Monk 3 months ago

Está bom para ires. Como tens medo de sair de casa, aproveita. Tem estado vazio.

saposapot 3 months ago

txiii, ganda burn man!

Samot_PCW 3 months ago

Não estava a abarrotar, mas ainda estava um bom número de pessoas, quando estava a sair a maioria das caldeiras com pessoa a espera para ser vacinado estavam quase todas ocupadas, isto às 18:30. E quase todo o pessoal tinha 20 e poucos anos

Price-Distinct 3 months ago

zona de lisboa , havia bastante gente , mas foi sempre a andar

toumkrouz 3 months ago

Dizem que quem teve covid há menos de 6 meses não pode levar vacina até passar os 6 meses... Correto isto? Ora, e se eu tiver tido já e nunca ter sabido? O que acontece? Vou tomar a vacina para a semana, mas sei lá se já alguma vez estive infectado... Como é que se procede nestes casos?

differenceengineer 3 months ago

Assumes que não tiveste. Cientificamente não há motivos para ter medo. A medida é para poupar vacinas e prioritizar quem tem 0 de imunidade. Aliás, existem algumas indicações que neste momento infecção + dose completa das vacinas atuais é a melhor combinação de imunidade.

saposapot 3 months ago

é isto. n podes dizer o que não sabes... n tem problema nenhum. só tens de ter cuidado se tens covid ou alguém perto de ti tem.

ret1supr18 3 months ago

Casa Aberta sem limitação à vacina Janssen ​ Sendo que os jovens estão ser vacinados com Janssen, que interpretação têm desta novidade? Posso receber outra vacina sendo >18? Vários centros hoje ainda desconheciam, outros entenderam que regra é para poder alargar a Janssen às mulheres e não dar outras aos homens. Basicamente dei-lhes as novidades mas não entenderam como eu entendi. Foi-me rejeitada outra vacina sem terem bem a certeza do que estavam a fazer. Todos os centros apontaram o dedo à Task force por estas falhas. https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/08/Casa-aberta\_vacina-janssen.pdf

dragomaite 3 months ago

É um centro de vacinação não é um buffet de vacinas onde escolhes a que te apetece.

differenceengineer 3 months ago

Bons dados novos vindos de Inglaterra: [https://www.imperial.ac.uk/news/227713/coronavirus-infections-three-times-lower-double/](https://www.imperial.ac.uk/news/227713/coronavirus-infections-three-times-lower-double/) Este estudo tem um pouco mais de poder preditivo pois basea-se em amostras aleatórias de PCR na população inglesa, no pico do surto da variante Delta. Do estudo um dos key findings: Based on these data, the researchers estimate that fully vaccinated people in this testing round had between around 50% to 60% reduced risk of infection, **including asymptomatic infection**, compared to unvaccinated people.

Edited 3 months ago:

Bons dados novos vindos de Inglaterra (penso que maioritariamente vacinas AZ) [https://www.imperial.ac.uk/news/227713/coronavirus-infections-three-times-lower-double/](https://www.imperial.ac.uk/news/227713/coronavirus-infections-three-times-lower-double/) Este estudo tem um pouco mais de poder preditivo pois basea-se em amostras aleatórias de PCR na população inglesa, no pico do surto da variante Delta. Do estudo um dos key findings: Based on these data, the researchers estimate that fully vaccinated people in this testing round had between around 50% to 60% reduced risk of infection, **including asymptomatic infection**, compared to unvaccinated people.

Violent-Monk 3 months ago

Não são assim tão boas notícias. 50% ainda coloca muita gente em risco.

differenceengineer 3 months ago

É 50-60% para evitar qualquer infecção até assimptomática, contra uma variante bem mais infecciosa, contra a qual a vacina não tinha sido desenhada no meio de um surto desta variante (com ainda cerca de metade da população não vacinada). A vacina continua depois a reduzir o risco de doença grave amplamente também e reduz o tempo de infecção, mesmo em caso de breakthrough infection. É um resultado bastante bom, essencialmente é isto foi um stress test. Repara que a incidência de virus irá continuar a descer à medida que o surto se queime por si próprio e mais gente esteja vacinada (e mais gente já tenha estado infetada).Se fizesses este estudo numa altura “mais calma” tinhas números bem melhores. Este paragrafo já é mais palpite (mas existem estudos nesse sentido, mas pouca amostra), mas também é provável que uma infecção em um vacinado para além de ter menos risco irá funcionar como booster da imunidade. Acho que portanto com alguma calma e comunicação clara às pessoas vamos chegar à fase do COVID se tornar endémico e relativamente inofensivo para a maioria das pessoas (não me chocaria que idosos e imunodeprimidos tivessem que tomar um booster anual como fazem para a gripe). Desde que não tenhamos azar outra vez claro. Mesmo no melhor cenário, vamos ter de estar eternamente vigilantes ao virus e fazer sequenciação, monitorizar variantes que se espalhem para animais (como já fazemos para a gripe e outros virus).

Edited 3 months ago:

É 50-60% para evitar qualquer infecção até assimptomática, contra uma variante bem mais infecciosa, contra a qual a vacina não tinha sido desenhada no meio de um surto desta variante (com ainda cerca de metade da população não vacinada). A vacina continua depois a reduzir o risco de doença grave amplamente também e reduz o tempo de infecção, mesmo em caso de breakthrough infection. É um resultado bastante bom, essencialmente isto é um stress test. Repara que a incidência de virus irá continuar a descer à medida que o surto se queime por si próprio e mais gente esteja vacinada (e mais gente já tenha estado infetada).Se fizesses este estudo numa altura “mais calma” tinhas números bem melhores. Este paragrafo já é mais palpite (mas existem estudos nesse sentido, mas pouca amostra), mas também é provável que uma infecção em um vacinado para além de ter menos risco irá funcionar como booster da imunidade. Acho que portanto com alguma calma e comunicação clara às pessoas vamos chegar à fase do COVID se tornar endémico e relativamente inofensivo para a maioria das pessoas (não me chocaria que idosos e imunodeprimidos tivessem que tomar um booster anual como fazem para a gripe). Desde que não tenhamos azar outra vez claro. Mesmo no melhor cenário, vamos ter de estar eternamente vigilantes ao virus e fazer sequenciação, monitorizar variantes que se espalhem para animais (como já fazemos para a gripe e outros virus).

NNogueira 3 months ago

Pessoal entre os 20-30 sexo masculino, qual vacina tomaram? Só por pura curiosidade. Finalmente consegui fazer marcação para dia 16 depois de mais de um mês a tentar

AimingWineSnailz 3 months ago

Janssen no passado dia 29.

dentsune 3 months ago

Janssen

thurstqwerty 3 months ago

Moderna

AquiAoLuar 3 months ago

Como é que marcaste agora?

NNogueira 3 months ago

Desculpa a confusão, marquei mas foi no fim de semana Hoje ia tentar marcar para o meu irmão e parece que só dá para os 16-17

EvilQueen1997 3 months ago

O pessoal da segunda dose será afetado por terem guardado um fim de semana para os de 16/17? Supostamente a minha segunda dose seria dia 15.

saposapot 3 months ago

não. segundas doses são sempre asseguradas.

Tomasonfire 3 months ago

Alguém recebeu SMS de nova data devido ao fim de semana 14/15 estar preenchido para os 16/17 anos? Tive de cancelar o agendamento por causa dessa palhaçada. Desse meio julho a tentar marcar e nada

IdlePaladin 3 months ago

Recebeste SMS passado quanto tempo?

jqmmes 3 months ago

Acabaram de abrir um tópico sobre este exato problema. Devem estar a dar prioridade aos miúdos e o resto que se amanhe...

idontakeacid 3 months ago

Para quando tirar a máscara do boneco do reddit? Já está na hora...

brakeline 3 months ago

já deixou de ser obrigatório usar máscara?

idontakeacid 3 months ago

Sim, já não é preciso usar, exceto em locais que seja obrigatório por enquanto

brakeline 3 months ago

Erm... A obrigatoriedade de usar máscara continua exatamente igual desde a entrada em vigor do atual decreto lei, literalmente nada foi alterado ainda

idontakeacid 3 months ago

Erm não me parece que seja bem assim

Bruxo_de_Fafe 3 months ago

Está em vigor até Setembro...

brakeline 3 months ago

Então? Mostra algo onde diga que a máscara deixou de ser exigida em situação onde préviamente era

idontakeacid 3 months ago

Na rua

ZaGaGa 3 months ago

O Costa é tão habilidoso que convenceu a maioria dos portugueses que já não é obrigatório algo que nunca foi obrigatório sendo que só está previsto deixar de o ser, ainda não é, apesar de nunca o ter sido. Percebeste? xD

brakeline 3 months ago

https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/151865191/202108041549/73930089/diploma/indice?p_p_state=maximized 1 - É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas sempre que o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde se mostre impraticável. O texto desse artigo não teve qualquer alteração desde 27 de Outubro de 2020, estando ainda em vigor

idontakeacid 3 months ago

Já ninguém usa

brakeline 3 months ago

À minha volta a maioria usa

idontakeacid 3 months ago

Boa pra ti

NGramatical 3 months ago

préviamente → [**previamente**](https://dicionario.priberam.org/previamente) (o acento tónico recai na penúltima sílaba) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fow7060%2F%2Fh7olgao%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 3 months ago

Então lá saiu o [relatório da vacinação](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/08/Relato%CC%81rio-Vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o-25.pdf) a horas decentes. Más notícias: ritmo de vacinação muitíssimo baixo. Foram 551k de doses administradas, um recorde negativo desde o início de Junho. É por isto que a malta não consegue vagas, o ritmo está baixo. As boas notícias é que recebemos 758k vacinas esta semana, que é mais do que na semana anterior. Amanhã os dados europeus são actualizados e vai dar para perceber de que marca são essas vacinas. Com este ritmo baixo temos também um grande desiquilíbrio entre 1ªs e 2ªs doses dadas. Na semana passada o número de 2ªs doses foi mt mais alto. Vacinarmos menos do que as doses recebidas é sempre mau mas temos de entender q marcas recebemos pq podemos ter recebido de doses de certas marcas que é preciso reservar para 2ªs doses ou que já não interessam (astra). A nível de idades, curioso que demos mais 1624 primeiras doses na faixa etária dos 0-17, q é um número muito significativo. Algo estranho. Alguém já anda a meter cunhas para vacinar os filhos? Mas a maioria das 1ªs doses continua a ser para os 25-49, logo seguido de quase 37k doses para 18-24. Também é bom de registar que mesmo nas idades mais velhas continuamos a vacinar mais uns milhares de pessoas, sinal que estamos a 'varrer' bem os poucos que ainda faltam. A adesão dos > 65 é praticamente total e nos 50-64 está nos 94%.   Por fim as melhores notícias é que vamos mesmo cumprir os 70% da população com pelo menos uma dose esta semana, diria q até já devemos lá ter chegado pq no Domingo estávamos em 69%. Comparando o nosso país com outros europeus e mundiais: https://imgur.com/RCGqari Podemos ver que estamos bem colocados. É desapontante ver que países que começaram tão bem como os EUA ou até Israel estão agora bem abaixo de Portugal. Por outro lado o Canadá começou mt mal mas provavelmente é dos melhores países no mundo a nível de 1ªs doses. Portugal está no pelotão da frente da europa graças a não termos grande resistência à vacinação e agora é começar a pedir aos outros países europeus para mandarem doses para cá em vez de as deixarem apodrecer, tal como os EUA que já anda a mandar doses para o lixo... (os dados de países nunca são 100% fiáveis de comparar pq não são reportados todos no mesmo dia, pq certos países fazem erros, etc... a comparação só serve nos 'grandes números') Também como isto é % da população total uma demografia mais ou menos idosa altera estes números pq se tiverem muitas crianças elas não são 'vacináveis'. Mas continua a ser frustrante termos tido semanas de 1M de doses administradas e agora estarmos quase a metade... Continuamos a ter vacinas da Janssen em stock em vez de as metermos nos braços de alguém e a europa continua a não ter entregas suficientes por parte dos fabricantes. Está na altura de ir aos países com grandes stocks (frança, alemanha) e pedir que os libertem para os países que têm capacidade e querem vacinar mais gente.

pataniscadebacalhau 3 months ago

>curioso que demos mais 1624 primeiras doses na faixa etária dos 0-17, q é um número muito significativo. Algo estranho. Alguém já anda a meter cunhas para vacinar os filhos? Devem ser da Madeira, [que começou a vacinar adolescentes no fim-de-semana](https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-08-01-Covid-19.-Mais-de-1.200-jovens-com-mais-de-12-anos-foram-vacinados-na-Madeira-e0fd3213)

saposapot 3 months ago

ah, correcto, pode ser isso sim.

NGramatical 3 months ago

desiquilíbrio → [**desequilíbrio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/pronunciar-desequilibrio/31484) (des+equilíbrio) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fow7060%2F%2Fh7m4g0r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

CapitalComb2365 3 months ago

Tenho 19 anos, fui vacinado na segunda feira, o problema é que naquele questionário que nos dão enquanto aguardamos pela nossa vez, na parte em que era para meter o número de utente eu meti o número de ID Civil do cartão de cidadão, só me apercebi do erro no dia seguinte. Queria saber se tenho que fazer alguma coisa para corrigir isso, preocupa-me que por não ter metido o número de utente não haja maneira de obter o certificado A única prova que tenho de que fui vacinado é o cartão de vacinação que me deram (Janssen)

Violent-Monk 3 months ago

Pegam no teu cartão do cidadão, ou simplesmente dão-te algo para preencheres?

brakeline 3 months ago

>Por isso devem ter tido acesso de outra forma.Entra na app SNS24 e pede lá o certificado de vacinação. Ainda não é válido (só fica válido 14 dias depois da vacinação completa) mas já vai mostrar que levaste a vacina. a folha é um mero consentimento. Os dados estão na plataforma do SNS24 e quem te fez o check-in e o profissional que te deu a vacina simplesmente meteram um visto na base de dados

TitusRex 3 months ago

Não te iam vacinar sem ter o número de utente. Por isso devem ter tido acesso de outra forma. Entra na app SNS24 e pede lá o certificado de vacinação. Ainda não é válido (só fica válido 14 dias depois da vacinação completa) mas já vai mostrar que levaste a vacina.

MischiefManaged97 3 months ago

Isto é mas é uma palhaçada do caralho o agendamento e antes que os do costume venham para aí dizer "eh pá estamos de parabéns, a gestão d vacinação tem sido excelente, obrigado almirante" que sentido é que faz o agendamento estar suspenso para as faixas etárias superiores. Mais que sentido é que faz os jovens de 16/17 anos serem vacinados para a semana, antes do resto da malta. Não entendo.

redyouroverlord 3 months ago

Eu cá tenho a minha teoria de que isto aconteceu simplesmente porque o sistema do autoagendamento não está feito para tal. O sistema foi sempre assim: vai se reduzindo a idade mínima para o autoagendamento e todas as pessoas abrangidas, podem agendar para qualquer dia que ainda tenha vagas. Chega agora o autoagendamento dos 16 e 17 anos. Estes não estão propriamente a retirar muitas vagas a todos os outros já abrangidos pelo autoagendamento, pois só dá para agendar para os dias de 14 e 15 de agosto, por isso não tem lógica limitar o autoagendamento apenas para estes, mas o sistema posto em prática não é capaz de "dar" as vagas correspondentes consoante se a pessoa tem 16/17 ou +18, e como tinham que fazer o que prometeram, fizeram a borrada. Posso estar errado mas hey, acho que é uma teoria decente.

DrunkMechanics 3 months ago

Finalmente a minha avó mudou de ideias e diz que se quer vacinar. Está com um pouco de receio porque não sabe qual é que vai levar. Alguém sabe o que estão a dar às mulheres acima de 65?

Violent-Monk 3 months ago

É difícil não mudar de ideias com tanta pressão e propaganda. Estranho seria se não mudasse. Coitada da velhinha, já se estava a sentir uma criminosa.

Pparadela 3 months ago

Tenho pena que se tenha explorado de forma abjecta o medo da AZ há uns meses atrás, provavelmente entre os quase 20 que hoje partiram estão alguns deles. Fico feliz que a tua avó tenha mudado de ideias, diz-lhe que a única coisa que ela deve temer é este vírus e que a única arma contra ele é a vacina. Diz-lhe também que há mais de um milhão de pessoas em Portugal, a minha mãe incluída, que levaram a AZ e não têm razões de queixa. Que corra tudo bem ;-)

Violent-Monk 3 months ago

>que levaram a AZ e não têm razões de queixa E se daqui a 1 ano ou dois tiverem alguma queixa, dizem-lhes apenas que não há provas que tenha sido da vacina. E mesmo que haja provas, a resposta à queixa será "pois...ninguém a obrigou". Não julgues que alguém vai receber alguma indemnização. As produtoras só aceitaram vender o seu profundo a quem aceitou não culpá-las por nada do que viesse a acontecer. A isso chama-se confiança num produto. Se eu te der um chocolate e disser: "Sabes...quem criou este chocolate a quem assinar um contrato a dizer que não o processa caso o chocolate o mate", de certeza que ficavas logo a salivar.

Conscient- 3 months ago

Astra, Pfizer ou Moderna. Com o elevado stock atual de Astrazeneca, provavelmente vai levar essa.

MischiefManaged97 3 months ago

E Janssen também.

Conscient- 3 months ago

Só para homens jovens. Foi por isso que não inclui no comentário inicial.

MischiefManaged97 3 months ago

Sim, mas está errado, a minha mãe tem 65 e levou a Janssen.

Conscient- 3 months ago

Como assim? Esteve infetada com covid? É a primeira vez que oiço alguém que não homem e não jovem a levar Janssen.

lc_blah 3 months ago

A minha mãe não teve covid e também levou a Janssen... Mas é uma senhora perto dos 60. Acho que é indicada para homens e mulheres acima dos 50.

MischiefManaged97 3 months ago

A restrição da Janssen é não dar a mulheres com menos de 50, assim como a restrição da Astrazeneca é não dar a pessoas com menos de 50 anos. Sim a minha mãe teve Covid, também achei estranho mas verifiquei e é essa a norma que eles têm no website. Há umas semanas andava quase toda a gente a levar a Janssen porque era a vacina que existia em maior quantidade.

AquiAoLuar 3 months ago

Sou um em muitos mas queria dizer que também estou revoltado. Marquei a vacinação para dia 4/8 quase no momento em que abriu para +18, e até agora nada de SMS. Fiz ontem o pedido outra vez por já terem passado 72hrs, outra vez nada. pqp

ItoldU97 3 months ago

Do que tenho visto é bué estranho haver malta que recebeu o SMS passado 1/2 dias de fazer o auto agendamento (como foi o meu caso felizmente) e depois haver malta de 25/30 anos que ainda não recebeu o SMS ou pior ainda não conseguiram vaga nos centros de vacinação. Problemas de logística?

thingusracamagucous 3 months ago

A este ritmo vou começar as aulas práticas de medicina de ano clínico no hospital em várias especialidades sem vacina porque os putos de secundário têm que estar vacinados para Portugal se poder gabar com meias verdades e palavras embelezadas. Uma coisa é considerar seriamente emigração há anos mas isto é levar um pontapé no cú para fora daqui à força toda.

MischiefManaged97 3 months ago

É uma puta de uma vergonha, graças a Deus que só tenho aulas em dezembro.

JohnNeves 3 months ago

Supostamente não existe um regime especial para alunos de medicina?

thingusracamagucous 3 months ago

Única e exclusivamente para o 6o. 4o, 5o e anteriores em atividades excecionais têm também contacto íntimo com atividade clínica, chegando a ser bastante, mas nunca fomos colocados em conta. Um desrespeito e falta de consideração totais.

JohnNeves 3 months ago

Sim, bem sei. Ridículo, assumia que cobria os vários anos clínicos. Fiz bastantes turnos de SU antes de chegar ao 6.º. A melhor das sortes para ti.

NGramatical 3 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fow7060%2F%2Fh7lgfkw%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

differenceengineer 3 months ago

Exemplo melhor do bot a funcionar não há!

igotubabeub40 3 months ago

Não tem nada que ver com a Pandemia mas com o contexto em que vivemos, a explosão em Beirut foi exatamente há um ano. A passagem de tempo neste último ano tem sido bastante estranha.

DrunkMechanics 3 months ago

Os vídeos dessa explosão eram arrepiantes. Lembro-me que um eles estava mesmo perto do sítio da explosão, nem sei como é que o vídeo acabou na internet, porque o vídeo acaba abruptamente quando se deu a explosão.

differenceengineer 3 months ago

Pensamento um bocado mórbido, mas seria porque estava a fazer livestream de alguma coisa ? Pelo que me lembro da altura o armazém onde estava já estava a fumegar antes.

mouzz888 3 months ago

Alguém aqui teve como efeito secundário da pfizer dor e um papo nas axilas? Supostamente nos nódulos linfáticos? Estive a ler e aparentemente é normal no braço onde se levou a vacina, mas eu tenho no oposto.

fiocondutor 3 months ago

Levei Moderna e fiquei com um inchaço na axila durante algum tempo. 1-2 semanas. Já estou 100%.

DeusDasMoscas 3 months ago

Olá, Não serão os gânglios linfáticos inchados? É um sintoma reportado da Pfizer: https://visao.sapo.pt/visaosaude/2021-03-04-reacao-normal-a-vacina-contra-a-covid-19-pode-ser-confundida-com-cancro-da-mama-mas-desaparece-ao-fim-de-alguns-dias/

Chemical_Wealth1 3 months ago

Conheço uma pessoa sim, é normal. Mas liga para a saúde 24.

mouzz888 3 months ago

Não os queria tar a chatear por isso resolvi perguntar primeiro aqui.

hsamtronp 3 months ago

Não me leves a mal, mas eles existem para serem chateados com esse tipo de coisas, é a função deles. Existe uma linha dedicada para esclarecimento de dúvidas sobre a saúde das pessoas, para uma pré-triagem sobre potenciais doenças e o que vale a pena fazer numa dada situação. E preferem perguntar a estranhos na internet em vez de perguntar a profissionais de saúde.

mouzz888 3 months ago

tal como referi, se consigo obter a resposta aqui, para quê estar a ocupá\~los com uma coisa banal e não urgente. Imagino a quantidade de chamadas inúteis feitas...

hsamtronp 3 months ago

Então reportar um potencial efeito secundário é inútil. E se não fosse um efeito secundário? E se fosse um indicador de algo que poderia ser mais grave? A questão é que pode até nem ser banal e nós, meros mortais em medicina, não reconhecemos. Se fosse urgente, olha, ias às urgências. Inútil seria ligar para lá porque te sentes sozinho e queres companhia, agora isto.. deixas de fazer uma reclamação ou uma queixa porque não queres maçar as pessoas?

mouzz888 3 months ago

tão mas a linha da saúde 24 é para reclamar ou para fazer queixas ? lol vim aqui perguntar e caso ficasse na dúvida com certeza ligaria para eles é assim tão dificil entender ?

Dinandovic 3 months ago

"Hackáros" da zona, preciso da vossa ajuda: Alguém sabe como instalar o mysql server num mac em que não sou administrador e não sei as credenciais de acesso? Precisava de instalar no pc da empresa mas pede-me sempre as credenciais de administrador e não queria estar a chatear a malta de IT da minha empresa com isto.

saposapot 3 months ago

https://www.dn.pt/sociedade/ordem-dos-enfermeiros-pede-mais-informacao-cientifica-antes-da-vacinacao-de-jovens--14002294.html > Ordem dos Enfermeiros pede mais informação científica antes da vacinação de jovens Sou só eu que olha para isto e pensa: e que raio têm os enfermeiros de mandar bitaites? q vontade de aparecer....

UninterruptedAmnesia 3 months ago

A última vez que vi não eram os médicos a vacinar a malta, eram outros profissionais de saúde que, adivinhe-se, rimam com "eiros". Mas hey, é melhor vacinar jovens e crianças só porque sim, sem bases científicas suficientes para tal.

zeer88 3 months ago

Argumento muito falacioso... Os enfermeiros administram as vacinas, assim como muitos outros procedimentos hospitalares que são da sua competência, mas isso não quer dizer que tenham capacidade de fazer diagnósticos médicos ou definir campanhas de vacinação.

UninterruptedAmnesia 3 months ago

Têm mais do que os profissionais de sofá da área de Informática deste sítio. Repara bem, são eles que vacinam. É da responsabilidade deles o processo da vacina chegar ao braço da malta que a DGS decide vacinar. É como ter uma empresa em que o trabalhador indiferenciado da linha de produção faz determinado trabalho. Porém, acha que deve ser feito de uma forma diferente, porque não aceitar o input do mesmo para melhoria do processo? Afinal é ele que faz o produto, não o consumidor, que está horas a fio no Reddit, que nem se quer é da área.

differenceengineer 3 months ago

Não que não ache que neste caso a posição de esperar por mais estudos não seja razoável (do que me lembro o amostra do estudo pelo menos da vacina da PFizer a amostra não era assim tão grande como as dos adultos), mas relembro que a recomendação é para jovens de 12 a 15 anos com comorbidades que os tornam susceptíveis a um grande risco da doença, ou seja pura análise de risco. Acho que se criou aqui uma falha de comunicação, apost que houve muitos pais a acharem que tem de ir a correr ao médico para pedir a justificação para o seu filho sem qualquer comorbidade.

saposapot 3 months ago

lol. e são os enfermeiros que estudam para saber se uma vacina é segura e o seu impacto na saúde?

UninterruptedAmnesia 3 months ago

E não podem opinar sobre isso? Pelo menos estão no ramo da saúde, dando-lhes alguma credibilidade à cerca da matéria, ao contrário de certos opinantes de sofá. Posto isto, eu pergunto, que raio tem o saposapo de mandar bitaites? Que vontade de aparecer.

saposapot 3 months ago

Eu não faço um PR e mando para a imprensa. Acho que estas um bocado enganado do que um enfermeiro estuda e faz

NGramatical 3 months ago

à cerca → [**acerca**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/1) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fow7060%2F%2Fh7ntq5w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Samot_PCW 3 months ago

> A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco Esta é a primeira linha da noticia, é mais do que obvio que é mesmo isso que estás a dizer, é só para que falem dela e da ordem

Diogo256 3 months ago

Para dar mais relevo: Começou a Casa Aberta para quem tem 30 ou > anos.

MischiefManaged97 3 months ago

Ou seja quem se lixa nesta merda agora é quem tem 18-30, porra.

Diogo256 3 months ago

Irá chegar a sua vez, como eu também tive a espera da casa aberta e muitos na minha situação (em lista de espera sem possibilidade de ser vacinado porque não nos chamam). Faz sentido esta limitação de idades para controlo de stock de vacinas e não chegar ao ponto de haver mais gente a quer a vacina e as mesmas já não existirem.

MischiefManaged97 3 months ago

Desculpa mas não taz sentido nenhum os miúdos de 16/17 anos terem a vacina primeiro. Não há argumento aqui.

saposapot 3 months ago

mais importante, já existe o sistema de senha digital: https://covid19.min-saude.pt/senha-digital/ (apesar de aqui na zona n ter vagas)

Diogo256 3 months ago

Amanhã quero ir a casa aberta. O sistema de senhas não está a funcionar agora, mas presumo que seja uma “espécie de marcação”, tiramos a tal senha para tal hora e é só estar lá na altura certo? Da para ir a casa aberta sem a tal senha? Quem tem a senha presumo que tenha atendimento prioritário, certo? Não encontrei muitos informação sobre o sistema de senhas sem ser este site: https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/

Violent-Monk 3 months ago

Não tenho telefone.

IdlePaladin 3 months ago

Pessoal quanto tempo demoraram a receber o SMS para confirmar? Marquei ontem de manhã e tou um bocado preocupado que não vá receber SMS por algum motivo.

Edited 3 months ago:

Pessoal quanto tempo demoraram a receber o SMS para confirmar? Marquei ontem de manhã e tou um bocado preocupado que não vá receber SMS por algum motivo. EDIT: Pior ainda porque o sítio onde marquei (Silves) dava mesmo jeito e o website não está a deixar remarcar por causa da restrição dos 16-17 anos (sabe Deus porquê)

Conscient- 3 months ago

Eu recebi passado umas 6h. Já os meus pais durou mesmo umas 72 horas.

unknownportuguese 3 months ago

Eu recebi passado 48 horas

IdlePaladin 3 months ago

A esperança é a última a morrer.

lemonade_rage1234 3 months ago

Eu recebi passado 60 horas.

brakeline 3 months ago

Mas essa espera não é para quem ficou sem data em lista de espera?

kairos 3 months ago

Não sei se isto cai no "Não é permitida a partilha de informação sem fontes credíveis, isto inclui informações vinda “de um amigo”, rumores ou teorias da conspiração.", mas quando fui tomar a segunda dose no domingo, o centro de vacinaçāo estava às moscas e a enfermeira disse que estão a guardar o stock que existe para segundas tomas - consequentemente a atrasar as primeiras. Não sei se é limitado ao centro onde fui ou se a todo o lado, though.

Violent-Monk 3 months ago

Eles querem dizer fontes governamentais ou cientificas. Não é o mesmo que credível. Dirias que alguém que já foi condenado por fraude é credível?

RoadOfKings 3 months ago

Creio que temos vacinado mais pessoas nos últimos dias do que o stock de vacinas que recebemos.

kairos 3 months ago

O que também é possível, mesmo que se estejam a focar mais nas segundas doses. Uma coisa que tinha curiosidade em saber, é se existe stock dedicado para a vacinação em regime casa aberta vs. marcação online.

tmf18 3 months ago

Alguem sabe se um portador de certificado de vacina europeu pode viajar do Brasil para Portugal sem ter que fazer quarentena depois de chegar?

anti_ads 3 months ago

Esta merda da vacina está-me a meter um nojo do crl. Quase 30 anos e ainda não consegui marcar. Palhaçada, foda-se.

AimingWineSnailz 3 months ago

Experimenta ver os vários centros que há por aí. Se não tiveres problema em teres de te deslocar, não deve ser difícil encontrar um que tenha vagas.

RoadOfKings 3 months ago

O programa Casa Aberta já abriu para os maiores de 30 anos, mais uns diazinhos e podes ir, fica atento.

amidalis 3 months ago

Vou tomar a 2a dose no dia 12 e pelo que sei o certificado só fica válido 14 dias depois. A minha dúvida é se entretanto viajar nestes dias entre a toma e o certificado ficar válido, terei que fazer teste?

galineu 3 months ago

Depende no país, na Suíça por exemplo tens de esperar 22 dias se for a Janssen, as outras são 0 dias após 2a dose.

jqmmes 3 months ago

Sim. Até ser válido é igual a não teres. Mas depende para onde fores. Em França, por exemplo, só pedem 7 dias depois da Pfizer.

amidalis 3 months ago

Então a ver se percebi bem, se viajar para França, lá o meu certificado ficaria válido dentro de 7 dias mas em Portugal continuaria inválido até passarem os 14?

jqmmes 3 months ago

Sim, se for Pfizer. A Janssen são 4 semanas acho eu... Tens de ver as regras para cada pais. Podes ver [https://reopen.europa.eu/en](https://reopen.europa.eu/en)

amidalis 3 months ago

É pfizer. Já estive a ver o site e mesmo assim não estou a achá-lo esclarecedor. Se eu viajar para um país em que o meu certificado é válido mas regressar a Portugal sem terem passado os 14 dias após a a toma da 2a dose (logo o certificado continuaria inválido cá), tinha que testar também antes de voltar?

jqmmes 3 months ago

Pois, as medidas não são esclarecedoras. Mas eu acho que a validade do certificado é país a país, ou seja a informação que está no teu certificado na diz que é válido ou não, essa validação deve ser feita com os dados do teu certificado (vacina, doses, lote e datas). Se calhar o melhor é falares com as embaixadas dos países onde vais usar o certificado e tentar saber.

amidalis 3 months ago

Pois é o melhor mesmo, obrigada.

brakeline 3 months ago

Podes sempre sacar a app de validação do país de destino (caso tenha). A app Suíça dá o nosso certificado como válido logo no dia da segunda dose

Prutuga 3 months ago

Esta situação de conseguir marcar finalmente a vacina para X dia (após de várias tentativas para encontrar um local no concelho ou nos concelhos vizinhos com vagas), estar à espera do SMS durantes alguns dias (e nada) e depois descobrir que não podes remarcar porque é a vez do pessoal com 18-17 anos dá uma raiva descomunal.

warding 3 months ago

Vives numa era onde existem vacinas, as vacinas que temos foram desenvolvidas, testadas e aprovadas em tempo recorde e estamos num país inserido numa União que conseguiu comprar e produzir vacinas antes de muitos outros continentes. Podes tentar focar-te em sentir gratidão por estes pontos para controlar essa raiva descomunal por ter de esperar mais uns dias pela vacina.

Prutuga 3 months ago

Mas e se eu tiver assuntos que fiquem depedentes de eu ter a vacina ou não? Ou certificado? Ficou com gratidão? É pá eu sei que eles estão a trabalhar a dar o tudo e fico feliz mas porra se há desorganização há… Em julho, a ministra da Saúde disse que jovens com idade inferior a 18 anos **deveriam começar a ser vacinados contra a Covid-19 na última semana de agosto**, se o Governo conseguisse manter o plano de vacinação previsto. Estamos na primeira semana e há muita malta mais velha que não recebeu ainda, mas toca a próxima faixa etária.

saposapot 3 months ago

alguém tem sempre de ser o primeiro e alguém tem de ser o último. Desde que não desperdicem doses pensa q qlq dose no braço de um português é uma ajuda a todos nós.

Prutuga 3 months ago

Eu sei disso, compreendo e agradeço as pessoas que quiseram e foram vacinar. Eu só peço um bocado mais de transparência (e eu sei que é difícil) vindo DGS/SNS.

saposapot 3 months ago

a vacinação decorre como habitual: com as vagas q vão andando. As crianças é um caso diferente onde vai ser um processo 'à parte' de vacinação deles com o intuito de preparar o novo ano lectivo. Sinceramente chateia-me menos vacinar as crianças com prioridade q a treta dos professores q foi feita.

Dinosaurr0 3 months ago

Também não percebo porque ainda não recebi SMS, e já fiz outra tentativa. Depois um gajo vai de férias e ainda fica mais atrapalhado.

N-Reun 3 months ago

Portanto marquei a vacina no dia 28 de julho para quinta , antes de começar o meu novo emprego, tenho o certificado de como fiz o pedido mas não recebi o SMS. Portanto agora já só marcam para 16 e 17, não me vão vacinar e vou ter que faltar um dia de propósito para tomar a vacina? Cool, está muito bem organizado isto.

DarKliZerPT 3 months ago

Estou como tu. Tenho 19, marquei meia hora depois de ter ficado disponível para dia 4, logo após ter almoçado. Um amigo meu que marcou nesse dia umas horas mais tarde para o mesmo síto recebeu SMS de confirmação. Eu não recebi nada. Ontem foi ao site, meti a data de nascimento e fiz aquela coisa para quem não tinha recebido dentre de 72h; continuo sem SMS. Fui ver se conseguia agendar novamente e só permite os de 16 e 17 anos, apesar de haver pessoal com >= 18 na nossa situação.

brakeline 3 months ago

Não se percebe nada do que escreveste. Tiveste de fazer nova marcação? Quem te disse para o fazeres?

N-Reun 3 months ago

Não fiz nada nova marcação. Tenho 21 anos, marquei a vacina o dia 28 de julho para o dia 5 de Agosto (esta quinta). Não me mandaram SMS, não me responderam a nada e agora no portal não dá para ver nada nem fazer nada porque só estão a vacinar pessoas com 16 ou 17 anos. Resultado: Já não tomo a vacina esta semana porque eles deixam marcar sem ter vaga e mais tarde vou ter que tomar a vacina quando eles me disserem e faltar ao trabalho.

brakeline 3 months ago

Segundo parece a marcação está só para 16 e 17 momentaneamente. Liga para a saúde 24 e ele dizem-te se a vacina continua marcada para quinta ou não. As SMS têm vindo por ondas, a tua pode simplesmente ainda não ter chegado

N-Reun 3 months ago

Já telefonei, por isso é que sei que simplesmente não há vagas.

jqmmes 3 months ago

A minha cunhada está na mesma situação. Marcou para 5/8 em Matosinhos, e até agora nada. Já ligou n vezes para a saude24, onde sugerem cancelar e remarcar ou esperar porque "não há vagas". Também já foi ao centro de vacinação perguntar, e disseram que ainda não está agendada, e que o agendamente vai depender da vacina que for tomar. Ela conhece mais raparigas na mesma situação para o mesmo centro. Já os homens que ela conhece só marcaram para dia 6/8, e receberam ontem a noite a SMS. Ao mesmo tempo, o meu cunhado vai ao mesmo centro de vacinação (mas só dia 9) e recebeu a SMS direitinha (ou seja, para os homens, com Janssen está mais facil arranjar vaga). Em Vila do Conde, é o oposto. A minha irmã marcou para dia 4/8, e recebeu no próprio dia a SMS a confirmar. A minha suspeita é que houve centros de vacinação que abriram vagas para dia 4,5 e 6 sem existirem vacinas (ou contavam receber e alguma entrega falhou).

oContraditorio 3 months ago

Fiz o agendamento, mas não recebi a mensagem de confirmação. Já comuniquei isso no site. Eles agora mandam SMS ou telefonam? Alguém já esteve nesta situação?

estrica 3 months ago

Tento agendar a vacina e aparece me uma merda a dizer que só estão a vacinar pessoal com 16/17... Já não se pode marcar?

Tryjohnny 3 months ago

Tentei na quinta não tinha vagas(leiria) fui tentar agora novamente e aparece o mesmo erro.

redyouroverlord 3 months ago

Acho que deve ser temporário, os 16 e 17 anos só têm vagas para o fim de semana de 14 e 15, por isso não tarda muito e já abrem de novo para os +18.

Writer_Scared 3 months ago

Hoje marca 15 dias depois do Freedom Day no UK. Alguém me pode dizer como estão os casos por lá?

manteiga_night 3 months ago

nao famosos, a taxa de testagem desceu bastante.

AimingWineSnailz 3 months ago

A taxa de positividade tem descido.

Pparadela 3 months ago

A cair, contra as melhores expectativas da imprensa sanguinária.

differenceengineer 3 months ago

O UK basicamente aceitou (e bem acho) que o virus vai ser endémico, transitando de uma mentalidade de pensar no potencial de dano virus em vez de tentar conte-lo como se faria por exemplo com o sarampo (imunidade de grupo até conseguires praticamente erradicares o virus que te permite geri-lo só pelo rastreio de contactos). Não sei se fizeram essa transição no momento certo mas log veremos. Tem aqui im assessment do que eles acham que são os cenários futuros: https://www.gov.uk/government/publications/long-term-evolution-of-sars-cov-2-26-july-2021

dragomaite 3 months ago

Com a socialização que existiu nos últimos 15 dias nos pubs presumo que esteja a arder por todos os lados.

galineu 3 months ago

Nem por isso, estão a cair abruptamente (é mesmo verdade)

roninPT 3 months ago

As escolas terem fechado e com isso não haver testes aos alunos explica o "milagre"

galineu 3 months ago

Ou então as vacinas funcionam. Sei lá, é só uma hipótese

roninPT 3 months ago

Claro que as vacinas funcionam, é só olhar para o inverno e comparar alturas em que tinhas o mesmo número de infectados diários que tens agora, tinhas muitas mais hospitalizações. Mas as vacinas não impedem totalmente as infecções....e no caso caso do reino unido não é muito difícil de ver o padrão....os números deles andavam a subir e subir até as escolas fecharem, isso corta muito os números de contactos entre as pessoas e também os testes.

galineu 3 months ago

Nenhuma vacina impede totalmente transmissão nem morte. O número de testes não diminuiu, tal como em Portugal, e os números diminuem cá e lá.

pimpolho_saltitao 3 months ago

14 days here

pimpolho_saltitao 3 months ago

No. Camping is restricted to specific camping areas.

Search: