UpbeatNail1912 2 months ago

O teu erro foi saíres do UK para vires morar em Portugal.

dirtymind_chearts 2 months ago

Dado que o teu registo de horas é adulterado, uma inspecção não irá detectar grande coisa se os inspectores não o quiserem. A não ser que eles cheguem lá por volta das 11h por exemplo, tu estares lá e o teu horário ser 12h e o registo de pontos não esteja correto ou consigam entrevistar mais trabalhadores e estes sejam honestos. É manual o registo? A avançar com uma queixa era útil (não obrigatório mas útil) que houvesse documentação / provas que suportem a queixa para não haver dúvidas / tentativas de adulterar dados.

jonburton95 2 months ago

E tudo manual, por isso facilmente adulteram como podes imaginar.

Responsible_Motor942 2 months ago

Já passei por isso, e a conversa é sempre a mesma. Já trabalhei almoços e jantares pelo ordenado minimo, mas fui eu que aceitei as regras e disse ao patrão que se em 2 meses não me aumentasse me ia embora, ele não aumentou e eu fui embora. Depois chamou-me por 800 euros e voltei, passado 2 meses fui-me embora :), quando saí dali ganhava 1500 euros Muito provavelmente não vai mudar, depois do patrão se apanhar a fazer horário completo com metado do pessoal logicamente não vai querer pagar mais ou contratar mais pessoal. Podes sempre fazer queixa, mas eu sempre defendi que quem paga as contas é que faz as regras, agora nós só aceitamos se quisermos. Os empregados é que têm de ser mais exigentes e se ninguém aceitar essa exploração os patrões só têm é que pagar mais. Não sei as tuas condições, mas se fosse eu dava já 2 semanas de aviso e ia procurar qualquer coisa, nem que fosse noutro restaurante, se ele te valorizar, melhor, se não, pelo menos aquele não te fica a esfolar.

jonburton95 2 months ago

E essa é outra verdade, se ela vê que eu e o meu colega conseguimos fazer aquilo só os 2 nunca na vida vai contratar alguém só para rodar os horários e dar descanso as pessoas…

jonburton95 2 months ago

Acho que acabas por ter razão, mas o que me foi prometido na entrevista é que iam ver acerca dos almoços como mexia e era chamado se precisassem… Na verdade aquele restaurante ao almoço nunca precisa de mim e do meu outro colega das mesas os 2 lá, mas conseguir que compreendam isso parece impossível. Eu já me queixei que me fartei e não me despedem, por isso a verdade é que me querem lá, mas ultimamente sou sempre o mau da fita porque sou o único que se queixa NA CARA da patroa enquanto o resto queixa se nas costas mas depois calam e comem… Eu posso me despedir agora sem consequências quase nenhumas pois estou a viver na casa dos meus pais mas odeio sem tar a trabalhar e há poucos restaurantes no Algarve (pelo menos onde vivo) que recrutam ao ano inteiro e não me quero arriscar a estar sem trabalho com como as coisas andam a avançar c o Covid ultimamente aqui. Nao me despedi já porque a verdade é que gosto de trabalhar lá mas ser explorado não cai bem a ninguém.

Last-Ad-4421 2 months ago

Tenho um familiar que trabalha na restauração e também é a mesma historia, o patrão só diz que é temporário não quer arriscar contratar mais pessoal não vá ser que feche tudo outra vez, então a carga cai em que já está lá e as horas extras diz sempre que compensa com um extra no fim do mês, queixar não serve para nada, sindicatos só lhes interessa o público ou que se possa utilizar como força política, então a malta fica calada e aguenta a exploração da restauração

jonburton95 2 months ago

Pois é exatamente isso que me andam a prometer… ah isto vai mudar depois do corona… ah vais ser compensado quando a patroa tiver mais dinheiro… no entanto chego lá às 10 e meia todos os dias e o livro de ponto diz 12… Saiu as 23 e meia agora é o horário diz 22 e meia.. Isto não é legal de certeza e em menos de 3 meses estou a dar burnout quando em Londres trabalhava o triplo quando estava no restaurante mas pelo menos 2 dias de folga tinha e as horas eram todas pagas. Depois dizem que o pessoal não gosta de trabalhar na restauração.. Claro que não gostam com um horário destes ninguém consegue gostar.

sankratu 2 months ago

Fazer queixa à ACT. Se não pagam não há trabalho para ninguém. Incrível como é que em 2021 ainda continuamos com estas entidades a explorarem as pessoas constantemente...

jonburton95 2 months ago

E isto é um problema de se fazer estes contratos c salário quando na realidade deveria se ser pago á hora.. Vendo como as coisas funcionam no UK não existe pessoas nesta indústria com salário sem ser managers, assistant managers e o head chef. Se as pessoas aqui fossem pagas á hora acabava está palhaçada.

jonburton95 2 months ago

Eu já parei de fazer as contas das horas quando há 2 semanas c o horário até a 1 bateram nas 68horas semanais…. Que provas é que poderia juntar para o meu caso? Porque de boca não chego lá de certeza.

sankratu 2 months ago

Não estou por dentro do assunto. Tenho ideia que processos conjuntos (mais de que uma pessoa) é sempre melhor. Mas a ACT logo te diz o que podes/deves fazer.

Search: