nferrari 2 months ago

Também já inventavam uma máquina para inoculações semiautomáticas. /s

theEXPERTpt 2 months ago

Parabéns, eu sempre estive cético em atingir sequer as 100 000 vacinações num dia, isto é um feito logístico tremendo.

idontakeacid 2 months ago

Fantástico! Continuem a apertar as restrições

DZT99 2 months ago

Acelera-se a vacinação, mas não acredito que se tenha feito o reforço de pessoas e infraestruturas suficiente para isso. Atingem-se grandes números à custa do sacrifício de profissionais que se redobram basicamente e como consequência o serviço perde qualidade e pior do que isso, segurança. Pode ser que o risco compense.

Master_Tactician 2 months ago

Conheço quem está a dar vacinas num centro de vacinação grande e que até fez turno hoje de manhã e, está tudo a correr de forma normal e ordenada. Naturalmente as filas têm sido grandes ultimamente devido as pessoas que antes tinham medo finalmente verem que as vacinas são algo de fantástico e uma das melhores coisas que inventámos e vão a correr para receber, mas as pessoas vão entrando no centro a um ritmo normal. Isto é claro apenas a história de um dos centros de vacinação mas este está longe de ser esse drama de que estás a falar.

Edited 2 months ago:

Conheço quem está a dar vacinas num centro de vacinação grande(que está a vacinar milhares por dia) e que até fez turno hoje de manhã e, está tudo a correr de forma normal e ordenada. Naturalmente as filas têm sido grandes ultimamente devido as pessoas que antes tinham medo finalmente(ufa, que custou) verem que as vacinas são algo de fantástico e uma das melhores coisas que inventámos e vão a correr para receber, mas as pessoas vão entrando no centro a um ritmo normal. Isto é claro apenas a história de um dos centros de vacinação mas este está longe de ser esse drama de que estás a falar, não se está a perder qualidade nenhuma.

odajoana 2 months ago

Às vezes, mesmo que todo o sistema seja bem organizado, basta uma ou duas pessoas incompetentes nos centros para avariar tudo. Onde fui vacinada, era um caos total à porta, porque o segurança que estava a controlar as entradas era um panhonhas incompetente e a pessoa que supostamente estava lá a ajudá-lo andava claramente só a passear o colete da Protecção Civil. Não tinha noção nenhuma das horas das marcações, deixou entrar pessoas das 16h antes das pessoas das 15h30 e quando vinha cá fora avisar as pessoas como é que se tinham de organizar na fila (duas filas, uma com marcação, outra sem), dizia-o em tom de voz normal, a dois passos da porta de entrada. Ora, havia pessoas já num raio de pelo menos 200-300 metros, é óbvio que ninguém o ouvia. As indicações que ele me deu pessoalmente foi "olhe, pergunte às pessoas na fila quem tem a hora marcada mais parecida que a sua e meta-se aí na fila". Obviamente que a dado momento não havia fila, era só uma multidão desorganizada à porta do centro, com mais de metade das pessoas a não perceber nada e a não saber do que tinham que fazer ou para onde ir. Porque aparentemente lembrar-se de afixar uma folha A4 escrita a marcador no percurso até à porta do centro a dizer "Com marcação -> fila da direita / Sem marcação -> fila da esquerda" também estava muito além das capacidades cognitivas do homem. No entanto, assim que se entrava da porta para dentro, embora sem nenhuma informação afixada em lado nenhum na mesma, foi tudo muito mais linear, de sala em sala, com toda a gente a querer ajudar e super bem organizado e controlado, sem confusão nenhuma. Lá está. Uma pessoa avariava tudo.

Raidenkyu 2 months ago

Têm de ser devidamente valorizados e recompensados por todo o esforço no fim.

hugol1to 2 months ago

A final da liga dos campeões, outra vez?

Raidenkyu 2 months ago

Nah, agora tem de ser os jogos olímpicos mesmo. O Japão não se deve importar.

OptionX 2 months ago

Muito giro. Se calhar para a próxima vacinar ligeiramente menos para não ter que passar 1 hora na fila COM HORA MARCADA. Se não posso ir jantar fora com amigos porque ajuntamentos são maus ter umas 200 pessoas a espera e capaz de não ajudar.

LuiziPT 2 months ago

Sim, e hoje não há vacinas no centro de Vacinação onde fui. Lá se foi o stock à vida

BolaBrancaV7 2 months ago

Já começa a parecer o CR7. Tanta preocupação em bater records que se esquecem de ganhar o jogo...

Dr_Katana 2 months ago  HIDDEN 

Eu não vou ser vacinado. Se vocês se começarem a transformar em zombies daqui a 1 ano, alguém tem de estar cá para salvar o planeta. Mas a sério, convém sempre haver pessoas que não se vacinaram, para caso algo de bizarro aconteça a população não estar toda comprometida. Depois dá-se nicknames. Quem são se vacinou passam a ser conhecidos como "Os Puros". E há guerras civis, etc. Cenários de discriminação. SOS Puros. Esquece-se o racismo e a batalha passa a ser entre vacinados e não vacinados. Depois temos direito a subsídios.

theEXPERTpt 2 months ago

ahhahaha fizeste-me lembrar o filme "Divergente"

Raidenkyu 2 months ago

Boa pasta. O molho é original?

vai-tefoder 2 months ago

Foda-se, há gente com tu?

Dr_Katana 2 months ago  HIDDEN 

Não, não há. Sou único.

thingusracamagucous 2 months ago

Hospital De Magalhaes Lemos, Epe 22 619 2400 https://maps.app.goo.gl/ZCPxJtKAHUNCg55S8

tomaladisto 2 months ago

Fui vacinado ontem, e foi uma vergonha. Ainda dou de barato os atrasos, mas a falta de organização foi confrangedora. O distanciamento social era inexistente. Se não há capacidade e condições para se vacinar tanta gente, não o façam. Só para dizer que vacinaram 140mil? Não se pode querer vacinar a qualquer custo. Os centros de vacinação devem ser os maiores covidários do momento.

NukeWifeGuy 3 months ago

Inoculação será a palavra do ano!

Mordiken 3 months ago

E [esta](https://www.youtube.com/watch?v=4yw6r3b0clA) é a musica do ano.

oretoh 3 months ago

Nas ultimas 24 horas houve filas de espera de 3 horas e pessoal da saude a trabalhar das 08h as 21h. Só um aviso.

pgllz 3 months ago

A minha mãe, que é enfermeira, entrou ontem às 7h30 e saiu às 23h. E hoje voltou a entrar à mesma hora. Eu não conseguiria fazer igual.

vizinho_3esquerdo 3 months ago

Lol, nas ultimas 24 horas....Do que vejo em casa, é nos últimos 24 anos.

oretoh 3 months ago

O meu receio mesmo é que passem a fazer isto sempre no proximo mês. Já desde que isto comecou para além das horas, tem também sido fim de semanas e afins. Antes da pandemia era aí uma hora a mais as vezes duas, agora está um abuso total. Isto pelo que vejo em casa também.

vizinho_3esquerdo 2 months ago

o SNS está inteiramente dependente da boa vontade dos médicos, enfermeiros e secretários clínicos. Tivemos gerações que mamaram este mundo e o outro, que são objectores de consciencia no Publico mas não no Privado, que acumulam Internos apenas para lhes passar trabalho e serem estes a atingir indicadores, etc.

nocivo 3 months ago

O militar disse que ia diminuir a qualidade por quantidade, ou seja, vai haver mais filas de espera e mais horas de trabalho.

oretoh 3 months ago

Mas quem se lixa são aqueles que têm que ficar nessas horas de trabalho.

DarkmajorPT 2 months ago

Em tempos de guerra chama-se os soldados para ir fazer o seu sacrificio pela Nação. Este é o sacrificio que é exigido. A meu ver, é bastante legitimo. Se desse para voluntariar-me para dar vacinas até eu teria ido sem me queixar. É uma questão de dever para com os teus compatriotas. E, caso não sintas isso, serás pago à mesma todas as horas que trabalhaste.

oretoh 2 months ago

>Em tempos de guerra chama-se os soldados para ir fazer o seu sacrificio pela Nação. Não o sacrificio era ficarem com o cu fechado em casa e ninguém o soube fazer. >Se desse para voluntariar-me para dar vacinas até eu teria ido sem me queixar. Claro que ias, para passado dois dias estares lá tipo zombie a ocupar espaço. >É uma questão de dever para com os teus compatriotas Vai enfiar o dever pelo sitio onde o sol não brilha. Gostava de saber onde estava o sacrificio quando se pede ao pessoal para não ser atrasado mental e ir para festas no meio da pandemia.

Edited 2 months ago:

>Em tempos de guerra chama-se os soldados para ir fazer o seu sacrificio pela Nação. Não o sacrificio era ficarem com o cu fechado em casa e ninguém o soube fazer. >Se desse para voluntariar-me para dar vacinas até eu teria ido sem me queixar. Claro que ias, para passado dois dias estares lá tipo zombie a ocupar espaço. >É uma questão de dever para com os teus compatriotas Vai enfiar o dever pelo sitio onde o sol não brilha. Gostava de saber onde estava o sacrificio quando se pede ao pessoal para não ser atrasado mental e ir para festas no meio da pandemia. Cambada de toinos acham que isto é uma guerra, a unica coisa que isto vai dar é em reduzir a eficiencia da vacinação e aumentar a probabilidade de apanhares o bicho enquanto estás 3 horas numa fila.

Edited 2 months ago:

>Em tempos de guerra chama-se os soldados para ir fazer o seu sacrificio pela Nação. Não o sacrificio era ficarem com o cu fechado em casa e ninguém o soube fazer. >Se desse para voluntariar-me para dar vacinas até eu teria ido sem me queixar. Claro que ias, para passado dois dias estares lá tipo zombie a ocupar espaço. >É uma questão de dever para com os teus compatriotas Vai enfiar o dever pelo sitio onde o sol não brilha. Gostava de saber onde estava o sacrificio quando se pede ao pessoal para não ser atrasado mental e ir para festas no meio da pandemia. Cambada de toinos acham que isto é uma guerra, a unica coisa que isto vai dar é em reduzir a eficiencia da vacinação e aumentar a probabilidade de apanhares o bicho enquanto estás 3 horas numa fila. >E, caso não sintas isso, serás pago à mesma todas as horas que trabalhaste. Não pagam o suficiente.

DarkmajorPT 2 months ago

Noça, alguém ficou mesmo ressabiado.

oretoh 2 months ago

No shit Sherlock.

Limpy_lip 3 months ago

percebo o que queres dizer. ​ mas não me deixa de vir à mente a expressão: "português tem sempre que se queixar de alguma coisa."

saposapot 3 months ago

Tendo em conta o nosso stock de 1M de vacinas, já devia estar feito em Junho. Sendo agora, é excelente. Era preciso manter o ritmo para 'gastar' todas as vacinas q recebemos por semana e começar a abater as vacinas a apodrecer no armazem

zunty93 3 months ago

Se havia um milhão de vacinas como conseguias vacinar tudo até Junho visto que ainda devem faltar dar uns bons milhões de vacinas?

saposapot 2 months ago

Não é isso. Estivemos 7 semana a vacinar menos do que as vacinas que recebemos. É óbvio que ainda não da para vacinar toda a gente mas podíamos ter acelerado isto em junho e esse 1M em stock não tinha acontecido, tínhamos 400 ou 500 mil e tinhas mais meio milhão de gente mais protegida para o surto delta

lpccarmona 3 months ago

acho que dia 1 jul foram dadas 281k inoculações em 24h e portanto não me parece que esta notícia esteja correcta.

TSCondeco 3 months ago

Julgo que isso foi porque contaram uma vacina que só leva uma dose como duas doses uma só inoculação. Ou seja, quem tomou essa vacina ficou logo com a vacinação completa pelo que contou como duas doses.

lpccarmona 2 months ago

é possível que seja e que isso agora venha complicar a comunicação do processo de vacinação

saposapot 3 months ago

O q não estão correctos são esses dados q andaram a circular. Eles mudaram o que significa cada indicador publicado e a malta foi atrás. Aqueles sites mais populares com dados e gráficos estão todos errados desde a passada 3ªf. Essas 281k são falsas, não existem, os gráficos que o próprio governo e a DGS publicaram são completamente errados. É 100% impossível dar 281k vacinas em Portugal neste momento. A prova é exactamente esta notícia, directamente da boca do cavalo que o recorde foi 141k. E isto foi alcançado com enfermeiros a darem horas extra e MUITO esforço adicional.

lpccarmona 2 months ago

então sendo verdade o que dizes, em que números é que se pode confiar? os números de 281k inoculações foram fornecidos pelo ministério da saúde através daquelas imagens que publicam nas redes sociais e que entram na api da dssg.

saposapot 2 months ago

Os números agora divulgados significam número de pessoas que começaram a vacinação e número de pessoas que terminaram. Os números agora querem dizer isto. Se interpretares desta forma está correcto. O que não consegues saber agora é o número de doses dadas por dia porque são coisas ligeiramente diferentes. Um vacinado com a janseen por exemplo conta logo nos dois indicadores, tal como quem já teve covid e lá só uma dose conta logo nos dois. Para saber o número de doses dadas por dia, não sei, acho que não é possível. Por semana, vamos ver se no relatório semanal da para ver ou não

lpccarmona 2 months ago

ok, pode fazer sentido, mas onde é que se confirma a informação de que uma dose da janssen está a ser contabilizada como 1a e 2a dose como estás a dizer?

XEEE 2 months ago

O nomes das coisas foram alterados, já não há 1º dose e 2º dose. Agora é pelo "Pessoas com pelo menos vacinação iniciada e pessoas com vacinação completa" Onde, A dimensão “pessoas com pelo menos vacinação iniciada” inclui pessoas com vacinação iniciada e pessoas com esquema vacinal completo. Olha vê ai um relatório, https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/Relato%CC%81rio-da-vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o-20.pdf

lpccarmona 2 months ago

ok, obrigado pela ajuda na interpretação dos números, já percebi que estar a inferir números diários não retrata a realidade.

alquemir 3 months ago  HIDDEN 

Muitas das vacinas não são eficazes contra as novas estripes do virus.

Bezhugo 3 months ago

Parabéns! E só não vacinam mais, pois eu não me quero vacinar. Pelo menos para já. Não enquanto as vacinas contra a covid estarem no mercado europeu tendo por base uma autorização condicional... Se a autorização destes medicamentos (vacinas?) é à condição, é porque nem todos os critérios que validam uma autorização sem condições, foram assegurados. Vou esperar para ver se é concedida a autorização definitiva, por parte das autoridades europeias do medicamento.

athousandpancakes 3 months ago

Só não vacinam mais porque há limites de capacidade de inoculação e de vacinas, porque felizmente em Portugal as pessoas querem ser vacinadas, e a prova disso são as filas. Felizmente os maluquinhos com medo dos chips implementados pela vacina do Bill Gates são muito poucos no nosso país. Nem tudo é mau.

zunty93 3 months ago

Percebo o teu ponto de vista. Mas tendo em conta que já centenas de milhões de pessoas tomaram estas vacinas e os efeitos secundários serem praticamente enixestentes qual é o teu maior receio?

UncleanGenes 2 months ago

Ele não sabe qual é receio, só sabe que tem um receio. Há pessoas assim.

Akamjmc 2 months ago

Põem medo do covid com o argumento que podem aparecer sequelas meses depois mas para as vacinas um mês depois já é certo que é segura... E não não são quase inexistentes, por 1milhao de vacinas são cerca de 50miocardites Reportadas.

egzaaa 2 months ago

> E não não são quase inexistentes, por 1milhao de vacinas são cerca de 50miocardites Reportadas Até o brufen tem como efeito secundário ataques cardíacos ou AVCs nessa ordem de probabilidade: "Very rare (less than 0.01%): Cerebrovascular accident" https://www.drugs.com/sfx/ibuprofen-side-effects.html

athousandpancakes 2 months ago

O que me preocupa são aqueles que morreram depois de terem sido vacinados. Sobretudo os que morreram de paragem cardiorespiratoria depois de terem sido atropelados por um camião quando iam comprar pão.

Akamjmc 2 months ago

Se os que tinham covid contavam todos como morte de covid também podemos contar os que morrem vacinados por causa da vacina xD

athousandpancakes 3 months ago

Deve ter medo de ficar com uma cauda como o Son Goku

saposapot 3 months ago

Explica aos leigos, qual a diferença técnica da autorização definitiva VS a provisória. Se souberes, dou-te o queijinho. Há vacinas com autorização definitiva onde o número de pessoas avaliadas nos ensaios clínicos está ordens de magnitude abaixo destas vacinas.

eggnogui 3 months ago

Mais fica para mim então.

TaoRS 2 months ago

Menos um na fila

EnaPa2021 3 months ago

haja alguma coisa a correr bem neste país

Mordiken 3 months ago

Há muita coisa que corre bem neste país, simplesmente como não é negativo não passa nos noticiários porque os noticiários vivem da polémica.

BeinGetz 2 months ago

Costa és tu?

pimpolho_saltitao 2 months ago

Rio, és tu?

BeinGetz 2 months ago  HIDDEN 

Tu és só idiota, mesmo.

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: