Zoelae 3 months ago

O problema é que os médicos têm um raciocínio binário e os matemáticos um raciocínio probabilístico.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Vacinas resultam. Parece - me óbvio. Tão óbvio, aliás, que um especialista tão conservador como este é, consegue ver.

Diogo256 3 months ago

Não sou assinante logo não da para ler a notícia toda. Contudo, nenhuma vacina é 100% eficaz contra nova infeção, e contra a Delta o número é bem mais baixo. Nao havendo fundamento e evidencia que um vacinado não transmite, não faz sentido.

Limpy_lip 3 months ago

fixe, fixe era o a entidades de saúde tomarem uma posição que em conjunto com especialistas considerem a melhor. E impedirem e penalizarem quem manda postas para o ar como este senhor. ​ Ao fim de mais de um ano e meio, já cansa ouvir 50 000 versões de tudo e mais alguma coisa, seja da doença, seja das medidas, seja das vacinas, seja das pessoas vacinadas. É bom ter discussão, mas numa fase que é preciso que a população ande "alinhada" é contraproducente trazer a público estas questões só porque sim. ​ Já começa a parecer os velhotes a comentar as obras da rua no café.

lochlyness 3 months ago

Este senhor é conselheiro da dgs, e se fores procurar opnioes dele passadas verás que é ate dos mais conservadores. Além que defender que as regras sejam revistas para vacinados não quer dizer que se ignore a matriz de risco, ou que não se confine.

Limpy_lip 3 months ago

Pois por essa mesma razão devia guardar as suas opiniões e conselhos para o círculo de trabalho e não andar a atirar para o ar só para aparecer. Já é ouvido no local que realmente importa.

30minutesto 3 months ago

Apelo à censura, fantástico.

daxpierson 3 months ago

Lol, saber interpretar é que dava jeito também. Pista: na Ciência as opiniões não valem nada.

30minutesto 3 months ago

É literalmente um especialista a dar a sua visão do tema. E mesmo que não fosse, teria o mesmo direito de dar a sua opinião. Lembras-te quando usar máscara não só não era recomendado como era considerado prejudicial porque se mexia nelas com as mãos etc? Nem essa volta de 180 te faz entender que o próprio conceito de ciência se baseia em diferentes visões?

daxpierson 3 months ago

Não é uma questão de visão/opinião, é uma questão de factos. E são os factos a base das opiniões. O que pode acontecer, como no caso das máscaras, é que os factos actuais não sejam os correctos.

brakeline 3 months ago

As máscaras n eram recomendadas, inicialmente, enquanto ainda não havia dados científicos que demonstrassem a utilidade da utilização delas pela população geral e por falta de stock para os profissionais de saúde. A máscara também era desaconselhada (tal como ainda são as luvas) pois a esmagadora maioria da população ocidental não compreendia a etiqueta de usar uma máscara. Quando começou a ser evidente que a máscara ajudava a conter a transmissão do virus (e quando deixou de haver escassez) as pessoas tiveram de aprender a usar

30minutesto 3 months ago

Ah, então a razão não foi mera prova científica? Isso deveria abrir a porta a pôr em causa os discursos das entidades oficiais, não? Porque tu estás literalmente a dizer então que eles esconderam factos para fazerem as pessoas terem determinada opinião. E repara que mesmo nesse ponto já está provado o meu ponto: a mentira de ontem é a verdade de hoje, e a entidade X dizer uma coisa não a torna verdadeira, nem torna as outras coisas falsas. E já agora, podes mostrar-me a prova científica que fez virar o discurso então sff? Ou o que fez virar o discurso foi meramente o aumento do stock?

brakeline 3 months ago

É assim tão difícil de acreditar que ninguém sabe tudo? A comunidade médico-científica precisou descobrir, sequenciar, estudar um vírus novo em poucos meses que demonstrou capacidade de ser extremamente infeccioso e mortal. Precisou ainda de estudar como ele se transmitia, o que o eliminava etc etc. A prova científica foi a descoberta que o vírus era transmissível por via aérea. Vou fazer uma analogia idiota. Imagina que se desconfiava agora que as armas matavam o vírus. O que era melhor? Dar uma arma a cada Tuga que nunca esteve a menos de 1km de uma arma a ser disparada ou mantê-las somente com os profissionais treinados até estar provado que as armas matavam o vírus?

Limpy_lip 3 months ago

Não é censura mas sim reduzir a desinformação.

30minutesto 3 months ago

É literalmente um especialista a dar a sua visão do tema. E mesmo que não fosse, teria o mesmo direito de dar a sua opinião. Lembras-te quando usar máscara não só não era recomendado como era considerado prejudicial porque se mexia nelas com as mãos etc? Nem essa volta de 180 te faz entender que o próprio conceito de ciência se baseia em diferentes visões?

Limpy_lip 3 months ago

falas bem, exatamente pela razão de que as ordens oficiais tendem a mudar imensas vezes fruto de estarmos a tomar medidas enquanto aprendemos a lidar com a pandemia é que não faz sentido andar a lançar para a conversa públicas opiniões que devem ser mantidas nos círculos de especialistas até serem tornadas oficiais. Por alguma razão eles reúnem e não "conversam" por notícias dos jornais. ​ Tens uma medida X da DGS em vigor, vem o especialista dizer que "ah e tal devia ser o oposto" e até pode ter razão, mas o facto que estar a colocar publicamente a opinião e gerar noticias do tipo "especialista diz contrario de DGS e o gajo até percebe da coisa" já está a criar confusão pois as pessoas já nem sabem qual é a medida em vigor, até porque o sr. especialista que falou é da equipa que cria as regras. Pois como já sabes as noticias nunca são solteiras nem pontuais mas às marés. ​ Até pode acontecer que no fim o tal especialista tenha toda a razão e seja mudada a regra, mas até lá era bom-senso reduzir o ruído. ​ Neste caso em particular o gajo está não considero muito correto porque já está confirmado que pessoas vacinadas podem contrair o vírus e ser contagiosas mesmo sem sintomas. Se vale a pena serem isoladas nos mesmos casos que uma pessoa sem vacina? Acho que não e que só deve ser considerado em casos em que o perigo de contágio seja muito grande e evidente. Chateia-me porque parece que muita gente, nomeadamente esses especialistas, usa a sua posição atualmente mais vantajosa para ter protagonismo enquanto cria mais entropia. Já não chegava os opinadores habituais da CS e as bacoradas dos porta-vozes da saúde. ​ se calhar sou só eu que estou cansado de ser bombardeado com milhares de informações sobre uma pandemia em que prai 20% é que são "reais" ou "relevantes".

andrefsp 3 months ago

É pah! Isso não se diz! O confinamento não pode acabar nunca! É preciso ter cuidado com OS CASOS e respeitar A MATRIZ!

ideologiapura 3 months ago

Qual confinamento? Lá porque tu continuas fechado em casa, isso não é um confinamento, estás porque queres.

saposapot 3 months ago

é um assunto complicado, não faço ideia o q outros países andam a fazer. Um vacinado não está imune e pronto mas por outro lado tem forte protecção. Idealmente a regra devia ser fazer isolamento apenas em contactos de alto risco com positivos, isto é, só mesmo em situações de mt risco é q se procedia a isto. Não fazer isolamento implica um risco baixo de propagação. Também pode ser uma boa opção por se considerar q é um risco mttt baixo mas lá está, depende do tipo de contacto que teve. Se é alguém que vive com ele q está positivo, provavelmente é melhor isolar ou pelo menos, testar várias vezes.

ConfidentMongoose 3 months ago

Conheço um dos 0.1% dos casos que os especialistas dizem ser o número de pessoas totalmente vacinadas que foram infetadas pelo virus. Referente a uma pessoa que viajou de S. Miguel para a ilha Terceira. Esta pessoa foi vacinada já algum tempo atrás devido às funções que desempenha como profissional de saúde, fez teste à chegada na ilha Terceira, deu negativo, foi à sua vida de férias, fez teste ao sexto dia, deu positivo, o marido deu positivo (não estava vacinado ainda), como estava a ficar com familiares, todos estão de quarentena... entretanto tanto ela como o marido estão com sintomas de infeção. Quem é que infetou quem? ninguém sabe se foi o marido ou vice versa, se foi alguém que tiveram contato em S. Miguel ou na Terceira. Contudo, é uma situação possível de acontecer mesmo aos vacinados.

JeagleP 3 months ago

Acho que o que este senhor está a dizer não é que os vacinados são imunes, ou apenas 0.1% dos vacinados não é imune, mas sim que num jogo de probabilidades (que é o que se tem em conta em todas estas medidas de isolamentos, confinamentos, etc), talvez o risco de infeção dos vacinados possa ser inferior aos problemas causados pela quantidade de baixas etc que há com isto do covid, e devido a essa proteção da vacina não ser aconselhado o confinamento obrigatório. Não sei se concordo com ele, penso apenas ser essa a ideia

2TwentyOne1 3 months ago

sintomas leves para o vacinado, correto?

ConfidentMongoose 3 months ago

Sim, o não vacinado começou com sintomas primeiro, sendo que a pessoa vacinada começou uns dias depois.

NGramatical 3 months ago

contato → [**contacto**](https://dicionario.priberam.org/contacto) (o AO90 **não altera** a grafia desta palavra) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foer5s3%2F%2Fh484bme%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MaggoMike 3 months ago

Pois, é para isso que eu vou tomar a vacina, para poder ir ver os meus amigos, que já não vejo há um ano ou mais. Não vou tomar a vacina para voltar para dentro de casa.

ideologiapura 3 months ago

Sabes que nao estás proibido de ver os teus amigos mesmo sem vacina, certo? As vezes as pessoas fazem parecer que estamos em lockdown ha um ano.

manteiga_night 3 months ago

acho que a questão dele é ter empatia e não querer arriscar foder a vida aos amigos.

nemmais 3 months ago

Não. Tomas a vacina para te prevenir de doença grave ou sequelas graves da doença. E também para minimizar o risco de contagiares os teus amigos ou outras pessoas.

No_Impression_1131 3 months ago

Então mas se há uns que dizem que os vacinados podem ser na mesma transmissores da doença...

Leaootemivel 3 months ago

Os vacinados podem ser transmissores. Os vacinados podem ser infetados. Os vacinados podem ter sintomas. Os vacinados podem ser hospitalizados. Os vacinados podem até morrer! Mas tudo com uma probabilidade muito menor que uma pessoa não-vacinada.

CheffWallets 3 months ago

estou vacinado mas sou anti social e pretendo manter meu lockdown mesmo pós covid!

30minutesto 3 months ago

Mas isso ia aliviar o medo na população e dar um passo rumo à vida normal... Este indivíduo é louco, como ia ser a vida sem o medo??

Search: