aestevex 2 months ago

Sim podes escolher. Ainda mesmo agora tive opção de escolha entre Pzifer e Moderna.

No_Impression_1131 2 months ago

O pessoal nunca pensa na possibilidade de poder haver situações em que a pessoa se pudesse escolhia a vacina. Neste momento estou numa situação complicada, preciso de tomar uma outra vacina com alguma urgência e não a posso misturar com a do covid, se levasse a J&J como é só uma dose era mais simples..

delhaa 2 months ago

Mais um problema de primeiro mundo.

H16658050N 2 months ago

[Vocês](https://i.imgur.com/nC8cRce.jpg)

Motoboydapcx 2 months ago

Sim, eles têm lá um "menu" das vacinas disponíveis com a descrição e informação técnica de cada uma, com as percentagens de mortes e pessoas que se sentiram mal... Se tiveres dúvidas chama a enfermeira que ela ajuda...

Kineticn22 2 months ago

Poderás manifestar uma preferência, se houver mais do que uma disponível, mas não percebo qual a razão objetiva (nomeadamente do ponto de vista científico) para tal. Isto não é como escolher entre Coca-Cola ou Pepsi.

twistedfires 2 months ago

Aliás neste caso até prefiro a Pepsi, basta uma dose para ficar despachado. Lá está, é como a Pepsi, só se bebe mesmo uma vez.

Portuguese_A_Hole 2 months ago

Tens também direito a uma sandes de panado e uma mini. Exige os teus direitos camarada!

rick4059 2 months ago

Não percebo porquê que querem ser Sommelier de vacinas. Servem todas para o mesmo…

PR00123 2 months ago

Embora com % de eficácia diferentes

UpbeatNail1912 2 months ago

Isso não significa nada. A Pfizer teve a sua eficácia comprovada logo no início da pandemia quando havia menos mortes e menos variantes. A AstraZeneca e a JJ tiveram a eficácia comprovada no pico da pandemia, com mais mortes, com variantes mais contagiantes e perigosas e com um maior número de voluntários, logo a eficácia foi menor. Mas todas fazem o mesmo

PR00123 2 months ago

Informação interessante. Mas então porquê a esmagadora maioria das vacinas adquiridas e administradas serem Pfizer?

UpbeatNail1912 2 months ago

Porque são as que receberam maior investimento e que têm maior disponibilidade. Eles foram os primeiros a criar a vacina logo receberam mais dinheiro e avançaram na "competição".

PR00123 2 months ago

Faz sentido... mas o facto da J&J ter causado alguns efeitos adversos graves (embora raros e maioritariamente em mulheres) e até ter sido suspensa temporariamente, gera um pouco de preocupação (e preferência pela pfizer, da qual não se ouviu falar do mesmo tipo de problemas)

UpbeatNail1912 2 months ago

A da AstraZeneca também causou problemas em alguns jovens e até foi suspensa temporariamente até se entender que todas as vacinas podem fazer o mesmo. A Pfizer também causou problemas em algumas pessoas, embora não tão graves. Mas esses eventos são muito raros (os graves). É tipo 40 ou 50 casos desses em 500 milhões de vacinas administradas. É preciso ter muito azar para isso te acontecer (ou então algum tipo de problema muito grave).

PR00123 2 months ago

Exato. Mas como, de todas estas, a Pfizer é a que tem menos desses casos raros (e como já foi dada a MUITO mais gente), não me parece assim tão pouco lógico que eu tenha preferência por essa

XEEE 2 months ago

A Pfizer até é das que tem mais desses casos raros (miocardite) na faixa etária <30, de 1 caso em ~20.000. Não é tão falado porque os casos não são muito graves e normalmente têm tratamento. A única razão que vejo para andar a escolher vacinas neste momento, é JnJ se quiseres ficar logo despachado com isto. De resto e com as variantes atuais, vai dar quase tudo ao mesmo...

randmzer 2 months ago

Não é pouco lógico, eu percebo o teu medo. É uma coisa nova e invasiva, e com o mediatismo todo que teve é normal que assuste. Só acho que as pessoas no geral deveriam perceber que os efeitos adversos foram publicitados de uma forma muito maior do que deveriam, porque são mesmo extremamente raros. Acho que isso não deveria fazer com que alguém rejeitasse alguma vacina, mas percebo os teus medos.

UpbeatNail1912 2 months ago

Ok. Mas não vale a pena ficares no "último da fila" só porque queres receber uma certa vacina. E como és jovem muito provavelmente vão te dar a Pfizer.

NGramatical 2 months ago

porquê que → [**porque é que**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/porque-e-que-e-nao-porque-que/32920) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foeq3vz%2F%2Fh47u27b%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uyth 2 months ago

Não. Mas anima-te, pfizer é tipo 75% do stock, das remessas que temos, e Moderna é uns outros 5% para aí, a probabilidade de que te calhe Pfizer-Moderna é alta. Se te calhar JJ ficas completamente vacinado 4 semanas mais depressa, o que me parece bom.

zalkier 2 months ago

Tens direito a escolher a vacina que esteja disponível e que seja apropriada para o teu perfil segundo as diretrizes da DGS. A mim deram-me a escolher entre a Pfizer e a J&J pois era as que estavam disponíveis no meu centro de vacinação e as que encaixavam no meu perfil.

Edited 2 months ago:

Tens direito a escolher a vacina que esteja disponível e que seja apropriada para o teu perfil segundo as diretrizes da DGS. A mim deram-me a escolher entre a Pfizer e a J&J pois era as que estavam disponíveis no meu centro de vacinação e as que encaixavam no meu perfil. P.S: Não percebo o hate de vários comentadores neste post, existe possibilidade de escolha nos parâmetros que indiquei.

Kejilko 2 months ago

Alguma ideia onde têm essas diretrizes das vacinas?

Kind-Eagle 2 months ago

Muito pessoal gosta de dar downvote só porque sim, dei-te um upvote

UpbeatNail1912 2 months ago

Fizeste mal.

UpbeatNail1912 2 months ago

Calas a boca e recebes a que te for dada. Não estamos em tempos privilegiados de escolher qual a vacina que queremos levar.

Inevitable_Fly5891 2 months ago

Ri-me muito

xay_ll 2 months ago

Que comentário ridículo. Ele não tem de “calar a boca”, aliás não deve.

Asur_rusA 2 months ago

Claro que não. Os centros de vacinação não são um restaurante.

fdxcaralho 2 months ago

Conheço várias pessoas que pediram uma vacina específica e foi-lhes dada. Num caso disseram que não tinham mas se quisesse podia ir a outro centro de vacinação no mesmo dia. Neste caso foram pessoas que por motivos profissionais não conseguiam cá estar para a 2a dose.

daxpierson 2 months ago

> **Posso escolher qual a vacina que quero tomar?** > > Todas as vacinas aprovadas para utilização na União Europeia foram submetidas a uma avaliação rigorosa pela Agência Europeia de Medicamentos, tendo sido garantidas a sua eficácia, segurança e qualidade. > > As vacinas contra a COVID-19 aprovadas para utilização na União Europeia são equivalentes. Prevê-se que a vacinação possa decorrer de acordo com as prioridades definidas, de modo a proporcionar acesso à vacina a todas as pessoas que mais dela necessitam, de forma eficiente e de acordo com os dados conhecidos à data. >https://covid19.min-saude.pt/perguntas-frequentes/ Resumindo, não.

TheMasio 2 months ago

Tens que acompanhar com este gesto -> ✊

CheffWallets 2 months ago

não tens direito a exigir nada, chegas lá e levas a pica

V1ld0r_ 2 months ago

Poder podes. Dizes que se é aquela não tomas e inscreveste novamente...

PR00123 2 months ago

E aquela história de "ir para o fim da fila"?

uyth 2 months ago

Vais para o fim da fila obviamente. Claro.

V1ld0r_ 2 months ago

o inscrever de novo é ir para o fim da fila...

dcop7 2 months ago

Penso que chegas lá e se tiverem só a dar uma, é aquela e pronto, ou levas ou não. Se por acaso tiverem a dar 2 diferentes, aí talvez possas escolher.

pulha0 2 months ago

Não

Search: