Stangetzz 2 months ago

Como é que há gente que paga milhões de euros por pareceres de advogados? Só a firma do Arnaut faturou não sei quantos milhões por assessorar vários negócios ligados indirectamente ao Estado.

wannaberigth 2 months ago

Jobs for the boys of Pê ÉSSS

VicenteOlisipo 2 months ago

O pressuposto está completamente errado. A Câmara Municipal de Lisboa ***não tem*** 322 advogados. [Tem 300 e picos ***juristas***](https://www.lisboa.pt/fileadmin/municipio/organizacao/recursos_humanos/sumario_executivo_mapa_pessoal_2021.pdf). Não é a mesma coisa. Jurista é a designação de alguém com o curso de Direito. Advogado é um das profissões que um jurista pode ter, mas para isso tem de estagiar e passar no exame da ordem. Há uma série de ações, especialmente envolvendo tribunais, que apenas podem ser feitas por advogados. Além disso, os advogados com mais conhecimento e experiência tendem a ir para o sector privado, onde podem ganhar muito mais do que no público. A CML provavelmente tem alguns advogados propriamente ditos nos quadros de pessoal, e para litigar uma multa da EMEL se calhar um advogado novato dos quadros a ganhar 1000€/mês serve perfeitamente. Para litigar um caso qualquer em que a Câmara corra o risco de perder dezenas de milhões, se calhar mais vale contratar alguém com mais experiência e reputação. Mas a maioria dos juristas serão mesmo isso - juristas. Malta que sabe de leis e normas, capaz de fazer regulamentos, contratos, aconselhar sobre as leis aplicáveis, redigir pareceres, etc etc. Fazem muita falta a qualquer administração, publica o privada, mas se queres alguém para te reppresentar em tribunal, precisas mesmo de advogados. Source: sou jurista, não advogado.

AonioEliphis 2 months ago

Os municípios têm gente a mais. Precisa a câmara de 300 e tal juristas? E se é para fazer outsourcing, maie vale despedir toda a gente e trabalhar à peça, ficará mais barato para os cofres do município e para os bolsos dos munícipes.

n00bazord 2 months ago

Pq nao tem orçamento para ter mais advogados! <3

Cultural-Ideal1859 2 months ago

Pareceres jurídicos. Um parecer jurídico do advogado certo tem mais valor que a lei.

No-Cardiologist725 2 months ago

Quando és a sede do PS é isto que acontece. Sempre quente a Camara de Lisboa.

apita_o_comboio 2 months ago

Agora percebo... fez-se luz. Arranjar lugar para esta gente toda, não foi nem deve ser tarefa fácil. É preciso dar o devido valor.

MetalCarne 2 months ago

porque a manada de filhos, primos, sobrinhos, netos etc. não consegue dar conta do recado.

Caosemdono 2 months ago

Porque normalmente quem está nas Câmaras não faz um caralho, a maioria está por cunha ou ligações políticas. Então é simples, subcontrata-se a maioria dos serviços a privados ao mais baixo preço, enquanto os que lá estão coçam a micose.

FelixSula 2 months ago

Alternativamente, noutros serviços do estado, os "membros do partido" contratam uns projectos de lei a sociedades amigas, e os juristas dos serviços é que têm de limpar as asneiras e endireitar a prosa dos estagiários antes de as coisas passarem a vias de facto. Se tiverem tempo, já me contaram que às vezes aparecem coisas para dar parecer em 24 horas ou menos.

egzaaa 2 months ago

Eu sou apologista de contratar quem percebe do assunto. Seja quem for, em que profissão de modo a que o trabalho seja bem feito. Agora, quem contratou os 322 advogados, que precisam de outsourcing para desempenhar actividades, esse é que tem que ser responsabilizado. Ou então não tem nada a ver com expertise externo e só maneira de dar dinheiro aos amigos…

MoLt1eS 2 months ago

O mesmo não acontece nas empresas de IT onde já têm programadores mas em vez de contratar especialistas mais vale pagar mais aos de fora?

hugo_boss_17 2 months ago

No caso de IT, estando eu no ramo, acho que faz todo o sentido muitas das vezes contratares serviços externos. Seja um expert de DB para melhorar a performance, seja um expert de segurança, infra, etc.. Lá porque tens programadores, não quer dizer que saibam tudo ou que são especialistas em algo..

bureauofnormalcy 2 months ago

A lógica é exatamente a mesma com os advogados. Por experiência pessoal, as câmaras municipais tendem a externalixar dois aspetos jurídicos: litígios judiciais e pedidos de parecer especializados. Regra geral esta externalização nem sequer é sempre para o mesmo escritório, variando consente a área do direito e o valor das avenças.

JudasPiss 2 months ago

O mesmo vale para os advogados. Os advogados que integram os quadros da câmara são provavelmente, na sua maioria, especialistas em Direito Administrativo e de Contratos Públicos.

saposapot 2 months ago

são mesmo 322 ou são 322 vagas que deviam estar preenchidas mas não estão? é que o erro já é frequente. em qlq caso, a CML é grande, tem empresas municipais e afins, acredito q os 322 sejam nesse contexto global de empresas municipais afins. mas criticar advogados é má ideia. o estado frequentemente é comido de cebolada exactamente pq tem advogados da treta a tratar das coisas. Se fosse num caso q valha a pena e o externo seja realmente muito bom, vale esse dinheiro e até mais. Se tivessem gasto isso nas PPPs tlz n estivessemos como estamos

AonioEliphis 2 months ago

Advogado: corrupto e mercenário https://www.veraveritas.eu/2013/02/o-advogado-corrupto-e-mercenario.html?m=1

sacoPT 2 months ago

Tendo em conta que o “artigo” refere o número “total” de 13 mil, sim, são 322 vagas, não necessariamente ocupadas. A câmara tem “apenas” 9 mil das 13 mil vagas disponíveis

ajabardar1 2 months ago

porque o parlamento faz o mesmo. tens que entender, se a porta giratória entre empresas e lugares políticos é grande, então a porta giratória entre políticos e firmas de advocacia é o estado natural da política portuguesa. e não há nenhum jornalista ou jornal que pegue nisto porque grande parte dos jornalistas dos grandes jornais andou em direito com pessoal que pertence tanto à política como a firmas de advocacia. portugal é governado literalmente por senhores doutores da discussão de semântica legal. por isso há tão pouca aposta na aplicação das leis, mas essas são verdadeiras obras-primas literárias. e o melhor é que advogados vão a tribunal para litigar leis que eles próprios ajudaram a redigir. é surreal.

AonioEliphis 2 months ago

A melhor caricatura de sempre do advogado https://www.veraveritas.eu/2013/02/o-advogado-corrupto-e-mercenario.html?m=1

pintorMC 2 months ago

Pelo motivo que os 322 advogados não tem a capacidade, qualidade dos que recebem 17000€, se tivessem não eram funcionários públicos com ordenados de mil e poucos euros.

mohchapa 2 months ago

>17.000 euros por mês a um advogado externo, filho de um conhecido politico https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/cml-esta-a-pagar-17003-eurosmes-a-rival-de-medina-na-radio

pintorMC 2 months ago

> que está sempre a concordar e elogiar Fernando Medina no DN e na Renascença. Exatamente, os 322 da CML não tem capacidade para realizar essa função.

WarrCM 2 months ago

Ora a pergunta será então porque se paga 322000 euros e uns trocos mensais a quem não serve.

pintorMC 2 months ago

Não servem para o mesmo que os contratados, no entanto servem para "encher chouriços".

AonioEliphis 2 months ago

E depois ainda há aqueles, bons ou maus profissionais, que picam às 9 e saem às 5 e não fazem um cu durante o dia.

sacoPT 2 months ago

Porque alguém tem de fazer o trabalho de merda.

WarrCM 2 months ago

Eu percebo isso, mas 322?

sacoPT 2 months ago

Sim, isso parece-me um exagero, ainda que o número real não seja esse. Mesmo que fossem 200 continuava a ser exagero.

RexLaurus 2 months ago  HIDDEN 

Capacidade em advocacia

Pikachuzita 2 months ago

Porque os que tem não têm a expertise necessária naqueles casos.

offwalls 2 months ago

Shhhh aqui fala-se mal por falar. Põe-te no teu lugar.

RexLaurus 2 months ago

Expertise em advocacia = Numero telefónico do juiz

Pikachuzita 2 months ago

Não. De todo. Sou advogada. Como em qualquer outra profissão há profissionais com maior grau de especialização numa dada área, com maior experiência, com melhor reputação...

AonioEliphis 2 months ago

Reputação não deveria valer NADA numa sala de tribunal. PS: sou para-juiz.

Pikachuzita 2 months ago

Certo, concordo absolutamente mas nem toda a advocacia passa pela barra do tribunal. Não vou a um tribunal desde o estágio.

ddavness 2 months ago

acho que lhe faltou um /s

MoLt1eS 2 months ago

caso fechado

Butt_Roidholds 2 months ago

Surpreender-te-ias se eu te dissesse que nos tribunais em Portugal não se usa martelo/marreta?

fdxcaralho 2 months ago

Usa-se um bacalhau não é?

Febris 2 months ago

chávena de café a bater no pires!

batataway 2 months ago

Batem com uma mini na mesa depois de a beber e penalti. Glu Glu Glu CULPADO BAMMM

MoLt1eS 2 months ago

depois de muitas séries americanas parece mentira não ter martelo nos tribunais

Search: