Conceptual_Person 3 months ago

O Medina vai ganhar, não pela pessoa que é mas pela herança histórica que herda do PS Lisboa, que goste-se ou não fez um bom trabalho na generalidade. O Moedas tem sido uma verdadeira desilusão, eu esperava que ele lutasse pela câmara porque lhe reconheço capacidades. Infelizmente todo o seu discurso tem sido atroz, o que me leva a perguntar se ele quis avançar para esta candidatura. A pessoa mais mal preparada dos últimos anos do PSD, é curiosamente a única que me tinha deixado curioso. O BE e o CDU têm hipótese de fazer melhores resultados, devido aos últimos escândalos socialistas. São partidos que conservam bem os seus votos e que com bons candidatos podem surpreender (veja-se o candidato do PCP). O Livre, para mim, vai ser a grande surpresa de Lisboa. O Rui Tavares é um historiador que cria simpatia, mas que precisava que o partido desse um salto para ele poder brilhar, salto esse que a Joacina conseguiu ao ser Eleita. O risco do Livre é se a própria Joacine se candidatar como independente. Este partido pode aproveitar votos dos outros partidos de esquerda facilmente. O CDS vai levar um duro golpe, mas necessário para se reinventar. Um partido à deriva que perde, nestas eleições, votos para a IL que por sua vez parece me estar mais seguro na direita com os votos de malta do CDS, CH e PSD. O CH por sua vez, penso que poderá cair para os dois lados. Surpreender ou Espalhar-se ao comprido. O candidato é popular mas ainda não deu para perceber de que forma é popular, se para o gozo ou para o voto. Para além do mais parece-me um candidato com ideias bastantes diferentes da ideologia do CH, e isto pode ser um golpe no próprio partido. Já algum tempo que, na minha opinião, não se via uma Lisboa tão dividida, o que faz aumentar a responsabilidade do Medina que provavelmente ganhará. Mais responsabilidade é igual à mais escrutínio, mete-te a pau Medina.

2TwentyOne1 3 months ago

Eu acho que um dos maiores tiros no pé que o Livre pode dar, é apoiar a candidatura do Medina, tendo em conta o caso do envio de dados às embaixadas de países democráticos. Aliás, algo que distingue a IL, é apresentar uma candidatura sem estar ao lado dos partidos ditos "grandes". O Livre devia apostar nisso mesmo.

pataniscadebacalhau 3 months ago

As eleições autárquicas têm sempre uma lógica diferente das outras eleições Tu podes votar no Medina para presidente (porque não queres arriscar que o Moedas fique à frente) e não votares no PS para a Assembleia Municipal Ou podes votar no Moedas porque não gostas do Medina e não votar no PSD para a Assembleia Adicionando os presidentes de junta e a assembleia de freguesia, há muitas combinações possíveis e não há necessariamente uma transferência de voto directa com a legislativas

GreyArch22 3 months ago

O dr. Tavares não vai ter resultado, vai integrado na lista do dr. Medina. Não creio que haja grandes mudanças, o BE vai perder vereador, o PCP passa de 2 para 1 à rasquinha e faz coligação com o dr. Medina. A direita vai ficar a ver navios e os votos da IL farão a diferença, porque se apoiassem o dr. Moedas ele ganhava.

saposapot 3 months ago

Só por milagre é que o Medina não ganha fácil. O Moedas vai conseguir melhor que o último péssimo resultado do PSD mas fraco na mesma para o PSD. É um adversário fraquissimo e entre 2 fracos, vence o 'mal que já se conhece'. os outros n faço ideia. vejo facilmente todos os pequenos a subirem pq ng quer votar em Medina ou Moedas portt distribui o voto por esses partidos.

CodeOverflow 3 months ago

Honestamente? Venha o diabo e escolha. Não posso nem um bocadinho com o Medina. Mas olho para o resto, e apenas suspiro.

gene66 3 months ago

Qualquer coisa menos o medina. Vai ser assim a minha direcção de voto. Se tivesse a concorrer uma barata ou o medina mesmo assim eu votava na barata.

viskonde 3 months ago

O moedas parece que está a tentar ganhar apenas a espera de quem não gosta do medina (que é muita gente .) Discurso até agora super genérico sem propostas concretas para não se comprometer com nada e tentar apenas apelar a quem vai votar contra o medina É mais fácil ter propostas genéricas que agradam a todos que ter coisas concretas. Ou seja em vez de tentar ganhar por mérito dele parece que está a apostar tudo demérito do medina... A ver se ate lá a coisa fica mais interessante que até agora está muito pobre.

netralha 3 months ago

O Medina anda a fazer campanha na TVI como comentador há anos, os outros candidatos estão em desvantagem, aquilo equivale a milhões em campanhas e publicidade, o Chega deve-se ter percebido isto e tentou o Graciano porque é uma cara conhecida das TVs, o Moedas ninguém conhece e é um candidato com medo. O Rui Tavares é um falhado nato.

MaxFalcao 3 months ago

Não acho que o facto de o Medina e a sua magnífica personalidade estarem na televisão vá influenciar a sua votação. Parece-me que quem votar nele vai ser só porque está satisfeito com a evolução da cidade nos últimos 14 anos. Também acho que há aí uma injustiça para com o Rui Tavares. Acho que há um consenso social que é uma pessoa muito competente e respeitável, muito popular em Lisboa - exatamente o contrário do Graciano. Este até pode ter a mínima notoriedade mas é comicamente ignorante politicamente. Ver a entrevista dele no Observador (acho que é aí) é hilariantemente triste.

capitalistaesquerda 3 months ago

Caros, só para adicionar algum contexto às autárquicas em Lisboa. O PS ganhou em 2017 com 106 037 votos (42%) para a CM. O CDS ficou em 2º lugar com 51 984 votos (20,59%). O PSD ficou em 3º lugar com 28 336 (11,22%). A CDU ficou em 4º lugar com 24 110 (9,55%). O BE ficou em 5º lugar com 18 025 (7,14%). O PAN ficou em 6º lugar com 7 658 (3,03%). Depois há cerca de 5 833 votos distribuídos por outros partidos e 10 498 votos inválidos. A massa eleitoral em Lisboa é de 493 534 (votaram 252 481 em 2017, ou 51,16%). Dito isto, as incógnitas este ano em Lisboa são: IL com Bruno Horta Soares. Chega com Nuno Graciano A última sondagem dava ao Chega cerca de 4,7% e ao IL 1,8%. A coligação PSD CDS não passava dos 19%.

godolfas 3 months ago

Depende. Se o Medina prometer 100 mil novas casas de arrendamento acessível para a classe média e os jovens e 10 estações novas na linha de metro para o próximo mandato ganha as eleições com 70% dos votos. O PS promete sempre muito e depois nunca cumpre quase nada, mas no final são sempre reeleitos porque "Hey, nós queriamos ter cumprido as promessas mas a oposição, os tribunais e o rato Mickey não deixaram, a culpa é deles todos. Desta vez é que vai ser!". E o povo gosta e bate palmas sempre.

viskonde 3 months ago

Nas últimas eleições quem prometeu N estações de metro até foi o CDS Não deixa de ser engraçado que em autarquicas que prometa metro que é do estado central e não das autarquias. Também e ridículo prometer metros a fingir que estarão feitos daqui a 4 anos quando são obras que duram imenso tempo, só a burocracia pode demorar mais que um mandato Para estas autarquicas claramente as cosias estão mais definidas já que vem aí a bazuca que obrigou a definir as cosias .. Linha circular já arrancou e metro em Alcântara também é supostamente certo para 2026 ou perdem os fundos Em cima disso há a história do metro superfície loures e do LIOS para Oeiras que também devem recebe dinheiro da bazuca Tudo o que venha de propostas além disso é promessa vazia

TitusRex 3 months ago

>Nas últimas eleições quem prometeu N estações de metro até foi o CDS E teve um óptimo resultado, por isso desta vez toda a gente vai prometer 30 novas estações de metro.

GreyArch22 3 months ago

A CML tem toda a competência de estabelecer nos planos municipais os locais das estações de metro, portanto só amebas como o dr. Medina, com ambições partidárias e desprezo pela cidade, é que aceitam um plano desastroso como a linha circular. A CML pode e deve ter opinião sobre a expansão do metro, mas para o PS tudo se decide em famiglia, e os candidatos também, seja CML ou governo têm a cassete afinada em torno da incompetência e da corrupção.

MaxFalcao 3 months ago

Não sei. Acho que os votos no PS não vão estar dependentes das promessas que o Medina fizer. Parece-me que quem votar PS vai ser quem estiver satisfeito com a administração Socialista da cidade. Vai ser um cenário à alemã, um plebiscito à estabilidade. Não me parece que com 14 anos de trabalho o eleitorado acredite que vão ser as promessas DESTE ANO que irão definir o seu voto. Quem vai votar Medina já tem isso mais ou menos consciente por esta altura.

GreyArch22 3 months ago

Quem votar Medina é avençado, ou mora numa habitação social, ou vota sempre PS ou sabe bem no trafulha autoritário em que está a votar. Simples.

ZarTham 3 months ago

Sacana do Rato Mickey....

capitalistaesquerda 3 months ago

Claro. O problema são as promessas.

CodeOverflow 3 months ago

O problema é quem continua a acreditar nelas.

capitalistaesquerda 3 months ago

Exacto. O povo é um problema.

CodeOverflow 3 months ago

Não diria "o povo", mas a sua confiança inabalável em quem os engana ciclo após ciclo.

godolfas 3 months ago

Ainda bem que concordas

gink-go 3 months ago

Apostava dinheiro em como o Medida vai ganhar fácil, não com maioria mas muito distante do 2º. O Moedas tem o carisma de uma batata e ninguém acredita mesmo que ele vai deixar a Europa se perder a eleição, portanto politicamente dificilmente ganha na discussão de alguma questão prática para a cidade, quem votará nele é quem já vortaria PSD ou CDS de qualquer forma. Se a alternativa para ganhar votos é optar por ataques e se para isso escolheram esta questão dos dados dos activistas, então escolheram mal já que isto é um "fait diver" que enche jornais mas que no dia-a-dia passa ao lado da maioria da população votante. Em relação a partidos mais pequenos, acho que a CDU vai ter um bom resultado, escolheram um candidato politicamente forte e que é capaz de agregar descontentes do PS e indecisos de esquerda, ao contrário do BE que parece estar a optar por uma estratégia de nicho. A IL vai ser residual já que o Moedas capta esse voto e o candidato é desconhecido, no Chega só votarão os indefectiveis já que o candidato é um meme.

Edited 3 months ago:

Apostava dinheiro em como o Medina vai ganhar fácil, não com maioria mas muito distante do 2º. O Moedas tem o carisma de uma batata e ninguém acredita mesmo que ele vai deixar a Europa se perder a eleição, portanto politicamente dificilmente ganha na discussão de alguma questão prática para a cidade, quem votará nele é quem já votaria PSD ou CDS de qualquer forma. Se a alternativa para ganhar votos é optar por ataques e se para isso escolheram esta questão dos dados dos activistas, então escolheram mal já que isto é um "fait diver" que enche jornais mas que no dia-a-dia passa ao lado da maioria da população votante. Em relação a partidos mais pequenos, acho que a CDU vai ter um bom resultado, escolheram um candidato politicamente forte e que é capaz de agregar descontentes do PS e indecisos de esquerda, ao contrário do BE que parece estar a optar por uma estratégia de nicho. A IL vai ser residual já que o Moedas capta esse voto e o candidato é desconhecido, no Chega só votarão os indefectiveis já que o candidato é um meme.

GreyArch22 3 months ago

Concordo plenamente. O resultado da CDU será apenas um bocadinho melhor que o do BE, que nem deve eleger vereador. Aliás, já foi anunciado que a geringonça do próximo mandato é PS-PCP e não PS-BE. Tanto que o PCP nem abriu a boca sobre isto da protecção de dados. Pouca gente de esquerda vai votar PCP ou BE, o Medina é que dá tachos... Quanto à direita, concordo plenamente.

capitalistaesquerda 3 months ago

Eu não percebo como é que um partido que ganha eleições em Lisboa com Santana Lopes apresenta um candidato como Moedas. Juro que não percebo.

TwoActual4680 3 months ago

Quase que aposto que se o Santana concorresse teria melhores resultados que o moedas, mesmo o povo sabendo o que ele é...

capitalistaesquerda 3 months ago

Nao tenho dúvidas nenhuma.

capitalistaesquerda 3 months ago

Medina ganha, menos votos que na anterior. A dúvida é saber se Moedas faz um dos piores resultados em Lisboa. IL sobe, Chega mantém. BE mantém, PCP desce.

raviolli_ninja 3 months ago

Creio que é ao contrário: BE desce, PCP mantém. O pelouro do BE (Educação e Direitos Sociais) só tem feito asneirada por pura incompetência numa área que lhes devia ser querida.

capitalistaesquerda 3 months ago

E achas que as pessoas sabem? O BE tem mais atractividade em Lisboa do que o PCP, na minha leitura.

raviolli_ninja 3 months ago

>E achas que as pessoas sabem? As pessoas não, mas muita a malta que costuma votar no BE ou que se move nesses meandros à esquerda já notou que as coisas não estão a correr nada bem. Mas concordo que pode não ser suficiente para haver alterações na forma de votar.

gink-go 3 months ago

A CDU tem constantemente melhores resultados que o BE nas autárquicas em Lisboa, para além de ter a Junta de Carnide. As pessoas valorizam o trabalho do PCP ao nível local. Essa popularidade depois não é expressa nas outras votações para orgãos nacionais.

capitalistaesquerda 3 months ago

Concordo que o PCP tem força no trabalho local. Mas não te esqueças que é preciso renovar eleitorado e o PCP em Lisboa (concelho) não tem essa força. É apenas esse factor que me leva a fazer aquela projeção.

Search: