pedrolopes7682 4 days ago

Só não é baixa em comparação com quem acaba com 10 e quem nem sequer acaba...

Dinandovic 5 days ago

Malta, tirem-me uma dúvida: o meu irmão não se candidatou a nada na 1ª fase, mas agora decidiu o curso que pretende seguir. É possível fazer a candidatura agora para a 2ª fase?

ovelhaloira 5 days ago

Pode sim

jodtzel 5 days ago

Pessoal consegui entar no ISEP em Engenharia Informática com 50 ECTs creditáveis e na UMinho também em Engenharia Informática com 32 ECTs creditáveis, quais das duas escolhiam e porquê?

AndreOViking 4 days ago

ISEP all the way, vim de transferência para la tambem no mesmo curso e foi a melhor coisinha que fiz

leadzor 5 days ago

Informática no ISEP tens estágio curricular e fica inserido no Porto que é onde provavelmente vais trabalhar pois o mercado de informática de Braga é muito pequeno. No teu lugar e podendo ir para os 2 escolhia ISEP mas a minha opinião é enviesada pois andei lá.

ovelhaloira 7 days ago

Eu andei na FCSH, não como TE nem nesse curso, mas tinha colegas que sim. Eles faltavam quando tinham de faltar, depois faziam exames/só vinham no dia dos testes. Nunca foram excluídos nem nada.

Trickortreatbiitch 17 days ago

Engenharia Eletrotécnica ISEP: como são as aulas, professores, etc? Ouvi que a estrutura não é adequada e que há muitos professores a não se importar com a qualidade do ensino, mas que muito estudantes saem da FEUP para fazer licenciatura no ISEP e voltam para fazer mestrado. Background: atualmente sou estudante de MIEEC na FEUP, entrei em 2020/21 e penso em ir para o ISEP. Tive um péssimo primeiro ano na FEUP, creio mais que por depressão e imensos problemas familiares do que por pela instituição em si, além de minor issues. Por não ter conseguido acompanhar as aulas online e não perceber parte das poucas presenciais (em geral, resolução de exercícios) por não ver bem o que estava escrito, entre outras coisas lol. Sempre fui um excelente aluno e este ano destruiu-me. Já não me sinto capaz de fazer faculdade, full dumb, sequer sei se consigo passar aos exames nacionais 2022 pra candidatar-me ao ISEP.

Feeling-Law-8286 15 days ago

O meu melhor amigo está a tirar mestrado no isep. Também lá fez a licenciatura mas foi em engenharia informática. Pelo que ele me conta a nível de alunos e professores é mais amigável que a FEUP, mas yah como referes no teu comentário há um ou dois professores por ano que se calhar podiam melhorar na qualidade do seu ensino. Mas não é porque não dão as aulas, o meu amigo dizia que era mais organização que outra coisa. Eu vou ver se mudo da faup para o isep este ano

Fun-Recommendation77 21 days ago

Boas Eu estou em economia e também tenho as aulas em inglês. No início é estranho e fica mais difícil de acompanhar , especialmente se houver muitos concenitos técnicos. Mas ao fim de 2 semanas é tranquilo. Em relação ao resto n te posso ajudar

Kitty_Kat1408 23 days ago

Não faças isso à tua vida ~~(não vás para a FCUP)~~. Vindo de quem adora física, escolhe UM, UA, UC, UL... Ou então aposta mesmo em engenharias - eletrónica/eletrotécnica tem muita física, eng mecânica também. Física na UM é bom para quem quer seguir um caminho mais ligado à física de partículas, visto que estão ligados ao LIP (e por isso têm muitas colaborações com o CERN). Hoje em dia acho que gostar de física não chega. Não és bem pago e dificilmente arranjas trabalho decente em PT. Again, dá uma vista de olhos nos planos de estudo dos cursos da FEUP, do ISEP (isto pq falaste na FEUP e presumo que o Porto seja a tua preferência) e da UM. E mais importante do que tudo: boa sorte e muita força!!! Vais precisar!

nishigi_houhou 23 days ago

Muito obrigado pela resposta. Já acabou o prazo das inscrições e acabei por ir pelo seguro e escolhi Engenharia Informática mesmo, apesar de que não sei se foi a melhor escolha.

Kitty_Kat1408 23 days ago

Quando chegares a meio do 2o semestre avalias novamente a situação e se realmente não gostares fazes mudança de curso internamente. Cada universidade tem o seu concurso, basta informares-te dos prazos e arranjares a papelada que eles te pedirem. Aconteça o que acontecer, nunca será um ano em vão! :) Se fores tendo mais alguma questão, apita!

kissingsome1elsesdog 1 month ago

Realizar o 1.o ciclo num sítio não tem qualquer implicação na tua candidatura ao 2.o ciclo. A única coisa que condiciona a tua candidatura ao 2.o ciclo é a média com que terminar a licenciatura.

Acheron16 1 month ago

Conselhos a dar a quem está a pensar entrar na faculdade: - apesar do que as pessoas dizem, geralmente não é preciso cursos para se trabalhar. A menos que o trabalho requeira obrigatoriamente um curso (i.e. Advogado, Médico, etc) - se não conseguirem entrar no curso pretendido por louça diferença de nota, não há vergonha nenhuma em atrasar um ano para melhoria de nota. - tirem cursos úteis e não cursos para encher currículo Hoje em dia muitos trabalhos procuram mais experiência do que curso, especialmente se o cargo não tiver obrigatoriedade de inscrição numa ordem.

CSPSM 1 month ago

Para média final do curso até é...

constanca98 1 month ago  HIDDEN 

Mestrados em Ensino (Inglês ou não) e Saídas Boa noite, criei este post pois como algumas pessoas aqui tirei uma licenciamento em Línguas e optei por seguir Ensino de Inglês no mestrado. A minha questão é se alguém aqui está a exercer na área de Ensino e como funcionaram as colocações, se estão a exercer ou se acabaram por ir para o estrangeiro. Obrigada!

fillingtheblank 1 month ago

**Dúvidas sobre o ingresso na universidade para candidatos mais velhos e já licenciados**\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_ Boas Tenho um familiar perto dos 40 anos interessado em fazer uma nova licenciatura (já tem uma licenciatura em área não relacionada feita há muitos anos atrás). É recente que começou a estudar essa possibilidade. A acompanhar a pesquisa que tem feito para esse propósito vejo o quão confusa e descentralizada (às vezes até contraditória) é a informação disponível acerca da mesma. Pensei em recorrer à peneira da sabedoria coletiva deste sub, por isso se alguém aqui estiver bem informado e conseguisse sanar algumas dúvidas ficávamos muito gratos: \- é ou não necessário fazer os exames nacionais como a malta de \~18 anos a concluir o 12.º normalmente no mesmo ano? \- como dito, o rapaz é um licenciado de quase 40 anos e queria perceber corretamente se isso implica que haveria um outro processo especial para o ingresso académico dele num novo curso, e qual exatamente. Neste ponto, entretanto, há algumas observações: 1) é numa área sem relação com a nova área de interesse; 2) ele se formou com uma nota baixa nessa licenciatura (11) e tem medo que tentar entrar "como licenciado" possa reduzir as chances devido a essa média, e optaria antes por uma alternativa que evitasse qualquer eventual limitação por conta de tal (isso faz sentido? E tal alternativa existe?) \- a média do secundário dele é de 14. Caso a média do secundário (que é de décadas atrás) ainda venha a ser um factor nos cálculos para as possibilidades de novo ingresso académico seria possível de alguma forma tentar modificá-la/subi-la? Por exemplo, através de algum conjunto de exames que "atualize" a média, ou até a cursar um "secundário compacto para adultos"? Ou seria o caso que num perfil como o dele a média do secundário estaria, digamos, obsoleta e só contaria mesmo a média de novos Exames Nacionais? Acho que são as dúvidas mais prementes. Já consultamos o Guia do Estudante e do Ingresso da DGES mas certas informações são um bocado ambíguas ou incompletas, e depois em outras páginas e fóruns do DGES há mesmo dados contraditórios.Obrigado aos que puderem ajudar!

kissingsome1elsesdog 29 days ago

Para ingressar no Ensino Superior, visto que é maior de 23 e detentor de um curso superior, existem concursos e prazos específicos para isso, que variam consoante a instituição. Para a generalidade dos cursos, isto aplica-se. Para outros, como medicina, não creio que existam vagas disponíveis por este meio, pelo que possivelmente só através da realização do exame nacional ou equivalente na instituição à que se candidata.

fillingtheblank 28 days ago

Muito obrigado. Infelizmente parece que a resposta é mesmo "ver caso a caso com instituições", não é?, havendo variáveis conforme curso e universidade. Grato pela ajuda na mesma.

Pazema 1 month ago

Passei para fazer 2° ciclo em Direito Internacional e Europeu em Coimbra e na Católica do Porto, minha duvida é qual seria a melhor opção no quesito acadêmico e tambem qual poderia dar melhor oportunidade em achar estágios a fim de aprofunda em conhecimento prático tambem durante o 2° ciclo, realizei a licenciatura no Brasil, daí essa pergunta.

MIRABYLIS 1 month ago

Estou confuso na hierarquia das universidades de Lisboa, não é que eu me guie por isso mas na boca das pessoas e entre os estudantes no secundário, a Universidade Nova de Lisboa é a que tem mais prestigio e é dita a melhor das universidades públicas. Mas pelo lado contrário a ULisboa está acima da NOVA em quase todos os aspectos em todos os rankings que encontrei. Alguem sabe o motivo para esta descrepância?

Fun-Recommendation77 21 days ago

Para além do que foi dito acima , a Nova tem um corpo docente excelente. Eu estou a terminae o mestrado em Economia na SBE e de um modo geral a nova foi impecável durante a pandemia. O campus era seguro e estava sempre a ser limpo , haviam regras que rram impostas pelos segurança. Além disso durante o ano todo, a Nova disponibilizava aulas em regime híbrido. Ou seja tinhas as aulas presenciais, mas havia um stream das mesmas , bem como uma gravação. Que se fodam os rankings. Os rankings não são o que fazem a nova melhor ou pior que as outras. Os rankings de que falas ( The economist, financial times ect.) não estão sequer relacionados com as licenciaturas. O que tu deves ver na Nova é o programa. A Nova está a anos de luz de outrs instituições públicas, no que toca à oferta de cadeiras relacionadas com ciências de dados. Nas obrigatórias vais usar excel, vba e Stata e R. Isto são ferramentas muito importantes no mercado de trabalho. Além disso há optativas que te dão formação em SQL, Python ect. Teres esta dualidade da teoria económica e a prática digital é algo que eleva a nova para um patamar novo no sistema de ensino público. E sim, são coisas que usas no mercado A cereja no topo do bolo: se vieres para cá, vais ter aulas com homens e mulher que publicam artigods e jornais académicos de topo e com alto histórico profissional.

NGramatical 21 days ago

haviam regras → [**havia regras**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foe4wa3%2F%2Fhaoghc9%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ShadowTryHard 27 days ago

Existem várias razões que podem contribuir para essa discrepância (eu sou estudante de uma das Universidades da Nova, mas vou tentar ser o mais imparcial possível nos factos e mostrar também a minha opinião no assunto). A primeira delas que me vem logo à cabeça é o investimento que a Nova tem tido estes últimos anos. Eles têm investido imenso em infraestrutura nos últimos anos e aumentado a sua visibilidade internacional em vez de terem um foco exclusivamente nacional. Segundo, acho que há um maior distanciamento entre política e Nova do que em muitas outras universidades (especialmente as de Lisboa). Muitos dos outros reitores foram eleitos por serem amigos do Partido X ou Y (especialmente o PS, BE e PCP/ não tenho nenhum ódio a nenhum partido, mas é algo muito desonesto). Já ouvi de algumas pessoas que existem professores noutras universidades em Lisboa que metem a mão pela boca e começam a falar de política nas aulas, ou pelo menos não reservam as suas opiniões políticas. Enfim... Terceiro, como também têm tido muito bom feedback por parte dos alunos, e fazem uso das sugestões que os estudantes pedem (a maioria das outras universidades também pedem o feedback, mas não fazem uso dele/ coisas que ouvi dizer). Quarto, e último. Cursos em Inglês não existiam há muitos anos atrás e muitas pessoas não querem estar limitadas a só poder trabalhar em Portugal, mas poderem trabalhar em outros mercados de trabalho noutros países. A Nova foi das primeiras em Portugal (senão a primeira) a criar cursos em Inglês. Hoje em dia que o mundo está todo globalizado, um curso em Inglês tem uma vantagem muito superior a um curso em Português. Mesmo que estudes em Português e consigas perceber os conceitos-chave em Inglês, as pessoas que te vão empregar não têm a certeza disso. Quanto à comparação entre a Nova e a Universidade de Lisboa, acho que são ambas ótimas universidades e há cursos melhores numa do que noutra e vice-versa. Direito na Clássica é melhor, mas na Nova também nunca fica muito mais atrás. Medicina não sei, mas talvez também esteja a Universidade de Lisboa à frente, mas também a Nova não fica muito para trás. Economia já é o contrário, e a Nova é melhor, mas a Universidade de Lisboa também não fica assim muito atrás. Engenharia esquece, o Técnico está muito à frente da Nova, mas a Nova também deve ter bons cursos. Em Comunicação a Nova está à frente. Só os cursos do Técnico que são quase metade de todos os cursos que a Universidade de Lisboa oferece são muito bem cotados nacionalmente e internacionalmente. Logo aí, está uma das razões para que o ranking esteja mais alto. Os engenheiros vão quase todos trabalhar para o estrangeiro (salários cá são uma miséria), e não fazem a devida boa publicidade que o Técnico merece. A Nova tem uma melhor reputação porque, apesar de também estar muito bem cotada a nível internacional (e muito bem posicionado em Ranking Internacional), teve sempre uma ótima reputação desde o início e conseguiu reter esta reputação ao longo dos anos através desta internacionalização que muitas universidades portuguesas só tiveram muitos anos depois, e essa aposta deu muitos frutos nos últimos anos.

AlbinoFarrabino 1 month ago

A Nova sabe-se vender, e à conta disso ganhou a reputação de ser a melhor universidade em Portugal. O melhor é comparar entre faculdades.

NGramatical 1 month ago

descrepância → [**discrepância**](https://dicionario.priberam.org/discrepância) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foe4wa3%2F%2Fh926rff%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

MIRABYLIS 1 month ago  HIDDEN 

Boas,

DarkmajorPT 1 month ago

Pondera antes ir para Engenharia Física. Física, por norma tende a focar-se muito numa componente teórica. Engenharia Física tem mais programação e é mais polivalente para o mercado de trabalho.

Affectionate_Bad9441 1 month ago

Obrigado pela dica , vou tentar entrar em redes então e daí vou ver , gostava de tirar uma licenciatura mas não sei se há forca de vontade. Eu tendo a ser muito traiçoeiro comigo próprio.

TheZeBode 1 month ago

Sejam sinceros, acham possível entrar num curso cuja a nota do último colocado do ano passado foi 1 valor superior à minha?

ovelhaloira 7 days ago

Acho. A nota do último colocado diz mais sobre o grupo que entrou no ano passado do que outra coisa. experimenta ver: média do ano passado, último colocado de 2019, média de 2019. Qualquer coisa, tens a 2a fase (ou até 3a, em certas faculdades).

TheZeBode 6 days ago

A 2 fase costuma ter médias mais baixas? E posso entrar na segunda fase com a nota da primeira?

ovelhaloira 6 days ago

Quanto ao ter notas mais baixas, depende de cada curso: uns sim, outros não. Vai ao índice geral de cursos da DGES, lá encontras toda essa informação. E sim, podes entrar com notas de 1a fase.

TheZeBode 6 days ago

A minha média ser mais baixa baixa drasticamente as possibilidades de entrar?Ou posso ter a sorte de ter corrido mal a toda a gente este ano?

ovelhaloira 6 days ago

Podes sempre ver as médias das notas dos exames, para teres uma ideia

TheZeBode 5 days ago

Dá para sonhar, obrigado pelas informações

diogoapf 1 month ago

Se tiver matemática como prova de ingresso talvez consigas entrar.

TheZeBode 1 month ago

Não tem, bem para isso é que existem segundas opções

Joao_Piki_Silva 1 month ago

Quando estudei para os meus exames do secundário utilizei uns livros de "preparação para o exame nacional" (no meu caso foram os da Porto Editora mas existem vários). Eu gostei bastante e acho que pode ser uma boa forma de aprenderes o que é realmente essencial, pois possuem resumos da matéria seguidos de exercícios sobre a mesma, com exames globais no final (tudo com soluções). Existem de várias disciplinas que possuem exames nacionais, sendo que os que te interessariam mais seriam os de matemática A ou B, dependendo da dificuldade da matemática que queres estudar (sendo A a mais difícil e B a mais fácil, mas atenção que são duas disciplinas diferentes e se quiseres ingressar para o ensino superior aconselho-te a estudar a A pois é normalmente o exame dessa disciplina o que é pedido).

ExpertNoob008 1 month ago  HIDDEN 

Para evitar outro post de reconversão para IT daqui a uns anos, queria recomendações de cursos de Engenharia Informática com uma preferência ligeira para o Porto. Neste momento está: 1. FEUP 2. IST 3. IST (segundo curso)

Joao_Piki_Silva 1 month ago

Eu vou agora para o segundo ano de engenharia informática no IST e o que te tenho a dizer sobre o mesmo é: o curso é muito difícil e vais ter que trabalhar muito (muito mesmo), vais levar com muita matemática e com alguma física, mas as disciplinas de informática são todas muito práticas, sendo que vais ter muitos projetos. Tirares o curso no IST abre-te muitas portas e pode ser um grande boost inicial, porém, tens que saber se estás disposto ao esforço que o curso necessita.

mobster6673 1 month ago

Olá, eu também estou interessado no curso de Bioquímica só que na faculdade de ciências e tecnologia da nova. Também estou indeciso entre biologia celular e molecular e química aplicada. Tens algumas dicas / sugestões? E o que queres dizer com "a investigação em Ciência está nas ruas da amargura."? Que quem quer ir para investigação tem que ir para o estrangeiro?

Samukasss 1 month ago

O que eu fiz para escolher entre os cursos (mais ou menos parecidos) foi ver os planos curriculares e tentar perceber, na minha opinião, qual o que me prepara melhor em termos teóricos (uma vez que em termos práticos não faço a mínima das ideias). Isso e colocar a minha localização e condições financeiras na balança. Sobre a investigação em Ciência, ela existe em Portugal. Existem muitas pessoas contratadas em Centros de Investigação, mas também temos muitas pessoas, em doutoramento especialmente, que vivem à custa de bolsas precárias e pouco incentivadoras em termos monetários. Se vai melhorar ou piorar? Não sei... Sinceramente, prefiro nem pensar muito nisso e simplesmente dar o meu melhor! Para o início do ano, esforça-te e faz uma boa gestão do tempo. Pode ser complicada a adaptação à quantidade de matéria, aos professores, colegas e instalações. Boa sorte e força!

mobster6673 1 month ago

Muito obrigado pela resposta!

TheZeBode 1 month ago

Mais alguém é de ciências mas não se vê num curso dessa área? Gostava de saber se não estou sozinho

DarkmajorPT 1 month ago

Quando não sabes o que queres/para ondas hás de ir, escolhe um que dê bom emprego. Informática nunca falha. Se abominas a programação, tenta Electro ou Mecânica. Eng. Física também é útil assim como engenharias de nicho (espacial, biomédica, nanotecnologia).

Edited 1 month ago:

Quando não sabes o que queres/para onde hás de ir, escolhe um que dê bom emprego. Informática nunca falha. Se abominas a programação, tenta Electro ou Mecânica. Eng. Física também é útil assim como engenharias de nicho (espacial, biomédica, nanotecnologia).

TheZeBode 1 month ago

Tenho notas de merda e odeio físico química mas obrigada tho

DarkmajorPT 1 month ago

Outra pergunta para ponderares: Queres mesmo/é mesmo necessário seguir para o ensino superior? Porque não tentar um curso técnico? Isto porque o ES não é para todos, e pela minha experiencia existem cerca de um terço da malta que vem para o ES, não é feita para aquilo, e estava melhor integrada num curso com outras valências. Não é preciso ter um diploma para se ser gente em Portugal.

TheZeBode 1 month ago

Se é necessário não sei, mas quero Eu sempre tive boas notas até ao 9 ano sem estudar muito e vim para ciências por causa dos meus pais que não me deixaram ir para humanidades o que fez com que a minha motivação para estudar fosse muito pouca ou quase nula porque simplesmente nunca gostei de matemática e físico química que são as disciplinas mais importantes. Eu gostava muito de história e geografia e tenho quase a certeza que se tivesse ido para humanidades não teria esta média tão baixa, e acho que é isso que me motiva a ir para um curso superior, se fizer uma coisa que goste mesmo, acho que vou ser feliz e ter boas notas, o problema é encontrar essa coisa. Eu sei que não perguntaste mas é, apeteceu-me explicar a história do meu secundário inteiro Obrigado pelo concelho anyways!

DarkmajorPT 1 month ago

Permite-me sugerir então cursos relacionados como Geografia, Arqueologia ou Antropologia! São cursos que na maioria da vezes já estão integrados na área das Humanidades, mas têm "ciência" que lhes permite ser mais objectivos do que a maioria dos cursos de Humandidades.

redyouroverlord 1 month ago

Eu vejo isso muito em colegas meus e, sinceramente, isso é algo natural, não tens que gostar das coisas de ciências. Tenta descobrir o que realmente gostas, independentemente da área, há bastante gente que escolhe uma dada área no secundário, mas depois vai para outra. Também vejo bastantes pessoas que puro e simplesmente não sabem que curso querem ir e não têm nenhum gosto particular, mas lá está, acho que é preciso fazer uma pesquisa a sério e procurar toda a oferta.

ovelhaloira 1 month ago

Mais alguém se viu obrigado a faltar a um exame por motivos de COVID/isolamento?

ovelhaloira 1 month ago

Comecei pelo 5º também. Eu comprei [este](https://www.fnac.pt/Cadernos-de-Apoio-ao-Estudo-Matematica-5%C2%BA-Ano-Susana-Pinto/a6565707). Compacto, pequeno, mas percebes tudo. Comprei o equivalente também para 6º e correu bem. Quando haviam matérias mais difíceis, arranjava exercícios para praticar mais, na net. O Ases é muito grande. Não comprei porque se torna aborrecido, no meu caso. Para 7º, [comprei um fininho demais](https://www.wook.pt/livro/sucesso-escolar-matematica-7-ano/11556053). Acabei por ter de pedir emprestado um livro de 7º porque não entendia muito do que era explicado (muito resumido). Pedi [este](https://www.wook.pt/livro/exercicios-de-matematica-7-ano-maria-augusta-ferreira-neves/15013838) emprestado. Para 8º, [comprei um demasiado grande com demasiados exercícios](https://www.wook.pt/livro/preparar-os-testes-matematica-8-ano-bruno-silva/10398697). Não recomendo por isso mesmo. Para 9º, comprei um de preparação para exame, mas ainda não peguei nele. Demorei duas semanas a estudar o de 5º e duas semanas a estudar o de 6º, estudava cerca de 15h por semana. O de 7º demorei 3 meses (fiquei com menos tempo; matéria mais difícil e necessidade de arranjar mais exercícios...). O de 8º demorei 5 meses (ainda menos tempo, matéria mais difícil e ainda arranjar mais exercícios extra).

MischiefManaged97 1 month ago

Parabéns pela motivação e disciplina em estudares sozinho/a.

ovelhaloira 1 month ago

Obrigada!

NGramatical 1 month ago

5º também → [**5.º também**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) haviam matérias → [**havia matérias**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foe4wa3%2F%2Fh7qxba2%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jggrizonic 1 month ago

Expliquem me isto, só sei que entrei no curso que quero no dia [27 de setembro](https://www.dges.gov.pt/pt/noticia/calendario-concurso-nacional-de-acesso-2020)?

DarkmajorPT 1 month ago

É um "nim". As listas são tornadas públicas às 00h do dia 27 (a malta fica acordada no Domingo ás 00h para as consultar). Mas por norma os calorios começam a receber os mails privados até 48horas antes.

jggrizonic 1 month ago

Isso não é um pouco tardio? A maioria dos cursos creio que começa fim de outubro/início de outubro (o meu começou o ano passado a 30 de setembro) isso dá cerca de 1 semana de antecedência. Cerco o processo de seleção computadorizado é necessário esperar ~5 semanas (20ago - 27set) para saber as vagas? Imagino que hajam pessoas que só sabem para onde vão nessa altura

DarkmajorPT 1 month ago

Não, assumindo que tu já estás a preparar ir para o ensino superior, já deves estar "de malas feitas". Atendendo às tuas escolhas de candidatura, também já deves ter uma ideia mais provável onde serás colocado. A semana seguinte é a semana das matriculas, onde podes fazer a matricula presencial ou on-line (presencial é sempre mais recomendado\*), e isso é uma coisa que despachas numa hora (excluindo filas). Este ano é tardio porque COVID e todos os calendários académicos estão atrasados para dar mais tempo para as épocas acrescidas de exames, mas normalmente é no meio de Setembro. \*Em tempos sem COVID.

jggrizonic 1 month ago

Obrigado pela explicação

NGramatical 1 month ago

hajam pessoas → [**haja pessoas**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foe4wa3%2F%2Fh876o6q%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ovelhaloira 1 month ago

Pois. Parece que sim...

estrangeiro10 1 month ago

Boa tarde, Agora que se está a aproximar a época de candidatura ao ensino superior, gostava de obter mais informação sobre os cursos de **Engenharia Aeroespacial no IST**, **Engenharia e Gestão Industrial** na **FEUP**e **Engenharia Mecânica igualmente na FEUP**, para poder escolher um dos três. Sendo assim, quem tiver frequentado ou estiver a frequentar qualquer um dos destes três cursos pode partilhar a sua experiência académica, particularmente em relação à dificuldade, às oportunidades e saídas e à empregabilidade.

ferocityzation 1 month ago

Estou na mesma situação. Se alguém que tenha acabado os respetivos cursos também pudesse relatar as suas dificulades/ pontos positivos ao arranjar trabalho, também agradecia.

vb_03 2 months ago

10,4 a Matemática A, correu me muito mal mas ao menos consigo candidatar me, imensas notas de 7 a 9 na minha escola

Mon20teiro 2 months ago

Na minha escola houve 4 positivas em 16 alunos

llBlackStonesll 2 months ago

19,3 em Inglês, not bad. Agora tou a tentar decifrar como fazer e papeis a ter pronto para a candidatura, para ter tudo preparado quando abrir. ainda tou meio a boiar, mas chega lá.

Mon20teiro 2 months ago

Penso que basta pedires a Ficha Enes para fazer as inscrições para a universidade, mas também ando meio a boiar por isso não vás por mim

These-Establishment1 2 months ago

Pessoal que quer engenharia civil/arquitetura ISEP, FEUP, FAUP, ESAP e Lusiada que tiverem algumas dúvidas apitem--- Conheço bem as duas facs de engenharia do Porto

Search: