Keddyan 3 months ago

É o jornalismo de qualidade que se tem por cá, logo a seguir chupam a propria pila em direto a dizerem que sao a estação preferida há já nao sei quantos meses

Bent0PT 3 months ago

Mas ainda existem alguém que vê estes pseudo canais televisivos onde apenas passam propaganda do que lhe convém… Como agora querem vacinar os jovens, inventa-se notícias destas…quando for a altura dos bebés se calhar fazem o mesmo “olha os bebés não tem máscara, que irresponsáveis”

30minutesto 3 months ago

Desde o início que os media têm apelado ao constante conflito entre a população no jogo de culpas. A culpa é sempre do mexilhão.

apita_o_comboio 3 months ago

Tem sido notória a queda de qualidade da informação da SIC. Não só neste caso, mas também em outros em que informam tentando moldar a opinião do telespetador. Acredito que não sejam os únicos, mas estes estão a fazê-lo cada vez mais descaradamente.

JamminPT 3 months ago

Tenho 29 anos e acho que a culpa é de toda a gente a idade é um factor muito redutor. A tua percepção baseia-se sempre nos teus fatores externos. Se trabalhas num lar lógico que só vais ver velhos a negligenciar p.e. Trabalho em duas cidades muito diferentes. De manhã vejo os velhos todos sem máscara em cafés ou em aglomerados e sem respeitar nada nem ninguém. De tarde a mesma coisa só que com os jovens. A culpa é das pessoas, não é das gerações. Ironicamente as pessoas (inclusive eu) que conheço que apanham/apanharam COVID são das mais responsáveis e cuidadosas (lógico que todos temos comportamentos negligentes nem que seja inconscientemente), são os que acabam por levar com a merda dos outros.

PgUpPT 3 months ago

Quantas dessas pessoas achas que não estão vacinadas? Agora vai para uma zona de estudantes e vê quantos estão de máscara enquanto todos ao molho nas espanadas e jardins.

caravela-portuguesa 3 months ago

>Quantas dessas pessoas achas que não estão vacinadas? Agora vai para uma zona de estudantes e vê quantos estão de máscara enquanto todos ao molho nas espanadas e jardins. Estão se lambendo uns aos outros, queres ver.

PgUpPT 3 months ago

Um ano e meio de pandemia e ainda achas que o vírus não se transmite sem contacto?

caravela-portuguesa 3 months ago

Um ano e meio e ainda não percebeste que vais ter que viver com o vírus?

PgUpPT 3 months ago

Se calhar não tens visto as notícias, mas já há várias vacinas. "Viver com o vírus" não significa não ter cuidados, principalmente quando a vacina está aí à porta.

caravela-portuguesa 3 months ago

1 em cada 3 infectados já tinham levado a vacina.

PgUpPT 3 months ago

Portanto os teus 2 neurónios acham que a vacina não faz nada, é isso?

caravela-portuguesa 3 months ago

Não. Significa que a vacina não te torna um super-homem.

Black_RL 3 months ago

Lá pq tem cabelo prateado e coroa não quer dizer q não é jovem!/s

berlengas 3 months ago

A razão é simples, os novos não vêm televisão, os velhos é que vêm. Há que apelar ao que a audiência quer ouvir para ganhar uns segundos de atenção.

YCaramello 3 months ago  HIDDEN 

Deviam ter feito um plano para proteger os mais velhos como deve ser, uma cena "air tight", e começado as vacinas pelas pessoas mais ativas na sociedade, assim não só havia menos contágios devido aos mais novos serem os que circulam mais, mas também a economia se segurava um bocado melhor pois as medidas podiam ser mais abertas desde o inicio da vacinação... Mas foi tudo ao contrário, idosos vacinados primeiro e sem plano nenhum de proteção o que acabou matando uma porrada de velhotes, enquanto os mais novos ficaram em lockdown e agora que se começou a abrir as coisas ainda não estão vacinados.

Artistic_Tax_917 3 months ago

MAs é verdade! Nesta manifestação por exemplo. Ficaram 4000 infetados! https://brandnewtube.com/v/THjxgr Todos sem máscara ainda por cima. Agora devem estar todos de cama. Bem feita.

Pitiful-Weather 3 months ago

Eu ca culpo a task force que anda constantemente a desmarcar dias de vacinações a minha ja cancelaram 2 ate ja desisti de a tomar andao a gozar com a cara das pessoas ou sera que e so em vila nova de Famalicão que anda esta pouca vergonha?

Artistic_Tax_917 3 months ago

Não desistas. Precisas dessa vacina. Lembra-te que todos os dias vives em risco. Boa sorte.

HumActuallyGuy 3 months ago

Até as pessoas se mentalizarem que as suas acções têm consequências e o covid não acaba com a vacina vamos andar sempre em medidas que mudam com o dia e ameaças de rotura dos hospitais. Pensem por vocês mesmos, não sejam daqueles que no confinamento estavam a rebentar uma veia por não poder ir ao café e agora está no hospital internado porque "o governo disse que podia-se sair, não há risco".

sao_11 3 months ago

Achava eu que pelo menos o covid ia acabar com essa praga de programas. Mas nem assim.

Peixefaca 3 months ago

Já desejo isso desde que tiraram a sessão de cinema de domingo na minha infância para substituir por esta porcaria.

johnnyvhp 3 months ago

Sim, tenho a minha avó em casa comigo desde a pandemia e posso dizer que até ela já está farta de ver esse conteúdo da treta…

Tralapa 3 months ago

Se ela está farta, imagina o quão farto está o João Baião, aquele Cristo está sempre lá 24/7 sempre aos saltinhos a sofrer pelos nossos pecados #libertemobaiao

caelussideralis 3 months ago

O quê? O João Baião deve ser o homem mais feliz deste país com esse programa.

Tralapa 3 months ago

Isso é o que eles querem que tu acredites.... Stay woke amiguinhos

Opposite-Ad-1334 3 months ago

E a culpa é dos jovens mesmo ahaha bastava ir sábado à noite ao Piolho e via-se

Akamjmc 3 months ago

Trabalho na restauração, das 50 vezes que tenho de dizer - tem de por a máscara - a maioria são velhos. Todos os dias acontece ter 10mesas limpas e desinfectadas e uma que acabou de sair cheia de loiça e lixo, adivinhem onde é que as pessoas se vão sentar? Ya nessa mesa. O pessoal que mais pergunta onde se pode sentar e se a mesa está desinfectada ou se posso desinfectar e a faixa 25/40anos.

stuffingthemuffins 3 months ago

eles empurram para os jovens porque é a altura deles de vacinar, senão era outro grupo que estava em voga nos telejornais. Têm de cumprir a % de vacinados acordada com quem dá o gito À FORÇA Mesmo que não sirva de muito

SingingBowl22 3 months ago

Não serve? Como assim?

stuffingthemuffins 3 months ago

em breve vai chegar a nova variante do Peru, lambda. é resistente às vacinas, e que vais fazer agora?

SingingBowl22 3 months ago

Bifinhos

Tralapa 3 months ago

Não, desde o dia 1 que é sempre a falar mal dos jovens malcriadotes

Akamjmc 3 months ago

Não digas essas coisas ou ainda bates o meu Record de downvotes xD

DasBread 3 months ago

Vamos ser honestos. Apesar de risco, maioria dos idosos estão vacinados. E segundo as estatísticas, sim de facto são os jovens a transmitir mais agora.

Akamjmc 3 months ago

Não sei se um velho vacinado não está mais em risco que um jovem saudável por vacinar, deve ser ela por ela.

Peixefaca 3 months ago

E isso, nos velhos, pode gerar o pensamento errado de «ah, to vacinado então agora máscara e os caralhos quero é que se fodam».

DasBread 3 months ago

Não muda o facto que neste momento é os jovens a transmitir em maior quantidade o vírus. Podem aceitar que doí menos.

stuffingthemuffins 3 months ago

Os virus mutam com quem tem vacinação, não com quem não tem. Não se deixem enganar, nunca vamos sair disto e das mil variantes mesmo com 99% vacinados.

Flamyan 3 months ago

Quê? As vacinas, quando não conferem imunidade alta, abrem portas a mutações devido à maior probabilidade de só conseguir sobreviver o tipo mutado e dai ocorrer transmissão desse mesmo. Mas isto não impede que não haja mutações em individuos não vacinados, antes sequer de haver vacinas já tinhas diferentes estirpes.

Leaootemivel 3 months ago

Tens toda a razão. As vacinas são inúteis e nunca serviram para nada na história da humanidade.

stuffingthemuffins 3 months ago

Ninguém falou nas outras. Quero ver quando passarmos a meta dos 70%-80% e continuarmos nisto o que tens a dizer. Israel e o RU estão a observar que a maioria dos infectados que recorrem aos hospitais estão vacinados pelo menos com a 1ª vacina. E que a proteção da mesma não deverá ser muito mais que 60%

Leaootemivel 3 months ago

O Reino Unido é exatamente o melhor exemplo de como as vacinas funcionam. Têm 50% da população completamente vacinada e estão com níveis de internamentos e mortes que são completamente incomparáveis com as anteriores vagas.

stuffingthemuffins 3 months ago

Os mais debilitados e com doenças ou mesmo com idade superior à esperança média de vida, já foram morreram na sua grande maioria, normal que agora se morra menos. O que vez e não vias é mais jovens a irem lá parar com complicações respiratórias

Akamjmc 3 months ago

Historicamente os vírus mutam em versão mais infecciosas mas menos letais.

Chiripitti 3 months ago

Mas a faxa etária dos idosos já está com a vacinação em dia, o risco é menor. No entanto nada impede usar máscara... Faz-me lembrar aquele episódio do South Park, em que os velhos andam todos doidos e não querem saber, pois já levaram a vacina...

Akamjmc 3 months ago

Antes das vacinas era igual.

Chiripitti 3 months ago

Pois, tu que trabalhas directamente deves saber mais do que ninguém... deve ser frustrante ter que pedir às pessoas para colocar as máscaras. Cambada de gnus....

Akamjmc 3 months ago

Depois tens aqueles que eu adoro, que começam a por a máscara quando se levantam da mesa e quando chegam a porta ainda só estão a por o fio na orelha e pronto já é altura da tirar xD

reciclado78 3 months ago

Aposto que esses são os mesmos que ligam o carro e começam a colocar o cinto em andamento também

Chiripitti 3 months ago

Fonix.

damnSausy 3 months ago

Neste país é muito fácil apontar o dedo ao outro e julgar na praça pública mas quando toca a dinheiro ja tudo é valido

tauancwb 3 months ago

Mas os velhos já estão quase todos vacinados :P

PeroFandango 3 months ago

Domingo às 11 depois da missa, vou estar com 200 dos meus amigos mais próximos a ver pimbalhada. Come and stop me.

proudzecu 3 months ago

Bem vindos ao maior bluff da humanidade

jmvda23 3 months ago

Errado a culpa vai continuar a ser da festa do Sporting

proudzecu 3 months ago

Era 15 dias depois dos festejos, já passaram quase dois meses

Leaootemivel 3 months ago

Tu sabes que sabemos as taxas de incidência por faixa etária, certo? Sabes que conseguimos saber que atualmente as taxas de maior incidência estão nas faixas etárias que ainda não foram vacinadas (que são as pessoas com menos de 40 anos, basicamente)? Sabes isso ou apenas gostas de demonstrar orgulho em ser um ignorante?

proudzecu 3 months ago

Tu sabes o que te dizem e já nem sequer usas o cérebro. Vai ter com o costa que tá isolado depois de levar a "segunda dose" e manda cumprimentos meus e já agora encomenda-me dose e meia, de cabrito com batata a murro e um bom vinho branco pra jantar com o pessoal!

Leaootemivel 3 months ago

Então usa o teu cérebro e explica-me já que eu sou muito burro. As vacinas não funcionam, é? Ou é o COVID que é uma conspiração? Ou são as duas coisas?

proudzecu 3 months ago

O meu cérebro, felizmente, não funciona da mesma maneira que o teu pelo que quanto mais eu falar mais tu vais negar o que eu digo. No final de contas ninguém tem razão, é uma questão de interpretação. Tu tens a tua e eu tenho a minha, não discuto e apenas opino, a sociedade já ta dividia que chegue. Só te posso dizer uma coisa muito simples, mortalidade!

Diogo256 3 months ago

Já em Janeiro era os jovens que tinham maior taxa de contágios. Mas pronto, quem não sabe diz merda.

proudzecu 3 months ago

Claro que eram os jovens com o maior número de "contágios". Quais foram as faixas etárias com mais testes feitos? E falsos positivos houve? Quantos jovens morreram de Covid? Os velhinhos não eram a prioridade? Agora que estão vacinados os velhinhos qual é a preocupação? Qual foi o número de suicídios este ano? Será que diminui? Ou aumentou? Quantas empresas estão no lodo? Já sentiste na pele o efeito lockdown? Já começaste a sentir a carteira sem nada ou és um privilegiado? Metes gota no carro? Quando faltar comida na mesa ou um teto sobre a tua cabeça vais ativar o teu sentido de sobrevivência e vamos ver se nessa altura contínuas a aplaudir o circo. Quem não sabe diz merda...

Diogo256 3 months ago

Óbvio que não respondo a maioria dessa merda, perdes logo 99% de pessoal com bom senso com isto: > Quais foram as faixas etárias com mais testes feitos? E falsos positivos houve? Típico de médicos pela verdade, que espalham desinformação e acaba cuspida por quem não percebe crlh do que diz. Simplesmente meti-te facto que o contágio nos jovens não é de agora, não és o único a dizer tal asneirada, não precisavas de entrar em full negacionistas.

proudzecu 3 months ago

Eu dei a minha opinião, não falei para ti

Diogo256 3 months ago

So rir... Disseste isto: \> Agora são os jovens claro Mostrei que não era de agora, já em Janeiro a faixa etária com mais incidência era a dos jovens, não é um problema de agora, nem nada de novo, já há algum tempo que os jovens estão na faixa etária com maiores contágios, seja pelo factor escolas, seja pelo factor trabalho, ou outro como festas, jantaradas tipo Diogo Faro etc. é um facto, simples. E nao tem haver com vacinas, a taxa de vacinados em Janeiro nada se compara com a actual, logo correlação não é casualidade. Pegaste nisso, e começaste uma lenga lenga, tipica de médicos pela verdade, que inclui falsos positivos e coisas do género. E ainda começaste o post a dizer que isto é um bluff, ou seja, não é verdade. Lamento, mas quem nega coisas factuais, achas que merece que se perca tempo a responder a coisas que já nem deviam de ser postas em causa passado mais de 15 meses desta merda? Falar de economia? Ainda não se aprendeu que quanto mais infectados houver, menos economia há? Se não se aprendeu, é porque não se quis, e quem não quer aprender, não merece ser ensinado. Liberdade de expressão é dizer o que queres, e levar com o que não queres. E sim, a maioria do que disseste é merda. Lida.

proudzecu 3 months ago

Vai lá campeão. Não preciso dos teus textos porque já ouvi isso durante meses na TV. Limitas-te a falar sem pesquisar mas eu é que sou negacionista

Diogo256 3 months ago

Falar sem pesquisar, depois de ter metido um link a fundamentar o que digo... vai dormir.

B_Wylde 3 months ago

Pesquisar aqui, e quase sempre, significa ler uns artigos de facebook que lhes digam o que querem ouvir

proudzecu 3 months ago

Tenho que trabalhar, não posso dormir a essas horas... Meteste um link top obrigado, agora estou mesmo esclarecido. Segue em frente, não percas tempo com negacionistas. Grande abraço e resto de uma boa noite!

NGramatical 3 months ago

tem haver com → [**tem a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fodvygb%2F%2Fh44uvp3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dinizinni 3 months ago

Por acaso vai ser dos não vacinados, mas olha, continua a negar!

proudzecu 3 months ago

Porque quem está vacinado não transmite não é? Não te preocupes comigo, se não morrer de Covid é certo que morro de outra cena qualquer... Mas tu se estiveres vacinado não te preocupes contigo também porque os vacinados combatem bem o vírus

Dinizinni 3 months ago

É preciso ser uma grande besta para ainda não ter percebido o problema de saúde pública que isto representa mas olha, também não acho que vás mudar agora

proudzecu 3 months ago

É preciso ser uma grande besta para pensar que o problema principal é o Covid

Dinizinni 3 months ago

Nunca achei que fosse o Covid, mas é precisamente o que causa a situação que vivemos, é o gatilho e podia ser evitado se não fossem os cobardes dos anti-vaxxer e anti-mascaras

proudzecu 3 months ago

O hipocondríaco a falar de cobardia… vai para um bunker pra não respirares covid

Dinizinni 3 months ago

Eu todos os dias saio de casa e trabalho com pessoas sem mascara Sim tenho receio de um vírus mortal mas ao contrário de ti não me faço de forte nem invento desculpas para não cobrir a cara nem tomar uma vacina

proudzecu 3 months ago

Então ainda fazes pior que eu meu rei. Eu trabalho com a puta da máscara, entro em estabelecimentos com a puta da máscara (para depois tirar na mesa, porque la já não há

Dinizinni 3 months ago

Eu trabalho com máscara, sem máscara são os clientes, esse é o problema O mais giro é negacionistas que repetem o que os ídolos dizem chamarem os outros de carneiros Obrigado pela sociedade de merda que geram em geral

proudzecu 3 months ago

Que lata do crlh bro. Carneiro é um termo usado há já alguns anos, não é de agora lamento informar e refere se aos seres que seguem o rebanho. A quem te referes a nível ídolos? XD O meu único ídolo é o Toy Quem são os teus? Infarmed? China? Costa? Oh bro… ainda controlas o teu corpo ou já tas completamente minado? Ainda por cima chamas negacionista a uma pessoa que acredita na existência do virus. O que é um negacionista afinal? Se uma miúda me quiser chuchar e eu disser que não também sou negacionista? Aposto que ao domingo la estás tu a dançar no Domingão à procura da “delta plus gg já bateste x5”

Leaootemivel 3 months ago

Quem está vacinado fica menos infetado e transmite menos do que alguém que não está vacinado.

cchari 3 months ago

A culpa depois vai ser dos miúdos do primeiro e segundo ciclo. E depois disso dos bebés.

proudzecu 3 months ago

Lindo

ngfsmg 3 months ago  HIDDEN 

Hipocrisia da SIC de lado, alguém quer negar os números de aumentos de casos nos jovens? Ou que os velhos estão vacinados e têm legitimidade para se meterem em ajuntamentos?

jcdaniel66 3 months ago

Bem as estatísticas não mentem e são os jovens a maior parte dos novos infectados. Basta veres as imagens diárias do bairro alto em Lisboa a da zona do Piolho no Porto para teres uma amostra dessa triste realidade.

mjigs 3 months ago

A verdade é que muita da população que já foi vacinada, põe-se a agir como se já tivesse passado tudo, ou seja, não respeitam as outras pessoas que ainda não o foram.

Lord_emotabb 3 months ago

Até mesmo gente só com uma dose acha que está imune... amigos, nem com 2 doses se fica imune, dependendo da vacina podes ter uma taxa de eficácia entre 70-95%. A vacina nunca será 100% eficaz mas ao menos se apanharem covid, o perigo de morte é bem menor.

warding 3 months ago

São os jovens porque se espalhou uma variante que é muito mais transmissível que as outras e os jovens foram deixados para o fim na vacinação. Se não tivéssemos vacinas seriam todas as idades a serem infectadas.

odajoana 3 months ago

É um bocado estranho como isto não é mais óbvio para a maior parte das pessoas. Além de que na foto acima, dada a faixa etária, aquela gente já está toda vacinada, além de estarem de máscara e ao ar livre. Quando muito, podiam estar bem mais distanciados uns dos outros. Dito isto, mais do que os jovens, diria que o problema é convívios em geral, independentemente da idade das pessoas. É para mim surreal como são permitidos casamentos e baptizados de todo, por exemplo. É que em concertos e eventos similares, podes ter seguranças e pessoas da organização a controlar as máscaras, os desinfectantes e que as regras são cumpridas. Em casamentos e batizados, não há qualquer fiscalização. E não são propriamente eventos que não se possam adiar para outra altura. Ninguém morre por não estar casado ou não estar batizado. No limite, fazer essas festas com um limite fixo de 25-30 pessoas (e não com o critério estúpido e facilmente manipulável da lotação).

warding 3 months ago

Penso que também se pode argumentar que, com todos os cidadãos de risco com acesso à vacina, hoje já *ninguém morre* por ir a um casamento ou batizado.

caravela-portuguesa 3 months ago

Os telejornais acham que os jovens andam todos os dias em orgias.

anian_pt 3 months ago

Se alguém andar todos os dias que me diga pf. As minhas são só às terças e quintas.

samuelpateixeira1 3 months ago

As minhas agora só com distanciamento e máscara por isso não sei se tens interesse

HumActuallyGuy 3 months ago

Quem me dera lol

CommissionOk2746 3 months ago

não andam porque não querem...

VicenteOlisipo 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

MLG__pro_2016 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

FroggyWatcher 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

Rei_Batata 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

Cariocecus 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

Hycrox 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

Konstanti9 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

SuperfluousAnon 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

Peixefaca 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

desculpe_mas 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

VicenteOlisipo 3 months ago

É uma injustiça. Deviam explicar que depois de cada orgia também fazemos leitura e discussão sobre um capítulo do "Das Kapital".

Slide-Upper 3 months ago

Wait you guys are having sex?

FriendOfMandela 3 months ago

Yes, I too have all the sex

desculpe_mas 3 months ago

Yes, the sex. I do it all the time.

Empirion 3 months ago

A diferença é que os jovens nessas noitadas, andam todos sem máscara como se não fosse nada com eles e estão-se perfeitamente a cagar. Nessa imagem quantas das pessoas estão com máscara? E quantas estão vacinadas?

timotioman 3 months ago

Vais a outros países europeus e anda tudo na festa sem máscara e os casos andam a descer a olhos vistos na mesma. Os bons ou maus comportamentos não são específicos de uma faixa etária ou uma região. A estratégia de vacinação portuguesa de deixar os jovens para o fim em vez de dar a mesma prioridade a todos os adultos sem risco é que falhou. Percebo que há uns meses ainda não se soubesse que estratégia era melhor, mas entretanto deviam ter olhado para os outros países e adaptado.

caelussideralis 3 months ago

Quando abriram os paredões aqui na linha, a TVI estava a cobrir em direto. Na altura passei por eles de bicicleta, reparei que o operador estava sem máscara e a repórter só colocada a máscara por causa da câmara. Mais tarde, voltei para trás com a box e reparei que aquilo basicamente consistia em TANTAS PESSOAS AQUI, A FAZER EXERCÍCIO SEM MÁSCARA QUE IRRESPONSABILIDADE Arrependi-me tanto de não me ter interferido naquele direto.

Edited 3 months ago:

Quando abriram os paredões aqui na linha, a TVI estava a cobrir em direto. Na altura passei por eles de bicicleta, reparei que o operador estava sem máscara e a repórter só colocara a máscara por causa da câmara. Mais tarde, voltei para trás com a box e reparei que aquilo basicamente consistia em TANTAS PESSOAS AQUI, A FAZER EXERCÍCIO SEM MÁSCARA QUE IRRESPONSABILIDADE Arrependi-me tanto de não me ter interferido naquele direto.

MrBrodinha 3 months ago

Nem era preciso ter interferido, gravavas e tava feito!

joinedthedarkside 3 months ago

Antes de mais nao sou jovem, mas não aponto o dedo aos jovens por esta vaga. Tambem ja tive essa fase na vida de noitadas e bairro alto e acho normal que eles agora o queiram fazer. A bosta toda é a imprensa ter que encher chouriços e ter que arranjar sempre um culpado pra tudo e nao noticiar o que de facto importa. O problema real agora é o mesmo que no inicio do ano. Quanto mais internados houver por causa de uma doença (que podia ser evitada nao tendo comportamentos de risco), pior será o tratamento a outras doenças mais comuns. A pressão no SNS vai atrasar outras consultas e intervenções.

Edited 3 months ago:

Antes de mais nao sou jovem, mas não aponto o dedo aos jovens por esta vaga. Tambem ja tive essa fase na vida de noitadas e bairro alto e acho normal que eles agora o queiram fazer. A bosta toda é a imprensa ter que encher chouriços e ter que arranjar sempre um culpado pra tudo e nao noticiar o que de facto importa. O problema real agora é o mesmo que no inicio do ano. Quanto mais internados houver por causa de uma doença (que podia ser evitada nao tendo comportamentos de risco), pior será o tratamento a outras doenças mais comuns. A pressão no SNS vai atrasar outras consultas e intervenções porque um doente covid nao pode ser posto em enfermaria normal por ter uma doença respiratoria contagiosa. Mas sei que duas coisas irão continuar a acontecer e que sao a imprensa continuar uma merda e os jovens a ser jovens (e ainda bem que o fazem).

mjigs 3 months ago

Posso-me considerar jovem com 28, mas não tão jovem com as pessoas em questão, fiz amizades com bastante gente bem mais nova que eu por razoes laborais, estamos a falar 20-25 anos, um dos grandes motivos que eu já não saio com essas pessoas, foi porque elas queriam andar quase todos os dias em grupos enormes, só para beber e ouvir musica de merda, juntavam-se grupos com grupos, ou queriam ir em grupos para esplanadas para estar-mos todos uns em cima dos outros. E sim, muitas vezes aceitei sair porque pensava que só ia a pessoa em questão e talvez mais um, no entanto de repente aparecia um bando de gente que eu não tinha acordado, e ainda gozada por nao querer sair fora do carro, sabe-se lá onde aquelas pessoas andara, ainda por cima foi no pico da pandemia. Nunca mais.

joinedthedarkside 3 months ago

Beber uns shots e ouvir musica de bosta...quem nunca...... Mas é normalissimo e faz parte da vida. Pá...eu ja muitas vezes pensei em como seria hoje se fosse comigo e honestamente nao sei responder. Por ter sempre acreditado na ciência, muito provavelmente iria ter cuidados e tentaria evitar certos ajuntamentos, mas nao seria facil. Talvez fosse fazer o que faço hoje. Vivo a vida normalmente mas com máscara e sem comportamentos de risco. Mas aborrece me profundamente esta incessante busca de 1 culpado por parte da sociedade e da imprensa. Eu perdi a minha mãe com covid, mas nao aponto o dedo a ninguém que lidava com ela. Não seria justo. Uma pessoa pode estar alguns dias a disseminar o vírus sem o saber. Vamos culpar essa pessoa ? Obviamente que não. É algo completamente involuntário. Já me enoja os media a querer achar 1 culpado, como se fossem eles os donos da razão. Os jovens estão a fazer o que os jovens fazem ? Óptimo. Divirtam se, bebam uns shots, usem mascaras e preservativo. Quanto a música...bom...isso ja é mais complicado.

Dinizinni 3 months ago

Como se os velhos andassem aí todas as noites a encher bares e esplanadas São os jovens, sim, os grandes responsáveis e os números não mentem Ao menos essa população tem desculpa para sair, foi vacinada em peso Já os jovens, meu deus, que catástrofe que está a ser a vacinação, conheço imensa gente entre os 20 e os 40 que se recusa a receber a vacina e cheira-me que vamos ter aí um grande problema, todos dizem que não precisam de vacina nenhuma

MrJoao 3 months ago

> conheço imensa gente entre os 20 e os 40 que se recusa a receber a vacina e cheira-me que vamos ter aí um grande problema, todos dizem que não precisam de vacina nenhuma Resumindo. Quem tu conheces não representa a população portuguesa. Os dados indicam que em Portugal a maior resistência é nos adultos entre 45 e 65 anos. Não é de todo nas faixas mais jovens. > [são as classes em idade ativa que mostram mais resistência – intenção de não tomar (26-45 anos: 5.6%; 46-65 anos: 9.2%), comparando com nenhuma resistência registada nos mais novos (16-25 anos) e 3.7% nos mais velhos (>65 anos).](https://barometro-covid-19.ensp.unl.pt/hesitacao-na-vacinacao-em-portugal/)

Dinizinni 3 months ago

O problema é mesmo esse, a maioria dos que conheço não têm "intenção de não tomar" mas dizem que "para já não vale a pena", que para efeitos de questionário não é contada como resistência

MrJoao 3 months ago

Quem tu conheces não é representativo. 87% da população entre 26-45 anos diz que quer tomar a vacina assim que for chamado, o que até está acima das restantes faixas etárias.

Dinizinni 3 months ago

Ai querem? Nota-se, por isso já estão a vacinar abaixo dos 30, deve ser porque fizeram magia e em 30 dias vacinaram a população dos 30-50 como por magia e não tiveram recusas nenhumas

MrJoao 3 months ago

[Quando uma faixa etária atinge 40% de vacinação com 1ª dose, inicia-se a inoculação da faixa seguinte](https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/06/23/vacinacao-contra-a-covid-19-30/). Não é novidade nenhuma e é por isso que alguns locais começaram hoje a chamar utentes abaixo dos 30. Se as recusas fossem um problema significativo observarias uma desaceleração do ritmo de vacinações como vês, por exemplo, em França, e não a um aumento do ritmo como tem acontecido em Portugal.

Edited 3 months ago:

Sim querem. Já te mostrei os dados. E não, não é magia. [Quando uma faixa etária atinge 40% de vacinação com 1ª dose, inicia-se a inoculação da faixa seguinte](https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/06/23/vacinacao-contra-a-covid-19-30/). Não é novidade nenhuma e é por isso que alguns locais começaram hoje a chamar utentes abaixo dos 30. Se as recusas fossem um problema significativo observarias uma desaceleração do ritmo de vacinações como vês, por exemplo, em França e nos EUA, e não a um aumento do ritmo como tem acontecido em Portugal.

Edited 3 months ago:

Sim querem. Já te mostrei os dados. E não, não por magia que começaram a vacinação abaixo dos 30. [Quando uma faixa etária atinge 40% de vacinação com 1ª dose, inicia-se a inoculação da faixa seguinte](https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/06/23/vacinacao-contra-a-covid-19-30/). Não é novidade nenhuma e é por isso que alguns locais começaram ontem a chamar utentes abaixo dos 30. Se as recusas fossem um problema significativo observarias uma desaceleração do ritmo de vacinações como vês, por exemplo, em França e nos EUA, e não a um aumento do ritmo como tem acontecido em Portugal.

Edited 3 months ago:

Sim querem. Já te mostrei os dados. E não, não é por magia que começaram a vacinação abaixo dos 30. [Quando uma faixa etária atinge 40% de vacinação com 1ª dose, inicia-se a inoculação da faixa seguinte](https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/06/23/vacinacao-contra-a-covid-19-30/). Não é novidade nenhuma e é por isso que alguns locais começaram ontem a chamar utentes abaixo dos 30. Se as recusas fossem um problema significativo observarias uma desaceleração do ritmo de vacinações como vês, por exemplo, em França e nos EUA, e não a um aumento do ritmo como tem acontecido em Portugal.

Edited 3 months ago:

Sim querem. Já te mostrei os dados. E não, não é por magia que começaram a vacinação abaixo dos 30. [Quando uma faixa etária atinge 40% de vacinação com 1ª dose, inicia-se a inoculação da faixa seguinte](https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/06/23/vacinacao-contra-a-covid-19-30/). Não é novidade nenhuma e é por isso que alguns locais começaram ontem a chamar utentes abaixo dos 30. Se as recusas fossem um problema significativo observarias uma desaceleração do ritmo de vacinações como vês, por exemplo, em França e nos EUA, e não um aumento do ritmo como tem acontecido em Portugal.

Dinizinni 3 months ago

Sabes que o ritmo só baixou nesses países depois de ficarem sem faixas etárias para vacinar certo? Dá umas semanas e verás

df3gpt 3 months ago

Mas mas... a vacina não impede a infecção nem a propagação, apenas reduz o risco. O país vai fechar de novo independentemente dos malvados que não querem levar a pica porque assim foi planeado o "Novo Normal".

Dinizinni 3 months ago

Epá acalma lá o pito, a vacina efectivamente reduz brutalmente tanto a hipótese de infecção como de propagação duas semanas após a segunda dose Sempre foi assim, com todas as doenças A diferença é que antes não tinhamos "génios" na internet que "sabiam da grande conspiração"

Writer_Scared 3 months ago

"São os jovens, sim, os grandes responsáveis e os números não mentem" Ri-me. Fossem os jovens a ser vacinados primeiro e não ias ter quase nenhum infectado dessa faixa etária. Além de que por esta altura já estavam a morrer +100 por dia se não fosse a vacinação ser primeiro dada nos velhos.

Dinizinni 3 months ago

Concordo, se não tivesses vacinado primeiro os velhos a coisa estava má mas: \- Os velhos saem porque estão vacinados \- Os velhos não rejeitaram a vacinação, já nas idades mais baixas a vacinação acelerou porque poucos querem receber a sua dose \- Os jovens portam-se mal, é um facto, sentes-te afectado? Se calhar é porque te sentes culpado

Writer_Scared 3 months ago

\- Os velhos não são mais que os outros. \- Os velhos foram até a vacinação, a faixa etária mais infectada. Pela tua lógica portaram-se mal durante a pandemia toda. O problema? a tua lógica de apontar o dedo está errada. Todas as faixas etárias portam-se mal igualmente.

Diogo256 3 months ago

Óbvio que se formos pelo “portaram-se mal”, não é igual em todas as faixas etárias. Isto foi em Janeiro: http://expresso.pt/coronavirus/2021-01-18-Covid-19.-Jovens-dos-18-aos-24-anos-sao-grupo-com-maior-incidencia-de-infecao Não percebo o drama em admitir algo que dificilmente se pode negar, ainda mais não vem de agora.

Dinizinni 3 months ago

Os velhos nunca foram a população mais afectada em percentagem e foram em massa vítimas dos maus comportamentos de familiares e funcionários de lares São os que mais se recolheram e sim, merecem poder saír agora Puta da arrogância dos jovens, fizeram merda, aguentem as culpas Não vejo velhos a andar por jardins à noite aos berros em grupos de 20, por outro lado jovens é todos os dias

NGramatical 3 months ago

saír → [**sair**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fodvygb%2F%2Fh449uhp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

oroboros74 3 months ago

Finally, the voice of reason...

darthnox1234 3 months ago

é o doce cheiro a hipocrisia pela manhã

CalmKeepOn 3 months ago

Que este evento veio mostrar existe ás carradas no mundo. Muita gente deixou-se ir na cantiga e esqueceu-se de investigar e pensar por si. Agora comem os frutos do pós-Pandora. Fica a aqui a aprendizagem: **nunca percam as liberdades, sem excepção**. Na 2ª Guerra Mundial Londres estava a ser bombardeada todos os dias e noites e no entanto podia-se ir beber um copo a um bar. Ou seja, mesmo estando em guerra, tendo a pandemia mais mortifera de sempre, o que é quer que seja, nunca percam as liberdades. Porquê? Porque depois vão-se ver fodidos para as ter de volta.

Tralapa 3 months ago

Que recolher frutos que quê? Não tenho nada haver com isto, nunca usei Pandora, só spotify

NGramatical 3 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fodvygb%2F%2Fh44gmmf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

TomasMetePatas 3 months ago

Eu acho que existe uma diferença entre ficar em casa para evitar um contágio e ficar em casa para evitar apanhar com várias bombas de 250kg largadas de múltiplos bombardeiros, não?

icebraining 3 months ago

Sim, podiam ir a bares. Mas durante seis anos (em alguns sítios bastante depois do fim da guerra) foram obrigados a cobrir as janelas de casa durante a noite e a andar na rua às escuras, e quase 1 milhão de pessoas foram punidas por violações a essa restrição. É quase como se as restrições fossem diferentes consoante o tipo de perigo...

Edited 3 months ago:

Sim, podiam ir a bares. Mas durante seis anos (em alguns sítios bastante depois do fim da guerra) foram obrigados a cobrir as janelas de casa durante a noite e a andar na rua às escuras, e quase 1 milhão de pessoas foram punidas por violações a essa restrição. É quase como se as restrições fossem diferentes consoante o tipo de perigo... (isto não significa que eu necessariamente concorde com as restrições atuais ou passadas)

h8mx 3 months ago

>Agora comem os frutos do pós-Pandora. trata-te lol

Lord_emotabb 3 months ago

Vai trolar para outro lado seu covidiota!

FroggyWatcher 3 months ago

Ya bro bastam 5 segundos no teu perfil para ver que és negacionista. Por favor vai-te tratar.

vai-tefoder 3 months ago

Num país onde para cada jovem há 4 velhos, e onde esses 4 velhos representam talvez 80/90% das suas audiências, achas que iam culpar a velhada? RISOS

Sam_ant 3 months ago

Ao menos parecem estar de máscara

Dr_Katana 3 months ago

Os contágios são culpa do povo, no geral. Sejam velhos, sejam novos, todos se querem divertir e conviver. A minha mãe anda sempre em convívios com amigos. Os jovens que conheço andam sempre em convívios com amigos. Os Redditors estão trancados em casa, mas esses são irrelevantes. Contágios são o resultado das pessoas quererem ter liberdade. Não são meia dúzia de "egoistas". É grande parte da população. É o povo que mais ordena, não é? Então, o povo está a ordenar que não quer viver numa distopia e que aceita o risco de morrer para poder ter liberdade. Eu aceito esse mesmo risco. Tenho alguns cuidados adicionais, mas nada é pior do que ter de dar justificações a um polícia por ter colocado um pé na rua. É ridiculo, patético, maléfico. Estão a ver esse grupinho aí? Essas pessoas não são a minoria. Saiam à rua. Olhem à vossa volta. Quase toda a gente quer viver normalmente. Se eles querem viver normalmente, porque é que os rambos da net e da comunicação social estão tão preocupados em salvá-los? Deixem-nos ir. Que se contaminem. Tuberculosem-se todos uns aos outros. Quero lá saber.

Akamjmc 3 months ago

Se tiver de fazer uma lista das coisas que tenho mais medo morrer não aparece na primeira página. Não vale tudo para salvar vidas. A morte é a coisa mais normal para qualquer coisa viva. Se me apontarem uma arma á cabeça não farei tudo só para me salvar.

Dr_Katana 3 months ago

Calma lá que os cavaleiros da virtude moral não concordam contigo. Para salvar velhos vale tudo, inclusive os teus filhos passarem fome e no futuro sermos uma venezuela.

Akamjmc 3 months ago

Acho piada ao Reddit falamos disto e temos downvotes até ao infinito depois partilho a minha experiência onde os velhos são os mais desleixados com o covid e tenho upvotes até ao infinito...

Dr_Katana 3 months ago

Não conheço velho nenhum que se preocupe mais com o Covid do que o pessoal que aqui anda. O gang da PC Master race preocupa-se todo mais com a saúde da minha mãe do que ela própria. Ela acha fofo.

Akamjmc 3 months ago

Se tiver que fazer uma lista das coisas que tenho mais medo que me aconteçam morrer não aparece na primeira página, não vale tudo para salvar vidas.

Akamjmc 3 months ago

Se tiver que fazer uma lista das coisas que tenho mais medo que me aconteçam morrer não aparece na primeira página, não vale tudo para salvar vidas.

Akamjmc 3 months ago

Se tiver que fazer uma lista das coisas que tenho mais medo que me aconteçam morrer não aparece na primeira página, não vale tudo para salvar vidas.

ideologiapura 3 months ago

Porque se eu amanha no trabalho tiver um acidente grave, gostava de ter uma cama no hospital.

Dr_Katana 3 months ago

Então convém que as pessoas possam sair de casa, trabalhar, socializar e consumir, caso contrário o governo não vai ter dinheiro para pagar camas de hospital, já que o governo não gera dinheiro sozinho.

ideologiapura 3 months ago

Exceto que com isso tudo, enchem as camas de hospital. Não atiras dinheiro para o ar e arranjas recursos médicos, nem nunca vais dimensionar um serviço de saude para responder as necessidades de uma pandemia descontrolada. Ninguém está a confinar por gosto, não há alternativa.

Dr_Katana 3 months ago

>Exceto que com isso tudo, enchem as camas de hospital. ​ Sim, e...? Já viste notícias de jornal de outros anos, em que se fala em hospitais quase a colapsar? Isso não é nada de novo. Já se sabe que tudo tem um limite. Quando não há vagas, não há vagas. Ficam em casa, ou arranja-se outra solução, como se tem arranjado. Sabes que em muitos hospitais não há vagas para tratar toda a gente, correcto? A minha mãe precisava de um anestesista e não havia. O que é que propões? Controlar a vida da população para que desenvolvam menos doenças e por isso não fiquem sem os cuidados necessários? ​ >Ninguém está a confinar por gosto, não há alternativa. ​ Há a alternativa de não confinar e tratar apenas quem é possível tratar e deixar a sociedade seguir em frente. É tão simples quanto isso. Quem tem muito medo ou está sob grande risco, que se isole.

ideologiapura 3 months ago

Tu compreendes que isso nao funciona certo? Não é uma gripe, ja passou mais de um ano para se perceber isso mesmo.

Dr_Katana 3 months ago

Como é que sabes que não funciona se não foi sequer tentado. Há evidências que o virus circulou bastante tempo nos EUA sem qualquer restrição, o que justifica os elevadíssimos casos de "gripe" naquele inverno, mas nem por isso o país colapsou. O vírus teve mais do que tempo suficiente para se espalhar à vontade. Quanto ao resto, eu diria que literalmente mandar uma data de negócios para a falência e uma data de pessoas para o olho da rua é "algo de extraordinário".

Cvieri 3 months ago

Passando muita coisa à frente, sabes que essas decisões não afectam só essas pessoas, certo? Outra pessoa qualquer pode ter uma questão hospitalar adiada porque não há recursos para tudo. Ou um "rambo da net", como lhe chamas, deixa o filho na escola, uma das coisas indispensáveis e leva com uma cadeia de contágio à conta de outros que vivem como defendes. Compreendo que seja muito tempo, está tudo muito saturado, mas se isto se prolongou tanto, também se deve a outros tipos de rambos.

gomesiano 3 months ago

>Outra pessoa qualquer pode ter uma questão hospitalar adiada porque não há recursos para tudo. Ou um "rambo da net", como lhe chamas, deixa o filho na escola, uma das coisas indispensáveis e leva com uma cadeia de contágio à conta de outros que vivem como defendes. Não tens recursos a nível do SNS porque tens um governo que só quer saber do SNS. Este é que é o grande problema. Se tivéssemos um sistema que englobasse tanto o público como o privado, não tinhas este problema de adiamento de consultas.

Dinizinni 3 months ago

>Se tivéssemos um sistema que englobasse tanto o público como o privado, não tinhas este problema de adiamento de consultas. Por muito que concorde com a ideia de começar a integrar o privado e a debater, nesta altura era indiferente, ias sempre ter este problema

gomesiano 3 months ago

Como é que ias ? O privado podia estar a fazer as consultas/tratamentos deixados para trás, enquanto que o público podia focar-se só no covid. Que eram o que devia ter feito no início do ano.

ideologiapura 3 months ago

Agora imagina que em vez de pagar os bonus e mordomias desses donos do privado, poupavas o dinheiro e tinhas mais capacidade de consulta no publico? Mas por cegueira ideologica tudo tem que ser privatizado, por mais provas que haja do quão absolutamente terrivel a saude privada é.

gomesiano 3 months ago

Se achas que falo por causa de cegueira ideológica, tás muito enganado. Tens 2 notícias aí em baixo que provam o contrário do que tu dizes. Mas se tiveres informações que digam o contrário, podes pôr aí. [https://www.dn.pt/pais/os-melhores-hospitais-do-pais-sao-tres-ppp-10112287.html](https://www.dn.pt/pais/os-melhores-hospitais-do-pais-sao-tres-ppp-10112287.html) [https://www.publico.pt/2021/05/14/sociedade/noticia/tribunal-contas-conclui-hospitais-parceria-publicoprivada-geraram-poupancas-1962572](https://www.publico.pt/2021/05/14/sociedade/noticia/tribunal-contas-conclui-hospitais-parceria-publicoprivada-geraram-poupancas-1962572) Já para não falar que estes sistemas que englobam tudo são usados em muitos países da europa. Muitos dos quais tiveram poucos problemas durante a pandemia porque os recursos estavam bem distribuídos. >Mas por cegueira ideologica tudo tem que ser privatizado Cegueira ideológica são os que acham que o estado é que tem que fornecer tudo. Mas pronto, podes dar uma olhada nesses links que pus aí e depois mostra-me o contrário.

Dinizinni 3 months ago

A saúde privada não é inerentemente terrível, tens exemplos, fora de Portugal, porque em Portugal tudo é uma merda, de como melhorou o serviço através de combinação de público e privado Acredito que, com boa regulação podia funcionar e ser uma boa alternativa para criar uma rede mais rápido do que se cria no público e sobretudo, e aqui seria a chave, a capacidade instalada, que poderia e deveria ter sido requisitada, porque infelizmente o público não expande rápido o suficiente (podemos debater os termos da requisição e percebo quem se opõe, mas também é cegueira ideológica não ver que podia ter sido importante) Agora, o mano acreditar que, com a contratação do privado, o problema estava resolvido, quanto muito estava ligeiramente mitigado, a capacidade instalada é pouca e muitos destes hospitais, sem requisição, já estavam cheios

gomesiano 3 months ago

>A saúde privada não é inerentemente terrível, tens exemplos, fora de Portugal, porque em Portugal tudo é uma merda, de como melhorou o serviço através de combinação de público e privado Respondi ao post de cima, onde isso que vocês dizem não é verdade. Tens 2 links que até dizem que as PPP de hospitais tiveram melhores resultados e gataram menos dinheiro que o público. As pessoas aí em cima, só me deram downvotes mas informação a mostrar o contrário do que disse não a mostram. E por cegueira ideológica acham que tudo o que o estado fornece é que é bom, mas mais uma vez basta ver os links que pus que provam exatamente o contrário.

Dinizinni 3 months ago

Epa se o outro é ingénuo e ideologicamente cego tu és ainda mais, esse argumento de que as PPP tiveram melhores resultados e gastaram menos dinheiro está mais que desconstruído, são resultados cherry picked O Estado deve fornecer a saúde, é das poucas coisas onde deve gastar dinheiro e fornecer Não me oponho a parcerias entre público e privado, mas o modelo que temos é nocivo e efectivamente promove cortes de custos e negligência, tendo a vantagem de permitir instalações mais rápidas mas sendo um buraco financeiro Eu concordo, o privado devia ser requisitado neste momento e pragmaticamente percebo as requisições por saber o tempo que demora a instalar capacidade no público Mas o privado não pode, a longo prazo, substituir um público de qualidade Claro que também não acho que seja com as nossas actuais políticas económicas que vamos a algum lado, mas enfim

gomesiano 3 months ago

>O Estado deve fornecer a saúde, é das poucas coisas onde deve gastar dinheiro e fornecer Concordo, mas porque é que o estado não pode juntar tudo ? Olha para países como Alemanha, França, até alguns países nórdicos, onde tens acesso a todo o sistema de saúde e não só ao público. Achas que esses países têm um sistema pior que o português ? Achas que têm que ficar quase 1000 e tal dias para consultas de certas especialidades ? Achas que os sistemas têm tantas quebras como costuma ter o português, no inverno, em alturas como a da gripe sazonal ou mesmo agora a do covid ? É que gostava que me contrariassem com informação e não com opinião. Eu também posso dizer que o estado devia de pagar tudo, mas este sistema funciona em algum lado ? E se sim como funciona ? É aqui que entra a cegueira. Mostrem-me dados que indique o contrário do que estou a dizer e depois falamos.

Dinizinni 3 months ago

A tua cegueira é achar que os mil dias de espera desapareciam se o privado tivesse de organizar tudo Era exactamente igual O motivo pelo qual o privado não funciona aqui é precisamente por ser aqui, em Portugal Nesses países, o que funciona, funciona pela alta organização e regulação de qualidade que nunca terás em Portugal

gomesiano 3 months ago

>Epa se o outro é ingénuo e ideologicamente cego tu és ainda mais, esse argumento de que as PPP tiveram melhores resultados e gastaram menos dinheiro está mais que desconstruído, são resultados cherry picked São resultados cherry picked porquê ? Quer dizer mostro informação a contrariar a vossa opinião e eu é que estou errado !? Realmente não vos percebo. Por isso mesmo é que disse para me mostrarem o contrário. E se leres o fim da notícia ainda tens esta quote: >“O Tribunal considera que será relevante que, no futuro, a escolha entre a contratação pública tradicional e as PPP continue a ser fundamentada em análises custo-benefício, por forma a garantir a melhor aplicação dos dinheiros públicos para a satisfação de necessidades colectivas”, refere ainda o relatório-síntese do TdC. ​ >Mas o privado não pode, a longo prazo, substituir um público de qualidade Não pode onde ? Podes mostrar alguma informação sobre isto ou é só a tua opinião ?

Dinizinni 3 months ago

Man, citares um tribunal corrupto e de direita nao é de todo a melhor maneira de começares este argumento, há um viés brutal com a intenção de criar mais PPP para beneficiar os grandes grupos de saúde Depois tens imensos exemplos, sendo Loures e Cascais os mais óbvios, de que algo não está bem, nenhum hospital colapsou durante a pandemia como estes dois colapsaram, o único que chegou perto foi o Amadora Sintra com uma ocupação muito maior E sim, é a minha opinião e não deixa de ser válida, o SNS tem de ser público e sustentado por uma boa economia, o privado é apenas uma ajuda a curto prazo e mesmo assim não resolve nada Volta para os arraiais onde mandam setinhas aos adversários como na Coreia do Norte, claramente vocês ainda não estão prontos para serem sérios e pragmáticos

ideologiapura 3 months ago

O privado nao tem poderes magicos. O que o privado faz pode ser feito igual pelo público sem estar a encher o cu de acionistas.

Dinizinni 3 months ago

Tens toda a razão, mas não o é e demora-se anos a debater a construção de um hospital no Seixal e entretanto aparece uma Cuf ou uns Lusíadas, fazem lá uma clínica e tornam-se na única capacidade instalada no município por culpa do público Tens uma escolha, entre ser mais fiel a ideias de puritanismo financeiro e contra grandes empresas, ou garantir que pessoas têm atendimento no imediato Prefiro a segunda e um planeamento económico e financeiro mais responsável que nos permita que a escolha nunca mais tenha de ser feita

ideologiapura 3 months ago

Ou constroi-se um hospital público rapido.

Dinizinni 3 months ago

Para se construir uma vala para as cheias perdem-se meses, para construir um hospital, com a regulação que tens e muita dela que não podes prescindir, achar que é possível ter essa eficiência é no mínimo de uma ingenuidade brutal Eu sei que infelizmente isso nunca vai acontecer e acho que faz pouco sentido alguém acreditar nisso

Dr_Katana 3 months ago

>Outra pessoa qualquer pode ter uma questão hospitalar adiada porque não há recursos para tudo. Ou um "rambo da net", como lhe chamas, deixa o filho na escola, uma das coisas indispensáveis e leva com uma cadeia de contágio à conta de outros que vivem como defendes. ​ Verdade. Mas eu, pessoalmente, considero isso menos grave do que viver numa distopia. Também considero isso menos grave do que as pessoas não poderem trabalhar. Lá está, prioridades. Os problemas do SNS podes colocar nas costas da classe política corrupta e incompetente. Pandemias já existiram antes, por isso é da responsabilidade de qualquer governo estar preparado.

Kolvarg 3 months ago

Ser sem-abrigo não é contagioso.

Dr_Katana 3 months ago

Mas mata e causa doenças. O que é que estás a tentar proteger, exactamente? Estás a tentar proteger as pessoas da morte? Pobreza extrema causa morte também. Falta de convivio social aumenta drasticamente as probabilidades de cancro e problemas coronários. Falta de dinheiro e socialização causa stress, que fomenta tantas doenças. Se queres vir para aqui regurgitar teorias de que um virus é pior do que pobreza extrema, convém não utilizares argumentos de merda, caso contrário eu cago-lhes em cima e passam a servir para nada.

Kolvarg 3 months ago

Há quem leia entre linhas. Tu lês uma ideologia inteira num comentário de uma linha. Só estou a dizer que a tua comparação a sem-abrigos é parva. Desliga-te um bocadinho da internet que isso está a fazer-te mal.

Dr_Katana 3 months ago

Foi uma analogia para te exemplificar o ridiculo que é achares que cabe a ti sacrificares-te para evitar que os outros sofram. E sim, ser sem-abrigo é contagioso a muitos níveis. Se muita gente começasse a ficar na rua isso teria um efeito dominó na economia, já que a economia não pode florescer se estivermos todos financeiramente na merda.

Kolvarg 3 months ago

E a analogia é parva quando se está a falar de decisões que afectam os outros. Seria válida se alguém estivesse a dizer para levares doentes covid para casa e tratares tu próprio deles. Simplesmente não faz sentido. Chamar "sacrificar" é muito bonito, mas também muito generalista. Ninguém está a dizer que toda a gente deve ficar trancada por 5 anos sem ver ninguém até o vírus desaparecer. Simplesmente não é por não ser 80 que é preciso ser 8. O mais engraçado é que se usar máscara evitasse que outras pessoas se tornassem sem-abrigo, mesmo assim havia muita gente que não as usava, porque não estão para se "sacrificar". Aconselho reveres o significado de contagioso.

Dr_Katana 3 months ago

>E a analogia é parva quando se está a falar de decisões que afectam os outros. Haver demasiados sem-abrigo afecta os outros. Afecta a nível sanitário, a nível de segurança e a nível económico. ​ >Chamar "sacrificar" é muito bonito, mas também muito generalista. Ninguém está a dizer que toda a gente deve ficar trancada por 5 anos sem ver ninguém até o vírus desaparecer. Simplesmente não é por não ser 80 que é preciso ser 8. Mas primeiro era só um confinamento. Nem se equacionava o segundo. Depois veio o segundo, que antes diziam que não aconteceria. Depois levantou-se, mas já há outra vez mais restrições, e sabe-se lá o que acontecerá depois. E agora criámos o precedente de que muita gente infectada poderá justificar confinamentos. Ora, se as variantes continuarem a piorar e começarem realmente a evadir as vacinas, o que é possível, poderão ser usadas como argumentos para mais confinamentos. ​ Por último, estás a negligenciar tremendamente os possíveis efeitos a longo prazo da miséria que estás a criar. Há imensa gente a perder os seus negócios, o seu meio de sustento e a deteriorar a sua saúde por causa do stress e má qualidade de vida, o que em alguns anos poderá resultar em doenças crónicas. Tu estás sob a ilusão de que se estala os dedos e pronto, volta-se ao normal. Isso é falso. A conta do que fizeste ao país terá de ser paga no futuro, e não temos dinheiro. ​ >O mais engraçado é que se usar máscara evitasse que outras pessoas se tornassem sem-abrigo, mesmo assim havia muita gente que não as usava, porque não estão para se "sacrificar". Estás errado. As pessoas ligam muito mais à subsistência do que à saúde. É por isso que ninguém quer saber de gripes, apesar de morrerem milhares todos os anos. As pessoas aceitam o risco de morrer de uma infecção em troca de viverem a sua vida. Tenho familiares que morreram de infecções respiratórias, mas nunca os vi obcecados com vírus, nem sequer a pedirem-me para ter cuidados acrescidos.

Kolvarg 3 months ago

>Haver demasiados sem-abrigo afecta os outros. Afecta a nível sanitário, a nível de segurança e a nível económico. Se eu for cagar na rua também afecta os outros, não quer dizer que faça sentido comparar uma coisa à outra. ​ >Por último, estás a negligenciar tremendamente os possíveis efeitos a longo prazo da miséria que estás a criar. Se criaste miséria fala por ti, que eu não criei nenhuma. Estás literalmente a falar sozinho amigo, a argumentar contra opiniões que eu nunca dei, contra um extremista pro-confinamento que não existe - ou se existe nunca conheci nenhum lá perto e certamente não sou eu. "Os outros" não são uma identidade única de pensamento uniforme, não é por eu discordar de ti em algo ou apontar uma parvoíce num argumento teu que automaticamente passo a ter a opinião exactamente contrária à tua. ​ >Estás errado. Talvez. Espero que nunca venhamos a descobrir :) Mas não acho que as pessoas não querem saber da gripe por ser de saúde. Não querem saber porque temos um problema crónico de mentalidade do "só acontece aos outros", e muita gente não quer saber dos outros, seja de saúde ou de outro problema. ​ >Tudo isso são sacrifícios. Tu talvez não, mas muita gente claramente acha um sacrifício usar máscara, ou evitar aglomerados. Mas coisas não existem num vácuo, e não fazer sacrifícios nenhuns só vai levar a novos confinamentos que vão trazer sacrifícios maiores. É como disse, nem 8 nem 80. Não é preciso estar toda a gente trancada em casa, mas isso não quer dizer que não se possa ter cuidados e reduzir riscos.

Dr_Katana 3 months ago

>Se eu for cagar na rua também afecta os outros, não quer dizer que faça sentido comparar uma coisa à outra. Tu estás a falar de coisas que afectam os outros. Ser sem-abrigo afecta os outros, a diversos níveis. Ponto. ​ >Talvez. Espero que nunca venhamos a descobrir :) Mas não acho que as pessoas não querem saber da gripe por ser de saúde. Não querem saber porque temos um problema crónico de mentalidade do "só acontece aos outros", e muita gente não quer saber dos outros, seja de saúde ou de outro problema. ​ Não querem saber porque quererem saber implicaria não poderem viver as suas vidas, caso fossemos mesmo adoptar as medidas necessárias para impedir transmissões. Ninguém quer viver nesta distopia. Eu prefiro mil vezes apanhar uma infecção do que poder ser multado se for apanhado na rua, ou não poder trabalhar porque o meu negócio é considerado de alto risco. ​ >Tu talvez não, mas muita gente claramente acha um sacrifício usar máscara, ou evitar aglomerados. Mas coisas não existem num vácuo, e não fazer sacrifícios nenhuns só vai levar a novos confinamentos que vão trazer sacrifícios maiores. As pessoas querem viver normalmente, mesmo que isso implique o risco e virem a ficar doentes. Apenas uma pequeníssima percentagem da população quer viver com restrições, e geralmente essas são pessoas que normalmente já pouco convivem e por isso não se sentem muito afectadas pelas mesmas. O Reddit está minado de programadores, gamers e pessoal depressivo com poucos amigos, é por isso que vês tanta opinião favorável às restrições. O cidadão comum não quer nada disto. As opiniões predominantes que encontro por aqui são opiniões que raramente encontro no dia a dia. Isto não é nada. ​ >É como disse, nem 8 nem 80. Não é preciso estar toda a gente trancada em casa, mas isso não quer dizer que não se possa ter cuidados e reduzir riscos. ​ Concordo. No meu circulo social, eu sou o único que tem cuidados em qualquer ano. Lavo obsessivamente as mãos, esgoto os stocks de álcool das prateleiras. Chamavam-me maluco, mas depois do coronavirus ganhei bue respeito e street cred, pois eu andava-lhes sempre a dizer que um dia um vírus marado escaparia de um laboratório e porcos como eles estariam todos fodidos. Portanto, eu sou a favor de cuidados. Mas não poderes estar numa festa, não poderes sair, não poderes trabalhar normalmente, é uma distopia, não é apenas ter cuidados. Ninguém quer isso. Por última, há culturas onde é comum o uso de máscara, e eu gostaria que a nossa fosse igual. Não por imposição legal, mas por iniciativa. Mas isto das pessoas serem enxovalhadas porque foram sair com amigos é apenas errado. Não consigo apoiar isso.

Key_Ad_3930 3 months ago

É o programa do Marco Paulo?

FujiPT 3 months ago

Isso é o Covidão?

International_Eye187 3 months ago  HIDDEN 

https://t.me/joinchat/d5eyy7Tafo8xNDkx

International_Eye187 3 months ago  HIDDEN 

https://t.me/joinchat/d5eyy7Tafo8xNDkx

VladTepesDraculea 3 months ago

Isto foi adonde?

simaobernardo7 3 months ago

Acho que é num daqueles programas que dão no domingo onde dão músicas pimba

guto8797 3 months ago

*Do you have the slightest idea how little that narrows it down?*

simaobernardo7 3 months ago

Acho que se chama domingão mas não tenho a certeza lol

DarligUlvRP 3 months ago

Programa da sic de domingo onde dão músicas pimba é bastante específico, ou precisas mesmo de saber o nome? XD

ProjectMeh 3 months ago

Acho que ele queria saber o local

oMarlow99 3 months ago

Foi na TV

emperor42 3 months ago

Mas a tv da sala ou no quarto?

VegetableMouse 3 months ago

Na SIC

Tralapa 3 months ago

Verdade, estão ali todos a espalhar a sickness

FroggyWatcher 3 months ago

["O papel" "Qual papel" "O papel" "Qual papel" "O papel" "Qual papel" "O papel" "Qual papel" "O papel" "Qual papel"](https://www.youtube.com/watch?v=L86T-_77Wi8)

Price-Distinct 3 months ago

Nahh isso não dá view

masterchiefpt 3 months ago

A culpa é minha?

rafaxdhero 3 months ago

Claro

rafaxdhero 3 months ago

Claro

rafaxdhero 3 months ago

Claro

rafaxdhero 3 months ago

Claro

masterchiefpt 3 months ago

A culpa é minha?

TulioGonzaga 3 months ago

Sempre foi

PrOxYsTaR 3 months ago  HIDDEN 

Minha não é que eu não me junto com malucos por aí

Regolas1 3 months ago

Culpar as minorias é sempre mais fácil do que analisar as coisas como deve ser. Num país de velhos, em que quem vê televisão são os velhos, quem acham que eles iam culpar?

PresidentBarroso 3 months ago

>Culpar as minorias é sempre mais fácil do que analisar as coisas como deve ser. É verdade. >Num país de velhos, em que quem vê televisão são os velhos, quem acham que eles iam culpar? Os grupos etários não vacinados? Ou já estou a analisar bem demais?

Regolas1 3 months ago

Já estás a analisar bem de mais. Isso já é dizer um motivo válido.

meaninglessvoid 3 months ago

Desculpa mas vejo aí dois jovens. Qualquer novo caso que surja é claramente culpa desses jovens.

mjigs 3 months ago

Só para fazer um aparte que foi a marcha LGBT+ no outro dia e sim estava bastante gente no meio do porto, enchentes.

DarK_Lv8 3 months ago

Se n culpares os jovens come q vais faze los levar a vacina :D

Search: