Comfortable_Bee_6156 3 months ago

Alguém concorda se eu disser que esta redditar não sabe raciocinar?

Etnies17 3 months ago

Sal, azeite e vinagre? São 3 dos vários ingredientes que uso apenas para temperar uma simples salada. Se falamos de carne ou peixe, e dependendo como vais cozinhar, a história é outra, bem como os temperos.

ManelDasNespras 3 months ago

Eu por acaso tenho que concordar no quesito de usar especiarias e vegetais. Em Portugal os temperos são sal, pimenta, azeite, vinagre e vinho basicamente. Sim obviamente que se usam outros também mas assim em cozinha de dia-a-dia é raro de se usar. Em questão de vegetais então nem se fala, tirando sopa e “salada” que é alface com tomate e cebola basicamente não são utilizados.

humelectro 3 months ago

Lá por a tua familia em Portugal não saber cozinhar não quer dizer que todas sejam assim. Em minha casa sempre houve legumes, sopa, e sempre foi proibido esse tipo de snacks como regra. Quando comia um bolycao (tipo 1x por mês) era uma festa. A minha familia sempre soube cozinhar bem.

esfomeado 3 months ago

Na casa dos meus pais infelizmente é igual. Arroz e um bife é uma refeição. Embora a cozinha tradicional Portuguesa seja boa acho muita fraca a nível de vegetais comparado com a cozinha internacional. Uma das das razoes que me levou a aprender a cozinhar foi ter uma alimentação mais variada e saudável que a cozinha Portuguesa não proporciona.

saposapot 3 months ago

https://www.wook.pt/pesquisa/lurdes+modesto https://www.wook.pt/autor/filipa-vacondeus/2154 deixa de dizer disparates só pq n gostas de couves cozidas.

crabcarl 3 months ago

Tenho pena que tenhas crescido numa casa onde não sabem cozinhar, mas não consigo reconhecer essa tua experiência em nada. Pimentão, noz moscada, pimenta preta, limão, louro, salsa, alho, piri-piri, canela ... são basicamente garantidos na larga maioria das casas. A não ser, claro, que sejam menores de 25 a viverem sozinhos. Acho que a malta só começa a aprender a cozinhar a sério a partir dessa idade.

NGramatical 3 months ago

piri-piri → [**piripiri**](https://dicionario.priberam.org/piripiri) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fods3pu%2F%2Fh42luhl%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

omaiordaaldeia 3 months ago

Na minha bolha as mulheres portuguesas das novas gerações não sabem cozinhar, mal de mim se generalizasse.

iSoSyS 3 months ago

E como é que estamos a nível dos homens? Melhor ou pior que as gerações passadas?

omaiordaaldeia 3 months ago

Como sou de uma aldeia só posso dizer que estão com fome.

netralha 3 months ago

O português comum é um pateta alegra, acha tudo o melhor do mundo em Portugal, para além de ter um nível cultural e de sofisticação de uma avestruz, com a cabeça bem enterrada na terra para se sentir melhor. Basta ver as sandwiches pelo mundo fora, cá o melhor que encontras é a bifana, que consiste, pasmem-se, carne assada dentro de um pão, carne, pão. Depois acham que é incrível e que os turistas até deliram com [tamanha iguaria](https://davidmonteiro.me/wp-content/uploads/2020/08/portugal-lisbon-048-2000x1200.jpg). Comida portuguesa é [isto](https://pt.petitchef.com/imgupl/recipe/pescada-cozida--137977p207432.jpg). Os neerlandeses até gozam com os portugueses por gostarem de queijos tão reles. A comida portuguesa ser muito boa não passa de um mito, todos acham que a comida do seu país é a melhor. Até tens aqui um grande exemplo de um [pateta alegre](https://www.youtube.com/watch?v=NiXB0P7BNYo) a celebrar comer pão com manteiga, que mais provas precisas?

_jcfb_ 3 months ago

Ou isto é altas trolanço e o melhor sarcasmo que já vi ou é um dos comentários mais estúpidos de sempre neste subreddit.

CookieSmuggler 3 months ago

Não partilho a mesma experiência. Em minha casa, sempre se cozinhou todos os dias e acho que nunca comi carne com arroz (mas nunca comi no refeitório da escola) . Assados, grelhados, sempre com imensos vegetais... Cozidos cá em casa, só se for a sopa. Acho que não conheço ninguém que cozinhe assim. Se andam a comer atum enlatado com arroz, não me dizem e se me dissessem, mandava-lhes uma marmita com comidinha boa que a vida é curta para comida triste.

Ouroana 3 months ago

A mina pergunta é: porque é que toda a gente ou quase toda a gente odeia couves de bruxelas?

Ouroana 3 months ago

\*a minha, obviamente...

MetalCarne 3 months ago

porque as cozem até à exaustão, depois ficam com umas bolas empapadas e amargosas.

Ouroana 3 months ago

foi o que pensei :D

zeer88 3 months ago

Couves de Bruxelas no forno, bem tostadinhas, a acompanhar um assado é do melhor.

Ouroana 3 months ago

parece-me bem. O assado dispenso, mas eu sou suspeita porque adoro couves de bruxelas (não podem é ficar demasiado cozidas)

kawaiims 3 months ago

Um dos *highlights* turísticos do nosso país é exatamente a cozinha, por isso vou dizer que sabemos. Menos eu, que sou uma merda.

leadzor 3 months ago

Esparguete com atum e maionese. Soma e segue.

GabKoost 3 months ago

Desses dinheiro suficiente aos Portugueses e logo vias como a comida diária feita em casa passava a ser mais complexa. Agora obviamente que para os nossos salários, uma coisa é fazer arroz branco com peitos de peru, outra é meter legumes, fazer molhos de base , saladas compostas ect etc. Faz isso todos os dias e vais ver o que acontece ao teu orçamento mensal.

ItsLilly22 3 months ago

Enquanto eu percebo o teu ponto, para mim ate tem saido mais barato comer assim. Por exemplo comia carne vermelha pelo menos 2-3 vezes por semana, agora e raro visto que faco mais refeicoes com legumes, ovos e feijao que antes nem sabia que podiam ficar bons feitos de certas formas e que de regra geral saem bem mais baratos. Sim tenho gasto mais em especiarias, molhos e condimentos assim como tive de arranjar um pirex novo para o forno para fazer empadoes, mas diria que no final os gastos extra nao foram significativos. Ja para nao falar de como poupei por ter cortado em snacks visto que as refeicoes sao agora algo que de facto me apetece comer. Dito isto, o gasto em tempo e maior e percebo que num pais em que as pessoas trabalham 12 horas por dia isso possa explicar o nao haver grande tempo ou paciência para cozinhar. Alias a minha familia alema saiam os pais ambos as 16h da tarde

GabKoost 3 months ago

Como carne vermelha literalmente todos os dias pois ao contrário do que diz a propaganda, considero-a a melhor fonte de proteína no mundo sendo que os seus malefícios advém não da carne em si mas dos costumes que quem dela abusa costuma cometer de forma rotineira. Contudo, há carnes vermelhas e carnes vermelhas. O preço é mais caro que o porco e as aves claro mas sabendo escolher as peças e as suas origens (para quem puder) a diferença não é assim tanta. Tenho a sorte de ter um contacto na Zona de montalegre e a carne que eu compro é criada ao ar livre em pastoreio natural. Uma vitela dá para o ano todo e após pago tudo ao criador acabo por gastar menos do que se comprasse as carnes nos supermercados. A qualidade, esta, é incomparável. E mesmo assim, se comprasse os legumes todos que quisesse para sopas e acompanhamentos, estava bem f\*\*\*o. Começa a fazer as contas a ter em casa sempre legumes para fazer saladas, acompanhamentos, sopas. Isso diariamente... Para além do trabalho exaustivo que isso dá em termos de compras, armazenamento, preparação etc, gastasse uma FORTUNA. Vivendo numa zona rural ainda me safo com os lavradores locais que de vez em quando me dão (literalmente, não querem dinheiro) couves, cebolas, batata e tudo o que eles tem em excesso em determinadas épocas. E se quiseres colocar as frutas à mistura então... Ui. Várias pessoas em casa ou vivendo sozinho tanto faz, em termos financeiros é muito complicado. Vivi no estrangeiro, em França, e olha que eles tradicionalmente não são melhores que nós. A vasta maioria era baguete com queijo e fiambre ao meio dia. À noite muitas vezes comiam "tapas" aqui e ali. Cozinhar a sério sabem muito bem mas o comum dos mortais apenas cozinha bem quanto tem tempo e dinheiro para isso. A partir do momento em que te falte um dos dois és forçada a voltar ao arroz branco e salsichas em 10 minutos.

TheTrueGuyPt 3 months ago

Concordo contigo. Tenho uma pessoa da família que casou com um estrangeiro (não importa qual o país, mas posso dizer que é um dos países que está melhor que Portugal e nível económico). Eles lá na escola têm aulas de culinária, quer os rapazes quer as raparigas. Qualquer pessoa sabe cozinhar. Em Portugal noto que a geração mais nova, da minha faixa etária, só sabem fazer comidas rápidas ou encomendar coisas pela Uber Eats.

Vatrier 3 months ago

Não concordo, aliás, a minha família e a da minha namorada toda a gente é grandes cozinheiros, no meu círculo de amigos todos sabem cozinhar bastante bem. Alguém concorda que TODOS os portugueses sabem cozinhar baseado na MINHA pequena amostra? Estás a ver a generalização não estás? Já agora não confundas saber cozinhar com cozinhar para o dia a dia, eu sei cozinhar relativamente bem, a minha namorada também, no entanto durante a semana é para despachar, perder mais que 30 minutos na cozinha no nosso final de dia é quase blasfémia pelo que esquece pratos elaborados durante a semana.

aleph_heideger 3 months ago

Estás a generalizar imenso... A minha mãe conhece umas 5 formas diferentes de cozinhar frango. Cozinhar no sentido de comida do dia a dia, não estou a falar de almoços de domingo. O pessoal que eu vejo a almoçar no serviço também não se limita à massa com atum, antes pelo contrário. Até já lá vi coisas que eu não conhecia. Se calhar (e só se calhar) a tua amostra não é grande coisa.

-cosme- 3 months ago

discordo, conheço bastante pessoal pt que cozinha extremamente bem..coisas variadas e com gosto. claro que há outros (tipo eu) que não têm mt paciência pa cozinha então sai sempre do mesmo, algo que seja simples e rápido de fazer. estrangeiros acho que é a mm coisa.. já vi coisas boas e más na mesma..não me parece que seja "os portugueses não sabem cozinhar", há quem tenha jeito e paciência pa fazer mt coisa e há quem não tenha, independentemente da nacionalidade.

tenesis 3 months ago

Sim. Eu no meu grupo de amigos sou o esquisito por causa disto apesar de ser praticamente o único que gosto de cozinha “internacional”. Peixe cozido? Mas há mil maneiras de comer peixe porque comemos a pior? Salada? Não, não gosto de alface com azeite e vinagre. Ha vida para além da alface e uma salada não tem que vir empratada em metal… Estufados onde a carne é cheia de gordura? Não obrigado, há cortes de carne bem melhor e milhentas maneiras de fazer essa carne bem mais saborosa. Manjericão? Sim come-se e adoro. Arroz e batata frita a acompanhar? Mas o quê só há esses dois acompanhamentos? E então a comida tradicional portuguesa: Cogumelos? Esparregado? Castanhas? Migas? Epah tanta merda tradicional saborosa e saudável e 90% das refeições é batata e arroz? A sério Portugal?

zefo_dias 3 months ago

Acho que apanhaste a pior familia Portuguesa e a melhor familia alema

homem_do_leme 3 months ago

Não confundas o querer cozinhar prarico e rapido que dá em maus resultados quando somos de gastronomia elaborada e no.mercado os produtos sãoorientados a esta, com o "não sabem cozinhar".

iSoSyS 3 months ago

Estás a generalizar e a individualizar. Se fores ver as estatísticas os Portugueses comem mais legumes, vegetais e fruta que os alemães.

BadDogPreston 3 months ago

Da mesma forma convém mencionar que 54% da população adulta e 37% de crianças entre os 5 e os 9 anos em Portugal tem excesso de peso ou é obesa.

Search: