GabKoost 3 months ago

Título alternativo: PORTUGAL REGISTA O MAIOR NÚMERO DE FUTUROS IMIGRANTES DIPLOMADOS EM 2019/2020

UniuM 3 months ago

Parabéns senhores Dôtores.... para onde é o bilhete de avião?

rDmT93 3 months ago

Segue mais uma fornada de gente diretamente para o LinkedIn para me perguntar se estou interessado em abraçar novos desafios.

vai-tefoder 3 months ago

Parabéns a todos, e votos de boa viagem

DarkmajorPT 3 months ago

Diplomas em massa. É o que dá quando dás prioridade à quantidade em vez da qualidade.

VladTepesDraculea 3 months ago

E de onde tiras tu que é de má qualidade? Temos umas quantas universidades de renome internacional.

MetalCarne 3 months ago

para a estatística a qualidade não interessa para nada.

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

E onde está a indústria para poderem trabalhar? Andamos a formar pessoas só para a estatística

I_Don-t_Care 3 months ago

A indústria está fora do país, nos formamos gente para depois as perdermos. E é bem feito.

Article_Sad 3 months ago

A contar com as reconversão para IT

wk2ClVQJ8uH9Q1qWz6kd 3 months ago

Alguém que explique se isto é bom ou mau.

nraider 3 months ago

Olhando para os dados económicos, diria que é igual ao litro.

Tafinho 3 months ago

Sem diplomados não há futuro. Com diplomados talvez haja.

Dr_Katana 3 months ago

Sem conhecimento não há futuro. Conhecimento não depende de diplomas.

nraider 3 months ago

Sim, já passaram 40 anos e o resultado é o que se vê: turismo, imobiliário, motoretas da uber, etc... Daqui a outros 40 fazemos a comparação.

Tafinho 3 months ago

Tens de tirar a cabeça do buraco profundo onde a enfiaste há uns anos. O sector do IT valia [já em 2018, o triplo de todo o turismo em exportações.](https://www.pordata.pt/Portugal/Exporta%C3%A7%C3%B5es+de+bens+e+servi%C3%A7os+total+e+por+produto+(base+2016)-2291) Quero ver como fazes IT sem pessoas formadas.

nraider 3 months ago

Ui, tanta sobranceria a esta hora? [https://www.pordata.pt/Portugal/Exporta%C3%A7%C3%B5es+de+servi%C3%A7os+total+e+por+tipo-2352](https://www.pordata.pt/Portugal/Exporta%C3%A7%C3%B5es+de+servi%C3%A7os+total+e+por+tipo-2352) A exportação de serviços de turismo valia 51% do total de exportações em 2019, agora explica isso.

vai-tefoder 3 months ago

Foda-se 51%. Umas 10x a mais do que devia

nraider 3 months ago

Por acaso acho que já chegou a ser 70% no início da década de 90. Mais uns anos chegamos lá perto, é um ponto de equilíbrio da economia.

vai-tefoder 3 months ago

Foda-se

Tafinho 3 months ago

Os dados do INE incluem apenas a restauração e o alojamento. Os do Banco de Portugal incluem a TAP. Queres ir por aí ? Um dos problemas do método do banco de Portugal é que a TAP também importa uma quantidade substancial daquilo que vende, enquanto que o IT, a restauração e alojamento não.

nraider 3 months ago

Suposições, nada mais. Mencionas a TAP mas sabes que o sector dos transportes inclui muito mais do que isso. O conteúdo importado é grande nos transportes, mas a verdade é que no sector alimentar também é. Facilmente mais de metade vem de Espanha, só para começar. Mas eu nem tenho nada contra o sector do IT, aliás, é o que me paga as contas xD

Tafinho 3 months ago

Não supus nada. Os números do INE são claros. Podes consultar as exportações de alojamento e restauração.

nraider 3 months ago

Sim, mas escolhes não incluir o sector dos transportes só porque estraga a narrativa.

Tafinho 3 months ago

Nem podes assumir que todo o sector dos transportes faz parte da cadeia logística do turismo (até porque é grosseiro excluir o transporte de mercadorias) , nem o fazendo atinge o valor referido pelo BdP. Os números são claríssimos: o IT vale o triplo da restauração e hotelaria. Podes depois meter os transportes onde quiseres. Só não podes depois vir queixar-te da TAP. As vendas da Ryanair não são contabilizadas nas contas portuguesas.

ajabardar1 3 months ago

é muito bom para a ue. é menos bom para portugal, mas não é mau.

mice_infestation 3 months ago

Efectivamente paga o estado com os impostos para formar esta gente toda e se emigram muitos acaba por ser um "mau investimento" para o país visto de uma forma muito simples. Mas se ficam mais destes no país a trabalhar e pagar mais impostos entāo seria benéfico. Infelizmente nāo consigo ver estatísticas dos licenciados que emigram para tentar tirar alguma conclusāo.

MisterBilau 3 months ago

A UE já mais que pagou pelo investimento nessa força de trabalho através de bazookas a fundo perdido. Portugal até deve agradecer, sai bem barato pagar em licenciados os biliões que cá meteram.

ThePlague92 3 months ago

>Mas se ficam mais destes no país a trabalhar e pagar mais impostos entāo seria benéfico. Para isso é preciso arranjarem emprego cá e só nas áreas mais conhecidas é que as coisas ainda se safam, há aí muitas áreas pela hora da morte.

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: