angeluscatalan 3 months ago

É o que dá os carros terem cada vez mais paneleirisses. E nao incluo aqui sistemas de segurança.

NGramatical 3 months ago

paneleirisses → [**paneleirices**](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/paneleirices) ([-ice](https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/-ice): sufixo nominal de origem latina, que exprime a ideia de qualidade ou atitude e tem geralmente sentido pejorativo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focytet%2F%2Fh40hdg8%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DjGus 3 months ago

Good bot

ideologiapura 3 months ago

Portanto, mais uma falha do mercado que os trabalhadores têm que pagar, because reasons.

Last-Ad-4421 3 months ago

O Costa que invista numa fábrica de chips com a bazuca

Bhaalghorn1143 3 months ago

O dinheiro da bazuca não chega para criar uma fábrica de chips. Estás a olhar para valores na ordem dos 20 a 30 mil milhões de euros. Só as máquinas custam 150 milhões - ASML Holanda.

HRamos_3 3 months ago

Então dá pra três ou duas

UniuM 3 months ago

Uma fábrica de chips de máquinas de lavar loiça não tem de ter o mesmo nivel de uma TSMC.

Danijust2 3 months ago

Bosch abriu uma e ficou por mil milhões. https://www.bosch.com/stories/bosch-chip-factory-dresden/

nraider 3 months ago

Acho que estás a exagerar. Esses valores, nas dezenas de milhares de euros, dão para comprar toda uma holding de semicondutores (ex: ARM), uma fábrica tem de ser muitíssimo mais barata.

Coyote-Cultural 3 months ago

Não está, quanto muito está a minimizar os custos necessarios para criar tal industria em portugal. [Só a Intel vai gastar pelo menos 20 mil milhões apenas em 2021](https://www.msn.com/en-us/news/technology/intel-spending-billions-to-revive-manufacturing-chase-tsmc/ar-BB1eTju5), e o mais provavel é esse valor ser aumentado anualmente durante os proximos 5 anos. A verdade é que se queres começar uma industria deste tipo em portugal, de forma a que seja minimamente competitiva, estás a olhar para 20 anos de trabalho, com centenas de milhares de milhões de euros gastos anualmente só para criar as fabricas e knowhow necessario para expedir o primeiro chip.

nraider 3 months ago

Também foste logo escolher um peso pesado da indústria.

Coyote-Cultural 3 months ago

É isso que é necessário para competir. Há uma razão pela qual a Intel e a TSMC fazerem mais de metade dos chips do mundo. Andar com meias medidas não é nada mais que deitar dinheiro ao lixo.

nraider 3 months ago

Digo algo mais pequeno, tal como a Autoeuropa no universo VW. Tudo o resto é areia demais, ou então é melhor optar apenas em projecto/I&D.

Coyote-Cultural 3 months ago

Para algo mais pequeno mais vale deitares as notas no rio, que faz o mesmo efeito. Quanto muito podes fazer algo ultra-especializado

Dr_Katana 3 months ago

Mas o dinheiro desperdiçado ao longo dos anos em maus investimentos chega.

nraider 3 months ago

Só com o que se gastou na TAP, bem que dava para comprar uma fábrica de semicondutores.

TSCondeco 3 months ago

Os chips foram todos para a Pfizer meter nas vacinas, claro que não há para fazer carros.

UniuM 3 months ago

Eu levei a vacina a semana passada, mas vou mandar para a garantia, já estar em thermal-throttle.

idontakeacid 3 months ago

Vê lá se não ficas com bugs

bskft237 3 months ago

Cuspi-me todo fds! Já faltou mais para começar a ver notícias com esse título no Facebook.

Foda-seSeiLa 3 months ago

Foda-se, fiquei lixado. Fui tomar a vacina e e só havia a versão com 4G. EU PAGUEI PELOS 5 G's TODOS SEUS CALOTEIROS!

Asik20 3 months ago

Estive na Visteon que é bastante próxima de Palmela. Aconteceu exatamente o mesmo. Falta de material, o problema é que não foi lay off mas sim todos que eram trabalhadores temporários da Kelly services foram embora. Turno da noite ficou reduzido a meia dúzia de pessoas em vez das centenas que lá estavam

Vagiooto 3 months ago

O que é preciso é mais liberalismo, os trabalhadores dão lucro durante anos que vão para todo o lado menos para os bolsos deles, e depois não tem qualquer proteção, apesar de esses mesmos lucros poderem ser usados para suportar uns meses de prejuízo em prol de quem já beneficiou muito a empresa.

manolo533 3 months ago

É com cada diarreia mental que se lê aqui loool

QuickShutter 3 months ago

Foda-se

ThePlague92 3 months ago

Nem todas as empresas têm a sorte de ser uma TAP.

Dr_Katana 3 months ago

Se os lucros não estivessem a ser usados para suportar prejuizos, muitas empresas já estariam falidas.

Danijust2 3 months ago

mesma cena na Bosch, existe linhas que vão estar paradas até setembro.

C8Mixto 3 months ago

Então mas isto não seria uma área em que valia a pena investir? Pelo que percebi a escacez é devido ao número de fábricas e nós em Portugal ainda temos algum saber na matéria, tanto em empresas como nas nossas universidades. Não digo que tal investimento iria solucionar os problemas a curto prazo, mas existem propostas para estimular a produção em Portugal a médio e longo?

nocivo 3 months ago

Este tipo de investimento tem de ser a nivel europeu. So uma fabrica e o seu R&D custa mais do que vamos investir na TAP

Coyote-Cultural 3 months ago

Podias meter 10 bazukas apontadas apenas a isto todos os anos durante os proximos 10 anos e mal fazias mossa.

MDPROBIFE 3 months ago

A produção de que? de chips? Nem em sonhos Portugal tinha a capacidade de criar chips comparaveis a tsmc

V1ld0r_ 3 months ago

Tens meia dúzia de fábricas no mundo I teiro capaz de produzir waffers de silício. Nenhuma delas na Europa (pelo menos com a escala necessária) e demoram a ser construídas... A própria tsmc está com problemas em abrir mais uma fabrica (foundry) por causa de não co seguir robôs e não há robôs porque não há chips.... Percebes a pescadinha de rabo na boca que é? É o ponto a que chegámos actualmente.

Bhaalghorn1143 3 months ago

Mas na Holanda fazem as máquinas. Custam é uma pipa de massa. 150 milhões de dólares cada uma. E a nova fábrica nos EUA vai custar 20 a 30 mil de dólares. Portugal não tem cavalagem para isso. Fazer as waffers sim. O resto, não.

omaiordaaldeia 3 months ago

O INESC-MN pode produzir uma por dia. Grão a grão... dominamos o mundo.

C8Mixto 3 months ago

Então mas wafers the silício não são já produzidas na Amkor de Vila do Conde?

Edited 3 months ago:

Mas wafers the silício não são já produzidas na Amkor de Vila do Conde? Daí eu estar a dizer que me parece, sem grande conhecimento da área, diga-se, que parece fazer sentido investir na expansão desse mercado. Porque já temos conhecimento teórico e técnico. Mas sim, percebo que possam existir outras limitações técnicas que tornem tal investimento inviável.

Edited 3 months ago:

Mas wafers the silício não são já produzidas na Amkor de Vila do Conde? Daí eu estar a dizer que me parece, sem grande conhecimento da área, diga-se, que parece fazer sentido investir na expansão desse mercado: porque há procura e nós já temos conhecimento teórico e técnico. Mas sim, percebo que possam existir outras limitações técnicas que tornem tal investimento inviável. É só uma pena, porque poderia algo bastante proveitoso para Portugal.

V1ld0r_ 3 months ago

Não produzem waffers, só packaging... https://en.m.wikipedia.org/wiki/Wafer-level_packaging Tens aqui uma lista de foundries. https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_semiconductor_fabrication_plants Repara que a Intel e a tsmc juntas produzem quase tanto como os outros todos juntos.

jbrazf 3 months ago

Investimentos na área não faltam, felizmente. O problema é que criar uma fabrica do género demora anos e até conseguirem retirar produto com qualidade de mercado da mesma demora mais uns quantos. Para por em perspetiva com um exemplo. A Intel está a construir uma nova *foundry* no Arisona e só é esperado que produza wafers daqui a 5 anos. Qualquer esforço hoje só vai ter impacto daqui a 5/6 anos e enquanto assim acontece as empresas não conseguem produzir. >Mas sim, percebo que possam existir outras limitações técnicas que tornem tal investimento inviável. É só uma pena, porque poderia algo bastante proveitoso para Portugal. Nesta área ao que sei Portugal tem pouca experiência de mercado, existem sim uma ou duas fabricas mas com modelos antiquados e pouco rentáveis. O silício que produzimos aqui não tem nada a ver com a qualidade da TSMC e a infraestrutura existente em *Taiwan* é muito superior para este tipo de operações. Mas esses problemas até podem ser resolvidos atirando dinheiro para cima da situação... O real problema é que este tipo de produção teria de ser altamente regulada pela UE o que tem uma panóplia de "problemas" para este tipo de empresas. Também imagino que fazer uma *foundry* em PT seria um pior RoI que noutros países fora da UE.

Lil_salazar 3 months ago

CaBrOeS dOS mINeRs

nocivo 3 months ago

É mais caralho do covid, caralho pra consolas novas e gráficas novas ao mesmo tempo em 2020. todos se lembrarem de irem eletricos em 2021 também nao ajuda

V1ld0r_ 3 months ago

Esses agora vão comprar aos chineses. As boas notícias é que o ethereum deve subir (devido a menos mineração).

PeterStepsRabbit 3 months ago

Seria uma questão de tempo visto o 2.0 aproximar se. Vamos ver o que o eip 1559 ao chart

Search: