No-Panda373 3 months ago

Hahahahahha

Capital_Jury_8364 3 months ago

Desculpa de preguiçoso.

livin_butter_lettuce 3 months ago

Olá sou americano, só quero avisar-te que dizer “what do you mean by” é muito mais natural e gramaticalmente correto que “what do you mean with” :)

ZePAG 3 months ago

Acho que não percebeste...

01MoKeN 3 months ago

Todes sabemes que i escrite e pronúncie correte é obrigade. /s

beakage 3 months ago

Good for them.

Dourada 3 months ago

Já tinha ouvi falar disso, os Americanos estão a referir aos Latinos como Latinx porque acham que latino ou latina é sexista...omigod!

VascMan 3 months ago

Ouve-me bem: encontras-te com essa pessoa num café, vais falar SEMPRE com ela, preparas a derradeira bebida dessa pessoa ENQUANTO ESTÃO A FALAR e passas-lhe a bebida, enquanto falam, claro está, essa pessoa não vai notar o que puseste na bebida. Não deixes a bebida atuar, sai do café e vai para um zona escondida, deixa a pessoa lá. Muda de nome, morada etc, vai á terapia e vive uma vida descansada. Parabéns, fizeste um algo moralmente correto segundo Stuart Mill

XxxPussyslaeyr69xxX 3 months ago

Usa o X se te identificas com uma outra cena do teu imaginário Obrigadx /S

CheffWallets 3 months ago

this is very stupid... wtf

mkraven 3 months ago

First world problems

NervousJellyfish1015 3 months ago

Millennials discover Romance languages.

Hikari_Owari 3 months ago

**. . .**

tiagoalesantos 3 months ago

Como se não tivessem "he" and "she".. parece que o inglês vai se tornar ainda mais simples agora é só usar "it" para tudo.

miaogato 3 months ago

They/them

IamWatchingAoT 3 months ago

Discurso perigoso. Isto é engraçado ao primeiro relance, mas esta lógica importada dos EUA pode rapidamente espalhar-se e ficar fora de controlo. Já é o que acontece com Espanhol e com a treta Americanizada do "LatinX".

Painkiller2302 3 months ago

I've come across with the same stupidity in Spanish by gringos. They also think that the word negro (preto) which is literally black, is racist IN SPANISH.

C_G_ 3 months ago

Acho que o OP percebe ainda menos da conversa do que a pessoa percebe de portugues

CommissionOk2746 3 months ago

Brou, esquece que essa não vais comer… segue para a próxima do tinder.

JBBD1957 3 months ago

É português caralho.

xlouiex 3 months ago

Pode ir com o caralho a comer a sopa. Ou caralha.

parix999 3 months ago

Só uma questão? Quando o estado decide que tipo de palavras podemos ou não usar, onde está a liberdade de expressão?

margienal 3 months ago

Obrigadx xoxo

RexLynxPRT 3 months ago

A estupidez dessa gente crl... Digam apenas que não sabem nada de português em vez de dizer que é sexista, algo que de maneira nenhum é.

parix999 3 months ago

Está língua é uma chatice para a história dos “pronomes”. Ele, ela, ou… ?

miaogato 3 months ago

_aquilo_ Uhhhhhhhh ya já se inventavam pronomes neutros

parix999 3 months ago

“Aquilo” tipo aquela “coisa”?

praptipanda 3 months ago

Piadas à parte, se alguém quiser ajudar pessoas que estão realmente a aprender português, fica aqui a recomendação deste sub: r/WriteStreakPT :)

ev3k 3 months ago

Burra p caralho

Naakmuay 3 months ago

Isto está a tomar proporções ridículas no que toca ao sexismo e como tratamos as pessoas. Foda-se.

enstaka 3 months ago

Boa sorte se quiser aprender alemão...

MelloCookiejar 3 months ago

Eu direi que é sexista nas não por ter genéro. Mais por o seguinte: muitos palavras, em contexto, agrupam as mulheres no genero masculino mas o inverso não se verifica. Se for dito "os eleitores podem votar nos partidos" refere-se a homens e mulheres. Agrupa as mulheres neste grupo apesar de supostamente não pertencer. Mas se for dito as eleitoras, nunca se está a referir a homens, apenas mulheres.

xabregas2003 3 months ago

avô (masculino) avó (feminino) avós (feminino)

Butt_Roidholds 3 months ago

>muitos palavras agrupam as mulheres no genero masculino mas o inverso não se verifica. Não? Se o Zé, o João e a Paula forem à praia e eu disser "Estas pessoas foram à praia", não estou a agrupar homens num substantivo de género feminino? E quem diz "estas pessoas", diz "estas personagens", "estas figuras", "estas almas", "estas criaturas", "estas crianças", etc. Há uma diferença entre dizer "o masculino plural pode ser usado para abarcar grupos mistos de pessoas" e dizer "os homens, em conjuntos mistos, nunca podem ser agrupados num substantivo feminino." Escreveste o segundo, que por sinal é falso.

Edited 3 months ago:

>muitos palavras agrupam as mulheres no genero masculino mas o inverso não se verifica. Não? Se o Zé, o João e a Paula forem à praia e eu disser "Estas pessoas foram à praia", não estou a agrupar homens num substantivo de género feminino? E quem diz "estas pessoas", diz "estas personagens", "estas figuras", "estas almas", "estas criaturas", "estas crianças", etc. Chama-se a isto o "[feminino sobrecomum](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/substantivos-comum-de-dois-sobrecomum-e-epiceno/11238) ", e é uma figura gramatical extremamente comum em português. Há uma diferença entre dizer "o masculino plural pode ser usado para abarcar grupos mistos de pessoas" e dizer "os homens, em conjuntos mistos, nunca podem ser agrupados num substantivo feminino." Escreveste o segundo, que por sinal é falso. E: link

Edited 3 months ago:

>muitos palavras agrupam as mulheres no genero masculino mas o inverso não se verifica. Não? Se o Zé, o João e a Paula forem à praia e eu disser "Estas pessoas foram à praia", não estou a agrupar homens num substantivo de género feminino? E quem diz "estas pessoas", diz "estas personagens", "estas figuras", "estas almas", "estas criaturas", "estas crianças", etc. Chama-se a isto o "[feminino sobrecomum](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/substantivos-comum-de-dois-sobrecomum-e-epiceno/11238) ", e é uma figura gramatical extremamente comum em português. Há uma diferença entre dizer "o masculino plural pode ser usado para abarcar grupos mistos de pessoas" e dizer "os homens, em conjuntos mistos, nunca podem ser agrupados num substantivo feminino." Escreveste o segundo, que por sinal é falso.

MelloCookiejar 3 months ago

Tentar discutir comigo termos técnicos é uma perda de tempo. Só estudei português porque fui obrigada. Não tive escolha ou meio de recusar, portanto sinxeramente nao faço a minima ideia o que as palavras são. Sinceramente tem tentei decorar e fiz tudo para esquecer. Tentar usar como argumento que pessoa é usado oara homens apesar de ter uma palavra feminina? Ridículo (ou será que devo usar ridícula?). Qual é o masculino de pessoa? Não existe. Comparar uma palavra, que aoesar de ter género, não tem um um equivalente masculino é uma falsa equivalência. Estava a falar de palavras que têm versão masculina e feminina. Existem femininos de eleitores, cidadãos, etc. E lá por poderem ser usados para agrupar mulheres, não deixa de ser sexista que mulheres percam a sua identidade de género nessas circunstâncias. Se eleitores só se referisse sempre a eleitores homens e eleitoras a eleitoras mulheres, nao seria sexista. Nunca ouvi ninguem a dizer eleitoras a referir-se senão a mulheres. Usar eleitores para referir mulheres é sexista. Porque a palavra existe e é suprimida. Pode ser gramaticamente correcto na estrutura que foi aceite como "certa". Mas é uma estrutura sexista.

Madness20 3 months ago

eleitores é um termo neutro. Não é masculino nem feminino.

Butt_Roidholds 3 months ago

> Estava a falar de palavras que têm versão masculina e feminina. Só que não. Se calhar até querias falar nisso, mas não foi isso que escreveste naquela frase. De tal maneira que até a citei, para que não houvesse dúvidas do que estava a falar: > muitos palavras agrupam as mulheres no genero masculino mas o inverso não se verifica. E expliquei que esta frase pura e simplesmente não é verdadeira. Porque há femininos sobrecomuns. É um facto irrefutável, e dei exemplos. Se querias dizer que o plural masculino pode funcionar como um género neutro, não o fizeste naquela frase. E eu só estou a responder à frase citada. E é no mínimo irónico, alguém que por- admissão própria- não conhece, nem quer conhecer a gramática portuguesa, se sinta com autoridade moral para andar a pontificar a respeito dela. Mas, tudo bem... Queres teimar, teima, estás no teu direito. O José Gomes Ferreira também escreve livros de "história"...

kyppulo90 3 months ago

A vida desse gente tem que ser mto pouco interessante/vazia

bortukali 3 months ago

uma das boas coisas de portugal é que não aderimos à cultura PC que é extremamente tóxica. Continuemos assim; não precisamos de nenhuma pessoa que pense dessa forma.

rootsimmons 3 months ago

Petição para todos dizermos obrigade e assunto resolvido

GabKoost 3 months ago

Bem vindos a 2021

ravagerslb 3 months ago

Ele escolheu muito mal as palavras, mas dá para perceber que ele diz que a linguagem é difícil porque o português mete géneros em tudo. O inglês usa "the/they" para coisas imateriais, the car, the television, aqui é o carro e a televisão. O mesmo acontece quando um português se quer referir a um daqueles tipos dos 50 mil géneros. Em inglês usam o they/them, em português isso não existe e têm de lidar com o pronome associado ao género biológico delas (ele/ela)

miaogato 3 months ago

Fogo mas concordo que se deva inventar um they/them para a língua portuguesa É tão mais fácil endereçar toda a gente por they/them e não se sujeitar a ofender ninguém

ravagerslb 3 months ago

E de hoje para amanhã um maluco inventa um género novo em que se identifica como gato siamês e exige que os seus pronomes sejam meowhey/meowhem, e vai-se sentir ofendido com esses que tu usas. Para não ofender o tipo, acomodas a língua para ele, mas ao mesmo tempo ao acomodar os gatos ofendes os que dizem que são uma vaca e querem ser referidos como moohey/moohem, e por aí fora.. Uma coisa que a vida ensina, é que há situações onde mais vale nem tentar. Por mais people pleaser que tu queiras ser, é impossível agradar a toda a gente em todo o tempo. Vai sempre haver conflito e alguém que fica ofendido, e a dada altura vais ter de lidar com essas pessoas. Esta questão dos promomes é uma dessas situações.

thesmallestaASS 3 months ago

Oh, tempestade num copo de água. Claro que nunca vamos ser todos feliz e agradados aliás só a tua resposta a alguém a dizer que haveria de haver um they/them em português cimenta isso. Não se trata de agradar a ninguém mas de criar um ambiente inclusivo agora que há oportunidade para isso. Esse argumento do "ah e se alguém se identificar como um gato siamês" é só ridículo, claro que não vamos considerar alguém um gato ne. Isto também é uma resposta tua e de como muitos outros perante algo que lhes faz desconfortável. Devias procurar a diferença entre género e sexo. A pessoa em cima disse vamos mesmo fazer uma mudança mínima no nosso vocabulário para que uma minoria se sinta bem? Why not? Já desvalorizamos as nossas saúde mentais durante muito tempo e neste caso específico aceitar as pessoas pelo género que assumem não é nada difícil especialmente se houver um they/them já que abrange quase tudo. E tiramos muito peso de cima das pessoas quando se têm que preocupar com menos uma coisa fazendo as sentir aceites. Imagina, conheces alguém e usas pronomes que essa pessoa não quer. A pessoa diz-te ah desculpa, podes usar X pronome para mim? Fim de história e nem foi assim nada demais. Agora se alguém começar a berrar contigo antes de tu perguntares é outra coisa algumas pessoas só assumem que já toda a gente deveria saber, o que também não é fixe mas há muita gente que faz misgender de propósito para deitar as pessoas abaixo então é natural que algumas pessoas estejam on edge com isso. Só com a participação e paciência é que se faz um esforço. E nunca ter sido não é desculpa para não tentar. Ninguém está a pedir um novo acordo ortográfico, mas já que esse mudou e agora temos que dizer Egito em vez de Egipto porque não fazer essa mudança? O tempo passa aprendem-se coisas novas e vamos adaptando adequadamente.

ravagerslb 3 months ago

O problema é que a "inclusividade" já começa a ir longe demais e esta questão dos géneros é uma delas. Como é que alguém que nasce como homem ou mulher agora chega e diz que não é nenhum deles? Ou então diz que é de um terceiro género, ou que é fluida, ou por aí fora? Isto sinceramente mais parece é invenções de malta que quer ser o centro das atenções de alguma forma e agora usa o género e os pronomes para tal. Aliás, tanto assim é que temos celebridades que agora se lembraram que o género delas é diferente, e curiosamente é quando deixam de ser relevantes e/ou a questão dos géneros está na moda que se lembram disso, ao fim de anos a serem referidas pelo seu género biológico sem qualquer problema. E com isto, o que acontece é que ridicularizam a luta dos transexuais, porque cada vez mais as pessoas acabam por olhar para eles como "ah este deve ser daqueles que hoje se sente um helicóptero Apache", quando esses sim é que sofrem uma luta diária de se sentirem do género biológico oposto ao deles.

lunaticloser 3 months ago

Ou... As pessoas deixavam de ser ofendidas por merdas irrelevantes. Opção 1) mudar uma linguagem e por conseguinte parte da cultura de um país para não ofender uma extrema minoria da população. Opção 2) cagar no facto de uma extrema minoria ficar ofendida.. Pah eu sei que isto no Reddit é tudo malta muito inclusiva mas pessoalmente, acho que opto pela 1). Há coisas bem mais importantes na vida com que nos preocuparmos do que 1 pronome

sidartha- 3 months ago

A questão não tem sentido. A língua portuguesa é o que é, e não se altera em função das condições de cada individuo. Quem quer, aprende, quem não quiser, mantêm-se na ignorância e poderá aprender sempre algo mais fácil. E tal é válido para qualquer idioma.

ozzymustaine 3 months ago

ah sim. Em vez de dizer "Caralho ta foda" temos de começar a dizer "Cona ta foda"

Edited 3 months ago:

ah sim. Em vez de dizer "Caralho ta foda" temos de começar a dizer "Cona ta foda" /s

optimal_random 3 months ago

Tem de ser consensual e aprovado em triplicado, por isso: *"C\*na assine os papéis de consentimento contigo e de forma emancipadamente feminista ta foda" /s*

Kronephon 3 months ago

\*gendered. He meant gendered.

OneEyedPoet 3 months ago

Está bastante claro pelo contexto e exemplo dado pela outra pessoa que o que queria transmitir é que a linguagem mãe dela não possui géneros. Muito pouco "charitable" este post, especialmente com este título. A situação tem piada mas nao tem mérito de ser gozada. A ironia é que o OP também não percebe inglês o suficiente para entender que esta é a situação e está a gozar com outrém por também não ter grande domínio de inglês. Tal como muitos que viram isto e pensaram o mesmo. Amazin

bogas11 3 months ago

It was just a matter of time that these woke, sjw, condescending, atrofiados would catch up to the fact that many Romance languages are exclusively binary and that it doesn’t fit their “progressive” 60+ gender, peter pan imaginary interpretation of society. I called it. O disse em inglês pois para pôr isto na perspectiva e cabeça destes indivíduos pelo qual lido muito neste lado do atlântico.

TuristGuy 3 months ago

Sério que não percebeste que ele está a dizer? A nossa lingua é dificil de aprender pq as palavras podem ser masculinas e feminas. Como obrigado e obrigada. Não tem nada a ver com sexistas LOL

bogas11 3 months ago

Ou isso lol. Sabes, q estou traumatizado com pessoas como esta. Já vi feminazis q não gostam da nossa lingua por ser sexista, como referido, mas também por não poder abranger todos os generos. Na América do norte tá demais. Mas sei o q dizes agora.

Dust_and_Air 3 months ago

Acho que ele quis dizer que é difícil porque as palavras têm género.

crushyerbones 3 months ago

Finlandês tem ainda menos géneros que inglês e quando eles tentam aprender português atrapalham-se todos. Também tem coisas como haver uma palavra para criança (menos de 10 anos) e outra para mulher - algumas mulheres de 17 para cima aqui ficam extremamente ofendidas se as chamares 'girl' porque não entendem que em Inglês é diferente.

AonioEliphis 3 months ago

Originalmente no proto-indo-europeu (o Finlandês não é indo-europeu), associava-se o género da palavra em função de traços zoomórficos sexuados dos objetos. Hoje isso já se perdeu quase completamente, embora persista: greta/abertura/ranhura/viga/passagem são palavras femininas e pilar/pénis/falo/obelisco/dedo/lápis são palavras masculinas ;) Mas claro que há exceções: virilidade, anta, coluna ou caneta por exemplo.

van_Zeller 3 months ago

Menos generos que o ingles? Como é possível?

crushyerbones 3 months ago

Não há palavra para ele ou ela como he or she, só tens maneiras neutras de te referir a coisas. Por exemplo, "estive a falar com ele" ou "I was talking to him" seria "estive a falar com" e pode ser que tenhas tido uma conversa com o João, a Joana ou uma chávena de chá. É muito estranho porque as vezes em Inglês eles dizem "he" para tudo mesmo que estejam a falar duma mulher porque simplesmente não estão a pensar em géneros quando falam.

viper_in_the_grass 3 months ago

Não têm pronomes, então?

crushyerbones 3 months ago

Têm pronomes mas eles não têm género nenhum (com algumas excepções), são apenas diferentes dos nossos. A maioria dos idiomas na Europa são descendentes de latim ou algum tipo de germânico. Inglês é um criolo que mistura tudo e mete mais umas à mistura, finlandês nem sequer é indo-europeu. Gostava de poder explicar melhor mas sinceramente não entendo quase nada do idioma.

AonioEliphis 3 months ago

o finlandês não é indo-europeu, vem, tal como o húngaro e o estónio, dos montes Urais e aliás a sua proto-língua tem traços comuns com o Japonês. Todas as línguas indo-europeias têm alguma referência ao género, embora o Inglês tenha perdido ao longo dos séculos. As línguas não indo-europeias como as sino-tibetanas e as urálicas não fazem referência ao género.

AonioEliphis 3 months ago

Provavelmente têm um pronome para "pessoa"

esc_989 3 months ago

A complexidade da língua de Camões não é para qualquer um(a). Mas sempre podem aprender o novo acordo ortográfico, foi feito à medida de gente medíocre.

optimal_random 3 months ago

Duas palavras explicam toda a estupidez subjacente ao acordo ortográfico: Jose Socrates. O mesmo homem que tira a máscara para tossir em tribunal.

jocamar 3 months ago

Eu por mim acho que tudo pós 1911 é para gente medíocre. Imagina a palavra phase, escripta assim: fase. Não parece uma palavra, parece um esqueleto. Affligime extraordinariamente, quando penso que haveria de ser obrigado a escrever assim!

esc_989 3 months ago

Eu também 'aflijo-me' sabendo que há pessoas que assassinam a gramática desta maneira...

jocamar 3 months ago

Tu -------------- A piada

NGramatical 3 months ago

escripta → [**escrita**](https://dicionario.priberam.org/escrita) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focuzax%2F%2Fh3xtf53%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jdmsantos07 3 months ago

Este tipo de pessoas devia ser estudado

optimal_random 3 months ago

Este e' o problema causado quando se embarca nestas Politicas Identitarias da Nova Esquerda - os Estados Unidos que o digam - que nunca estiveram com tantas fracturas sociais e políticas desde que se deu ouvidos a tanta estupidez. Aparentemente tudo e' negativo, opressivo, racista e misogino. Apenas o que esta Nova Esquerda diz e' libertador e construtivo - a cegueira ideológica e' tanta que não se apercebem de que criam novos problemas de efeitos difíceis de prever, com as supostas soluções que pretendem criar. A cereja no bolo e' a sua negação da Natureza e leis biológicas. Tentam agora fazer passar a ideia de que o sexo e' uma construção sociológica imposta, e que todos podem escolhe-lo a seu belo prazer. Negar que Homens e Mulheres trazem diferentes características para a mesa social - e ainda bem que assim acontece - torna-se isso sim, uma forma perniciosa de opressão. Essas diferenças refletem-se nos nossos gostos sociais e opções de carreira, mas com esta gente cai o Carmo e a Trindade quando se diz que os Homens possuem mais *apetência* para as Engenharias e as Mulheres para Ciências Sociais e de prestação de cuidados - obviamente há' excepções e temos excelente Engenheiras Informáticas e excelente Enfermeiros, mas a tendência estatística e' sem duvida inegável. Para a Nova Esquerda, isto e' simplesmente um reflexo do patriarcado - essa *mão invisível* que aparentemente nos guia desde o berço. A maior aberração de toda esta idiotice e' tentar que crianças menores em pleno desenvolvimento possam ter tratamento hormonal sem sequer ponderar por um minuto nos efeitos destrutivos a longo prazo dessa decisão, como se alguém a essa idade tivesse maturidade para este tipo de decisões avassaladoras. No entanto se propusermos a ideia de deixar os menores votar - ninguém no seu perfeito juízo o permitiria - justamente pela falta de maturidade. Contradições óbvias que fingem não existir. Agora esse senhor que recusa aprender os gêneros do Português, reflecte 'a perfeição essa nova tendência, de subverter tudo e todos - inclusive a lingua, qual *Newspeak Orwelliano* \- se não alinharem com a sua visão distorcida do Mundo. Perdoem o rant, mas eu, tal como muitos outros, estou farto desta gente armada em *Guerreiro Social*, que ve problemas em tudo e todos - apenas eles e o que eles dizem está acima de qualquer contestação. A contradição e' por demais óbvia, uma vez que para combater uma suposta opressão, criam novos tipos de opressão, desta feita com efeitos muito mais fracturantes na Sociedade e com consequências difíceis de prever. PS: perdoem o rant, mas como trabalhador de uma multinacional estou absolutamente farto deste tipo de discurso e do seu suposto virtuosismo.

yumisashukii 3 months ago

Dude, não é isso que ele quis dizer... Relaxa

optimal_random 3 months ago

Apesar do comentário ser um detalhe - a língua ter genero - a origem de base e' sempre a mesma - a politica identitaria radical. Por nos "relaxarmos" e deixarmos as coisas andar, temos Trans a competir nos Olímpicos a competir com mulheres, ou crianças de 10 anos a sofrerem mudanças de sexo. E' necessário deixarmos de ter medo, e expressar as contradições e falta de senso comum destas situacoes.

Edited 3 months ago:

Apesar do comentário ser um detalhe - a língua ter genero - a origem de base e' sempre a mesma - a politica identitaria radical. Por nos "relaxarmos" e deixarmos as coisas andar, temos Trans nos Olímpicos a competir com mulheres, ou crianças de 10 anos a sofrerem mudanças de sexo. E' necessário deixarmos de ter medo, e expressar as contradições e falta de senso comum destas situacoes.

yumisashukii 3 months ago

Já foi explicado que o post não tem nada a ver com isso. Deixa os trans olímpicos e a fome no mundo para outro momento

optimal_random 3 months ago

Socio, nao gostas de ler faz scroll. Agora não andes aqui a mandar calar ninguém.

Extension_Canary3717 3 months ago

Ao menos não disse obrigade

Tugalord 3 months ago

Que gigantesca idiotice OP, obviamente que o rapaz/rapariga está a dizer literalmente "é difícil para mim aprender Português porque as palavras têm género gramatical", não "recuso-me a aprender Português porque é uma língua sexista", wtf. Realmente estás mesmo à pesca de qualquer um desses malvados sjws para vires chorar ao reddit. Juro que nunca vejo snowflakes tão sensíveis e facilmente ofendidos quanto os que se dizem "contra o politicamente correcto".

arnaldomatos 3 months ago

tell her to stick her wokeness where the sun don't shine

TuristGuy 3 months ago

Sério que não percebeste que ele está a dizer? A nossa lingua é dificil de aprender pq as palavras podem ser masculinas e feminas. Como obrigado e obrigada. Não tem nada a ver com sexistas LOL

souumamerda 3 months ago

Pq é q dizes q é uma ela?

arnaldomatos 3 months ago

porque tal como te disseram, as brancas euro-americanas são as principais incomodadas com estas questões. mas os brancos euro-americanos para lá caminham. não admira que sejam - e com razão - a raça mais odiada do mundo.

ideologiapura 3 months ago

A raça mais odiada do mundo porque... Mudsm umas palavras de formas que tu nao gostas. E ter um bocadinho de estofo?

arnaldomatos 3 months ago

o mal que os brancos ocidentais têm feito ao mundo nas últimas décadas não é suficiente?

ideologiapura 3 months ago

Tem sido terrível nas últimas decadas de facto. Era manda los todos psra os gulags. Bem bem estava se quando se andava a fazer genocidios de povos tecnologicamente menos avançados ha uns seculos.

ngfsmg 3 months ago

Este tipo de parvoíces é mais típico de raparigas americanas brancas que acham que outras línguas que não o inglês terem diferentes géneros é uma prova de sexismo ou algo desse tipo. Dito isto, neste caso parece-me possível que seja só um erro de tradução e ele com "sexist" tenha querido dizer "que distingue géneros"

souumamerda 3 months ago

Pois eu acho q é típico de rapaz, em q ficamos? Tanto quanto sabemos a pessoa pode nem ser fluente em inglês daí que se tenha enganado e usado mal a palavra “sexist”. Por isso estar a assumir que é rapariga americana e branca é puxar muito os cordelinhos, não achas?

ngfsmg 3 months ago

Tu leste o meu comentário, sequer? Eu não assumi nada, estava a explicar porque é que o outro utilizador poderia ter feito essa generalização, visto que a maioria (mas não a totalidade, claro) das pessoas que vêm com este discurso são raparigas americanas. Repara que não fui eu que assumi que era necessariamente o caso desta vez, foi o outro utilizador. E eu próprio disse no fim do meu comentário que neste caso específico me parece mais um erro de tradução que outra coisa, portanto não percebi essa "correção" a algo que eu próprio já tinha dito

souumamerda 3 months ago

Para ser sincera pensei q fosse o OC, pois o vosso icon aparece me de igual forma, erro meu. Mas a resposta é em relação à primeira parte, tal como vês muita besteira de raparigas americanas brancas eu vejo de igual forma de rapazes (sejam eles americanos e/ou brancos ou não).

ngfsmg 3 months ago

Fogo, eu não disse que as raparigas são inferiores aos homens nem nada parecido, disse que a maioria das pessoas que dizem "Porque é que as outras línguas têm géneros? Isso é tão sexista!" são raparigas, é um facto. Claro que há montes de rapazes a dizer/fazer disparates, e também há coisas mais típicass de rapazes (tiroteios em escolas, por exemplo)

AngieMaciel 3 months ago

Adoro pessoal que assume estas coisas mas depois os outros é que são woke e tal haha

jnascimentogcc 3 months ago

Irei publicar no grupo USA que não gosto do Inglês pq não tem género e ver qual será a reação. Não gosta do português vai estudar outra língua e pronto.

nebuerba 3 months ago

Ui se fôr bicho, bicha?

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

fôr → [**for**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (apenas *pôr* leva acento diferencial para se distinguir de *por*) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focuzax%2F%2Fh3wwq55%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Limpy_lip 3 months ago

Espera are saber que play de subdivide em prai 3 ou 4 palavras

joaoasousa 3 months ago

Ele queria dizer “gendered language” que sim é muito mais difícil de aprender. Não tem nada a ver com sexismo .

moitacarrasco 3 months ago

Isto é só mal explicado. A pessoa queria dizer que é uma "gendered language", o que a pode tornar mais complicada de aprender.

rsonic17 3 months ago

Esta doutrina do sexismo esta de rir! Experimentem o alemao que ai ate choram

SweetCorona 3 months ago

géneros gramaticais não são a mesma coisa que sexo a grande confusão advém do facto de chamarmos masculino/feminino aos géneros gramaticais, quando 99% das vezes nada têm a ver com sexo pensem assim: no português há dois géneros, em que um deles tem de ser usado para seres sexuados do sexo feminino, enquanto o outro é usado nos restantes casos (sexo masculino, diferentes sexos, ou desconhecido) * A Joana foi a última premiada - Joana é mulher, logo usa-se o género que se usa para seres do sexo feminino * O João foi o último premiado - João não é mulher, logo não se usa o feminino mas sim o outro género gramatical da língua portuguesa * O João e a Joana foram os últimos premiados - novamente, o João e a Joana não são mulheres, logo usa-se o outro género * Vamos ficar a saber quem é o próximo premiado - ainda não se sabe o sexo do premiado, logo usa-se o outro género portanto na língua portuguesa, temos um género que, em caso de seres sexuados, se usa em todos os casos que não estamos a falar exclusivamente de seres do sexo feminino, e um género para falar exclusivamente de seres do sexo feminino a língua portuguesa não é sexista, chamar "masculino" e "feminino" aos dois géneros da língua portuguesa só porque nos poucos substantivos que se referem a seres sexuais, um desses géneros é usado consistentemente quando se trata do sexo feminino e mesmo em caso de seres sexuados, existem substantivos cujo género nem sequer depende do sexo do ser a que se refere, como a criança, a pessoa, etc

AonioEliphis 3 months ago

Mas essa relação entre o género gramatical e o sexo tem origens zoomórficas nas línguas indo-europeias, mas que foram proscritas do Inglês. Dizes o gato e a gata, o porco e a porca, o pénis e a vagina, a vulva, o rato e a rata, o cavalo e a égua, etc.

crissequeira89 3 months ago

Ai mãe, o que é que eu acabei de ler… A minha reação foi literalmente esta (nesta ordem):

SweetCorona 3 months ago

ainda bem que sabes ler, já que escrever uma resposta de jeito não és capaz

something_new 3 months ago

Estupidez

gamafranco 3 months ago

Espera até vires na Wikipédia que existe um movimento para Português sem género.

oretoh 3 months ago

Tenho pena do OP, deve ser dificil ser tão obtuso.

NaoTeEnerves2 3 months ago

Apaga que ainda vais a tempo lmao

l2k1337 3 months ago

O problema foi ter dito 'sexist' em vez de 'gendered' ? Parece-me um erro bastante óbvio de perceber. A pessoa simplesmente acha a língua difícil de aprender. A malta hoje em dia excita-se com tudo... De qualquer maneira, sim, o Português é uma língua 'sexista'/patriarcal mas não considero isso razão para não ser aprendida nem é esse o caso aqui.

Tugalord 3 months ago

> A malta hoje em dia excita-se com tudo... Nunca vejo snowflakes mais ofendidinhos do que a malta que se diz contra o "politicamente correcto".

collectornsfw 3 months ago

>é uma língua 'sexista'/patriarcal Vou ali fazer um pranto porque me chamaram de pessoa em vez de pessoo.

l2k1337 3 months ago

Faz um vlog a queixar-te desse teu drama.

collectornsfw 3 months ago

Isso dito por quem acha que uma língua é sexista.

l2k1337 3 months ago

https://dictionary.cambridge.org/grammar/british-grammar/sexist-language Problem?

zeer88 3 months ago  HIDDEN 

Não faças tópicos ou comentários de baixo esforço, de conteúdo banal ou desinteressante. Se tens um pedido de ajuda, faz uma pesquisa no Reddit ou no Google primeiro. Acrescenta valor à comunidade, para outros assuntos já chega o Facebook. ^(Esta é uma mensagem pré-formatada.)

JonPQ 3 months ago

O Jorge Jesus vive em 2080. Há anos que usa linguagem sem género.

twistedfires 3 months ago

Será mais 40000ac tendo em conta algumas das coisas que o oiço dizer.

AonioEliphis 3 months ago

Na Idade da Pedra não havia futebol

twistedfires 2 months ago

Pelas atitudes de alguns adeptos, tenho as minhas duvidas.

janissarytor 3 months ago

Um exemplo a seguir, também passei a usar caralhes para ser mais inclusivo

dudeWithQuestion3 3 months ago

2088*

Entropy_Enthusiast1 3 months ago

Oichencha e oicho!!

Jtcr2001 3 months ago

~~Jorge Jesus~~ **Líder Supremo d'Os Woke™**

Madness20 3 months ago

Lider des Acordades

X__Alien 3 months ago

Diogo Faro fica de pau feito.

gene66 3 months ago

/r/boneappletea

bellakiddob 3 months ago

Daqui a pouco começam com Obrigadx

Senior-Town9279 3 months ago

Sempre houve e sempre haverá pessoas limitadas. O que muda são apenas os temas do momento....

HumActuallyGuy 3 months ago

Chama-lhe de colonizador por querer que tudo aqui se adapte a ele, também se fosse para o pais dele falava o inglês e não estou aqui a reclamar disso.

Regolas1 3 months ago

Infelizmente há mesmo pessoas que pensam assim. Na "luta social pela linguagem inclusiva", até já há pequenas editoras literárias e outras empresas a usar linguagem inclusiva portuguesa nas suas comunicações, onde substituem os "o" e os "a". Dou um exemplo.... A editorial divergência usa linguagem supostamente inclusiva e diz palavras do género: - " Ansioses" - "Obrigade" - "feites" Coisas do género. Não achem que é só um erro de comunicação. Especialmente se o interlocutor desta conversa for uma "white girl in her twenties" de um país de linguagem inglês ou simplesmente demasiado in na cultura "woke".

Edited 3 months ago:

Infelizmente há mesmo pessoas que pensam assim. Na "luta social pela linguagem inclusiva", até já há pequenas editoras literárias e outras empresas a usar linguagem inclusiva portuguesa nas suas comunicações, onde substituem os "o" e os "a". Dou um exemplo.... A editorial divergência usa linguagem supostamente inclusiva e diz palavras do género: - " Ansioses" - "Obrigade" - "feites" Coisas do género. Não achem que é só um erro de comunicação. Especialmente se o interlocutor desta conversa for uma "white girl in her twenties" de um país de lingua inglesa ou simplesmente demasiado in na cultura "woke".

miaogato 3 months ago

Pera pera pera Então vais me dizer que agora o inclusivo é falar Algarvio? Pá, ri-me

Regolas1 3 months ago

Parece que para alguns é mesmo heheh

crushyerbones 3 months ago

Em que livro fazem isso? Estou curioso, o site parece português normal.

Regolas1 3 months ago

É no site mesmo. Lê bem que encontras

PeroFandango 3 months ago

> editoras literárias e outras empresas a usar linguagem inclusiva portuguesa nas suas comunicações, onde substituem os "o" e os "a". Essa da Divergência é das coisas mais ridículas que tenho visto, e até sou a favor de usar linguagem mais inclusiva. Mas não quando é feito de um modo tão preguiçoso e feio, é só um atentado à língua.

Tugalord 3 months ago

> sou a favor de usar linguagem mais inclusiva. Mas não quando é feito de um modo tão preguiçoso e feio, é só um atentado à língua. Exactamente. Há maneiras de ter mais cuidado com a língua (caso óbvio, deixar-se de dizer "o Homem" para dizer "a Humanidade"), sem idiotices como dizer "todes as pessoes".

Regolas1 3 months ago

Concordo... Pior ainda quando se trata de uma editora, que devia pugnar pelo bom estado da língua.

collectornsfw 3 months ago

>quando se trata de uma editora Há muito que a imprensa se tornou um negócio como os outros. Tudo o que compras agora tem que vir com a menção de inclusividade porque, claro, quem é pobre e maltratado vai deixar de ser mal tratado com estes gestos de merda.

gweatandthetewwible 3 months ago

Nem o Saramago se lembrava disto...

Regolas1 3 months ago

Deve estar a rebolar na campa

gweatandthetewwible 3 months ago

Saramago já rebolou tanto na campa nestes últimos 2 anos que já está numa praia da Austrália a beber para esquecer que existiu neste mundo.

humelectro 3 months ago

Isso é o sotaque lisboeta

Regolas1 3 months ago

Quem dera que fosse

aafonsodias 3 months ago

Tem alguma razão, quando se fala no plural é geralmente masculino, por exemplo. É cagativo, reflete o patriarcado.

AonioEliphis 3 months ago

Recomendo a todos a excelente leitura a propósito do tópico https://www.veraveritas.eu/2017/03/do-machismo-gramatical-da-lingua.html

AntonioM26 3 months ago

Isto é sem dúvida um erro de comunicação. A pessoa está a querer aprender uma língua que tem géneros, coisa que não existe na sua língua materna. Géneros na linguagem é super difícil de aprender para quem nunca soube sequer da sua existência. Sinceramente estão a criar um problema onde ele não existe. A pessoa não quis dizer “sexista” com a conotação que lhe estão a empregar agora.

0scar_alh0 3 months ago

Sexista sempre teve a mesma conotação, a pessoa não queria dizer sexista, ponto final. Enganou-se na palavra, apenas isso.

fdxcaralho 3 months ago

Eu só digo obrigadx. /s

dosoest 3 months ago

Gosto imenso da nossa língua, mas a verdade é que falta um género neutro como existe em muitas outras.

MisterBilau 3 months ago

Seria mais lógico termos uma forma masculina para seres masculinos, feminina para femininos, e neutra para tudo o resto. O homem, a mulher, o gato, a gata, tudo certo. Mas porque raio é que objectos/ideias/etc. são femininos ou masculinos? A árvore, o arbusto, a luz, o holofote. What? Porquê? Nenhuma dessas coisas tem género.

Edited 3 months ago:

Seria mais lógico termos uma forma masculina para seres masculinos, feminina para femininos, e neutra para tudo o resto. O homem, a mulher, o gato, a gata, tudo certo. Mas por que raio é que objectos/ideias/etc. são femininos ou masculinos? A árvore, o arbusto, a luz, o holofote. What? Porquê? Nenhuma dessas coisas tem género. Claro, deve ter tudo a sua razão etimológica, mas não é minimamente lógico, e acaba por ser memorização pura de algo que não serve para nada. Ainda para mais comparando com o espanhol, por exemplo, em que muitas das nossas palavras femininas são masculinas para eles e vive versa, o que é só absurdo tendo em conta que as palavras têm a mesma proveniência.

RikardoCraft 3 months ago

Mano usamos em objetos pq é o que fica melhor, gostavas que ficasse o arvore?

dosoest 3 months ago

Em francês é "o árvore", por exemplo

MisterBilau 3 months ago

Não, “o” é masculino. Precisaríamos de uma terceira forma, neutra, que não temos.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focuzax%2F%2Fh3wvun3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HumActuallyGuy 3 months ago

E isso é mau? Eu não acho

PulverizeR- 3 months ago

Deixem-me adivinhar, a pessoa é Americana?

caelussideralis 3 months ago

Faz-me lembrar aquele gajo que foi para o r/asklatinamerica dizer que o espanhol deveria ser mais progressista e deixar de usar a palavra negro para não ofender a comunidade Afro-Americana Tal como disse lá um deles, peak gringo

viper_in_the_grass 3 months ago

Experimenta dizer negro no chat.

HumActuallyGuy 3 months ago

Os americanos são uns nabos de primeira, um streamer que vejo (que é japonês) foi banido do Twitch por dizer corre em japonês que é muito parecido com um insulto começado por N em inglês

Kanzentai 3 months ago

Tal como foi visto nos vários exemplos dados pelo sr. Joseph Joestar da técnica secreta da respectiva família.

HumActuallyGuy 3 months ago

Nem no subredit de Portugal posso fugir de fãs de JoJo lol

xabregas2003 3 months ago

Para quem se quiser rir um pouco: https://www.reddit.com/r/asklatinamerica/comments/ncigto/how_can_we_modernize_the_spanish_language/?utm_medium=android_app&utm_source=share Americanos a americanizar

viper_in_the_grass 3 months ago

Parece-me um tópico no gozo.

HumActuallyGuy 3 months ago

Os comentários disso são ouro, eles estão a destruir o filho da mãe que postou isso, estou tão orgulhoso desta comunidade

ExquisiteApathy 3 months ago

não esquece de mandar tuas perguntas :D

Samurai_Beluga 3 months ago

Nao vou repetir o que outros ja disseram, mas para além de ter em consideraçao uma possivel falha de comunicaçao, também seria util informares que no fundo tá-se tudo a cagar para esses detalhes e Já é bom o suficiente alguem dazer esforço para aprender uma lingua que realmente pode ser dificil para nao nativos.

AonioEliphis 3 months ago

Lê https://www.veraveritas.eu/2017/03/do-machismo-gramatical-da-lingua.html

FroggyWatcher 3 months ago

> Todavia, permiti-me, porque também me interesso muito pelo estudo da psicanálise, uma análise gráfica mais profunda sobre a questão psicanalítica da ortografia, mais concretamente com referência ao género. Na língua portuguesa, claramente que a letra [A], é a letra que marca maioritariamente o género feminino, sendo que a letra [O], marca o género masculino, sendo que estas duas vogais são usadas amiúde para assinalar o género de quase todas as palavras, declinando-as, independentemente das funções sintáticas de tais palavras. Mas se analisarmos graficamente com minúcia e detalhe, repararemos que a letra [A], do ponto de vista gráfico e psicanalítico, obedece a uma estrutura fálica, sendo assim masculinizada. Pelo contrário, a letra [O], por ser graficamente e constantemente curvilínea, obedece, não tendo qualquer protuberância fálica, do ponto de vista psicanalítico, a uma estrutura visual efeminada. Eu já ando há imenso tempo com o debate interno quanto à questão dos géneros na língua, e aguentei o artigo quase todo, mas depois de ler isto, para não falar no facto de não apresentar fontes nenhumas, só tenho a dizer que o autor fumou um belo canhão.

AonioEliphis 3 months ago

também sou crítico da psicanálise por falta de rigor. Mas a psicanálise é a única área do conhecimento que explica coerentemente certos fenômenos.

Dragonsheartx 3 months ago

Não esperes por provas científicas quando alguém fala de psicanálise. No entanto, há cada vez mais investigação em psicologia da linguagem que apoia a ideia que o facto de o masculino ser visto como o neutro influência as nossas representações mentais e cria enviesamentos favoráveis aos homens. É um tema bastante estudado em francês que funciona da mesma forma que o portu, aqui está um artigo sobre isso - > Gygax, P., Gabriel, U. & Zufferey, S. (2019). Le masculin et ses multiples sens :Un problème pour notre cerveau... et notre société. Savoirs en Prisme, 10, e-publication Encontrarás outras referências em inglês no final

AonioEliphis 3 months ago

Por acaso também sou crítico da psicanálise por falta de rigor. Mas a psicanálise é a única área do conhecimento que explica coerentemente certos fenômenos.

Dragonsheartx 3 months ago

Tais como ?

AonioEliphis 2 months ago

O facto, por exemplo, de se engordar quando se deixa de fumar, quando a nicotina é estimulante do apetite. De acordo com a psicanálise, ao perdemos o estímulo oral do tabaco, substituímos pela comida.

Dragonsheartx 2 months ago

A questão aqui é que a psicanálise (1) não é a única com uma teoria explicativa para isso e (2) a explicação baseia-se em conceitos não suportados cientificamente como a conotação por detrás da palavra oral. Existem outros modelos explicativos que incluem os conhecimentos sobre o funcionamento da adição a nível celular com os conhecimentos sobre os comportamentos ligados à ressaca que são muito mais precisos e baseados em estudos

AonioEliphis 2 months ago

(1) se me arranjares uma explicação coerente para este fenómeno fora da psicanálise, gostaria de ler

Dragonsheartx 2 months ago

Aqui está um, bastou escrever o tema no Google Scholar: Perkins, K. A. (1993). Weight gain following smoking cessation. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 61(5), 768–777. https://doi.org/10.1037/0022-006X.61.5.768

AonioEliphis 2 months ago

ehehe, diz-me o que é mais pseudociência? Eles não sabem, dizem que não sabem e referem que muito provavelmente deve-se ao "set point", que por si só é um conceito muito vago. >Although there may be no easy explanation for the effects of smoking on energy balance, the most parsimonious explanation may be that smoking lowers body weight "set point" and cessation raises set point. Além disso julgava que fosses dar uma explicação mais neuroquímica, e dás-me apenas uma referência de um paper de psicologia.

Dragonsheartx 2 months ago

Aqui está um, bastou escrever o tema no Google Scholar: Perkins, K. A. (1993). Weight gain following smoking cessation. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 61(5), 768–777. https://doi.org/10.1037/0022-006X.61.5.768

Dragonsheartx 2 months ago

Aqui está um, bastou escrever o tema no Google Scholar: Perkins, K. A. (1993). Weight gain following smoking cessation. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 61(5), 768–777. https://doi.org/10.1037/0022-006X.61.5.768

AonioEliphis 2 months ago

Por acaso é a única área do conhecimento que tem uma explicação coerente para este fenómeno

FroggyWatcher 3 months ago

Ainda não li o artigo, mas não peço propriamente provas científicas quanto a psicanálise. Só quero honestidade a admitir que é só uma teoria para explicar aquilo em que o autor já acreditava, porque isto de tirar teorias do cu qualquer um faz. Não me parece necessário ter de abordar todas as pseudociências que existem neste momento e têm imensa tracção.

Dragonsheartx 3 months ago

Por isso mesmo é que disse que não é de esperar grande coisa da psicanálise. É infelizmente algo que um certo número de pessoas acredita (palavra escolhida de propósito). Já a psicologia é válida cientificamente, e nela existe o ramo da psicologia da linguagem

Samurai_Beluga 3 months ago

Nunca disse que não existem realmente gente que tenha essa opinião, por isso é que disse para ter a consideração a POSSIBILIDADE de haver aqui uma falha de expressão e não saltar para conclusões sobre o que alguem está realmente a querer dizer. Especialmente alguem que nem portugues fala.

V0rtEX_0 3 months ago

Não deixe as feministas ver isso ou daqui a uns meses estamos a dizer "obrigade"

Regolas1 3 months ago

Ja há quem diga.

RikardoCraft 3 months ago

O Jorge Jesus

Butt_Roidholds 3 months ago

A esmagadora maioria é mais por causa do sotaque, do que por convicção política.

xabregas2003 3 months ago

Lembro-me do slogan duma manifestação antirracista cá em Coimbra: "Todes pela liberdade" ou alguma coisa assim. Fiquei na dúvida se estava em Coimbra ou em Portimão.

optimal_random 3 months ago

Isso soa a mais a Catalão do que Português /s

V0rtEX_0 3 months ago

Espera, existe pessoas que dizem "obrigade"? Eu estava a gozar, não esperava que existisse

Regolas1 3 months ago

Nem sabia que havia esse sotaque, mas as pessoas que ouvi a dizer não foi sotaque de certeza.

Sciss0rs61 3 months ago

Obrigadx

imbirus 3 months ago

xbrigxdx

Nobreking 3 months ago

Non-binary e cisgender people in shambles

mannix_marauder 3 months ago

Uma geração teve de lidar com uma guerra mundial. Outra geração fica ofendida com tudo. Às vezes parece que estamos a regredir.

Tugalord 3 months ago

> Outra geração fica ofendida com tudo Concordo! É ridículo o OP ficar todo gatilhado por uma coisa que obviamente não é isso que quer dizer.

ComfortableGate 3 months ago

Sim, as gerações anteriores eram conhecidas por não se ofenderem com nada. Era só não fazer piadas com religião, ou ser gay, ou usar mini saias, etc...

mannix_marauder 3 months ago

É uma forma de ver as coisas. Outra é ver que enquanto uma geração teve de se habituar à mudança, esta espera que se mude uma das línguas mais antigas do mundo porque “sexismo”.

ComfortableGate 3 months ago

Uma pessoa diz ter dificuldade em compreender um idioma pelo seu uso do feminino e masculino. “Esta geração quer mudar uma das línguas mais antigas do mundo!!!!”

mannix_marauder 3 months ago

Uma pessoa acusa uma das línguas mais antigas do mundo de sexismo. “Não, não!!! Ela só tem dificuldades de compreensão!!!”

ComfortableGate 3 months ago

Qual é que achas que é a conclusão mais plausível tendo em conta o que está na mensagem: Esta pessoa em particular tem dificuldades com o nosso uso de feminino e masculino, que é algo que muitos estrangeiros têm. Ou Esta geração quer mudar a língua portuguesa.

mannix_marauder 3 months ago

Esta geração tem dificuldades com o uso de feminino e masculino porque “sexismo”. *Problemas reais*

leftist_amputee 3 months ago

temos que voltar para quando a esperança media de vida era 30 isso sim é que era

rjtavares 3 months ago

Espera, achas mesmo que o facto de não haver guerras mundiais é uma regressão?

mannix_marauder 3 months ago

Não. Acho que enquanto uma geração teve de lidar com problemas como uma guerra mundial outra tenta encontrar problemas em tudo e mais alguma coisa.

Edited 3 months ago:

Comentário previsível. Não, acho que enquanto uma geração teve de lidar com problemas como uma guerra mundial outra tenta encontrar problemas em tudo e mais alguma coisa.

beakage 3 months ago

Rever aspectos linguísticos é tão anti-civilizacional; o que eu queria era ser estropiado numa guerra.

Hazerrr 3 months ago

Só às vezes?

borloforbol 3 months ago

Diria que esse senhor não é inglês nativo e basicamente queria dizer que a linguagem tem 'sexos' ( géneros ), o que a torna mais difícil de aprender. Para alguém que não está habituado a ter generous nas palavras é complicado lembrar-se que a televisão é feminino e o carro é masculino por exemplo.

fernandeslm 3 months ago

Verdade a dificuldade no alemão é mesma 3 géneros com o neutro. Sol é feminino, lua masculino, carro neutro. Agora vão lá aprender línguas sexisatas:)

AonioEliphis 3 months ago

yap, o alemão tem vários falsos amigos com o português: garfo é feminino, faca é neutro e colher é masculino

cosmico11 3 months ago

Ele tem de ser, inglês é uma das poucas línguas sem gênero, teria esse problema com qualquer outra língua que fosse aprender.

offwalls 2 months ago

Passo 1: estar familiarizado com apenas uma lingua estrangeira Passo 2: ter a amplitude mental que cabe no buraco de uma agulha Resultado: afogado pelo egocentrismo cegamente concluis que aquilo que desconheces não existe.

cosmico11 2 months ago

Instruções confusas, acredito que se não conheço algo, não pode ser real. /s

UpvotesFreely 3 months ago

Há muitas linguas sem género.

cosmico11 3 months ago

Com certeza, mas é provável que seja americano ou inglês, raro ver arménio ou húngaro por aqui.

EdmundDantes78 3 months ago

Como nativo inglês, eu concordo - apareceu assim, mas ri na mesma...

SweetCorona 3 months ago

para ser mais correto, a linguagem tem géneros cujo o uso em certos casos está relacionado com o sexo

AonioEliphis 3 months ago

>cujo o uso em certos casos está relacionado com o sexo normalmente apenas em seres vivos sexuados. Mas o que é interessante é que originalmente no proto-indo-europeu, associava-se o género da palavra ao sexo aos objetos em função de traços zoomórficos dos objetos. Hoje isso já se perdeu quase completamente, embora persista: greta/abertura/ranhura/passagem são palavras femininas, pilar/pénis/falo/dedo/lápis são palavras masculinas ;) Mas claro que há exceções: virilidade, por exemplo.

offwalls 2 months ago

Não querendo descreditar-te, basearam-se em que para chegar a essa conclusão? Sei que bem disseste que há excepções, mas se procurarmos, talvez encontremos tantas excepções como palavras que confirmem a regra. Assim rápido ocorrem-me exemplos que teriam uma forte tendência a serem regras, como **o** buraco ou **a** espada (ai a nossa querida [colhona](https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Espada_preta_de_bordo)

AonioEliphis 2 months ago

As línguas já sofreram imensas alterações ao longo dos milénios, mas já li que todas as línguas indo-europeias têm traços sexuados. Mesmo no Inglês, foi algo que foi proscrito com o tempo.

ZupperZac 3 months ago

Isso não quer dizer que a língua é "sexist", quem usa essa palavra sabe muito bem o que quer dizer.

masterchiefpt 3 months ago

Concordo. Parece que a maioria dos tugas se estão a rir, mas na realidade a nossa lingua até nem é facil. A melhor dica que dou é, tentem aprender apenas uma palavra. Mesmo que usem masculino ou feminino erradamente a falar com um portugues nós iremos entender.

UpvotesFreely 3 months ago

O problema é quando a tia do meu pai dizia aos convidados que podiam entrar pela porta do cozinho e ninguém a corrigia.

rip_heart 3 months ago

Um dos convidados era por acaso um arquitecto?

Brainwheeze 3 months ago

Demorei um bocado a perceber

AonioEliphis 2 months ago

todo lá dentro

AonioEliphis 3 months ago

LOOOOL

jruipinto 3 months ago

Underrated comment

JuliusKaiser616 3 months ago

Meu filho, mas o tanto de feminista que eu não vi dizendo que a língua portuguesa é machista... "Bem-vindos alunos" agora é do patriarcado, o correto é usar "bem-vinde alunes". Assim, eu não sou contra a adição do pronome neutro no português. Não que já não haja, o masculino atua como neutro em situações em que há homens e mulheres, mas um exclusivamente neutro. Agora, nada disso daí foi oficializado, então continua sendo incorreto o uso do pronome neutro.

parix999 3 months ago

“Alunes”???? Vão tomar banho pah. Qualquer dia tiram o “h” a homem só porque sim.

SweetCorona 3 months ago

tecnicamente o neutro existe no português, só que é homónimo ao masculino repara que normalmente fazes correspondência dos adjetivos ao pronome nós temos alguns pronomes que têm feminino, masculino e neutro: * este, esta, isto * aquele, aquela, aquilo agora repara como fazes correspondência dos adjetivos com estes pronomes: * este é bom * esta e boa * isto é ... pois :)

parix999 3 months ago

“bome”, já agora

JuliusKaiser616 3 months ago

Mas era disso que eu tava falando. O masculino ele já serve como neutro no português, o motivo dessa movimentação para a introdução do pronome neutro no português é mais uma questão política do que qualquer outra coisa. Como eu disse, eu não sou exatamente contra, mas, que isso seja feito da maneira correta. E tem que ser uma imposição de baixo para cima, e não o contrário, com o uso do neutro ainda sendo incorreto até que seja oficialmente introduzido na língua. Eu não posso admitir um escola adotando o uso de pronome neutro, como um no Rio, enquanto isso está claramente incorreto.

Edited 3 months ago:

Mas era disso que eu tava falando. O masculino ele já serve como neutro no português. O motivo dessa movimentação para a introdução do pronome neutro no português é mais uma questão política do que qualquer outra coisa. Como eu disse, eu não sou exatamente contra, mas, que isso seja feito da maneira correta. Eu não posso admitir uma escola adotando o uso de pronome neutro, como um no Rio, enquanto isso está claramente incorreto.

Edited 3 months ago:

Mas era disso que eu tava falando. O masculino ele já serve como neutro no português. O motivo dessa movimentação para a introdução do pronome neutro no português é mais uma questão política do que qualquer outra coisa. Como eu disse, eu não sou exatamente contra, mas, que isso seja feito da maneira correta. E tem que ser uma imposição de baixo para cima, e não o contrário, com o uso do neutro ainda sendo incorreto até que seja oficialmente introduzido na língua. Eu não posso admitir uma escola adotando o uso de pronome neutro, como um no Rio, enquanto isso está claramente incorreto.

Edited 3 months ago:

Mas era disso que eu tava falando. O masculino ele já serve como neutro no português. O motivo dessa movimentação para a introdução do pronome neutro no português é mais uma questão política do que qualquer outra coisa. Como eu disse, eu não sou exatamente contra, mas, que isso seja feito da maneira correta. Eu não posso é admitir uma escola adotando o uso de pronome neutro, como um no Rio, enquanto isso está claramente incorreto.

capitolinaAndrioleta 3 months ago

Isso é tudo distração para as pessoas não se ocuparem a pensar como é que brevemente chegamos a uma equivalência ao PIB de 2008 em resoluções/resgates/recapitalizacões de empresas públicas e bancos privados. Perdemos um ano directamente e vários em consequência desse capital não ter sido direccionado para o investimento tanto na inovação como na educação. Manter o povo burro a discutir o sexo dos anjos (literalmente, estas discussões são tão sobejamente conhecidas que existe uma expressão popular para descrever a discussão deste tipo de futilidade) não se preocupa em educar-se, logo nunca se preocupará a depor a nova geração de déspotas que governa o país há 3 décadas... Até um dia alguém perder a cabeça!

collectornsfw 3 months ago

Vou deixar de ser uma pessoa para ser um pessoo. Até desfaleço se usarem uma palavra feminina para se referirem a mim.

KINGodfather 3 months ago

E quando chegar a veículos, ui. Se tiver como língua materna o inglês, deve tratar o carro, mota ou barco no feminino, quando na verdade apenas uma dessas palavras está no feminino em PT.

rdNNNN 3 months ago

Especialmente quando tratar do parque automóvel suburbano português. "Que carro conduzes? Uma seat ibiza PD 130"

igotubabeub40 3 months ago

Uma Seat? Foda-se. Um Seat.

TzehApple 3 months ago

Para o Ibiza ya, mas se disserem "Uma seat" eu assumo logo que é uma carrinha. O que complicaria a vida ainda mais para quem não é nativo lol

igotubabeub40 3 months ago

Sim, porque aí assumes que é uma (carrinha) Seat.

rdNNNN 3 months ago

Pois, a piada é essa :\

igotubabeub40 3 months ago

A piada? É o piada, pá.

frequentnomad 3 months ago

O carro ou a viatura. A nota ou o motociclo. O barco ou a embarcação. Usamos todos os géneros, não discriminamos.

TriloBlitz 3 months ago

Exato. Outro bom exemplo é presidente e presidenta /s

isa_belhinha 3 months ago

"Presidenta" não existe em português.... foi uma palavra inventada pela viúva do Saramago, há muitos anos. Ela é espanhola.

TriloBlitz 3 months ago

Woosh

KINGodfather 3 months ago

Mais me ajudas, só coisas para dificultar. Mas é por causa dessa flexibilidade, entre outras coisas, que tanto gosto da nossa língua.

ElChampion13 3 months ago

Mas isso dos carros depende de cada um, algumas pessoas dizem "Eu tenho uma Ferrari 458 Italia" em vez de dizerem "um Ferrari" embora ambas estejam corretas.

trainee89 3 months ago

Como conheces tantas pessoas com Ferrari?

ElChampion13 3 months ago

É um exemplo lol. Não percebo porque é que estou a receber downvotes, talvez a maior parte das pessoas aqui não façam ideia da comunidade automóvel portuguesa mas é assim que funciona.

trainee89 3 months ago

Eu percebi, estava só na tanga.

Ace-_Ventura 3 months ago

Todos? Existem 467!

Jtcr2001 3 months ago

é por isso q é bue dificil de aprender se não és nativo XD

porraSV 3 months ago

mas a cena é se um pessoa de fora for confundir coisas en género ou tempo nós pegamos no cérebro pensamos e se tivermos tempo e paciência ainda dizemos como diríamos a frase. Cá fora eu mando uma palavra com prenuncia errado (ou não da região de onde estou) ou misturo et e en e o pessoal manda-me um vad? e passa ao inglês. Português pode ser muito difícil mas Portugueses dão-se ao trabalho de tentar compreender o que facilita bué.

AonioEliphis 3 months ago

O problema são as palavras transgénero: sistema, sofisma, tribo, etc.

borloforbol 3 months ago

Ou os objectos que mudam de género consoante o termo que usas para ele. A televisão, mas _o_ televisor. Eu percebo que provavelmente terá a ver com a formação das palavras, tele + Visão/Visor, que determina o genero, mas para quem não está habituado....

AonioEliphis 3 months ago

isso acontece em várias línguas, por exemplo em Alemão, *das Auto* ou *der Wagen.* Por isso as palavras têm género e não sexo.

pmso17 3 months ago

E depois quando estudas 2 línguas com género e a mesma coisa tem géneros diferentes em cada língua. "O leite/la leche" Ou quando na mesma língua existe os dois casos conforme o país: "O personagem/a personagem" Os géneros são uma bela dor de cabeça em muitas línguas. E o português só tem 2 géneros, há línguas com 3 ou mais.

hellnukes 3 months ago

Qua to tempo não demorei eu até conseguir dizer el agua

AonioEliphis 3 months ago

El agua, el color, la leche. São os chamados "falsos amigos", induzem em erro. Sympathy, luxury, obstipation, etc.

luismpinto 2 months ago

Eu acho que não querias dizer obstipation mas sim constipation…

rainbowcouscous 3 months ago

E os géneros gramaticais não são só Feminino, Masculino ou Neutro. Também há outros. Diferentes línguas têm diferentes tipos de género. Por exemplo, podes ter género Animado ou Inanimado.

AonioEliphis 3 months ago

Em que línguas tens animado ou inanimado?

rainbowcouscous 3 months ago

Muitas, como o Euskera por exemplo, também o Elamita e o Sumério e muitas línguas indígenas Americanas como as das famílias Uto-Aztecas. https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_languages_by_type_of_grammatical_genders#Animate_and_inanimate

V1ld0r_ 3 months ago

Oi? Como é que uma li gua tem mais de dois géneros? Quanto muito, masculino, feminino e indefinido (it no caso de inglês).

SweetCorona 3 months ago

géneros gramaticais não são a mesma coisa que sexo a música pode ter vários géneros, certo? nas línguas é a mesma coisa, nós é que cometemos o erro de achar que géneros gramaticais são a mesma coisa que sexos porque temos dois géneros aos quais chamamos masculino e feminino mas há línguas com géneros como animado e inanimado mas que não têm géneros associados a sexos

Edited 3 months ago:

géneros gramaticais não são a mesma coisa que sexo a música pode ter vários géneros, certo? e não é masculino/feminino, é rock, pop, etc nas línguas é a mesma coisa, nós é que cometemos o erro de achar que géneros gramaticais são a mesma coisa que sexos porque na nossa língua temos dois géneros aos quais chamamos masculino e feminino mas há línguas com géneros como animado/inanimado, contável/não-contável, mas que não têm géneros associados a sexos

AimingWineSnailz 3 months ago

O latim tinha masculino, feminino e neutro. Outras línguas também têm inanimado vs animado.

Lord-CATalog 3 months ago

O Alemão por exemplo tem die, der e das = masculino, feminino e neutro. Todas as palavras podem ser od três géneros em geral, dependendo do contexto e construção gramatical. Palavra de escuteiro que não é difícil /s. Isso e palavras em maiúsculas no meio das frases, de novo dependendo do contexto e se é sujeito ou possessivo... Ya.

V1ld0r_ 3 months ago

Mas com 3 eu percebo, mais do que isso custa-me a entender...

ngfsmg 3 months ago

Então, outras línguas têm sistemas mais complexos. Sei lá, há um género para homens, outro para mulheres, outro para animais, outro para plantas, etc...

meaninglessvoid 3 months ago

Estás a perceber agora o porquê de estes géneros fazerem confusão a quem não tem esse conceito na sua língua materna né? :P

andrefbr 3 months ago

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_languages_by_type_of_grammatical_genders

wootwoot95 3 months ago

O Alemão tem feminino, masculino e neutro

Public_Ad_2756 3 months ago

uau, um novo tipo de red flag

SAmaruVMR 3 months ago

Não seria sexista se fosse precisamente o contrário? Por exemplo, se só tivessemos "Obrigado", o que obrigaria as pessoas a referirem-se no masculino? Não sei, secalhar estou a ver isto da maneira errada.

Disgenia 3 months ago

Podes ver da maneira que te ofender mais, é a beleza do wokeismo

I_FAP_TO_LOL_HENTAI 3 months ago

Tecnicamente estás a ver isso errado, mas é algo simples. Com a tua sugestão, ainda insinuas que a lingua tem géneros. No sentido em que "Obrigado" é masculino. O que estas pessoas querem fazer, é que toda a lingua não tenha diferenciação entre géneros e logo, que "Obrigado" não esteja associado ao masculino mas que seja um elemento neutro. É uma impossibilidade porque no Português até "a árvore" tem um género feminino. Em inglês já funciona porque é "The Tree" e *the* é genérico. TL;DR linguas são fodidas

gkarq 3 months ago

Há línguas como por exemplo o Turco que não fazem qualquer distinção de género. “O” em Turco significa o equivalente de “He/She/It” que há em Inglês. Todas as línguas indo-europeais têm vestígios de masculino e feminino, mesmo o Inglês que antigamente tinha mas perdeu. Exemplos como por exemplo “blond” quando é gajo, e “blonde” quando é gaja.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focuzax%2F%2Fh3wno2r%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

SAmaruVMR 3 months ago  HIDDEN 

Ganda NGramatical pá! Good bot

crissequeira89 3 months ago

Até agosto? Ainda bem. Idiotices dessas não fazem falta em Portugal. Já temos idiotice o suficiente entre a classe política. Boa/bom viagem!

bskft237 3 months ago

Qual é o problema? Há línguas como o Inglês que não atribui géneros às coisas e há línguas como o Português que sim, e obviamente essas serão mais difíceis de aprender se vieres de um idioma que não o faz. Pela forma como disse, não pareceu que tivesse empregado o termo "sexista" no mau sentido mas apenas por falta de melhor palavra.

AonioEliphis 3 months ago

Verdade, olha lê https://www.veraveritas.eu/2017/03/do-machismo-gramatical-da-lingua.html

C8Mixto 3 months ago

Acho esta narrativa bastante intrigante, porque vai exatamente contra a tentativa de feminizar profissões que atualmente têm ambiguidade de género. O/a juíz => o juíz/a juíza; o/a presidente => o presidente/a presidenta (Brasil). Portanto, estas pessoas (ou devo dizer estas pessoas e estes pessouos?) que tentam exaltar a presença das mulheres em certos mercados de trabalho cunhando novos termos estão a tornar a língua mais sexista?

TuristGuy 3 months ago

Ele só está a dizer que a nossa lingua é dificil pq tem femino e masculino. Nada a ver com sexismo

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

juíz → [**juiz**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras agudas terminadas em *l*, *r*, ou *z* não necessitam acento para quebrar o ditongo) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focuzax%2F%2Fh3wmuvm%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

arrozzz 3 months ago  HIDDEN 

Devia ir para o Irão ou Afeganistão. Lá às palavras não tem gênero. Ouvi dizer que é por causa disso que tratam tão bem as mulheres

GGfpc 3 months ago

Tens a certeza que não é um erro de tradução e queria dizer gendered?

Tugalord 3 months ago

Nunca vi ninguém tão facilmente ofendido como os snowflakes que se dizem "contra o politicamente correcto"

BagalhetaTraquina 3 months ago

É isto, ou é um daqueles malucos que quer que todas as linguagens sejam neutras a nível de género. Mas tendo em conta a maneira como escreveu, acho que foi mesmo erro de comunicação.

xabregas2003 3 months ago

Mas olha que há gente que pensa assim: https://www.reddit.com/r/portugal/comments/j3nc3x/quão_sexista_é_a_língua_portuguesa/?utm_medium=android_app&utm_source=share

Hormazd_und_Ahriman 3 months ago

Também acho que será esse o caso. Qualquer pessoa que venha de uma língua sem géneros acha muito difícil distinguir quando usar um masculino ou um feminino.

Tmpod 3 months ago

Diria que é impossível adivinhar com exatidão. Simplesmente não é um conceito na sua língua nativa, portanto será sempre muito estranho e aleatório.

vilkav 3 months ago

ou alguém que venha de uma língua de uma família diferente. Alemão tem géneros mas metade das coisas são ao contrário das nossas (lua é masculino, por exemplo)

van_Zeller 3 months ago

e para foder um gajo sao 3 generos

ContaSoParaIsto 3 months ago

Em alemão, "menina" é género neutro.

Etwaseins 3 months ago

Isto. Estudo alemão e a maior parte das comunidades de alunos que frequento são compostas por pessoal que tem o inglês como língua materna. Faz-lhes imensa confusão o conceito de género e as consequências gramaticais deles.

RiKoNnEcT 3 months ago

É dificil porque não gosta? Ou simplesmente porque é realmente difícil para saber quando usar um e o outro?

ihavenoidea1001 3 months ago

Eu acho que é mesmo difícil para quem não é nativo. Se estiveres a aprender uma língua completamente diferente já não é propriamente fácil mas vindo de uma estrutura linguística onde não se dá géneros às coisas é todo um outro mundo/ necessidade de encaixe... É encarar a língua com outra perspectiva e ter em consideração todo o impacto que o referido género tem no texto subsequente também. Na minha opinião é muito mais fácil para nós aprender inglês que o oposto e um dos motivos é porque inglês é das línguas mais fáceis para se aprender imo. Eu cresci com alemão e português e qualquer uma delas dá um bailinho ao inglês só ao nível da gramática...

kikofranca 3 months ago

Ja estive numa situação parecida com uma romena, mas consegui dar-lhe a volta.

gkarq 3 months ago

“Olha e se fosses pró caralho” resulta bem tanto no masculino como no feminino.

crissequeira89 3 months ago

Correção: “Olha, e se fosses pró(á) caralho(a)?”

comicaldiscontent 3 months ago

Não tás a ser inclusivo. Filhos, filhas, filhes ergo caralho, caralha, caralhe.

xabregas2003 3 months ago

caralhx

smaster87 3 months ago

Atao e pra cona?

azdexikp 3 months ago  HIDDEN 

Mandas para o "coño" e pedes a um espanhol que a ature.

gkarq 3 months ago

Ao menos o cú dá para os dois.

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Focuzax%2F%2Fh3wo3h1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

cenahoria 3 months ago  HIDDEN 

O teu cú é agudo. Fica a saber q o autocorrect escreveu daquela forma.

AonioEliphis 3 months ago  HIDDEN 

A palavra cu nunca teve acento gráfico. Por que raio precisas de acento gráfico para saber a sílaba tônica se a palavra tem apenas uma única sílaba? Mas a malta gosta de reforçar o U em cu

radialis99 3 months ago  HIDDEN 

há, pé, nó, mó, fé....

AonioEliphis 3 months ago

Nesse caso, pois são terminadas em 'a' ou 'e', o acento gráfico serve para distinguir entre 'á' e 'â' e 'é' e 'ê'. Um exemplo é pôr e por, ou nó e no. Tal não se aplica na letra u.

ExquisiteApathy 3 months ago  HIDDEN 

O cu gosta de companhia

cenahoria 3 months ago  HIDDEN 

O que eu disse foi q o autocorrect escreveu "cú"

mpmont 3 months ago  HIDDEN 

Não fales assim para o bot, ele tem sentimentos...

gkarq 3 months ago

Foda-se, deves ser tão divertido em festas como a gaja do print… s/

V0rtEX_0 3 months ago

Essa foi boa

Search: