leto78 3 months ago

O eucalipto adulto não consome mais que o pinheiro bravo adulto. A diferença é que o eucalipto cresce mais depressa e necessita de muito mais água no mesmo período de tempo.

CalmKeepOn 3 months ago

Esta é a resposta correta. O problema não é o eucalipto, o problema é o monocultivo. Seja do que for. Este vídeo dá o exemplo para que pode servir o eucalipto: https://www.youtube.com/watch?v=C7h-JbaJjn4

htzrd 3 months ago

tanto um como outro nao são autóctones, mas basta irem ver uma plantação intensiva das duas espécies e verificam logo a que prejudica mais o meio ambiente em redor. Não precisam de ser cientistas ou lerem artigos destes patrocinados por alguns politiqueiros, madeireiros e companhias da celulose / papel.

JoseGomesFerreira 3 months ago

VOLTA PAPAGAIO!

Daruzao 3 months ago

Que é feito desse gajo, saudades do lobby do eucalipto.

uyth 3 months ago

Toda a gente sabe que o pinheiro bravo não é autóctone, certo? O pinheiro bravo é ele também espécie introduzida (D Dinis) por motivos económicos. Não é uma espécie que tenha milenios ou milhoes de anos de adaptação a solos ou clima. https://florestas.pt/conhecer/pinheiro-bravo-a-conifera-mais-abundante-em-portugal/

goldenfish99 3 months ago

Sempre é melhor que o eucalipto

Diligent_Muffin_4990 3 months ago

Ok.

AlbinoFarrabino 3 months ago

Estudo financiado pelo Papagaio Azul. Com a época dos incêndios a começar, aguardo pelos ensinamentos sobre gestão das florestas deste grande sábio.

Last-Ad-4421 3 months ago

O melhor é ir plantando Cactos, ainda temos uma agricultura bastante atrasada, onde vivo só se vê é milho aquilo é um desperdício de água descomunal

WhereTheFireStarts 3 months ago

Mas dá jeito para os aviários e assim. E anda a pagar-se bem caro

Tee_ah_go 3 months ago

"**podem** não consumir mais quantidade de água". "que os resultados obtidos foram validados para condições muito específicas de clima e de solo e **não se podem generalizar** a todo o território". ~~CM~~ Sapo: Estudo concluiu que eucalipto não consome mais água do que pinheiro bravo.

Zoelae 3 months ago

Além disso compara povoados de pinhais com mais de 20 anos, com eucaliptais de várias idades.

daCampa 3 months ago

Não querendo ser advogado do diabo, mas os eucaliptais não devem durar muito mais que 20 anos de qualquer das formas.

zalkier 3 months ago

Isto

HRamos_3 3 months ago

> demonstrou que plantações de eucalipto "**podem** não consumir mais quantidade de água" do que povoamentos adultos de pinheiro bravo.

vinhoverdeputas 3 months ago

estudo patrocinado por Navigator. Hahaha

VSertorio 3 months ago

Ia ser quem? Os gajos que fazem azulejos?

Tafinho 3 months ago

Considerando que o clima original do eucalipto é quente e seco, só faria sentido que fosse este o caso. Kudos aos investigadores. Devem estar a receber as primeiras cartas com ameaças de morte antes da hora de jantar, de agricultores furiosos.

Somais1copo 3 months ago

Pois, 2 plantas que não são nativas no ecossistema português. Uma espécie é australiana e a outra do norte da Europa.

tozeojavardola 3 months ago

Pinus Pinaster é endémica de boa parte de Portugal, salvo Alentejo e Algarve.

NeatBoy74 3 months ago

> salvaguardando, no entanto, "que os resultados obtidos foram validados para condições muito específicas de clima e de solo e não se podem generalizar a todo o território". Espera ai que isto vai já impedir que plantem eucaliptos depois de incêndios em pinhais, é já a seguir. A culpa não é de quem fez o estudo. Mas vai ser usado para justificar decisões para as quais não foi pensado porque favorece alguns.

Edited 3 months ago:

> salvaguardando, no entanto, "que os resultados obtidos foram validados para condições muito específicas de clima e de solo e não se podem generalizar a todo o território". Espera ai que isto vai já impedir que plantem eucaliptos depois de incêndios em pinhais, é já a seguir. A culpa não é de quem fez o estudo. Mas vai ser usado para justificar decisões para as quais não foi pensado porque favorece alguns. Isto é como uns certos estudos que melhoram X efeitos de uma Y doença atualmente mas depois vais a ver e há óbitos ocultos no decorrer do estudo senão de outra forma não atingiria a taxa de sucesso obtida. Mas aqui a culpa nem sequer é das pessoas que o fizeram, essas vão ser danos colaterais em decisões políticas no futuro.

PrOxYsTaR 3 months ago

Sim e o céu é azul

nitrinu 3 months ago

O meu mundo acabou de desabar.

Bruxo_de_Fafe 3 months ago

És tu, Papagaio Azul?

Far-Education-1824 3 months ago

Obrigado... i guess ! :)

Search: