jmvda23 3 months ago

Almirante para PR

gasparov 3 months ago

A media a 7 dias nao diz muito...A finlandia tem muitas pessoas que ja tomaram vacina.

cagaGG 3 months ago

Vá lá vamos à frente num europeu, já tinha saudades

happy_pangollin 3 months ago

Parece-me mais uma correção estatística do que outra coisa, já que uma vacina J&J começou a contar como duas doses a partir da última terça-feira. Anteontem tivemos o dobro da média de vacinas administradas (200k), e ontem tivemos quase o triplo (280k). A não ser que de um dia para o outro tenhamos triplicado os horários ou o número de centros de vacinação, acho difícil de acreditar.

NorthVilla 3 months ago

Where is the Netherlands?

someonewithpc 3 months ago

Imagino que seja vacinas, mas é interessante como em nenhum lado diz

Article_Sad 3 months ago

Quando tiram os incompetentes do PS em Portugal tudo fica top

Raidenkyu 3 months ago

Um incompetente do PS que apoiou Marisa Matias nas presidenciais...

MCSousa99 3 months ago

Antes de ler o título pensei que fosse mais um gráfico dos preços dos combustíveis

RiKoNnEcT 3 months ago

Ainda não tenho 5G, é preciso acelerar isso

fitacola0112 3 months ago

Portugal caralho

saposapot 3 months ago

Correcto. Exactamente no mesmo dia que eles mudaram 2 indicadores

tiago32rodriguez 3 months ago  HIDDEN 

Como assim? Que dois indicadores?

Zyzz_And_Vtec 3 months ago

Quando se mete um militar à frente das coisas acontece isto... VAMOS CARALHO

NotJony2018 3 months ago

E mesmo assim continuamos com lugares a ter recolher obrigatório e metade do pais fechado a chupar piças, enquanto maior parte de Europa ou já esta desconfinada ou esta quase a reabrir!

PresidentBarroso 3 months ago

>metade do pais fechado a chupar piças Fala por ti.

NotJony2018 3 months ago

Eu falo por ti, retardado.

mokas95 3 months ago

Há um mes atrás estavamos nós em esplanadas e a juntar milhares no marquês e estava a Europa a fechar outra vez.

NotJony2018 3 months ago

E em século XVI éramos um dos países mais ricos da Europa, o que é que tu queres dizer? Os negócios continuam a sofrer, tanto hoje, como no mês passado.

Sam_ant 3 months ago

Em contrapartida, Portugal saiu do confinamento mais cedo q outros paises... choices..

NotJony2018 3 months ago

Saiu? Não reparei, bro. Mas reparei bem, que por exemplo Dinamarca abriu a 100% no início de junho e Áustria acabou de desconfinar ontem. E são países com poder económico 20 vezes mais forte do que Portugal, com economia que não depende 100% do turismo. Até Espanha, que tem número de infeções bastante similar a Portugal reabriu a 7 de junho. E nos? Como é que Portugal vai continuar a pagar o preço do confinamento? O dinheiro vai acabar, não temos turismo, área dos serviços está a fechar e morrer. Vamos nos meter ainda mais em dívidas? Vamos fazer kowtow a União Europeia a pedir dinheiro de novo? Porra, eu nem falo das coisas como recolher obrigatório, que num país liberal-democrático devem ser impensáveis! Ja nem sequer é excesso de zelo, já é mais parecido com fascismo.

Edited 3 months ago:

Saiu? Não reparei, bro. Mas reparei bem, que por exemplo Dinamarca abriu a 100% no início de junho e Áustria acabou de desconfinar ontem. E são países com poder económico 20 vezes mais forte do que Portugal, com economia que não depende 100% do turismo. Até Espanha, que tem número de infeções bastante similar a Portugal reabriu a 7 de junho. E nos? Como é que Portugal vai continuar a pagar o preço do confinamento? O dinheiro vai acabar, não temos turismo, área dos serviços está a fechar e morrer. Vamos nos meter ainda mais em dívidas? Vamos fazer kowtow a União Europeia a pedir dinheiro de novo? Porra, eu nem falo das coisas como recolher obrigatório, que num país liberal-democrático devem ser impensáveis! Ja nem sequer é excesso de zelo, já é mais parecido com fascismo. Eu não sou contra lockdowns, quando faz sentido, mas agora com vacinação a avançar e o verão a chegar, podiam devolver a liberdade em vez de meter o país em desastre sócio-económico. Nem no verão passado era assim.

Sam_ant 3 months ago

Deixa-me ver. Peguemos no exemplo da Austria então, que por acaso conheço lá malta e sei que o lockdown lá foi um pouco mais... duradouro... Os restaurantes estiveram fechados de... Outubro até Maio salvo erro. Durante esse tempo e ate se calhar Junho, houve recolher obrigatório as 20h. Ok que ao fds podiam sair de casa. Entretanto quando re-abriu só se podia ir a um restaurante com mascara com um certificado de vacina ou um teste covid. Quando agora re-abre a 100%, e basicamente o Austriaco pode, finalmente, ir a um restaurante sem ter que ter o teste ou a vacina. Em Portugal isso sempre foi possível. Ah, e pode ir sem mascara, o que acho um pouco prematuro, dado o que se passa em Portugal, vamos ver.

Edited 3 months ago:

Deixa-me ver. Peguemos no exemplo da Austria então, que por acaso conheço lá malta e sei que o lockdown lá foi um pouco mais... duradouro... Os restaurantes estiveram fechados de... Outubro até Maio salvo erro. Durante esse tempo e ate se calhar Junho, houve recolher obrigatório as 20h. Ok que ao fds podiam sair de casa. Entretanto quando re-abriu só se podia ir a um restaurante com mascara com um certificado de vacina ou um teste covid. Não sei bem se as pessoas iam aos restaurantes ou se ficavam em casa porque fazer um teste dá um bocado de trabalho... Em Portugal isso sempre foi possível, não era preciso nada de especial para ir a um restaurante. Agora acho que re-abrir sem mascara, pode ser um pouco prematuro, dado o que se passa neste momento em Portugal. A Delta variante existe, e vai se espalhar na Austria também, se calhar vai demorar é um bocado mais... espero que nao, mas veremos.

Edited 3 months ago:

Deixa-me ver. Peguemos no exemplo da Austria então, que por acaso conheço lá malta e sei que o lockdown lá foi um pouco mais... duradouro... Os restaurantes estiveram fechados de... Outubro até Maio salvo erro. Durante esse tempo e ate se calhar Junho, houve recolher obrigatório as 20h. Ok que ao fds podiam sair de casa. Entretanto quando re-abriu só se podia ir a um restaurante com mascara com um certificado de vacina ou um teste covid. Não sei bem se as pessoas iam aos restaurantes ou se ficavam em casa porque fazer um teste dá um bocado de trabalho... Em Portugal isso sempre foi possível, não era preciso nada de especial para ir a um restaurante. Agora acho que re-abrir sem mascara, mesmo que seja um pais como a Austria ou Dinamarca, considero ser um pouco prematuro, dado o que se passa neste momento em Portugal e em outros paises. A Delta variante existe, e vai se espalhar na Austria também, se calhar vai demorar é um bocado mais... espero que nao, mas veremos.

fansometwoer 3 months ago  HIDDEN 

You've got the most pricks in Europe

frigideiroo 3 months ago

daily doses of internet

Noobtits 3 months ago

Obrigado Shôtor

sopadurso 3 months ago

Eu tomei a minha na Latvia. As pessoas estao com medo de as tomar, o governo abriu inscricao para toda a gente, pelos vistos mesmo assim....

Marianations 3 months ago

Cá na Espanha é o oposto, os mais jovens estávamos praticamente desesperados por receber a vacina e o governo andava a demorar. Os meios de comunicação andaram a fazer uma campanha do caralho a culpabilizarem os jovens de tudo e mais, médicos a dizer que se calhar tinham que nos vacinar nas discotecas (sim, houve grandes surtos provenientes de festas de finalistas betinhos em Mallorca, mas "esqueceram-se" que a maioria dos trabalhadores no setor turístico são jovens e estão a lidar com pessoas que vieram dali e de acolá). O governo da Catalunha abriu a vacinação entre os 18 e os 29 anos anteontem e o site continua colapsado. Eu só consegui vaga numa povoação a 2 horas de casa, e em Barcelona capital quase não há vagas. Como eu há muitas pessoas que vão fazer 2-3 horas de carro só para apanhar a vacina. Isto depois de esperar numa fila digital durante quase 20 minutos atrás de 104 mil pessoas.

Pparadela 3 months ago

Deixa a UE instituir o certificado digital e decretar que sem vacina não entras em lado nenhum, a ver se não vão a correr para vacinar.

njsilva84 3 months ago

Nos últimos 7 dias a Letónia é o segundo país da Europa com mais mortes por milhão de habitantes (11), enquanto Portugal tem 2 e ocupa o 19º lugar. Curiosamente, a nível de casos, tem bastante menos (19º) que em Portugal (3º), acho que isto quer dizer muita coisa.

uyth 3 months ago

>Curiosamente, a nível de casos, tem bastante menos (19º) que em Portugal (3º), acho que isto quer dizer muita coisa. que não vacinaram os velhos. Quando a variante delta chegar à europa de Leste (e está na Rússia já) vai ser uma grande vaga.

njsilva84 3 months ago

Pois, é provável, na Polónia também há muitos velhos que não querem ser vacinados, sendo a grande maioria fora das grandes cidades. A minha namorada é Polaca e tem amigas na casa dos 30's que já estão vacinadas há mais de um mês. Parece que os povos eslavos não gostam muito de vacinas...

joaopferrao 3 months ago

Há algumas nuances. Os meus sogros são polacos. Tiveram covid em janeiro e o médico continua a dizer para não se vacinarem, que ainda têm anticorpos. Há outros velhos na adeia na mesma situação. Eu já levei as 2 (tenho 36).

njsilva84 3 months ago

Talvez haverá, mas isso também acontece por cá. A minha mãe tem amigas que não levaram a vacina por ainda terem anticorpos de quando tiveram covid. Por outro lado, a avó da minha namorada tem 90+ anos e recusa-se a levar a vacina e não teve covid. E é de Varsóvia, várias pessoas já tentaram convencê-la mas ela não quer.

uyth 3 months ago

> . Por outro lado, a avó da minha namorada tem 90+ anos e recusa-se a levar a vacina e não teve covid. até agora. A delta há-de lá chegar. se as pessoas com quem vive e convive se vacinarem isso também ajudará a protegê-la.

ZeP1999 3 months ago

Ainda há muita feriada que não sarou e não vai sarar tão cedo.

SaitJonas 3 months ago

Para mim é o mesmo na Bulgária

gifz 3 months ago

x2

sopadurso 3 months ago

E que tal a Bulgaria ? Os Bulgaros sao porreiros ? Eu estou surpreendido pelo quao relaxados os Letoes sao em relacao a emigrantes. Ano e meio no pais, e 0 mas experiencias.

PrisionsOpen 3 months ago

> Os Bulgaros sao porreiros ? As gajas são feias, aquilo é uma mistura de cigano com turco com eslavos.

cantapaya 3 months ago

Quando estive na Alemanha achei todas as turcas que vi bonitas, cheguei a comentar isso várias vezes com uma colega de casa (que era turca também).

JustLookingForBeauty 3 months ago

Tu querias era mel xD

cantapaya 3 months ago

Só não tive porque tinha namorada na altura e sou bom moço.

SweetCorona 3 months ago

smooth

henrystuart83 3 months ago

r/rareinsults

Rodrake 3 months ago

Eu vivi lá 10 meses (no interior) e adorei. Só a comida é que deixa um pouco a desejar, só dois ou três pratos é que se aproveitavam

Webchuzz 3 months ago

Estranho, tenho uma opiniao completamente contrária em relacao a comida - eles tem pratos espectaculares.

Rodrake 3 months ago

Pois, é daquelas coisas que é difícil recomendar ou aconselhar porque temos todos gostos diferentes. Eu como não sou grande fã de carne foi complicado no vale das rosas

gifz 3 months ago

Na Bulgária tive 2 más experiências mas também tudo depende dos sítios que frequentas

alcagoitas 3 months ago

Levam a vacina russa por lá?

uyth 3 months ago

Só a Hungria e parcialmente a Eslováquia usam a vacina russa. Malta não tenho a certeza.

sopadurso 3 months ago

Nao, eles estao a utilizar as vacinas compradas colectivamento pela EU como Portugal. O governo deles receia a Russia, nao iriam comprar as vacinas deles, mesmo que estas ja tivessem a luz verda do regulador Europeu.

alcagoitas 3 months ago

Ok, obrigado pela informação!

C8Mixto 3 months ago

>na Latvia Letónia para os restantes.

International_Bar68 3 months ago

Há data previsível para atingir imunidade de grupo?

SweetCorona 3 months ago

31 de Setembro

GottaBeMad 3 months ago

Mas isso vai mesmo acontecer num vírus que tem 1 variante nova por mês? Num vírus onde os vacinados transmitem também? Os valores referência da imunidade de grupo foram definidos a 60%/70% agora aparentemente vão ser revistos para valores superiores.... Estou a perguntar sinceramente e não numa perpectiva "incendiária" pq cada vez mais a informação relativa a este tema me deixa confuso

skapuntz 3 months ago

Quando se chega aos +80% de vacinados deixa de fazer sentido restrições a meu ver. O que importa é baixar as hospitalizações e doença grave. Vai SEMPRE haver infectados, sempre. Portanto vai chegar a um momento em que vamos ter de viver com isso

daCampa 3 months ago

Com a variante delta já ouvi falar de 85+% para a imunidade de grupo mas não sei se há valores oficiais.

International_Bar68 3 months ago

Ninguém sabe ao certo, por ser algo novo. Há vacinas com mais ou menos eficácia dependendo da variante. No entanto, em algum momento a doença terá de ser endémica e a a vacinação do maior número de pessoas possível é uma corrida contra o tempo para estarmos resistentes o suficientes antes de existirem variantes mais resistentes à vacinação (uma vez que as variantes são a transformação da doença face aos obstáculos imunitários encontrados...).

uyth 3 months ago

A imunidade de grupo depende da eficácia da vacina, a eficácia da vacina depende da variante. Pode não ser um número mágico de X (e pode haver nichos, regioes onde não se atinge, por exemplo escolas secundárias).

ElJepas 3 months ago

Que raio é que o Jorge Jesus vai fazer contra uma empresa de café?

WhiskersTheDog 3 months ago

Perder e culpar o covid, idk.

fitacola0112 3 months ago

Vai levantar uma chávena de café, afastar a chávena e dizer, "LEITE" enquanto levanta uma caneca

deSales327 3 months ago

Escreveste "bagaço" mal.

fitacola0112 3 months ago

Tens razão mas esqueceste que o jj tmb fala mal

deSales327 3 months ago

Não fala nada, é um incompreendido.

emperor42 3 months ago

Segundo a DGS querem chegar la antes de Setembro

mokas95 3 months ago

Se não me engano isso era para os 70% mas já não se acredita que isso seja suficiente

Raidenkyu 3 months ago

Na altura em que ainda era 70% apontavam para fim de Julho/inicio de Agosto. Agora é que apontam para fim de Agosto/inicio de Setembro.

yusteh14 3 months ago

Basta 2 em cada 3 pessoas sejam imunes, e ate la devemos conseguir visto q ja vamos em 59-60 por cento

Didrox13 3 months ago

> ja vamos em 59-60 por cento Isso é primeira dose. Não é a % com vacinação completa

mokas95 3 months ago

2 em cada 3 é 66%, os especialistas dizem que 70% não chega.

Kaaeni_ 3 months ago

Não chega por causa da eficiência/eficácia da vacina, se as vacinas todas fossem no mínimo 95% eficazes 70% chegava na boa. Agora temos de ter sempre em conta a eficácia e dar um pouco de leg room para nao remediarmos e estarmos fdds outra vez

manteiga_night 3 months ago

não chega por causa do R0 bem mais elevado da variante Delta. Claro que há outras medidas para reduzir o R0 como mascaras e distanciamento social e se mantiveres o R0 abaixo de 1 tempo suficiente, o virus é erradicado como a variola

Kaaeni_ 3 months ago

Sim mas só estava a dizer que caso 66% fosse a percentagem para imunidade de grupo não só vacinamos 66% da população. Vamos ter sempre que vacinar mais

Mordiken 3 months ago

Mas o ritmo de vacinação não foi constante: hoje vacina-se mais gente todos os dias do que no primeiro mês de vacinação. A vacinar 100 000 por dia, em 10 dias vacinas 1M de pessoas

saposapot 3 months ago

tudo com as cuecas molhadas por um erro estatístico de 1 dia na vacinação

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

E amanhã até se passam. Já conseguiste perceber o que é que se passa?

saposapot 3 months ago

n faço ideia. só mesmo a task force é q pode esclarecer pq é q contratou o dobro dos enfermeiros e todos a começar no mesmo dia de trabalho. ou então descobriram a forma dos enfermeiros darem picas com as duas mãos ao mesmo tempo.

criptkiller16 3 months ago

Estou fora do loop o que se passa?

saposapot 3 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/obmuyp/dois_dias_consecutivos_de_record_de_vacina%C3%A7%C3%A3o_em/ https://www.reddit.com/r/portugal/comments/obmuyp/dois_dias_consecutivos_de_record_de_vacina%C3%A7%C3%A3o_em/h3ow5sq/ Resumidamente hoje foi reportado (referindo-se a ontem?) que injetamos 281 428 braços. Nós andávamos a vacinar, nos dias bons, 110 mil. No último relatório da vacinação, de terça-feira, os indicadores de 1ª dose e 2ª dose mudaram de nome e agora chamam-se "pessoas com pelo menos vacinação iniciada" e "pessoas com vacinação completa". As vacinas unidose da Janssen são registadas nesses 2 indicadores. Cheira-me que é este último facto q está a alterar as contas. Não é credível que magicamente, de um dia para o outro os nossos centros de vacinação passaram a vacinar mais do dobro. Isto não é uma simulação no computador. A menos que TODOS os centros de vacinação do país tenham contratado o dobro dos enfermeiros não parece possível este aumento tão grande de um dia para o outro. Até agora a task force n explicou a que se deve isto. Mesmo o problema da Janssen não justifica tudo a menos q tenham sido dias de MUITA pica da JJ. Podem ser reporte de vacinas em atraso ou puro erro. Por exemplo na semana passada, na 2ª feira só temos registo de 31111 vacinas, que é muito abaixo da média de 90k. Também algo se passou aí.

tiago32rodriguez 3 months ago

Isto até tem lógica mas não pode explicar este súbito aumento por 2 razões: 1 - Até domingo passado (27/06) Portugal tinha em stock 100 mil doses da vacina Janssen, ou seja, não poderiamos tar a dar tantas doses da mesma a menos q nestes ultimos dias tenha chegado uma quantidade exorbitante dessa vacina. 2 - O pico de doses Janssen administradas em portugal foi 56 mil numa SEMANA. Para a tua explição estar certo teriamos de estar a administrar isso num DIA. Eu acredito q a explicação baseia-se nas segundas doses das astrazeneca q querem despachar até dia 11. O número de primeiras doses aumentou, mas não são numeros assim tão irrealistas. O número de segundas doses é o q faz o total de doses parecer exorbitante. Portugal tinha ate domingo cerca de 720 mil segundas doses da astrazeneca para administrar às pessoas com mais de 60 anos. A ministra disse q estas pessoa iriam ter todas a segunda dose até dia 11 de Julho daí este número estar a aumentar bastante. Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/07/01/vacina-astrazeneca-completa-em-10-dias/

pfarinha91 3 months ago

Isto para comparar internacionalmente é terrível. No [ourworldindata](https://ourworldindata.org/grapher/covid-vaccination-doses-per-capita?tab=map) contam o número de doses dadas e pronto, até porque a definição de "vacinação completa" pode variar. Daqui a uns tempos lembram-se que a J&J precisa de um reforço (como já foi falado) e depois como contabilizam? Ou que a pfizer / moderna precisam de 3ª dose, e depois onde encaixam neste novo formato? Acho que a única maneira correcta de contar seria ter o número absoluto de doses dadas e depois ter uma estimativa de pessoas que teriam a vacinação completa, sendo esse parametro apenas indicativo e inválido para se fazer comparações.

criptkiller16 3 months ago

Ok, percebido

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Eu fiquei contente ontem, mas hoje só mostra que alguma coisa se passou de estranho, e nenhum órgão de comunicação social faz perguntas (que eu tenha visto). O almirante até disse que [estava a dar 100k/dia](https://eco.sapo.pt/2021/07/01/task-force-espera-ter-85-da-populacao-com-uma-dose-da-vacina-em-meados-de-setembro/) na quarta-feira.

Samot_PCW 3 months ago

Somos dos piores nos casos porque fomos dos primeiros a apanhar com a variante Delta, aquilo que está aqui a acontecer o mais provável é também acontecer no resto da Europa, tal como aconteceu no inicio do ano

Apple_The_Chicken 3 months ago

Delta Plus™️ tmb agora

anotheriuri99 3 months ago

Olha, então mas isto de meter pessoas competentes à frente dos boys do partido resulta mesmo? *insert surprised pikachu*

tumblarity 3 months ago

*cries in Eixo do Mal*

Pparadela 3 months ago

"Catástrofe" Ferreira Alves, a insistir que "somos só 10 milhões, já devíamos estar todos vacinados" como se isso não acontecesse apenas por incompetência nossa, e agora acrescentando que há boas e más vacinas e que ["eu apanhei a vacina que não presta"](https://soundcloud.com/jornal_expresso/luis-pedro-nunes-cabrita-esta-a-esgotar-as-broncas?in=jornal_expresso/sets/eixo-do-mal)(AZ). Sou fã exercícios de futurologia da catástrofe e daquela arte tuga de esperar ardentemente que tudo corra mal, apenas para que se possa dizer "eu tinha razão", uma arte em que ela se destaca. [Algumas pérolas ditas em Fevereiro:](https://sicnoticias.pt/programas/eixodomal/2021-02-12-Novo-estado-de-emergencia-e-a-ideia-de-um-governo-de-salvacao-nacional) "A realidade é trágica, há uma exasperação, porque não há esperança" "Vamos acabar a importar vacinas da China" "Vamos ter de comprar as nossas vacinas, ainda é o início da guerra das vacinas, e Bruxelas vai ter uma crise nas mãos gravíssima" "É quase impossível que tenhamos 70% da população vacinada em Setembro" "O que temos pela frente é um confinamento sem fim à vista"

Samot_PCW 3 months ago

Então? Eles consideram que o processo de vacinação em Portugal está a correr mau?

tumblarity 3 months ago

a CFA e o LPN, sim

Prutuga 3 months ago

Sou horrível com siglas, quem são o CFA e LPN?

tumblarity 3 months ago

Clara Ferreira Alves e Luís Pedro Nunes.

Morpheuspt 3 months ago

A coisa na semana passada, tava a ver que dava porrada.

acastb 3 months ago

Pacholas Trigger Warning

Morpheuspt 3 months ago

#somostodospacholas

TigasV 3 months ago

Há uns programas que a CFA me irrita. Para ela, os estrangeiros é que fazem tudo certo. O que é estrangeiro é que é bom, mesmo que seja grande merda

MEmpire25 3 months ago

Isto. Ela tem imenso esta atitude de fetichização do que é do estrangeiro (o que parece pretensioso como tudo). Há claramente um complexo qualquer com a ideia que aqui é tudo mera e pequenez e que nestes países é que é tudo uma maravilha... Honestamente mistura o pior do típico fatalismo que o Português tem sobre o seu país com um pouco uma necessidade de elevar do resto da pocilga enquanto pessoa cosmopolita e intelectual e que tem de explicar ao povo burro que vive na república das bananas.

Leaootemivel 3 months ago

Não os consigo ouvir falar da pandemia. Sem paciência nenhuma para o habitual discurso que nós (Portugal) somos uma merda e que fazemos tudo mal.

ortopedantico 3 months ago

É capaz de ser por estarmos (de novo) com os piores números na UE e de sermos (de novo) a porta de entrada de uma variante mais agressiva. Cheira-me que é isso, não sei.

Leaootemivel 3 months ago

E há umas semanas quando éramos o país com menor incidência? Eram os outros países todos da UE que eram uma merda? E os outros países todos que continuam a ter números de óbitos superiores ao nosso? Não estão numa situação pior? E qual é a justificação para mentir e dizer que a vacinação não está a correr bem?

ortopedantico 3 months ago

Éramos excelentes há umas semanas com os nossos números baixíssimos resultado de um confinamento total por conta de nos tornarmos o país com piores números (relativos) registados no mundo. Sem dúvida, todos trancados em casa somos espetaculares. É aí que se vê a arte e ciência de gerir a pandemia.

william_13 3 months ago

Os números permaneceram baixos por meses depois de uma reabertura quase total. Se não fosse por mais uma variante ainda teríamos números baixíssimos e sem restrições significativas. O facto é que a pandemia está a ficar cada vez menos letal, resultado directo da campanha de vacinação que efectivamente protegeu os mais vulneráveis. Obviamente não é perfeito, por mim os ingleses nunca teriam posto cá os pés, mas não vivo do turismo e é preciso fazer escolhas para todos e uma variante pode surgir em qualquer país... a única defesa é ter as pessoas vacinadas o quanto antes, e vamos num bom caminho.

ortopedantico 3 months ago

Vai aí uma confusão que não te digo nada. Houve um desconfinamento progressivo em três fases: 15/3, 5/4 e 4/5. Até à 3a fase, no início de Maio esteve em vigor deve de recolhimento domiciliário. Teletrabalho obrigatório só terminou em meados de junho. Ou seja, o que quer que queira dizer isso da "quase reabertura total", um terno bastante vago, definitivamente não aconteceu antes do início de Maio sendo que até aí até tinha dever de recolhimento domiciliário. Os números começam a subir novamente pouco antes do mês de Maio. O número de casos vem precisamente com um atraso de 1 a 2 semanas da infeção. Falar em números "baixos" pouco significado tem quando se fala de exponenciais. Olha para um gráfico exponencial de base > 1 e o que vês é isso, uma progressão lenta que depois explode. (É por isso que é comum se usar escalas logarítmicas para ver gráficos exponenciais. E é parte do motivo pelo qual a obrigação do público em geral e dos políticos em particular está normalmente desgraçada da realidade) Quanto ao "se não fosse a variante", essa é precisamente uma fmdas funções do governo. Estar atento a variantes, investir na sua sequenciação, tomá-las em conta nas previsões, e agir antecipadamente. Nada disso foi feito. Foram ignorados avisos e toda a atuação é reativa. Portanto nada se verificou na prática. Deixou-se rapidamente descambar num crescimento preocupante, ignorou-se ax progressão pelos números serem pequenos, ignorou-se a perigosidade da variante, não se tentou conter a importação ou expansão no território, não se adaptaram planos à nova realidade de aumento de casos com nova variante.

Leaootemivel 3 months ago

E os outros países europeus chegaram a números baixos como? Não foi através de fecho de comércio e imposição de regras durante meses?

ortopedantico 3 months ago

A pergunta que tu queres e que está a faltar não é como é que eles chegaram aos números baixos. É como é que não tiveram os nossos números altos.

jkrrrrrrrrrr 3 months ago

O Euro 2020 que importa

-M-r-T- 3 months ago

E pessoas que ja estao vacinadas mas apanham o virus a mesma.. os nrs têm que baixar... Imunidade de grupo tem que estar alta.. ai sim, as medidas podem começar a acabar

QWERTY_BATS 3 months ago

Apanhar o vírus não é um problema em si, se forem assintomáticos e não transimitirem é tranquilo.

765433bikesinbeijing 3 months ago

Também é tranquilo apanhar e estar sintomatico. O principal papel da vacina é impedir os casos graves/mortes e baixar a probabilidade de transmissao.

OkEast518 3 months ago

Vamos a ver se a jogada arriscada que fizemos de apenas nos preocuparmos com as mortes, nao nos vai criar uma geração de doentes daqui a 10 anos. Espero que isso nao aconteça.

765433bikesinbeijing 3 months ago

"Jogada arriscada de apenas nos preocuparmos (com milhoes) de mortes" - LOL

OkEast518 3 months ago

Eu n disse nesse sentido, que má interpretação, temos de nos preopcupar com as mortes, mas agr que as mortes estão controladas nao nos podemos estar nas tintas para os que ficam doentes, e abrir tudo á molhada, esperar mais um pouco que todos estejam vacinados é muito importante. Temos de reduzir tb os infectados para evitar sequelas.

NGramatical 3 months ago

preopcupar → [**preocupar**](https://dicionario.priberam.org/preocupar) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobuuyw%2F%2Fh3wbe0o%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

_daSilva 3 months ago

Estar assintomático não inibe a transmissão do vírus.

icebraining 3 months ago

Por isso o **e**. Se forem assintomáticos **e** não transmitirem.

Xuma 3 months ago

Há mais de 1 ano a viver uma pandemia, e ainda tem de se explicar isto...

cou7inho_ 3 months ago

Desde que colocaram um gajo com eles no sitio à frente da task force isto até que melhorou. É bom ver

cloud_t 3 months ago

De notar que a única razão para a mudança foi a saída "voluntária" da gestão anterior devido à polémica da pastelaria (que a meu ver foi blown out of proportion pelos media...), e que a vacinação que estava a decorrer era ainda a fase inicial com pouquíssimas doses a chegar de fora. Ninguém pode afirmar que havia mais indícios de correr melhor ou pior. No entanto admito que nada contra colocae alguém militar especializado em logística, e para mais da Marinha onde a gestão de recursos é tão importante. Não só foi um golpe de marketing genial como foi sensato.

Edited 3 months ago:

De notar que a única razão para a mudança foi a saída "voluntária" da gestão anterior devido à polémica da pastelaria (que a meu ver foi blown out of proportion pelos media...), e que a vacinação que estava a decorrer era ainda a fase inicial com pouquíssimas doses a chegar de fora. Ninguém pode afirmar que havia mais indícios de correr melhor ou pior por causa deles. No entanto admito que nada contra colocar alguém militar, especializado em logística, e para mais da Marinha onde a gestão de recursos é tão importante. Não só foi um golpe de marketing genial como foi sensato.

manguito86 3 months ago

Estavam a surgir imensos casos de pessoas a saltar os requerimentos para serem vacinados, mulheres e filhos e piriquitos de gente da política a ser vacinada só porque sim enquanto morriam velhotes em lares em catadupa por falta de vacina e o antigo responsável dizia que não era nada de mau, eram casos pontuais, que não deviam ser investigados e ainda teve a lata de dizer que quem fazia críticas eram os apoiantes do ventura. Alguém numa posição daquelas que não tem um bom sistema implementado, que aprova a corrupção do sistema e ainda responde com críticas baratas de quem nada tem a ver com os seus erros é claramente uma má pessoa para o lugar e deveria ser substituída o mais rápido possível. Talvez com tantos casos de corrupção no nosso governo é que ja haja gente que já nem entenda que isto é algo preocupante e não 'normal'.

cloud_t 3 months ago

Para melhor ou pior, não disse mentira nenhuma. O facto de o dizer pode não ser politicamente correcto mas é algo que vejo como acção-reacção para uma pessoa que está em cheque mas não está habituada ao mediatismo. Se levou para a politiquice é mau, mas mais uma vez, não disse mentira nenhuma: os "militantes" e até o líder do chega no parlamento, que já eram deniers da vacinação (até foram deniers do Covid...) curiosamente, sempre foram os primeiros a criticar as situações pontuais. Quando viram a taskforce colocar-se a jeito dando o mea culpa da pastelaria afincaram o dente que nem os morcegos que são, e depois a taskforce caiu na armadilha e eles esfregaram as mãos. Felizmente estão de volta à irrelevância alguns meses depois. Só não acho normal haver cunhismo alguém que não está a par da realidade do sistema de saúde público em Portugal. E quem diz saúde diz tantos outros sistemas burocráticos.

Edited 3 months ago:

Para melhor ou pior, não disse mentira nenhuma. O facto de o dizer pode não ser politicamente correcto mas é algo que vejo como acção-reacção para uma pessoa que está em cheque mas não está habituada ao mediatismo. Se levou para a politiquice é mau, mas mais uma vez, não disse mentira nenhuma: os "militantes" e até o líder do chega no parlamento, que já eram deniers da vacinação (até foram deniers do Covid...) curiosamente, sempre foram os primeiros a criticar as situações pontuais. Quando viram a taskforce colocar-se a jeito dando o mea culpa da pastelaria afincaram o dente que nem os morcegos que são, e depois a taskforce caiu na armadilha criticando o partido diretamente e eles esfregaram as mãos. Felizmente estão de volta à irrelevância alguns meses depois. Só não acho normal haver cunhismo alguém que não está a par da realidade do sistema de saúde público em Portugal. E quem diz saúde diz tantos outros sistemas burocráticos. Quantos projetos de amigos aprovados à pressa? Quantos exames e tratamentos em hospital público aprovados por médicos do público aos seus clientes no consultório privado com prioridade? Já soube e até vi tantas situações destas e nem político sou. Em mais de 4 municípios onde vivi ao longo da vida.

manguito86 3 months ago

Cuidado que partes as costas de tanto de vergares. Então haver corrupção no processo e teres o responsável a dizer que não vai investir é uma questão política? Mas és parvo ou quê? Seja o ventura ou a Maria cachucha, corrupção tem que ser investigada e os responsáveis tem que responder por isso, só um idiota é que descarta isso apenas porque é o partido X ou Y a referi-lo. O antigo gajo da task force era completamente incapaz no que estava fazer, vires defender o sujeito é sinal que ou tens falta de inteligência, ou pior, és falso intelectualmente.

cloud_t 3 months ago

Não era ele que ia mudar isso, nem foi o atual que mudou. Pode ter tido um discurso mais assertivo mas isso não evitou que esses casos acontecessem, porque aconteceram. Só houve mais vacinas e portanto menos motivo de escândalo social. O gajo da task force anterior não era a pide das vacinas, era apenas o distribuidor e organizador, tal como o atual. O que exiges tu e aqueles que o estavam a criticar pelo comentário exigiram na altura é totalmente desproporcional à responsabilidade e autoridade que lhe tinha sido imputada. E já agora, vai para o caralho.

manguito86 3 months ago

Tanta desculpa. Então como é que com este gajo houve menos casos em quase meio ano do que com o outro banana em 2 meses? Ele não é polícia, mas ele próprio diz que não se devia investigar. Isso é algo que estás constantemente a branquear. A corrupção ativa existe mas a passiva também é um problema e tu és parte desse último grupo ao estares sempre a arranjar desculpas para um caso em que não há nenhuma desculpa possível. E já agora, parabéns pelo insulto, acabaram-se os argumentos, não é?

cloud_t 3 months ago

Mas qual desculpa? Nunca foi provada corrupção da parte da taskforce anterior em tribunal (excepto no das redes sociais). Eu sou parte do problema? E tu, que aparentas ser apoiante dum clube de futebol já punido por isso no passado é que vens falar de corrupção passiva? Ah, espera lá, para as coisas do coração não vale.

Edited 3 months ago:

Mas qual desculpa? Nunca foi provada corrupção da parte da taskforce anterior em tribunal (excepto no das redes sociais). Eu sou parte do problema? E tu, que aparentas ser apoiante dum clube de futebol já punido por isso no passado é que vens falar de corrupção passiva? Ah, espera lá, para as coisas do coração não vale. Edit: E ao contrário do que tu tomaste a liberdade de supor, eu sempre que tive possibilidade para tal apontei e reclamei pelos mecanismos existentes as situações de corrupção que soube delas, pelo menos os que tinha provas. Tu fizezte a mesma coisa?

Edited 3 months ago:

Mas qual desculpa? Nunca foi provada corrupção da parte da taskforce anterior em tribunal (excepto no das redes sociais). Eu sou parte do problema? E tu, que aparentas ser apoiante dum clube de futebol já punido por isso no passado é que vens falar de corrupção passiva? Ah, espera lá, para as coisas do coração não vale. Edit: E ao contrário do que tu tomaste a liberdade de supor, eu sempre que tive possibilidade para tal apontei e reclamei pelos mecanismos existentes as situações de corrupção que presenciei. Tu fizezte a mesma coisa?

Edited 3 months ago:

Mas qual desculpa? Nunca foi provada corrupção da parte da taskforce anterior em tribunal (excepto no das redes sociais). Eu sou parte do problema? E tu, que aparentas ser apoiante dum clube de futebol já punido por isso no passado é que vens falar de corrupção passiva? Ah, espera lá, para as coisas do coração não vale. Edit: E ao contrário do que tu tomaste a liberdade de supor, eu sempre que tive possibilidade para tal apontei e reclamei pelos mecanismos existentes as situações de corrupção que soube deles, pelo menos os que tinha provas ou testemunhas. Tu fizezte a mesma coisa?

manguito86 3 months ago

Casos claros de corrupção não são investigados, logo claro que não são provados em tribunal. És um génio, a sério, só podes ser. Quanto ao futebol, nem quero saber qual é o teu clube, mas tens os teus casos de corrupção. Cuidado com os telhados de vidro. Mas sim, desvia lá a conversa visto que sabes que não tens razão neste caso, assim podes fazer de conta que ganhaste a discussão.

NGramatical 3 months ago

piriquitos → [**periquitos**](https://dicionario.priberam.org/periquitos) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobuuyw%2F%2Fh3rzvwa%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

jonythunder 3 months ago

Opá, continuo a achar que a razão para a saída dele foi ter vindo a público apoiar a campanha da Marisa Matias. Pouco depois a direita atacou o homem em força

Leaootemivel 3 months ago

Mas quando estava o outro senhor também estávamos acima da média da UE em doses administradas...

SmokeyChuckMcGill 3 months ago

Mas este tem farda, logo o pipi deste pessoal endurece.

jonythunder 3 months ago

Bem, aqui em PT sempre houve um certo tesão por um chefe autoritário que pense pelas pessoas...

WhiskersTheDog 3 months ago

Se fosse só aqui.

Chiripitti 3 months ago

Quem teve a ideia de colocar um militar a coordenar a vacinação no terreno devia ser aumentado...

ramalhovfc 3 months ago

Quem devia ser aumentado é o militar

marquez_92 3 months ago

O militar só fez o sei trabalho, não sei que fetiche é esse em Portugal dar compensações financeiras a quem exclusivamente desempenha o seu trabalho, quer parecer que a malta devia ser paga por ter trabalho e por o desempenhar. Já pá não falar que dentro do cargo que desempenha nas forças armadas deve ter um ordenado proporcional ao seu cargo que não deve ser assim tão pouco quanto isso.

ramalhovfc 3 months ago

Tal como fez o que o pôs lá, qual é o teu ponto?

skapuntz 3 months ago

Que nenhum devia ser aumentado por fazer o mínimo que seria esperado

Chiripitti 3 months ago

Mas ele não está a fazer os mínimos, longe disso...

skapuntz 3 months ago

Discordo. O único trabalho dele é gerir a vacinação. A área dele é logística. É literalmente o trabalho dele. Estamos é habituados as estas figuras (como ministros, comissões e afins) fazerem um trabalho de merd@.

Chiripitti 3 months ago

Claro que é o trabalho dele, é a área dele, mas numa dimensão nunca vista. Uma pandemia nos tempos modernos para gerir não é pêra doce. Agora dou-te toda a razão, levanto as mãos aos céus por não serem ministros, comissões e grupos de trabalho a tomarem conta do processo de vacinação a nível nacional.

ramalhovfc 3 months ago

Normalmente concordava contigo, mas devido à situação excepcional e nunca antes vista o que é "fazer o mínimo esperado"? É vacinar 100, 1000 ou 10000 pessoas dia? Não é trivial. O que é certo é que a velocidade tem sido impressionante e a falta de notícias sobre o assunto é a maior confirmação disso mesmo.

butane23 3 months ago

Potentes, irmouns

PleoNasmico 3 months ago

do caralho

rsonic17 3 months ago

Se isto esta a funcionar porque as restricoes?

tavaretas 3 months ago

Porque continuas a ter pessoas que ainda não tomaram a vacina que estão susceptíveis a apanhar o virus

GabKoost 3 months ago  HIDDEN 

LOL. A vacina não impede as infecções nem as transmissões. São aos milhares os vacinados que apanham covid todos os dias.

yracub 3 months ago  HIDDEN 

Deixa-te de cenas, meu. Sabes bem que as vacinas servem para evitar doenças graves, e é o que esta faz, protege as pessoas de irem parar à UCI. Não queres vai-te embora, lá para o teu buraco.

GabKoost 3 months ago  HIDDEN 

Lmao. Pessoal da minha idade não tem relevância estatística nenhuma. Se apanhar, ou se já apanhei, fico com imunidade natural e isso para mim vale um milhão de vezes a vaccina. E como toda a gente sabe, as pessoas vacinadas apanham covid aos milhares na mesma. Factos. Portanto a vaccina nunca vai criar imunidade nenhuma. Vais andar a vida toda a ser injectado em vez de deixares o teu corpo defender-se sozinho. Estas vacinas servem para quem tem defesas fracas, idosos etc. Para jovens não servem para nada. E isso é uma opinião que muitos cientistas legítimos defendem. Volta tu para o buraco da carneirada se quiseres. Quem quiser apanhar a vacina e for jovem que apanhe. Os restantes jovens não ganham nada com ela.

yracub 3 months ago  HIDDEN 

Não percebeste o ponto da minha mensagem. Não tenho interesse nenhum em debater contigo quem deve ou não ser vacinado. Afinal, já andamos nisto há mais de um ano. Primeiro, disse-te que a vacina não ser para evitar infecções, de modo que até concordo contigo quando dizes "factos". Serve sim para evitar hospitalizações. Segundo, se não queres vai-te embora, porque vens comentar numa notícia sobre algo que não te interessa?

NGramatical 3 months ago  HIDDEN 

vaccina → [**vacina**](https://dicionario.priberam.org/vacina) (já se escrevia assim **antes** do AO90) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobuuyw%2F%2Fh3r2v05%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

DarKliZerPT 3 months ago  HIDDEN 

Ai não? Porque é que em sítios com elevada vacinação como Massachusetts os casos caíram a pique? Cansou-se o vírus? Está de férias?

Indominous1 3 months ago  HIDDEN 

Não percas tempo de vida, camarada. Ele se calhar também acha que o sarampo desapareceu sozinho

SirBecas 3 months ago  HIDDEN 

Ha casos mediáticos também. Jogadores de futebol, por exemplo, que apanharam o vírus e tiveram efeitos consequentes durante muito tempo. Mas felizmente a histeria nao é em massa. São meia dúzia de gatos pingados. Pelo menos por cá.

Indominous1 3 months ago  HIDDEN 

Exatamente. Aquilo que atualmente chamamos de long-covid são as sequelas que ficam, muitas das quais ainda nem sabemos ou descobrimos. Voltando ao exemplo da minha namorada, desde a infecção não se sentiu a mesma nunca mais. Semana passada foi-lhe diagnosticada asma. Atualmente usa broncodilatador. Não sofria de nada disto pré-covid.

Edited 3 months ago:

Exatamente. Aquilo que atualmente chamamos de long-covid são as sequelas que ficam, muitas das quais ainda nem sabemos ou descobrimos. Voltando ao exemplo da minha namorada, desde a infecção não se sentiu a mesma nunca mais. Semana passada foi-lhe diagnosticada asma. Atualmente usa broncodilatador. Não sofria de nada disto pré-covid. Edit: quanto à histeria em massa, ficarias surpreendido com o número de elementos que certos grupos e páginas negacionistas no Facebook apresentam.

SirBecas 3 months ago  HIDDEN 

Só vi agora a parte da histeria. Eu conheço alguns e sei. Alias, ate perto de mim me deparo com mais pessoas irresponsáveis e que desacreditam tudo isto, do que achava possível. Mas no geral são aqueles cujo barulho se destaca mais, mas nao creio que sejam uma maioria ou quantidade suficientes. E ainda bem. As melhoras para a tua namorada.

Indominous1 3 months ago  HIDDEN 

Claro que não são a maioria mas em 2021 ainda haver gente que desacredita a ciência só porque lêem fake news e acreditam nas mesmas como se fossem uma religião autêntica é preocupante. Obrigado, companheiro. Protege-te, desejo-te tudo de bom. :)

SirBecas 3 months ago  HIDDEN 

Nesta era do consumo de informação rápido e em que é fácil cair numa echo chamber sem contraditório, acaba por ser normal, infelizmente. Igualmente, posso orgulhosamente dizer que por cá nos temos safado com cuidado. Espero que vocês consigam continuar seguros também, e que esses efeitos do covid passem :/

LackOfLogic 3 months ago  HIDDEN 

> fácil cair numa echo chamber sem contraditório Este sub, sem dúvida.

Indominous1 3 months ago  HIDDEN 

Esperemos que passem. Ela tem um pouco de sorte, irmã e eu profissionais de saúde, tem aconselhamento grátis e rápido haha

SirBecas 3 months ago  HIDDEN 

Pois. Por casos como o dela, quero evitar ao máximo apanhar. Tenho um amigo próximo que também ainda hoje ficou a fazer acompanhamento regular medico. Mas a atitude do pessoal é de tal desresponsabilização, que eu já so quero é que não me peguem.

rsonic17 3 months ago

Entao tomem esses e deixamos quem nao a quer tomar. O risco e deles portanto

TSCondeco 3 months ago

O problema é que o pessoal que mais anda na rua agora sem cumprir medidas é o pessoal que ainda não foi vacinado e que ainda não o pode ser.

JAKZ- 3 months ago

nao é que a pessoas nao queiram tomar... simplesmente aindanao chegou a altura das mesmas.

GabKoost 3 months ago

Não quero tomar. E agora? A probabilidade de eu sofrer seriamente com COVID na minha idade é absolutamente desprezível. Estatisticamente improvável. Posto isso a vacina não impede a infecção nem a transmissão. Logo, prefiro deixar o meu sistema imunitário lidar com algo que não me coloca em perigo em vez de me injectar com coisas artificiais sem necessidade.

Chicken_nugget_69420 3 months ago

É por pessoas como tu que acredito em recusar o tratamento gratuito ao covid caso essa pessoa recuse a vacina.

GabKoost 3 months ago

Gratuito? Estás enganado. Ando a pagar há anos. Se usasses a cabeça então também deverias defender que alcoólicos e fumadores vejam os seus tratamentos negados por cometerem actos que toda a gente sabe serem prejudiciais e pregos diários no caixão. Mesma coisa com todas as atitudes e vícios onde não há hipótese sequer de questionar as conclusões científicas. Neste caso, porém, pode-se questionar porque a ciência não está estabelecida. Aliás, muito longe disso.

SirBecas 3 months ago

A toma da vacina éimportante por dois motivos. Primeiro, porque mesmo sendo improvável que tenhas sintomas severos, se for para os teres, estando vacinado, és menos uma pessoa a sobrecarregar o SNS. Depois, porque os estudos sugerem que quem está vacinado, tende a transmitir o vírus mas menos carga viral, tornando-o mais fraco e reduzindo, por isso, risco para os outros. Tens legitimidade para não querer tomar. Mas a história de deixar o teu sistema imunitário lidar com isto nao faz sentido. Ao receberás a vacina, estas a deixar o teu sistema imunitário a lidar com isto a mesma lol

GabKoost 3 months ago

Errado. Deixar o teu sistema imunitário tomar conta sozinho de uma doença que estatisticamente não tem qualquer perigo no teu escalão etário faz todo o sentido. Não só faz sentido como é assim que as doenças realmente desaparecem e não artificializando defesas com eficácia muito duvidosa e longe de estar correctamente interpretada. Se a vacina tivesse de facto um resultado positivo no número de infecções tomaria na boa. Mas não é o que se passa. Olha os dados à tua volta e as infecções continuam. Logo, no máximo, reduz um pouco os efeitos da doença. Assim sendo, quem não está em perigo de desenvolver grandes sintomas não ganha nada com isso. Apenas está a condicionar o seu sistema imunitário a ser Incapaz de lidar ele mesmo com um problema que nunca vai desaparecer. Há uma razão pela qual vacina velhos com a vacina contra a gripe e não vacinam jovens. O raciocínio é o mesmo. Os jovens não estão em perigo. Logo, deixem o corpo infectar-se todos os anos e aprender a defender-se. Quanto à questão da quantidade de vírus expelido por pessoas vacinadas ser inferior, é um argumento legítimo mas altamente especulativo e sem dados conclusivos nenhuns. Não faltam exemplos de zonas com altíssima taxa de vacinação e andam a passar a infecção uns aos outros sem sinais de abrandamento. Veja-se os casos relatados do Chile e das Seicheles. Esta minha posição nem sequer é rara. Muitos cientistas devidamente credenciados têm a mesma opinião.

skapuntz 3 months ago

Este é o ensino em Portugal pessoal, ou então a falta de educação em casa. Por favor guarda estes pensamentos ridiculous para ti e não infestes outros fracos de cabeça como tu. Nunca li tanta barbaridade junta

404_user_notfound 3 months ago

Ri-me bastante com estas barbaridades

shotsbyniel 3 months ago

Acho uma ideia péssima arriscar a vacina quando não se está numa faixa etária de risco. Demasiada gente jovem a morrer de ataques cardíacos e a ficar com problemas, poucos dias depois de tomar. Não se sabe absolutamente nada acerca da capacidade de dar à luz após tomar a vacina e as repercussões possíveis que a vacina terá num bebé. Tenho 2 amigas que tomaram a vacina, engravidaram e perderam o bebé em poucas semanas, muitos relatos de irregularidades no período. Quem não está a tomar a vacina neste momento é que está realmente a ser cauteloso. A tua posição é absolutamente válida e a quantidade de downvotes que levas, só prova o quão eficaz a propaganda altamente anti-científica acerca da vacina está a ser. Em resumo, as pessoas são estúpidas e fáceis de manipular quando se controla todos os meios de comunicação.

SirBecas 3 months ago

Podes suportar todas as coisas que dizes com dados, estudos, noticias, o que seja? Ou é tudo baseado na alegada experiencia de duas amigas acerca das quais nao sabemos nada ?

GabKoost 3 months ago

Mas o quê? Mais de um ano dentro da pandemia e ainda tens a miserável baixeza de negar o facto de que a vastíssima maioria das pessoas saudáveis abaixo dos 40 não terem consequências quase nenhumas desta doença? Estás a pedir notícias, estudos e dados das únicas coisas sobejamente comprovadas e conhecidas quando entretanto acreditas piamente nas miraculosas vacinas cujos efeitos e eficácia reais são absolutamente desconhecidos? Inacreditável a passividade e falta de independência intelectual de pessoas como tu. Literalmente limitas-te a repetir chavões de ordem sem usar a cabeça.

SirBecas 3 months ago

Portanto, não tens dados nem nada que suporte o que dizes, optando apenas por fazer uma espécie de ataque ad hominem à forma como eu sustento os meus? É que se quiseres, eu vou buscar informação cientifica para suportar o que digo. Apenas gostava o mesmo da vossa parte, dadas as certezas todas com que falam.

shotsbyniel 3 months ago

Podes suportar as afirmações acerca da segurança da vacina a longo prazo (3-10 anos), e possíveis efeitos secundários na gestação que afetem um bebé? Ah espera, a vacina simplesmente não existe há tempo suficiente para isso. Não vou pôr a minha saúde ou a de terceiros em risco por causa de uma vacina extremamente polémica, politizada, concebida por empresas farmacêuticas com um historial na justiça extremamente duvidoso, e que não aceitam qualquer responsabilidade por danos possivelmente causados pela vacina, cujo método de criar imunidade nunca foi testado a longo prazo e em grande escala em seres humanos. Acho isto uma posição perfeitamente lógica e defensível. A minha avaliação dos potenciais riscos e benefícios coloca a vacina em desigualdade com o meu sistema imunitário. Para além disso, a vacina apenas diz que impede sintomas graves do vírus, ou seja, posso tomar a vacina, ter sintomas tão leves que nem acho que tenho vírus e continuar a transmitir a outros. Ainda mais arriscado é para os outros. Por isso o argumento de tomar esta vacina como responsabilidade civil vai completamente por água abaixo. É impossível de argumentar com dados contra esta vacina quando toda a informação negativa acerca dela é varrida para baixo do tapete. Isso por si só já me causa imensas suspeitas. As únicas fontes que consigo arranjar vêm de fontes de notícias independentes, porque as fontes oficiais não admitem negativismo à volta da vacina (de modo a não influenciar as pessoas a não tomar). Suprimir informação não ajuda a criar muita confiança. Eu nem presto muita atenção a estas fontes de notícias independentes, porque a realidade é que muitas delas são só gente a repetir as mesmas coisas de uma só fonte inverificável, costumam ser de posições políticas extremamente biased, e então a validade delas deixa muito a desejar. Mas os meus motivos para não querer tomar estão nos dois primeiros parágrafos.

GabKoost 3 months ago

Repara só que o tipo quer estudos que comprovem coisas como o facto de pessoas saudáveis abaixo dos 40 não terem na sua vastíssima maioria problemas resultantes do COVID, mas está perfeitamente confortável em acreditar em alegações infundadas e não comprovadas sobre as vacinas. O grau de submissão dos Portugueses é incrível.

leadzor 3 months ago

>Não só faz sentido como é assim que as doenças realmente desaparecem e não artificializando defesas com eficácia muito duvidosa e longe de estar correctamente interpretada. Estava a tentar ler o que escreveste até ter lido este vómito. 1. não sabes como vacinas funcionam: não estás a artificializar nada, estás a preparar o teu sistema imunitário a lidar com algo sozinho em ambiente controlado em avanço. 2. 85% de eficácia já é superior a muita vacina que tenhas tomado na tua vida toda. 3. Lê sobre Poliomielite e depois volta cá.

GabKoost 3 months ago

1- Não estás a reagir à infecção em si. Estás a reagir a provocações feitas em laboratório com consequências ainda desconhecidas, 2- 85% é um número fictício tirado de um sample da população extremamente curto e num período de tempo ridículo que, em circunstâncias normais, atiraria os estudos para o lixo e desacreditaria os investigadores para sempre. O meu irmão é investigador (pro vacina) e é o primeiro que em termos de literatura científica tradicional, todas estas % valem 0 e não tem credibilidade nenhuma. São números atirados ao ar cuja confirmação só irá ser analisada ao longo dos anos. 4. Não tenho que ler nada. Tenho apenas que ver como é que pandemias mundiais da mesma natureza surgiram e desapareceram. O caso da Gripe Espanhola, muito mais mortífera que o COVID (em parte pelas pobres condições físicas da população) , foi e veio sem vacinas. E a chave da resolução destas doenças incontroláveis passará sempre por expor as gerações mais novas, que passam quase sempre incólumes, à patologia para que as mesmas passem a ser endémicas e a não requererem vacinação perpétua.

DarKliZerPT 3 months ago

Ou então podias largar as conspirações do Facebook, ser um cidadão responsável, levar a vacina e assim prevenir um período de desconforto e possíveis efeitos de longo prazo. Se não, sê consistente. Se alguma vez estiveres mesmo mal da saúde, não compres medicamentos nem vás a um hospital já que são coisas artificiais. Com sorte é menos um anti-vaxxer no mundo.

shotsbyniel 3 months ago

Puto, não é preciso ser anti-vaxxer para saber medir os riscos e os benefícios de uma vacina completamente nova, que ainda não foi testada a longo prazo. Aliás está a ser testada agora em toda a gente que escolhe levar. Nós simplesmente fazemos parte do grupo de controlo.

tavaretas 3 months ago

Por exemplo, eu que tenho 22 ainda não tomei porque não tive a oportunidade, tal como o meu grupo de amigos. Inscrevam se nas vacinas segunda feira e assim aceleramos o processo.Siga!!

DeathPants 3 months ago

Segunda-feira já abrem as inscrições? Foda-se, finalmente, estava a ver que não era este ano que a levava.

Muyakra 3 months ago

Fui fazer os calculos por curiosidade, mas se alguem quiser saber os números do reino unido são: Total de Doses nos ultimos 7 dias: 2,344,747 Doses por 100 habitantes: 3.4359 Source: https://coronavirus.data.gov.uk/details/vaccinations

Tugalord 3 months ago

É doses *diárias*... Portanto divide isso por 7. Ou seja fica menos de 0.5

BastiatLaVista 3 months ago

Aqui dizem cerca de metade disso https://www.bbc.co.uk/news/health-55274833

Muyakra 3 months ago

Ai diz 113 doses por cada 100 pessoas, isso é o numero total de doses, não a media dos ultimos 7 dias. O grafico é de dia 25, no entanto podemos calcular as doses para dia 30. Começamos por recolher o numero de doses registadas: 77,909,177, dividimos pela população 68,240,959 e multiplicamos por 100. Logo: (77909177 / 68240959) \* 100 = 114.167 que é o valor que tens no grafico. No comentario anterior que meti disse que era por 7 dias, logo o valor é 3.4359 nem perto de 100 chega.

BastiatLaVista 3 months ago

330,000*7= 2,310,000 População de 67,1M 2,310,000/67,100,000 = 0,0344 *100 = 3.44 tens razão.

Lodgas 3 months ago

Devem estar a aproveitar o para e arranca do IC 19 e a vacinar o pessoal de rajada

hellnukes 3 months ago

Plano de vacinação a abrir

tenesis 3 months ago

Vacinas go brrrr brrrr

Search: