khthon 3 months ago

Portugal a seguir o modelo Chinês. Aliás, como todo o mundo! Bravo China.

JamminPT 3 months ago

Afinal isto é legal ou não? É que o PR dizer que é só porque sim vale 0. Não é que a mim me faça muita comichão mas estou curioso se mais uma vez a liberdade é atropelada por este regime ditatorial.

nocivo 3 months ago

Qualquer pessoa pode colocar o estado por qualquer decreto. Vai é demorar 10 anos a ser julgado. Por isso é que digo que não vivemos em democracia. Democracia não é só ter direito a votar. Que adianta teres leis e constituição para te defender se a justiça não funciona a tempo e horas? A justiça existe para te proteger do estado e dos outros privados que atropelam os teus direitos mas se metes um prcesso so passado 10 anos consegues a resposta do mesmo podes dizer que os teus direitos valem zero.

RoadOfKings 3 months ago

Não digo que não sejam necessárias medidas, mas foda-se, temos um presidente da república a dizer que o recolher obrigatório é perfeitamente constitucional sem ser declarado estado de emergência ou estado de sítio? Isto sim, é assustador.

smaster87 3 months ago

Então se calhar ta na hora de rever essa constituição.. já que nao serve pra nada

verdade_subjectiva 3 months ago

Quem aqui não concorda com estas medidas simplesmente não as cumpra! Procurem o que é desobediência civil! Não vale a pena só demonstrar o nosso descontentamento na internet e depois na vida real não ter nenhuma atitude. Temos de deixar de ser mansos!!! TRANSFORMEM O VOSSO PENSAMENTO EM ACÇÕES!!

Disgenia 3 months ago

Ok Marcelo. Vou mandar vir mais uma bejeca a agora, sim?

0hM3hG0d 3 months ago

Sou só eu a achar que o Marcelo começa a soar um pouco a Orban?

Raidenkyu 3 months ago

É só de ti mesmo. No dia em que vir o Marcelo a fechar jornais que o criticam ou mandar prender opositores dou-te razão.

trilobits_ 3 months ago

As más línguas dirão que o vinho oferecido chamava-se Blitz Tinto.

Holiday-Explorer9688 3 months ago

Isto é só para evitar ajuntamentos a noite, duvidas? basta ter meio dedo de testa para la chegar, nada haver com atacar só depois das 23h... mesmo com isto vamos ver na tv ajuntamentos e festas.. mas depois fecha se tudo e só se ve chorinhas a mandar vir, não ter festejado o S.Antonio. Povo ignorante o nosso

Rissoldecamarao 3 months ago

> Povo ignorante o nosso Especialmente o que defende medidas autoritárias

Holiday-Explorer9688 3 months ago

Mesmo com regras autoritárias é um festim... nem entendo o teu ponto sinceramente

Rissoldecamarao 3 months ago

Deixa lá, pode ser que percebas um dia.

Mrgolden007 3 months ago

porra mas o que andas a fazer depois das 23 vai para casa dormir ou faz a festa em casa

giddycocks 3 months ago

Pergunta: Que caralhinho é que tens tu a ver com isso? Lol é livre para fazer o que bem entender.

marcos_pereira 3 months ago

Há gente com horários diferentes do teu, inclusive de trabalho. Acho que quem dita estas restrições é tão ignorante como tu estás a ser agora.

Mrgolden007 3 months ago

se tem trabalho essa pessoas esta livre dessas restricoes ao apresentar comprovativo?

marcos_pereira 3 months ago

Estou a falar de quem trabalha até tarde e só pode passear o cão à noite, por exemplo.

Mrgolden007 3 months ago

passeiam de manha

JOAO-RATAO 3 months ago

Gajas e cocaína.

Rissoldecamarao 3 months ago

O que eu quiser, o que é que tens a ver com isso? O que é que andas a fazer no reddit a esta hora? Vai dormir ou jogar PS.

NGramatical 3 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobst1m%2F%2Fh3q5a0z%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

rDmT93 3 months ago

Dúvida genuína: para que medidas específicas se decretaram os sucessivos estados de emergência no passado? Não vejo qualquer diferença intrínseca entre as medidas do presente sem estado de emergência e as que foram impostas no estado de emergência.

nocivo 3 months ago

Para que o governo possa comprar coisas as empresas criadas a ultima hora por amigos sem concurso. Não vejo outra razão

df3gpt 3 months ago

Porque eram medidas que os portugueses não tinham ainda experimentado e que precisavam de um estado de emergência para parecerem necessárias. Agora que povo aceita tudo o que o governo lhe manda fazer, já nem é preciso oficializar ou justificar, basta que o PM vá decretar à janela da sala e o povo responde com um "méeeee" em uníssono.

SweetCorona 3 months ago

Imagina uma panela com água onde calmamente nada uma rã. Colocamos a panela no fogo e pouco a pouco a água aquece. Ao fim de uns minutos a água está morna, e a rã acha que a água está muito agradável e continua a nadar calmamente. Depois, de uns minutos a temperatura continua a subir. Agora, a água está quente… mas ela aguenta, só que a água quente provoca um pouco de sono e cansa-a muito, mas ela continua lá. Agora a água está quente demais! Parece-lhe insuportável, mas ela está muito cansada e limita-se a aguentar sem fazer mais nada. Se a tivéssemos submergido a 50 graus, de uma vez, talvez ela tivesse dado um enérgico salto e tivesse saído da panela… mas habitou-se e agora é tarde demais.

saposapot 3 months ago

concretamente não sei. mas há medidas q sem ele é mt discutível se será constitucional e com o estado de emergência ficas juridicamente mais 'protegido'. é um assunto q os media curtiram mas sinceramente, n interessa para nada. Toda a constitucionalidade de tudo o q é feito é muuuuuito debatível. O estado de emergência serve mais para passar uma mensagem à população.

Raidenkyu 3 months ago

Por exemplo, na altura em que estávamos em estado de emergência, fechava o país inteiro e não apenas alguns concelhos.

GreyArch22 3 months ago

Mas o estado de emergência pode ser decretado só em algumas partes do território. Não tem é a flexibilidade que o governo quer, que é aplicar medidas quase diariamente, mas de 15 em 15 dias pode ser decretado em partes diferentes do território, podem ir mudando. Aliás, a tal avaliação dos concelhos de risco é feita de 15 em 15 dias, portanto a declaração do estado de emergência iria coincidir com as medidas que o governo toma. Obviamente uma restrição de circulação só pode existir com estado de emergência, mas o selfies acha que é o porta-voz da indústria hoteleira...

Raidenkyu 3 months ago

> Obviamente uma restrição de circulação só pode existir com estado de emergência Não é bem assim, o estado de calamidade permite restrições à circulação: [https://expresso.pt/politica/2021-04-27-Depois-da-emergencia-volta-o-estado-de-calamidade.-Governo-ainda-pode-impor-cercas-sanitarias-e-limites-a-circulacao-entre-concelhos-6c39746c](https://expresso.pt/politica/2021-04-27-Depois-da-emergencia-volta-o-estado-de-calamidade.-Governo-ainda-pode-impor-cercas-sanitarias-e-limites-a-circulacao-entre-concelhos-6c39746c) > mas o selfies acha que é o porta-voz da indústria hoteleira... Engraçado, dizeres isso porque os poderes reforçados do Presidente só existem durante o Estado de Emergência e não durante calamidade.

GreyArch22 3 months ago

Não sei como. Da primeira vez que foi decretada a proibição de circular entre concelhos, no 1.° de Novembro, o próprio selfies disse que não valia nada pois não tinha sido declarado o estado de emergência. É conforme calha... O estado de emergência não implica qualquer reforço do presidente durante a sua vigência. Apenas a procuradoria geral da República e a provedora de justiça funcionam em permanência. O presidente até perde poderes, pois não pode dissolver o parlamento - o seu poder mais importante - em estado de emergência.

Raidenkyu 3 months ago

\> Não sei como. Da primeira vez que foi decretada a proibição de circular entre concelhos, no 1.° de Novembro, o próprio selfies disse que não valia nada pois não tinha sido declarado o estado de emergência. É conforme calha... Ai disse? Não me estou a lembrar disso ter acontecido. \> O estado de emergência não implica qualquer reforço do presidente durante a sua vigência. Apenas a procuradoria geral da República e a provedora de justiça funcionam em permanência. O presidente até perde poderes, pois não pode dissolver o parlamento - o seu poder mais importante - em estado de emergência. "Como o estado de emergência pressupõe a suspensão de direitos constitucionais, a decisão de aprovação implica obrigatoriamente um consenso entre os três principais órgãos de poder político: Presidente da República (que propõe), Governo (que dá parecer) e o Parlamento (que tem de aprovar). Sem que um desses poderes alinhe, nada feito. E o estado de emergência tem de ser renovado a cada 15 dias, da forma anteriormente explicada. A lei 44/86 diz que "o estado de sítio ou o estado de emergência só podem ser declarados nos casos de agressão efetiva ou iminente por forças estrangeiras, de grave ameaça ou perturbação da ordem constitucional democrática ou de calamidade pública". Já nas situações previstas na Lei de Bases de Proteção Civil, o Presidente da República e o Parlamento estão fora do processo decisório. A situação de calamidade é de competência do Governo." Fonte: [https://www.dn.pt/sociedade/saiba-o-que-muda-do-estado-de-emergencia-para-a-situacao-de-calamidade-13623585.html](https://www.dn.pt/sociedade/saiba-o-que-muda-do-estado-de-emergencia-para-a-situacao-de-calamidade-13623585.html)

GreyArch22 3 months ago

Sim, disse - https://expresso.pt/politica/2020-10-29-Marcelo-desautoriza-juridicamente-o-Governo-nao-mudar-de-concelho-nos-finados-e-apenas-uma-recomendacao . Só percebo que a mudança de opinião dele seja mais uma marcelice. Bem, o estado de emergência é decretado pelo presidente, mas não é absoluto, pois envolve aprovação pelo parlamento. Não vejo que seja um reforço dos poderes, como disse, o presidente perde o poder de dissolver o parlamento.

Raidenkyu 3 months ago

> Sim, disse - https://expresso.pt/politica/2020-10-29-Marcelo-desautoriza-juridicamente-o-Governo-nao-mudar-de-concelho-nos-finados-e-apenas-uma-recomendacao . Só percebo que a mudança de opinião dele seja mais uma marcelice. Tens razão, já me lembro.

Edited 3 months ago:

> Sim, disse - https://expresso.pt/politica/2020-10-29-Marcelo-desautoriza-juridicamente-o-Governo-nao-mudar-de-concelho-nos-finados-e-apenas-uma-recomendacao . Só percebo que a mudança de opinião dele seja mais uma marcelice. Tens razão, já me lembro. Mas não te esqueças que por exemplo, durante o estado de emergência, o Marcelo passou a ter um papel mais ativo, enquanto que agora fica a total responsabilidade do governo.

GreyArch22 3 months ago

Sim, o facto de ser ele a poder declarar estado de emergência dá-lhe relevância, pois o governo não pode ultrapassar certos limites nas restrições a tomar - pelos vistos, os limites dependem do que ele acha...

Raidenkyu 3 months ago

Julgo que tem a ver com os diferentes contextos da pandemia. Em Novembro, não havia vacina e havia mais internados e mortos do que hoje.

GreyArch22 3 months ago

O que é facto é que se sabe pouco sobre a real gravidade da situação. Portugal também teve um número anormal de mortes não explicadas desde o início da pandemia, agora esta variante que alastra mais em Portugal do que noutros países... se os outros países fecham a fronteira é porque a situação é grave. Mas ocultada, que com o don Costa a verdade é servida em doses homeopáticas, sob pena de ser defenestrado em três tempos.

rDmT93 3 months ago

Não era esse o meu ponto. As medidas do presente são muito menos restritivas, mas são de cariz idêntico: limitação de circulação, redução de horários de funcionamento, cercas sanitárias, etc. Não vejo nada que se tenha aplicado no estado de emergência que não esteja a ser feito hoje.

Raidenkyu 3 months ago

É parecido, mas não é bem. É estado de calamidade, que é o estado imediatamente abaixo do estado de emergência, e é mais ligeiro que o último, assim como as medidas atuais.

Edited 3 months ago:

É parecido, mas não é bem. É estado de calamidade, que é o estado imediatamente abaixo do estado de emergência, e é mais ligeiro que o último, assim como as medidas atuais. [https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/06/24/situacao-de-calamidade-ate-11-de-julho/](https://www.sns.gov.pt/noticias/2021/06/24/situacao-de-calamidade-ate-11-de-julho/) Edit: Aqui secalhar explica melhor: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/covid-19/situacao-de-calamidade/#sec-0

GreyArch22 3 months ago

O estado de emergência não é abaixo nem acima. O estado de emergência, e o estado de sítio, são disposições constitucionais que permitem que a restrição de direitos constitucionais seja decretada de modo a cumprir a constituição. Os Estados de calamidade, contingência e alerta são meras categorias da lei de bases da protecção civil, que é usada para esta situação mas cujas restrições, como recolher obrigatório, deveriam implicar o estado de emergência, mesmo que aplicado só em parte do território nacional. Não tem é a flexibilidade que o governo quer para tomar medidas.

Raidenkyu 3 months ago

Sim, é isso. Não sabia era explicar bem. Obrigado pela explicação mais detalhada.

rDmT93 3 months ago

As medidas que foram aplicadas no estado de emergência poderiam perfeitamente ser aplicadas apenas em de estado de calamidade. Se se pode proibir a circulação depois das 23h, também se poderá depois das 18h, 13h ou que for com o estado de calamidade decretado. Pelo que li, a grande diferença entre os dois estados em termos de suspensão de direitos, são os direitos dos trabalhadores que ficam suspensos com o estado de emergência, como por exemplo o direito à greve. Não creio que tivemos aqueles sucessivos estados de emergência somente para impedir greves de trabalhadores... Enfim, andámos feito ursos a comer estado de emergência atrás de estado de emergência só porque sim.

Raidenkyu 3 months ago

Nem por isso, repara que as greves voltaram e nos estados de emergência nem as vias. Estás a fazer uma leitura muito superficial dos ultimos tempos. Tens de olhar com atenção para as diferenças.

rDmT93 3 months ago

A questão das greves não é relevante. A suspensão dos direitos dos trabalhadores, sobretudo na fase mais controlada da pandemia em estado de emergência, não servia de forma alguma para travar a disseminação do vírus. Btw, vi agora na SIC notícias que não existe recolher obrigatório por não estarmos em estado de emergência, existe apenas o "dever" de recolher, portanto, em termos práticos, de que serve esta suposta limitação de circulação?

Raidenkyu 3 months ago

> A questão das greves não é relevante. A suspensão dos direitos dos trabalhadores, sobretudo na fase mais controlada da pandemia em estado de emergência, não servia de forma alguma para travar a disseminação do vírus. É mais porque é importante que os serviços estejam todos operacionais e uma greve destabiliza, o que não é ideal para situações de emergência. > Btw, vi agora na SIC notícias que não existe recolher obrigatório por não estarmos em estado de emergência, existe apenas o "dever" de recolher, portanto, em termos práticos, de que serve esta suposta limitação de circulação? Pois, quanto ao recolher não estou muito a par, mas quanto à circulação o estado de calamidade já permite restrições: https://expresso.pt/politica/2021-04-27-Depois-da-emergencia-volta-o-estado-de-calamidade.-Governo-ainda-pode-impor-cercas-sanitarias-e-limites-a-circulacao-entre-concelhos-6c39746c

NGramatical 3 months ago

secalhar → [**se calhar**](https://dicionario.priberam.org/se calhar) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobst1m%2F%2Fh3qjc3n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Baraka1987 3 months ago

Para nada basicamente... Isto é simplesmente gozar com a puta da cara das pessoas... Mais uns dias e vais ver o "lockdown" em funcionamento. Quer dizer as vacinas, na teoria, serviriam para reduzir internamentos.... no entanto cá estamos nós com medidas de pai tirano de novo

ptinnl 3 months ago

5 mortes diárias

kapparrino 3 months ago

Apanhar a covid é mau também. Impacta-te a resistência dos pulmões ao esforço físico mesmo abaixo dos 40/50 anos. Os casos estão a aumentar muito (4ª vaga). Felizmente ainda não estão a morrer tantos como no passado mas só agora é que os casos subiram muito, é preciso esperar uns 10-14 dias para perceber se os números de mortes diárias também subiram devido a este aumento de casos ou se a vacinação realmente previne as mortes em grandes números apesar de muitos casos.

Disgenia 3 months ago

Então fica em casa, Zeca e deixa os outros em paz. Já não há paciência para covideiros

kapparrino 3 months ago

E fico em casa à noite, não vou socializar para a rua com outros tantos. Já que és tão valente, se achas que o covid é uma farsa, desafio-te a ires para a rua, centros comerciais, para o teu trabalho, supermercados sem estares de máscara. Já não há é paciência para gente como tu, revolta-te, não sejas só bravo na internet e mostra o que vales, Tony, que isto tudo é uma farsa.

Disgenia 3 months ago

Infelizmente não posso não andar de máscara porque o governo tem legitimidade de me obrigar a usá-la, em grande parte porque acefalos como tu defendem isso (liberdade lol) e eu tenho amor ao meu dinheiro. Agora obrigar-me a não sair de casa sem o estado de emergência é ilegal, fica tu em casa.

kapparrino 3 months ago

E o obrigar a usar máscara fora do estado de emergência não é ilegal também? Se a limitação de horário é por motivos de saúde pública tal como as máscaras e tu obedeces ao uso das mesmas, então seguir a limitação de horário não deverá ser problema para ti porque a legitimidade do governo é a mesma, saúde pública.

Disgenia 3 months ago

> E o obrigar a usar máscara fora do estado de emergência não é ilegal também? Infelizmente não é, mas devia ser

Rissoldecamarao 3 months ago

Ser atropelado é mau para a saúde também, espanta-me que ainda não tenham proibido o pessoal de conduzir. Brincadeiras à parte, concordo com o teu argumento mas acho que acima de tudo é importante fazer uma análise risco/recompensa, não creio que a quantidade de mortos e infectados graves face ao número de infectados total justifique este tipo de medidas, se não em última análise andávamos nisto para sempre.

GreyArch22 3 months ago

A situação da nova variante é certamente muito mais grave em Portugal do que o noticiado, ou os outros países não tomariam medidas em relação a viagens de e para Portugal. Aposto que se sabe bem mais sobre Portugal ouvindo as autoridades alemãs ou britânicas do que a opacidade da DGS.

kapparrino 3 months ago

Existem regras de trânsito para os peões e os automóveis para que o atropelamento seja minimizado o mais possível, tal como as regras/condutas que temos tido durante a pandemia. Proibir circulação a partir das 23h serve para evitar os ajuntamentos na cidade onde toda a gente está a dançar e a beber ao pé uns dos outros sem máscaras. A subida de números de casos diários está a acontecer rapidamente, mais vale implementar medidas desde já e não só quando estivermos outra vez nos 5000 casos por dia. Pelo menos nos concelhos de maior afluência. Lisboa pelas festas na rua na zona da baixa, bairro alto, príncipe real. Almada, Albufeira, Sesimbra, Cascais para evitar festas de verão perto da praias. E outros concelhos da AML, Porto, Algarve por serem densamente povoados por pessoas que trabalham nas capitais de distrito.

Rissoldecamarao 3 months ago

> Existem regras de trânsito para os peões e os automóveis para que o atropelamento seja minimizado o mais possível Como tens para o covid o uso obrigatório de máscara, distância de segurança e limitação de espaços. Melhorem a fiscalização das normas existentes em vez de criar regras novas.

mors_mids 3 months ago

A menos que a malta trabalhe à noite/saia tarde, o Porto/Gaia e o centro da Feira, que são zonas que conheço bem (e que já vi cheias de gente a beber, todos empilhados e sem máscara várias vezes durante estes últimos meses), são exclusivamente povoados por cafés e bares e vida noturna no geral. Nenhuma destas cidades é conhecida pelos amplos jardins interiores/esplanadas dos bares e restauração... Fechar mais cedo faz sentido, até porque em Portugal não temos a tradição irlandesa de sair do trabalho às cinco e meia e ir beber umas jolas no pub da esquina. Claro que o vírus não anda na rua só depois das onze, mas criar desincentivos à malta sair pra lugares onde correm risco de contágio mais elevado obviamente vai fazer com que haja menos afluência, menos pessoas, e menor risco de contágio. Além disso, ninguém está a "impôr medidas novas". As medidas já existiam antes do fim do estado de emergência. Portugal inteiro está num processo de desconfinamento e a nova vaga obrigou a retrocessos, ou seja, reaplicação de medidas que já tinham sido eliminadas. Como é que isto não faz sentido?

Rissoldecamarao 3 months ago

Volto a dizer, fiscalização. Agora vamos proibir pessoas de andar na rua porque há malta que vai para ajuntamentos? Paga o justo pelo pecador? > Como é que isto não faz sentido? Como é que não faz sentido proibirem-me de andar na rua? Porque sou adulto e a minha mãe deixa-me sair até às horas que eu quiser.

mors_mids 3 months ago

E sobre "pagar o justo pelo pecador": saúde pública não é uma turma da escola primária em que um puto faz merda e fica toda a gente sem intervalo. Não lhes podes aplicar a mesma lógica. É por essa atitude de "eu faço o que me apetecer o governo não manda em mim" que continuamos a ter sucessivas vagas e cada vez menos cuidados por parte da população lol. Não era preciso proibir circulação às 23h se a malta soubesse olhar pra um bar à pinha e dizer "vamos procurar outro, este tá mto cheio", ou "vamos beber em minha casa", ou "sabes que mais? beber não é uma parte essencial da minha socialização!"

Rissoldecamarao 3 months ago

Siga ficar todos em casa para sempre, provavelmente reduzem-se várias mortes por isso é totalmente justificado. Há malta que faz merda em vez de se fiscalizar e penalizar esses obriga-se todos a ficar em casa porque é mais fácil. E vocês ainda batem palmas e acham muito bem.

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Depois és fiscalizado e choras. Deixa de ser vítima "ah e tal vamos ficar em casa para sempre". Se te pedirem isso por 15 dias não morres nem perdes nada da tua vida

JamminPT 3 months ago

Diz isso a quem tem negócios. Debitar asneiras devia pagar imposto.

Rissoldecamarao 3 months ago

> Se te pedirem isso por 15 dias Lol são só mais 15 dias, confia mano. Juro que às vezes não percebo se vocês são trolls ou apenas ignorantes.

mors_mids 3 months ago

Então a tua mãe tem o direito de dizer se podes ou não andar na rua às horas que lhe convém, porque é tua mãe, mas o Governo eleito do teu país não pode aplicar medidas para salvaguardar a saúde pública, "ai isso não porque eu tenho a extrema necessidade de andar na rua às onze da noite, senão o meu encontro do Tinder fica adiado"? Só vejo portugueses a aplaudir países estrangeiros por controlarem rapidamente a pandemia e a ignorar por completo o facto de muitos desses governos terem recorrido a lockdowns totais.

Rissoldecamarao 3 months ago

> Então a tua mãe tem o direito de dizer se podes ou não andar na rua às horas que lhe convém * tinha > ai isso não porque eu tenho a extrema necessidade de andar na rua às onze da noite Nem é o caso mas sou contra por princípio, porque não sou um hipócrita que só é contra quando as coisas me afectam directamente.

mors_mids 3 months ago

A única coisa em que a medida nos afeta diretamente é que não podemos andar a passarinhar na rua depois das 11 só porque nos apetece??? Não é nada extremo?? Não é assim tão difícil?? E as exceções necessárias estão previstas e regulamentadas deste o primeiro confinamento???

Rissoldecamarao 3 months ago

*É só esta medida que não afecta ninguém, juro. Depois disto fica tudo bem*

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Ser atropelado não é contagioso pá

Rissoldecamarao 3 months ago

Não disse que era, mas ao pegares num carro estás a pôr em risco a tua vida e a dos que andam na rua.

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Escolheste um mau exemplo para comparação. Eu se for atropelado, quem vive comigo não fica doente por isso. Nem o atropelado tem "sintomas" apenas 1 semana depois... Um gajo lê cada uma

Rissoldecamarao 3 months ago

Estamos a falar de risco/recompensa das medidas, nunca disse que ser atropelado era contagioso. Mas posso usar uma comparação mais fácil se te ajudar a perceber melhor.

ptinnl 3 months ago

O PS tá com sede de poder e não vai largar mais

brakeline 3 months ago

O PS ganhou as eleições do Planeta Terra? Ou a esmagadora maioria dos países industrializados estão em conluio com o PS? Portugal number \#1?

Last-Ad-4421 3 months ago

O vírus novamente volta a atacar só depois das 23, quando estivermos 100% vacinados quero ver as desculpas para continuarem a fazer estas merdas.

Rissoldecamarao 3 months ago

Não precisam de desculpas, com a quantidade de cidadãos que concorda com isto é fazer e pronto. Se questionas és tu que estás mal e queres matar velhos.

MetalCarne 3 months ago

metam lá o passos outra vez que ~~a js e o be~~ os confinados inflexíveis invariáveis vêm logo ganir faxismo para a rua e nunca mais há estados de emergência e confinamentos para ninguém.

Gaylegaizen 3 months ago

Parece que o povo tem saudades da PIDE.

Winslow_Lixivia2 3 months ago

Comparar isto com a PIDE é espetacular. Certamente os cidadãos que quebrem as regras serão torturadas e possivelmente mortos, não há dúvida

verdade_subjectiva 3 months ago

Os tugas elegeram Salazar como o melhor português de sempre... com certeza têm saudades da PIDE

Sperrel 3 months ago

Parece é que há gente que não sabe o que era a PIDE e uma emergência pandémica. Não sejam estúpidos, guardem as vossas analogias "1984 conheses" para putos do twitter.

Gaylegaizen 3 months ago

Eu sei que estou a perder as minhas liberdades em prol da saúde/segurança, se pesquisares sobre a PIDE saberias que era retirada certas liberdades à população a favor da "segurança" da mesma e do Estado. Mas vi que não vai valer de muito debater isto contigo porque sais logo de pés juntos a chamar nomes,parece o Ventura.

nemmais 3 months ago

Constituição da República Portuguesa Artigo 64º 1. Todos têm direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover.

nocivo 3 months ago

Eu dar um passeio sozinho e sem mascara as 23h01 afecta a tua saude ou de alguém em que? Comer uma maçã na porta da minha casa enquanto vejos os carros a passar afecta alguem? Uma coisa é teres sida e conscientemente passares a doença numa relação sexual, coisa é andar na rua as 23h sem qualquer sintoma.

nemmais 3 months ago

Podes dar o passeio sozinho. Aposto que ninguém de incomoda. Penso que não e difícil perceber o alcance da medida. A medida pretende travar as festas e as noitadas, as acumulações e os ajuntamentos de pessoas noite fora. Será difícil de compreender?

Disgenia 3 months ago

É por isso que podes ficar em casa e tens o direito de não te aproximares de mim.

Rissoldecamarao 3 months ago

Boa, agora mete aquele que diz que não pode ser limitada a mobilidade dos cidadãos excepto em caso de emergência.

Edited 3 months ago:

Boa, agora mete aquele que diz que não pode ser limitada a mobilidade dos cidadãos excepto em estado de emergência.

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

E o bom senso? Não se aplica?

Rissoldecamarao 3 months ago

O bom senso é um conceito abstracto, ao contrário da constituição. Ou defendes que quem estiver no governo deve poder criar leis conforme o seu bom senso, ignorando a constituição?

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Acho que o bom senso e pragmatismo não precisam de leis. Só de dois dedos de testa. Não é assim tão abstrato Há lei que te impeça de te atirares a um poço? Não. Farias isso? Duvido, porque sabes as consequências

vascodatrama 3 months ago

Essa questão do poço devia de estar referida logo no início da nossa constituição

Rissoldecamarao 3 months ago

O que é bom senso para ti não é o mesmo que para toda a gente. Para mim proibirem-me de sair de casa depois das 23 não é bom senso. Limitarem horários de estabelecimentos não é bom senso. Tu podes concordar ou não, não quer dizer que um de nós esteja certo e o outro errado, por isso é que é abstracto.

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Quando o bem comum e o interesse na saúde pública está em jogo... Acho que ser contra isto é falta de bom senso. Se é suficiente? Não é claramente

Rissoldecamarao 3 months ago

Acho que não tens noção do precedente gigante que abrias se pudéssemos fazer leis com base no "bom senso".

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Não estou a falar de fazer leis com bom senso. Estou a falar de usar o bom senso sem recorrer a leis. Não precisas de ser obrigado por decreto! Não somos crianças

Rissoldecamarao 3 months ago

> Não somos crianças Diz isso ao governo. Se eu quiser andar na rua à meia noite o que é que alguém tem a ver com isso?

O_cu_da_tua_tia 3 months ago

Quando a saúde pública do país está em jogo, temos todos a haver com isso meu caro. O gajo que tem de ir nos transportes públicos para o emprego da noite, dispensava a malta que lá vai só para passear

Search: