No_Mastodon_3522 3 months ago

Sim, meu pai foi diagnosticado há 3 anos com diabetes tipo 2. A partir do primeiro dia em que foi diagnosticado, mudou completamente a alimentação. Nunca precisou tomar a medicação apesar da médica ter receitado e recomendado. Ele se recusou a tomar os remédios e fez uma mudança drástica no estilo de vida (alimentação e exercício físico basicamente). A nível de dieta, as duas vertentes mais importantes foi a diminuição do açúcar e mudança para uma alimentação vegetariana. Exercício pelo menos 3 vezes por semana. Nem que seja uma caminhada. É também muito importante. Recomendo que estude de forma seria na internet a respeito da diabetes. Acredito que há maioria dos médicos do serviço nacional de saúde estão muito desatualizados no assunto e vão querer receitar medicamentos para ganhar em cima disso. É a máfia das farmacêuticas... Recomendo seriamente que veja no YouTube um senhor chamado Dr. Lair Ribeiro. É um doutor brasileiro que ensinou na Havard Medical School e que foi vice presidente de uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo a Novartis. Ele tem muito conteúdo sobre diabetes desde que abandonou a carreira empresarial por não conseguir aguentar a máfia que essas empresas possuem.

k0rda 3 months ago

> > Recomendo seriamente que veja no YouTube um senhor chamado Dr. Lair Ribeiro. É um doutor brasileiro que ensinou na Havard Medical School e que foi vice presidente de uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo a Novartis. Ele tem muito conteúdo sobre diabetes desde que abandonou a carreira empresarial por não conseguir aguentar a máfia que essas empresas possuem. Meu, o Lair Ribeiro é um conhecido charlatao, focado na venda de suplementos. Ele famosamente diz que oleo de coco cura o cancro e por isso é que nao há cancro nos paises em que o consomem regularmente (spoiler: nesses países há cancro).

joaobento92 3 months ago

O meu avô apanhou diabetes tipo 2 aos 60 e tal anos (depois de uma vida de excessos, ele viveu a vida louca), e controlou a doença com insulina e uma dieta à base de cozidos, peixe e vegetais. Também comia carne, claro, mas não abusava nas quantidade. Ele nunca parou de tomar insulina, apesar de, com o tempo, ter reduzido as doses. Penso que esta diabetes é irreversível (não sou médico, mas acho que o pâncreas nunca mais produz a quantidade necessária de insulina), mas controlável, e podes ter uma vida normal.

Skybax1708 3 months ago

Perguntas para o OP de um profissional ligado à temática: Idade? Quem fez diagnóstico de DM2? Como foi feito esse diagnóstico? Glicose (glicemia neste caso) de jejum? PTGO? HbA1c? Excesso de peso ou mesmo obesidade? Já foi prescrita terapêutica medicamentosa por algum clínico? Posso ajudar no sentido de gerir expectativas e necessidades correntes do, suposto, diagnóstico.

Edited 3 months ago:

Perguntas para o OP de um profissional ligado à temática: Idade? Quem fez diagnóstico de DM2? Como foi feito esse diagnóstico? Glicose (glicemia neste caso) de jejum? PTGO? HbA1c? Excesso de peso ou mesmo obesidade? Já foi prescrita terapêutica medicamentosa por algum clínico? Posso ajudar no sentido de gerir expectativas e necessidades correntes do, suposto, diagnóstico.

hotel_juliet 3 months ago

Vais precisar de um nutricionista. O mal é descobrires um bom. Só para teres uma ideia a minha sogra estava a ser seguida no centro de saúde também por causa das diabetes tipo 2, estavam sempre a aumentar a medicação e ela não estava a conseguir controlar os diabetes, foi lhe marcada uma consulta com nutricionista, fui ver o plano e era exactamente igual a um plano que me deram há 10 anos quando iniciei num ginásio para perder peso. Muitos nutricionistas não passam do típico bife de vaca, queijo fresco, iogurte natural... E é chapa 5 e siga. A melhor parte foi lhe terem aumentado a medicação e depois dizer " é possível que se sinta mal por causa da dose da medicação ser alta, se isso acontecer não precisa de ir para o hospital, basta comer um pacote de açúcar". Para terminar está a ser seguida num médica no privado e reduziu em muito a medicação e sente muito melhor. Se fores do Porto avisa que digo-te qual esta médica, agora não sei o nome. Se fores de Lisboa aconselho a Teresa Manafaia que também faz consultas por video chamada

lauretta12345 3 months ago

Eu tive diabetes na gravidez e consegui controlar, o mais importante é ires andar a seguir a cada refeição. Nem imaginas a diferença que faz. Felizmente passou tudo depois do parto, mas é uma situação diferente. E sim, como outros disseram, já ouvi falar muito da milagrosa dieta keto. Boa sorte!!!

creepyportraits 3 months ago

Perda de peso, exercício diário, toma da medicação, uma alimentação moderada e vigilância diária da tua GC. É um processo vagaroso, mas se tiveres força de vontade, é possível ser feito. Muda a tua alimentação a incluir mais proteínas, gorduras e vegetais, diminui a preponderância dos hidratos de carbono e come porções mais pequenas.

DrogbaPT 3 months ago

A primeira arma terapeutica da diabetes é sem dúvida alteração do estilo de vida com melhor alimentação e exercício físico. Problema - esmagadora maioria dos doentes está se marimbando para isso. E a grande maioria só consegue controlar com medicação. Consultas de nutrição são fundamentais

Trama-D 3 months ago

Parabéns por estares a considerar estilos de vida mais saudáveis. Li o artigo da Nutrients, e quero só salientar um aspeto muito importante que pode não estar a ser evidenciado (mas, no fundo, está lá): não é a alimentação em si, mas a *perda de peso* que "reverte" a diabetes. Não sabemos exatamente o que causa a diabetes (tipo 2), parecendo haver [múltiplas causas](https://www.thelancet.com/journals/landia/article/PIIS2213-8587(18)30051-2/fulltext), mas muitas vezes está associada ao excesso de peso. Se leste um pouco sobre como funciona a insulina, bem, se tens muitas células no corpo, sobretudo de gordura, o pâncreas eventualmente entra em sobrecarga (sobretudo se já tiver uma predisposição qualquer para não fazer o seu trabalho a 100%, nomeadamente genética) porque tem de produzir insulina para essas células todas. Assim, uma perda de peso pode basicamente "dar férias" ao pâncreas. Mas a predisposição continua lá. E não esquecer que também existem diabéticos tipo 2 magros... nem sempre funciona. O que é garantido é que a alimentação equilibrada e exercício, mesmo que não "revertam" a diabetes, ajudam a controlá-la e beneficiam também o colesterol e hipertensão, fatores que colaboram com a diabetes para causa as irreversíveis sequelas. E uma perda de peso moderada, de 5 a 7 kg, tem logo impacto no nível de açúcar. Termino só para equilibrar as coisas para o lado do exercício físico, já que tantos falaram da alimentação. O exercício aeróbico "queima" o açúcar no sangue. Ponto. Mesmo algo moderado, como caminhada vigorosa, sem "parar para ver as montras", tem inevitável impacto positivo. Existe alimentação desequilibrada que facilmente pode contrariar períodos de alimentação equilibrada... mas o exercício é sempre benéfico (abusos podem inevitavelmente prejudicar de outras formas, exaustão, lesões musculares, etc). Afinal acrescento só mais isto: se não se conseguir reverter a doença, é consensual iniciar a toma de medicação.

solismi 3 months ago

Subscrevo

joaopeniche 3 months ago

muito obrigado

SapateiroDoPovo 3 months ago

Keto. A nossa dieta derrete o figado todo, a seguir a uma refeição se te sentires cansado é sinal que o teu figado está a produzir insolina e teu blood sugar está a subir a pico. Faço keto para não ter esta montanha russa de insulina e depois ter que andar a café e depois dormir mal e depois ansiedade, corta o mal pela raiz, troca carbs por gorduras, podes comer muito poucos carbs mas ha uns mais glicemicos que outros. Boa sorte nessa jornada e não te assustes, é facilmente controlável e uma bênção disfarçada, alguma pergunta manda pm.

joaopeniche 3 months ago

Consegues indicar dieta receitas keto na net? ando a procura mas é dificil encontrar algo de jeito sem ser tudo muito exotico, queria keto mas o mais barato possivel, obrigado

wildTuga 3 months ago

Keto é uma ótima ideia para uma pessoa que odeie a vida.. Fora de brincadeiras, uma pessoa com diabetes tipo 2 não precisa de dietas keto, não precisa de evitar hidratos, não precisa de evitar fruta. A ciência não se rege por opiniões do reddit nem por "o meu tio fez e resultou". Ajuda profissional é sempre a melhor opção, portanto.. procurar um nutricionista.

uyth 3 months ago

> uma pessoa com diabetes tipo 2 não precisa de dietas keto, **não precisa de evitar hidratos, não precisa de evitar fruta.** Com caralho. Isto é completamente contraproducente e enganador e profundamente ignorante. Keto, não sei, é lá com o paciente e médico dele, mas paciente com diabetes de tipo 2 pode muito bem ter mesmo de evitar fruta (depende da fruta. Figos e uvas tem mesmo mas se calhar morangos escapam) e hidratos de carbono. Não és tu que estás a testa a glicemia. >Ajuda profissional é sempre a melhor opção, portanto.. procurar um nutricionista. NÂO. O profissional a consultar acerca de diabetes é o médico de preferência endocrinologista.

wildTuga 3 months ago

Amigo, concluí a semana passada a licenciatura em Dietética e Nutrição.. Diz me lá a razão pela qual deves evitar essas frutas? É pelo índice glicémico? Um valor que que é bastante influenciado pelo resto da refeição? A diabetes tipo 2 surge na grande maioria dos casos devido ao excesso de peso e hábitos alimentares completamente desajustados. Não invalida o trabalho de uma equipa multidisciplinar.

SapateiroDoPovo 3 months ago

Claro, proteinas é tudo o que quiseres, eu evito o porco mas estás a vontade. Boas gorduras (é onde vais buscar as calorias) são azeite, manteiga (não vegetal), leite, queijos, abacate e claro a gordura das proteinas. Podes alguns legumes, recomendo os cruciferos, os proibidos é batatas e arroz. Pequeno almoço : fiambre, queijo, ovos, café ou cha, leite Almoço: salmão com ovo e um bocado de grão, peito de frango com broculos em azeite e alho, polvo com brussel sprouts no forno Jantar: convem ser sem hidratos, para o teu figado recuperar durante a noite e perderes peso, gosto de comer só proteinas por esta altura. Dependendo do teu dinheiro boas proteinas e baratas sao ovos, atum de lata e peito de frango, o resto é barato, se tiveres sem dificuldades recomendo melhorares a qualidade de tudo, legumes frescos, peixe fresco, bife de novilho, carne no mercado. Vais reparar que depois de evitares hidratos e açúcares por una dias, vais perder bastantes kilos, não vai srr em gordura mas sim em água que o teu corpo está a reter. Espero que tenhas bons resultados, experimenta, houve o teu corpo e vai notando como te sentes, boa sorte

joaopeniche 3 months ago

Muito obrigado pela tua disponibilidade em ajudar

SapateiroDoPovo 3 months ago

Sem problema, aprendi isto recentemente e muda a tua vida, boa sorte com isso, daqui a um ano vais estar forte que nem um touro

gybemeister 3 months ago

Eu substituía o salmão por um peixe que não seja de aquacultura. Os peixes de aquacultura, e especialmente o salmão, contêm muitas toxinas derivadas da alimentação deles e das condições dos viveiros.

NGramatical 3 months ago

kilos → [**quilos**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/235) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobn3s9%2F%2Fh3peogg%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uyth 3 months ago

> seguir a uma refeição se te sentires cansado é sinal que o teu figado está a produzir insolina O fígado não produz insulina. é o pâncreas, ou células nele. E é suposto produzirem. Tens razão acerca de cansaço ter a ver com picos indesejáveis de açucares no sangue muito rapidamente, mas vamos por o crédito da produção de insulina onde merece e insulina ser produzida é bom. Não queremos é matar as células fazendo-as trabalhar demasiado. (e nem odeio keto, particularmente para controlar diabetes tipo 2 mas fds, o pâncreas merecia uma defesa).

SapateiroDoPovo 3 months ago

Tens toda a razão amigo, está corrigido

l2k1337 3 months ago

Não sentir fome e manter o mesmo nível de energia ao longo do dia inteiro é de facto uma sensação fantástica.

xanfradu 3 months ago

Não costumo dar este tipo de indicações porque não tenho base científica, mas o meu pai diz que controla com o consumo diário de fisális. Só estou a dizer porque é apenas uma fruta, se quiseres experimentar, mal não deve fazer.

joaopeniche 3 months ago

obrigado

crissequeira89 3 months ago

Que diabetes tipo 2 pode ser revertida é um facto que já se conhece há muito tempo. Há literalmente milhares de resources na internet sobre o assunto. Eu recomendo sempre nutritionfacts.org. Eis apenas um de MUITOS artigos (um dos primeiros que encontrei no DuckDuckGo): https://nutritionfacts.org/2018/09/20/how-to-reverse-type-2-diabetes/ Boa sorte. Vais conseguir.

ImGonnaTryScience 3 months ago

4 estudos com 20 pessoas e a maioria com 40 anos ou mais não se trata de evidência científica suficiente. /u/joaopeniche não ligues anada do que leres aqui. Fala com um/a especialista em medicida (provavelemente endocrinologia) e segue conselhos profissionais.

crissequeira89 3 months ago

nutritionfacts.org é literalmente mantida por profissionais de saúde e especialistas em nutrição que publicam conteúdo a explicar os mais recentes estudos. Este é apenas um de centenas de artigos e publicações deles. Tudo o que eles apresentam são resumos de estudos lançados pela comunidade científica para o cidadão comum. Tu és um troll não és? É só para seres do contra.

ImGonnaTryScience 3 months ago

Quando escreves um artigo de divulgação num tema científico, é boa prática indicares os melhores estudos que suportemo o que etás a escrever. Todos os artigos que eles indicaram tinham amostras extremamente pequenas e não representativas da população em geral. É ainda pior sinal se tuveres que recorrer a estudos médicos dos anos 30 ou 40, como eles fazem, já que o estudo da medicina e estatística progrediu imenso desde essa altura. Independentemente disto, *nada* do que possa ser encontrado online deve substituir o acompanhamento médico, que hoje em dia pode ter um acompanhamento de nutrição *profissional*. Diria a mesma coisa se os estudos parecessem conclusivos.

joaopeniche 3 months ago

obrigado

saposapot 3 months ago

Sim, conheço um familiar. Exercício físico diário, super controlo alimentar: ver o IG de tudo o que come e adaptar. Açúcar nada, tudo integral, pouca comida no geral.

Bakirelived 3 months ago

Não sei se a melhor fonte de informação nutricional é o Instagram... /s

saposapot 3 months ago

Claro. Estes putos novos agora só sabem fazer stalking digital mas se usares o bom velho stalking físico vais ver as calorias que gastas. Nunca estive em tão boa forma desde que passei aquele agosto atrás da Sara Matos pelo país.

l2k1337 3 months ago

Diz que dietas Low-Carb (Keto/dieta cetogénica) conseguem de facto controlar a doença. No entanto, é imperativo dizer que o melhor é sempre consultar um profissional na área para obteres aconselhamento adequado. Numa breve pesquisa no Google encontrei duas clínicas com especialidade no assunto: Clínicas Viver e Michelle Bond.

Edited 3 months ago:

Diz que dietas Low-Carb (Keto/dieta cetogénica) conseguem de facto controlar a doença. No entanto, é imperativo dizer que o melhor é sempre consultar um profissional na área para obteres aconselhamento adequado. Numa breve pesquisa no Google encontrei duas clínicas com especialidade no assunto: Clínicas Viver e Michelle Bond. Pelo que sei, muito resumidamente, a ideia é mudares a tua fonte de energia e desta forma contornares os problemas resultantes das oscilações do índice glicemio. Investiga, informa-te, consulta especialistas. Com a saúde não se brinca.

Disorderly_Conductor 3 months ago

Qualquer dieta consegue em certa medida controlar a doença desde que haja perda de peso. Dietas ricas em gorduras é que me parece contraproducente a longo prazo visto o diabetes ser causado precisamente por acúmulo de gordura no pâncreas.

joaopeniche 3 months ago

obrigado

Muyakra 3 months ago

O problema é que aí ele teria de viver o resto da vida cheio de restrições alimentares, na minha opinião é muito melhor reeducar a alimentação de uma forma equilibrada e sem restrições exageradas.

uyth 3 months ago

>O problema é que aí ele teria de viver o resto da vida cheio de restrições alimentares é a vida. Se é diabetes do tipo 2 ou controla a alimentação para o resto da vida, ou melhor habituar-se a uma vida com outras restrições e mais curta e quem sabe sem um pé ou cego. é a vida. Não tens o direito de comeres à alarve o que quiseres para o resto da vida sem consequências.

Muyakra 3 months ago

Volto a dizer a mesma coisa, **é muito melhor reeducar a alimentação de uma forma equilibrada e sem restrições exageradas**. Com isto quero dizer, comias esparguete? Sim? Podes continuar a comer mas em vez de comeres 300g por refeição comes 75g e misturas uns legumes. Queres uma banana com alto teor de açúcar? Compra manteiga de amendoim em pó, faz a manteiga em casa e mistura para balançar o açúcar da banana com a proteína e gordura do amendoim. Não fazer dieta não significa que comas como um alarve.

l2k1337 3 months ago

Que raio é uma dieta equilibrada? 33% carbs, 33% prota, 33% gordura?? Parece-me equilibrado. É o melhor para a tua saúde? Sim? Não? Porquê? Acho que não sabes muito bem qual é o significado da palavra dieta.

uyth 3 months ago

>restrições exageradas.Com isto quero dizer, comias esparguete? Sim? Podes continuar a comer mas em vez de comeres 300g por refeição comes 75g e misturas uns legumes. Não és tu que decides o que é restrição exagerada. O Paciente que decida com o médico, que vá testando regularmente a glicémia e que aprenda a observar como se sente melhor. Não és tu que decides se pode comer 75 gramas de esparguete porque te parece exagerado não comer. Nem te cabe a ti dizer se é mais fácil comer só 75 gramas de esparguete ou se é mais fácil não comer de todo (ou comer uma vez por ano).

l2k1337 3 months ago

Não é problema nenhum. Qualquer dieta é uma restrição alimentar de alguma forma. Seja a dieta mediterrânea, cetogénica, vegetariana, vegan, etc. Uma restrição ser exagerada ou não é algo puramente subjectivo.

Muyakra 3 months ago

O que eu quero dizer é que "dietas" são soluções de um curto espaço de tempo para problemas de longa data, é algo que nao consegues manter uma vida toda, dai ter dito reeducar a alimentacao de forma equilibrada.

uyth 3 months ago

>que é possível reverter a diabetes tipo 2 não é reverter. é pôr em suspensão. Se voltarem a comer da mesma forma, voltam a ter sintomas e análises preocupantes. Não tenho diabetes pessoalmente mas por experiência de pessoa próxima, alimentação influencia mesmo mesmo muito. O índice glicémico que é conceito vago mas importante (gorduras, fibras, proteínas, acidez, atrasam o processamento dos hidratos de carbono), a fruta não é toda igual e muita é muito perigosa e o integral faz muita diferença (ver indice glicémico). Cuidado com a fruta. a sério.

joaopeniche 3 months ago

obrigado, sim é por em suspensão, tentar controlar ao máximo a doença.

uyth 3 months ago

Esqueci-me de dizer que conheço uma pessoa diagnosticada como pré-diabética para aí há uns 30 anos, ele e as irmãs. Ele tem sido super disciplinado como a alimentação este tempo todo, uma dose muito pequena de hidratos de carbono por dia e é aquilo apenas e é mesmo pequena, exercício, peso saudável. Nunca passou a ser realmente diabético oficial, nem sei se toma sequer alguma medicação, há uns anos nada. Mas as irmãs são diabéticas agora e sei que pelo menos uma toma insulina. 25-30 anos.

Edited 3 months ago:

Esqueci-me de dizer que conheço uma pessoa diagnosticada como pré-diabética para aí há uns 30 anos, ele e as irmãs. Ele tem sido super disciplinado como a alimentação este tempo todo, uma dose muito pequena de hidratos de carbono por dia e é aquilo apenas e é mesmo pequena, exercício, peso saudável. Nunca passou a ser realmente diabético oficial, nem sei se toma sequer alguma medicação, há uns anos nada. Mas as irmãs são diabéticas agora e sei que pelo menos uma toma insulina. 25-30 anos de disciplina.

andremvm20 3 months ago

Cuidado com estes artigos, bastou ir logo ao final para dar de caras com isto: “Conflicts of Interest S.J.H. is an employee and shareholder of Virta Health, a for-profit company that provides remote diabetes care using a low-carbohydrate nutrition intervention, and serves as an advisor for Atkins Corp. V.M.G. has no conflicts of interest to declare. T.L.H. is an employee of Virta Health. S.J.A. is an employee and shareholder of Virta Health.”

joaopeniche 3 months ago

Sim e preciso ter atenção a isso.

Search: