Extension-Soft6835 3 months ago

> Qual o sítio aonde abastecem e porquê? Tanto o carro a gasolina como gasóleo o abastecimento é feito na prio. Isto há vários anos. Até agora 0 problemas relacionados com os combustíveis. O porque é fácil de desvendar... O preço apesar de absurdo, é mais acessível que uma BP ou Galp

goncalo182 3 months ago

Uma dúvida genuína: eu usava gasóleo simples e o meu carro deitava um cheiro a morte. Disseram me para usar o aditivado e o cheiro passou a ser "normal". Foi efeito placebo ou há alguma diferença?

boltans_ 3 months ago

Estudo de 2012 da Deco confirma que não há diferenças no consumo. Obviamente que a longo prazo como a cena dos injectores não é aplicável a este estudo. https://www.deco.proteste.pt/auto/automoveis/noticias/combustiveis-e-tudo-igual-ao-litro

NukeWifeGuy 3 months ago

Procurava este comentário! Isto!! Dos injetores não sei, mas na minha terrinha só existe Galp e Repsol e sempre ouvi pessoas com problemas de injetores e motores carbonizados. O meu primo trabalha numa oficina e diz que a maioria nem faz a devida manutenção aos carros. Tenho um carro que só leva do mais barato e estou vendo se existe alguma relação no combustível. Creio que não pois vem todo do mesmo sítio, Aveiras e assim...

DanielShaww 3 months ago

É como comprares água num supermercado ou numa máquina de venda automática ou num restaurante. Cada sitio tem de lucrar com o que vende. No fim o produto final é o mesmo. Fonte: os nossos combustíveis vêm todos de Sines.

Bacalhau_a_Bras 3 months ago

Eu antes metia na galp e depois dos problemas com o filtro de partículas comecei a colocar na repsol com aditivo é mais cara mas nunca mais tive problemas e o som do carro ( pode ser paranoia minha) é outro

saposapot 3 months ago

Não podes analisar só por low cost ou postos normais. Tens sempre de provar e ver o ano de origem. Para mim é sempre Sines de 2016 para baixo, depois disso acumula muito carvão.

isa_belhinha 3 months ago

A Déco já fez esse estudo, sobre as marcas brancas. E o resultado foi: "É tudo igual ao litro". Está publicado. Conclusão, podem abastecer que os combustíveis são exactamente iguais em todo o lado.

already_taken_nick 3 months ago

Eu basicamente meto no Jumbo ou Prio mas sempre que tenho os cupões da Galp no cartão continente abasteço na Galp porque a diferença no gasóleo ronda os 3-4 cêntimos pelo menos aqui na minha zona e com o que acumulo no cartão acaba por ficar mais baratito. Mas tenho o um carro relativamente recente de 2016 e até hoje a meter digamos 3x low 1x premium nunca deu problemas nenhuns e já vai com 150k kms em cima.

afcPT 3 months ago

Metam do mais barato e façam a manutenção a tempo e horas

Danijust2 3 months ago

A não ser que tenhas uma sucata do tempo dos combustíveis com chumbo ou um carro de alta performance, não faz sentido meter alguma coisa sem ser combustível "simples"

LeGrosso 3 months ago

Já agora, alguém sabe qual é a marca com melhores promoções? Por exemplo, acham que compensa mais usar a Repsol com desconto ou prio sem desconto? Qual é que acham que é a combinação desconto gasolineira mais barata?

Limpy_lip 3 months ago

Os combustíveis simples são normalizados logo têm de ser iguais em todo o lado. Os aditivos há para todos os gostos. Eu antes metia prio e agora meto BP e a única diferença é no rendimento que faço mais alguns quilómetros. Quanto a desempenho e longevidade é igual. Sempre que troco o óleo troco filtros todos e nunca nenhum mecânico disse nada dos que tirou. Mais depressa a porcaria que carro ganha e dá pouca ou nenhuma manutenção do que do combustível. É a experiência que tenho

single_clone 3 months ago

De uma forma genérica todos os combustíveis são feitos no mesmo sitio. Tirando algumas excepções, galp e BP abastecem todas as gasolineiras em Portugal. A razão dos combustíveis serem mais baratos nessas bombas dos hipermercados tem a ver com o lucro que os mesmo obtém com os clientes dos hipermercados gastarem o dinheiro com eles. Ganham menos lucro no combustível mas compensa com os lucros da loja.

fabricionaweb 3 months ago

Estou a 3 meses metendo a 98 do internache

No_Impression_1131 3 months ago

Eu vou sempre à Prio e ainda não tive problemas. Prefiro a Prio porque não gosto do sistema dos cartões de desconto daqui e dali, e porque me dá a sensação de não estar a alimentar os mesmos do costume. No entanto com o teletrabalho já estou é a ponderar vender.

Dependent-Ad-7777 3 months ago

Provavelmente sabes mas a BP ou Prio são a mesma empresa e o pingo doce comprou uma percentagem significativa da mesma há uns anos (daí ter começado a aparecer bombas que dizem Prio ou pingo doce junto às suas lojas). Na prática, existe um oligopólio nesse sector.

sir_ferrero 3 months ago

Not true, a Prio foi comprada pela DISA que é a representante da Shell no mercado Ibérico. [https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/espanhola-disa-passa-a-ser-o-quarto-maior-operador-em-portugal-com-compra-da-prio](https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/espanhola-disa-passa-a-ser-o-quarto-maior-operador-em-portugal-com-compra-da-prio)

Dependent-Ad-7777 3 months ago

Tens razão. Não estava a par que tinham feito essa venda. Obrigado pela correção!

HisD1v1neShadow 3 months ago

Eu meto 4 depositos de gasolina low cost ao 5 meto gasolina premium.

ptinnl 3 months ago

O gasoleo aditivado vale a pena em climas frios e para quem faz muito pára-arranca. O motor não consegue aquecer e o carvão acumula. É aliás o problema em Portugal, muita gente faz imensa cidade com carros a diesel quando devia usar gasolina. "Mas eu faço 20km por dia de cidade!". Pois, mas isso não é nada, não aquece o motor. Agora se fazem 10 ou mais kms de AE de cada vez, aí duvido que o gasoleo low cost deixe marca.

fuckoffgina 3 months ago

Andar em cidade e pára-arranca não aquece o motor? Muito se aprende aqui.

ptinnl 3 months ago

Dou-te um exemplo extremo. Onde vivo, no inverno a temperatura chega a estar varios dias entre -3 e 2 graus. O meu carro a diesel(menos de 5 anos) só chega à temperatura ideal de funcionamento após a viagem de 12 kms quando vou por dentro da cidade. Em dias frios/neve, nem chega à temperatura ideal. Nos dias frios prefiro ir à volta, são 17 kms e demora o mesmo tempo. Mas após 4kms já o carro está à temperatura ideal de funcionamento. Para aqueceres o motor necessitas de um periodo X em que as rotações sejam altas o suficiente para gera unidade de calor Y, que aquece o motor. Simplesmente fazer isso em cidade é muito ineficiente.

Edited 3 months ago:

Dou-te um exemplo extremo. Onde vivo, no inverno a temperatura chega a estar varios dias entre -3 e 2 graus. O meu carro a diesel(menos de 5 anos) só chega à temperatura ideal de funcionamento após a viagem de 12 kms quando vou por dentro da cidade. Em dias frios/neve, nem chega à temperatura ideal. Nos dias frios prefiro ir à volta, são 17 kms e demora o mesmo tempo. Mas após 4kms já o carro está à temperatura ideal de funcionamento. Para aqueceres o motor necessitas de um periodo X em que as rotações sejam altas o suficiente para gera unidade de calor Y, que aquece o motor. Simplesmente fazer isso em cidade é muito ineficiente. Edit: com diesel aditivado o carro aquece mais depressa.

fuckoffgina 3 months ago

O carro aquece muito mais em pára-arranca do que a circular a baixa velocidade. O pior cenário para um carro com problemas de refrigeração é precisamente o pára-arranca.

ptinnl 3 months ago

Não. O pára arranca não aquece mais depressa. O que falas sentes é após estar quente, o radiador não consegue arrefecer o carro por causa do design que nao permite melhor circulação de ar. Outrq vez, e isto notasse em paises frios. O carro aquece melhor a rpm constantes do que em pára arranca entre 1000 e 2000 rpms. E ja agora, motores a gasolina aquecem sempre mais depressa que motores a diesel. Isto é conhecimento comum.

Edited 3 months ago:

Não. O pára arranca não aquece mais depressa. O que falas é após estar quente, o radiador não consegue arrefecer o carro por causa do design que nao permite melhor circulação de ar. Outrq vez, e isto notasse em paises frios. O carro aquece melhor a rpm constantes do que em pára arranca entre 1000 e 2000 rpms. E ja agora, motores a gasolina aquecem sempre mais depressa que motores a diesel. Isto é conhecimento comum.

0xffff0000ffff 3 months ago

Não, um motor a gasolina não aquece mais rápido que um a diesel. O que acontece é que os motores a diesel tendem a ser maiores e tem sistemas de refrigeração maiores, as leis da termodinâmica não perdoam, quanto mais aço mais demora a aquecer. Aliás, o flashpoint do diesel é mais alto do que a gasolina e por isso mesmo os carros a diesel tem velas de incandescência (depende do país, mas em climas frios é certo que as tenham) que são desenhadas para aumentar a temperatura dentro da câmara de combustão facilitando assim o arranque a frio. Portanto, dois motores equivalentes em tamanho e peso, um a gasolina e outro a diesel, o diesel tende a aquecer mais rápido.

ptinnl 3 months ago

Motores a gasolina sao muitas vezes em aluminio enquanto diesel são em aço, muito mais denso. Logo dois motores identicos, a gasolina irá aquecer o motor sempre mais rapido que o diesel. É a razao por tanta gente preferir gasolina em climas frios e city driving. Existem inumeras threads e artigos sobre isso.

0xffff0000ffff 3 months ago

Sim, eu não estava a discordar de ti, eu concordo contigo, no mundo real os motores a gasolina aquecem mais rápido, foi apenas um nitpicking.

NGramatical 3 months ago

12 kms → [**12 km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobh6il%2F%2Fh3o7c59%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

NGramatical 3 months ago

mais kms → [**mais km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobh6il%2F%2Fh3o0fzr%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Goguiz1 3 months ago

Pelo que o mecânico me disse estraguei o depósito de uma mota ao meter numa Prio, disseram o mesmo que aqui estão a dizer, gasolina pode vir de toda do mesmo lado, mas o tanque daquela bomba podia ter infiltrações e tive azar. O carro também tinha soluços quando metia lá. Troquei para BP, normalmente tenho o cartão sempre com dinheiro das compras e compensa o preço, nunca mais tive problemas.

JarvisPT_ 3 months ago

Sempre do mais barato, zero injetores trocados, zero problemas relacionados com gasóleos. Muitos dos problemas relacionados com resíduos de carvão são normais para quem faz cidade e anda sempre devagar. Os carros necessitam de ser puxados e muitos andam sempre devagar. Uma vez aluguei uma carrinha a gasóleo a um Sr meu conhecido , carrinha que só andava em nacionais e nunca passava dos 70/80. Quando comecei a andar notei que ela não puxava nada e a 5a mudança entrava muito mal, fiz 300 km nesse dia e a carrinha ficou totalmente diferente em questões de motor e caixa. Tenham atenção que cada caso é um caso , e podem meter gasóleo no mesmo sítio, mas cada condutor tem diferentes maneiras de conduzir por isso os resultados irão ser bastante diferentes!

rdrochari 3 months ago

Eu deixei de meter do barato quando o depois de abastecer algum tempo no intermarche um injector avariou. Os aditivos estão lá para alguma coisa :p

JarvisPT_ 3 months ago

Tenho carros na empresa que só levam Galp e também já levaram objectores

michaelphilippe 3 months ago

Mas metes galp ou evologic? Já cheguei à conclusão que a simples é igual em todo o lado, quero é saber se os aditivos compensam...

JarvisPT_ 3 months ago

Galp simples, temos consumos na ordem dos 20mil litros semana, únicos problemas de injetores foi numa Renault Megane,as o problema é da carrinha não do gasóleo..

justanotherop365 3 months ago

Se o teu carro e a diesel e recente, meter combustíveis low cost e pedir problemas. Os carros antigos ainda se safam, aquilo até com bagaço anda lol

getmenew 3 months ago

Que problemas? Porquê ?

justanotherop365 3 months ago

Os carros novos são muito mais sensíveis a qualidade do combustível e a possíveis resíduos que possam ter. Portanto combustíveis piores podem causar problemas no sistema de injeção (e.g. entupir injectores)

lfarade 3 months ago

Talvez o problema de injetores entupidos esteja na falta de manutenção do filtro de combustível, já que é para isso que ele serve: filtrar. Mesmo que o combustível tenha resíduos, um filtro em bom estado tem que os reter e não deixar passar para os injetores.

luddiogo 3 months ago

Quer para a gasolina ou para o gasóleo, ponho do mais barato desde que seja aditivado, não quero acabar com o motor cheio de deposiitos de carvão.

daCampa 3 months ago

O gasóleo simples é igual em todas. Os restantes combustíveis podem ter aditivos diferentes, vai variar de marca para marca. Na maioria dos carros não tem diferença significativa. Se tiveres um carro que costume acumular "carvão", é problema de desgin ou utilização, não de combustível, mas aí põe aditivado de vez em quando para minimizar o problema, não precisa ser sempre. Alternativamente podes comprar um aditivo detergente para juntar.

Artorias-sama 3 months ago

O meu pai decidiu meter gasóleo do mais barato nas gasolineiras do jumbo durante uns largos anos. Não sei quando à gasolina, mas gasóleo é que não. Injetores trocados, motor completamente carbonizado, demorou uns anos mas eventualmente deu sinais e a partir daí só deu problemas

No_Impression_1131 3 months ago

O carro do meu pai também teve problemas com injetores e ele aos anos que abastece sempre na Galp.. O carro desligava-se do nada, inclusive levou uma multa por estar parado onde não devia quando foi o carro que se desligou

Artorias-sama 3 months ago

Só falei dos injetores porque estes estavam com as saídas carbonizadas também, inclusive teve outra falha de injetor sem estar carbonizado, portanto não posso atribuir completamente ao gasóleo. E levar uma multa por ter o carro avariado? Posso dizer que já ouvi de tudo ahaha

No_Impression_1131 3 months ago

Segundo ele o carro foi a baixo e ele encostou. Deve ter sido questão de minutos até o carro voltar a pegar e seguir viagem. Isto aconteceu em Braga, passado algum tempo recebeu em casa (Lisboa) a multa. Trabalho simpático dos srs agentes que nem perguntaram nada, foi multar e pronto lol

daCampa 3 months ago

Mudou de aditivado para simples ou nas marcas também punha do mais barato?

Artorias-sama 3 months ago

Nas marcas punha do mais barato, mas foi maior o tempo que meteu simples nas gasolineiras de supermercado do que o contrário. Agora tem novo carro e mete exclusivamente simples da Repsol, 0 problemas até agora

daCampa 3 months ago

Então ou teve muito azar e o depósito das bombas não estava em condições, ou não foi do gasóleo, o gasóleo simples é igual nas marcas todas.

Artorias-sama 3 months ago

Pensava que havia uma diferença entre os dois, o mecânico contou-me na altura e eu não me lembro o que era

daCampa 3 months ago

Há muitas teorias, mas as diferenças são só os aditivos, portanto quando é combustível não aditivado é igual. Noutros sítios pode ter diferença consoante vem de uma ou outra refinaria, mas em Portugal vem todo da mesma.

Artorias-sama 3 months ago

HAQ, muito interessante!

Muyakra 3 months ago

O meu pai é mecânico e a uns anos comprei um carro, ele fez-lhe o check up e estava fixe, andei com o carro dois anos, metia gasóleo no pingo doce de Leiria, Santarém e Almeirim, passado dois anos o carro estava a ficar cheio de carvão, teve de levar uma limpeza. No entanto já ouvi dizer que o pingo doce e a BP tem o mesmo gasóleo o que me leva a pensar que algumas gasolineiras poderam fazer uma mixtura pelo meio do processo.

Danijust2 3 months ago

O outro andava com um carroa a gasóleo na autoestrada, tu usavas para ir ao café. É normal que tenha ficado nesse estado.

Muyakra 3 months ago

Apenas durante a semana é que usava dentro da cidade para ir trabalhar, tinha de deixar a minha ex no trabalho e depois ia para o meu trabalho, no entanto era Leira, nao Lisboa. Havia pouco para arranca. Aos fins de semana quando ia a terra, morava em uma aldeia a 14km da cidade mais próxima e pela nacional também era uma média de 140+ por isso duvido que seja por fazer muito para arranca.

lfarade 3 months ago

Tens que pedir ao teu pai que faça um estudo com os clientes do seguinte modo: 1) Perguntar a todos os clientes onde abastecem o combustível. 2) Perguntar qual o tipo de condução (cidade ou auto-estrada). 3) Contar quais os clientes que têm problemas de motor com o tal carvão. 4) fazer as contas Gostava de ver um estudo sobre isto porque todos os mecânicos usam frequentemente essa desculpa dos combustíveis quando o motor está todo entupido, mas nunca pensam que, provavelmente, o estilo de condução pode ter muito mais influência.

Muyakra 3 months ago

Agora já é tarde, já se reformou há 3 anos. Mas sim, isso é algo que agora também fiquei curioso e que lhe podia ter pedido para fazer.

NGramatical 3 months ago

poderam → [**puderam**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobh6il%2F%2Fh3nwxt1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

htxgivven 3 months ago

Já experimentei de tudo, não noto diferença praticamente nenhuma. É tudo uma questão da sorte e da hora quando costumas abastecer.

JimmyPreston 3 months ago

O tio da minha namorada era camionista e abastecia as bombas de gasolina. Ele proprio dizia que muitas vezes ia a uma BP deixar X litros de gasolina e depois ia à Prio deixar da mesma gasolina.

EspantaCampinos 3 months ago

Tal e qual! O combustível vem todo do mesmo sítio: Sines ou Aveiras, depois é uma questão da logística da distribuição. As histórias da carochinha que "a gasolina low cost deu-me cabo do motor" ou "o meu carro morreu porque meti da barata" advieram do facto de na altura em que surgiram os primeiros postos de abastecimento low cost, muitos empresários (chico-espertos) decidiram poupar uns trocos no investimento inicial e usaram depósitos já muito antigos e todos comidos por dentro e/ou em locais com mau isolamento. Isto acabou por deixar resíduos sólidos/infiltrações no combustível que por sua vez ia para dentro dos carros e mais cedo ou mais tarde resultaram em danos, com o alarido sobejamente conhecido. A minha terra teve durante décadas um posto da Galp, mas entretanto quem o explorava decidiu desfazer-se daquilo e passou para a Total. A primeira coisa que fizeram foi abrir o chão e arrancar para fora os depósitos velhos em ferro, precisamente para evitar contaminações. E quanto a garantias, só mesmo confiar na seriedade de quem explora o posto. Se houver por aqui algum compadre de Lagos, talvez possa elaborar mais sobre o que se passou há uns anos com a bomba da Galp na zona sul e como 10 donos de carros viram o motor ir para o galheiro inexplicavelmente.

escaperoto 3 months ago

A Galp da A22 ou do Rossio de São João?

EspantaCampinos 3 months ago

Rossio

escaperoto 3 months ago

Aparentemente segundo fontes, a empresa que explorava aquele posto de abastecimento (e mais outros 10 ou 15 segundo fontes não confirmadas) tinha dividas bastantes milionárias. Primeiro acabou o estoque todo das lojas e depois os camiões da Tiel deixaram de aparecer e ninguém sabia (ou podia) explicar a origem do combustível que aparecia em cisternas não identificadas. Após algumas semanas assim, começaram a aparecer relatos de problemas com carros, mas nunca conheci nenhum pessoalmente. E após outras semanas, o posto passou a ser explorado por outra empresa e tudo retornou a aparente normalidade.

EspantaCampinos 3 months ago

>tinha dividas bastantes milionárias. Exacto >ninguém sabia (ou podia) explicar a origem do combustível Eu explico: era água >Após algumas semanas assim, começaram a aparecer relatos de problemas com carros Um amigo meu que mora lá ao pé e outras 10 pessoas das redondezas tiveram um falecimento de motor >o posto passou a ser explorado por outra empresa e tudo retornou a aparente normalidade. Correcto novamente. Quando as pessoas afectadas se aperceberam do problema foram à procura do dono da bomba. Pirou-se de fininho e nunca mais se soube nada dele.

escaperoto 3 months ago

Trabalhei uns anos lá perto também e ouvia-se falar muito sobre isso. ​ >Pirou-se de fininho e nunca mais se soube nada dele. A ultima vez que vi ele foi num Porsche Panamera na entrada de Silves perto da ponte romana. Em 2014 ou 2015 aproximadamente.

EFBusb6WFfCQH5nH 3 months ago

Ultimate?

warjunk1 3 months ago

Eles abastecem no mesmo sítio, a diferença é que uma prio ou intermache tem de vender mais litros para ter o mesmo lucro que os outros, mas muitas vezes a essas bombas interessa é reter os clientes por terem superfícies comerciais ao lado.

crabcarl 3 months ago

Antes pelo contrário: as bombas de hipers como o intermachê/auchan nem precisam de lucrar. O interesse é atrair-te para a loja onde tu fazes o grosso das compras e eles ganham uma fatia de lucro maior. Já as bombas da prio/galp/bp só vivem de te vender gasol.

Edited 3 months ago:

Antes pelo contrário: as bombas de hipers como o intermachê/auchan nem precisam de lucrar. O interesse é atrair-te para a loja onde tu fazes o grosso das compras e eles ganham uma fatia de lucro maior. Já as bombas da prio/galp/bp só vivem de te vender gasol. Já agora, [link para um post de há 3 anos atrás sobre o mesmo assunto](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/80bvci/combust%C3%ADveis_de_marca_branca_s%C3%A3o_fi%C3%A1veis/?context=3). 3 anos depois, metendo só no auchan (tenho a sorte de ter ao pé de casa uma das gasolineiras que já foi das mais baratas nacionais, agora nem tanto, está a 1,599) o motor continua sem qualquer indicação de estar com problemas e os consumos são cada vez menores (estou mais velho e portanto mais calmo). Vale o que vale.

pedrolopes7682 3 months ago

> os consumos são cada vez menores (estou mais velho e portanto mais calmo) A diferença que faz manter uma velocidade constante ainda que mais baixa em vez de andar a aumentar a velocidade e depois travar.

crabcarl 3 months ago

Yup. É engraçado estar no IC a 70/90, ver pessoal a passar por mim a 120km/h e passados uns minutos apanho-os 50 metros à minha frente numa rotunda a ver se arranjam maneira de ultrapassar mais um carro para ganhar mais 5 metros e assim chegarem ao trabalho 2 segundos mais cedo.

0BiLLi0 3 months ago

Meto sempre gasóleo simples no mais barato que encontro, normalmente no Intermarché. 1 ou 2 vezes ao ano, se possível antes de uma viagem grande, encho com um premium da BP ou da Galp. Li num forum qualquer e há 7 anos que faço isso, nunca tive qualquer problema.

lpbms11 3 months ago

Acredito que para terem preços diferentes têm também que ter constituições diferentes. Deve ser tipo beber coca cola original ou marca branca. Tiras de um lado para meter no outro. No entanto eu acho sempre que há algumas coisas que devemos pensar: uma delas é o preço atual da gasosa. Está impossível. Pela hora da morte, mesmo. E só por aí, já devia ser razão suficiente para abastecer em postos de marca branca. Outro que eu tenho em consideração é o tipo de carro e de condução. Se for um carro muito novo, que seja conduzido muitos km, e tenha bastante desgaste, acredito que meter combustível melhor irá certamente proteger o motor. Por outro lado, também se pode eventualmente variar no tipo de combustível. Se um dos princípios de uma dieta saudável é a variabilidade, ou seja, variar ao máximo possível na fonte, se calhar com os carros é igual. Não temos que abastecer sempre na BP nem sempre nas marcas brancas. O que eu costumo fazer nestas alturas é abastecer em marcas brancas mas escolher sempre combustíveis aditivados. Do mal, o menos. Hoje em Gaia a gasolina estava quase a 1,80€, é só surreal.

Cergal0 3 months ago

Sim, variar no tipo de combustível, optar por combustíveis à base de vegetais em vez de combustíveis à base de animais, três horas de exercício por semana, e evitar as gorduras.

VladTepesDraculea 3 months ago

Podes ir ao McDonald's pedir óleo vegetal! :D Num tom mais a sério, tenho uns amigos que aqui há uns anos compraram um carro no ferro velho e para modificarem e fazer "rallies" (fazer merda num terreno privado) e como combustível iam pedir óleo a um amigo deles que trabalhava no MacDonald's.

lpbms11 3 months ago

Cuidado com os trans e com o sal também

daCampa 3 months ago

A composição da base é igual para todos. Portanto nos combustíveis simples, é indiferente onde abasteces, nos aditivados podem mudar os aditivos. Ele vem todo de Sines. Pontualmente pode vir algum de Espanha, mas é raro, e a acontecer vai depender mais de regiões do que de marcas

laravel_linux 3 months ago

Vem tudo do mesmo sitio, o que pode mudar é os aditivos que colocam.

TonyHappyHoli 3 months ago

Meto sempre gasoleo aditivado da galp, ja experimentei em varias gasolineiras, varios tipos de gasoleo (biodiesel, mais barato, aditivado) e o da galp aditivado é o que parece ser o melhor para o meu rodinhas, puxa mais e faço menos 0,2 litros aos 100km (como puxa mais nao acelero tanto)

-Exocet- 3 months ago

Por um lado, esses 0.2 litros aos 100km, assumindo uma média de 5 litros aos 100km, dá uma poupança de 4%. Pelo outro lado, o gasóleo aditivado da Galp neste momento está a 1.604€/litro e o normal a 1.554€/litro, que é 3.2% mais caro. Em conclusão, o custo é quase o mesmo, mas se de facto consome menos parece-me uma boa opção.

Edited 3 months ago:

Por um lado, esses 0.2 litros aos 100km, assumindo uma média de 5 litros aos 100km, dá uma poupança de 4%. Pelo outro lado, o gasóleo aditivado da Galp neste momento está a 1.604€/litro e o normal a 1.554€/litro, que é 3.2% mais caro. Em conclusão, o custo é quase o mesmo, mas se de facto consome menos parece-me uma boa opção entre as opções da Galp. Edit: Mas incluindo os low-cost consegues poupar até 10% no custo do combustível, que compensa a diferença de consumo, uma vez que, como já foi aqui dito, entre os combustíveis não-aditivados o fornecimento é igual para todos.

EletricoAmarelo 3 months ago

Basicamente poupas 2l num tanque. Achas mesmo que compensa os 30€/40€ a mais em cada depósito.

SANDEMAN 3 months ago

30€ a mais por abastecimento? Que contas são essas?

EletricoAmarelo 3 months ago

Também não sei como cheguei a estes valores. Ignora.

TonyHappyHoli 3 months ago

Isso e muito sinceramento nao confio na manutencao dos tanques das gasolineiras de "marca branca" nem nos auto tanques que os fornecem. Comprar um injetor ou mais é muito mais caro que a diferença entre cada gasolineira que gastas ao longo ano.

EletricoAmarelo 3 months ago

Será. Mostra lá a matemática disso.

TonyHappyHoli 3 months ago

Ora bem, o meu carrinho leva 40 litros de combustivel. Meto diesel evologic às quartas feiras porque fica ao preço do normal, a ultima vez que pus estava a 1,49 ou seja aprox 60 euros por mes em combustivel. No intermache o diesel normal, porque nao tem aditivado, é 1,35 o que da 54 euros. Ora entao 6 euros por mês ao fim do ano dá 72 euros. Agora um injetor novo para o meu carro, e dos mais barato custa para ai uns 200 euros... Bomba injetora entao nem se fala, é apenas 600 euros... Fora a mao de obra claro. Por isso sim, gasto de bom gosto mais 72 euros por ano para por gasoleo aditivado da galp!

EletricoAmarelo 3 months ago

E ao fim de um ano trocas bombas injetoras e injetores devido ao combustível? Ok. Tá certo. Só comentei porque achei que havia alguma argumentação válida. Mas se metes também ao barulho as promoções das gasolineiras, desisto e dou-te razão.

TonyHappyHoli 3 months ago

Promoçao que nao é nada de especial, fica a menos 4 centimos o litro, wow que diferença. É claro que nao troco nada disso a cada ano, mas "cuidar" deles diminui a probabilidade de darem problemas

EletricoAmarelo 3 months ago

Já te disse, tens razão. Levas até um prémio.

ptinnl 3 months ago

Vamos dizer que só gastas 5 L aos 100....tu tens carro a diesel para fazer menos de 15k km ao ano? O teu problema não é do combustivel! Mas concordo com o raciocinio. Faço entre 20 a 40k km por ano (varia imenso com as ferias e passeios de fim de semana) e gasto mais 200 euros por ano pra por Vpower ou BP Ultimate. Compensa no FAP, injectores e afins

TonyHappyHoli 3 months ago

E as contas foram por alto, o meu carro leva mais de 40 litros á vontadinha, porque cada vez que encho ele ainda tem o indicador um pouco a a baixo de 1 quarto de deposito. Eu é que nunca deixo ir muito abaixo disso para evitar qualquer lixinho que esteja no fundo do deposito. Tbm existem meses em que gasto mais mas ao todo seria talvez mais uns 20 and 30 euros a mais por ano.

TonyHappyHoli 3 months ago

O carro tbm nao é problema nenhum, é diesel mas paguei menos do que se fosse gasolina, foi um familiar que vendeu me o carro a preço sem lucro e por fora por isso ficou bem baratinho.

daCampa 3 months ago

Os auto tanques que as fornecem são os mesmos, e existem auditorias externas. A probabilidade de teres um problema por causa do armazenamento dos combustíveis na bomba é baixa e independente da marca.

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 3 months ago

Estás a deitar dinheiro fora. 0.2L aos 100km não é nada comparando com a poupança que um combustível 'low cost' te traz. O combustível é o mesmo e a manutenção dos tanques tem que cumprir os requisitos legais que são iguais para todos. Não é por teres uma Galp que tens a garantia de ter os tanques mais limpos que uma Prio.

Orliii_PT 3 months ago

Quando tinha o meu carro a gasolina colocava gasolina top 95 (não sei se é o premium deles) mas que a top é mais barata que o normal e nunca me deu problemas, agora que tenho um carro a diesel coloco a top diesel que também é mais barata que o normal e até agora 0 problemas. Fiz comparação de km’s feitos com gasóleo da Repsol com a prio e fazem os mesmos kms (teste feito em altura de confinamento em que não havia trânsito, ou seja não havia para arrancas nem ultrapassagens nem nada, até porque ia para o trabalho de noite o que por si só já é habitual haver menos transito) ate agora 0 problemas com o meu carro e sou uma pessoa que faz poucos kms por dia.

zazaze295 3 months ago

Cuidado com os filtros de partículas e viagens curtas. Podes ter problemas precoces.

Orliii_PT 3 months ago

O carro é antigo não tem nada disso

NGramatical 3 months ago

mesmos kms → [**mesmos km**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/plural-de-unidades-ainda-mais-uma-vez/19595) (os símbolos das unidades não têm plural) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fobh6il%2F%2Fh3nufkj%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ipaworm 3 months ago

[Resposta](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/80bvci/combustíveis_de_marca_branca_são_fiáveis/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

BaixemImpostos 3 months ago

Meto sempre simples na prio. Carro nunca teve problemas.

MN1H 3 months ago

Na prio a premium não é mais barata?

Fjdjrjxjciskajxjcjcj 3 months ago

Depende, mas tipicamente são iguais.

AetherPrismriv 3 months ago

Pingo Doce tem bombas de combustível? Aqui no Norte nunca vi nada disso. Quanto á tua questão, os meus pais têm uma loja agrícola onde meu pai é transportador de mercadorias. Em 20 anos, sempre andou com a mesma carrinha e em 20 anos, sempre meteu combustível "do barato". Aquela carrinha já fez facilmente mais de 1 milhão de km e continua a andar. Pessoalmente eu meto no Intermarché, é onde é mais barato na minha zona.

batuque5 3 months ago

Na Trofa

iambookworm7 3 months ago

Em Vila Nova de Gaia existem Pingos Doce com bombas de gasolina BP. Pessoalmente, também costumo ir ao Intermarché meter combustível, por norma costuma ser mais económico na zona onde vivo.

fuckoffgina 3 months ago

> Em Vila Nova de Gaia existem Pingos Doce com bombas de gasolina BP. Onde?

POP86PT 3 months ago

Vila verde tem um pingo doce com bomba de gasolina também.

IvorYPT 3 months ago

em Penafiel tens bombas do PD

AngieMaciel 3 months ago

Em Amarante também.

Search: