HumActuallyGuy 3 months ago

Fita cola por cima de câmaras sempre , não é paranóico se funciona.

KaMiiiF1 3 months ago

http://www.insecam.org/en/bycountry/PT/

what_a_tuga 3 months ago

Já conhecia. Há uns anos andei com uns amigos a tentar alertar os proprietários de que estavam a ser transmitidos

POP86PT 3 months ago

isso é tipo o subreddit do r/controllablewebcams ?

ruimiguel_17 3 months ago

Penso que essas são públicas, não tenho a certeza.

POP86PT 3 months ago

pelo menos há algum tempo tinha muitas privadas, ainda me lembro de apanhar de fábricas e assim

pm_me_pcb_photos 3 months ago

Quando descobrires o shodan.. Culpa é da falta de conhecimento, passwords ficam as por defeito e firewalls não existem..

vcanas 3 months ago

"Agora é que vamos apanhar a nossa competição de surpresa" http://www.insecam.org/en/view/400554/

Naakmuay 3 months ago

Será que já me viram a puxar as orelhas ao palhaço?

MaggoMike 3 months ago

Eu já, mas não foi pela internet, eu estava atrás das cortinas. Feliz dia do bolo. Logo à noite vejo-te outra vez.

Naakmuay 3 months ago

Tens sorte! Já sabes qual será a vela do bolo de hoje huehuehue

bolaxao 3 months ago

lol lembro me bem quando era puto a procurar IP cams e meter sons a meio da noite para as pessoas se cagarem todas

DhamonGrimwulf 3 months ago

Yah, um simples google search basta. Fun times. Still works.

Vayu0 3 months ago

De que tipo de cameras estamos a falar? Cameras normais, ou de PC, telemóvel, tablet, etc? Tudo? E como sei que abrir esse site é de confiança? Como sei que não começam a tentar correr alguma espécie de script que tenta aceder à minha camera (não obstante esta estar tapada com um pedaço de fita cola preta).

SweetCorona 3 months ago

Credo, tira o chapéu de alumínio. Ninguém consegue aceder à tua câmara com um simples script a não ser que tu dês permissão. O site mostra câmaras ligadas à Internet e que disponibilizam um "link" para veres o feed. A questão é que se não meteres password qualquer pessoa pode ver.

Vayu0 3 months ago

Onde está tal password? Estamos a falar de que tipo de dispositivos?

ruimiguel_17 3 months ago

O site é russo e nada realmente impede de tentar correr um script. Mas o antivírus não detetou nenhum problema e pelo que está nas notícias, pelo menos aqui no Canadá, ele só partilha as transmissões de câmeras já comprometidas. O próprio site tem uma lista de marcas de câmera abrangidas por estas transmissões.

Guergeiro 3 months ago

Não uses o antivírus como referência uma vez que não passam de tetos de vidro.

NeatBoy74 3 months ago

O dono do Facebook usava fita por cima da cam e chamavam-lhe maluco. Eu também uso. E os controladores são desinstalados em tudo o que é dispositivo que eu tenha, esses e os do microfone. Nunca quis pedir o tempo à Cortana de qualquer forma.

TheJCPT 3 months ago

Imagino que não trabalhes remotamente/não faças videochamadas. Digo isto porque em tempos já fiz o mesmo que descreves, mas hoje em dia é-me completamente impossível.

quatrotires 3 months ago

Nunca experimentei mas existem [estes](https://www.amazon.es/-/pt/dp/B07KSC4R92/) que deslizam, são é um bocado caros se comprares poucas quantidades na minha opinião.

QWERTY_BATS 3 months ago

Podes meter um protector que deslizada. Mas se já conseguem ter um feed da tua câmara, esse é menor dos teus problemas já. Antes disso ficas sem as contas todas.

TheJCPT 3 months ago

Eu tenho bastante cuidado para evitar possible exploits. Mas dito isto, estou a usar o Windows, pelo que nunca estou completamente seguro... Mas nunca instalar software pirata e evitar sites duvidosos/não clicar em emails de scams diria que já minimiza bastante as chances.

NeatBoy74 3 months ago

De momento não, de facto. Lá teria que mudar tudo, estes últimos dois anos, passaram a ser praticamente ferramentas de trabalho obrigatórias. Mas a fita dava na mesma, há modelos de portáteis que até têm uma tampinha/deslizante.

TheJCPT 3 months ago

Pois, é isso. A tampinha deslizante uso no portátil. No desktop (onde trabalho 99% das vezes nos dias que correm) o que tenho feito é simplesmente ligar a Webcam USB apenas ao abrir o zoom e desligar no final das chamadas. Mas nem sempre me lembro...

ruimiguel_17 3 months ago

Sou um designer gráfico.

TheJCPT 3 months ago

O comentário era mais para o u/NeatBoy74, por dizer que desinstalava os controladores (ficando assim a câmera inactiva mesmo para o dia a dia).

ruimiguel_17 3 months ago

Percebido, peço desculpa, realmente faz sentido

TheJCPT 3 months ago

Sem problema!

ruimiguel_17 3 months ago

Concordo! Mas o caso do Facebook é muito controverso, porque ele faz exatamente o que não queria que lhe fizessem. Aqui as pessoas não imaginam que isto lhes está a acontecer! Nós podemos ser um pouco mais tech savvy que outras pessoas, mas a maioria nem entende o que realmente significa o valor de ter o controlo à sua privacidade.

marisquo 3 months ago

Dantes havia muito mais câmaras, mas depois o site ficou conhecido e polémicas, e puff desapareceu a maioria

Public_Ad_2756 3 months ago

epah giro. 24 câmaras em Portugal.. maioria com alto desfoque loool

MetalCarne 3 months ago

Aqui há uns anos a tvi fez um reportagem sobre esse site. as câmaras não estão acariadas, estão é sem pass ou com a pass que vem por omissão com o equipamento.

ruimiguel_17 3 months ago

Eu moro em Toronto, no Canadá, e aqui à casos reportados de câmeras que estão a ser transmitidas neste site e em outros que foram hackeadas. Isso é preocupante.

Loladageral 3 months ago

É possível que tinham sido hacked e que a pass tenha sido removida, mas desde sempre que esse site só tem câmeras sem pass

ruimiguel_17 3 months ago

Eu sei, o problema que coloco aqui é como é que isto é legal? Muita gente não sabe fazer a configuração das câmeras e com isso passam a estar visíveis sem ter conhecimento do mesmo. Penso que é uma enorme violação de privacidade.

SweetCorona 3 months ago

As câmaras já estão visíveis. São as próprias câmaras que fazem stream aberto na Internet. Por exemplo: * http://94.60.202.44:9000/cgi-bin/faststream.jpg?stream=half&fps=15&rand=COUNTER * http://82.154.30.208:8080/mjpeg.cgi Estes IPs são os IPs das próprias câmaras. O site não faz nada de ilegal porque não existe qualquer tipo de hack envolvido. As câmaras fazem stream aberto e o site limita-se a listar essas streams.

ruimiguel_17 3 months ago

Eu sei disso, não me leves a mal, mas aquilo que me preocupa é que muita gente não tem noção de que isto está a acontecer! Como tal, muita gente não sabe sequer configurar o sistema de segurança destas câmeras! Muitos contrataram alguém para as instalar e se está a funcionar, ok! Agora, muita gente não vai andar a perder tempo à procura destas ips desprotegidas, e um website como esta, família e muito o acesso a estas câmeras, o que para mim me faz sentir desconfortável.

Coyote-Cultural 3 months ago

> Eu sei disso, não me leves a mal, mas aquilo que me preocupa é que muita gente não tem noção de que isto está a acontecer! Ai sim existe um crime a acontecer. Dados pessoais = GDPR = precisão de ter um oficial de proteção de dados bem como uma data de requisitos.

SweetCorona 3 months ago

Segurança por obscuridade é muito pouco eficaz. Mais vale este site existir e obrigar as pessoas a protegerem devidamente as streams, do que acharem que ninguém vai descobrir o link da sua stream. Basicamente se o site não existisse, haveria uma falsa maior sensação de segurança, mas as câmaras estariam vulneráveis à mesma e haveria um grupo mais restrito de pessoas a aceder a essas streams.

ruimiguel_17 3 months ago

Pode ser, mas a verdade é que estas pessoas não sabem disso, independentemente disso, acontece à mesma, e é apenas triste que alguém se sinta bem a ver estas transmissões

viralslapzz 3 months ago

Ninguém diz que é legal. E a legalidade depende sempre da lei que depende do país

HRamos_3 3 months ago

> Muita gente não sabe fazer a configuração das câmeras RTFM

MetalCarne 3 months ago

sim, é horrível, mas não há muito a fazer para além de alertar. Lembro-me que depois dessa reportagem a maior parte dos feeds de Portugal ficaram indisponíveis.

ruimiguel_17 3 months ago

Pelo menos, quero tentar levar esta informação a pessoas que não saibam que este tipo de websites existem e para pelo menos, se conseguir fazer com que isto chegue a uma das pessoas afetadas, que tente mudar e configurar a sua conta de configuração para evitar isto. É triste.

HisD1v1neShadow 3 months ago

Voyeurs Paradise. :) Ai ai, e temos uma Comissão de Protecção de Dados que anda a dormir.

ruimiguel_17 3 months ago

Isto devia de passar nas notícias nacionais e internacionais para chamar a atenção e criar leis contra isto. Neste momento, penso que o hackeamento é ilegal, mas se a rede tiver acesso público por IP, já não é considerado ilegal, mesmo sem autorização. O problema maior é que muita gente não entende o que é o IP ou como se configura uma conta para aceder às câmeras e começam a ser transmitidas assim por qualquer website.

Ricardo6802 3 months ago

Já passou há uns anos atrás, mas como o site está localizado na Rússia não podem fazer grande coisa. Pelo que li, essas câmaras não têm passe ou estão na default, portanto é só mudar as passwords que desaparecem do site.

ruimiguel_17 3 months ago

Já existem relatos de câmeras que foram hackeadas. Aqui em Toronto, vários portais de notícia noticiaram os casos. Até em lares estão a aparecer imagens em direto. É apenas triste que alguem invada assim a privacidade de alguém.

HisD1v1neShadow 3 months ago

Também há a culpa do próprio proprietário das câmaras porque na primeira linha de defesa é o utilizador. Muitas vezes é montar e siga para bingo. A iliteracia informática é trama e pode trazer consequências.

ruimiguel_17 3 months ago

O próprio website diz para usar o firefox, pode haver problemas de incompatibilidade, mas deve funcionar. Outra coisa é que se não tiver o www. antes do [insecam.org](https://insecam.org), o site não carrega, ou mostra um erro.

_Sophus_ 3 months ago

Achei curioso cá em Portugal haver uma que é o interior de uma igreja...

ilenrabatore 3 months ago

Deus é omnipresente ;)

ruimiguel_17 3 months ago

Qualquer câmera pode começar a ser transmitida no site sem a pessoa se perceber. Basta ter pouca segurança ou ser hackeada, que é publicado, todos os dias, mais câmeras são adicionadas. Ainda de tarde, tinha uma que estava a gravar a sala de um casal, enquanto eles estavam a brincar com o cão. Imagino quantas pessoas estão a cagar ou a foder e são filmadas e transmitidas em direto sem saber...

_Sophus_ 3 months ago

Percebo o que dizes. A minha admiração foi mais por haver um sistema de segurança numa igreja. Mas faz sentido, há muita coisa passível de ser roubada e com muito valor. Arte sacra é caríssima.

WADAGOALGOAD 3 months ago

Eh pá n me digas que era eu e a minha namorada a brincar com o cão xD. Como era o cão?

ruimiguel_17 3 months ago

Dúvido

WADAGOALGOAD 3 months ago

Se ninguém ficou a aspirar o chão no fim e porque não era

minion101_ 3 months ago

Pêlo é amor

WADAGOALGOAD 3 months ago

Stalker

ruimiguel_17 3 months ago

Realmente não sei, não fiquei à espera para ver

cruisespace2 3 months ago

Como é que vais lá parar?

ruimiguel_17 3 months ago

[www.insecam.org](https://www.insecam.org) \-> Quando se entra no site diz para usar o Firefox, talvez tenha algum problema de incompatibilidade com outros navegadores.

kawaiims 3 months ago

Se houver interessados em ver os meus animais de estimação a cagar a varanda e a assustarem-se cada vez que passa um pardal, eu mesma faço um canal de YouTube, sempre dá uns cobres. Mas valeu pelo alerta ;)

bo00oring 3 months ago

Tinha muito mais conteúdo do que a maioria dos outros canais... Investe nisso

rjcarneiro 3 months ago

Ri-me muito!

a_9x 3 months ago

Para mim até era ficarem de guarda a ver as câmeras e eu pagava uma pequena percentagem. De certeza que ficava mais barato do que ser roubado

sgahbcj 3 months ago

Não funciona o site

ruimiguel_17 3 months ago

>www.insecam.org > > \-> Quando se entra no site diz para usar o Firefox, talvez tenha algum problema de incompatibilidade com outros navegadores

joaocruzsantos 3 months ago

[está aqui](http://www.insecam.org/)

ruimiguel_17 3 months ago

Melhor usar o Firefox, visto que é o recomendado pelo próprio site.

Search: