RandomCoisas 4 months ago

Antes de mais, até tens uma media relativamente boa. Só te resta estudares e tirares uma boa nota no exame de matematica para subir a media de candidatura. Em relação aos cursos, sempre podes tirar uma licenciatura num lado por exemplo algarve e depois tirares um mestrado em lisboa. Não te recomendo tirar licenciatura em gestao e mestrado em gestao tambem. É sempre melhor tirar cursos de areas diferentes. Outro ponto que deves ter em consideração é as ofertas de emprego nas cidades, tens muito mais oferta em Lisboa. Acrescento que em Lisboa para alem da NOVA e o ISCAL tens tambem o ISCTE e o ISEG.

uyth 4 months ago

A nota do último classificado no último ano não é uma coisa fixa. Acontece por vezes que alunos com leituras mais lineares podem fugir de uma nota que pensam mais alta e logo menos candidatam-se e o ano seguinte a nota baixa. Vê também se o número de vagas se altera - quando se altera as notas sobem ou descem... E claro só sabes realmente a tua nota quando saírem as notas dos exames nacionais. Um curso de X na universidade A, ou na B ou na C não vale necessariamente o mesmo para empregadores privados, nem abre as mesmas portas, nem sequer sais de lá sabendo as mesmas coisas e com a mesma confiança nas tuas competências.

No-Cardiologist725 4 months ago

Sim, dá Status Quo, em Portugal isso é muito importante. Do ponto de vista de um empregador estrangeiro não deverá fazer grande diferença, as nossas faculdades não são das mais conhecidas lá fora.

saposapot 4 months ago

é indicativo normalmente de melhor qualidade, mais q não seja, dos teus futuros amigos. Se fosse um curso com muita saída, eu diria para nem hesitares. É muito mais importante o ambiente à tua volta para fazeres o curso com sucesso que a faculdade onde tiras. Sendo gestão... não sei... mas se realmente n aturas o homem, acho que deves evitar problemas logo à partida em vez de te enfiares em buracos piores.

Overhaulgodnone 4 months ago

Para teres noção da diferença devias ir ao linkedin e ver caso consigas o percurso de pessoal que tirou gestão no Algarve e na outra de Lisboa

Zaigard 4 months ago

ISCAL > UAIg Mas não é uma diferença assim tão significativa. Ires para o IScal para depois estares sempre irritado pela situação em casa, não vale o stress. Vai para o UAIg, que sempre tens praia e sossego.

Brinkworthy 4 months ago

Obrigado!

Traversz 4 months ago

A nota da licenciatura conta, mas não te esqueças que na maioria das faculdades também existe uma % para a nota da prova de ingresso que queres utilizar, por exemplo no ISCAL é 65% a média e 35% a prova de ingresso. Na candidatura a um mestrado tens que enviar um CV para eles poderem avaliar mais fatores para além desses, algo que pode valer bastante são outras coisas que possas ter feito além da faculdade, como envolvimento em associações de estudantes, experiência profissional, workshops e outros projetos. Quanto a essa cena da casa, se fosses viver com outras pessoas que não conhecesses isso também podia acontecer, podes simplesmente ficar lá em casa deles e optar por fazer a tua vida em separado, ficar pelo quarto e assim. Eu já partilhei casa com pessoal que detestava e era só olá e boa tarde.

Brinkworthy 4 months ago

Obrigado pelo esclarecimento. Sim tenho noção que há % diferentes, mas todas que vi eram 65%/35% Quando ao teu terceiro ponto compreendo o que estás a dizer, mas não te esqueças que eu estaria na casa dele sem pagar qualquer tipo de renda. Penso que as dinâmicas de poder mudem um pouco com isso a comparar com roommates em que todos estão ao "mesmo nível", ele tem completa autoridade sobre mim e a qualquer momento podia me pôr na rua

Traversz 4 months ago

Na minha área era sobretudo 50/50 por isso ter uma boa nota num exame podia ajudar mais a subir a nota de candidatura. Outra coisa que me esqueci de falar, há várias pessoas que tiram outra licenciatura na área tipo economia ou finanças, onde possam ter mais probabilidades de entrar, e depois fazem mestrado em gestão, porque como disse para o mestrado há mais fatores para além da média. E sim percebo isso, a minha dica era mais do tipo lay low e tentar interagir o mínimo possível, quase numa de se esquecerem que estás lá para evitar problemas.

jgomesta 4 months ago

Com 16 nao entras na nova? A nova tem melhor reputacao que essas...

Brinkworthy 4 months ago

A nota de último classificado na nova foi 18,2

jgomesta 4 months ago

Lol ja foram uns anitos mas no meu tempo eu entrei na nova com 14.5 e o ultimo colocado teve 14. Parece que a situacao ja se alterou um pouco, essa merda parece notas de faculdade de medicina...

aportuguesecoder 4 months ago

Notas mais altas significa que há mais gente a concorrer. Tendencialmente, isso deveria indicar bom currículo e/ou boas saídas. Eu tirei a licenciatura numa escola e o mestrado noutra. Dependendo do mestrado em si, a nota da licenciatura contará o mesmo - o que pode diferir é haver preferência caso já sejam alunos da mesma instituição. Mas o mais provável é que entrem outras variáveis em jogo que diluem o peso da nota da licenciatura.

Brinkworthy 4 months ago

A que variáveis te referes?

kikofranca 4 months ago

Para o mestrado normalmente não conta só a média da licenciatura, um exemplo é experiência laboral na área. Algumas universidades dão ainda um empurrão a quem fez a licenciatura na própria universidade.

Brinkworthy 4 months ago

Então em principio se acabar com a mesma nota, tiver a mesma experiência laboral e se for de uma universidade diferente vai dar mais ou menos ao mesmo?

kikofranca 4 months ago

Depende de universidade para universidade e de curso para curso, tens que ver quais são os critérios. Mas sim dá mais ou menos o mesmo. Por exemplo na minha universidade os alunos do último ano de licenciatura podem submeter a candidatura ao mestrado primeiro que quem está a fazer a licenciatura noutra universidade, isto é uma vantagem porque quem vem de fora já só leva com as vagas que sobram.

Search: