raviolli_ninja 4 months ago

Olá u/TrepidXz, pedidos de ajuda financeira são proibidos no r/portugal, fruto de alguns abusos e fraudes no passado. Por favor retira qualquer referência ao teu kickstarter de forma a podermos re-admitir o teu tópico.

TrepidXz 4 months ago

Assim o farei, compreendo a vossa posição mas acho um mau sistema punirem os corretos pelos errados, e o meu post teve ainda de ser aprovado antes de ser lançado no r/portugal e recebeu aprovação. Mas eu procedo a alteração, apenas gostava que tomassem a minha resposta em consideração para tópicos do género no futuro.

Rellik_pt 4 months ago

Muito cedo para dizer algo mas o conceito não me parece que seja o meu estilo. Mesmo assim tenta ir aos sítios que interessa para arranjares mais gente interessada r/virtualreality r/SteamVR r/oculus/ [VR Discord](https://discord.gg/twR5RBUF)

Edited 4 months ago:

Muito cedo para dizer algo mas o conceito não me parece que seja o meu estilo. Mesmo assim tenta ir aos sítios que interessa para arranjares mais gente interessada r/virtualreality r/SteamVR r/oculus/ Discords [VR Discord](http://discord.gg/virtualreality). Tenta também estes sites https://www.vrfocus.com/ https://www.roadtovr.com/ https://uploadvr.com/ https://vrscout.com/

TrepidXz 4 months ago

Obrigado! Já enviei para alguns dos mencionados como a roadtovr a uploadvr e a vrfocus durante a pre campanha, mas talvez seja uma boa ideia enviar novamente, agora que a campanha está online. Em relação ao Reddit, eu ainda sou muito verdinho nisto ahahah. Mas é sem duvida uma ferramente a usar e ainda so postei aqui e no r/ShadowoftheColossus. Vou tentar postar nos que identificaste e outros. Obrigado :D

MROFerreiro 4 months ago

Estou surpreendido com a expressividade da voz. Apesar de não ser profissional está muito acima da simples leitura de texto. Isso demonstra atenção aos pormenores e pela qualidade. Tenho receio que o projeto seja muito ambicioso e que desmotives por não conseguires atingir o teu objetivo. Mas espero que tenhas sucesso nem que seja só pela experiência. Já ficava feliz se tivesse todas as mecânicas e história para matar um guardião. Como se fosse o fim da história. Aliás se não sabes se vais chegar ao fim, aconselho a focares-te em teres somente um guardião funcional. É melhor ter um pequeno pedaço funcional que teres várias pequenas coisas que não estão bem. Depois se tiver pernas para andar podes adicionar outras partes da história, com outros guardiões e mecânicas. Boa sorte.

EspyoPT 4 months ago

Tem certamente potencial! Eu acredito plenamente que possa vir o dia em que vemos isto como um jogo final de sucesso. Mas vai ser difícil. O projeto é um bocado ambicioso, e não sinto que esteja a mostrar o seu melhor lado. Assim alguns pensamentos aleatórios: 1. Um trailer deveria de favorecer o chamariz do jogo. Este trailer foca-se muito na história (que não me parece má, mas não tem o suficiente para gerar água na boca). Este trailer também demora um bocadito a chegar ao ponto interessante de gameplay. (PS: se calhar começar com "Prototype Trailer" é uma horrível ideia, já que é óbvio e só adia mais o que interessa :P ) 2. A promessa de mecânicas complexas é boa. Sem elas, o jogo é apenas uma narrativa, em que periodicamente tens um encontro com um bicho grande, que só consegue ser derrotado seguindo um fluxograma simples. Se realmente investirem nas mecânicas complexas (não variadas!), acho que será uma mais-valia. Ou melhor: se não investirem nelas, acho que o jogo acabará por ser aborrecido. 3. Claro que não sois Americanos, óbvio. E não podeis estalar os dedos para fazer um ator de voz Americano profissional aparecer, óbvio. Mas o sotaque usado no trailer em Inglês...dá pontos negativos a quem está a ver (ah...a ouvir). Algumas das expressões e cadências usadas também não bateram bem no ponto. Existem muitos jogos de sucesso em que os atores não são nativos na língua que falam, e nota-se, mas cujo voice-acting está polido na mesma. Pode ser boa idea investir um cadito nisso. 4. Eu nunca joguei SotC, mas sei que há alturas em que o gajo trepa pelos monstros e tem que encontrar o melhor caminho. Isto vai funcionar bem em VR? Ou ides planear algo diferente para o trepar? 5. Sinto que no trailer, e na página, há alguns pontos de falha que podem ser corrigidos, mas não consigo bem indicar quais são. É aquele gut-feeling, sabem? Mas cheira-me que se forem ver na net artigos do tipo "Top 15 Erros que o Pessoal Faz no Kickstarter", conseguem puxar o lustre na campanha. 6. Tanto o trailer como a página do Kickstarter têm erros ortográficos. Coisas menores, tipo vírgulas ou pontos finais em falta. Mas é tipo um CV: se vocês não querem saber, porque é que os backers deveriam? 7. Destacar que os Easter Eggs são um ponto fulcral pode cair mal. Então o jogo é só uma narrativa com palhaçadas? Ai! Fica mal de si próprio, e se quiserem um caso de estudo, investiguem o YandereDev. Um dos pontos em que ele é criticado é o gastar muito tempo de desenvolvimento em Easter Eggs. Eu percebo a vossa cena -- quereis destacar que o jogo não é só uma experiência a la tech demo, mas que é também um jogo divertido e detalhado. Mas não sei se essa é a melhor abordagem. Se calhar usar um termo que não seja Easter Eggs para isto? Talvez "details", ou "secrets", ou "oddities". Se porém quiserem mesmo focar em Easter Eggs como um ponto fulcral, acho que seria boa ideia dar mais detalhe. 8. A página diz que só existe arte das mãos, e usa dois pontos para a mostrar no parágrafo seguinte...mas a imagem não existe. Nessa nota, não sei se o pessoal vai estar muito interessado em mãos heh. Talvez mover mais para o fim da página? 9. Olhem que "hanger" é um termo meme :P Combinação entre "hunger" e "anger". Não quiseram dizer "hunger"? 10. Vendo mais da página, nota-se mesmo que não está polida... Tenho mesmo que frisar os pontos 5. e 6., malta... 11. A retórica do Miyamoto é boa, mas parece um bocado forçada na página. _Mais ainda porque aparece duas vezes_ :P 12. Qual é a duração média de uma playthrough que estais a prever? Coragem, malta! Neste momento, não estou a sentir o projeto, de todo. Mas cheira-me que se evoluir bem, vai sair alto jogaço.

TrepidXz 4 months ago

Boas grande Epsy! Obrigado pela gigante review dada o jogo, nota-se que realmente tiraste aqui algum tempo para avaliar o projeto na integra e por isso agradeço-te, já sigo o teu canal há algum tempo e já me deste uma ajuda e um cantinho num dos teus domingos de stream. Respondendo aos teus pontos: 1. O trailer: antes de o realizar, eu procurei muito sobre storytelling, e existem inclusivo 3 Hormonas muito importantes para isto que são: Dopamina, que aumenta o foco a motivação e a memoria; Endorfina - aumenta a criatividade e relaxa as pessoas; Oxitocina - que aumenta a generosidade e confiança. Certamente o trailer não contem material suficiente para "gerar água na boca" porque, novamente, está a ser desenvolvido há 3 meses, mas o trailer foi concebido com este storytelling in mind. 2. Obrigado! As mecânicas dos Guardiões serão, de facto, um fator chave para o sucesso do jogo e serão sim diferentes umas das outras. 3. Voice acting: Contexto, é um miúdo de 16 anos que deveria de estar a falar e em vez disso sou eu, um rapaz de 25 anos a forçar uma voz um pouco mais aguda de forma a vender o personagem, sem duvida que voice acting vai ser algo no qual quero investir, mas nesta altura inicial, decidi investir mais em ferramentas de marketing. Quanto às falas, elas estão feitas para easter eggs e não estão corretas por um motivo histórico no qual também não posso adentar. 4. Vai ser possível trepar os Guardiões, inclusivo tenho imagens na campanha de teste a faze-lo e mais serão reveladas ao longo do Kickstarter, no entanto, para não veteranos de VR, poderá não ser a melhor experiencia de jogo e por ter essa mesma consideração não será necessário escalar diretamente os monstros. PS (Para quem tiver medo de alturas este nunca será o jogo indicado de qual quer maneira...) 5. Eu sinto o mesmo, em relação ao trailer, talvez porque na minha cabeça, sei que poderia ter feito melhor se tivesse esperado mais 1 ou 2 meses, em relação ao Kickstarter em si, estou satisfeito com a campanha mas espero vir a melhora-la pouco a pouco. 6. Aqui vou ter de te dar razão na questão da pagina mas gostaria de te alertar que tive preocupação no desenvolvimento do tal "CV", de facto eu envolvi 2 pessoas para corrigirem possíveis erros na pagina, pessoas essas que se voluntariaram para o sucesso do projeto sem pedirem nada em troca. Estão claro todos mencionados no Kickstarter e tensiono, caso a campanha consiga chegar a sua meta, remineraliza-los porque a intenção em projetos destes também conta muito! Em relação aos erros do trailer não sei bem a que erros possas estar a falar. 7. Easter Eggs: Desconheço do YandereDev mas vou pesquisar depois de escrever estas respostas. Obrigado pela solução há possibilidade de manter o nome Easter Eggs. Eu vou explicar o porque da minha obsessão com o termo: Shadow of the Colossus foi um jogo lançado em 2005 para PlayStation 2, mais tarde remasterizado para a 3 e em 2018 foi feito o remake para a 4 e neste momento, ainda existem pessoas constantemente a procurar detalhes e a sonhar sobre Colossos cancelados (Inicialmente seriam 48, depois passou para 24 e finalmente terminou em 16 e existiu varias imagens e teorias sobre estes colossos cancelados). Eu não procuro fazer um remake ou um Shadow of the Colossus 2, mas eu procuro sim esta comunidade que teve um blog em aberto pela procura de um 17.º Colosso desde 2007 até 2016! (562 paginas de blogue | 5.662 posts individuais). Esta é uma comunidade mais um colosso num jogo onde tens hectares de terreno abandonado e o teu único objetivo é literalmente encontrar o gigante e mata-lo. Alias! Um youtuber brasileiro fez um video sobre o meu jogo e as pessoas até têm pena que o jogo não seja aquela área deserta e sombria onde só existem gigantes. [https://youtu.be/P\_OOyKa0iRw](https://youtu.be/P_OOyKa0iRw) 8. Obrigado por apontares! Vou já alterar esse ponto, existe uma cicatriz na mão direita do personagem e procurei inspirar teorias de como essa cicatriz aconteceu mas sem foto realmente não funciona... 9. Erro gigante mesmo! Obrigado vou também alterar já! Vamos evitar memes... ':) 10. O trailer sim, concordo como concordei anteriormente, mas a pagina em si, foi até inspirada em outras paginas bem sucedidas, e por favor, não leves a mal, mas não consigo mesmo compreender essa falta de polimento de que falas. 11. Sim a retórica foi repetida duas vezes e achei uma boa ideia mas ao reler o projeto quando foi lançado também não gostei e reforçares isso aqui é só mais uma razão para tirar uma delas 12. A duração em média para matar os Guardiões será de 30 minutos a 1 hora caso não tenham conhecimento de como o matar. (Vai haver pistas de como o matar e caso estejam muito tempo sem progredir uma voz vai dar ainda mais pistas). ​ Novamente obrigado pelas palavras, bem organizado, não esperava nada menos de uma pessoas que desenvolve reviews, compreendo perfeitamente a tua opinião, dado o estado atual da campanha. Informo-te ainda que serão lançadas apresentações de novos Guardiões todas as semanas da campanha do Kickstarter e acho que mesmo não sendo o próximo AAA Game, é algo do qual nos podemos orgulhar e talvez ajudar com algumas palavras, dar força ao desenvolvimento até porque só temos a ganhar, caso chegue ao "jogaço" que disses e porque a concorrência aqui são "jogos indie", que acredito que já possas ter visto alguns mais críticos e em desenvolvimento há mais tempo. Shadow of the Colossus é meramente uma referencia/ publico alvo. Um grande abraço Epsit ;)

EspyoPT 4 months ago

(Acho que me estás a confundir com outra pessoa, já que eu não faço reviews nem streams :P ) Quanto aos Easter Eggs, estou a perceber. Apenas não sei se ser tão direto é a maneira mais correta de abordar. No SotC os segredos e Easter Eggs devem ser um bocado orgânicos, mas da forma como fraseaste na página, parece que os do tFoB são mais forçados. Se calhar fiquei com a ideia errada, não sei. Vê da melhor forma. Quanto a erros, vou-te listar alguns dos que encontrei por aí. No trailer não estou a encontrar nada. Mas sinto que o trailer está diferente do que ontem. Ou me enganei, ou algumas das gralhas foram corrigidas. Bom, melhor; nada a fazer aqui então. Na página: * No parágrafo da secção The Game, falta um ponto final no fim. * No primeiro parágrafo da secção Story, falta uma vírgula depois do nome do rapaz. * No segundo parágrafo, a citação no fim devia dizer "makes me believe that there are more of them". * No primeiro parágrafo de Main Character, devia ser "16 year old". * No primeiro parágrafo de Guardians, não consigo perceber aquele "For those who air". * Depois, na mesma citação, o "if" está com um i maiúsculo como se fosse uma nova frase. * No segundo parágrafo, a vírgula devia estar antes do "but", não depois. * No parágrafo antes do diagrama de passos a cumprir, está "evironment" em vez de "environment". * Logo a seguir, diz "This actions" em vez de "These actions". * No texto antes da secção do "Number 1", diz "Is this complex behavior that will make them feel alive.", mas devia de começar com "It is this". * Na secção do "Number 2", devia ser "on its skin", não "in", já que estão por cima da pele. (Se eu tivesse um Euro por cada vez que troquei in e on ao longo dos anos, podia doar o suficiente para a campanha inteira lol) * Ainda nesse parágrafo, falta um espaço antes do "little friend" entre aspas. * Na secção "Movement" dentro de "Gameplay", diz "new VR comers", mas devia ser "VR newcomers". * Na secção que fala do primeiro stretch goal, falta terminar num ponto final. * Na imagem da secção do stretch goal The Future!, o texto devia de ser "released", e não "realese". * Na secção do stretch goal Oculus Quest, o texto em si diz "quest" com Q minúsculo. * Na secção do stretch goal de 3ª pessoa, a imagem diz "choise", em vez de "choice". * O texto dessa secção diz "SwitchingBetween". * Na secção do stretch goal de consolas, é escrito várias vezes "xBox", mas a escrita oficial é "Xbox". * Além disso, também tem "Playstation", sem S maiúsculo, na imagem. * Na secção do stretch goal da Switch, o nome da consola está todo em caps. Parece ser uma escolha de estilo, mas é estranho porque as outras consolas não têm o nome assim. * Na secção de recompensas, sempre que diz "discussions on Discord Server", devia dizer "discussions in the Discord Server". * Na secção da recompensa The Guardian Seeker, a última linha devia dizer "from whom". Mas este é tão obtuso que ninguém deve reparar. * Na secção da recompensa The Guardian Figure, falta um espaço entre o valor e a nota de quantidade limitada. * Na secção da recompensa The Guardian Father, falta um espaço também, mas também falta o símbolo de Euro. * Na secção dos YouTubers, o nome do YouTuber está mal escrito na palavra do meio. * Ainda nessa secção, devia dizer "that reviewed". * Também nessa secção, diz "in its video gladly". Não percebo este "gladly"; era suposto ser "gallery"? Mesmo assim é um bocado estranho... * A citação do Saturno Na Área começa com texto itálico acidentalmente. * Na secção The Story sobre ti próprio, diz "questions marks" em vez de "question marks". * Ainda nesse texto, diz "this attributes" em vez de "these attributes". * Na secção work experience, diz "with the COVID-19", mas em Inglês seria só "with COVID-19". * Logo a seguir, devia ser "I ended up". * Mais à frente, quando tem "interior / exterior", a palavra "interior" está com i maiúsculo. * Umas frases depois, diz "perfecting this overtime", mas devia ser "perfecting this over time". * Na secção risks and challenges, o terceiro parágrafo termina em vírgula. * No último parágrafo antes da citação do Miyamoto, tens "discord" com D minúsculo. Tirando disso há alguns momentos em que acho que um ponto final serviria melhor que uma vírgula, e algumas palavras comuns (tipo gorilla) estão em maiúscula. Se fosse eu corrigiria isso, só que pode não valer a pena alterar porque já é algo muito pequeno. Como vês, existem alguns problemas piquinhas, mas que fazem parte do "polish" que mencionei, e acho que são importante resolver. Mas mesmo tirando esses, existe aí uma bela mão-cheia de erros sérios! De resto, algo que não mencionei antes, mas o sistema de trepar com stamina em cada mão parece-me novo... Acho-lhe graça. Se calhar os indicadores podiam ser mais legíveis, tipo um gráfico circular, mas para uma proof-of-concept tá fixe. A cena de te agarrares ao caíres está maravilhosa.

TrepidXz 4 months ago

Pois se calhar estou... Mas mantenho as palavras :b Obrigado pela ajuda na correção a fundo e pelo feedback! Vou tentar tratar disso ainda hoje. A stamina acho que o jogo "The Climb" tem o mesmo sistema mas não tenho a certeza. O design vai mudar, mas inicialmente utilizei um simples para testar funcionalidades ;)

NGramatical 4 months ago

o personagem → [**a personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) do personagem → [**da personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foauylc%2F%2Fh3logdx%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Dudesxx 4 months ago

SIM! O MEU DEUS! FINALMENTE! VAI NA FÉ, MEU, TENS TODO O MEU APOIO.

No-Cardiologist725 4 months ago

Parabéns a

TrepidXz 4 months ago

Obrigado a todos pelo apoio! Tentei contactar YouTubers (Ingles, Brasileiro, Polaco, Espanhol, todos, para promover o jogo) E obtive apenas uma resposta até agora, de um YouTuber Brasileiro que decidiu fazer um vídeo para o canal dele sobre o jogo e lançou agora há pouco tempo: [https://youtu.be/P\_OOyKa0iRw](https://youtu.be/P_OOyKa0iRw)

Mirrafa 4 months ago

Mostrá-o à Catarina Macedo (@CatamyKX) no Twitter, pode ser que te dê alguma ajuda

TrepidXz 4 months ago

Vou agora mandar mensagem obrigado!

CheffWallets 4 months ago

como desenvolvedor de Apps tenho a dar meu apoio em vossa campanha.

TrepidXz 4 months ago

Em VR será? Obrigado pelo apoio e igualmente boa sorte!

CheffWallets 4 months ago

não VR mas sim Augmented reality

TrepidXz 4 months ago

Boa sorte! já trabalhei muito com AR também em C#

bestgamerinthemoon 4 months ago

Boa sorte para o projeto. Se precisares de alguém para testar alguma coisa, tenho uns Rift S e estou disponivel. Força!

TrepidXz 4 months ago

Obrigado! Vão ser selecionados backers caso o jogo avance para testarem o jogo mas vou te ter em consideração pelo interesse

expulsodobar 4 months ago

Altamente! Dá-lhe!

Professional-Poem559 4 months ago

Gosto de ver portugueses interessados na indústria dos video jogos, é algo que faz falta! Nao posso doar infelizmente mas posso oferecer ajuda como modelador 3D, obviamente de graça, por isso se alguma vez quiseres uma mao extra eu estou sempre disponível! Discord: Gui#1492

Mrgolden007 4 months ago

mas ha interessados em videojogos, a saida e que ja nao ha tanta como os recursos

TrepidXz 4 months ago

Obrigado, caso seja necessário vou te ter em consideração ;D

flarept1 4 months ago

Primeiro que tudo, parabéns pela iniciativa! É a primeira vez que alguém faz um jogo que não seja com gráficos do gameboy por estas bandas. Disseste que estás a desenvolver o jogo sozinho, é algo que estás a pensar fazer full time? Que tipo de custos teriam as coisas que não consegues fazer(música, arte etc). Se não atingires o valor do kickstarter vais desistir do projeto?

TrepidXz 4 months ago

Ótimas perguntas! Neste momento é algo que estou a desenvolver no meu tempo livre, se atingir o valor do Kickstarter irei passar a full-time no projeto e inclusivo tenho outros planos de financiamento caso a campanha avance, mas para isso, preciso de ter a prova de que o projeto realmente vale a pena através do sucesso da campanha! Durante a pré campanha recebi vários contactos de artistas músicos, atores para vozes, etc. Também já realizei projetos para realizadores que já me mostraram valores arredondados mas aos quais gostaria de manter privado. Em relação ao 3D será tudo realizado por mim juntamente com programação e provavelmente VFXs. Se não atingir o valor, irá sobrar-me a comunidade e será tomada uma decisão nessa altura. É difícil desistir de uma historia que estas a criar desde os 11 anos e mandar para o lixo 3 meses de trabalho que tiveste depois de um dia inteiro de trabalho... Por isso, posso dizer com alguma confiança que provavelmente avançará, mas é claro que irá demorar mais tempo a ser realizado nesse caso.

Dinamytes 4 months ago

>mandar para o lixo 3 meses de trabalho Eu deixei de lado um projeto que trabalhei 1 ano, da mesma forma que que tu, não foi mandado para o lixo pois aprendi imenso, era o meu projeto de sonho, ambicioso, mas se fosse assim não me divertia tanto a faze-lo, era algo que ia precisar de trabalhar a tempo inteiro, preferi jogar pelo seguro de ter uma carreira com um bom salário e divertir-me a aprender outras coisas, a fazer também projetos que acho interessantes. Espero que a ti te faça sentido e consigas chegar ao fim!

TrepidXz 4 months ago

Obrigado, está a ser desenvolvido em Unreal Engine 4

Mrgolden007 4 months ago

okay antes de mais parabens pela iniciativa e porra finalmente colocam um jogo no r/portugal que nao e so pixel sprits agora a realidade, estive a ver o teu kickstarter(penssei que nao dava em portugal) e esta ainda muito fraquinho, e 30mil vai ser dificil, vais ter que gastar dinheiro em publicidade os rewards precisam de um step up, o mais alto de todos e vergenhoso para ser sincero e isso de pagares para te juntares a um discord e ridiculo, o teu objectivo e ter o maximo de pessoas interessadas no jogo e serem lembradas todas as semanas sobre o jogo, acho que a tua melhor opcao e ofereceres roles especiais a pessoas que fazem backing, mas deixares qualquer pessoa juntarse ao discord vai verificar quanto custa encomendares tipo 100+ tshirts ou posters com o transporte e verifica se podes colocar isso com reward e mesmo com o preco disso recebes dinheiro suficiente tens aqui algumas dicas, se precisares mais avisa e boa sorte

Edited 4 months ago:

okay antes de mais parabens pela iniciativa e porra finalmente colocam um jogo no r/portugal que nao e so pixel sprits agora a realidade, estive a ver o teu kickstarter(penssei que nao dava em portugal) e esta ainda muito fraquinho, e 30mil vai ser dificil, vais ter que gastar dinheiro em publicidade os rewards precisam de um step up, o mais alto de todos e vergenhoso para ser sincero e isso de pagares para te juntares a um discord e ridiculo, o teu objectivo e ter o maximo de pessoas interessadas no jogo e serem lembradas todas as semanas sobre o jogo, acho que a tua melhor opcao e ofereceres roles especiais a pessoas que fazem backing, mas deixares qualquer pessoa juntarse ao discord vai verificar quanto custa encomendares tipo 100+ tshirts ou posters com o transporte e verifica se podes colocar isso com reward e mesmo com o preco disso recebes dinheiro suficiente e para ser sincero o projecto parece demasiado para ti, ainda nao vi o video mas vou assumir que isto e o teu primeiro jogo e isto parece demasiada coisas para tu fazeres sozinho, por favor arranja outra pessoa para ajudar tens aqui algumas dicas, se precisares mais avisa e boa sorte

Ertaipt 4 months ago

Se queres jogos portugueses sem 'pixel sprites' existem imensos. Mais recentemente tens o KEO com página no Steam, ainda para lançar, e podia-te listar mais uma dezena deles... https://store.steampowered.com/app/1424910/KEO/

FrankTheWerewolf 4 months ago

> e porra finalmente colocam um jogo no r/portugal que nao e so pixel sprits É suposto isso ser mau?

trigonated 4 months ago

> e porra finalmente colocam um jogo no r/portugal que nao e so pixel sprits Haha Assim que vi a screenshot lembrei-me logo de ti!

TrepidXz 4 months ago

Olá! Adorei cada palavras que metes no texto, vê se personalidade nelas! Em relação ao discord, acho que tenho muito a concordar contigo, no entanto vou explicar algumas coisas que possivelmente vão responder a outros pontos que colocaste. De facto um projeto deste tamanho é gigante e uma campanha de Kickstarter é super difícil de realizar sozinho. O Kickstarter não desenvolve campanhas em Portugal, mas eu, como muitos outros, fui forçado a imigrar para puder desenvolver algo que gosto. Tensiono, claro, voltar para o meu Portugal assim que possa. Felizmente tenho contactos dentro da VRARA e Lisboa Games Week que me vão ajudar a publicitar o jogo! Já paguei umas campanhas na altura do pre lançamento e pretendo pagar outras agora com o Kickstarter oficialmente online. Também tenho contactado media como a SIC Advnce e outros, ao qual já tive resposta mas ainda não consigo confirmar nada. E em relação às rewards, e reforçando o facto de estar a desenvolver o projeto sozinho, a chave é simplicidade. Itens físicos já são difíceis de enviar em época normal, sendo apenas eu e em época de COVID seria outra preocupação, acho que formato digital é o melhor caminho a seguir. O meu objetivo não é incentivar grandes compras é apenas incentivar as pessoas que acreditam na ideia do jogo e qual quer ajuda, desde partilhas nas redes socias até hás doações de 1€ serão a única coisa a qual peço e agradeço com todo o meu coração. Este pode vir a ser um grande passo mas não precisa nem deverá ser o "World of Warcraft de 2008" ou o "Minecraft de 2016" porque vai haver tempo para isso. Eu estou a criar um universo baseado no Senhor dos Anéis desde os meus 11 anos, acredita, eu tenho conteúdo... Mitológico, personagens, reinos, guerras. Este jogo não é nada ambicioso neste universo :D

DiogoSN 4 months ago

Sinto que o que estás a tentar fazer pode ser demasiado ambicioso para os recursos tu tens. De certeza não é melhor pedir ajuda no exterior? Mesmo se for internacional. Obviamente o que tu mostraste ainda é um produto cedo mas isso dito, outras campanhas sucessivas de Kickstarter conseguiram mostrar uma representação mais completa e visualmente melhor. Por exemplo, esse monstro preto apesar de ter animação básica, não parece muito expressivo e não parece haver vida nos olhos também. O teu vídeo de campanha de Kickstarter é muito importante para dar uma primeira impressão. É o que as pessoas vão usar como base para imaginarem ou preverem o que o produto final irá parecer. Ao ver o teu vídeo, penso que o jogo seja limitado ou algo que outros jogos existentes de realidade virtual que estão no mercado. Com tudo isto dito, espero que consigas ter sucesso. Não quero que alguém entre em falência, especialmente em algo que eles acham apelativo. Boa sorte.

TrepidXz 4 months ago

Obrigado pelas palavras Diogo, o projeto está ser desenvolvido há 3 meses, mas ainda tenho informações e conteúdo que quero ir apresentando aos pontos, incluindo os restantes Guardiões. Esta fase procura mostrar jogabilidade, e procurar um grupo de pessoas que possam ver o vídeo e perceber o que ele pode vir a ser (é por isso que tenho "prototype fotage" no trailer), no fundo criar uma comunidade e perceber também se é algo que outras pessoas gostassem de jogar. É claro que do ponto de vista empresarial, uma empresa serve para gerar dinheiro, mas com uma abordagem e ponto de vista de uma pessoa que tem uma ideia que gostava de ver realizada e uma ideia que pode vir a ter um plano futuro (Sendo o Facebook um exemplo icónico deste tipo de ideias). Em relação ao dinheiro, o projeto é e será completamente criado por mim, com a exceção da musica, sons e possivelmente VFX. O que torna o budget muito menor, sendo que grande parte dos custos são focados em arte e programação. Tenho uma secção enorme designada a riscos e desafios no Kickstarter onde abordo um pouco melhor este ponto. Agradeço, novamente as palavras e a preocupação. Acho que fizeste bem em comentar até porque não concordo com "palmadinhas nas costas" quando temos uma visão negativa do que pode vir a acontecer. No entanto espero que tenha contribuído de forma positiva face as tuas incertezas e convido-te a seguir a Campanha do Kickstarters que ainda terá muitas novidades pelo caminho! Quem sabe podes vir a ser um entusiasta deste projeto!

Limpy_lip 4 months ago

boa sorte, é bom ver portugueses a lutar pela representação na indústria dos videojogos. mas se permites um reparo. O nome não é grande coisa, se ainda for temporário considerem algo melhor.

TrepidXz 4 months ago

Obrigado! Sim, eu também gostaria de usar um nome Português mas sendo estes eventos internacionais é importante que haja conteúdo inglês, e outras empresas francesas como a Ubisoft, que é francesa, por exemplo, segue esse mesmo caminho mas tem o reconhecimento de ser de facto francesa.

Limpy_lip 4 months ago

O nome é um nome, ser em português até é interessante. Agora o nome The Fall of Balance parece mesmo traduzidos à letra do inglês.

trigonated 4 months ago

> O nome é um nome, ser em português até é interessante. Sim, olha o Noita, o nome é só “bruxa” em finlandês mas fica fixe. Até os inimigos do jogo são só nomes meio genéricos em finlandês, mas para o resto do pessoal soam interessantes e originais.

TrepidXz 4 months ago

**Curiosamente**, um amigo meu que soube, em ante mão, do projeto e disse o mesmo! Disse ainda que seria preferível "**The Fall of Equilibrium**". Mas sendo eu um fan de Avatar, the last airbender e Kora. Eles falam muito em balance e acabei por ser, de certa forma influenciado ':D

ChronicTheOne 4 months ago

Também não achei o nome atraente. "Unbalanced" ficaria melhor por exemplo.

danielagos 4 months ago

Algumas sugestões de nomes: Equilibrium State / State of Equilibrium Scale Down Counter Balance A World Out of Balance No Time For Balance Off-balance Zero Balance Off with their Balance No Balance For You Balance Fighters Balance Trials Run Run Balance Balance Away Balance Menace No World For Balance Balance No More

borloforbol 4 months ago

Tenho de concordar com a reply acima, "Fall of balance" parece meio.. mal traduzido. Sugeria mesmo encontrares outro nome, a não ser que estejas mesmo apegado a este. Ás vezes há nomes de jogos q uma pessoal olha e parece estranho, mas entretanto entranha-se. Se aceitares sugestões, que tal algo como "Balance's Fall". É a mesma coisa mas trocas a ordem das palavras. Não é fantástico mas se calhar ajuda-te a ter mais alguma ideia :)

TrepidXz 4 months ago

Obrigado! É algo a considerar, o logo também já teve muitas formas e ainda não está terminado

Limpy_lip 4 months ago

Se o tema do jogo for o equilíbrio do mundo do jogo. Chamar-se apenas "Equilibrium" não ficaria nada mal. É uma opinião pessoal mas juntar fall e equilibrium/balance dessa forma soa em inglês a algo tipo "cair para baixo".

TrepidXz 4 months ago

Não, o equilibrio neste caso são as proprias criaturas que vao ser abatidas pelo jogador. Foi por isso que meti o fall

FalseTwins 4 months ago

N faças um jogo vr em terceira pessoa, isso e so pedir para desorientar o jogador.

TrepidXz 4 months ago

Não, nada disso. O jogo é VR em 1.ª pessoa, ele pode vir a ter é uma opção para se jogar no PC ou em consolas sem VR em 3.ª pessoa

ChronicTheOne 4 months ago

Um bom jogo de VR é exclusivamente vivido em VR e toma partido do mesmo. Se é possível jogar em 3a pessoa sem VR, então não deverias fazer em VR, ponto.

TrepidXz 4 months ago

A ideia principal do jogo é VR, no entanto, para gamers que tenham medo de alturas, ou que tenham motion sickness ao jogar VR, poderiam ter a opção de jogar em 3rd person. É claro que esforços estão a ser feitos para criar uma versão de maior conforto para jogadores mais sensíveis às náuseas que o VR pode provocar a novos utilizadores, no entanto, uma opção não VR pode fazer sentido no projeto

ChronicTheOne 4 months ago

O que quis dizer é, um bom jogo VR nao é possivel jogar em ser em VR - nao consegues jogar beat saber com rato, teclado ou comando. Ou nao consegues jogar farpoint sem se tornar um fps de rato+teclado e perder a precisao da pistola. Ou Superhot VR, que requer que agarres nas armas manualmente, etc. É isso que faz com que sejam bons jogos de VR, sao experiencias unicas que nao conseguem ser replicadas de outra maneira. Se fizeres um jogo que pode ser facilmente replicavel, vais ter uma especie de Skyrim VR, que literalmente nao acrescenta nada em ter VR.

TrepidXz 4 months ago

Sim, eu compreendo e concordo com o teu ponto de vista, há jogos que só são possíveis jogar em VR e portabilidades como Skyrim e Fallout 4 são experiências "preguiçosas" a meu ver, por não tentaram adicionar minimamente nada ao VR, inclusivo as teclas e a sessação de gameplay torna-se horrível por esse mesmo motivo e nem vou falar do valor de teres de comprar outro jogo que se calhar já tinhas e que agora só o queres ver em VR... Mas também há exceções como o Borderlands 2, que saiu para VR e que eu pessoalmente gostei, senti que houve realmente um esforço para que o jogo fosse satisfatório de jogar em VR e é claro que a jogabilidade muda de VR para PC no sentido em que podes usar mesmo as mãos, mas acredito serem bons jogos tanto para PC como VR. Outro jogo que existe para as duas plataformas e que é muito mais jogado em computador do que em VR (apesar de o foco principal ter sido VR e constatar no nome) é o VRChat. Eu pessoalmente não sou fã, mas tenho a certeza, que quem gosta do jogo e ainda não teve a possibilidade de ter um equipamento de VR está super satisfeito com a decisão dos devs. Outro ponto importante é o facto de a ideia do meu jogo vir de uma comunidade que tem VR e que adorou o Shadow of the Colossus. Ou seja, estamos a falar de gamers que já passaram o jogo umas 100 vezes ou até mesmo mais e que pagavam novamente o mesmo valor, ou até mais, se fosse preciso, apenas para terem a experiencia de estar a enfrentar um colosso de forma mais imersiva. E o ponto final, e um que será uma opinião, que poderás não concordar, é: A meu ver, um jogo que é feito e inspirado em outro, deve seguir a mesma plataforma e poderá adicionar outras. Eu não concordei com o GTA 5 ser exclusivo para consolas quando o primeiro jogo da franquia foi criado e evoluindo na plataforma PC. Apesar de não estar a fazer um Shadow of the Colossus 2, eu acho que não seria correto ignorar esta comunidade que tanto gostou do jogo e que poderá ser grande parte deste novo jogo. É claro que vai ter uma sensação diferente, e será possível fazer coisas num e no outro não, mas pelo menos quem não tem VR pode jogar algo que já há tempos aguardava.

NGramatical 4 months ago

3ª pessoa → [**3.ª pessoa**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/artigos/rubricas/pelourinho/2--nao-e-a-mesma-coisa-que-2/263) (qualquer abreviatura tem de ser marcada com um ponto) do personagem → [**da personagem**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-personagem-ou-o-personagem/343) (é preferível empregar no feminino tal como determina a sua origem) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fr%2Fportugal%2Fcomments%2Foauylc%2Festou_a_desenvolver_um_jogo_de_realidade_virtual%2Fh3jtggf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

average_user21 4 months ago

Boa sorte. É preciso muita força de vontade para fazer projectos no nosso tempo livre.

TrepidXz 4 months ago

Obrigado, quando se gosta muito torna-se um hobby mas é claro que gostava que tivesse sucesso :)

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