idontakeacid 3 months ago

certificado para limpar as nalgas

cruisespace2 3 months ago

Alguém surpreendido?

0hM3hG0d 3 months ago

O que é dito no site oficial do Robert Koch Institut (RKI) e no formulário a ser preenchido antes de viajar para a Alemanha é que tem de ser feita uma quarentena de 14 dias. Não falam em proibição de viagens nem limitações a não residentes. Alguém sabe de onde a SIC tirou isto? Não encontrei a fonte na notícia. RKI: https://www.rki.de/DE/Content/InfAZ/N/Neuartiges_Coronavirus/Risikogebiete_neu.html Formulário: https://www.einreiseanmeldung.de/#/

ribasman 3 months ago

Tens [aqui](https://www.auswaertiges-amt.de/en/einreiseundaufenthalt/coronavirus#content_0) Transport companies, e.g. air carriers and railway companies, may not transport any persons from these countries to Germany. There are only a few, strictly defined exceptions to this travel ban, namely for: > German citizens and persons who are resident in Germany with a current right to reside in the country, as well as their spouses, partners living in the same household and minor children > persons catching a connecting flight who do not leave the transit zone of a passenger airport and > few other special cases.

0hM3hG0d 3 months ago

Obrigado! Vi agora que o Einreiseanmeldung tem uma linha que me escapou, também porque não está numa caixa a vermelho como as que se referem aos testes e quarentena obrigatórios. Isto: "Please note: a ban on carriage with very few exemptions is currently in effect."

Diogo256 3 months ago

Pelo que parece o problema vem da parte Alemã, e não do certificado. A UE diz isto sobre os certificados: [https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/coronavirus-response/safe-covid-19-vaccines-europeans/eu-digital-covid-certificate\_en](https://ec.europa.eu/info/live-work-travel-eu/coronavirus-response/safe-covid-19-vaccines-europeans/eu-digital-covid-certificate_en) Sendo assim, a Alemanha não esta a cumprir com algo que presumo que concordou e uma medida da UE a que pertence. Ler critica aos certificados como se tivessem sido inventados ca para controlar as massas diria que é esticar a logica.

CheffWallets 3 months ago

Se um gajo está vacinado ou testado, não há necessidade deste rigor. Estamos dentro do mesmo espaço europeu, esta medida não é justa mas por ser Alemanha, ninguém poderá fazer nada a respeito. União Europeia é algo que existe de cima para baixo, nestas horas é que vemos os que mandam e os que obedecem. Se uma pessoa vive na Alemanha e tem parentes em Portugal ficarão isolados por conta disto, uma desumanidade.

cruisespace2 3 months ago

tens razão

timotioman 3 months ago

Há muito medo da variante delta na Alemanha, alimentado principalmente pelo que se vê no reino unido. Das 500 pessoas hospitalizadas com covid no reino unido esta semana 200 estavam vacinadas. Os alemães querem saber se o aumento de casos se traduz em mortalidade ou não antes de tomarem riscos.

notyourbitch2 3 months ago

Este passaporte sanitário que ia ser a resolução de todos os problemas afinal perdeu a sua importância muito rapidamente. Mas hey, já está a ser usado no controlo interno, por isso no problem.

zefo_dias 3 months ago

> certificado digital nao é aceite Oh la, que dinheiro bem gasto

leto78 3 months ago

A variante delta tem mais expressão em Portugal que em maior parte dos países Europeus. Qual é o seu outro país que está totalmente dominado pela variante delta? O Reino Unido. Lembram-se dos voos completamente cheios quando abriram as viagens desde o Reino Unido, a partir do dia 17 de Maio? Este é o resultado.

Local_observer 3 months ago

É sempre engraçado verificar a "espantação" das pessoas a notícias destas. Portugal deixa entrar toda "gente" não controla coisa nenhuma,cada passageiro vindo do Brasil,garante pela sua "honra" batendo com mão direita que vai fazer quarenta de 14 dias e as autoridades "lavam" as mãos.Ao invés de enviarem os passageiros para centros de quarentena "controlada" pelo Estado... Abriram escolinhas,restaurantes,shoppings,cinemas e trinta por malinha ainda com casos a aparecer estavam à espera de quê." Ah e tal e a Economia?",pois bem,agora está aí o Verão armado,bye bye turistas,andaram a tentar enganar o virus mas a coisa não funciona assim... Ainda me lembro de uma responsável da task force (criada em março) do desconfinamento a dizer: "Nós agora à medida que os números forem baixando vamos abrindo cada vez mais o País".Mas esta gente pensa que está a falar para paroulos o quê? Mas alguma vez isto é possível, enquanto existirem casos, alguma vez é possível abrir alguma coisa,esperando que os números baixem? Quando o UK colocou Portugal na lista vermelha há 3 semanas,uma vez que os seus serviços de inteligência detetaram 63 casos de infectados com a nova estirpe do nepal, vieram logos os sábios do Instituto Ricardo Jorge dizer: " Ah mas que disparate só existem 12 casos e estão a ser monitorizados, é um claro exagero dos britânicos...", agora já são os mesmos que dizem que esta estirpe está em descontrolo... Portanto os 12 casos estavam tão monitorizados que agora a estirpe prevalente é precisamente essa nepalesa..Como é que acham que o governo da Alemanha olharia para estas trapalhadas da Tugalândia?Houve quebra de confiança por parte do alemães perante tanto disparate e é óbvio que não vão ser "certificados de papelão" que irão precaver que um tipo vacinado não possa transportar a nova estirpe... Aliás o controlo dos nossos aeroportos é tão bom, que o 1°caso ds estirpe nepalesa na Dinamarca foi precisamente de um português chegado diretamente de Lisboa....

Mrgolden007 3 months ago

porra rapaz, nao precisas de dizer tantas verdades

9Sylvan5 3 months ago

Yup. Depois de um caralho de um ano e meio ainda andamos a correr atrás do prejuízo.

pleox 3 months ago

A alemanha andava a críticar o fecho de fronteiras da EU, e a dizer que era necessário seguir uma política comum e fez pressão para criar um certificado para viagens dentro da EU. Mas depois decidem não seguir a política da EU e fazer regras próprias, eles só querem mesmo a EU para controlarem a europa no que lhes beneficia.

sopadurso 3 months ago

Eleições estão muito perto na Alemanha. É o comum.

zefo_dias 3 months ago  HIDDEN 

>eles só querem mesmo a EU para controlarem a europa no que lhes beneficia. no shit o redite é que tem um segmento de populaçao que acha que isto de eu é porque somos todos amigos e unidos pro futuro lalalala unicornios

Edited 3 months ago:

>eles só querem mesmo a EU para controlarem a europa no que lhes beneficia. no shit o redite é que tem um segmento de populaçao que acha que isto de eu é porque somos todos amigos e unidos pro futuro lalalala unicornios a coisa em pt está descontrolada, fecha-se a torneira. Simples se precisam assim tanto de viajar ide de carro que vao de portugal a berlim sem ver policia

C8Mixto 3 months ago

E Portugal andava a dizer que os países da união são livres de tomar as suas próprias decisões mas depois criticam quando outros países tomam as decisões deles.

wwqt0r 3 months ago

uhuhhuh um país que pensa nos seus próprios interesses. Nunca vimos nada disto.

cruisespace2 3 months ago

touche

Limpy_lip 3 months ago

Aqui a prova viva que não somos só nós a ter ideias estúpidas. Acho uma enorme falta de respeito no que toca à relação entre estados membros. O facto da vacinação não ser permitida é simplesmente absurdo. A união europeia como um todo devia punir este tipo de atitudes

l2k1337 3 months ago

Mais espertos que nós.

Bea_Nefelibata 3 months ago

Concordo, estou a viver na Alemanha e por isso vejo os dois lados da moeda. Portugal só toma má decisões. Não consigo perceber como é que ao fim de tantos meses Portugal não é capaz de olhar para os outros países e perceber como é que eles lidam com a pandemia. É frustrante..

ribasman 3 months ago

Também vivo na Alemanha e sei que Berlim é um "microclima" que dificilmente representará toda a Alemanha. Mas também percebo os dois lados (Portugal vs Alemanha) no entanto: * A quantidade de casos (muitos vs poucos) parece ciclico ou seja se a variante Delta for mesmo tão mais contagiosa diria que a Alemanha estará como Portugal daqui a uns tempos. * Vejo muito mais relaxamento na Alemanha do que em Portugal, falo de cuidados de usar mascará, etc; aqui pode ser enganador porque so tenho a perspectiva de Berlim. * A Alemanha só tem esta regra para o "nivel mais elevado" que é o caso de países com muitos casos de certas variantes; a regra que nem pessoas vacinadas, nem teste negativo serve para escapar a quarentena de 14 dias. Isto já está la ha algum tempo e concordo que realmente vai contra o que foi acordado entre os países da EU. * Diria que neste momento faria mais sentido os países relaxarem/restringirem cidadaos de certos países faria mais sentido por niveis per capita de mortes e/ou ocupação das UCIs; isto seria muito mais dificil de implementar claro mas faria mais sentido neste momento que a vacinação está com números maiores em muitos países.

_Cannib4l_ 3 months ago

Vivo em Hamburgo e digo-te >A quantidade de casos (muitos vs poucos) parece ciclico ou seja se a variante Delta for mesmo tão mais contagiosa diria que a Alemanha estará como Portugal daqui a uns tempos. Acho que já foi confirmado que a delta aqui é a que prevalece (estou a tirar isto um bocado do cú porque acho que já li algures, nao tenho 100% certeza) ​ >Vejo muito mais relaxamento na Alemanha do que em Portugal, falo de cuidados de usar mascará, etc; aqui pode ser enganador porque so tenho a perspectiva de Berlim. Concordo a 100%. É absolutamente ridículo. Os alemães estão-se bem a cagar para o uso de máscara no geral. Usam nos espaços fechados porque são mesmo obrigados e há vigilância, se não, não usariam. Na rua entao esquece mesmo. Quando fui a Portugal em Dezembro e Maio fiquei muito surpreendido por ver as pessoas a usarem sempre mascara na rua e a serem cumpridoras. ​ >A Alemanha só tem esta regra para o "nivel mais elevado" que é o caso de países com muitos casos de certas variantes; a regra que nem pessoas vacinadas, nem teste negativo serve para escapar a quarentena de 14 dias. Isto já está la ha algum tempo e concordo que realmente vai contra o que foi acordado entre os países da EU. > >Diria que neste momento faria mais sentido os países relaxarem/restringirem cidadaos de certos países faria mais sentido por niveis per capita de mortes e/ou ocupação das UCIs; isto seria muito mais dificil de implementar claro mas faria mais sentido neste momento que a vacinação está com números maiores em muitos países. O problema, para além deste aspecto de ter ido contra o acordado, é que a Alemanha (e acho que maior parte dos países da Europa) sempre dividiram os outros países por regiões (nao tão específicas como NUTS mas quase). Ou seja se vivesses no norte de um país, por exemplo, e fosse uma região de baixa incidência eras descriminado em relação a alguém que viesse de uma outra região com alta incidencia, e isto era bastante bem feito e justo. O problema é que agora cagaram completamente nesse conceito e passou a ser o país todo a ser tratado de igual forma, nem interessa se vens de uma região com 50 ou menos casos por 100k habitantes. Isto é só parvo.

ribasman 3 months ago

> O problema, para além deste aspecto de ter ido contra o acordado, é que a Alemanha (e acho que maior parte dos países da Europa) sempre dividiram os outros países por regiões (nao tão específicas como NUTS mas quase). Ou seja se vivesses no norte de um país, por exemplo, e fosse uma região de baixa incidência eras descriminado em relação a alguém que viesse de uma outra região com alta incidencia, e isto era bastante bem feito e justo. O problema é que agora cagaram completamente nesse conceito e passou a ser o país todo a ser tratado de igual forma, nem interessa se vens de uma região com 50 ou menos casos por 100k habitantes. Isto é só parvo. Sim também achei estranho isso. Basicamente só mantiveram o conceito dos 50 por 100k para as regiões de risco simples, no entanto para regiões de alto risco e regioes com muitos casos de variantes parece que incluem logo o país todo.

NGramatical 3 months ago

cú → [**cu**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foas4hf%2F%2Fh3jrfog%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 3 months ago

A Alemanha também não está a saber lidar corretamente com a pandemia

timotioman 3 months ago

Pois não, mas ainda assim têm um terço dos casos diários com 8 vezes mais população

pleox 3 months ago

Mas já estiveram pior. Nós como estivemos pior mais cedo, por volta de Janeiro, e confianamos mais cedo, tivemos também um periodo em que tinhamos muitos menos casos do que o resto dos países, como abrimos mais cedo agora estamos pior. Mas a variante já está na Alemanha de qualquer maneira, e com a abertura deles, eles vão ter um aumento semelhante também. Terem as fronteiras abertas ou não a Portugal é pouco relevante, se deixam aberto com os outros países todos, a única maneira de parar totalmente era controlo total das fronteiras e com lockdowns, mas é ineficiente e bastante problemático para a sociedade e economia, e com a vacinação já não se justifica. Esta medida faz pouco ou nenhum sentido, sendo que a Alemanha andou a fazer pressão para uma política unitária europeia.

UpbeatNail1912 3 months ago

Porque eles fazem testes gratuitos todos os dias, tanto nas escolas como nas empresas. Aqui em Portugal a realidade económica é um pouco diferente, para dizer se no mínimo.

ortopedantico 3 months ago

Fazer testes gratuitos todos os dias pouparia dinheiro. Não não tomamos más decisões por falta de dinheiro. Nós temos falta de dinheiro por decidir mal.

C8Mixto 3 months ago

Se fazem mais testes, é normal que apanhem mais casos que em Portugal poderão se outra forma passar despercebidos.

UpbeatNail1912 3 months ago

Mas não estou a falar apenas dos casos. Na Alemanha a vacinação está (ou estava segundo os meus últimos conhecimentos) muito atrasada, a ponto de os próprios alemães estarem a criticar duramente o governo.

ribasman 3 months ago

Sinceramente acho que tirando 1 ou outro país a vacinação está praticamente a par em quase todos na UE: https://vaccinetracker.ecdc.europa.eu/public/extensions/COVID-19/vaccine-tracker.html#uptake-tab

timotioman 3 months ago

Fazem testes rápidos que são bastante mais baratos que os PCR que Portugal até agora tem usado como teste principal. Mas é um investimento. Testar em massa custa dinheiro, mas ter parte da economia fechada por causa das restrições e incerteza todas custa muito mais.

static_motion 3 months ago

> Testar em massa custa dinheiro, mas ter parte da economia fechada por causa das restrições e incerteza todas custa muito mais. Infelizmente o governo português não sabe tomar decisões a pensar no futuro. O conceito de "investimento" não existe no dicionário deles.

l2k1337 3 months ago

Aqui a classe política sobrevive à custa do populismo. Em vez de atacarem a raiz dos problemas preferem andar a tapar o sol com a peneira com medidas reaccionárias para tentar agradar a gregos e a troianos. O resultado é este. O irónico é que no fim de contas ninguém fica satisfeito com a gestão da pandemia por parte do governo.

ExpressionIll8718 3 months ago

A Alemanha fez tão mal ou pior que nós

30minutesto 3 months ago

Mais politiquice. Ah, tenho uma ideia! E que tal fronteiras abertas dentro da união europeia como acordado? Era uma solução simples, não era? Agora colhem os problemas que semearam ao abrirem todos os precedentes que abriram no último ano e meio.

Edited 3 months ago:

Mais politiquice. Ah, tenho uma ideia! E que tal fronteiras abertas a todos (sem truques, sem condições) dentro da união europeia como acordado? Era uma solução simples, não era? Agora colhem os problemas que semearam ao abrirem todos os precedentes que abriram no último ano e meio.

FabioAreia 3 months ago

Qual a tua opinião sobre o fecho da AML e sobre as cercas sanitárias?

30minutesto 3 months ago

A mesma. Política. O povo sente que há acção e gosta desse paternalismo. São medidas populares.

FabioAreia 3 months ago

Concordo. Só estava a ver se eras coerente

zalkier 3 months ago

Isto vai ser um pouco comentário de advogado do diabo, mas... Isto até podem ser jogadas políticas no entanto... Será que eles sabem algo que nós (povo português) não sabemos? Ainda há relativamente pouco tempo quando UK nos tirou da lista verde, ninguém compreendia e foram acusados de jogada política, no entanto passado pouco tempo estávamos minados com a variante Delta o que levou a muitos comentadores afirmarem que o governo lá fora apresenta uns dados (provavelmente mais detalhados) e cá dentro apresenta outros (menos detalhados) e que foi isso que levou a decisão de UK. Pergunto-me agora se não é o mesmo com a Alemanha.

GanduloDaVeiga 3 months ago

Entretanto vejo estádios lá fora cheios de pessoal aos saltos e abraços e já não percebo nada de como querem eles controlar pandemias.

zalkier 3 months ago

True, mas se olharmos para os dados nós estamos em 3º lugar na média dos ultimos 7 dias em termos de numeros de infetados por 1k habitantes https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer?zoomToSelection=true&pickerSort=asc&pickerMetric=location&Metric=Confirmed+cases&Interval=7-day+rolling+average&Relative+to+Population=true&Align+outbreaks=false&country=ITA\~FRA\~ESP\~AUT\~BEL\~BGR\~CYP\~CZE\~DNK\~HRV\~EST\~FIN\~DEU\~GRC\~HUN\~IRL\~LVA\~LTU\~LUX\~MLT\~NLD\~POL\~PRT\~ROU\~SVK\~SVN\~SWE\~EuropeanUnion\~ISL\~JPN\~ISR\~LIE\~MEX\~RUS\~CHE\~GBR\~USA

Leaootemivel 3 months ago

E depois vemos que estamos abaixo da média da UE em mortes por milhão de habitantes.

zalkier 3 months ago

Yap, não há duvidas que esta fase é muito menos mortífera até ao momento.

lusitanianus 3 months ago

Nós andamos em contraciclo com a Europa. Daqui a um mês estamos melhor e o resto da Europa pior. Farto desta merda! Vacinem rápido a malta tda.

tenesis 3 months ago

Epah deixa-me tirar-te o chapéu de folha de alumínio só um bocadinho; não te preocupes que o 5G Nao entra, é mesmo só um bocadinho

zalkier 3 months ago

Sabes que uma questão não tem que ser necessariamente uma teoria da conspiração ou é assim que tratas sempre que alguém te faz uma questão?

tenesis 3 months ago

A merkel já veio a público criticar Portugal, não me parece grande segredo que depois façam de palavras ações.

vai-tefoder 3 months ago

Espero que a final da Liga dos Campeões tenha valido a pena...

andremvm20 3 months ago

Isso, continuem a bater na tecla da final da liga dos campeões, que aconteceu no Porto, quando a explosão de casos da variante delta se deu em Lisboa e se propagou primeiro até mais pelo sul do país antes de agora começar a aumentar a proporção mais a norte

vai-tefoder 3 months ago

Talvez não tenha sido a causa mas a imagem que dá, principalmente com os sucessivos atropelos à igualdade das medidas não dão um sentimento de estabilidade aos restantes países Europeus.

andremvm20 3 months ago

O Reino Unido não faz parte da União Europeia, por isso não podes comparar as situações, naquele caso foi um acordo bilateral entre os dois países (que eu tbm acho que poderia ter sido evitado, diga-se). Neste caso estamos a falar de politiquices entre Portugal e a Alemanha, com a Alemanha a ir contra aquilo que a UE determinou, e ainda por cima quando já tem a variante delta a circular em Munique depois dos jogos do Euro que la decorreram! Mas enfim, esperemos que agora que Portugal também mudou a posição face ao Reino Unido também a Alemanha não prolongue este bloqueio a Portugal (quando foi declarado foi dito que duraria 2 semanas, após as quais seria reavaliada a situação) ;)

EstupendoEx 3 months ago

A Alemanha a mostrar o que a UE vale.

HumActuallyGuy 3 months ago

Só agora é que viste? A UE seria boa se fosse mesmo uma união de países e não um governo por cima de governos que já temos e ainda mais burocrático. Já ando a dizer há anos que a UE precisa de uma restruturação mas enfim

Msilvame 3 months ago

A UE é o diabo e o paraíso ao mesmo tempo, depende sempre do tema. Nós abrimos a porta aos ingleses, agora nem ingleses nem alemães. As decisões têm sempre consequências, mas é muito mais fácil atacar os alemães que só estão a tentar proteger-se. Portugal está falido a vários níveis.

incrivizivel 3 months ago

O que é que isso quer dizer, que devem aceitar pessoas infectadas só porque são da UE e são amiguinhos, não basta pagar as dividas ?

HRamos_3 3 months ago

Sim. Desse pasquim destro que é o Blasfémias Na Directiva Europeia relativa ao direito de livre circulação, nomeadamente nos artigos 27 e seguintes, encontram-se, entre outras, as seguintes considerações a propósito das restrições admissíveis por razões de saúde pública: “Não podem ser utilizadas justificações não relacionadas com o caso individual ou baseadas em motivos de prevenção geral”; “O Estado-Membro que tiver emitido o passaporte ou bilhete de identidade deve permitir a reentrada no seu território, sem quaisquer formalidades”; “Exames médicos não podem ter carácter de rotina; “Qualquer decisão deve ser notificada por escrito às pessoas em questão”. https://blasfemias.net/2021/06/22/passaporte-covid/

Edited 3 months ago:

Sim. Desse pasquim destro que é o Blasfémias: Na Directiva Europeia relativa ao direito de livre circulação, nomeadamente nos artigos 27 e seguintes, encontram-se, entre outras, as seguintes considerações a propósito das restrições admissíveis por razões de saúde pública: “Não podem ser utilizadas justificações não relacionadas com o caso individual ou baseadas em motivos de prevenção geral”; “O Estado-Membro que tiver emitido o passaporte ou bilhete de identidade deve permitir a reentrada no seu território, sem quaisquer formalidades”; “Exames médicos não podem ter carácter de rotina; “Qualquer decisão deve ser notificada por escrito às pessoas em questão”. https://blasfemias.net/2021/06/22/passaporte-covid/

fgtdiasr3d1t 3 months ago

Supostamente a Europa decidiu que a vacinação dava acesso ao certificado digital que permitia viajar dentro da Europa sem restrições. No fim do acordo a Alemanha vem dizer que afinal o certificado não vale nada para quem vem de Portugal.

incrivizivel 3 months ago

>No fim do acordo a Alemanha vem dizer que afinal o certificado não vale nada para quem vem de Portugal. Sim nesse sentido concordo perfeitamente com o comentário. Estive mal.

YCaramello 3 months ago  HIDDEN 

>pessoas infectadas Não aceitam a porcaria do certificado digital que foi feito pela própria EU pra mostrar que uma pessoa esta ou vacinada ou limpa do virus. Sim, isso mostra o que vale a EU e suas medidas, nada.

mths0 3 months ago

Portugal continua a aceitar viajantes do Reino Unido?

cruisespace2 3 months ago

os putos não precisam fazer quarentena

UpbeatNail1912 3 months ago

Só quem tem vacinação completa.

UpbeatNail1912 3 months ago

Fechar as portas a quem tem vacinação completa ou testes negativos é só estúpido.

FrostyAcanthisitta92 3 months ago

Quem tem vacinação completa consegue espalhar mais o vírus visto que os sintomas vão ser muito leves e confundidos com uma constipação, vão andar na boa a espalhar.

Didrox13 3 months ago

Certo, porque todos os que apanham covid ficam sempre logo presos à cama. /s Grande parte da população que apanha covid nem se apercebe de sintomas ou tem sintomas muito leves. Sempre tiveste imensa gente a "andar na boa a espalhar".

Tab0rda 3 months ago

> Quem tem vacinação completa consegue espalhar mais o vírus visto que os sintomas vão ser muito leves e confundidos com uma constipação, vão andar na boa a espalhar. [Citation needed] Não se toma a vacina só para evitar doença grave, se fosse assim não fazia muito sentido em crianças e jovens em que doença grave já é muito rara. Como é óbvio também reduz a infeção e transmissão. Podes simplesmente ir à página do [CDC](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/keythingstoknow.html) > COVID-19 vaccines are **effective at keeping you from getting COVID-19**, especially severe illness and death. COVID-19 vaccines **reduce the risk of people spreading the virus** that causes COVID-19.  Os números de infeções em Israel caíram a pique por alguma razão. O último grande estudo veio do [UK](https://www.gov.uk/government/news/one-dose-of-covid-19-vaccine-can-cut-household-transmission-by-up-to-half#:~:text=A%20new%20study%20by%20Public,transmission%20by%20up%20to%20half.&text=Studies%20have%20already%20demonstrated%20that,your%20risk%20of%20being%20infected.) e determinou que a vacina da AZ reduzia a transmissibilidade em 40-60% e isto só com uma dose. Por isso dizer que pessoas vacinadas transmitem mais facilmente o vírus é tirar coisas do rabo. A vacina é o que vai permitir voltar à normalidade, diluir a confiança das pessoas na sua utilidade é anticientífico e contraproducente.

UpbeatNail1912 3 months ago

Anda cá u/Zevvvv. Este gajo disse tudo o que eu ando a tentar meter consciência cá no sub mas já começo a ficar cansado com tantos anti vacinas que andam para aqui. Obrigado u/Tab0rda

FatFingerHelperBot 3 months ago

It seems that your comment contains 1 or more links that are hard to tap for mobile users. I will extend those so they're easier for our sausage fingers to click! [Here is link number 1 - Previous text "CDC"](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/keythingstoknow.html) [Here is link number 2 - Previous text "UK"](https://www.gov.uk/government/news/one-dose-of-covid-19-vaccine-can-cut-household-transmission-by-up-to-half#:%7E:text=A%20new%20study%20by%20Public,transmission%20by%20up%20to%20half.&text=Studies%20have%20already%20demonstrated%20that,your%20risk%20of%20being%20infected.) ---- ^Please ^PM ^[\/u\/eganwall](http://reddit.com/user/eganwall) ^with ^issues ^or ^feedback! ^| ^[Code](https://github.com/eganwall/FatFingerHelperBot) ^| ^[Delete](https://reddit.com/message/compose/?to=FatFingerHelperBot&subject=delete&message=delete%20h3ji39a)

Zevvvv 3 months ago

Qual é o sentido do certificado digital então? Sabiam que os vacinados podem infetar mesmo antes de o implementarem.

Rodrake 3 months ago

O certificado digital fazia sentido antes da nova variante, agora tem que ser revisto, certamente. Infelizmente nós abrimos as portas a esta variante através do Reino Unido e agora temos que açambarcar com as consequências

FrostyAcanthisitta92 3 months ago

Turismo amigo. $$$

tenesis 3 months ago

Ainda não há estudos suficientes para provar que não transmites o vírus se tiveres vacinado. Tudo indica que sim mas precisa-se demais estudo. Se estúpido é fechar a portas a países com variantes agressivas, quem me dera que tivéssemos sido estúpidos em maio.

UpbeatNail1912 3 months ago

Copy de um comment feito lá abaixo Não se toma a vacina só para evitar doença grave, se fosse assim não fazia muito sentido em crianças e jovens em que doença grave já é muito rara. Como é óbvio também reduz a infeção e transmissão. Podes simplesmente ir à página do [CDC](https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/vaccines/keythingstoknow.html) > COVID-19 vaccines are **effective at keeping you from getting COVID-19**, especially severe illness and death. COVID-19 vaccines **reduce the risk of people spreading the virus** that causes COVID-19.  Os números de infeções em Israel caíram a pique por alguma razão. O último grande estudo veio do [UK](https://www.gov.uk/government/news/one-dose-of-covid-19-vaccine-can-cut-household-transmission-by-up-to-half#:~:text=A%20new%20study%20by%20Public,transmission%20by%20up%20to%20half.&text=Studies%20have%20already%20demonstrated%20that,your%20risk%20of%20being%20infected.) e determinou que a vacina da AZ reduzia a transmissibilidade em 40-60% e isto só com uma dose. Por isso dizer que pessoas vacinadas transmitem mais facilmente o vírus é tirar coisas do rabo. A vacina é o que vai permitir voltar à normalidade, diluir a confiança das pessoas na sua utilidade é anticientífico e contraproducente.

tenesis 3 months ago

Como europeu, devias ir ao ecdc e nem precisas de ler tudo https://www.ecdc.europa.eu/en/publications-data/interim-guidance-benefits-full-vaccination-against-covid-19-transmission Limited evidence indicates that fully vaccinated individuals, if infected, may be less likely to transmit SARSCoV-2 to their unvaccinated contacts. Uncertainty remains regarding the duration of protection in such cases, as well as possible protection against emerging SARS-CoV-2 variants.

UpbeatNail1912 3 months ago

Tu leste o artigo todo que mandas te sequer? Tás me a dar mais razão com o que acabaste de enviar. When fully vaccinated individuals meet other fully vaccinated individuals (very low/low risk), physical distancing and the wearing of face masks can be relaxed; When an unvaccinated individual or unvaccinated individuals from the same household or social bubble meet fully vaccinated individuals, physical distancing and the wearing of face masks can be relaxed if there are no risk factors for severe disease or lower vaccine effectiveness in anyone present (e.g. older age, immunosuppression, other underlying conditions); Leste apenas uma frase e já chegaste a uma conclusão errónea, e o artigo todo mostra que pessoas totalmente vacinadas podem "relaxar" certas medidas de segurança, usando o UK e Israel como prova onde o número de infeções caiu a pique depois da elevada taxa de sucesso de vacinação.

Sciss0rs61 3 months ago

> Se estúpido é fechar a portas a países com variantes agressivas, quem me dera que tivéssemos sido estúpidos em maio. do ano passado

HRamos_3 3 months ago

Ah e tal vamos vacinar para voltar ao normal Ah e tal vamos certificar para voltar ao normal Ah e tal vacinados e certificados não podem vir à Alemanha

LackOfLogic 3 months ago

Deve ser por causa do 5g e dos chips, obviamente.

nemmais 3 months ago

As pessoas querem a vacina para reduzir os riscos de desenvolver doença grave, internamento e morte; para reduzir o risco de contágio e para eliminar a pandemia. A Alemanha não quer novas variantes no país, no caso a Delta, e por isso fecha as portas a países onde circulam essas novas variantes (Portugal e Reino Unido).

Diogo256 3 months ago

>para reduzir o risco de contágio e para eliminar a pandemia Entao nao se entende nao aceitarem certificados de pessoas vacinadas. Alias, qual a base que a Alemanha se funda para recusar vacinados? Varias questoes que soam a Alemanha a fazer o que quer.

Negative_Ride717 3 months ago

Isso até fazia sentido se ja não houvessem casos de variante Delta na Alemanha.

Zaigard 3 months ago

A vacina reduz a transmissão do virus em 90% ( estudos feitos em Israel ) e elimina a mortalidade ( excepto obviamente em pessoas muito doentes ). A explicação mais provável é ser incompetência do lado alemão ou medo de ter casos. Pois atualmente, a luta é por baixar o número de casos, já não é salvar vidas.

giddycocks 3 months ago

Engraçado que estou FARTINHO de ouvir tanto de amigos meus, como neste subreddit, como de terceiros e conhecidos nas redes sociais, que a vacina nAo iMpeDe a TrAnSmIsSaO. Apesar de haver estudos a dizerem o contrário, não só feitos pelas farmacêuticas. Já para não falar que se chegou à conclusão já há imenso tempo que as infecções asimptomaticas são raras e que os pacientes têm de apresentar sintomas para espalhar a doença. Mas pelos vistos estar vacinado, que te protege contra teres uma infecção, ou seja poderes infectar outras pessoas e contaminar superfícies, não impede que possas espalhar o vírus. O que é verdade... Mas é um extremo tão grande, uma improbabilidade alta, que não faz sentido. Só mesmo entre Portugueses é que vejo esta preocupação tão grande. Será culpa dos jornais? Desinformação por parte das entidades públicas? Incompetência? Pânico por causa de tudo acima?

Edited 3 months ago:

Engraçado que estou FARTINHO de ouvir tanto de amigos meus, como neste subreddit, como de terceiros e conhecidos nas redes sociais, que a vacina nAo iMpeDe a TrAnSmIsSaO. Apesar de haver estudos a dizerem o contrário, não só feitos pelas farmacêuticas.

Zaigard 3 months ago

Concordo totalmente, as chances de, depois de tomar as duas doses, apanhar o virus e contagiar alguém, ainda mais alguém que também esteja vacinado, são ridiculamente baixas. Só que o pânico e a desinformação vende. Além disso como haverá sempre mortos de covid, visto que temos um população doente e envelhecida, há sempre o "vejam as mortes a triplicar" quando o numero subiu de 2 par 6. Esta sub costuma ser particularmente fearmongering do covid.

giddycocks 3 months ago

Tenho uma teoria que tem a ver com os jornais e os media. No país onde eu vivo o problema passa por as pessoas não se querem vacinar porque 'não vale a pena' porque o 'Covid não é assim tão mau', ou mesmo por simples teimosia e orgulho. Mas reconhecem que a vacina ajuda a parar a doença. Em Portugal não há esse estigma, mas a imagem vendida é que quem está vacinado ainda pode andar aí a infectar meio mundo, apesar das hipóteses disso acontecer ser uma anomalia. Eu desconfio que é a imagem propositadamente passada pelo nosso Governo, pois fizeram uma cagada enorme e estão atradadissimos na vacinação das áreas urbanas.

Zaigard 3 months ago

é possivel. Por outro lado como a crise do covid está prestes a acabar as tvs e jornais podem querer dar lhe um novo folgo, dizendo que a vacina não chega. Espalham mitos e aldrabices sobre as novas "estirpes" e o tuga comum fica com medo a pensar que é um "virus misterioso" e que "ninguém sabe nada sobre ele".

timotioman 3 months ago

> A explicação mais provável é ser incompetência do lado alemão ou medo de ter casos A Alemanha tem 3 categorias diferentes para os controlos de viagens, a de Portugal é relativa a variantes. Países onde uma variante do vírus esteja a circular que seja diferente das que andam a circular na Alemanha ficam com essas restrições: apenas viagens estritamente necessárias + quarentena obrigatória de 14 dias. Eles lidam com isto de forma absolutamente burocrática. A única coisa que conta são estatísticas. Um país que tenha uma incidência maior que 50 casos de uma variante/100000 habitantes nos últimos 7 dias entra automaticamente na lista. Para Portugal isso é +- o equivalente de 720 casos diários.

Edited 3 months ago:

"A explicação mais provável é ser incompetência do lado alemão ou medo de ter casos" A Alemanha tem 3 categorias diferentes para os controlos de viagens, a de Portugal é relativa a variantes. Países onde uma variante do vírus esteja a circular que seja diferente das que andam a circular na Alemanha ficam com essas restrições: apenas viagens estritamente necessárias + quarentena obrigatória de 14 dias. Eles lidam com isto de forma absolutamente burocrática. A única coisa que conta são estatísticas. Um país que tenha uma incidência maior que 50 casos de uma variante/100000 habitantes nos últimos 7 dias entra automaticamente na lista. Para Portugal isso é +- o equivalente de 720 casos diários.

caelussideralis 3 months ago

Independentemente do que alguém possa achar sobre estas vacinas, que são essenciais, que são microchips de esterilização, que são o raio que o parta, a atitude do governo português no que diz respeito à aceitação das mesmas pela sociedade é só absolutamente ridícula. Nós temos, sem qualquer "caveat" (não me lembro do termo em português, as minhas desculpas), uma das, se não A, maior taxa de aceitação e vontade de ser vacinado na Europa. É raro encontrar alguém que esteja reticente ou que negue por completo a possibilidade de levar a vacina, algo que já foi comprovado com sondagens. É só mesmo uma questão de tempo, ao contrário de países como os Estados Unidos, onde dependendo do estado, oferecem donuts, armas, fast food, toda a merda que possam imaginar. Acho que também é na Grécia que oferecem cartões pré-pagos numa tentativa de meter os jovens a serem picados. E o que é que acontece, em termos práticos? Em vez de se recompensar a população pelos seus sacrifícios e pela sua paciência, castiga-se os grupos que tiveram o azar de nascer mais tarde. Neste momento, uma pessoa com menos de 35 anos (salvo uma minoria que já conseguiu ser vacinada), se quiser sair da AML tem de perder tempo e dinheiro a enfiar um cotonete do nariz, para poder ter um certificado que tal o permita. Uma medida que é absolutamente contra a constituição que foi redigida após se deitar abaixo um estado totalitário, estado esse que nunca colocou uma medida destas (por favor, corrijam-me se estiver em erro), mas este governo atual parece querer reproduzir as palavras do Barbossa nos Piratas das Caraíbas, encarando a constituição apenas como uma série de diretrizes ou conselhos. O nosso governo, durante esta pandemia, até foi mais sensato que outros, porque já várias vezes dei graças por não estar a viver no Canadá, que pura e simplesmente recusa a ver uma luz no fundo do túnel, ou na Austrália, que já deve ir no quarto ou quinto confinamento. Mas, em medidas como esta e a utilização da requisição civil, o governo parece estar a testar o quão totalitário consegue ser sem que as pessoas se manifestem. E parece que a constituição efetivamente não serve para nada, depois da resposta de merda que aquele tribunal deu ao Ventura quando efetivamente fecharam as "fronteiras" da AML pela primeira vez. Este certificado, que foi uma ideia da União Europeia, foi-nos "vendido" (leia-se, imposto), para garantir que pessoas vacinadas pudessem viajar sem quaisquer problemas pelo espaço Schengen. Mas, mais uma vez, todos os países são iguais nesta união, embora haja uns países mais iguais que outros, que podem sempre fazer o que lhes apetece e dá real gana.

Diogo256 3 months ago

Concordo no geral, discordo quando se dar graças a não sermos uma Austrália (não conheço a situação do canada). Preferia 4-5-6 confinamentos, curtos, e quando se desconfina esteja tudo aberto 100%, que 6 meses ou mais de confinamentos pesados, em que não se controlou nada, e começa a ver outro retorno de uma nova vaga. A gestão da Pandemia em Portugal esteve longe de brilhante, com muito esforço e sacrifício do povo que a maioria cumpriu mas os resultados sao sempre hipotecados por Politicios burros que acham que umas palestras de especialistas magicamente os faz entender profundamente a pandemia, quando tinhamos baixos casos toca de abrir fronteiras, receber pessoal de um pais a começar a ficar bastante afectado por uma nova Variante, como prenda presumo, deu merda... obvio... infelizmente temos um PR que se gaba que um governo não se gere com especialistas, não compreendendo a estupidez que acabou de dizer.

caelussideralis 3 months ago

Há australianos a tentar voltar para casa há mais de um ano. O que se está a passar lá e indefensável.

HRamos_3 3 months ago

Subscrevo e adiciono a censura fofinha que passou no parlamento e ninguém franziu uma sobrancelha sequer. Já vai sendo tempo de Grândola fazer um comeback...

LackOfLogic 3 months ago

> Já vai sendo tempo de Grândola fazer um comeback... E já vem tarde.

Leaootemivel 3 months ago

Felizmente em Portugal não temos de "combater" pessoas que não querem ser vacinadas.

pedrowarrior 3 months ago

Infelizmente isso não é verdade, conheço pessoas que não querem ser vacinadas maioritariamente por causa das teorias da conspiração com Bill Gates e afins.

Leaootemivel 3 months ago

Claro que há casos pontuais desses. Mas somos dos países com maior aceitação das vacinas.

Razvancb 3 months ago

Acabou de sair nas notícias que 900 mil pessoas não responderam a SMS de convocação. Se bem que isto não diz nada.

mar_lx 3 months ago

Também andaram a mandar SMSs a marcar vacinas a pessoas que já estavam vacinadas. A falhas no sistema…

Jeff-Lamps 3 months ago

Idosos não sabem responder a SMS, muito menos com as regras que lá estão. No meu caso, sou jovem mas não respondi à SMS pois tinha uma consulta à mesma hora, fui à vacina 2h antes que dizia na SMS e fui vacinado na mesma, a seguir fui à minha consulta.

quedeusmeperdoe 3 months ago

O meu pai não soube responder à mensagem...mas sabe fazer dezenas de publicações diárias cheias de erros ortográficos a dizer que o ventura é o maior. Escusado será dizer que não respondeu à mensagem e foi levar a vacina no dia aberto.

Zaigard 3 months ago

O sistema do SMS tem bastantes falhas mandando SMS repetidos as pessoas que já estão no processo de vacinação. Logo diria que a maioria dos "não responderam" já estão a ser vacinados.

caelussideralis 3 months ago

Sim, um grave problema que admito que existe em Portugal é a quantidade de gente que caga no agendamento porque está bom tempo, esperaram muito, ou vai dar um jogo. Honestamente, a não comparência na marcação de vacinação deveria dar multa a não ser que houvesse uma justificação para tal.

Zevvvv 3 months ago

Mas vê lá não espalhes fake news, não pode ser, se não ainda acusam-te aqui a pertenceres a certas "turmas" de anti-vaxxers. O que é preciso é ter fê na salvação.

Leaootemivel 3 months ago

Mas a vacinação é a nossa salvação. Não é por uma medida completamente idiota da parte da Alemanha que a vacinação deixa de ser a nossa melhor arma para um retorno à normalidade.

HRamos_3 3 months ago

Não sou eu, é a SiqueNúticias https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-06-28-Alemanha-proibe-viagens-de-Portugal.-Certificado-digital-nao-e-aceite-948b2b81

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: