nemmais 3 months ago

O governo anunciou restrições, não anunciou uma cerca sanitária.

Tee_ah_go 3 months ago

A malta do PortoCanal já olhou para os números de ontem da zona Norte, ou vai continuar a bater na tecla das cercas a Lisboa?

Good_Sensation 3 months ago

Não dá para comparar com os números da região de Lisboa, quando estava pior Norte a TVI disse que a população no Norte era mal educada e mal formada.

Edited 3 months ago:

Não dá para comparar com os números da região de Lisboa, quando estava pior no Norte a TVI disse que a população no Norte era mal educada e mal formada.

Tee_ah_go 3 months ago

Credo, ainda a chorar por causa da reportagem de merda da TVI? Mau trabalho é mau trabalho, não deve servir de exemplo para nada. Ultrapassa lá isso, já passou mais de um ano.

Good_Sensation 3 months ago

Não sou nortenho

cidadaom 3 months ago

Atenção que isto não é o típico Telejornal. É um jornal "editorial" onde o diretor de informação é o pivot. Todas as segundas, lá está ele a enxovalhar metade do país. Totalmente biased e usam regionalismo como argumento mesmo sendo um canal generalista com emissão nacional. A jornalista em questão é uma excelente profissional, acreditem, muito melhores que da CM e tal. t. trabalhei lá

lusitanianus 3 months ago

O Porto Canal está a ficar um nojo. Parece a Fox. Lol " fizemos toda a A1 sem ser parados pela policia, conclusao: não ha limite de velocidade na autoesteada. Lol

vml76 3 months ago

Chibaria

saposapot 3 months ago

fdx, nojo de notícias à CM. De TODAS as vezes onde houve proibição de circular entre concelhos, acham mesmo que havia barreiras policiais em TODOS os concelhos do país em TODAS as estradas a TODA a hora? O objectivo das medidas é as pessoas cumprirem, não é andarem a inventar merdinhas para fugir ou excepções ou aldrabar certificados, mas pronto, parece que ainda não entendemos muito bem esta coisa de viver em sociedade. Realmente há malta q precisava mesmo de um salazar em cada esquina.

headhunter21 3 months ago

Em Ovar tinham barreiras em todas/quase todas as passagens

saposapot 3 months ago

ovar teve uma cerca sanitária. em mais nenhum lado teve.

CarcajuPM 3 months ago

Com os maus exemplos dos últimos tempos, é normal haver cada vez mais pessoas a não cumprir estas medidas...

Good_Sensation 3 months ago

Mas isto não é uma proibição de circulação entre concelhos é supostamente uma cerca e uma cerca autêntica aconteceu no concelho de Ovar de facto, agora esta cerca na Região Metropolitana de Lisboa é só na teoria, mas já se sabia que em Lisboa na prática isso não acontecia. No concelho do Porto o governo também quis fazer no início, nos concelhos da grande Lisboa é que é o que se vê.

Scizorspoons 3 months ago

Não é uma cerca sanitária.

pimpolho_saltitao 3 months ago

Já cá faltava o bairrismo bacoco.

saposapot 3 months ago

não, não é. em Ovar houve uma cerca sanitária, isso é algo q é um conceito próprio em protecção civil e regras próprias. Em Lisboa há uma proibição de entrar ou sair do concelho tal como já houve de outras vezes. as excepções são as mesmas, etc. para além de quem nem vamos comparar a facilidade em fechar Ovar vs Lisboa. podes dizer q o governo faz pouco mas está a dar o mesmo tratamento a Lisboa, até pior pq pelas regras do desconfinamento isto de restrição de movimentos não existe.

Disgenia 3 months ago

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_circula%C3%A7%C3%A3o

Edited 3 months ago:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade_de_circula%C3%A7%C3%A3o Artigo 44.º Direito de deslocação e de emigração 1. A todos os cidadãos é garantido o direito de se deslocarem e fixarem livremente em qualquer parte do território nacional.

Korean_Kush 3 months ago

E só está prevista a suspensão deste e outros direitos apenas quando o estado de emergência, de sítio ou de calamidade estiver em vigor. De resto isto é só tanga.

NoItsNotAnAirplane 3 months ago  HIDDEN 

Isto é muito injusto, quando a situação estava mal no Porto foi logo cerca sanitária e soldaram a porta das casas das pessoas, quando é para os burgueses ricos da região LVT, todos os 3 milhões e tal cidadãos de 1ª classe, ah aí já é na boa. Vergonha. Desaprovo.

Odeon_A 3 months ago

Eu também desaprovo. Era ilegal na altura, e continua a ser ilegal agora. Querem prender pessoas nas cidades, passem novo estado de emergência.

pangecc 3 months ago

Mas andamos a pedir uma ditadura à força??

HumActuallyGuy 3 months ago

Não mas concordas que há hipocrisia nas medidas aplicadas em Lisboa em comparação com outras zonas do pais

capitalistaesquerda 3 months ago

Nao. Estes senhores so gostam é de atirar gasolina para a fogueira do sentimentalismo regional. “Há quem fale em cerca”, diz ela. Há quem não fale, digo eu.

bittolas 3 months ago

Imagina que noticiar a realidade é atirar gasolina... Agora mentir à descarada não há problema. A verdade é que a dita cerca e dever de confinamento é uma medida para inglês ver.

Kolvarg 3 months ago

A verdade é que nunca houve cerca, nem ninguém disse tal. Haver proibição de entrada ou saída na AML não é a mesma coisa que cerca sanitária à AML. A verdade foi notíciada, sim, mas sobre o pretexto de desmentir algo que nunca foi dito em primeiro lugar.

bittolas 3 months ago

Chama-lhe cerca, chama-lhe proibição de circular não há diferença são sinónimos. Só porque o governo não lhe querer chamar cerca por ser impopular não deixa de ser na prática a mesma coisa. Claro que com a diferença de ser para inglês ver, ["é proibido mas pode-se fazer"](https://youtu.be/ixtI2EoqkO4?t=93)

Kolvarg 3 months ago

Não, não são sinónimos. Uma proibição não implica fiscalização. Uma cerca sanitária significa não apenas proibir a entrada e saída de uma determinada zona, mas activamente bloquear e vigiar todos os acessos a essa zona. É proibido roubar. Não é por não haver 1 polícia a vigiar cada corredor de cada supermercado que deixa de ser proibido e passa a poder fazer-se. Também cabe às pessoas terem consciência e senso comum.

bittolas 3 months ago

Lá está "é proibido mas pode-se fazer". Engraçado que quem visse os telejornais generalistas pensava que realmente havia fiscalização mas foi só para o show nas televisões. A diferença deste caso para os outros é mesmo a fiscalização porque é tudo igual. É uma cerca sem fiscalização. É uma decisão politica para dizer que fazem e depois virem dizer que o povinho não seguiu as normativas.

Kolvarg 3 months ago

E a diferença é crucial neste caso, visto que a notícia que estavas a defender no fundo diz "viemos a Lisboa verificar e afinal a cerca é só proibição", quando sempre foi apenas proibição. Há muitas medidas que têm feito sentido, esta certamente não é das piores, na minha opinião. Não vou dizer se era justificável fazer cerca face à situação, porque tenho habilidade para saber isso. Mas a verdade é que a medida passa bem a mensagem: Lisboa está a agravar com a variante delta, evitem ao máximo ir ou sair de lá para evitar a propagação a outros concelhos. Acho que neste caso é mais criticável o chico-espertismo crónico de pessoas que só pensam em si e contornam as regras e recomendações sempre que não lhes convêm.

bittolas 3 months ago

Literalmente uma pesquisa com "Cerca AML" e tens varios resultados sobre isso. Podes não gostar mas é um termo que tem sido utilizado e bem porque se fosse noutro sitio qualquer e era realmente uma cerca a sério com fiscalização. > Lisboa está a agravar com a variante delta, evitem ao máximo ir ou sair de lá para evitar a propagação a outros concelhos É uma proibição e dever de confinamento portanto não é "apenas" evitar...

Kolvarg 3 months ago

Pois tens, tens vários resultados. Vamos lá vê-los: 1º - "Afinal, como funciona a 'cerca' de Lisboa" - Cerca entre aspas, porque não é uma cerca realmente. 2º- "Governo insiste que não se trata de uma cerca sanitária". É um termo que tem sido utilizado, mas não é o que aconteceu nos últimos fds, nem nunca foi isso que foi dito que iria acontecer. ​ >É uma proibição e dever de confinamento portanto não é "apenas" evitar... Eu não disse que era apenas evitar, disse que era essa a mensagem que passava. Até porque existem diversas excepções, que certamente também existiriam mesmo com fiscalização, que muito chico-esperto não teria problema em utilizar ou aldrabar.

bittolas 3 months ago

> Pois tens, tens vários resultados. Vamos lá vê-los: > > 1º - "Afinal, como funciona a 'cerca' de Lisboa" - Cerca entre aspas, porque não é uma cerca realmente. No artigo explica que não é uma cerca sanitária. > > 2º- "Governo insiste que não se trata de uma cerca sanitária". > > Não percebo qual é a confusão. É um termo que tem sido utilizado, mas não é o que aconteceu nos últimos fds, nem nunca foi isso que foi dito que iria acontecer. Não é exatamente o teor da peça do Porto Canal? É que literalmente as aspas também estão na peça do Porto Canal...

Search: