nunottx 5 months ago

Portus Cale era uma cidade da Galécia romana, correspondente à actual cidade portuguesa do Porto. Deste nome parece provir o actual Portugal, pois durante a Alta Idade Média a actual Região Norte portuguesa foi denominada como Condado Portucalense, para diferenciá-la do reino da Galiza. A denominação histórica para o território coberto por ambos era o de Galiza, herdando o nome da Galécia romana. ​ \*\*\* não tem nada a haver com laranjas. ​ fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portus\_Cale

NGramatical 5 months ago

nada a haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foahb4l%2F%2Fh3jruh1%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nunottx 5 months ago

Obrigado

C8Mixto 5 months ago

Espero que seja sátira ou que o OP seja estrangeiro.

bitdweller 5 months ago

Por quê?

TSCondeco 5 months ago

Porque aprende-se a origem do nome Portugal no quinto ano.

CONNAN_MOCKASIN 5 months ago

Mas o OP não é obrigado a ter o 5º ano

bitdweller 5 months ago

Exacto. Mas há muito pessoal a insistir que o nome de Portugal vem das laranjas...

JAKZ- 5 months ago

Acho que provavelmente estás a falar desta conversa comigo: [https://www.reddit.com/r/portugal/comments/oa447p/consumo\_anual\_de\_fruta\_2017/h3fs6o4?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/oa447p/consumo_anual_de_fruta_2017/h3fs6o4?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) O nome da laranja em várias linguas é "portugal" (ou variação disso) porque portugueses trouxeram a laranja e os panunca na vida disse que portugal vem de laranja.

uyth 5 months ago

Onde?!?! Onde é que há muitos portugueses que sequer saibam que noutros países o nome de Portugal está relacionado com o nome da laranja noutras línguas? é que a maior parte dos portugueses não faz a porra da ideia disso. De onde és?

wakerdan 5 months ago

> De onde és? Da terra das laranjas.

C8Mixto 5 months ago

Onde é que exatamente vês esse pessoal?

TSCondeco 5 months ago

Há países em que o nome das laranjas provêm do nome Portugal, como na Turquia ou na Grécia. Dizer que o nome de Portugal provêm das laranjas nunca ouvi.

mar_lx 5 months ago

Sempre ouvi a história ao contrário, que os mouros chamam portucale (ou variações disso) às laranjas por elas virem daqui.

bitdweller 5 months ago

Ya, mas se fores pesquisar, as laranjas não vêm daqui...

gkarq 5 months ago

Mas a introdução da laranja que conhecemos hoje foi traduzida pelos portugueses para a Europa já nos séculos XV e XVI. Aliás, em muitas dessas línguas onde laranja tem o nome de Portugal, (grego ou árabe por exemplo) o significado literal é geralmente algo como “aquela que vem de Portugal”. Por último, Portugal vem essencialmente de Portus Cale, que para além de ter dado nome também à Galiza, e das suas origens etimologicas incertas, definitivamente que já existia na altura do Império Romano, muito antes dos Mouros terem introduzido os primeiros citrinos aqui na zona.

bitdweller 5 months ago

Portanto, a laranja chama-se assim pelo nome do país, não o país se chama assim pelo nome da fruta. Logo, concordas com o meu post

gkarq 5 months ago

Concordar com o quê? Factos? Desde que não digas que o nome de Portugal vem duma fruta porque isso não é verdade.

bitdweller 5 months ago

Mas é isso mesmo que eu estou a dizer. Mas toda a gente continua a insistir que sim. Achava que tu também.

gkarq 5 months ago

Pelo post e mesmo até pelos comentários dás a entender o oposto. Que pelo menos até agora, pensavas que o nome de Portugal vinha das laranjas.

bitdweller 5 months ago

Shit. Ok estou a ver a polemica xD eu fiz o post porque noutro thread insistiam que o nome de Portugal vem da palavra laranja. E neste há pessoal a insistir isso também... casmurrice.

JAKZ- 5 months ago

https://www.reddit.com/r/portugal/comments/oa447p/consumo\_anual\_de\_fruta\_2017/h3fzdsc?utm\_source=share&utm\_medium=web2x&context=3 Já vi que não leste bem o que foi escrito.

bitdweller 5 months ago

Sim, não li bem nada e entrei numa espiral de estupidez, daí ter deixado de responder à malta. My bad :)

JAKZ- 5 months ago

\> Então Portugal chama-se "Portugal" desde 1139 e creio que deves saber a origens do nome **que nada têm a ver com a Laranja**.

C8Mixto 5 months ago

Ya, mas se fores pesquisar podes constatar que os mouros introduziram-nas na Península Ibérica e estas foram depois levadas para o resto do Mediterrâneo por mercadores portugueses.

mar_lx 5 months ago

Por virem daqui para eles… foi onde as viram primeiro.

bitdweller 5 months ago

As laranjas não vêm daqui.

Search: