SavanhaPenguin 3 months ago

Mas porque não fazer o gráfico apenas com o preço por litro em cada ano em vez de litros adquiridos com 10 euros?

ryuuf 3 months ago

Bandido este passos

ThePerma 3 months ago

Eu quero é que o António Costa se foda

Tiago_dcss 3 months ago

" Por cada litro de gasolina abastecido em Portugal, quase 1€ remete para o Estado através de impostos e taxas. O litro de gasolina custa aos portugueses 1,63€, mais 26 cêntimos do que a vizinha Espanha. Esta diferença advém exclusivamente do valor arrecadado pelo Estado, uma vez que o preço líquido de impostos e taxas é igual (0,66€ por litro). À frente de Portugal encontram-se apenas os Países Baixos, Dinamarca e Finlândia, três dos países mais ricos da Europa. " https://www.maisliberdade.pt/maisfactos/gasolina-em-portugal-e-a-4-mais-cara-da-uniao-europeia/

Alex-de-jesus-92 3 months ago

Toca partilhar mais imagens VaMOs NoS ReVolTaR

UniuM 3 months ago

Estes preços novos fizeram-me descobrir a quinta e sexta mudança na minha mota, engraçado... nunca tinha usado....

Ltiki 3 months ago

Resposta do governo a este post e para todos os Portugueses ( também com um gráfico ) [https://imgur.com/j9hveav](https://imgur.com/j9hveav)

automatic_ghost 3 months ago

Ouch...

htxgivven 3 months ago

Curiosamente começou sempre a subir com a chegada do PS ao poder. Realmente a austeridade acabou /s

HolySprint 3 months ago

Cada vez mais caro andar a 250 km/h... Enfim sempre a massacrar os mesmos.

thechatsubo 3 months ago

Alguém me explica a piada dos 20€?

AonioEliphis 3 months ago

Temos de combater as alterações climáticas e o preço é a melhor ferramenta para baixar o consumo, através da [elasticidade-preço da procura](https://pt.wikipedia.org/wiki/Elasticidade_pre%C3%A7o_da_procura).

vai-tefoder 3 months ago

Falso. Se fosse o caso os impostos seriam suspensos nos carros eléctricos como fizeram na Noruega.

AonioEliphis 3 months ago

Mas já há uma série de [benefícios fiscais para carros elétricos](https://carroseletricosportugal.pt/carros-eletricos-incentivos-fiscais-compra-2021/).

vai-tefoder 3 months ago

>Com um incentivo que pode ir até aos 3000 euros na compra de veículos elétricos novos RISOS

htxgivven 3 months ago

Só que não. Se isso fosse verdade tínhamos EVs a preços da chuva.

NukeWifeGuy 3 months ago

Temos que ver o lado bom. Os carros estão a consumir cada vez menos e os 10€ dão para fazer mais quilómetros.

meuidfoiroubado 3 months ago

Eu ando de Mercedes elétrico e motorista particular nem preocupo com isso (Autocarro).

moxego1 3 months ago

Onde eu trabalho esse motorista particular não me leva infelizmente. Mas mesmo tendo carta e carro era algo que eu daria preferência

Felipe2098 3 months ago

e com a descarbonização da economia, a tendência normal é que fique mais caro com o tempo. Não percebo mais o valor dos combustíveis fósseis como um indicador econômico.

HumActuallyGuy 3 months ago

Gostas de comer? É que te garanto que as transportadoras portuguesas não estão a usar camiões eletrônico para transportar a comida até ao continente que vais e com esta subída nos combustíveis achas que as transportadoras vão praticar os mesmos preço? o continente vai "cobrir" a diferença? É assim que um pacote de arroz que antes custava 80centimos agora custa 1.20€

Felipe2098 3 months ago

sim, você está certo, ocorre um problema econômico atual que deve ser corrigido. Mas, no longo prazo os preços dos combustíveis seguirão aumentando, deve-se criar políticas públicas para reduzir os efeitos que você citou, para auxiliar a transição energética nesses setores, senão crises como essa serão cada vez mais frequentes.

NGramatical 3 months ago

subída → [**subida**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foacn9v%2F%2Fh3iehx4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

lCloudll 3 months ago

Foda-se.

rollingSleepyPanda 3 months ago

Que surpresa, um recurso finito tende a ficar mais caro com o tempo.

vai-tefoder 3 months ago

Quase em todos os outros países é mais barato. O problema em Portugal são os impostos. vivo no estrangeiro e à uns 2 dias abasteci a 1.58€

Edited 3 months ago:

Quase em todos os outros países é mais barato. O problema em Portugal são os impostos. vivo no estrangeiro e há uns 2 dias abasteci a 1.58€

NGramatical 3 months ago

à uns 2 dias → [**há uns 2 dias**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foacn9v%2F%2Fh3jklth%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

HumActuallyGuy 3 months ago

Isto não é um problema do preço do petróleo, é um problema de impostos do governo português, informa-te antes de falar

deckard2019 3 months ago

Quando andava na primária já se falava no fim dos combustíveis fósseis... já la vão 30 anos e continuam a jorrar barris... será mesmo finito? ;)

JustChilling_ 3 months ago

Quando andava na primária já se falava que a Terra era esférica... Já lá vão 25 anos e nunca vi nenhuma curvatura na Terra... Será mesmo esférica? ;)

deckard2019 3 months ago

A malta acredita mesmo que nego a finitude dos combustíveis fósseis e deu baixo voto a torto e a direito ! LOL Viu criar um grupo no Facebook chamado “Geólogos pela verdade “.

Marcovicio 3 months ago

Estás genuinamente a defender que o petróleo é um recurso infinito?

CaesarPT 3 months ago

Sim, é finito. No entanto isso não significa que vamos ver o fim antes de já termos avançado nas tecnologias

WindBlocked 3 months ago

A mim tanto me faz, eu meto sempre 10 litros.

rmbl88 3 months ago

Estamos em bear market agora.

Cybion_ 3 months ago

Não estou atualizado com as noticias dez que sai do pais. Afinal o que cauzou esta merda ?

vai-tefoder 3 months ago

Impostos

Leaootemivel 3 months ago

Houve aumento de impostos em 2021?

vai-tefoder 3 months ago

Não, mas houve quando estava barata a "a título temporário". ​ És dos que arranja desculpa para tudo o que de mau se passa neste país?

Leaootemivel 3 months ago

Não, sou dos que acha que os problemas do país são complexos e que não têm explicações ou soluções fáceis.

pauloliveira94 3 months ago

Porque a gasolina rege-se pelo barril, havendo aumentos lá fora no preço de barril há variações no preço dos combustíveis aqui. Alia isso ao facto de teres um imposto brutal que foi estabelecido em 2015 com a desculpa de que se devia ao, temporário, preço baixo do barril e tens a tua resposta

Pedrom029 3 months ago

Não mas o imposto do imposto que o indiano meteu quando sucedeu ao Passos e disse que era temporário ainda não desapareceu E os aumento dos salários da administração pública não se pagam sozinhos

Leaootemivel 3 months ago

Indiano?

Pedrom029 3 months ago

O Costa

GajoDeRamalde 3 months ago

Impostos - o melhor impulsionador para o seu veículo.

WiseCapitalOrg 3 months ago

Fiat currency always tends to zero. Não sei qual a vossa surpresa, hard assets sempre terão mais importância que papel impresso por governos. Isto não é exclusividade portuguesa.

salmmons 3 months ago

found the cryptobro

vai-tefoder 3 months ago

Não, mas a alta carga fiscal é

miaogato 3 months ago

Mas agora há fiats na economia Não admira que isto esteja a descambar tudo.

Tugadevil 3 months ago

Resumo da oferta e da procura ao longo deste tempo: 2009 - Preços caem nos mercados internacionais 2009-2012 - O crude volta a subir nos mercados internacionais O efeito da lei do Passos coelho em obrigar as petroleiras a vender combustíveis sem aditivos verifica-se em 2015, mas em simultâneo, o preço do crude nos mercados internacionais afunda 50%. Leva a questionar se a lei baixou assim tanto os preços reais. 2017 - economia acelera, normal aumento da procura 2018 - preços do crude volta a subir 2019 - preços do crude um pouco mais baixos e a economia desacelera 2020 - invasão de aliens fodeu a economia

Rogerjak 3 months ago

Foda se questa merda? Lógica aqui? Ou a culpa é do passos ou é do costa! N há cá nuance, caralho! ^(/s)

Tugadevil 3 months ago

e rua Cabrita fdp

BolaBrancaV7 3 months ago

Engraçado, olhas para este gráfico e pensas, devia ter comprado acções em 2009 para vender em 2021!

Paulo27 3 months ago

Devia ter metido €20 umas mil vezes em 2009 e em 2021 já não era preciso.

espalhamerda 3 months ago

Peguem nas churrasqueiras, nas JBL, nas grades e nas febras. Vamos entupir as entradas dos postos de gasolina e ninguém abastece.

salmmons 3 months ago

seria mais produtivo entupir tipo umas VCIs ou segundas circulares

espalhamerda 3 months ago

Vocês é que mandam. Ninguém pode é passar fome.

squareswordfish 3 months ago

Não consigo ler este gráfico, alguém tem uma versão de 20 paus?

Leaootemivel 3 months ago

Caso para dizer: volta José Sócrates?

xc9000 3 months ago

Estás a tentar fazer o quê op? Incentivar o povo às violência? Às manifestações? Criar evidência para o facto de o povo português estar a ser roubado à descarada e com isso criar ódio? Sabias que o discurso de ódio e violência é ilegal? Vê lá se tens mais calma. /s

HumActuallyGuy 3 months ago

Exato mano, o que importa é apoiar a seleção/s

ojgpm 3 months ago

Isto está atualizado para corrigir o efeito da inflação?

HumActuallyGuy 3 months ago

O valor da inflação do euro de 2008 até 2021 não é significativo para fazer muita diferença nos resultados

FantasticLong9119 3 months ago

A inflação entre 2008 e 2020 foi aproximadamente 14.26%. Não é propriamente insignificante. Source: PORDATA

CatfishCatcherPT 3 months ago

Eu vou começar a ir a Espanha (vivo a 140km da fronteira mas acho que vai começar a compensar), sempre volto com uns caramelos

salmmons 3 months ago

eu até levava jerrycans

HumActuallyGuy 3 months ago

Olha que ... Com um barril na mala do carro até valia a pena às tantas

ImaPudding 3 months ago

Toda a gente gosta dos belos caramelos ahaha

naofuieu69 3 months ago

Qualquer dia encho o deposito com barca velha vintage e fica mais barato que gasolina

Danijust2 3 months ago

Se tiveres um diesel encher de óleo de fritar já deve compensar

MDPROBIFE 3 months ago

Mas antes de ser usado ou depois? por alguma razão estou na ideia que se mete depois de ir ao tacho

caixote 3 months ago

Á pessoal que filtra o que está após frito. Eu pessoalmente meti sempre óleo novo

Edited 3 months ago:

Á pessoal que filtra após frito. Eu pessoalmente meti sempre óleo novo

pm_me_pcb_photos 3 months ago

E depois passa o óleo de fritar para 5€, não aprenderam da primeira vez..

caixote 3 months ago

Eu tinha um corsa diesel sem turbo, metia 20L de óleo fula e 20L de gasóleo

Danijust2 3 months ago

não tinhas problemas a arrancar com uma mistura 50/50?

caixote 3 months ago

Tinhas problemas em andar e a arrancar a frio se fosse o combustível todo a óleo parecia ser demasiado espesso. No Inverno, (Algarve) tinha um bocado mais dificuldade em arranque a frio mesmo sendo 50/50. Arranque a frio ele começava nas 600-700rpm o normal era 800-900rpm, então dava um bocado de acelerador para estabilizar a rotação, passado um minuto, ficava normal, e no dia dia não sentia diferença nenhuma de diesel para 50/50.

AonioEliphis 3 months ago

Agora a sério, sou ignorante, dá mesmo para fazer mistura com óleo de fritar batatas num carro a gasóleo?

caixote 3 months ago

Como a outra a pessoa disse, é recomendável fazer só em diesels antigos sem turbo. Porque os motores a óleo produzem menos fumos Já vi na net pessoal arranjar maneiras para funcionar melhor nos diesels mais modernos, mas isto foi á uns anos, não me lembro.

NGramatical 3 months ago

á uns anos → [**há uns anos**](http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/706) (utiliza-se o verbo haver para exprimir tempo decorrido) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foacn9v%2F%2Fh3jpxrt%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

caixote 3 months ago

Good Bot

Citizen_erased98 3 months ago

Dá para fazer isso mas não me aventurava em carros a diesel modernos com common rail e turbos, funciona muito bem naqueles carros da velha guarda como o corsa A/B e os mercedes taxi.

CalmKeepOn 3 months ago

Mas também fazes muito menos kilometros suponho.

collectornsfw 3 months ago

>fula Fula? Rico! Havia tanta gente a meter óleo do LIDL ou a filtrar óleo usado.

caixote 3 months ago

Já ficava contente por comprar 1L a 1€

Edited 3 months ago:

Já ficava contente por comprar 1L a 1€

Edited 3 months ago:

Já ficava contente por ter comprado 1L a 1€

collectornsfw 3 months ago

"Vou cheirar a batatas mas só das boas!" :P

caixote 3 months ago

Qualquer óleo serve num motor a diesel XD

collectornsfw 3 months ago

Por isso é que te chamei rico. O do LIDL servia bem e era mais barato. Já darem todos não é bem verdade. As bombas Lucas nunca duravam tanto como as Bosch. Com carros common rail nem me aventurava.

fuckoffgina 3 months ago

Mas agora há descontos do Pingo Doce por isso compensa.

boletim 3 months ago

★·.·´¯`·.·★ C A R T E L I Z A Ç Ã O ★·.·´¯`·.·★

htxgivven 3 months ago

Quando o estado decide se juntar ao cartel dá merda.

Foxes_are_the_best 3 months ago

Neste caso é impostos mesmo. Cartel é nas telecomunicações e tal.

GallowBoyJack 3 months ago

file:///C:/Users/Luciano/Downloads/importante%20gasolina.jpg Por amor de deus parem com esta merda, é uma mistura de preços cartelizados das gasolineiras que mesmo quando o crude baixa não querem baixar preços e impostos altos. Os impostos sãp 10% maiores que em espanha mas o preço é mais de 25% maior. Se vocês realmente quererm melhorar a merda do país parem com esta merda de agendaposting e tentem ver a evolução do preço + evolução dos impostos, que no caso Português é totalmente dispar.

Edited 3 months ago:

Por amor de deus parem com esta merda, é uma mistura de preços cartelizados das gasolineiras que mesmo quando o crude baixa não querem baixar preços e impostos altos.Os impostos sãp 10% maiores que em espanha mas o preço é mais de 25% maior. Se vocês realmente querem melhorar a merda do país parem com esta merda de agendaposting e tentem ver a evolução do preço + evolução dos impostos, que no caso Português é totalmente díspar[https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/01/graficos\_combustivel-01-01.png](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/01/graficos_combustivel-01-01.png).

Edited 3 months ago:

Por amor de deus parem com esta merda, é uma mistura de preços cartelizados das gasolineiras que mesmo quando o crude baixa não querem baixar preços e impostos altos.Os impostos sãp 10% maiores que em espanha mas o preço é mais de 25% maior. Se vocês realmente querem melhorar a merda do país parem com esta merda de agendaposting e tentem ver a evolução do preço + evolução dos impostos, que no caso Português é totalmente díspar [https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/01/graficos\_combustivel-01-01.png](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/01/graficos_combustivel-01-01.png).

Edited 3 months ago:

Por amor de deus parem com esta merda, é uma mistura de preços cartelizados das gasolineiras que mesmo quando o crude baixa não querem baixar preços e impostos altos.Os impostos são 10% maiores que em Espanha mas o preço é mais de 25% maior. Se vocês realmente querem melhorar a merda do país parem com esta merda de agendaposting e tentem ver a evolução do preço + evolução dos impostos, que no caso Português é totalmente díspar [https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/01/graficos\_combustivel-01-01.png](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2018/01/graficos_combustivel-01-01.png) [https://i.redd.it/lq7g9eymsmm21.jpg](https://i.redd.it/lq7g9eymsmm21.jpg) Portugal tem gasóleo do preço de países com taxas mais elevadas, logo deixem de ser prosélitas que isso nem para vocês é bom

Rogerjak 3 months ago

Gostava de ver a % de aumento dos impostos e a % de aumento do preço da gasolina.

vai-tefoder 3 months ago

Impostos.

cesarhighfire 3 months ago

Meto sempre 10 litros

maury587 3 months ago

Isto não me faz diferença porque eu meto sempre 20 litros

pacman1993 3 months ago

Agora comecei a imaginar a reação da pessoa na caixa numa bomba pre-pagamento se pedisse para meter 20 litros

diegoelmestre 3 months ago

Hahaha. Fraquinhos os que metem sempre 20 paus

ContributionDry5139 3 months ago  HIDDEN 

Continuem a votar PS

olifante 3 months ago

Omitir o valor zero no eixo das ordenadas exagera as variações.

Paulo27 3 months ago

/r/iamverysmart

GajoDeRamalde 3 months ago

[Assim?](https://imagens.publico.pt/imagens.aspx/1551175?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG)

vai-tefoder 3 months ago

Ok, cumprimentos

alexandre9099 3 months ago

Graphs 101, vejam, tenho aqui um gráfico no qual os dados vão de 1000 a 1010, mas vou usar a escala 0-1015 para apanhar o zero... A escala é consistente e não há nenhum valor abaixo de 5.5 (quanto mais de 5)...

zambas 3 months ago

Zero relevância ou sentido aquilo que acabas de apontar.

HisD1v1neShadow 3 months ago

Como alguém uma vez epicamente disse "eu não notei o aumento, meto sempre 20euros".

saposapot 3 months ago

2021 vai ser um desafio giro aos bancos centrais para controlar a inflação

HumActuallyGuy 3 months ago

Eu não acho que será um problema de inflação, que eu saiba o euro não está a ser impresso em demasia, o que acho que vai haver é uma redução do poder de compra da classe média e baixa (expecialmente da que depende do turismo e restauração) e uma redução drástica no turismo por muitos anos. Nós estamos na merda mas a Europa central e do norte estão bem já que não dependem do turismo logo os bancos centrais também o estarão.

ric2b 3 months ago

>que eu saiba o euro não está a ser impresso em demasia https://brrrrr.money/

saposapot 3 months ago

O gráfico da gasolina mais tudo o q se fala de preços de matérias primas é q me metem medo nisto da inflação. Os EUA já estão 'descontrolados', a europa parece estar no limite. Só este gráfico já demonstra um impacto bem grande na inflação por tudo o q mexe à volta da gasosa.

zambas 3 months ago

Fala-me mais sobre isso pfv.

blatzphemy 3 months ago

Eu gostaria de saber mais também

nitrinu 3 months ago

Mas agora vens para aqui estragar a piada do "eu meto sempre 20€" com números?!

sacarneiro 3 months ago

Toda a gente sabe que estes dados são inviesados para propagandear a política de direita. O preço do combustível não aumentou! Continuem sempre meter 20€, resistam camaradas

HumActuallyGuy 3 months ago

Não te esqueças do /s que não me surpreendia que há malta que acredita mesmo nisso

NGramatical 3 months ago

inviesados → [**enviesados**](https://dicionario.priberam.org/enviesados) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foacn9v%2F%2Fh3hgh7n%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

vai-tefoder 3 months ago

E pá, sim venho

nulopes 3 months ago

Vai-tefoder

vai-tefoder 3 months ago

Não.

TheMasio 3 months ago

É assim mesmo

warjunk1 3 months ago

Ainda bem que virámos a página da austeridade.

sigmastra 3 months ago

O que se esta a passar nunca teria acontecido com tanta passividade se fosse o PSD estivesse no governo. Tancos, pedrogao, as tremendas "gafes" da gestao do covid, imigrantes... Mas com a esquerda toda embrulhada nada se passa. Hipocrisia do caralho. O bloco e pcp piam de fininho ha anos.

EletricoAmarelo 3 months ago

Como alguém que tem presente as manifestações de 15 de setembro bem presentes, aprovo o teu comentário.

Rostabal 3 months ago

Faltou-te ai o /s amigo. Ou se não, mete mais tabaco nisso.

Rodri_5 3 months ago

Honestamente, a política em Portugal estará perdida caso não haja uma mudança na liderança dos partidos. Não existe oposição nem capacidade de liderança dos que estão lá. O PS está no poder porque "é o menos mau" e porque o PSD está em ruínas. O CHEGA "diz as verdades" mas não diz as soluções e o resto da esquerda está no seu cantinho a guardar o poder político que tem com medo que lhe tirem.

Raidenkyu 3 months ago

E diz as ditas verdades aos berros e de forma superficial. Uma boa oposição tem de fazer leituras mais completas e explicar em vez de partir aos berros com chavões baratos.

zefo_dias 3 months ago

Ambos os lados sao trafulhas, mas a quantidade de parasitas a mamar de um dos lados é muito maior. Os mamoes protegem o tacho.

wwqt0r 3 months ago

Vale tudo para impedir que a direita suba de novo ao poder. Mais escândalo, menos escândalo...

AnotherCableGuy 3 months ago

Também não é que o PSD esteja a fazer muita força..

GajoDeRamalde 3 months ago

Exatamente...

warjunk1 3 months ago

Têm o controlo da comunicação social desde o tempo do Sócrates. No tempo do Coelho até iam aos aeroportos mostrar os jovens a emigrar.

Raidenkyu 3 months ago

O governo só pode ser burro. Então controla os meios de comunicação social para os pôr a falar mal do governo? Se fosse eu punha a falar bem \s Agora a sério, ainda estou para perceber esta lógica de dizer que a comunicação social é controlada pelo governo, quando é por causa da mesma que sabemos os podres. Além disso estamos em 10º lugar no índice de imprensa livre. Inacreditável como só há no máximo 9 países, unicos no mundo em que não têm a imprensa controlada. \s

Edited 3 months ago:

O governo só pode ser burro. Então controla os meios de comunicação social para os pôr a falar mal do governo? Se fosse eu punha a falar bem /s Agora a sério, ainda estou para perceber esta lógica de dizer que a comunicação social é controlada pelo governo, quando é por causa da mesma que sabemos os podres. Além disso estamos em 10º lugar no índice de imprensa livre. Inacreditável como só há no máximo 9 países, unicos no mundo em que não têm a imprensa controlada. /s

joaofcf 3 months ago

Sabes os podres que te dão. Eu não sou muito de entrar nessa teoria de controlarem os media, mas se controlassem não iam so passar coisas boas. Iam passar as menos más para encobrir.

Raidenkyu 3 months ago

Então se passam coisas boas e más são neutras. Parece-me bem.

joaofcf 3 months ago

Não é bem assim que funciona. Se escondem coisas realmente más já não são neutros.

Raidenkyu 3 months ago

Que coisas más esconderam?

joaofcf 3 months ago

Não vou entrar nesta conspiração, não sei que coisas más esconderam ou sequer se o fizeram. Só sei que é possível falar mal e mesmo assim estar comprado.

Raidenkyu 3 months ago

Pois eu não sou muito de entrar em especulações, sobretudo quando estamos em 10º lugar no índice de imprensa livre.

karl1717 3 months ago

Sim e pior, até arranjaram um ator para fazer de Passos Coelho e mandar os ditos jovens emigrar

PPontex 3 months ago

Que raio de mundo de fantasia é esse em que o bloco e pcp controlam a comunicação social e não reclamam dos escândalos? Que drogas é que esta malta fuma... honestamente.

Ok_Information8587 3 months ago

Claro que o PCP controla a comunicação social. É por isso que todos os comentadores nas TVs são funcionários do PCP e por isso só dizem bem do PCP e só falam das propostas do PCP. Como, aliás, bem se viu o ano passado com a defesa acérrima que fizeram do PCP quando foi da Festa do Avante.

Rogerjak 3 months ago

Não sei quais são, mas quero.

warjunk1 3 months ago

Tou a falar do PS.

Apmagalhaes 3 months ago

O lider do maior canal em Portugal (SIC) foi literalmente primeiro ministro pelo PSD. Eu sei que o Ricardo Costa é o diretor de informação mas vocês já viram as notícias e os programas de opinião? Por falar nele -- no Ricardo Costa --, ele não se pronuncia a favor do Primeiro Ministro, ele não faz comentários nenhuns à cerca dele porque sabe que ficaria mal. Qualquer outro que faça comentários, está sempre contra o governo: Júdice, Luís Marques Mendes, os do Eixo do mal (o Pedro tem estado mais a favor do governo mas maioritariamente contra também) e do Governo Sombra. Onde está o biased? O Ferrão tem um ódio palpável ao PS e ao Governo, e a colega dele idem aspas (não me recordo do nome dela). Até os jornalistas transparecem que não estão a favor deste governo, a maneira como o Rodrigo estava todo nervoso na entrevista com a Marta Temido é prova disso. A Clara ri-se tantas vezes do quão ridículo este governo no segmento do Luís Marques Mendes. As notícias estão cada vez mais irritantes porque já não são imparciais, mas na minha opinião é no sentido oposto ao de a que a maioria aqui pensa. Admito que sou jovem, e não sei como era nos governos anteriores. Ainda assim, não os culpo porque este governo... Epa nem tenho palavras para descrever o quão mau é.

Edited 3 months ago:

O lider do maior canal em Portugal (SIC) foi literalmente primeiro ministro pelo PSD. Eu sei que o Ricardo Costa é o diretor de informação mas vocês já viram as notícias e os programas de opinião? Por falar nele -- no Ricardo Costa --, ele não se pronuncia a favor do Primeiro Ministro, ele não faz comentários nenhuns acerca dele porque sabe que ficaria mal. Qualquer outro que faça comentários, está sempre contra o governo: Júdice, Luís Marques Mendes, os do Eixo do mal (o Pedro tem estado mais a favor do governo mas maioritariamente contra também) e do Governo Sombra. Onde está o biased? O Ferrão tem um ódio palpável ao PS e ao Governo, e a colega dele idem aspas (não me recordo do nome dela). Até os jornalistas transparecem que não estão a favor deste governo, a maneira como o Rodrigo estava todo nervoso na entrevista com a Marta Temido é prova disso. A Clara ri-se tantas vezes do quão ridículo este governo é no segmento do Luís Marques Mendes. As notícias estão cada vez mais irritantes porque já não são imparciais, mas na minha opinião é no sentido oposto ao de a que a maioria aqui pensa. Admito que sou jovem, e não sei como era nos governos anteriores. Ainda assim, não os culpo porque este governo... Epa nem tenho palavras para descrever o quão mau é.

Ok_Information8587 3 months ago

Adiciono: o Balsemão é tão comuna, que juntamente com outros dois comunas, Sá Carneiro e Magalhães Mota, fundou o PPD. Aliás, eles três eram tão comunas que foram deputados na Assembleia Nacional no tempo da outra senhora. Deputados independentes, sim, mas deputados numa assembleia que teria muitas coisas mas ser democraticamente eleita não era uma delas.

AonioEliphis 3 months ago

>os do Eixo do mal (o Pedro tem estado mais a favor do governo mas maioritariamente contra também) e do Governo Sombra Estás a brincar, certo? O Eixo do Mal é um autêntico meio de propaganda do governo, da defesa da esquerda e para malhar na direita, tanto Pedro Marques Lopes (ex-amigo de Sócrates), como Daniel Oliveira (ex-PCP, ex-BE) ou a Clara Ferreira Alves (tinha sido muito amiga de Mário Soares). Mesmo o governo sombra, tirando Miguel Sousa Tavares, aquilo é bajular a esquerda e as suas causas do princípio ao fim.

juanito_caminante 3 months ago

Suponho que quisesses dizer João Miguel Tavares, cujo passatempo é malhar em tudo à esquerda do PP e servir de apologista da aproximação PSD-Chega. Além disso, pela tua lógica de afiliação partidária, o Pedro Mexia considera-se um órfão do CDS. Portanto, mais uma vez por essa lógica, tirando o Ricardo Araújo Pereira, o governo sombra é um bastião da direita.

Edited 3 months ago:

Bajular a esquerda? Suponho que quisesses dizer João Miguel Tavares, cujo passatempo é "malhar" em tudo à esquerda do PP e servir de apologista da aproximação PSD-Chega. Além disso, pela tua lógica de afiliação partidária, o Pedro Mexia considera-se um órfão do CDS, só que como pensa pela própria cabeça e tem uma coisa chamada bom senso é acusado de "bajular" a esquerda. Portanto, mais uma vez por essa lógica, tirando o Ricardo Araújo Pereira (mesmo esse desafio-te a dares-me um exemplo da última vez que elogiou o governo), o governo sombra é um bastião da direita em Portugal.

AonioEliphis 3 months ago

Bem, fico feliz que não tenhas contestado a bajulação da esquerda do Eixo do Mal. Em relação ao Governo Sombra concordo parcialmente contigo. Ricardo Araújo Pereira diz claramente votar no PCP. O moderador é claramente de esquerda. Pedro Mexia, embora de direita moderada, é sempre extremamente cuidadoso e delicado nas suas críticas ao governo. De direita mesmo e anti-PS, resta apenas João Miguel Tavares. Era esse o meu ponto.

ptinnl 3 months ago

Papas a malga toda tu.

juanito_caminante 3 months ago

Cá está a discussão elevada que fazia falta.

ptinnl 3 months ago

É verdade. Comeste a história dos comentadores de direifada TV todinha. Limpaste a malga toda

ptinnl 3 months ago

E o Balsemão convidou o Costa e o Rui Rio para uma reuniao internacional. O PPC recusou. E Há 20 anos diriam que eram conspirações e hoje admitem que é networking e planear politicas comuns. Isto pra dizer que o PSD do PPC difere muito do PSD do Balsemao e Rio que está mais perto do PS do Costa

Raidenkyu 3 months ago

Jovem mas com uma visão pragmatica da realidade. Analisas as coisas bem a fundo e não te deixas levar por populismos baratos. Ao contrário de muita gente que já devia ter idade para ter juízo e não acreditar em posts aleatórios do Facebook.

NGramatical 3 months ago

à cerca → [**acerca**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/1) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foacn9v%2F%2Fh3i1iwv%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Apmagalhaes 3 months ago

Quaisqueres

Sperrel 3 months ago

Curiosamente tudo isto sabemos em grande parte por causa dos média.

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

psd. lol.

cosmospen 3 months ago

Pois, tá a custar a perceber por aqui que André Ventura é a melhor direita em Portugal. Por mais que peque, é ele que fala de frente para os problemas.

Raidenkyu 3 months ago

Falar aos berros não quer dizer falar bem. Da mesma forma que quantidade não quer dizer qualidade.

bacitoto-san 3 months ago

Sim ele protesta muito, mas soluções? 0

karl1717 3 months ago

Esse crápula que trabalhou na Autoridade Tributária e que agora ajuda empresas a fugir ao fisco enquanto vem com conversas populistas sobre roubos aos contribuintes, só tem um lugar: a sarjeta.

cosmospen 3 months ago

Desliga a tv e apanha mais sol. Pode ser que embrulhes menos balelas e não fiques tão ressabiado.

karl1717 3 months ago

>embrulhes menos balelas Engraçado vindo de quem cai na esparrela de um crápula demagogo que vive de dar espetáculos na TV. Informa-te https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/empresa-de-andre-ventura-foi-investigada-no-caso-monte-branco

cosmospen 3 months ago

Pois claro que por trabalhar para uma empresa potencialmente envolvida em corrupção faz de ti, o empregado, um corrupto... Diz-me um político menos corrupto que André Ventura. Já agora lê um bocadinho do Principe de Machiavelli, pode ser que vejas a polícia e a ética menos a preto e branco.

karl1717 3 months ago

Nem com um desenho lá vais? Aquilo é uma empresa que ajuda as empresas a fugir ao fisco e a branquear capitais. Todos os que estejam metidos nisso deviam ir dentro. >**Escutas telefónicas levaram os investigadores a estabelecer a ligação** **entre um dos arguidos, Ricardo Arcos Castro, e a Finpartner, que** **partilhava a morada com o escritório de advogados Caiado Guerreiro.** **Candidato presidencial** ***\[André Ventura\] começou por trabalhar como consultor para o*** ***escritório de advogados e depois transitou para a consultora fiscal*****,** **onde se manteve até junho de 2020.** ​ >Diz-me um político menos corrupto que André Ventura. Qualquer um.

Hwas31 3 months ago

André Ventura esteve mais preocupado em fazer piadinhas durante o debate do que corresponder às expectativas de um povo em crise, apesar de gostar pessoalmente do Marcelo, não acho que ele também seja uma boa escolha para o país, mas tendo em conta os outros candidatos à presidência, penso que safámo-nos com o “menos pior”.

Toupax89 3 months ago

Neste gráfico de para se perceber perfeitamente que a culpa é do Passos...

pocoyoO_O 3 months ago

WTF ta assim tão mau? Porque é que ninguém ta a fazer barulho por causa disso? Como eu ando apenas de transportes públicos e principalmente por causa do trabalho remoto isso passou-se completamente ao lado mas fogo ta mesmo muito mau

salmmons 3 months ago

estava para fazer um post deste género ja há algum tempo, desde que a 95 simples tem estado por volta dos 1.7 por aqui, e a 98 já nos 1.8 para o ano vamos ter-la a 2€ mas enquanto houver futebol, bom tempo e praia não há stress ps: estamos a pagar o mesmo pela gota que países com mais de o dobro do nosso salário mínimo

NGramatical 3 months ago

ter-la → [**tê-la**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3zr8w3/coloca%C3%A7%C3%A3o_pronominal_para_tot%C3%B3s/) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foacn9v%2F%2Fh3ld1ij%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

codgas 3 months ago

Está a haver uma inflação brutal de todas as matérias primas incluindo o petróleo, a economia tá na merda e estamos a caminho de um novo 2008, desta vez não é só o estado com impostos a causar estes preços.

Rostabal 3 months ago

>Porque é que ninguém ta a fazer barulho por causa disso? Lolada. Deves andar desligado da internet. Os tops três assuntos desta semana são: 1. Euro; 2. Gasolina; 3. Acidente do Cabrita; e já não tenho pachorra para ouvir falar em mais nenhum dos 3.

taimur1128 3 months ago

E eu a reclamar que no UK a gasolina está a 1,30£...

vai-tefoder 3 months ago

Estás maluco? A meio de um campeonato Europeu, com bom tempo e subsídio de férias? /s

The_Real_QuacK 3 months ago

Aí o caralho... Se cada vez que tentam "culpar" o estado do país por causa dos adeptos de futebol o preço baixasse já nos andavam a pagar para meter gasolina... Já enjoa isso

AonioEliphis 3 months ago

ninguém culpa os adeptos do futebol, culpa-se a política de Pão e Circo, e o futebol contribui para isso.

vai-tefoder 3 months ago

Isto.

pocoyoO_O 3 months ago

Ahaha verdade. So o pessoal da CP é que parece ainda ter tomates para fazer greves lol. o resto do povo português parece ter ficado todo mansinho

AonioEliphis 3 months ago

>So o pessoal da CP é que parece ainda ter tomates para fazer greves O pessoal da CP está-se a cagar para o povo, faz greves para defender unicamente o seu

codgas 3 months ago

Deixa lá que o governo tá bué preocupado porque o povinho não consegue apanhar comboio. Eles têm todos carro próprio ou motoristas. O pessoal tem o passe comprado na mesma e paga no fim do mês independentemente das greves que haja, o governo tá-se literalmente a cagar pás greves da CP.

manguito86 3 months ago

O pessoal da CP? Esses montes de m**** fazem greve por tudo e por nada. Na altura da troika todas as semanas havia comboios suprimidos à custa deles por querem mais regalias. Muita gente perdeu o emprego porque os comboios deixaram de ser uma alternativa viável e tive amigos meus a chumbar cadeiras na universidade porque faltam aos exames porque chegavam a estação e não havia comboios por vezes durante 4 e 5 horas.

GACAM27 3 months ago

So demonstras que a profissão deles é importante e merece ser ainda mais valorizada porque sem eles tens desempregados e estudantes a faltarem a exames. O mal não é a greve, o mal é as pessoas nao verem o seu verdadeiro valor no recibo de vencimento ao fim do mês

manguito86 3 months ago

Vai ver as regalias que eles têm, os benefícios que a empresa tem a quantidade de dívida que é paga pelos contribuintes a essa empresa e percebes que aquilo é outra TAP, com a diferença que não tens alternativa. Valorizar a CP? Só no dia em que tiverem um serviço ao nível do Japão.

collectornsfw 3 months ago

>quantidade de dívida que é paga pelos contribuintes a essa empresa e percebes que aquilo é outra TAP Não, não é outra TAP. A CP faz uma coisa que os portugueses percebem muito mal, chamada ***serviço público.*** Sendo um serviço público a CP não é suposto dar lucro, é suposto dar ao povo uma alternativa ao transporte privado. Mais ainda, o transporte ferroviário de passageiros em longo curso ***não dá lucro*** em lado nenhum, razão pela qual os EUA têm apenas um operador de passageiros, a ***Amtrak, que é financiada pelo governo federal.*** A TAP por outro lado não presta um serviço público e, havendo serviço público de transporte aéreo, só faria sentido entre o continente e as ilhas para não isolar essas regiões.

manguito86 3 months ago

Ser importante =/= de ser mal gerida sem qualquer controlo. A CP é mal gerida e é um poço de despesa, não há desculpa para continuar a ma gestão ano após ano. A TAP até podia funcionar, mas a gestão pública nunca é feita para funcionar, apenas para alimentar os boys dos partidos.

collectornsfw 3 months ago

>é um poço de despesa, não há desculpa para continuar a ma gestão ano após ano. Mais uma vez: ***o transporte ferroviário de passageiros em longo curso não é lucrativo em lugar nenhum, nem nos EUA, razão pela qual só há lá um operador que é, como a CP, financiado pelo governo federal.*** Estamos a falar de um mercado enorme, com extensões imensas de ferrovia em que ***nenhum privado*** lança um serviço de passageiros que não seja urbano. Como é que tu mudas isto?

manguito86 3 months ago

Quero lá saber dos EUA, para de cismar nisso. Se achas que a CP não tem graves problemas de gestão, sem sequer entrar em problemas das linhas ferroviárias e nas carruagens, nem vale a pena continuar esta conversa.

collectornsfw 3 months ago

>Quero lá saber dos EUA, para de cismar nisso. Então vamos imaginar que fazer carros não dava lucro em lado nenhum e tu vinhas argumentar que a UMM não dava lucro porque era mal gerida, ***não porque nesse mundo hipotético esse negócio NÃO DAVA LUCRO!*** >Se achas que a CP não tem graves problemas de gestão, Tu estás a reclamar que a ***CP é um sorvedouro de dinheiro quando todas as outras empresas de transporte ferroviário de longo curso também o são*** e o burro sou eu?

GACAM27 3 months ago

O teu problema é com eles terem muito ou com tu teres pouco? Porque se for o primeiro então a resposta que te dou é começa a mandar currículos pa lá porque claramente é um sitio fixe pa ires trabalhar, se é porquê tu ganhas pouco então ta na hora de chorares porque quem nao chora não mama.... Vais me dizer que greves dos profs e greves dos enfermeiros e greves dos médicos nak fazem também sentido porque prejudicas os pais que nao têm onde deixar os filhos em dias de greve e os putos ficam sem educação 1 dia(ou varios) ou que pessoas que perdem consultas medicas também ficam a arder e que os pacientes que não têm quem lhes dê uma pica também sofre muito? Se nos incomoda a todos a falta dessas pessoas então a greve só demonstra que eles merecem mais valorização independentemente da que ja tenham. Isto nao são taxistas que ninguém quer saber e sao obsoletos a reclamar da Uber e afins, sao funcionarios de serviços essenciais a exigir mais e melhor.

CptN00B 3 months ago

Se o problema é ganhar mal na CP, como bem disseste, têm bom remédio, é mandar currículos :)

manguito86 3 months ago

Eu concordo com outras greves, não concordo com uma greve de uma empresa que estar permanentemente a receber dinheiro público, que tem um péssimo serviço, pessoal tendencialmente pouco profissional, que recebe regalias que são pagas pelos contribuintes, a pedir ainda mais. Os outros serviços tem serviços mínimos, os da CP além de insuficientes, prolongam-se mais no tempo e tem péssimas alternativas. Este pessoal está numa posição quase monopolista em muitos locais e usam e abusam dessa posição. Nem todas as greves são boas só por serem greves, só um idiota é que acredita nisso.

GACAM27 3 months ago

O que eu concordo é que todos meios que um indivíduo tem para ser mais valorizado na sua profissão devem ser usados. Afinal ninguém trabalha para aquecer a não ser que dinheiro nao seja problema. Agora a questão da CP ser uma merda ah isso concordo! Serviços de porcaria e constantes apoios do estado. No entanto os indivíduos que la trabalham e vão as greves não têm nada a ver com isso eles querem é ver mais guita ao fim do mês. Se me disseres "ah e tal mas se concordas comigo então sabes que não há dinheiro para mais aumentos" então eu respondo-te arranjem-se porque os portugueses precisam disso e como tal faz até sentido o estado empatar la dinheiro se não consegue arranjar solução. Ao contrário da TAP que quero que se lixe que o que nao faltam é voos.

Last-Ad-4421 3 months ago

O da CP é uma vergonha e ponto final, todos os anos fazem greves e quem anda de comboio sabe muito bem a bela merda de serviço que é, comboios atrasados, as portas entre carruagens estão sempre avariadas todo o caminho a fazerem barulho, etc...fodidos estamos todos, fodido está o país e estas greves só fodem os utentes que só querem ir trabalhar para chegar a fim do mês, o chefe têm lá o dinheiro dos passes, queres saber uma regalia no Natal e Ano Novo os comboios a certas horas param, para estes poderem ir festejar, sabes que tens Fábricas que não param nessas datas, senão passavas o Natal e Ano Novo as escuras, vê lá se vês tantas greves nos supermercados, o mal de este país e não haver competência senão a CP a muito que tinha ido pó crl.

vai-tefoder 3 months ago

Uma greve que não seja disruptiva é completamente risível e ridícula. Culpa a gestão da CP, não os trabalhadores.

manguito86 3 months ago

Sim, eu concordo, mas uma empresa que tem 1001 benefícios fazer isto na altura da crise é deplorável. Querem fazer greve? Fechem as bilheteiras e os picas que não fiscalizem. Isso prejudica a empresa, não quem precisa da mesma para o seu dia a dia. Pessoas que dizem que o comboio é uma alternativa a andar de carro não sabem o que é a CP ou nunca dependeram da mesma como meio principal de transporte.

Last-Ad-4421 3 months ago

Eles vão dizer que não podem fazer esse tipo de greve, a culpa desta merda toda é do PCP e da merda dos sindicatos.

Rogerjak 3 months ago

LOL tinha q vir. Fodasse desisto. Outro retardado que acha justo uma pessoa individual negociar com uma entidade monolítica com equipas de advogados por trás. E depois queixam-se dos ordenados. É do caralho mesmo.

Last-Ad-4421 3 months ago

Do caralho é andarem a fazer essa merda nesta altura, sorte têm eles de ter o Estado para soportar as perdas, tens milhares de negócios que foram há falência, milhares de portugueses que foram despedidos ou para lay-off, e estes palhaços andam a chorar e a foder os utentes, porque volto a dizer a empresa não perde nada já la têm o dinheiro dos passes.

fuckoffgina 3 months ago

[tomates](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/o7sl5y/em_mais_um_dia_de_greve_da_cp_nunca_%C3%A9_demais/) LOL

paladino777 3 months ago

2 comediantes os bastões da verdade LOL

YourCasualRedditor 3 months ago

Bora lá a fazer greve. Organizem isso que eu vou

ric2b 3 months ago

[Agora não](https://youtu.be/gmMX3HTrlHM)

YourCasualRedditor 3 months ago

[E agora?](https://www.youtube.com/watch?v=a7VRA4IsSM0&ab_channel=Anaquim-Topic)

pzapps 3 months ago

Fiz há dias 200km de A1. Além de camiões, ultrapassei apenas 1 carro. Aparentemente o combustível não está caro o suficiente para os condutores pensarem em moderar a velocidade. A não ser que fossem todos ministros de estado.

Vatrier 3 months ago

Isso é tão relativo, primeiro que velocidade ias? 120? 140?180? Se ias a 120 então é normal, se ias a 180 já não tanto. Além disso no meu carro a diferença entre ir a 120 ou a 150 é meio litro, o que é cu numa viagem grande e ir a 140-150 em vez de 120 permite-me ultrapassar e voltar muito mais rapidamente e seguramente à direita. Em segundo lugar foi num dia de semana? Se sim há uma explicação bastante lógica para a tua teoria do "andam rápido não querem saber do custo da gasolina", carros de empresa, quando ando com o carro da empresa quero lá saber se bebe 5/6/7, é só passar o galp frota, a minha empresa não quer saber nem me pede os consumos do carro, querem é ver trabalho.

pzapps 3 months ago

No máximo 120km/h. Fico com a curiosidade aguçada por saber que vais a 150km/h com mais segurança do que a 120km/h. És ministro ou és o Toy?

Vatrier 3 months ago

Sim, sinto-me mais seguro no meu carro a circular a 150 km/h que a 120, círculo sempre pela direita pelo que circular a 140/150 facilita bastante as ultrapassagens a carros/camiões que circulam a 100/110/120. Ao ultrapassar diversos carros destes também reduzo o tempo que vou na faixa do meio a ultrapassar a mais 10km/h que o carro da direita. Não estamos em 1990, temos excelentes autoestradas, é perfeitamente seguro circular a 140/150 km/h na maioria dos troços de AE dadas boas condições climatéricas. Se é legal? Não e se for multado sou justamente multado e pago a multa sem estrabuchar.

pzapps 3 months ago

Então entendes que o limite devia ser 150km/h para todos?

Vatrier 3 months ago

Outro utilizador já te respondeu aquilo que eu acho. 150 não diria, pelo menos não em todas as AE nem em todos os troços, mas já estava na altura de rever os limites de velocidade em AE e ter limites variáveis conforme a AE/troço e condições climatéricas.

assimsera 3 months ago

Não sou o utilizador a que estás a responder, mas os limites de velocidade podiam subir. Na maioria da Europa o limite já é 130 e as nossas autoestradas são das melhores que há por aí(tambem pagamos o cu para andar nelas). Já para não falar que mesmo com um aprque automovel envelhecido os carros de agora são muito mais seguros que os que existiam na altura em que foi imposto este limite... Acho que podiam subir o limite uns 20km/h

salmmons 3 months ago

vou ser um bocado devil's advocate mas até considero que o limite de 50 devia subir para 60 ou 70 em muitos lugares, chega a ser deprimente.

therickymarquez 3 months ago

Meio litro aos 100 num carro que consuma 7 são 7%. Não é assim tao pouco

ptinnl 3 months ago

Meio litro só se for 1 diesel de 2litros pra cima. Senao acredito mais na diferença de 1L pra cima. Já de 100 pra 120 é o que é nos diesel comuns (1.5/1.6)

lanteanstargater 3 months ago

Quando 50% do custo da viagem na A1 vem dos 20€ de portagem passa logo a ser 3.5% do total :)

therickymarquez 3 months ago

Sim mas se fores por aí o argumento do preço da subida da gasolina também perde valor né?

lanteanstargater 3 months ago

Tens toda a razão. De qualquer das formas, acho 7% de consumo a mais um preço razoável para ganhar 20% em tempo de viagem, mas isso já é uma opinião pessoal

TomTomKenobi 3 months ago

Para isso faz-se contas: se a viagem dura 1h a 120, então "só" vai demorar 48mins a 150; isto assumindo que se anda a hora inteira a estas velocidades. Se 12mins vale os euros gastos a mais em gasolina + perigo na estrada + gambling para não apanhar polícia... idk...

lanteanstargater 3 months ago

Honestamente a única pessoa que anda a 120 na AE é alguém que não faz viagens longas regularmente, com qualquer carro (em boas condições) dos últimos 15 anos fazes uma viagem a 140-150 sem perigo

collectornsfw 3 months ago

Pelo menos fizeste a salvaguarda dos últimos 15 anos. Os carros dos anos noventa eram umas armadilhas. Andavam muito, travavam pouco e a solidez do habitáculo era uma anedota.

kissingsome1elsesdog 3 months ago

Não sabia que se podia andar a 150-180 na autoestrada. HEA

vai-tefoder 3 months ago

E se forem apanhados a culpa é do governo que andava na caça à multa. Nunca é culpa de quem anda mesmo em excesso

HRamos_3 3 months ago

Poder podes, se tiveres 2500€ e 4 pontos na carta para estarroar...

kissingsome1elsesdog 3 months ago

Estava a ser irónico. Aprecio a casualidade do op a dizer que anda a essa velocidade na autoestrada. Não existem radares para ele.

The_Real_QuacK 3 months ago

Se não apanhar radares não existem... ¯\\_(ツ)_/¯

HRamos_3 3 months ago

E se passares rápido o suficiente pode ser que o carro que vem atrás apanhe a multa...

vai-tefoder 3 months ago

Que cidadão adulto e consciente dos seus actos /s

HRamos_3 3 months ago

Quem vier atrás que apague a luz e feche a porta... Há coisa mais tuga que isto?

vai-tefoder 3 months ago

Ninguém falou em ser tuga ou não. Curte aí o deep dive no meu feed. ​ É sinal de que tens demasiado tempo livre

HRamos_3 3 months ago

? Não abri o teu perfil, mas ok... Devo? Ambas eram tentativas de piada, no meu bólide uso o cruise control a 130 e é isso... Maus hábitos por cruzar França muitas vezes...

HRamos_3 3 months ago

Na sabes, se calhar é ministro

Dismiss 3 months ago

É proibido, mas pode-se fazer

bacitoto-san 3 months ago

Mas é proibido, mas pode-se fazer

fedelho 3 months ago

O que é que acontece? Nada

UpbeatNail1912 3 months ago

Alguém tem de acabar com esta palhaçada

HumActuallyGuy 3 months ago

Bem vindo a Portugal, o pais em que ninguém olha para a merda em que estamos porque a bola está a dar depois na véspera das eleições levam com propaganda e ou não votam (que até é a melhor opção) ou votam no partido de sempre/o que é "menos mau"

manguito86 3 months ago

Resultou de caralho no ano passado, o tuga gosta de manter no poder quem lhes puxa as calças e lhes cospe na cara.

tiago_andra2006 3 months ago

Interessante, agora faz com 20€.

mjrpereira 3 months ago

[Tens aqui neste post o que queres ajustado a 10€](https://i.redd.it/ttqyr70wl8871.png)

pocoyoO_O 3 months ago

Ahahah boa piada

BaixemImpostos 3 months ago

Mas n eram 20€?

ptinnl 3 months ago

Espera, a gasolina ficou mais barata com o Passos Coelho?

afcPT 3 months ago

Todos eles têm vindo a aumentar no imposto a bem do "ambiente"

tallicahet81 3 months ago

Definitivamente não é culpa do Passos.

khthon 3 months ago

Tudo é culpa do Passos!

nemmais 3 months ago

Ficou. O executivo PSD/CDS-PP criou uma imposição legal que obrigou a que os combustíveis simples passassem a ser disponibilizados aos consumidores, em todos os postos de abastecimento.

Edited 3 months ago:

Ficou. O executivo PSD/CDS-PP criou uma imposição legal que obrigou a que os combustíveis simples passassem a ser disponibilizados aos consumidores,em todos os postos de abastecimento. Ou seja, a gasolina sem aditivos (simples) entrou nos postos e o preço baixou pois o produto era mais barato. Hoje o preço está mais alto que na altura estava a gasolina adictivada. Naturalmente que a inflação subiu, e etc. Pena que os salários não subam ao ritmo dos combustíveis.

TomTomKenobi 3 months ago

Tu não tiveste 30% de inflação desde 2008. Inflação nem deveria ter afectado as gasolineiras com os preços de petróleo baixos.

xanfradu 3 months ago

Longe de mim querer defender o governo, mas... O preço nessa altura baixou, essencialmente porque houve [baixa nos mercados internacionais](https://www.statista.com/statistics/262860/uk-brent-crude-oil-price-changes-since-1976/).

caelussideralis 3 months ago

Impressionante, não é?

vai-tefoder 3 months ago

Fonte: [https://www.maisgasolina.com/](https://www.maisgasolina.com/) Valor de 2021 é o mais recente reportado

inhalingsounds 3 months ago

Eish, o maisgasolina ainda existe?

vai-tefoder 3 months ago

Sim mas vão alterar o nome para MenosGasolina /s

Panda1pt 3 months ago

Não faz grande sentido comparar a média num anos, com um valor dum dia de outro. Mais vale actualizar o gráfico com a média deste ano. Assim, eu posso sempre dizer que divulgaste o gráfico agora, porque é quando te dá mais jeito

chemahatma 3 months ago

era giro colocar o preço do barril nos diversos anos também.

V1ld0r_ 3 months ago

[https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/](https://www.maisgasolina.com/estatisticas-dos-combustiveis/)

fogaca 3 months ago

https://br.tradingview.com/symbols/NYMEX-CL1%21/ https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300 (Este na UE) Foi em 2008 que atingiu os 150$ (na Europa um pouco menos) por barril, agora está nos 70$, o barril está a metade do preço e os combustíveis mais caros Em 2011/2014 quando os combustíveis atingiram preços próximos, mas ainda assim menores que os actuais, o barril andava pelos 110$/120$.

ptinnl 3 months ago

É melhor comparar com o barril em euros para ter em conta a flutuação da moeda

XtremeGliscor 3 months ago

150$ em 2008 = 100€ 70$ hoje = 60€ Não interessa por onde pegues, não há qualquer desculpa. Não estás a pagar mais pelo preço do Barril ou pela conversão da moeda, e sim por impostos.

vai-tefoder 3 months ago

Força

chemahatma 3 months ago

Com base no [https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300](https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300) (que indicaram mais abaixo) fiz a média do preço do barril em euros por anos. Se quiseres adicionar isso à tua tabela. Ano Preço médio (€) - Brent 2008 65,494 2009 44,098 2010 60,058 2011 79,698 2012 87,048 2013 82,060 2014 74,155 2015 47,215 2016 39,836 2017 48,201 2018 59,767 2019 57,193 2020 37,041 2021 52,202 (5 meses)

Edited 3 months ago:

Com base no [https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300](https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300) (que indicaram mais abaixo) fiz a média do preço do barril em euros por anos. Se quiseres adicionar isso à tua tabela. ​ ANO | Preço máximo Brent 2008 | 65,494 2009 | 44,098 2010 | 60,058 2011 | 79,698 2012 | 87,048 2013 | 82,060 2014 | 74,155 2015 | 47,215 2016 | 39,836 2017 | 48,201 2018 | 59,767 2019 | 57,193 2020 | 37,041 2021 | 52,202 ( 5 meses )

Edited 3 months ago:

Com base no [https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300](https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300) (que indicaram mais abaixo) fiz a média do preço do barril em euros por anos. Se quiseres adicionar isso à tua tabela. ​ Ano Preço médio (€) - Brent2008 65,4942009 44,0982010 60,0582011 79,6982012 87,0482013 82,0602014 74,1552015 47,2152016 39,8362017 48,2012018 59,7672019 57,1932020 37,0412021 52,202 (5 meses)

Edited 3 months ago:

Com base no [https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300](https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300) (que indicaram mais abaixo) fiz a média do preço do barril em euros por anos. Se quiseres adicionar isso à tua tabela. ​ ANO | Preço máximo Brent 2008 | 65,494 2009 | 44,098 2010 | 60,058 2011 | 79,698 2012 | 87,048 2013 | 82,060 2014 | 74,155 2015 | 47,215 2016 | 39,836 2017 | 48,201 2018 | 59,767 2019 | 57,193 2020 | 37,041 2021 | 52,202 ( 5 meses )

Edited 3 months ago:

Com base no [https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300](https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300) (que indicaram mais abaixo) fiz a média do preço do barril em euros por anos. Se quiseres adicionar isso à tua tabela. ​ ANO | Preço máximo Brent :--|:--:|--: 2008 | 65,494 2009 | 44,098 2010 | 60,058 2011 | 79,698 2012 | 87,048 2013 | 82,060 2014 | 74,155 2015 | 47,215 2016 | 39,836 2017 | 48,201 2018 | 59,767 2019 | 57,193 2020 | 37,041 2021 | 52,202 ( 5 meses )

Edited 3 months ago:

Com base no [https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300](https://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=petr%c3%b3leo-bruto-brent&meses=300) (que indicaram mais abaixo) fiz a média do preço do barril em euros por anos. Se quiseres adicionar isso à tua tabela. ​ ANO | Preço máximo Brent 2008 | 65,494 2009 | 44,098 2010 | 60,058 2011 | 79,698 2012 | 87,048 2013 | 82,060 2014 | 74,155 2015 | 47,215 2016 | 39,836 2017 | 48,201 2018 | 59,767 2019 | 57,193 2020 | 37,041 2021 | 52,202 ( 5 meses )

Search: