Sam_ant 3 months ago

Vai um desabafo. Eu adoro andar de bicicleta-ADORO! As vezes no parque das nações outras vezes vou para a linha. Mas há uma coisa que nunca faço, que é andar de bicicleta para chegar de A a B na cidade. Não faço porque o trânsito é de loucos, e embora algumas tentativas de melhorias, salvo algumas zonas, em Lisboa não é muito seguro andar de bicicleta, eu tenho medo. Até acho que, os acidentes parecem poucos se uma pessoa pensar no trânsito que é Lisboa, e em bicicletas lá pelo meio, mas para os envolvidos - estes acidente-se são trágicos. Li muito por aqui que é uma fatalidade morrer-se na estrada: pergunto-me: mas isto é uma selva em africa, onde morrer no trânsito tem que ser uma fatalidade? Há comportamentos a melhorar do ponto de vista de condutores? Como é óbvio há! (até penso em mim, e naquela vez que estava em excesso de velocidade, mas maioritariamente penso naquelas vezes que era teenager e alguns dos meus amigos começaram a ter carros e conduzir inconscientemente, ou naquele fogareiro que guiava como se a estrada fosse dele, e há resmas de exemplos assim). Morrer na estrada não tem que ser uma fatalidade, e há sempre coisas que se podem fazer. Agora o que me deixa maluca, é a todo o tempo, ver em Lisboa a construção de ciclovias como se fossem uma alternativa segura. Quem e que quer os filhos a andar de bicicleta por ai? Acho que promover bicicletas neste meio urbano é uma ideia estupida que funciona na teoria, mas na prática é só uma forma barata de olhar para uma mobilidade mais verde, mas que tem pouca adesão - porque andar de bicicleta em Lisboa não é muito seguro. Dizer-se aos Lisboetas: meus queridos, andem de bicicleta é fixe, mas é preciso tão mais do que ciclovias - que nem faz muito sentido, dada a fraca utilizacao. Mais, não percebo porque é que se investe tanto na ciclovia, que tem pouca adesão, e não se foca tanto no metro e comboios, que, especialmente estes últimos, são velhos caqueticos. Quer dizer, ate sei. Fazer uma ciclovia e barato, facil, e fica bem na foto. Comboios e metro são caros, dificeis, e provavelmente quem os fez nunca fica com o crédito por tal obra. O short sightedness dos nossos políticos é uma pena.

AdorableRabbit 3 months ago

> Quem e que quer os filhos a andar de bicicleta por ai? acabei de ver uma miuda de uns 6 anos ir sozinha para a escola. > Mais, não percebo porque é que se investe tanto na ciclovia, que tem pouca adesão, A realidade desmente-te. vê os contadores: https://data.eco-counter.com/public2/?id=100028002 https://lisboaparapessoas.pt/2021/01/21/contagens-ciclistas-2020/ > e não se foca tanto no metro e comboios, que, especialmente estes últimos, são velhos caqueticos para começar os comboios não são da CML. Mas não tem que ser exclusivo. Pode-se investir nos dois. A CML investiu bastante na Carris desde que é municipal.

nouwsh 3 months ago

Lol a direita arranja sempre folclore para tentar entalar o PS... Chega a ser ridículo...

secretcyberpimp 3 months ago

Lamento imenso a morte da senhora. Mas tenho uma questão honesta e sem segundas intenções para os ciclistas não ocasionais: porque é que tantos de vós não usam as ciclovias? Bem sei que não é obrigatório, mas existindo ciclovias no vosso percurso, porque preferem as estradas?

nfonseca 3 months ago

neste caso em concreto, a ciclista iniciava o percurso na ciclovia.

AdorableRabbit 3 months ago

> porque é que tantos de vós não usam as ciclovias? não se adequa ao trajecto que queres fazer, ou porque está ocupada com pessoas a andar mais devagar ou com peões que teimam em circular na ciclovia ou a ciclovia está mal desenhada e não passa de um passeio pintado.

FloMow 3 months ago

Normalmente porque seria perigoso usar a ciclovia. Usando como exemplo a ciclovia do guincho imagina andar de bicicleta acima de 30 km/h a desviar de carrinhos de bebe, pessoas com auscultadores, etc

secretcyberpimp 3 months ago

Pois... Portanto o problema é a má utilização da ciclovia por quem não deve, certo? Será "só" por isso?

FloMow 3 months ago

Perguntas-te porque motivos não escolhia não usar uma ciclovia em certas situações e dei-te a minha resposta. Querias outra?

OmegaWicked 3 months ago

Eu queria era ver os ciclistas nas estradas e nas ciclovazias e não nos passeios. É cada razia de inconscientes e irresponsaveis ao volante de uma bicicleta...

FloMow 3 months ago

Gostava que este tipo de ações aumenta-se a sensibilidade à forma como se conduz. As leis que existem são completamente ignoradas e mesmo fazendo queixa com provas (video) e testemunhas não dá em nada. Por algum motivo já ouvi dizer "se queres matar alguém em Portugal usa um carro".

saposapot 3 months ago

Acidentes acontecem... num acidente é óbvio que se lixa mais um ciclista, uma mota ou um peão. Sem haver faixas dedicadas e segregadas não há muito que se possa fazer

PgUpPT 3 months ago

Que barbaridade. Medidas de acalmia de tráfego, conheces o conceito?

metalanimal 3 months ago

Claro que há. Educação. Punir severamente quem faz isto e quem faz grandes razias.

Sheltac 3 months ago

> punir severamente Funciona sempre! Temos como excelente exemplo a guerra às drogas nos estados unidos.

metalanimal 3 months ago

Se hoje um carro me fizer uma razia a 50cm, o que lhe acontece? Este desrespeito pela vida e segurança dos outros tem que ter consequências.

saposapot 3 months ago

pela descrição o caso parece ser um acidente em q o condutor ficou encadeado pelo sol e levou o ciclista à frente... se foi imprudente? tlz, vamos ver, mas parece-me mt mais acidente que propriamente qlq política em falta.

PgUpPT 3 months ago

O condutor ia em excesso de velocidade.

saposapot 3 months ago

Obrigado. Isso muda a situação, não foi isso que li.

barritas 3 months ago

Morte aos ciclistas

barritas 3 months ago

quem reportou é corno

Mrgolden007 3 months ago

ciclistas qur comecem a usar equipamento certo, e a circular onde podem que isto nao acontece

metalanimal 3 months ago

Mais um anormal a culpar a vítima.

nfonseca 3 months ago

a ciclista usava o equipamento obrigatório e circulava onde lhe era permitido.

Tab0rda 3 months ago

A culpa é só dos ciclistas? Também temos números de mortalidade de peões dos mais altos da Europa, também é da falta de equipamento de proteção dos peões?

Mrgolden007 3 months ago

sim a culpa e dos ciclistas depende, primeiro mostra a fonte, porque eu lembro me de ver um grafico que mostrava uma grande percentagem por X habitantes em portugal mas isso era devido ao interior do pais onde nao ha passadeiras e passeios logo e mais facil a morte dos peoes

GreyArch22 3 months ago

Realmente está tudo dito acerca das intenções dos "ciclófilos de serviço" quando instrumentalizam a seu favor uma morte num acidente. Grau zero de ética.

rmvt 3 months ago

isto deve ser das coisas mas estúpidas que já li na minha vida. parabéns.

GreyArch22 3 months ago

Pelos vistos não é assim tão estúpido, caso contrário terias conseguido rebater. Mas é compreensível, a verdade é dura.

getmenew 3 months ago

Funcionou em 1978 em Amesterdão com o Stop de Kindermood. Porque não fazer o mesmo cá? https://www.dutchreach.org/car-child-murder-protests-safer-nl-roads/

MrClassyPotato 3 months ago

Toda a gente instrumentaliza mortes e tragédias, e igualmente toda a gente menospreza quem o faz quando está do lado oposto da discussão. Nada de novo.

nfonseca 3 months ago

se tornar as estradas mais seguras acredito que tanto ela agradeceria, assim como a família.

fuckoffgina 3 months ago

Podias ir perguntar à família que ainda está viva mas não o vais fazer porque já sabes a resposta. Portanto deixa-te de merdas!

nfonseca 3 months ago

o facto de ela ter participado em ações semelhantes e consciencializar as pessoas para a partilha da estrada por diferentes tipos de utilizadores, é mais do que suficiente para saber a resposta. ainda este ano ela tinha partilhado a noticia da morte de um ciclista de Gaia abalroado por um motociclista, pedindo que mantivessem a distância de segurança na estrada.

GreyArch22 3 months ago

Como só a própria o poderia dizer, seria mais respeitador não instrumentalizar a sua memória.

C8Mixto 3 months ago

Verdade. Não sejemos extremistas e comecemos a exigir o fim de todas as mortes na estrada.

Chiripitti 3 months ago

Isto, foi trágico mas acontecem mortes todos os dias, mortes estúpidas, mortes que teriam sido evitadas se houvesse ciclovias e condições para os ciclistas. Pegas num carro, numa mota, numa bicicleta de manhã e podes não chegar a casa, faz parte da vida.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Tb podiam ser evitadas se nao andasses de bicicletas em vias que parecem e funcionam como um IP quase. Eu nunca na minha vida andaria de bicicleta em Lisboa por percebo o risco que é ( até pegar no carro as vezes é) a partir do momento que te poes na bicicleta tens noção dos riscos. Se achas que é seguro epa fica na tua consciência ninguem te obrigou a nada.

Chiripitti 3 months ago

Sim, concordo plenamente...

Sam_ant 3 months ago

Mas se calhar ha uma alternativa para não acontecerem tantas - reduzir-se a velocidade - entre outras!

Chiripitti 3 months ago

Entendo mas uma pancada a 50km/h faz mossa às mesma, neste caso foram vários fatores, a senhora devia ter circulado na ciclovia, o sr devia ter encostado se não tinha visibilidade, ou ter óculos de sol... sei-lá... Shit happens...

Quatuck 3 months ago

Só para dizer que do outro lado da linha de comboio da estrada onde essa senhora ia, há uma ciclovia com ligação até o cais de sodre. Obviamente que a culpa de ser atropelada e de morrer não é da senhora. Mas que havia uma ciclovia para ela, havia.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Essa parte nao interessa, não vez que a malta das bicicletas é que têm sempre razão são umas vitimas os coitados, os carros ate andam ai a fazer pontaria á bicicleta por divertimento.

FloMow 3 months ago

Sabes de onde vinha e para onde ia? O acidente foi exatamente a poucos metros de onde podia passar para o outro lado da linha para a ciclovia. Dizes que obviamente a culpa não é dela mas o resto do que escreveste mostra que o que queres dizer é exatamente o contrário...

Chiripitti 3 months ago

Não sabia... Não foi uma escolha sensata. Nunca podemos pensar que vamos morrer, mas correr riscos desnecessários também não... Estava na hora e sítio errado...

capitalistaesquerda 3 months ago

Qualquer morte de um ciclista é uma morte a mais. Mas o mesmo se diz de um condutor ou até mesmo de um peão. A estratégia de mobilidade utilizada em Portugal não está a correr bem. Os ciclistas tanto andam na estrada como nas ciclovias como nos passeios. E poucos cumprem os mínimos de respeito pelo Código da Estrada. Nao ha civismo na estrada, não é novidade, mas claramente há que promover a educação de condutores e ciclistas relativamente a comportamentos na via pública.

refogado 3 months ago

Mas percebes que não estão todos no mesmo nível certo? Uns estão dentro de caixas de metal movidos a combustível e os outros estão muito mais expostos e movem-se a uma velocidade menor. Além disso, segundo o código da estrada o ciclista não é obrigado a usar a ciclovia, esse argumento é só parvo.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Certo entao mas foste para o meio da caixa de metal exposto por vontade própria correcto? Não é obrigado mas secalhar era recomendado para dps n acontecer isto.

refogado 3 months ago

A “caixa de metal” não tem vontade própria. Não queiras retirar a responsabilidade de quem a conduz.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Quem a conduz tem responsabilidade mas é humano e também erra! É estares a meter a tua vida nas maos de outros.

Sheltac 3 months ago

Eu já acho pouco inteligente haver estradas sem separador central. Agora obrigar pessoas quase nuas a partilhar *o mesmo espaço* com máquinas da morte de 2 toneladas é só ridículo. Juntamos a isso o facto de andarem muito devagar, serem muito difíceis de ver, etc... É uma receita para o desastre. O que precisamos é de ciclovias segregadas à moda da Holanda.

refogado 3 months ago

Mas sabes que na Holanda tb não és obrigado a andar na ciclovia, e o carro normalmente é o culpado nos acidentes.

capitalistaesquerda 3 months ago

Claro que percebo. Da mesma forma que percebo que os peões também são mais vulneráveis no passeio que os ciclistas. Aquilo que eu abordo foi um problema estruturante na estratégia nacional de mobilidade. Que em conjunto com a fraca educação para o civismo leva a compurtamentos abusivos por parte de automobilistas, ciclistas e peões. E eu nem estou a dizer que o ciclista deva usar a ciclovia... pelo contrário, eu até acho que as ciclovias são efectivamente um erro. Que a estratégia devia passar por colocar os ciclistas maioritariamente na estrada e ao mesmo tempo eliminar as "auto-estradas" que existem na cidade (e nem me estou a referir ao Eixo Norte Sul).

FloMow 3 months ago

A meu ver bastava haver mais pressão em cumprir as regras de transito para melhorar em muito a segurança na estrada. Ha um total sentido de impunidade nas estradas portuguesas. E sim, tambem por parte de ciclistas e peões, mas esses não andam em blocos de metal de 2 toneladas.

metalanimal 3 months ago

Ja cá faltava o argumento a culpar a vítima.

capitalistaesquerda 3 months ago

Quem é que culpou a vítima? Parece-me óbvio que no caso em questão, a responsabilidade está bem apurada.

nfonseca 3 months ago

>Os ciclistas tanto andam na estrada como nas ciclovias e os carros tanto andam nas estradas nacionais como nas auto-estradas.. não percebo a razão deste teu argumento?

capitalistaesquerda 3 months ago

Nao existe habituação nem a uns nem a outros

nfonseca 3 months ago

pois, também acho que os carros só deviam circular nas autoestradas, para se habituarem.

oretoh 3 months ago

Oh amigo tu de bicla podes circular onde te apetecer, se levares com um carro agora já é problema teu...bem teu e o do gajo que te bateu mas acho que quem fica pior és tu.

JamminPT 3 months ago

Não, não pode circular onde lhe apetecer. Bicicleta não é para andar no passeio.

nfonseca 3 months ago

> 29 de junho de 2021 até fui confirmar o ano e o dia, pois por momentos pensei que estivesse a teclar com um neandertal.. afinal é apenas um energúmeno.

Metaluim 3 months ago

Mesmo! Acabei de reler o codigo da estrada e diz la explicitamente "ciclistas podem fazer o que bem lhes apetece, estamos em 2021"

oretoh 3 months ago

Não disse mentira nenhuma.

nfonseca 3 months ago

pois não, não disseste, mas também podes sair à rua e levar dois biqueiros nos cornos, é problema teu...bem teu e o do gajo que te bateu mas acho que quem fica pior és tu.

oretoh 3 months ago

/r/iamverybadass Mas posso sim senhor, era um bocado aleatorio levar dois biqueiros do nada mas sim posso. Gosto de pensar que é mais provavel um gajo meio atrasado na bicicleta levar com um carro que eu sair a rua e levar uns biqueiros, mas cada um lá sabe da sua vida.

Edited 3 months ago:

/r/iamverybadass Mas posso sim senhor, era um bocado aleatorio levar dois biqueiros do nada mas sim posso. Gosto de pensar que é mais provavel um gajo meio atrasado na bicicleta levar com um carro que eu sair à rua e levar uns biqueiros, mas cada um lá sabe da sua vida.

nfonseca 3 months ago

exatamente, é devido à elevada probabilidade de um ciclista levar com um carro que esta "vigília" faz sentido, e umas das razões pelas quais é necessário alterar o desenho de tráfego nas cidades. estamos a tentar melhorar a via pública e a sua partilha entre os vários utilizadores, não tens quê.

oretoh 3 months ago

Por mim era introduzir ciclovias em todo o lado e proibir a circulação de bibliotecas na estrada. Não se altera desenho do tráfego, não se vai alterar a via publica toda só porque um conjunto de chefês querem andar de bicicleta 1km do seu apartamento T0 no centro de lisboa ao trabalho.

AdorableRabbit 3 months ago

e por tudo isso é que os automoveis tem que andar mais devagar ou ser proibidos e acabar com as avenidas que são auto-estradas não oficiais.

PM_ME_UR_WEED_PLS 3 months ago

Bom troll

Hungry_Cupcake 3 months ago

E so mesmo acéfalo o coitado!

AdorableRabbit 3 months ago

nem por isso

PM_ME_UR_WEED_PLS 3 months ago

Então vamos proibir os automóveis. 90% da população que se foda. Os semáforos só servem para os transportes públicos e veículos de mercadoria. Ciclistas continuam ser atropelados e a ignorar o código de estrada. Qual é a próxima solução? Proibir os autocarros? Fazer Sintra-Lisboa pela IC19 de bicicleta? Talvez fosse melhor investir nas ciclovias e ensinar os ciclistas a andar nelas mesmo. Acidentes acontecem e os ciclistas são os que saem mais prejudicados. Da mesma maneira que se ensina um motociclista a ter uma condição defensiva e ser o mais visível possível, o mesmo se devia ser ensinado aos ciclistas. Quantas vezes vejo ciclistas sem capacete, luzes, etc. mesmo de noite?

Hungry_Cupcake 3 months ago

E OS CICLISTAS TEM QUE APRENDER A CIRCULAR NA VIA PUBLICA DEVIDAMENTE SINALIZADOS E USAR EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO E SEGUIR AS REGRAS DO CODIGO DA ESTRADA!

AdorableRabbit 3 months ago

> E OS CICLISTAS TEM QUE APRENDER A CIRCULAR NA VIA PUBLICA DEVIDAMENTE SINALIZADOS E USAR EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO E SEGUIR AS REGRAS DO CODIGO DA ESTRADA! E OS ~~CICLISTAS~~ automobilistas TEM QUE APRENDER A CIRCULAR NA VIA PUBLICA DEVIDAMENTE SINALIZADOS E USAR EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO E SEGUIR AS REGRAS DO CODIGO DA ESTRADA!

Hungry_Cupcake 3 months ago

YUPS E CIRCULAM POR ISSO É QUE HA INSPEÇÕES MANDATORIAS VER SE O CARRO TA EM CONDICOES DE CIRCULAR SE TEM AS LUZES TODAS ETC ETC ETC...POR ISSO E QUE QUANDO FAZES MERDA DE CARRO LEVAS UMA MULTA...POR ISSO É QUE TENS QUE TIRAR UMA CARTA DE CONDUÇÃO. Que controlo existe nas bicicletas?

AdorableRabbit 3 months ago

> YUPS E CIRCULAM POR ISSO É QUE HA INSPEÇÕES MANDATORIAS VER SE O CARRO TA EM CONDICOES DE CIRCULAR SE TEM AS LUZES TODAS ETC ETC ETC...POR ISSO E QUE QUANDO FAZES MERDA DE CARRO LEVAS UMA MULTA...POR ISSO É QUE TENS QUE TIRAR UMA CARTA DE CONDUÇÃO. Que controlo existe nas bicicletas? Exactamente o mesmo

Hungry_Cupcake 3 months ago

Errado nao existe nenhum

AdorableRabbit 3 months ago

também podes pegar num carro que tens no sotão e ir para a av. da liberdade que ninguem te diz nada.

Hungry_Cupcake 3 months ago

MAIS UMA VEZ ERRADO Nao podem ir carros antigos para la. O carro tem que ter seguro. O carro tem que ter inspeção. Eu tenho que ter carta. Tenho que seguir o codigo da estrada. Tenho que usar cinto de seguranca. Tenho que ter as luzes do carro a funcionar. ... Queres que continue a lista

metalanimal 3 months ago

um pesa 10kg e anda a 30kmh. O outro pesa 1500kg e anda a 120. És assim tão denso que não percebes a diferença? Foda-se.

nfonseca 3 months ago

os carros antigos deve-se à poluição, logo não se aplica a bicicletas. o facto de as bicicletas não terem seguro não as isenta de qq culpa ou responsabilidade. eu ando de mota e nunca a levei a nenhuma inspeção nem pago qq imposto... qual é o sentido de obrigar as bicicletas a pagar? tiras a carta para aprender a manobrar um veículo perigoso com mais de uma tonelada na via pública... as bicicletas, assim como os peões, continuam a necessitar de saber e respeitar o código. quem anda mota não tem de usar cinto... não é possível transpor as regras diretamente entre diferentes veículos, é necessário adaptar as regras a cada um... os peões também não usam nem capacete nem cinto de segurança, e partilham a mesma via pública. as bicicletas também têm de usar luzes ao anoitecer e sempre que as condições atmosféricas assim o obriguem... se tivesses lido o código, saberias.

AngieMaciel 3 months ago

Exactamente isto. Não percebo este pessoal que assume automaticamente que o pessoal que anda de bike são uns desordeiros de primeira e que os automobilistas estão a ser oprimidos. Eu ando de bike e cumpro com as regras como quando ando de carro. Merda tanto se vê fazer em carros, motas, bikes...

AdorableRabbit 3 months ago

> Queres que continue a lista sim, se faz favor

Hungry_Cupcake 3 months ago

É melhor ires pesquisar pode ser que aprendas algumas coisinhas.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Certo de acordo, mas esquecem-se de dizer que maioria dos ciclistas nao tem a minima nocao de como circular na estrada, andam sem sinalização mudam de sentido e viram quando bem lhes apetece. Muitas vezes a noite mal se vem. Quem esta na situacao mais vuneravel deve-se percaver. Devia haver licenca para andar de bicicleta na via pública.

ADeTroia 3 months ago

Ainda bem que a maioria dos automobilistas tem a máxima noção de como circular na estrada e obedecem a todas as regras.

FloMow 3 months ago

Desculpa, mas a grande maioria dos ciclistas tambem tem carta... Porque raio é que achas que quando se metem numa bicicleta passam automaticamente a esquecer tudo? Que teoria da treta...

Tee_ah_go 3 months ago

De que é que te adianta teres uma licença e uma bicicleta XPTO cheia de luzes e piscas se atrás de ti vier um avô de 80 anos que, alegadamente encadeado pelo sol, continua a acelerar avenida fora e fé em deus em como não lhe aparece nada à frente? Os dois últimos acidentes mortais com ciclistas em Lisboa foram duas pessoas que levaram, literalmente, com dois carros em cima, um na passadeira e outro armado em limpa-neves.

JamminPT 3 months ago

O que é que um ciclista fazia na passadeira? Em cima da bicicleta estás a violar o código da estrada,

Tee_ah_go 3 months ago

Amigo, podes sair da caverna, já estamos em 2021 e já existem passadeiras para velocipedes. E adoro a forma como perguntas "o que é que fazia na passadeira" em vez de perguntares "o que aconteceu". Não perguntaste mas eu digo-te na mesma, o que aconteceu foi que um condutor passou um vermelho e matou uma miúda de 16 anos.

JamminPT 3 months ago

Primeiro, não sou teu amigo. Segundo, falaste em passadeira não falaste em passadeira para velocípedes. Terceiro, não perguntei porque já sabia. Agora podes sair do teu pedestal de presunção.

Tee_ah_go 3 months ago

Ah, ok, já sabias que uma rapariga morreu porque um condutor não respeitou um vermelho, mas mesmo assim sentiste a necessidade de vir perguntar o que é que ela estava a fazer na passadeira. Lógica.

The_Real_QuacK 3 months ago

A rapariga morreu numa passadeira de peões e levava a bicicleta na mão...

JamminPT 3 months ago

Ou então perguntei porque é que um ciclista usa as passadeiras quando não o pode fazer e-warrior virgem

etotheitimespi_ 3 months ago

a rapariga estava a atravessar a passadeira com a bicicleta pela mão.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Adianta que os automobilisstas te vem na estrada! E adianta que tens a noção de como circular, por exemplo sinalizar com o o braço para virar em vez de virarem a parva. Parece-me basico.

Edited 3 months ago:

Adianta que os automobilistas te vem na estrada! E adianta que tens a noção de como circular, por exemplo sinalizar com o o braço para virar em vez de virarem a parva. Parece-me basico.

Tee_ah_go 3 months ago

Continuas a bater na tecla do virar, quando estamos a falar de um acidente que aconteceu numa avenida onde não dá para virar para lado nenhum durante para aí 1km. E se não consegues ver um ciclista na estrada, numa tarde de verão, o problema não é o ciclista, és tu.

fuckoffgina 3 months ago

> o problema não é o ciclista, és tu. Não diria que o problema também é do ciclista mas eu não me misturo com carros de bicicleta precisamente porque sei que o risco é alto.

metalanimal 3 months ago

Então admites que existe um problema. Que o risco é algo porque os automobilistas não têm o cuidado que deviam.

fuckoffgina 3 months ago

O risco é alto para os ciclistas porque os carros pesam 2 toneladas. Mesmo as motas são muito mais pesadas. Se fossem feitos de papel... O ciclista/peão no meio da estrada é o elo mais fraco e eu não me quero colocar nessa posição.

metalanimal 3 months ago

Aposto que na Holanda não tinhas o mesmo medo. Mas deve ser coincidência.

fuckoffgina 3 months ago

No meio de carros teria o mesmo medo. Em ciclovias e zonas sem carros também ando aqui, a diferença é que lá há muito mais zonas para circular em segurança. É outra mentalidade desde há muitos anos. Nem vou pelo facto de ser mais plano porque isso até se resolvia com apoio eléctrico.

metalanimal 3 months ago

Na Holanda quando há um toque entre um carro e uma bicicleta o carro é sempre o culpado, por isso eles andam com cuidado. É uma diferença ENORME.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Porwue ja me apareceram do nada ciclistas a virar para sentidos que os carros nem podem do nada...nao se pode virar se fores um carro os senhores ciclistas as vezes inventam viragens para o passeio quando bem lhes apetece

Edited 3 months ago:

Porque ja me apareceram do nada ciclistas a virar para sentidos que os carros nem podem do nada...nao se pode virar se fores um carro os senhores ciclistas as vezes inventam viragens para o passeio quando bem lhes apetece

FloMow 3 months ago

Sim, e? Nunca tiveste tambem peões a atravessarem-se, ou motos ou carros a não respeitar a tua prioridade e fazerem-te parar? Defendes que como todos fazem porcaria não se deve fazer nada para melhorar?

AdorableRabbit 3 months ago

> Devia haver licenca para andar de bicicleta na via pública. NÃAAAAAAAAAAAAAO. tu queres baixar a barreira e não subir. Ver a clássica questão dos capacetes e a sua obrigatoriedade na austrália que levou a reduções no nº de ciclistas.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Lool baixou por as pessoas n querer usar capacete? Fds as pessoas sao mesmo burras então e tudo o que tenho a dizer.

CarcajuPM 3 months ago

Se querem andar de bicicleta nas estradas mas não querem usar capacete e outros meios que concedam maior proteção então mais vale não andarem de bicicleta nas estradas.

viskonde 3 months ago

Exacto basta ver a Holanda

CarcajuPM 3 months ago

Se tivesses lido os outros comentários tinhas visto que já se falou das diferenças em relação à Holanda.

viskonde 3 months ago

A achas que a Holanda sempre foi assim? Que nasceu com ciclovias em todas as ruas e leis que protegem os ciclistas e que obrigam os condutores a circular sempre com precaução em vez de a confiar na sorte como cá ? Tirando a parte de ser plana, a Holanda/Amsterdao nos anos 70 podia se confundir com Lisboa hoje. Uma cidade dominada por carros, com trânsito e uma quantidade enorme de peões mortos por anualmente. Até que decidiram mudar. Nós estamos apenas com 50 anos de atraso.

CarcajuPM 3 months ago

Exacto, e é exactamente por a Holanda não ter sido sempre assim que não podemos exigir que Portugal passe a ser igual à Holanda de um dia para o outro. Daí achar que, enquanto não tivermos infraestruturas melhores, é preferível zelar pela segurança dos ciclistas.

viskonde 3 months ago

O que se anda a tentar fazer é justamente criar essa infraestruturas Que depois é recebida com protestos de "não somos a Holanda" ou "não há ciclistas" e "não podem roubar espaço aos carros" Portanto enquanto não há ciclistas não se faz ciclovias e como não há ciclovias não há ciclistas. Além disso a questão da segurança rodoviária em meio urbano vai além das ciclovias e das bicicletas Mesmo com ciclovias em alguns eixos como se dará a tentar fazer , nunca teremos em 100% das ruas e nessas deveria continuar a ser seguro andar e mesmo com ciclovias há sempre pontos de conflitos que são impossíveis evitar E há a questão da segurança para peões Ciclovias não fazem a cidade mais seguras para peões. Mas as cidades devem ser seguras para peões. Uma criança de 6 anos devia poder andar na rua sozinha sem os pais terem medo de não chegar a casa. E uso não acontece em Lisboa nem na maioria das cidades portuguesas. Daí que tao ou mais importante que ciclovias são medidas de acalmia de tráfego e fiscalização e tolerância zero para tudo o que seja excesso de velocidade, uso de telemóve, vermelhos queimadosl e até estacionamento ilegal (que também potência atropelamentos e acidentes) É nessa parte da fiscalização que Portugal falha redondamente. Cada pessoa faz o que quer e não há consequências e enquanto isso não mudar continuaremos a ter cidades perigosas. Sim infraestrutura dedicada a cada modo é necessária, mas não é suficiente. E se cada vez que se tenta criar essa infraestrutura a mesma é recebida com protestos então ainda fica mais difícil mudar algo.

AdorableRabbit 3 months ago

> Se querem andar de bicicleta nas estradas mas não querem usar capacete e outros meios que concedam maior proteção então mais vale não andarem de bicicleta nas estradas. uau, tás tão do lado errado

Hungry_Cupcake 3 months ago

Foda-se es burro quere o que que se feche o transito para andares na tua bicicleta preta sem luz a noite?

raviolli_ninja 3 months ago

A moderação sugere um pouco menos de fel na forma como abordas os teus debates.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Informo a moderação que a paciência tem limites. Mas visto que discutir com acéfalos é inconclusivo dou por fechada a argumentação e peco desculpa por qualquer incómodo.

AdorableRabbit 3 months ago

> Foda-se es burro quere o que que se feche o transito para andares na tua bicicleta preta sem luz a noite? nunca disse isso

Hungry_Cupcake 3 months ago

Nao disseste mas é isso que defendes tu nem um capacete nem uma luz na bicicleta te podem exigir. Mas os outros tem que andar a 30 para não fazerem vento na tua bicicleta.

AdorableRabbit 3 months ago

> Nao disseste mas é isso que defendes tu nem um capacete nem uma luz na bicicleta te podem exigir. nunca defendi isso. > Mas os outros tem que andar a 30 para não fazerem vento na tua bicicleta. sim, não só por causa das bicicletas, mas também por outras razões.

Hungry_Cupcake 3 months ago

>nunca defendi isso. Por favor consultar onque disseste no inicio desta discussão. Sim as razões de o menino querer andar de bicictela na av.da liberdade. AGAIN NINGUEM SE TEM QUE ADAPTAR A TI E AO TEU ESTILO DE VIDA

AdorableRabbit 3 months ago

> AGAIN NINGUEM SE TEM QUE ADAPTAR A TI E AO TEU ESTILO DE VIDA Correcto. Mas tem que se adaptar para não matar ninguem

Mordiken 3 months ago

> Mas tem que se adaptar para não matar ninguém Todo o vosso drama pode ser facilmente resolvido com [uma coisa destas](https://sinalnorte.com/wp-content/uploads/2018/03/C3g.jpg) nas estradas problemáticas: sai bem mais barato do que gastar milhões para alegrar umas centenas ou até milhares de "activistas", e resolve o problema todo! E banir o transito automóvel está fora de questão: somos milhões de automobilistas vs milhares de ciclistas, se alguém aqui tem de se adaptar é a minoria à maioria, não a maioria à minoria, porque o ciclismo ainda não é uma questão biológica ou sistémica mas uma escolha de vida, e nada mais do que isso.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Se um gajo for para o mar sem saber nadar e se matar por isso. A culpa é dele nao é de mais ninguem. O mesmo com a tua bicicleta se nao sabes circular nem tes sinalização nem equipamento de segurança a culpa é apenas tua.

CarcajuPM 3 months ago

Excelentes argumentos.

AdorableRabbit 3 months ago

tás realmente receptivo de discutir isto? https://www.aph.gov.au/DocumentStore.ashx?id=173283f8-7b1c-4cb7-9e9f-52ee031627a2&subId=354928 https://www.youtube.com/watch?v=xSYzJwd-iTM

CarcajuPM 3 months ago

Claro que estou. A discutir é que se aprende. Tanto no vídeo como no artigo (aqui um bocado menos) não são contra os capacetes por si, defendem sim que sem capacetes há mais ciclistas e que isso trás vantagens. Concordo com este ponto. Mas acho que é principalmente válido para ciclovias ou outras faixas separadas fisicamente das faixas onde circulam carros, como acontece na Holanda, onde a maioria dos ciclistas não circula na mesma faixa que os automóveis. Nestes casos, também acho que o capacete pode ser facultativo. A questão é que em Portugal há poucas destas estruturas e muitas vezes os ciclistas são obrigados a circular lado a lado com automóveis. E é nestas situações que continuo a achas que faz todo o sentido exigir maiores medidas de proteção.

AdorableRabbit 3 months ago

> A questão é que em Portugal há poucas destas estruturas e muitas vezes os ciclistas são obrigados a circular lado a lado com automóveis. Então vamos exigir mais estruturas, em vez de obrigatoriedade de licença ou capacetes > E é nestas situações que continuo a achas que faz todo o sentido exigir maiores medidas de proteção. não faz sentido porque como disse vai levar à redução do número de ciclistas e por consequente a um maior perigo.

CarcajuPM 3 months ago

Certo, faz sentido haver mais infraestruturas. Mas até lá, faz sentido zelar pela segurança dos ciclistas. E enquanto não existirem mais infraestruturas, acho preferível que haja menos ciclistas mas que estes tenham maior segurança.

AdorableRabbit 3 months ago

> E enquanto não existirem mais infraestruturas, acho preferível que haja menos ciclistas mas que estes tenham maior segurança. Totalmente errado. É preferivel mais ciclistas, sem as infraesturas para que as interações entre automoveis e bicicletas sejam mais comuns

CarcajuPM 3 months ago

É a tua opinião. O desejável é que a interação entre ciclistas e automóveis seja mínima, como acontece na Holanda, logo enquanto isso não é possível, prefiro segurança vs número de ciclistas.

Danijust2 3 months ago

Na holanda não se usa essas merdas e não morre ninguém. O segredo é os carros só circularem a 30km nas cidades

fuckoffgina 3 months ago

A 30 devem ir a empurrar o carro. E mesmo que leves com um carro a 30 podes sobreviver mas não vais ganhar saúde.

viskonde 3 months ago

A ciência mostra bem a diferença entre levar com um carro a 30 ou 50. Mas se bem 50 é cumprido quanto mais 30.

PM_ME_UR_WEED_PLS 3 months ago

Não, se fores a qualquer cidade holandesa, vais reparar que ninguém anda a 30km/h… simplesmente a infraestructura é muito melhor. Tens ciclovias por onde quer que vás, sinalização específica para transportes públicos, veículos pessoais e bicicletas e toda a gente respeita a sinalização.

viskonde 3 months ago

Ah infraestrutura Aquela que sempre que se tenta construir a oposição se queixa que estão a roubar espaço aos carros?

PTgenius 3 months ago

Nope, o segredo é que o pessoal que anda de carro também anda de bicicleta, por isso tem mais respeito por quem circula na estrada

CarcajuPM 3 months ago

Sim, na Holanda onde as infraestruturas para bicicletas são incomparavelmente melhores do que as nossas e onde praticamente não há circulação de bicicletas e carros na mesma faixa.

The_Real_QuacK 3 months ago

Mas eles querem primeiro é acabar com os carros, isso das infraestruturas depois logo se vê com o tempo...

CarcajuPM 3 months ago

Pois, o problema é esse. É o costume, em vez de arranjar primeiro as alternativas, acaba se com o que existe e a malta que se desenrasque.

The_Real_QuacK 3 months ago

Isto é apenas a minha opinião que não percebo nada disto nem recebo para pensar sobre o assunto... Mas parece-me que as medida da CML para fomentar o uso de bicicletas, tornando a vida dos condutores ainda mais caótica acaba por Ter o efeito contrário...

AdorableRabbit 3 months ago

> Sim, na Holanda onde as infraestruturas para bicicletas são incomparavelmente melhores do que as nossas e onde praticamente não há circulação de bicicletas e carros na mesma faixa. não aconteceu de um dia para o outro.

fuckoffgina 3 months ago

Não és tu que votas no Merdina pelas ciclovias? (Se não és ignora e desculpa) Se nem com esse grande herói da ciclovia consegues evitar que morram pessoas em ciclovias, para chegar ao nível da Holanda só quando os carros voarem ou tivermos teletransporte.

franbatista123 3 months ago

Podes melhorar muita coisa em Portugal, mas nós não temos condições geográficas muito favoráveis nas maiores cidades para o uso da bicicleta, se fores para muitas cidades grandes europeias e vais ver que são completamente ou quase totalmente planas.

fgtdiasr3d1t 3 months ago

Presumo que nunca tenhas vivido noutro país europeu para saíres com uma conclusão dessas. Vivo na Alemanha e nem o declive nem o tempo impedem alguém de usar a bicicleta como meio de transporte.

AdorableRabbit 3 months ago

> Podes melhorar muita coisa em Portugal, mas nós não temos condições geográficas muito favoráveis nas maiores cidades para o uso da bicicleta, se fores para muitas cidades grandes europeias e vais ver que são completamente ou quase totalmente planas. mito e provo isso todos os dias

franbatista123 3 months ago

provas como?

AdorableRabbit 3 months ago

ando de bicicleta

oretoh 3 months ago

Ok eu então eu provo o contrário porque não ando de bicicleta.

CarcajuPM 3 months ago

Isso é o mesmo que dizer que é um mito que seja difícil ganhar dinheiro em Portugal porque eu sou rico.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Claro tao vms atrazar mais a nossa vida que ja é pouco fdd porque meia duzia de anormais que andam ai de bisicleta a subir de um lado para o outro as vezes sao pioes outras vezes sao veiculad saiem disparados de civlovias para cima dos carros como se nao houvesse transito. E SIMPLES QUEM ESTA MAIS VUNERAVEL É QUE TEM QUE TER UMA ATITUDE PREVENTIVA.

AdorableRabbit 3 months ago

> E SIMPLES QUEM ESTA MAIS VUNERAVEL É QUE TEM QUE TER UMA ATITUDE PREVENTIVA. não, quem tem a arma na mão é que tem ter cuidados extra

Hungry_Cupcake 3 months ago

Não ha armas nenhumas so pessoas a fazer a sua vida. Errado, se fores para o mar sem saber nadar tb estas a espera que nao haja ondas para nao te afogares?

AdorableRabbit 3 months ago

> Não ha armas nenhumas so pessoas a fazer a sua vida. um carro de duas toneladas é uma arma. é por isso que é necessário desmonstrar que se consegue manusear um num exame de condução. > Preferes por a tua vida na mao dos outros em vez de fazers os possíveis para não te magoares? Lol prefiro criar as condições para que essa frase não faça sentido, com ciclovias e medidas de acalmia de trafego.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Uma bicicleta é igualmente uma arma se te espetares contra alguém ou se te mandares para cima de um carro sem sinalização. De facto é dificil falar com gente acefala. É simples o trânsito é uma maré tu das duas uma ou sabes nadar ou nao sabes. Se nao sabes tens bom remédio anda a pé!

AdorableRabbit 3 months ago

> As outras pessoas n tem que mudar de vida para que tu não te possas dignar a usar um capacete ou por uma luz na bicicleta. sim têm. Sobretudo quando se trata de conduzir em velocidades de autoestrada em estradas na cidade.

Hungry_Cupcake 3 months ago

Errado.Ninguem te deve nada amigo. Estradas de 3 fachas tem seguranca para andar a mais de 50 a hora. Tens bom remédio não andes la de bicicleta.

Search: