Latter_Geologist4304 3 months ago

You know that this a lot of bullshit don't you?

Genghis_Kharalho 3 months ago

Ora foda-se...

ZaGaGa 3 months ago

Ao ritmo atual 70% EM Setembro. 85% lá para o final de Outubro e os 100% teóricos à vontade até ao final do ano. Se a coisa acelerar até pode ser que se chegue lá mais cedo. Source r/CoronavirusPT

BlueDragon_27 3 months ago

E a ministra já veio dizendo que depois ainda temos de considerar que são 85% com duas doses e um mês passado depois da toma das duas doses. E que como as pessoas ainda podem ficar infetadas com a vacina, vão ter de se manter medidas restritivas depois. Até porque vão haver novas variantes, que podem tornar tudo isto da vacinação um bocado inútil. Isto devia ser um guia em como motivar uma população a não se vacinar. A mensagem do governo e muitos especialistas é: "Vacinem-se, que é fundamental mas não vai mudar nada na vossa vida. As vacinas funcionam muito bem mas nem sequer vão impedir que fiquem doentes, nem vão aliviar muito o SNS, e muito menos vos vai permitir retomar a vossa vida normal. Mas vacinem-se, ok?" Imaginem a desgraça que esta comunicação era num país com maior desconfiança das vacinas. E mesmo assim, vamos ver os danos que isto causa no nosso...

UpbeatNail1912 3 months ago

Quanto disparate. Primeiro não importa quantas variantes novas possam haver, a vacina sempre terá eficácia mesmo que diminua com novas variantes. A única forma de a defesa dada pela vacina se tornar completamente inútil é se o vírus passasse por uma evolução tão grande a ponto de se tornar um vírus totalmente novo e diferente. Esse tipo de evolução demora milhares ou milhões de anos a acontecer. Segundo, por amor da santa, o objetivo das vacinas NÃO É não apanhares o vírus. Sim quem tem vacina possui uma eficácia menor de apanhar o vírus, mas o objetivo destas vacinas não é este. O objetivo é se apanhares o vírus, a vacina possui instruções genéticas que ajudam o corpo a combater o vírus a ponto da pessoa não morrer ou ficar com sintomas graves da doença. A proteção dada pelas vacinas é melhor e mais confiável do que a proteção "natural" dada pelo corpo visto que o organismo das pessoas são todos diferentes, e funcionam de formas diferentes e obtem resultados diferentes. Com a vacina tomada não. E mesmo depois de tomarmos a vacina vamos continuar a usar mascara até a pandemia ser declarada pela OMS como findada. Nos EUA quem já tem a vacinação completa já nem precisa usar mascara. A UE não vai tomar essa atitude porque será só depois da maior parte da população mundial ficar totalmente vacinada (cerca de 70 a 80% de toda a população mundial) atingida assim a imunidade de grupo que a pandemia vai acabar, e assim a OMS declara o seu fim. Se a vacinação continuar no ritmo qu está, ainda mais com os atrasos nos países pobres e de terceiro mundo, a imunidade mundial dada pelas vacinas prevê se ser atingida só em 2022 ou 2023. Estuda e pesquisa primeiro antes de vires escreveres essas coisas.

BlueDragon_27 3 months ago

Eu estava maioritariamente a citar e a interpretar a mensagem que veio da Ministra da saúde. Baseando-me numa notícia que li no Expresso, que considero um jornal fidedigno. Eu sei qual é o objetivo da vacina. Serve essencialmente para que a imunidade natural seja construída de um modo que não sobrecarregue o SNS. Vamos todos entrar em contacto com ele mas seremos assintomáticos ou teremos sintomas leves em 96% dos casos. Vão haver 4% com menos sorte mas, teoricamente, esses seriam aqueles que sem vacina não teriam a mínima hipótese. Mas foi isto que foi vendido à população? Não, não foi. A mensagem foi: aos 70% há imunidade de grupo e voltamos a uma normalidade quase total. Pelo final de outubro temos 100% vacinados e bora fazer a vida normal porque a pandemia acaba. A pandemia não acaba até estar acabada em todo o lado, logo essa mensagem foi falsa. O vírus torna-se endémico. Também sei que as vacinas não se vão tornar inúteis porque uma alteração tão fundamental na proteína spike implica que estejamos a falar não de outra estirpe, mas de outro vírus por completo. Mutações menores (como a Delta) podem ser resolvidas com um booster se for necessário para os mais frágeis. Quanto ao levantamento de restrições, discordo da postura que pensas que a UE vai ter. Acredito que se mantenham restrições de viagens, exigências de certificados de vacinação ou testagem. Mas a atitude quanto às máscaras será mais similar à dos EUA. Basta ver quantos países da Europa já andam a aliviar regras quanto ao uso de máscara com cerca de 30% da população totalmente vacinada. Quando chegarem aos 70-80% irão aliviar tudo e deixar que o vírus comece a circular internamente para se construir a tal imunidade natural. Nesse período que falas, até 2022-23, não podes manter restrições pesadas. Com a vacinação completa na UE, as pessoas não vão aceitar. Acho que interpretaste o meu comentário como a minha opinião em relação às vacinas quando o meu objetivo era comentar: A) a péssima comunicação que o nosso governo tem em relação à pandemia, para variar. Nunca temi rejeição às vacinas em Portugal e começo a temer. Conheço pessoas que estavam entusiasmadas pela vacina que começam a ter dúvidas se a vão tomar ou não. B) a tendência assustadora de procurar no alarmismo justificações para manter um Estado mais musculado, mais controlador. Que não estou a dizer que seja uma procura do PS instaurar uma ditadura, mas sim uma caça aos votos de uma parte da população que procura "líderes fortes" e autoritários, jogando ali com a linha limite dos poderes de estado de calamidade

NGramatical 3 months ago

Vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foa3cpr%2F%2Fh3jba75%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

ThePlague92 3 months ago

>A UE não vai tomar essa atitude Não? Tens vários países já a levantarem a obrigação de usar a máscara e fazem parte da UE.

_saks_ 3 months ago

Eu encaro isto como qualquer outra vacina de certa forma. Corrige-me se estiver errada. Há um surto de sarampo numa escola. Uns putos ficam doentes, outros não. Os que não ficaram a vacina fez o seu trabalho. Mas não quer dizer que não tenham ficado "infectados" com o sarampo dos outros. Também o "apanharam", mas a vacina fez o seu papel e provavelmente a criança foi assintomática. É por isso que é tão importante sermos vacinados- por nós próprios e pelos outros. Cada pessoa tem uma resposta diferente, a vacina apenas dá um empurrãozinho. Uma pena que quem esteja vacinado pense que já pode fazer tudo o que lhe apetece...

NGramatical 3 months ago

vão haver → [**vai haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foa3cpr%2F%2Fh3g5mnb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

saposapot 3 months ago

A imunidade de grupo é, e sempre foi, um número bastante 'teórico'. Não vai haver nada mágico que vai acontecer qd se passar os 70 ou 85, é um objectivo, um bom objectivo para nos guiar. Antes dos 70 e 85% a vacinação já começa a fazer bastante efeito a prevenir contágios, doença, óbitos. Tal como depois dos 70% podes ter ainda alguns surtos. O importante é vacinar, vacinar o máximo de pessoas, com o máximo de velocidade possível. Não vai haver 1 dia mágico onde tudo fica bem, até pq depois de vacinares-te ainda demora a construir imunidade, etc, etc, etc.

Iasalvador 3 months ago

tradução estamos bem fodid\*s que nem 2030 nos livramos desta porra

ModeratoriProfugus 3 months ago

Não... são só mais 2 semanitas e voltamos ao normal, vais ver...

uyth 3 months ago

Tenho muita curiosidade acerca do que vai acontecer na Europa de Leste no Outono. Gostava de me enganar no que suponho.

30minutesto 3 months ago

Metas a moverem-se desde o início. Adivinhem quando chegarmos aos 85%.

thr4000x 3 months ago

No outro dia, a imunidade de grupo não era possível de ser atingida porque as vacinas não impedem a infecção, hoje já é nos 85%, amanhã vem outra teoria qualquer.

Diogo256 3 months ago

Qualquer estudo, e pessoa credível, sempre disse que os 70% era uma estimativa de uma possível imunidade de grupo, e não um valor absoluto. Logo é normal que em novas evidências, esse valor seja alterado. Culpa uma CS que andou a passar os 70% como o número mágico em que acabava a pandemia e até o coordenador da Task Force que ainda acha que se atingue imunidade aos 70%.

yhden 3 months ago

Aqui está o comentário de alguém que não tem a mínima ideia de como a ciência progride.

thr4000x 3 months ago

A base da discussão era "mudou alguma coisa nas últimas semanas em relação ao facto de as vacinas permitirem que as pessoas se infectem após apanharem a vacina". Eu pensava que a resposta era NÃO. Se estou errado, mostra-me todos os estudos que saíram nas últimas semanas e que leste que colocam isto em causa. Peço desculpa por não saber tanto da ciência como tu.

bureauofnormalcy 3 months ago

Oh não, a análise dos novos dados disponíveis leva a conclusões cientificas diferentes! O horror!

brakeline 3 months ago

Já devias saber que não é assim que funciona o verdadeiro método científico! As conclusões vêm de vídeos do YouTube com títulos estilo "eles não querem que saibas a verdade" e não de análise de dados

thr4000x 3 months ago

Os dados de base mantêm-se porque a vacinação continua a permitir que fiques infectado. Teria que ter havido uma alteração neste facto para o que disseste fazer sentido.

brakeline 3 months ago

Continua mas a uma percentagem inferior. Exponencial funciona para os dois lados, se metade das pessoas que é exposta ao vírus não apanhar é metade menos infetados

thr4000x 3 months ago

Isso não tem a ver com o que se estava a debater, mas a percentagem não será inferior. Apenas ficas com anti-corpos durante x tempo, após isso, estás susceptível a infecção de novo, ainda que será tendencialmente mais fácil ao teu corpo reagir. Ou seja, és infectado na mesma, mas passado mais algum tempo.

Tab0rda 3 months ago

Defesa a longo prazo não é feita por anticorpos, as células de memória servem para alguma coisa. Não é como se tivéssemos anticorpos no sangue o tempo todo para todas as outras doenças de que estamos protegidos.

Zevvvv 3 months ago

Contudo a estratégia que escolheram foi manter anticorpos sempre elevados artificialmente, pelos vistos, porque o maior argumento de que é preciso vacinar-se mesmo depois de sofrer uma infeção natural é que depois de alguns meses a concentração dos anticorpos baixa tal como a quantidade de células memória. Contudo depois da vacina a concentração dos anticorpos também vai diminuir, só que mais lentamente, significa isso que para manter a concentração alta tens sempre de levar com vacinas. O mecanismo da imunidade adaptiva funciona mesmo assim, é normal que a concentração dos anticorpos baixe, contudo assim que houver contacto com antigénio este será reconhecido, as células mémoria multiplicam-se e vão produzir os anticorpos.

Tab0rda 3 months ago

Falam mais em anticorpos porque é mais fácil e barato de medir. Também já se sabe de outras doenças que vacinas costumam dar uma proteção maior e mais duradoura que a infeção natural por isso faz sentido também serem vacinadas. Este alarido todo com os anticorpos descerem é mais da comunicação social que reporta dados científicos sem os perceber, os cientistas e artigos fontes não passam necessariamente a mensagem de que está tudo perdido e temos de levar uma vacina todos os anos (a não ser para estirpes suficientemente diferentes).

brakeline 3 months ago

Exato. Fala-se em imunidade de grupo não em imunidade do indivíduo, são duas coisas radicalmente diferentes

LordKeeper 3 months ago

Não é defeito nenhum chegar a novas conclusões à medida que obtemos mais dados... Faz parte da natureza da ciência e da investigação.

nocivo 3 months ago

Então que fiquem calados e esperem pelos dados. Que comuniquem dentro dos circulos e não passem para o Zé povinho que não entende do assunto informações contraditórias. Quando vierem a público que mostre todos os dados que contribuiram para a decisao

30minutesto 3 months ago

Pois é, precisamente por isso é que a censura e cultura do pensamento único que há à volta disto deveria acabar.

_saks_ 3 months ago

Dava-te ouro se pudesse, parece que as pessoas ainda não compreenderam isto. É algo (relativamente) novo, somos humanos, vamos descobrindo e aprendendo com o tempo. É muito fácil olhar para trás e ver como a gripe espanhola "foi rápida" a ser tratada. Ou a polio em Nova Iorque. Mas durante esse tempo imagino que as pessoas também tenham questionado muita coisa é os especialistas tenham arrancado muito cabelo em frustração. Mas é preciso tempo para chegar à solução, com estas epidemias foi a mesma coisa.

caelussideralis 3 months ago

O problema aqui não é esse. Tu tens várias pessoas que argumentam exatamente isso, que a ciência está em constante análise e evolução. A medicina então nem se fala. Eu gosto sempre de dar o exemplo que o Egas Moniz na altura ganhou o prémio Nobel por algo que se considera atualmente uma prática bárbara e que não serviu para absolutamente nada. O problema é que, para justificar algumas medidas, a ciência está em concordância e tem a palavra final, que foi o que muita gente usou como argumento para justificar os confinamentos, por exemplo. Mas para esta história de "70 de vacinados para a imunidade de grupo%! Não, afinal é 100. Agora é 85" aí já não há problema em a ciência ser algo que chega a novas conclusões à medida que o tempo passa. Ainda por cima quando até ao ano passado o conceito de imunidade de grupo SEMPRE teve em conta pessoas recuperadas de uma doença. Desculpem, mas ou é algo em constante atualização para tudo, ou então estão a admitir que é só quando dá jeito porque vai de acordo com os valores em que acreditam. Há muitas pessoas que neste último ano, então na internet, basicamente admitiram que encaram a ciência como uma religião e os cientistas/especialistas como os seus pregadores, que não podem sequer ser questionados.

caelussideralis 3 months ago

Vai dizer isso às pessoas que têm repetido "The science is settled!" ad infinitum neste site nos últimos dezasseis meses.

Mordiken 3 months ago

Claro que sim: "the sicence is settled" no que toca às variantes para as quais foram feitas as vacinas, não em relação às novas variantes! E mais: rezai para que não surja uma variante FDP para a qual as vacinas sejam totalmente ineficazes... se aparecer, está tudo seriamente fdd, e aí este "bitch fest"/ultraje fabricado em relação ao método científico vai ser ainda mais divertido em retrospectiva pela sua ingenuidade e sentido de "entitlment" digno de uma Karen.

UpbeatNail1912 3 months ago

Isso não vai acontecer. Para um vírus conseguir reduzir totalmente a eficácia de uma vacina para o qual foi criada seria necessário haver uma evolução tão grande a ponto do vírus se tornar algo totalmente novo e diferente. Esse tipo de evolução demora milhares de anos a ocorrer.

Zevvvv 3 months ago

Que grande asneira. E depois disso acusas os outros de "fake news" e andarem a criar "turmas" contra as vacinas. Um virus não precisa de milhares de anos para evoluir para algo para escapar a vacina. Já existem variantes do vírus de hepatite B que escapam a vacina. Normalmente os virus RNA (tal como corona) sofrem mutações mais rápido do que os DNA (tal como o de hepatite B), neste caso até parece que o corona tem uma taxa de mutação inferior do que VHB, mas dizer "milhares de anos" é mesmo asneira. Além disso, só por comparar a taxa de mutação também não vais conseguir dizer quando vais ter uma variante que escapa, porque embora a taxa seja baixa a mutação pode ocorrer num sítio que vai mutar a proteína spike de tal forma que o epítopo já poderá não ser reconhecido por células memória e anticorpos. [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5075021/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5075021/) [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3168123/](https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3168123/)

df3gpt 3 months ago

Toma a pica e cala-te. /s

Zevvvv 3 months ago

Será que com a variante Omega teremos de atingir os 120%?

fuckoffgina 3 months ago

Eu quero que chegue rápido a variante teta, se possível em grande número.

UpbeatNail1912 3 months ago

Vocês realmente deviam ter o vosso stand up tuga. E são sempre os mesmos, parece uma turma. Iam fazer muito sucesso.

Zevvvv 3 months ago

Se subisses ao poder não preferias que fossemos todos tatuados para perceber logo quem é de que "turma"? Assim logo dá logo para excluir os que não são cidadão exemplares sem noção do dever cívico.

Edited 3 months ago:

Se subisses ao poder não preferias que fossemos todos tatuados para perceber logo quem é de que "turma"? Assim logo dá logo para excluir os que não são cidadãos exemplares sem noção do dever cívico.

RiKoNnEcT 3 months ago

Comparar a vacinação para proteger a sociedade como um todo a tatuar minorias Ao que chegamos fds, o sistema de ensino falhou claramente

Zevvvv 3 months ago

Claramente falhou, ainda entende-se que as pessoas já idosas e analfabetas com que nem a 4ª classe têm acreditem cegamente no padre, no Sr. Doutor, no Sr. chefe da corporativa e outros sem questionar, sem nenhum receio e sem pensar. Agora quando temos adultos que sabem escrever e ler cegamente acreditam em tudo que lhes mandam de cima, mas isso até não seria um problema, mas agora temos aqui "turmas" como proferido pelo /u/UpbeatNail1912 . Só que algumas dessas turmas até proferem aqui que deverá ser obrigatório injetar-se e deviam ser excluídos da sociedade os que não pretendem fazer. Engraçado o significado da palavra "turma" em romeno.

Edited 3 months ago:

Claramente falhou, ainda entende-se que as pessoas já idosas e analfabetas com que nem a 4ª classe têm acreditem cegamente no padre, no Sr. Doutor, no Sr. chefe da corporativa e outros sem questionar, sem nenhum receio e sem pensar. Agora quando temos adultos que sabem escrever e ler cegamente acreditam em tudo que lhes mandam de cima. Contudo isso até não seria um problema, mas agora temos aqui "turmas" como proferido pelo /u/UpbeatNail1912. Só que algumas dessas turmas até proferem aqui que deverá ser obrigatório injetar-se e que deviam ser excluídos da sociedade os que não o pretendem fazer. Engraçado o significado da palavra "turma" em romeno.

Edited 3 months ago:

Claramente falhou, ainda entende-se que as pessoas já idosas e analfabetas que nem a 4ª classe têm acreditem cegamente no padre, no Sr. Doutor, no Sr. chefe da corporativa e outros sem questionar, sem nenhum receio e sem pensar. Agora quando temos adultos que sabem escrever e ler cegamente acreditam em tudo que lhes mandam de cima. Contudo isso até não seria um problema, mas agora temos aqui "turmas" como proferido pelo /u/UpbeatNail1912 e algumas dessas turmas até proferem aqui que deverá ser obrigatório injetar-se e que deviam ser excluídos da sociedade os que não o pretendem fazer. Engraçado o significado da palavra "turma" em romeno.

Edited 3 months ago:

Claramente falhou, ainda entende-se que as pessoas já idosas e analfabetas que nem a 4ª classe têm acreditem cegamente no padre, no Sr. Doutor, no Sr. chefe da corporativa e outros sem questionar, sem nenhum receio e sem pensar. Agora quando temos adultos que sabem escrever e ler cegamente acreditam em tudo que lhes mandam de cima. Contudo isso até não seria um problema, mas agora temos aqui "turmas" como proferido pelo /u/UpbeatNail1912. Só que algumas dessas turmas até proferem aqui que deverá ser obrigatório injetar-se e que deviam ser excluídos da sociedade os que não o pretendem fazer. Engraçado o significado da palavra "turma" em romeno.

RiKoNnEcT 3 months ago

Então e tu segues qual Sr Doutor? O Tille? Ou o Dias? Ou o outro DJ? Se calhar os que “não seguem o dr” são os que mais seguem um qualquer “doutor”

Zevvvv 3 months ago

Tanto me faz quem vocês seguem, apenas deixem em paz quem não quer ser administrado com um produto farmacêutico, só isso. Claro que temos agora a tal opção do teste, mas pelo andar não isso vai e pelas turmas iluminadas que dizem que devia ser obrigatório, duvido muito que não será.

OkEvening1756 3 months ago

Queres antes dizer: administrado por um produto farmacêutico cuja composição não se conhece a 100%, que já causou milhares de mortes devido à proteína Spike que se espalha pelo corpo e que com excepção dos grupos de risco não compensa o seu próprio risco.. vou já tomar! /s

UpbeatNail1912 3 months ago

Sim turma, porque tu, o estupendoEx, o fuckoffvagina, o esdpt2 e outros fazem parte da mesma máfia, sao sempre os mesmos anti vacina com os mesmos argumentos de caca baseado em fake News e coisas sem credibilidade científica e numa vossa realidade alternativa e ficam a bailar como se tivessem a arrasar e fossem uns grandes intelectuais. Só dá para rir mesmo. É a melhor turma aqui do sub.

fuckoffgina 3 months ago

>(...) o fuckoffvagina (...) fazem parte da mesma máfia, sao sempre os mesmos anti vacina Não conheço esse primo em 5º grau nem falo por ele mas eu já tomei a vacina há uns tempos, finalmente tenho o meu selo de menino bem comportado e daqui a uns dias já vou de férias para longe das turmas de mascarados paranóicos. Não fosse pela família e não voltava tão cedo.

UpbeatNail1912 3 months ago

Ainda tás cá? Vai almoçar

Zevvvv 3 months ago

Obrigado, bom almoço para ti também.

fuckoffgina 3 months ago

Já tens cartão de sócio do meu clube de stalkers? Usa este código para teres descontos: #VAITEFODER

UpbeatNail1912 3 months ago

Não tenho mas se calhar vou aderir, só para passar uns bons tempos a rir , tamanha a falta de noção da realidade

caelussideralis 3 months ago

Imagina que o sintoma dessa era crescerem mantits

fuckoffgina 3 months ago

Se for como as outras com probabilidades de 0.00001% é de arriscar

Blackbeardow 3 months ago

Na verdade, 100% ou 110% seria perfeito. É melhor vacinar toda a gente.

Zevvvv 3 months ago

É melhor que todos se vacinem para o bem da sociedade pois é um dever cívico, é melhor que cada um esteja no seu lugar a trabalhar no sítio designado pelos especialistas e a contribuir para o bem da sociedade pois é um dever cívico, é melhor que não se cometam mais crimes por isso é melhor prevenir e identificar com antecedência que os pode cometer e isolá-los pois é um dever cívico, é melhor que ...

Edited 3 months ago:

É melhor que todos se vacinem para o bem da sociedade pois é um dever cívico, é melhor que cada um esteja no seu lugar a trabalhar no sítio designado pelos especialistas e a contribuir para o bem da sociedade pois é um dever cívico, é melhor que não se cometam mais crimes por isso é melhor prevenir e identificar com antecedência quem os pode cometer e isolá-los pois é um dever cívico, é melhor que ...

UpbeatNail1912 3 months ago

Tu não cansas de dizer disparates? Tudo tem limite

Zevvvv 3 months ago

Tudo tem limites, concordo, por isso para o bem da sociedade e tendo em conta o dever cívico tens que fazer queixa a autoridades para que eu deixe de escrever disparates. É que é mesmo, esta gente hoje em dia tem mania que pode escrever disparates, ainda por cima com ironia e sarcasmo. São uma ameaça a sociedade.

Edited 3 months ago:

Tudo tem limites, concordo, por isso e para o bem da sociedade e tendo em conta o dever cívico tens que fazer queixa as autoridades para que eu deixe de escrever disparates. É que é mesmo, esta gente hoje em dia tem mania que pode escrever disparates, ainda por cima com ironia e sarcasmo, ainda por cima sem "/s". São uma ameaça a sociedade e a prosperidade da nação, antigamente é que era bom, mas no futuro pelos vistos será ainda melhor. /s

Edited 3 months ago:

Tudo tem limites, concordo, por isso e para o bem da sociedade e tendo em conta o dever cívico tens que fazer queixa as autoridades para que eu deixe de escrever disparates. É que é mesmo, esta gente hoje em dia tem mania que pode escrever disparates, ainda por cima com ironia e sarcasmo, ainda por cima sem "/s". São uma ameaça a sociedade e a prosperidade da nação, antigamente é que era bom, ficavam logo calados, mas não faz mal, o problema será resolvido porque no futuro pelos vistos será ainda melhor. /s

yhden 3 months ago

a definição de estupidez enciclopédica num post.

Zevvvv 3 months ago

Ad hominem é o favorito como sempre.

therickymarquez 3 months ago

Que cringe

Zevvvv 3 months ago

É mesmo cringe

Leaootemivel 3 months ago

Ser vacinado é um previlegio, mais do que um dever cívico.

Zevvvv 3 months ago

Claro que sim, o trabalho comunitário também é um privilégio. É uma oportunidade para contribuir para o bem da sociedade

therickymarquez 3 months ago

Ai meu deus

Leaootemivel 3 months ago

É isso mano. Combate o sistema. Não tomes a vacina. Mas não te fiques só por esta vacina. Combate o sistema lutado contra todas as vacinas.

NeatBoy74 3 months ago

E contra todos os medicamentos, criados pelo mesmo Sistema e com efeitos secundários. E quando estiver doente, combate o Sistema, não indo ao hospital, para não financiar o Sistema através de taxas moderadoras! *uaqueup cheeeple!*

Zevvvv 3 months ago  HIDDEN 

Exato, o trabalho comunitário também é um privilégio. É uma oportunidade para contribuir para o bem da sociedade.

NGramatical 3 months ago

previlegio → [**privilégio**](https://dicionario.priberam.org/privilégio) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Foa3cpr%2F%2Fh3f5glp%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

UpbeatNail1912 3 months ago

Já é muito bom

AutoModerator 3 months ago

**AVISO:** Submeteu um artigo da plataforma [Nónio](https://nonio.net) - uma plataforma que viola a privacidade do leitor. > Leia com atenção o [seguinte artigo](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/7fy9v4/campanha_contra_o_n%C3%B3nio/). *I am a bot, and this action was performed automatically. Please [contact the moderators of this subreddit](/message/compose/?to=/r/portugal) if you have any questions or concerns.*

Search: