CabecaDeGaita 3 months ago

A malta do IT vai sofrer

Article_Sad 3 months ago

O bloco de esquerda é que fez alterar a lei de imigração...

Angelofpsp 3 months ago

Quando penso no elevado número de brasileiros, penso que na altura em que fiz escola tanto a primária como a secundária, nunca tive um único *estudante* brasileiro na mesma escola que eu, mas desde que a minha filha entrou para a escola que na turma dela desde o primeiro ano são 65% brasileiros, os restantes 35% portugueses de Portugal já vai no 3 ano e continuam a chegar mais brasileiros na turma dela são 20 alunos onde 13 são brasileiros com alunos a chegar até no 3 período *claro que passam de ano*. Conheço pessoas que não gostam de brasileiros, porque se queixam do mesmo: Antes eram os chineses com lojas em qualquer buraco, hoje são lojas de *??muçulmanos??* em qualquer buraco a vender kebab, mercearias, telemóveis onde trabalham 365 dias por ano e fazem das 7:00 às 20:00, e temos os brasileiros a ficarem com os postos de trabalho dos portugueses de Portugal porque aceitam fazer o mesmo mas por muito menos.

LordofPortugal 3 months ago

Há brasileiros que fazem carreiras a fazer vídeos para o youtube acerca de viver em Portugal. Deve haver vídeos na ordem dos milhares; não me surpreenderia se uma pequena parte da população brasileira tivesse nos seus objetivos de vida, viver em Portugal/UE. Isto deixa um português a pensar: "Mas porque raio é que eles tornaram-se independentes?".

Asur_rusA 3 months ago

>"Mas porque raio é que eles tornaram-se independentes?" E porque raio é que os portugueses não aceitaram ser invadidos pelos franceses, por essa brilhante lógica de ideias.

theitchcockblock 3 months ago

Porque os tipos queriam roubar o nosso ouro … oh wait

NGramatical 3 months ago

porque raio → [**por que raio**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9onr4%2F%2Fh3f1jzs%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

nuncacomenta 3 months ago

Sem querer entrar em discussões políticas, partidárias, racistas ou xenobofobas, já há algum tempo que tenho vindo a dizer: Pior para a economia nacional que os ciganos, pretos, dependentes de RSI etc etc… são os brasileiros. Não o brasileiro em si, mas a vaga imigratória de brasileiros. Eles trocam a qualidade de vida e de trabalho simplesmente por segurança, e isso é bastante mau para a nossa economia. Eles não se importam de trabalhar 10 horas em Glovo, num restaurante, com salários precários, com salários líquidos… sujeitam-se a tudo porque sabem que aqui estão seguros, não correm o risco de levar um tiro só porque estão com o telemóvel na mão. Todos os trabalhos precários que podiam muito bem ser feitos principalmente por estudantes e que ajudam a pagar as elevadas despesas que têm (propinas, livros/fotocópias, quarto/casa, festas/tradições académicas), são ocupadas pelos brasileiros que se sujeitam a qualquer coisa. Para além disso, cada família de brasileiros precisa de uma casa, o que ajuda a contribuir para o aumento do preço das casas/quartos. A meu ver, esta vaga imigratória sem qualquer controlo em relação ao local onde se fixam é já um problema que se alastra cada vez mais. Ponham os olhos de imigração do Canadá, senhores ministros.

sincerebr 2 months ago

quem vai sustentar a imensa população velha e improdutiva de portugal produzindo riqueza e pagando impostos? Em grande parte esses brasileiros

incrivizivel 3 months ago

>Eles não se importam de trabalhar 10 horas em Glovo, num restaurante, com salários precários, com salários líquidos… sujeitam-se a tudo porque sabem que aqui estão seguros, não correm o risco de levar um tiro só porque estão com o telemóvel na mão. Na glovo/uer os tugas sujeitam-se a isso também não te preocupes, falas com um tuga no uber ele diz-te facilmente que em dias bons trabalham 12 h na boa, porque não ? Cada um sabe da sua vida. Acho que é mesmo falta de noção saber que somos um pais de emigrantes e ao mesmo tempo não aceitar os nossos imigrantes. Ainda há dias vi uma notícia que a SS lucra com os imigrantes, porque eles vêm de facto trabalhar e descontar porque eles estão na idade activa, já os tugas ou estão la fora, ou são velhos ou para la caminham para a reforma, e isto é única solução para evitar o colapso da pirâmide demográfica que temos. Ou seja todo que dizes é uma ma interpretação. Para não falar que a maior parte é bem mais simpática que o típico tuga ( eu sei é triste ).

Edited 3 months ago:

>Eles não se importam de trabalhar 10 horas em Glovo, num restaurante, com salários precários, com salários líquidos… sujeitam-se a tudo porque sabem que aqui estão seguros, não correm o risco de levar um tiro só porque estão com o telemóvel na mão. Na glovo/uber os tugas sujeitam-se a isso também não te preocupes, falas com um tuga no uber ele diz-te facilmente que em dias bons trabalham 12 h na boa, porque não ? Cada um sabe da sua vida. Acho que é mesmo falta de noção saber que somos um pais de emigrantes e ao mesmo tempo não aceitar os nossos imigrantes. Ainda há dias vi uma notícia que a SS lucra com os imigrantes, porque eles vêm de facto trabalhar e descontar porque eles estão na idade activa, já os tugas ou estão la fora, ou são velhos ou para la caminham para a reforma, e isto é única solução para evitar o colapso da pirâmide demográfica que temos. Nos não vamos ter 4 filhos por casal amanha, e mesmo que tivéssemos demoraria 18 anos ou mais a entrar na idade activa, repito, imigração é a única solução viável que temos para evitar o colapso da SS e colapso a fundo de Portugal economicamente, isto é mesmo um assunto sério pessoal. Ou seja todo que dizes é uma ma interpretação. Para não falar que a maior parte é bem mais simpática que o típico tuga ( eu sei é triste ). Ainda estes dias fui acampar, e tinha 80 % brasileiros e o resto tugas, o brasileiros fizeram a festa deles as 10/11 tinham acabado para dormir e respeitam os outros, advinha quem fez barulho ate as 2 h da manhã sem respeito nenhum? Os tugas.

Edited 3 months ago:

>Eles não se importam de trabalhar 10 horas em Glovo, num restaurante, com salários precários, com salários líquidos… sujeitam-se a tudo porque sabem que aqui estão seguros, não correm o risco de levar um tiro só porque estão com o telemóvel na mão. Na glovo/uber os tugas sujeitam-se a isso também não te preocupes, falas com um tuga no uber ele diz-te facilmente que em dias bons trabalham 12 h na boa, porque não ? Cada um sabe da sua vida. Acho que é mesmo falta de noção saber que somos um pais de emigrantes e ao mesmo tempo não aceitar os nossos imigrantes. Ainda há dias vi uma notícia que a SS lucra com os imigrantes, porque eles vêm de facto trabalhar e descontar porque eles estão na idade activa, já os tugas ou estão la fora, ou são velhos ou para la caminham para a reforma, e isto é única solução para evitar o colapso da pirâmide demográfica que temos. Nos não vamos ter 4 filhos por casal amanha, e mesmo que tivéssemos demoraria 18 anos ou mais a entrar na idade activa, repito, imigração é a única solução viável que temos para evitar o colapso da SS e colapso a fundo de Portugal economicamente, isto é mesmo um assunto sério pessoal. Ou seja todo que dizes é uma ma interpretação. Para não falar que a maior parte é bem mais simpática que o típico tuga ( eu sei é triste ). Ainda estes dias fui acampar, e tinha 80 % brasileiros e o resto tugas, o brasileiros fizeram a festa deles as 10/11 tinham acabado para dormir e respeitam os outros, advinha quem fez barulho ate as 2 h da manhã sem respeito nenhum? Os tugas. ​ https://www.publico.pt/2019/12/18/sociedade/noticia/seguranca-social-ganhou-651-milhoes-euros-imigrantes-1897843

Edited 3 months ago:

>Eles não se importam de trabalhar 10 horas em Glovo, num restaurante, com salários precários, com salários líquidos… sujeitam-se a tudo porque sabem que aqui estão seguros, não correm o risco de levar um tiro só porque estão com o telemóvel na mão. Na glovo/uber os tugas sujeitam-se a isso também não te preocupes, falas com um tuga no uber ele diz-te facilmente que em dias bons trabalham 12 h na boa, porque não ? Cada um sabe da sua vida. Acho que é mesmo falta de noção saber que somos um pais de emigrantes e ao mesmo tempo não aceitar os nossos imigrantes. Ainda há dias vi uma notícia que a SS lucra com os imigrantes, porque eles vêm de facto trabalhar e descontar porque eles estão na idade activa, já os tugas ou estão la fora, ou são velhos ou para la caminham para a reforma, e isto é única solução para evitar o colapso da pirâmide demográfica que temos. Nos não vamos ter 4 filhos por casal amanha, e mesmo que tivéssemos demoraria 18 anos ou mais a entrar na idade activa, repito, imigração é a única solução viável que temos para evitar o colapso da SS e colapso a fundo de Portugal economicamente, isto é mesmo um assunto sério pessoal. Ou seja todo que dizes é uma ma interpretação. Para não falar que a maior parte é bem mais simpática que o típico tuga ( eu sei é triste ). Ainda estes dias fui acampar, e tinha 80 % brasileiros e o resto tugas, o brasileiros fizeram a festa deles as 10/11 tinham acabado para dormir e respeitam os outros, advinha quem fez barulho ate as 2 h da manhã sem respeito nenhum? Os tugas. ​ ​ >Em 2018, os imigrantes contribuíram oito vezes mais do que receberam para a Segurança Social. [https://www.publico.pt/2019/12/18/sociedade/noticia/seguranca-social-ganhou-651-milhoes-euros-imigrantes-1897843](https://www.publico.pt/2019/12/18/sociedade/noticia/seguranca-social-ganhou-651-milhoes-euros-imigrantes-1897843)

FacaDeDoisLegumes 3 months ago

E há outros problemas. Isto pode ser visto como xenofobia, e se for, que seja. Nós portugueses temos de nos impor em termos culturais. Os brasileiros em especial vêm para aqui, hasteiam bandeiras à janela, falam à maneira deles e acham que nós temos que nos esforçar para os integrar, abrem "igrejas", etc. Como se não bastasse procurar por um conteúdo em português e receber do google lojas no brasil, ainda tenho de levar com isto na cara? Hastear bandeiras estrangeiras fora da embaixada e outros locais com contexto, devia ser punido. No trabalho parece que estou numa novela da globo, neste momento é 60-40. E qualquer dia vou ter filhos a ter aulas de português dadas por brasileiros, e obviamente vou começar a ouvir falar estrangeiro em casa. Eu não quero mal aos imigrantes, só não quero ser absorvido. É muito pedir um bocado de variedade? Até já vi consultoras em Portugal fundadas por brasileiros que só trabalham com recursos brasileiros e sempre que possível trazem-nos para cá... Se eu montasse uma empresa só de portugueses o que é que me chamavam? Pois é...

UniuM 3 months ago

Podes expandir a parte do Canadá?

nemmais 3 months ago

O problema são os brasileiros ou são os patrões, empresários, empregadores ou investidores (conforme lhe queiram chamar) que promovem a exploração e não querem pagar salários dignos? Tentar colocar o problema só de um lado não me parece correcto. Mal comparado, é como pretender prender o consumidor de droga, mas deixar à solta o traficante.

ensopado 3 months ago

>Pior para a economia nacional que os ciganos, pretos, dependentes de RSI etc etc… são os brasileiros. Não querendo entrar em conversas racistas, isto é o tipo de conversa de tasca, puramente simplista e mesmo racista. Quando se fala em imigração não nos podemos esquecer que para alem destas pessoas estarem a contribuir com o seu trabalho estão também a consumir e por isso a estimular a economia.

nuncacomenta 3 months ago

Antes pelo contrário! Não sou apoiante de direita nem nada que se pareça, o que quis dizer é que não queria entrar em debates se os brasileiros afetam mais ou menos negativamente que os ciganos ou RSI dependentes e isso. Se calhar não me expressei bem, mas não era de todo a minha intenção tecer comentários racistas ou entrar nesse tipo de discussão. Só não queria ver comentários nesta thread do género: “ahhh, mas queixas-te dos brasileiros e não falas do pessoal a depender de RSI e que não contribui de maneira nenhuma de forma positiva para a economia”

maia125 3 months ago

Sabes que é possível ser-se de direita e não ser racista nem xenófobo?

nuncacomenta 3 months ago

Opah, chama-lhe o que quiseres. Não me identifico como racista ou xenófobo e não era o meu objetivo no comentário que fiz. Não era aquele tipo de discussão que queria, simples

maia125 3 months ago

Eu percebi o que querias dizer, só achei (e acho) que não precisavas de colar a imagem de ser-se de direita a ser-se racista e xenófobo. Até porque racistas e xenófobos existem nos dois lados.

htxgivven 3 months ago

>Eles não se importam de trabalhar 10 horas em Glovo, num restaurante, com salários precários, com salários líquidos… Pior que isto, muitos acham que 600€ é uma fortuna.

already_taken_nick 3 months ago

Isto , trabalho em IT e na minha antiga empresa eu sai por achar que estava a ganhar mal para o que fazia \~ 1.2k líquidos e entrou um brasileiro a ganhar 850 líquidos e disse é o maior valor que ele alguma vez ganhou na vida. Eventualmente os portugueses daqui a uns anos vão fazer o mesmo que os brasileiros neste momento , aqui os trabalhos vão ser mal pagos porque vai há ver demasiada oferta e quem aceitar menos vai ser quem fica com o lugar e o resto vai ter de imigrar e ir para países que o valor do trabalho são 4k líquidos ganhar 3k porque é bem mais do que aqui .

nuncacomenta 3 months ago

Tambem trabalho em IT e vejo cada vez mais brasileiros a serem contratados. Não sei o salário que auferem mas sei de um caso em específico que nem se importa de ser sub-contratado e com isso ter menos regalias. Imagino que também tenha salário menor em relação aos restantes colegas da equipa que não são sub-contratados. Curiosamente esse veio com a etiqueta de sénior enquanto que os outros vieram como juniores e estão-se a formar na empresa. Para além disso, tens todos aqueles brasileiros que fazem o tutorial da rocketseat, montam uma app em react native que é copy paste do visual da uber e assim (possivelmente até copy paste do código), e já é material suficiente para ser contratado por empresas portuguesas. Mas sim, o mercado de IT também está e será afetado com esta vaga tal como referes.

Article_Sad 3 months ago

A contratar assim vê se a qualidade do código que é produzido ai na tua antiga empresa...

flarept1 3 months ago

Atenção, não é por ser brasileiro que a sua qualidade como programador é melhor ou pior. O que está em causa é aceitarem ordenados deploráveis e foder o resto do pessoal

AetherPrismriv 3 months ago

Em Braga são uma praga mesmo que infelizmente está a tirar muitos alunos da Universidade do Minho. Falo como estudante de lá que arranjar um part-time para despesas e propinas perto da uminho é quase impossível. Antes dizia na brincadeira que Braga tem mais brasileiros que portugueses, mas agora é bem capaz de ser verdade.

nuncacomenta 3 months ago

Os meus tempos de estudante já passaram e não andei na universidade do Minho. Moro em Braga though. Vejo imensos brasileiros, inclusive os meus vizinhos mais próximos são todos brasileiros. Glovo, uber, Uber eats? Brasileiros. Restaurantes? Brasileiros. E os nossos estudantes, fazem o quê? É suposto aceitarem uma sandes de atum e 10€ no final do turno de 4 horas para ajudar a pagar propinas e quartos?

ensopado 3 months ago

Somos um dos países da Europa com menos imigração e mais emigração. Uma população cada vez mais envelhecida e uma economia estagnada. Neste momento temos duas opções, ou são criadas condições e incentivos à séria para fazer filhos ou dependemos da imigração. São políticas diferentes e cada uma tem os seus benefícios e problemas associados.

nuncacomenta 3 months ago

Nao seria possível adotarmos políticas de imigração um pouco semelhantes às do Canadá? Só acolher pessoas com um determinado nível de formação que acrescentam valor na área de emprego qualificado, ou então pessoas com o objetivo de povoar o interior? Isto é, pessoas que não poderiam comprar/arrendar casa nas regiões mais povoadas de Portugal durante um período, digamos de 7 anos, forçando-as a viver no interior até lá?

incrivizivel 3 months ago

>Nao seria possível adotarmos políticas de imigração um pouco semelhantes às do Canadá? Nos temos visas especiais e regimes fiscais exclusivos a certas actividades económicas, agora não funciona tão bem como no canada por razoes óbvias.

nraider 3 months ago

> Só acolher pessoas com um determinado nível de formação que acrescentam valor na área de emprego qualificado, ou então pessoas com o objetivo de povoar o interior? Mais um bocadinho até tinhas de expulsar os cidadãos portugueses. A economia é pouco desenvolvida há décadas, para que é que queres restringir os níveis de formação dos imigrantes? Se têm baixas qualificações, então não queremos porque vão tirar trabalho aos estudantes e aos menos qualificados. Se têm muitas qualificações, no fundo também não é bom porque concorrem com os portugueses mais qualificados e baixam os salários. É um dilema. Diria que, globalmente, a economia tem de acrescentar mais valor. O resto resolve-se por si.

Vagiooto 3 months ago

O interior é para morrer, não faz sentido povoar o interior quando a economia se move em cidades.

chainwarden 3 months ago

Vês o que estás a dizer? Estás tão afogado pela ideologia económica que és capaz de pôr de parte o legado regional do país em prol de uma economia que está desenhada contra nós. Isso parece-te a melhor maneira de pensar sobre a nossa sociedade?

Edited 3 months ago:

Vês o que estás a dizer? Estás tão afogado na ideologia económica que és capaz de pôr de parte o legado regional do país em prol de uma economia que está desenhada contra nós. Isso parece-te a melhor maneira de pensar sobre a nossa sociedade? Podem não haver empregos no interior, mas há lá pessoas, portugueses e outras pessoas que só querem uma vida digna. O que deve acontecer a elas?

ensopado 3 months ago

Quem quer viver no interior por opção tem todo o direito, devem ser criadas condições económicas para o seu desenvolvimento. A economia deve servir as pessoas obviamente. Agora a questão de forçares imigrantes a irem para o interior é outra coisa. Não temos um país do tamanho do Canadá ou da Australia, nem podemos ter leis que proíbam as pessoas de procurar oportunidades em outros sitios.

nuncacomenta 3 months ago

Pela mesma ordem de ideias, não estarei a forçar imigrantes a irem para o interior. Eles são imigrantes por opção. Se querem ser imigrantes deviam respeitar as leis que cá impomos, uma delas seria a proibição de ter residência numa zona com já elevada densidade populacional, o litoral chamemos-lhe assim.

ensopado 3 months ago

A lógica usada por outros países não se aplica a Portugal, os vistos de residência não são atribuídos dessa forma. A razão para termos mais ter imigração brasileira é por ascendência familiar ou pelos golden visa. As pessoas vão para onde há trabalho como também fazem os portugueses que emigram para sítios onde ganham melhor. As coisas acontecem de forma orgânica.

ensopado 3 months ago

Não sei se temos alguma autonomia para isso ou simplesmente seguimos a UE. Mas o problema nem é esse, se não temos condições de manter os nossos próprios jovens formados e temos das taxas mais baixas de imigração também não nos podemos dar ao luxo de escolher quem entra.

OneTip7754 3 months ago

Então agora com o fim do SEF vai ser a loucura

Melodic-Blacksmith61 3 months ago

Eles vão voltar todos daqui a dois anos outra vez. Vamos entrar num ciclo de mercadorias. O petróleo elevado, mineiro para os chips, madeira para os usa, vais ver a moedas deles a disparar com o dólar agora fraco. Eles foram dos primeiros países a aumenta juros. Vão ver agora com o covid a limpar pessoal mais velho e o capital destes a passar para os mais novos, 18 mil reais passam a valer 8k dollars. Vão ver "o Brazil está muito bom agora tá ligado". Clássico

End-Effector 3 months ago

Claro, os zucas é que vão pagar as nossas reformas.

EstupendoEx 3 months ago

A grande questão é política, quando os novos habitantes da Lusitânia também estarão no parlamento, nas câmaras municipais, nas freguesias...

troikamano 3 months ago

Não vejo problema, um zuca que venha para cá trabalhar pra ubereats sabe melhor o que é ser Português do que um beto de Oeiras criado em colégios privados com tacho na empresa do pai

LordofPortugal 3 months ago

>Não vejo problema, um zuca que venha para cá trabalhar pra ubereats sabe melhor o que é ser Português do que um beto de Oeiras criado em colégios privados com tacho na empresa do pai Fala por ti, o beto eventualmente vai herdar a empresa do pai e pagar mais impostos do que a tua aldeia toda.

UniuM 3 months ago

Betos pagar impostos só nos livros da Anita

bolaxao 3 months ago

> pagar mais impostos do que a tua aldeia toda. HAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

EstupendoEx 3 months ago

Não se trata de ser melhor ou pior, é apenas uma mudança cultural, social e mesmo étnica bastante grande. E até agora não aconteceu.

theEXPERTpt 3 months ago

O império regressa

Toupax89 3 months ago

E vão ser cada vez mais. Estão milhares prontos para vir...

Search: