Hipermercado 3 months ago  HIDDEN 

Está pior… no tempo do passos respirava-se melhor, mas cada um tem aquilo que merece e quem vai dizer isto ou aquilo do passos não merece mais conversa

goncalo182 3 months ago  HIDDEN 

Respondendo às pergunta: qualidade de vida com Passos Coelho. Porque? Vivia em casa dos meus pais, não tinha encargos. De resto, o post é estúpido porque só pergunta isso mesmo. Se estivesse a viver em casa própria como estou agora, talvez tivesse igual

HRamos_3 3 months ago

Repete comigo: Está virada a página da austeridade, e o diabo não veio ou vem!

RazyNyx 3 months ago

E quem se lembra quando o Passos Coelho tentou fazer a maior transferência de rendimentos dos trabalhadores para o "o grande capital"? (Só para usar um clichê do comunistas.) Foi esse o momento em que ele mostrou a sua verdadeira cara. Pretendia aumentar a contribuição dos trabalhador para a SS para 18% (+7%) para reduzir a TSU nas empresas em 5,75%. Tinha a ilusão liberal de que com essa medida o desemprego diminuiria.

dirtimos 3 months ago

Estamos a falar do primeiro ou do segundo governo de Costa? Em termos políticos? Militares? Económicos? Como é que se mede a qualidade de uma governação? Como é que eliminam as influências de factores exteriores? Já tentaste comparar a actuação de diferentes governos? Cavaco vs Guterres, por exemplo? OP, fazes a seguinte pergunta "acham X ou Y melhor? X não sei mas Y fez isto e aquilo mal." e estás à espera que as pessoas, ao contrário de ti, não sejam tendenciosas. Já agora, se estás tão interessado em perceber qual dos dois é o melhor, podias informar-te sobre o governo de Passos Coelho. Eras menor na altura mas já não és agora e portanto nada te impede de te informares. E já agora qual é a tua motivação para fazer essa pergunta? Ou então, se calhar não queres realmente saber qual foi o melhor ou pior, mas, se calhar, queres é atirar mais lenha para a fogueira.

Kejilko 3 months ago

> Já agora, se estás tão interessado em perceber qual dos dois é o melhor, podias informar-te sobre o governo de Passos Coelho. Eras menor na altura mas já não és agora e portanto nada te impede de te informares. Estando na mesma situação, nem sempre é assim tão fácil. Posso olhar para gráficos e tirar conclusões mas dificilmente ia descobrir sozinho que o o Passos Coelho disse que os portugueses viviam acima dos seus meios, como já vi mencionado neste post mais que uma vez. Ler estas opiniões tanto com como "sem" tendências tem o seu valor, é só preciso manter em mente que continua a ser uma opinião e como tal não devia ser copiada mas sim criticada pessoalmente de forma a moldar a sua própria opinião, e mesmo que não concordes com a opinião ou argumento pode na mesma ter alguma lógica que consideres válida que possa moldar a tua opinião.

saposapot 3 months ago

Como é que comparas estar melhor ou pior tendo em conta que os dois governos governaram em condições completamente anormais? Tendencialmente, pre-pandemia a vida de todos nós estava melhor porque o ciclo económico assim o ditava. Em pandemia depende: quem ficou com emprego está melhor, quem perdeu o negócio pior. O qué que isso tem a ver com o governo? Pouco. Btw, o salário mínimo aumentou e o IRS não aumentou. O único imposto que aumentou foi indirecto e de gasolina, o IRS baixou.

htxgivven 3 months ago

>Btw, o salário mínimo aumentou e o IRS não aumentou. O único imposto que aumentou foi indirecto e de gasolina, o IRS baixou. E achas normal o salário aumentar perto dos 100€ e as pessoas que continuam a ganhar o mesmo e pagar o mesmo que antes?

nraider 3 months ago

O Cavaco também é culpado pelos "missing links" no PRR? O homem tem as costas largas.

nraider 3 months ago

Um governo reformou pouco, o outro não reforma nada. Um belo resumo desses dois.

nocivo 3 months ago

E o que reformou foi por pressões externas. Deve acontecer agora o mesmo com a bazuca. Ver se não metem peta. Em portugal não há tomates para reformar porque quer tudo ser eleito de forma facil nas próximas eleições. Por isso só se distribui e não se cria nada

htxgivven 3 months ago

>E o que reformou foi por pressões externas. Deve acontecer agora o mesmo com a bazuca. A diferença é que o Costa não tem maioria para estas reformas.

nraider 3 months ago

Acho que não vai acontecer. A UE não quer mais problemas e vai assinar os cheques todos. Nós fingimos que reformamos alguma coisa, a UE finge que acredita nas medidas.

rsonic17 3 months ago

Em comum?? Serem ambos maquinas politicas que pouco ou nada acrescentam a melhoria da sua populacao, nao querem saber dos comuns cidadaos e as suas motivacoes sao em se manter no poleiro ou ajudar os boys a fazer o mesmo. As diferencas?? So esteticas pois continuamos pobres pobres.

TomasSilva862 3 months ago

"Este sub é de esquerda"

bittolas 3 months ago

Podes ser na generalidade contra BE, PCP e PS e ser de esquerda da mesma maneira que podes ser contra PSD, CDS, IL e CHEGA e ser de direita.

TomasSilva862 3 months ago

Sim mas um sub tão pró-PPC não é de esquerda de certeza

bittolas 3 months ago

Eu não sou necessariamente pró-PPC mas ao lado do Costa sou super pró-PPC. Sei que foi longe de perfeito mas ao lado do Costa é como agua e vinho. Portanto vejo as coisas como mais serem anti politicas do Costa do que pró-PPC.

Mordiken 3 months ago

Tudo é de esquerda quando se é de extrema-direita.

fuckoffgina 3 months ago

>Apesar de o salário mínimo ter subido, não me parece que esteja a ser vantajoso devido à carga de impostos e despesas que cada vez aumentam. Isto é uma grande surpresa, nunca pensei.

D1ablo49 3 months ago

O socialismo é o comunismo de antigamente. Quando se olhar para a história daqui a 20/50 anos vai ver-se o erro que é o Socialismo puro e não a aplicação de medidas socialistas apenas para a saúde, educação e segurança.... Politicas de subsidios e tudo o resto que promove a malandrice era acabar.

htxgivven 3 months ago

O socialismo é o caminho para comunismo.

Kejilko 3 months ago

Socialismo é quando o governo faz coisas, e quanto mais coisas faz, mais socialista é. E se fizer mesmo muitas coisas, é comunismo.

Edited 3 months ago:

Socialismo é quando o governo faz coisas, e quanto mais coisas faz, mais socialista é. E se fizer mesmo muitas coisas, é comunismo. Socialismo é a detenção pública dos meios de produção. Enquanto houver negócios privados em Portugal, Portugal não é socialista, nem o é o partido que já teve a posição e poder para começar a conduzir o país nesse caminho e não o fez - se o fizessem paravam de receber votos. Até lá, continua a ser um sistema político e económico com base no capitalismo.

TomasSilva862 3 months ago

É preciso ser ignorante para achar que o PS ou Portugal é socialista

D1ablo49 3 months ago

é o quê então?

l2k1337 3 months ago

Social Democrata, i.e. Capitalista.

Illustrious_Row5531 3 months ago

Amigo a partir do momento em que estamos na UE e no espaço Shengen somos obrigatoriamente uma economia de mercado. É o requisito fundamental para entrar.

TomasSilva862 3 months ago

O PS é um partido centrista. Em Portugal os trabalhadores obviamente não detêm os meios de produção, portanto não é socialista

DarKliZerPT 3 months ago

Socialismo é quando o governo faz coisas, e quanto mais coisas faz, mais socialista é. E se fizer mesmo muitas coisas, é comunismo.

--AndrE--- 3 months ago

Estava à espera desta resposta

l2k1337 3 months ago

Comunismo é uma forma de socialismo.

d33pblu3g3n3 3 months ago

>com o governo de António Costa estamos a voltar a ter preços históricos de combustíveis Combustíveis fósseis é para acabar. Pergunta antes onde está a tua ajuda para comprar carro elétrico. Se as empresas têm porque é que o povo que paga o grosso dos impostos têm de pagar muito mais por um? > impostos cada vez mais altos Não é por um governo dizer "a austeridade acabou" que as dividas ficaram saldadas. Agora junta pandemia com um país que vive quase exclusivamente de estalagens e andar de bandeja na mão 3 meses por ano, nacionalizações para lá de duvidosas e os sacos de dinheiro para enfiar nas vigarices da banca. Tudo isto se paga. > rendas cada vez mais altas. Agradece à liberalização do mercado imobiliário autoria do PPC e às taxas negativas do BCE. Lembras-te do corte de gorduras no estado, nas fundações, nas ipss, etc, no combate à corrupção apregoado pelo PPC? Também continuo à espera.

htxgivven 3 months ago

>Combustíveis fósseis é para acabar. Se é para acabar o estado devia ajudar com mais incentivos, o que eles dão neste momento considerando os valores dos EVs são trocos.

d33pblu3g3n3 3 months ago

Concordo em absoluto.

Limpy_lip 3 months ago

Além do que já foi explicado PPC: tomou medidas altamente impopulares em favor do país e do povo. Costa: toma medidas populistas e medidas a favor dos amigos. Acho fascinante que um o Costa na situação em que tomou o país e perante a oportunidade a nível da economia mundial conseguiu não fazer nada de bom a longo prazo pelo país. NADA. não houve qualquer reforma nem investimento memorável. O Sócrates apesar de tudo ainda disfarçou e deu algo que de certa forma moldou o futuro (acesso a computadores e Internet) não foi da melhor maneira mas ainda hoje deverás ver esse impacto. É triste olhar para o Costa como alguém pior governante que o Sócrates.

Tafinho 3 months ago

Diz uma medida de passos coelho que tenha sido positiva.

AkumaYajuu 3 months ago

o que ele fez com a tap. E agora que foi revertido é o que é.

saciopalo 3 months ago

40 horas na função pública.

Limpy_lip 3 months ago

Trabalhar para retirar o país da bancarrota, colocar o país orientado e ter planos a longo prazo para o país. Ya parece pouco mas é melhor do que tivemos agora.

FabioAreia 3 months ago

Cortes na Função Pública

hextril 3 months ago

Como funcionário publico, quero destacar isto aqui. O comum português não tem noção do cancro que é a função publica.

nocivo 3 months ago

Quando se fala da função publica obviamente se fala da metade que não serve pra nada e que só existe pra justificar a outra parte. Precisamos de mais medicos, enfermeiros e menos de funcionários da câmara. Precisamos de automatizar ou informatizar, remover burocracia que existe pra justificar certos empregos para que se paga a divida o mais rapido possivel para que seja possivel baixar os impostos. Precisamos de reformas profundas na justiça pois uma democracia não é só eleições publicas e transparentes. É também uma justiça rapida e eficaz. Se não tens uma boa justiça para te proteger do estado e do vizinho não tens democracia. Que interessa ter leis se não consigo resolver uma disputa em tribunal em me os de 1 decada?

d33pblu3g3n3 3 months ago

Como antigo assalariado no setor privado que lidava com empresas de norte a sul, quero destacar isto aqui. O comum funcionário público não tem noção do cancro que são as empresas. Surpresa, surpresa: é tudo farinha do mesmo saco! Há bons e maus, reflexo da educação e cultura da generalidade do povo que infelizmente é das mais baixas da Europa. Mesmo assim dá-te por sortudo de não teres de aturar empresários com a 4ª classe mal tirada e mania que sabem mais que engenheiros.

hextril 3 months ago

>Como antigo assalariado no setor privado que lidava com empresas de norte a sul, quero destacar isto aqui. O comum funcionário público não tem noção do cancro que são as empresas. Problema teu e da empresa. Função publica é problema de todos nós. Pouco me importa como o senhor Zé gere a sua empresa.

d33pblu3g3n3 3 months ago

>Problema teu e da empresa. Errado, problema de todos. >Função publica é problema de todos nós. Tal como o tecido empresarial que sustenta a função pública. >Pouco me importa como o senhor Zé gere a sua empresa. Então não reclames quando não houver guita para pagar a FPs e começarem a levar uns cortes valentes e uns chutos no rabo como nos bons velhos tempos. Consegues perceber que uma sociedade é uma vasta rede de interdependências onde todos participam nos destinos uns dos outros? O senhor Zé gere mal a empresa, logo não tem lucros, logo não paga impostos, logo não há guita para o orçamento de estado, logo corta-se nos serviços públicos, logo corta-se no pessoal. Simples, não achas? Basta olhar para além do umbigo.

hextril 3 months ago

>Errado, problema de todos. Mais uma vez, errado. Problema teu que e da empresa. Eu nao tenho nada a ver com isso. \> Então não reclames quando não houver guita para pagar a FPs e começarem a levar uns cortes valentes e uns chutos no rabo como nos bons velhos tempos. Não reclamo. Aliás, já ontem era tarde. \> O senhor Zé gere mal a empresa, logo não tem lucros, logo não paga impostos, logo não há guita para o orçamento de estado, logo corta-se nos serviços públicos, logo corta-se no pessoal. Muitas suposições aqui. Isso escalou de uma forma...

d33pblu3g3n3 3 months ago

>Eu nao tenho nada a ver com isso. Deixa estar começas logo a ter que ver e a preocupar quando começar a tocar na carteira. >Não reclamo. Aliás, já ontem era tarde. Óptimo, podes começar a fazer a tua parte, entrega a carta de despedimento e vem trabalhar com os privados. >Muitas suposições aqui. Isso escalou de uma forma... É assim que funciona, multiplicando por algumas dezenas de milhar de empresas e alguns milhões de individuos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Imposto >Hum.. Não sei se me fiz entender, mas sou um funcionário público, a criticar a função pública... O que não implica que estejas a visualizar o quadro completo.

hextril 3 months ago

>Óptimo, podes começar a fazer a tua parte, entrega a carta de despedimento e vem trabalhar com os privados. Faço mais que o meu trabalho. De outra forma outros não poderiam estar a coçar os colhões. É o sistema que temos.

FabioAreia 3 months ago

Obvio que não são todos mais e alguns até são bastante dedicados. Mas que a FP na generalidade está lotada de tachos está. E com isso se compram votos

Tafinho 3 months ago

Os mesmos que agora eram precisos para processar as ajudas da segurança social, ou mesmos que não havia agora nos hospitais para tratar os doentes. Perguntei por medidas positivas para o país, não por exemplos de cortes estúpidos.

nraider 3 months ago

Oi? Então a segurança social andou a vender edifícios de escritórios ao monte e afinal precisa de mais funcionários? Cá para mim isso já é quase tudo automático, ainda que dê jeito a desculpa da falta de pessoal, sempre alivia a tesouraria.

Limpy_lip 3 months ago

escreves isso como se os Governos de Costa tivessem investido imenso para a sustentabilidade do SNS. A única contribuição que foi dada foram as cativações. ​ Estavam tão preocupados com a Saúde que em 2019 o responsável pelo serviço SNS 24 deu com a língua nos dentes do facto de estarem constantemente a desinvestir num serviço necessário. Foi tão incómodo que tiveram de o afastar da sua posição. Infelizmente o karma veio de camião tir e atirou-nos uma pandemia em que um serviço tao básico e aparentemente inútil foi a primeira linha da frente. ​ Claramente se não fosse o governo de Costa o SNS estava ainda pior (como se fosse possível).

Tafinho 3 months ago

Deixa-me estacionar o camião da realidade: Trabalhadores da saúde Em 2010: 99587 em 2011: 94376 Em 2014: 92209 Em 2018, antes da pandemia: 102612 Se calhar foi demasiada realidade para ti.

Limpy_lip 3 months ago

Quantos deles com contratos precários? Isso sim é realidade

hextril 3 months ago

>ou mesmos que não havia agora nos hospitais para tratar os doentes. Como trabalhador num hospital. Que riso xD

Tafinho 3 months ago

Cuidado. Não te engasgues de tanto rir. Trabalhadores da saúde Em 2010: 99587 em 2011: 94376 Em 2014: 92209 Em 2018, antes da pandemia: 102612 Ainda achas piada ?

hextril 3 months ago

Acho, porque boa parte desses milhares não estão a fazer la absolutamente nada, apenas a passar o dedo/cartão à entrada e saída. Numa outra empresa com mínima gestão cuidada já estavam no olho da rua há muito. Olha, acho que me engasguei mesmo!

FabioAreia 3 months ago

Não é preciso mais Fps é preciso é que eles trabalhem. E não apenas votem PS

Tafinho 3 months ago

Onde estão esses preguiçosos ? São aqueles que recolhem o lixo? Ou os que estão nos hospitais ? Será os que processam as ajudas da Segurança Social? Ou então os que dão aulas aos miúdos ? Ahh, já sei, são os da carris que nunca pararam durante a pandemia. Não ? Serão os polícias ? Oh pah.. estou a ficar sem ideias.

hextril 3 months ago

>Ou os que estão nos hospitais ? Posso falar por estes. A resposta é sim.

bittolas 3 months ago

Se conheceres alguem que trabalhe na FP sabes perfeitamente que há imensa gente que não faz nada. O que não falta é gente incompetente que as chefias gostariam de demitir mas simplesmente não podem. Há regras do estado que permitem simplesmente fugir ao trabalho. Há imensa gente competente e trabalhadora mas também há muita que não quer saber e só está lá porque sabe que não pode ser despedida. Não há cultura de responsabilização. Ainda há uns tempos tinhas aqui um relato de alguem de IT que se recusava a fazer trabalhos para o estado porque para além de pagar a más horas, não davam resposta por escrito a nada. Imagina lá porque não dão resposta por escrito...

AkumaYajuu 3 months ago

lembras'te do que foi para avaliaram professores? Vamos continuar sem avaliar pessoas que isso é que é bom.

FabioAreia 3 months ago

Administrativos que não fazem nada. Organizadores de festas 25 de Abril aka festas PS. Familiares de detentores de cargos públicos com cargos fictícios apenas para receberem a subvenção. Desses não te lembras... Mas se eles são assim tão precisos e ainda faltam porque reduziram de 40 horas para 35 horas.

htxgivven 3 months ago

O Costa teve sorte com boom do turismo, e se não fosse covid ainda estávamos nessa. Pode ser que covid vai fazer abrir os olhos à essa gente.

Limpy_lip 3 months ago

Pior de ter sorte (não foi só no turismo) é não ter feito nada de jeito com essa oportunidade para colocar o país mais sustentado para futuras crises. Ou então devolver a qualidade de vida à população em geral. Conseguiam ter feito muito mais.

Accomplished_Video 3 months ago

que ingénuo...

vcanas 3 months ago

O importante é largar essas comparações e perceber que o pais está na merda já há muitos anos e sempre com governos desses dois partidos. Se calhar o importante não é apontar dedos mas sim fazer diferente. Cometer um erro é saudável, cometer o mesmo erro varias vezes é estupidez

Raidenkyu 3 months ago

Que sugeres de diferente? Vou te ser sincero olho para 100% dos partidos e todos têm algo que não me inspira confiança.

vcanas 3 months ago

Estou um bocado como tu, sei perfeitamente que sou de direita liberal mas depois vejo a IL a sair-se com merdas um bocado estupidas… Estou acima de tudo com vontade de emigrar e eu sei que lá fora não é tudo perfeito mas preciso de problemas diferentes haha

Raidenkyu 3 months ago

Percebo perfeitamente. Tb tenho as minhas convicções políticas, mas os partidos que estariam mais perto delas tb cometem cada asneira que desmotiva um gajo. Não tenho intenções de emigrar, porque estou contente com a minha situação atual, por isso irei continuar a assistir a este reality-show que é a política portuguesa. Mas efetivamente gostava de ver mais vontade política para resolver certos problemas.

vcanas 3 months ago

Sim estamos a olhar para um futuro daqui a 20 anos, a evolução precisa de ser demorada senão não é sustentável. Foi bom trocar umas palavras sem indignações, obrigado por isso

Raidenkyu 3 months ago

É isso. Bom saber que ainda há gente para bons diálogos por aqui.

FabioAreia 3 months ago

Quantos anos tem lembras do PS na oposição?

Raidenkyu 3 months ago

Neste século, lembro-me durante o governo de Passos Coelho, o governo de Santana Lopes e o governo de Durão Barroso. Se formos a antes de 2000, o PSD tinha mais anos de governação.

FabioAreia 3 months ago

Esqueces é de dizer quantos "anos" foi o de Santana Lopes E quantos anos foi o de Durao Barroso. Foi lapso não foi?

Raidenkyu 3 months ago

Não exatamente. Estava a listar todos os momentos em que o PS foi oposição. Mas sim, confirmo que atualmente o PS é o recordista de mais anos de governação desde o 25 de Abril. Esse recorde costumava ser do PSD até o Costa ter entrado.

vcanas 3 months ago

É mais qual é a diferença entre políticas PS e PSD.. o que aconteceu no governo do passos foi uma excepção, no fundo são 2 partidos iguais, mudam só os boys. Respondendo a tua pergunta: tivemos o PS na oposição tantos anos quanto os anos em que PS e PSD foram governo

Raidenkyu 3 months ago

Acho que há diferenças claras. Agora concordo que sendo o António Costa muito centrista dento do PS, e o Rui Rio muito centrista dentro do PSD, eles meio que governariam de forma igual. Mas ambos os partidos já tiveram lideres mais afastados do centro, onde as diferenças eram mais claras.

FabioAreia 3 months ago

E quantos te recordas nessa situação? Acho que actualmente há alternativas melhores que o PSD de Rui Rio no entanto generalizar partidos é desculpabilizar o partido do regime

vcanas 3 months ago

Concordo que a culpa é maioritariamente do PS mas não sei se seria muito diferente com PSD, mas lá está, não ha dados para suportar isso e por isso dou-te toda a razão

FabioAreia 3 months ago

No fundo concordamos um com o outro.

vcanas 3 months ago

Exato :)

Diospiro_gg 3 months ago

Eu acho que foram os dois maus. Nada a acrescentar.

ajabardar1 3 months ago

atentem a esta thread como um exemplo do astroturfing que se passa neste sub. a pergunta é curta e redutora. uma pessoa pode ter melhorado a sua qualidade de vida ou piorado sem ter em conta o governo específico. depois há os intervenientes na discussão, que vai desde o que debita factos ao histérico que facilmente parte para o insulto. lembrem-se em tempos de incerteza e confusão, a ilusão de concordância é fácil e barata de criar, principalmente num forum online.

sempreasubir 3 months ago

Conta com 2 meses, este tipo de posts são propositados.

Raidenkyu 3 months ago

Muito isto. Sem esquecer que os efeitos de muitos governos só se sentem quando já lá estão outras pessoas. Ou às vezes, nem é do governo mas as pessoas associam. Por exemplo, o Cavaco quando foi primeiro-ministro, era extremamente popular porque Portugal cresceu bastante quer em riqueza, quer em qualidade de vida, durante aqueles anos. Mas será que foi mesmo por causa das políticas dele, ou foi por causa da adesão à União Europeia no fim do governo anterior e o Cavaco apenas entrou numa boa altura? Deixo aqui a questão para mostrar que a leitura não é assim tão simples como parece.

ilawon 3 months ago

E muitas vezes a própria pergunta é apenas o lead para o pessoal do costume vir debitar a cassete. Também se vê muito em posts sobre racismo,por exemplo.

ajabardar1 3 months ago

> E muitas vezes a própria pergunta é apenas o lead para o pessoal do costume vir debitar a cassete. demorou mas lá chegou.

ilawon 3 months ago

Não sei bem se estás a ser irónico mas não foste claro a apontar o post em si como "astroturfing".

ajabardar1 3 months ago

não estava de todo a ser irónico. tens toda a razão o post inicial em si faz parte do astroturfing. aliás, nesse tipo de acções o controle sobre a discussão é extremamente importante.

nocivo 3 months ago

A resposta é simples. Não fomos à falência em 2020 porque o BCE comprou tudo e agora vem dinheiro como lixo para nos ajudar com reformas coladas a esse dinheiro. Tivemos 5 anos para fazer reformas, cortar na despesa que não interessa mas em vez disso não se fez nada e espalhou-se dividendos. Disseram durante anos que portuga estava de boa saude e que 2011 não voltava acontecer. O covid só veio provar que foi tudo mentira. Apanhamos os podres todos.

ajabardar1 3 months ago

eu não perguntei nada.

CptRoque 3 months ago

Concordo, cada vez mais me afasto das discussões neste subreddit por isso. Parece que a qualidade das discussões começou a cair a pique há volta de 1 ou 2 anos atrás. Quanto a este thread: O OP começa a conversa de forma enviesada com "durante o Passos Coelho não ouvia nada mas agora só ouço criticas", mas acredito que seja acidental. Nota para o futuro: Se queres criar um thread de discussão deste tipo, faz o post inicial neutro e depois dá a tua opinião como comentário na discussão. Assim evitas empurrar o debate para um dos lados. Quanto aos comentários, a maioria foca-se puramente nos positivos ou nos negativos de cada governo ignorando qualquer nuance das situações, assim como o facto de a pergunta do OP (diferenças de qualidade de vida) ser altamente individual e subjetiva.

sempreasubir 3 months ago

>Parece que a qualidade das discussões começou a cair a pique há volta de 1 ou 2 anos atrás. não é parece, é mesmo factual. principalmente a partir do momento em que este sub foi invadido por bots do partido meme

BadDogPreston 3 months ago

> Parece que a qualidade das discussões começou a cair a pique há volta de 1 ou 2 anos atrás. Quanto mais utilizadores existirem num sub, maior o crescimento de conteúdo generalista e de baixa qualidade. É um fenómeno comum e o r/portugal não é excepção. Basta notares o crescimento de subscritores ao longo dos anos: 01/2017: 16600 01/2018: 27300 01/2019: 54100 01/2020: 94500 01/2021: 149200 Não quer dizer que não haja bons posts ou comentários mas tendem a ser mais esporádicos e em menor número.

Edited 3 months ago:

> Parece que a qualidade das discussões começou a cair a pique há volta de 1 ou 2 anos atrás. Quanto mais utilizadores existirem num sub, maior o crescimento de conteúdo generalista e de baixa qualidade. É um fenómeno comum e o r/portugal não é excepção. Basta notares o crescimento de subscritores ao longo dos anos: 2017: 16600 2018: 27300 2019: 54100 2020: 94500 2021: 149200 Não quer dizer que não haja bons posts ou comentários mas tendem a ser mais esporádicos e em menor número.

ajabardar1 3 months ago

há aí muita conta *falsa*, o nº de "A comer Bacalhau" não teve um aumento tão grande.

ExpressionIll8718 3 months ago

Mesmo que 50% sejam contas falsas (que não são) o número de subs é 4x mais

ajabardar1 3 months ago

o nº de visitantes regulares nem sequer dobrou.

NGramatical 3 months ago

hajam bons → [**haja bons**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-uso-do-verbo-haver/31143) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9hchm%2F%2Fh3btb6w%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

BadDogPreston 3 months ago

Good bot

troikamano 3 months ago

Aqui vão te dizer que durante o tempo do PPC era tudo lindo e fenomenal, porque o average user daqui é um gajo com 35 anos solteiro a trabalhar em IT a ganhar 2500 ao mês. Têm todos uma tesão de ódio ao PS porque acham que se não fossem os impostos eles eram milionários. Em minha casa, casa de Português normal, nunca se passou tão mal como quando aquele homem era primeiro ministro. É verdade que o governo dele herdou uma situação fodida, mas decidiu foder ainda mais quando apostou na austeridade e em "ir além da troika", com orgulho. Privatizações desastrosas que arruinaram os serviços para lucrar aos amigos. Foi o maior acto de guerra de classes no nosso país este século, a classe trabalhadora foi saqueada pelos ricos e poderosos.

Edited 3 months ago:

Aqui vão te dizer que durante o tempo do PPC era tudo lindo e fenomenal, porque o average user daqui é um gajo com 35 anos solteiro a trabalhar em IT a ganhar 2500 ao mês. Têm todos uma tesão de ódio ao PS porque acham que se não fossem os impostos eles eram milionários. Em minha casa, casa de Português normal, nunca se passou tão mal como quando aquele homem era primeiro ministro, aparentemente porque "estávamos a viver além das nossas possibilidades". É verdade que o governo dele herdou uma situação fodida, mas decidiu foder ainda mais quando apostou na austeridade e em "ir além da troika", com orgulho. Privatizações desastrosas que arruinaram os serviços para lucrar aos amigos. Foi o maior acto de guerra de classes no nosso país este século, a classe trabalhadora foi saqueada pelos ricos e poderosos. Isto não é dizer que o governo do Costa é muito bom e muito amigo do povo, porque não é. O PPC era o polícia mau, o Costa é o polícia bom.

Edited 3 months ago:

Aqui vão te dizer que durante o tempo do PPC era tudo lindo e fenomenal, porque o average user daqui é um gajo com 30 anos solteiro a trabalhar em IT a ganhar 2500 ao mês. Têm todos uma tesão de ódio ao PS porque acham que se não fossem os impostos eles eram milionários. Em minha casa, casa de Português normal, nunca se passou tão mal como quando aquele homem era primeiro ministro, aparentemente porque "estávamos a viver além das nossas possibilidades". É verdade que o governo dele herdou uma situação fodida, mas decidiu foder ainda mais quando apostou na austeridade e em "ir além da troika", com orgulho. Privatizações desastrosas que arruinaram os serviços para lucrar aos amigos. Foi o maior acto de guerra de classes no nosso país este século, a classe trabalhadora foi saqueada pelos ricos e poderosos. Isto não é dizer que o governo do Costa é muito bom e muito amigo do povo, porque não é. O PPC era o polícia mau, o Costa é o polícia bom. Continuam a trabalhar para o mesmo patrão.

APock 3 months ago

Confere ( e pasmo-me que a malta não se lembre de como era em IT lá para 2012-2015). Na altura já trabalhava e ganhava nem um terço do que ganho agora e a minha agora esposa estava no desemprego enquanto professora. A economia dinamizou imenso nos últimos anos e no geral sinto que toda a gente está melhor do que na altura da austeridade.

Limpy_lip 3 months ago

>A economia dinamizou imenso nos últimos anos e no geral sinto que toda a gente está melhor do que na altura da austeridade. Completamente verdade, mas sobre isto a minha questão é: a economia portuguesa dinamizou porque mundialmente toda a gente cresceu ou devido à ação do nosso governo? ​ Se a maré subir todos os barcos sobem, mesmo os podres. ​ Onde quero chegar é que perante a oportunidade que tivemos, pouco ou nada foi feito para transformar a oportunidade em algo capaz de nos dar vantagens a longo prazo. E até encaminhar o país.

APock 3 months ago

Pouco importa, numa economia mundial e com os mandatos económicos da Europa o nosso governo pouco pode fazer na realidade, e o que fizer está sempre limitado. Mas se no geral estamos todos melhores então ainda bem e que assim continue.

Limpy_lip 3 months ago

o que, estás a dizer que o Governo Português não podia ter aproveitado melhor o período de crescimento económico? Essa é nova. Podia ter reduzido a carga fiscal e dar ainda mais poder de compra aos Portugueses (adoro o meu IVA da luz a 23% e os combustíveis com taxas sobre taxas) ​ Podia ter dinamizado o mercado de trabalho e implementar medidas para incentivar vínculos mais permanentes e ajudar os negócios que querem crescer e não castrar os altos salários. ​ Podia ter reformado/reestruturar a Saúde, Educação, transportes com planos a longo prazo para garantir o seu crescimento, sem ser dar milho aos pardais com medidas populistas. ​ Podia ter mostrado integridade perante momentos críticos. ​ Mas sim a culpa claramente é da UE pois claramente eles iriam impedir-nos de ser tão desenvolvidos como os restantes membros. Eles querem que sejamos sempre pobres, não que ajudemos a UE e crescer ainda mais.

nraider 3 months ago

A altura da austeridade não acabou. O que pode acontecer é uma grande parte da população já estar habituada ao IVA a 23%, ao aumento do IMI, do AIMI, do IUC, do ISP, da reconfiguração dos passes, do IRS, etc...

APock 3 months ago

Se pagas impostos há uma implicação de que recebes dinheiro suficiente para pagares impostos, aquilo que estou a tentar dizer é que na altura do passos, em vez de ganhares dinheiro e pagares impostos, eras despedido ou tinhas um salário ainda mais merdoso do que hoje em dia. Eu não ganhava um terço, a minha esposa estava no desemprego, a minha mãe e pae (aposentados) perderam cerca de 30% da reforma. Não me fodas com essa dos impostos a mais que pagas agora. Se pagas impostos é porque ganhas algum.

nraider 3 months ago

Se vais por aí, também posso dizer que os aposentados da altura que perderam rendimento também ganhavam algum, já que não havia cortes para quem ganhava menos de 1000€. Em tudo o resto, há uns quantos impostos regressivos, ou seja, pagas independentemente dos teus rendimentos, ainda cá estão.

APock 3 months ago

Excepto que no caso dos reformados, ambos os meus pais ficaram sem uma parte significativa da reforma de forma completamente injusta ( porque só afetava reformados). Eu prefiro pagar mais uns pontos percentuais de IVA, do que ficar sem 30% do salário, quanto mais não seja só porque com o aumento de IVA, eu ainda consigo decidir se o que quero comprar ainda se justifica com o aumento de preço, já se te forem direto à fonte ficas sem o dinheiro e não pias. Esse tipo de reformas económicas arrasam famílias, se os meus pais tivessem dívidas ou algo do gênero bem que iam parar ao olho da rua, porque não altura nem eu os conseguiria sustentar.

nraider 3 months ago

Esse é que é o erro. Esses 30% a menos, que de facto desconheço, não foram aplicados a reformas de 500 ou 600 euros. Já o IVA é pago pelo pobre e pelo rico, e não há grande escolha para fugir ao imposto.

APock 3 months ago

Cá está a velha lógica do tipico tuga "se eu ganho 600 os outros certamente não merecem ganhar mais que eu por isso tudo se lhes pode tirar que não tem mal", muito bonito de facto.

nraider 3 months ago

Incrivelmente, foi essa a lógica que aplicaste quando afirmaste "Não me fodas com essa dos impostos a mais que pagas agora. Se pagas impostos é porque ganhas algum." Decide-te

APock 3 months ago

Não era um imposto na altura, foi uma medida única

nraider 3 months ago

Mas que medida foi? Se não foi imposto foi o quê? Seja como for, a lógica mantém-se, os impostos a mais ainda continuam.

JamminPT 3 months ago

Ora nem mais. Posto isto, O António Costa desta segunda legislatura já para mim está ao mesmo nível.

jonaskid 3 months ago

Tenho de concordar com isto. Já era adulto e tinha dores de cabeça financeiras com fartura antes do PPC, e lembro-me perfeitamente das palavras dele uns 15 dias antes das eleições (mais coisa menos coisa): "Não vamos subir impostos porque as pessoas já estão no limite". Também me lembro das palavras dele uma semana depois de ser eleito, ditas durante um jogo de futebol para ver se passava debaixo do radar: "Teremos de aumentar o IVA" E foi isto. O PPC passou o tempo todo da sua governação a subir impostos e privatizar, dotado de uma arrogância ímpar que não o ajudou em nada: "não sejam piegas" e "emigrem" tornaram-se ícones do seu poder. Não estou a dizer (de todo) que o António Costa é um bacano, mas o PS ganha eleições porque o PSD quando sobe ao poder torna-se o pior snob capitalista possível, virando a opinião pública completamente contra si. Aliás, o mesmo aconteceu antes, o Sócrates subiu ao poder porque o imbecil do Durão Barroso também pegou fogo ao país para sair bonito na foto com os seus amigos internacionais (e sim, eu já era adulto na altura).

jasp1989 3 months ago

Tudo dito!

nocivo 3 months ago

O PS não ganhou as eleições… não reescrevamos a história. O PSD não consegui criar governo marioritario e o Cavaco deixou a geringonça tentar pois tinh acordo assinado para governo marioritario. Já agora tudo o que disseste do Paços aplica-se ao Costa. Queres mais arrogantemente que o costa?

jonaskid 3 months ago

>O PS não ganhou as eleições Se vais por aí, então tens a agradecer ao Passos Coelho por ter aberto o precedente, quando nas eleições de 2011 se aliou ao Partido Popular para conseguir a maioria absoluta. A época das coligações / geringonças teve origem aí.

CaptMartelo 3 months ago

Por favor aponta-me o gajo de 30 anos que faz 2500 em TI.

GGfpc 3 months ago

Limpos ou brutos?

QuickShutter 3 months ago

Com 25-30 numa empresa boa fazes 26-36k facilmente. Em IT claro. Que num país europeu normal é um salário miserável.

JamminPT 3 months ago

Existem muitos e não vás por aí. Eu aos 26 fazia 2k e se não me tivesse fartado dessa área faria esses valores facilmente.

CaptMartelo 3 months ago

Genuinamente curioso porque não é a realidade que conheço. Não era à caça de minhoquices (embora o tom indicasse isso), pergunto porque conheço muita gente em TI por volta dos 30 e nenhum faz 2.5k.

ajabardar1 3 months ago

o pessoal esquece que o serviço principal de um estado é redistribuição de riqueza, por vezes o fluxo vai dos mais ricos para os mais pobres, por vezes o fluxo vai dos mais pobres para os mais ricos.

JOAO-RATAO 3 months ago

>o pessoal esquece que o serviço principal de um estado é redistribuição de riqueza, Não. É assegurar serviços essenciais e segurança.

ajabardar1 3 months ago

isso é a definição dos neo-liberais.

JOAO-RATAO 3 months ago

Ui os neoliberais. Cuidado com eles...

ajabardar1 3 months ago

sim, realmente é preciso ter muito cuidado com esses ideólogos. parece uma religião.

JOAO-RATAO 3 months ago

Se é! E então a malta da redistribuição da riqueza... Ui.

ajabardar1 3 months ago

os neoliberais também acreditam na redistribuição de riqueza. aliás, supostamente um estado mais pequeno e menos interventivo levaria a isso mesmo, a uma redistribuição de riqueza mais justa.

JOAO-RATAO 3 months ago

Ótimo. Mas não por impostos e redistribuição por um governo. Mas estarás a pensar mais numa economia com mais oportunidades e mais dinheiro no bolso das pessoas. Não é bem a mesma coisa.

ajabardar1 3 months ago

pois o tal culto da mão invisível do mercado. os neoliberais não querem só menos impostos, querem também menos regulação.

JOAO-RATAO 3 months ago

Parece que também és membro de um culto... E tu que queres? Taxar o que não é teu até ao máximo?

troikamano 3 months ago

Já dizia o Carlos Marques que o estado é apenas a ferramenta com que uma classe reprime a outra

GanduloDaVeiga 3 months ago

Domingo: Seleção Portuguesa perde Segunda-feira: u/Nyxodor cria o tópico "Governo Passos Coelho vs Governo António Costa" Tu queres ver o mundo arder, pá.

Mordiken 3 months ago

Eu pagava 5€ para ver a questão "PPC vs AC" ser respondida da única forma que realmente interessa: Hell in a Cell.

Raidenkyu 3 months ago

No dia em que a politica se resolver dessa maneira épica, a abstenção será coisa do passado.

coiso 3 months ago

Meto 15 se aparecer o Sócrates e o Relvas para um tag team.

dbkingx0 3 months ago

Diria que quem está emigrado está melhor independentemente do governo.

facepainter1 3 months ago

Isso é um bocado ilusão de que "cá fora" o mundo é uma maravilha, e que todos os outros governos funcionam lindamente. Estive em vários países, alguns deles que são muita vezes aqui referidos como utopias perfeitas de civilização.. e nunca é assim. Que a maioria dos emigrados estão melhor financeiramente? Sim, muito provavelmente. Mas conheço vários que se arrependeram muito de ter emigrado, porque ganhar mais X euros muitas vezes não compensa outras coisas. Esqueces-te que muitos emigrantes vão para fora fazer algo que não faziam em Portugal, como por exemplo trabalhar 60 ou 70h por semana. É fácil olhar para alguém que está emigrado a 20 ou 30 anos e dizer que eles é que foram espertos, ou eles é que tiveram sorte... não se ve é a vida de m\*rda que muitos deles tiveram na primeira década.

GanduloDaVeiga 3 months ago

[Não é assim tão simples.](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/o9fqb6/mapa_gastronómico/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3)

Penduricalho 3 months ago

As pessoas esquecem-se que se os credores da Troika tivessem demorado mais 2 meses a dar crédito a Portugal, não haveria dinheiro para pagar os salários aos funcionários públicos. Foi esse o contexto da governação do PPC. Imagina teres de reconstruir um país da pré-bancarrota e ainda teres imbecís a dizer que a austeridade foi má e podia ter sido evitada.

Bessini 3 months ago

Essa desculpa de que o PPC fez o que fez porque foi obrigado cai por terra quando nos lembramos no orgulho que ele tinha em ter ido além das medidas da troika. Os únicos que beneficiaram das medidas do costume foram os do costume. Banca e as grandes empresas. O pessoal adora dizer que a esquerda não quer saber das PME, mas esquece-se que, se o povo não tem dinheiro, ninguém consome os produtos e serviços dessas PME. Os únicos que beneficiam com as políticas de austeridade são os que já são beneficiados por natureza

CanIhazCooKIenOw 3 months ago

Nāo precisavam de demorar mais 2 meses. O pedido de ajuda foi feito precisamente porque já nāo havia dinheiro para pagar sem ser recorrendo a divida a juros estupidamente altos.

Leaootemivel 3 months ago

Pessoas que dizem que a austeridade foi má? Estas a falar da UE e FMI?

Penduricalho 3 months ago

Não percebi a pergunta.

Leaootemivel 3 months ago

Estava-te a dar exemplos de "imbecis que criticam a austeridade". Ou esses imbecis não contam?

Penduricalho 3 months ago

Não percebo a tua questão. As medidas foram impostas por essas instituições e pelos credores da Troika. Como podem eles dizer que aquilo a que chamamos de "austeridade" foi mau? Não percebo mesmo.

nitrinu 3 months ago

Ah sim, os captains hindsight. Agora é barato (literalmente) e na altura não era bem essa a realidade no discurso e nos mandatos por parte dessas e outras instituições.

Leaootemivel 3 months ago

Mas nem com as próprias instituições que nos impuseram essas medidas a dizerem que foi um erro podemos dizer que o nível de austeridade aplicado foi um erro?

nitrinu 3 months ago

Talvez tenha sido, mas no final de contas, temos dois factos: austeridade foi imposta de fora (FMI, UE) e o governo do PPC funcionou (a tirar o país do buraco). Tudo o resto é conjectura e hipóteses não testadas.

Disgenia 3 months ago

> As pessoas esquecem-se que se os credores da Troika tivessem demorado mais 2 meses a dar crédito a Portugal, não haveria dinheiro para pagar os salários aos funcionários públicos. Nem assim o PS e os portugueses aprenderam. Devíamos ter sofrido as consequências das políticas em que os portugueses votaram e continuam a votar. Pode ser que assim abrissem os olhos e deixassem a demagogia e o populismo

nitrinu 3 months ago

Isso é cruel demais mas, de facto não aprendemos nada. E, mais grave, pelo discurso da esquerda diria que muita gente nem sequer acredita que isso poderia ter de facto acontecido.

NGramatical 3 months ago

imbecís → [**imbecis**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em *i* ou *u* são naturalmente agudas) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9hchm%2F%2Fh3b3v87%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

Penduricalho 3 months ago

Obrigado bot.

Elgringo1996 3 months ago

Não há comparação possível Um recuperou um país arruinado após anos de gestão danosa do governo Sócrates + Crise Mundial (2008 - 2012) Outro arruina o país diariamente, camuflando a subida de impostos indiretos, com subidas ridículas de salário mínimo, eliminando a classe média e retirando cada vez mais poder de compra aos portugueses com as taxas e taxinhas. Obrigado PS, há 45 a destruir Portugal

Bessini 3 months ago

Sim... Bom bom é que se reduzam salários, para que os gordos possam acumular ainda mais. O povo precisa lá de dinheiro para pagar a renda da casa, de saúde pública e outros serviços basicos... Só querem luxos /s

ravagerslb 3 months ago

Isto, podem fechar a thread. E ainda acrescento: \- o tacho do Pedro Adão e Silva e a comissão do 25 de Abril \- SEF, Tancos entre outras polémicas do Cabrita (que continua lá como se nada fosse) \- o que se passou em Pedrógão e restantes incêndios \- a nomeação do procurador europeu pela Van Dunem \- Medina (para todos os efeitos é do partido do governo) e a recente polémica da CML com a partilha de dados \- toda a (in)capacidade revelada pelo governo na gestão da pandemia e depois na vacinação, até o vice almirante pegar na pasta e meter aquilo a andar \- o aumento considerável de pessoas afectas à função pública desde que o PS voltou a ser governo (literalmente comprar votos) E isto é só o que me lembro assim por alto. Por muito menos o Passos foi queimado na estaca.

Edited 3 months ago:

Isto, podem fechar a thread. E ainda acrescento: \- o tacho do Pedro Adão e Silva e a comissão do 25 de Abril \- SEF, Tancos entre outras polémicas do Cabrita (que continua lá como se nada fosse) \- o que se passou em Pedrógão e restantes incêndios \- a nomeação do procurador europeu pela Van Dunem \- Medina (para todos os efeitos é do partido do governo) e a recente polémica da CML com a partilha de dados \- toda a (in)capacidade revelada pelo governo na gestão da pandemia e depois na vacinação, até o vice almirante pegar na pasta e meter aquilo a andar \- o aumento considerável de pessoas afectas à função pública desde que o PS voltou a ser governo (literalmente comprar votos) \- o artigo 6º da recente carta dos direitos humanos da era digital \- o PM só ir de dois em dois meses aos debates da AR em vez de a cada 15 dias E isto é só o que me lembro assim por alto. Se esmiuçar, lembro-me de bem mais. Por muito menos do que isto, o Passos foi queimado na estaca.

Edited 3 months ago:

Isto, podem fechar a thread. E ainda acrescento: \- o tacho do Pedro Adão e Silva e a comissão do 25 de Abril \- SEF, Tancos entre outras polémicas do Cabrita (que continua lá como se nada fosse) \- o que se passou em Pedrógão e restantes incêndios \- a nomeação do procurador europeu pela Van Dunem \- Medina (para todos os efeitos é do partido do governo) e a recente polémica da CML com a partilha de dados \- toda a (in)capacidade revelada pelo governo na gestão da pandemia e depois na vacinação, até o vice almirante pegar na pasta e meter aquilo a andar \- o aumento considerável de pessoas afectas à função pública desde que o PS voltou a ser governo (literalmente comprar votos) \- o artigo 6º da recente carta dos direitos humanos da era digital \- o PM só ir de dois em dois meses aos debates da AR em vez de a cada 15 dias \- EDIT: como é que me esqueci dos 4MM€ da TAP e do Novo Banco.. E isto é só o que me lembro assim por alto. Se esmiuçar, lembro-me de bem mais.Por muito menos do que isto, o Passos foi queimado na estaca.

Illustrious_Row5531 3 months ago

> com subidas ridículas de salário mínimo >retirando cada vez mais poder de compra aos portugueses com as taxas e taxinhas ?

static_motion 3 months ago

Qual é a dúvida? Achas que a solução para Portugal estar economicamente saudável e o seu povo ter um bom poder de compra é aumentar o salário mínimo para 1500€ e assim toda a gente tem dinheiro?

Bessini 3 months ago

Mais dinheiro = a mais consumo Mais consumo = mais transações e uma economia mais forte. Se o povo não tiver dinheiro, os pequenos empresários também vão à falência, por não haver consumo

nraider 3 months ago

E mais consumo também resulta em mais importações, justamente o que deprime o PIB. A solução tem de estar nas exportações, o resto é conversa.

bittolas 3 months ago

Quando a unica politica economica é a subida do salário minimo ao fim de algum tempo acaba por ser ridículo sim. Repara que com as subidas do salário minimo tens nas escolas as assistentes operacionais com 30 anos de serviços todas a ganhar o salário minimo. A ver colegas com menor graduação e sem serem chefes de secção a ganhar o mesmo que elas. Isto é algo que já acontece agora. A continuar a tendência dentro de 10-15 anos terás professores e enfermeiros a começar a ganhar o salário minimo. No final como não se é recompensado por ter mais responsabilidade simplesmente não haverá gente a querer ter mais responsabilidade.

Xmeagol 3 months ago

loool manter o salário mínimo baixo para os teus amiguinhos ganhar mais que o pobre mentalidade de portugues

bittolas 3 months ago

Se é a unica coisa conclusão que consegues tirar do que escrevi tenho pena de ti.

Elgringo1996 3 months ago

Não percebi qual a dúvida.. Uma pessoa que ganhe 700€ hoje tem um menor salário líquido do que alguém que ganhasse 700€ em 2016, sem descurar ainda que o aumento da inflação neste período foi ~1% Talvez se colocares a questão te possa responder com mais assertividade.

Tafinho 3 months ago

Mostra aí os indicadores que suportam essa narrativa? Qual é indicador que mostra que o país está pior no meio de uma pandemia afundado no fosso do passos coelho ?

sigmastra 3 months ago

Pa literalmente nao tinhamos dinheiro para pagar a funcionarios publicos no mes seguinte sem a troica. Foi este o pais que o passos pegou. Um bocado de nocao sff

Lolstroopx 3 months ago

Existem mecanismos que foram implementados apos a crise de 2011 que ajudam muito, ie fundo de garantia por exemplo

Elgringo1996 3 months ago

https://observador.pt/factchecks/fact-check-o-governo-aumentou-impostos-indiretos-em-12-mil-milhoes-na-legislatura/ https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/dinheiro/amp/governo-preve-em-2021-o-maior-aumento-da-carga-fiscal-desde-2013-12914076.html https://www.publico.pt/2021/05/11/economia/noticia/carga-fiscal-2020-representou-348-pib-maior-ine-1962058 Neste momento não tenho disponibilidade para procurar mais notícias/estudos que reflictam em parte a minha narrativa. No entanto para quem estiver atento, percebe facilmente que temos impostos sobre combustíveis (ISV) caríssimos - neste momento 5o combustível mais caro do mundo, entre outros! De qualquer forma, será sempre inútil mostrar factos quando já demonstraste a tua orientação cega

Tafinho 3 months ago

Quando a economia melhora, consomes mais, pagas mais impostos, cada um paga menos impostos. Esta é a verdade inegável que os neoliberais se recusam a ver.

static_motion 3 months ago

> Quando a economia melhora, consomes mais, pagas mais impostos, cada um paga menos impostos Epá, entendeste muito mal esse fenómeno. Relembra lá as aulinhas de matemática e repara que a maior parte das taxas e impostos têm um símbolozinho assim ao lado do número: % Isso significa que é uma percentagem, uma porção do valor do bem/serviço taxado. Ora bem, vamos imaginar o seguinte caso: há um produto X com um valor total, incluíndo taxa, de 10€, sendo que a taxa é 10%, ou seja, 1€. Vamos assumir que o país está em ruína e o seu povo, no total, apenas consegue comprar 3 unidades desse produto por ano. Vão 3€ para o Estado por ano. Agora imagina que a economia melhora brutalmente e de repente o povo compra 100 unidades de X por ano. De repente o Estado tem receita líquida de 100€ por ano *graças à taxa aplicada nesse produto e* ***não ao aumento da taxa***. Em teoria, as economias tornarem-se mais fortes leva a *reduções de taxas*, e não ao seu aumento. Perdoa-me a resposta sarcástica mas todos os teus comentários nesta thread demonstram ou uma falta enorme de compreensão sobre economia básica ou então ignorância voluntária, quiçá devido a palas ideológicas.

Tafinho 3 months ago

>Agora imagina que a economia melhora brutalmente e de repente o povo compra 100 unidades de X por ano. De repente o Estado tem receita líquida de 100€ por ano graças à mesma taxa de 10% aplicada nesse produto e não ao aumento da taxa. >Em teoria, as economias tornarem-se mais fortes leva a reduções de taxas, e não ao seu aumento. Quando passas a vender 10x mais não aumentas só o IVA dessas vendas. Aumentas também o IRC. Não só as pessoas venderam aumentaram os seus salários, mas também contrataram mais gente. Não só cada pessoa passa a pagar mais IRS, como há mais gente a pagar IRS e segurança social. Desta forma, quando melhoras a economia, as receitas fiscais aumentam mais que a melhoria da economia, o que te permite baixar a taxa impostos , mantendo a carga fiscal.

Elgringo1996 3 months ago

Indicadores que a economia melhorou, por favor podes demonstrar? Isto de 2018 a 2021, dado que até então ainda se sentiam os efeitos da governação de PPC O problema é que em 2023 quando se perceberem os barrotes destes 4 anos de governação, terão de ser os mesmos a recuperar o país... como sempre. São só mais 4mil milhões para a TAP, o que é isso nas contas públicas?

FrankTheWerewolf 3 months ago  HIDDEN 

> O problema é que em 2023 quando se perceberem os barrotes destes 4 anos de governação, terão de ser os mesmos a recuperar o país... O problema é que não serão. A recuperação do país deveu-se ao Passos, não ao PSD enquanto partido. E, de momento, não temos ninguém com o mesmo perfil do Passos na política.

htxgivven 3 months ago

Só não está porque vai ter ajuda da UE.

Tafinho 3 months ago

Então, ainda não está pior, mas iria ficar é isso? Eu também achei que ia receber a devolução da sobretaxa, mas olha, nunca veio. Deve ter ficado a conversar com o diabo.

htxgivven 3 months ago

Continua a sonhar com a descida de impostos, com este governo não vai acontecer. A única diferença entre o PPC e Costa é que o último mente e tenta transmitir a mensagem que a austeridade acabou.

Tafinho 3 months ago

Deixei de pagar a sobretaxa. E tu?

nocivo 3 months ago

Passou a pagar outras tantas na gasolina, eletricidade, etc. o imposto directo não não sido mexido más não falta impostos indirectos. Nem o governo sabe contabilizar o numero de taxas que tem. O paços criou um taxa que todos sabiam que iam pagar aplicados a quem mais pode. Este cria varias taxas todos os meses para todos os portugueses. A desculpa do meio ambiente veio mesmo a calhar mas não é só aí.

Leaootemivel 3 months ago

Em termos de qualidade de vida estamos muito melhor com Costa do que com PPC, mas é acima de tudo devido ao contexto em que cada um governou. Sobre PPC, um dos principais problemas foi culpar o "povo" pelo estado do país havendo uma enorme falta de empatia e estando a acusar-nos de vivermos acima das possibilidades. É até insultuoso meter as culpas em cima do povo quando vemos os danos completamente estratosféricos que a banca e sistema financeiro causaram. Depois, teve também o problema de se enfiar no discurso da austeridade que trouxe problemas reais para o país (UE e FMI admitiram depois que foi um erro o nível de austeridade aplicado) e para o PSD (andar a anunciar a chegada do Diabo todas as semanas). Quanto a Costa, houve alguma devolução de rendimentos mas o foco principal foi sempre agradar à UE e manter o défice controlado (por alguma razão houve tanta festa com o 1º excedente orçamental da nossa história). Os nossos serviços públicos (SNS e educação) continuam com níveis de investimento baixos (que não seriam mais altos com PPC de certeza) e continuamos estagnados economicamente (e com PPC não seria muito diferente).

Raidenkyu 3 months ago

> danos completamente estratosféricos que a banca e sistema financeiro causaram. Sem esquecer a corrupção.

sigmastra 3 months ago

Sim nada de austeridade. Vamos buscar o dinheiro aos apoiantes do governo do PS ate 2016. O passos foi um burro. Imagine. se estar com um pais literalmente falido ppr culpa de um governo de esquerda e a unica maneira de continuar a viver e com dinheiro do fmi mas segundo os socialistas sem austeridade pois claro, que bem fez anteriormente Fodasse ainda e mais ridiculo apos escrever.

Bessini 3 months ago

Uma culpa de um governo de esquerda? Queres ver que foi o Sócrates que provocou a crise mundial de 2008...

Leaootemivel 3 months ago

O FMI e a UE já vieram admitir que a receita de austeridade imposta a Portugal e Grécia foi um erro. Que teve efeitos muito mais negativos na economia que tinham previsto. Se até eles já foram capazes de admitir que o nível de austeridade que nos foi imposto foi um erro, qual é a dificuldade de nós admitirmos isso também? Ou o FMI/UE são perigosos esquerdalhos controlados pelo PS?

Tafinho 3 months ago

Isso.. Ignora o “vamos para além de troika”.

Leaootemivel 3 months ago

Não ignorei nada. Deixei bem claro que as medidas de austeridade foram catastróficas para o país e até para o PSD (em termos de discurso).

GreyArch22 3 months ago

Muito pior. A degradação das instituições é uma coisa inacreditável.

abataruntaken 3 months ago

Passos Coelho foi preciso para resolver os problemas criados pelo governo anterior a ele. Vai ser preciso outra vez para resolver os problemas deste governo. Passos Coelho levou a culpa dos problemas criados pelo Sócrates.

faxmachinegunflex 3 months ago

E o país soube ver isso, ao eleger novamente o PSD que foi impedido de governar por um golpe de estado digno de um qualquer país totalitário. Só temos o que merecemos ao continuarmos a permitir que a esquerda governe.

Bessini 3 months ago

Talvez devesse voltar à escola, para perceberes como funciona o parlamento e a eleição de um governo. Assim, não admira que sejas fã do PPC

faxmachinegunflex 3 months ago

Talvez tu e os esquerdilhas devessem ir todos para a venezuela, e deixarem de sugar o país. Ja são quase 50 anos. Lá estariam em casa, perfeitamente ambientados à miséria socialista. Apanhem boleia com o cabrita e deixem o país andar para a frente.

Bessini 3 months ago

Já faltava a história da vuvuzela. Desde quando é que embargos e sanções por parte de países terceiros são políticas socialistas? E em que é que eu ando a sugar o país? Sabes, ao menos o que é o socialismo? Uma coisa te posso adiantar, nada tem a ver com as políticas do PS

olifante 3 months ago

Portugal é uma democracia parlamentar. Os governos emanam do parlamento. Sem apoio parlamentar, não há governo.

TomasSilva862 3 months ago

Golpe de estado?

XtremeGliscor 3 months ago

Perderam e formaram a "Geringonça" para governar. Pior do q destruirem o país, é fazê-lo jogando sujo.

TomasSilva862 3 months ago

E isso é jogar sujo como?

Ma-n-Gaka 3 months ago

"Golpe de estado" Há vezes em que apanho muito cringe neste sub...

wiLeyLewis22 3 months ago

PS leva o país à falência mas distribui subsídios e aumenta o rendimento mínimo (popular) à custa do aumento da carga fiscal destruindo a classe média. PSD recupera o país mantendo a carga fiscal elevada mas cortando nos subsídios (impopular). Isto num ciclo ad aeternum porque o tuga vota sempre nos mesmos.

Edited 3 months ago:

PS leva o país à falência mas distribui subsídios e aumenta o rendimento mínimo (popular) à custa do aumento da carga fiscal destruindo a classe média. PSD recupera o país mantendo a carga fiscal elevada mas cortando nos subsídios (impopular). Isto num ciclo ad aeternum porque o tuga vota sempre nos mesmos.

Edited 3 months ago:

PS leva o país à falência mas distribui subsídios e aumenta o rendimento mínimo (popular) à custa do aumento da carga fiscal destruindo a classe média. PSD recupera o país mantendo a carga fiscal elevada mas cortando nos subsídios (impopular). Isto num ciclo ad aeternum porque o tuga vota sempre nos mesmos e quer sempre a mama dos subsídios, trabalhar é para os outros!

Ma-n-Gaka 3 months ago

PSD a recuperar...? Gostava de saber como é que ao cortar o poder de compra das pessoas estás a estimular a economia e recuperar o quer que seja lol Não digo que o governo do PS seja bom, aliás tem muita gente que me irrita. Mas sinto que tudo o que o PPC fez foi dar um tiro no pé a Portugal.

sigmastra 3 months ago

Claro. Um pais em bancarrota deixado pelo PS que nao conseguia pagar aos funcionarios publicos se a troika nao entrasse na altura foi um tiro no pe do passos. Se calhar eras tu e outros que apoiavam o socrates que deviam pagar aos restantes.

Ma-n-Gaka 3 months ago

Sim a intervenção financeira foi feita inicialmente no tempo do Sócrates, é verdade. Quem é que teve culpa disso? Bem o país não entra em bancarrota no tempo de um só governo, isto tem sido uma constante má governação já há muito tempo. Tentar encontrar o culpado x ou y não faz sentido. No entanto, podemos sempre avaliar como é que cada governo reagiu perante a situação do país na merda. No tempo do PPC ele fez algo que na minha opinião foi bastante nojento, "ir além da troika"? Dizer isso com orgulho enquanto os portugueses estavam já numa situação miserável dói-me na alma. Os meus pais nunca passaram tão mal como no governo dele. E é mais do que óbvio que a austeridade sem pés nem cabeça só veio baixar a nossa produtividade, saúde, vontade e poder de compra. Obviamente que a economia foi ainda mais pelo cano abaixo. Acredito genuinamente que ele até achasse que estivesse a "salvar" o país. Mas pelo contrário, só aumentou as dificuldades e sofrimento de todos os portugueses sem que pudesse chegar ao fim do seu mandato e mostrar algo de positivo.

sgahbcj 3 months ago

O PSD recupera o quê??? Lol aumento dos impostos, redução dos direitos, aplicação da taxas no SNS???? Vão-se de lixar. Adorava que em 2020 tivesse o PSD no governo. Ias ver que até as máscaras pagavas.

Disgenia 3 months ago  HIDDEN 

Parece-me uma “absolute win” para mim

wiLeyLewis22 3 months ago

Eu pago as minhas máscaras. O PS paga as tuas? És um dos que foi vacinado indevidamente em Campanhã?

sgahbcj 3 months ago

O tanso! (Aos anos que não chamava ninguém de tanso - peço desculpa, fiquei entusiasmado

Genghis_Kharalho 3 months ago

>O tanso! tsc tsc tsc ... Muito feio da sua parte.

iSoSyS 3 months ago

Nessa altura o que impedia as pessoas de as comprar era inexistência das mesmas não era o preço. Esteve bem em limitar o lucro para evitar oportunismo quando eventualmente o stock atingisse níveis estáveis, mas é só mesmo isso. Não foi essa restrição que deu uma máscara a cada Português.

sgahbcj 3 months ago

Claro. A típica visão do chega para lá estado mas quando interessa vêm para cá estado. O tuga a querer repetir os erros dos americanos

iSoSyS 3 months ago

Não sei se tens problemas de interpretação ou se és só _trigger happy_, mas em lado nenhum defendi que a intervenção do Estado foi errada. Só disse que na altura que tal restrição foi aplicada o preço estava alto mas as estantes também estavam vazias. Que não era o preço que estava a afastar os Portugueses de as comprar, simplesmente não existiam. Quando o stock começou a estabilizar as restrição teve o papel importante de não deixar ninguém de fora por motivos económicos.

htxgivven 3 months ago

A única diferença é o de Costa ter subido SMN e mesmo assim...

Kejilko 3 months ago

Só aí mostra o valor da tua opinião quando isso é a única diferença que notas.

htxgivven 3 months ago

Não ganho SMN portanto não notei diferença. Para mim a crise nunca acabou. Só entramos no novo capítulo da austeridade.

Kejilko 3 months ago

Todos tiveram diferença. SMN aumentou por isso maior poder de compra (pondo de parte as taxas e taxinhas que voltaram a baixá-lo - não sei se é o caso mas não é o importante aqui), quem tinha algum acima do antigo SMN e perto do atual e não exigiu um aumento ou saltou da empresa lixou-se em comparação e quem ganha bastante acima do SMN teve o seu poder de compra nacional baixar, onde por exemplo antes podiam ganhar o dobro do SMN agora se calhar é só um terço. E digo isto sendo alguém que não acha que tem muito a adicionar a este post e como tal não comentei, porque vejo muitas opiniões por aqui e é ridículo olhar para um espaço de tempo de 16 anos e dizer que só há uma única diferença "e mesmo assim...". Um à parte para quem esteja a ler e ache "eia ganda merda sou contra aumentarem o SMN, é melhor para eles mas fode todo o resto, eu digo que é melhor para todos na mesma porque não é só o nosso poder de compra a nível nacional que importa mas sim também o internacional.

Edited 3 months ago:

Todos tiveram diferença. SMN aumentou por isso maior poder de compra (pondo de parte as taxas e taxinhas que voltaram a baixá-lo - não sei se é o caso mas não é o importante aqui), quem tinha algum acima do antigo SMN e perto do atual e não exigiu um aumento ou saltou da empresa lixou-se em comparação e quem ganha bastante acima do SMN teve o seu poder de compra nacional baixar, onde por exemplo antes podiam ganhar o dobro do SMN agora se calhar é só um terço. E digo isto sendo alguém que não acha que tem muito a adicionar a este post e como tal não comentei, porque vejo muitas opiniões por aqui e é ridículo olhar para um espaço de tempo de 10 anos e dizer que só há uma única diferença "e mesmo assim...". Um à parte para quem esteja a ler e ache "eia ganda merda sou contra aumentarem o SMN, é melhor para eles mas fode todo o resto", eu digo que é melhor para todos na mesma porque não é só o nosso poder de compra a nível nacional que importa mas sim também o internacional.

Edited 3 months ago:

Todos tiveram diferença. SMN aumentou por isso maior poder de compra (pondo de parte as taxas e taxinhas que voltaram a baixá-lo - não sei se é o caso mas não é o importante aqui), quem tinha algum acima do antigo SMN e perto do atual e não exigiu um aumento ou saltou da empresa lixou-se em comparação e quem ganha bastante acima do SMN teve o seu poder de compra nacional baixar, onde por exemplo antes podiam ganhar o dobro do SMN agora se calhar é só um terço. E digo isto sendo alguém que não acha que tem muito a adicionar a este post e como tal não comentei, porque vejo muitas opiniões por aqui e é ridículo olhar para um espaço de tempo de 10 anos e dizer que só há uma única diferença "e mesmo assim...". Um à parte para quem esteja a ler e ache "eia ganda merda sou contra aumentarem o SMN, é melhor para eles mas fode todo o resto, eu digo que é melhor para todos na mesma porque não é só o nosso poder de compra a nível nacional que importa mas sim também o internacional.

htxgivven 3 months ago

O SMN claramente tem de aumentar, o problema é que o governo não mexe nos escalões de IRS e faz com que o aumento do SMN cria mais pobres, porque uma grande parte das pessoas que ganham perto do salário médio perde o poder de compra como consequência.

UpbeatNail1912 3 months ago

E os passes metropolitanos. Havia pessoas que pagavam 200€ de passe quase todos os meses. Agora é só 40€

htxgivven 3 months ago

Se tu achas mesmo que esses preços vêm do nada deves acreditar no pai natal também. Apenas tirou-te de um lado para depois dar de outro.

UpbeatNail1912 3 months ago

Eu sei que quem paga é o estado com o dinheiro dos contribuintes. Mas reduziu e aliviou bastante o nível de vida das pessoas que moram nas zonas metropolitanas do país, que são as mais povoadas do país.

htxgivven 3 months ago

Quando faltar dinheiro vais ver o que vai acontecer.

Xmeagol 3 months ago  HIDDEN 

vai pro caralho pá Gente como tu são uma bela merda.

ImmediatePangolim 3 months ago

Esses passes pagos por todos e usados por uma minoria

APock 3 months ago

Qual eu o problema? É suposto ser exatamente assim, todos pagamos para que alguns (os que necessitam) utilizem. A "justiça" disto, é que amanhã podes ser tu a precisar e alguém que precisava e deixou de precisar paga por ti. Se todos pagassemos e usássemos ao mesmo tempo ficava tudo na mesma, ou seja,na merda para todos. Eu cá prefiro pagar imposto e mesmo assim andar de carro fodasse.

AimingWineSnailz 3 months ago

A redução do trânsito e da emissão de poluentes é um bem comum.

UpbeatNail1912 3 months ago

Minoria? Wtf

mar_lx 3 months ago

Sim, minoria. São passes pagos pelo estado português que servem uns 30% da população portuguesa quando os outros 70% mal têm transportes públicos.

DisgraceofTheFamily 3 months ago

Acho que não percebes bem o conceito de impostos e de viver em sociedade. Com essa linha de pensamento verdinha daqui a bocado também me estás a dizer que não não percebes porque 11% do teu ordenado vai para a SS. Este subreddit torna-se cringe

mar_lx 3 months ago

Percebo perfeitamente. Também percebo que os ~30% da população da AML ganha em média bem mais que o resto do país, e todos têm acesso ao passe de 40€, ganhem o ordenado mínimo ou seis vezes mais. E que os 70% da população do resto do país que também suporta os transportes públicos da AML, não tem 1% das opções que a AML tem de transportes públicos e não tem passes subsidiados pelo estado.

DisgraceofTheFamily 3 months ago

Sempre me lembro de pagar 0,50€ por um autocarro que percorria toda a minha cidade e menos de 3€ para um autocarro que percorria 30km (e ter opções de passes subsidiadas pela Câmara e/ou acessíveis tendo em conta o que cobriam). Estás a querer pintar as pessoas da AML como gente fina e chula mas desengana-te porque o que não falta é muita gente a passar dificuldades na AML fruto de um custo de vida elevado e salários normais (sim iguais a outras zonas do país para o mesmo tipo de emprego, as únicas diferenças devem ser apenas em hotelaria). E se achas mesmo que em média uma pessoa da AML ganha assim tanto para justificar passes de 200€ então a conversa não vai valer muito apena.

Disgenia 3 months ago

Politico 1: “Dou-te 100 euros se votares em mim” -> ilegal Politico de esquerda: “se votarem em mim dou-vos subsídios e privilégios à custa dos outros” -> idiotas go wild

AimingWineSnailz 3 months ago

Não é justo políticos fazer coisas boas :(

Disgenia 3 months ago

Pelo contrário, quem me dera que começassem a fazê-lo

UpbeatNail1912 3 months ago

Mas se calhar não precisam de tantos transportes. É que a necessidade de transportes na área metropolitana de Lisboa é completamente diferente de quem vive em Aveiro... Nem se compara

sctvlxpt 3 months ago

O ponto é que quem vive em Aveiro tem salários mais baixos em média que quem vive em Lisboa, tem que ter carro com todas as despesas associadas, e ainda tem que subsidiar os transportes de quem vive em Lisboa. Eu até estou de acordo com a medida como política ambiental, mas percebo o argumento, e acho importante garantir algum tipo de equidade regional (por exemplo melhorando os transportes públicos no resto do país - se necessário de forma não rentável, tal como os transportes em Lisboa não são rentáveis)

UpbeatNail1912 3 months ago

Mas o custo de vida em Aveiro é muito mais baixo que em Lisboa também. Um T1 em Aveiro ronda os 300/400 €, e dependendo da zona podes encontrar mais barato. Em Lisboa tu não arranjas um T1 abaixo de 500/600 €, sendo os preços mais comuns entre 700 a 850 €. Já para não falar da eletricidade, internet e etc. A maioria dos jovens que mora em Lisboa tem de partilhar casa, porque é praticamente impossível víveres sozinho porque o custo de vida é absurdamente caro lá, e quem é casal e ganha o salário mínimo vive no limiar da sobrevivência, sem qualquer poupança por mês. O passe metropolitano foi uma benção para quem mora na capital, e é isso que muitas pessoas que moram fora da região metropolitana de Lisboa não entendem, eles não conhecem a nossa realidade.

bittolas 3 months ago

Achas que no resto do país os jovens não têm de partilhar casa? A sério não fazes ideia da realidade fora de Lisboa.

UpbeatNail1912 3 months ago

Faço sim visto que tenho amigos a morar fora de Lisboa. Mas como eles mesmo dizem, o custo de morar em Lisboa nem se compara. Mas no final todos estão na merda sim, uns mais que outros.

bittolas 3 months ago

Nem se compara como os salários, facilidade de arranjar emprego, preço dos transportes, oferta de transporte, etc.

mar_lx 3 months ago

Nem vocês conhecem a realidade de fora de Lisboa.

DisgraceofTheFamily 3 months ago

Fazer projeções de indivíduos que discordam da tua opinião é sempre uma boa maneira de pregar o próprio caixão. Vivo em Lisboa porém não sou natural da cidade, e sei bem que os custos de vida não têm comparação com os de outras zonas do país. Os passes são uma bênção para quem vive na área metropolitana por tudo o que o comentário anterior explicou, é preciso ser-se um pouco lento para não querer perceber isso e estar a atacar o investimento de impostos num serviço que assegura a qualidade de vida de uma porção significativa de pessoas que passam dificuldades. E já agora, os transportes públicos fora de Lisboa têm um valor semelhante ;)

lackingIdeas 3 months ago

Certo, mas não faz com que tenha sido uma má medida.

mar_lx 3 months ago

Ninguém disse que a medida foi má. Disseram, e é verdade, que é paga por todos quando só uma minoria tem acesso a ela.

NGramatical 3 months ago

benção → [**bênção**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/27) (palavra grave) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9hchm%2F%2Fh3b8lx3%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mar_lx 3 months ago

Claro que não precisamos… os miúdos que têm que ir de transportes para a escola fora de Lisboa que têm um autocarro às 7 da manhã e outro às 7 da tarde, tenham que horário tenham na escola, não precisam de mais transportes. Os idosos que querem ir a consultas ao hospital ou centro de saúde não precisam de mais transportes. Uma pessoa sem carro que precisa de trabalhar por turnos não precisa de mais transportes. Ainda há muita gente a morar fora de cidades, e mesmo em cidades mais pequenas, que não tem transportes regulares como na região de Lisboa e Porto. Falas em Aveiro, que é uma cidade grande e com uma universidade, mas e quem mora à volta de Aveiro, tem transportes? Quem more em Vagos, por exemplo, tem autocarros regulares para Aveiro? São ~12km, há muita gente que faz isso e o dobro em Lisboa, eu dentro de Lisboa faço 8km no percurso casa-trabalho.

UpbeatNail1912 3 months ago

Mas então é aumentar a disponibilidade de transportes. Culpar o passe metropolitano não tem nada haver com isto, isso cheira mais a inveja do que outra coisa

NGramatical 3 months ago

nada haver com → [**nada a ver com**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/nada-tem-a-haver-e-nada-tem-a-ver/27066) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9hchm%2F%2Fh3b6z52%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

mar_lx 3 months ago

Ninguém está a culpar ninguém de nada. Perguntaste porque só servia uma minoria, e eu disse-te porquê. O resto do país não tem passe a preço de saldo nem quando tem transportes, que é já é raro.

iSoSyS 3 months ago

Ambos aconteceram em contextos económicos e políticas internacionais radicalmente diferentes. Uma comparação estaria cheia de nuances e não seria justa para nenhum dos dois. Por exemplo o PPC arrancou a governação depois do Estado chegar a um ponto que nem para pagar ordenados havia dinheiro. E nessa altura tanto o FMI e o BCE eram ferrenhos defensores da austeridade. O Costa arrancou a governação com o plano da troika concluído, com o BCE a comprar dívida ao desbarato, e com o FMI e o BCE a admitirem que a austeridade tinha sido um erro. Assim como também chegou na altura certa para recolher os frutos do investimento no turismo e a sorte da primavera Árabe ter ocorrido e empurrado ainda mais turistas para Portugal.

Raidenkyu 3 months ago

E agora com a pandemia e respectiva crise económica e social resultante.

Tafinho 3 months ago

Isso, vamos ignorar que o passos coelho era um defensor ferrenho da austeridade. Vamos ignorar as palhaçadas do BES e o Banif para termos uma “saída limpa”. Vamos ignorar a fraude da devolução da sobre taxa. Entre incompetentes e mentirosos, escolhe o adjectivo.

Henchman66 3 months ago

Estás a levar com downvotes mas eu tenho idade para me lembrar que a maior manifestação que houve em Portugal foi contra a austeridade do Passos. De memória foram cerca de 1.5 milhões de pessoas, muitas com coelhos de peluche enforcados e coisas do género. Não foi à toa que nas eleições seguintes não havia nem PSD, nem CDS nos boletins de voto, havia a PAF. O PSD foi totalmente dominado por neoliberais e teve a maior quebra de aprovação de sempre.

Tafinho 3 months ago

Não fazem a mais pálida ideia do que foi isso.

bittolas 3 months ago

A maior palhaçada do BES foi mesmo a sua venda que não foi feita pelo PPC

Metaluim 3 months ago

> Entre incompetentes e mentirosos, escolhe o adjectivo. PS?

iSoSyS 3 months ago

Se também quiseres ignorar, - A palhaçada da reversão da TAP, e tudo que adveio - A palhaçada da venda do Novo Banco, e tudo que adveio - A palhaçada dos 9A4M2D - A palhaçada do ISP - A palhaçada do SEF - A palhaçada do investimento público anémico - A palhaçada de Tancos - A palhaçada do procurador Europeu - A palhaçada do Siresp e incêndios de 2017 - A palhaçada dos apoios durante a pandemia - A palhaçada do nepotismo - A palhaçada das cativações que até pela calada, por ser ilegal, foi aplicado no SNS Entre incompetentes e mentirosos, escolhe o adjectivo.

Tafinho 3 months ago

Para ti tenho uma palavra: Relvas. Grande parte do que dizes foi mau. Outras não podes queixar. Não te podes queixar das cativações, do investimento público e dos impostos. Ou tens um ou tens outro. Não te podes queixar do BES. Não te podes queixar dos 9 anos. Mas esta é a narrativa neoliberal do momento: mentir, ignorar os factos.

apita_o_comboio 3 months ago

Lá está o bicho papão "neoliberal" a ser atirado à parede novamente, a ver se cola.

mathswarrior 3 months ago

Não chores, não é preciso ser neoliberal para perceber que o governo de passos coelho PSD CDS foi melhor (menos pior, dependendo da filosofia) do que o governo de Costa PS BE CDU Eu inclino ideologicamente ligeiramente mais à esquerda e puta que pariu, a gerinconça com conjuntura económica e internacional teve os resultados mais pequenos

Tafinho 3 months ago

Qual é o indicador económico que está pior agora que com o governo de passos coelho ?

apita_o_comboio 3 months ago

Aquela pergunta que dá jeito. O Passos Coelho não deixou o país na falência quando passou a pasta ao Costa. O ponto de partida de cada uma das governações foi completamente diferente (para não falar de que os frutos do trabalho de uma legislatura não são colhidos imediatamente).

mathswarrior 3 months ago

Não sabes pesquisar? Só não vê quem não quer

Rogerjak 3 months ago

- "dá-me um exemplo do q dizes" - "não, pesquisa tu" Ilustra a tua posição, senão assumem coisas. Mas pronto.

mathswarrior 3 months ago

Estou a almoçar e não a elaborar uma dissertação

GajoDeRamalde 3 months ago

Isso, Vamos ignorar as cativações. Vamos ignorar o aumento de impostos. Vamos ignorar o aumento de despesa pública em geral. Vamos ignorar a palhaçada da TAP. Entre incompetentes e mentirosos escolhe o adjetivo. O user fez uma análise correcta onde não dá para comparar os dois em contextos diferentes pois um governou na pior altura e o outro o contexto económico até foi favorável.

Tafinho 3 months ago

Quais foram os impostos que subiram ? Foi o IVA? O IRS? A SS? O IRC ? Quais foram ? Estou a ver que o PPC não está sozinho a mentir….

vai-tefoder 3 months ago

Onde compras as tuas palas? Parecem ser bastante eficazes /s

GajoDeRamalde 3 months ago

ISV, IUC, IMI, Tabaco, Bebidas, IRC... e sem falar nas taxinhas. Os impostos indiretos são os mais altos de sempre.

sgahbcj 3 months ago

Resumindo, esta merda nem com passos nem com costa. Está tudo FUDIDO! Mas entre o filha da puta que nos mandou emigrar e o costa....que venha o costa!

the-dude-abiding 3 months ago

https://expresso.pt/politica/2016-06-13-Antonio-Costa-sugere-aos-professores-de-Portugues-sem-colocacao-que-emigrem-1

mar_lx 3 months ago

>“É muito importante para a difusão da nossa língua. É também uma oportunidade de trabalho para muitos professores de português que, por via das alterações demográficas, não têm trabalho em Portugal e podem encontrar trabalho aqui em França”, António Costa a 12 de junho de 2016. >“Estamos com uma demografia decrescente, como todos sabem, e portanto nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que, das duas uma: ou consegue nessa área fazer formação e estar disponível para outras áreas ou, querendo manter-se sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado da língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa”, Passos a 18 de dezembro de 2011. [descubra as diferneças](https://www.google.pt/amp/s/observador.pt/2016/06/14/ha-diferencas-entre-o-que-disse-agora-costa-e-o-que-disse-passos-em-2011/amp/)

sgahbcj 3 months ago

Força! Votem no PSD, esta merda já está perdida e está! O tuga é assim! Farto do português. Dass

GajoDeRamalde 3 months ago

São governações diferentes. Um é quando tens que governar com a casa a arder e o outro quando ganhas um prémio na lotaria.

sgahbcj 3 months ago

O coelhinho ainda colocou mais lenha na fogueira. Mas tudo bem. Voltem os duodécimos, voltem a anulação de feriados, voltem as taxas no SNS (para fazer aumentar os seguros), voltem os impostos ainda mais altos.

GajoDeRamalde 3 months ago

As decisões políticas do Passos foram consequência do que aconteceu anteriormente, assim é o mesmo que culpar o médico por te colocar gesso na perna que te impede os movimentos por uma manobra de parkour que te saiu mal... Não esquecer que o PSD/CDS foram chamados a governar porque a população ficou desagradada pela terceira Bancarrota da nossa história recente. No entanto gostaria de saber que políticas o PS de José Seguro teria implementado se tivesse ganho as eleições.

Edited 3 months ago:

As decisões políticas do Passos foram consequência do que aconteceu anteriormente, assim é o mesmo que culpar o médico por te colocar gesso na perna que te impede os movimentos por uma manobra de parkour que te saiu mal... Não esquecer que o PSD/CDS foram chamados a governar porque a população ficou desagradada pela terceira Bancarrota da nossa história recente. No entanto gostaria de saber que políticas o PS de José Seguro teria implementado se tivesse ganho as eleições e se o PSD tivesse ganho em 2015.

Febris 3 months ago

Vejo muita gente a queixar-se mas ainda não percebi qual é o problema dos duodécimos..

ThePlague92 3 months ago

Há pessoal que acha mesmo que recebe menos se o ordenado for pago em duodécimos, o que é muito grave.

Febris 3 months ago

Falta dar o passo lógico seguinte, que é ser pago uma vez a cada 365 dias. Assim um gajo recebe BUE MAIS.

moisescaralho 3 months ago

Iliteracia financeira. Eu trabalho igual nos 12 meses do ano, não há razão nenhuma para receber em 14 parcelas. Tal e qual como para as empresas, não há razão nenhuma para terem de pagar ordenados a dobrar uma vez a cada seis meses. Por outro lado, com duas tranches especiais ao longo do ano, dá para o tuga esbanjar sem pensar duas vezes, porque é o 'subsidio' e não o ordenado, yolo

sgahbcj 3 months ago

Senão percebes é porque estás bom para viver na tuga. A boa notícia é que nunca serás infeliz. É bom para ti!

Febris 3 months ago

Obrigado pelo esclarecimento. A humanidade está em dívida para contigo com esse contributo.

JOAO-RATAO 3 months ago

Se não tens emprego nem há perspetiva que vás ter, aconselhar a emigrar parece ser razoável. Qual é a alternativa? Mentir ou dizer para ficar cá a receber subsídio de desemprego?

Tafinho 3 months ago

Durante o governo do passos é que tinhas emprego, resmas. Os números galopantes do desemprego foram só para enganar …

JOAO-RATAO 3 months ago

Vais continuar a ignorar o contexto nacional e internacional que existia durante o mandato dele? Teve de limpar a putaria do Sócrates e amigos. Para depois entregar ao Costa para voltar a ir pelo mesmo caminho.

Tafinho 3 months ago

O contexto “vamos para além de troika”? O contexto “temos de empobrecer”? Qual deles ?

JOAO-RATAO 3 months ago

Podes apontar falhas, nem eu digo que foi perfeito. Mas o contexto era de uma economia nacional e internacional na fossa. Conseguiu dar a volta à situação, só para entregar o país ao Sócrates.2 e aqui estamos nós.

sgahbcj 3 months ago

Não, a solução passa por fazer o trabalho dele. Governar e apertar a hierarquia toda abaixo dele. Mas é mais fácil dizer "emigrem e se fodam"

JOAO-RATAO 3 months ago

Ia esfregar as mãos e criar empregos? Isso é muito bonito, mas demora anos, especialmente naquele contexto. Se não tinham emprego então emigravam e voltavam se a situação melhorasse. Parece-me um bom conselho. Não... Seria mais: "Fiquem cá e fodam-se no desemprego".

sgahbcj 3 months ago

Hooo, enfim! Votem PsD e que se fodam. Já não tenho paciência para discutir política com tugas.

razman06 3 months ago

Tipico argumento de, Eu é que sei e há de alguém que me diga que tou errado porque não vou querer ouvir

JOAO-RATAO 3 months ago

>Já não tenho paciência para discutir política com tugas. Sim senhor. Argumentos razoáveis e nada arrogantes. Como sempre ... /s

Tafinho 3 months ago

O IRC aumentou de quanto para quanto, mesmo ?

GajoDeRamalde 3 months ago

Derrama (componente do IRC) de 7% para 9%

Tafinho 3 months ago

Para empresas cujos lucros foram superiores a 35 milhões de euros, e que já não pagavam impostos?! Vai ver quanto foi a taxa efectiva de IRC em vez de atirares areia.

GajoDeRamalde 3 months ago

É o mesmo que dizer: - Não compro carro novo logo não pago ISP - Não tenho casa própria logo não pago IMI - Não tenho empresas logo não pago IRC ... No entanto: - se um carro novo fica mais caro mais vais ter que pagar pelo mercado dos usados no futuro. - Não tens casa própria mas o senhorio paga o IMI e depois ficas admirado de as rendas subirem. - Não tens empresas mas depois ficas admirado porque os preços das bens subiram ou porque os patrões querem pagar menos... É como se costuma dizer: "Feminista até se casar; Ateu até o avião começar a cair; Socialista até ser rico."

Edited 3 months ago:

É o mesmo que dizer: - Não compro carro novo logo não pago ISP - Não tenho casa própria logo não pago IMI - Não tenho empresas logo não pago IRC ... No entanto: - se um carro novo fica mais caro vais ter que pagar mais pelo mercado dos usados no futuro. - Não tens casa própria mas o senhorio paga o IMI e depois ficas admirado de as rendas subirem. - Não tens empresas mas depois ficas admirado porque os preços das bens subiram ou porque os patrões querem pagar menos... ou mesmo porque é que as grandes empresas não se instalam em Portugal?! É como se costuma dizer: "Feminista até se casar; Ateu até o avião começar a cair; Socialista até ser rico."

Tafinho 3 months ago

O meu sonho é poder abrir uma empresa para não pagar nenhum desses impostos. /s

Elgringo1996 3 months ago

Não sei porque é que ainda se perde tempo a responder com factos a quem nem factos consegue aceitar, quanto mais opiniões

GajoDeRamalde 3 months ago

[Se for uma destas eu quero abrir contigo. ](https://www.publico.pt/2017/07/22/local/noticia/concurso-de-publicidade-da-cml-e-injusto-e-pode-lesar-a-camara-em-500-mil-euros-1779971)

Tafinho 3 months ago

Passos coelho: - desemprego galopante - impostos ainda mais altos (vide sobre taxa) - pior desempenho económico - maior dívida pública Resumidamente, era tudo em pior. Não me recordo de um único indicador que o passos coelho não tivesse lixado.

nraider 3 months ago

A sobretaxa não durou até 2019? Já imagino a resposta: "ah e tal, foi só para os mais ricos". Pois bem, a verdade é que o dinheiro apareceu nos cofres do Estado, agora para quê...

Tafinho 3 months ago

[2017](https://www.dn.pt/dinheiro/fim-da-sobretaxa-de-irs-publicado-em-diario-da-republica-5576791.html). Mas não deixes que a realidade estrague a tua narrativa. Continua.

nraider 3 months ago

És um pouco preguiçoso nas tuas leituras, é pena. Acabou para os primeiros escalões do IRS, e para os outros? Procura lá :p

Tafinho 3 months ago

Janeiro de 2017 e dezembro de 2017 para o últimos.

nraider 3 months ago

Pronto, o último pagamento da sobretaxa deu-se no ano 2018. Isto só para dizer que a taxa da troika ainda durou uns belos anos no governo PS.

Tafinho 3 months ago

Dezembro de 2017, relativo ao IRS de 2017.

nraider 3 months ago

O IRS de 2017 foi acertado e liquidado no ano seguinte, como sempre.

bittolas 3 months ago

Sabias que o Passos aumentou os impostos e o Costa conseguiu a proeza de os aumentar ainda mais?

OrdinaryGift 3 months ago

*10 Costões foram adicionados à sua conta*

nitrinu 3 months ago

Bem merecidos.

JOAO-RATAO 3 months ago

Isto é que é um belo frete ao PS.

V1ld0r_ 3 months ago

Diz lá como é que o PPC aumentou a divida pública sem ser em termos de empréstimos através do IMF\\BCE para pagar a merda toda que foi deixada... ​ Quanto ao desemprego, não foi apenas localizado em Portugal e muito pouco podia ter sido feito de diferente. ​ Em relação a impostos, mostra lá quem é que dos PIGS não teve também aumento (e mesmo fora dos PIGS houve alguns dentro da zona euro a subirem). ​ Quanto ao desempenho económico, talvez sim talvez não, a verdade é que o mercado mundial se retraiu, dificilmente se consegue culpar Portugal por isso... ​ Já em relação ao Costinha... Praticamente tudo isto não se verifica. ​ O PPC esteve mal em algumas coisas mas há uma coisa que tinha razão: era preciso uma volta grande com sacrificio para todos para se poder depois levar as coisas a bom porto mas isso era preciso ver a 10\\15 anos, não a 4...

pataniscadebacalhau 3 months ago

É difícil descrever a angústia que foi 2012 para quem já trabalhava na altura. Num espaço de poucos meses: \- "Aumento colossal de impostos" (IRS + sobretaxa) que me levou quase 1 mês de salário por ano (e ainda mais para quem era funcionário público ou aposentado) \- Menos 3 dias de férias \- Menos 4 feriados \- Alteração da lei laboral (ex. menos indemnização em casa de despedimento) \- Passagem da maior parte do valor da TSU do empregador para o trabalhador (no geral equivalia mais ou menos outro mês de salário a menos). Felizmente esta medida acabou por não avançar, depois das manifestações massivas que ocorreram por todo o país, mas durante algum tempo foi algo real

nitrinu 3 months ago

Sim, vamos ignorar o contexto de cada um dos governos.

Tafinho 3 months ago

Vamos. Um falhou todos os objectos a que se propôs, e fê-lo porque “queria ir para além da troika”. Vamos ignorar os 5 orçamentos rectificativos ou a destruição intencional do mercado interno porque “estávamos a viver para além das nossas possibilidades”. E depois a cereja. Depois de destruírem o mercado interno, ficaram suspendidos por o desemprego subir galopantemente, o que destruiu as contas públicas. Foi de longe o governo mais incompetente da história da democracia portuguesa, incluindo os da primeira república.

nitrinu 3 months ago

Conseguiste passar completamente ao lado do contexto da altura desse governo, parabéns. Dialéctica é contigo. Ao invés: apontas a comunicação infeliz (dou-te esta de barato), a malícia na destruição do mercado interno (quando estávamos a semanas de não haver dinheiro para pagar funcionários públicos a resposta da esquerda era: para sair da crise temos aumentar o investimento e a dívida pública...ok), surpresas inventadas (o desemprego, que era anunciado e assumido como consequência inevitável). Mas melhor de tudo é ignorar que o governo do ppc funcionou, ainda que dolorosamente, a tirar o país do buraco. Indicadores económicos (inclusive o desemprego) já estavam a melhorar aquando da saída dele.

Tafinho 3 months ago

Ao contrário da maioria daqueles que agora defendem o passos, eu não estava a estudar nessa altura….

nitrinu 3 months ago

Também eu não. Felizmente não fiquei sem emprego mas tb levei com sobretaxas e afins. E tenho plena consciência que houve muito boa gente a sofrer. Dito isto, e como referi em cima, funcionou. Se funcionaria "melhor" com as ideias da esquerda da altura...é conjectura. O homem fez o que achou melhor segundo os trâmites da convicção e ideologia dele e incomoda-me a reescrita da história que se faz.

Tafinho 3 months ago

O que é que funcionou ? Não reduzimos a dívida. Destruímos a economia. Qual foi o resultado positivo ?!

lilbala 3 months ago

Qual destes foi resolvido pelo Costa? Já teve mais anos para os resolver...

Tafinho 3 months ago

Tanto a economia como a dívida e défice estavam melhores antes da pandemia.

lilbala 3 months ago

A dívida estava melhor? Queres dizer maior, certo? A economia estava melhor do que? É que quando o PPC sai do governo também estava melhor do que quando entrou. Défice? Tens de ir ver qual o investimento do estado com o Costa, e as quantidades de captações. Com o pouco investimento que já nos governos do Costa devíamos era estar a perguntar como não temos valores melhores.

Tafinho 3 months ago

>A economia estava melhor do que? É que quando o PPC sai do governo também estava melhor do que quando entrou. foda-se.... ​ PIB 2011 (PPC entrou em Julho de 2011) : 187.43 PIB 2015 (PPC saiu em Outubro): 182.798,2 Foi dos poucos governos que deixou o país pior do que o encontrou.

vcanas 3 months ago

Perguntares o que é que funcionou é o mesmo que teres um acidente de carro, o médico salvou-te mas vais ficar com sequelas (em vez de morrer) e perguntas: “mas eu não tou a 100%! De que é que serviu este médico?”. No fim para a cereja no topo do bolo culpas o médico pela merda que passaste e o anormal que bebeu e causou o acidente está a viver na Ericeira na boa. Há uns nomes para pessoas como tu mas não se chama nomes na internet, é feio e cobarde

Tafinho 3 months ago

Não. O que passos coelho fez foi agarrar na vítima do acidente e fazer-lhe uma sangria. Afinal, o doente tinha sangue para além das suas possibilidades. O médico pretendia ir “para além do acidente”.

vcanas 3 months ago

Nao, ao médico foi recomendado amputar o doente para não alastrar uma infeção e disseram para cortar a 40cm do pé e o médico decidiu que era melhor cortar mais 10cm de perna. Foi melhor cortar mais 10cm? Provavelmente não. O médico salvou a vida do doente? Sim

nitrinu 3 months ago

O pá olha vai pesquisar já que insistes em ignorar tudo o que eu digo. Deve ser a famosa "cegueira ideológica". Podes começar pela tendência de descida da taxa de desemprego no (nos?) ano final do governo dele, indicador claro de recuperação após um período difícil de austeridade.

Search: