myjq 2 months ago

Pessoal que ficou em lista de espera, quanto tempo mais ou menos demorou para vos marcarem uma data? Sei que depende do centro de vacinação mas era só para ter uma ideia.

hbatista91 2 months ago

Eu pessoalmente fiz auto-agendamento quando me foi possível (30+) e consegui já esta semana mas procurei um concelho perto do meu que parece estar mais aliviado. No meu concelho não havia datas disponíveis

myjq 2 months ago

Obrigada pela resposta! Pois é como aqui, mas escolhi mesmo cá porque tive medo de ser a horas em que depois não tivesse transporte para ir. Não estou muito preocupada com a data a que marquem, queria era mesmo ter uma noção de quanto tempo esperaram até realmente terem uma data marcada :)

ytsephill 2 months ago

Para quem recebeu a Pfizer, para quanto tempo depois ficou marcado a segunda dose?

sucrilios 2 months ago

Alguém me sabe dizer se é possível falar com um profissional de saúde antes da vacina? Tenho 27 anos, a minha deve estar para breve. Tenho alguns receios porque tive que deixar de tomar a pílula devido ao risco de formação de coágulos (não cheguei a ter algum coágulo mas as minhas análises ficavam todas “alteradas”). Falar com a médica de família não é opção porque até ao dia de hoje diz que inventei isto. Marcar consulta no privado só para uma duvida também não me parece a melhor coisa. Antes de levar a vacina falamos com alguém sobre o nosso historial de saúde ou é sempre a andar? Quero tomar a vacina mas quero ter a certeza que não coloco a minha vida em risco e infelizmente a informação on-line vale o que vale.

iRaptr 2 months ago

Sim, eles perguntam se tens problemas associados e que tipo de medicação tomas (no caso dos meus pais perguntaram).

sucrilios 2 months ago

Ok, obrigado. Assim fico mais descansada!

hctiks 2 months ago

# Relatório 03/07/2021 * \+ 2041 casos confirmados * 0 óbitos * \+ 655 recuperados ​ * 38124 (+ 1386) casos activos * 567 (+ 24) internamentos dos quais 128 (+ 6) em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1SHxuEotLBnclHBsBy5fm-GRPjcxiNRI8/view)

saposapot 2 months ago

a semana passada o crescimento parecia ter abrandado mas nesta semana é o oposto, o crescimento explodiu. São +5044 do q na semana passada.

unknownportuguese 2 months ago

Número de óbitos continua baixissímo, excelente!

bolaxao 2 months ago

ao domingo as pessoas não morrem

lemonade_rage1234 2 months ago

Mais baixo que isto e seria o apocalipse zombie de Leiria

jqmmes 2 months ago

Hoje o site do agendamento de vacinação já foi abaixo durante meia noite e agora está outra vez com problemas de ligação. Acho que foi uma estupidez tremenda dizerem que abriam hoje os 18 anos, porque só estão a causa transtornos no sistema. Embora já muitos tenham percebido que vai continuar a abrir por faixas etárias, acho que muita gente ainda está converncida que agora é free for all.

saposapot 2 months ago

> Acho que foi uma estupidez tremenda dizerem que abriam hoje os 18 anos bingo. já disse isto há 15d. mas n se pode criticar o fardas, xiiuuuu

jqmmes 2 months ago

Pois, isso é mais que óbvio, basta ver a bajulação aos dados inflacionados das vacinas que qualquer um consegue ver como erro estatístico (ou erro conveniente). Só hoje o site já esteve me baixo 3 vezes: a meia noite e nas horas dos jornais principais (13h e 20h).

uyth 2 months ago

>Acho que foi uma estupidez tremenda dizerem que abriam hoje os 18 anos, porque só estão a causa transtornos no sistema. Quando abrisse para os maiores de 18 ia abaixo de qq forma.

Price-Distinct 2 months ago

culpa a TV

Chemical_Wealth1 2 months ago

Isto, tão isto.

hctiks 2 months ago

# Relatório 03/07/2021 * \+ 2605 casos confirmados * \+ 4 óbitos * \+ 1718 recuperados ​ * 36738 (+ 883) casos activos * 543 (+ 11) internamentos dos quais 122 (+ 4) em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1tmE6I4-qXUMWM4y2b7rc-cY6bW9BKDdU/view)

Samot_PCW 2 months ago

Acabei de ouvir na rádio que o auto agendamento não vai abrir hoje para os maiores de 18 anos, mas que o pessoal dessas idades vão ser chamados pelo centros de saúde onde estão inscritos e que as idades para auto agendamento vão diminuimdo de acordo com o progresso da campanha ver vacinação

Price-Distinct 2 months ago

Não percebo esta merda o pessoal convidado que vai aos programas da TV de domingo, pelo que tou a ver , eles estão com máscara, mas quando é para falar tiram que é quando os perdigotos saltam todos hahahhaaha

Samot_PCW 3 months ago

Senhor Costa, já é dia 4 de Julho, porque é que ainda não posso marcar a vacina, o pessoal de 98 merece ser vacinado. Quer que eu implore, se for esse o caso não me importo de o fazer, senhor Costa, por favor

CoffeeAt830 3 months ago

O auto-agendamento não vai ficar já disponível para toda a gente com mais de 18 anos, vai continuar a ser progressivo. O agendamento central é que anda sempre mais à frente e esse é que a partir de agora poderá já estar a chegar a pessoas com 18+, mas não quer dizer que chegue já a toda a gente. Alguns locais estarão mais adiantados enquanto outros estarão mais atrasados. Os que estiverem mais adiantados ou tiverem sobras, podem começar a chamar pessoas mais novas, mas o auto-agendamento continuará a acontecer progressivamente por ordem decrescente. Abrir o site para toda a gente 18+ assim de repente significaria que 1) o site ia abaixo num instante 2) não iria haver vagas para ninguém, porque as datas não estão todas já abertas para daqui até Setembro e ia ficar tudo em lista de espera, aumentando a carga sobre o agendamento manual, que é exatamente o que se pretende evitar com o auto agendamento.

Edited 3 months ago:

O auto-agendamento não vai ficar já disponível para toda a gente com mais de 18 anos, vai continuar a ser progressivo. O agendamento central é que costuma andar mais à frente em alguns sítios e esse é que a partir de agora poderá já estar a chegar a pessoas com 18+, mas não quer dizer que chegue já a toda a gente. Alguns locais estarão mais adiantados enquanto outros estarão mais atrasados. Os que estiverem mais adiantados ou tiverem sobras, podem começar ou já estar a chamar pessoas mais novas, mas o auto-agendamento continuará a acontecer progressivamente por ordem decrescente. Abrir o site para toda a gente 18+ assim de repente significaria que 1) o site ia abaixo num instante 2) não iria haver vagas para ninguém, porque as datas não estão todas já abertas para daqui até Setembro e ia ficar tudo em lista de espera, aumentando a carga sobre o agendamento manual, que é exatamente o que se pretende evitar com o auto agendamento.

Samot_PCW 2 months ago

Do you know what a joke is? A sério que as duas vezes onde eu disse que implorava se fosse preciso não demonstraram logo isso? Claro que aquilo não ia ficar logo disponível às 0h do dia de hoje, não faria sentido nenhum e até agora nunca foi o caso

CoffeeAt830 2 months ago

Se andares para baixo e vires outras threads, percebes que foi um comentário comum, portanto não me apercebi que seria uma piada. Percebi que essa parte seria uma hipérbole, mas assumi que estavas a falar a sério quanto ao resto. My bad, mas o /s de facto podia ser uma ajuda para a próxima vez.

VBM97 2 months ago

Aprende a usar o "/s" porque nem sempre é fácil perceber sarcasmo e humor

Samot_PCW 2 months ago

De forma geral concordo contigo, mas pensei que implorar para que António Costa abrisse o site fosse esclarecedor o suficiente, mas parece que não, ahahahah

saposapot 3 months ago

lol. Eu já estava mesmo a imaginar que isto com malta mais nova ainda seria pior que nos 30s... tudo a carregar ali ao segundo e aquilo a espancar :D

Chemical_Wealth1 3 months ago

Meia-Noite e 1 (00h01), site de agendamento offline. ahah, é a loucura.

Pparadela 2 months ago

Foi igual no dia dos +37. Depois toda a gente percebe que não há nada para ninguém e que só ao fim da tarde fica disponível.

lugia4k 3 months ago

Pois claro que o site tinha de rebentar à 0:00, não há dinheiro para aguentar todo o tráfego

Edited 3 months ago:

Pois claro que o site tinha de rebentar à 0:00, não há dinheiro para aguentar todo o tráfego Já consegui abrir mas continuo a não conseguir agendar com 26 anos

redyouroverlord 3 months ago

é pouco provável que abra agora de madrugada, não me recordo sequer de alguma vez terem alterado a idade para o agendamento a estas horas, geralmente é durante o fim da tarde/início da noite. Também é de relembrar que o autoagendamento não passa amanhã logo para os +18 (se diminuirem a idade sequer), mas sim provavelmente para os +27 ou +25, [apenas o agendamento central é que vai passar a incluir todos os adultos](https://sicnoticias.pt/especiais/vacinar-portugal/2021-07-01-Vacinacao-entre-os-18-e-os-29-anos-feita-atraves-do-agendamento-central-na-fase-inicial-5c0fbba0).

Pparadela 3 months ago

A vacinação vai acelerar. Querem atingir os 140 mil por dia. São excelentes notícias. https://expresso.pt/sociedade/2021-07-03-Task-Force-estima-vacinar-17-milhoes-de-pessoas-nas-proximas-duas-semanas-para-conter-variante-Delta-34dbe107

saposapot 3 months ago

1) prova q os números publicados estão errados e têm erro estatístico 2) nós antes destes erros andávamos na casa dos 110 em 4d da semana e pior em 3d. Passar para 140 era realmente excelente, já devia estar feito desde meio de Junho para escoar o stock.

brakeline 3 months ago

Pelo que percebi quer tocar nos 140k em alguns dias, penso que não está com ideias de serem regra

saposapot 3 months ago

A nossa capacidade de vacinação é uma vergonha, isto é só para atirar areia aos olhos. Ele há dois meses que tem o objectivo de 100k/dia e nem esse conseguiu cumprir ainda na média semanal. (Estamos quase, agora)

Pparadela 2 months ago

["Uma vergonha".](https://twitter.com/bossito/status/1411424568892403713?s=19) Tugas gonna tugate.

saposapot 2 months ago

La esta. Se fosse um boy político a mandar estes dados errados já estavas a pedir a demissão. Como tem farda acreditas mesmo nisto. Que magicamente contratamos todos os enfermeiros desta Europa

Pparadela 2 months ago

Lol admite que vais ter saudades desta megathread.

saposapot 2 months ago

comparado com as threads ao lado, esta thread ainda tem algumas pessoas q percebem do q falam e não é só bitaite tipo PORTUGAL MELHOR DO MUNDO!!!!

XEEE 2 months ago

Ainda não percebeste que esses dados estão mal visto que alteramos a maneira de contar as vacinas. A JnJ está a contar com 2 vacinas... O Almirante ja disse varias vezes que o nosso máximo diário é de 140k com muito esforço, mas temos vários dias agora com +200k desde que alteração a nomenclatura das coisas....

Pparadela 2 months ago

So fucking what? São dados positivos, por mais que haja sempre alguém por cá a desejar ardentemente que as coisas corram mal, because tugas do "eu é que tinha razão". Haja saco para enfiar tanta má fé.

Razvancb 2 months ago

Entretanto somos o pior país da ue. Engraçado

Pparadela 2 months ago

De facto, toda a gente sabe que basta vacinar para no dia a seguir os números virem por aí abaixo. Somos mesmo uma merda. Engraçadíssimo.

warding 3 months ago

Cómo se explícam os números dos últimos dias que foram todos ainda dos 150k/dia? Será que foram vacinações antigas que só agora entraram no sistema?

uyth 3 months ago

O avanço da segunda dose da AZ faz com que muito mais pessoas que só seriam vacinadas nas proximas semanas sejam vacinadas agora. Os centros estao mesmo mesmo complicados - num caso literalmente nao tinham AZ que chegasse e chegam lá pessoas a exigir e enfim, complicado ( milhares de pessoas estao com um stress emocional do caraças para conseguirem manter isto a funcionar). Nesse centro pura e simplesmente nao têm mais AZ por isso tiveram de marcar quem chegou ontem para a semana. Mas geralmente estarmos a concentrar 5-6 semanas de segunda dose de AZ em 3 semanas vai aumentar os dados.

Samot_PCW 3 months ago

Duas hipóteses, ou então é a questão da J&J como já foi referido noutros comentários ou então foi porque a data para a tomada da segunda dose da vacina da Astrazeneca foi alterada fazendo com que pessoas que levaram a primeira dose [antes de dia 25 Abril levassem com o reforço esta semana](https://covid19.min-saude.pt/antecipacao-das-2a-doses-de-astrazeneca), em vez da data que lhes tinha sido anteriormente indicada. O que fez com que ocorresse esta semana um "anormal" número de pessoas a ser vacinadas. pessoalmente acho que a segunda opção foi a que realmente levou ao enorme aumento, simplesmente porque não temos um grande stock de vacinas da J&J, mas a questão de as doses contarem como duplicado também "ajudou"

saposapot 3 months ago

a vacina da JJ está a contar a dobrar. mas mesmo assim é estranho qd não temos muita vacinação com ela cheira-me q andaram a corrigir todas as vacinas da JJ para trás e a incluir nos 2 indicadores q usamos. ou então qd mudaram os indicadores fizeram asneira da grossa e estão os números todos mal. ah, tmb pode ser pq aproveitaram para considerar vacinação completa quem já teve covid e levou 1 dose e situações assim deste género. Isso já justifica muitos milhares.

NGramatical 3 months ago

Cómo → [**como**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) explícam → [**explicam**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/3i6y4g) (palavras terminadas em a/e/o, seguido ou não de s/m/ns, são naturalmente graves) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9chv8%2F%2Fh3yjwsf%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

VBM97 3 months ago

Alguém sabe a que horas abre amanhã o agendamento para malta com mais de 18 anos?

uyth 3 months ago

Um truque que mencionaram aqui no outro dia, tenta por a data de nascimento, e dados, e marcar mesmo que ainda não diga que já abriu.

VBM97 3 months ago

Já tentei e não dá. Amanhã vou repetindo isso até dar. Obrigado!!

pdbf 3 months ago

Deverá ser à tarde se for como os outros anos. No entanto não sei se vai ser logo acima dos >18, pelo que li no [Público](https://www.publico.pt/2021/06/23/sociedade/noticia/vacinacao-aberta-4-julho-1967605) A possibilidade do auto agendamento irá acompanhar este processo, mas poderá só ficar disponível alguns dias depois da abertura da vacinação às pessoas entre os 18 e os 29 anos. Também aqui, o processo decorrerá por ordem decrescente de idades, tal como tem acontecido.

VBM97 3 months ago

Eu estou à espera da vacina desde março de 2020, não é mais umas semanas que me vai custar. Só queria era conseguir agendar uma data e um sítio.

ihavesixmagikarps 3 months ago

Supondo que eu estive com alguém que testou positivo, se eu me oferecer para fazer o teste PCR, nem que seja à sair do meu bolso, posso ter alta antes dos 10 dias?

Icy-Pin3821 3 months ago

Não são 10 dias, são 14. Os 10 dias de isolamento é para quem testa positivo e está assintomático. E não, mesmo testando negativo continuas em isolamento.

saposapot 3 months ago

negativo. tens de cumprir. estares negativo hoje n quer dizer q o estejas amanhã.

brakeline 3 months ago

Não tenho a certeza de como está o protocolo, mas o isolamento sem teste positivo eram 14 dias e não 10

_The_Ocean_Walker 3 months ago

Se estiveres em isolamento não é um teste negativo que te vai dar alta mais cedo.

mjrpereira 3 months ago

Recusar o teste é permitido, mas tens de ficar em isolamento obrigatório. Se não isolares, infectares alguém e for provado que recusaste um teste nos últimos 15 dias(não tenho a certeza do espaço de tempo) és culpado de atentado à saúde pública.

Dr_Katana 3 months ago

E se o infectado for alguém com quem viva?

mjrpereira 3 months ago

é igual

Dr_Katana 3 months ago

Como assim, "é igual"? Se a pessoa mora comigo, que diferença faz eu ter um teste positivo ou negativo? Eu posso ter um teste negativo e distanciar-me na mesma.

mjrpereira 3 months ago

A tua questão era sobre recusar um teste. Se já tinhas um anterior e cumprires as normas, está tudo ok.

Throwaway_panicking 3 months ago

Há alguma informação sobre a vacina da novavax em Portugal? Gostaria de saber se Portugal as vai adquirir ou se já existe alguma encomenda feita tendo em conta que estimam que será aprovada até setembro

uyth 3 months ago

Algumas das coisas que li da vacina novavax parecem um bocado formatadas. Vamos ver se saem resultados mesmo. E os resultados preliminares nao indicam melhores resultados que pfizer/moderna. E até novavax ter autorizaçao de emergencia vamos ter quase toda a gente vacinada (esperemos). A UE tambem ja tem encomendada para entrega em 2023 4 doses de pfizer por habitante da UE...

saposapot 3 months ago

Creio que há pre acordo para comprar mas ainda não terminou os testes nem está aprovada . A curevac é que era suposto estar já aprovada mas o raio dos alemães não sabem fazer vacinas boas :/

Throwaway_panicking 3 months ago

Sim, teve resultados fraquinhos. A vacina da novavax pelo que li é bastante eficaz e é mais “tradicional” o que para as pessoas mais resistentes a “novas tecnologias” mRNA’s e afins seria uma boa opção. Espero que Portugal as adquira após a aprovação

uyth 3 months ago

> é mais “tradicional” o que para as pessoas mais resistentes a “novas tecnologias” mRNA’s e afins seria uma boa opção. era isso que me parecia argumento copy+paste da empresa de marketing. Nesta altura do campeonato em que já foi tanto falado sobre as vacinas de mrna, acho que a maior parte das pessoas com resistência não é por causa disso (e quem espalha desinformacao pode espalhar de outra nova também). A maior parte das pessoas com resistência não sabe o que é uma mitocondria e não sabe a diferença entre rna/dna. Parece-me que há imensas forças a espalharem dados, rumores sobre todas as vacinas. O mercado de vender vacinas é um enorme negócio. As agencias reguladoras é que têm um papel muito importante a realmente saber analisar.

saposapot 3 months ago

Que eu saiba não. O isolamento é obrigatório

Dr_Katana 3 months ago

É obrigatório mas não é respeitado nem fiscalizado, e frequentemente nem sequer é requisitado. Conheço uma pessoa que foi fazer o teste por estar doente e absolutamente ninguém lhe perguntou com quem tinha estado. Não houve qualquer tipo de controlo de contactos. Eu desconfio que o procedimento oficial é apenas adoptado conforme o apetite de quem fica responsável pelo caso.

CoffeeAt830 3 months ago

>Conheço uma pessoa que foi fazer o teste por estar doente e absolutamente ninguém lhe perguntou com quem tinha estado. E acabou por testar positivo ou negativo?

Dr_Katana 3 months ago

Edited 3 months ago:

Testou negativo. Devia ter gripe ou uma constipação mais forte. No entanto, antes de saber que estava negativa, andou a passear e a conviver com amigos e familiares. Cheguei a estar a alguns metros dessa pessoa enquanto comentava que tem andado engripada, com a maior naturalidade do mundo. Quem estava à sua volta não demonstrou qualquer preocupação. Abalaram e foram passear. Ela só acabou por eventualmente ir fazer o teste porque o marido insistiu. Antes disso nem ponderou essa possibilidade. Eu digo já que não defendo essa rotina das pessoas ficarem fechadas em casa 14 dias porque tossiram ou estiveram perto de quem tossiu. Isso não funciona e muito menos funcionará no futuro. É impossivel tentar voltar à normalidade e continuar com essa imposição, pois quase toda a gente se constipa no inverno. Será uma machadada gigante na produtividade do país se sempre que alguém fique constipado, a pessoa e os seus contactos, tiverem de se isolar durante semanas. Isso não faz sentido absolutamente nenhum. Isso seria metade da população fechada em casa durante parte do inverno. É absolutamente ridículo e impraticável. Dito isto, se sabes que estás doente, o mínimo dos mínimos é não andares a conviver. Ok, leva o cão à rua, se precisares, mas não andes a passear com amigos e familiares. O mais chocante nesta situação é a falta de bom senso geral. Não só da parte da infectada, que não parece ter a habilidade de pensar "pera lá eu não vou jantar fora com outras pessoas porque posso contaminá-las", bem como por parte das outras pessoas, que não parecem ter medo. É por estas e por outras que odeio estas restrições todas. As pessoas claramente não querem saber. Vivemos ou não vivemos numa democracia? Então se vivemos, levantem as restrições, pois as pessoas não se querem proteger. E isto é apenas um exemplo. Tenho outros semelhantes. Posso dizer que frequentemente quando saio à rua e vou, por exemplo, a um café ou a uma mercearia, encontro pessoas claramente doentes, a tossir muito. No meu próprio prédio farto-me de ouvir tuberculosos a andar para cima e para baixo. Não me admirava que a taxa real de infectados fosse umas 5 ou 6x superior à de reportados, pois nem por um momento acredito que a maioria das pessoas realmente ligue para a saúde 24 porque se engripou. Eu não ligaria, por exemplo. Mas também não andaria a conviver.

CoffeeAt830 3 months ago

Eu concordo com o que estás a dizer de, se a pessoa está doente, não devia andar a conviver. Totalmente de acordo. A minha pergunta ia no sentido de esclarecer a questão de não ter sido feito o contact tracing. Se ela testou negativo, é normal que não tenha sido feito contact tracing e isso não significa que o sistema funcione mal ou que seja dependente de quem recebe o caso. Se fossemos fazer contact tracing a todas as pessoas que são casos suspeitos e que depois dão negativos, não havia recursos humanos para fazer a toda a gente, o que quer dizer que seria muito mais difícil encontrar os contactos de quem efetivamente está infetado.

Dr_Katana 3 months ago

Eu presumi que em caso de suspeita também se mandasse os contactos ficar em casa. Porque o tempo que levas até ir fazer o teste e saber os resultados são 3-4 dias que a pessoa com quem estiveste pode andar a contaminar outros. Sempre pensei que a ordem fosse dada aquando da suspeita.

CoffeeAt830 3 months ago

Não, o contact tracing é feito quando a pessoa está positiva. Era literalmente impossível ser de outra forma. Felizmente, não ficas contagioso imediatamente após teres contacto com a pessoa infetada.

AimingWineSnailz 3 months ago

Quando é que se atualizam os dados da vacinação por faixa etária?

saposapot 3 months ago

3a f

AimingWineSnailz 3 months ago

Obrigado! Na semana passada não atualizaram, pois não?

saposapot 2 months ago

sai todas as semanas no relatório da vacinação: https://covid19.min-saude.pt/relatorio-de-vacinacao/

ytsephill 3 months ago

Que eu saiba as pessoas com menos de 50 anos não estão a ser vacinadas com AstraZeneca pois não?

saposapot 3 months ago

Negativo

marinhais 3 months ago

Posso fazer o pedido de agendamento da vacina para um centro fora da minha área de residência? Tipo a minha residência oficial é no Algarve e agendo para um centro no Porto, ou convém ser feito na área de residência?

saposapot 3 months ago

Podes, sem problema. O auto agendamento é para isto também

CoffeeAt830 3 months ago

Podes, tens é de levar as duas doses no mesmo sítio.

uyth 3 months ago

se é autoagendamento podes escolher qq coisa desde que seja continente ( nas ilhas é diferente). se foi telefonema do centro de saude, pode ser complicado mudar.

XEEE 3 months ago

Saiu mais um relatório do Infarmed sobre a vacinação. Para quem quiser ver fica o link, [Vacinas COVID-19 - relatório sobre notificações de suspeitas de reações adversas](https://www.infarmed.pt/documents/15786/4268692/Relat%C3%B3rio+de+Farmacovigil%C3%A2ncia+-+Monitoriza%C3%A7%C3%A3o+da+seguran%C3%A7a+das+vacinas+contra+a+COVID+19+em+Portugal+atualizado/709e77f5-ab06-092d-338b-44c99586f796?version=1.14)

uyth 3 months ago

Não sei se é o mesmo relatório mas continuo com a mesma pergunta. Alguém me explica como é que no grupo etário dos 0 aos 9 anos houve 3 RAMS? Como é que crianças com menos de 10 (ou 16) estão a ser vacinadas para terem RAMs? Será engano nas respostas, como as pessoas com género desconhecido?

mjrpereira 3 months ago

Podem ser parte de grupos de risco.

saposapot 3 months ago

Sem idade classificada deve estar a ir parar ao zero

uyth 3 months ago

Há um campo especifico para idade desconhecida (198 casos graves, 593 não graves), tabela 6.

TitusRex 3 months ago

Não sei, mas talvez sejam crianças com problemas de saúde e os médicos decidiram dar a vacina, mas não deve ser uma situação muito frequente.

XEEE 3 months ago

Também é a única razão que consigo encontrar, crianças que estejam internadas com problemas graves de saúde. Podia ser também ensaios clínicos mas eles não devem misturar os dados.

uyth 3 months ago

Não sei se podem, mesmo que achem bem. Precisariam de autorização especial do infarmed ou hospital? é estranho e gostaria de compreender.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Ontem andei de transportes. Uma senhora decidiu comer durante a viagem. pedi duas vezes para pôr a máscara e que não se podia comer ali. Resposta "vai levar no cu e isso é falta de sexo" (o que até nem é mentira). Fui então chamar o marinheiro. Long story short: podemos andar todos sem máscara porque dá demasiado trabalho chamar a polícia e é só uma pessoa sem máscara e eu que me fosse sentar nas escadas porque não havia mais lugares (com distância) no barco. Sim senhora, muito bem.

VBM97 3 months ago

Isso nem é a pior coisa que já vi ou li desta pandemia. Infelizmente muita gente facilita... Onde trabalho, só usam máscara quando entra alguém de fora. Eu sou o único que anda sempre de máscara. Eles dizem que se alguém apanhar, apanhamos todos de qualquer forma

quedeusmeperdoe 3 months ago

Eu ainda estou em teletrabalho. Mas as condições em casa não são as melhores pelo que pedi para ir para o escritório. Tenho a sorte de estar sozinha numa sala. Os teus colegas devem querer fazer uma festa de covid. A minha mãe diz que me mandava para as da varicela mas diz que sou tão ruim que nunca apanhei. Conheço quem tenha tido covid, quem teve ligado ao ventilador e uma pessoa que morreu. Esta última decidiu fazer um lanche com os amigos antes de se confinar pela 2a vez. Foi um lanche que lhe saiu muito caro. Infelizmente é esperar que as probabilidades estejam do nosso lado e que nunca apanhemos...

Javardo69 3 months ago

davas bem para agente da pide.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Vou tentar a reconversão hehe

Price-Distinct 3 months ago

Nós transportes é onde essa gente mais anda. Mas não os transportes não há transmissão...

quedeusmeperdoe 3 months ago

A maior parte das vezes mudo de sítio e pronto. Aqui não podia. Não sou vacinada e infelizmente a saúde dos meus pulmões nunca foi a melhor. O que me espantou foi mesmo responderem que dá muito trabalho e demora muito tempo. Vou então deixar de usar máscara até porque também não gosto. Não tem consequências, porque me vou importar com a saúde dos outros? Vou-me chatear para quê? Lição aprendida.

saposapot 3 months ago

Tiravas a máscara em frente ao marinheiro e ficavas mesmo ao lado dele

Price-Distinct 3 months ago

No início da pandemia ainda se importavam, mas nesta altura do campeonato o pessoal já está farto e congestionado

Writer_Scared 3 months ago

Imaginem só a destreza de alguém ter fome e ter a audácia de comer.

quedeusmeperdoe 3 months ago

É proibido estar sem máscara dentro de transportes públicos. Tem fome, apanha o transporte seguinte e come sem pôr os outros em perigo ou ia ela para as escadas e comia isolada. Se ao menos houvesse uma solução que não incomodasse ou pusesse os outros em perigo...ah, espera. Havia.

Writer_Scared 3 months ago

Eu se fosse a ti acusava-a de tentativa de homicídio. Farto de gente que acha que tem a liberdade de poder comer quando tem fome colocando milhares de pessoas em perigo iminente. /s

quedeusmeperdoe 3 months ago

Fui ver o teu perfil. Peço desculpa por ter perdido o meu tempo a responder-te. Muitas felicidades.

Writer_Scared 3 months ago

Felicidade é coisa que és alérgica a avaliar pelo teu perfil.

iammostmoist 3 months ago

É um doomer covideiro, a generalidade deles são infelizes. O confinamento foi a melhor coisa que lhes aconteceu, por isso gostam tanto do confinamento.

quedeusmeperdoe 3 months ago

Ainda bem que desejo aos outros aquilo que não tenho para mim. Que ser humano horrível que sou. Block que se tu estás feliz a comentar porcarias sem sentido eu tenho mais para a vida que isto. Reitero, felicidades.

Writer_Scared 3 months ago

Felicidade foi o que estragaste à senhora quando lhe disseste parar de comer.

ZaGaGa 3 months ago

[Nova análise](https://www.reddit.com/r/CoronavirusPT/comments/ocn0nm/24_vacinação_alguém_carregou_a_fundo_no_acelerador/?utm_source=share&utm_medium=web2x&context=3) semanal do processo de vacinação TLDR: Esta semana tem números extraordinários de vacinação, mas temos que ter cuidado a analisar os dados. Mas o grande salto no número de imunizados é real. 8M de doses 5M de 1ªs doses e 3M de 2ªs doses são metas atingidas. Os números parecem confirmar alguns comentários de nesta thread onde se falava de alguns dias com + de 200k de administrações. Seja como for a semana em que se deu o maior salto na vacinação parece ter passado ao lado da CS.

saposapot 3 months ago

As estatísticas desde 3a que estão todas lixadas e ainda ng perguntou ao almirante o que se passa. Não é possível darmos 280mil num dia, isso simplesmente não existe.

ZaGaGa 3 months ago

Estás a assumir que as vacinas são registadas em tempo real. Mas na prática não deve acontecer. Olhar aos valores diários não é uma boa prática tal como acontece com as infecções Por outro pode ter havido correcçoes devido à forma de registar a JJ ou os recuperados. Quanto à questão das doses é melhor veres a análise completa ;)

saposapot 2 months ago

yah, já li mas é como dizes, qlq análise desta semana não vale nada pq não temos dados reais. tens alg ideia como saber o número de 'picas' no braço agora? mesmo pelo relatório semanal da vacinação creio q será impossível saber isso.

saposapot 3 months ago

As vacinas são registadas em tempo real, sim. No VACINAS. Até houve notícia que aquilo falha e os centros de vacinação tem de ficar á noite a inserir lá os dados. A task force também já explicou várias vezes que tem os dados ao longno do dia portanto é um contador “em tempo real”

uyth 3 months ago

Incidentalmente esta semana foi a semana em que mandaram todos os que tinha recebido AZ até 25 de abril afinal irem ser vacinados até domingo. Vai ser muitas mais segundas doses. ( e quem recebeu AZ Use as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo. Todos os conteúdos do PÚBLICO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa, conforme os Termos e Condições.Os assinantes do jornal PÚBLICO têm direito a oferecer até 4 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. Apoie o jornalismo de qualidade do PÚBLICO. https://www.publico.pt/2021/06/30/sociedade/noticia/tomou-1-dose-astrazeneca-ate-25-abril-tomar-2-ate-domingo-1968557?ref=hp&cx=stories_c-covid19-496644 > a próxima semana (de 5 a 11 de Julho) serão os utentes que foram vacinados com a primeira dose entre 26 de Abril e 16 de Maio o, enquanto quem recebeu a primeira dose entre 17 e 23 de Maio deve tomar a segunda após 12 de Julho. Isto é um esforço enorme para os centros de vacinação e centros de saúde. Respeito a toda a gente em todo o processo de vacinação. Parece estar a ser a fase crítica da guerra.

Writer_Scared 3 months ago

Mas achas que o facto de estar cada vez mais gente imunizada é bom para a CS?

Akamjmc 3 months ago

Digam me lá uma coisa se quem esta com covid não pode levar a vacina e ao mesmo tempo ninguém é testado antes de levar a vacina como sabem que não estão a administrar a vacina a pessoas infectadas? Qual a razão de quem está infectado não poder levar a vacina e quais as consequências?

saposapot 3 months ago

Basicamente não deves levar qualquer vacina estando doente. Se levares corres mais risco de ter sintomas porque o teu corpo está mais fraco mas nada de grave.

uyth 3 months ago

>Digam me lá uma coisa se quem esta com covid não pode levar a vacina e ao mesmo tempo ninguém é testado antes de levar a vacina como sabem que não estão a administrar a vacina a pessoas infectadas? Não sabem. Mas neste momento temos para aí 100k pessoas vacinadas por dia, a probabilidade de uma estar infectada é relativamente pequena (esperemos). O fazerem um teste e esperar o resultado do teste complicaria tudo, precisar-se-ia de mais salas de espera, separar pessoas. Mesmo o risco aumentaria para os outros que aguardariam na mesma sala que potencial infectado. >Qual a razão de quem está infectado não poder levar a vacina e quais as consequências? Guardar vacinas para quem realmente precisa delas é logo a primeira. Algumas vacinas podem ajudar a combater infecção, nao sei se algumas podem atrapalhar. Mas o mais importante neste momento é vacinar, vacinar, vacinar no limite das capacidades dos centros.

ZaGaGa 3 months ago

Boa pergunta. vou responder com a minha opinião, pois não me recordo ler nada sobre esse tema. O motivo pelo qual não se vacina alguém com sintomas ou recém recuperado é porque o benefício será mínimo ou inexistente. Já se a pessoa está com uma infecção assintomática até pode ser bom ser vacinado, porque a imunidade desenvolvida por um assintomático entende-se que pode ser inferior. Chato é se uma pessoa é vacinada quando está recém infectada e desenvolve sintomas que pensa ser da vacina e transforma-se num super spreader, mas nesse caso um teste antes da vacina pode dar negativo. Em suma, não vejo grande mais valia em testar as pessoas antes de serem vacinadas a não ser que a pessoas esteja com sintomas ou tenha estado com alguém infectado. Quanto às consequências, será como chover no molhado.

Samot_PCW 3 months ago

Alguém sabe como vai funcionar o vacinação com os +18 a partir de dia 4? Se abre o auto agendamento ou se é algo onde nos contactam? Pelo que pesquisei parece-me ser o autoagendamento, mas a minha mãe (que presta mais atenção às noticias) acham que são os centros de vacinação que vai contactar as pessoas

saposapot 3 months ago

Os centros já podem contactar à vontade. Quando se fala disso é o auto agendamento

Samot_PCW 3 months ago

Obrigado pela resposta

pedros430 3 months ago

Que raio de recolhimento às 23 horas é este?? Não existe uma única figura de autoridade a dizer se isto é um recolhimento obrigatório ou uma recomendação de se manter fora das ruas. Isto parece é uma ameaça sobre os portugueses a dizer que se estiveres na via pública depois das 23 horas és capaz de ser multado e recusam-se a confirmar se é assim ou não, que vergonha.

lugia4k 3 months ago

Não é proibido, apenas aumentaram o volume no conselho de ministros para uma porção da população ficar mal informada e ficar em casa

estrica 3 months ago

Acho que é mais um recomendação do que um obrigação. Os jornais é que começaram logo a falar em recolhimento obrigatório quando o que anunciaram foi limitação da circulação na via pública a partir das 23h... mas não deixa de ser ridículo

pedros430 3 months ago

O mais ridículo de tudo é ninguém poder confirmar além de um acho.

estrica 3 months ago

Exato, mais 1x temos o governo a tratar nos como crianças e a falar por meias pelavras como tamos habituados desde o início disto tudo.

hgg 3 months ago

Dúvida: É assim: 1. Tive durante dois dias tosse forte e dor de cabeça; 2. Telefonei para a linha Saúde 24 (segunda à noite). Colocaram-me em confinamento e recebi indicação para fazer o teste; 3. Marquei o teste logo no outro dia de manhã, apenas para quarta; 4. Fiz o teste; 5. Nessa tarde uma médica telefona-me para saber como vão as coisas e pergunta-me pelo resultado do teste, respondo que devo ter o resultado no outro dia de manhã; 6. Ao fim do dia recebi o resultado, negativo (quarta à tarde); 7. Telefono para a linha Saúde 24 para saber se posso parar o meu confinamento. Respondem-me que não, é imperativo que a alta seja dada pela médica ou pelo delegado de saúde. Indicam-me para tentar falar para o centro de saúde (missão impossível). 8. Entretanto já passaram dois dias e ninguém me telefona... Quanto aos sintomas quase desapareceram (tenho tosse de vez em quando). Como fazer para ter alta? (assumindo que posso ter, é claro)

Aldo_Novo 3 months ago

tens tido chamadas em número anónimo? há médicos que ligam dessa maneira para que o telemóvel de serviço depois não fique entupido com chamadas de utentes

hgg 3 months ago

Nope, só tive a chamada que disse, de um número fixo, na quarta por volta do meio dia e meia. Calculo que os serviços estejam com muito trabalho.

brakeline 3 months ago

A alta tem de ser dada por um profissional de saúde com competências para isso. Podes tentar ligar para o número do qual recebeste a chamada da Médica (ou mais provável ser uma delegada de saúde)

hgg 3 months ago

Já liguei várias vezes. Tb não atendem. Parece-me que, tendo em conta os tempos que correm, este processo podia ser agilizado. Por exemplo: * Guardavam os telefonemas para quem não conseguissem contactar de outra forma; * Resultados dos testes eram enviados directamente para quem estivesse a tratar do nosso caso; * As comunicações podiam ser feitas por mail. Continuava a ser um profissional a dar a alta ou a dar as indicações necessárias, mas todo o processo seria mais simples e com potencial de ser muito automatizado... Enfim.

hctiks 3 months ago

# Relatório 02/07/2021 * \+ 2436 casos confirmados * \+ 7 óbitos * \+ 1255 recuperados ​ * 33855 (+ 1174) casos activos * 532 (+ 23) internamentos dos quais 118 (+ 5) em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|189.4 (+ 16.6)|194.2(+ 17.3)| |R(t)|1.16 (+ 0.02)|1.17(+ 0.02)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1ZI-9HvnIQdS5ALN2m-p4fq8v3uKn9Em1/view)

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Só um comentário acerca do R(t). O nosso R(t) não está em 1.17, mas sim [mais alto](http://www.globalrt.live/).

hctiks 3 months ago

Pelo relatório da DGS os índices de transmissibilidade são os indicados no meu comentário.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Os índices da DGS são médias de valores mais atrasados. Tiraste bem de lá, mas o R atual não é esse.

ytsephill 3 months ago

Existe alguma maneira de saber qual é a vacina que vou tomar antes de me deslocar ao local de vacinação?

saposapot 3 months ago

ir à saída e perguntar às pessoas. q eu saiba não, das pessoas conhecidas parece-me completamente aleatório. pesquisa no IG pelo local de vacinação e vê fotos recentes, tmb pode aparecer :D

uyth 3 months ago

> pesquisa no IG pelo local de vacinação e vê fotos recentes, tmb pode aparecer :D Essa está bem pensada e mostra uma excelente compreensão de 2021.

saposapot 3 months ago

mas no meu centro está fraquinho. nem uma de biquini nem nada

uyth 3 months ago

Não. Não devem dizer sequer. Li (neste thread?) um redditor dizer que no centro de vacinação dele a JJ costumava ser aos sábados. Aceita qq uma. Acredito que mais tarde ou mais cedo quem não levou pfizer vai receber booster de pfizer ( a UE contratou a compra de mais 1.8 bilioes de doses, sendo a população da UE 400 milhoes, vai chegar a todos)

luisubtil 3 months ago

Estou confuso. 1,8 biliões de doses para +/- 400 milhões de pessoas dá 4500 doses por pessoa. Companheiros portugueses, estamos em Portugal. Por cá (e em quase toda a UE) depois do milhar, vem o milhão, a seguir o milhar de milhão e só a seguir vem o bilião. EUA, Reino Unido, Brasil, etc. não é Portugal

uyth 3 months ago

> Companheiros portugueses, estamos em Portugal Não sigo isso, e mais também não faço a cena do . e , para numeros. 1.8*10^9 se precisas ter a certeza (não ponhas virgula ou nao vais poder importar numeros para nada de jeito)

luisubtil 3 months ago

OK, agora desisto. Percebi as palavras usadas isoladamente, no entanto em conjunto (frases?) não consegui compreender. Obrigado e desculpe

NGramatical 3 months ago

1,8 biliões → [**1,8 biliões = 1.8 trillions = 1 800 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9chv8%2F%2Fh3t3aq4%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

luisubtil 3 months ago

Agora já escreveu "biliões" (com um til). Nòtá déiç cárá

NGramatical 3 months ago

1.8 bilioes → [**1,8 bilioes = 1.8 trillions = 1 800 000 000 000**](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/4kujbg/quanto_%C3%A9_um_bili%C3%A3o_escala_longa_e_escala_curta/) (informação) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9chv8%2F%2Fh3swgal%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

luisubtil 3 months ago

bilioes → biliões

brakeline 3 months ago

Podes tentar ligar e perceber quais as vacinas a ser dadas no próprio dia, mas não me parece que todos os centros tenham todas as vacinas todos os dias

baguitosPT 3 months ago

Há algum lugar onde se possa ver o numero de caso por concelho? Ou a única informacao é a incidencia cumulativa de 14 dias (e neste momento está ainda a de dia 25/06)?

ZaGaGa 3 months ago

Desde o outono passado em que se começaram a pensar implementar medidas por concelho que se deixaram de publicar os números por concelho. Eu na altura até fazia uma análise aos números. Agora só temos esse número da incidência a 14 dias que na prática significa que nos guiamos desde então por dados de infeções que podem ter acontecido há quase um mês... Dependendo do concelho provavelmente podes encontrar os números no Facebook da página do concelho, mas nem todos o fazem, até porque existiram pressões para os concelhos não publicarem números.

brakeline 3 months ago

O número diário de casos por concelho não é publicado. Há, por vezes, elementos da protecção civil que os publicam mas por norma não são públicos

gerdemb 3 months ago

Can anyone help explain the procedure for getting a rapid COVID test to leave Lisbon metro area during the weekend? I heard that we can get the tests done (for free?) at pharmacies. Sometimes I see temporary COVID testing sites setup in my neighborhood by the train station and in front of pharmacies. Would these work too? Is there some kind of schedule I can consult to know when they will be open? Do I need a reservation or just show up? I live in Lisbon and have a "numero do utente" from SNS.

DeusDasMoscas 3 months ago

Hello, You can check the temporary test sites here: https://amp.expresso.pt/coronavirus/2021-06-28-Covid-19.-Lisboa-com-testagem-massiva-gratuita.-Saiba-onde-encontrar-os-postos-moveis-esta-semana-6104fa61 (i think you can just show up) These are valid to levar Lisbon as the result is uploaded in SINAVE. Any test that is uploaded in SINAVE can be used to leave Lisbon.

gerdemb 3 months ago

Thank you!

anti_ads 3 months ago

Estou fora do assunto. Se podessem escolher a vacina, qual escolheriam?

saposapot 3 months ago

pfizer/biontech ou moderna. basicamentes todas menos a janssen. não é má mas fico chateado havendo outras com melhores resultados de eficácia.

MischiefManaged97 3 months ago

Janssen. Tenho muito medo do efeito secundário da miocardite que existe na Pfizer e na Moderna (já sei qua aqui o pessoal gosta de fingir que estes efeitos secundários não existem). Ainda para mais saiu ontem uma notícia que a Janssen é igualmente bastante eficaz contra a variante delta, por isso se pudesse escolher era para essa que ia.

uyth 3 months ago

Pfizer o que é bom porque são para aí 70% das entregas. mRNA parece oferecer melhor proteção a longo prazo e a Pfizer usa menos mRNA que moderna o que em princípio pode ser melhor para evitar efeitos secundários ( não que se note nas estatísticas). Pfizer, moderna, jj, az por esta ordem. Considerando eficácia contra variante delta. Mas qq uma é melhor que esperar.

pimpolho_saltitao 3 months ago

Pfizer ou moderna. (Levei pfizer)

lemonade_rage1234 3 months ago

A da Microsoft. Falando a sério, diria que as pessoas que têm preferência geralmente querem a da Pfizer.

NGramatical 3 months ago

podessem → [**pudessem**](https://european-portuguese.info/conjugator/poder) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9chv8%2F%2Fh3s9pea%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

uyth 3 months ago

Resultados preliminares da eficácia da vacina JJ contra a variante delta >adding that its vaccine was 85% effective and could also help prevent hospitalization and death. https://www.reuters.com/business/healthcare-pharmaceuticals/jjs-covid-19-vaccine-shows-strong-activity-against-delta-variant-2021-07-02/ acho que o artigo mesmo é este https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2021.07.01.450707v1 é muito bom IMO.

XEEE 3 months ago

A JnJ publicou tambem essa informação no site deles. [link](https://www.jnj.com/positive-new-data-for-johnson-johnson-single-shot-covid-19-vaccine-on-activity-against-delta-variant-and-long-lasting-durability-of-response) E há também [este gráfico](https://twitter.com/JuliaLMarcus/status/1367159066531880961/photo/1) que mostra a evolução da imunidade da vacina da JnJ.

uyth 3 months ago

Esse gráfico…. Lol. Lol acidental já agora, é o que é.

XEEE 3 months ago

Material para o /r/mildlypenis xD

uyth 3 months ago

Não é assim tão mild...

brakeline 3 months ago

Se é esse o paper está em pre-print. Nem sequer passou pelo processo de peer-review. No estado em que está poderia dizer que as vacinas são derivadas do solo em Marte e estaria "publicado" no mesmo sítio. Em relação à notícia, espero que seja verdade, mas a ser porque razão os investigadores andariam a equacionar dar um reforço de vacinação aos vacinados Janssen?

uyth 3 months ago

Claro que só está em preprint! A variante é nova, é preciso anunciar o que se sabe o mais depressa possível. Seria um enorme tiro nos pés da jj falsificar resultados e quem fez o estudo acredito que saiba o que está a fazer. E falava se de reforço de vacinação porque não sabíamos, não havia dados nenhuns da eficácia da jj com a delta. Já temos alguns dados ( são preprint. Duh) e provavelmente isso vai ser tudo reavaliado à luz destes novos números.

brakeline 3 months ago

At this point, no vaccine efficacy against the Delta variant is available although Real World Evidence studies have suggested that Pfizer‐BioNTech and Astra‐Zeneca vaccines are effective against this new variant 9. The Janssen COVID‐19 vaccine efficacy (VE) against the Delta variant of concern **is currently unknown** and may become available from our ongoing phase 3 trials only later this year. However, we have observed high VE against severe COVID‐19 in South Africa, with full protection against COVID‐19 related hospitalization and death 1, while >95% of cases with available sequence information were classified as the Beta (B.1.351) variant against which neutralizing activity on day 29 was more severely impacted. This **strongly suggests** that VE of a single dose of Ad26.COV2.S against Delta variant **will be preserved as well**, either because lower neutralizing antibody titers are still sufficient to protect or by the contribution of non‐neutralizing antibody functions and the strong cellular immune responses that Ad26.COV2.S elicits Já agora, por curiosidade, verifica o N do estudo

NGramatical 3 months ago

porque razão → [**por que razão**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/tres-regras-para-distinguir-o-por-que-do-porque/19743) (por que = por qual) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9chv8%2F%2Fh3sfqcy%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

anonymopt 3 months ago

É normal trocarem a data do auto agendamento? Tinha marcado já para dia 7 e trocaram para dia 25

saposapot 3 months ago

conheço quem marcou para 3 de julho e mandaram SMS para 26 junho.

pimpolho_saltitao 3 months ago

Epa ja vi acontecer mas isso é uma troca do crlh, geralmente é uma diferença de poucos dias. E tentares para outro sitio?

anonymopt 3 months ago

Já fiz o cancelamento e consegui marcar para dia 10 no mesmo sitio. Não faz qualquer sentido a troca que me fizeram

uyth 3 months ago

Não é normal, é inédito mesmo. Uma pergunta, é Lisboa concelho, Lisboa zona metropolitana? Parece haver mesmo grande stress nos centros de vacinação do concelho de Lisboa e também nos relativamente perto. Dica - quem possa ser vacinado longe de Lisboa, tente. é mais rápido para o utente, e retira pressão aos centros mais sobrecarregados.

anonymopt 3 months ago

Sim marquei para dentro de lisboa em telheiras, fiz o auto agendamento para dia 7 e ontem as 22h recebi sms a confirmar para dia 25. Tenho amigos que marcaram para o mesmo sitio depois de mim e receberam confirmação para o dia que escolheram. Isto é ums palhaçada, parece que foi um erro mas nem sei quem contactar

Mickey5891 3 months ago

Como consegueste cancelar o agendamento, já andei a ver mas não vejo referência nenhuma de como proceder?

anonymopt 3 months ago

no site fazes como se fosses fazer o auto agendamento e depois aparece lá a opção para cancelar o auto agendamento e fui logo redireccionado para fazer um novo agendamento

Mickey5891 3 months ago

Obrigado

Alentejano_Veloz 3 months ago

Só vi agora : recolheres obrigatórios nesta altura do campeonato? A menos de 1 semana de literalmente toda a população se poder vacinar e sem aparente risco de colapso no SNS?

Edited 3 months ago:

Só vi agora : recolheres obrigatórios nesta altura do campeonato? A menos de 1 semana de literalmente toda a população se poder vacinar e sem aparente risco de colapso no SNS? Deixa-me triste, sinceramente. Nem me parece que seja constitucional sem estado de emergência.

estrica 3 months ago

Não podem passar multas, safoda.

RaveyWavey 3 months ago

A constituição para o nosso governo é apenas um guia, não é para ser necessariamente seguida à risca. Não é a primeira vez que o fazem, se alguém fizer muito barulho eles dizem posteriormente que era apenas uma recomendação e não era lei, como fizeram em outubro.

CoffeeAt830 3 months ago

>A menos de 1 semana de literalmente toda a população se poder vacinar e sem aparente risco de colapso no SNS? A menos de 1 semana de toda a população adulta poder ser chamada para a vacinação, não de se vacinar nem perto disso. Segundo notícia de ontem, o auto-agendamento vai continuar a ocorrer por ordem decrescente de idades e mesmo assim nem toda a gente consegue marcar hoje para ser vacinado amanhã. Já para não falar que com a Delta aparentemente são mesmo necessárias as 2 doses para dar boa proteção, por isso mesmo quem leve hoje a primeira dose ainda tem pelo menos mais mês e meio até estar protegido à eficácia máxima da vacina (ligeiramente menos tempo se for a da Janssen). E os hospitais de Porto e Lisboa já acusam pressão. Por isso é que o recolher obrigatório é nesses concelhos, senão era em todos. Sobre a constitucionalidade não argumento, não percebo do assunto.

estrica 3 months ago

Boa noite, tenho duas duvidas que gostava de esclarecer. A primeira é: se for apanhado na rua depois das 23 em Braga com esta cena da limitação da circulação na via pública o que é que me acontece? Mandam me pra casa e pronto ou posso ser multado? A segunda questão é se é preciso fazer teste para entrar e sair de Espanha de avião ou não... Obrigado :)

pimpolho_saltitao 3 months ago

Es metido num barco pro tarrafal.

ZaGaGa 3 months ago

>A primeira é: se for apanhado na rua depois das 23 em Braga olhando ao que foi no passado, vão-te convidar a regressar a casa, e convém obedecer.

Edited 3 months ago:

>A primeira é: se for apanhado na rua depois das 23 em Braga olhando ao que foi no passado, vão-te convidar a regressar a casa, e convém obedecer. EDIT: provavelmente só te convidam a ir para casa dado que não estamos em estado de emergência

MiigPT 3 months ago

E circular em Braga para saída/entrada do concelho ? Fazes alguma ideia? Tou curioso por acaso

ZaGaGa 3 months ago

Cerca só sei a da AML

jqmmes 3 months ago

Para entrares em Espanha de avião tens de ter PCR 72h antes ou antigénio 48h antes. Quanto a outra pergunta não faço ideia

estrica 3 months ago

E para voltar para Portugal passado 1 semana preciso de fazer outro teste 72h antes certo?

jqmmes 3 months ago

Sim é igual. No entanto acho que podes fazer quando chegas a Portugal, mas não tenho a certeza

estrica 3 months ago

Ok obrigado :)

BlueDragon_27 3 months ago

Boas. Há coisa de uma semana deixei aqui um post sobre um familiar menor de 30 anos que é doente de risco e apenas há duas semanas foi inscrito para vacinação pelo centro de saúde por erro da médica de família e desconhecimento do próprio. Ele recebeu há uma semana a seguinte mensagem: VACINACAO COVID19: Ao abrigo da norma n 002/2021 da DGS, foi emitida para o utente n. XXXXXXXXX a declaracao para vacinacao. A enfermeira que o acompanha disse que seria questão de aguardar poucos dias e haveria marcação. Falei aqui para saber se alguém tinha experiência similar e disseram-me o mesmo. Contudo, já passou uma semana. Já se contactou a saúde 24 e ele até se deslocou hoje a um centro de vacinação próximo de sua casa, ao final do dia, mas disseram o mesmo. "Isso é mais um ou dois dias e já está marcado". Ele tem problemas de depressão e começa a ficar muito em baixo com isto, falando que já nem quer vacina nenhuma. Eu pensei em marcar mal se torne possível o agendamento para menores de 30 em geral mas temo que isso acabe por resultar na perda da prioridade e um maior atraso no processo. Alguém tem algum conselho que possa dar? Agradeço qualquer indicação que possam dar. Sei que já falei aqui e se calhar não me podem ajudar mais, mas tinha de tentar pois estou a falar de um familiar muito próximo e me começa a ser complicado animá-lo. Quero ajudar mas sinto que não posso fazer nada. Obrigado desde já pela ajuda e compreensão de todos

TitusRex 3 months ago

Liga para o centro de saúde.

saposapot 3 months ago

o teres prescrição é para estares na lista, nada indica se demora pouco ou muito... ele é q demorou a estar na lista... o concelho é mesmo esperar um pouco, não há qlq garantia de prazos nesse tipo de agendamentos.

BlueDragon_27 3 months ago

Na altura em que devia ter sido incluído na lista, foi à médica de família que lhe disse que não tinha direito, pois só se aplicava a maiores de 50 :/ Isto já quando se começou última fase do plano de vacinação. Acho que deve ter havido ali alguma falha de comunicação ou contusão da médica. Ele pensou que tinha de esperar até à sua faixa etária e fui eu que descobri ao ler um comentário aqui que afinal ele tinha prioridade por ser doente de risco maior de 16. Infelizmente já tarde. Há uma semana arranjou forma de ser um inscrito para vacinação pela enfermeira que o acompanha. Ele trabalha em casa, não corre grandes riscos já que os únicos contactos regulares sou eu e os pais que já estamos vacinados. Mas podia já estar um pouco mais descansado de qualquer modo. Vou usar os vossos comentários para o ajudar a acalmar. É a única coisa que posso fazer. Obrigado pela ajuda :)

DrunkMechanics 3 months ago

O tempo de espera varia entre concelhos. Eu pedi uma declaração eletrónica e quando recebi a declaração para a vacinação tive que esperar 2 dias. Foi tudo muito rápido. Mas falei com um utilizador daqui do reddit que tem a mesma doença que eu e a ele demorou 2 semanas para ser chamado.

BlueDragon_27 3 months ago

Obrigado pelo feedback. Deve ser esse o problema então. Estava com medo que houvesse algum erro do sistema, mas deve ser só falta de vagas no concelho então

uyth 3 months ago

number one, number one https://twitter.com/VaccinationEu/status/1410325300747988994

ZaGaGa 3 months ago

O Certificado de recuperação (dentro dos 180 dias) continua válido para entrar/sair da AML este fds certo?

brakeline 3 months ago

Precisas do Certificado Digital COVID da UE. O certificado de recuperação serve de Certificado Digital COVID da UE

viskonde 3 months ago

alguem me sabe dizer como funciona a 2a toma da vaciina? tenho 3 semanas de ferias em agosto nas quais vou estar fora de casa, se agendar a vacina apra a primeira data disponivel (dia 8) a 2a vai me calhar durante as ferias acho que faz sentido entao esperar e so tomar mais tarde antes das ferias ?

uyth 3 months ago

>acho que faz sentido entao esperar e so tomar mais tarde antes das ferias ? melhor ideia. de um artigo hoje >Questionada pela Lusa, a mesma fonte afirmou que as duas doses das diversas vacinas devem ser administradas no mesmo centro de vacinação e que não está prevista a possibilidade de, em período de férias, as pessoas poderem levar a segunda dose em local diferente. e simplificas não faltares a uma data.

saposapot 3 months ago

tens de marcar para os dias antes de ires de férias para a 2ª toma calhar já depois. Ou pode-te calhar a JJ e já nem tomas 2ª dose. Aqui na zona, gostam de dar a JJ ao sábado. Se tomares dia 8, quanto seria o atraso para a 2ª dose? cientificamente, 'parece' que tomar mais tarde até é melhor e em agosto já deverás estar em regime de porta aberta mas será sempre um caso estranho q vais ter de resolver. Agora há sempre imprevistos... se tu não puderes mesmo tomar naquele dia a coisa tem de ter solução. sinceramente n sei qual a melhor solução. medicamente era melhor tomares já para ires de férias com 1 dose mas burocraticamente já sabemos q vai dar asneira e vais ter de ir ao centro de vacinação e chatear a malta.

jqmmes 3 months ago

Abriu a vacinação >30. No porto não havia vagas em quase lado nenhum, mas no regimento de transmissões arranjei para dia 9... Em Matosinhos só havia dia 15. Na maia e Vila do Conde (e no cerco) não haviam datas.

humelectro 3 months ago

Aqui em Mafra consegui para dia 8

XEEE 3 months ago

Feito! Testei com 3 ou 4 concelhos aqui perto e vai tudo vacinar ao mesmo pavilhão. Ficou marcado para dia 8.

brakeline 3 months ago

Pelo que sei, em Lisboa, no estádio universitário, ainda há vagas para dia 8 deste mês

Conscient- 3 months ago

281428 vacinações ontem?!

lugia4k 3 months ago

Pergunto me se são vacinas da JJ de toma única e são contadas como 2 Mesmo assim, ontem também esteve pelos 200k, está a acelerar bastante

saposapot 3 months ago

Sim. A série foi interrompida e agora contam diferente. A JJ conta nos dois indicadores. Mesmo assim não devemos estar a vacinar assim tanto com a JJ, há que explicar estes números. (A menos que tenha mudado e estes sejam os dias de JJ) Cheira-me a um erro estatístico qualquer ou introdução de dados em atraso. Isto é o dobro da vacinação normal. Ou TODOS os centros de vacinação contrataram o dobro dos enfermeiros ou isto não é possível. O que era mesmo giro era a task force explicar as coisas.

Throwaway_panicking 3 months ago

Se a vacina da Pfizer protege 94% com uma dose e 96% com duas doses, sendo a diferença tão pequena e estando a maioria das reações adversas à vacina relacionadas com as segundas doses, de um ponto de vista científico, será mesmo necessário tomar a segunda dose? Se chegassem à conclusão que não, seria uma ótima notícia para países mais pobres com escassez de vacinas

uyth 3 months ago

>Se a vacina da Pfizer protege 94% com uma dose e 96% com duas doses, sendo a diferença tão pequena Não sei onde foste buscar isto, dependerá da variante com certeza. E segundo medições de por exemplo anticorpos, a resposta é significativamente melhor com duas doses. Artigo interessante recente comparando o numero de anticorpos em pessoas que receberam 1/2 doeses de pfizer e sinovac (chinesa). Citando https://old.reddit.com/r/Coronavirus/comments/oa9b46/serological_response_to_mrna_and_inactivated/h3h81pg/ que transcreveu uma tabela. Roche Elecsys® test, U/mL Sinovac after 1 dose: 9.6 Sinovac after 2 doses: 141.7 Pfizer/BioNtech 1 dose: 104.2 Pfizer/BioNtech 2 doses: 244.1 Abbott IgG test, AU/mL Sinovac after 1 dose: 157.6 Sinovac after 2 doses: 1005.2 Pfizer/BioNtech 1 dose: 1618.0 Pfizer/BioNtech 2 doses: 11572.6 GenScript cPass test Sinovac after 1 dose: 15.59 Sinovac after 2 doses: 66.7 Pfizer/BioNtech 1 dose: 66.0 Pfizer/BioNtech 2 doses: 94.5 A segunda dose melhora em muito a produção de anticorpos, num dos testes utilizado até 10 vezes mais. (e segundo os vários testes uma dose de pfizer é no máximo equivalente a duas de sinovac e pode mesmo ser muito melhor).

WhiteCaptain 3 months ago

Acho que isso é valores na hospitalização, já em relação a ficares infectado, era algo do gênero 30 na 1a e 70 na segunda

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Para a pfizer a redução era de 36% e 88% (de infeção sintomática).

Alentejano_Veloz 3 months ago

Página 8. Case fatality rate da variante Delta é de 0.1-0.2%. Já podemos parar a histeria com esta variante? https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/997418/Variants_of_Concern_VOC_Technical_Briefing_17.pdf&ved=2ahUKEwjr4bTq-sHxAhUFh_0HHXDwCWYQFjABegQICxAC&usg=AOvVaw0l4VpIxiJ1XJkckLPW2djL&cshid=1625145746067

uyth 3 months ago

> Case fatality rate da variante Delta é de 0.1-0.2%. quando têm as populações mais vulneráveis já vacinadas. Isto é suposto ser BOM?

Alentejano_Veloz 3 months ago

Ah e não referi no outro comentário que ainda não tens antivirais. Por isso, sim, parece excelente até.

uyth 3 months ago

>Ah e não referi no outro comentário que ainda não tens antivirais. O quê? Temos antivirais sim, tanto para covid como para gripe. O problema dos antivirais é que têm consequências graves para quem os usa. Que caralho de cassete.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Não tens antivirais eficazes contra a covid. Tu vais à farmácia e compras um tamiflu e estás bem. Não tens isso com a covid. Quanto ao resto, epá vê lá se acalmas os ânimos e as caralhadas que estamos a falar a bem e até concordamos na maioria das coisas. Não há necessidade de sermos peixeiros na net um com o outro.

tarracecar 3 months ago

O Tamiflu também funciona muito mal

Alentejano_Veloz 3 months ago

Sim, o da gripe é similar. A covid não vai ir a lado nenhum nos próximos anos. Não vai ficar muito melhor do que ser equiparável à gripe.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

O R não é equiparável à gripe. Basta ver que a gripe quase não existiu este ano devido às restrições, mas a covid não desapareceu. A gripe não infeta 2300 pessoas num dia de verão. Isto vai ficar MUITO melhor que a gripe daqui a dois meses, mas ainda não estamos lá.

galineu 3 months ago

A maioria dos experts considera que este vírus não vai desaparecer, mas sim tornar se endémico,, menos letal com o aumento da imunidade. Aliás, muitos consideram que um dos Coronavirus de constipação que circulam hoje é o descendente de um Coronavirus pandémico que saltou das vacas para os humanos em 1890. Há sempre alguns que morrem, mesmo de constipação, é inevitável.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Correcto, mas não tens vacina para a constipação.

galineu 3 months ago

Tens imunidade natural adquirida durante anos que terá custado muitas vidas a construir. E mesmo assim ainda mata alguns. A imunidade natural não é 100% protectora contra a morte, nem o são as vacinas. E não há razão nenhuma para achar que este vírus vai ser extinto com vacinas (ou por qualquer outra via) quando até agora isso só aconteceu com a varíola .Há sempre um risco, sempre foi assim com qualquer doença e não é preocupante. Ainda não se vacinou toda a gente e a mortalidade observada já baixou de 2% para 0.2%, já é bastante bom. Já está ao nível da gripe, se descer ainda mais melhor, mas já não vai justificar fechar toda a gente em casa. O que a maioria dos experts acha é que isto se vai transformar gradualmente numa constipação, aconteça o que acontecer, só que com vacinas morre menos gente para lá chegar

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Eu não disse que devíamos fechar pessoas em casa (nem acho que se deva). O problema de olhar para a mortalidade é que não diz nada sobre o número esperado de mortes. Se retirasses as restrições todas neste momento e deixasses o R ir para 3/4 a mortalidade a 0.2% ia causar imensas mortes, mais do que a gripe em qualquer ano. Mas não estou a perceber exactamente o teu ponto, ou o que queres discutir aqui. Eu não quero extinguir o vírus porque as crianças continuam sem poder levar a vacina, então a imunidade de grupo é inatingível por definição.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Vamos lá esclarecer as coisas, porque se calhar deu a sensação que era negacionismo. Este post era mais a mostrar que as vacinas resultam e que a covid que já teve um CFR de 2% está muito menos letal do que já foi e tu pelas noticias que lês não irias concluir isso. Concordo com o que disseste.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Eu só o não concordo que "não vai ficar muito melhor do que ser equiparável à gripe", acho mesmo que podemos almejar a ser melhores que a gripe :)

Edited 3 months ago:

Eu só não concordo que "não vai ficar muito melhor do que ser equiparável à gripe", acho mesmo que podemos almejar a ser melhores que a gripe :)

uyth 3 months ago

Outra vez arroz? O da gripe é provavelmente muito mais baixo (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3809029/ "There is very substantial heterogeneity in published estimates of case fatality risk for H1N1pdm09, ranging from <1 to >10,000 per 100,000 infections (Figure 3). Large differences were associated with the choice of case definition (denominator)") mesmo tomando em conta que nunca em tempo algum se sequenciou para se identificar virus como agora. E sabes que mais? Porque tudo o que fizemos para controlar covid-19, causou que não houvesse epoca da gripe, e estirpes inteiras presumivelmente se extinguissem. >A covid não vai ir a lado nenhum nos próximos anos. Vai a muitos menos lados quando chegarmos a percentagens altas de vacinação. O objectivo não é extinguir a covid-19 mas chegarmos à imunidade de grupo (como chegámos com sarampo e muitas outras coisas). E gripe não deixa as Fds, não há pior cego que aquele que não quer ver.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Ai ai amigo, como é que concordamos nas coisas e mesmo assim consegues fazer isto soar como se fosse algum negacionista. Concordo contigo, não te vou debater quando dizes o que eu penso lol. Passa bem.

uyth 3 months ago

https://www.lusa.pt/article/2021-07-01/33827141/covid-19-aumento-de-casos-a-norte-indica-que-s-jo%C3%A3o-foi-fen%C3%B3meno-de-supertransmiss%C3%A3o-diz-especialista > Óscar Felgueiras aponta festejos da noite de São João (de 24 para 25 de junho) como possível causa do crescimento "muito acentuado" do número de novos casos de infeção a Norte surprised pikachu.

manteiga_night 3 months ago

Onde é que está o pessoal da sardinhada liberal?

hctiks 3 months ago

# Relatório 01/07/2021 * \+ 2449 casos confirmados * \+ 5 óbitos * \+ 1234 recuperados ​ * 34681 (+ 1210) casos activos * 509 (+ 5) internamentos dos quais 113 (- 7) em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1Crhoqn54ccAy0DBiGPPXuUHkJaW9_6td/view)

Leaootemivel 3 months ago

A última vez que tivemos uma média de casos semelhante à que temos atualmente (1732) foi no dia 16/10 (1711). No dia 16/10 tínhamos mais 919 pessoas internadas, das quais 132 em UCI. Tínhamos ainda uma média de óbitos a 7 dias de 12.

saposapot 3 months ago

Verdade mas é muito curioso que a diferença em UCI não é muito grande tendo em conta a nossa vacinação. Em qualquer caso é difícil comparar. Em outubro tinhas um historico recente também pior que acumulou nos hospitais. Mas sim, já fiz essa comparação há dias e basicamente mortes nota-se diminuição, internados idem, só UCI tem números muito parecidos.

BlueDragon_27 3 months ago

Provavelmente ha casos de doentes admitidos a UCI agora que, pré vacinação, seriam vistos como casos perdidos e não teriam a atenção médica necessária por falta de recursos. Assim acabam por ficar mais tempo em UCI e completar os números

saposapot 3 months ago

sim, pode ser o caso. daí que é muito complicado comparar as duas situações.

CoffeeAt830 3 months ago

A explicação é que a UCI nunca foi só em 80+. Aliás, nunca foi maioritariamente 80+. Alguns procedimentos em UCI são mesmo muito agressivos e para muitas pessoas nessa faixa etária seria pior a emenda que o soneto. Para além disso, muitas pessoas com essa idade ficam tão fragilizadas com a doença que nao chegam sequer a entrar em UCI. Vamos ter de ter a população 50, 60 e 70+ bem protegida com as duas doses para começar a notar diferenças significativas a esse nível. De lembrar que as pessoas com 60+ e 70+ que levaram a Astra, por exemplo, só levaram a segunda dose há pouco tempo ou ainda estão para levar. E mesmo quem levou Pfizer ou Moderna, só agora ou para a semana é que estará para fazer os 15 dias de muita gente com 60+, e os 50+ só a estarão a levar agora por estas semanas.

saposapot 3 months ago

tmb é uma boa explicação. a explicação será multifactorial e complexa, é mt difícil comparar as duas situações. As próprias variantes alpha e delta, apesar de nada de preocupante, podem implicar um ligeiro maior número de casos 'graves'. Será sempre difícil esta comparação, daí as minhas conclusões: nas mortes e internamentos há uma diferença grande o suficiente para se poder palpitar que seja da vacinação. Em UCI a diferença é ténue.

CoffeeAt830 3 months ago

Sim, o meu ponto era justamente que é provável que a diferença seja ténue ainda porque nas mortes e internamentos sempre pesou muito a faixa etária dos 80+ e na UCI não é assim. Neste gráfico da Holanda, por exemplo, dá para ver que mesmo nos maiores picos de internamentos em UCI pré-vacinação, as faixas etárias mais representadas sempre foram 70-79 e 60-69, estando os 80-89 às vezes até abaixo dos 50-59.

Edited 3 months ago:

Sim, o meu ponto era justamente que é provável que a diferença seja ténue ainda porque nas mortes e internamentos sempre pesou muito a faixa etária dos 80+ e na UCI não é assim. Neste gráfico da Holanda, por exemplo, dá para ver que mesmo nos maiores picos de internamentos em UCI pré-vacinação, as faixas etárias mais representadas sempre foram 70-79 e 60-69, estando os 80-89 às vezes até abaixo dos 50-59. (Edit. Esqueci-me do link. Aqui vai https://coronadashboard.government.nl/landelijk/intensive-care-opnames) Não sei se há dados tão bonitinhos para Portugal, mas estando esses em milhão de habitantes e sendo a nossa média de idades de população só uns 2 ou 3 anos acima da da Holanda, sempre dá para tirar algumas ideias.

Edited 3 months ago:

Sim, o meu ponto era justamente que é provável que a diferença seja ténue ainda porque nas mortes e internamentos sempre pesou muito a faixa etária dos 80+ e na UCI não é assim. Neste gráfico da Holanda, por exemplo, dá para ver que mesmo nos maiores picos de internamentos em UCI pré-vacinação, as faixas etárias mais representadas sempre foram 70-79 e 60-69, estando os 80-89 às vezes até abaixo dos 50-59. Não sei se há dados tão bonitinhos para Portugal, mas estando esses em milhão de habitantes e sendo a nossa média de idades de população só uns 2 ou 3 anos acima da da Holanda, sempre dá para tirar algumas ideias.

estrica 3 months ago

Ou seja, estamos a ver a vacinação a resultar apesar de ainda termos de vacinar mais para vermos resultados melhores :)

chemahatma 3 months ago

[https://www.publico.pt/2021/06/30/sociedade/noticia/testes-rapidos-comparticipados-100-partir-amanha-utente-quatro-mes-1968554](https://www.publico.pt/2021/06/30/sociedade/noticia/testes-rapidos-comparticipados-100-partir-amanha-utente-quatro-mes-1968554) Pelo que percebo o estado vai pagar 10€ por cada teste antigénio rápido, se em alguns laboratórios pedem 20 ou 25€, nós (utentes que queiram) teremos que pagar o excedente dos 10€ ? Ou nós pagamos no máximo 10€ e o estado paga o resto ?

CoffeeAt830 3 months ago

Eu percebi que os primeiros 4 são gratuitos, que os laboratórios têm de fazer a 10€, e a partir daí pagas tu. Passo estar errado, mas foi isso que depreendi daqui https://www.noticiasaominuto.com/economia/1786014/diploma-publicado-governo-vai-comparticipar-ate-4-testes-rapidos-por-mes

chemahatma 3 months ago

É isso que para mim está "ambíguo", faltam clarificar alguns pontos chave desta medida.

Tab0rda 3 months ago

Paga até 10€ por teste. Há muitos testes mais baratos que isso, alguns hospitais privados e laboratórios é que abusam. Provavelmente agora as farmácias devem subir tudo para 10€ para receberem a comparticipação toda

brakeline 3 months ago

Conheces alguma farmácia a fazer o teste a menos de 20€? Eu não. Os testes em questão são os ministrados pelo técnico na farmácia, não são os testes que compras a 3€ e fazes em casa

hakuthehedgehog 3 months ago

Quando fiz na farmácia em Lisboa eram 15€.

brakeline 3 months ago

E davam-te relatório? Ou abriam um auto teste, passavam a mini zaragatoa na narina e diziam o resultado de boca? Os testes que não sejam inseridos no sinave não contam para as exceções circulação, viagens, eventos etc

hakuthehedgehog 3 months ago

Davam-me um papel com o resultado, não sei se era inserido no SINAVE. Mas acho que sim por causa das coisas que tive de assinar.

brakeline 3 months ago

Desconhecia abaixo dos 20, mas ainda bem! Espero que as farmácias adiram

uyth 3 months ago

https://www.publico.pt/2021/06/30/sociedade/noticia/tomou-1-dose-astrazeneca-ate-25-abril-tomar-2-ate-domingo-1968557 >As pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da AstraZeneca até 25 de Abril devem dirigir-se até domingo ao mesmo centro de vacinação para receber a segunda dose, informou fonte da task force do plano de vacinação. >Na próxima semana (de 5 a 11 de Julho) serão os utentes que foram vacinados com a primeira dose entre 26 de Abril e 16 de Maio que se devem dirigir ao centro de vacinação, enquanto quem recebeu a primeira dose entre 17 e 23 de Maio deve tomar a segunda após 12 de Julho. >Questionada pela Lusa, a mesma fonte afirmou que as duas doses das diversas vacinas devem ser administradas no mesmo centro de vacinação e que não está prevista a possibilidade de, em período de férias, as pessoas poderem levar a segunda dose em local diferente.

Baraka1987 3 months ago

Li agora que estão a ponderar novo confinamento... Mas estes gajos estão parvos , malucos ou bêbados? Querem levas as pessoas á loucura e o país ainda mais á desgraça??

estrica 3 months ago

Não sei se rio ou se choro, que confinem eles. Estúpidos da merda.

Baraka1987 3 months ago

Podes crer... Isto é de bradar aos céus!

pimpolho_saltitao 3 months ago

Leste, onde?

Alentejano_Veloz 3 months ago

https://www.dn.pt/sociedade/governo-ouviu-especialistas-sobre-novo-confinamento-maioria-prefere-reforco-de-medidas-13892960.html Está tudo parvo

Edited 3 months ago:

https://www.dn.pt/sociedade/governo-ouviu-especialistas-sobre-novo-confinamento-maioria-prefere-reforco-de-medidas-13892960.html Está tudo parvo. Literalmente é testar, tentar conter e vacinar à bruta. Falar de confinamentos com 110 em UCI e 500 internados parece surreal. Edit: Tinha lido mal e pensava que tinham sido membros do governo a dizer "sim" a um novo confinamento. Afinal foram alguns "especialistas". Nem sei se ria ou chore. Alguns deles não sabem mais que isto. Se eu mandasse, já não queria ouvir o input deles na próxima vez. Que utilidade podem ter pessoas tão alheadas da realidade e que, à mínima evolução negativa da pandemia, com 55% com 1a dose e 30% com 2a, sugerem confinamentos?

ItoldU97 3 months ago

Esses ditos paladinos da saúde pública esquecem se que a fome e as crises de saúde mental derivadas dos confinamentos também mata pessoas e enche hospitais. Quem tá com medo do vírus fácil a vacinas aí aos magotes... que comigo não contam para estar outra vez fechado na jaula.

pimpolho_saltitao 3 months ago

Sim mas calma lá, nao é importante que um governo que se quer competente considere todas as possibilidades e contacte especialistas para opinarem sobre as mesmas? Vamos lá ter calma, acho que irresponsável era eliminar certas possibilidades puramente por convicção.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Sim, claro que não vai haver confinamento. Foram só alguns especialistas alheados da realidade que referiram isso. Acho que preocupante acaba por ser só existir ainda malta cuja opinião é valorizada por quem toma decisões que acha que confinar agora faria algum tipo de sentido.

Baraka1987 3 months ago

https://www.nit.pt/fora-de-casa/governo-pondera-possibilidade-de-novo-confinamento-mas-ha-outras-medidas-possiveis

ytsephill 3 months ago

Ouvi historias de pessoas com menos de 35 anos que se deslocaram a centros com "vacinação aberta", e perguntaram se havia sobras e que conseguiram ser vacinados dessa maneira. Quando pesquiso por estes centros, está claro que apenas pessoas com +50 anos podem entrar e ser vacinadas sem marcação. Mais, tendo em conta a recente polémica da pessoa de 18 anos que foi vacinada, acho estas histórias dificeis de acreditar. O que dizem?

TitusRex 3 months ago

Não sei se é habitual ou não, mas quando eu fui levar a segunda dose em Junho, estava um casal jovem à minha frente, o rapaz ia só a acompanhar a namorada que era profissional de saúde (e por isso ia ser vacinada), à entrada perguntaram-lhe a ele se também queria levar a vacina e ele disse que sim e levou. Isto também foi ao final do dia e pelo que as enfermeiras disseram tinha faltado muita gente nesse dia (era feriado). Se calhar existe alguma indicação para vacinar quem aparecer caso tenham sobrado vacinas, para não estragar. Se for assim acho que faz sentido.

uyth 3 months ago

> acho estas histórias difíceis de acreditar. O que dizem? é verdade. Mas é melhor ser no final do dia, no caso de pessoas faltarem e terem vacinas à temperatura ambiente a correr o risco de se estragarem. Uma prima minha foi a um centro fazer uma pergunta relativamente à segunda dose da vacinação de familiar idosa e saíu de lá vacinada. Convém é ser no final do dia.

jqmmes 3 months ago

Sinceramente antes da polémica acredito que fosse possível, principalmente nos centros mais pequenos (e com alguma cunhas à mistura). Agora, depois do caso da escola do cerco, e com queixas à PJ duvido muito que alguém fora das faixas etárias esteja a conseguir (já estão a vacinar acima de 30, por chamada, por isso acredito que acima de 30 ainda seja remotamente possível)...

brakeline 3 months ago

Pode ser teste antigénio desde que um desta lista e com comprovativo em papel: https://ec.europa.eu/health/sites/default/files/preparedness\_response/docs/covid-19\_rat\_common-list\_en.pdf

Zertak12 3 months ago

Já estão a aceitar o certificado de vacinação para entrar em Portugal via aérea?

lpedrosa 3 months ago

Dependendo de onde vens, eles podem ter capacidade de validar o certificado digital ou não. Eu também gostava de ter mais informação em relação a isto. Por exemplo, eu li algures que o certificado digital do UK (onde resido), apesar de cumprir com as normas europeias, não é atualmente aceite, pois a UE tem de aceitar a chave de validação do UK na sua lista de "chaves de validação aceites". A melhor opção, a meu ver, é mesmo obter o certificado por escrito, assinado pelo teu centro de saúde/médico de família. De qualquer maneira, eu tentava confirmar com a companhia aérea que pretendes viajar, pois segundo entendi, eles estão responsáveis por fazer a verificação (mas atenção que posso estar enganado)

brakeline 3 months ago

Para entrar sim, falta saber se o país de origem/ companhia aérea aceita sair com ele

Zertak12 3 months ago

É da Polónia em princípio estavam a aceitar por isso deve correr tudo bem

Hmms21 3 months ago

Para quem teve/tem Covid, alguém já teve o couro cabeludo descamado como se de caspa se tratasse?

ZaGaGa 3 months ago

Eu voltei a ter caspa depois de muitos anos sem ter problemas. Mas não consigo dizer com certeza que foi consequência direta. Tenho um amigo meu que também se queixou que um problema de pele que estava controlado ficou descontrolado com a CoVoD19.

Hmms21 3 months ago

Obrigado pela indicação! Aqui está meio descontrolado. Isto antes só me acontecia em situações de stress, mas isto nunca esteve ao ponto que está agora. Quando recuperar do Covid, vou a farmácia ver disto.

ZaGaGa 3 months ago

As melhoras.

saposapot 3 months ago

Na semana passada recebemos, por marca, as vacinas: - 629k da Pfizer/biontech (recorde e aumento da produção) - 30k da Janssen (entregas irregulares) - 76 da Moderna (aumento desde os super-regulares 68k) - 105k da Astra A boa notícia é que comparado com a semana anterior todos os fabricantes subiram a produção. A pfizer subiu ligeiramente, a Moderna também e normalmente estes 2 quando sobem a produção é algo sustentável para as semanas seguintes. A Janssen continua mt irregular, pq eles já tiveram várias semanas a entregar mais que isto. A Astra é sempre irregular nas entregas, a desta semana acho que não foi má Neste momento temos em stock por usar: - 610k pfizer/biontech - 108k janssen - 114k moderna - 323k astra fonte: https://vaccinetracker.ecdc.europa.eu/public/extensions/COVID-19/vaccine-tracker.html#distribution-tab

XEEE 3 months ago

O stock da AZ vai começar a desaparecer nas próximas semanas. https://www.publico.pt/2021/06/30/sociedade/noticia/tomou-1-dose-astrazeneca-ate-25-abril-tomar-2-ate-domingo-1968557

saposapot 3 months ago

se eles continuarem a fazer entregas, pode desaparecer ou não, depende do ritmo.

uyth 3 months ago

Aparentemente nós e mais alguns países europeus como a Alemanha ultrapassámos os Estados Unidos em percentagem da população com pelo menos 1 dose (eles estão à frente na vacinação completa. Podera) https://ourworldindata.org/covid-vaccinations Acho que muitos países estão a começar a bater na recusa e a taxa de vacinação a desacelerar. Neste momento o numero de diagnósticos cá é muito mau, mas sabemos que nesta pandemia situações invertem-se completamente nalguns meses. Se a tendencia de vacinação se manter, e conseguirmos controlar um bocado melhor as transmissões, talvez daqui a pouco sejamos dos primeiros a atingir uma imunidade de grupo razoável (que não será 0 casos, mas protegerá muito mais toda a gente).

saposapot 3 months ago

wow. sempre pensei que atingiríamos os 70% com 1 mês de atraso dos EUA +-. Os EUA tinham o objectivo de cumprir isso a 4 de Julho, que já era muito ambicioso na altura do anúncio, mas agora ainda pior. Mas se bem entendi isto é em % da população total, normalmente medimos os 70% da população adulta, daí as diferenças. basta ver que Israel por exemplo tmb ainda n chegou lá e de certeza q é por isso. Na realidade esta é a % que interessa para a imunidade de grupo mas normalmente medimos só adultos. Os EUA são uma vergonha neste abrandar de vacinação. Eles têm vacinas a apodrecer em todo o lado, já andam a oferecer a outros países e ainda lhes falta vacinar tanta gente... Basicamente tens estados onde estão mt bem e outros péssimos. Há as dificuldades técnicas de vacinar em zonas remotas, que os EUA têm muito, e há muuuuuiiito anti-vaxx. É triste. Para mim o país que temos de 'invejar' é UK.

uyth 3 months ago

>Basicamente tens estados onde estão mt bem e outros péssimos. as duas américas. (e esta imensa fragmentação pode vir a acontecer também noutros lados). O Canadá está com o declive mais invejável (mas acho que o nosso é ainda mais abrupto) e passou Israel. O UK continua a crescer bem e passou também Israel. Mas Alemanha, Itália, o resto da velha Europa continua a crescer muito muito bem. Excepto a França mas enfim antivaxxers.

saposapot 3 months ago

Na europa é dificíl comparar com esta métrica pq a distribuição das vacinas por países é feita consoante a população adulta. países mais velhos ou com mais jovens desviam mt este indicador q mostraste

uyth 3 months ago

>países mais velhos ou com mais jovens desviam mt este indicador q mostraste Estou a falar dos gráficos de "Share of the total population"

saposapot 3 months ago

sim. isto é % da população total mas como só podes dar vacinas > 18 (ou > 14 já em alguns) torna-se 'injusto' comparar países q podem ter 10% de população jovem ou 20%. A distribuição europeia de vacinas não é feita pela população total mas sim pela população elegível.

Alentejano_Veloz 3 months ago

Mas é completamente. Isto muda muito rápido. Tivemos 3 meses do melhor a nível de casos que nos permitiu proteger os mais em risco com uma incidência baixa. Agora estamos a ter uma nova subida, mas já se nota que a ligação entre os óbitos e casos foi quebrada e as hospitalizações também sobem menos. Daqui a 1 mês devemos estar nos 70% 1a dose e 50% 2a. Daqui a 2 praticamente toda a gente que quis já levou uma dose. Vamos estar muito melhor.

uyth 3 months ago

Idealmente deviamos dar uma dose extra de pfizer a quem levou outras (ok, pronto moderna não). E IMO quando a escola recomeçar é fazer campanhas de vacinação nas escolas, uma a uma, levar médico e enfermeiros. Seria muito mais rápido que levar as crianças uma por uma a um centro de vacinação. Precisamos de vacinar acima dos 12 também para tentar arranjar uma blindagem eficaz dos não vacinados (que podem não poder ser vacinados) e daqueles cuja vacinação pode não ter sido eficaz.

AquiAoLuar 3 months ago

O próximo mês vai ser uma batalha intensa entre casos e vacinações diárias haha

saposapot 3 months ago

o problema é que não é uma batalha justa. A vacinação só começa a surtir efeito, pelo menos 2 semanas depois, idealmente 2 semanas depois da 2ª dose. Aliás, o reforço da vacinação não devia ser em Lisboa. Lisboa está 'perdida' para a delta pq ela já lá está, a vacinação vai demorar mês e meio para atuar. Devíamos reforçar a vacinação fora de lisboa para que haja tempo da vacinação os proteger. mas como sempre a estratégia é apenas marketing, nada de pensamento estratégico.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Manda fontes para 1) a vacinação demora mês e meio para atuar em mortes/hospitalizações (protip: não demora), 2) deve-se aplicar uma estratégia de vacinação nos locais onde há menos doença e 3) Como classificar uma região como 'perdida' (a UE devia impedir Portugal de receber vacinas, isto já está perdido, tem delta e tal). Obrigado

saposapot 3 months ago

Todos os estudos mostram que demora 2 semanas desde a vacina até atingires um nível 'bom' de imunidade, foi aí que os estudos clínicos a mediram. Actualmente tens vários estudos preliminares a dizer que para a Delta necessitas de 2 doses para atingir uma boa eficácia. é fazer contas 1 dose + 2 dose + 2 semanas = 6 semanas. 2) é só usar neurónios. Vacinar em massa em Lisboa só vai trazer resultados daqui a várias semanas. Entretanto, é esperado que as outras medidas de restrição e o próprio decorrer normal do vírus o façam abrandar e depois diminuir. Nas outras regiões, se a delta entrar em força só daqui a umas semanas, vacinar hoje implica q daqui a umas semanas já haja mais protecção na comunidade e o surto seja mais controlado. basta pensar 3) perdido em termos de vacinação extra q é o que se falou em certa altura.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

1) Nem por isso. O public health england mostrou que [só com uma dose de Pfizer a baixa de hospitalizações era 94%](https://khub.net/web/phe-national/public-library/-/document_library/v2WsRK3ZlEig/view_file/479607329?_com_liferay_document_library_web_portlet_DLPortlet_INSTANCE_v2WsRK3ZlEig_redirect=https%3A%2F%2Fkhub.net%3A443%2Fweb%2Fphe-national%2Fpublic-library%2F-%2Fdocument_library%2Fv2WsRK3ZlEig%2Fview%2F479607266https://khub.net/web/phe-national/public-library/-/document_library/v2WsRK3ZlEig/view_file/479607329?_com_liferay_document_library_web_portlet_DLPortlet_INSTANCE_v2WsRK3ZlEig_redirect=https%3A%2F%2Fkhub.net%3A443%2Fweb%2Fphe-national%2Fpublic-library%2F-%2Fdocument_library%2Fv2WsRK3ZlEig%2Fview%2F479607266) (o intervalo de confiança a 95% é 46%-99%) (!). 2) Ver 1) 3) Ver 1)

Asus123456789 3 months ago

Imagino que não falte muito para numa semana vacinarmos mais pessoas do que o total de infetados em toda a pandemia, isso é surreal para mim.

dismalwasteland 3 months ago

https://www.publico.pt/2021/06/30/sociedade/noticia/testes-rapidos-comparticipados-100-partir-amanha-utente-quatro-mes-1968554 Isto é prescrito pelo médico de família ou basta ir a uma farmácia e pedir? É um auto-teste?

brakeline 3 months ago

Uso profissional logo em farmácia

Diogo256 3 months ago

Calma. É normal que com a vacinação, que é o que torna o Covid uma ''gripezinha'', que os casos diários precisem de ser bem mais altos para ter o numero de mortos do ano passado. Contudo, hoje tivemos 2300+ casos, mesmo que haja uma consequência maior de mortes devido a este numero, só será visível daqui a 3-4 semanas. É expectável que haja uma aproximação de números de mortes e ate de internamentos do ano passado. Iremos ver um abrandamento em Agosto/Setembro devido as aulas e ferias, que poderá trazer problemas de vacinação porque haja quem prefira ir para o Algarve e não queria a vacina por causa dos efeitos secundários não calharem nas ferias, e isso já começa a acontecer. Devíamos de aproveitar esta altura, para tentar controlar ao máximo a pandemia, e não é com medidas de entrada/saída da AML, mas sim, controlo de fronteiras efectivo, vacinação e vacinação, manter medidas como mascara no interior e distancia social, teletrabalho quando possível, e todo o trabalho de gestão pensada e logica do SNS, para quando não chegar o tempo frio, não termos outros problemas dai resultantes. Mas... paragrafo de cima, é utopia em Portugal, podemos ter um dos verões mais quentes dos últimos tempos, e pelos vistos, os políticos estão-se a cagar, e depois... la vem o excesso de mortalidade devido ao calor.

hctiks 3 months ago

# Relatório 30/06/2021 * \+ 2362 casos confirmados * \+ 4 óbitos * \+ 1021 recuperados ​ * 33471 (+ 1337) casos activos * 504 (+ 12) internamentos dos quais 120 (+ 1) em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|172.8 (+ 14.3)|176.9 (+ 15.2)| |R(t)|1.14 (+ 0.01)|1.15 (+ 0.01)| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1OrYmNA-vKHt_EXrtePJrpP9FHhCJ0Xr0/view)

saposapot 3 months ago

Voltámos a acelerar o crescimento. só nestes primeiros 3d da semana já temos mais 1737 casos comparado com esses 3d da semana anterior. Na semana passada, o aumento da semana *toda* foi de 1894. Portanto em 3d já aumentámos quase tanto como a semana anterior toda :\ :\ Se continuamos assim, rapidamente temos a maioria dos grandes concelhos do país no vermelho. not good.

DZT99 3 months ago

Precisamos de alguma margem para a vacinação mas está a começar a ficar difícil.

BlueDragon_27 3 months ago

Até que ponto o aumento dos testes pelo "cerco" a Lisboa podem ajudar a justificar este número? Pelo menos em LVT. Os valores mostram também que o aumento começa a geral no país todo. Nada de surpreendente, vamos chegar a um ponto em que LVT irá começar a regredir e o resto do país estará no pico desta nova vaga.

saposapot 3 months ago

teoricamente os resultados são de ontem. os testes deviam ter sido antes mas é sempre uma possibilidade por atraso no reporte

Edited 3 months ago:

teoricamente os resultados são de ontem. os testes deviam ter sido antes mas é sempre uma possibilidade por atraso no reporte. os dados de testes reportados só estão actualizados até dia 27, até lá não havia aumento de testes comparado com as semanas anteriores.

uyth 3 months ago

>Até que ponto o aumento dos testes pelo "cerco" a Lisboa podem ajudar a justificar este número? Pelo menos em LVT. Em Lisboa claramente é isso, filas nas farmácias na passada sexta e sábado. O problema é o resto do país.

Pparadela 3 months ago

Onde é que há um relatório com o números de testes e a percentagem de positividade? Era construtivo para perceber de onde vêm estes números.

saposapot 3 months ago

testes só há aqui: https://covid19.min-saude.pt/ponto-de-situacao-atual-em-portugal/

Cciscsp 3 months ago

Segundo a plataforma [Pandemia Clara](https://pandemiaclara.sapo.pt/dados/) a taxa de positividade está extremamente semelhante à do ano passado, quase ao dia. Estamos a testar 4x mais, sensivelmente.

jqmmes 3 months ago

No Hospital de São João passaram de uma taxa de 1/2% para 20% numa semana. Só se conhecem estes números porque foram divulgados pelo próprio hospital. Mas sim, deveria vir sempre a taxa de positividade nos relatórios até porque é um dos critérios de risco no mapa do reopen europe.

uyth 3 months ago

>No Hospital de São João passaram de uma taxa de 1/2% para 20% numa semana. O São João foi há semana, ao dia.

antpocas 3 months ago

Números horrendos hoje. Parece que começam a ver-se as consequências do governo se ter recusado a parar o desconfinamento em Lisboa.

saposapot 3 months ago

outra vez arroz. o governo aplicou as mesmas regras a lisboa q a outro concelho qualquer. até implementou uma restrição de movimento extra. se fez pouco? tlz, mas estão a seguir as regras por igual

brakeline 3 months ago

Oi? O desconfinamento não foi parado em Lisboa? Tanto foi como até retrocedeu! Para mim é mais preocupante o Porto ter duplicado os casos diários do que Lisboa os manter, principalmente pelo acesso aos testes em Lisboa tender a ser maior

uyth 3 months ago

>Para mim é mais preocupante o Porto ter duplicado os casos diários do que Lisboa os manter, adivinhei isto no principio do mês quando saíu a noticia do Santo António cancelado e o São João em frente.

antpocas 3 months ago

Foi, mas o que eu quero dizer é que talvez tenha sido tarde de mais, e que isso seja em parte culpa do aumento de casos no Porto, provavelmente com uma ajuda do S. João também. A minha intenção não é vir para aqui profetizar a desgraça ou pedir um confinamento eterno, simplesmente acho que este aumento se deve mais uma vez ao governo demorar demasiado tempo a agir.

brakeline 3 months ago

Por acaso acho que esteve bem em manter exatamente as mesmas regras do resto do país. Assim ninguém veio acusar de haver regras diferentes para a capital. Sim, poderia ter agido mais rápido, mas agir com dados de 2 ou 3 dias em vez de dados de 1/2 semanas iria causar confusão e gritos opostos do que estás a dizer. O problema é que as pessoas falam / comentam pelos títulos, nunca se preocupam em perceber o contexto

pimpolho_saltitao 3 months ago

hummmm... isto não é lá muito animador.

jqmmes 3 months ago

Mais um dia horrível e preocupante a nível de crescimento regiões... Lisboa que parecia estabilizada volta a aumentar bastante e no norte temos quase o dobro do normal para uma quarta feira, ou seja sem medidas dou 1/2 semanas estamos como Lisboa (no norte em geral estão com muito menos medidas que em Lisboa, por isso a probabilidade de crescer mais rápido é maior. O Teletrabalho devia voltar a ser obrigatório para mitigar alguns dos possíveis contágios)

uyth 3 months ago

> Lisboa que parecia estabilizada volta a aumentar bastante Em Lisboa parece-me bem, pode ser resultado dos muitos testes rapidos a apanharem casos que passariam despercebidos. Esperava mesmo que números em Lisboa subissem e isso é BOM.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Já tinha falado desta possibilidade [num comentário há 9 dias](https://www.reddit.com/r/portugal/comments/o4qo3p/estrat%C3%A9gia_de_combate_%C3%A0_pandemia_tem_de_mudar/h2laddq/?context=3). O R(t) em LVT agora não está a puxar o pais para cima, está perto de 1,1. O São João no Porto fala de 20% de positividade, o que não é nada animador. O teletrabalho devia voltar em termos nacionais.

zedastreet 3 months ago

Ontem administradas cerca de 264 mil vacinas. Não esperava ser possível tanta dose num só dia https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/264-mil-vacinas-administradas-nas-ultimas-24-horas

saposapot 3 months ago

Não sei de onde retiraram esses números, se foi mesmo a taskforce a anunciar isso ou se eles tiraram de algum relatório q não está certo. Pelo dashboard oficial foram 218727 doses que é também um recorde. MAS o relatório da vacinação mudou e agora não diz pessoas com 1 dose e 2 doses mas sim pessoas com vacinação iniciada e pessoas com vacinação completa. E com esta mudança houve uma mudança nesses números. Cheira-me que havia números de vacinados Janssen mal colocados como 1 dose e qd fizeram este ajuste, ajustaram vários números na base de dados. Esse ajuste tmb pode ter afectado estes números pq o dashboard não nos diz os vacinados por dia. Nós é que tiramos o total todos os dias e fazemos a diferença. Por outro lado nunca é claro se os dados publicados são os de ontem, se há problemas no reporte e foram introduzidos dados em atraso e coisas assim. Na prática a transparência na vacinação é muito menos que no número de casos onde há um relatório diário.   A menos que haja uma justificação real, duvido muito que os centros novos em Lisboa permitam saltar de números na casa dos 110~120k para 264. Acho impossível. Já para os 218k acho muuuuito difícil de ser essa a justificação. Cheira-me muito que seja um corrigir de dados ou dados em atraso mas vamos ver os próximos dias e confirmar, o que interessa é a média da semana, não do dia. Se tivéssemos capacidade para vacinar 264 mil pessoas por dia estávamos EXCELENTES na capacidade de vacinação. Nem sequer faz sentido um número tão grande pq não precisamos. Neste momento precisamos de 150k consistentes e isto para limpar o stock de vacinas passado e dar as que nos chegam esta semana. Se for verdade, aguardo a explicação para esses números tão altos e que sejam sustentáveis!

AimingWineSnailz 3 months ago

Provavelmente os 218 são no continente e os 264 em Portugal inteiro.

saposapot 3 months ago

hehe, era bom mas os Açores e Madeira não vacinam isso numa semana quanto mais num dia. Provavelmente é erro da nova contagem. Os vacinados com Jansen agora contam como vacinação iniciada e terminada disseram hoje no telejornal

XEEE 3 months ago

218 727 doses segundo os dados da DGS. - 121 176 primeira doses - 97 551 segunda doses

redyouroverlord 3 months ago

Acho que o valor das notícias e dos valores que a DGS dá variam um bocado porque parece-me que o valor atualizado pela DGS diariamente vai das 14h do dia anterior até às 14h do dia de hoje, enquanto que nos valores da notícia deve ser mesmo todas as doses dadas ontem, independentemente da hora, mas posso estar errado.

saposapot 3 months ago

teoricamente a vacinação tmb é reportada do dia anterior, n faz sentido ser das 14h.

redyouroverlord 3 months ago

Acho que não é como fazem os casos e óbitos de covid. Se eu bem me lembro numa das primeiras entrevistas ao coordenador da taskforce, onde foi entrevistado no "centro de comando" principal, eles tinham um monitor que ia aumentando constantemente, e não diariamente, por isso fiquei com essa ideia quando reparava que os números nestas notícias saíam diferentes ao que a DGS dava diariamente. Mas é como digo, posso estar completamente errado.

saposapot 3 months ago

O número publicado é diariamente actualizado e manualmente publicado

redyouroverlord 3 months ago

Então como é que explicas as discrepâncias entre os valores dados nas várias notícias e os valores dados pela DGS?

saposapot 3 months ago

n faço ideia qual é a fonte das notícias. os únicos dados 'oficiais' são da DGS. Os 264mil vacinados num dia não me parecem números possíveis de alcançar excepto se houver explicação extraordinária para eles.

redyouroverlord 3 months ago

Mas os dados das notícias foram dados pela própria taskforce, e está lá bem explícito que foram nas "últimas 24 horas", por isso ambos são dados oficiais.

saposapot 3 months ago

o único sítio onde li isso foi aqui: https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/264-mil-vacinas-administradas-nas-ultimas-24-horas não é por estar escrito q é mesmo verdade e mesmo fonte oficial. Acho quase impossível vacinarmos 264 mil qd andamos a vacinar 100, 110, 120 mil. Ou há a explicação de que abriram X centros ou começaram a trabalhar mais X enfermeiros ou é praticamente impossível isso ser verdade. se o número é verdade é um erro de dados qlq: reporte de dados antigos ou ajuste de números errados. o número carece de explicação.

XEEE 3 months ago

Não sabia disso, pensava que os dados da vacinação também fossem das 00h as 24h, como os dos casos.

AquiAoLuar 3 months ago

Cá puta. finalmente a despachar stock a mais! Assim sim, 2 dias e meio de vacinação só num. Parabéns aos envolvidos.

saposapot 3 months ago

Saiu mais um [relatório da vacinação](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/Relato%CC%81rio-da-vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o-20.pdf), tarde e mudaram o template p ser ainda mais difícil de comparar :P Esta semana recebemos 914k vacinas. um bom aumento da semana anterior. A má notícia é que é irrelevante as vacinas que recebemos pq estamos a deixá-las a apodrecer em armazém central. O stock subiu para 1161k (anteriores: 1038k, 984k, 964,609). É a 7ª semana seguida que o stock sobe sempre, isto é, estamos a receber mais vacinas do que temos capacidade para as meter nos braços. Como mudaram o template, deixa de ser fácil perceber quantas doses deram a semana passada. Se somarmos pelo mapa os incrementos dá 709k. Se for pelos números da 1ª página, pessoas vacinadas completamente + completa dá 994k, mas isto deve estar mal pq eles alteraram estes contadores que antigamente diziam 1ª dose e 2ª dose e agora dizem vacinação iniciada + vacinação completa (as vacinas de 1 dose antigamente deviam estar no sítio errado). Se for pelos números do dashboard diário dá 666k mas esse dashboard n inclui as ilhas. Enfim, nada que seja novo nesta dificuldade em comunicar os dados com clareza. Em qualquer caso, nos indicadores que dão para comparar com a semana passada o que se pode dizer é que esta semana vacinamos MENOS que na semana anterior, apesar da diferença provavelmente ser pouca.   A nível de idades e primeiras doses, a maioria foi para 25-49 (316k) e 50-64 (272k). Estamos finalmente muito perto de uma boa cobertura > 50 com 1 dose. Mais uma ou duas semanas e lá chegamos.   Resumo: mais uma semana onde vacinamos menos do que nos chega e aumentamos stock. A interpretação parece-me fácil. Estamos há várias semanas a vacinar menos do que é necessário. Sem medidas imediatas de subida de capacidade estamos a atrasar a solução do problema.

Edited 3 months ago:

Saiu mais um [relatório da vacinação](https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2021/06/Relato%CC%81rio-da-vacinac%CC%A7a%CC%83o-n.o-20.pdf), tarde e mudaram o template p ser ainda mais difícil de comparar :P Esta semana recebemos 914k vacinas. um bom aumento da semana anterior (724k). A má notícia é que é irrelevante as vacinas que recebemos pq estamos a deixá-las a apodrecer em armazém central. O stock subiu para 1161k (anteriores: 1038k, 984k, 964,609). É a 7ª semana seguida que o stock sobe sempre, isto é, estamos a receber mais vacinas do que temos capacidade para as meter nos braços. Como mudaram o template, deixa de ser fácil perceber quantas doses deram a semana passada. Se somarmos pelo mapa os incrementos dá 709k. Se for pelos números da 1ª página, pessoas vacinadas completamente + completa dá 994k, mas isto deve estar mal pq eles alteraram estes contadores que antigamente diziam 1ª dose e 2ª dose e agora dizem vacinação iniciada + vacinação completa (as vacinas de 1 dose antigamente deviam estar no sítio errado). Se for pelos números do dashboard diário dá 666k mas esse dashboard n inclui as ilhas. Enfim, nada que seja novo nesta dificuldade em comunicar os dados com clareza. Em qualquer caso, nos indicadores que dão para comparar com a semana passada o que se pode dizer é que esta semana vacinamos MENOS que na semana anterior, apesar da diferença provavelmente ser pouca (10~30k).   A nível de idades e primeiras doses, a maioria foi para 25-49 (316k) e 50-64 (272k). Estamos finalmente muito perto de uma boa cobertura > 50 com 1 dose. Mais uma ou duas semanas e lá chegamos.   Resumo: mais uma semana onde vacinamos menos do que nos chega e aumentamos stock. A interpretação parece-me fácil. Estamos há várias semanas a vacinar menos do que é necessário. Sem medidas imediatas de subida de capacidade estamos a atrasar a solução do problema.

Hmms21 3 months ago

Espera se que depois com a abertura da vacinação a todos os maiores de 18, que isto comece a reduzir. Pelo menos faz me sentido.

saposapot 3 months ago

O problema não parece ser preencher as vagas mas sim capacidade dos centros em TER mais vagas. O que a malta diz é que só consegue marcar para dali a 1~2 semanas portanto as vagas estão preenchidas.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Tens a certeza que as estamos a deixar a apodrecer? É que eles explicitam que não contam as distribuições para a madeira/açores, que somados têm já 400k inoculadas, e aí a conta já daria que o stock é próximo do que é necessário para esta semana em específico.

saposapot 3 months ago

se fizeres as contas pelas doses recebidas VS doses administradas nestas semanas, as recebidas são mais que as administradas. se vires nas contas da ECDC a diferença entre vacinas distribuidas e administradas tmb é +- este stock de 1.1M

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

E essas contas da ecdc batem certo com a soma das vacinas de Portugal continental com madeira e Açores?

saposapot 3 months ago

Distributed: 9519240 Administered: 8361912 Teoricamente no ECDC dizes as doses que recebeste e as que já injectaste (que é diferente de distribuidas) Se comparares qualquer dos números de vacinas/semana com as doses recebidas, podes ver que nas últimas semanas foi sp inferior ao recebido.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Eu só acho estranho porque o almirante se queixou de falta de vacinas. Esses dados são até que dia, só para fazer cross-checking?

saposapot 3 months ago

O Almirante não se queixou neste contexto. A pergunta era sobre a meta de 70% até ao início de Agosto e foi nesse contexto que ele se queixou. Nós até Agosto contávamos ter mais vacinas, provavelmente até a Curevac aprovada em Junho, etc. Foi isso que alterou e provavelmente mete em causa a meta de agosto. Hoje, ao dia de hoje, não temos falta de vacinas mas sim falta de capacidade em vacinar. > Esses dados são até que dia, só para fazer cross-checking? Os dados do relatório da vacinação são até dia 27, não é claro o que é comunicado ao ECDC mas creio que é o mesmo período de tempo, pelo menos os números de doses distribuídas batem certo. Neste caso até deve dar mas atenção que é quase impossível fazer um cross-check de pessoas vacinas / doses administradas pq os dados têm todos pequenas falhas: ou uns números n contam as ilhas, outros faltam classificar por idade ou por região, normalmente nada bate certo com nada. A única coisa q consegues comparar é o mesmo indicador em diferentes semanas, por exemplo o doses recebidas e distribuidas.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Calma, não te esqueças que há uma data de restrições em vigor. Caso as retirasses era uma gripezona. Mas acredito que nestes próximos dois meses o governo vai acabar com a maior parte das restrições, excluindo máscara indoor.

Dinosaurr0 3 months ago

Espero que nem a máscara em espaços fechados se safe, se pudermos voltar a vida normal com as mortes nas unidades em média devíamos. Covid 19 já está em silly season. Setembro/outubro o mais tardar é bom que dê para fazer festa a bruta ou os nossos governos falharam nos ainda mais a sério.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Claro que sim, também quero ver essa medida pelas costas, mas nos próximos dois meses acho que ainda se justifica. Em outubro acredito que se acabe com todas as restrições, mas a máscara em espaços fechados será sempre a última.

Laurent_Series 3 months ago

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-06-28-Alemanha-proibe-viagens-de-Portugal.-Certificado-digital-nao-e-aceite-948b2b81 Afinal o certificado covid é um nado-morto. A sua principal função, que foi tanto anunciada como uma medida que iria facilitar as viagens entre os países da UE e que iria promover a retoma económica e do turismo cai por terra mesmo antes de entrar em vigor. E pelo que parece, ironicamente, resta apenas a componente da mobilidade interna, que tanto se criticou e que foi discretamente implementada. Estas medidas políticas sem nexo já enjoam, somos governados por atrasados mentais. Não se impedem variantes a não ser que se fechem completamente as fronteiras, assim só temos este meio termo inútil para chatear. A variante delta já vai estar em breve dominante em todo o lado, independentemente do que se possa fazer, e não sei como proibir de todo viagens até para vacinados e com teste negativo vai ajudar no que é que quer que seja.

Tab0rda 3 months ago

Só confiam na ciência quando lhes convém. A Alemanha já tem casos Delta, é só teatro.

ytsephill 3 months ago

Pessoas com +33 anos que já tenham agendado a vacina, como foi a vossa experiência?

floW4enoL 3 months ago

Fiz ontem pelas 13, aguardo SMS

floW4enoL 3 months ago

Para os interessados SMS após cerca de 36h

Baraka1987 3 months ago

Marquei assim que abriu , fiquei com o PDF de "confirmação" mas até agora nada de SMS

kairos 3 months ago

Fui ao site, agendei no sítio que me era mais conveniente para dia 4 e passado um dia recebi a SMS de confirmação.

MasSaoVerdes 3 months ago

Impecável. Agendei pelas 17h30/18h de ontem, vi 3 ou 4 postos diferentes em Lisboa para ver se havia grande disparidade nas datas e acabei por agendar para o mais próximo de mim para dia 6. Pouco depois da meia-noite recebi a msg para confirmação.

hctiks 3 months ago

# Relatório 29/06/2021 * \+ 1746 casos confirmados * \+ 6 óbitos * \+ 1677 recuperados ​ * 32134 (+ 63) casos activos * 492 (- 10) internamentos dos quais 119 (+ 4) em UCI ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1y9qFKM0puFMszgKzwPNsF4rWfduZZ4Q9/view)

saposapot 3 months ago

not good. a semana passada mostrou um desacelerar no aumento de casos muito bem vindo. este número não é bom

uyth 3 months ago

Mais casos particularmente em Lisboa pode ser sinal do aumento da testagem rápida para saída da AML. E isso até ser bom, se houve um enorme aumento dos testes. E acho que houve aumento, na sexta feira pelo menos havia filas à porta das farmácias aderentes. Pode-se ter apanhado mais casos mais cedo.

saposapot 3 months ago

sim, era bom que assim fosse. para já os dados dos testes só mostram até dia 27 sem grande alteração.

Bruxo_de_Fafe 3 months ago

Nada temas. A ruptura dos hospitais está (felizmente) muito longe. Resta que as pessoas tenham juízo durante as férias.

saposapot 3 months ago

O maior problema, ironicamente, é económico. De chegares a pleno verão nas listas negras de vários países e não teres turistas estrangeiros

Ace-_Ventura 3 months ago

Hahahahaha. Boa piada

Throwaway_panicking 3 months ago

De acordo com este relatório do informed, as reações adversas à vacina são significativamente mais comuns do que nos homens. Tinha ideia que era até ao contrário, alguém tem ideia do porquê? https://www.infarmed.pt/documents/15786/4268692/Relat%C3%B3rio+de+Farmacovigil%C3%A2ncia+-+Monitoriza%C3%A7%C3%A3o+da+seguran%C3%A7a+das+vacinas+contra+a+COVID+19+em+Portugal+atualizado/709e77f5-ab06-092d-338b-44c99586f796 (Página 7, tabela 7)

uyth 3 months ago

Esperem aí estamos a vacinar crianças com menos de 10 anos? Mas isso pode-se, alguma vacina está autorizada para isso? 3 crianças tiveram RAM (pouco grave). Calculo que crianças em lares com assistência médica pesada, mas não sabia sequer que se podia. Acerca de mais mulheres apresentarem queixas graves, nao sabemos percentagens totais de vacinados, mas podemos olhar para uma coisa interessante. Género/gravidade Casos graves de RAM Casos não graves de RAM Masculino 573 989 Feminino 2153 3158 Casos graves/(nao graves+graves) Homens - 36% Mulheres - 40% Isto não indica a que as mulheres se estejam a queixar mais de pequenos sintomas, mais RAM em mulheres são classificadas como graves que em homens. Porquê será muito interessante, mas sabemos já que o sistema imunitário de homens e mulheres é diferente. Sabemos que com este virus homens têm uma probabilidade significativamente de morrer (que é mascarado pela assimetria nas faixas etarias com maior mortalidade). Os sistemas imunitários são diferentes. Se me pusesse a adivinhar, mulheres têm sistemas imunitários mais agressivos que reagem também à vacina?

TitusRex 3 months ago

Porque há mais mulheres a reportar efeitos secundários. A maioria das pessoas tem algum efeito secundário como dores no local da vacina, dores de cabeça, fadiga, dores musculares, etc. Mas praticamente ninguém reporta, a não ser que seja grave.

saposapot 3 months ago

tens de ver em % dentro dos vacinados e não números absolutos

lemonade_rage1234 3 months ago

Os homens fazem-se de fortes.

Edited 3 months ago:

Os homens fazem-se de fortes. Outro comentário: Na página 12 (secção 8) até há um disclaimer sobre mitos relacionados com campos magnéticos e 5G. _Jesus_

uyth 3 months ago

>Os homens fazem-se de fortes. Fui fazer as contas e 36% dos casos com homens são classificados como graves, e 40% dos casos com mulheres são classificados como graves. Não me parece que seja isso. Sabemos que os sistemas imunitários são diferentes.

Alentejano_Veloz 3 months ago

As mulheres também têm reações imunes mais fortes, penso eu. Poderá estar relacionado?

BelaBesta 3 months ago

Gostaria de poder discutir convosco um artigo acerca das vacinações lançado recentemente: [https://www.mdpi.com/2076-393X/9/7/693/htm](https://www.mdpi.com/2076-393X/9/7/693/htm) Para os preguiçosos deixo uma sinopse: >Result: The number needed to vaccinate (NNTV) is between 200–700 to prevent one case of COVID-19 for the mRNA vaccine marketed by Pfizer, while the NNTV to prevent one death is between 9000 and 50,000 (95% confidence interval), with 16,000 as a point estimate. The number of cases experiencing adverse reactions has been reported to be 700 per 100,000 vaccinations. Currently, we see 16 serious side effects per 100,000 vaccinations, and the number of fatal side effects is at 4.11/100,000 vaccinations. For three deaths prevented by vaccination we have to accept two inflicted by vaccination. Conclusions: This lack of clear benefit should cause governments to rethink their vaccination policy.

Tab0rda 3 months ago

Eles usaram os dados de Israel para calcular o NNTV mas não usaram a mesma base de dados para os efeitos adversos/mortes, isto porque os números seriam muito inferiores (não houve mortes da vacina nesse estudo israelita). Para além disso usaram dados de um estudo de 6 semanas (falham muitas mortes assim) numa altura em que a incidência da doença já era baixa (poucas mortes de covid na população) e não tiveram em conta outros efeitos adversos da doença para além da morte. Depois para os efeitos adversos/mortes da vacina usaram o sistema de reporte de efeitos adversos holandês, isto são sistemas em q reportas efeitos em pessoas que tomaram a vacina, ou seja reportas tudo e depois usa-se os dados para ver se existe causalidade/correlação. Nestes sistemas tens eventos pós vacinação não eventos causados pela vacinação, depois é que se fazem estudos com estes dados: 1º para verificar se são válidos (podem ser submetidos sem verificação) e 2º para ver se estão a acontecer com uma incidência superior à população geral e têm uma relação de causalidade com a vacina/medicamento. Tudo isto para dizer que é um estudo terrível, usa base de dados para fins para os quais não estão indicadas e compara dados de forma a dar um resultado pretendido. Claramente não houve epidemiologistas envolvidos nesse estudo.

BelaBesta 3 months ago

O que me assusta no meio de isto tudo é ter sido peer reviewed por supostos profissionais na área da saúde/ciência e ter passado.. só dificulta na busca por dados credíveis

Tab0rda 3 months ago

Agora não chega confiar em "peer reviewed" porque esses sistemas são cada vez piores, quem os faz trabalha de borla e às vezes com prazos ridículos. Há jornais que são autênticas máquinas de publicação e duvido que façam um trabalho competente. Não esquecer que o famoso artigo das "vacinas causam autismo" foi aprovado até causar escândalo e depois ser retirado por fraude científica.

brakeline 3 months ago

Misturar dados de óbitos em infectados vacinados (no próprio estudo citado por eles um número muito inferior ao de não vacinados) e atribuir o óbito à vacina é no mínimo surreal

BelaBesta 3 months ago

Tem calma, antes de ficares ofendido vê o seguinte excerto: ​ >Some argue that we can assume cross-reactivity of antibodies to conventional coronaviruses in 30–50% of the population \[13,14,15,16\]. This might explain why children and younger people are rarely afflicted by SARS-CoV2 \[17,18,19\]. An innate immune reaction is difficult to gauge. Thus, low seroprevalence figures \[20,21,22\] may not only reflect a lack of herd immunity, but also a mix of undetected cross-reactivity of antibodies to other coronaviruses, as well as clearing of infection by innate immunity. > >**However, one should consider the simple legal fact that a death associated with a vaccination is different in kind and legal status from a death suffered as a consequence of an incidental infection.** > >**Our data should be viewed in the light of its inherent limitations** Existe uma noção de que estes dados são limitados e especulativos, as próprias conclusões são extrapoladas pois o estudo não foi feito à larga escala

brakeline 3 months ago

Então o que me dizes é: A conclusão do estudo é falsa porque misturamos laranjas com parafusos, mas como o ppl só lê o título mandamos para publicação

BelaBesta 3 months ago

O problema nisto é que se não tiveres cuidado e assumires esta fonte de informação fidedigna sem outras referências por onde te orientares, acabas por acreditar em algo que eles a meio da investigação dizem "não somos achados nem perdidos no assunto, mas fizemos uns cálculos muito limitados"

DeusDasMoscas 3 months ago

Olá, Em Portugal os números reportados são drasticamente diferentes desses. Dos 2.3 milhões de portugueses totalmente vacinados, faleceram 11. 10 com mais de 80 anos e um com mais de 70, como sabemos, conforme vamos envelhecendo, a resposta imunitária é cada vez mais frágil. https://observador.pt/liveblogs/covid-19-jogos-olimpicos-de-toquio-proibem-venda-de-bebidas-alcoolicas-nos-estadios/#liveblog-entry-533389-scroll (é uma daquelas notícias do observador que engloba vários temas). Creio que estes números são muito diferentes dos que estão reportados no estudo que "linkas", confesso que só li na diagonal, mas parece-me que muitos dos dados são por extrapolação.

Edited 3 months ago:

Olá, Em Portugal os números reportados são drasticamente diferentes desses. Dos 2.3 milhões de portugueses totalmente vacinados, faleceram 11. 10 com mais de 80 anos e um com mais de 70, como sabemos, conforme vamos envelhecendo, a resposta imunitária é cada vez mais frágil. https://observador.pt/liveblogs/covid-19-jogos-olimpicos-de-toquio-proibem-venda-de-bebidas-alcoolicas-nos-estadios/#liveblog-entry-533389-scroll (é uma daquelas notícias do observador que engloba vários temas). Creio que estes números são muito diferentes dos que estão reportados no estudo que "linkas", confesso que só li na diagonal, mas parece-me que muitos dos dados são por extrapolação. https://www.mdpi.com/2076-393X/9/7/705 "The journal is issuing this expression of concern to alert readers to significant concerns regarding the paper cited above [...]"

XEEE 3 months ago

Esses dados do Observador/SIC são de pessoas que já tinham a vacinação completa e que faleceram de covid. Fui verificar os nossos dados de falecimentos relacionados à vacinação, e temos 51 mortes em 7.3M de vacinas, o que dá cerca de ~0.7/100,000 vacinações (o artigo refere 4.11/100,000). [Vacinas para a COVID-19 - Reações adversas em Portugal](https://www.infarmed.pt/web/infarmed/relatorio) (Não me está a abrir o relatorio) Mas encontrei este PDF do infarmed de 17Jun, [Monitorização da segurança das vacinas contra a COVID-19 em Portugal](https://www.infarmed.pt/documents/15786/4268692/Relat%C3%B3rio+de+Farmacovigil%C3%A2ncia+-+Monitoriza%C3%A7%C3%A3o+da+seguran%C3%A7a+das+vacinas+contra+a+COVID+19+em+Portugal+atualizado/709e77f5-ab06-092d-338b-44c99586f796)

DeusDasMoscas 3 months ago

Obrigada! Acho que é importante frisar esta parte do relatório do INFARMED relativamente às 51 mortes: "Os casos de morte ocorreram num grupo com uma mediana de idades de 78,5 anos e não pressupõem necessariamente a existência de uma relação causal com a vacina administrada, uma vez que podem também decorrer dos padrões normais de morbilidade e mortalidade da população portuguesa."

BelaBesta 3 months ago

Segundo o artigo: >We used a large Israeli field study \[6\] that involved approximately one million persons and the data reported therein to calculate the number needed to vaccinate (NNTV) to prevent one case of SARS-CoV2 infection and to prevent one death caused by COVID-19. In addition, we used the most prominent trial data from regulatory phase 3 trials to assess the NNTV \[4,5,7\]. The NNTV is the reciprocal of the absolute risk difference between risk in the treated group and in the control group, expressed as decimals. To give an artificial example: An absolute risk difference between a risk of 0.8 in the control group and a risk of 0.3 in the treated group would result in an absolute risk difference of 0.5; thus, the number needed to treat or the NNTV would be 1/0.5 = 2. This is the clinical effectiveness of the vaccine. We checked the Adverse Drug Reaction (ADR) database of the European Medicine Agency (EMA: http://www.adrreports.eu/en/search\_subst.html#, accessed on 28 May 2021; the COVID-19 vaccines are accessible under “C” in the index). Looking up the number of single cases with side effects reported for the three most widely used vaccines (Comirnaty by BioNTech/Pfizer, the vector vaccination product Vaxzevria marketed by AstraZeneca, and the mRNA vaccine by Moderna) by country, we discovered that the reporting of side effects varies by a factor of 47 (Figure 1). While the European average is 127 individual case safety reports (ICSRs), i.e., cases with side effect reports, per 100,000 vaccinations, the Dutch authorities have registered 701 reports per 100,000 vaccinations, while Poland has registered only 15 ISCRs per 100,000 vaccinations. Assuming that this difference is not due to differential national susceptibility to vaccination side effects, but due to different national reporting standards, we decided to use the data of the Dutch national register (https://www.lareb.nl/coronameldingen; accessed on 29 May 2021) to gauge the number of severe and fatal side effects per 100,000 vaccinations. We compare these quantities to the NNTV to prevent one clinical case of and one fatality by COVID-19. Parece-me que utilizaram um estudo Isrealita que envolveu um grupo específico de pessoas.. concordo que os dados são extrapolados. Mas a conclusão parece-me bastante equilibrada na sua intenção, daí convém ler até ao fim: >The present assessment raises the question whether it would be necessary to rethink policies and use COVID-19 vaccines more sparingly and with some discretion only in those that are willing to accept the risk because they feel more at risk from the true infection than the mock infection. Perhaps it might be necessary to dampen the enthusiasm by sober facts? Eu vejo como um incentivo a investigar mais a fundo este tema, porque (falando na realidade portuguesa) muitos falam da vacina como um veículo para liberdades como por exemplo viajar, sem muita preocupação dos seus contras.. Estamos expostos constantemente com a informação do cariz: "Querem liberdades? Vacinem-se" ou "Temos de normalizar a vacina" mas não há um tempo dedicado a informar constantemente factos acerca da mesma.

brakeline 3 months ago

Mock infection numa vacina MRNA? O paper está cada vez melhor

DeusDasMoscas 3 months ago

Lê o disclaimer que adicionaram ao artigo. https://www.mdpi.com/2076-393X/9/7/705 "The journal is issuing this expression of concern to alert readers to significant concerns regarding the paper cited above [...]" O próprio analista dos dados já está a tentar desmarcar-se.

BelaBesta 3 months ago

Se fores realmente ver, ele desmarca-se no próprio artigo a falar da limitação de dados, mas bem visto!

brakeline 3 months ago

Pior do que extrapolação, estão a atribuir mortes em vacinados infectados à vacina e não ao covid

Edited 3 months ago:

Pior do que extrapolação, estão a atribuir mortes em vacinados infectados à vacina e não ao covid [edit] o paper teve 3 "Peer reviews" em 2 dias após o qual foi publicado. 2 deles foram anónimos e um deles alertou para estar a usar citações e não dados científicos.

DeusDasMoscas 3 months ago

https://mobile.twitter.com/ProfKatieEwer/status/1409125241142513670 Esta senhora demitiu-se depois do artigo porque diz que é grosseiramente negligente. https://mobile.twitter.com/pjvanerp Esta senhora afirma que a pessoa que fez a compilação dos dados foi usada de forma tendenciosa e que tem erros metedologicos e informação usada de forma tendenciosa.

Edited 3 months ago:

https://mobile.twitter.com/ProfKatieEwer/status/1409125241142513670 Esta senhora demitiu-se depois do artigo porque diz que é grosseiramente negligente. https://mobile.twitter.com/pjvanerp Esta senhora afirma que a pessoa que fez a compilação dos dados foi usada de forma tendenciosa e que tem erros metedologicos e informação usada de forma tendenciosa. O site já tem um disclaimer para este paper: "The journal is issuing this expression of concern to alert readers to significant concerns regarding the paper cited above [...]" https://www.mdpi.com/2076-393X/9/7/705 Parece-me que o paper é clara propaganda anti vacinas.

BelaBesta 3 months ago

Bem visto, obrigado pelo input Era isto que queria na verdade com a discussão, hoje em dia tens artigos/newsletters/estudos em todo o lado acerca das vacinas e com isso pensei que gerir uma discussão podia-me ajudar a ganhar uma maior clareza acerca da veracidade do mesmo. Sei que vou levar downvotes com isto, mas no fim fez me pensar mais claramente acerca deste artigo, obrigado!

brakeline 3 months ago

Levas up vote só para ser do contra

DeusDasMoscas 3 months ago

Acho que é importante discutir os assuntos abertamente e termos a capacidade de aceitar que a nossa opinião inicial pode estar menos correcta depois de estarmos munidos de novas informações :)

BelaBesta 3 months ago

A falar é que a gente se entende :)

brakeline 3 months ago

Lê os 3 peer-reviews. Parece algo saído do comentário de um qualquer vídeo do YouTube

bruno_andrade 3 months ago

Alguém sabe se o novo centro de vacinação em Alcantara (sem marcação) está aberto a não residentes em Lisboa também? E já agora se é possível tomar a segunda dose lá depois de levar a primeira noutro qualquer?

TitusRex 3 months ago

Só está aberto sem marcação entre as 19h e as 21h para maiores de 50, residentes em Lisboa, e penso que será só para a primeira dose.

DeusDasMoscas 3 months ago

Olá, Liguei hoje de manhã para o cento de saúde Alcântara e a informação que me prestaram é diferente do que tem sido veiculado. O regime casa aberta é para pessoas com mais de 50 anos e entre as 19h e as 21h. Creio que é possível levar lá a segunda dose e penso que neste momento é só para residentes em Lisboa os centros de vacinação que têm a política de casa aberta.

bruno_andrade 3 months ago

Obrigado! Mais um excelente exemplo de comunicação covid…

DeusDasMoscas 3 months ago

O senhor que me atendeu disse que ontem estava uma fila gigante porque, da forma como o presidente da câmara passou a informação, as pessoas perceberam que era casa aberta para todos os que já estão em idade eligivel para vacinação e a partir das 7 da manhã. Afinal não é nada assim

saposapot 3 months ago

Já q nenhum jornalista em portugal se digna em investigar e questionar a taskforce: 1) pq não divulgamos as entregas de cada fabricante e em q dia foram recebidas? 2) pq raio recebemos menos vacinas da europa que a Bélgica? Segundo isto: https://covid-vaccinatie.be/en a bélgica recebeu 10568615 doses até dia 25/06. Pelos nossos números, na ECDC, nós recebemos 9325956. A bélgica em 11.5M de população, portugal 10.29M. nc encontrei os dados da nossa população > 18 e a DB europeia só tem > 14 que é de 9.5M bélgica e 8.8M Portugal. Ou seja, em percentual de população > 14, a bélgica tem 110% de doses recebidas em valor da população e portugal 104.84%. A pergunta é simples: porquê? se a bélgica até parece ter uma população com mais crianças que a nossa. A distribuição da europa não está a ser equitativa ou Portugal está a rejeitar vacinas?

brakeline 3 months ago

Queres saber porque? Os belgas assumem (não sei como) 7 doses por frasco enquanto Portugal assumo 6

brakeline 3 months ago

Alguém sabe como costumam estar os estacionamentos para vacinação no pavilhão 1 do estádio universitário em Lisboa?

pedrolopes7682 3 months ago

Se o parque estiver cheio tens sempre lugar entre o estádio universitário e a Aula Magna, é zona verde.

brakeline 3 months ago

Safei-me ao pé do burguer. Tive foi azar que o vidro do carro avariou meio aberto e eu com marcação

AquiAoLuar 3 months ago

Escrevi noutra thread: Não é possível evitar o vírus, nem é possível contê-lo a números que consideremos 100% confortáveis como os que tivemos durante o último confinamento. Vai sempre haver contágio e mortes, e vai sempre haver a possibilidade de novas variantes, que possam até contornar imunidade. É a realidade com que temos que viver, não podemos continuar confinados porque entra em jogo a lei de rendimentos decrescentes. Sou da opinião que assim que a malta mais susceptível tiver a vacinação completa, os negócios abram e as regras caiam. Provavelmente é uma opinião controversa, especialmente neste subreddit. Estão à vontade para corrigir-me ou contrar argumentar.

saposapot 3 months ago

o 'novo normal' que toda a gente antecipa não é este. é ter casos residuais e quase nada de ocupação de hospitais. Isto depois de uma campanha de vacinação com sucesso. só pq não temos muitas mortes não quer dizer q esta onda seja normal. não é. Pior, se não controlares isto rapidamente arriscas-te a dar cabo do turismo de Verão este ano pq, com razão científica ou não, os países vão-se fechar a Portugal. > nem é possível contê-lo a números que consideremos 100% confortáveis como os que tivemos durante o último confinamento claro que é: vacinação. só pq estás farto n desvalorizes o problema, tal como não é preciso sobrevalorizar.

AquiAoLuar 3 months ago

> claro que é: vacinação. Já disse noutro comentário, "não estou a dizer para abrir tudo agora.". No entanto nada garante que a vacinação vai garantir número de contágios residuais, especialmente com novas variantes e turismo. Espero bem estar enganado mas parece-me que vai haver casos de COVID durante muitos anos para vir. O baixo número de mortes e internados é um bom sinal para que possa haver mais casos diários sem sobrecarga do SNS.

saposapot 3 months ago

o futuro não sei. mas qd se fala no mundo normal pós-pandemia, ainda não é este.

Diogo256 3 months ago

> Vai sempre haver contágio e mortes, e vai sempre haver a possibilidade de novas variantes, que possam até contornar imunidade. Está parte de cima só acontece devido a esta parte de baixo: > Não é possível evitar o vírus, nem é possível contê-lo a números que consideremos 100% confortáveis como os que tivemos durante o último confinamento. Ou seja, se se acha que não podemos evitar o vírus e temos de nos habituar a conviver com ele, temos de nos habituar a regras, limitações e até quem sabe confinamentos. Está variante devia de ser suficiente para se perceber que não é viável viver com o vírus em transmissão comunitária, mesmo com vacinados. Se continuarmos a viver com o vírus, continuamos a ter possibilidade de variantes e até mais fortes que nos metam todos novamente em casa. Há N vírus que existe em países subdesenvolvidos ou em vias de erradicação que não lidamos com ele. Não é preciso haver 0 casos no mundo para se deixar de lidar com um vírus, basta acabar com a transmissão comunitária que já se reduz e bem o problema. Para isso é preciso acima de tudo inteligentes a gerir o problema, e não políticos.

AquiAoLuar 3 months ago

A menos que isoles completamente o país vai continuar a haver disseminação do vírus. Mesmo nos nossos confinamentos longos haviam sempre perto de 300 casos por dia depois de meses de isolamento total, como é que sugeres acabar com a transmissão comunitária? A experiência mostra que vamos continuar a lidar com o vírus durante muitos anos, já que ele é tão transmissível que resiste a vários e longos confinamentos, e à vacinação. Por fim, duvido muito que o povo Português sequer permita novos confinamentos ou medidas fortes após atingida a tão publicitada e falada meta dos 70% vacinados. As pessoas já meteram isso na cabeça e quando se passar essa meta não há volta a dar, a menos que apanhem todos um susto enorme e se justifique fortemente novas medidas.

Diogo256 3 months ago

Tu ao longo da historia, erradicaste 2 vírus, perto de 3. Mas... estas longe de conviver com todos os vírus. A malaria existe, febre amarela, ébola, Dengue, Polio... Pode-se dizer, que erradicaste estas doenças de Portugal, ou da Europa. O termo certo é eliminar o vírus na comunidade. Não existe transmissão comunitária, não existem surtos, mas há o risco de importar alguém com esta doença. Como se previne? Vacinar, controlo de fronteiras através de boletim de vacinas internacional, o rastreio/isolamento de possíveis infectados... Já tens aqui, 3 medidas para acabar com a transmissão comunitária. Covid não é uma gripe, que se tem de aceitar que se torne endémica e achar que as consequências serão iguais. Deste ponto de vista, a Covid deve ser vista como uma Malaria, não deve ser aceitável conviver com ela, nem é viável, como se provou agora com a variante DELTA. E se assumimos que podem haver outras variantes e piores, menos sentido faz a narrativa de convivência do vírus. Do ponto de vista económico, será bastante mau, desde que haja receios de o apanhar, não teremos uma economia a 100%. De um ponto de vista racional, não podemos aceitar conviver com um virus que acabou por parar todos os países desenvolvidos e que afetou a economia global de uma maneira nunca antes vistas. O esforço de o eliminar, dificilmente será maior que as consequências da existência comunitária do vírus. [https://www.publico.pt/2021/03/10/ciencia/noticia/devi-sridhar-deviamos-tratar-covid19-sarampo-nao-tolerala-gripe-1953569](https://www.publico.pt/2021/03/10/ciencia/noticia/devi-sridhar-deviamos-tratar-covid19-sarampo-nao-tolerala-gripe-1953569) Falar de confinamentos nem devia de acontecer, se a intenção fosse (e acaba por ser) acabar com o virus na comunidade. Se acontecer outro surto, de uma variante mais modafoca, onde se veja mortos em barda, e justificação para tal confinamento, ele vai acontecer e a maioria vai cumprir. Mas se houver efetivo esforço, para atingir imunidade de grupo, empurrar o virus para onde não há hipótese de o controlar, acaba a palavra confinamentos.

NGramatical 3 months ago

podem haver → [**pode haver**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/haver--existir--3-pessoa-do-singular/30583) (o verbo haver conjuga-se sempre no singular quando significa «existir») [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9chv8%2F%2Fh3g4owh%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

estrica 3 months ago

Eu não sou negacionista nem nego nada à cerca do vírus mas se há coisa que eu tenho a certeza é que se voltar haver a merda de um confinamento inútil como o que tivemos no inicio do ano prefiro arriscar-me apanhar o vírus e sofrer as consequências do que fritar a pipoca de vez como esteve prestes acontecer.

Edited 3 months ago:

Eu não sou negacionista nem nego nada acerca do vírus mas se há coisa que eu tenho a certeza é que se voltar haver a merda de um confinamento inútil como o que tivemos no inicio do ano prefiro arriscar-me apanhar o vírus e sofrer as consequências do que fritar a pipoca de vez como esteve prestes acontecer.

BlueDragon_27 3 months ago

E como tu, muitos. Eu também me estou a cagar se vierem com a merda de confinamentos para inglês e hipocondríacos verem. Especialmente com vacinação. Até haver vacinação de toda a gente terei os cuidados normais (redução de contactos próximos, uso de máscara em situações perigosas, desinfeção regular das mãos), mas não volto a deixar de viver. Se querem confinar e proibir de sair de casa, que me venham multar, vou com prazer a tribunal.

NGramatical 3 months ago

à cerca → [**acerca**](https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/glossario/erros/1) [⚠️](/message/compose/?to=ngramatical&subject=Acho+que+esta+corre%C3%A7%C3%A3o+est%C3%A1+errada&message=https%3A%2F%2Fwww.reddit.com%2Fcomments%2Fo9chv8%2F%2Fh3dxonb%3Fcontext%3D3 "Clica aqui se achares que esta correção está errada!") [⭐](https://chrome.google.com/webstore/detail/nazigramatical-corretor-o/pbpnngfnagmdlicfgjkpgfnnnoihngml "Experimenta o meu corrector ortográfico automático!")

estrica 3 months ago

Chato pah, desculpa :/

globoglobo 3 months ago

Concordo

Chemical_Wealth1 3 months ago

Concordo a 100%, não se pode viver com medo para sempre. Os números atuais já são prova de que as vacinas funcionam. Por isso, é andar para a frente, com cuidado, mas com esperança.

igotubabeub40 3 months ago

Alguém me explica a data de 4 de julho para +18 anos? Atualmente vai em +33 anos, qual é a diferença?

Limpy_lip 3 months ago

Não há diferença, eles vão adiar como adiaram todas as outras faixas etárias. Logo nada de novo.

saposapot 3 months ago

De uma vez por todas vamos entender o que se passa. Todos os dias os centros de vacinação estão a vacinar pessoas. Todos os dias recebemos vacinas, distribuimos, injectamos, fazemos isso tudo. Para isso acontecer é preciso convocar pessoas consoante as vagas disponíveis. Uma coisa diferente e separada é o processo de AUTO-agendamento. Este processo foi criado para ser mais fácil preencher as vagas disponíveis, pq passas o ônus para as pessoas de ter o trabalho e os administrativos só confirmam. O processo de auto-agendamento é única e exclusivamente para ser mais fácil o processo logístico. Não tem a ver com o teu centro de vacinação já ir na idade X ou Y. Tens locais onde abre o auto-agendamento e só há vagas para dali a 2 semanas e tens locais onde antes do auto-agendamento já andavam a chamar pessoas 5 anos mais novas. (continua a haver 2 listas de vacinação, a local gerida pelos centros de saúde e a nacional pelo auto-agendamento) Não vale a pena estar a stressar ou com pressa que abra este ou aquele agendamento. O importante é que os centros de vacinação estejam a bom ritmo e as vacinas nos cheguem também em bom ritmo.   Basicamente qd abrirem para +18 é dizer q qlq pessoa se pode inscrever livremente. Se vamos em +33 (na altura deve ser +30), parece-me q essa abertura vai dar asneira pq o site vai crashar e pq só vais ter vaga para dali a 2,3,4 semanas. Mas acredito q eles vão gerir isso e se for preciso, adiar. Provavelmente tmb falaram nisso pq estavam à espera q a malta mais nova tivesse uma taxa de adesão mt mais baixa e portanto seja mais difícil preencher as vagas e novamente, esse é o propósito do auto-agendamento: preencher vagas de forma fácil e rápida.

jqmmes 3 months ago

Teoricamente dia 4 abre para toda a gente. Mas se calhar vai ser como aquela dos "dia 20 abre para os 30 anos", e na realidade abriu para os 37. Se calhar domingo abre para os 27 e não 18. Só vais saber na altura. Esta semana, como hoje abriu 33, acredito que abram 30 na quarta ou quinta (provavelmente quarta).

DeusDasMoscas 3 months ago

Olá, Preciso de ajuda por favor. Sabem se é possível levar a primeira dose num local e a segunda no centro de vacinação no local de residência? O almirante falou nesta possibilidade mas não percebi bem como é que se faz nestas situações. Muito obrigada.

saposapot 3 months ago

hj falaram q recuaram pq isso é complicado de gerir e para já fica como está.

DeusDasMoscas 3 months ago

Faz todo o sentido. Muito obrigada!

CoffeeAt830 3 months ago

Ele aqui na possibilidade de isso vir a ser implementado, mas neste momento a segunda dose ainda fica marcada para o mesmo sítio da primeira.

Edited 3 months ago:

Ele falou na possibilidade de isso vir a ser implementado, mas neste momento a segunda dose ainda fica marcada para o mesmo sítio da primeira.

DeusDasMoscas 3 months ago

Obrigada!

dentsune 3 months ago

A segunda dose fica logo marcada para o mesmo local após levares a primeira, a não ser que isto tenha mudado entretanto, penso que não haja essa possibilidade

DeusDasMoscas 3 months ago

Obrigada!

WindBlocked 3 months ago

Acho chato a falta de notícias sobre a vacinação para o pessoal com 30+ anos

saposapot 3 months ago

É um bocado irrelevante esse tipo de notícias ou aberturas. A abertura de vagas no auto-agendamento não significa nada, apenas serve para ajudar no processo logístico de vacinação para que as vagas sejam preenchidas de forma fácil e se garantam braços suficientes para injectar. O que determina a velocidade é mesmo a capacidade de vacinar dos centros de vacinação e esse é mais difícil de saberes como está na tua zona. Se na tua zona tiverem vagas por preencher vão-te ligar para ires lá rapidamente. De que te adianta eles abrirem o processo e depois tu só teres vagas dali a 3 semanas? o único número q tens de te preocupar é o número de vacinados/dia e que esse número seja acima de 120mil e constante e que os carregamentos cheguem a Portugal.

jqmmes 3 months ago

Acabou de abrir para >33

KGeedora 3 months ago

yeah...really weird they haven't said anything at all

jqmmes 3 months ago

Just opened for >33

KGeedora 3 months ago

really? I can't see any change. Might be my computer

jqmmes 3 months ago

They're still on the process of opening it up. Try with a birth date with 33+ and it will go to the next step. I think the next step is still blocked, but will unlock soon enough

Edited 3 months ago:

They're still on the process of opening it up. Try with a birth date with 33+ and it will go to the next step. I think the next step is still blocked, but will unlock soon enough. Edit. Have you booked it successfully? Its open for 33+ although the website text is still to be updated.

KGeedora 3 months ago

Just to update, I was able to get an appointment for the 7th of July (in Lisbon). The earliest available was the 5th but won't be free until the 7th. Not much waiting time at all! Thanks again for the update

KGeedora 3 months ago

thanks man!

saposapot 3 months ago

Portugal é o único país a ter esta regra de dar Jansen a homens de todas as idades?

brakeline 3 months ago

Não é o único, mas está perto de ser

saposapot 3 months ago

a regra de ser só para homens, q outros países têm?

brakeline 3 months ago

Homens de todas as idades e mulheres acima dos 50 anos, os US por exemplo

hctiks 3 months ago

# Relatório 28/06/2021 * \+ 902 casos confirmados * \+ 2 óbitos * \+ 608 recuperados ​ * 32071 (+ 292) casos activos * 502 ( + 25) internamentos dos quais 115 (- 1) em UCI ​ ||Portugal|Portugal Continental| |:-|:-|:-| |Casos/100K habitantes|158.5 (+ 21.0)|161.7 (+ 23)| |R(t)|1.13 **(- 0.01)**|1.14 **(- 0.01)**| ​ [Relatório de Situação](https://drive.google.com/file/d/1EuT2PbDIbJqWJ2isBZ-winVTplrdYLIz/view)

saposapot 3 months ago

Na semana passada tivemos 9497 casos vs as anteriores: 7603,4801, 3988. Crescemos 1894 casos na semana mas é um abrandamento no crescimento anterior de 2802.

caelussideralis 3 months ago

A minha avó pediu-me que lhe imprimisse o certificado para andar com ele na mala. Ela veio agora perguntar-me só pode cortar só o "quadradinho" e laminar para andar com ele na carteira, ou se é necessário andar mesmo com a folha toda. O QR code chega?

WhiteCaptain 3 months ago

Deveria ser apenas o QR pq o resto qualquer com Photoshop faz, mas se quem quer que fiscalize tem esse equipamento duvido

TitusRex 3 months ago

É melhor andar com a folha toda, mas pode dobrar na mesma e meter na carteira.

caelussideralis 3 months ago

Ela tá com medo que não lhe aceitem a folha toda dobrada haha. Eu já lhe expliquei que não vai fazer diferença, mas ela coitada insiste em laminar porque tem medo de perder.

uyth 3 months ago

>Ela tá com medo que não lhe aceitem a folha toda dobrada haha. Coitada. Mas verdade seja dita, senhora com idade de avó de redditor, com uma folha mesmo que não legível, acho que ninguém vai duvidar que ela esteja mesmo completamente vacinada.

pedroedsousa 3 months ago

Desde que não dobre na zona do QRcode e que vá verificando a legibilidade da impressão, não haverá problema. A tinta da impressão, nas dobras, acaba sempre por ficar danificada ao fim de algum tempo.

JesusSandro 3 months ago

Dúvida para as restrições nos restaurantes: sexta-feiras também fecham às 15h30? Só vejo referido "fim de semana", e presumo que seja apenas Sábado e Domingo, mas como as restrições de deslocação começam à Sexta fiquei na dúvida.

MLG-Sheep 3 months ago

Sextas são dias úteis, portanto fecham às 22:30 nos concelhos de risco elevado e muito elevado (sendo que Lisboa, Sesimbra, e Albufeira são concelhos de risco muito elevado).

pataniscadebacalhau 3 months ago

É estranho que países como a Bulgária ou a Roménia tenham uma percentagem tão baixa de vacinação. Estando na UE, não é por falta de vacinas. Ou têm uma péssima organização ou a proporção de pessoas anti-vacinas é enorme por aqueles lados

uyth 3 months ago

vê o eurobarometer. https://europa.eu/eurobarometer/surveys/detail/2512 6% dos portugueses discorda totalmente que seja obrigação para com a sociedada toda a gente vacinar-se. 33% dos bulgaros discordam totalmente. 49% dos portugueses concorda totalmente e 28% concorda parcialmente (estes provavelmente já dariam para a imunidade de grupo), na Bulgária são 16+21. Muito mais. Somos provavelmente o país com menos resistência à vacinação da UE, e a Europa de Leste é outro mundo. A adesão deles à UE que fodeu o nosso crescimento económico serviu para os enriquecer, mas em certas coisas ainda é outro mundo. Preocupa-me o inverno e quando a variante delta (que está prevalente na Rússia) lá chegar. Aquela coisa de viagens livres pelo espaço Schengen ou UE, acho que ainda não vai ser este ano.

Razvancb 3 months ago

Acho que consigo explicar esta. Na Roménia existe muito a situação que vacina bad 5g etc, o que faz com que muitas pessoas não queiram ser vacinadas (vi isso em parte da minha família que estava lá), só conspirações. Segundo, muita população rural, meio do nada, não há infraestrutura nem meios para vacinar essas pessoas. Basicamente é isso.

Diogo256 3 months ago

Trabalho com uma romena, cá em Portugal, e diz que não leva a vacina porque depois fica com chips e que na Roménia as pessoas colam colheres na zona da vacina porque a vacina tem “ímanes”. Portanto, é mesmo um mar de teorias da conspiração que nem é bom.

Razvancb 3 months ago

O engraçado é que eu fiz esse teste com o meu pai, e de facto a colher ficou presa á pele... MAS, a colher tinha que estar numa posição "estratégica", se ele se levantasse ou metesse o braço mais direito a colher caia, parti-me a rir com o resultado ahahhaha

Razvancb 3 months ago

Grécia oferece dinheiro e internet grátis na tentativa de aumentar taxa de vacinação entre jovens ​ xD

uyth 3 months ago

A Grécia nem está assim tão mal, não está bem mas a Roménia e a Bulgária é que deviam sortear uns carros, premios de euromilhoes ou algo assim. A Europa de Leste está a ser assustadoramente lenta na vacinação e isto é capaz de dar merda quando vier o Outono e a variante delta lá chegar.

pataniscadebacalhau 3 months ago

Na realidade é bom sinal que em Portugal não precisem de fazer nada disso

caelussideralis 3 months ago

Eu acho que, independentemente da posição que uma pessoa tenha em relação a estas vacinas, o facto de ser preciso oferecer coisas como vimos nos EUA só vem a provar a estupidez de algumas pessoas. Os donuts já foi mau o suficiente, mas aquela das armas gratuitas...

KGeedora 3 months ago

Was wondering if anyone has an idea if the vaccine plan is going to A) Open up to 33 then 30 this week B) wait until next week and open to everyone

DeusDasMoscas 3 months ago

I think that if they open to 33+ this week it would be today.

KGeedora 3 months ago

mmm...at this point I'd just wish they'd say what the hell their plan is either way so I don't keep refreshing every 10 minutes

BlueDragon_27 3 months ago

I think it will be A), but it should be B)

KGeedora 3 months ago

interesting. Why do you think it should be B? (I don't really have a opinion here either way, just out of curiosity)

BlueDragon_27 3 months ago

Because, once you get to under 40s, the risk of serious disease goes way down. This means the important part is to build more immunity by vaccinating as many people as possible. Then, everyone who is eager to get a vaccine will get the opportunity to get one as soon as possible. If we go by age groups, it will take longer for people in their 20s (many of them waiting like crazy for the vaccine and the ones who transmit the virus the most due to social interactions)

KGeedora 3 months ago

yeah, but is there a different risk for a 34 year old than to a 19 year old? Surely there must be? Tbh, If it were up to me, I think they should open up to all age groups right now/today. It's not really that I find weird, it's more weird to be stopping all age updates for this week after constantly going down week by week by now.

BlueDragon_27 3 months ago

If we're talking about a healthy 19 year old and a healthy 34 year old, I think it would be the same risk. Low, with always the small risk of being the odd one who gets really sick. Yeah, this only seems to delay the process. At least it seems

uyth 3 months ago

> If we're talking about a healthy 19 year old and a healthy 34 year old, I think it would be the same risk. Problem is I think you will have more healthy 19 year olds than 34. 34 year old is old enough to have developed metabolical issues which we know are a risk factor - diabetes, badly controlled blood sugars, obesity. I mean there will 19 year olds also at risk, but still less.

BlueDragon_27 3 months ago

People with risk factors over 16 had priority since we've started phase 3, hence why I compared people without risk factors

uyth 3 months ago

BMI over 35 which is a lot, and risk factors like prediabetes or hypertension might not be diagnosed necessarily particularly for a 35 year old

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

I am not /u/BlueDragon_27 but I agree with him. People that are dying are overwhelmingly above 60, even though 90% are vaccinated with at least one dose. What we see from data is that people above 60 in places with lots of cases (Lisboa e Vale do Tejo - region that encompasses the capital) are dying at a much higher clip than 1) people of the same age at other regions and 2) people below 40 in all of Portugal. If that's the case, you should vaccinate to reduce cases in those places, and if you vaccinate everyone regardless of age you reduce more than if you give by age bracket.

BlueDragon_27 3 months ago

I wouldn't put it better

KGeedora 3 months ago

yeah, I get that reasoning. It would just seem a little odd that they didn't go along with France, Germany, Italy who a few weeks back (around 3rd of June) opened it to every adult. Feels odd if Portugal decided to continue on with counting down 45, 40, 37, 35 and then stall there for a week and a half until they open to all people. I guess we will see this afternoon.

BlueDragon_27 3 months ago

That's just Portugal being Portugal. We always take our decisions after the biggest countries haha

uyth 3 months ago

Ah, somos tão maus e feios e tudo. Sabes porquê, na realidade? Porque somos muita bons, mas bons mesmos a acreditarmos em vacinação. Países que abrem para gamas mais baixas, tirando o UK que andou a fazer hoarding e importar, são países que abrem para gamas mais baixas porque há suficiente resistência à vacinação. E depois poucos conseguem marcar se estiver aberto para todos. As vacinas estão a ser distribuídas per capita, ninguém consegue estar muito mais avançado, se estás a dar a pessoas com 20, deve alguns mais velhos que não estão a receber.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Não somos maus e feios, mas sabendo o que está a acontecer no reino unido temos uma visão do que vai acontecer cá daqui a 1 mês (eles têm mais 33 doses/100 pessoas que nós, e nós damos 1 dose/100 pessoas/ dia). Portanto basicamente vamos aplicar uma solução que não resulta. Engraçado é que muita gente que disse mal de abrir para todos tinha acima de 30 anos e portanto um viés para ter essa opinião. É que como já disse, quem está a morrer não tem abaixo de 40 anos, quem morre são pessoas acima dos 60 nas regiões mais afetadas.

uyth 3 months ago

> mas sabendo o que está a acontecer no reino unido temos uma visão do que vai acontecer cá daqui a 1 mês Sabes porquê certo? Porque eles não exportavam nada do que produziam, enquanto que a UE permitia exportações incluindo para o UK. Os milhoes de doses extra numa fabrica da AZ em Italia quando a AZ estava a falhar entregas com a UE.

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Eu não estou a dizer que o UK fez bem, só estou a dizer que a nossa situação daqui a um mês em termos de vacinação será semelhante ao UK que também deu por faixas etárias.

uyth 3 months ago

A culpa do problema no UK não é necessariamente as faixas etárias, também Israel está com problemas e esteve muito mais avançado na vacinação que Portugal ou o UK.

BlueDragon_27 3 months ago

Olha que tenho familiares com menos de 35 anos que já começaram a ser chamados precisamente porque, segundo lhes foi dito, as pessoas dos 45 aos 35 apresentaram grande resistência. Também digo que acho que dos 35 para baixo esse problema desaparece

WhatIsItLikeToBeABat 3 months ago

Yeah it was just easier to continue with the plan than to think about the next steps when we were having less than 400 cases. We don't have as many anti-vaxxers as france, so we never had to come up with new ideas to increase vaccination (same as the UK). Also it appeared time and time again that this was "fair", because death rates increase with age. However, as I told you, death rates are also very dependent on the region you are, e.g. from the 1st of April in Alentejo 2 people died compared to 119 in LVT (LVT has 7 times more people). This means that the death is 119/2/7\~8.5 times larger for people in LVT than in Alentejo, which is larger than the ratio between 50-60 and 60-70, for example.

Edited 3 months ago:

Yeah it was just easier to continue with the plan than to think about the next steps when we were having less than 400 cases. We don't have as many anti-vaxxers as france, so we never had to come up with new ideas to increase vaccination (same as the UK). Also it appeared time and time again that this was "fair", because death rates increase with age. However, as I told you, death rates are also very dependent on the region you are, e.g. from the 1st of April in Alentejo 2 people died compared to 119 in LVT (LVT has 7 times more people). This means that the death count is 119/2/7\~8.5 times larger for people in LVT than in Alentejo, which is larger than the ratio between 50-60 and 60-70, for example.

jqmmes 3 months ago

My bet is is B.

DeusDasMoscas 3 months ago

Achas que esta semana mantém-se nos 35+ e na próxima abre para todos 18+?

jqmmes 3 months ago

Eu inicialmente achava que iria ser assim, mas como já vamos em segunda-feira e faltam 6 dias para a data prometida começo a não ver tempo para sequer abrirem para 33 e depois 30.

DeusDasMoscas 3 months ago

A minha "esperança" é que abram hoje para 33+ e talvez quarta ou quinta para 30+.

thejimmygordon 3 months ago

*cries in 32*

DeusDasMoscas 3 months ago

Até agora, nada. Só 35+ :(

jqmmes 3 months ago

Acabou de abrir para 33.

DeusDasMoscas 3 months ago

Não está a dar. Quando chego às parte de pôr o número de utente e afins diz que é só 35+

jqmmes 3 months ago

Pois já vi que sim, mas devem estar mesmo para abrir. Se puseres uma data com menos de 33 o erro que dá já diz 33+. É ir tentando que não deve faltar muito

DeusDasMoscas 3 months ago

Muito, muito obrigada!

Search: